O sistema de cotas no Brasil: um estudo de caso na Universidade Estadual do Norte Fluminense -UENF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O sistema de cotas no Brasil: um estudo de caso na Universidade Estadual do Norte Fluminense -UENF"

Transcrição

1 O sistem de cots no Brsil: um estudo de cso n Universidde Estdul do Norte Fluminense -UENF Ludmil Gonçlves d Mtt Doutor em Sociologi Polític Professor do Mestrdo em Plnejmento Regionl e Gestão de Ciddes d Universidde Cândido Mendes - UCAM- Cmpos dos Goytczes -RJ- Brsil ludmtt@yhoo.com.br RESUMO Apresento nesse rtigo os resultdos de um estudo sobre o sistem de cots n UENF. As cots n UENF brcm os seguintes beneficiários: negros, estudntes de escol públic, deficientes, indígens, filhos de policiis militres mortos ou incpcitdos em serviço, sendo ind necessári comprovção de crênci. O estudo centrou-se n nálise comprtiv dos vestibulres de 2008 e Foi nlisd relção entre ofert e demnd de vgs e tmbém s nots de provção. A nálise revelou que há um mior demnd por cots nos cursos em que relção cndidto/vg é mior e que em muitos cursos s cots são desnecessáris pr provção. Plvrs-chve: educção; cots; polítics públics.

2 1.Introdução Ns dus últims décds muito se tem fldo sobre polític de cots e tem crescido tmbém o interesse em estudr ess temátic no Brsil. Todvi, pesr d profícu produção cdêmic sobre o tem, poucos estudos têm se dedicdo o exme empírico. Esse trblho tem como objetivo presentr os resultdos do estudo relizdo com lunos que ingressrm n Universidde Estdul do Norte Fluminense/UENF por meio do sistem de cots. O regime de cots d UENF dmite três forms de ingresso: negros, estudntes de escol públic, rend fmilir econômic mínim. Foi feit um nálise comprtiv dos ddos de vestibulres de 2008 e 2009 em relção à ofert de vgs e demnd e um levntmento ds nots de provção dos vestibulndos que entrrm por cots em comprção os não cotists. A nálise revelou que há um mior demnd por cots nos cursos em que relção cndidto/vg é mior; que os cursos de mior relção cndidto/vg são tmbém queles em que há um mior número de inscritos pr o sistem de cots; que s vgs destinds s cots tem ficdo ocioss. Nos cursos considerdos de mior destque n universidde há um mior procur pels cots, como é o cso ds engenhris. Dos quinze cursos oferecidos pel UENF pr o Vestibulr Estdul em 2008 pens em três deles s cots form necessáris pr provção dos cndidtos: Engenhri Civil, Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo e Engenhri de Produção, justmente os cursos cuj relção cndidto/vg é mior. 2. UENF e crreirs A UENF é um universidde nov, fundd em 1993, plnejd e idelizd intelectulmente por um grupo de cientists sob lidernç de Drcy Ribeiro 1 e projetd fisicmente por Oscr Niemeyer e está loclizd no município de Cmpos dos Goytczes, n Região Norte do Estdo do Rio de Jneiro. Este município tem um populção de hbitntes (IBGE, 2010). 1 Drcy Ribeiro nsceu em 1922 n cidde mineir de Montes Clros e fleceu em 1997 em Brsíli. Formou-sen Escol de Sociologi e Polític de São Pulo em Dedicou grnde prte de su vid Etnologi. N educção se destcou pel implementção d UnB, Universidde Ncionl d Cost Ric, pel Universidde de Argel e d UENF.

3 Atulmente estrutur d UENF brig qutro Centros Acdêmicos (Centro de Ciêncis do Homem; Centro de Ciênci e Tecnologi; Centro de Biociêncis e Biotecnologi; Centro de Ciêncis e Tecnologis Agropecuáris) 17 cursos de grdução ( Ciêncis Sociis, Administrção Públic e Licencitur em Pedgogi; Engenhri Civil; Engenhri Metlúrgic e de Mteriis; Engenhri de Produção; Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo; Ciênci d Computção e Informátic e s licencitur em Mtemátic, Químic e Físic; bchreldo e licencitur em Biologi; Zootecni; Agronomi; Medicin Veterinári) e 13 Progrms de Pós-grdução (Cognição e Lingugem (Ms); Polítics Sociis (Ms); Sociologi Polític (Ms e Ds); Ciêncis de Engenhri (Ms); Engenhri Civil (Ms); Engenhri de Reservtório e de Explorção (Ms); Engenhri e Ciêncis de Mteriis (Ms e Ds); Ecologi e Recursos Nturis (Ms e Ds); Biociêncis e Biotecnologi (Ms e Ds); Ciêncis Nturis (Ms); Produção Vegetl (Ms e Ds); Produção Animl (Ms e Ds); Genétic e Melhormento de Plnts (Ms e Ds)). O corpo docente d UENF é constituído por 255 professores doutores e o qudro de funcionários técnicos é formdo por 569 técnicos-dministrtivos. Estudm n UENF lunos nos cursos de grdução, sendo em cursos presenciis e em cursos à distânci. Temos nos progrms de Pós-grdução 941 lunos, sendo 437 doutorndos e 504 mestrndos. 13 As crreirs mis procurds n UENF são s ligds s Engenhri e Medicin Veterinári. 3. O vestibulr em nálise: ofert e demnd Pr esse trblho fizemos um nálise comprd dos resultdos dos vestibulres de 2008 e A escolh por esses períodos foi feit em rzão d relizção do Vestibulr Estdul (prov unificd pr UENF/UERJ /UEZO). A relção cndidto/vg dos cursos d UENF vem sofrendo consideráveis mudnçs. Tendo em vist, bix procur por determindos cursos (ver Qudro 1), UENF começou prtir de 2009 um processo de desvinculção do Vestibulr Estdul 13 Ddos fornecidos pel Secretri Acdêmic -UENF.em 06/09/2011

4 (este er coordendo pel UERJ). Inicilmente foi relizdo um vestibulr específico pr os cursos de Agronomi, Licencitur em Pedgogi e Zootecni, cursos estes com bix procur, enqunto os demis cursos continurm treldos o Vestibulr Estdul. Em 2010, lém dos cursos nteriores, o vestibulr específico incluiu todos os cursos de licencitur. E, neste no, não foi relizd um prov específic e sim doção d prov do ENEM 2 com clssificção trvés do SISU 3. Em 2011 UENF pssou dotr prov do ENEM e o SISU como form exclusiv de ingresso pr todos os cursos. Considerndo que prov do ENEM é relizd em todo o território ncionl e que o SISU possibilit o cndidto um mior flexibilidde em relção à escolh d universidde e do curso que ele pretende fzer, relção cndidto/vg sofreu mudnçs. Os cursos de licencitur, que ntes sofrim com bix procur, pssrm ser mis concorridos. Entretnto, pesr ds mudnçs, os cursos mis concorridos ind são s Engenhris e Medicin Veterinári, e os menos concorridos s Licenciturs em Físic e Mtemátic. 3.1 Vestibulr 2008 Em 2008 o vestibulr d UENF foi relizdo conjuntmente com o d UERJ e d UEZO, sendo chmdo de Vestibulr Estdul. As vgs form seleciond de cordo com Lei Estdul n /2003 ( 20% pr rede públic; 20% pr negros e 5% pr deficientes e indígens). Form oferecids 521 vgs: 279 sem reserv; 105 rede públic; 105 negros; 32 deficientes. Desss, form preenchids pens 451; 416 sem reserv; 32 rede públic, 8 negros e 1 deficiente. Ficndo 70 vgs ocioss. O que podemos observr é que ocupção foi menor entre s vgs de deficientes, onde form preenchids pens 3,2% ds vgs. Dentre s vgs destinds às cots, s d rede públic form s que tiverm mior ocupção, com 30,5%, reserv pr negros preencheu pens 7,7% ds vgs. Em contrprtid, s vgs não reservds ocuprm 150% do totl ds vgs, pois de cordo com legislção s vgs não ocupds pels cots devem ser disponibilizds pr mpl concorrênci. 2 Exme Ncionl do Ensino Médio- prov relizd pelo governo Federl pr vlir os concluintes do ensino médio 3 Sistem de Seleção Unificd- sistem que selecion estudntes pr s vgs ds universiddes públics.

