Introdução à Física Moderna

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Física Moderna"

Transcrição

1 Físia IV Poli Engenharia Elétria: 9ª Aula (15/09/014) Prof. Alvaro Vannui Introdução à Físia Moderna No final do séulo XIX já se onheiam as equações de Maxwell mas não se tinha ainda um onepção sólida a respeito da estrutura da matéria. Naquela époa, havia também um grande interesse sobre o fenômeno da radiação térmia emitida por orpos aqueidos. Por exemplo, um alfinete sob uma hama: no iníio do aqueimento irradia na região do infravermelho; depois passa a brilhar na or vermelha. Muito mais quente ainda, irradia na or brana (soma de todas as ores)! Observações omo esta sugerem um espetro de emissão ontínuo (do infravermelho ao ultravioleta), ujo imo de emissão oorre para uma frequênia (um omprimento de onda) que depende da temperatura do orpo. A forma detalhada do espetro de radiação térmia, dada pela intensidade da radiação em função da frequênia da radiação emitida (ou do omprimento de onda orrespondente), depende ainda do material que ompõe o orpo. Porém, no aso ideal do hamado orpo negro esta dependênia se dá apenas om relação à temperatura do orpo; lembrando ainda que a intensidade é dada por I S energia / área / tempo Espetros de radiação do Corpo Negro Uma idealização físia do orpo negro orresponde a uma avidade om orifíio, de forma que toda a radiação que penetra é totalmente absorvida pelas paredes (após múltiplas reflexões). Quando em equilíbrio térmio, a uma dada temperatura T, um orpo negro emite energia na mesma taxa que a absorve, permitindo que a sua temperatura seja onheida.

2 Caraterístias importantes de um orpo negro: 1 ) Comparado om um outro orpo qualquer, à mesma temperatura, um orpo negro irradia igual ou mais energia. ) A irradiação oorre difusa e isotropiamente (sem direção preferenial). No final do séulo XIX, Josef Stefan ( ) observou que as áreas sob as urvas de distribuição (ver figura aima) eram sempre proporionais a T 4 ; ou seja, a potênia de radiação total emitida pode ser esrita omo: P 4 AeT Lei de Stefan ( ou Stefan Boltzmann ), onde A é a área superfiial do orpo à temperatura absoluta T, é a onstante de 8 4 Stefan ( 5,67 10 W/( m K ) ) e e 1 para o aso de um orpo negro. Por outro lado, outro ientista, Wilhelm Wien também notou que o imo de ada urva de distribuição se desloava om a temperatura T do orpo, de forma que em 1893 ele propôs: T 3,89810 m K Lei de Desloamento de Wien, onde é o valor do omprimento de onda em que a distribuição atinge seu valor de imo (valor de pio). Porém, a questão mais importante era saber por quais meanismos físios a emissão de radiação se originaria. Do ponto de vista lássio, a emissão da radiação deveria aonteer devido à agitação térmia das argas que ompõem os átomos/moléulas do orpo à temperatura absoluta T (argas aeleradas é que irradiam). No iníio do séulo XX os físios britânios Lord Rayleigh e Sir James Jeans deduziram uma expressão lássia para a radiação emitida por um orpo negro, supondo os átomos que ompõem as paredes omo sendo osiladores que poderiam emitir em todos os omprimentos de onda, para uma erta temperatura T do orpo: sendo KB KBT I(, T) Lei de Rayleigh Jeans 4 3 1,38 10 J / K onstantede Boltzma nn Ao se fazer o gráfio desta equação, porém, verifiou-se que os dados experimentais só eram razoavelmente bem ajustados na região orrespondente a valores muito grandes de. Para 0, porém, obtinha-se que I!. Este omportamento fiou onheido om Catástrofe do Ultravioleta.

3 Dados experimentais T=7000K Rayleigh-Jeans Em 1900, o físio alemão Max Plank apresentou uma equação que ele obteve simplesmente através de um ajuste adequado dos dados experimentais: h I(, T) ; ou h 5 KBT ( e 1) I( f, T) f hf KBT ( e 3 1) Equaçoesde Plank para a RadiaçãodoCorpo Negro onde h 34 6,63 10 J s onstantede Plank Agora, omo o prinípio básio para a expliação do fenômeno da irradiação deveria ainda orresponder à emissão pelos osiladores das paredes internas do orpo negro (proedimento teório proposto e seguido por Rayleigh-Jeans), então só se hega teoriamente às equações de Plank onsiderando que os osiladores não irradiam em todos os omprimentos de onda mas em apenas algumas bem espeífias. Ou seja, os átomos/moléulas do orpo negro, de aordo om o modelo de Plank, teriam valores disretos (quantizados) de energia: n E n E nh f ; n 0,1,,3,... osilador número quântio hf hf hf 0 Assim, o átomo/moléula que se enontrar em um dos estados permitidos, para passar a um outro de menor energia, ele terá que emitir (irradiar) esta diferença, este quanta de energia (posteriormente designado por Einstein omo um fóton), que orresponderia a E hf

4 Exemplo: Determine os valores imos do omprimento de onda e frequênia orrespondentes à irradiação térmia emitido pelo orpo humano ( T 35º C 308K ) Resolução: Pela Lei de Desloamento de Wien: T 3, m K 3,910 então: 9, 4m 9400 nm (infravermelho distante) 308 Quanto à frequênia, omo 310 f 9, f f 3, 10 Hz 6 Exeríio apítulo 8: O raio do Sol é total P 6 3,77 10 W. Rs 8 6,96 10 m e ele emite uma potênia a) Supondo que ele irradia omo um orpo negro, determine a temperatura na superfíie. b) Enontre para o Sol a partir do item anterior. Resolução: ,77 10 a) Lei de Stefan: P AT T 8 8) (5,67 10 )(4 )(6,9610 1, T 5750K b),910,910 T Sol nm região do 504 ( amarelo) Exemplo: Um orpo m kg está preso a uma mola de massa desprezível e onstante elástia K 5 N / m. A mola é estiada a x0 0,4m da sua posição de equilíbrio e depois é solta. a) Determine a energia total e a frequênia do sistema do ponto de vista lássio. b) Admita a quantização da energia e alule o número quântio n do sistema. ) Qual a variação de energia do sistema quando o osilador efetua uma transição ao próximo estado quântio de nível mais baixo? Resolução: 1 1 E E Epot Kx 0 5 0, 4 E J a)

