ÉTICA E COMPETÊNCIA DO COACH. Clenir Streit

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÉTICA E COMPETÊNCIA DO COACH. Clenir Streit"

Transcrição

1 ÉTICA E COMPETÊNCIA DO COACH Clenir Streit

2 ÉTICA E COMPETÊNCIA DO COACH ÉTICA NA AÇÃO Processo de contínua investigação pessoal sobre como nós individualmente nos comportamos, quais atitudes aceitamos nos outros e quais desafiamos e, ao considerar estas questões, entender mais sobre nós mesmos e os valores que consideramos. ÉTICA NAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO COACH COMPETÊNCIAS DO COACH AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS MOTIVAÇÃO E DISPOSIÇÃO PESSOAL Passmore, 2007; Hawkins, 2011

3 11 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO COACH ICF A. ESTABELECIMENTO DOS FUNDAMENTOS 1. Atendimento de diretrizes éticas e padrões profissionais 2. Estabelecimento do acordo de coaching B. COCRIAÇÃO DO RELACIONAMENTO 3. Estabelecimento da confiança e da proximidade com o cliente 4. Presença no coaching C. COMUNICAÇÃO EFETIVA 5. Escuta ativa 6. Questionamento poderoso 7. Comunicação direta D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS 8. Criação da consciência 9. Desenho de ações 10. Planejamento e definição de metas 11. Gerenciamento do progresso e responsabilização

4 A. ESTABELECIMENTO DOS FUNDAMENTOS 1. ATENDIMENTO DE DIRETRIZES ÉTICAS E PADRÕES PROFISSIONAIS Total entendimento sobre a ética e padrões do coaching e habilidade. de aplicá-los adequadamente em todas as situac ões de coaching a) Entende os Padrões de Conduta da ICF e demonstra sua compreensão através de comportamento apropriado. b) Entende e segue o Compromisso Ético da ICF. c) Comunica claramente as distinc ões entre coaching, consultoria, psicoterapia e outras profissões de suporte. d) Encaminha o cliente a outro profissional se necessário, sabendo quando é necessário e conhecendo os recursos/profissionais disponíveis.

5 A. ESTABELECIMENTO DOS FUNDAMENTOS 2. ESTABELECIMENTO DO ACORDO DE COACHING Habilidade para compreender o que é exigido em cada interac ão específica. de coaching e de fechar acordo com o cliente em perspectiva sobre o processo e o relacionamento de coaching a) Entende e discute efetivamente com o cliente as linhas principais e os para metros específicos do relacionamento de coaching (por exemplo: logística, honorários, cronograma e inclusão de outros, se adequado) b) Chega a acordo no que é ou não adequado no relacionamento, no que está sendo oferecido ou não e sobre as responsabilidades do cliente e do coach c) Determina se há uma compatibilidade eficaz entre seu método de coaching e as necessidades do cliente em potencial.

6 A. ESTABELECIMENTO DOS FUNDAMENTOS NAS LENTES DO CLIENTE BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE -PROPÓSITO CLARO E ALINHADO -PARÂMETROS ACORDADOS -FOCO ESPECÍFICO PARA A CONVERSA -SINTONIA DE EXPECTATIVAS DESVANTAGENS PARA O CLIENTE -POUCA CLAREZA SOBRE O VALOR E O SIGNIFICADO DO COACHING (INDIVIDUO E SISTEMA) -CONFUSÃO/DISPERSÃO/ABORDAGEM GERENCIAL

7 B. COCRIAÇÃO DO RELACIONAMENTO 3. ESTABELECIMENTO DA CONFIANÇA E DA PROXIMIDADE COM O CLIENTE. Capacidade de criar um ambiente seguro, de apoio, que possibilite confianc a e respeito mútuo, de forma contínua a) Demonstra real e verdadeira preocupac ão com o futuro e o bem-estar do cliente. b) Demonstra continuamente integridade pessoal, honestidade e sinceridade. c) Estabelece contratos claros e cumpre promessas. d) Demonstra respeito pelas percepc ões do cliente, por seu estilo de aprendizado e por sua forma de ser, sem julgá-lo. e) Fornece suporte contínuo e patrocina novos comportamentos e ac ões, incluindo aqueles que envolvem o assumir riscos e o medo de falhar. f) Pede permissão para o coachee em áreas novas e/ou sensíveis.

