EU, MEUS AMIGOS E VOCÊ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EU, MEUS AMIGOS E VOCÊ"

Transcrição

1 EU, MEUS AMIGOS E VOCÊ Débora Rodrigues Elen Liedke Educação infantil LIVRO DO PROFESSOR

2 NOME: DATA: ESTES SÃO OS NOVOS AMIGOS QUE ESTARÃO COM VOCÊ DURANTE O ANO. EU SOU O QUICO, O CAÇULA DA TURMA. SOU CURIOSO E GOSTO DE APRENDER. ESTES SÃO OS MEUS AMIGOS. JUNTOS, PARTICIPAMOS DE MUITAS AVENTURAS! MEUS AMIGOS ME CHAMAM DE CAZUZA. DIZEM QUE SOU MUITO BRINCALHÃO. GOSTO DE FUTEBOL, CANTAR E TOCAR VIOLÃO. OI, EU SOU O NOGUINHO. E ESTE É O MEU CACHORRO AZEITONA. ELE TAMBÉM FAZ PARTE DA TURMA. GOSTO MUITO DE ESTUDAR, PESQUISAR, DESCOBRIR COISAS NOVAS. MEU NOME É SABINO. EU SOU A LUÍSA. GOSTO DE PASSEAR, COZINHAR, DE FAZER ARTESANATO E GINÁSTICA. PODE ME CHAMAR DE GI. GOSTO DE FOTOGRAFAR A NATUREZA E TAMBÉM FAÇO UNS VERSOS E RIMAS DE VEZ EM QUANDO. E ESTE É O MEU GATINHO MINDINHO.

3 OBJETIVOS Conhecer a turma do Nosso Amiguinho, seus nomes e suas características. Perceber que, assim como a turminha tem um bom relacionamento e participa de grandes aventuras, o aluno e sua turma também podem ser amigos e participar de muitas aventuras e descobertas durante o ano letivo. 3FICHA 1 SUGESTÕES DIDÁTICAS Apresente a turma do Nosso Amiguinho e conte sua história. Em dezembro de 1952, a Casa Publicadora Brasileira criou duas edições experimentais de uma revista infantil com o objetivo de ensinar brincando. Edith Teixeira passou a ser responsável pela seleção do conteúdo. A nova publicação conquistou o coração das crianças do Brasil e se tornou periódica a partir de julho de Desde então, a revista jamais deixou de ser publicada. Seu primeiro editor se chamava Miguel Malty. A criação da turma do Nosso Amiguinho, personagens infantis que ancoram a revista, foi idealizada pela equipe editorial e ilustrada por Heber Pintos, no início da década de Há 60 anos, a revista Nosso Amiguinho tem contribuído para a formação das crianças brasileiras. Sueli Ferreira de Oliveira jornalista e editora das revistas Nosso Amiguinho e Nosso Amiguinho Jr. Se possível, leve para a sala de aula revistas Nosso Amiguinho e Nosso Amiguinho Jr., cartões, DVDs e CDs que possam ajudar a conhecer os personagens. Acesse: < Cante a canção Quem somos, faixa 20 do CD desta coleção. Nela está a apresentação da turminha. Mostre cada personagem. Comente suas características e relacione-as com as dos alunos, perguntando, por exemplo: Quem gosta de artesanato como a Luísa? E de cantar como o Cazuza? Apresente o boneco Quico. Ele estará durante todo o ano com a turma. Realize atividades para desenvolver a socialização da classe com dinâmicas, jogos e brincadeiras tipo quebra o gelo. Utilize a música Fui na Bahia comprar um chapéu, mencionando o nome do colega, ou dança das cadeiras, etc.

4 NOME: DATA: QUICO ESTÁ UM POUCO ATRAPALHADO COM OS NOMES DE SEUS AMIGOS. PARA AJUDÁ-LO, COLE OS ADESIVOS COM O NOME DE CADA UM.

