CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

2 MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 4 DIREITO DO TRABALHO 1ª Parte Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano

3 COMPETÊNCIAS DO MÓDULO > DIREITO DO TRABALHO - CONHECER OS CUSTOS DE UM EMPREGADO PARA A EMPRESA - LER E COMPREENDER UM CONTRATO DE TRABALHO

4 Objetivos da aula AO FINAL O TÉCNICO DEVE: - CONHECER OS PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO E A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA VIGENTE; - RELACIONAR OS DIFERENTES TIPOS DE CONTRATOS DE TRABALHO E SUA APLICAÇÃO; - IDENTIFICAR OS CUSTOS DE UM TRABALHADOR PARA A EMPRESA; - PREENCHER A DOCUMENTAÇÃO REFERENTE A UM CONTRATO DE TRABALHO.

5 INTRODUÇÃO As habilidades e aprendizado do módulo e desta aula se direcionam aos diferentes tipos e composição dos contratos de trabalho, direitos e deveres dos contratantes e a legislação aplicável.

6 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL CF 1988 art. 7º CLT DL nº 5.452/1943 Convenções OIT Convenções e Acordos Estágio e temporário Categorias diferenciadas

7 CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO É o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos, também conhecido como direito trabalhista e direito laboral.

8 NATUREZA DO DIREITO DO TRABALHO As normas referentes ao contrato de trabalho pertencem ao direito privado e as referentes ao processo trabalhista ao direito público.

9 Princípios do Direito do Trabalho Proteção Consiste em conferir ao empregado, parte mais fraca da relação, uma superioridade jurídica capaz de garantir mecanismos para fazer valer seus direitos. Irrenunciabilidade de direitos Os direitos do trabalhador são irrenunciáveis e indisponíveis, assim há uma proteção para que direitos conquistados pelo trabalhador não possam ser forçados a serem deixados de lado.

10 Princípios do Direito do Trabalho Continuidade da relação de emprego A regra é que o contrato de trabalho é indeterminado, visando a continuidade da relação de emprego. Primazia da realidade A verdade real sempre vai prevalecer sobre a verdade formal.

11 Princípios do Direito do Trabalho Inalterabilidade contratual lesiva Não pode haver nenhuma alteração no contrato de trabalho que venha a gerar prejuízo ao empregado. (Ex. salário não pode ser reduzido). Intangibilidade salarial O salário tem caráter alimentar, de prover a família do trabalhador, por isso não pode ser afetado. (Ex. proibição de descontos indevidos e da impenhorabilidade do salário).

12 Relação de trabalho e Emprego Relação de trabalho X Relação de emprego Relação de trabalho é todo e qualquer vínculo jurídico por meio do qual uma pessoa natural executa obra ou serviços para outra, mediante o pagamento de um contraprestação.

13 Relação de trabalho e Emprego OBS: Toda relação de emprego é uma relação de trabalho (gênero), mas nem toda relação de trabalho é uma relação de emprego (espécie). Exs. relação de trabalho: estágio; eventual; voluntário, etc.

14 Requisitos da relação de emprego Requisitos caracterizadores da relação de emprego - Art. 2º e 3º CLT 1. Pessoa física - O empregado não pode ser uma pessoa jurídica. 2. Pessoalidade - A atividade tem que ser desempenhada pelo empregado e este não pode ser substituído por outro.

15 Requisitos da relação de emprego 3. Não eventualidade - É o trabalho contínuo, duradouro, permanente, prestado com habitualidade. 4.Onerosidade Há o pagamento de uma prestação (remuneração) pelos serviços prestados.

16 Requisitos da relação de emprego 5. Subordinação - O empregado é subordinado ao empregador, devendo acatar suas ordens e determinações. 6. Alteridade Os riscos da atividade econômica pertencem única e exclusivamente ao empregador. Assim, jamais o empregado pode assumir os riscos do negócio.

17 CONCEITOS Empregado É toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Empregador Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços.

