PARTE IV - AÇÃO E CONTROLE E TRABALHO COMPLETO - 25/10/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTE IV - AÇÃO E CONTROLE E TRABALHO COMPLETO - 25/10/2012"

Transcrição

1 MARKETING EM TURISMO E MEIO AMBIENTE Prof. Bibi TRABALHO: PLANO DE MARKETING 1. O roteiro para a elaboração do trabalho encontra-se abaixo. 2. Datas de entrega: PARTE I OPORTUNIDADE - 19/04/2012 PARTE II MARKETING ESTRATÉGICO - 21/06/2012 PARTE III MARKETING TÁTICO - 20/09/2012 PARTE IV - AÇÃO E CONTROLE E TRABALHO COMPLETO - 25/10/2012 APRESENTAÇÃO: dia 25/1012 em diante 3. Trabalho entregue após esta data prevista terá apenas 75% do seu valor. Não serão aceitos em hipótese alguma trabalhos entregues após a avaliação escrita. Você pode entregar antes. 4. Valor do Trabalho: 10,0 com Peso: 3,0 por bimestre. No último bimestre o trabalho final com a apresentação valerão 5,0 pontos. 5. Critérios de Avaliação: a. Sistematização do Conteúdo (idéia central, comentários, paráfrases) b. Pesquisa de campo e do produto c. Apresentação do trabalho.

2 PLANEJAMENTO E MARKETING E PLANO DE MARKETING O planejamento de marketing é um processo muito importante, de intenso raciocínio e de coordenação de pessoas, informações, recursos financeiros e materiais cujo foco central é a verdadeira satisfação do consumidor. Planejar, em marketing, é pensar nos inúmeros detalhes que compõem uma operação empresarial e articular todos esses elementos. Embora já estejamos em processo de planejamento enquanto pensamos em uma ação qualquer, somente a transformação desses pensamentos em plano permite que se inicie o processo de concretização das ideias A criatividade, sem dúvida, desperta a 'grande sacada' que identifica uma oportunidade que materializará o sonho. Entretanto, essa inspiração constitui apenas 1 por cento do processo. Para transformar sonho em realidade, é fundamental transformar um bom raciocínio de marketing em um plano de marketing detalhado e perspicaz. Em outras palavras, não há saltos mágicos! A concretização de um sonho é resultado de um conjunto lógico de ações que se sucedem em harmonia. O que é plano de marketing? O plano de marketing é o documento que resume o planejamento. É interessante observar que o plano é a formalização do planejamento, é a fotografia do planejamento de marketing, o retrato do raciocínio que ocorre na mente do planejador ou da equipe de planejamento. Essa fotografia comunica, a toda a empresa, as idéias que surgiram e foram analisadas no planejamento. Em síntese, o plano de marketing estimula e favorece todos na organização, de modo que apontem para a mesma direção. Para crescer é essencial unir esforços de todas as pessoas em direção a um único objetivo, conferindo unidade à organização. Um plano de marketing é o ponto alto do processo de aproveitar uma oportunidade oferecida pelo mercado. Congrega todas as atividades empresariais dirigidas à comercialização de um produto, que existe para atender às necessidades específicas dos consumidores, ou seja, o plano de marketing estabelece todas as bases e diretrizes para a ação da organização no mercado. O plano contém inúmeros detalhes, o que torna o processo de planejamento a principal atividade do profissional de marketing. Para que o plano tenha êxito, o profissional precisa ter domínio sobre todo o processo, a fim de reduzir incertezas e

