Manual de Docência para a Disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Docência para a Disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica"

Transcrição

1 Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciência e Tecnologia Manual de Docência para a Disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica Número de horas do programa: 56 horas Número de horas semanal: 4 horas Número de horas por aula: 2 aulas de 2 h cada Programa da Disciplina: 1. Matrizes e Sistemas de equações lineares Matrizes Adição de matrizes e multiplicação por um escalar Multiplicação de matrizes Matrizes e sistemas de equações lineares Matrizes escalonadas Equivalência por linhas e operações elementares com linhas Matrizes quadradas Matrizes inversíveis Método de Gauss-Jordan para resolução de sistemas de equações lineares Método de eliminação de Gauss Método de substituição. Objectivos: Adquirir a definição geral de matriz, e de tipos particulares de matrizes, e saber fazer operações elementares sobre matrizes, como sejam a soma e a multiplicação, e as operações elementares com linhas. Saber calcular a inversa de uma matriz. Saber resolver um sistema de equações lineares com recurso a matrizes e às operações elementares com linhas. Saber aplicar os métodos de Gauss-Jordan, de eliminação de Gauss, e de substituição, para a resolução de sistemas de equações lineares.

2 Bibliografia principal: Universidade Fernando Pessoa, Capítulo 1. Chapter 1. Capítulos 1 e 5. Bibliografia complementar: McGraw-Hill, Capítulos 1 e 4. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Capítulos 1 e Espaços Vectoriais Definição de corpo Definição de espaço vectorial Propriedades elementares dos espaços vectoriais Produto cartesiano. O espaço vectorial R n Subespaços vectoriais Combinação linear de vectores. Geradores de um espaço vectorial Dependência e independência lineares Base e dimensão Construção de uma base. Objectivos: Adquirir as definições de corpo, de espaço vectorial, de sub-espaço vectorial e de produto cartesiano entre vectores. Conhecer e aplicar as propriedades dos espaços vectoriais. Obter os conceitos de combinação linear de vectores e de geradores de um espaço vectorial. Saber verificar se um dado vector é combinação linear de outros, ou se um determinado conjunto de vectores geram um dado espaço vectorial. Adquirir as definições de base e da sua dimensão. Saber verificar se um dado conjunto de vectores constitui uma base de um dado espaço vectorial, poder saber a sua definição do espaço vectorial, e saber construir uma base de um determinado espaço vectorial. Bibliografia principal: Universidade Fernando Pessoa, Capítulo 2. Chapters 3,5 and 6.

3 Capítulos 2 e 3. Bibliografia complementar: McGraw-Hill, Capítulo 5. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Capítulos 2 e Transformações Lineares Transformações ou aplicações Transformação linear Propriedades das transformações lineares Matriz associada a uma transformação linear Matrizes semelhantes Imagem e núcleo de uma transformação linear Mudança de base. Objectivos: Relembrar os conceitos de aplicação, domínio e contradomínio. Saber averiguar a injectividade e sobrejectividade de uma aplicação. Adquirir a definição de transformação linear e assimilar as suas principais propriedades. Saber calcular a matriz associada a uma transformação linear. Adquirir o conceito de matrizes semelhantes e conhecer o processo de verificação da semelhança de matrizes. Aprender a calcular a imagem e o núcleo de uma transformação linear. Conhecer o processo de cálculo da matriz de mudança de uma base para outra. Bibliografia principal: Universidade Fernando Pessoa, Capítulo 3. Chapters 8. Capítulos 4. Bibliografia complementar: McGraw-Hill, Capítulo 6. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Capítulos 9 e 10.

4 4. Determinantes Determinante de 2ª ordem Determinante de 3ª ordem. Regra de Sarrus Regra de Cramer Generalização do conceito de determinante. Permutação Teorema de Laplace Matriz adjunta Matriz inversa Propriedades fundamentais dos determinantes Valores próprios e vectores próprios Diagonalização de uma matriz quadrada. Objectivos: Saber calcular um determinante de 2ª ordem. Aprender a regra de Sarrus para o cálculo de um determinante de 3ª ordem. Adquirir o conceito de sistema de Cramer. Saber aplicar a regra de Cramer na resolução de sistemas de Cramer. Obter os conceitos de menor e cofactor ou complemento algébrico de um determinante e de uma matriz. Aprender a calcular o determinante de uma matriz aplicando o teorema de Laplace. Saber calcular a matriz adjunta de uma matriz e a inversa de uma matriz através da matriz adjunta. Assimilar as propriedades fundamentais dos determinantes. Saber calcular os valores próprios e vectores próprios de uma transformação linear. Adquirir o conceito de polinómio característico e equação característica. Aprender a diagonalizar uma matriz quadrada. Bibliografia principal: Universidade Fernando Pessoa, Capítulo 4. Chapters 2. Capítulos 1 e 6. Bibliografia complementar: McGraw-Hill, Capítulo 3. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Capítulos 7 e 8.

5 5. Espaços Euclidianos Produto escalar em espaços vectoriais Espaço vectorial euclidiano Módulo de um vector e suas propriedades Ângulo de dois vectores Vectores ortogonais e conjunto ortogonal de vectores Conjunto ortonormal e base ortonormal Componentes dos vectores e produto escalar Processo de ortogonalização de Gram-Schmidt Forma quadrática em E n Forma quadrática no plano Redução da forma quadrática no plano à forma canónica. Objectivos: Adquirir as definições de produto escalar entre vectores e espaço vectorial euclideano. Introduzir/sedimentar a noção de módulo de um vector e do cálculo do ângulo entre dois vectores. Definir conjunto ortogonal e ortonormal de vectores e possibilitar a obtenção de um conjunto ortogonal através da dedução do processo de ortogonalização de Gram-Schmidt. Introdução às formas quadráticas. Salientar a importância das formas canónicas das formas quadráticas e possibilitar a sua obtenção. Bibliografia principal: Universidade Fernando Pessoa, Capítulo 5. Chapters 3, 4, 5 and 6. Capítulos 7.1 e 7.2. Bibliografia complementar: McGraw-Hill, Capítulos 5 e 7. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Capítulos 2.5, 2.6, 2.8, 4.12, 6.1 a Geometria Analítica no Plano Sistema de coordenadas no plano Identificação de E 2 com o plano euclidiano.

6 6.3. Equações paramétricas e cartesiana da recta Ângulo de duas rectas Paralelismo entre duas rectas Ortogonalidade entre duas rectas Cónicas Equação reduzida de uma cónica Classificação das cónicas. Objectivos: Neste capítulo introduzem-se os conceitos de geometria analítica no plano: sistema de coordenadas, e determinação de coordenadas de pontos e vectores. A partir da equação vectorial da recta pretende-se que o aluno consiga deduzir as suas equações paramétricas, cartesiana, simétrica e reduzida. Determinação de ângulos entre rectas e de distâncias entre dois pontos e entre um ponto e uma recta. Pretende-se ainda que o aluno seja capaz de identificar as cónicas através da sua equação geral, assim como determinar a sua equação reduzida e classificar a cónica. Para isso serão utilizados os conceitos adquiridos nos capítulos anteriores relativos a diagonalização de matrizes e mudanças de base. Bibliografia principal: Universidade Fernando Pessoa, Capítulo 6. Chapters 3. Capítulo Geometria Analítica no Espaço Sistema de coordenadas no espaço Identificação de E 3 com o espaço euclidiano Equações paramétricas e cartesianas da recta Equações paramétricas e cartesiana do plano Paralelismo entre dois planos Perpendicularidade entre dois planos Paralelismo entre recta e plano Perpendicularidade entre recta e plano. Objectivos:

7 Neste capítulo estender-se-ão os conceitos adquiridos no capítulo anterior ao espaço tridimensional. Pretende-se que o aluno seja capaz de obter as equações paramétricas e cartesiana de um plano a partir da sua equação vectorial, assim como determinar a sua equação geral; identificar o ângulo entre recta e plano e entre dois planos; determinar a equação da recta que resulta da intersepção de dois planos. Pretende-se ainda identificar quádricas através da sua equação geral, assim como determinar a sua equação reduzida e classificá-la, fazendo uso da metodologia apresentada no capítulo anterior, agora estendida a três dimensões. Bibliografia principal: Universidade Fernando Pessoa, Capítulo 7. Chapters 3. Capítulo 9.7.

8 Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciência e Tecnologia Teaching Manual for Linear Algebra and Analytical Geometry Course duration: 56 hours Week schedule: 4 hours Hours per class: 2 classes of 2 h each Course programme contents: 1. Matrices and systems of linear equations Matrices Addition of matrices and multiplication by a scalar Multiplication of matrices Matrices and systems of linear equations Scalonated matrices Equivalence by rows and elementary operations with rows Squared matrices Invertible matrices Method of Gauss-Jordan for the resolution of systems of linear equations Method of Gauss for elimination Substitution method. Objectives: To acquire the general definition of a matrix, and of particular kinds of matrices, and to be able to perform elementary operations on matrices, like sum and multiplication, and the elementary operations with rows. To know how to calculate the inverse of a matrix. To know how to solve a system of linear equations with matrices and by means of elementary operations with rows. To know how to apply the methods of Gauss-Jordan, of the elimination of Gauss, and the substitution method, for the resolution of systems of linear equations.

9 Main bibliography: Universidade Fernando Pessoa, Chapter 1. Chapter 1. Chapters 1 and 5. Complementary bibliography: McGraw-Hill, Chapters 1 and 4. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Chapters 1 and Vector spaces Definition of corpus Definition of vector space Elementary properties of vector spaces Cartesian product. The vector space R n Vector subspaces Linear combinations of vectors. Generators of a vector space Linear dependence and independence Basis and dimension Construction of a basis. Objectives: To acquire the definitions of corpus, of vector space, of vector subspace and of Cartesian product between vectors. To know how to apply the properties of vector spaces. To obtain the concepts of linear combination of vectors and of generators of a vector space. To know how to verify if a given vector is a linear combination of other vectors, or if a given group of vectors generate a given vector space. To acquire the definitions of basis and its dimension. To know how to verify if a given group of vectors constitutes a basis of a given vector space, to be able to know the definition of the vector space, and to know how to construct a basis for a given vector space. Main bibliography: Universidade Fernando Pessoa, Chapter 2. Chapters 3,5 and 6.

10 Chapters 2 and 3. Complementary bibliography: McGraw-Hill, Chapter 5. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Chapters 2 and Linear transformations Transformations or functions Linear transformation Properties of the linear transformations Matrix correspondent to a linear transformation Similar matrices Image and kernel of a linear transformation Change of basis. Objectives: To remember the concepts of function, domain and codomain. To verify the injection and surjection of an application. To acquire the definition of linear transformation and be acquainted with its main properties. To compute the matrix correspondent to the linear transformation. To acquire the concept of similar matrices and be familiar with the process of verification of the similarity of matrices. To calculate the image and kernel of a linear transformation. To know the process of calculating the matrix of changing from one basis to the other. Main bibliography: Universidade Fernando Pessoa, Chapter 3. Chapters 8. Chapter 4. Complementary bibliography: McGraw-Hill, Chapter 6. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Chapters 9 and 10.

