Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informações Gerais sobre o Curso. Importante"

Transcrição

1 Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos dentro dos quatro eixos da matemática: Espaço e Forma; Números e Operações; Medidas e Grandezas; Tratamento de Informação. Sugere-se dois dias por semana para trabalhar o conteúdo estipulado nas sequências didáticas narradas. Observação: Nada impede se o conteúdo fluir, que os dois dias sejam feitos num só dia, assim como, se houverem dificuldades, que se estendam um pouco mais. Importante Toda vez que você encontrar um link que complemente a sequência didática apresentada, é necessário você manter pressionado a tecla <CTRL> do teclado, dando então um click com o botão esquerdo do mouse sobre o link para que possa abrí-lo, ou então com o botão direito do mouse sobre o link, escolha a opção abrir superlink.

2 Nível III 1ª. Semana Eixo Medidas e Grandezas Conteúdo: Tempo: Duração e Sequência Temporal. Calendário. Objetivos: 1) Consolidar o entendimento do calendário. 2) Introduzir conceitos como: Semestre, Trimestre e Bimestre. Observação: Essa atividade nos acompanhará até o final do ano. Dia 1 Sugestão de música para introdução do conteúdo: Dias da Semana: Meses do Ano: Se você não tiver um calendário grande, daqueles que são dados em lojas, imprima o que está em anexo. O importante é que cada mês seja em uma folha, e os quadradinhos sejam de um tamanho que as crianças consigam fazer as atividades diariamente veja as fotos: Começaremos explorando e conversando sobre o calendário: Sua importância/utilização; Sua estrutura/ano que estamos; Quantos meses há no ano/dias da semana; Fila dos dias da semana (domingo, segunda, terça,... sexta, sábado); Observação: Se você preferir, poderá trabalhar com um calendário menor, de mesa, onde a criança em lugar de pintar os dias, marcará um X ; porém, explore diariamente o calendário, até terminar o ano.

3 Como começamos em abril, converse com sua criança sobre os meses que já se passaram. Lembre-a o que fizeram de importante em janeiro, fevereiro e março. Caso alguém da família tenha feito aniversário em um dos meses que já passaram, escreva o nome dentro do quadradinho. Agora começaremos o trabalho propriamente dito... Diariamente sua criança ao acordar, deverá pintar o quadradinho do dia. Sugestão: Defina uma cor de giz de cera para os dias da semana, o qual deverá ser usado até o final do ano. Sábados e domingos podem ser deixados em branco se quiserem, pois geralmente descansamos e, em alguns calendários já estão em vermelho. Chame a atenção da criança para isto. Todos os dias, pergunte à sua criança que dia é hoje?. Depois de pintar o quadradinho, faça a próxima pergunta: Que dia da semana é hoje?. Nesse momento, por pelo menos um mês, deslize o seu dedo ligando o quadradinho que ele pintou, ao dia da semana, localizado logo acima da coluna, para ensiná-lo como fazer essa relação. Ao fim de cada mês, logo na manhã seguinte do próximo mês faça-a perceber que o mês terminou, e destaque, juntamente com ela, a folha do calendário dizendo: Tchau mês de... até o ano que vem! Essa folha que vocês destacaram, deverá ser fixada na parede, próxima ao calendário, lá em cima, de forma que sua criança perceba com o passar do tempo, quantos meses já se passaram. Observação: Faça isso já no primeiro dia, com os meses de janeiro, fevereiro e março, e diga à criança: O ano de 2018 já começou há três meses; já se passou o mês de janeiro (destaque e cole); o mês de fevereiro (destaque e cole) e o mês de março (destaque e cole). A partir de abril, todo dia você pintará o dia em que estamos. Essa atividade, no início, exige muita atenção e persistência, mas é de suma importância ir até dezembro com ela. Se você persistir, no próximo ano, poderá ser feita no calendário pequeno, marcando X nos dias, destacando os meses ao terminar, ou somente passando-os para trás.

4 Dia 2 Atividade 1 ATIVIDADE PARA TRABALHAR O OBJETIVO 2. Sequência Didática Conceito: Quantos meses há em um ano? A criança bem fundamentada saberá que são doze meses. 1º. Passo: Entregue à criança doze cartõezinhos e faça com que escreva neles os nomes dos meses do ano. Um mês em cada cartão. 2º. Passo: Embaralhe os cartões, e peça que a criança os ordene. Observação: Aproveite para trabalhar o significado das palavras, como por exemplo: ordenar (por em ordem). Explore também os números ordinais: primeiro, segundo,... (1º, 2º...) Atividade 2 Conceitue: O ano pode ser dividido em dois grandes grupos. Indague: Se fôssemos dividir os meses dessas doze fichas em dois grupos, sem alterar a ordem, onde dividiríamos? Separe os dois grupos. Explicando: Quando separamos os dois grupos, quantos meses ficaram em cada grupo? Resposta: Seis. Um grupo de seis meses chama-se Semestre. Explore a palavra semestre = seis meses. Portanto, quantos semestres há em um ano? Resposta: Dois semestres.

5 Nós estamos no 1º ou no 2º semestre de 2018? O mês de outubro está no 1º ou no 2º semestre? Observação: Explore à vontade! Atividade 3 Agora vamos pensar... Se ao invés de separarmos em dois grupos, separássemos aos pares; sem mudar a ordem... Como poderíamos separá-los? Observação: Use os cartõezinhos para isso! Após a separação, pergunte: Quantos pares você formou? Resposta: 6 pares. Constate que 12 meses, dividido de 2 em 2, formaram 6 pares. Observe que nesse instante você, sem falar, mas intencionalmente, estará introduzindo vários conceitos matemáticos como: par/ímpar; divisão; multiplicação... Comente com sua criança: Se semestre são seis meses, dois meses são...? Provavelmente a criança não saberá; sendo assim, faça a relação a seguir: Quando um time de futebol ganha a primeira vez um campeonato, é chamado de campeão, certo? Mas se o time ganhar pela segunda vez, como é chamado? Resposta: Bicampeão. Pois bem, bi significa duas vezes ou dois ; sendo assim, se semestre são seis meses, dois meses é bimestre. Atividade 4 Usando os cartões. Agora vamos separar de 3 em 3. Ou seja, formar grupos de 3 meses. Quantos grupos de 3 meses formamos? Resposta: 4 grupos. Constate: 12 meses, divididos de 3 em 3, darão 4 grupos de 3 meses. Volte ao raciocínio do time... Se um time de futebol, sendo um super time, ganhando três vezes o campeonato, a torcida gritará o quê? Resposta: Tricampeão! Isso! tri significa 3. Bi 2; tri 3. Volte para os cartões e faça a relação... Se seis meses é um semestre, dois meses é um bimestre, três meses será...?

6 Atividade 5 A família Bächtold colocou em um quadro, algumas de suas atividades semanais de HS. Observe a legenda e o quadro: Viola Biblioteca Parquinho Natação Jogos matemáticos Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Manhã Tarde Noite 1) Marque com um x a atividade de segunda feira a tarde. Biblioteca Viola Parquinho Natação Jogos 2) Marque no quadro, com um X, a atividade que eles fazem na quarta feira pela manhã. 3) O que eles fazem na terça a tarde? 4) Em quais dias da semana, eles farão natação?

7 Atividade 6 Imprima o calendário que está em anexo (sem os números), e, junto com sua criança, numere-o. Observação: Explorando mais as atividades Se você possuir um fichário para usar como memory card, na letra M de matemática, construa com sua criança as definições trabalhadas. Exemplo: Uma semana tem sete dias; Um ano tem doze meses; Meses do ano; Ordenar; Semestre; Trimestre; Bimestre; etc.

8

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia.

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia. Nível II Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Objetivo Geral: Reconhecer a matemática no dia a dia. Objetivos específicos:

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível IV Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Explorando a escala de Cuisenaire. Operações Propriedades básicas Fração Perímetro Gráficos Situações problemas Objetivos

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO.

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível II Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Objetivos: Introdução dos conceitos práticos de crescente/decrescente e par/ímpar Ordenar segundo

Leia mais

d) Escher é um artista holandês que viveu de 1898 a Quantos anos esse artista viveu?

d) Escher é um artista holandês que viveu de 1898 a Quantos anos esse artista viveu? SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 05 / / 03 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / /

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / / Conjuntos Noções de conjunto Aluno (a): Data: / / Um grupo de alunos de uma mesma escola e de uma mesma turma. Você sabe o que é um conjunto? Quando escolhemos ou selecionamos coisas semelhantes, parecidas,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 3ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 26 / 09 /

Leia mais

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível III Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Conceito número x numeral Explorando a escala de Cuisenaire. Objetivos Introduzir conceitos matemáticos Desenvolver

Leia mais

SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 NÚMEROS ATÉ FIGURAS GEOMÉTRICAS A ORDEM NOS NÚMEROS NÚMEROS ATÉ NOSSO DINHEIRO...

SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 NÚMEROS ATÉ FIGURAS GEOMÉTRICAS A ORDEM NOS NÚMEROS NÚMEROS ATÉ NOSSO DINHEIRO... SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 1 NÚMEROS ATÉ 10... 15 MAIS, MENOS E MESMA QUANTIDADE... 15 REPRESENTAÇÃO DE QUANTIDADES... 18 NÚMEROS ATÉ 10... 21 PROBLEMAS... 54 2 N A ORDEM NOS NÚMEROS... 58 ORDEM CRESCENTE

Leia mais

Programa Fortalecer Unidade!

Programa Fortalecer Unidade! Programa Fortalecer Unidade! Passo 1: CRIE O SEU: Passo 2: Visitas Individuais Passo 3: Plano de Carreira Passo 4: Lista de Desejos Ações de MAIO: Ação de Ativação Paradas! (P1,P2,P3) Custos da Ação: Despesas

Leia mais

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum MATERNAL II B MATERNAL II A MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - 18/08/2016 Quinta-feira Formas geométricas Retângulo e círculo atividade fotocopiada + Livro Construindo A pág 47 Partes

Leia mais

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE ISBN 978-85-7859-317-9 9 788578 593179 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE 1 o ANO ÍNDICE GERAL P PORTUGUÊS... 5 M MATEMÁTICA...55 C CIÊNCIAS...79 H HISTÓRIA... 93 G GEOGRAFIA... 109

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Leitura e escrita de números. Calendário Sequência

Leia mais

Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi?

Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi? Em uma tarde, Carlinhos recebeu uma ligação! Vamos ver como foi? Trim!! Trim!! Filho, você pode atender o telefone, por favor? Claro, mamãe!! Pode deixar que eu atendo! Alô? Quem fala? Sou, eu, Carlinhos!

Leia mais

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1 (Nova) Matemática, Licenciatura Módulo de Pesquisa: Práticas de ensino em matemática, contextos e metodologias Disciplina: Fundamentos de Matemática I Unidade de Aprendizagem: Conjuntos, operações e equações

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Cted de estud Sistema numérico: Composição/decomposição (números até a 7ª ordem).

Leia mais

10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens

10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens PAG - 1 QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA 10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens Marque no cartão de respostas a única alternativa que responde de maneira correta ao pedido de cada item: MATEMÁTICA 01.

Leia mais

aparecem os números, na parte de cima da máquina)

aparecem os números, na parte de cima da máquina) Um número de quatro algarismos multiplicado por outro de três algarismos deu como resultado 123 123. Quais são esses números? Vamos aprender a utilizar a máquina de calcular em operações simples. Para

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente Matemática 2 ano - 1 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente Matemática 2 ano - 1 bimestre Avaliação Matemática 2 ano - 1 bimestre Unidade 1 1. Ligue cada cartão à etiqueta que indica o número de brinquedos desenhados nele. Atenção: há etiquetas sobrando! 2. Ligue cada imagem à forma que mais se parece

Leia mais

Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca!

Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca! Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca! Para isso, agora, com a janela do editor de partículas aberta (acompanhe

Leia mais

01. Leia o texto, veja o calendário e faça o que se pede.

01. Leia o texto, veja o calendário e faça o que se pede. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 04 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

SARESP07. Exemplar do Professor. Matemática. 1ª Série do Ensino Fundamental Tarde

SARESP07. Exemplar do Professor. Matemática. 1ª Série do Ensino Fundamental Tarde Exemplar do Professor SARESP07 1ª Série do Ensino Fundamental Tarde Matemática MATEMÁTICA Observação: Professor, para aplicar esta prova leia o Manual do Aplicador, que orienta a aplicação de cada uma

Leia mais

Bons estudos! I CONTEÚDOS

Bons estudos! I CONTEÚDOS ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA Caro(a) aluno(a), MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Potências e logaritmos, tudo a ver!

Potências e logaritmos, tudo a ver! Reforço escolar M ate mática Potências e logaritmos, tudo a ver! Dinâmica 1 2ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Aluno Matemática 2ª do Ensino Médio Algébrico simbólico Função Logarítmica

Leia mais

No domingo, vou ao futebol

No domingo, vou ao futebol Reforço escolar M ate mática No domingo, vou ao futebol Dinâmica 1 3ª Série 1º Bimestre Aluno Matemática 3ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Análise Combinatória PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS ATIVIDADE

Leia mais

Planejamento (Parlendas) PARLENDAS

Planejamento (Parlendas) PARLENDAS Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin PARLENDAS Planejamento (Parlendas) Competências Objetivo Geral Leitura, oralidade, ritmo, produção textual. Desenvolver habilidades de leitura e compreensão

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Potências e logaritmos, tudo a ver!

Potências e logaritmos, tudo a ver! Reforço escolar M ate mática Potências e logaritmos, tudo a ver! Dinâmica 1 2ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 2ª do Ensino Médio Algébrico simbólico Função Logarítmica Primeira

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO MATEMÁTICA Aluno(a) 3º ano Turma Professora: Valor: 20 pontos DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR(A): DATA: 17 / 12 / 2014 VALOR: 20,0 NOTA: NOME

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Numa seqüência de 500 dias, se o primeiro for uma 3ª. Feira, que dia da semana será o último dia? Questão 2 A afirmação

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista  A Serviço da Vida por Amor Curso: Ensino Fundamenta I Nome do (a) Aluno (a): Ano: 2º Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Componente Curricular: Matemática

Leia mais

Caderno 1. Matemática. Teste Intermédio de Matemática. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade

Caderno 1. Matemática. Teste Intermédio de Matemática. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Matemática Caderno 1 Teste Intermédio Matemática 2.º Ano de Escolaridade Duração do Teste: 45 min (Caderno 1) + 30 min (pausa) + 45 min (Caderno 2) 08.06.2011 Nome do aluno: Assinatura

Leia mais

Tô na área! Dinâmica 6. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. 9º do Ensino Fundamental

Tô na área! Dinâmica 6. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. 9º do Ensino Fundamental Tô na área! Reforço escolar M ate mática Dinâmica 6 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e áreas de figuras planas Professor

Leia mais

Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível

Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível 1 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental 2.ª FASE 10 de setembro de 2016 Nome completo do aluno Endereço completo do aluno (Rua, Av., n o ) Complemento (casa,

Leia mais

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Princípio fundamental da contagem. Segundo ano

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Princípio fundamental da contagem. Segundo ano Módulo de Princípios Básicos de Contagem Princípio fundamental da contagem Segundo ano Princípio Fundamental de Contagem 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Considere três cidades A, B e C, de forma

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS PROFESSORA: ALUNO: ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS PROFESSORA: ALUNO: ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO PREENCHA O CALENDÁRIO ABAIXO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO AGORA, OBSERVE O CALENDÁRIO E RESPONDA: A) QUE MÊS É ESSE? B) QUANTOS DIAS TÊM O MÊS? C) EM QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU

Leia mais

Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro JUNHO QUARTA- FEIRA. Em que dia da semana caiu o dia 15? Quantos sábados teve esse mês?

Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro JUNHO QUARTA- FEIRA. Em que dia da semana caiu o dia 15? Quantos sábados teve esse mês? 1) Observe o calendário e depois responda às questões. JUNHO - 2012 DOMINGO SEGUNDA- FEIRA TERÇA- FEIRA QUARTA- FEIRA QUINTA- FEIRA SEXTA- FEIRA SÁBADO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA Caro(a) aluno(a), MATEMÁTICA 1.º ANO/EF 2018 É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Papel 3 meses. Latinha de Alumínio 5 anos. Vidro anos. Caixa de Leite mais de 100 anos. Couro até 50 anos. Chicletes 5 anos

Papel 3 meses. Latinha de Alumínio 5 anos. Vidro anos. Caixa de Leite mais de 100 anos. Couro até 50 anos. Chicletes 5 anos PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- A classe de Ana fez uma pesquisa sobre

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE DIGITAÇÃO

NOÇÕES BÁSICAS DE DIGITAÇÃO 1 NOÇÕES BÁSICAS DE DIGITAÇÃO Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. 2 NOÇÕES BÁSICA DE DIGITAÇÃO. Nesta aula vamos usar o teclado virtual do Windows,

Leia mais

Cartões Jogo de Pega-pega

Cartões Jogo de Pega-pega Cartões Jogo de Pega-pega Faça um jogo no qual você precisa pegar um ator para marcar pontos. Conjunto de 7 cartões Cartões Jogo de Pega-pega Use os cartões na seguinte ordem: 1. Mova para a direita e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 3.º ANO/EF 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 3.º ANO/EF 2016 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 3.º ANO/EF 206 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista  A Serviço da Vida por Amor Curso: Ensino Fundamental I Nome do (a) Aluno (a): Ano: 4º Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Componente Curricular:

Leia mais

Representando frações em porcentagem

Representando frações em porcentagem Representando frações em porcentagem Objetos de conhecimento Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Objetivos Identificar e representar números na forma

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

O MEU LIVRO DE MATEMÁTICA

O MEU LIVRO DE MATEMÁTICA O MEU LIVRO DE MATEMÁTICA 1. a Classe Manual do Aluno Isabel Nascimento Alberto António José Fuansuka Ensino Primário Reforma Curricular Distribuição gratuita Ministério da Educação de Angola Proibida

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 3 0 - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Querido(a) aluno(a),

Leia mais

Olhando por esse Prisma...

Olhando por esse Prisma... Reforço escolar M ate mática Olhando por esse Prisma... Dinâmica 7 2º Série 2º Bimestre DISCIPLINA série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Geométrico Geometria Espacial: Prismas e Cilindros Primeira

Leia mais

Bem-vindo ao FHS. Quem somos nós? O que é diferente na escola? Envolver-se

Bem-vindo ao FHS. Quem somos nós? O que é diferente na escola? Envolver-se Bem-vindo ao FHS Quem somos nós? O que é diferente na escola? Envolver-se Quem somos nós? 2,079 estudantes nas classes 9-12 participar FHS. Branco - 67% Hispânica - 18% Africano-Americano - 7% Asiática

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP

Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP Exercício 1: Cada livro da biblioteca municipal de Quixajuba recebe um código formado por três das 26 letras do alfabeto. Eles são colocados em estantes em

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS GESTÃO DO TEMPO O dia tem 24 horas para todos nós. A DIFERENÇA É O QUE CADA UMA FAZ! O ideal é ter agenda semanal visualizar a semana PLANEJAMENTO SEMANAL

Leia mais

Oficina Operações. b) Quantos quilômetros a mais ele percorreu na terça feira em relação à quinta feira?

Oficina Operações. b) Quantos quilômetros a mais ele percorreu na terça feira em relação à quinta feira? Oficina Operações PROBLEMA 1 Um atleta, preparando-se para a corrida de São Silvestre, realizou os seguintes treinos na semana que antecedeu a prova: Segunda-feira: 18 km Terça feira: 20 km Quarta feira:

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, Novembro/07. 6º ano Turma: Nome do( Aluno(: Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Lista de Recuperação N do 3º Trimestre Disciplina:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

Baixo, Bandolim Cavaco, Banjo Ukulele

Baixo, Bandolim Cavaco, Banjo Ukulele 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Guitarra e Violão 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Baixo, Bandolim Cavaco, Banjo Ukulele 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Viola Caipira Bateria Piano, Teclado, Celesta, Órgão Acordeão Flauta-doce 6

Leia mais

Matemática Vamos exercitar?

Matemática Vamos exercitar? Vamos exercitar? 1. Represente em numerais ordinais: a) décimo sexto =... e) nono =... b) décimo nono =... g) quarto =... c) décimo quinto =... h) segundo =... d) vigésimo =... i) décimo =... 2. Pinte

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

01- A professora do 2º ano A fez uma pesquisa para saber em que mês cada aluno. Aniversariante de cada mês. Quantidade de aniversariante

01- A professora do 2º ano A fez uma pesquisa para saber em que mês cada aluno. Aniversariante de cada mês. Quantidade de aniversariante PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- A professora do 2º ano A fez

Leia mais

AGENDAMENTO E CONTATO FRIO

AGENDAMENTO E CONTATO FRIO AGENDAMENTO E CONTATO FRIO ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE CLIENTES!!! Meios de transportes: trem, metro, ônibus (entregar amostras) Atitude: deve ser a melhor possível!!! Relacionamentos é a base do negócio:

Leia mais

Telemedicina InCor Sistema de Agendamento Eletrônico ÍNDICE

Telemedicina InCor Sistema de Agendamento Eletrônico ÍNDICE 1 Telemedicina InCor Sistema de Agendamento Eletrônico ÍNDICE Conhecendo o sistema 03 Cadastrando uma nova solicitação de reserva 07 Adicionando equipamentos à sua solicitação 10 Adicionando serviços à

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PROVA

INSTRUÇÕES PARA A PROVA XII OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DA UNOCHAPECÓ Nome completo do aluno NÍVEL I Segunda fase 07/11/2015, 6 e 7 Ano Endereço do aluno Cidade Estado Nome da Escola Em que ano você estuda? 6º Ano 7º Ano

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2º ANO 3º BIMESTRE/2013 INTERPRETAÇÃO DE MATRIZES

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2º ANO 3º BIMESTRE/2013 INTERPRETAÇÃO DE MATRIZES FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2º ANO 3º BIMESTRE/2013 INTERPRETAÇÃO DE MATRIZES Tarefa 1 Aluno: Thiago Milani Cabral Introdução: A presente

Leia mais

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material.

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material. OPRM 2016 Nível 1 Segunda Fase 24/09/16 Duração: 4 Horas e 30 minutos Nome: Escola: Aplicador(a): INSTRUÇÕES Escreva seu nome, o nome da sua escola e nome do APLICADOR(A) nos campos acima. Esta prova contém

Leia mais

AGENDAMENTO DIRETORA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY VANESSA GRAMARI

AGENDAMENTO DIRETORA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY VANESSA GRAMARI AGENDAMENTO DIRETORA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY VANESSA GRAMARI TODAS TEMOS AS MESMAS 24HS A DIFERENÇA É O QUE CADA UMA FAZ FICHA DE PLANEJAMENTO SEMANAL SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM 7:00-8:00 8:00-9:00

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível III Semana 5

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível III Semana 5 Nível III Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Antecessor e Sucessor Objetivos: Consolidar os conceitos pré-estabelecidos de crescente/decrescente,

Leia mais

Seminário de Vendas com Manuela Leite

Seminário de Vendas com Manuela Leite Seminário de Vendas com Manuela Leite Diferencie-se da Massa Seminário de Vendas com Manuela Leite Diferencie-se da Massa Fluxo de Vendas Mary Kay AULA 2 Agendamento Quer sucesso? Sua agenda

Leia mais

6 Pontos para o sucesso Vença todas as objeções

6 Pontos para o sucesso Vença todas as objeções Como organizar meu negocio negócio Mary Kay MARY KAY 6 Pontos para o sucesso Vença todas as objeções Pontos básico para um negocio sólido de sucesso 6 Pontos 1 Agendamento de Sessão de Cuidados com a Pele

Leia mais

Calendário Permanente

Calendário Permanente Calendário Permanente Versão 3.4 Janeiro de 2014 Este arquivo contém um calendário permanente, onde todas as datas são calculadas em função do ano escolhido, bem como os feriados brasileiros oficiais e

Leia mais

Flash. Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza.

Flash. Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza. Flash Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza Flash Programa destinado para a criação de animações. Conceitos Importantes Linha do tempo: Correspondem a quadros que podemos trabalhar um a um. Flash -> Padrão

Leia mais

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367 Divisibilidade Um número é divisível por outro quando sua divisão por esse número for exata. Por exemplo: 20 : 5 = 4 logo 20 é divisível por 5. Múltiplos de um número Um número tem um conjunto infinito

Leia mais

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio (adsbygoogle = window.adsbygoogle []).push({}); Você muito provavelmente sabe alguma coisa sobre os dias da semana em Inglês. Veja nesse post sobre

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1 Professora: Lilian Alves de Freitas Turma: 3º D Bimestre: 1º Período:FEVEREIRO/2019 18/02 PORTUGUÊS Ordem alfabética, encontro vocálicos e consonantais, ortografia (ã, ãe,

Leia mais

MANUAL SIGA NAVEGAÇÃO

MANUAL SIGA NAVEGAÇÃO MANUAL SIGA NAVEGAÇÃO ÍNDICE ENTRADA NO SISTEMA SISTEMA DE MENUS / ATALHOS NAVEGACAO BROWSES o OPCOES DISPONIVEIS o MENUS / NAVEGACAO o LEGENDAS o PESQUISAS o VISUALIZACAO o INCLUSÃO NAVEGACAO BOTOES TECLAS

Leia mais

Domingo Segunda- feira Terça- feira Quarta- feira Quinta- feira Sexta- feira Sábado

Domingo Segunda- feira Terça- feira Quarta- feira Quinta- feira Sexta- feira Sábado Domingo Segunda- feira Terça- feira Quarta- feira Quinta- feira Sexta- feira Sábado 1-jan 2-mar 09:00AM - 11:00PM 09:00AM - 11:00PM 03:00PM 03:00PM 10:15PM 10:15PM Lotação MK 10 9 09:00AM - 09:00AM - Lotação

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

Operações com Números Naturais. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Operações com Números Naturais. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Resolução de Exercícios Operações com Números Naturais 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Resolução de Exercícios Operações com Números Naturais 1 Exercícios Introdutórios Exercício

Leia mais

Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Escola: ( ) Atividade ( ) Avaliação Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A afirmação é falsa ou verdadeira e porque? Todo divisor de 12 é múltiplo de 3 Questão 2 O mês de abril pode

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

Abordagem e Agendamento. Futura Diretora Executiva Daniela Alessi

Abordagem e Agendamento. Futura Diretora Executiva Daniela Alessi Abordagem e Agendamento Futura Diretora Executiva Daniela Alessi Abordagem Saia de casa pronta... Imagem Profissional A primeira impressão é a que fica! Apresente-se na sua melhor forma! 1. Comportamentos,

Leia mais

Um par ordenado é indica por x e y dentro de parêntese e separado por vírgula.

Um par ordenado é indica por x e y dentro de parêntese e separado por vírgula. PRODUTO CARTESIANO PAR ORDENADO Um par ordenado é indica por x e y dentro de parêntese e separado por vírgula. ( x, y ) pode ser indicado para representar uma determinada posição e que esta ordem de primeiro

Leia mais

Criança Não Trabalha. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro. Leia esta letra de música para fazer as lições:

Criança Não Trabalha. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro. Leia esta letra de música para fazer as lições: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ º ano Semana de 8 a 12 de abril º ano A, B e C quinta-feira Leia esta letra de música para fazer as lições: Criança Não Trabalha

Leia mais

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019 Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019 Marcel Thadeu de Abreu e Souza Vitor Emanuel Gulisz Análise Combinatória: Introdução Vamos buscar contar

Leia mais

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Nome: Nº 6º Ano Data: / /2015 Professores Leandro e Renan Nota: (valor 1,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

RECADOS IMPORTANTES: HORÁRIO DAS AULAS: 13h30min às 17h40min.

RECADOS IMPORTANTES: HORÁRIO DAS AULAS: 13h30min às 17h40min. PLANO SEMANAL DE 30 DE MAIO A 03 DE JUNHO PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 30 DE MAIO A 03 DE JUNHO PRÉ-ESCOLA I Arte: Música. Português (2): Coordenação Motora (Atividade na folha). Matemática (2): Trabalhar

Leia mais

Colégio Militar de Curitiba Concurso de Admissão ao 6º Ano 2013/2014 Prova de Matemática 6 de Outubro de Prova Resolvida

Colégio Militar de Curitiba Concurso de Admissão ao 6º Ano 2013/2014 Prova de Matemática 6 de Outubro de Prova Resolvida Colégio Militar de Curitiba Concurso de Admissão ao 6º Ano 2013/2014 Prova de Matemática 6 de Outubro de 2013 Prova Resolvida http://estudareconquistar.wordpress.com/ Prova e Gabarito: http://estudareconquistar.wordpress.com/downloads/

Leia mais