3 riscos, especialmente quanto a custos e investimentos. Em um mercado em constante mudança, de crescentes exigências quanto a maior qualidade e custos menores, o planejamento é também uma questão de sobrevivência. Para substituir - e, mais, para crescer - é essencial unir os esforços de todas as pessoas em direção a um só objetivo, dando sentido de unidade à organização. É imprescindível também evitar o desperdício de recursos causado por decisões erradas, assim como reduzir a necessidade de improvisos e o perigo do esquecimento de pormenores importantes, que muitas vezes fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso, ou entre o bom êxito e o sofrível. Tipos de planos de marketing Tanto no Brasil como em outros países, os planos de marketingvariam muito em conteúdo e metodologia, recebendo diversas denominações, como plano anual de marketing, plano operacional de marketing, plano de ação de marketing ou plano de negócios ou plano comercial. Contudo, os planos de marketing podem ser divididos em duas categorias: planos anuais de marketing e planos de lançamento de novos produtos. Planos anuais de marketing De modo geral, os planos anuais de marketing cobrem o período do ano fiscal da empresa, embora possam conter projeções de longo prazo, de cinco ou mais anos. Esses planos fazem parte do orçamento anual (budget) da organização e englobam todos os produtos comercializados. Um plano anual de marketing apresenta menos detalhes do que o plano de marketing de lançamento de novos produtos e concentra-se nas estratégias empresariais e nos orçamentos dos programas de marketing do ano. Planos de lançamento de novos produtos Os planos de lançamento de um novo produto ou de uma nova linha de produtos comumente abarcam o período de cinco anos e visam aprovar o orçamento e a programação do lançamento. Após a aprovação, o plano de lançamento passa a fazer parte do plano anual de marketing.

4 Modelos de planos de marketing Os modelos de planos de marketing variam de muito curtos (7 a 10 páginas) a extensos e detalhados (mais de 150 páginas). No entanto, a tendência tem sido a utilização de planos mais curtos, sintéticos, objetivos e simples. Isso se explica pelas estratégias de downsizing das organizações, cujos resultados exigem reduções de todas as 'gorduras', inclusive as existentes nos planos de marketing. Planos mais objetivos consomem menos tempo de elaboração e de acompanhamento e, como conseqüência, menos recursos. Se cada organização utiliza um modelo de plano de marketing, será que existe um modelo ideal? A experiência e a pesquisa indicam que existe não apenas um, mas inúmeros modelos ideais. Entretanto, a escolha do modelo ideal de plano de marketing depende de vários fatores, como características do ramo em que a organização opera e de seus clientes, práticas dos concorrentes, hábitos dos principais executivos, cultura da organização e até mesmo o momento pelo qual ela passa. Seja como for, é fundamental considerar que, embora os modelos possam variar entre si, nota-se que os aplicados em organizações bem-sucedidas, orientadas para o mercado, incluem os seguintes elementos: Descrição da situação: apresenta dados históricos sobre o mercado, o produto e a concorrência. Objetivos: define o ponto a que o esforço de marketing deverá chegar em termos de participação de mercado, volume de vendas e resultados financeiros. Estratégias: mostra como a organização utilizará as ferramentas de marketing para atingir os objetivos. Como desenvolver um modelo ideal de plano de marketing? Em primeiro lugar, sugerimos que se domine o conteúdo do que foi proposto aqui, para então adaptá-lo às necessidades e às características de sua organização. O planejador terá, então, um parâmetro de avaliação dos elementos indispensáveis e dos dispensáveis, uma decisão muito difícil se considerarmos que o plano de marketing é a chave do sucesso de um empreendimento.

