COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final"

Transcrição

1 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 1 Turma: 1AD-FG-INFO Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça a lista de exercícios com atenção, ela norteará os seus estudos. Utilize o livro didático adotado pela escola como fonte de estudo. Se necessário, procure outras fontes como apoio (livros didáticos, exercícios além dos propostos, etc.). Considere a recuperação como uma nova oportunidade de aprendizado. Leve o seu trabalho a sério e com disciplina. Dessa forma, com certeza obterá sucesso. Qualquer dúvida procure o professor responsável pela disciplina. CONTEÚDO RECURSOS PARA ESTUDO / ATIVIDADE Unidade de estudo - conceitos e habilidades. Linguagem; Comunicação; Classes de palavras; Proc. de formação de palavras; Figuras de linguagem. Onde estudar: Livro: Português Contexto, interlocução e sentido. - Maria Luiza Abaurre; - Maria Bernadete M. Abaurre; e - Marcela Pontara. Unidades 4, 5 e 6, todos os capítulos. Livro: Gramática em textos - Leila Lauar Samento Exercícios e avaliações passados.

2 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Área do conhecimento: Códigos e Linguagens Módulo: Recuperação-Final 3ª Etapa Disciplina: Língua Portuguesa Educador: Carlos Kalani Nº de Questões: 10 Valor: 10,0 Nota: Data: /12/2010 Nome: Turma: 1ºAD-FG-INFO Nº BLOCO DE ATIVIDADES / EXERCÍCIOS PROPOSTOS INSTRUÇÃO: LEIA o poema abaixo: AULA DE PORTUGUÊS A linguagem na ponta da língua, tão fácil de falar e de entender. A linguagem na superfície estrelada de letras, sabe lá o que ela quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, e vai desmatando o amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, equipáticas, atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me. Já esqueci a língua em que comia, em que pedia para ir lá fora, em que levava e dava pontapé, a língua, breve língua entrecortada do namoro com a prima. O português são dois; o outro, mistério. (Carlos Drummond de Andrade,

3 Em relação a esse texto, responda às questões a seguir: QUESTÃO 01 (VALOR 1,0) a) A que variedades linguística fazem referência as estrofes 1 e 4? E as estrofes 2 e 3? JUSTIFIQUE sua resposta com passagens do próprio texto. b) EXPLIQUE o último verso do poema: O português são dois; o outro, mistério.. QUESTÃO 02 (VALOR 1,0) LEIA o relato abaixo, de um professor português que, em 1960, mudou-se de seu país e veio morar no Brasil. Vim em 1960 e fui dar aula no Colégio Salesiano de Recife. Logo na primeira semana, fui chamado pela direção: um pai se queixara de que eu ofendera sua filha. É que eu dissera Cale-se, rapariga, sem saber que, no Nordeste, rapariga significa prostituta. (Revista Diálogo Médico) a) Com que significado o professor pretendeu utilizar a palavra rapariga, ao falar com a aluna?

4 b) Que tipo de variação linguística gerou o problema? JUSTIFIQUE. INSTRUÇÃO: Texto para as questões de 03 a 04. LEIA este fragmento do artigo Romários se vingam do Brasil de Herodes, de Antônio Callado: No tempo da escravidão legal e reconhecida, as crianças, pelo menos tinham o que comer, pois viriam a ser braços para a lavoura. Agora as classes dominantes não precisam ter mais esse cuidado. Quem quiser que se vire e sobreviva, sem angu dos escravos e sem a adequação obrigatória que é a marca de nobreza de um regime democrático moderno. E nem só de falta de pão morre o homem. O Brasil tem ainda as doenças, como o cólera, que nos confere a honra de sermos o país escolhido, o campeão, à frente da Somália e de El Salvador, Peru e Gana. Da dengue somos também campeões. [...] (Antonio Callado.Folha e São Paulo,09/07/1994.) QUESTÃO 03 (VALOR 1,0) Em duas frases desse texto, o autor utiliza, como recurso expressivo, a metonímia: substituição de uma palavra por outra com a qual se acha relacionada por uma vizinhança de sentido. IDENTIFIQUE essas duas ocorrências, EXPLIQUE as substituições e JUSTIFQUE-AS. QUESTÃO 04 (VALOR 1,0) No segundo parágrafo, que figura de linguagem o autor utiliza para criticar um dos aspectos da situação social brasileira? JUSTIFIQUE sua resposta.