5 OBJETIVOS Identificar os nomes dos personagens da turma do Nosso Amiguinho. Expressar-se verbalmente ao se apresentar aos colegas. Pronunciar os nomes dos personagens e dos colegas. 3FICHA 2 SUGESTÕES DIDÁTICAS Incentive os alunos a repetir os nomes dos personagens. Solicite que observem as letras do nome da LUÍSA. Alguém na classe também tem o L do início do nome dela? Faça isso com todos os personagens. Antes de colar os adesivos no lugar correspondente, peça que repitam o nome do personagem, a letra inicial e o som para que os alunos ouçam. Diga: Este é o MINDINHO. Enfatize o som da letra M. Leia no Livro do Professor a orientação para o trabalho oral. Permita que os alunos entrem em contato com os nomes dos personagens através de cartazes, do cenário da classe, escritos na lousa ou como você preferir. Explore as imagens da turminha do Nosso Amiguinho, conte quantos são, pergunte sobre as características físicas de cada um. Ex.: cor do cabelo, pele, altura, idade, gostos. Apresente o nome de cada criança e sua plaquinha de identificação para que visualizem seus nomes. Fale sobre algumas características dos personagens e peça aos alunos que descubram sobre quem você está falando. Ex.: Ele tem o cabelo loiro, seu nome começa com a letra N e ele tem um cachorro. Ele é o... (NOGUINHO). Alguns personagens têm apelidos carinhosos como QUICO, CAZUZA e GI. Questione: Alguém tem um apelido carinhoso? Como você gosta de ser chamado? Você conhece outros apelidos carinhosos? (Ex.: MALU, CACAU, LIPE, DUDU...) Pergunte: O que fazemos quando conhecemos alguém? (Cumprimentamos, dizemos nosso nome e falamos um pouco sobre nossos gostos e preferências.) Incentive cada aluno a falar um pouco de si, apresentando-se para a classe.

6 NOME: DATA: AGRADEÇO A MINHA FAMÍLIA A ESCOLHA DO MEU NOME E FOI DELA QUE EU HERDEI TAMBÉM O SOBRENOME. EU VOU ME APRESENTAR AUTORA: ELEN LIEDKE AMIGO SEMPRE SEREI, CONTE COMIGO POR PERTO. MINHA VONTADE É FAZER TUDO AQUILO QUE FOR CERTO. SOU OBEDIENTE À MAMÃE, AO PAPAI E A MEU DEUS. DEMONSTRO QUE EU OS AMO E A TODOS OS AMIGOS MEUS. COMO EU SEI DE TUDO ISSO? ESTÁ NA MINHA CERTIDÃO, UM DOCUMENTO QUE PROVA QUE EU TAMBÉM SOU CIDADÃO. SER EDUCADO E GENTIL, COMO A MAMÃE SEMPRE QUIS É O MEU LEMA CADA DIA PARA VÊ-LA MAIS FELIZ. ÚNICO EU SEI QUE SOU, EXISTE SÓ UM DE MIM. DEUS ME FEZ ESPECIAL, A BÍBLIA ME DIZ ASSIM. E AGORA, ATENÇÃO! VOU FALAR DA MINHA VIDA, VOU DIZER PARA VOCÊ QUE SOU UMA CRIANÇA QUERIDA. INTELIGENTE E ESPERTO, É COMO O PAPAI ME VÊ E PRA NÃO DECEPCIONÁ-LO, EU ME ESFORÇO PRA VALER. VOCÊ VIU? CONSEGUI ME APRESENTAR. E VOCÊ? QUEM É? É A SUA VEZ DE FALAR!