18 CLASSIFICAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Art. 443 da CLT O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

19 CLASSIFICAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Tácito - O contrato é tácito quando há a reiteração na prestação de serviços pelo obreiro ao empregador, sem oposição deste. Expresso - É o contrato que foi acordado de forma clara, precisa, onde as cláusulas foram previamente acordadas. Este pode ser ainda verbal ou escrito.

20 CLASSIFICAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Verbal O contrato pode ser realizado de forma informal, ou seja, verbalmente, onde as partes vão pactuar as condições do contrato como salário, horários e etc. Escrito A assinatura da CTPS já configura um contrato escrito. (art. 29 CLT)

21 TIPOS DE CONTRATOS DE TRABALHO Prazo determinado É o contrato celebrado por tempo certo com previsão ainda que aproximada do término. O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando, de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo, de atividades empresariais de caráter transitório ou de contrato de experiência.

22 TIPOS DE CONTRATOS DE TRABALHO Prazo indeterminado - É regra para a realização dos contratos, visando dar efetividade ao princípio da continuidade da relação de emprego. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou realização de certos acontecimentos.

23 TIPOS DE CONTRATOS DE TRABALHO Experiência É o contrato de trabalho por prazo determinado que não poderá exceder de 90 (noventa) dias.

24 TIPOS DE CONTRATOS DE TRABALHO Aprendizagem Art. 428 CLT - É o contrato de trabalho com prazo determinado, em que o empregado deve ser maior de quatorze e menor de vinte e quatro anos, inscrito em programa de aprendizagem técnico-profissional metódica, onde a atividade desempenhada, deve ser compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. OBS: O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos.

25 TIPOS DE CONTRATOS DE TRABALHO Doméstico - é aquele maior de 18 anos que, mediante pagamento, presta serviços de natureza contínua, não eventual e com finalidade não lucrativa, no âmbito da residência de uma pessoa ou família. Eventual É aquele realizado em caráter esporádico, temporário, de curta duração. Em regra, não relacionado com a atividade fim da empresa.

26 TIPOS DE CONTRATOS DE TRABALHO Estágio É o contrato celebrado entre o estudante e o empregador, prestado por estudantes nas empresas ou repartições públicas, visando o aprimoramento profissional na sua área de estudo.

27 CONCEITOS GERAIS Remuneração Art Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. REMUNERAÇÃO = SALÁRIO + GORGETA

28 CONCEITOS GERAIS Salário É a prestação paga diretamente pelo empregador, seja em dinheiro, seja em utilidades (alimentação, habitação, etc.). Gorjeta São sempre pagas em dinheiro e por terceiros, não sendo pagas pelo próprio empregador.

29 OUTRAS DEFINIÇÕES Insalubridade Art. 189 CLT - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Ex. trabalho com radiação, a gentes químicos, etc. Obs. Lista de atividades insalubres do Ministério do Trabalho.

30 OUTRAS DEFINIÇÕES Periculosidade Art São consideradas atividades ou operações perigosas as que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem contato permanente com inflamáveis e explosivos em condições de risco acentuado. Ex. inflamáveis (operador de bomba de combustível), explosivos ou energia elétrica (alta tensão).

31 OUTRAS DEFINIÇÕES Jornada de trabalho Art. 7º XIII da CF e Art. 58 da CLT A jornada de trabalho não excederá 8 horas diárias e 44 semanais, sendo facultada a compensação. Trabalho noturno Art. 73 CLT É aquele executado no período da noite (entre 22:00 e 05:00hs), fazendo o empregado jus ao recebimento de adicional.

32 OUTRAS DEFINIÇÕES Repouso Semanal Remunerado todo empregado deve ter direito a um repouso semanal remunerado por semana. Segundo a legislação laboral, esse dia de repouso deve ser preferencialmente aos domingos e tem o objetivo de oferecer um período de recuperação para o empregado.

33 RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO ALGUNS MOTIVOS: art. 482 e 483 da CLT Resilição - Ocorre a resilição quando uma ou ambas as parte resolvem, imotivadamente ou sem justo motivo, romper o pacto de emprego. - Dispensa sem justa causa do empregado -Pedido de demissão do obreiro -Distrato (ambos).