5 A prtir desses ddos fic indgção: Por que bix procur pels cots? Um ds explicções mis correntes é de que o grglo está n escol públic. Ou sej, grnde prte dos estudntes não conseguem nem mesmo terminr o ensino médio e qundo terminm não possuem s qulificções necessáris pr o ingresso n universidde. O que pode ser evidencido ns explicções de Schwrtmn: A principl limitção o cesso o ensino superior hoje não é flt de vgs, nem flt de dinheiro, e muito menos lgum tipo de discriminção socil que poss hver nos sistems de seleção. O grnde funil é o ensino médio, que ind não form pessos em quntidde suficiente pr limentr expnsão que o ensino superior vem tendo. (2008,p.26) A problemátic d inclusão e permnênci dos estudntes ns universiddes públics tem ocupdo considerável espço no meio cdêmico. A revisão de litertur ness áre tem demonstrdo que mplição do ensino superior tem ocorrido mis fortemente no ensino privdo e que o ensino público ind é um relidde distnte pr muits pessos. Diferentemente do que firmou Schwrtmn (2008), pr Zgo (2005) o número de vgs no ensino superior público é sim um entrve pr o cesso ds clsses mis pobres universidde públic. Observmos um crescimento crescente d rede privd, em detrimento do ensino público superior, ms são s universiddes públics s mis procurds pel populção e s rzões são relcionds tnto o seu cráter de grtuidde qunto à reputção que represent enqunto modelo de excelênci n produção e difusão do conhecimento. Dinte d relção ltmente competitiv por um vg n universidde públic, o cesso o ensino superior nests instituições represent, pr o estudnte, um grnde desfio.(zago, 2008, p. 3-4) Outr explicção pr o cso seri o fto d UENF oferecer pens cursos integris (com disciplins ocorrendo em qulquer horário) e em su miori diurnos, o que exige do estudnte dedicção exclusiv. Impedindo-os de trblhr. E como os estudntes mis pobres (justmente queles que terim direito s cots, um vez que ess tem como exigênci crênci) precism trblhr pr custer os estudos e té mesmo judr fmíli, UENF seri inviável. Entretnto, propomos nesse trblho complementr ess nálise com outr perspectiv, de que bix procur pels cots estri relciond dinâmic d relção cndidto/vg e escolh d crreir. Ess nálise tmbém foi pontd nos estudos de Zgo (2008):

6 Ao chmr tenção pr problemátic do cesso o ensino superior brsileiro, não podemos deixr de mencionr outros mecnismos de discriminção, como por exemplo, diferencição socil de cursos e crreirs. Os ddos relciondos às áres e cursos, revelm s diferençs sociis observds entre s crreirs universitáris, conforme relidde tmbém verificd em outrs instituições de ensino público superior do pís. Certos cursos têm seu público formdo essencilmente por estudntes oriundos de escols públics, enqunto em outros ocorre situção invers, sugerindo intensificção d seletividde socil n escolh ds crreirs. (ZAGO, p.4) A hipótese que levntmos neste cso é que estudntes cuj trjetóri cdêmic é considerd deficitári (neste cso inclui-se estudntes d rede públic de ensino, estudntes que tiverm que trblhr durnte relizção do ensino médio, queles que não tiverm cesso um cursinho pré-vestibulr) tendem, o tentr o cesso universidde, buscr crreirs de menor concorrênci em detrimento de escolher crreir dos sonhos no jrgão dos estudntes. Esse fenômeno revel que os estudntes dos extrtos mis pobres d populção podem té cessr um vg n universidde públic, ms qundo cessm nem sempre é nos cursos que relmente pretendim, ms nos cursos em que sus chnces são miores, condição objetiv. Entretnto, os ftores não objetivos têm grnde peso sobre o processo de escolh. E nesse cso o mis frequente é que esses estudntes não escolhem, eles são os escolhidos pr ocuprem s crreirs de menor prestígio socil, mntendo ssim, o ciclo d reprodução socil (BOURDIEU, 2007, p.250): Eis í um dos mecnismos mis poderosos de uto perpetução do corpo docente, sber, dilétic d consgrção e do reconhecimento o fim d qul escol escolhe os que escolhem porque el os escolhe: qundo um instituição como, por exemplo, o sistem de ensino control completmente su própri reprodução, está em condições de trir (ou fstr) pr junto de si - pel consgrção que lhes concede-, os indivíduos e os mis dispostos à perpetuá-l idêntic el mesm. Nesse embte é que o cesso diferencido, como é o cso ds cots, tem sido pontdo como solução pr que os estudntes de fto tenhm possibilidde de escolher. Pois o cesso às crreirs mis concorrids seri fcilitdo, um vez que se colocm pessos com perfis e trjetóris cdêmics proximds pr concorrerem entre si. Desse modo fzemos nálise do seguinte qudro: Qudro 1 : Vestibulr Estdul UENF Relção Cndidto\Vg

7 Curso Totl Não-reserv Rede Públic Negros Deficientese outros V g s Ins cri tos cnd\ vg V gs Inscr itos cnd\ vg V gs Agronomi , , , Ciênci d , , , Computçã o e Informátic Ciêncis , , Biológics 0 Ciêncis , , , , Sociis Eng.Civil , , , , ,5 6 Eng.Explor , , , , ção e 4 Produção de Petróleo Eng.de , , , , Produção 3 Eng. Metlúrgic - hbilitção em Mteriis , , , , Licenc. em Biologi Licenc. Em Físic Licenc. em Mtemátic Inscr itos cnd\ vg V gs Inscr itos cnd\ vg , , , , , , , , , , , Licenc. em , , , Pedgogi Licenc. em , , , Químic Medicin , , , , Veterinári 1 Zootecni , , , Gerl , , , , ,03 Fonte: Secretri Acdêmic\UENF Em 2008 o curso com mior relção cndidto/vg foi o curso de Engenhri de Produção com relção de 5,82 c/v, e o de menor foi o curso de Licencitur em Pedgogi com relção de 0,23 c/v, isso no qudro gerl. Todvi, qundo nlismos por ctegori de ingresso ( não-reserv; cots rede públic; cots pr negros; ) o cenário difere. V gs Inscr itos cnd\ vg N ctegori de ingresso não-reserv, o curso de Engenhri de Produção foi o mis procurdo com relção de 11,14 c/v seguido do curso de Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo com relção de 9,73 c/v e o de menor procur continuou sendo Licencitur em Pedgogi (conforme qudro 4.1).

8 Já ns vgs reservds pr rede públic o de mior procur foi o curso de Medicin Veterinári com relção de 1,38 c/v, seguido pel Engenhri Metlúrgic. E os de menor relção cndidto/vg form Licencitur em Pedgogi e Bchreldo em Zootecni com relção de 0,17 c/v. Entre s vgs reservds pr cots de negros mior concorrênci foi n Engenhri Civil e Metlúrgic com relção de 0,33 c/v. Ns vgs reservds pr cots de deficientes e indígens só houve um inscrito pr o curso de Engenhri Civil. Desses ddos é possível inferir que os cursos de mior relção cndidto/ vg são tmbém queles em que há um mior número de inscritos pr o sistem de cots. E tmbém se observ que nos cursos considerdos de mior destque n universidde há um mior procur pels cots, como é o cso ds engenhris. Dos 59 inscritos pr cots de rede públic, 18 se inscreverm nos cursos de engenhri, ou sej, 30% dos inscritos. E dos 15 inscritos pr cots de negros, 11 form pr s Engenhris, o que represent 73,3%, e, entre os deficientes, 100%. Outro fto tmbém relevnte é o cruzmento desses ddos com not de ingresso conforme present o qudro: Curso Qudro 2 : Inscrição e Aprovção - Vestibulr Estdul UENF Inscrito s RP Aprovdo s RP Inscrito s N Aprovdo s N Inscrito s DI Aprovdo s DI Menor not de ingress o cotist Menor not de ingress o nãocotist Agronomi ,25 20,25 C.Computçã ,5 28,25 o C.Biológics ,25 20,25 C.Sociis ,75 24,5 Eng.Civil ,0 34,75 Eng. Petróleo ,25 57,5 Eng ,0 42,75 Produção Eng ,25 20,0 Metlúrgic Lic.Biologi ,75 20,5 Lic.Físic Lic.Mtemátic ,75 20,24 Lic.Pedgogi ,05 20,75 Lic.Químic ,5 20,5 M.Veterinári ,25 20,5 Zootecni ,25

9 Fonte: Secretri Acdêmic RP = Cotist rede públic N+ Cotist negro DI= Cotist deficiente e indígen Dos quinze cursos d UENF que prticiprm do Vestibulr Estdul 2008 em pens três deles s cots form necessáris pr provção dos cndidtos, esses cursos form Engenhri Civil, Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo e Engenhri de Produção, justmente os cursos cuj relção cndidto/vg é mior. 3.2 Vestibulr 2009 Em 2009 houve o Vestibulr Estdul e tmbém um vestibulr específico pr os cursos de Agronomi, Zootecni e Licencitur em Pedgogi. As vgs form seleciond de cordo com Lei Estdul n de 11 de dezembro de 2008 ( 20% pr rede públic; 20% pr negros e 5% pr deficientes e filhos de policiis civis e militres, bombeiros e de inspetores de segurnç e dministrção penitenciári, mortos ou incpcitdos em rzão de serviço). Qudro 3: Vestibulr Estdul UENF Relção Cndidto\Vg Curso Totl Não-reserv Rede Públic Negros Deficie ntes e outros Vg s Inscrit os cnd \vg Vgs Inscrit os cnd\v g Ciênci d , , , Computção e Informátic Ciêncis , , , , Biológics 6 06 Ciêncis , , , , Sociis 33 Eng.Civil , , , , Eng.Explorç ão e Produção de Petróleo , , , , Eng.de , , , , Produção 33 Eng , , , , V g s In sc rit os cnd \vg V g s In sc rit os c nd \v g V g s I n s c r i t o s c n d \ v g

10 Metlúrgichbilitção 33 em Mteriis Licenc. em , , , Biologi Licenc. Em , , Físic Licenc. em , , , Mtemátic Licenc. em , , , , Químic 33 Medicin , , , , Veterinári 63 Gerl , , , , Fonte: Secretri Acdêmic\UENF O que se observ é que pesr de em 2009 s vgs não reservds ind terem um ocupção mior que s demis, ess diminuiu em relção o no nterior, ficndo em 138,7% de ocupção. Já s vgs destinds cots de rede públic tiverm 49,3% de ocupção, s de cots pr negros 12%. Números estes, tmbém miores que do no nterior. Não form ocupds s vgs destinds deficientes e filhos de policiis. O número de inscritos tmbém umentou em relção 2008, n concorrênci gerl tiverm 1370 inscritos pr concorrer gor 413 vgs, distribuíds entre os 12 cursos oferecidos no Vestibulr Estdul. Ou sej, um relção de 3,3 cndidto/vg. O número de inscritos pr o sistem de cots tmbém umentou: entre s vgs destinds às cots de rede públic sltou-se de 59 inscritos em 2008 pr 67 inscritos em 2009; e entre s vgs destinds s cots pr negros sltou-se de 15 inscritos em 2008 pr 22 inscritos em Já pr deficientes e filhos de policiis não houve inscrições. Como no no de 2009 seleção pr os cursos de Agronomi, Zootecni e Licencitur em Pedgogi (cursos com relção cndidto/vg menor) foi relizd de form seprd. Observou-se, porém, um mudnç em relção os cursos menos concorridos. Em 2009 o curso com mior relção cndidto/vg foi o curso de Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo com relção de 9,85 c/v, e o de menor foi o curso de Licencitur em Mtemátic com relção de 0,57 c/v. Anlisndo por ctegori de ingresso, n ctegori não reserv os cursos de mior e menor concorrênci são os mesmos do gerl. Ou sej, Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo com relção de 16,73 c/v e Licencitur em

11 Mtemátic com relção de 0,81 c/v, ms neste cso com um umento n concorrênci em relção o gerl. Ns vgs reservds pr rede públic o curso de mior procur tmbém foi Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo com relção de 2,25 c/v e os de menor procur foi o curso de Ciêncis Biológics com relção de 0,31c/v. Ns vgs reservds pr negros mior concorrênci continuou no curso de Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo. Ns vgs de deficientes e filhos de policiis não houve inscritos. Assim como em 2008, os cursos de mior relção cndidto/vg são tmbém queles em que há mior número de inscritos pr o sistem de cots, ssim como tmbém permnecem mior procur pels engenhris. E n nálise sobre provção (qudro 4) observmos que o número de estudntes que necessitrm ds cots pr provção umentou em relção Os cursos de Engenhri continurm sendo os cursos em que o sistem é mis utilizdo e s Licenciturs os cursos de menor incidênci. Ou sej, permnece perspectiv de que nos cursos de mior concorrênci há um mior procur pels cots. Tl fto present um ddo importnte, um vez que presenç de estudntes oriundos d rede públic de ensino, negros e crentes nos cursos de menor prestígio socil sempre foi mis sensível. Entretnto, o debte sobre lei de cots trz justmente esse ponto, pois ess lei se mostr necessári efetivmente pr corrigir distorções de cesso os cursos de mior prestígio socil. Curso Qudro 4 : Inscrição e Aprovção - Vestibulr Estdul UENF Inscrito s RP Aprovdo s RP Inscrito s N Aprovdo s N Inscrito s DI Aprovdo s DI Menor not de ingress o cotist Menor not de ingress o nãocotist C.Computçã ,0 23,0 o C.Biológics ,25 20,5 C.Sociis ,5 23,0

12 Eng.Civil ,5 22,75 Eng. Petróleo ,0 55,0 Eng ,0 42,75 Produção Eng ,0 26,25 Metlúrgic Lic.Biologi ,75 20,5 Lic.Físic Lic.Mtemátic ,5 20,25 Lic.Pedgogi ,6 35,0 Lic.Químic ,5 21,25 M.Veterinári ,75 27,5 Zootecni ,0 36,0 Fonte: Secretri Acdêmic RP = Cotist rede públic N+ Cotist negro DI= Cotist deficiente e indígen Segundo levntmento feito n UERJ, té 2003, no d instituição ds cots 31,9% dos lunos d universidde pertencim fmílis cuj rend er de té oito slários mínimos e 30% dos lunos d universidde utodeclrrm-se negros ou prdos. Ms o problem er que miori desses estudntes se concentrv nos cursos considerdos de bixo prestígio socil cujo vestibulr é menos concorrido e que projetm, no futuro, menores slários médios. (SANTOS, 2006). 4. Considerções finis Voltndo o questionmento nterior: Por que há um mior demnd pels cots nos cursos mis concorridos? Buscndo rgumentr sobre esse e outros questionmentos é que recorremos s resposts dos lunos um survey explortório. Ds 31 pergunts presentes no questionário um dels foi: Porque optou pels cots? Com s seguintes opções de resposts: 1.Porque o curso que escolhi é muito concorrido e com s cots ficou mis fácil; 2. Porque é um direito e eu não quero brir mão dele; 3. Porque eu tinh medo de não pssr se concorresse sem s cot; 4. Porque fui incentivdo por outrs pessos. A respost mis frequente entre os cotists foi justifictiv do direito, quse metde deles responderm que optrm pels cots por considerá-ls um direito. A segund opção de respost mis frequente foi porque eu tinh medo de não pssr se concorresse sem s cots, no grupo de cotists de rede públic, e porque o curso que escolhi é muito concorrido e com s cots ficou mis fácil no grupo de cotists negros.

13 Ms será que relmente os cotists estão linhdos com ess perspectiv? De verem ns cots possibilidde de lcnçrem um direito? Pr compreender melhor esse qudro de resposts fizemos lgums nálises correlts prtir d estrtificção ds resposts em ctegoris de cursos. Dividimos os cursos d UENF em três grupos segundo relção cndidto/vgs: cursos de lt concorrênci queles no qul médi ficou entre 5 e 8 (cso dos cursos de Engenhri Civil; Engenhri de Explorção e Produção de Petróleo; Engenhri de Produção e Medicin Veterinári). Os cursos de médi concorrênci, cuj médi ficou entre 2 e 5 c/v (cso dos cursos de Ciênci d Computção; Ciêncis Biológics e Engenhri Metlúrgic e de Mteriis). E os cursos de bix concorrênci que presentm médis entre 0 e 2 c/v (cso dos cursos de Agronomi; Ciêncis Sociis; Zootecni e todos os cursos de licenciturs). A prtir dess clssificção, observmos que, entre os lunos dos cursos de médi concorrênci, justifictiv do direito prece em 2/3 ds resposts dos entrevistdos. O mesmo contece entre os lunos dos cursos de bix concorrênci em que um pouco menos de 2/3 dos entrevistdos mrcrm ess opção de respost. Já entre os lunos dos cursos de lt concorrênci justifictiv do direito não é mis frequente. Entre eles respost porque eu tinh medo de não pssr se concorresse sem s cots foi mis frequente. Ess respost se justific no rgumento de que eles sbem rcionlmente que s chnces são menores num mbiente de mior concorrênci.. Já entre queles que cursm cursos em que concorrênci é menor o rgumento d possibilidde de não lcnçrem êxito no vestibulr não seri muito justificável, sendo opção pelo direito o rgumento mis frequente. Chm tenção, nesse cso, é que pesr ds cots gruprem indivíduos com perfis proximdos (crentes, negros, estudntes de escol públic), mesmo dentro desse grupo existe diferençs em relção busc por determinds crreirs. Mesmo com s cots, indivíduos ind tem dificuldde em cessr s cots pr cursos de mior concorrênci. Colocndo esse fto no contexto d sociedde brsileir veremos que implntção ds ções firmtivs no Brsil vem compnhd de justificções. De cordo com Feres (2006) os rgumentos se dividem em três ordens: reprção, diversidde e justiç socil. A idei de reprção justific-se pelo pssdo em virtude do