7 OBJETIVOS Acompanhar a leitura feita por um adulto. Interpretar o texto fazendo comentários e emitindo opiniões. Compreender o signifi cado de cada adjetivo e identifi car as atitudes que as comprovam. 3FICHA 3 SUGESTÕES DIDÁTICAS Linguagem oral O que faz de você uma pessoa única e especial? (Fale aos alunos que somos únicos, mostre as digitais que nos identifi cam.) Como posso ser belo por fora? O que preciso fazer para ser belo por dentro? Que qualidades aparecem no texto? O que quer dizer ser amigo, ser educado? Associe as qualidades dos alunos aos personagens da turma do Nosso Amiguinho. Permita que eles expressem seus pensamentos sobre si mesmos. Por exemplo: Sabino é muito esperto, quem é esperto como o Sabino? Desde pequenas, as crianças podem acompanhar a leitura com o dedinho de forma lúdica e divertida. Leia o texto várias vezes variando a forma. Você lê para os alunos, em outro momento você lê e eles repetem, eles acompanham a leitura do texto escrito num cartaz (papel pardo). Veja instruções sobre leitura no Livro do Professor. Invente novas formas de cumprimentar. Ex.: Hoje vamos nos cumprimentar como no Japão. Todos devem se inclinar ao cumprimentar o amigo. Espalhe as letras do alfabeto no tapete e peça aos alunos que encontrem a letra inicial do seu nome. Construa as regras de convivência, mostrando a importância do respeito pelos outros e das atitudes corteses. Exponha as regras à classe. Crie situações para que as crianças brinquem em grupo, relacionando-se com os amigos e aprendendo a compartilhar espaço, material e atenção. Faça pequenas entrevistas com os alunos sobre sua idade, onde moram, quantos irmãos, animal de estimação, o signifi cado do seu nome. Use um microfone e um banquinho para fazer essa entrevista. Diga aos alunos que podemos conhecer melhor uma pessoa quando ouvimos sobre ela e a entrevista colabora para isso. Dramatize ações sobre o que é ser amigo. Ex.: Ajudar a pegar o estojo que o amigo deixou cair no chão, ajudar a levantar o amigo que caiu. Crie outras situações e incentive os alunos a participarem com ideias e representações.

8 NOME: DATA: AGORA É A SUA VEZ DE SE APRESENTAR! MEU NOME É: ESTE(A) SOU EU. MEU NOME TEM LETRAS.

9 OBJETIVOS Identificar seu nome no crachá. Perceber semelhanças e diferenças nos nomes dos colegas. 3FICHA 4 SUGESTÕES DIDÁTICAS Solicite aos alunos que montem seus nomes com as letras móveis que estão no Material de Apoio. Confeccione diversos crachás para uso na mesa, no pescoço, para identificar o lugar onde se pendura a lancheira, em forma de lista fixada na parede da classe. Confeccione um crachá e solicite que os alunos pintem as letras do nome e contem a quantidade de letras. No quadro ou em papel pardo, peça que o aluno complete com as letras que estão faltando, observando os crachás dos amigos da classe. Depois das atividades, verifique se o aluno consegue preencher as informações da ficha. De preferência, colar uma foto onde diz: Este sou eu. L U Í S U S L L U C S V T O R F Á B O J L I A

10 NOME: DATA: PINTE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

11 OBJETIVOS Reconhecer a importância do nome e associá-lo à sua identidade. Escrever o nome usando as letras do alfabeto. Identifi car as letras do alfabeto. 3FICHA 5 SUGESTÕES DIDÁTICAS Linguagem oral Você sabe quantas letras existem em nosso alfabeto? Vamos contá-las? (Contar) Você sabe de quantas formas podemos escrever as letras do alfabeto? (Mostre as quatro formas: maiúscula e minúscula bastão, maiúscula e minúscula cursiva). Diga que eles estudarão com a letra maiúscula bastão. Às vezes, as letras dos nomes se repetem. Ex.: MARCELO e MARIANA (use um exemplo da sua sala) Na classe, faça um varal com as letras do alfabeto para que o aluno possa consultar quando precisar. Confeccione e brinque com bingo de letras e de nomes. Faça um caça-palavras com os nomes dos alunos da classe. Apresente os nomes num banco de palavras para consulta. Crie uma melodia para cantar o nome do aluno ou cante músicas conhecidas dos alunos. Veja instruções no Livro do Professor sobre consciência fonológica. A PRIMEIRA LETRA DO NOME DA SUA PROFESSORA A ÚLTIMA LETRA DO SEU NOME A ÚLTIMA LETRA DO NOME DO SEU AMIGO UMA LETRA DIFERENTE, QUE VOCÊ NÃO CONHECIA Faça uma fi cha com alguns dados: Veja outras sugestões de trabalhos com nomes no livro Alfabetização, um processo em construção, de Maria de Fátima Russo e Maria Inês Aguiar Vian, Editora Saraiva.

TODOS SOMOS ESPECIAIS

TODOS SOMOS ESPECIAIS TODOS SOMOS ESPECIAIS Débora Rodrigues Elen Liedke UNIDADE 1 Educação infantil LIVRO DO PROFESSOR nome: DATA: ESTA É A TURMA DO NOSSO AMIGUINHO. ELA ESTARÁ COM VOCÊ NESTE ANO. DeSTAQUe AS ImAGenS DoS PeRSonAGenS

Leia mais

SER CRIANÇA É MUITO BOM

SER CRIANÇA É MUITO BOM SER CRIANÇA É MUITO BOM Débora Rodrigues Elen Liedke UNIDADEæ1 Educação infantil LIVRO DO PROFESSOR NOME: DATA: ESTA É A TURMA DO NOSSO AMIGUINHO. ELES QUEREM DIZER PRA VOCÊ QUE SER CRIANÇA É MUITO BOM.

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual

Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual Elaboração: Vanessa de J. da S. Gonçalves Alves Primeiro Ano de Escolaridade Tema: O Nosso Nome e Nossa Identidade. DINÂMICA

Leia mais

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Construindo a Identidade 9 Quem sou eu? 10 Minha assinatura 13

Leia mais

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE)

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) Professor (a): Marines dos Santos Pereira Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

DATA DE RETORNO: / /2017

DATA DE RETORNO: / /2017 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR - 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR (A): _ ALUNO(A):. SÉRIE: 2 ANO. DATA DE RETORNO: / /2017 1. Leia o texto e responda as questões

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR

GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR GÊNERO DISCURSIVO PARLENDA 1º ANO / TRABALHAR BRAGA, Margarete Aparecida Nath CATTELAN, Alice Rosalia FERNANDES, Silvia Helena Monteiro OLIVEIRA, Ilda de Fatima de Lourdes 1. O que é uma parlenda? Parlenda

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Atividade de Linguagem

Atividade de Linguagem Atividade de Linguagem Relacionamento e integração / / Como é bom conhecer novos colegas e fazer amizades! É muito bom desfrutar da companhia do outro. Na escola temos a oportunidade de nos relacionar

Leia mais

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Quadro de conteúdos e objetivos 1. Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números Texto informativo Lista de combinados da turma Ler e compreender

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Quem sou eu? 09 Escrita do Nome 11 A Família 12 Coordenação Motora 14 Meninos e Meninas 18 As plantas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 11

Leia mais

Texto: Mateus 1;2.1-12; Lucas ; ;

Texto: Mateus 1;2.1-12; Lucas ; ; Texto: Mateus 1;2.1-12; Lucas 1.26-56; 2.1-38; 3.23-38 Versículo Chave: 0 a 2 anos: Jesus nasceu... Mateus 2.1 3 a 6 anos: Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1.29b 7 a 12 anos:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação e momento para tirar dúvidas); Ordem das

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Igual ou diferente, olhar da gente depende do Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Ellen Pestili Conhecendo a coleção Letra e Cor é a coleção de Ellen Pestili que traz

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 02 UMA CASA DE ORAÇÃO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois a minha casa será chamada de Casa

Leia mais

LELO AMARELO BELO. (Filosofia para crianças) ROSÂNGELA TRAJANO. Volume III 05 anos de idade

LELO AMARELO BELO. (Filosofia para crianças) ROSÂNGELA TRAJANO. Volume III 05 anos de idade LELO AMARELO BELO (Filosofia para crianças) Volume III 05 anos de idade ROSÂNGELA TRAJANO LELO AMARELO BELO Rosângela Trajano LELO AMARELO BELO VOLUME III (05 ANOS) DE IDADE 1ª EDIÇÃO LUCGRAF NATAL 2012

Leia mais

Atividades de português 1 ano alfabeto

Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto com atividades de português 1 ano para imprimir, atividades de alfabetização, atividades

Leia mais

Deus abençoe abundantemente.