34 RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Resolução É o término do contrato que ocorre em razão de um ato faltoso praticado por uma ou ambas as partes. - Dispensa do empregado por justa causa -Rescisão ou despedida indireta -Culpa recíproca

35 RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Dispensa do empregado por justa causa Art. 482 da CLT Toda vez que o empregado cometer falta considerada pela legislação como grave, poderá ser dispensado por justa causa. Ex. Embriaguez; violação de segredo; etc.

36 RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Rescisão ou despedida indireta Art. 483 da CLT Ocorre quando a falta grave é cometida pelo empregador, o que justifica a ruptura do contrato. Ex. Não pagamento do salário; exigência de esforços superiores às forças do obreiro, etc.

37 RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Culpa recíproca Art. 482 e 483 da CLT- Ocorre quando tanto o obreiro quando o empregador cometem falta grave prevista nas hipóteses desses artigos.

38 RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Força maior Art. 502 da CLT Ocorrendo motivo de força maior que determine a extinção da empresa, esse fato gera ao empregado o direito ao recebimento de uma indenização.

39 OBSERVAÇÕES LEITURA OBRIGATÓRIA: art. 7º da CF/88 art. 1º ao 48 da CLT + artigos mencionados PRÓXIMA AULA: Continuação Direito do Trabalho (documentos e sistemas) e noções de Direito Previdenciário (legislação)

40 ATIVIDADE NAVEGAR É PRECISO: *.jus.br = *de acordo com a região

41 ATIVIDADE 1. Sobre contrato de trabalho: a) Apresente um contrato de trabalho, do tipo experiência preenchido. b) Explique, se este tipo de contrato pode ser renovado.

42 ATIVIDADE A ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA.

43 ATIVIDADE Obrigatório colocação da fonte de pesquisa. Atividades devem ser enviadas em.doc ou.docx Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas será atribuído 0(zero) = NSF.

44 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões.

45 ATIVIDADE EVITE A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE NO ÚLTIMO DIA. ASSIM, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Carlos Egomar Trentini

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Carlos Egomar Trentini CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Prof.: Carlos Egomar Trentini MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 4 DIREITO DO TRABALHO 1ª Parte Prof.: Carlos Egomar Trentini COMPETÊNCIAS DO MÓDULO > DIREITO DO TRABALHO

Leia mais

24/02/2015 GP II 1. Tópicos

24/02/2015 GP II 1. Tópicos Tópicos pg 1. Tipos de Contrato 2 2. Prazo Indeterminado 3 3. Prazo Determinado 4 4. Contrato de Experiência 5 5. Itens do Contrato de Trabalho 6 6. Remuneração 7 7. Descontos: INSS 9 8. Descontos: IRRF

Leia mais

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima RESCISÕES TRABALHISTAS Por Olavo Pinto Lima Conceitos introdutórios Contrato de Trabalho e suas espécies Espécies de contratos de emprego 1 - Por prazo indeterminado É a forma padrão e comum de contrato.

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

Contrato de Trabalho Prazo Indeterminado e Prazo Determinado. Prof.ª Rosana Abbud

Contrato de Trabalho Prazo Indeterminado e Prazo Determinado. Prof.ª Rosana Abbud Contrato de Trabalho Prazo Indeterminado e Prazo Determinado Prof.ª Rosana Abbud Contrato de Trabalho Contrato É o acordo de vontades, seja ele tácito ou expresso, por meio do qual as partes contratantes

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Contrato de Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Contrato de Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Contrato de Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Conceito - Art. 442 da CLT É o acordo tácito ou expresso correspondente à relação de emprego. 2. Características I- Contrato de direito

Leia mais

Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática

Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Relembrar - SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO - CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO - REMUNERAÇÃO E SALÁRIO - DA DURAÇÃO DA HORA DO TRABALHO - CÁLCULO

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 CAPÍTULO 1 Direito Individual do Trabalho Introdução... 25 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 25 1.1.1 Teoria do Direito Público... 26 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