14 histórico d desiguldde no Brsil. Esse rgumento tem sido levntdo, principlmente, em fvor d reprção dos dnos cusdos pel escrvidão dos negros e d dizimção dos índios (FERES, 2006, p.55). Entretnto, esse rgumento é um tnto qunto complexo, pois reprção seri feit não quem de fto sofreu o dno, ms os seus descendentes. E quem são os descendentes? Qundo os lunos justificm sus escolhs prtir do rgumento de que estão pleitendo um direito eles estão, vi de regr, tmbém ssumindo ess identidde, ou sej, identidde dqueles que sofrerm um dno e que precism d reprção. O rgumento d diversidde é ind mis complexo qundo se trt do Brsil, ms tem sido frequentemente ciondo pr justificr s ções firmtivs. Pr Feres (2006) utilizção desse rgumento pr justificr s ções firmtivs no Brsil não é muito viável, dd às condições objetivs dos grupos que se beneficirim d polític. Pois em se trtndo do cesso o ensino universitário público, idei de grupos com culturs singulres em relção os demis grupos d sociedde não seri muito fctível, visto que pr chegr esse nível de ensino s pessos obrigtorimente já cumulrm 11 nos de educção forml, o que de cert form introduz um modelo culturl hegemônico (FERES, 2006, p.59). Pr Feres (2006) o rgumento mis viável no contexto brsileiro seri o d justiç socil, um vez que os ddos esttísticos que incluem ctegori rç/cor pontm pr um enorme desiguldde socil entre os diferentes grupos de rç/cor. Os rgumentos que precem no cmpo teórico ou retórico cbm pulverizdos n sociedde e os indivíduos se vlem deles pr justificr sus ções. Portnto, qundo buscmos opinião dos estudntes em relção à escolh pels cots devemos entender que sus resposts estão impregnds d forç de penetrção que tis rgumentos têm no meio socil. Por isso, certos perfis de indivíduos estão mis propensos bsorver o rgumento do direito. 5. Referêncis Bibliográfics BOURDIEU, Pierre (2007). A economi ds trocs simbólics. São Pulo: Perspectiv.

15 FERES JUNIOR, João (2006). Aspectos normtivos e legis ds polítics de ção firmtiv. In: FERES JUNIOR, João e ZONINSEIN, Jons (orgs.). Ação firmtiv e universidde: experiêncis ncionis comprds. Brsíli: UnB, p INSTITUDO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITCA (IBGE). Censo demográfico Disponível em: Acesso em: 10/07/2012. RIO DE JANEIRO. Lei n , de 28 de dezembro de Dispõe sobre os critérios de seleção e dmissão de estudntes d rede públic estdul de ensino em universiddes públics e dá outrs providêncis. Diário Oficil [do Estdo do Rio de Jneiro], Rio de Jneiro, 29 dez Lei n , de 04 de setembro de Institui nov disciplin sobre o sistem de cots pr ingresso ns universiddes públics estduis e dá outrs providêncis. Diário Oficil [do Estdo do Rio de Jneiro], Rio de Jneiro, 5 set Lei n , de 11 de dezembro de Dispõe sobre o novo sistem de cots pr ingresso ns Universiddes Estduis e dá outrs providêncis. Disponível em: cesso em: 10/07/2009 SANTOS, Rento Emerson dos (2006). Polític de cots rciis ns universiddes brsileirs ocso d Uerj. In: FERES JUNIOR, João e ZONINSEIN, Jons. Ação firmtiv e universidde: experiêncis ncionis comprds. Brsíli: UnB. p SCHWARTZMAN, Simon (2008). A questão d inclusão socil n universidde brsileir. In: PEIXOTO, Mri do Crmo de L..& ARANHA, Antôni Vitóri (orgs.) Universidde públic e inclusão socil. Belo Horizonte: UFMG.

Semelhança e áreas 1,5

Semelhança e áreas 1,5 A UA UL LA Semelhnç e áres Introdução N Aul 17, estudmos o Teorem de Tles e semelhnç de triângulos. Nest ul, vmos tornr mis gerl o conceito de semelhnç e ver como se comportm s áres de figurs semelhntes.

Leia mais

1º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Função Exponencial

1º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Função Exponencial º semestre de Engenhri Civil/Mecânic Cálculo Prof Olg (º sem de 05) Função Eponencil Definição: É tod função f: R R d form =, com R >0 e. Eemplos: = ; = ( ) ; = 3 ; = e Gráfico: ) Construir o gráfico d

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA a CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE MEIO AMBIENTE, URBANISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL

ESTADO DO MARANHÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA a CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE MEIO AMBIENTE, URBANISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL 1 N O T A T É C N I C A N º. 0 0 3 / 2 0 0 7 Análise ds demnds identificds ns udiêncis públics do Plnejmento Estrtégico. Construção de plnejmento. 1 JUSTIFICATIVA Após relizção de seis udiêncis públics

Leia mais

Área de Conhecimento ARTES. Período de Execução. Matrícula. Telefone. (84) 8112-2985 / ramal: 6210

Área de Conhecimento ARTES. Período de Execução. Matrícula. Telefone. (84) 8112-2985 / ramal: 6210 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL À EXTENSÃO PROJETOS DE EXTENSÃO EDITAL 01/014-PROEX/IFRN Os cmpos sombredos

Leia mais

Professores Edu Vicente e Marcos José Colégio Pedro II Departamento de Matemática Potências e Radicais

Professores Edu Vicente e Marcos José Colégio Pedro II Departamento de Matemática Potências e Radicais POTÊNCIAS A potênci de epoente n ( n nturl mior que ) do número, representd por n, é o produto de n ftores iguis. n =...... ( n ftores) é chmdo de bse n é chmdo de epoente Eemplos =... = 8 =... = PROPRIEDADES

Leia mais

A ÁGUA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A ÁGUA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ÁGUA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA AUTORES: AMARAL, An Pul Mgno; NETO, Antônio d Luz Cost. E-MAIL: mgno_n@yhoo.com.br; ntonioluzneto@gmil.com INTRODUÇÃO Sendo um desfio ensinr químic pr

Leia mais

1 Fórmulas de Newton-Cotes

1 Fórmulas de Newton-Cotes As nots de ul que se seguem são um compilção dos textos relciondos n bibliogrfi e não têm intenção de substitui o livro-texto, nem qulquer outr bibliogrfi. Integrção Numéric Exemplos de problems: ) Como

Leia mais

Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra

Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra Serviços de Acção Socil d Universidde de Coimbr Serviço de Pessol e Recursos Humnos O que é o bono de fmíli pr crinçs e jovens? É um poio em dinheiro, pgo menslmente, pr judr s fmílis no sustento e n educção

Leia mais

Regras. Resumo do Jogo Resumo do Jogo. Conteúdo. Conteúdo. Objetivo FRENTE do Jogo

Regras. Resumo do Jogo Resumo do Jogo. Conteúdo. Conteúdo. Objetivo FRENTE do Jogo Resumo do Jogo Resumo do Jogo Regrs -Qundo for seu turno, você deve jogr um de sus crts no «ponto n linh do tempo» que estej correto. -Se você jogr crt corretmente, terá um crt menos à su frente. -Se você

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Nº 21/2015

Edital de Processo Seletivo Nº 21/2015 Editl de Processo Seletivo Nº 21/2015 O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO PIAUÍ, SENAC-PI, no uso de sus tribuições regimentis, torn público que estão berts

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA #8. fonte imagem: Google Earth

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA #8. fonte imagem: Google Earth FUNCIONL ENTORNO IDENTIFICR RELÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERNDO OS TRIBUTOS DO LUGR - MSSS EDIFICDS, RELÇÕES DE PROXIMIDDE, DIÁLOGO, INTEGRÇÃO OU UTONOMI O ENTORNO D CSH #9 É COMPOSTO

Leia mais

Transporte de solvente através de membranas: estado estacionário

Transporte de solvente através de membranas: estado estacionário Trnsporte de solvente trvés de membrns: estdo estcionário Estudos experimentis mostrm que o fluxo de solvente (águ) em respost pressão hidráulic, em um meio homogêneo e poroso, é nálogo o fluxo difusivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.768, DE 25 DE OUTUBRO DE 2005

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.768, DE 25 DE OUTUBRO DE 2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº.768, DE 5 DE OUTUBRO DE 005 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de sus tribuições legis, e considerndo o disposto n Portri MP no 08, de de julho

Leia mais

São possíveis ladrilhamentos com um único molde na forma de qualquer quadrilátero, de alguns tipos de pentágonos irregulares, etc.

São possíveis ladrilhamentos com um único molde na forma de qualquer quadrilátero, de alguns tipos de pentágonos irregulares, etc. LADRILHAMENTOS Elvi Mureb Sllum Mtemtec-IME-USP A rte do ldrilhmento consiste no preenchimento do plno, por moldes, sem superposição ou burcos. El existe desde que o homem começou usr pedrs pr cobrir o

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 004/2012 UNEMAT A, no uso de sus tribuições legis e em cumprimento ds norms prevists no rtigo

Leia mais

Carta Convite para Seleção de Preceptores. Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria na Residência Médica

Carta Convite para Seleção de Preceptores. Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria na Residência Médica ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ABEM) Av. Brsil, 4036 sls 1006/1008 21040-361 Rio de Jneiro-RJ Tel.: (21) 2260.6161 ou 2573.0431 Fx: (21) 2260.6662 e-mil: rozne@bem-educmed.org.br Home-pge: www.bem-educmed.org.br

Leia mais

Simbolicamente, para. e 1. a tem-se

Simbolicamente, para. e 1. a tem-se . Logritmos Inicilmente vmos trtr dos ritmos, um ferrment crid pr uilir no desenvolvimento de cálculos e que o longo do tempo mostrou-se um modelo dequdo pr vários fenômenos ns ciêncis em gerl. Os ritmos

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenhri de Produção Período/Módulo: 6º Período Disciplin/Unidde Curriculr: Simulção de Sistems de Produção

Leia mais

Liberdade de expressão na mídia: seus prós e contras

Liberdade de expressão na mídia: seus prós e contras Universidde Estdul de Cmpins Fernnd Resende Serrdourd RA: 093739 Disciplin: CS101- Métodos e Técnics de Pesquis Professor: Armndo Vlente Propost de Projeto de Pesquis Liberdde de expressão n mídi: seus

Leia mais

EQUAÇÕES INTENSIDADE / DURAÇÃO / PERÍODO DE RETORNO PARA ALTO GARÇAS (MT) - CAMPO ALEGRE DE GOIÁS (GO) E MORRINHOS (GO)

EQUAÇÕES INTENSIDADE / DURAÇÃO / PERÍODO DE RETORNO PARA ALTO GARÇAS (MT) - CAMPO ALEGRE DE GOIÁS (GO) E MORRINHOS (GO) ABES - Associção Brsileir de Engenhri Snitári e Ambientl V - 002 EQUAÇÕES INTENSIDADE / DURAÇÃO / PERÍODO DE RETORNO PARA ALTO GARÇAS (MT) - CAMPO ALEGRE DE GOIÁS (GO) E MORRINHOS (GO) Alfredo Ribeiro

Leia mais

Dia 1 de Outubro Dia Nacional da Água

Dia 1 de Outubro Dia Nacional da Água Divisão de Plnemento Ambientl e Proteção Civil Di 1 de Outubro Di Ncionl d Águ entre 2 mil e 8 mil milhões de pessos té Águ 2050, num momento em que meç do Aquecimento Globl d Terr é um A águ é essencil

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Mnul de Operção e Instlção Clh Prshll MEDIDOR DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS Cód: 073AA-025-122M Rev. B Novembro / 2008 S/A. Ru João Serrno, 250 Birro do Limão São Pulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999

Leia mais

1. VARIÁVEL ALEATÓRIA 2. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE

1. VARIÁVEL ALEATÓRIA 2. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE Vriáveis Aletóris 1. VARIÁVEL ALEATÓRIA Suponhmos um espço mostrl S e que cd ponto mostrl sej triuído um número. Fic, então, definid um função chmd vriável letóri 1, com vlores x i2. Assim, se o espço

Leia mais

Operadores momento e energia e o Princípio da Incerteza

Operadores momento e energia e o Princípio da Incerteza Operdores momento e energi e o Princípio d Incertez A U L A 5 Mets d ul Definir os operdores quânticos do momento liner e d energi e enuncir o Princípio d Incertez de Heisenberg. objetivos clculr grndezs

Leia mais

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO CONTRA O GOVERNO LULA E O PT

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO CONTRA O GOVERNO LULA E O PT DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO CONTRA O GOVERNO LULA E O PT GOVERNO FEDERAL COM MAIS CASOS DE CORRUPÇÃO, em Mrço de 2006 - [estimuld e únic, em %] Em 1º lugr Som ds menções Bse: Totl d mostr Collor Lul FHC 11

Leia mais

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU 1 ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU EDITAL UFU/PREFE/044/2010 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO(A) A Pró-reitori de Grdução d Universidde Federl de Uberlândi, mprd no rtigo 248 ds Norms de Grdução

Leia mais

Vem aí, novo curso no Icesp/Promove

Vem aí, novo curso no Icesp/Promove Aem n S Informe Icesp Semnl Ano IV nº 49 11/04/2014 Vem í, novo curso no Icesp/Promove A prtir do segundo semestre de 2014, o ICESP Promove de Brsíli brirá inscrições pr o curso de Tecnologi em Construção

Leia mais

II NÚMERO DE VAGAS: As vagas serão oferecidas em cada disciplina optativa de acordo com a disponibilidade institucional do Programa.

II NÚMERO DE VAGAS: As vagas serão oferecidas em cada disciplina optativa de acordo com a disponibilidade institucional do Programa. Av. Fernndo Ferrri, 514 Vitóri ES CEP: 29.075-910 Cmpus de Goibeirs Tel/Fx: +55 (27) 4009-7657 E-mil: ppghis.ufes@hotmil.com http://www.histori.ufes.br/ppghis EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ALUNO ESPECIAL

Leia mais

EDITAL 001/2013 - EADUnC

EDITAL 001/2013 - EADUnC EDITAL 001/2013 - EADUnC O Reitor d Universidde do Contestdo-UnC, de cordo com o disposto no Regimento, fz sber, trvés do presente Editl, que estrão berts inscrições e mtriculs pr ingresso nos Cursos de

Leia mais

Grupo Educacional Unis

Grupo Educacional Unis Fundção de Ensino e Pesquis do Sul de Mins Centro Universitário do Sul de Mins Editl de Processo Seletivo Modlidde Distânci - CPS 01/2015 Vestibulr 2015 1º Semestre Grupo Educcionl Unis O Reitor do Centro

Leia mais

Ter formação mínima em nível superior comprovada que atenda a formação acadêmica ou formação ou vinculação em programa de

Ter formação mínima em nível superior comprovada que atenda a formação acadêmica ou formação ou vinculação em programa de ANEXO II EDITAL Nº 04/2014 2 º PRORROGAÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES QUADRO DE VAGAS REMANESCENTES PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSORES PESQUISADORES FORMADORES ÁREA DA PESQUISA EMENTA EIXO

Leia mais

TEXTO PARA DISCUSSÃO N 1052

TEXTO PARA DISCUSSÃO N 1052 * TEXTO PARA DISCUSSÃO N 1052 O VERMELHO E O NEGRO: RAÇA E GÊNERO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA UMA ANÁLISE DA SELETIVIDADE DAS CARREIRAS A PARTIR DOS CENSOS DEMOGRÁFICOS DE 1960 A 2000 Kizô Iwkmi Beltrão

Leia mais

Memória da 41ª Reunião do Comitê Gestor de Capacitação CGCAP 25/5/2015

Memória da 41ª Reunião do Comitê Gestor de Capacitação CGCAP 25/5/2015 Memóri d 41ª Reunião do Comitê Gestor de Cpcitção CGCAP 25/5/2015 Às quinze hors e vinte minutos do di vinte e cinco de mio de dois mil e quinze, presentes André de Mrque, Helen Arujo, Erismr Noves, Crl

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL PEC/COPPE/UFRJ Nº 261/2015: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Coordenção/Colegido o(s) qul(is) será vinculdo: Engenhris Curso (s) : Engenhris Nome do projeto: MtLb Aplicdo n Resolução de Sistems Lineres.

Leia mais

GEORREFERENCIAMENTO DOS PONTOS DE OCUPAÇÃO URBANA DESORDENADA AO LONGO DO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO-BRASIL

GEORREFERENCIAMENTO DOS PONTOS DE OCUPAÇÃO URBANA DESORDENADA AO LONGO DO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO-BRASIL II Congresso sobre Plnejmento e Gestão ds Zons Costeirs dos Píses de Expressão Portugues IX Congresso d Associção Brsileir de Estudos do Quternário II Congresso do Quternário dos Píses de Língu Ibérics

Leia mais

, então ela é integrável em [ a, b] Interpretação geométrica: seja contínua e positiva em um intervalo [ a, b]

, então ela é integrável em [ a, b] Interpretação geométrica: seja contínua e positiva em um intervalo [ a, b] Interl Deinid Se é um unção de, então su interl deinid é um interl restrit à vlores em um intervlo especíico, dimos, O resultdo é um número que depende pens de e, e não de Vejmos deinição: Deinição: Sej

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MINISTRO ANDREAZZA Lei de Criação 372 13/02/92

ESTADO DE RONDÔNIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MINISTRO ANDREAZZA Lei de Criação 372 13/02/92 PROGRAMA FINALÍSTICO PROGRAMA FINALÍSTICO PROGRAMA : 15 Mnutenção e Revitlizção do Ensino Infntil FUNDEB 40% 1. Problem: O município possui pens dus escol que oferece ensino infntil e não tende tod demnd.

Leia mais

Considerando a necessidade de contínua atualização do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE;

Considerando a necessidade de contínua atualização do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE; http://www.mm.gov.br/port/conm/res/res97/res22697.html Pge 1 of 5 Resoluções RESOLUÇÃO Nº 226, DE 20 DE AGOSTO DE 1997 O Conselho Ncionl do Meio Ambiente - CONAMA, no uso ds tribuições que lhe são conferids

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MINISTRO ANDREAZZA Lei de Criação 372 13/02/92 PROGRAMA FINALÍSTICO

ESTADO DE RONDÔNIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MINISTRO ANDREAZZA Lei de Criação 372 13/02/92 PROGRAMA FINALÍSTICO PROGRAMA FINALÍSTICO PROGRAMA: 022 - Progrm Súde d Fmíli 1. Problem: Alto índice de pcientes que visitm unidde Mist de Súde pr trtr de problems que poderim ser resolvidos com visit do médico em su cs.

Leia mais

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola,

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Prezdos Estudntes, Professores de Mtemátic e Diretores de Escol, Os Problems Semnis são um incentivo mis pr que os estudntes possm se divertir estudndo Mtemátic, o mesmo tempo em que se preprm pr s Competições

Leia mais

A Diretoria de Relações Internacionais da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - 1. OBJETIVO 2. PRÉ-REQUISITOS. Re~ unis

A Diretoria de Relações Internacionais da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - 1. OBJETIVO 2. PRÉ-REQUISITOS. Re~ unis Crid pel Lei Estdul nn 2. 766/63 CNPJ.: 21.420.85610001-96 - lrrsc Estdul. ISENTA Entidde M ntenedor do Grupo Educcionl Uni: Centro Universitdrio do Sul d Mins - UNIS Fculdde Bum- FABE Fculdde Três Ponts

Leia mais

Faculdade de saúde Pública. Universidade de São Paulo HEP-5705. Epidemiologia I. Estimando Risco e Associação

Faculdade de saúde Pública. Universidade de São Paulo HEP-5705. Epidemiologia I. Estimando Risco e Associação 1 Fuldde de súde Públi Universidde de São Pulo HEP-5705 Epidemiologi I Estimndo Riso e Assoição 1. De 2.872 indivíduos que reeberm rdioterpi n infâni em deorrêni de presentrem o timo umentdo, 24 desenvolverm

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comissão Permanente de Concurso Público CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comissão Permanente de Concurso Público CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010 Ministério d Educção Universidde Tecnológic Federl do Prná Comissão Permnente de Concurso Público PR CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010 ÁREA / SUBÁREA: ELETROTÉCNICA GABARITO PROJETOS ELÉTRICOS INSTRUÇÕES

Leia mais

TARIFÁRIO 2016 Operadora Nacional SEMPRE PERTO DE VOCÊ

TARIFÁRIO 2016 Operadora Nacional SEMPRE PERTO DE VOCÊ TARIFÁRIO 2016 Operdor Ncionl SEMPRE PERTO DE VOCÊ 24 HOTÉIS PORTUGAL E BRASIL LAZER E NEGÓCIOS CIDADE, PRAIA E CAMPO Os Hotéis Vil Glé Brsil Rio de Jneiro VILA GALÉ RIO DE JANEIRO 292 qurtos 2 resturntes

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO. DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turma K)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO. DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turma K) ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turm K) PLANIFICAÇÃO ANUAL Diretor do Curso Celso Mnuel Lim Docente Celso Mnuel

Leia mais

Física 1 Capítulo 3 2. Acelerado v aumenta com o tempo. Se progressivo ( v positivo ) a m positiva Se retrógrado ( v negativo ) a m negativa

Física 1 Capítulo 3 2. Acelerado v aumenta com o tempo. Se progressivo ( v positivo ) a m positiva Se retrógrado ( v negativo ) a m negativa Físic 1 - Cpítulo 3 Movimento Uniformemente Vrido (m.u.v.) Acelerção Esclr Médi v 1 v 2 Movimento Vrido: é o que tem vrições no vlor d velocidde. Uniddes de celerção: m/s 2 ; cm/s 2 ; km/h 2 1 2 Acelerção

Leia mais

3. Cálculo integral em IR 3.1. Integral Indefinido 3.1.1. Definição, Propriedades e Exemplos

3. Cálculo integral em IR 3.1. Integral Indefinido 3.1.1. Definição, Propriedades e Exemplos 3. Cálculo integrl em IR 3.. Integrl Indefinido 3... Definição, Proprieddes e Exemplos A noção de integrl indefinido prece ssocid à de derivd de um função como se pode verificr prtir d su definição: Definição

Leia mais

Relatório de atividades. Abril / 2011 a Janeiro / 2014. A Coordenação de Convênios e Contratos da UFG/CAC está vinculada à direção do

Relatório de atividades. Abril / 2011 a Janeiro / 2014. A Coordenação de Convênios e Contratos da UFG/CAC está vinculada à direção do Reltório de tividdes Abril / 2011 Jneiro / 2014 A d UFG/CAC está vinculd à direção do Câmpus e, posteriormente, o Setor de Convênios e Contrtos do Gbinete d Reitori. Tem como função intermedir s relções

Leia mais

Equações diofantinas lineares a duas e três variáveis

Equações diofantinas lineares a duas e três variáveis Equções diofntins lineres dus e três vriáveis Eudes Antonio Cost Fbino F. T. dos Sntos Introdução O objetivo deste rtigo é presentr teori básic envolvid ns equções diofntins lineres dus e três incógnits

Leia mais

Acoplamento. Tipos de acoplamento. Acoplamento por dados. Acoplamento por imagem. Exemplo. É o grau de dependência entre dois módulos.

Acoplamento. Tipos de acoplamento. Acoplamento por dados. Acoplamento por imagem. Exemplo. É o grau de dependência entre dois módulos. Acoplmento É o gru de dependênci entre dois módulos. Objetivo: minimizr o coplmento grndes sistems devem ser segmentdos em módulos simples A qulidde do projeto será vlid pelo gru de modulrizção do sistem.

Leia mais

Apostila De Matemática GEOMETRIA: REVISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PRISMAS E PIRÂMIDES

Apostila De Matemática GEOMETRIA: REVISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PRISMAS E PIRÂMIDES posti De Mtemátic GEOMETRI: REVISÃO DO ENSINO FUNDMENTL, PRISMS E PIRÂMIDES posti de Mtemátic (por Sérgio Le Jr.) GEOMETRI 1. REVISÃO DO ENSINO FUNDMENTL 1. 1. Reções métrics de um triânguo retânguo. Pr

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 7 Grandezas Cinemáticas I

Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 7 Grandezas Cinemáticas I Aprimorndo os Conhecimentos de Mecânic List 7 Grndezs Cinemátics I 1. (PUCCAMP-98) Num birro, onde todos os qurteirões são qudrdos e s rus prlels distm 100m um d outr, um trnseunte fz o percurso de P Q

Leia mais

Os números racionais. Capítulo 3

Os números racionais. Capítulo 3 Cpítulo 3 Os números rcionis De modo informl, dizemos que o conjunto Q dos números rcionis é composto pels frções crids prtir de inteiros, desde que o denomindor não sej zero. Assim como fizemos nteriormente,

Leia mais

Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira

Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira Educção integrl/educção integrd e(m) tempo integrl: concepções e prátics n educção brsileir Mpemento ds experiêncis de jornd escolr mplid no Brsil UFPR UNB UNIRIO UFRJ UERJ UFMG ULBRA Educção integrl/educção

Leia mais

INFLUÊNCIA DO CLIMA (EL NIÑO E LA NIÑA) NO MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DO ARROZ

INFLUÊNCIA DO CLIMA (EL NIÑO E LA NIÑA) NO MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DO ARROZ INFLUÊNCIA DO CLIMA (EL NIÑO E LA NIÑA) NO MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DO ARROZ Ricrdo S. Blrdin Mrcelo G. Mdlosso Mônic P. Debortoli Giuvn Lenz. Dep. Defes Fitossnitári - UFSM; Instituto Phytus. Em nos

Leia mais

U04.6. Câmara Municipal da Amadora. Pág. 1 a. 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009) 01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente.

U04.6. Câmara Municipal da Amadora. Pág. 1 a. 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009) 01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente. Câmr Municipl d Amdor Deprtmento de Administrção U04.6 Urbnísitic EMISSÃO DE LICENÇA ESPECIAL OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA PARA OBRAS INACABADAS LISTA DE DOCUMENTOS 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009)

Leia mais

CRUZAMENTO Indivíduo 12 Indivíduo 18 aa X Aa

CRUZAMENTO Indivíduo 12 Indivíduo 18 aa X Aa BIO 3E ul 07 07.01. Pr determinr se um crcterístic genétic é dominnte ou recessiv trvés d interpretção de um genelogi, deve-se procurr um cruzmento entre indivíduos normis que tenh, pelo menos, um descendente

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Razões e Proporções. Proporções e Conceitos Relacionados. Sétimo Ano do Ensino Fundamental

Material Teórico - Módulo de Razões e Proporções. Proporções e Conceitos Relacionados. Sétimo Ano do Ensino Fundamental Mteril Teórico - Módulo de Rzões e Proporções Proporções e Conceitos Relciondos Sétimo Ano do Ensino Fundmentl Prof. Frncisco Bruno Holnd Prof. Antonio Cminh Muniz Neto Portl OBMEP 1 Introdução N ul nterior,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL COPPE/PENO/PÓS nº 235/2014: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

Semana Epidemiológica de Início de Sintomas

Semana Epidemiológica de Início de Sintomas Boletim Epidemiológico Volume 46 N 3-2015 Secretri de Vigilânci em Súde Ministério d Súde ISSN 2358-9450 Monitormento dos csos de dengue e febre de chikunguny té Semn Epidemiológic (SE) 53 de 2014 Dengue

Leia mais

a a 3,88965 $140 7 9% 7 $187 7 9% a 5, 03295

a a 3,88965 $140 7 9% 7 $187 7 9% a 5, 03295 Anuiddes equivlentes: $480 + $113 + $149 5 9% 5 VPL A (1, 09) $56, 37 A 5 9% 3,88965 5 9% 5 9% AE = = = = $14, 49 = 3,88965 AE B $140 $620 + $120 + 7 9% 7 VPL B (1, 09) $60, 54 = = = 5, 03295 7 9% 7 9%

Leia mais

Comprimento de arco. Universidade de Brasília Departamento de Matemática

Comprimento de arco. Universidade de Brasília Departamento de Matemática Universidde de Brsíli Deprtmento de Mtemátic Cálculo Comprimento de rco Considerefunçãof(x) = (2/3) x 3 definidnointervlo[,],cujográficoestáilustrdo bixo. Neste texto vmos desenvolver um técnic pr clculr

Leia mais

Área entre curvas e a Integral definida

Área entre curvas e a Integral definida Universidde de Brsíli Deprtmento de Mtemátic Cálculo Áre entre curvs e Integrl definid Sej S região do plno delimitd pels curvs y = f(x) e y = g(x) e s rets verticis x = e x = b, onde f e g são funções

Leia mais

I AÇÕES DE AUDITORIA INTERNA PREVISTAS:

I AÇÕES DE AUDITORIA INTERNA PREVISTAS: PAINT 24 - I AÇÕES DE AUDITORIA INTERNA PREVISTAS: 1.1 - Auditoris de Conformidde Uniddes Orig d dnd: Intern com bse nos resultdos d Mtriz de Risco elbord pel Auditori Intern Nº UNIDADE OBJETIVOS ESCOPO

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 / 2007 PROVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 / 2007 PROVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MILITA DE BELO HOIZONTE CONCUSO DE ADMISSÃO 6 / 7 POVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉIE DO ENSINO MÉDIO CONFEÊNCIA: Chefe d Sucomissão de Mtemátic Chefe d COC Dir Ens CPO / CMBH CONCUSO DE ADMISSÃO À 1ª SÉIE

Leia mais

EXPOENTE. Podemos entender a potenciação como uma multiplicação de fatores iguais.

EXPOENTE. Podemos entender a potenciação como uma multiplicação de fatores iguais. EXPOENTE 2 3 = 8 RESULTADO BASE Podeos entender potencição coo u ultiplicção de ftores iguis. A Bse será o ftor que se repetirá O expoente indic qunts vezes bse vi ser ultiplicd por el es. 2 5 = 2. 2.

Leia mais

Sistemas Lineares Exercício de Fixação

Sistemas Lineares Exercício de Fixação Sistems Lineres Eercício de Fição Por: Griel Gutierre P Sores Instituto Federl de Educção, Ciênci e Tecnologi Prí Disciplin: Mtemátic Professor: Amrósio Elis Aluno: Mtrícul: Curso: Série: Turno: Sistems

Leia mais

Resumo Executivo. Violência contra a mulher

Resumo Executivo. Violência contra a mulher S T U L s R E K Q F zs B x f b w s X R e R y P Z K O q u A r G J M e z YLU E p z P c o Resumo Executivo iolênci contr mulher estudo revel predominânci de viés policilesco n cobertur noticios do tem Estudo

Leia mais

Desenvolvendo novas ferramentas pedagógicas para a formação de gestores de parques nacionais: jogos de papéis e simulação informática.

Desenvolvendo novas ferramentas pedagógicas para a formação de gestores de parques nacionais: jogos de papéis e simulação informática. Desenvolvendo vs ferrments pedgógics pr formção gestores prques ncionis: jogos ppéis e simulção informátic 1 Equipe Jen-Pierre Briot (LIP6 & LES/DI/PUC-Rio) (coorndor) Mrt Irving (EICOS/IP/UFRJ) (vice-coorndor)

Leia mais

Cartilha Explicativa. Segurança para quem você ama.

Cartilha Explicativa. Segurança para quem você ama. Crtilh Explictiv Segurnç pr quem você m. Bem-vindo, novo prticipnte! É com stisfção que recebemos su desão o Fmíli Previdênci, plno desenhdo pr oferecer um complementção de posentdori num modelo moderno

Leia mais

Desvio do comportamento ideal com aumento da concentração de soluto

Desvio do comportamento ideal com aumento da concentração de soluto Soluções reis: tividdes Nenhum solução rel é idel Desvio do comportmento idel com umento d concentrção de soluto O termo tividde ( J ) descreve o comportmento de um solução fstd d condição idel. Descreve

Leia mais

WASTE TO ENERGY: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O BRASIL? 01/10/2015 FIESP São Paulo/SP

WASTE TO ENERGY: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O BRASIL? 01/10/2015 FIESP São Paulo/SP WASTE TO ENERGY: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O BRASIL? 01/10/2015 FIESP São Pulo/SP PNRS E O WASTE-TO-ENERGY Definições do Artigo 3º - A nov ordenção básic dos processos Ordem de prioriddes do Artigo 9º

Leia mais

Oportunidade de Negócio: OFICINA DE CONVERSÃO - GNV

Oportunidade de Negócio: OFICINA DE CONVERSÃO - GNV Oportunidde de Negócio: OFICINA DE CONVERSÃO - GNV Mio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Prestção de Serviço Conversão de motores utomotivos (GNV) DESCRIÇÃO: Oficin pr montgem de Kit

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 018/2012 UNEMAT A, no uso de sus tribuições legis e em cumprimento ds norms prevists no rtigo

Leia mais

Cálculo III-A Módulo 8

Cálculo III-A Módulo 8 Universidde Federl Fluminense Instituto de Mtemátic e Esttístic Deprtmento de Mtemátic Aplicd álculo III-A Módulo 8 Aul 15 Integrl de Linh de mpo Vetoril Objetivo Definir integris de linh. Estudr lgums

Leia mais

Expansão da Pós-Graduação no Brasil e o Mestrado de Educação da Umesp nesse contexto

Expansão da Pós-Graduação no Brasil e o Mestrado de Educação da Umesp nesse contexto Expnsão d Pós-Grdução no Brsil e o Mestrdo de Educção d Umesp nesse contexto Rinlv Cssino Silv Resumo Sem pretensão de esgotr o ssunto, o presente rtigo reflete sobre expnsão d pós-grdução no Brsil. Por

Leia mais

Recordando produtos notáveis

Recordando produtos notáveis Recordndo produtos notáveis A UUL AL A Desde ul 3 estmos usndo letrs pr representr números desconhecidos. Hoje você sbe, por exemplo, que solução d equção 2x + 3 = 19 é x = 8, ou sej, o número 8 é o único

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DA UNESP VESTIBULAR 2012 1 a Fase RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia.

PROVA DE MATEMÁTICA DA UNESP VESTIBULAR 2012 1 a Fase RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia. PROVA DE MATEMÁTICA DA UNESP VESTIBULAR 01 1 Fse Prof. Mri Antôni Gouvei. QUESTÃO 83. Em 010, o Instituto Brsileiro de Geogrfi e Esttístic (IBGE) relizou o último censo populcionl brsileiro, que mostrou

Leia mais

Casos Latinos 1ª Declinação Latina 2ª Declinação Latina

Casos Latinos 1ª Declinação Latina 2ª Declinação Latina Csos Ltinos 1ª Declinção Ltin 2ª Declinção Ltin 1 Csos Ltinos 1. Em um orção podemos encontrr seis elementos: sujeito, voctivo, djunto dnominl restritivo, objeto indireto, djunto dverbil e objeto direto.

Leia mais

EDITAL/SEE Nº 002/2014

EDITAL/SEE Nº 002/2014 EDITAL/SEE Nº 002/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MONITOR/A PROFESSOR/A INDÍGENA DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS DA REDE ESTADUAL DE

Leia mais

Eleições Diretório Acadêmico Fisioterapia

Eleições Diretório Acadêmico Fisioterapia Eleições Está berto o período de inscrição pr s novs chps do Diretório Acdêmico - Gestão 2015 Inscrições: dos dis 17 29 de gosto de 2015 somente pelo e-mil: fisioufu.d.@gmil.com A votção será relizd nos

Leia mais

Resolução A primeira frase pode ser equacionada como: QUESTÃO 3. Resolução QUESTÃO 2 QUESTÃO 4. Resolução

Resolução A primeira frase pode ser equacionada como: QUESTÃO 3. Resolução QUESTÃO 2 QUESTÃO 4. Resolução (9) - www.elitecmpins.com.br O ELITE RESOLVE MATEMÁTICA QUESTÃO Se Améli der R$, Lúci, então mbs ficrão com mesm qunti. Se Mri der um terço do que tem Lúci, então est ficrá com R$, mis do que Améli. Se

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 15 - CAPES MATRIZES

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 15 - CAPES MATRIZES Universidde Federl do Rio Grnde FURG Instituto de Mtemátic, Esttístic e Físic IMEF Editl - CAPES MATRIZES Prof. Antônio Murício Medeiros Alves Profª Denise Mri Vrell Mrtinez Mtemátic Básic pr Ciêncis Sociis

Leia mais

Ângulo completo (360 ) Agora, tente responder: que ângulos são iguais quando os palitos estão na posição da figura abaixo?

Ângulo completo (360 ) Agora, tente responder: que ângulos são iguais quando os palitos estão na posição da figura abaixo? N Aul 30, você já viu que dus rets concorrentes formm qutro ângulos. Você tmbém viu que, qundo os qutro ângulos são iguis, s rets são perpendiculres e cd ângulo é um ângulo reto, ou sej, mede 90 (90 grus),

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério d Educção Universidde Federl do Rio Grnde Universidde Abert do Brsil Administrção Bchreldo Mtemátic pr Ciêncis Sociis Aplicds I Rodrigo Brbos Sores . Mtrizes:.. Introdução:

Leia mais

outras apostilas de Matemática, Acesse:

outras apostilas de Matemática, Acesse: Acesse: http://fuvestibulr.com.br/ N Aul 30, você já viu que dus rets concorrentes formm qutro ângulos. Você tmbém viu que, qundo os qutro ângulos são iguis, s rets são perpendiculres e cd ângulo é um

Leia mais

Bhaskara e sua turma Cícero Thiago B. Magalh~aes

Bhaskara e sua turma Cícero Thiago B. Magalh~aes 1 Equções de Segundo Gru Bhskr e su turm Cícero Thigo B Mglh~es Um equção do segundo gru é um equção do tipo x + bx + c = 0, em que, b e c são números reis ddos, com 0 Dd um equção do segundo gru como

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015. Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015. Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira Coorden http://www.etecermelind.com.br/etec/sis/ptd_tec_6.php 1 de 5 18/09/2015 12:45 Unidde de Ensino Médio e Técnico Cetec Ensino Técnico Integrdo o Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plno de Trblho Docente

Leia mais

!!!!!! Este programa foi desenvolvido pelo Departamento dos ministérios da Criança a partir das propostas de textos das palestras para os adultos.!

!!!!!! Este programa foi desenvolvido pelo Departamento dos ministérios da Criança a partir das propostas de textos das palestras para os adultos.! Este progrm foi desenvolvido pelo Deprtmento dos ministérios d Crinç prtir ds proposts de textos ds plestrs pr os dultos. Nots importntes pr o Monitor: Sempre que ler um texto bíblico, fç-o com Bíbli bert.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS nº 01/2009 - PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Vo t a ç ão TEXTO DO CONGRESSO. PROPOSTA DO GOVERNO / Partidos da Base PROPOSTAS DAS BANCADAS DE OPOSIÇÃO E / OU ATEMPA / SIMPA

Vo t a ç ão TEXTO DO CONGRESSO. PROPOSTA DO GOVERNO / Partidos da Base PROPOSTAS DAS BANCADAS DE OPOSIÇÃO E / OU ATEMPA / SIMPA PROPOSTA DO GOVERNO / Prtidos d Bse PROPOSTAS DAS BANCADAS DE OPOSIÇÃO do Governo (Mensgem Retifictiv) E / OU ATEMPA / SIMPA Vo t ç ão TEXTO DO CONGRESSO Diverss estrtégis pr tingir s mets Emend 1- exclui

Leia mais

I Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica

I Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica USO DE UM DISPOSITIVO FACTS SVC EM SISTEMA DE TRANSMISSÃO EM CORRENTE CONTÍNUA Lino Timóteo Conceição de Brito Aluno do Progrm de Pós-Grdução em Engenhri Elétric Unesp Buru Prof. Dr. André Christóvão Pio

Leia mais

Oferta - Gabarito. Questão 1: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

Oferta - Gabarito. Questão 1: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA ECO 1113 TEORIA MICROECONÔMICA I PROFESSOR: JULIANO ASSUNÇÃO TURMA: JA Ofert - Gbrito 19 Questão 1: A função custo de um firm é dd por c() = 3 /3 / +

Leia mais

Algoritmos de Busca de Palavras em Texto

Algoritmos de Busca de Palavras em Texto Revisdo 08Nov12 A busc de pdrões dentro de um conjunto de informções tem um grnde plicção em computção. São muits s vrições deste problem, desde procurr determinds plvrs ou sentençs em um texto té procurr

Leia mais

Apoio à Decisão. Aula 3. Aula 3. Mônica Barros, D.Sc.

Apoio à Decisão. Aula 3. Aula 3. Mônica Barros, D.Sc. Aul Métodos Esttísticos sticos de Apoio à Decisão Aul Mônic Brros, D.Sc. Vriáveis Aletóris Contínus e Discrets Função de Probbilidde Função Densidde Função de Distribuição Momentos de um vriável letóri

Leia mais

ESMAFE/PR Escola da Magistratura Federal do Paraná

ESMAFE/PR Escola da Magistratura Federal do Paraná ESMAFE/PR Escol d Mgistrtur Federl do Prná Curso Regulr Preprtório pr Crreir d Mgistrtur Federl com opção de Pós-Grdução ltu sensu em Direito Público em prceri com UniBrsil - Fculddes Integrds do Brsil

Leia mais

Resumo da última aula. Compiladores. Conjuntos de itens LR(0) Exercício SLR(1) Análise semântica

Resumo da última aula. Compiladores. Conjuntos de itens LR(0) Exercício SLR(1) Análise semântica Resumo d últim ul Compildores Verificção de tipos (/2) Análise semântic Implementção: Esquems -tribuídos: Mecnismo bottom-up direto Esquems -tribuídos: Mecnismo top-down: Necessit grmátic não recursiv

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE CAPITULO I VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA FINS INDUSTRIAIS ARTIGO l. A lienção, trvés de vend, reliz-se por negocição direct com os concorrentes sendo o preço d vend fixo, por metro qudrdo, pr um ou mis

Leia mais

1 ANALISTA DE SISTEMAS 1.1 Cidade de realização das provas: MANAUS/AM 1.1.1 Local de realização das provas:

1 ANALISTA DE SISTEMAS 1.1 Cidade de realização das provas: MANAUS/AM 1.1.1 Local de realização das provas: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL N.º 7 IPEA, DE 8 DE DEZEMBRO

Leia mais