5 1 k 1 5 Quanto à frequênia, omo sabemos: f os. f 0,56Hz m b) E En nh f n n 5, (6,6310 )(0,56) 33 ) E E E 1 nh f ( n 1) h f h f n n Em uma transição atômia/moleular, esta seria a energia do fóton irradiado E (6,6310 )(0,56) 3, J Efeito Fotoelétrio Fenômeno que envolve a emissão de elétrons (fotoelétrons) por superfíies metálias, quando iluminadas om radiação de frequênias aima de um erto limiar. Esta observação foi primeiramente realizada por Hertz (1887), e depois devidamente expliada por Einstein (em 1905), tornando-o o ganhador do prêmio Nobel de 191. Emissor de fotoelétrons Luz ( ) Tubo em váuo Coletor de fotoelétrons C G A + Fonte DC Entendendo o fenômeno: 1) Tubo de vidro, em váuo, tem uma plaa metália C ligada ao terminal (-) de uma fonte de tensão variável e G é uma plaa metália mantida no potenial (+) da fonte. ) Sem inidênia de luz, a leitura do amperímetro (A) é zero; e quando luz monoromátia ilumina a plaa C observa-se a passagem de orrente pelo iruito, ou seja, há fluxo de argas entre C e G. 3) Apliando uma diferença de potenial entre as plaas C(-) e G(+) (a fonte de tensão ajustável é ligada) mais e mais elétrons são oletados onforme a diferença de potenial vai sendo aumentada até que uma orrente limite é atingida.

6 4) Quando a polaridade da fonte de tensão é invertida, os fotoelétrons passam a ser repelidos pela plaa negativa C; e somente aqueles om energia E () e ( V ) onseguem alançar a plaa G. (lembrar: W q E dl (q)( V) Ein ) 5) Finalmente, tornando a plaa G ada vez mais negativa, a orrente no iruito torna-se ada vez menor até que o potenial de fretamento ( ) é atingido e a orrente vai a zero. VS in Expliação: Os elétrons da plaa metália C, ao absorverem energia da radiação inidente, usam parte (ou o total) desta energia para libertarem-se das forças que os mantêm presos ao metal; e o restante é transformado em energia inétia, de forma que o valor imo ( K ) será: K hf onde a função trabalho orresponde à energia mínima de ligação dos elétrons no metal. Modelo fenomenológio do efeito fotoelétrio: os elétrons no metal estão submetidos a uma Energia Potenial negativa (um poço de potenial) que os mantêm presos ao meio. Na figura, todos os elétrons livres oupam todos os estados energétios disponíveis, até o hamado Nível de Fermi, om energia orrespondente E F. Um fóton, om energia E = (função trabalho) é apaz de arranar um elétron que esteja no nível de Fermi (e este desprende-se do metal om energia inétia nula); mas não remove elétrons om energia abaixo do Nível de Fermi. Se a energia dos fótons (E = hf) inidentes for maior que a função trabalho ( ) então outros elétrons são arranados (os do Nível de Fermi e também outros om energias logo abaixo), de forma que a energia inétia ima que pode ser medida dos elétrons removidos será dada pela equação aima. Cada metal possui um valor espeífio de, que são alguns elétron- Volts (ev); sendo que 19 1eV 1,6 10 J. Ver tabela ao lado

7 Proedimento experimental: onheendo-se a frequênia (or) do fóton inidente ( E f hf ) e medindo-se a energia ima dos fotoelétrons ( K ), obtém-se o valor experimental da função-trabalho do metal. Na prátia, o que se faz em laboratório é: 1 ) Irradia-se a plaa C om radiação eletromagnétia de diferentes frequênias (diferentes energias) determinando-se os orrespondentes e onstruindo o gráfio ao lado. K ) No ponto em que a reta orta o eixo horizontal tem-se a frequênia de orte ( f ), valor abaixo do qual a energia do fóton não é sufiiente para arranar qualquer elétron do metal Emin hf ) ( 3 ) Observando-se a expressão K hf já apresentada (é equação de uma reta), nota-se que o oefiiente angular da reta do gráfio irá justamente forneer o valor experimental da onstante de Plank (h). 4 ) Finalmente, tendo-se determinado do gráfio a frequênia de orte f (quando K 0 ) então a função trabalho é determinada: metal hf. Contradições om relação à Físia Clássia (Equações de Maxwell): 1) Pela teoria ondulatória, a remoção dos elétrons do metal não deveria depender da frequênia luminosa, mas sim da intensidade do feixe ( I E 0 ); ou seja, radiação de qualquer frequênia (desde que intensa o sufiiente) poderia arranar elétrons. Mas experimentalmente observa-se que há uma frequênia de orte! ) Pela teoria ondulatória, a energia inétia dos elétrons arranados dependeria da intensidade da radiação. Porém, experimentalmente se observa que apenas o número de fotoelétrons é que aumenta (desde que f f ), e que o Kmax depende apenas da frequênia da radiação inidente. 3) A físia lássia prevê que sob ação do ampo elétrio osilatório da radiação inidente, o elétron no metal deveria ganhar energia sufiiente apenas após algumas osilações (neessitando de tempo para isto); mas experimentalmente observa-se que os fotoelétrons são arranados quase que imediatamente 9 ( t 10 s) Proposta de Einstein: troar ( Eonda Eo ) Teoria ( E fóton f ) Teoria Clássia Moderna Como aeitar isto, em vista do grande suesso, visto anteriormente, das Equações de Maxwell?

8 Exemplo: Uma plaa de sódio é iluminada om radiação de omprimento de onda 300nm. Sabendo-se que a função-trabalho é,8ev, determine: a) A energia inétia ima dos fotoelétrons b) O omprimento de onda limiar ( ) para o sódio ) A veloidade ima dos fotoelétrons Resolução: Na a) K hf e h K f K 34 8 (6,6310 )(310 ) (,8)(1,6 10 ) 310 1,86 e 9 (30010 ) h b) Condição de Limiar: K 0 hf K J V 34 8 (6, 6310 )(310 ) nm (, 8)(1, 610 ) ) 1 K m v v m s Km h e e e 8,110 / 9000 /!!

3.Um feixe de luz laser, de comprimento de onda 400nm m, tem intensidade

3.Um feixe de luz laser, de comprimento de onda 400nm m, tem intensidade 1.Em um laboratório de físia, estudantes fazem um experimento em que radiação eletromagnétia de omprimento de onda λ 300 nm inide em uma plaa de sódio, provoando a emissão de elétrons. Os elétrons esapam

Leia mais

2. Radiação de Corpo Negro

2. Radiação de Corpo Negro Apostila da Disiplina Meteorologia Físia II ACA 036, p. 14. Radiação de Corpo Negro Define-se omo orpo negro o meio ou substânia que absorve toda a radiação inidente sobre ele, independentemente do omprimento

Leia mais

Proposta de Resolução do Exame Nacional de Física e Química A 11.º ano, 2011, 2.ª fase, versão 1

Proposta de Resolução do Exame Nacional de Física e Química A 11.º ano, 2011, 2.ª fase, versão 1 Proposta de Resolução do xame Naional de Físia e Químia A.º ano, 0,.ª fase, versão Soiedade Portuguesa de Físia, Divisão de duação, 5 de ulho de 0, http://de.spf.pt/moodle/ Grupo I. squema que traduza

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Laboratório Avançado de Física EFEITO FOTO ELÉTRICO

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Laboratório Avançado de Física EFEITO FOTO ELÉTRICO Universidade de São Paulo Instituto de Físia de São Carlos Laboratório vançado de Físia EFEITO FOTO ELÉTRICO Introdução O fenômeno no qual elétrons são emitidos de uma superfíie metália quando inide nesta

Leia mais

Física D Semiextensivo V. 4

Física D Semiextensivo V. 4 Físia D Semiextensivo V 4 Exeríios 01) B 0) D 03) B 04) A 05) D 06) A 07) D Nanograma nano( 9 ), grama (unidade de massa) Sabendo-se que 1 hora 3600 s e Ws joule, então 1 kwh 3600 3 3,6 6 J 1 Verdadeira

Leia mais

Gabarito (Exame )

Gabarito (Exame ) Gabarito (Exame 010.1) 1 A) Alternativa (d) O fluxo do ampo elétrio através de uma superfíie Gaussiana qualquer é = E nda A interseção da superfíie Gaussiana om o plano arregado é uma irunferênia de raio

Leia mais

As Equações de Maxwell e a Onda Eletromagnética

As Equações de Maxwell e a Onda Eletromagnética As Equações de Maxwell e a Onda Eletromagnétia Evandro Bastos dos antos 27 de Maio de 2017 1 Introdução Até agora vimos aqui quatro leis do no eletromagnetismo. A lei de Gauss na eletrostátia, E ˆnda =

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Início da Física Moderna Vários fenômenos, não podiam ser compreendidos nos quadros da física clássica a radiação do corpo negro o efeito fotoelétrico a emissão de

Leia mais

Radiação do Corpo Negro

Radiação do Corpo Negro Aula-8 Fótons I Radiação do Corpo Negro Radiação Térmica Até agora estudamos fenômenos em que a luz é era considerada como onda. Porém, há casos em que a explicação convencional da teoria eletromagnética

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE TEMPERATURA E ENERGIA CINÉTICA DAS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS. Luiz Carlos de Almeida

RELAÇÕES ENTRE TEMPERATURA E ENERGIA CINÉTICA DAS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS. Luiz Carlos de Almeida RELAÇÕES ENRE EMPERAURA E ENERGIA CINÉICA DAS RADIAÇÕES ELEROMAGNÉICAS A atástroe do ultravioleta: Luiz Carlos de Almeida Na tentativa de resolução da emissão de um orpo negro aqueido, vários ientistas

Leia mais

Mecânica Quântica. Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck

Mecânica Quântica. Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck Mecânica Quântica Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck...numa reunião em 14/12/1900, Max Planck apresentou seu artigo Sobre a teoria

Leia mais

COEFICIENTES DE ATRITO

COEFICIENTES DE ATRITO Físia Geral I MIEET Protoolos das Aulas Prátias Departamento de Físia Universidade do Algarve COEFICIENTES DE ATRITO 1. Resumo Corpos de diferentes materiais são deixados, sem veloidade iniial, sobre um

Leia mais

QUESTÕES PROPOSTAS RESOLUÇÃO POR ETAPAS

QUESTÕES PROPOSTAS RESOLUÇÃO POR ETAPAS Fisia será a elevação da tensão elétria Assim, 500 10 000 omo >, o onjunto roduzirá 200 5000 maior elevação de tensão 23 Um transformador é onstituído por duas bobinas e um núleo de ferro Quando a orrente

Leia mais

Termo-Estatística Licenciatura: 22ª Aula (05/06/2013) RADIAÇÃO TÉRMICA. (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick)

Termo-Estatística Licenciatura: 22ª Aula (05/06/2013) RADIAÇÃO TÉRMICA. (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick) ermo-estatística Licenciatura: ª Aula (5/6/13) Prof. Alvaro Vannucci RADIAÇÃO ÉRMICA (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick) Experimentalmente observa-se que os corpos em geral e principalmente

Leia mais

Eletromagnetismo Licenciatura: 14ª Aula (15/04/2014)

Eletromagnetismo Licenciatura: 14ª Aula (15/04/2014) letromagnetismo Lieniatura: 4ª Aula (5/4/4) Prof. Alvaro Vannui Vimos na última aula: Sendo os ampos da onda M: os( k r t) k e os( k r t) Densidade volumétria de energia Transportada pela onda: u = u ;

Leia mais

1. Planeta-disco. (a) Fazendo as correspondências. Se, por um lado, para o campo eléctrico, se tem. a forma da Lei de Gauss para o campo gravítico é

1. Planeta-disco. (a) Fazendo as correspondências. Se, por um lado, para o campo eléctrico, se tem. a forma da Lei de Gauss para o campo gravítico é . Planeta-diso (a) Fazendo as orrespondênias q 4π ε qq 4π ε r m G m m G r Se, por um lado, para o ampo elétrio, se tem q Φ e ε a forma da Lei de Gauss para o ampo gravítio é Φ g 4π G m. (b) Usando uma

Leia mais

ANALYTICAL METHODS IN VIBRATION. Leonard Meirovitch Capitulo 1

ANALYTICAL METHODS IN VIBRATION. Leonard Meirovitch Capitulo 1 ANALYTICAL METHODS IN VIBRATION Leonard Meirovith Capitulo Comportamento de sistemas Um sistema é definido omo uma montagem de omponentes atuando omo um todo. Os omponentes são lassifiados e definidos

Leia mais

DENIFIÇÕES EM RELAÇÃO À LEI DE PLANCK, À CONSTANTE DE BOLTZMANN E À CONSTANTE DE AVOGADRO.

DENIFIÇÕES EM RELAÇÃO À LEI DE PLANCK, À CONSTANTE DE BOLTZMANN E À CONSTANTE DE AVOGADRO. DENIFIÇÕES EM RELAÇÃO À LEI DE PLANCK, À CONSTANTE DE BOLTZMANN E À CONSTANTE DE AVOGADRO. Luiz Carlos de Almeida Na tentativa de resolução da emissão de um orpo negro aqueido, vários ientistas tentaram

Leia mais

Aula 7 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral F-428

Aula 7 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral F-428 Aula 7 Fótons e ondas de matéria I Físia Geral F-8 No iníio do séulo XX, a maioria dos físios areditava que a Físia estava omleta, desrita através da Meânia Clássia, do letromagnetismo de Maxwell e da

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P3-2013

Física para Engenharia II - Prova P3-2013 4096 Físia para Engenharia II - Prova P - 0 Observações: Preenha todas as folhas om o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de horas. Não somos responsáveis por

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Texto e figura para as questões 41 e 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Texto e figura para as questões 4 e 44 ω L α β s A figura aima esquematiza o experimento de Fouault para a medida da veloidade da luz. O

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

Electromagnetismo e Óptica 1º Semestre 2º Exame 29/01/ :00h

Electromagnetismo e Óptica 1º Semestre 2º Exame 29/01/ :00h Lieniatura em Engenharia e Arquitetura Naval Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespaial Eletromagnetismo e Óptia º Semestre º Exame 9//3 5:h Duração do exame: :3h Leia o enuniado om atenção. Justifique

Leia mais

Aula 21 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral IV FIS503

Aula 21 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral IV FIS503 Aula 21 Fótons e ondas de matéria I Física Geral IV FIS503 1 Correção da aula passada: Energia relativística: uma nova interpretação m p = 1, 007276 u m 4 He = 4, 002603 u ΔE = (mhe 4m p )c 2 = 0, 026501

Leia mais

ATIVIDADE DE FÍSICA MODERNA LER E RESUMIR RESPONDER LISTA

ATIVIDADE DE FÍSICA MODERNA LER E RESUMIR RESPONDER LISTA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS VERIFICAÇÃO

Leia mais

2. Propriedades Corpusculares das Ondas

2. Propriedades Corpusculares das Ondas 2. Propriedades Corpusculares das Ondas Sumário Revisão sobre ondas eletromagnéticas Radiação térmica Hipótese dos quanta de Planck Efeito Fotoelétrico Geração de raios-x Absorção de raios-x Ondas eletromagnéticas

Leia mais

Electromagnetismo e Óptica LERC Tagus 1ºSem 2012/13 Prof. J. C. Fernandes. Electromagnetismo e Óptica (EO) I c = C dt.

Electromagnetismo e Óptica LERC Tagus 1ºSem 2012/13 Prof. J. C. Fernandes. Electromagnetismo e Óptica (EO) I c = C dt. Eletromagnetismo e Óptia E Tagus 1ºSem 01/13 Prof. J.. Fernandes 1 Q 0 Eletromagnetismo e Óptia (EO) Formulário iruitos osilantes iruitos.. om Bobines em série. equiv. 1 + oefiiente de autoindução (indutânia

Leia mais

Máquinas Elétricas. Introdução Parte II

Máquinas Elétricas. Introdução Parte II Máquinas Elétrias Introdução Parte II Introdução Nos átomos de ferro e de outros metais similares (obalto, níquel e algumas de suas ligas), os ampos magnétios tendem a estar estreitamente alinhados entre

Leia mais

Introdução à Física Quântica

Introdução à Física Quântica 17/Abr/2015 Aula 14 Introdução à Física Quântica Radiação do corpo negro; níveis discretos de energia. Efeito foto-eléctrico: - descrições clássica e quântica - experimental. Efeito de Compton. 1 Introdução

Leia mais

Eletromagnetismo II. Aula 23. Professor Alvaro Vannucci

Eletromagnetismo II. Aula 23. Professor Alvaro Vannucci Eletromagnetismo II Aula Professor Alaro annui Na última aula imos... Poteniais de Lienard-Wiehert para argas pontuais, om moimento qualquer. q z ϕ ( r, ˆ e w r µ q y A( r, ϕ ( r, 4π eˆ q ( ) E r, t u

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA MASSA DAS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS Luiz Carlos de Almeida

DETERMINAÇÃO DA MASSA DAS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS Luiz Carlos de Almeida DETERMINAÇÃO DA MASSA DAS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS Luiz Carlos de Almeida Fórmula da relação da Energia Cinétia e a massa da radiação eletromagnétia (substânias magnétias, positiva unida à negativa):

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Físia D Extensivo V. esolva Aula 9 Aula 1 9.01) C 9.0) B 1.01) E 1.0) C Aula 0 0.01) B 0.0) 5 01. Correta. Frequênia a luz violeta (lâpaa e 15 W): f violeta f violeta. 7 9,. f violeta 7,7. 14 Hz Coo a

Leia mais

Aula-9. Dinâmica Relativística. + Efeito Comptom

Aula-9. Dinâmica Relativística. + Efeito Comptom Aula-9 Dinâmia Relativístia + feito Comtom Dinâmia relativístia Momento linear relativístio ntretanto, ode-se mostrar que teremos uma quantidade onservada definindo: A massa deende m v da veloidade m m

Leia mais

RSE VERSÃO A ... Alternativa correta: D ,6 6,6 Alternativa correta: A SIMULADO DE FÍSICA - 1º TRIMESTRE 2012

RSE VERSÃO A ... Alternativa correta: D ,6 6,6 Alternativa correta: A SIMULADO DE FÍSICA - 1º TRIMESTRE 2012 SIMULADO DE ÍSIA - 1º TRIMESTRE 2012 RSE Nome: 3º ANO Nº ENSINO MÉDIO Professor (a): ARLOS ALBERTO Data: / /2012 NOTA: Objetivos: Verifiar a desenvoltura do aluno na apliação dos oneitos aprendidos, em

Leia mais

k 1. Admita, então, que k ˆ e

k 1. Admita, então, que k ˆ e Doente Responsável: Prof Carlos R Paiva Duração: horas de Janeiro de 7 Ano etivo: 6 / 7 PRIMEIRO EXAME NOTA Nesta resolução apenas se apresentam as soluções dos problemas que não fazem parte do segundo

Leia mais

Electromagnetismo e Óptica 1º Semestre /10 2º Teste/1º Exame 09/01/2009 9:00h

Electromagnetismo e Óptica 1º Semestre /10 2º Teste/1º Exame 09/01/2009 9:00h Lieniatura em Engenharia e Arquitetura Naval Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespaial Eletromagnetismo e Óptia º emestre - 9/ º Teste/º Exame 9//9 9:h Duração do teste (problemas 4, 5 e 6): :3h Duração

Leia mais

Espectroscopia de Saturação

Espectroscopia de Saturação Espetrosopia de Saturação M. L. Miguez Instituto de Físia de São Carlos, Universidade de São Paulo (Dated: 6 de novembro de 2011) A espetrosopia é o termo designado para toda ténia de levantamento de dados

Leia mais

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia)

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia) EFEITO FOTOELÉTRICO Elétrons são emitidos da matéria após absorverem a energia de uma radiação eletromagnética (de baixos comprimentos de onda visível ou UV) que incida sobre ela. Descoberto acidentalmente

Leia mais

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia)

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia) EFEITO FOTOELÉTRICO Elétrons são emitidos da matéria após absorverem a energia de uma radiação eletromagnética (de baixos comprimentos de onda visível ou UV) que incida sobre ela. Descoberto acidentalmente

Leia mais

A radiação do corpo negro

A radiação do corpo negro A radiação do corpo negro Um corpo em qualquer temperatura emite radiações eletromagnéticas. Por estarem relacionadas com a temperatura em que o corpo se encontra, freqüentemente são chamadas radiações

Leia mais

CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO

CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO FÍSICA QUÂNTICA: FÓTONS E ONDAS DE MATÉRIA Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO Fótons e ondas de matéria Revisão 1) Relatividade: Do Tempo: (dilatação temporal) Das

Leia mais

Parte 2. Licenciatura em Química Física III

Parte 2. Licenciatura em Química Física III Parte 2 Licenciatura em Química Física III Breve histórico O efeito fotoelétrico foi descoberto por Heinrich Hertz em 1887, ele estudava os efeitos das equações do eletromagnetismo propostas por Maxwell

Leia mais

Física Moderna II Aula 22

Física Moderna II Aula 22 Universidade de São Paulo Instituto de Físia º Semestre de 015 Profa. Mária de Almeida Rizzutto Osar Sala sala 0 rizzutto@if.usp.br Físia Moderna II Monitor: Gabriel M. de Souza Santos Sala 309 Ala Central

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Luas Barboza Sarno da Sila Transformações de Lorentz Transformações de Galileu y z t Posições: ' ut z' t' y' Desree muito bem a realidade para u tendendo a 0. S, S ' ut ' se ontrai ' ' ut ut

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 07. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 07. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 07 Professora: Mazé Bechara Material para leitura na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz - Albert Einstein (1905) Artigo 5 do Livro O ano Miraculoso

Leia mais

PEA MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS

PEA MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS MÉTODOS DE PARTIDA DOS MOTORES ASSÍNRONOS - MOTORES DE ANÉIS ARATERÍSTIAS -N 2,5 2, R 4 R 3 R 2 R REOSTATO DE PARTIDA EXTERNO AO ROTOR ONJUGADO (p.u.),5,,5 R 4, R 3 R 2 R,,2,4,6,8, ( R EXT. ) 6, ARATERÍSTIAS

Leia mais

DETERMINAÇÃO MATEMÁTICA DA LEI DE WIEN, SEU SIGNIFICADO FÍSICO E SUAS RELAÇÕES COM A LEI DE PLANCK NA DETERMINAÇÃO DA RADIAÇÃO ESPECTRAL.

DETERMINAÇÃO MATEMÁTICA DA LEI DE WIEN, SEU SIGNIFICADO FÍSICO E SUAS RELAÇÕES COM A LEI DE PLANCK NA DETERMINAÇÃO DA RADIAÇÃO ESPECTRAL. DEERMINAÇÃO MAEMÁICA DA LEI DE WIEN, SEU SIGNIFICADO FÍSICO E SUAS RELAÇÕES COM A LEI DE PLANCK NA DEERMINAÇÃO DA RADIAÇÃO ESPECRAL. RESUMO: LUIZ CARLOS DE ALMEIDA A Constante de Dispersão de Wien (b)

Leia mais

(3) c 2. Quando o relógio instalado na sonda

(3) c 2. Quando o relógio instalado na sonda Professor:Eduardo Sá Brito Sigwalt º LISTA FÍSICA MODERNA. (Udes 04) O enuniado Em um mesmo átomo, não podem existir dois elétrons om o mesmo onjunto de números quântios refere-se a(ao): a) Prinípio da

Leia mais

Ondas Eletromagnéticas. Física Geral F-428

Ondas Eletromagnéticas. Física Geral F-428 Ondas letromagnétias Físia Geral F-48 1 Radiação letromagnétia & Ondas letromagnétias Ondas letromagnétias: Veremos: Radiação eletromagnétia é uma forma de energia que se propaga no espaço, em meios materiais

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO ÍNDICE 2.1- Radiação Térmica 2.2-

Leia mais

Física I Lista 2: resolver até

Física I Lista 2: resolver até Universidade de São Paulo Instituto de Físia de São Carlos Físia I Lista : resolver até 18.3.013 Nome: Matriula: Questão 16: Tensor de Levi-Civita Sejam dados os vetores a, b,, d R 3. A definição do símbolo

Leia mais

Max Planck Pai da Física Quantica

Max Planck Pai da Física Quantica A Mecânica Quântica é a parte da física que estuda o movimento dos corpos microscópicos em altas velocidades. As principais conclusões da Física Quântica são que, em estados ligados, a energia não se troca

Leia mais

4º bimestre - Volume 3, Capítulo 19

4º bimestre - Volume 3, Capítulo 19 Página 1 de 7 4º bimestre - Volume 3, Capítulo 19 Testes propostos 4º bimestre 1 (Uneb-BA) De acordo com o físico Max Planck, que introduziu o conceito de energia quantizada, a luz, elemento imprescindível

Leia mais

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP Luz & Radiação Roberto Ortiz EACH USP A luz é uma onda eletromagnética A figura acima ilustra os campos elétrico (E) e magnético (B) que compõem a luz Eles são perpendiculares entre si e perpendiculares

Leia mais

POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA

POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA FERNANDA MARIA RODRIGUEZ ABRIL/2015 Resumo da Apresentação O que é Mecânica Quântica? Cenário no fim do século XIX; Radiação do corpo negro;

Leia mais

Propagação e Antenas Exame 30 de Janeiro de Duração: 3 horas 30 de Janeiro de 2017

Propagação e Antenas Exame 30 de Janeiro de Duração: 3 horas 30 de Janeiro de 2017 Propaação e Antenas Exame de Janeiro de 7 Doente Responsável: Prof Carlos R Paiva Duração: horas de Janeiro de 7 Ano etivo: 6 / 7 SEGUNDO EXAME Numa onda eletromanétia plana e monoromátia o ampo elétrio

Leia mais

Eletromagnetismo II 1 o Semestre de 2007 Noturno - Prof. Alvaro Vannucci. 23 aula 12jun/2007

Eletromagnetismo II 1 o Semestre de 2007 Noturno - Prof. Alvaro Vannucci. 23 aula 12jun/2007 Eletromagnetismo II o Semestre de 7 Noturno - Prof. Alaro annui aula jun/7 imos: Para uma distribuição arbitrária de argas em moimento, em torno da origem, os poteniais etor e esalar orrespondentes são:

Leia mais

Indutância. 1 Resumem da aula anterior. 2 Propriedades magnéticas da matéria. Aula de março de 2011

Indutância. 1 Resumem da aula anterior. 2 Propriedades magnéticas da matéria. Aula de março de 2011 Indutânia Aula 2 22 de março de 2011 1 Resumem da aula anterior Na aula anterior estudamos o iruito RL e vimos que a orrente no iruito, quando a fem externa está ligada está dada por i(t) = E ) (1 e R

Leia mais

FÍSICA MODERNA. 2. (Epcar (Afa) 2016) O diagrama abaixo ilustra os níveis de energia ocupados por elétrons de um elemento químico A.

FÍSICA MODERNA. 2. (Epcar (Afa) 2016) O diagrama abaixo ilustra os níveis de energia ocupados por elétrons de um elemento químico A. FÍSICA MODERNA 1. (Ufg 014) Em 1989, foi anuniada a realização em laboratório da assim hamada fusão a frio, um proesso de fusão nulear à temperatura ambiente realizada por meio de uma élula eletroquímia.

