MANUAL BÁSICO DE XADREZ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL BÁSICO DE XADREZ"

Transcrição

1 MANUAL BÁSICO DE XADREZ Finais Diversos 21 O mate de Ahogado (afogado) é um tipo de xeque-mate de grande beleza, aplicado pelo Cavalo, deixando o Rei adversário completamente bloqueado. Acompanhe o exemplo do diagrama: O-O-O D8C+ 2 - TxD C7B++ Sacrifício imortal das duas Torres. Uma bela combinação que entrega peças valiosas para alcançar o xeque-mate. 2 - B3R-4D C3B 3 - PxB DxT+ 4 - R2D DxT 5 - DxP+ PxD 6 - B6T++ Mate a descoberto : o movimento do Cavalo, além de permitir que a Dama ataque o Rei adversário, ainda lhe tira a única casa de fuga, deixando-o em Mate. 1 - C7B++ desc. Mate com Roque : um mate de grande beleza e difícil execução. As brancas fazem o Grande Roque ao mesmo tempo aplicando xeque-mate no adversário. 1 - O-O-O++

2 MANUAL BÁSICO DE XADREZ O Rei: uma peça forte em finais 22 Rei em finais de partidas Muitas vezes o iniciante possui um certo receio de realizar lances com seu Rei. Naturalmente que na fase de meio-jogo, com muitas peças no tabuleiro e variadíssimas possibilidades de combinações, ele deve ser defendido e evitar se expor ao perigo. Entretanto, em finais de partida, o Rei é uma peça poderosa. Em finais de Peões por exemplo, ele deve proteger os seus próprios Peões e atacar firmemente os Peões adversários. Apesar de sua pequena mobilidade, ele pode se locomover para qualquer lado, sendo portanto a peça de maior liberdade de ação em finais de Peões. Os últimos Peões são sempre pontos fracos já que não existem Peões que possam defendê-los. Cabe ao Rei esta tarefa, assim como escoltar um Peão em direção à promoção ou impedir que o adversário o faça. O Rei branco ganhou a oposição, permitindo que a Torre aplicasse o xeque-mate. Em finais de Peões a oposição se faz ainda mais importante: Oposição: uma arma poderosa Para entendermos o que significa a Oposição analisemos o diagrama acima: os dois Reis encontram-se frente a frente, separados por uma casa. Sabemos que o Rei nunca pode se deslocar para uma casa sob influência de peças adversárias, portanto nenhum dos dois, possuindo o lance, poderia avançar para as casas marcadas. Ganhar a Oposição significa alcançar esta situação, sendo o próximo lance do adversário, o que o impedirá de avançar. No diagrama, quem tiver a vez de jogar, perdeu a oposição. Imaginemos que a vez seja das pretas: R3B 2 - R4B R3C 3 - R4C O Rei preto não consegue avançar porque o Rei branco mantêm constantemente a oposição sobre ele. A Oposição é importantíssima para acuar o Rei adversário até uma posição em que seja possível aplicar mate. Em finais de Rei e Torre é somente com o ganho da oposição que se consegue o mate. As pretas nada podem fazer para impedir a promoção do Peão. O Rei branco, conservando a oposição, não deixará o Rei adversário se aproximar e no momento oportuno começara o avanço do Peão em direção à oitava linha. Se as brancas não mantiverem a oposição, as pretas têm chance de empate. Em finais de partida, principalmente em finais apenas com Peões, o Rei é peça fundamental, devendo atacar e defender energicamente.

3 MANUAL BÁSICO DE XADREZ Armadilhas para Iniciantes 23 O xadrez reserva dois tipos de xeque-mate que podem frustar o iniciante e por isso é bom conhecê-los. O primeiro é chamado de Mate Pastor e pode ser conseguido rapidamente, tirando proveito da inexperiência do adversário. Acompanhe suas duas formas principais: 2 - D5T C3BD 3 - B4B P3D 4 - DxPB++ Para evitar este Mate Pastor, basta as pretas jogarem P3CR. As brancas podem ainda insistir no Pastor, jogando 4 - D3B, devendo as pretas jogarem C3B e depois B2B e O- O, e pronto, foi-se embora o perigo, com as pretas conseguindo ainda um melhor desenvolvimento de peças. 2 - B4B C3BD 3 - D3B P3D 4 - DxPB++ Para evitar este outro tipo de Pastor basta para as pretas o lance C3B, e acabou-se a ameaça. O melhor entretanto para as pretas é jogar no segundo lance: C3BR e o Pastor não poderá nem mesmo ser tentado. Mate Paster: uma armadilha perigosa para inicantes Posição após 3 - D3B Além do Pastor, outra armadilha é o Mate Legal: 2 - B4BD P3D? 3 - C3BR P3CR 4 - C3B B5CR 5 - CxPR! BxD? 6 - BxP+ R2R 7 - C5D++ A melhor forma de refutar o Mate Legal é jogar de acordo com as regras de abertura, com bom desenvolvimento e atuação no centro. As pretas deveriam jogar: 2 - C3BR ou, mais para frente, ao invés de BxD, as pretas deveriam jogar PxC e acaba o perigo do Mate Legal.