Deus abençoe abundantemente. Estamos no propósito do Jejum de Daniel com as crianças também. Sabemos que os pequeninos não ouvem conselhos, mas seguem exemplos. Por isso sejam incentivadores de seu (s) filho (s), pois quanto mais

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS Programa: Produção de Material Didático O Sistema Preventivo nos livros didáticos da RSE EXEMPLOS AVULSOS LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL Alfabetização UNIDADE Reprodução proibida Reproduzir livro

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM:

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: QUAL É O PINGO QUE QUER PINTAR O MUNDO DE AMARELO? PINTE AS VOGAIS

Leia mais

Sumário CADA UM DO SEU JEITO...8 A HISTÓRIA DE CADA UM...22

Sumário CADA UM DO SEU JEITO...8 A HISTÓRIA DE CADA UM...22 Sumário 1 CADA UM DO SEU JEITO...8 Eu...9 Os outros...11 O tempo não para...12 Autorretrato em três tempos...12 As paisagens também se transformam...13 Tudo muda...14 Antes e depois...15 Os primeiros documentos...16

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA TURMA: 1º ANO CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO.

Leia mais

37274 Quebrando o Silêncio Infantil 2018

37274 Quebrando o Silêncio Infantil 2018 37274 Quebrando o Silêncio Infantil 2018 Fábio Designer Editor Coord. Ped. VIVA! 35512_QuebSilencio_CAPA.indd 1 C.Q. Depto. Arte 28/12/17 08:49 MKT CPB Fotolia ACO VALORES UE NOS IDA! Q V MPA NHAM POR

Leia mais

Especial Formação. Professor

Especial Formação. Professor Especial Formação Professor Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Como ser amigo Um livro sobre amizade Autor: Molly Wigand Ilustrações: Anne FitzGerald Elaboração do Projeto: Beatriz

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Se comunicando com Deus - a prece + como orar

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Se comunicando com Deus - a prece + como orar Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadora: Edma e Priscila Dia: 15/02/2016 Horário: 20h as 21h Título: Se comunicando

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

Como trabalhar uma história?

Como trabalhar uma história? Por que contar história? Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ESTRANGEIRAS GRUPO DISCIPLINAR: 120 DISCIPLINA: INGLÊS ANO LETIVO 2018/2019 ANO DE ESCOLARIDADE: 3º ano (1º ciclo) Objeto da Domínio de referência Objetivos/

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

Atividades de Ortografia

Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Português, ortografia para alunos do 1, 2, 3 e 4 ano do ensino fundamental. A ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 1ª Série Lição: Explorando as Abóboras 1 Classificação do Ciclo de vida de uma Abóbora. Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 Science Standard(s): Standard IV, Objective

Leia mais

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ:16.242.620/ 0001-77 Educação Infantil: Jardim I II Unidade Sequência nº 01 Período: 19 a 23/05/2014 Tema Transversal Norteador:

Leia mais

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / /

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / / Conjuntos Noções de conjunto Aluno (a): Data: / / Um grupo de alunos de uma mesma escola e de uma mesma turma. Você sabe o que é um conjunto? Quando escolhemos ou selecionamos coisas semelhantes, parecidas,

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Suplemento do Professor. Superligado. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de.

Suplemento do Professor. Superligado. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de. Suplemento do Professor Superligado Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida especialmente

Leia mais

Tema: Uma Viagem Inesquecível

Tema: Uma Viagem Inesquecível Texto Bíblico: Isaias 43.1 Tema: Uma Viagem Inesquecível Versículo para memorizar: O Senhor Deus, que o criou, diz: Eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Isaias 43.1 Principio Bíblico: Individualidade

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. 1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO QUESTÃO 01. What color is this? QUESTÃO 02. Write your name. Use the red colored pencil.

PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. 1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO QUESTÃO 01. What color is this? QUESTÃO 02. Write your name. Use the red colored pencil. PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 What color is this? Yellow red Yellow blue QUESTÃO 02 Write your name. Use the red colored pencil. QUESTÃO 03 Cross

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História HISTÓRIA BÍBLICA (Atos 26) Na Bíblia, ouvimos a história de como Paulo escolheu seguir Jesus. Ouvimos o que aconteceu

Leia mais

Branca de neve a pior inimiga de uma consultora de beleza Mary Kay

Branca de neve a pior inimiga de uma consultora de beleza Mary Kay Fabíola Machado Diretora Sênior de Vendas Mary Kay Karina Bacha Diretora de Vendas Mary Kay Branca de neve a pior inimiga de uma consultora de beleza Mary Kay A sua principal inimiga... Agenda BRANCA

Leia mais

Apos la Termo 1 - Nível 1 - Nome: Data: / /

Apos la Termo 1 - Nível 1 - Nome: Data: / / Apos la Termo 1 - Nível 1 - Nome: / Queridos Responsáveis A introdução da Apostila Pedagógica este ano vem com o objetivo de enriquecer ainda mais o aprendizado dos nossos alunos. Ela priorizará a interação

Leia mais

Sequência Didática Parlendas

Sequência Didática Parlendas Sequência Didática Parlendas Novembro 2011 Sequencia didática Parlendas Justificativa: A parlenda, como uma proposta de trabalho nas classes iniciais de alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo

Leia mais

PLANEJAMENTO (Provérbios)

PLANEJAMENTO (Provérbios) PLANEJAMENTO (Provérbios) Professor (a): Márcia dos Santos Opilhar Diferentes portadores de texto: PROVÉRBIOS Competências Oralidade; produção textual; argumentação; criatividade. Objetivo Geral - Perceber

Leia mais

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11)

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11) projeto pedagógico UM BICHINHO NA LINHA UM BICHINHO NA LINHA TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

Semana de 10/04/17 a 16/04/17

Semana de 10/04/17 a 16/04/17 Semana de 10/04/17 a 16/04/17 DENTRE MUITAS VOZES, OUÇA A VOZ DE DEUS! Estação Cultivo OBJETIVO: Levar as crianças a entenderem que apesar de ouvirmos muitas vozes, devemos sempre optar por seguir a voz

Leia mais

28774 NA Quebrando o Silêncio Infantil 2014

28774 NA Quebrando o Silêncio Infantil 2014 28774_QUEBRANDO_O_SILENCIO_2014.indd 1 Clubinho em Perigo A revista que ensina brincando Edição Especial 2014 Neste DVD, a Turma está preocupada porque a árvore em que fica o Clubinho vai ser derrubada.

Leia mais

Interação com a linguagem escrita

Interação com a linguagem escrita Planejamento Interação com a linguagem escrita A turma em contato com a escrita Cristiane Marangon As crianças pequenas não vão mais à escola apenas para receber cuidados e brincar. Hoje se sabe que na

Leia mais

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS.

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS. O mundo dos sons 05 Sons dos animais 07 Sons do nosso corpo 14 Sons da nossa casa 17 Instrumentos musicais 18 Esta é a família do violino 28 Hino Cenecista 36 Hino Nacional Brasileiro 37 A MÚSICA É UMA

Leia mais

Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha. Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana

Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha. Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana Segundo Jeandot (1990), a receptividade à música é um fenômeno corporal. Ao nascer, a criança entra em contato

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3 SUMÁRIO Introdução............................................ 2 Objetivos............................................. 2 Possibilidades de Trabalho........................... 3 Conhecimento Religioso

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Linguagem oral e escrita Professor Alessandra, Juliana e Leticia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série Jardim II Apresentação da disciplina A aprendizagem da linguagem oral e escrita

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Peppa e George 1001109000009 Peppa e George saíram da TV para brincar na casa de todas as crianças! Pelúcias de 0cm, feitos com material macio, eles vão acompanhar a criança em todas

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar

Leia mais

O DESAFIO RADICAL dessa semana será de oração. Veja o anexo da meditação e ajude a criança a cumprir cada etapa em cada dia.

O DESAFIO RADICAL dessa semana será de oração. Veja o anexo da meditação e ajude a criança a cumprir cada etapa em cada dia. 4 CRIANÇAS até 5 anos Nome: Ministério: INFORMAÇÕES 1) Fazer as meditações diariamente até o término do Sonho de Natal; 2) Memorizar (após decorar os versículos, a criança deve falar o versículo só de

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim Brasileirinhos Projeto de Conclusão de curso Universidade de Brasília Supervisão e orientação Orlene Carvalho Autora Júlia Bigonha Alvim Ilustração Lucas Cardoso Índice Unidade 1 Unidade 6 Bem vindo! Esportes

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar:

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar: Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01 Versículos para Decorar: 1 - Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

ESCOLA DATA: / / NOME:

ESCOLA DATA: / / NOME: ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E PRODUÇÃO LIVRO: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! Autora: Lucimar Rosa Dias - EDITORA ALVORADA Responsáveis pelo projeto:

Leia mais

Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda

Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda Participantes: Jardim II Duração do projeto: 1 hora. Justificativa: Toda criança gosta de músicas, cantigas e brincadeiras de roda. Todas elas pertencem à cultura

Leia mais

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música Como foi dito anteriormente, o pleno domínio dos conteúdos inerentes a ritmo, melodia e harmonia, depende de um conhecimento mais específico da linguagem musical; por isso, o que se busca aqui é um aumento

Leia mais

Currículo: Crianças em todos os lugares caminhando com Jesus. Lição 2: Crianças

Currículo: Crianças em todos os lugares caminhando com Jesus. Lição 2: Crianças Lição 2: Crianças HISTÓRIA BÍBLICA: Marcos 10:13-16 As pessoas estavam levando as crianças para que Jesus as abençoasse. Mas os discípulos de Jesus queriam impedir, e Ele ficou tão chateado que... VERSÍCULO-CHAVE:

Leia mais

Para qualquer pessoa que queira aprender música!

Para qualquer pessoa que queira aprender música! Master Musica Para qualquer pessoa que queira aprender música! made with Conteúdo Teoria Musical - Parte 1 Música é uma linguagem que organiza sons no tempo e no espaço. E como toda linguagem, possui uma

Leia mais

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

Fundamentos do Negócio. Adriana Santiago Miller Diretora Sênior Mary Kay

Fundamentos do Negócio. Adriana Santiago Miller Diretora Sênior Mary Kay Fundamentos do Negócio Adriana Santiago Miller Diretora Sênior Mary Kay Mary Kay Ash Você pode tudo que quiser 7 anos de idade Mary Kay Ash já fazia tudo como uma adulta cozinhava, cuidada do pai invalido

Leia mais

Rua Pirapetinga, 567 - Serra - 30220-150 Belo Horizonte - MG -Tel. (31) 3282-2366 www.universoproducao.com.br conheca todos os amigos do pipoca! A Universo Produção realiza há mais de 15 anos uma série

Leia mais

NOSSO GRUPO PRIMEIRO ENCONTRO. Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38.

NOSSO GRUPO PRIMEIRO ENCONTRO. Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38. PRIMEIRO ENCONTRO NOSSO GRUPO Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38. FOTOS: CC BY REDE JOVEM RURAL ILUSTRAÇÃO: PIXABAY MONTAGEM: ALEXANDRE/BETA DESIGN 8 TEMAS: APRESENTAÇÕES CRACHÁS CONSTITUIÇÃO

Leia mais

2 ) JOGO DA MEMÓRIA CORES

2 ) JOGO DA MEMÓRIA CORES REF. 171 1 ) RELÓGIO TAMANHO: 35 X 35 cm FORMATO DE SOL PONTEIROS GRANDES, FEITOS DE METAL SUPER-RESISTENTE, MADEIRA 1 PEÇA ENSINA AS CRIANÇAS A FAZEREM A LEITURA DO RELÓGIO PARA DESENVOLVER A NOÇÃO DE

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade Plano de Aula 17 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 13/06/2016 Título: Sentimento de Fraternidade

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR 1. IDENTIFICAÇÃO Roteiro de Planos de aula 10 Escola: Curso: Ensino Médio Disciplina: Química Carga horária: Série: 3 Ano: Professor (a): 2. Objetivo geral Discutir metais, sociedade e ambiente. 3. Objetivos

Leia mais

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando. DINÂMICA 10 MANDAMENTOS Recorte mais ou menos umas 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como: 1 Os Mandamentos

Leia mais

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT LOUSA MÁGICA CONTACT COM PAPEL Hoje vamos aprender como fazer uma lousa Mágica com papel contact para seus alunos de educação infantil (lousa magnética). É muito fácil de fazer e os pequenos vão adorar

Leia mais