Leia mais

Relatividade Especial

Relatividade Especial Relatividade Espeial Esmerindo Bernardes 1, 1 L.I.A. Laboratório de Instrumentação Algébria Instituto de Físia de São Carlos Universidade de São Paulo 13560-970 São Carlos, SP, Brazil (Dated: 11 de Novembro

Leia mais

Instituto Superior Técnico PROPAGAÇÃO & ANTENAS. Projecto 2014 / 2015

Instituto Superior Técnico PROPAGAÇÃO & ANTENAS. Projecto 2014 / 2015 Instituto Superior Ténio PROPAGAÇÃO & ANTENAS Projeto 4 / 5 Prof Carlos R Paiva Ano Letivo 4/5 Introdução Este trabalho entra-se sobre a propagação de impulsos em fibras óptias onvenionais, de perfil em

Leia mais

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO FÍSICA IV PROF. DR. DURVAL RODRIGUES JUNIOR SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO Como na Biblioteca do Campus I e do Campus II temos bom número de cópias do Halliday e poucas do Serway, os

Leia mais

Conceitos fundamentais: Elementos Puros e representações - exemplo Leis de Kirchhoff - método prático Analogias mecânica/elétrica - f i ; v V

Conceitos fundamentais: Elementos Puros e representações - exemplo Leis de Kirchhoff - método prático Analogias mecânica/elétrica - f i ; v V Coneitos fundamentais: Elementos Puros e representações - exemplo eis de Kirhhoff - método prátio Analogias meânia/elétria - f i ; v Construção de iruitos análogos - exemplos Coneitos Fundamentais Tensão:

Leia mais

CRÍTICAS À EQUAÇÃO E AO SIGNIFICADO FÍSICO DA CONSTANTE DA ESTRUTURA FINA

CRÍTICAS À EQUAÇÃO E AO SIGNIFICADO FÍSICO DA CONSTANTE DA ESTRUTURA FINA CRÍTICAS À EQUAÇÃO E AO SIGNIFICADO FÍSICO DA CONSTANTE DA ESTRUTURA FINA Segundo a Teoria aeita, a Constante de estrutura fina, é onsiderada omo universal. É uma grandeza que tem origem na observação

Leia mais

Efeito Fotoelétrico. AULA 3 META: Determinar a constante de Planck e da função trabalho do material que compõe uma célula fotoelétrica.

Efeito Fotoelétrico. AULA 3 META: Determinar a constante de Planck e da função trabalho do material que compõe uma célula fotoelétrica. Efeito Fotoelétrico META: Determinar a constante de Planck e da função trabalho do material que compõe uma célula fotoelétrica. OBJETIVOS: Ao m da aula os alunos deverão: Entender o efeito fotoelétrico.

Leia mais

Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria

Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Introdução O Fóton (quantum de luz) Radiação térmica O Efeito Fotoelétrico Os Fótons possuem Momento A luz como uma

Leia mais

Física Moderna. A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico.

Física Moderna. A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico. Física Moderna A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico. Efeito fotoelétrico Quando uma radiação eletromagnética incide sobre a superfície de um metal, elétrons podem ser

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 14 de outubro de 2014

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 14 de outubro de 2014 Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2014 GABARITO DA P2 14 de outubro de 2014 Questão 1 Num arranjo experimental os pontos S 1 e S 2 funcionam como fontes de luz idênticas emitindo em fase com comprimentos

Leia mais

Unidade 2 Aula 1 Introdução à Teoria Quântica*

Unidade 2 Aula 1 Introdução à Teoria Quântica* Unidade 2 Aula 1 Introdução à Teoria Quântica* * Tradução e adaptação livre das aulas do Professor Rick Trebino em:www.physics.gatech.edu/frog 1.1 Descobrimento do raio X e do Elétron 1.2 Determinação

Leia mais

Aula 1 Evidências experimentais da teoria quântica : radiação do Corpo Negro.

Aula 1 Evidências experimentais da teoria quântica : radiação do Corpo Negro. UFABC - Física Quântica - Curso 2017.3 Prof. Germán Lugones Aula 1 Evidências experimentais da teoria quântica : radiação do Corpo Negro. Cosmic microwave background Planck Satellite 1 Motivações para

Leia mais

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A)

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) Estrutura da Matéria BIK0102-15 Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) fernando.giacomelli@ufabc.edu.br Bloco A - Sala 613-3 Torre 3 - CCNH - Santo André Dualidade Onda-Partícula: Descrição Clássica

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 09. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 09. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 09 Professora: Mazé Bechara Material para leitura complementar ao Tópico II na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz; Albert Einstein (1905); Artigo 5 do

Leia mais

Física Geral e Experimental II

Física Geral e Experimental II Físia Geral e Experimental II Físia Moderna Material Teório Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr. José Agostinho Gonçalves Prof. Eduardo Landulfo Revisão Textual: Profa. Esp. Mária Ota Físia Moderna Introdução

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 08. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 08. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 08 Professora: Mazé Bechara Aula 08 Uma determinação da radiança espectral do corpo negro no contexto da Física Clássica. A quantização de Planck e a radiança espectral

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva A radiação do corpo negro e as hipóteses de Planck Um corpo, em qualquer temperatura emite radiação, algumas vezes denominada radiação térmica. O estudo minucioso

Leia mais

Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Instituto de Física da Universidade de São Paulo Instituto de Físia da Universidade de São Paulo FEP2196 - Físia para Engenharia II Lista de exeríios 4 - Relatividade Exeríios de Cinemátia Relativístia 1 Um feixe de mésons, que se move om veloidade v

Leia mais

Quantidades Básicas da Radiação

Quantidades Básicas da Radiação Quantidades Básicas da Radiação Luminosidade e Brilho Luminosidade = energia emitida por unidade de tempo. Brilho = fluxo de energia(energia por unidade de tempo e por unidade de superfície) Luminosidade

Leia mais

Introdução à Química Moderna

Introdução à Química Moderna Introdução à Química Moderna Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Radiação de Corpo Negro Objeto com T 0K:emite radiação eletromagnética. T 0K Física Clássica: vibração térmica dos átomos e moléculas, provoca