Sumário. Lista de Abreviaturas... 19

Sumário. Lista de Abreviaturas... 19 Sumário Lista de Abreviaturas... 19 CAPÍTULO 1 Direito Individual do Trabalho Introdução... 21 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 21 1.1.1 Teoria do Direito Público... 22 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

SALÁRIOS E ADICIONAIS

SALÁRIOS E ADICIONAIS SALÁRIOS E ADICIONAIS Salário Valor do salário Salário Minimo é o pagamento realizado diretamente pelo empregador ao empregado, como retribuição pelo seu trabalho A estipulação do valor do salário hoje,

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 04/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO CONTRATO DE TRABALHO CONCEITO Contrato é acordo tácito ou expresso mediante o qual ajustam as partes pactuantes direitos e obrigações recíprocas. Pode ser definido o contrato empregatício como o acordo

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO... 25 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 25 1.1.1 Teoria do Direito Público... 26 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

13/08/2014. Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento =

13/08/2014. Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento = Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 PROVENTOS = Folha de Pagamento = 2 1 Conceitos Salário = é a contraprestação base (fixa) devida pelo empregador ao empregado em virtude do

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO O Direito Individual do Trabalho é a parte do Direito do Trabalho que estuda o contrato individual do trabalho e as regras legais ou normativas a ele aplicáveis. Aqui temos:

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal ÍNDICE CAPÍTULO 1 RECRUTAMENTO...7 SELEÇÃO...10 ADMISSÃO...16 CAPÍTULO 2 CONTRATO DE TRABALHO...19 LIVRO OU FICHA DE REGISTRO DE EMPREGADOS...23 CARTEIRA DE TRABALHO...23 LIVRO DE

Leia mais

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Leis Hierarquia das Normas Trabalhistas Princípio da Norma mais Favorável: Existindo duas ou mais

Leia mais

DIREITOS BÁSICOS DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGIDOS PELA CLT Por Rafael Carneiro de Araújo, OAB nº Advogado SINDIMEV - BA O médico veterinário

DIREITOS BÁSICOS DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGIDOS PELA CLT Por Rafael Carneiro de Araújo, OAB nº Advogado SINDIMEV - BA O médico veterinário DIREITOS BÁSICOS DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGIDOS PELA CLT Por Rafael Carneiro de Araújo, OAB nº 28.206 Advogado SINDIMEV - BA O médico veterinário pode atuar profissionalmente com naturezas de prestação

Leia mais

Departamento Pessoal Módulo 1

Departamento Pessoal Módulo 1 Departamento Pessoal Módulo 1 ÍNDICE CAPÍTULO 1 1.1 Formas de Trabalho...10 1.2 Admissão de Empregados...11 1.2.1Documentos Obrigatórios por Parte do Empregador...13 1.2.1.1 Registro do Empregado...13

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 7 Prof. Guilherme de Luca - CLASSIFICAÇÃO - O contrato individual de trabalho

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17 Coleção Sinopses para Concursos... 15 Guia de leitura da Coleção... 17 Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1 Conceito... 19 2 Classificação... 19 2.1 Fontes materiais... 19 2.2 Fontes formais...

Leia mais

2º Trabalho 1) O que é indenização? Explique. Resposta: Indenização é o valor devido pelo empregador por dispensar o empregado sem justa causa. Tem po

2º Trabalho 1) O que é indenização? Explique. Resposta: Indenização é o valor devido pelo empregador por dispensar o empregado sem justa causa. Tem po 1º Trabalho 1) Qual o conceito de aviso prévio? Resposta: Aviso prévio é a comunicação que uma parte faz à outra no sentido de que pretende findar o contrato de trabalho. Partindo do empregador, a finalidade

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 01 Data: 14/01/2015 ANOTAÇÃO DE AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 01 Data: 14/01/2015 ANOTAÇÃO DE AULA MATERIAL DE APOIO ANOTAÇÃO DE AULA EMENTA DA AULA 1. RELAÇÃO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO. GUIA DE ESTUDO Relação de trabalho e relação de emprego 1-Introdução: Relação de trabalho representa: gênero

Leia mais

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes.