5 MODELOS DE PLANOS ESTRATÉGICOS Existem vários modelos de planos estratégicos. O modelo que adotamos, compilado por Aluisio Ambrósio, compõe-se de dez etapas (Figura 1.5). Inicia-se com a definição do negócio e termina com a estipulação das metas. Os diversos elementos que compõem esse modelo estão relacionados a seguir. Figura 1.5 Modelo de plano estratégico Nosso Negócio Análise Externa Análise Interna Cenários Valores Éticos Visão Missão Objetivos Estratégias Metas Visão 1. Definição do negócio. Nesta etapa do planejamento são estabelecidos os propósitos do negócio: o ramo do mercado em que a organização atua ou atuará, os produtos oferecidos ao mercado e as necessidades dos clientes que se pretende atender. 2. Análise externa. É a análise do ambiente externo. Esta é uma atividade de levantamento e análise dos fatores ambientais que afetam a organização, bem como da evolução e do surgimento de novos fatores. 3. Cenários. É a previsão da evolução dos fatores que influenciam ou podem influenciar o desempenho da organização. 4. Valores éticos. Nesta etapa se fazem a identificação e a definição dos valores éticos e dos princípios que norteiam as atividades da organização. 5. Visão. Nesta fase se estabelece a visão de futuro da organização, da maneira mais precisa possível, procurando determinar elementos que a ajudem a controlar o próprio destino. Representa o sonho que os acionistas têm para a organização. 6. A visão envolve diretamente, com total proximidade, a missão, os objetivos, as estratégias e as metas. 7. Missão. Estágio que define a missão da organização, ou seja, a razão de sua existência, a função que ela desempenha para se tornar útil e justificar seus retornos, atendendo às expectativas de seus públicos (stakeholders) e da sociedade em que ela atua. A missão expressa onde e como a organização espera obter retorno, por meio da oferta de um produto ou da prestação de um serviço útil e desejável. 8. Objetivos. Aqui são escolhidos os objetivos: determinadas situações a que a organização quer chegar e tem condições razoáveis de fazê-io para cumprir sua missão e conseguir alcançar sua visão. É a resposta à pergunta: "O que fazer?", que pode ser, por exemplo, alcançar 30 por cento de participação no mercado de motores a diesel até o final de dezembro de Estratégias. Neste tópico busca-se responder à pergunta: "Como fazer?" As estratégias estão associadas a objetivos e mostram como a organização vai empregar seus recursos para alcançá-los. Se um objetivo for alcançar 30 por cento de participação no mercado de motores a diesel até o final de dezembro de 2016, uma estratégia pode ser lançar duas novas marcas de motores.

6 10. Metas. Uma vez definidos os objetivos e escolhidas as estratégias, é necessário definir uma programação de execução para estabelecer que resultados devem ser alcançados, quando devem ser alcançados e por quem devem ser alcançados. Por exemplo, o Departamento de Marketing deverá lançar uma marca nova de motor a diesel até setembro de 2009.

7 PROCESSO DE ELABORAÇÃO E ROTEIRO DE PLANO DE MARKETING Primeiro passo: definição do tema Em uma situação real, o planejador e coordenador da elaboração do plano de marketing conhece o conceito de produto a ser abordado. Ele sabe por que o chefe dele, geralmente o diretor ou o presidente da organização, definiu que fosse criado um plano de marketing a partir do plano estratégico da organização. Quando se trata de um trabalho acadêmico, a primeira etapa a ser vencida na elaboração do plano de marketing é a escolha do tema, que pode ser feita pelo professor ou pelo grupo responsável pelo trabalho. Em ambas as situações, esse é um dos aspectos mais importantes do processo de planejamento de marketing, pois todo o desenvolvimento subseqüente deriva da precisão com que o tema foi definido. Vejamos dois exemplos: 1) lançamento de uma ferramenta robotizada para aplicações industriais e 2) lançamento de xampu neutro e suave. Conceito de produto: ferramenta robotizada para aplicações industriais Lançamento de uma nova ferramenta robotizada para aplicações industriais. Características Ferramenta robotizada móvel, controlada eletronicamente; Tem acessórios para várias aplicações industriais Conceito de produto: xampu neutro e suave Lançamento de xampu neutro e suave, diferenciado dos existentes no mercado. Características Contém glicerina, ingrediente neutro e suave; Uma fórmula para todos os tipos de cabelo. Segundo passo: formação da equipe (Somente para vcs saberem como agir em uma empresa) Deve-se definir a equipe que participará do processo de elaboração do plano logo no início. É preciso fazer reuniões periódicas de planejamento, para manter a equipe informada sobre a evolução do processo e para se obter a ajuda, o feedback e o comprometimento de cada participante. A equipe deve ser multidisciplinar, com representantes de cada departamento-chave para a fase de implementação do projeto. É preciso que esses representantes sejam competentes e tenham bom relacionamento com seus pares e chefes, como representantes dos departamentos de finanças, vendas, compras e produção. As equipes não devem ser numerosas, para que sejam ágeis, e devem envolver, de fato, as pessoas que implementarão o plano. Ao participarem do processo de planejamento e conhecerem a fundo o projeto, seus impactos e seus benefícios para a organização, esses profissionais estarão mais aptos a colocar em prática as atividades pelas quais serão responsáveis e se sentirão naturalmente mais compromissados com o sucesso do plano.

8 Terceiro passo: empatia com o cliente É uma etapa muito importante, pois é o cerne de um plano de marketing bem-sucedido: a empatia com o cliente, com o consumidor. É o passo maior, a grande largada. Se essa etapa não for bem cumprida, corre-se o risco de desenvolver-se um plano tecnicamente impecável, mas sem a grande força que o marketing pode dar, ou seja, a capacidade de fazer, de fato, diferença na vida da sociedade, mesmo que uma diferença muito pequena. Todas as pessoas envolvidas no plano de marketing precisam colocar-se no lugar do cliente, do ser humano que está buscando um produto que o ajude a viver um pouco melhor e feliz. Devem pensar com o cliente, pelo cliente, para o cliente, e sentir. Uma visita aos clientes potenciais com a equipe é uma providência que costuma ser muito eficaz na implementação dessa etapa, bem como apresentar à equipe os resultados de pesquisas com os clientes para que ela possa conhecer os desejos e as necessidades a serem alcançados pelo plano de marketing. É interessante também que o próprio coordenador da equipe, sempre que possível, fale sobre os clientes e demonstre respeito e preocupação genuínos para com eles. Essa filosofia de empatia precisa envolver todo o processo de planejamento de marketing. Isso é o marketing da realidade. É sólido, firme. Isso traz dinheiro e muito mais: sucesso. O processo de empatia com o cliente estimula a criatividade da equipe responsável pela elaboração do plano de marketing. Como dissemos, os detalhes fazem a diferença. Uma equipe imbuída de espírito positivo e objetivo ficará mais sensível aos detalhes do plano de marketing. A empatia é tão importante que pode simplesmente fazer a diferença entre um plano medíocre e um plano consistente e bem-sucedido. Quarto passo: levantamento de informações É uma fase crucial para conferir rigor ao plano de marketing, com base em dados e fatos, e não somente em hipótese e opiniões. Afinal, quando se investe dinheiro, é necessário que se saiba, no mínimo, onde se está pisando. Todo investimento implica risco, mas assumir um risco calculado traz maior segurança. Nessa etapa entra o Sistema de Informações de Marketing (SIM). Quinto passo: redação do plano Se as etapas anteriores foram seguidas com segurança, será possível levar a bom termo o quinto passo, a redação do plano. Para que o plano seja confiável, é fundamental que se estabeleçam objetivos e prazos realistas, sem se render a pressões e contingências, nem aceitar condições que sejam inalcançáveis. O roteiro deve ser seguido com disciplina e precisão. Observe que a maneira mais objetiva ~ rápida de iniciar a redação do plano é pelas seções do marketing estratégico, pois é possível redigir o plano à medida que as informações são obtidas. Sexto passo: revisão e formatação do plano Marketing é, como já vimos, planejamento e realização de detalhes, e seu plano deve refletir isso. É fundamental revisar todo o texto, com calma e atenção, de modo que os resultados financeiros e todas as cifras sejam consistentes, e os elementos do plano estejam harmonizados entre si.