5 QUESTÃO 05 (VALOR 1,0) LUZ DO SOL Luz do sol Que a folha traga e traduz Em verde novo Em folha, em graça Em vida, em força, em luz... Céu azul Que venha até Onde os pés Tocam a terra E a terra inspira E exala seus azuis... (Caetano Veloso. A arte maior e aetano Veloso.Polygram, 1985.) CONSIDERE a palavra terra (verso 9). A partir dela forme, por derivação, os verbos que indicam: a) colocar dentro/ debaixo da terra. b) encher/completar com terra. QUESTÃO 06 (VALOR 1,0) a) Os verbos citados acima, QUESTÃO 05, seguem o mesmo processo de formação?

6 b) DÊ o verbo que significa tirar de dentro da terra e APONTE seu processo de formação. QUESTÃO 07 (VALOR 1,0) Encontra-se escrito, em um dos muros de Goiânia, o seguinte grafito: I Love you como ninguém loveu Da forma como está grafado, o termo loveu não pertence à estrutura da língua inglesa nem à da portuguesa. EXPLIQUE, então, através de que mecanismos esta construção se tornou possível. QUESTÃO 08 (VALOR 1,0) Uma pessoa, referindo-se a uma característica da cidade em que nasceu, disse o seguinte: De onde vim, todos os moradores usam um sistema ultramoderno de comunicação: o telefone molecular. Na minha cidade, quando agente quer se comunicar com alguém, chama um moleque e ele rapidinho leva o recado. Esse falante faz uma brincadeira baseada numa palavra criada por analogia (isto é, semelhança de forma) com outra palavra do mesmo campo de significação. a) TRANSCREVA do texto essa palavra. b) EXPLIQUE por que a primeira frase, se considerada isoladamente, induz o leitor a pensar que o sistema seja realmente moderno.

7 QUESTÃO 09 (VALOR 1,0) a) Que elementos estruturais formam a palavra em questão? b) Em que outro vocábulo do idioma baseou-se a criação da palavra referida no item a da QUESTÃO 08? QUESTÃO 10 (VALOR 1,0) INDIQUE que a função de linguagem predominante em cada texto abaixo: a) - É brinde da farmácia? - É - Bonita... - Acha? - Acho... Boa reprodução... - Diz-que é um quadro famoso. - É... b) Frase: [Do gr. phásis, modo de falar, pelo lat. phrase] S.F. 1 Reunião de palavras que formam sentido completo; proposição, oração, período. c) Não deixe um banho estragar seu dia. Compre Lorenzetti. d) Arrombador preso: o desocupado V.M., 27 anos, foi preso ontem à tarde porque estava arrombando casas no Rio Tavares, em Florianópolis. Comissários da 2ª. DP do Saco de Limões encontraram na casa de V.M., na estrada geral do Rio Tavares, uma televisão furtada de T.M.

8 e) Vivi momentos de intensa beleza à noite, quando fazia passeios à proa do navio (...) Numa dessas noites, assisti pela primeira vez na vida a um espetáculo quase irreal, que muitos velhos marujos ainda não tiveram a felicidade de ver: um arco-íris de lua. Em plena noite de lua cheia, chovendo ao sul, um fantástico arco-íris no céu... (KLINK, Amyr. Cem dias entre céu e mar. 25 ed. Rio de Janeiro, José Olympio, p.15)

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Valor: 10 pontos Ano: 2 Turma: 2AD-FG Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 3 Turma: 3AD-FG Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

O ENEM E AS FIGURAS DE LINGUAGEM (ENEM 2006)

O ENEM E AS FIGURAS DE LINGUAGEM (ENEM 2006) O ENEM E AS FIGURAS DE LINGUAGEM (ENEM 2006) Aula de Português A linguagem na ponta da língua tão fácil de falar e de entender. A linguagem na superfície estrelada de letras, sabe lá o que quer dizer?

Leia mais

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor.

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor. Atividade extra Linguagem, cultura e variação linguística Questão 1 Concordo plenamente com o artigo "Revolucione a sala de aula". É preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor.

Leia mais

MÍDIAS NA ESCOLA. Continuando nossos estudos... Agosto

MÍDIAS NA ESCOLA. Continuando nossos estudos... Agosto MÍDIAS NA ESCOLA Continuando nossos estudos... Agosto - 2015 PARA RECORDAR! LEITURA: UM ENFOQUE ALÉM DO TEXTO QUAL O GÊNERO? QUAL O SUPORTE? QUEM ESCREVEU? QUANDO ESCREVEU? PARA QUEM ESCREVEU? PARA QUE

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa. Educadora: Luise. Ano: 6º. Turmas: manhã e tarde. Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Ano: 7º Turmas: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turmas: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a):cristiane Lopes Ano: 7º Turmas: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2013 Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG/ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (as): Maria Helena e Karla Martins. Aluno (a): Ano: 9º Turma:

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (as): Maria Helena e Karla Martins. Aluno (a): Ano: 9º Turma: COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (as): Maria Helena e Karla Martins Aluno (a): Ano: 9º Turma: Valor: 10 pontos Nota:

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2013 Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG/ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Programa de Recuperação Paralela

Programa de Recuperação Paralela COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010 DISCIPLINA: História ANO: 1º ANO EM EDUCADOR: Gloria Maria TURMAS: FG/AD/INFO *Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Turma: 3º ano FG e TI

Turma: 3º ano FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Português Ano: 2012 Professor (a): Felipe Turma: 3º ano FG e TI Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Glauber Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Redação Resultado / Rubrica

Leia mais

AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA/GRAMÁTICA NORMATIVA NO POEMA: AULA DE PORTUGUÊS DE DRUMMOND: UM OLHAR

AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA/GRAMÁTICA NORMATIVA NO POEMA: AULA DE PORTUGUÊS DE DRUMMOND: UM OLHAR AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA/GRAMÁTICA NORMATIVA NO POEMA: AULA DE PORTUGUÊS DE DRUMMOND: UM OLHAR Aline Cândido Trigo (G-CLCA-UENP/CJ) Rebeca Ferrazzini Paulin (G-CLCA-UENP/CJ) Marilúcia dos Santos

Leia mais

Revisar envio do teste: Trabalho Individual I

Revisar envio do teste: Trabalho Individual I Página 1 de 6 HE TI Revisar envio do teste: Trabalho Individual I (2015/2) Revisar envio do teste: Trabalho Individual I (2015/2) Usuário Curso ERONILSON DE SOUSA SILVA Estudos Disciplinares I Teste Trabalho

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Série:1ª Professor (a): Felipe Amaral Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade)

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade) As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Maria Helena. Aluno (a): Ano: 8º Turma:

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Maria Helena. Aluno (a): Ano: 8º Turma: COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Maria Helena Aluno (a): Ano: 8º Turma: Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você

Leia mais

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Interpretação de textos Avaliação Parcial II Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade A mulher é uma construção a mulher é uma construção deve ser a mulher basicamente é pra ser um conjunto habitacional

Leia mais

A redenção do trabalho

A redenção do trabalho A redenção do trabalho Como conectar o nosso trabalho com o trabalho de Deus? O cristão deve olhar para tudo na vida a partir de 4 perspectivas Criação Queda Redenção Consumação O cristão deve olhar para

Leia mais

Programa de Recuperação Paralela

Programa de Recuperação Paralela COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010 DISCIPLINA: História EDUCADOR: Gloria Maria ANO: 8º ano Ensino Fundamental II TURMAS: 8.1/8.2 *Caro educando, você está

Leia mais

Texto para as questões 1 a 3:

Texto para as questões 1 a 3: 2º EM. Gramática Renata Av. Trimestral 01/11/12 Texto para as questões 1 a 3: Nós todos usamos a linguagem a maior parte do tempo, para pedir ou transmitir informações. Esse uso, mesmo quando é utilitário,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 8º 2º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS ORIENTAÇÕES:

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Começando a conversa

Começando a conversa Português Instrumental Começando a conversa Objetivo Intercambiar conceitos que envolvem as estruturas dos textos e as idéias neles apresentadas, explicando não só a forma dos textos, as expressões e as

Leia mais

Leia abaixo um fragmento de Música ao Longe, de Érico Veríssimo. Depois, responda às perguntas.

Leia abaixo um fragmento de Música ao Longe, de Érico Veríssimo. Depois, responda às perguntas. PROVA DE LÍNGUA PORT. E INTERP. DE TEXTOS GRADUAÇÃO FEV/2005 PG 1 ATENÇÃO: EM SUAS RESPOSTAS, RECOMENDAMOS NÃO INICIAR PERÍODO COM A CONJUNÇÃO POIS. NÃO CONSIDERE O RETÂNGULO COLOCADO AO LADO DE CADA QUESTÃO.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: FILOSOFIA Professora: ALESSANDRA PRADA Série: 2ª Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

a carta do mundo virtual

a carta do mundo virtual Reforço escolar Português E-mail: a carta do mundo virtual Dinâmica 6 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA ANO conceitos objetivo Língua Portuguesa 9º Ano do Ensino Fundamental Variações da carta: o e-mail. Reconhecer

Leia mais

Interpretação #2. Estudos dos Gêneros Textuais Digitais. Gêneros textuais digitais ainda estão em desenvolvimento

Interpretação #2. Estudos dos Gêneros Textuais Digitais. Gêneros textuais digitais ainda estão em desenvolvimento Interpretação #2 Estudos dos Gêneros Textuais Digitais Gêneros textuais digitais ainda estão em desenvolvimento Meio é virtual - Aparecem nos anos 90 e transformam os meios de comunicação Os principais

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Física Série: 1ª Professor (a): Marcos Vinicius Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Turma: 2º ano FG e ADM

Turma: 2º ano FG e ADM COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Português Ano: 2012 Professor (a): Felipe Turma: 2º ano FG e ADM Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Língua Portuguesa Série: 1ª Professor (a): FELIPE AMARAL Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 7 Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Conteúdo: Módulo 5 e 8 da apostila 1; Interpretação de textos e quadrinhos; Tipos de sujeito. Leia o poema abaixo: CORAÇÃO À DERIVA Roseana Murray Pendurada num

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela ª Etapa 014 Disciplina: Matemática Professora: Valeria 1ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme NOTA PROFESSORA PROGRAMA DE RETOMADA

Leia mais

Considerando este argumento, como podemos explicar o cruzamento em questão? Assinale a alternativa correta:

Considerando este argumento, como podemos explicar o cruzamento em questão? Assinale a alternativa correta: Questão 1 A crônica é um gênero das esferas literária e jornalística, que narra um fato cotidiano apresentando comentários, opiniões pessoais, generalizações sobre questões que envolvem a humanidade etc.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 7º 2º bimestre ORIENTAÇÕES: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS

Leia mais

Ano: 8º Turma: 801/802/803

Ano: 8º Turma: 801/802/803 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2010 Disciplina: Matemática Educador : Paulo Roberto Ano: 8º Turma: 801/802/803 Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Ano: 2012 Professor (a): PATRÍCIA Turma: 7º ANO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Disciplina: GEOGRAFIA Professor: FERNANDO PARENTE Ano: 7º Turmas: 7.1 e 7.2

Disciplina: GEOGRAFIA Professor: FERNANDO PARENTE Ano: 7º Turmas: 7.1 e 7.2 Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

Disciplina: Matemática Professor (a): _Valeria

Disciplina: Matemática Professor (a): _Valeria COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: Matemática Professor (a): _Valeria Ano: 2012 Turma:1º ANO FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 2ºAno 1.2 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 1º período 15 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira Lundi - Français Curitiba, le 9 avril 2018. Fais l'activité 2 de

Leia mais

Todos os cursos MÓDULO 9 TEXTOS LÍRICOS FERNANDO PESSOA: ORTÓNIMO E HETERÓNIMOS. Disciplina- Português. Prof. Liliete Santos Patrícia Pereira

Todos os cursos MÓDULO 9 TEXTOS LÍRICOS FERNANDO PESSOA: ORTÓNIMO E HETERÓNIMOS. Disciplina- Português. Prof. Liliete Santos Patrícia Pereira Todos os cursos MÓDULO 9 TEXTOS LÍRICOS FERNANDO PESSOA: ORTÓNIMO E HETERÓNIMOS Disciplina- Português Prof. Liliete Santos Patrícia Pereira Turmas: todos os 3ºs anos Ano Letivo 2013-2014 1 Compreensão/expressão

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina: Matemática Série: 2ª Professor (a): Ana Cristina Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa. Preconceito Linguístico. Variação Linguística.

Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa. Preconceito Linguístico. Variação Linguística. O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA: UMA REFLEXÃO Carina Pereira de Paula (G-CLCA-UENP/CJ) Cristina Monteiro da Silva (G-CLCA-UENP/CJ) Juliana Aparecida Chico de Morais (G-CLCA-UENP/CJ) Marilúcia dos Santos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE LITERATURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE LITERATURA - 2016 Nome: Nº 1ª Série Professores : Danilo / Fernando / Nicolas Nota: I Introdução Caro aluno, Neste ano, você obteve média inferior a 6,0 e, portanto, não

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Gramática Renata Av. Trimestral 29/10/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Disciplina: Matemática Professora: Vanessa Santos Ano: 2012 Turma: 7 ANO (7.1 e 7.2)

Disciplina: Matemática Professora: Vanessa Santos Ano: 2012 Turma: 7 ANO (7.1 e 7.2) COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: Matemática Professora: Vanessa Santos Ano: 2012 Turma: 7 ANO (7.1 e 7.2) Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Disciplina: Redação Oficial Professor (a): Felipe Amaral

Disciplina: Redação Oficial Professor (a): Felipe Amaral COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2012 Disciplina: Redação Oficial Professor (a): Felipe Amaral Ano: 2012 Turma:2º ano ADM Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:, MÉDIA:

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Matemática Ano: 2012 Professor (a): Ana Cristina Turma: 2 o FG/AD Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Arte e Poesia. Uma flor. Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza!