8 B. COCRIAÇÃO DO RELACIONAMENTO 4. PRESENÇA NO COACHING Capacidade de estar plenamente consciente e criar uma relac ão esponta nea com o cliente, adotando um estilo aberto, flexível e confiante a) O coach está presente e é flexível durante o processo de coaching, danc ando conforme o momento. b) Acessa a própria intuic ão e confia no autoconhecimento. c) É aberto ao fato de não saber tudo e assume riscos. d) Experimenta diversos modos de trabalhar com o cliente e escolhe o mais eficaz. e) Usa o humor com eficácia para criar leveza e energia. f) Confiante, possibilita a transformac ão de perspectivas e experie ncias em novas possibilidades de ac ão. g) Demonstra confianc a em lidar com emoc ões fortes e consegue se autoadministrar sem ser dominado ou confundido pelas emoc ões do cliente.

9 B. COCRIAÇÃO DO RELACIONAMENTO NAS LENTES DO CLIENTE BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE -ALTA CONFIANÇA E CONEXÃO -AMBIENTE SEGURO PARA EXPERIMENTAR -RESPEITO E PARCERIA PARA ARRISCAR E APRENDER DESVANTAGENS PARA O CLIENTE -COACH GUIA CONFORME A SUA VISÃO E FORMA DE TRABALHO, PREOCUPADO COM O SEU DESEMPENHO -CLIENTE POUCO SEGURO PARA ENTRAR EM ÁREAS NOVAS E ARRISCAR

10 5. ESCUTA ATIVA C. COMUNICAÇÃO EFETIVA Capacidade de focar completamente naquilo que o cliente está dizendo e não dizendo, de entender o significado do que é dito no contexto dos desejos do cliente e de apoiar a auto-expressão do cliente. a) Cuida do cliente e da agenda do cliente e não da agenda do coach para o cliente. b) Escuta as preocupac ões do cliente, metas, valores e crenc as a respeito do que é ou não possível. c) Está atento com as palavras, o tom da voz e a linguagem corporal. d) Resume, parafraseia, reitera, transmite para o cliente o que foi escutado, para garantir a clareza e compreensão. e) Encoraja, aceita, explora e reforc a a manifestac ão de sentimento, percepc ões, preocupac ões, crenc as, sugestões etc. do cliente. f) Combina e sintetiza as ideias e sugestões do cliente e apoia a criac ão e implantac ão de planos sobre elas. g) Compreende a esse ncia da comunicac ão do cliente e o ajuda a chegar lá, em vez de utilizar longas histórias descritivas. h) Permite que o cliente fale sobre a situac ão sem julgamento de valor e sem tomar partido para possibilitar que o cliente siga em frente para os próximos passos.

11 C. COMUNICAÇÃO EFETIVA 6. QUESTIONAMENTO PODEROSO Capacidade de formular perguntas que revelam a informac ão necessária para o máximo benefício do processo de coaching e do cliente. a) Formula perguntas que refletem a escuta ativa e o entendimento da perspectiva do cliente. b) Formula perguntas que evocam descoberta, inspirac ão, compromisso ou ac ão (por exemplo, perguntas que desafiam as suposic ões do cliente). c) Formula perguntas abertas, que possibilitam melhor clareza, novas alternativas ou novo aprendizado. d) Formula perguntas que conduzem o cliente para aquilo que ele deseja, não perguntas que fazem o cliente justificar-se ou olhar para trás.

12 C. COMUNICAÇÃO EFETIVA 7. COMUNICAÇÃO DIRETA Capacidade de comunicar de forma eficaz durante as reuniões de coaching e de usar a linguagem que produza o melhor impacto no cliente. a) É claro, articulado e direto na forma de compartilhar e dar retorno (feedback). b) Mostra outros a ngulos da situac ão de forma articulada para ajudar o cliente a entender por uma nova perspectiva o que ele/ela quer ou que está incerto a respeito. c) Estabelece claramente os objetivos do coaching, agenda de reunião, propósitos das técnicas e exercícios. d) Usa a linguagem adequada e respeitosa com o cliente (por exemplo, não sexista, não racista, não técnica, não jargão). e) Usa metáforas e analogias para auxiliar a ilustrac ão de um ponto ou a pintura de um quadro verbal.