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes. EMPREGADO (ART. 3) Art. 6: Trabalho em casa é igual ao realizado na empresa. A) Pessoalidade B) Subordinação C) Não-eventual D) Onerosidade EMPREGADOR (ART. 2) Aquele que assume os riscos do negócio. *Empresas

Leia mais

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários SALÁRIO / 13º SALÁRIO Direitos trabalhistas e previdenciários PISO SALARIAL Piso salarial de uma categoria de trabalhadores corresponde ao menor valor remuneratório que o empregador deve pagar ao empregado.

Leia mais

18/02/2016. Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento =

18/02/2016. Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento = Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 PROVENTOS = Folha de Pagamento = 2 1 HORA EXTRA Excedentes às normais da jornada normal de trabalho; Ocorre quando o registro

Leia mais

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos Regulamentado pela Lei Complementar n. 150/15, empregado doméstico é aquele que presta serviços

Leia mais

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º A nossa constituição equiparou o trabalhador urbano ao rural ao definir que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que

Leia mais

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos Trabalho Temporário: Lei nº 6.019/74, com alterações da Lei nº 13.429/17 (Lei da Terceirização), alterada posteriormente pela

Leia mais

QUESTÕES. Professor Leandro Antunes

QUESTÕES. Professor Leandro Antunes QUESTÕES Professor Leandro Antunes 1) Numa determinada empresa, na composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), destacam-se: João, presidente; Pedro, vicepresidente; Matheus, representante

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve

Leia mais

Sumário. Capítulo 4 Renúncia e Transação. Capítulo 5 Das Comissões de Conciliação Prévia (CCP)

Sumário. Capítulo 4 Renúncia e Transação. Capítulo 5 Das Comissões de Conciliação Prévia (CCP) Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1.1. Conceito e denominação 1.2. Característica 1.3. Divisão 1.4. Natureza 1.5. Autonomia 1.6. Evolução no Brasil Capítulo 2 Princípios do Direito do

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas A NOVA LEI 6.019/74 - Modificações pela Lei 13.429/2017 e Lei 13.467/017 (Reforma Trabalhista).

Leia mais

EMPREGADO ART. 3º DA CLT. - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT

EMPREGADO ART. 3º DA CLT. - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT EMPREGADO ART. 3º DA CLT - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT - de 14 até 24 anos com formação técnico profissional - Prazo máximo de 2 anos de contrato

Leia mais

Empregado (artigo 3º da CLT)

Empregado (artigo 3º da CLT) DIREITO DO TRABALHO Professores: Luiz Henrique Menegon Dutra e Fabrício Aita Ivo 1. Empregado Relação de emprego é firmada por contrato de trabalho e assinatura na Carteira, com o preenchimento dos requisitos

Leia mais

1. Hipóteses válidas de pactuação do contrato por prazo determinado

1. Hipóteses válidas de pactuação do contrato por prazo determinado 1 1. Hipóteses válidas de pactuação do contrato por prazo determinado Como consequência do princípio da continuidade da relação de emprego, o contrato de trabalho deve ser ajustado por prazo indeterminado

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1 REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO ARTIGO 452-A CONTRATO DE TRABALHO INTERMITENTE REDAÇÃO ANTERIOR NOVA REDAÇÃO Art. 443

Leia mais

ETEC SÃO MATEUS

ETEC SÃO MATEUS AULA 5 GESTÃO DE PESSOAS I PROF. PROCÓPIO ETEC SÃO MATEUS - 11-03-2016 Não fique sem o conteúdo, acesse: www.professorprocopio.com Processo de Admissão A área de Recursos Humanos (RH) / Departamento Pessoal

Leia mais

Lista de Abreviaturas... 19

Lista de Abreviaturas... 19 Sumário Lista de Abreviaturas... 19 CAPÍTULO 1 Direito Individual do Trabalho Introdução... 21 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 21 1.1.1 Teoria do Direito Público... 22 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO

CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO DEFINIÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO A Folha de Pagamento representa as obrigações do empregador com seus empregados, como salários, gratificações, comissões, etc., assim

Leia mais

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn.