4 MANUAL BÁSICO DE XADREZ Conceitos Importantes 24 é Pregadura : as brancas acabaram de jogar B4C, atacando a Dama preta que não pode abandonar a diagonal, já que ela está entre o Bispo e seu próprio Rei. Quase sempre, a pregadura resulta em ganho de material. Neste caso, a Dama preta poderá capturar o Bispo, mas sendo capturada logo após pelo Peão, com vantagem para as brancas, que entregaram um Bispo em troca de uma Dama, portanto ganhando qualidade. Garfo : situação em que um Peão ataca mais de uma peça adversária ao mesmo tempo. No diagrama, as pretas acabaram de jogar Torre 4R. Um erro fatal. As brancas avançam o peão para 4D, defendido pelo Cavalo e atacam simultaneamente a Torre e a Dama das pretas, resultando na captura de uma delas. O garfo quase sempre resulta em ganho material para o lado que o aplica. Duplos ou triplos : são ataques a duas ou três peças e quase sempre resultam em ganho de material, principalmente se uma das peças atacadas for o próprio Rei adversário, obrigando-o a sair do xeque e deixando a outra peça ser capturada. No diagrama, sendo a vez das pretas elas podem jogar C6R+. O Cavalo ataca o Rei, a Dama e a Torre. Como nenhuma peça das brancas pode capturar o Cavalo, elas deverão tirar o Rei do xeque (R1C, R1R ou R2B) e o Cavalo poderá capturar a Dama ou a Torre, sendo trocado com vantagem. Xeque a descoberto : No diagrama, as brancas decidem fazer o lance C6B. Note que com a saída do Cavalo de 5D, o Rei preto fica sob ataque direto da Dama branca, sendo portanto um xeque a descoberto. Sendo obrigatório que o Rei saia da situação de xeque, as brancas ganham a Dama preta, com o próprio Cavalo que originou o xeque a descoberto. Situações assim são interessantes e se utilizam principalmente da obrigatoriedade do Rei em sair de xeques para conseguir algum tipo de vantagem, já que quase sempre o lance adversário será forçado.

5 MANUAL BÁSICO DE XADREZ 25 Gambito é o sacrifício de um ou mais Peões (raramente outra peça) para conseguir um rápido desenvolvimento ou um ataque ao Rei inimigo. O gambito pode ser vantajoso caso o adversário decida-se a conservar a vantagem material obtida. Por isso, a melhor defesa contra gambitos é, quase sempre, aceitá-lo e preparando a devolução do material excedente em momento oportuno, evitando-se a perda de tempo e a posição tolhida das peças. Alguns exemplos de gambitos: Gambitos Gambito do Rei aceito 2 - P4BR PxP 3 - C3BR C3BR 4 - P5R Gambito do Rei recusado 2 - P4BR P4D 3 - PRxP P5R Gambito Nórdico 2 - P4D PxP 3 - P3BD Gambito Escocês 2 - C3BR C3BD 3 - P4D PxP 4 - B4BD Gambito do Rei aceito: posição após 4 - P5R Regulamentos e Conduta Um lance estará completo quando: a mão do jogador tiver largado a peça após movê-la; quando na captura a peça tomada tiver sido retirada do tabuleiro e o jogador tiver soltado a própria peça; quando, no roque, o jogador tiver largado a Torre; ou quando, na promoção do Peão, a nova peça for colocada no local da promoção. Se o jogador a quem compete o lance tocar uma peça sua, deverá efetuar seu lance com esta peça; se tocar uma peça do adversário, deverá capturá-la; se tocar uma peça sua e outra do adversário, deverá capturar a do adversário com a sua peça. Não havendo meios legais de realizar o lance não existirá punição. Será considerado derrotado o enxadrista que deliberadamente derrubar o tabuleiro, desarranjar as peças ou deixar de atender a qualquer exigência legal feita pelo adversário. Conduta dos jogadores Durante a partida é proibido utilizar qualquer tipo de anotação bem como receber opiniões ou conselhos de terceiros (entre iniciantes, pode-se naturalmente haver um acordo para valer-se destes recursos, desde que com interesses de aprendizado); Durante a partida os jogadores não devem comentar nenhum lance, de qualquer dos dois lados; É proibido tocar ou apontar com o dedo qualquer casa ou peça para raciocinar sobre a situação da partida. (Lembre-se sempre de que o xadrez é uma batalha de intelectos); Nunca se volta um lance legalmente realizado; É proibido utilizar-se de qualquer meio para distrair ou incomodar o adversário. Por dever de cavalheirismo, o enxadrista derrotado deve cumprimentar e felicitar o vencedor. O ideal é acostumar-se a cumprimentar e agradecer pelos momentos ali passados independente do resultado da partida. Existem muitas outras regras no jogo de xadrez mas, por ora, estas serão suficientes para o iniciante. Acima de qualquer regra, deve o enxadrista, principalmente o iniciante, utilizar-se sempre de ética e esportividade, agindo sempre em prol do lazer e do conhecimento mútuos.