13 C. COMUNICAÇÃO EFETIVA NAS LENTES DO CLIENTE BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE -ESCUTA ATIVA DE PENSAMENTOS, EMOÇÕES E MOVIMENTAÇÕES NO PRESENTE E FUTURO -CURIOSIDADE E DESCOBERTA DE NOVOS PONTOS DE VISTA E POTENCIAIS -NATURALIDADE PARA DESACOMODAR DESVANTAGENS PARA O CLIENTE -CONVERSAS INFORMATIVAS, BASEADAS NO PASSADO E/OU EM DETALHES DO PRESENTE -PERGUNTAS QUE REFLETEM O COACH AO INVÉS DE REVELAR O CLIENTE

14 D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS 8. CRIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA Capacidade de combinar, sintetizar e avaliar de forma acurada as múltiplas fontes de informac ão do cliente e de criar novas versões que o ajudem a ganhar conscie ncia e assim alcanc ar os resultados acordados. a) Vai além do que é dito no entendimento das preocupac ões do cliente, não ficando preso à descric ão do cliente. b) Questiona para criar maior entendimento, conscie ncia e clareza no cliente. c) Esclarece ao cliente suas preocupac ões subjacentes, modos típicos e rígidos de perceber o mundo e a si mesmo, diferenc as entre fato e interpretac ão, falta de harmonia entre pensamento, sentimento e ac ão. d) Ajuda o cliente a descobrir por si mesmo novos pensamentos, crenc as, percepc ões, atitudes, emoc ões, disposic ão etc., que fortalecem a capacidade de agir e alcanc ar o que é importante para o cliente. e) Comunica-se de forma a ampliar a perspectiva do cliente, inspirando compromisso para alterar pontos de vista e encontrar novas possibilidades para a ac ão.

15 D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS 8. CRIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA Capacidade de combinar, sintetizar e avaliar de forma acurada as múltiplas fontes de informac ão do cliente e de criar novas versões que o ajudem a ganhar conscie ncia e assim alcanc ar os resultados acordados. f) Ajuda o cliente a ver como os diferentes fatores se relacionam e afetam o cliente e seu comportamento (por exemplo, pensamentos, emoc ões, corpo, formac ão). g) Expressa seu ponto de vista de forma útil e significativa para o cliente. h) Identifica os pontos mais fortes versus áreas com maior oportunidade de aprendizado e crescimento e o que é mais importante para se focar e desenvolver durante o coaching. i) Requer do cliente a distinc ão entre assuntos triviais versus significativos, comportamento repetitivo versus circunstancial, quando detecta uma incompatibilidade entre o que foi combinado e o realizado.

16 D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS 9. DESENHO DE AÇÕES Capacidade de criar junto com o cliente as oportunidades para o aprendizado contínuo durante o coaching, no trabalho e na vida, e as oportunidades para agir de forma mais eficaz que conduzirão aos resultados acordados para o coaching. a) Instiga idéias e assiste o cliente na definic ão das ac ões que o capacitarão a demonstrar, praticar e aprofundar novo aprendizado. b) Ajuda o cliente a focalizar e explorar sistematicamente as questões específicas e oportunidades que são fundamentais para o alcance das metas acordadas para o coaching. c) Engaja o cliente na explorac ão de ideias e soluc ões alternativas, na avaliac ão de opc ões e na tomada de decisões. d) Promove a experimentac ão e autodescoberta imediatamente após as sessões, quando o cliente aplica em sua vida ou trabalho o que foi discutido e aprendido durante as sessões. e) Comemora os sucessos do cliente e a capacitac ão para crescimento futuro.

17 D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS 9. DESENHO DE AÇÕES Capacidade de criar junto com o cliente as oportunidades para o aprendizado contínuo durante o coaching, no trabalho e na vida, e as oportunidades para agir de forma mais eficaz que conduzirão aos resultados acordados para o coaching. f) Desafia as hipóteses e perspectivas do cliente para possibilitar novas ideias e novas linhas de ac ão. g) Defende ou apresenta pontos de vista que estão alinhados com as metas do cliente e, sem se prender a eles, leva o cliente a considerá-los. h) Ajuda o cliente a "Fazer Agora" durante a sessão de coaching, fornecendo suporte imediato. i) Encoraja esforc os e desafios e também apoia um ritmo confortável de aprendizado.

18 D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS 10. PLANEJAMENTO E DEFINIÇÃO DE METAS Capacidade para desenvolver e manter um plano de coaching eficaz com o cliente. a) Consolida as informac ões reunidas e estabelece, em conjunto com o cliente, um plano de coaching e metas de desenvolvimento que deem conta das preocupac ões do cliente e das áreas com oportunidade para aprendizado. b) Estabelece o plano com resultados que são atingíveis, mensuráveis e específicos e com os prazos. c) Faz ajustes no planejado, justificados pelo processo de coaching e pelas mudanc as na situac ão. d) Ajuda o cliente a identificar e a ter acesso a diferentes recursos para o aprendizado (por exemplo, livros, outros profissionais). e) Identifica e aponta novos sucessos que são importantes para o cliente.

19 D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS 11. GERENCIAMENTO DO PROGRESSO E RESPONSABILIZAÇÃO Capacidade de manter a atenc ão no que é importante para o cliente e de deixar a responsabilidade de agir com o cliente. a) Requisita claramente do cliente as ac ões que o moverão na direc ão das metas estabelecidas. b) Demonstra que leva as questões até o fim, perguntando ao cliente a respeito das ac ões com as quais ele se comprometeu durante a(s) reunião(ões) anterior(es). c) Dá cie ncia ao cliente sobre o que foi realizado, não realizado, aprendido ou conscientizado nas reuniões de coaching anteriores. d) Efetivamente ordena, organiza e revisa com o cliente as informac ões obtidas durante as reuniões. e) Mantém o cliente no rumo, entre as reuniões, mantendo a atenc ão no plano de coaching e resultados, curso de ac ões acordados e tópicos para futuras reuniões. f) Foca no plano de coaching, mas também é aberto para ajustar os comportamentos e ac ões baseando-se no processo de coaching e transformac ões na situac ão durante as sessões.

20 D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS 11. GERENCIAMENTO DO PROGRESSO E RESPONSABILIZAÇÃO Capacidade de manter a atenc ão no que é importante para o cliente e de deixar a responsabilidade de agir com o cliente. g) É capaz de se mover livremente no grande quadro, onde o cliente está no topo, estabelecendo contexto para o que está sendo discutido e para as metas e aspirac ões do cliente. h) Promove a autodisciplina do cliente e o mantém responsável, tanto pelo que diz quanto pelo que se compromete a fazer, pelos resultados que se compromete a alcanc ar, pelos planos e prazos acordados. i) Promove o desenvolvimento da capacidade do cliente de tomar decisões, resolver as preocupac ões mais importantes e desenvolver-se a si próprio (a obter feedback, determinar prioridades e estabelecer o ritmo do aprendizado, refletir e aprender a partir das experie ncias). j) Positivamente, confronta o cliente com o fato de que ele/ela não assumiu as ac ões acordadas.

21 D. FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO E DOS RESULTADOS NAS LENTES DO CLIENTE DESVANTAGENS PARA O CLIENTE -COACH DOMINANDO A ESCOLHA DAS METAS. AÇÕES E RESULTADOS QUE NÃO REFLETEM TODO O POTENCIAL E CRIATIVIDADE DO CLIENTE -COACH ASSUME A RESPONSABILIDADE POR FAZER CUMPRIR BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE -PARCERIA PARA LIDERAR A CRIAÇÃO DE METAS E AÇÕES -AMBIENTE ABERTO PARA PLANOS E AÇÕES QUE INCLUEM PENSAR, CRIAR, FAZER E SER -RESPONSABILIZAÇÃO NATURAL PELO SEU ALTO ENGAJAMENTO

22 PERGUNTAS E REFLEXÕES PARA COMPARTILHAR

23 MUITO OBRIGADA! MUITO OBRIGADA! Clenir Streit Coach credenciada como MCC Master Certified Coach pela ICF -InternationalCoachFederation Presidente da ICF-RS Skype: clenirstreit

Competências avaliadas pela ICF

Competências avaliadas pela ICF Competências avaliadas pela ICF ð Estabelecendo a Base: 1. Atendendo as Orientações Éticas e aos Padrões Profissionais Compreensão da ética e dos padrões do Coaching e capacidade de aplicá- los adequadamente

Leia mais

Competências Críticas ICF

Competências Críticas ICF Versão: Agosto-2012 Competências Críticas ICF Tradução/revisão: Rosângela Barcellos Eva Hirsch Pontes PCC Lucia H. Korkes - Ana Scherer - PCC Melina Suarez Kunifas ACC Eliana Dutra MCC 1. Ética e Padrões

Leia mais

Perfil e Competências do Coach

Perfil e Competências do Coach Perfil e Competências do Coach CÉLULA DE TRABALHO Adriana Levy Isabel Cristina de Aquino Folli José Pascoal Muniz - Líder da Célula Marcia Madureira Ricardino Wilson Gonzales Gambirazi 1. Formação Acadêmica

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counsuling: Desmistificando o Coaching Inquietações... O que é? Para que serve? Quem

Leia mais

Painel Um caminho para o modelo brasileiro realizações desde a fundação do GEC em 2007

Painel Um caminho para o modelo brasileiro realizações desde a fundação do GEC em 2007 Painel Um caminho para o modelo brasileiro realizações desde a fundação do GEC em 2007 Projetos Perfil e Competências do Coach Entidades Formadoras e Certificadoras Perfil e Competências do Coach Adriana

Leia mais

CURSO LEADER COACH (EAD) AULA 04

CURSO LEADER COACH (EAD) AULA 04 CURSO LEADER COACH (EAD) AULA 04 - Feedback da Semana - Competência de Coaching - Estrutura de conversa do Líder Coach - Meta SMART - Rota de Ação ***Comentários, perguntas e respostas FEEDBACK da SEMANA

Leia mais

Mário Rocha. A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências

Mário Rocha. A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências Mário Rocha A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências Missão Visão Objetivos estratégicos Competências Organizacionais Competências Conhecimento o que saber Habilidades - saber fazer

Leia mais

Como se tornar um líder de Sucesso!

Como se tornar um líder de Sucesso! Como se tornar um líder de Sucesso! Os 10 mandamentos do Como se tornar um líder de Sucesso! O líder é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. A liderança exige de qualquer pessoa, paciência,

Leia mais

Competências Essenciais de Coaching. Nick Cheong 张 炳 栋 Sócio - Diretor Berners Coaching 2010 BERNERSCONSULTING

Competências Essenciais de Coaching. Nick Cheong 张 炳 栋 Sócio - Diretor Berners Coaching 2010 BERNERSCONSULTING Competências Essenciais de Coaching Nick Cheong 张 炳 栋 Sócio - Diretor Berners Coaching 2010 BERNERSCONSULTING Por que estamos aqui? Estamos aqui para: Conhecer quais são as competências essências do um

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

O Coach Formação & Carreira

O Coach Formação & Carreira O Coach Formação & Carreira Eu aprendí que as pessoas poderão esquecer o que você disse mas jamais esquecerão o que você as fez sentir. Voce não pode ensinar nada a uma pessoa; pode apenas ajudá-la a encontrar

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS QUEM SOMOS NOSSO OLHAR NOSSA ATUAÇÃO NOSSA ABORDAGEM RESULTADOS OBTIDOS CLIENTES E PARCEIROS APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS O trabalho daassssssso consiste em atuar no desenvolvimento de grupos e indivíduos,

Leia mais

O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o

O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, possibilitando o alcance de resultados planejados, através de metodologias, ferramentas e técnicas, conduzidas

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal Curso de Certificação Internacional reconhecido pela ICF* Programa completo de formação teórica e prática de desenvolvimento

Leia mais

COACHING. O Que Você Precisa Saber ELIANA DUTRA MCC. www.pro-fit-rh.com.br & www.thecoachingclinic.com.br

COACHING. O Que Você Precisa Saber ELIANA DUTRA MCC. www.pro-fit-rh.com.br & www.thecoachingclinic.com.br COACHING O Que Você Precisa Saber ELIANA DUTRA MCC www.pro-fit-rh.com.br & www.thecoachingclinic.com.br Definição Coaching é uma parceria com clientes num processo criativo, provocador de pensamentos e

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 3 Criação, Estruturação, Montagem e Gerenciamento de uma Equipe de Projeto

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 3 Criação, Estruturação, Montagem e Gerenciamento de uma Equipe de Projeto Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 3 Criação, Estruturação, Montagem e Gerenciamento de uma Equipe de Projeto Tópicos Abordados Criação, Estruturação e Gerenciamento de uma Equipe de Projeto. O Papel

Leia mais

GoToWebinar Nossa Sala de Aula Virtual

GoToWebinar Nossa Sala de Aula Virtual Sejam bem vindos! CURSO LEADER COACH (EAD) Objetivos; Duração. GoToWebinar Nossa Sala de Aula Virtual Interação; Perguntas; Enquetes; Chat; Material Didático; Sejam bem vindos! CURSO LEADER COACH (EAD)

Leia mais

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados Aperfeiçoamento Gerencial para Supermercados Liderança Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de um determinado objetivo.

Leia mais

Coach / Coach Treinador

Coach / Coach Treinador Coach / Coach Treinador Um Processo de Autodescoberta / Descoberta Guiada Isabel Lourenço e Maria João Martins Psicólogas e Coaches Objetivos e Programa Objetivo: Caracterizar e identificar as diferenças

Leia mais

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO TREINAMENTO Levando em consideração que as empresas e pessoas têm necessidades diferentes, os programas de treinamento são personalizados para atender a demandas específicas. Os treinamentos são focados

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Conceitos básicos de Coaching e Feedback

Conceitos básicos de Coaching e Feedback Conceitos básicos de Coaching e Feedback OBJETIVOS Apresentar os trainees aos seus coachs passar conceitos básicos de coaching e feedback "Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes

Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes Caxias do Sul, 04 de junho 2014 Silvia Bernardi Vivemos em uma busca constante e incansável... Do que mesmo? Qual sua direção? 2 O QUE É COACHING? 3 COACHING

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The Inner

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DE PROJETOS

AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DE PROJETOS AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DE PROJETOS Palestrante: Adriana Deróbio Visão Ser referência da geração e disseminação de conhecimento e práticas inovadoras sobre o investimento social privado.

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Belo Horizonte, 28 de março de 2013. Cara Grayce, Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Estamos

Leia mais

A L T O P O T E N C I A L

A L T O P O T E N C I A L S E L E C I O N A R D E S E N V O L V E R L I D E R A R H O G A NR E L A T Ó R I O S A L T O P O T E N C I A L RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE CANDIDATO Relatório para: Tal Fulano ID: HC748264 Data: 12, Novembro,

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo Ministério da Educação Primavera 2014 Atualização do Redesenho do Currículo Em 2010, o Ministério da Educação começou a transformar o sistema educacional de British Columbia, Canadá, Ensino Infantil Médio

Leia mais

COACHING. Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo

COACHING. Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo COACHING Parceria para o sucesso! Coordenação Técnica e Instrutoria : Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo www.teoremaconsult.com.br teorema@teoremaconsult.com.br Coach É o papel que você assume

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades

Leia mais

Gestão de Desempenho... Promove Sucesso. Um Guia de Visão Geral

Gestão de Desempenho... Promove Sucesso. Um Guia de Visão Geral Gestão de Desempenho... Promove Sucesso. Um Guia de Visão Geral Gestão de Desempenho... Promove Sucesso. Na Watson, reconhecemos que o sucesso global da nossa Empresa é impulsionado pelo compromisso de

Leia mais

A Importância das Competências Comportamentais para Profissionais de Gerenciamento de Projetos. Ivo M. Michalick Vasconcelos, MSc, PMP, PMI-SP

A Importância das Competências Comportamentais para Profissionais de Gerenciamento de Projetos. Ivo M. Michalick Vasconcelos, MSc, PMP, PMI-SP A Importância das Competências Comportamentais para Profissionais de Gerenciamento de Projetos Ivo M. Michalick Vasconcelos, MSc, PMP, PMI-SP Por que projetos falham? Gestão Moderna (anos 90 em diante):

Leia mais

Já pensou como as experiências de um palestrante podem inspirar e promover mudanças em sua equipe?

Já pensou como as experiências de um palestrante podem inspirar e promover mudanças em sua equipe? Já pensou como as experiências de um palestrante podem inspirar e promover mudanças em sua equipe? CURRíCULO PROFISSIONAL Tony Loureiro é um dos mais requisitados palestrantes do Brasil e autoridade em

Leia mais

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 Organização Realização O QUE É COACHING? É um PROCESSO no qual um profissional

Leia mais

Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING. Certificado Europeu. Formadora: Cris Carvalho

Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING. Certificado Europeu. Formadora: Cris Carvalho Programação Novas turmas INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS: PROMOVEM: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING Certificado Europeu Formadora: Cris Carvalho Apresentação Este curso foi desenvolvido através da experiência

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Coaching Executivo, Life Coaching e Coaching de Equipe

Coaching Executivo, Life Coaching e Coaching de Equipe 2009 Coaching Executivo, Life Coaching e Coaching de Equipe Apresentação Este documento aborda uma apresentação sobre produtos de Coaching. Alexandra Murari Matteucci Contato: (011) 9234 3054 Coach COACHING

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

liderança escolar curso de Inspirado no modelo inglês de formação de gestores www.liderancaescolar.com.br Comprometimento Trabalho em equipe

liderança escolar curso de Inspirado no modelo inglês de formação de gestores www.liderancaescolar.com.br Comprometimento Trabalho em equipe Trabalho em equipe curso de liderança escolar Inspirado no modelo inglês de formação de gestores Comprometimento Resiliência www.liderancaescolar.com.br O sistema inglês: referência em liderança escolar

Leia mais

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES Desde 1999 NOSSA MISSÃO AÇÕES DE TREINAMENTO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES MISSÃO Inspirar nossos clientes para a expansão de ideias e formação de relacionamentos saudáveis e duradouros no ambiente

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 9001 em sua nova versão está quase pronta Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 9000 foram emitidas pela primeira vez no

Leia mais

COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO

COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO DEFINIÇÕES OPERACIONAIS E INDICADORES COMPORTAMENTAIS Pag. 1 Elaborada por Central Business Abril 2006 para o ABRIL/2006 2 COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO

Leia mais

Desenvolvimento de Líderes

Desenvolvimento de Líderes Desenvolvimento de Líderes Desempenho da Liderança by Ser Humano Consultoria Liderança é a competência de alguém em exercer influência sobre indivíduos e grupos, de modo que tarefas, estratégias e missões

Leia mais

PESSOAS ORGANIZACIONAL

PESSOAS ORGANIZACIONAL #7 #8 CULTURA GESTÃO DE PESSOAS ORGANIZACIONAL ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição de cultura 3. A cultura organizacional 4. Níveis da cultura organizacional 5. Elementos da cultura organizacional 6. Dicas

Leia mais

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O C L E O W O L F F O que é Action Learning? Um processo que envolve um pequeno grupo/equipe refletindo e trabalhando em problemas reais, agindo e aprendendo enquanto atuam. FUN D A MEN T OS D O ACTION LEARNING

Leia mais

COACHING CRISTÃO. Formação em. Seja um líder cristão especialista em desenvolvimento humano e resultados!

COACHING CRISTÃO. Formação em. Seja um líder cristão especialista em desenvolvimento humano e resultados! Formação em COACHING CRISTÃO Seja um líder cristão especialista em desenvolvimento humano e resultados! Fortalecendo líderes cristãos que impactam sua geração. O que é Coaching? Coaching é um processo

Leia mais

Relatório de: Empresa ABC. Gerentes. Preparado por: Consultor Caliper 05/08/14

Relatório de: Empresa ABC. Gerentes. Preparado por: Consultor Caliper 05/08/14 Relatório de: Gerentes Preparado por: Consultor Caliper 05/08/14 Rua Eça de Queiroz, 1272 Ahu - Curitiba - PR - Cep: 80.540-140 Telefone: 41-3075-3400 Sobre o relatório O relatório Caliper Perfil de Equipe,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Um curso aprovado por Paul Ekman

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Um curso aprovado por Paul Ekman Um programa de certificação internacional de três dias EMOÇÕES: O QUE SÃO E COMO LIDAR COM ELAS? Este curso trata das emoções, dos sentimentos, de como reconhecer e dirigir as emoções em nós mesmos e nos

Leia mais

Andréa B. Bertoncel. Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

Andréa B. Bertoncel. Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. (Mahatma Gandhi) Andréa B. Bertoncel Coaching + 55 11 9806.6308 Rua Normandia, 61 - Moema contato@andreabertoncel.com.br

Leia mais

NÚCLEO. Coaching com PNL. A Paixão de Fazer Acontecer. Coaching com PNL. Coaching com PNL. Programação Neurolinguística: PNL no Coaching

NÚCLEO. Coaching com PNL. A Paixão de Fazer Acontecer. Coaching com PNL. Coaching com PNL. Programação Neurolinguística: PNL no Coaching 1 Coaching com PNL Pensamento & Ação Programação Neurolingüística Coaching A Paixão de Fazer Acontecer O processo de apoiar uma pessoa na identificação e criação de estados desejados, desenvolvendo e acessando

Leia mais

Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo

Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo O Leader Coaching Traning é um programa de treinamento em Coaching para Líderes, licenciado pela World Federation of Coaching (WFC), entidade

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

O Coaching pode ajudar uma pessoa a:

O Coaching pode ajudar uma pessoa a: O que é o Coaching O que é o Coaching É um processo compartilhado de desenvolvimento pessoal e profissional focado em ações no presente, para tornar real suas intenções de atingir objetivos e alcançar

Leia mais

Apresentação. Formação, especialização e treinamento em Coaching. Desenvolvimento de Líderes Extraordinários - Líder Coach

Apresentação. Formação, especialização e treinamento em Coaching. Desenvolvimento de Líderes Extraordinários - Líder Coach I. Pinheiro Apresentação O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é o resultado da experiência comprovada em desenvolver pessoas. Possuímos um sólido Background e amplo know-how em Desenvolvimento Humano.

Leia mais

Como criar e manter uma equipe motivada

Como criar e manter uma equipe motivada Como criar e manter uma equipe motivada O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem empresarial EAD Na Medida Cursos SEI

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Coaching Para a EXCELÊNCIA

Coaching Para a EXCELÊNCIA Coaching Para a EXCELÊNCIA António Santos António Santos Coaching ferramenta que permite elevar o nível de lucidez Mudanças que alargam horizontes. COACHING para a EXCELÊNCIA Mudanças que alargam horizontes.

Leia mais

REFLEXÃO. (Warren Bennis)

REFLEXÃO. (Warren Bennis) RÉSUMÉ Consultora nas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas; Docente de Pós- Graduação; Coaching Experiência de mais de 31 anos na iniciativa privada e pública; Doutorado em Administração;

Leia mais

COACHING E MENTORING APLICADOS A PROJETOS

COACHING E MENTORING APLICADOS A PROJETOS COACHING E MENTORING APLICADOS A PROJETOS CONHEÇA OS FUNDAMENTOS O QUE É O COACHING? Coaching é um processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Projeto Integrador Couching

Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Projeto Integrador Couching Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Projeto Integrador Couching Goiânia 2015 Couching 1. Conceito. O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que

Leia mais

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Avaliação de: Sr. José Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: 11/06/2014 Perfil Caliper Gerencial e Vendas

Leia mais

É habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

É habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Bem-Vindos! É habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Fonte: O Monge e o Executivo, James C. Hunter. ... é uma noção

Leia mais

Ser sincero em sua crença de que todos devem ir para casa todos os dias com segurança e saúde - demonstre que você se importa.

Ser sincero em sua crença de que todos devem ir para casa todos os dias com segurança e saúde - demonstre que você se importa. A Liderança Faz a Diferença Guia de Gerenciamento de Riscos Fatais Introdução 2 A prevenção de doenças e acidentes ocupacionais ocorre em duas esferas de controle distintas, mas concomitantes: uma que

Leia mais

judgment EM PERSPECTIVA:

judgment EM PERSPECTIVA: EM PERSPECTIVA: judgment As teorias de liderança geralmente estão baseadas em características individuais, como o carisma, influência, ética, entre outras, mas um determinante central da performance de

Leia mais

1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas

1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas 1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas http://oglobo.globo.com/economia/emprego/dicas-para-profissional-que-vira-chefe-dos-colegas-13653201 Tudo depende da postura pessoal, mas clareza

Leia mais