9 A formatação do plano é muito importante, pois o aspecto visual deve refletir coerência, consistência, integridade, enfim, alto valor percebido. É indispensável, por exemplo, que as atividades descritas na programação estejam plenamente coerentes com as estratégias e táticas; a formatação da página esteja correta, sem falhas nem repetições, e o resumo (ou sumário) de assuntos corresponda à paginação. Com certeza, você terá de refazer itens em diversas seções, pois muitas vezes o acerto de um item implica a revisão de outro, ou, mais provavelmente, de outros itens. Sétimo passo: apresentação do plano A apresentação do plano de marketing precisa ser planejada com atenção e cuidado. Uma vez elaborado o plano, é necessário dedicar-se à aprovação e divulgação. Para tanto, será necessário expô-lo, apresentá-lo para as diversas pessoas envolvidas em sua implementação. O bom senso recomenda que antes da apresentação o planejador distribua o material entre os membros da diretoria e as pessoas-chave da organização. Essa providência é crucial para que os pontos de resistência sejam eliminados e os possíveis erros sejam corrigidos antes de uma reunião de diretores, por exemplo.

10 ROTEIRO DO PLANO DE MARKETING Organização do roteiro do plano O roteiro do plano de marketing sugerido é organizado em quatro partes fundamentais e treze seções: oportunidade, marketing estratégico, marketing tático bem como ação e controle. Oportunidade Nesta primeira parte são definidas as seções situação e objetivos. Elas apresentam o objetivo do plano e seu contexto. Aqui se indica, também, a integração do plano de marketing com o plano estratégico da organização. Marketing estratégico Nesta segunda parte, o planejador depreende o mercado, o contexto em que o plano de marketing será posto em prática. O planejador deve segmentar o mercado, selecionar seu alvo e posicionar o produto. É a etapa de levantamento de informações, fundamental para o planejamento estratégico de marketing. Essa parte compõe-se de quatro seções: consumidor, mercado, aspectos legais e posicionamento. Marketing tático O planejador especificará em detalhes as características do produto, o ponto em que será distribuído, a divulgação do produto para o mercado-alvo e seu preço. É a essência do planejamento tático de marketing. Deve-se ter cuidado para que sejam desenvolvidas táticas realistas, que levem em conta o curto, o médio e o longo prazos. A parte sobre marketing tático é formada por quatro seções, constituídas pelos 4Ps: produto, ponto, promoção e preço. Ação e controle Estão incluídas as informações necessárias para a tomada de decisão, bem como para a implementação e o controle da ação decidida. Os elementos fundamentais, ou seções do plano, que permitirão o processo de ação e controle do plano de marketing são os resultados financeiros, a análise de equilíbrio e a programação. Philip Kotler informa acerca das opiniões de executivos referentes a limitações dos planos de marketing: "Falta de realismo, análise competitiva insuficiente e foco restrito no curto prazo". Por isso o profissional, principalmente o planejador, precisa cercar-se de cuidados ao desenvolver um plano de marketing, assegurando que seja realmente um instrumento de ação vigorosa e bem-sucedida no mercado. Elementos do roteiro do plano de marketing As características próprias e peculiares de cada empresa devem refletir tanto na organização e no roteiro quanto no formato do plano de marketing. O roteiro aqui apresentado, resultado de muitos anos de experiência em várias empresas multinacionais, é perfeitamente adaptável a essas situações particulares. Pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio, com ou sem fins lucrativos, para lançamento ou relançamento de produtos tangíveis, intangíveis, de consumo ou industriais.

11 DETALHAMENTO DO PLANO DE MARKETING PARTE I - OPORTUNIDADE 1 Situação Qual é a razão de ser do plano de marketing? Qual o contexto político, econômico e social que valida a oportunidade? Qual é a descrição do produto em questão? Como o produto, ou seja, o objeto do plano de marketing, ajudará a organização a alcançar seus objetivos estratégicos? Qual é a sintonia do produto com a visão, a missão e os valores da organização? 2 Objetivos O que se pretende alcançar com o produto a curto, médio e longo prazos? Geralmente o foco é a participação de mercado, o volume de vendas e o lucro. Os objetivos devem ser mensuráveis, identificáveis no tempo, definidos com clareza, consistentes, coerentes e viáveis. PARTE II - MARKETING ESTRATÉGICO 3 Consumidor Perfil do consumidor. Desejos e necessidades. Hábitos de uso e atitudes. Papéis de compra. 4 Mercado Histórico do mercado. Tamanho do mercado. Tamanho do mercado por região. Estágio da demanda. Sazonalidade. Impacto da tecnologia. Segmentação do mercado. Participação de mercado das principais marcas Informações sobre os concorrentes. Características do P de Produto (referentes ao mercado) Características do P de Ponto (referentes ao mercado). Características do P de Promoção (referentes ao mercado). Características do P de Preço (referentes ao mercado).