6 MANUAL BÁSICO DE XADREZ 26 Partidas Completas A seguir são apresentadas três partidas completas, extraídas do excelente Xadrez Básico, do Mestre Nacional Dr. Orfeu D Agostini. Em seu livro, estas partidas são sucintamente analisadas. Aqui, nos limitaremos a transcrevê-las para que você as reproduza no tabuleiro. Aproveite para rever os tópicos estudados: posição inicial das peças, princípios das aberturas, desenvolvimento e ação no centro, meio-jogo, ataques ao Rei, etc. Durante a reprodução, pare em algumas posições e analise o tabuleiro procurando identificar as possibilidades de cada lado, o direcionamento dos ataques e as fraquezas. Como estamos chegando ao fim de nossos estudos, vale lembrar a importância de se ter assimilado bem todos os conceitos apresentados. Em caso de qualquer dúvida volte a parte do manual que trata do assunto. Se desejar explicações mais detalhadas e precisas sobre qualquer tópico, ótimo. É sinal de que o xadrez vai se tornar um grande e inseparável amigo para você. Neste caso, procure literatura específica que lhe proporcionará conhecimentos mais aprofundados (veja a Bibliografia na página 28). Se você já se sentir seguro para disputar suas primeiras partidas de xadrez ou, se além disso, deseja aprimorar seus conhecimentos, então estarão cumpridos os objetivos deste trabalho: ensinar as regras e conceitos básicos do jogo e incutir no iniciante o desejo de aprofundar-se no assunto através de trabalhos mais completos. PARTIDA Nº 1 PARTIDA Nº 2 PARTIDA Nº Brancas Nadjorf P4D P4BD C3BR C3B P3R D2B P3CD B2C B3D C5R P4B O-O-O CxP BxP P5BR D2R D4C C2R PRxP R1C C3C C5T TR1R TxT B1B B4B PxC CxP C7T+ B7B+ Pretas Gudmunsson P4D P3BD C3B P3R CD2D B2R O-O P3CD B2C P3C C1R P3B PxC B3D P4R D2R D2C PxPD C2B TR1R T2R D1T TxT R1B T1D C4R BxP BxB R1C abandonam (As pretas não conseguiriam impedir: 31 - D6C++, por isso abandonaram) Brancas Pretas 2 - C3BR C3BD 3 - B4B B4B 4 - P3B C3B 5 - P4D! PxP 6 - PxP B5C+ 7 - C3B P4D 8 - PxP CxP5D 9 - O-O B3R 10 - B5CR B2R 11 - BxC BxB5D 12 - CxB DxC 13 - BxB CxB 14 - T1R! P3BR 15 - D2R D2D 16 - TD1B P3B 17 - P5D! PxP 18 - C4D R2B 19 - C6R! TR1BD 20 - D4C P3CR 21 - C5C+ R1R 22 - TxC+ R1B 23 - T7B+ R1C 24 - T7C+ R1T 25 - TxP+ R1C 26 - T7C+ R1T 27 - D4T+ RxT 28 - D7T+ R1B 29 - D8T+ R2R 30 - D7C+ R1R 31 - D8C+ R2R 32 - D7B+ R1D 33 - D8B+ D1R 34 - C7B+ R2D 35 - D6D Brancas Fogel P4R P4D P5R C3BR P3B B2R O-O PxP C3T C2B R1T C1C P4B PBxP BxT B3D D4C PxC D3T DxC D3CD RxD Pretas Czerniak P3R P4D P4BD C3BD D3C B2D PxP CR2R C3C B2R O-O P3B PxP TxT T1BR B1R CDxPR CxP CxB B4CD DxC+ T8B++

7 MANUAL BÁSICO DE XADREZ 27 Sistema Algébrico de Anotação Neste manual utilizamos o Sistema Descritivo Abreviado para anotação das partidas. Apresentamos agora um outro sistema que é muito utilizado em várias publicações, o sistema algébrico. Neste sistema, as oito horizontais são numeradas de 1 a 8, a partir do lado das brancas. Ao contrário da anotação descritiva, os números das linhas são os mesmos para ambos os lados, portanto as peças brancas começam nas linhas 1 e 2 e as pretas nas linhas 7 e 8. As colunas são identificadas pelas primeiras oito letras do alfabeto, em minúsculas. As casas são identificadas pelas coordenadas coluna/linha, ou seja: uma letra, que indica a coluna e um número que indica a linha. As peças são representadas por sua letra inicial em maiúsculas. Os lances são anotados informando-se a peça que se locomove, a casa de onde ela partiu e a casa para onde ela vai, separando-se as casas por um hífen. Exemplo: Na anotação descritiva temos o lance P4D (Peão quatro da Dama). Este lance na anotação algébrica seria anotado como: Pd2-d4, ou seja, o Peão que estava na casa d2 moveu-se para a casa d4. Pode-se, ainda, utilizar o sistema algébrico abreviado. Neste sistema não se anota a casa de onde partiu a peça. Exemplo: C5R, no sistema descritivo abreviado; Cf3-e5 no algébrico; e Ce5, no algébrico abreviado. Quando mais de uma peça puder alcançar a mesma casa, indica-se apenas a letra da coluna da peça que se move. Caso as peças estejam na mesma coluna, utiliza-se então o número da linha. Quando o lance for realizado por um Peão dispensase a anotação da letra inicial. Assim, Pd2-d4 no sistema algébrico é anotado apenas como d4, no sistema algébrico abreviado. a8 b8 c8 d8 e8 f8 g8 h8 a7 b7 c7 d7 e7 f7 g7 h7 Linhas (números) a6 a5 a4 a3 b6 b5 b4 b3 c6 c5 c4 c3 d6 d5 d4 d3 e6 e5 e4 e3 f6 f5 f4 f3 g6 g5 g4 g3 h6 h5 h4 h3 Atenção: na anotação algébrica as casas possuem a mesma identificação para ambos os lados. a2 b2 c2 d2 e2 f2 g2 h2 a1 b1 c1 d1 e1 f1 g1 h1 Descritivo 2 - C3BR C3BD 3 - C3B P3D Colunas (letras) Compare os sistemas de anotação: Algébrico 1 - Pe2-e4 Pe7-e5 2 - Cg1-f3 Cb8-c6 3 - Cb1-c3 Pd7-d6 Algébrico Abreviado 1 - e4 e5 2 - Cf3 Cc6 3 - Cc3 d6 Os símbolos de captura, xeque, etc., permanecem os mesmos em todos os sistemas de anotação.

8 MANUAL BÁSICO DE XADREZ 28 Solução dos Exercícios Página 9: 1) ) Posição Peça Rei Dama Torre Bispo Cavalo A (casa central) B (casa lateral) C (casa angular) ) a) Falso - o Rei nunca pode se movimentar para casa sob influência de peças adversárias, portanto jamais podem ficar em casas adjacentes. b) Falso - os Bispos só se movimentam nas diagonais, portanto sempre em casas da mesma cor em que iniciaram a partida. c) Verdadeiro d) Verdadeiro e) Verdadeiro f) Falso - o Peão captura na diagonal, portanto, mudará de coluna ao realizar uma captura. g) Verdadeiro h) Verdadeiro i) Verdadeiro j) Falso - o Cavalo pode pular peças de qualquer cor para se movimentar. k) Falso - o xeque-mate é uma situação em que o Rei é atacado sem nenhum meio de defesa, encerrando a partida. l) Verdadeiro Página 13 1) Primeira partida: a) Posição após O-O tcbd1tr - pp3ppp - 4p PP3-5C2 - PsD1PPP - T3RB1T b) Posição após C3D 2tt2r1 - pb1d1ppp - 1p1c4-5P2-3PP3-1C2DB2 - P6P - T4TR1 Segunda partida: c) Posição após C4B t1b1r2t - ppd2ppp - 2c1p3-3pPc P1DC2 - PP3PPP - TC2RB1T d) Posição após B4T t5r1-1p4pp - p1c1pt2-3p3b - 3P4-3BRC2 - PP3PPP - T6T 2) Bibliografia Para a organização deste trabalho foram utilizados vários livros porém, o mais valioso auxiliar foi Xadrez Básico, do grande mestre Dr. Orfeu Gilberto D Agostini, Editora Tecnoprint Ltda, de onde foram compilados conceitos e exemplos. Apesar do modesto nome, esta obra é uma das mais bem sucedidas em língua portuguesa. Suas colocações são claras e objetivas, os ensinamentos são acompanhados de exemplos práticos, diagramas explicativos e apresentados de forma a acompanhar a evolução do leitor em seus estudos. É uma obra indispensável para todos aqueles que desejam um maior aprimoramento na arte/ ciência do jogo de xadrez, sejam eles iniciantes ou jogadores já experientes.

9 MANUAL BÁSICO DE XADREZ 29 Considerações Finais Você agora já deve estar apto a disputar boas partidas de xadrez. Não se esqueça de que o xadrez é um jogo intelectual, que põe o cérebro para funcionar. Agora é procurar se divertir com o que aprendeu e procurar novas descobertas, seja com outros jogadores ou por meio de literatura específica. Sempre que possível, anote suas partidas, com nome do adversário e data, para poder analisá-las depois. Isto é um grande auxílio pois vai ajudá-lo a identificar suas falhas e acertos e a desenvolver seu estilo próprio de jogo. Com esta base, ainda que modestamente exposta neste trabalho, você poderá se sentir seguro em suas primeiras partidas e passar momentos muito agradáveis diante do tabuleiro. Como já disse o grande campeão Lasker o xadrez é uma disputa gostosa de emoções.

10 Para matar a curiosidade aí está a situação apresentada na foto da capa, um belo xeque-mate. Manual Básico de Xadrez Organização e Montagem: Mário Lúcio Zico Belo Horizonte - março de 1998

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARCOZELO ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM A Coordenadora: Prof. Fernanda Marinho Regras Básicas A posição do Tabuleiro deve ser colocada de uma forma que o jogador

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE XADREZ

MANUAL BÁSICO DE XADREZ Na maioria das situações, podemos usar a anotação descritiva abreviada. Somente não o poderemos fazer quando duas peças do mesmo tipo puderem alcançar a casa desejada. Para representar uma captura, usamos

Leia mais

Tabuleiro. Movimento das peças (torre)

Tabuleiro. Movimento das peças (torre) Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ

Leia mais

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IV. TORRES Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras de movimento de torres Usar as regras de movimento para contar lances e capturas Resolver problemas usando as torres Entender a estratégia

Leia mais

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,

Leia mais

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença

Leia mais

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas Módulo 1 Tabuleiro, peças, movimentos e capturas O Tabuleiro O Xadrez é praticado entre duas pessoas, que comandam seus exércitos (brancas e negras). O objetivo do jogo é dar Xeque Mate ao rei adversário,

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IX. JOGOS EMPATADOS Objetivos: 1. Saber as regras de empates e reconhecer quando uma partida está empatada. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de como as partidas podem ser empate e

Leia mais

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar Torneio de Xadrez Escola Básica Adriano Correia de Oliveira Centro de Recursos Biblioteca Escolar Atividade do PAA do CRBE 2015/2016 Professor Frederico Oliveira Fonte: WEB Divertida e amiga, porque te

Leia mais

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical).

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical). Xadrez para Todos Professor: Frederic Cesa Dias E-mail: fredericcesadias@gmail.com Site: www.fredericcesadias.com > Xadrez * O objetivo do jogo é ameaçar o rei adversário sem que este possa se salvar na

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE XADREZ NAS ESCOLAS A ATIVIDADE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada por dois jogadores que movem peças

Leia mais

Objetivos desta lição:

Objetivos desta lição: VII. PROMOÇÃO DE PEÃO E A REGRA DO AFOGAMENTO 1 Objetivos desta lição: Revisão de xeque e xeque-mate Enunciar e aplicar as regras da promoção de peão Enunciar e aplicar as regras do afogamento Reconhecer

Leia mais

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões:

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: Diagrama. 01 1 - Responda com (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) O diagrama

Leia mais

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S.