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

Aula-7 Teoria da Relatividade

Aula-7 Teoria da Relatividade Aula-7 Teoria da Relatiidade Os Postulados i) Postulado da relatiidade: As leis da físia deem ser eatamente as mesmas se desritas por obseradores em diferentes refereniais ineriais. Não eiste um referenial

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 11. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 11. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 11 Professora: Mazé Bechara AVISOS 1. A aula de 21/3, quinta-feira será uma aula de aplicações. Excepcionalmente não haverá a sessão monitoria às 13h. 2. Na página

Leia mais

Natureza ondulatória da luz

Natureza ondulatória da luz Natureza ondulatória da luz Planck (900): a energia só pode ser liberada (ou absorvida) por átomos em certos pedaços de tamanhos mínimos, chamados quanta (quantum, no singular). A relação entre a energia

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se

Leia mais

Radiação térmica e a constante de Planck

Radiação térmica e a constante de Planck Material complementar de física 4 Professores: Márcia e Fabris Radiação térmica e a constante de Planck Em 14 de dezembro de 19, Max Planck apresentou a Sociedade Alemã de Física o seu artigo sobre a eoria

Leia mais

Parte 1. Licenciatura em Química Física III

Parte 1. Licenciatura em Química Física III Parte 1 Licenciatura em Química Física III Radiação Térmica A superfície de um corpo qualquer, a uma temperatura maior que o zero absoluto (T > 0 K), emite energia na forma de radiação térmica, devido

Leia mais

Torção Deformação por torção de um eixo circular

Torção Deformação por torção de um eixo circular Torção Deformação por torção de um eixo irular Torque é um momento que tende a torer um elemento em torno de seu eixo longitudinal. Se o ângulo de rotação for pequeno, o omprimento e o raio do eixo permaneerão

Leia mais

Capítulo IX Equações de Maxwell. Propagação de ondas electromagnéticas

Capítulo IX Equações de Maxwell. Propagação de ondas electromagnéticas LCTROMAGNTISMO Curso de letrotenia e de Computadores º Ano º Semestre - Capítulo IX quações de Maxwell. Propagação de ondas eletromagnétias 9. quações de Maxwell e as desobertas de Hertz 9.. As equações

Leia mais

Exemplo para Fixar a Matéria Vista Até Agora: Modelagem de Reações Químicas

Exemplo para Fixar a Matéria Vista Até Agora: Modelagem de Reações Químicas Exemplo para Fixar a Matéria Vista Até Agora: Modelagem de eações Químias. Introdução Em uma reação químia, um onjunto de ompostos químios hamados reagentes e indiados aqui por i se ombina para formar

Leia mais

Jason Alfredo Carlson Gallas

Jason Alfredo Carlson Gallas Exeríios Resolvidos de Teoria Eletromagnétia Jason Alfredo Carlson Gallas Professor Titular de Físia Teória Doutor em Físia pela Universidade udwig Maximilian de Munique, Alemanha Universidade Federal

Leia mais

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário...relembrando... Relembrando... Elétrons e Ondas de Matéria Em 1924, Louis de Broglie propôs um novo raciocínio: Se um feixe luminoso

Leia mais

Física 4. Guia de Estudos P2

Física 4. Guia de Estudos P2 Física 4 Guia de Estudos P2 1. Efeito Doppler relativístico O efeito Doppler relativístico é a aparente mudança de frequência da onda eletromagnética quando há movimento relativo entre fonte e observador.

Leia mais

Aula a) Movimento uniformemente variado. b) v 5 5 m/s e a 5 2 m/s 2 c) v 5 11 m/s. e) DS 5 18 m. 2. a) v t b) t 5 12s c) t 5 15s

Aula a) Movimento uniformemente variado. b) v 5 5 m/s e a 5 2 m/s 2 c) v 5 11 m/s. e) DS 5 18 m. 2. a) v t b) t 5 12s c) t 5 15s ESIO MÉDIO RESPOSTAS DAS TAREFAS 1ª SÉRIE 3 Físia Setor A Aula 13 1. A 2. a) a m 5 25 m/s 2 b) a m 5 22,8 m/s 2 3. a) a m 5 2 m/s 2 b) v 5 2 m/s ) v (m/s) 2 Aula 14 1. a) Movimento uniformemente variado.

Leia mais

Avaliação individual. Questões: 1) Apresente a leitura completa correspondente a cada uma das medidas abaixo ilustradas:

Avaliação individual. Questões: 1) Apresente a leitura completa correspondente a cada uma das medidas abaixo ilustradas: Engenharia de Controle e Automação Físia Experimental para Engenharia 1 (N1FE1) Professor Osvaldo Canato Júnior e Wilson Elmer Avaliação individual Formulário: s v 1 1 1 vm ; am ; s s0 vt; s s0 v0t at

Leia mais

RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS

RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS INFORMAÇÕES QUE SE DISPÕE SOBRE O UNIVERSO: ANÁLISE DIRETA: meteoritos que caem na Terra, amostras

Leia mais

PROVA G2 FIS /05/2008 FLUIDOS E TERMODINÂMICA

PROVA G2 FIS /05/2008 FLUIDOS E TERMODINÂMICA PROV G FIS 04 /05/008 FLUIDOS E TERMODINÂMIC NOME N O TURM QUESTÃO VLOR GRU REVISÃO,5,0,5 TOTL 0,0 O tempo de proa é de h 50 min. Mantenha o elular desligado e seu doumento de identidade sobre a arteira:

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Espectroscopia. Rogemar A. Riffel

Introdução à Astrofísica. Espectroscopia. Rogemar A. Riffel Introdução à Astrofísica Espectroscopia Rogemar A. Riffel Radiação de Corpo Negro Corpo negro: corpo que absorve toda a radiação que incide sobre ele, sem refletir nada; - Toda a radiação emitida pelo

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO Lição 8 O Problema do Corpo Negro A maior parte de toda a física do século XIX estava bem descrita através da mecânica

Leia mais