Arte e Poesia. Uma flor. Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza! Uma flor Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza! Nisto uma paisagem Aparece e desaparece Torna-se miragem Ou realidade para quem merece. Rogam-se as pragas da fadista Em forma de nota de viola

Leia mais

Disciplina: _Matemática Professor (a): _Valeria

Disciplina: _Matemática Professor (a): _Valeria COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: _Matemática Professor (a): _Valeria Ano: 2013 Turma: _8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 3º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina: Matemática Série: 3ª Professor (a): Ana Cristina Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNIGRANRIO)

PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNIGRANRIO) PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNIGRANRIO) bia.lessa@gmail.com 1. Introdução Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre o desenvolvimento

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 20 / 5 / 2019 TEXTO 1 A MULHER QUE ESCONDIA COMIDA PÁGINAS 30 E 31 DO LIVRO DIDÁTICO RELEIA

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 4º Ano 1º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

Língua portuguesa. 7º ANO - atividades - estrutura e classificação dos verbos. Professora: Aparecida Porangaba

Língua portuguesa. 7º ANO - atividades - estrutura e classificação dos verbos. Professora: Aparecida Porangaba CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS LTDA. Escola Monteiro Lobato Língua portuguesa 7º ANO - atividades - estrutura e classificação dos verbos Professora: Aparecida Porangaba A história de Zumbi No Dia Nacional

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 14 DE MARÇO: DIA DA POESIA Poesia é a arte de escrever obras em verso. Como arte, ela recria a realidade, ou seja, o artista cria um outro mundo. A poesia ganhou

Leia mais

Na internet Leitura: atividades

Na internet Leitura: atividades Na internet Leitura: atividades 1. Com base no que você leu neste texto, enumere as vantagens e as desvantagens de se paquerar pelo computador. Você encontrou alguma dica nova ou diferente das que você

Leia mais

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau.

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. 澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau 2018 年試題及參考答案 Exames e Resposta do Ano 2018 葡語 B Português B Leia o seguinte

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA BARBARA ANDREA F BITTENCOURT Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO PARNASIANISMO E NO SIMBOLISMO / CANÇÃO

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa Ano: 6 Turma: 6.1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa Ano: 6 Turma: 6.1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina: Matemática Professor (a): Flávia Lúcia Ano: 6 Turma: 6.1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 1ª Etapa Ano: 6 Turma: 61

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 1ª Etapa Ano: 6 Turma: 61 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 6 Turma: 61 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe PASSOS PARA O ESTUDO DE LÓGICA Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 ESTUDO DE LÓGICA O estudo

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Ano:3 Professor (a): SUELI COSTA Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

PORTUGUÊS. No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época

PORTUGUÊS. No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época PORTUGUÊS Questão 01 NAMORADOS O rapaz chegou-se para junto da moça e disse: Antônia, ainda não me acostumei com o seu [ corpo, com a sua cara. A moça olhou de lado e esperou. Você não sabe quando a gente

Leia mais

REVISÃO COMPLEMENTAR

REVISÃO COMPLEMENTAR REVISÃO COMPLEMENTAR 2 3 Analise os fragmentos a seguir e dê a função da linguagem predominante. A) Quanto mais as famílias se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da vida escolar,

Leia mais

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto.

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. RETOMADA 01 Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. 1. Na sala, você produziu um poema visual chamado caligrama.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Física Ano: 2º Professor (a): Marcos Vinicius Turma: 2º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 11

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES. 3º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 09/03/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 4º Ano 2ª Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

Ano: 2012 Turma:8º ANO (8.1 e 8.2) Recursos para Estudo / Atividades

Ano: 2012 Turma:8º ANO (8.1 e 8.2) Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 2012 Turma:8º ANO (8.1 e 8.2) Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM Barueri, de de 2009. Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º S ANOS A e B Querido aluno, Neste momento de expectativa de volta as aulas pedimos a você,

Leia mais

ERRO DE PORTUGUÊS NAMORADOS AULA DE PORTUGUÊS

ERRO DE PORTUGUÊS NAMORADOS AULA DE PORTUGUÊS Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886 Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968) foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro. NAMORADOS

Leia mais

ESCOLA DATA: / / NOME:

ESCOLA DATA: / / NOME: ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: Avaliação de Língua Portuguesa Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 4. O verbete não foi encontrado Dia desses, ao parar o carro numa vaga demarcada no estacionamento

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2012

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2012 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela ª Etapa 0 Disciplina: _Matemática_ Ano: º Professor (a): _Valeria Turma: _º FG _ Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais