TODOS SOMOS ESPECIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TODOS SOMOS ESPECIAIS"

Transcrição

1 TODOS SOMOS ESPECIAIS Débora Rodrigues Elen Liedke UNIDADE 1 Educação infantil LIVRO DO PROFESSOR

2 nome: DATA: ESTA É A TURMA DO NOSSO AMIGUINHO. ELA ESTARÁ COM VOCÊ NESTE ANO. DeSTAQUe AS ImAGenS DoS PeRSonAGenS Do material De APoIo e CoLe em CADA JAneLA. DePoIS ComPLeTe o DeSenHo SeGUInDo os PonTILHADoS.

3 OBJETIVOS Conhecer os integrantes da turma do Nosso Amiguinho. Perceber semelhanças e diferenças nas características físicas e nos traços de personalidade de cada personagem. Relacioná-las às características do aluno. Compreender que todos são especiais, independentemente de seus talentos e diferenças. unidade 1 1ficha 1 SUGESTÕES DIDÁTICAS Apresente a turma do Nosso Amiguinho e faça um histórico de sua trajetória. Para mais informações, acesse: <www. nossoamiguinho.com.br>. Leve para a classe alguns materiais em que a turminha apareça, como revistas, CDs, DVDs, adesivos e cartões. A seguir, há algumas informações que podem ajudá-lo: Nosso Amiguinho é uma revista educativa, publicada mensalmente pela Casa Publicadora Brasileira. Teve sua primeira edição oficialmente lançada em julho de 1953, editada por Miguel J. Malty. As primeiras edições de Nosso Amiguinho eram impressas em uma única cor, variando a tonalidade a cada edição. As cores foram sendo incluídas ao longo dos anos. A partir de 1972, os personagens, que ficaram conhecidos como a Turma do Noguinho, passaram a ser desenhados pelo ilustrador Heber Pintos, e a revista passou a ser editada por Ivan Schmidt. Hoje, a revista circula em Portugal, na Argentina (em espanhol) e nos Estados Unidos (em inglês). Mostre os personagens e conte um pouco sobre as características de cada um. Geralmente, os personagens da revista são estudantes aplicados que cuidam de sua saúde, são obedientes aos pais, gostam da natureza e se preocupam com a preservação do meio ambiente. SABInO: é um garoto muito estudioso que sempre tira as melhores notas da classe. Ele gosta de museus, bibliotecas e sempre tem uma lupa e um livro por perto. LUíSA: é amável e habilidosa com atividades manuais. Gosta de ir ao shopping e de fazer piqueniques. GI: é amiga da Luísa. É uma garota muito prestativa. Gosta de estar perto da natureza e dos animais. noguinho: é o líder da turma, adepto da democracia, já que não exerce liderança autoritária. CAzUzA: é músico (toca vários instrumentos, mas prefere violão) e esportista (gosta de jogar bola no campinho). É bem-humorado e brincalhão. QUICO: é o caçula da turma. Às vezes é meio ingênuo e atrapalhado, mas é um grande amigo de todos. AzEITOnA: é a mascote da turma. Seu nome vem do fato de seu focinho se parecer com uma grande azeitona preta. É um cachorro esperto que acompanha a turma em quase todas as aventuras. MInDInhO: é o gatinho da Gi, que nem sempre está por perto. Ele adora carinhos, principalmente cócegas na barriga. Linguagem oral Qual(is) dos personagens apresentados você já conhece? Em que janela cada um deve ficar? De qual deles você mais gosta? Por quê?

4 nome: DATA: ASSIM COMO VOCÊ, OS INTEGRANTES DESSA TURMINHA TAMBÉM CRESCERAM. LIGUE AS IMAGENS DA TURMINHA BABY À IMAGEM ATUAL DE CADA INTEGRANTE DA TURMA. VOCÊ SABE DIZER O NOME DE CADA UM DELES?

5 OBJETIVOS Nomear os personagens da turma. Identificar as características de cada um. Distinguir cada fase do crescimento do ser humano. Enfatizar que todos temos um nome, escolhido especialmente para nós. unidade 1 1ficha 2 SUGESTÕES DIDÁTICAS Linguagem oral De que forma podemos saber qual é cada personagem da turminha? Os bebês mudaram muito de aparência? O que cada bebê está fazendo? O que você fazia quando era bebê? Como você sabe disso? Quem lhe contou? Você já viu um bebê balbuciar? Quando um bebê balbucia, está tentando falar. Vamos imitar um bebê balbuciando? Peça aos alunos que repitam os nomes dos personagens. Se possível, decore sua classe com imagens da turminha. Com os alunos, conte quantos personagens fazem parte da turma. Registre, mostrando-lhes os numerais e dizendo-lhes para que servem. Faça uma festa para comemorar a amizade. Incentive a participação de todos. Se possível, apresente outros materiais que contenham a turma do Nosso Amiguinho para que o aluno se familiarize com ela e usufrua de jogos, atividades e leituras. Você pode utilizar, por exemplo, materiais da Coleção Entre amigos, da Casa Publicadora Brasileira. Faça um porta-retratos para colocar a foto ou o desenho de cada aluno de sua classe.

6 nome: DATA: VOCÊ TAMBÉM CRESCEU. COLE UMA FOTO DE QUANDO VOCÊ ERA BEBÊ E OUTRA ATUAL. MOSTRE AOS COLEGAS. ESTE(A) SOU EU BEBÊ AGORA

7 OBJETIVOS Identificar semelhanças e diferenças que ocorreram na criança ao longo do seu crescimento. Valorizar e respeitar as diferenças de cada um. Expressar alegria em conhecer as fases do desenvolvimento humano e suas conquistas. unidade 1 1ficha 3 SUGESTÕES DIDÁTICAS Com antecedência, solicite aos pais que enviem fotos da época em que seus filhos eram bebês. A cada dia mostre as fotos de alguns alunos. Valorize as características de cada um: o sorriso, o cabelo, as mãozinhas, enfim, diga-lhe como ele era e como ainda é uma criança bonita. Mostre os álbuns na hora da roda. Linguagem oral Mostre uma foto de cada vez. Dirija-se à criança que é representada na foto e pergunte: Você gosta de se ver assim? O que a mamãe fala de quando você era pequeno? A cor do seu cabelo mudou? O que mais mudou em você? Misture todas as fotos de quando as crianças eram bebês e peça que cada uma procure a sua. Enfeite a moldura com materiais diversos: colagem de botões, macarrão, palitos, sementes, tinta, impressão das digitais, etc. Conte histórias sobre o nascimento de bebês. Sugerimos o livro Nossas adoráveis famílias, de Bebeti do Amaral Gurgel e Danda Prado, Editora Brasiliense. Confeccione diferentes tipos de crachás para usar na hora da chamada. Aproveite a oportunidade para contar o número de letras de cada nome. Solicite que a criança pinte as letras vazadas. Entregue os crachás diariamente, variando a forma para não se tornar monótono: o ajudante pode entregar os crachás a cada aluno; você pode mostrá-los à classe toda e cada criança busca o seu; pode escondê-los para que os procurem, etc. Faça brincadeiras cantadas que envolvam o uso do nome, como, por exemplo, A canoa virou e Ciranda, cirandinha. Cante as canções Jesus cresceu e Jesus me ama, faixas 29 e 30 do CD desta coleção.

8 nome: DATA: ESTA É A LUíSA. ELA ESTArÁ COM VOCÊ neste AnO. ReTIRe AS PeÇAS Do material De APoIo e monte o QUEBRA-CABEÇA.

9 OBJETIVOS Ouvir informações e conhecer os gostos e preferências da personagem Luísa. Expressar de forma clara o que sabe sobre a personagem e sua turma. Montar a imagem observando as peças que se encaixam. Discriminar partes para formar o todo. Usar a cola observando a quantidade necessária. unidade 1 1ficha 4 SUGESTÕES DIDÁTICAS Decore uma sacola ou caixa e coloque a mascote dentro dela. Diga aos alunos que eles vão conhecer uma nova amiga. Se possível, organize a turma para que cada um leve a mascote para a casa nos fins de semana (veja no Livro do Professor). Linguagem oral Tenho aqui uma nova amiga que estará conosco durante este ano. Adivinhem quem é? Vocês conhecem esta menina? De onde? Aproveite a oportunidade para mostrar alguns materiais em que a Luísa aparece. Pergunte sobre suas características: cor do cabelo, como se veste, etc. Use o fantoche para criar situações ou conflitos que eventualmente surgem na convivência entre crianças. Com a ajuda do fantoche, crie também histórias matemáticas, use-o para inserir regras de boa convivência, etc. Brinque com quebra-cabeça de madeira ou material resistente com poucas peças. Em lojas especializadas, você poderá encontrar modelos variados. Se preferir, construa um com as crianças, utilizando o desenho do aluno colado num papelão. Depois, recorte-o em poucas peças. Para que possa ser usado em outras ocasiões, guarde-o em um saquinho com fecho e escreva o nome do aluno com letra maiúscula, para que, sozinho, possa identificar seu jogo. Mostre aos alunos o nome da personagem escrito num cartaz com letra de fôrma, em tamanho suficiente para que aqueles que estão mais longe também possam enxergar com facilidade. Você pode perguntar se há na classe alguém que tem no seu respectivo nome a mesma letra que inicia o nome da Luísa. Peça que mostrem os crachás. Fale sobre como é a Luísa, o que ela gosta de fazer. Pergunte e compare: E você, como é? Conte a história do livro Cabelo de fogo, que acompanha este material.

10 nome: DATA: QUANDO VOCÊ NASCEU, RECEBEU UM NOME. ELE FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA. MEU nome É... ReCoRTe e CoLe ImAGenS De CoISAS DE QUE VOCÊ GOSTA e QUe ConTAm Um PoUCo DA SUA HISTÓRIA. COLE-AS Ao LADo.

11 OBJETIVOS Conhecer a história da sua vida. Sentir-se pertencente ao grupo familiar. Conhecer a origem e o significado do seu nome. Compreender que cada um tem uma história. unidade 1 1ficha 5 SUGESTÕES DIDÁTICAS Linguagem oral Quem gosta de ganhar presentes? Qual foi o presente mais interessante que vocês já ganharam? Sabem, crianças, há um presente que todos ganham, seja rico ou seja pobre, menino ou menina, brasileiro ou de qualquer outro país. Vocês sabem que presente é esse? O nome! Ele nos acompanha por toda a vida. Já imaginaram como seria se não tivéssemos um nome? Além do nome, de que outra forma as pessoas podem nos reconhecer? Existe algo que vocês fazem ou de que gostam e que as pessoas relacionam com vocês? Antecipadamente, pesquise o significado do nome de cada aluno e comente com eles na roda. Crie uma rotina na hora da roda para trabalhar a identificação do nome: chame um aluno por vez, mostre seu cartão à classe e peça que todos repitam o nome do respectivo colega, entregando-lhe, depois, o crachá; mostre o cartão sem falar o nome que nele se encontra e aguarde que o dono ou algum colega o reconheça; coloque os crachás no chão da classe e peça que cada um encontre o seu. Faça um crachá para cada aluno, usando cola colorida por cima das letras. Depois que secar, peça aos alunos que passem o dedinho sobre as letras para que possam sentir seu contorno. Na atividade da ficha, depois de desenhar ou colar imagens de objetos que ajudam a contar a sua história, o aluno poderá decorar o desenho da caixa usando papéis picados, cola colorida ou outro material à disposição. Um dos objetivos desta Unidade é trabalhar a identidade do aluno, resgatando sua história e fortalecendo o conceito de que ele pertence a um grupo familiar. Confeccione com as crianças a caixinha da vida. Primeiramente, confeccione uma caixinha bem bonita e decorada e coloque alguns objetos pessoais e importantes para você. Pergunte a eles: O que será que está guardado aqui dentro? Dê algumas dicas para a turma. Conte um pouco sobre a sua vida, seus gostos, suas lembranças, etc. Depois, diga que cada um terá a sua caixinha para contar aos outros um pouquinho a respeito de si. Cada dia um aluno apresentará aos colegas a sua caixinha com os objetos que considera importantes, como chupeta, cobertor, fralda, chocalho, fotos, etc. Previamente, leve ao conhecimento dos pais esse projeto, e na data estipulada solicite que o aluno traga a sua caixinha para a sala de aula. Faça desse dia um momento especial, para que cada aluno se sinta importante e valorizado. Leia para a classe A árvore contente, da coleção Coisas de criança, Editora do Brasil.

EU, MEUS AMIGOS E VOCÊ

EU, MEUS AMIGOS E VOCÊ EU, MEUS AMIGOS E VOCÊ Débora Rodrigues Elen Liedke Educação infantil LIVRO DO PROFESSOR NOME: DATA: ESTES SÃO OS NOVOS AMIGOS QUE ESTARÃO COM VOCÊ DURANTE O ANO. EU SOU O QUICO, O CAÇULA DA TURMA. SOU

Leia mais

SER CRIANÇA É MUITO BOM

SER CRIANÇA É MUITO BOM SER CRIANÇA É MUITO BOM Débora Rodrigues Elen Liedke UNIDADEæ1 Educação infantil LIVRO DO PROFESSOR NOME: DATA: ESTA É A TURMA DO NOSSO AMIGUINHO. ELES QUEREM DIZER PRA VOCÊ QUE SER CRIANÇA É MUITO BOM.

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com

Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Moldes Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Moldes- CRÉDITOS: PIXABAY Veja o passo a passo com imagens ilustrativas ensinando a

Leia mais

Muito Estudioso, sempre tira as melhores notas de classe; gosta de museus e bibliotecas, e sempre temuma lupa ou um livro por perto.

Muito Estudioso, sempre tira as melhores notas de classe; gosta de museus e bibliotecas, e sempre temuma lupa ou um livro por perto. CORRIDA INFANTIL - TURMINHA NOSSO AMIGUINHO INTRODUÇÃO Há mais de 50 anos a Revista Nosso Amiguinho encanta as crianças de todas as idades. Suas histórias, informações e atividades contribuem para o desenvolvimento

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Maria Elena Lando Miglioranza Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar

Leia mais

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Construindo a Identidade 9 Quem sou eu? 10 Minha assinatura 13

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I TARDE. MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica.

MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I TARDE. MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Vogal O atividade no álbum Pinte a vogal O com a cor de sua preferência Atividade no álbum contorne com lã, a vogal O Profissões

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE)

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) Professor (a): Marines dos Santos Pereira Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com

Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Moldes Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Moldes- CRÉDITOS: PIXABAY Veja o passo a passo com imagens ilustrativas ensinando a

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CRONOGRAMA DE

Leia mais

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Quem sou eu? 09 Escrita do Nome 11 A Família 12 Coordenação Motora 14 Meninos e Meninas 18 As plantas

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 3 Isaque, um filho obediente Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Gênesis 22.1-18 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum MATERNAL II B MATERNAL II A MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - 18/08/2016 Quinta-feira Formas geométricas Retângulo e círculo atividade fotocopiada + Livro Construindo A pág 47 Partes

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 1ºAno 1.1 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3º período 1 de outubro de 2015 OUÇA A LEITURA DO TEXTO ABAIXO FEITA POR SUA PROFESSORA. QUEM SOU EU? OLÁ, MEU NOME É ANTÔNIO GOMES DE OLIVEIRA. MINHA MÃE SE CHAMA LAURA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 11

Leia mais

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11)

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11) projeto pedagógico UM BICHINHO NA LINHA UM BICHINHO NA LINHA TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda

Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda Participantes: Jardim II Duração do projeto: 1 hora. Justificativa: Toda criança gosta de músicas, cantigas e brincadeiras de roda. Todas elas pertencem à cultura

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena??

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E mais: terá acesso em treinamentos especiais realizados pela companhia e sua Diretora!! Acredito

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo:

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo: MÁSCARAS DE CARNAVAL O carnaval é uma das melhores festas do ano. Sempre divertida, a festa também é comemorada entre nossos baixinhos na escola. Uma boa atividade para fazer com os pequenos é imprimir

Leia mais

DATA DE RETORNO: / /2017

DATA DE RETORNO: / /2017 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR - 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR (A): _ ALUNO(A):. SÉRIE: 2 ANO. DATA DE RETORNO: / /2017 1. Leia o texto e responda as questões

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 02 UMA CASA DE ORAÇÃO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois a minha casa será chamada de Casa

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

Suplemento do Professor. Máquinas do tempo. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de.

Suplemento do Professor. Máquinas do tempo. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de. Suplemento do Professor Máquinas do tempo Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida especialmente

Leia mais

EDUCADORAS DEBORA E KATIA

EDUCADORAS DEBORA E KATIA EDUCADORAS DEBORA E KATIA FÉRIAS ESCOLARES 2011 Como é gostoso aprender cada dia mais, conhecer professores e novos amigos... Mas, quando chega às férias, tudo se torna bem mais gostoso, podemos dormir

Leia mais

Ideias criativas. Ideias criativas

Ideias criativas. Ideias criativas Criar e brincar p. 60 Desenhar e criar p. 6 Dobrar, montar e brincar p. 62-63 Criando histórias p. 63 Livros de receitas p. 64 59 Não puxe demais para evitar franzir. O ponto corrido é como o alinhavo,

Leia mais

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS Programa: Produção de Material Didático O Sistema Preventivo nos livros didáticos da RSE EXEMPLOS AVULSOS LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL Alfabetização UNIDADE Reprodução proibida Reproduzir livro

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza O livro é rico em conteúdo, nele são abordados ensinamento,

Leia mais

Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual

Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual Atividades de Iniciação da Leitura e da Capacidade de Interpretação Textual Elaboração: Vanessa de J. da S. Gonçalves Alves Primeiro Ano de Escolaridade Tema: O Nosso Nome e Nossa Identidade. DINÂMICA

Leia mais

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS.

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS. O mundo dos sons 05 Sons dos animais 07 Sons do nosso corpo 14 Sons da nossa casa 17 Instrumentos musicais 18 Esta é a família do violino 28 Hino Cenecista 36 Hino Nacional Brasileiro 37 A MÚSICA É UMA

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE TEMA: BICHOS DE JARDIM AUTORAS: MARIA DO CARMO SOUZAE IDALINA DE SOUZA PEIXOTO

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre Disciplina: Ciências TRABALHO BIMESTRAL 1º Bimestre Entrega: 23/03/ 2017 Professor (a): Michelle e Angélica Série: 2º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2ª ano; Durante este bimestre em

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Paula Bartelli Francisquetti NOME DO LIVRO: A Colcha de Retalhos AUTOR: Conceil Corrêa da Silva e Nyl Ribeiro Silva COMPETÊNCIAS - Leitura, produção textual,

Leia mais

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT LOUSA MÁGICA CONTACT COM PAPEL Hoje vamos aprender como fazer uma lousa Mágica com papel contact para seus alunos de educação infantil (lousa magnética). É muito fácil de fazer e os pequenos vão adorar

Leia mais

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Igual ou diferente, olhar da gente depende do Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Ellen Pestili Conhecendo a coleção Letra e Cor é a coleção de Ellen Pestili que traz

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Dia : 15/02/2016 Título: BOAS-VINDAS Horário: 20 às

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

20 IDEIAS PARA PASCOA EM EVA

20 IDEIAS PARA PASCOA EM EVA 20 IDEIAS PARA PASCOA EM EVA 20 IDEIAS PARA PASCOA EM EVA Procurando ideias para pascoa em EVA visitei o blog da Jacirinha, que faz coisas lindíssimas em EVA e peguei as lindas ideias que ela já fez para

Leia mais

Tema: Uma Viagem Inesquecível

Tema: Uma Viagem Inesquecível Texto Bíblico: Isaias 43.1 Tema: Uma Viagem Inesquecível Versículo para memorizar: O Senhor Deus, que o criou, diz: Eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Isaias 43.1 Principio Bíblico: Individualidade

Leia mais

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ATIVIDADES 1. Faça as construções

Leia mais

Olá, aluno do 3ºano!!

Olá, aluno do 3ºano!! Aluno (a): Nº TRABALHO 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor (a): Data de entrega: 13/06/2017 Turma: Olá, aluno do 3ºano!! Neste bimestre estudamos a classificação dos animais

Leia mais

Dicas Para Trabalhar com MDF

Dicas Para Trabalhar com MDF Dicas Para Trabalhar com MDF Sempre lixe a peça antes de pintar. Passe uma demão de tinta branca ou primer antes de pintar. Se não tiver espátula, use um cartão de crédito velho. Lave bem os pincéis após

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Leitura de imagens atividade fotocopiada

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Leitura de imagens atividade fotocopiada MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Leitura de imagens atividade fotocopiada Atividade no álbum cole macarrão no cabelo da linda

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2ª E 3ª AULA Parlendas atividade prática ( colorir painéis de acordo com o que estão ouvindo)

Leia mais

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Unhas Decoradas Passo A Passo

Unhas Decoradas Passo A Passo Unhas Decoradas Passo A Passo [PRESS] Updated Unhas Decoradas Passo A Passo - [PDF]. Free Download Ebook PDF UNHAS DECORADAS PASSO A PASSO with premium access UNHAS DECORADAS PASSO A PASSO:MODELOS OUTONO

Leia mais

Clube Musical Projeto Identidade Marcelo Serralva

Clube Musical Projeto Identidade Marcelo Serralva PROJETO IENTIAE escrição: Quem sou eu? e onde vim? Para onde vou? Estes questionamentos filosóficos, existentes desde o começo da existência da humanidade, também surgem quando começamos a nos entender

Leia mais

DEIXE SUA CASA LINDA PARA O

DEIXE SUA CASA LINDA PARA O DEIXE SUA CASA LINDA PARA O NATAL Se você perdeu, em algum momento de sua vida, aquele sen mento de magia perante o Natal, um caminho para recuperá-lo é reunir sua família ou as pessoas que mais gosta,

Leia mais

TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!...

TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!... TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!... Conhecermo-nos uns aos outros faz parte do nosso dia a dia em sociedade. Fazer ressaltar as semelhanças e diferenças do grupo de alunos da turma é uma boa forma de

Leia mais

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil.

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Confira a seguir o projeto natal para alunos da educação infantil. O que o aluno poderá aprender com esta aula Conhecer o significado e

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 11 DAVI, UM GUERREIRO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.1-54

Leia mais

Deus abençoe abundantemente.

Deus abençoe abundantemente. Estamos no propósito do Jejum de Daniel com as crianças também. Sabemos que os pequeninos não ouvem conselhos, mas seguem exemplos. Por isso sejam incentivadores de seu (s) filho (s), pois quanto mais

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Pré Escolar ANO LETIVO 2018/2019 DISCIPLINA ANO 3,4,5 anos Critérios Específicos de Avaliação 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Relaciona-se com as outras crianças Relaciona-se com os adultos

Leia mais

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

Queridos(as) alunos(as),

Queridos(as) alunos(as), Nome: Professora: 2º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Na nossa última semana de aula, assistimos ao filme UP! Altas Aventuras. Você deve ter gostado muito, não é? No filme, vimos que o Russel, que é

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem:

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Ensino Fundamental II Artes Visuais: Desenhos. Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Conhecer o conceito de desenho no espaço e desenho contemporâneo Produzir um desenho no espaço e intervir no

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível III Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Conceito número x numeral Explorando a escala de Cuisenaire. Objetivos Introduzir conceitos matemáticos Desenvolver

Leia mais

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ:16.242.620/ 0001-77 Educação Infantil: Jardim I II Unidade Sequência nº 01 Período: 19 a 23/05/2014 Tema Transversal Norteador:

Leia mais

Conexão Criança (5 minutos)

Conexão Criança (5 minutos) História Bíblica: Lucas 1:26-56 Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus foi um bebê que nasceu na cidade de Belém e que sua mãe era uma jovem que se chamava Maria. Aprenderão que Maria ficou

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

UMA AVENTURA NO MUNDO DE

UMA AVENTURA NO MUNDO DE Parte integrante do livro Uma Aventura no Mundo de Tarsila. Não pode ser vendido separadamente. UMA AVENTURA NO MUNDO DE T A R S I L A Professor A magia da literatura é, em grande parte, fortalecida pelos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA ANO 06 A 08 DE AGOSTO Tema: A multimodalidade da linguagem. Equipe: Peça teatral (estilo esquete)

ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA ANO 06 A 08 DE AGOSTO Tema: A multimodalidade da linguagem. Equipe: Peça teatral (estilo esquete) ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA 2018 6 ANO 06 A 08 DE AGOSTO Tema: A multimodalidade da linguagem Paradidático de apoio: O menino do dedo verde, de Maurice Druon. Equipe: Peça teatral (estilo esquete) A equipe

Leia mais

Zelo. A Regra de Ouro. Parceiros atingidos. Por que se importar? Zelo - SIM. Zelo - NÃO

Zelo. A Regra de Ouro. Parceiros atingidos. Por que se importar? Zelo - SIM. Zelo - NÃO Exercitando o Caráter 9 a 11 anos Zelo Se importar com os outros é uma característica muito marcante das pessoas de bom caráter. A pessoa zelosa tem sempre cuidado para não prejudicar as outras pessoas

Leia mais

Instituto Superior de Educação e Ciências Data: Junho Lista de Verificação de Competências

Instituto Superior de Educação e Ciências Data: Junho Lista de Verificação de Competências ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Diz o nome completo Verbaliza sentimentos Tem uma atitude global autónoma Utiliza a casa de banho sozinho Veste-se sozinho Utiliza corretamente os talheres Age por iniciativa

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Matemática Professor: Meire e Silvanete. Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina Um dos objetivos do ensino da matemática na Educação Infantil

Leia mais

28/01/2016 Quinta-feira MATERNAL I EDUCAÇÃO INFANTIL

28/01/2016 Quinta-feira MATERNAL I EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ 28/01/2016 Quinta-feira MATERNAL I EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 3ª E 4ª AULA HORA DO CONTO CORES PRIMÁRIAS:

Leia mais

Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino

Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino Rose Ferreira Dificuldade: média Tempo de execução: 4 horas, sem contar tempos de secagem Material: Entretela de algodão Papel Cartão branco

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Os Patriarcas

1º Trimestre de 2017: Os Patriarcas O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos.

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos. PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) Professor (a): Taciane Tonin Sgarabotto Diferentes portadores de texto: FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Competências Oralidade; produção textual;

Leia mais

Sumário CADA UM DO SEU JEITO...8 A HISTÓRIA DE CADA UM...22

Sumário CADA UM DO SEU JEITO...8 A HISTÓRIA DE CADA UM...22 Sumário 1 CADA UM DO SEU JEITO...8 Eu...9 Os outros...11 O tempo não para...12 Autorretrato em três tempos...12 As paisagens também se transformam...13 Tudo muda...14 Antes e depois...15 Os primeiros documentos...16

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: Jardim I

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: Jardim I PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: Jardim I CONTEÚDO METODOLÓGICOS RECURSOS REFERÊNCIAS Bons Hábitos - Higiene e saúde O corpo humano - Partes do corpo e sua composição - Órgãos dos sentidos -

Leia mais

Atividades de português 1 ano alfabeto

Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto com atividades de português 1 ano para imprimir, atividades de alfabetização, atividades

Leia mais