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn. Direito do Trabalho Fontes e Princípios do Direito do Trabalho Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito do Trabalho CONCEITO, FONTES E PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DO DIREITO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba DIREITO DO TRABALHO II Profa. Graciane Saliba - Apresentação do site - Apresentação do plano de ensino e temas que serão tratados - Horários de aula - Trabalhos em sala e em equipe - Ausência e chamadas

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO PROFª CARLA ROMAR

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO PROFª CARLA ROMAR XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO PROFª CARLA ROMAR Características da relação de emprego 1 2 3 4 PESSOALIDADE NÃO EVENTUALIDADE REMUNERAÇÃO SUBORDINAÇÃO Sujeitos da relação de emprego EMPREGADO

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

ROTEIRO* : SUJEITOS DO CONTRATO INDIVIDUAL DO TRABALHO Fonte: CASSAR. Vólia Bomfim. Direito do Trabalho. 14ª ed. São Paulo: Método, 2017

ROTEIRO* : SUJEITOS DO CONTRATO INDIVIDUAL DO TRABALHO Fonte: CASSAR. Vólia Bomfim. Direito do Trabalho. 14ª ed. São Paulo: Método, 2017 EMPREGADO (ART. 3º/CLT) Conceito: É toda pessoa física que preste serviço a empregador (pessoa física ou jurídica) de forma não eventual, com subordinação jurídica, mediante salário, sem correr os riscos

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO. 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas

TERCEIRIZAÇÃO. 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas TERCEIRIZAÇÃO 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO Forma de organização estrutural que permite a uma

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Insalubridade e periculosidade. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Insalubridade e periculosidade. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Insalubridade e periculosidade Prof. Hermes Cramacon Atividades insalubres art. 189 CLT São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho entre empregadores e empregados, estabelecendo seus recíprocos direitos

Leia mais

Excetuam-se da exigência de licença prévia as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso.

Excetuam-se da exigência de licença prévia as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso. REFORMA TRABALHISTA Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17 Coleção Sinopses para Concursos... 15 Guia de leitura da Coleção... 17 Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1. Conceito... 19 2. Classificação... 19 2.1. Fontes materiais... 19 2.2. Fontes formais...

Leia mais

REMUNERAÇÃO E ADICIONAIS LEGAIS

REMUNERAÇÃO E ADICIONAIS LEGAIS REMUNERAÇÃO E ADICIONAIS LEGAIS 1 Conceito Salário complessivo corresponde aos pagamentos efetuados diretamente pelo empregador em favor do empregado, em virtude da vigência do contrato de trabalho, bem

Leia mais

1 CONTRATO DE TRABALHO

1 CONTRATO DE TRABALHO 1 CONTRATO DE TRABALHO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO O Direito Individual do Trabalho é a parte do Direito do Trabalho que estuda o contrato individual do trabalho e as regras legais ou normativas a ele

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 S UMÁRIO Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve histórico

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais

Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL

Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi FORMAÇÃO ACADÊMICA: - Pós Graduado em Perícia Contábil e Auditoria (UEL-PR) - Pós-Graduado em Gestão de Negócios

Leia mais

EMPREGADO Art. 3 da CLT

EMPREGADO Art. 3 da CLT EMPREGADO Art. 3 Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica. Pessoa Física. APRENDIZ Art. 428 De 14 até 24 anos com formação técnico profissional; Prazo máximo de 2 anos de contrato;

Leia mais

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO...

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Classificação... 23 2.1. Fontes materiais... 23 2.2. Fontes formais... 24 2.2.1. Fontes Formais Heterônomas... 25 2.2.2. Fontes Formais

Leia mais

EMPREGADO Art. 3 da CLT Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica;

EMPREGADO Art. 3 da CLT Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica; EMPREGADO Art. 3 Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica; APRENDIZ Art. 428 De 14 até 24 anos com formação técnico profissional; Prazo máximo de 2 anos de contrato; Prazo e idade

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte II. Prof. CláudioFreitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte II. Prof. CláudioFreitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte II Prof. CláudioFreitas - LC 150/2015: Normas de direito do trabalho, previdenciário e tributário. Revogação total da lei anterior (lei

Leia mais

Eixo I - Jornada de trabalho Compensação de jornada Jornada 12h x 36h Horas extras durante o regime de compensação...