11 2. Determinants Second order determinant Third order determinant. Sarrus rule Cramer s rule Generalisation of the concept of determinant. Permutation Laplace s theorem Adjugate matrix Inverse matrix Main properties of the determinants Eigenvalues and eingenvectors Diagonalization of a square matrix. Objectives: To know how to calculate a second order determinant. To apply Sarrus rule for the calculation of a third order determinant. To acquire the concept of Cramer s system. To apply the Cramer s rule in the resolution of Cramer s systems. To acquire the concepts of minor and cofactor of a determinant and a matrix. To calculate the determinant of a matrix by Laplace s theorem. To know how to compute the adjugate and the inverse of a matrix using the adjugate matrix. To assimilate the main properties of a determinant. To calculate the eingenvalues and eingenvectors of a linear transformation. To acquire the concept of characteristic polynomial and characteristic equation. To transform a square matrix to its diagonal form. Main bibliography: Universidade Fernando Pessoa, Chapter 4. Chapters 2. Chapters 1 and 6. Complementary bibliography: McGraw-Hill, Chapter 3. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Chapters 7 and 8.

12 3. Euclidean Spaces 3.1. Inner product in vector spaces Euclidean vector spaces Norm of a vector and its properties Angle between vectors Orthogonal vectors and orthogonal set of vectors Orthonormal set of vectors and orthonormal base Vector components and inner product Gram-Schmidt orthogonalization process Quadratic form in E n Quadratic form in the plane Reduction of the quadratic form in the plane to its canonical form. Objectives: Define inner product between two vectors and euclidean vector space. Introduce/revise the notion of norm of a vector and the calculation of the angle between two vectors. Define orthogonal and orthonormal set of vectors and obtain an orthogonal set of vectors through the deduction of the equations of Gram-Schmidt orthogonalization process. Introduction to the quadratic forms. Focus the importance of the canonical forms of the quadratic forms and obtain them. Main bibliography: Universidade Fernando Pessoa, Chapter 5. Chapters 3, 4, 5 and 6. Chapters 7.1 e 7.2. Complementary bibliography: McGraw-Hill, Chapters 5 e 7. Lipschutz, S. Álgebra Linear, McGraw Hill, Chapters 2.5, 2.6, 2.8, 4.12, 6.1 a Analytical Geometry in the two dimensional plane Coordinate system in the plane Identification of E 2 with the euclidean plane Parametric and cartesian equations of a straight line.

13 4.4. Angle between two straight lines Parallelism condition between two straight lines Orthogonality between two straight lines Conic sections Reduced equation of a conic section Classification of conic sections. Objectives: In this chapter the basic concepts of analytical geometry in the two dimensional plane will be introduced: coordinate system, determination of point and vector s coordinates. It is aimed that the student is able to deduct the parametric, Cartesian, symmetric and reduced equations of a straight line from its vectorial equation. Determination of angles between straight lines and distances between two points and between a point and s straight line. It is also aimed that the student is able to identify a conic section from its general equation, as well as determine its reduced equation and classification. For this purpose he will have to use the concepts acquired in the latter chapters, namely matrix diagonalization and change of basis. Main bibliography: Universidade Fernando Pessoa, Chapter 6. Chapters 3. Chapter Analytical Geometry in the three dimensional space 5.1. Coordinate system in the three dimensional space Identification of E 3 with the euclidean space Parametric and cartesian equations of a straight line Parametric and cartesian equations of a plane Parallelism condition between two planes Orthogonality condition between two planes Parallelism condition between a plane and a straight line Orthogonality condition between a plane and a straight line. Objectives: In this chapter the concepts acquired in the previous section will be extended to the three dimensional space. It is aimed that the student is able to obtain the parametric

14 and Cartesian equations of a plane from its vectorial equation, as well as determine its general equation. Identification of the angle between a straight line and a plane and between two planes. Determination of the equation of the straight line resulting form the interception of two planes. Identification of a quadric section from its general equation and determination of its reduced equation and classification, using the methodology presented in the previous chapter, now extended to three dimensions. Main bibliography: Universidade Fernando Pessoa, Chapter 7. Chapters 3. Chapter 9.7.

Manual de Docência para a Disciplina de Análise Matemática II

Manual de Docência para a Disciplina de Análise Matemática II Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciência e Tecnologia Manual de Docência para a Disciplina de Análise Matemática II Número de horas do programa: 90 horas Número de horas semanal: 6 horas Número

Leia mais

PLANO. Aulas teóricas Gabinete Extensão Email Página pessoal Carlos Sousa (Eq. Prof. Adjunto) Gabinete Extensão Email Página pessoal 0.

PLANO. Aulas teóricas Gabinete Extensão Email Página pessoal Carlos Sousa (Eq. Prof. Adjunto) Gabinete Extensão Email Página pessoal 0. UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA LICENCIATURA EM ENGENHARIA TOPOGRÁFICA UNIDADE CURRICULAR: ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA 1º CICLO - 1º SEMESTRE - 1º ANO - 007/008 PLANO 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ÁLGEBRA LINEAR Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ÁLGEBRA LINEAR Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular ÁLGEBRA LINEAR Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia Electrotécnica e de Computadores 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Analítica. Linear Algebra and Analytic Geometry. Semestre do plano de estudos 1

Álgebra Linear e Geometria Analítica. Linear Algebra and Analytic Geometry. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Álgebra Linear e Geometria Analítica CU Name Código UC 1 Curso LEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Matemática Duração Semestral Horas de trabalho 160 ECTS 6 Horas de contacto T -

Leia mais

Apresentação do programa e bibliografia. Objectivos da disciplina e sua inserção no curso.