12 5 Aspectos legais Legislação específica. Legislação em trâmite. Aprovação prévia. Órgãos de classe. Considerações éticas para a comercialização. Tributos. Controle de preços. Restrições à comunicação. Registro da marca e da patente. Código de Defesa do Consumidor. 6 Posicionamento Segmentação proposta. Mercado-alvo proposto: o público-alvo; o quantificação do público-alvo em número de consumidores; o quantificação do público-alvo em volume de compras; o quantificaçâo do público-alvo em valor de compras. Posicionamento proposto: o Posicionamento dos concorrentes; o Proposta de posicionamento do produto Ciclo de vida e estratégia de marketing. Projeções de mercado: o Hipóteses econômicas; o Projeções do tamanho do mercado; o Projeções de participação de mercado (nossa organização e os concorrentes); o Outras projeções. PARTE III - MARKETING TÁTICO 7 Produto Breve histórico e evolução. Características. Bens facilitadores e de suporte. Níveis de produto (ou hierarquia de valor). Análise de benefícios. Marca. Design. Embalagens. Rótulos. Especificações. Manual de instruções. Teste de qualidade. Serviços. Garantias.

13 Modos de uso e cuidados. Necessidades regionais. Desenvolvimento de produto. Checklist de produção e de logística: o Suprimentos; o Instalações e espaço; Equipamentos; o Pessoal técnico; o Testes médicos (ou testes específicos de determinado produto); o Investimentos. Pesquisas de marketing previstas. 8 Ponto Canais de distribuição. Relacionamento com os canais. o Logística de mercado: o Processamento de pedidos; o Armazenagem; o Estoques; o Transporte. Previsão de vendas: o Por canal de distribuição e, se possível, por cliente; o Mês a mês para os primeiros doze meses; dependendo do ciclo de compras do produto, a previsão de vendas deve ser feita para cada dia; o Para os primeiros cinco anos, com previsões anuais distintas para cada ano; o Por embalagem individual do produto, incluindo amostras grátis; o Por região, para o total do país e para exportações. Pesquisas de marketing. 9 Promoção Público-alvo. Copy strategy. Propaganda: o Agência de propaganda; o Mídia. Promoção de vendas. Relações públicas. Marketing direto. Venda pessoal e equipe de vendas: o Objetivos; o Capacidade de absorção; o Treinamento da equipe; o Material de trabalho. Evento de lançamento/inauguração. Endomarketing. Orçamento para cada ferramenta de comunicação: o Despesas de produção. Pesquisas de marketing.

14 10 Preço Objetivo da organização em relação a preço. Estratégia de preços. Comparação com a concorrência. Controle de preços. Margens de comercialização. Descontos não promocionais. Condições de pagamento. Financiamento. Estrutura de preços. Estrutura de custos. Pesquisas de marketing. PARTE IV AÇÃO E CONTROLE 11 Resultados financeiros Hipóteses econômicas. Parâmetros do produto. Demonstração de resultados do exercício. Análise do retorno sobre o investimento. 12 Análise de equilíbrio Componentes da análise de equilíbrio: o pontos fortes; o pontos fracos; o oportunidades; o ameaças. 13 Programação Quadro de programação: o atividade; o data-limite; o responsável. A numeração dos itens não é obrigatória. Deve ser usada somente quando puder facilitar a leitura do plano. Há profissionais de marketing que preferem não numerar e há outros que preferem numeração bem detalhada. A escolha deve sempre se basear na cultura da organização e no objetivo de facilitar a leitura e a interpretação do plano.