Eixo I - Jornada de trabalho Compensação de jornada Jornada 12h x 36h Horas extras durante o regime de compensação... UNIÃO E MOBILIZAÇÃO Apresentação Eixo I - Jornada de trabalho...3 - Compensação de jornada...4 - Jornada 12h x 36h...5 - Horas extras durante o regime de compensação...6 Eixo II - Remuneração...7 - Férias...8

Leia mais

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos DIREITO DO TRABALHO 2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos 1 - Para que a empresa possa receber o profissional com o perfil adequado, existe o recurso do contrato de

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1. Capítulo 2 Princípios do Direito do Trabalho 3. ou inderrogabilidade)...

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1. Capítulo 2 Princípios do Direito do Trabalho 3. ou inderrogabilidade)... Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1 1.1. Conceito e denominação... 1 1.2. Característica... 1 1.3. Divisão... 2 1.4. Natureza... 2 1.5. Autonomia... 2 1.6. Evolução no Brasil... 2 Capítulo 2

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Término do contrato de trabalho Prof. Hermes Cramacon Resilição do contrato de trabalho Uma ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo, romper o pacto laboral. Dispensa sem justa

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

Jornada de trabalho.

Jornada de trabalho. Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente

Leia mais

Lista de Abreviaturas... 19

Lista de Abreviaturas... 19 SUMÁRIO Lista de Abreviaturas... 19 Direito Individual do Trabalho Introdução... 21 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 21 1.1.1 Teoria do Direito Público... 22 1.1.2 Teoria do Direito Social...

Leia mais

24/02/2016. Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento =

24/02/2016. Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento = Disciplina: PRÁTICA CONTÁBIL I Departamento Pessoal Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 PROVENTOS = Folha de Pagamento = 2 1 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE Conceito de Insalubridade = Atividades ou operações insalubres

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Prof. Hermes Cramacon Remuneração Consiste na somatória da contraprestação paga diretamente pelo empregador, seja em pecúnia, seja em utilidades, com a quantia

Leia mais

TRABALHADOR AUTÔNOMO

TRABALHADOR AUTÔNOMO Página1 Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 09 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Ana Cristina Aquino Aula nº 09 TRABALHADOR AUTÔNOMO O trabalhador

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES 1º MOMENTO DO NOSSO ESTUDO: CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO; DIREITO COLETIVO DO TRABALHO CONCEITO SEGUNDO

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TRT-CE www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TRT-CE? REFORMA TRABALHISTA? 1 Princípios e fontes do direito do trabalho. 8.4 Culpa recíproca.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte III. Prof. CláudioFreitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte III. Prof. CláudioFreitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais. Parte III Prof. CláudioFreitas - Formas de contratação Art. 4º. É facultada a contratação, por prazo determinado, do empregado doméstico: I - mediante contrato

Leia mais

Direito do Trabalho. Horas Extras, Compensação de Horas e Banco de Horas

Direito do Trabalho. Horas Extras, Compensação de Horas e Banco de Horas Direito do Trabalho Horas Extras, Compensação de Horas e Banco de Horas Horas Extras Art. 58 A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas

Leia mais

A reprodução deste material é condicionada a autorização, sendo terminantemente proibido o seu uso para fins comerciais. A violação do direito

A reprodução deste material é condicionada a autorização, sendo terminantemente proibido o seu uso para fins comerciais. A violação do direito Empregado é a pessoa física que presta pessoalmente a outrem serviços não eventuais, subordinados e assalariados. Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória?

1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? CADERNO DE EXERCÍCIOS 1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? 2) Vale transporte pago em dinheiro, vale refeição pago em dinheiro, concessão de

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA... Sancionada em 13/07/2017 Lei 13.467 Vigência: 11 de Novembro de 2017 A REFORMA TRABALHISTA... CLT - DOS 922 ARTIGOS (Decreto-Lei nº 5.452/1943):

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato.