Apresentação do programa e bibliografia. Objectivos da disciplina e sua inserção no curso. Ano Lectivo: Docente: Disciplina: Turma: SIGN2 2003/2004 Semestre: 2 Joaquim Gonçalves Análise e Especificação de Sistemas de Informação Data de Impressão: 09/06/04 Data Inicio Nº Pres. Sumários Observações

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS FACTORIAIS

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS FACTORIAIS Capítulo II INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS FACTORIAIS A Análise Factorial de Correspondências é uma técnica simples do ponto de vista matemático e computacional. Porém, devido ao elevado suporte geométrico desta

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIA DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: MATEMÁTICA I SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:.

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA Cursos ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÓNICA (1.º ciclo) Unidade Orgânica Instituto Superior

Leia mais

5 Transformações Lineares e Matrizes

5 Transformações Lineares e Matrizes Nova School of Business and Economics Prática Álgebra Linear 5 Transformações Lineares e Matrizes 1 Definição Função de em Aplicação que faz corresponder a cada elemento de um conjunto (domínio), denominado

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ANÁLISE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ANÁLISE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ANÁLISE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia Informática 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

ficha 3 espaços lineares

ficha 3 espaços lineares Exercícios de Álgebra Linear ficha 3 espaços lineares Exercícios coligidos por Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico 2 o semestre 2011/12 3 Notação Sendo

Leia mais

Espaços vectoriais com produto interno. ALGA 2007/2008 Mest. Int. Eng. Biomédica Espaços vectoriais com produto interno 1 / 15

Espaços vectoriais com produto interno. ALGA 2007/2008 Mest. Int. Eng. Biomédica Espaços vectoriais com produto interno 1 / 15 Capítulo 6 Espaços vectoriais com produto interno ALGA 2007/2008 Mest. Int. Eng. Biomédica Espaços vectoriais com produto interno 1 / 15 Definição e propriedades Seja V um espaço vectorial real. Chama-se

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA Cursos ENGENHARIA CIVIL (1.º ciclo) Unidade Orgânica Instituto Superior de Engenharia

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA Cursos ENGENHARIA CIVIL (1.º ciclo) GESTÃO (1.º ciclo) (*) GESTÃO - Regime Noturno

Leia mais

Construção, Território e Ambiente. Construction, Planning and Environment. Semestre do plano de estudos 2

Construção, Território e Ambiente. Construction, Planning and Environment. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Construção, Território e Ambiente CU Name Código UC 11 Curso LEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 95 ECTS 3.5 Horas de contacto

Leia mais

Aula 5 - Matemática (Gestão e Marketing)

Aula 5 - Matemática (Gestão e Marketing) ISCTE, Escola de Gestão Aula 5 - Matemática (Gestão e Marketing) Diana Aldea Mendes 29 de Outubro de 2008 Espaços Vectoriais Definição (vector): Chama-se vector edesigna-sepor v um objecto matemático caracterizado

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MATEMÁTICAS GERAIS Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MATEMÁTICAS GERAIS Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular MATEMÁTICAS GERAIS Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Marketing e Publicidade 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Expansão linear e geradores

Expansão linear e geradores Espaços Vectoriais - ALGA - 004/05 4 Expansão linear e geradores Se u ; u ; :::; u n são vectores de um espaço vectorial V; como foi visto atrás, alguns vectores de V são combinação linear de u ; u ; :::;

Leia mais

Manual de Docência para a disciplina de Algoritmia e Programação 2005/2006 Engenharia Informática, 1º ano José Manuel Torres

Manual de Docência para a disciplina de Algoritmia e Programação 2005/2006 Engenharia Informática, 1º ano José Manuel Torres Manual de Docência para a disciplina de Algoritmia e Programação 2005/2006 Engenharia Informática, 1º ano José Manuel Torres Número de horas do programa: 60 horas Número de horas Semanal: 4 Horas Número

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular MATEMÁTICA I Cursos ECONOMIA (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Economia Código da Unidade Curricular 14401001 Área

Leia mais

E S C O L A S U P E R I O R A G R Á R I A

E S C O L A S U P E R I O R A G R Á R I A Licenciatura em Engenharia Alimentar Ref.ª : 8810006 Ano lectivo: 2009-10 DESCRITOR DA UNIDADE CURRICULAR MATEMÁTICA E INFORMÁTICA MATHEMATICS AND INFORMATICS 1. Unidade Curricular: 1.1 Área científica:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Ciências Experimentais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Ciências Experimentais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 10º ano Ano Letivo 2015/2016 TEMA

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular MATEMÁTICA Cursos GESTÃO MARINHA E COSTEIRA (1.º Ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia Código da Unidade

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. FÍSICA APLICADA Ficha da Unidade Curricular Horas presenciais / Ano 56 Ano Lectivo 2010 / 2011 Horas

Leia mais

Recordamos que Q M n n (R) diz-se ortogonal se Q T Q = I.

Recordamos que Q M n n (R) diz-se ortogonal se Q T Q = I. Diagonalização ortogonal de matrizes simétricas Detalhes sobre a Secção.3 dos Apontamentos das Aulas teóricas de Álgebra Linear Cursos: LMAC, MEBiom e MEFT (semestre, 0/0, Prof. Paulo Pinto) Recordamos

Leia mais

Álgebra Linear. Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru. 19 de fevereiro de 2013

Álgebra Linear. Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru. 19 de fevereiro de 2013 Álgebra Linear Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru 19 de fevereiro de 2013 Sumário 1 Matrizes e Determinantes 3 1.1 Matrizes............................................ 3 1.2 Determinante

Leia mais

11 a LISTA DE PROBLEMAS DE ÁLGEBRA LINEAR LEIC-Taguspark, LERCI, LEGI, LEE 1 o semestre 2003/04 - semana de 2003-12-08

11 a LISTA DE PROBLEMAS DE ÁLGEBRA LINEAR LEIC-Taguspark, LERCI, LEGI, LEE 1 o semestre 2003/04 - semana de 2003-12-08 INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA a LISTA DE PROBLEMAS DE ÁLGEBRA LINEAR LEIC-Taguspark LERCI LEGI LEE o semestre 23/4 - semana de 23-2-8. Diga justificando quais dos seguintes ternos

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 8.º ANO DE MATEMÁTICA 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de relacionar números racionais e dízimas, completar a reta numérica e ordenar números

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

a 1 x 1 +... + a n x n = b,

a 1 x 1 +... + a n x n = b, Sistemas Lineares Equações Lineares Vários problemas nas áreas científica, tecnológica e econômica são modelados por sistemas de equações lineares e requerem a solução destes no menor tempo possível Definição

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES LINEARES. Álgebra Linear e Geometria Analítica Prof. Aline Paliga

TRANSFORMAÇÕES LINEARES. Álgebra Linear e Geometria Analítica Prof. Aline Paliga TRANSFORMAÇÕES LINEARES Álgebra Linear e Geometria Analítica Prof. Aline Paliga INTRODUÇÃO Estudaremos um tipo especial de função, onde o domínio e o contradomínio são espaços vetoriais reais. Assim, tanto

Leia mais

Hidráulica Urbana. Urban Hydraulics. Semestre do plano de estudos 2

Hidráulica Urbana. Urban Hydraulics. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Hidráulica Urbana CU Name Código UC 725 Curso MEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 164 ECTS 6 Horas de contacto T - 22,5; PL -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR Assuntos: Matrizes; Matrizes Especiais; Operações com Matrizes; Operações Elementares

Leia mais

Capítulo 3 - Sistemas de Equações Lineares

Capítulo 3 - Sistemas de Equações Lineares Capítulo 3 - Sistemas de Equações Lineares Carlos Balsa balsa@ipb.pt Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança Matemática I - 1 o Semestre 2011/2012 Matemática I 1/

Leia mais

[a11 a12 a1n 4. SISTEMAS LINEARES 4.1. CONCEITO. Um sistema de equações lineares é um conjunto de equações do tipo

[a11 a12 a1n 4. SISTEMAS LINEARES 4.1. CONCEITO. Um sistema de equações lineares é um conjunto de equações do tipo 4. SISTEMAS LINEARES 4.1. CONCEITO Um sistema de equações lineares é um conjunto de equações do tipo a 11 x 1 + a 12 x 2 +... + a 1n x n = b 1 a 11 x 1 + a 12 x 2 +... + a 1n x n = b 2... a n1 x 1 + a

Leia mais

Capítulo 3 - Sistemas de Equações Lineares

Capítulo 3 - Sistemas de Equações Lineares Capítulo 3 - Sistemas de Equações Lineares Carlos Balsa balsa@ipb.pt Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança Matemática I - 1 o Semestre 2011/2012 Matemática I 1/

Leia mais

Análise de componentes principais (PCA)

Análise de componentes principais (PCA) Análise de componentes principais (PCA) Redução de dados Sumarizar os dados que contém muitas variáveis (p) por um conjunto menor de (k) variáveis compostas derivadas a partir do conjunto original. p k

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular MATEMÁTICA Cursos BIOLOGIA (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia Código da Unidade Curricular

Leia mais

Currículo da Disciplina de Matemática - 7º ano. Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Organização e Tratamento de Dados (OTD)

Currículo da Disciplina de Matemática - 7º ano. Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Organização e Tratamento de Dados (OTD) Domínios de conteúdos: Números e Operações (NO) Geometria e Medida (GM) Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Álgebra (ALG) Organização e Tratamento de Dados (OTD) Domínio NO7 9 GM7 33 Números racionais

Leia mais

Vetores. Bibliografia da Aula: Tipler, Vol 1, 6 a Ed. Cap.1 Seção 1.7 Halliday, Vol 1. 8 a Ed. Cap 3. Prof. Ettore Baldini-Neto

Vetores. Bibliografia da Aula: Tipler, Vol 1, 6 a Ed. Cap.1 Seção 1.7 Halliday, Vol 1. 8 a Ed. Cap 3. Prof. Ettore Baldini-Neto Vetores Bibliografia da Aula: Tipler, Vol 1, 6 a Ed. Cap.1 Seção 1.7 Halliday, Vol 1. 8 a Ed. Cap 3 Prof. Ettore Baldini-Neto Programa da Aula Propriedades Gerais dos Vetores Definições, Notação, Representações,

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular MATEMÁTICA Cursos BIOLOGIA (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia Código da Unidade Curricular

Leia mais

MPEP ITA PG/EAM-P. Turma Senai. Plano de Ensino. MB-701 Nivelamento em Matemática Superior

MPEP ITA PG/EAM-P. Turma Senai. Plano de Ensino. MB-701 Nivelamento em Matemática Superior MPEP www.mpep.ita.br ITA PG/EAM-P Turma Senai Plano de Ensino MB-701 Nivelamento em Matemática Superior São José dos Campos, SP 29 de julho de 2013 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Esta dsiciplina tem o objetivo

Leia mais

Topografia Aplicada. Applied Topography. Semestre do plano de estudos 1

Topografia Aplicada. Applied Topography. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Topografia Aplicada CU Name Código UC 736 Curso MEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 124 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5;

Leia mais

M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS

M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS O conteúdo programático de Matemática dos processos seletivos da UFU tem como objetivo identificar a habilidade do estudante em resolver problemas, fazer conexões

Leia mais

Análise Complexa e Equações Diferenciais 2 o Semestre 2014/15 Cursos: LEGM, MEC. Michael Paluch

Análise Complexa e Equações Diferenciais 2 o Semestre 2014/15 Cursos: LEGM, MEC. Michael Paluch Análise Complexa e Equações Diferenciais 2 o Semestre 2014/15 Cursos: LEGM, MEC Michael Paluch Avaliação 1. Avaliação Contínua a) 1 Teste dia 11 de abril de 2015 duração 90 minutes (40% de nota final)

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 1ª SÉRIE - 06/ 08/ 2014 - Capítulo 6 Citoplasma e organelas citoplasmáticas; - Capítulo 7 Núcleo e cromossomos; - Capítulo 8 Divisão celular:

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular MATEMÁTICA I Cursos ECONOMIA (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Economia Código da Unidade Curricular 14401001 Área

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As Faculdades Senac Minas, com o intuito de atender às diversas demandas, oferece à comunidade dois processos vestibular: o vestibular e o vestibular agendado. Ambos os processos buscam selecionar

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO - 2013 VP4 MATEMÁTICA 3 a ETAPA 6 o ao 9º Ano INTEGRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1º E 2º ANOS INTEGRAIS ENSINO MÉDIO

ROTEIRO DE ESTUDO - 2013 VP4 MATEMÁTICA 3 a ETAPA 6 o ao 9º Ano INTEGRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1º E 2º ANOS INTEGRAIS ENSINO MÉDIO 6 o ANO MATEMÁTICA I Adição e subtração de frações: Frações com denominadores iguais. Frações com denominadores diferentes. Multiplicação de um número natural por uma fração. Divisão entre um número natural

Leia mais

Álgebra Linear. 8 a Lista: a) Use o processo de ortogonalização de Gram Schmidt para construir uma base ortonormada para W.

Álgebra Linear. 8 a Lista: a) Use o processo de ortogonalização de Gram Schmidt para construir uma base ortonormada para W. Álgebra Linear Cursos: Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente 1 ō ano/1 ō Semestre 2006/07 8 a Lista: Nos exercícios em que n~ao se especifica

Leia mais

Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais Capítulo 1 Conceitos Fundamentais Objetivos: No final do Capítulo o aluno deve saber: 1. distinguir o uso de vetores na Física e na Matemática; 2. resolver sistema lineares pelo método de Gauss-Jordan;

Leia mais

PLANO DE ENSINO DO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 DISCIPLINA PRESENCIAL

PLANO DE ENSINO DO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 DISCIPLINA PRESENCIAL PLANO DE ENSINO DO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 DISCIPLINA PRESENCIAL CURSO: GRAU / HABILITAÇÃO: Ciência da Computação Bacharel em Ciência da Computação DISCIPLINA: CARGA HORÁRIA: Álgebra Linear Aplicada

Leia mais

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 PLANO DE CURSO

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 PLANO DE CURSO CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Geometria Analítica e de Vetores Código: ENGP- 120 Pré-requisito: - Período Letivo: 2013.1

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO 2014 MESTRADO 1. DAS INSCRIÇÕES

EDITAL SELEÇÃO 2014 MESTRADO 1. DAS INSCRIÇÕES Universidade Federal do Paraná Centro de Estudos em Engenharia Civil Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia - PPGMNE EDITAL SELEÇÃO 2014 MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Métodos

Leia mais

4.2 Produto Vetorial. Orientação sobre uma reta r

4.2 Produto Vetorial. Orientação sobre uma reta r 94 4. Produto Vetorial Dados dois vetores u e v no espaço, vamos definir um novo vetor, ortogonal a u e v, denotado por u v (ou u v, em outros textos) e denominado produto vetorial de u e v. Mas antes,

Leia mais

NOÇÕES DE ÁLGEBRA LINEAR

NOÇÕES DE ÁLGEBRA LINEAR ESPAÇO VETORIAL REAL NOÇÕES DE ÁLGEBRA LINEAR ESPAÇOS VETORIAIS Seja um conjunto V φ no qual estão definidas duas operações: adição e multiplicação por escalar, tais que u, v V, u+v V e α R, u V, αu V

Leia mais

Marília Brasil Xavier REITORA. Prof. Rubens Vilhena Fonseca COORDENADOR GERAL DOS CURSOS DE MATEMÁTICA

Marília Brasil Xavier REITORA. Prof. Rubens Vilhena Fonseca COORDENADOR GERAL DOS CURSOS DE MATEMÁTICA Marília Brasil Xavier REITORA Prof. Rubens Vilhena Fonseca COORDENADOR GERAL DOS CURSOS DE MATEMÁTICA MATERIAL DIDÁTICO EDITORAÇÃO ELETRONICA Odivaldo Teixeira Lopes ARTE FINAL DA CAPA Odivaldo Teixeira

Leia mais

Bem, produto interno serve para determinar ângulos e distâncias entre vetores e é representado por produto interno de v com w).

Bem, produto interno serve para determinar ângulos e distâncias entre vetores e é representado por produto interno de v com w). Produto Interno INTRODUÇÃO Galera, vamos aprender agora as definições e as aplicações de Produto Interno. Essa matéria não é difícil, mas para ter segurança nela é necessário que o aluno tenha certa bagagem

Leia mais

UMA NOVA PROPOSTA PARA GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO

UMA NOVA PROPOSTA PARA GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO UMA NOVA PROPOSTA PARA GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO MÉDIO DANIELLA ASSEMANY DA GUIA CAp- UFRJ danyprof@bol.com.br 1.1. RESUMO Esta comunicação científica tem como objetivo tratar e apresentar a Geometria

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. ENGENHARIA DE SOFTWARE I Ficha da Unidade Curricular Horas presenciais / Ano 56 Ano Lectivo 2010 /

Leia mais

4 a LISTA DE EXERCÍCIOS Produto Interno Álgebra Linear - 2 o Semestre /2005 LEE, LEGI, LEIC-TP, LERCI

4 a LISTA DE EXERCÍCIOS Produto Interno Álgebra Linear - 2 o Semestre /2005 LEE, LEGI, LEIC-TP, LERCI 4 a LISTA DE EXERCÍCIOS Produto Interno Álgebra Linear - 2 o Semestre - 2004/2005 LEE, LEGI, LEIC-TP, LERCI Problema 1. Seja u, w um produto interno num espaço linear V. Mostre que i) para qualquer vector

Leia mais

Solutions. Adição de Ingredientes. TC=0.5m TC=2m TC=1m TC=3m TC=10m. O Tempo de Ciclo do Processo é determinado pelo TC da operação mais lenta.

Solutions. Adição de Ingredientes. TC=0.5m TC=2m TC=1m TC=3m TC=10m. O Tempo de Ciclo do Processo é determinado pelo TC da operação mais lenta. Operations Management Homework 1 Solutions Question 1 Encomenda Preparação da Massa Amassar Adição de Ingredientes Espera Forno Entrega TC=0.5m TC=2m TC=1m TC=3m TC=10m TC=1.5m (se mesmo operador) O Tempo

Leia mais

PROGRAMA e Metas Curriculares Matemática A. Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

PROGRAMA e Metas Curriculares Matemática A. Cálculo Vetorial e Geometria Analítica PROGRAMA e Metas Curriculares Matemática A António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Luísa Loura, Maria Clementina Timóteo Cálculo Vectorial e Geometria Analítica O estudo dos referenciais cartesianos

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº15 Data: / / 2013 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº15 Data: / / 2013 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº15 Data: / / 013 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e Apresentação dos Conteúdos e Objetivos para o 3º Teste de Avaliação de

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Matemática - (1ª série)

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Matemática - (1ª série) Relacionar e resolver problemas que envolvem conjuntos; Reconhecer, operar e resolver problemas com conjuntos numéricos; Compreender os conceitos e propriedades aritméticas; Resolver problemas de porcentagem,

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 3 a Lista - MAT 137 - Introdução à Álgebra Linear 2013/I

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 3 a Lista - MAT 137 - Introdução à Álgebra Linear 2013/I 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 3 a Lista - MAT 137 - Introdução à Álgebra Linear 013/I 1 Sejam u = ( 4 3) v = ( 5) e w = (a b) Encontre a e b tais

Leia mais

6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D

6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D 6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D Até agora estudamos e implementamos um conjunto de ferramentas básicas que nos permitem modelar, ou representar objetos bi-dimensionais em um sistema também

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA 2º ANO Nome da disciplina: Física Geral II Carga horária: 90h Acústica e Ondas. Óptica Física e Geométrica. Lei de Coulomb; Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial. Capacitância.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática A 10º ano 2014/2015 Início Fim

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

Capítulo 3. Cálculo Vetorial. 3.1 Segmentos Orientados

Capítulo 3. Cálculo Vetorial. 3.1 Segmentos Orientados Capítulo 3 Cálculo Vetorial O objetivo deste capítulo é o estudo de vetores de um ponto de vista geométrico e analítico. De acordo com a necessidade, a abordagem do assunto será formal ou informal. O estudo

Leia mais

MATRIZES Matriz quadrada Matriz linha e matriz coluna Matriz diagonal Matriz identidade

MATRIZES Matriz quadrada Matriz linha e matriz coluna Matriz diagonal Matriz identidade MATRIZES Matriz quadrada matriz quadrada de ordem. diagonal principal matriz quadrada de ordem. - 7 9 diagonal principal diagonal secundária Matriz linha e matriz coluna [ ] colunas). (linha e matriz linha

Leia mais

(a) Encontre o custo total de ações, usando multiplicação de matrizes.

(a) Encontre o custo total de ações, usando multiplicação de matrizes. NIVERSIDADE ESTADAL DE SANTA CRZ - ESC DEARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - DCET ÁLGEBRA LINEAR ASSNTO: MATRIZES EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. Suponha que um corretor da Bolsa de Valores faça um pedido

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Faculdade de Engenharia Licenciatura Engenharia Electrónica e Informática Unidade Curricular Teoria da Electricidade Semestre: 2 Nº ECTS: 6,0 Regente Rui Manuel

Leia mais

1 Módulo ou norma de um vetor

1 Módulo ou norma de um vetor Álgebra Linear I - Aula 3-2005.2 Roteiro 1 Módulo ou norma de um vetor A norma ou módulo do vetor ū = (u 1, u 2, u 3 ) de R 3 é ū = u 2 1 + u2 2 + u2 3. Geometricamente a fórmula significa que o módulo

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular MATEMÁTICA Cursos BIOLOGIA MARINHA (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia Código da Unidade Curricular

Leia mais

EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. PROCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008

EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. PROCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008 EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. OCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008 A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições,

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular MATEMÁTICA Cursos CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (1.º ciclo) Unidade Orgânica Reitoria - Centro de Novos Projectos Código da Unidade

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Analítica

Álgebra Linear e Geometria Analítica Álgebra Linear e Geometria Analítica Departamento de Matemática para a Ciência e Tecnologia Universidade do Minho 2005/2006 Engenharia e Gestão Industrial Engenharia Electrónica Industrial e de Computadores

Leia mais

2. O número de vectores da base de L construída na alínea anterior é a soma do número de vectores das bases de M e N.

2. O número de vectores da base de L construída na alínea anterior é a soma do número de vectores das bases de M e N. 2.4. PROJECÇÕES 2. dim(l)=dim(m)+dim(n) Demonstração. Se L=M N, qualquer vector x L se pode escrever de forma única como a soma de um vector x M M e outro vector x N N. 1. Dada uma base de M, x M pode

Leia mais

4 Sistemas de Equações Lineares

4 Sistemas de Equações Lineares Nova School of Business and Economics Apontamentos Álgebra Linear 4 Sistemas de Equações Lineares 1 Definição Rank ou característica de uma matriz ( ) Número máximo de linhas de que formam um conjunto

Leia mais

n. 33 Núcleo de uma transformação linear

n. 33 Núcleo de uma transformação linear n. 33 Núcleo de uma transformação linear Chama-se núcleo de uma transformação linear f: V W ao conjunto de todos os vetores v V que são transformados em 0 W. Indica-se esse conjunto \por N(f) ou Ker (f).

Leia mais

ANÁLISE MATEMÁTICA II

ANÁLISE MATEMÁTICA II MANUAL D E DOCÊNCIA ANÁLISE MATEMÁTICA II 2ºANO ENGENHARIAS (VÁRIAS) CALCULUS II 2 nd DEGREE ENGINEERING Faculdade de Ciência e Tecnologia Ano lectivo 2005/2006 2 Número de horas do programa: 90 horas

Leia mais

Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática

Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Plano de Aula 1- IDENTIFICAÇÃO Secretaria

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Tema/Subtema Conteúdos Metas Nº de Aulas Previstas Org.Trat.Dados / Planeamento Estatístico Especificação do problema Recolha de dados População

Leia mais

Modelagem Matemática e Interdisciplinaridade como Estratégia de Aprendizado Significativo: Solução de um Circuito em série RLC.

Modelagem Matemática e Interdisciplinaridade como Estratégia de Aprendizado Significativo: Solução de um Circuito em série RLC. [~][/~][~][/~][~] [/~][~] [/~] Modelagem Matemática e Interdisciplinaridade como Estratégia de Aprendizado Significativo: Solução de um Circuito em série RLC. Ramos, G. B. G.; Gonzaga, B.R. Coordenadoria

Leia mais

caderno Matemática Matemática e suas Tecnologias ELABORAÇÃO DE ORIGINAIS

caderno Matemática Matemática e suas Tecnologias ELABORAÇÃO DE ORIGINAIS Matemática Matemática e suas Tecnologias caderno de ELABORAÇÃO DE ORIGINAIS BETO PAIVA Professor e coordenador pedagógico em escolas de ensino médio e cursos pré-vestibulares há mais de 35 anos. LEO PAULO

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular ÁLGEBRA LINEAR Cursos BIOTECNOLOGIA (1.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia Código da Unidade Curricular

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Engenharia Licenciatura Engenharia Electrónica e Informática Unidade Curricular Física Geral I Semestre: 1 Nº ECTS: 6,0 Regente Carlos Alberto Rego de Oliveira

Leia mais

CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Eduardo Campos VICE-GOVERNADOR João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Ricardo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular REDES DE ENERGIA ELÉCTRICA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular REDES DE ENERGIA ELÉCTRICA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular REDES DE ENERGIA ELÉCTRICA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia Electrotécnica e de Computadores 3.

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS Ficha da Unidade Curricular CURSO Mestrado em U.C. SISTEMAS INTEGRADOS DE Gestão Integrada da Qualidade,Ambiente e Segurança GESTÃO Horas presenciais

Leia mais

M : ( ( é um LVRPRUILVPR M -1 : ( ( também é um LVRPRUILVPR.

M : ( ( é um LVRPRUILVPR M -1 : ( ( também é um LVRPRUILVPR. &DStWXOR±$SOLFDo}HV/LQHDUHV47 Å (VSDoRV,VRPRUIRV Sejam ( e ( dois espaços vectoriais sobre. Dizemos que ( e ( são LVRPRUIRV se H[LVWLUXPLVRPRUILVPR M : ( ( e escrevemos, (! ( Por eemplo, o espaço dos vectores

Leia mais

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios:

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios: ANEXO II Estrutura e Referenciais da Prova de Ingresso Curso Técnico Superior Profissional em Climatização e Refrigeração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu 1. Introdução Relativamente

Leia mais

CÁLCULO: VOLUME III MAURICIO A. VILCHES - MARIA LUIZA CORRÊA. Departamento de Análise - IME UERJ

CÁLCULO: VOLUME III MAURICIO A. VILCHES - MARIA LUIZA CORRÊA. Departamento de Análise - IME UERJ CÁLCULO: VOLUME III MAURICIO A. VILCHES - MARIA LUIZA CORRÊA Departamento de Análise - IME UERJ 2 Copyright by Mauricio A. Vilches Todos os direitos reservados Proibida a reprodução parcial ou total 3

Leia mais

Álgebra linear algorítmica

Álgebra linear algorítmica Álgebra linear algorítmica S. C. Coutinho Este arquivo reúne as provas do curso álgebra linear algorítmica (MAB 5) oferecido pelo Departamento de Ciência da Computação da UFRJ. Primeira Prova200/. Seja

Leia mais

Engenharia Informática. Física II. 1º Ano 2º Semestre. Instituto politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e de Gestão

Engenharia Informática. Física II. 1º Ano 2º Semestre. Instituto politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e de Gestão 1º no º Semestre 1. Cálculo vectorial 1.1. Introdução análise vectorial é um assunto do âmbito da matemática e não propriamente da Engenharia. No entanto, é quase impossível estudar Electrostática e Magnetismo

Leia mais