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S. 1 I. O TABULEIRO DE XADREZ E MOVIMENTOS DE PEÕES Objetivos desta lição: Nomear as casas do tabuleiro e as peças de xadrez Colocar as peças na sua posição inicial Enunciar e aplicar as regras de movimento

Leia mais

FINAIS APRENDENDO A DAR MATE

FINAIS APRENDENDO A DAR MATE CURSO DE XADREZ FÁBRICA DO ESPORTE FINAIS APRENDENDO A DAR MATE Mate elementar de dama Rei e dama contra rei Lucas Bibiana de Brito, RF 036684 PRAIA GRANDE FEVEREIRO 2012 INTRODUÇÃO Mates elementares são

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 XII. GARFOS Objetivos: 1. Entender e ser capaz de explicar o que é um garfo. 2. Ser capaz de encontrar garfos durante os jogos. 3. Planejar como colocar o adversário em posições onde os garfos possam

Leia mais

XADREZ PARA INICIANTES

XADREZ PARA INICIANTES EDUCAÇÃO FÍSICA Apostila 1 XADREZ PARA INICIANTES A importância do jogo de xadrez no ambiente escolar e na vida A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento

Leia mais

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos.

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos. 1 V. (a) CAVALOS Objetivos: 1. Fixar e aplicar as regras de movimentação dos cavalos. 2. Resolver problemas elementares usando os cavalos. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação

Leia mais

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à 1 VI. O REI, XEQUE E XEQUE-MATE Objetivos desta lição: Praticar as regras para todas as peças de xadrez Resolver problemas com todas as peças Usar o xeque e regras de lances ilegais em posições elementares

Leia mais

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate.

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate. História O xadrez descende de jogos desenvolvidos na Índia, dos quais o mais antigo conhecido é o chaturanga, do século VI EC. O jogo logo foi levado para Pérsia, onde se tornou uma atividade da nobreza

Leia mais

Aprenda a jogar Xadrez!

Aprenda a jogar Xadrez! GÊNESIS Então disse Deus: haja luz, e houve luz O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de fazer as pessoas felizes Siegbert Tarrash médico e pedagogo Informativo Educacional e Cultural - Itaúna

Leia mais

Questão 23 Sobre a abertura pastorzinho, observe as afirmativas abaixo e, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a al

Questão 23 Sobre a abertura pastorzinho, observe as afirmativas abaixo e, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a al PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO INSTRUT DE XADREZ Baseado no texto abaixo, responda as questões 21 e 22: O Xadrez é um esporte individual, mas de caráter cognitivo e coletivo, pois simula os movimentos

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

XADREZ CURSO DE FIXAÇÃO. Capítulo 1. I. Ética

XADREZ CURSO DE FIXAÇÃO. Capítulo 1. I. Ética XADREZ CURSO DE FIXAÇÃO Capítulo 1 I. Ética O respeito ao adversário é essencial. Da mesma forma, deve respeitar-se as demais partidas acontecendo na mesma sala. Em aula, esse respeito deve ser estendido

Leia mais

A história do Xadrez

A história do Xadrez A história do Xadrez Não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do Xadrez, porém duas histórias se destacam como ser a mais provável e verdadeira lenda. A primeira se passa em Taligana, uma pequena

Leia mais

Abertura: princípios gerais

Abertura: princípios gerais Abertura: princípios gerais Controle ou ocupação do centro Segurança do rei Desenvolvimento rápido Iniciativa Qualquer pessoa que tenta aprimorar seus conhecimentos sobre o jogo de xadrez sente-se, de

Leia mais

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva XADREZ NA UFG Módulo I -Introdução Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva História do Xadrez Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison

Leia mais

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos 1 III. BISPOS Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos O principal objetivo

Leia mais

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO Prof. Dr. Wilson da Silva 1 O TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é formado por um quadrado de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas brancas ) e escuras (as

Leia mais

Distribuição de Jogos por Ciclo

Distribuição de Jogos por Ciclo REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas

Leia mais

livro das regras (provisório)

livro das regras (provisório) livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra.

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra. PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: XADREZ Nome: Curso: 1. Assinale a alternativa incorreta: a) O jogo de xadrez é disputado entre dois oponentes que movem peças

Leia mais

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Leia mais

Sumário desta lição: 1. Os três estágios do jogo de xadrez. 2. Três princípios gerais. 3. O que fazer e o que não fazer na abertura

Sumário desta lição: 1. Os três estágios do jogo de xadrez. 2. Três princípios gerais. 3. O que fazer e o que não fazer na abertura 1 XI. COMO ABRIR UM JOGO DE XADREZ Objetivos: Relembrar os três princípios que orientam a abertura do jogo Começar a demonstrar entendimento da estratégia de abertura O principal objetivo desta lição é

Leia mais

1 HABILIDADES INTELECTUAIS ATRIBUÍDAS AO ESTUDO E PRÁTICA DO XADREZ

1 HABILIDADES INTELECTUAIS ATRIBUÍDAS AO ESTUDO E PRÁTICA DO XADREZ INTRODUÇÃO - VALOR EDUCATIVO DO XADREZ O xadrez provou ter valor educativo, em nada parecido a outros jogos de mesa. Ele é praticado em todo o mundo e antes mesmo da criação da Federação Internacional

Leia mais

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES) XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: Regras do Xadrez Introdução O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres,

Leia mais

A estratégia das peças menores

A estratégia das peças menores A estratégia das peças menores Pedro Aladar Tonelli Instituto de Matemática e Estatística USP 6 de outubro de 2004 Sumário Características do Bispo e do Cavalo Características do bispo Características

Leia mais

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

AS REGRAS DE GRECO. Quarta Regra

AS REGRAS DE GRECO. Quarta Regra AS REGRAS DE GRECO Agora no momento de leitura vamos continuar estudando as regras de Greco. 4- Não desenvolva sua Dama prematuramente. 5- Não inicie um ataque se estiver em desvantagem no desenvolvimento

Leia mais

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi.

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Trabalho Final de Programação II Xadrez Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Professores: Crediné Menezes Orivaldo de Lira Tavares Vitória, 15 de

Leia mais

Xadrez. 1º semestre 2016

Xadrez. 1º semestre 2016 Xadrez 1º semestre 2016 2016 A origem do xadrez Várias são as versões para o surgimento do xadrez, como de origem Chinesa, Egípcia, Persa e Árabe, porém, nenhuma delas totalmente confirmada. Uma versão

Leia mais

Xadrez. todos. para. Aprendendo a jogar xadrez passo a passo

Xadrez. todos. para. Aprendendo a jogar xadrez passo a passo Xadrez para todos Aprendendo a jogar xadrez passo a passo James Mann de Toledo Juliana Kyoo Kamada Xadrez para todos Aprendendo a jogar xadrez passo a passo Americana - SP 2013 Copyright 2004 James Mann

Leia mais

2

2 Go Ludus História OGoé um jogo tradicional do Oriente. Surgiu na China há mais de 00 anos e foi introduzido no Japão em 00 d.c., sendo muito popular nos dois países. É um jogo de influência, com regras

Leia mais

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos 1 JOGOS PRÉ-ENXADRÍSTICOS Professor Wilson da Silva Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos os

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 1

Xadrez Básico - Aula 1 Xadrez Básico - Aula Pedro A. Tonelli de agosto de 00 O tabuleiro e a notação algébrica Este é um curso para iniciantes no jogo de xadrez, mas que já se habituaram com o movimento das peças e objetivos

Leia mais

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança Professore: Aluno PAE (Turma A): Aluno PAE (Turma C): João do E.S. Batista Neto (jbatista at icmc.usp.br) Felipe S. L. G. Duarte (fgduarte at icmc.usp.br) Oscar Cuadros Linares (ocuadrosl at gmail.com)

Leia mais

Seis líderes nas duas categorias

Seis líderes nas duas categorias Jogos Escolares em Cuiabá Seis líderes nas duas categorias Escreve o mestre internacional Luis Rodi A segunda rodada dos Jogos Escolares, celebrada no Auditório dos Pássaros no Centro Cultural Pantanal

Leia mais

Curso básico de Xadrez

Curso básico de Xadrez Projeto LIPRA Livro Interativo Potencializado com Realidade Aumentada Curso básico de Xadrez Autor: Raryel Costa Souza Orientação: Claudio Kirner Xadrez 1 Introdução O xadrez é um jogo de tabuleiro para

Leia mais

Introdução. Por que as táticas são importantes?

Introdução. Por que as táticas são importantes? Introdução Por que as táticas são importantes? Estratégia, por outro lado, é a compreensão do que você (e o seu oponente) está tentando fazer a médio e a longo prazo. Ela envolve tais elementos como o

Leia mais

Sumário desta lição: Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Sumário desta lição: Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 VIII. O ROQUE Objetivos desta lição: Aplicar corretamente as regras do roque Os objetivos centrais desta lição são ensinar as regras do roque e a sua importância como meio de proteger o rei de ataques.

Leia mais

Estrutura e Desenvolvimento dos Peões

Estrutura e Desenvolvimento dos Peões FEXPAR Intensive Chess Training Aula IV: Estrutura e Desenvolvimento dos Peões FM Bolívar Gonzalez corujachess@gmail.com 22/01/2012 Estrutura e Desenvolvimento dos Peões Qualquer situação no tabuleiro

Leia mais

CARTILHA DE XADREZ MÓDULO 1: INICIANTES

CARTILHA DE XADREZ MÓDULO 1: INICIANTES EVANDRO AMORIM BARBOSA (Grande Mestre de Xadrez) GERSON PERES BATISTA (Mestre Nacional de Xadrez) IVAN VILAÇA DOS SANTOS THALES BRAGHINI LEÃO Sem reserva de direitos de autor, para uma ampla divulgação

Leia mais

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 Jogos cooperativos e jogos cooperativos Conceitos: Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar

Leia mais

A LUTA INTERIOR (II) PALAVRA & VIDA 2º TRIMESTRE/2013. Texto Bíblico: Gálatas 5.16,22-25 SUGESTÕES DIDÁTICAS LIÇÃO 12

A LUTA INTERIOR (II) PALAVRA & VIDA 2º TRIMESTRE/2013. Texto Bíblico: Gálatas 5.16,22-25 SUGESTÕES DIDÁTICAS LIÇÃO 12 A LUTA INTERIOR (II) Texto Bíblico: Gálatas 5.16,22-25 Objetivos da lição de hoje: Compreender as divisões do fruto do Espírito; Reconhecer as fortalezas da alma; Comprometer-se a desfazer-se das fortalezas

Leia mais

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo Gamão Como jogar este maravilhoso jogo Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Cada jogador tem 15 peças (pedras) que se movem por 24 triângulos (casas) de acordo com os números obtidos pela

Leia mais

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9 O JOGO DE GO O jogo de Go O Go é um antigo jogo de tabuleiro e acredita-se ter surgido entre 2500 e 4000 anos atrás na China. É um jogo de regras simples, mas por outro lado é extremamente complexo. Segundo

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania. Manual de Regras de XADREZ. Aluno(a): Ano: Turma: Professor: Sérgio Marcos Galdino da Silva

Centro Educacional Sesc Cidadania. Manual de Regras de XADREZ. Aluno(a): Ano: Turma: Professor: Sérgio Marcos Galdino da Silva Manual de Regras de XADREZ Aluno(a): Ano: Turma: Professor: Sérgio Marcos Galdino da Silva CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DO JOGO DE XADREZ Objetivo: Desenvolver e melhorar as faculdades criativas e o raciocínio

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

Carlsen vence o I Memorial Gashimov

Carlsen vence o I Memorial Gashimov O site do Xadrez - 1/5 Carlsen vence o I Memorial Gashimov Disputando o I Memorial Vugar Gashimov, em homenagem ao enxadrista azeri morto no início do ano, realizado na cidade de Shamkir, no Azerbajão,

Leia mais

Regras para se jogar GO

Regras para se jogar GO Regras para se jogar GO Internacionalmente conhecido pelo nome Japonês Go (pronuncia-se Gô), este jogo tem o nome de Wei-chi na China e Baduk na Coréia, três potências mundiais deste jogo. Teve sua origem

Leia mais

Apostila de Xadrez NÍVEIS INICIANTES E BÁSICO

Apostila de Xadrez NÍVEIS INICIANTES E BÁSICO Apostila de Xadrez NÍVEIS INICIANTES E BÁSICO Por Bolívar Gonzalez Mestre da Federação Internacional de Xadrez Mestre Internacional ICCF Ex-Campeão Paranaense Absoluto 4º Lugar Campeonato Mundial por Equipes

Leia mais

Federação Portuguesa de Xadrez Instituto Desporto de Portugal. Curso de Formação de Monitores ********** ** e ** de ********* de 200*

Federação Portuguesa de Xadrez Instituto Desporto de Portugal. Curso de Formação de Monitores ********** ** e ** de ********* de 200* Federação Portuguesa de Xadrez Instituto Desporto de Portugal Curso de Formação de Monitores ********** ** e ** de ********* de 200* Teste de Avaliação Final Nome: 1. História de Xadrez Indique quem foi

Leia mais

Prof. Dr. Wilson da Silva. A Ginástica da Mente. Noções Básicas de Xadrez

Prof. Dr. Wilson da Silva. A Ginástica da Mente. Noções Básicas de Xadrez Prof. Dr. Wilson da Silva A Ginástica da Mente Noções Básicas de Xadrez Xadrez_vol3B.indd 3 5/2/11 10:31:56 AM Xadrez_vol3B.indd 4 5/2/11 10:31:56 AM Nota do Editor Xadrez_vol3B.indd 5 5/2/11 10:31:56

Leia mais

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita.

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita. MANUAL BÁSICO DE GO Distribuição Gratuita. Regras do GO: 1 As peças pretas começam a não ser que seja um jogo com handicap. 2 Os jogadores alternam suas jogadas, jogando-se uma peça por vez. 3 As peças

Leia mais

APOSTILA DE XADREZ PARA INICIANTES

APOSTILA DE XADREZ PARA INICIANTES APOSTILA DE XADREZ PARA INICIANTES Projeto Xadrez ONG O SACI Itupeva - SP Elaboração: Vianet Telecomunicações e Internet Índice 1. O tabuleiro... 3 O Relógio... 5 2. As peças: movimentos e capturas...

Leia mais

Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010

Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010 Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010 A Avalanche que não caiu Na palestra do amigo Henrique Marinho, que versou sobre o tema da Avalanche

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

C. A. Ferrinho A OPOSIÇÃO. Elementos teóricos da oposição

C. A. Ferrinho A OPOSIÇÃO. Elementos teóricos da oposição C. A. Ferrinho A OPOSIÇÃO Elementos teóricos da oposição 1995 Do autor Elementos da teoria da oposição já haviam sido expostos em alguma literatura especializada, embora sua análise se limitasse ao método

Leia mais

Guia de táticas de xadrez

Guia de táticas de xadrez Guia de táticas de xadrez introdução Quando tive contato com jogo de xadrez pela primeira vez tinha meus 8 anos,meu primo Carlos André me ensinou os primeiros movimentos e de imediato houve uma paixão

Leia mais

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE O jogo é chamado Borboleta em Moçambique, provavelmente por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Blangadesh, as crianças chamam o mesmo jogo de Lau Kata Kati.

Leia mais

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP DATA / LOCAL: 29 e 30/09/2018 / CECOM - APCEF/SP REGULAMENTO TÉCNICO DAMAS Art. 1º. O torneio de Damas do VIII JOGOS DOS APOSENTADOS será realizado de acordo com as regras estabelecidas

Leia mais

Não faça somente um território grande

Não faça somente um território grande Cercando o canto mirando na lateral Depois de cercar o canto o que se deve fazer? Os primeiros movimentos da abertura são focados nos cantos. Jogando um komoko (ponto 4-3) e fazendo um shimari (extensão),

Leia mais

Xadrez. e Os 10 Mandamentos. Rafael Borges Dias Baptista Página 1 de 27

Xadrez. e Os 10 Mandamentos. Rafael Borges Dias Baptista Página 1 de 27 Xadrez Regras, dicas e Os 10 Mandamentos Por Rafael Borges Dias Baptista Rio das Ostras RJ, sexta-feira, 13 de Março de 2007 Página 1 de 27 No xadrez existem precisamente 169.518.829.100.544.000.000.000.000.000

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

Regulamento. Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2015

Regulamento. Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2015 Regulamento Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2015 1 CONTEÚDO 1. Objetivos da Competição... 2 2. Participação... 2 3. Direção e Organização... 3 4. Categorias... 3 5. Das Etapas... 4 Regulamento Técnico das

Leia mais

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos)

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) 1 APÊNDICE C Produto da Dissertação: Sequência de Atividades Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) Jogo trabalhado: PONG HAU K'I Regras do jogo: Cada jogador possui duas peças e o jogo começa com as peças

Leia mais

TREINO TÉCNICO PARA COMPETIÇÃO

TREINO TÉCNICO PARA COMPETIÇÃO Onde os Reis se encontram academiadexadrez@bol.com.br www.geocities.com/academiadexadrez TREINO TÉCNICO PARA COMPETIÇÃO Apostila 18 Prof. Francisco Teodorico Pires de Souza OS CAMPEONATOS DO MUNDO XVII

Leia mais

1. Natureza e objetivos do jogo de xadrez. 2. Posição inicial das peças no tabuleiro

1. Natureza e objetivos do jogo de xadrez. 2. Posição inicial das peças no tabuleiro 1. Natureza e objetivos do jogo de xadrez 1.1 O jogo de xadrez é disputado entre dois oponentes que movem peças alternadamente sobre um tabuleiro quadrado denominado 'tabuleiro de xadrez'. O jogador com

Leia mais

Xadrez, Matemática e Computação

Xadrez, Matemática e Computação Xadrez, Matemática e Computação Adalberto Ayjara Dornelles Filho aadornef@ucs.br 24 de dezembro de 2005 Resumo Este texto é uma coletânea de breves considerações matemáticas e computacionais sobre alguns

Leia mais

XADREZ DE COMPETIÇÃO PRINCÍPIOS ELEMENTARES. Reinaldo Mano. e4e5

XADREZ DE COMPETIÇÃO PRINCÍPIOS ELEMENTARES. Reinaldo Mano. e4e5 XADREZ DE COMPETIÇÃO PRINCÍPIOS ELEMENTARES Reinaldo Mano 2017 e4e5 www.e4e5.com.br Produção e Edição Reinaldo Mano e4e5 www.e4e5.com.br Agradecimentos Simone Augusto da Silva Lima (Projeto Xadrez sem

Leia mais

Regulamento do Torneio de Matraquilhos

Regulamento do Torneio de Matraquilhos Regulamento do Torneio de Matraquilhos O Plano de Atividades e Orçamento da Associação de Estudantes do Externato Frei Luís de Sousa para o mandato 2013/2014 prevê a organização de um Torneio de Damas.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Série/Ano/Turma: 7º ano e 8º ano do Ensino Fundamental. 1.2 Turno: manhã. 1.3 Data: outubro/2015 1.4 Tempo da aula: 2 horas. 1.5 Tema da aula: Teoria de

Leia mais

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira.

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE PEDAGOGIA CAMPUS DE CASTANHAL LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. Coordenadora: Débora Alfaia Bolsista: Gabriela Paixão Castanhal- PA 2012 Oficina de Jogos

Leia mais

Próximas etapas do Circuito Escolar de Xadrez. Jogos Regionais (9 a 13/07) Esta posição é de uma das partidas do evento. Jogam as pretas, o que jogar?

Próximas etapas do Circuito Escolar de Xadrez. Jogos Regionais (9 a 13/07) Esta posição é de uma das partidas do evento. Jogam as pretas, o que jogar? Próximas etapas do Circuito Escolar de Xadrez 15/09 Colégio do Carmo 29/09 UME Cidade de Santos Jogos Regionais (9 a 13/07) As cidades da região ficaram bem posicionadas: Guarujá 3º no masculino livre

Leia mais

CONTRA-CAPA. IVAN JUSTEN SANTANA Instrutor de Xadrez da FCC (Fundação Cultural de Curitiba)

CONTRA-CAPA. IVAN JUSTEN SANTANA Instrutor de Xadrez da FCC (Fundação Cultural de Curitiba) CONTRA-CAPA Neste livro os autores reúnem sua experiência no ensino do Xadrez em escolas, bibliotecas e cursos, utilizando uma metodologia de fácil entendimento, que oferece ao aluno, muitos exercícios

Leia mais

PARTE 1 Táticas e combinações. Esta é a parte central do livro. Primeiro defino táticas e combinações, depois as

PARTE 1 Táticas e combinações. Esta é a parte central do livro. Primeiro defino táticas e combinações, depois as XADREZ VITORIOSO: TÁTICAS 13 PARTE 1 Táticas e combinações Esta é a parte central do livro. Primeiro defino táticas e combinações, depois as divido em temas e explico de forma breve cada um deles antes

Leia mais

jogos romanos jogos romanos

jogos romanos jogos romanos Moinho» Na sua vez, cada jogador coloca 1 ficha no tabuleiro tentando colocar 3 peças em linha;» Quando todas as peças estiverem colocadas, os jogadores tentam movimentá- las de modo a colocar as fichas

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE ÁRBITRO ESTADUAL

CURSO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE ÁRBITRO ESTADUAL CURSO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE ÁRBITRO ESTADUAL O presente Curso de Arbitragem é destinado aos enxadristas interessados em adquirir conhecimentos sobre as regras de Xadrez da FIDE e as orientações

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 8

Xadrez Básico - Aula 8 Xadrez Básico - Aula 8 Pedro A. Tonelli 0 de outubro de 00 A estrutura de peões Vimos no estudo da estratégia com as peças menores e as torres que um fator muito importante que limita a ação das peças,

Leia mais