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Os temas centrais desta aula são: o início de uma relação de emprego, as possíveis

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas 8- INALTERABILIDADE CONTRATUAL LESIVA CLT. Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Prof. Leandro Alencar

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Prof. Leandro Alencar CONSIDERAÇÕES INICIAIS Prof. Leandro Alencar BANCA EXAMINADORA (FCC) Famosa nas provas dos TRT s. Questões de múltipla escolha. Letra da lei. DICAS DE ESTUDOS Leitura da lei seca. Resoluções de questões.

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TST? Ementa FCC Reforma Trabalhista Noções de Direito do Trabalho: Dos princípios e fontes do

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Apuração Horas e DSR para empregado Horista

Orientações Consultoria De Segmentos Apuração Horas e DSR para empregado Horista 13/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares... 6 6. Referências... 6 7.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO Material de Estudo Legislação: art. 2º, 3º, 6º e 7º, 62, 428-433 da CLT; 7º, XXXII e parágrafo único, da CRFB/88; Lei n.º 5.859/1972

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL Você pode praticar a responsabilidade social ao abrir vagas na sua empresa para adolescentes, na condição de aprendizes ou estagiários. Nesta seção você poderá saber quais as diferenças

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO A Professora Simone Batista

DIREITO DO TRABALHO A Professora Simone Batista Vamos treinar e nos preparar para a prova? EXERCÍCIOS DE REVISÃO E FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM Tema: ESPÉCIES DE TRABALHADORES ORIENTAÇÕES: 1- Após marcar a resposta correta, anote a letra correspondente no

Leia mais

Reforma Trabalhista. Contratos : Alterações e Novos. Professora Cláudia Glênia S de Freitas

Reforma Trabalhista. Contratos : Alterações e Novos. Professora Cláudia Glênia S de Freitas Reforma Trabalhista Contratos : Alterações e Novos Professora Cláudia Glênia S de Freitas Contrato do Teletrabalho Como era Nova redação - Jornada poderia ser demonstrada e provada para caracterização

Leia mais

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO Índice 1. Jornada de trabalho...3 2. Formas de Prorrogação da Jornada de Trabalho...4 3. Horas Extras no Caso de Força Maior...5 4. Trabalho Noturno...6

Leia mais

TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Aula 3 Terminação do Contrato de Trabalho Professora: Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br MARIA INÊS GERARDO Conteúdo Programático desta aula Causas de extinção do contrato de trabalho e os

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST JORNADA DE TRABALHO Tempo efetivamente Trabalhado; Tempo à disposição do empregador Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST Conceito Jornada é o lapso de tempo durante o qual o empregado

Leia mais

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115 SUMÁRIO Apresentação 13 Capítulo I - A Relevância Social, Econômica e Cultural da Relação de Emprego 15 1. Introdução. 15 Capítulo II ~ A Formação da Relação de Emprego 19 1. Natureza jurídica... 19 1.1.

Leia mais

PROVENTOS DA FOLHA DE PAGAMENTO. Conceitos e Complementos

PROVENTOS DA FOLHA DE PAGAMENTO. Conceitos e Complementos Conceitos e Complementos Proventos na Folha de Pagamento, são todos os valores que a empresa deve pagar aos seus funcionários, mensalmente. Alguns empregadores efetuam os pagamentos aos funcionários no

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO AVISO PRÉVIO Aviso a ser concedido com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de extinção do contrato de trabalho (aviso prévio trabalhado), sob pena de ser devida indenização do período correspondente

Leia mais

Legislação societária

Legislação societária LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Legislação societária Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - www.silviabertani.com Salário Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - www.silviabertani.com conjunto

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: REPOUSO SEMANAL REMUNERADO

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: REPOUSO SEMANAL REMUNERADO DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: REPOUSO SEMANAL REMUNERADO A origem do repouso semanal é essencialmente religiosa. Mesmo antes de haver leis obrigando a concessão do

Leia mais