Plano de marketing Um roteiro para a ação

Plano de marketing Um roteiro para a ação Plano de marketing Um roteiro para a ação 1. Planejar, planejar, planejar 2. Planejamento de marketing e plano de marketing 3. Processo de elaboração e roteiro do plano de marketing 4. Detalhamento do

Leia mais

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni Aula 13 Roteiro do Plano de Marketing Profa. Daniela Cartoni Plano de Marketing: Estrutura Capa ou folha de rosto 1. Sumário Executivo 2. Situação atual de marketing 3. Análise de oportunidades 4. Objetivos

Leia mais

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período: Encontro 30 Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing Unidade V: O Plano de Marketing Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 4º. ADM Planejamento é tudo... Link: http://www.youtube.com/watch?v=dwt9ufbxluk

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING Prof. Esp. Lucas Cruz Estabelecimento de metas Os objetivos devem atender aos critérios: ser organizados hierarquicamente, do mais importante para o

Leia mais

Planejamento de Marketing.

Planejamento de Marketing. Planejamento de Marketing. Análise de Mercado Identificação de Riscos e Oportunidades Segmentação de mercado; Seleção de mercado alvo Objetivos de Marketing Estratégia de diferenciação de produto Estratégia

Leia mais

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios É evidente a importância de um bom plano de negócios para o empreendedor, mas ainda existem algumas questões a serem respondidas, por exemplo: Como desenvolver

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização Pesquisa de Mercado Aula 1 Prof. Me. Ricieri Garbelini Tópicos Abordados 1. Identificação do problema ou situação 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos 3. Tipos de pesquisa 4. Métodos

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o

O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o futuro da empresa. O que pode fazer pela minha empresa? Avaliar

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

Justificativa da iniciativa

Justificativa da iniciativa Sumário Justificativa da iniciativa O que é o Framework? Apresentação básica de cada ferramenta Quais projetos serão avaliados por meio do Framework? Fluxo de avaliação Expectativas Justificativa da iniciativa

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS 10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS O fim do ano se aproxima e muitas empresas estão correndo atrás de fechar os resultados e as metas planejadas para o ano. Mas como sabemos em vendas não existe

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Djair Picchiai Campus São Paulo Março 2010 AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas, a saber:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço Service Level Management SLM Gerenciamento de Níveis de Serviço 1 É o balanço o entre... Qualidade dos serviços entregues Expectativa do cliente 2 Processo: Definições Service Level Management (SLM) Têm

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção.

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção. Processo Seletivo O que é? O Processo Seletivo é um conjunto de técnicas e instrumentos, empregados para avaliação de materiais, técnicas ou candidatos visando identificar as habilidades, tendências e

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos. Profa.

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos. Profa. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Produto É algo que pode ser oferecido para satisfazer um

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ INTRODUÇÃO Estratégia é hoje uma das palavras mais utilizadas

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro

PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro Anexo 3 PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro 1. Capa 2. Sumário 3. Sumário executivo 4. Descrição da empresa 5. Planejamento Estratégico do negócio 6. Produtos e Serviços 7. Análise de Mercado 8. Plano de Marketing

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio Plano de Negócios Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa Modelo de Planejamento prévio Fraiburgo, 2015 Plano de Negócios Um plano de negócios é uma descrição do negócio

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Esse estágio é chamado de Implementação.

Esse estágio é chamado de Implementação. A empresa, após realizar o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, deve gerar o produto designado, definir seu preço, distribuí-lo e promovê-lo. Esse estágio é chamado de Implementação. Todas as

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS 1. APRESENTAÇÃO: O objetivo deste documento é apresentar o Plano de Expansão Comercial, promovido pela Área Comercial da XYZS, deixando claro

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais