Catálogo de formação 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Catálogo de formação 2015"

Transcrição

1 Catálogo de formação 2015 "The nicest thing about not planning is that failure comes as a complete surprise, rather than being preceded by a period of worry and depression." Sir John Harvey-Jones Patrocinador oficial do congresso 2009 The PMI Registered Education Provider logo is a registered mark of the Project Management Institute, Inc

2 Indíce Indíce... 2 Proposta de Valor... 3 Formato da Formação... 4 Formato da Formação... 5 PMI - PMP... 6 PMI - CAPM PMI - Risk Management Professional PMI - Agile Certified Profissional PMI - Schedule Professional PMI - Professional in Business Analysis SM AAPM - Certified International Project Manager AAPM - Master Project Manager Scrum.org - Professional Scrum Master level I TM ITIL Foundation V Project Management Core MS Project Core Project Management Fundamentals Project Management Advanced Risk Management Earned Value Management Cost Management Agile Management Gestão de Requisitos Gestão de múltiplos projetos Project Management Simulator Project People Os nossos serviços de Consultoria Os nossos formadores Os nossos clientes PMI, PMP, CAPM, PMI-ACP, PMI-RMP, PMI-SP, PMBOK Guide, PMI Logo são marcas registadas do Project Management Institute, Inc. ITIL is a registered trade mark of AXELOS Limited lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

3 Proposta de Valor Plataforma E-learning Para além da formação presencial disponibilizamos formatos de formação online incluíndo formação virtual com acesso em tempo real ao formador e on-demand com acesso a conteúdos à distância. Material Didatico Os nossos cursos são acompanhados de múltiplos materiais didáticos incluíndo: Apresentações expostas e caderno de exercícios; Project management first aid kit que incluí templates, checklists, exemplos e videos Livros relevantes para o curso em questão Jogos de apoio a aprendizagem e planos de estudo individuais para preparação para exames Abordagem Tendo em conta a natureza da gestão de projetos, a nossa abordagem à formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir o tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; Diagnosticar a resolução de caso de estudo em conjunto; Casos de Estudo As formações são acompanhadas de casos de estudo que permitem aos formandos experienciarem a implementação dos conhecimentos adquiridos na gestão de um projeto. 65% do tempo da nossa formação é passado a realizar e diagnosticar casos de estudo. Esclarecimento de dúvidas Os formandos tem direito a colocar dúvidas por escrito aos nossos formadores nos 30 dias após a conclusão dos nossos cursos. Desenvolveremos todo o nosso esforço para que as questões sejam respondidas no prazo de 1 dia útil. Certificado e créditos de formação do Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como "Registered Education Provider" podendo os seus cursos atribuir Professional Development Units (PDU's). American Academy of Project Management A XPM Consulting foi acreditada como "Approved Training Provider" pela AAPM podendo preparar os seus alunos para a atribuição da certificação Certified International Project Manager e Master Project Manager. ITIL Accredited Training Organization A XPM Consulting foi auditada e acreditada como ITIL Accredited Training Organizations pela AXELO. A XPM é a primeira empresa portuguesa a atingir esta acreditação. Meios Complementares A XPM Consulting criou grupos de interesse para divulgação e partilha de conhecimento que já são lideres enquanto grupos de trabalho dedicados à profissão de gestão de projetos. Encorajamos os nossos formandos a participar e partilhar conhecimento nos grupos "Gestão de Projetos" presentes no facebook e linkedin.

4 Formato da Formação Curso PMI -PMP PMI -CAPM Sala Elearning Certificações Sala+ Elearning PMI - Risk Management Professional PMI -Agile Certified Profissional PMI - Schedule Professional PMI - Professional in Business Analysis SM AAPM - Certified International Project Manager AAPM Master Project Manager Scrum.org - Professional Scrum Master ITIL Foundation Level Base Project Management Core Microsoft Project Core Project Management Fundamentals Project Management Advanced Especializações Risk Management Earned Value Management Cost Management Agile Management Gestão Requisitos Gestão de Múltiplos Projetos Project Management Simulator Project People lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

5 Formato da Formação Aprendizagem em Sala Método de aprendizagem tradicional em sala de aula para quem privilegia a experiência de aprendizagem cara-a-cara. Aprendizagem e-learning Formação baseada no acesso a conteúdos de aprendizagem disponíveis online na plataforma de e- learning da XPM Consulting ( Para facilitar a aprendizagem, os cursos são organizados em lições curtas que podem ser realizados ao longo do dia de trabalho. Para além das lições, os formandos encontrarão recursos adicionais como exercícios, exames, glossários, dicas, jogos de memorização, truques de memorização, templates e checklists. Para manter o nível de motivação e garantir acompanhamento pedagógico, um tutor manterá contatos regulares e proativos com os formandos. Para avaliação dos formandos poderão ser utilizados os seguintes instrumentos: a) Testes formativos com feedback automático; b) Exercícios online com apoio da equipa de tutoria; c) Teste de avaliação final online; No final de cada ação de formação ée solicitado aos formandos o preenchimento de um questionário de avaliação de satisfação. Virtual Classroom A Sala de Aula Virtual pode fornecer as soluções de aprendizagem num formato rentável e conveniente, trazendo a interatividade e o conhecimento dos cursos tradicionais a casa ou ao escritório. Útilizando a tecnologia, este método de aprendizagem permite a interação ao vivo com o formador e formandos, sem o custo da viagem ou despesas de alojamento. Sala+ E-learning O formato Blended junta a formação presencial em sala com a formação On-Demand baseada na platafoma de e-learning da XPM Consulting.

6 PMI - PMP "Profissionalismo e competencia. Informações uteis em termos praticos. Conseguiu motivar-me (mais) a ser gestor de projeto." Rodrigo Antunes Objectivos Pedagógicos Preparar os formandos para a obtenção da certificação. Analisar natureza, formato do exame, questões-tipo, técnicas e truques para respostas; abordagem e plano de estudo. Informação curso Duração sala 35 horas do Duração E-learning: 120 dias Público Alvo Gestores de projeto que pretendam submeter-se ao exame de certificação Project management Professional - PMP. Pré-requisitos Formatos: Sala Sala + E-learning E-learning Completo Existem requisitos definidos pelo PMI para a obtenção da certificação - Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 35 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

7 Garantia de satisfação Os formandos inscritos no curso PMI - PMP - Sala + e-learning que frequentem todas as sessões em sala, fizerem o exame PMP num espaco de 3 meses a partir da conclusão das aulas em sala, e não passarem no exame, podem frequentar gratuitamente uma edição de calendário do curso PMI - PMP Sala + e-learning da XPM Consulting. Formatos PMP Exam Prep - Sala Formação que se concentram no diagnóstico das perguntas de exame. E preciso treino para detetar que as respostas que por vezes nos parecem muito semelhantes são na verdade diferentes. Este tipo de treino não é facilmente "estudado" mas pode ser mais facilmente "apreendido" numa discussao em sala. Além disso, a formação em sala concentra-se em transmitir a perspectiva do PMI sobre a conduta e sobre os processos certos. Muitas vezes esta perspectiva é diferente do que fazemos na prática e portanto é necessário um processo de mudança de paradoxo. O curso em sala incluí: Opção pelo idioma Ingês ou Português (Brasil) Aprenda com uma entidade certificada como PMI Registered Education Provider Questões de teste explicadas Exercícios explicados Plano de preparação para o seu exame desenvolvido com a ajuda do tutor Memory aids para o ajudar a memorizar facilmente Dicas para exame e identificação de tópicos a saber por cada tema Os materiais do curso em sala incluem: Caderno de exercícios Caderno de questões de exame PMP Exam Prep - E-learning Desde 2006, a XPM dedicou milhares de horas de formação a preparar gestores de projeto para o exame PMP. Agora, a nossa experiência esta disponível online, para que os gestores de projeto se possam preparar para o exame ao seu próprio ritmo. O nosso curso PMP Exam Prep - e-learning oferece: Guia do curso; Lição sobre a certificação PMP e sobre o exame; 330 tópicos organizados em lições com áudio e imagem; 75 exercícios explicados; 700 questões de exame explicadas; 42 processos com identificação de entradas, ferramentas e saídas e ligação para o glossário; 135 dicas de exame; 32 ajudas de memória; Flashcards para facilitar a aprendizagem de conceitos; Jogos de memorização como "Sudoku", "Palavras cruzadas", "O enforcado" 800 conceitos no glossário; Glossário de acrónimos; Lista de tópicos a saber para o exame organizado por tópicos; Fórum para esclarecimento de dúvidas e chat; Calendário com os eventos do curso exportável para MS Outlook; Feedback de satisfação; Recursos adicionais em excel; Possibilidade de aceder em plataforma móvel (telemóvel e tablet); Plano de preparação para o seu exame desenvolvido com a ajuda do tutor Acompanhamento de um tutor que mantem contato regular e proativo com os formandos

8 Demo Hands-on Pode experimentar a nossa plataforma e-learning, ver lições, jogar jogos de memorização como o Sudoku e muito mais em: PMP Sala+ e-learning 0 curso incluí o curso PMP sala mais o acesso durante 120 dias ao curso PMP e-learning. PMP completo 0 curso incluí os cursos PMP Sala mais o curso PMP E-learning e o curso Project Management Core sala. Webinars gratuítos "Sobre a certificação PMP " Antes de se inscrever pode participar gratuitamente nos nossos webinars "Sobre a certificação PMP " e ficará a saber mais sobre a certificação e sobre a qualidade da nossa formação Para saber as datas do webinar consulte o calendário e procure o webinar "Sobre a certificação PMP " Para se inscrever envie um para office@xpmconsulting.com Idioma Ao longo de milhares de horas de experiência a preparar formandos para a certificação PMP, a XPM concluiu que o desempenho dos formandos Portugueses num exame de 4 horas e significativamente afectado se o exame for realizado em lingua Inglesa. Por outro lado concluiu que entre formandos, existem muitas diferenças de proficiência em lingua Inglesa. Por esse motivo, a XPM fez um esforço de desenvolver conteúdos em lingua Inglesa e Portuguesa do Brasil, permitindo as opções: Cada turma poderá selecionar se os materiais da formação em sala são em Inglês ou Português do Brasil. Cada formando poderá optar se o seu acesso individual ao e-learning e em Inglês ou Português do Brasil. Demo Pode aceder a um ambiente de demonstração do curso PMP e-learning em: (Português) (Inglês) Grupo de estudo 0s alunos terão acesso gratuíto a um grupo de estudo online. Livros de Preparação para a Certificação PMP 0 nosso principal formador públicou dois livros de preparação para a certificação PMP. Estes livros passaram a fazer parte do material de formação dos cursos de preparação para a certificação PMP em sala. Cada formando pode escolher entre um dos dois exemplares, que receberá gratuitamente. McGraw-Hill Education PMP Project Management Professional Exam PMP sem segredos. Programa Formato e conteúdo do exame PMP ; Estrutura - Projetos vs operações; gestão de projetos e restrições; estruturas organizacionais e sua influência; ciclo de vida dos projetos; o PM0; áreas de conhecimento e grupos de processo; Grupo de processos - Iniciação; planeamento; execução; monitorização e controlo; encerramento; Gestão da integração - Project charter; business case; statement of work; project management plan; baselines; coordenação do trabalho do projeto; monitorizar e controlar; gestão integrada de alterações; gestão de confligurações; work authorization system; encerramento do projeto; lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

9 Gestão do âmbito - Planear a gestão do âmbito; definição de requisitos; definição do âmbito; scope statement; WBS e dicionário da WBS; decomposição e work packages; verificação do âmbito e controlo do âmbito; Gestão do tempo - Planear a gestão do tempo; definir actividades; sequenciar actividades; estimar os recursos das actividades; estimar as durações das actividades; desenvolver o cronograma; CPM; Monte Carlo, Critical Chain Method; compressão do cronograma; optimização do cronograma; controlo do cronograma; Gestão dos custos - Planear a gestão dos custos; estimar custos; orçamentar custos; earned value management; Gestão da qualidade - Planear a gestão da qualidade; garantia da qualidade e controlo da qualidade; Gestão dos recursos humanos - Planear a gestão dos recursos humanos; mobilizar a equipa; desenvolver a equipa; gerir a equipa; Gestão das comunicações - Identificar stakeholders; planear a gestão dos stakeholders; planear as comunicações; distribuir Informações; reportar o desempenho; Gestão dos riscos - Identificar riscos; análise qualitativa dos riscos; análise quantitativa dos riscos; planear respostas; monitorizar riscos; Gestão das aquisições - Planear a gestão das aquisições; tipos de contratos; conduzir as aquisições; administrar as aquisições; encerrar as aquisições; Gestão das partes interessadas - Identificar stakeholders; planear a gestão dos stakeholders.

10 PMI - CAPM "Excelente orientação nos temas te6ricos e respectivos exemplos práticos... Filipe Florêncio Objectivos Pedagógicos Preparar os formandos para a obtenção da certificação. Analisar natureza, formato do exame, questões-tipo, técnicas e truques para respostas; abordagem e plano de estudo. Público Alvo Gestores de projeto que pretendam submeter-se ao exame de certificação Certified Associate in Project Management - CAPM. Informação curso Duração: 24 horas do Duração E-learning: 60 dias Formatos: E-learning Sala + E-learning Pré-requisitos Existem requisitos definidos pelo PMI para a obtenção da certificação - Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 24 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

11 Formatos CAPM Exam Prep - e-learning 0 nosso curso CAPM Exam Prep - e-learning oferece: Lições intuitivas acompanhadas de áudio Mais de 300 questões de teste explicadas Exercícios explicados Glossário Mais de 100 dicas para o ajudar a passar no exame Flash cards e outros jogos de aprendizado Identificação de tópicos a saber por cada tema Auxiliares de memória para memorizar mais facilmente Plano de preparação para o seu exame desenvolvido com a ajuda do tutor Fórum e chat Possibilidade de escrever notas online enquanto assiste a formação e as partilhar com tutor Não é necessário instalar software Acessível a partir de qualquer ligação de internet Acompanhamento de um tutor que mantém contato regular e proativo com os formandos CAPM Exam Prep - Sala+E-learning 0 curso incluí os cursos Project Management core sala mais o curso CAPM Exam Prep E-learning 0s materiais dos cursos em sala incluem: Caderno com exercícios Estudo de caso Programa Sao abordados cada um dos capítulos do PMB0K : Estrutura da gestão de projetos; Gestão da integração; Gestão do âmbito; Gestão do tempo; Gestão dos custos; Gestão da qualidade; Gestão dos recursos humanos; Gestão das comunicações; Gestão dos riscos; Gestão das aquisições; Gestão das partes interessadas; Responsabilidade profissional.

12 PMI - Risk Management Professional Objectivos Pedagógicos Preparar os formandos para a obtenção da certificação. Analisar natureza, formato do exame, questões-tipo, técnicas e truques para respostas; abordagem e plano de estudo. Público Alvo Gestores de projeto que pretendam submeter-se ao exame de certificação Risk Management Professional - RMP Informação curso Duração sala 40 horas do Duração E-learning: 60 dias Formatos: E-learning Sala + E-learning Pré-requisitos Existem requisitos definidos pelo PMI para a obtenção da certificação - Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 40 Professional Development Units. Formatos PMI -RMP Exam Prep - e-learning 0 nosso curso RMP Exam Prep - e-learning oferece: Lições intuitivas acompanhadas de áudio Mais de 200 questões de teste explicadas lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

13 Exercícios explicados Glossário Flash cards e outros jogos de aprendizagem Plano de preparação para o exame desenvolvido com a ajuda do tutor Memory aids para o ajudar a memorizar facilmente Dicas para exame e identificação de tópicos a saber por cada tema Fórum e chat Acompanhamento de um tutor que mantem contato regular e proativo com os formandos Demo Hands-on Pode experimentar a nossa plataforma e-learning, ver lições, jogar a jogos de memorização como o Sudoku e muito mais em: PMI -RMP Exam Prep - e-learning + sala O curso incluí RMP Exam Prep - e-learning mais formação presencial Programa O curso cobre as ferramentas, técnicas, áreas de conhecimento e skills necessários para saber aplicar práticas de gestão de risco. Os tópicos do curso incluem: Sobre a certificação PMI -RMP e sobre o exame Conceitos básicos de gestão de projetos Grupos de processos Estrutura da gestão de risco Planear a gestão de risco Identificar riscos Realizar a análise qualitativa Realizar a análise quantitativa Planear as respostas aos riscos Monitorizar riscos Reportar riscos e envolvimento de stakeholders Consolidação - Exames integrados; completar e discutir exame final. Preparar os próximos passos - Preparar um plano de estudo; preparar a candidatura ao exame.

14 PMI - Agile Certified Profissional Objectivos Pedagógicos 0 curso tem como objectivo preparar os formandos para obtenção da certificação PMI - Agile Certified Profissional. Adicionalmente, o curso deverá preparar os formandos para a execução no terreno dos principais processos, técnicas e ferramentas da abordagem agil. Adicionalmente, os formandos deverão conseguir adaptar a abordagem e as técnicas a natureza e a situação específica do projeto. Informação curso Duração sala 28 horas do Duração E-learning: 60 dias Formatos: E-learning Sala + E-learning Público Alvo Programadores a analistas interessados em conceitos e práticas de Agile, Gestores de projeto envolvidos em projetos que implementam métodologias ágeis ou IT managers; Pré-requisitos Existem requisitos definidos pelo PMI para a obtenção da certificação - Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 28 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

15 Formatos PMI -ACP Exam Prep - E-learning O nosso curso ACP Exam Prep - e-learning oferece: Lições intuitivas acompanhadas de áudio Mais de 150 questões de teste explicadas Exercícios explicados Glossário Flashcards e outros jogos de aprendizagem Plano de preparação para o seu exame desenvolvido com a ajuda do tutor Memory aids para o ajudar a memorizar facilmente Dicas para exame e identificação de tópicos a saber por cada tema Fórum e chat Acompanhamento de um tutor que mantem contato regular e proativo com os formandos Demo Hands-on Pode experimentar a nossa plataforma e-learning, ver lições, jogar a jogos de memorização como o Sudoku e muito mais em: PMI -ACP Exam Prep - E-learning + sala O curso incluí o curso ACP Exam Prep - E-learning + formação presencial Programa O curso cobre as ferramentas, técnicas, áreas de conhecimento e skills necessários para saber aplicar práticas ageis e passar no exame PMI -ACP (Agile certified practitioner). Os tópicos do curso incluem: Sobre a certificação PMI -ACP e sobre o exame Introdução ao agile Compreender o agile manifesto Iniciação do projetos Planear o âmbito Estimar em agile Planear o cronograma em agile Gestão de stakeholders e equipa Comunicação em agile Gerir qualidade e risco Earned value management Métodologias Agile Consolidação - Exames integrados; completar e discutir exame final. Preparar os próximos passos - Preparar um plano de estudo; preparar a candidatura ao exame.

16 PMI - Schedule Professional Objectivos Pedagógicos Preparar os formandos para a obtenção da certificação. Analisar natureza, formato do exame, questões-tipo, técnicas e truques para respostas; abordagem e plano de estudo. Público Alvo Gestores de projeto que pretendam submeter-se ao exame de certificação Schedule Professional - SP. Informação curso do Duração E-learning: 60 dias Formatos: E-learning Pré-requisitos Existem requisitos definidos pelo PMI para a obtenção da certificação - Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 40 Professional Development Units. Formatos PMI SP Exam Prep - E-learning 0 nosso curso SP Exam Prep - e-learning oferece: Acesso ilimitado 24/7 Licença por 60 dias de útilização Aprenda com uma entidade certificada como PMI Registered Education Provider Lições intuitivas acompanhadas de áudio e video 300 questões de teste explicadas lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

17 25 exercícios explicados Glossário com mais de 300 definições Dicas para o ajudar a passar no exame Flashcards e outros jogos de aprendizado Identificação de tópicos a saber por cada tema Auxiliares de memória para memorizar mais facilmente Possibilidade de escrever notas online enquanto assiste a formação e as partilhar com o tutor Não é necessário instalar software Acessível a partir de qualquer ligação de internet Plano de preparação para o seu exame desenvolvido com a ajuda do tutor Disponível em plataformas móveis (smartphones e tablets). Demo Hands-on Pode experimentar a nossa plataforma e-learning, ver lições, jogar a jogos de memorização como o Sudoku e muito mais em: Programa Schedule mission management; Schedule creation; Schedule maintenance; Schedule analysis; Schedule communication/reporting

18 PMI - Professional in Business Analysis SM da certificação - Objectivos Pedagógicos Preparar os formandos para a obtenção da certificação. Analisar natureza, formato do exame, questões - tipo, técnicas e truques para respostas, abordagem e plano de estudo. Público Alvo Informação curso Duração: 40 horas Formatos: Sala Gestores de projeto que pretendam submeter-se ao exame (PMI-PBA) SM Pré-requisitos Existem requisitos definidos pelo PMI para a obtenção Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 40 Professional Development Units. Formatos PMI PBA SM Exam Prep - Sala A nossa abordagem da formação em sala segue uma abordagem fortemente orientada para o exame que prevê: Apresentar e discutir em conjunto cada tópico; do lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

19 Para cada tópico realizar uma bateria de questões de exame; Diagnosticar resolução das questões de exame colocadas; Práticar e diagnosticar exercícios; Realizar e diagnosticar bateria integrada de questões de exame. Apoiar elaboração de plano de estudo e processo de candidatura Programa Introdução - Requisitos de elegibilidade para exame; processo de aplicação para exame; manutenção da certificação; anatomia do exame; dicas de exame; sobre o curso; preparar um plano de estudo; Levantamento de necessidades - Definir ou rever um problema ou oportunidade de negócio; recolher e analisar informações; esclarecer as necessidades do negócio e âmbito da solução; identificar e compreender as partes interessadas; determinar os valores das partes interessadas. Planear - Rever o business case; definir uma abordagem para assegurar a rastreabilidade; estabelecer um plano de gestão de requisitos, que defina o processo de levantamento de requisitos, análise, documentação, gestão e aprovação; estabelecer um processo de controlo de mudanças; criar um método para a gestão de documentos; definir métricas de negócio. Análise - Técnicas de licitação de requisitos; analisar, decompor e elaborar requisitos; avaliar as opções de produtos e capacidades; alocar requisitos aceites ou diferidos; obter aprovações; escrever especificações de requisitos; validar os requisitos; elaborar e especificar métricas detalhadas e criterios de aceitação. A rastreabilidade e monitoramento - ferramentas de rastreabilidade de requisitos; monitorar requisitos; actualizar o estado dos requisitos; comunicar o estado dos requisitos; gerir alterações. Avaliação - Validar os resultados dos testes; analisar gaps; obter aprovações; avaliar a solução; Consolidação - Exercícios integrados; completar e discutir o exame final; Próximos passos - Preparar um plano de estudo; preparar um processo de aplicação para exame.

20 AAPM - Certified International Project Manager Objectivos Pedagógicos Preparar os participantes para a execução no terreno dos principais processos, técnicas e ferramentas de gestão de projeto. No final do curso, os participantes deverao ser capazes de aplicar uma métodologia s6lida na gestão de um projeto do inicio ate a sua conclusão. Informação curso Duração: 40 horas Formatos: Sala do em actividades de gestão de projeto. Público Alvo Gestores de projeto e chefes de equipas de projeto envolvidos Formatos AAPM - CIPM Exam Prep - Sala Tendo em conta a natureza da gestão de projetos, a nossa abordagem a formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir o tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; Realizar exames de simulação lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

21 Material didático Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid que incluí templates, checklists, exemplos e videos, que dá aos gestores de projeto uma ferramenta que facilita a transição da sala de formação para os projetos reais. A melhoria reflecte-se numa melhor articulação entre a dimensao "Pessoa" e as dimensoes "Processos" e "Ferramentas". Caso de estudo A formação e acompanhada de um caso de estudo que permite aos formandos experienciarem a implementação dos conhecimentos adquiridos à gestão de um projeto. Para disponibilizar programas de formação mais integrados, a XPM desenhou casos de estudo base, que são desenvolvidos em cada curso especifico. Desta forma, os formandos tem maior facilidade em entender como o conhecimento adquirido em diferentes cursos se integra num todo coerente. Programa Pre-course test Introdução - Projetos vs operações; gestão de projetos e restrições; estruturas organizacionais e sua influência; ciclo de vida dos projetos; o PMO; áreas de conhecimento e grupos de processo. Iniciação - aprovar o arranque; métodos de selecção de projetos; Planear âmbito - Produto vs projeto; problemas da definição do âmbito; scope statement; PBS; WBS; Planear tempo - Dependências; lags e leads; caminho crítico; estimar durações estimar com incerteza; comprimir cronograma; resolver sobre-alocações; Planear custo - Definir a baseline; estimar e orçamentar; Qualidade - Identificar standards e métricas de qualidade; Recursos humanos - Organização do projeto; matriz de responsabilidades; plano de staffing; Gerir stakeholders - Identificar stakeholders; gerir resistência e envolvimentos; Gerir comunicação - Planear a comunicação, comunicação bottom-up e top-down; Gerir risco - Planear, identificar, analisar e responder a riscos; avaliar quantitativamente o risco; calcular, implementar e gerir a reserva; encerrar a baseline; Controlar e encerrar o projeto -Tabela de controlo; macro e micro controlo; limitações do controlo tradicional; EVM; relatórios de progresso eficazes; construir relatórios de progresso eficazes; gerir alterações; encerramento. Exame final

22 AAPM - Master Project Manager Objectivos Pedagógicos Preparar os participantes para a execução no terreno dos principais processos, técnicas e ferramentas da gestão de projeto. No final do curso, os participantes deverão ser capazes de aplicar uma metodologia sólida na gestão de um projeto do início até à sua conclusão. Os alunos irão também preparar-se para o exame e realizar o exame em sala, para a candidatura à certificação. American Academy Of Project Management Informação do curso Duração sala 200 horas Formatos: Sala Calendário: 1 Junho a 29 Setembro (Paragem em Agosto). Terças, Quintas das , Sábados das 9-18h O IPMC TM International Project Management Commission fornece standards Localização para certificações nas áreas de conhecimento e metodologias da gestão de projetos. A The AAPM TM sobre a autoridade da IMPC TM Lisboa fornece formação em todo o mundo através de empresas registadas, auditadas e acreditadas como formadores executivos (Executive Training). XPM Consulting é um Approved Training Provider. Formadores Henrique Moura Klaus Nielson Pilar Braz Rui Porteiro

23 Abordagem Tendo em conta a natureza da gestão de projectos, a nossa abordagem à formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir o tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; Realizar e diagnosticar exercícios Documentação de apoio Manual de formação que inclui apresentações expostas e caderno de exercícios. Caso de estudo Sempre que seja aplicável, a formação em sala é acompanhada de um caso de estudo que permite aos formandos experienciarem a implementação dos conhecimentos adquiridos à gestão do risco de um projecto. Conteúdo Este curso é composto por várias disciplinas: Project Management Core; MS Project Practitioner; Business Analysis; Risk management Professional; Agile project management; Business case foundation; Earned Value Professional; Project Management Office Implementations; Project People; Advanced Project Management Workshops; Master project manager Objetivos pedagógicos por disciplina Os objetivos pedagógicos por disciplinas: Project Management Core - Este curso visa preparar os participantes para a execução no terreno dos principais processos, técnicas e ferramentas de gestão de projeto. No final do curso, os participantes deverão ser capazes de aplicar uma metodologia sólida na gestão de um projeto do início até à sua conclusão. MS Project Practitioner - Esta formação não se dispersa pelo detalhe de todas as funcionalidades da ferramenta MS Project mas antes apresenta e discute um processo coerente, rigoroso e simples de planear e controlar um projeto com recurso ao MS Project. No final da formação os participantes deverão ser capazes de planear, actualizar e reportar progresso em MS Project com base nas boas práticas de gestão de projeto, mantendo toda a informação e apenas a informação necessária para que se possam concentrar na gestão do projeto e não na manutenção do plano. Business Analysis - Este curso prepara os profissionais para a análise de processos e negócio nas suas organizações. Risk management Professional - Esta formação visa desenvolver o conhecimento dos princípios, processos, ferramentas e técnicas da gestão dos riscos em projetos internacionais. No final do curso, os participantes devem conseguir implementar e adaptar o risk governance à realidade do projeto, identificar, analisar, responder e controlar os riscos do projeto.

24 Agile project management - O curso deverá preparar os formandos para a execução no terreno dos principais processos, técnicas e ferramentas da abordagem ágil. Adicionalmente, os formandos deverão conseguir adaptar a abordagem e as técnicas à natureza e à situação específica do projeto. Business case foundation - Este curso irá equipá-lo com os conhecimentos, competências e técnicas necessárias ao controlo da rentabilidade financeira dos seus projetos e assegurar que os seus projetos irão cumprir com as metas financeiras da sua organização. Earned Value Professional - Este curso prepara os participantes para poderem aplicarem o Earned Value Management em gestão de projetos internacionais. O curso está alinhado com as boas práticas internacionais tal como definidas pelo ANSI-EIA-748, EVP Certification Study Guide da Authority for Total Cost Management, Practice Standard for Earned Value Manegement do PMI. Project Management Office Implementations - Este curso aborda a forma de avaliar a necessidade, projetar, implementar e gerir um Project Management Office (PMO) em sua organização. Project People - Este curso entrega conceitos práticos e técnicas que os participantes podem começar a usar imediatemente nos seus projetos. O curso desenvolve os temas da comunicação em projetos, trabalho em equipa, gestão de conflito e liderança. Advanced Project Management Workshops - Este curso é dedicado a temas avançados da gestão de projetos, tais como a gestão de múltiplos projetos, recuperação de projetos, gestão de equipas internacionais ou o futuro da gestão de projeto. Adicionalmente, este curso prepara os formandos para a investigação em temas de gestão de projeto. Master project manager - O curso prepara os formandos para a obtenção da certificação Master Project Manager da American Academy of Project Management. Horário por disciplina Disciplina Duração Project Management Core 24 horas MS Project Practitioner 16 horas Business Analysis 12 horas Risk management Professional 16 horas Agile project management 16 horas Business case foundation 16 horas Earned Value Professional 16 horas Project Management Office Implementations 16 horas Project People 8 horas Advanced Project Management Workshops 32 horas Master project manager 28 horas TOTAL 200 horas

25 Scrum.org - Professional Scrum Master level I TM Objectivos Pedagógicos Através de casos de estudo, simulação de exames, este curso prepara os profissionais para aplicarem uma abordagem Agile na gestão dos seus projetos. Adicionalmente, este curso prepara os formandos para obterem a certificação Professional Scrum MasterTM Level 1 (PSM I), emitida pela Scrum.org. Informação curso Duração: 28 horas Formatos: Sala do Sobre a Scrum.org A Scrum.org lidera a evolução do Scrum, mantendo o Scrum Guide em 30 idiomas, emitindo certificações de Scrum e organizando forums comunitários e webcasts. Público Alvo Qualquer profissional que pretenda desenvolver os seus conhecimentos de práticas Agile. Adicionalmente, o curso destina-se a a profissionais que pretendam obter a certificação Professional Scrum MasterTM Level 1 (PSM I). Formatos Scrum.org - PSM TM Exam Prep - Sala A nossa abordagem de formação em sala segue uma abordagem prática que prevê: Apresentar e discutir em conjunto cada tópico; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

26 Para cada tópico realizar uma bateria de questões de exame; Diagnosticar resolução das questões de exame colocadas; Práticar e diagnosticar exercícios; Realizar e diagnosticar bateria integrada de questões de exame; Apoiar na elaboração de plano de estudo e processo de candidatura. Programa Os tópicos do curso incluem: Sobre a certificação SCRUM.ORG - PSM TM e sobre o exame; Introdução ao agile - Projeto; sucesso e fracasso dos projetos; gestão de projetos; abordagem waterfall; a história do agile; prespetiva geral do agile; Compreender o manifesto agile- Valores e princípios do manifesto agile; Iniciação do projeto - Termo abertura de projeto; métodos de seleção de projetos; Planear o âmbito - Técnicas de identificação de requisitos; priorização de requisitos; definir o âmbito; usar temas; gerir "stories", temas, "epics", funcionalidades e tarefas; Estimar em agile - Trabalhar com "relative sizing", "ideal time" e velocidade; "cycle time"; "burn rate"; "cone of uncertainty"; técnicas de estimativa em agile; Planear o cronograma em agile - Planear o projeto, release, iteração e dia; visão do produto; "product roadmap"; trabalhar com "backlogs"; retrospectivas; Gestão de partes interessadas e equipa - Papeís comuns em agile; identificar e gerir partes interessadas; colaboração; motivação; negociação; inteligência emocional; gestão de conflito; liderança; Comunicação em agile - Conceitos e técnicas de comunicação em projetos ageis; reportar desempenho com agile; Gerir qualidade e risco - Compreender a gestão da qualidade com agile; "refactoring"; verificação e validação; gerir "technical debt", WIP e defeitos; integração continua; gerir o "value stream"; técnicas e formatos de relatórios da gestão de risco com agile; Earned value management - Conceitos de earned value management (EVM); EVM ajustado a agile; reportar EVM em agile; Métodologias Agile - Scrum; XP; Chrystal methods; Dynamic Systems Development Method; Lean Software Development; feature driven development; Consolidação - Exames integrados; completar e discutir exame final Preparar os próximos passos - Preparar um plano de estudo; preparar a candidatura ao exame.

27 ITIL Foundation V3 Objectivos do curso 0 curso apresenta os princípios e elementos principais da gestão de serviços de ITIL com base em ITIL edição de curso permite aos formandos conhecerem as principais boas práticas internacionais de gestão de serviços de IT organizadas em função do seu ciclo de vida. Público alvo Informação curso Duração 24 horas Formatos: Sala Profissionais envolvidos em gestão de serviços de IT. do Programa About the course About ITIL and the exam ITIL service management lifecycle Service strategy Service design Service transition Service operation Continual service improvement Formatos ITIL Fundation V3 Exam Prep - Sala Este curso sera baseado em discussões de grupo, exercícios e simulações de questões de exame. ITIL is a registered trade mark of AXELOS Limited lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

28 Project Management Core "Excelente exposição de conhecimentos. Acompanhamento com muitos exemplos praticos. Incentivo a participação e raciocinio individual e de grupo. Disponibilidade total.".. Joao Cardoso Objectivos Pedagógicos Preparar os participantes para a execução no terreno dos principais processos, técnicas e ferramentas de gestão de projeto. No final do curso, os participantes deverão ser capazes de aplicar uma metodologia sólida na gestão de um projeto do início até a sua conclusão. Público Alvo Informação curso Duração sala: 24 horas Gestores de projeto e chefes de equipas de projeto envolvidos em actividades de gestão de projeto. do Duração E-learning: 60 dias Formatos: E-learning Sala Pré-requisitos Nao existem Pré-requisitos para frequentar este curso Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 24 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

29 Formatos Project management core E-learning O nosso curso Project Management Core - e-learning oferece: Acesso Ilimitado 24/7 Opção pelo idioma Português, Inglês ou Português (Brasil) Aprenda com uma entidade certificada como PMI Registered Education Provider Lições intuitivas acompanhadas de áudio Exercícios explicados Glossário Identificação de tópicos a saber por cada tema Acessivel a partir de qualquer ligação de internet Demo Hands-on Pode experimentar a nossa plataforma e-learning, ver lições, jogar a jogos e muito mais em: Project management core sala A nossa abordagem à formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Rever lições organizadas por tópicos com incidência na sua implementação prática; Rever exemplos, templates e checklists relevantes; Rever boas práticas aplicáveis a cada tópico; Realizar casos de estudo com feedback por parte do tutor; Realizar exercícios explicados; O curso incluí o seguinte material didático Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid que incluí templates, checklists, exemplos e videos. Caso de estudo Ao longo de toda a formação sera utilizado um caso de estudo que permitira aos formandos experienciarem a implementação dos conhecimentos adquiridos a gestão de um projeto. Programa Introdução - Projetos vs operações; gestão de projetos e restrições; estruturas organizacionais e sua influência; ciclo de vida dos projetos; o PMO; áreas de conhecimento e grupos de processo; Iniciação - aprovar o arranque; métodos de seleção de projetos; Planear âmbito - Produto vs projeto; problemas da definição do âmbito; scope statement; PBS; WBS; Planear tempo - Dependências; lags e leads; caminho crítico; estimar durações estimar com incerteza; comprimir cronograma; resolver sobre-alocações; Planear custo - Definir a baseline; estimar e orçamentar; Qualidade - Identificar standards e métricas de qualidade; Recursos humanos - Organização do projeto; matriz de responsabilidades; plano de staffing; Gerir risco - Planear, identificar, analisar e responder a riscos; avaliar quantitativamente o risco; calcular, implementar e gerir a reserva; encerrar a baseline; Controlar e encerrar o projeto -Tabela de controlo; macro e micro controlo; limitações do controlo tradicional; EVM; relatórios de progresso eficazes; construir relatórios de progresso eficazes; gerir alterações; encerramento.

30 MS Project Core "Muito focado e orientado a prática dando envolvencia teórica (materia e docente)" Gonçalo Monsilvo Objectivos Pedagógicos Esta formação não se dispersa pelo detalhe de todas as funcionalidades da ferramenta MS Project mas antes apresenta e discute um processo coerente, rigoroso e simples de planear e controlar um projeto com recurso ao MS Project. No final da formação Informação curso Duração sala: 24 horas Formatos: Sala os participantes deverão ser capazes de planear, actualizar e reportar progresso em MS Project com base nas boas práticas de gestão de projeto, mantendo toda a informação e apenas a informação necessária para que se possam concentrar na gestão do projeto e não na manutenção do plano. Público Alvo Gestores de projeto ou chefes de equipa que útilizem o MS Project. do Core. Pré-requisitos Recomendada a participação no curso Project Management Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 21 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

31 Formatos Microsoft Project Core Sala A nossa abordagem a formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Rever lições organizadas por tópicos com incidência na sua implementação prática; Rever exemplos, templates e checklists relevantes; Rever boas práticas aplicáveis a cada tópico; Realizar casos de estudo com feedback por parte do tutor; Realizar exercícios explicados; O curso incluí o seguinte material didático Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid kit que incluí templates, checklists, exemplos e videos. Caso de estudo Ao longo de toda a formação sera utilizado um caso de estudo que permitira aos formandos experienciarem a gestão de um projeto. Programa Perspectiva geral do MS Project - Tipos de ficheiros; Navegar no ambiente de trabalho; vistas e tabelas; ajuda e orientações; Wizards; opções de configuração; Definir projetos no MS-Project - Criar projetos; definir propriedades e opções; modificar o calendário e suas opções de configuração; Planear âmbito - Criar fases, entregas e actividades; definir hierarquias; utilizar o dicionário da WBS; Planear tempo - Tipos de dependências; lags; diferentes métodos para gerir dependências; tabela de restrições e tabela de milestones; estimar em fixed duration, fixed work e fixed units; lidar com deadlines; constrangimentos e calendários da actividade; analisar caminho critico; Planear recursos - Criar e manter os recursos do projeto; alocar recursos as actividades; visualizar atribuições; consultar alocação e utilização de recursos; Encerrar o plano - Implementar a reserva; optimizar o plano; trabalhar com baselines; Atualizar plano - Atualizar durações; atualizar trabalho; rever estimativas; Monitorizar e controlar progresso - Criar uma tabela de controlo; identificar desvios e prevêr performance futura; gerir alterações simples a baseline; Reportar progresso - Selecção, edição e criação de relatórios; configurar opções de layout de página e impressão; filtros e grupos; vistas personalizadas.

32 Project Management Fundamentals "Sessões práticas que consolidam bastante bem a parte teórica" Madalena Faria Objectivos Pedagógicos No final da formação os participantes deverão ter um entendimento comum sobre a linguagem, principais conceitos e técnicas de gestão de projeto. Público Alvo Membros de equipa de projetos Informação curso Duração: 14 horas Formatos: Sala do Pré-requisitos Nao existem Pré-requisitos para frequentar este curso Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 14 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

33 Formatos Project Management Fundamentals Sala A nossa abordagem a formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Rever lições organizadas por tópicos com incidência na sua implementação prática; Rever exemplos, templates e checklists relevantes; Rever boas práticas aplicáaveis a cada tópico; Realizar casos de estudo com feedback por parte do tutor; Realizar exercícios explicados; O curso incluí o seguinte material didático Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid que incluí templates, checklists, exemplos e videos, que dá aos gestores de projeto uma ferramenta que facilita a transição da sala de formação para os projetos reais. A melhoria reflecte-se numa melhor articulação entre a dimensao "Pessoa" e as dimensões "Processos" e "Ferramentas". Caso de estudo Ao longo de toda a formação sera utilizado um caso de estudo que permitira aos formandos experienciarem a gestão de um projeto. Programa Introdução - Projetos vs operações; gestão de projetos e restrições; estruturas organizacionais e sua influência; ciclo de vida dos projetos; o PMO; áreas de conhecimento e grupos de processo. Planear âmbito - Produto vs projeto; problemas da definição do âmbito; scope statement; PBS; WBS; Planear tempo - Dependências; lags e leads; caminho crítico; estimar durações estimar com incerteza; comprimir cronograma; Qualidade - Identificar standards e métricas de qualidade; Gerir risco - Planear, identificar, analisar e responder a riscos; Controlar e encerrar o projeto - Tabela de controlo; macro e micro controlo. Apenas disponível sob solicitação para formação dedicada a grupos ou empresas.

34 Project Management Advanced "Excelente adequação aos objectivos profissionais" Jorge Sousa Objectivos Pedagógicos Prepara os participantes para a execução no terreno de práticas avançadas de gestão de projeto. Público Alvo Vocacionado para gestores de projeto com uma s6lida experiência Informação curso Duração: 24 horas Formatos: Sala do Pré-requisitos Recomendada a participação no curso Project Management Core Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 24 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

35 Formatos Project Managment Advanced Sala A nossa abordagem segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir em conjunto cada tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; O curso incluí o seguinte material didático: Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid que incluí templates, checklists, exemplos e videos, que dá aos gestores de projeto uma ferramenta que facilita a transição da sala de formação para os projetos reais. A melhoria reflecte-se numa melhor articulação entre a dimensão "Pessoa" e as dimensões "Processos" e "Ferramentas". Caso de estudo Ao longo de toda a formação sera utilizado um caso de estudo que permitirá aos formandos experienciarem a gestão de um projeto. Programa Modulo 1 - Planeamento do âmbito e qualidade - Scope management plan; matriz de requisitos; baseline de requisitos; WBS, baseline técnica; quality management plan; métricas e padrões de qualidade; Modulo 2 - Tempo - PDM; cenários; gráficos de gantt e milestones; caminho crítico; redução do cronograma; ponto óptimo de aceleração; prioridade a recursos ou a tempo; alocação de recursos de Brook, Putman e Bohem; convergência de caminhos; PERT; análise de probabilidades; reserva; verdadeiro caminho crítico; monte carlo; cadeia critica; velocity diagrams e linear scheduling; line of balance; Modulo 3 - Custo - Custos diretos, indiretos, fixos e custos variáveis; curvas de aprendizagem; life cycle costing; precisão; planear com prioridade aos custos; reconciliação financeira; rateio e actividades LOE; Modulo 4 - Controlo - Métricas; tabelas de controlo; EVM; adaptações ao modelo EVM; controlo de qualidade do projeto; forecast; Modulo 5 - Comunicação - Comunicação bottom-up e top-down; preparar e apresentar um relatório de desempenho para a equipa, para a gestão ou cliente; Modulo 6 - Risco - Identificar riscos; análise qualitativa e quantitativa; exposição ao risco; riscos com múltiplos impactos; planear respostas; gerir o risco global. Apenas disponível sob solicitação para formação dedicada a grupos ou empresas.

36 Risk Management "Aplicação profissional e debate de ideias." Miguel Alvim Objectivos Pedagógicos Desenvolver o conhecimento dos princípios, processos, ferramentas e técnicas da gestão do risco; identificar os principais riscos de um projeto; implementar uma metodologia de gestão do risco; controlar o risco ao longo da vida do projeto. Público Alvo Gestores de projeto, chefes de equipa e profissionais que desejem compreender e dominar a gestão do risco em projetos. Informação curso Duraçao: 21 horas Formatos: Sala Completo do Pré-requisitos Recomendada a participação no curso Project Management Core. Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 21 Professional Development Units. Formatos Risk management Sala 33 lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

37 A nossa abordagem segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir em conjunto cada tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; O curso incluí o seguinte material didático Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid que incluí templates, checklists, exemplos e videos, que dá aos gestores de projeto uma ferramenta que facilita a transição da sala de formação para os projetos reais. A melhoria reflecte-se numa melhor articulação entre a dimensao "Pessoa" e as dimensfies "Processos" e "Ferramentas". Risk Management completo O curso incluí os cursos Risk Management Sala e o curso Project Management Core sala Caso de estudo Ao longo de toda a formação será utilizado um caso de estudo que permitirá aos formandos experienciarem a gestão de um projeto. Programa O curso cobre as ferramentas, técnicas, áreas de conhecimento e skills necessários para saber aplicar práticas de gestão de risco. Os tópicos do curso incluem: Conceitos básicos de gestão de projetos Grupos de processos Estrutura da gestão de risco Planear a gestão de risco Identificar riscos Realizar a análise qualitativa Realizar a análise quantitativa Planear as respostas aos riscos Monitorizar riscos Reportar riscos e envolvimento de stakeholders

38 Earned Value Management "O curso foi relevante para a minha carreira profissional, com exemplos praticos embebidos numa base teórica fundamental. Os slides são esclarecedores, concisos e claros." Jose Marçal Objectivos Pedagógicos Preparar os participantes para aplicarem o EVM nos seus projetos e organizações. Público Alvo Gestores de projeto, gestores funcionais e outros elementos com responsabilidade pela gestão financeira de projetos. Informação curso Duração: 12 horas Formatos: Sala do Pré-requisitos Recomendada a participação no curso Project Management Core. Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 12 Professional Development Units. 35 lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

39 Formatos Earned Value Management Sala A nossa abordagem segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir em conjunto cada tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; O curso incluí o seguinte material didático: Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid que incluí templates, checklists, exemplos e videos, que dá aos gestores de projeto uma ferramenta que facilita a transição da sala de formação para os projetos reais. A melhoria reflecte-se numa melhor articulação entre a dimensao "Pessoa" e as dimensões "Processos" e "Ferramentas". Caso de estudo Ao longo de toda a formação sera utilizado um caso de estudo que permitirá aos formandos experienciarem a gestão de um projeto. Programa Introdução - Porque detectamos os desvios tarde demais; falta de rigor do valor estimado para terminar; progresso físico; origem e evolução do EVM; Métricas base do EVM - Earned value; planned value; actual cost; Indicadores de performance - CV, SV, AV, TV, CPI e SPI; Prevêr performance futura - Estimativas atípicas, optimistas e pessimistas; TCPI e TSPI; Reportar com base em EVM - Gráficos EVM; comunicação top-down; Implementar EVM em MS Project - Limitações do modelo; construir a baseline de âmbito, tempo e custo; customizar indicadores de EVM; implementar indicadores de EVM em MSP; construir vistas para actualizar plano e reporting; Implementar EVM na organização - Ultrapassar problemas típicos da implementação do sistema EVM na organização. Apenas disponível sob solicitação para formação dedicada a grupos ou empresas.

40 Cost Management Objectivos Preparar os chefes de projeto para construir o business case do projeto. Desenvolver os conceitos e aplicação do EVM na gestão de projetos. Público Alvo Chefes de projeto, chefes de equipa e utilizadores que desejem compreender e dominar a avaliação e o controlo financeiro de projetos. Informação curso Duração: 12 horas Formatos: Sala do Pré-requisitos Recomendada a participação no curso Project Management Core. Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 12 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

41 Formatos Cost Management Sala A nossa abordagem segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir em conjunto cada tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; O curso incluí o seguinte material didático: Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid que incluí templates, checklists, exemplos e videos, que dá aos gestores de projeto uma ferramenta que facilita a transição da sala de formação para os projetos reais. Exemplar do livro "Fundamentals of Project Management (Worksmart)" de James P. Lewis Caso de estudo Ao longo de toda a formação sera utilizado um caso de estudo que permitirá aos formandos experienciarem a gestão de um projeto. Programa Introdução ao Cost Management de projetos; Ópticas de análise - Análise dos Fluxos da Empresa; Análise patrimonial; Análise de resultados; Origem e aplicação de fundos; Cash Flows - Cash flow de exploração e cash flow de investimento; Impostos; Amortizações; Cash flow descontado; A taxa de actualização; Preços constantes vs preços correntes; Métricas financeiras; Selecionar os projetos certos - Erros comuns; Business case; Objetivos, pressupostos e restrições; Lidar com cenários de projetos; Estrutura do caso incremental ou por dados totais; Modelização dos custos por recurso ou actividade; Modelização dos benefícios; Tratamento de intangíiveis; Análise de resultados; Métodos qualitativos para selecção de projetos; Porque falham os projetos; Planear o âmbito; Planear tempo e custo; Planear Risk Management; Controlo - Avaliar a performance do projeto; Criterios de medição do progresso; Desvios financeiros; Micro controlo e sua integração com macro controlo; Controlo de alterações; Controlo por Earned value management - Earned value, planned value e actual cost; Cost variance e schedule variance; CPI e SPI; Estimar performance futura; As limitações do earned value. Apenas disponível sob solicitação para formação dedicada a grupos ou empresas.

42 Agile Management Objectivos Pedagógicos 0 curso atravessa as ferramentas e Informação técnicas e as áreas de conhecimento curso e aptidões necessárias que necessita de aprender. 0 curso ajuda os Duração sala: 21horas práticantes de agile, iniciantes ou experientes, a: Formatos: Aplicar práticas de Agile a Sala situações especificas de projeto; Compreender a abordagem Agile, ao longo da fase de requisitos, análise, desenho, desenvolvimento, testes e deployment; Compreender os desafios da abordagem Agile na gestão do projeto; Saber determinar se a abordagem Agile é uma Opção viável para a situação e ambiente específico do projeto; Saber adaptar a abordagem Agile a situação específica. Público Alvo 0 curso poderá ser útil a profissionais que pretendam desenvolver conhecimentos de práticas de agile. Pré-requisitos Nao existem Pré-requisitos para a frequência neste curso. do lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

43 Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 21 Professional Development Units. Formatos Agile Management Sala A nossa abordagem a formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir em conjunto cada tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; Este curso incluí os seguintes materiais didaticos: Manual de formação que incluí apresentações e caderno de exercícios Caso de estudo Ao longo de toda a formação sera utilizado um caso de estudo que permitirá aos formandos experienciarem a aplicação dos conhecimentos adquiridos à gestão de um projeto. Programa O curso cobre as ferramentas, técnicas, áreas de conhecimento e skills necessários para saber aplicar práticas ágeis. Os tópicos do curso incluem: Introdução ao agile Compreender o agile manifesto Iniciação do projetos Planear o âmbito Estimar em agile Planear o cronograma em agile Gestão de stakeholders e equipa Comunicação em agile Gerir qualidade e risco Earned value management Métodologias Agile

44 Gestão de Requisitos Objectivos Pedagógicos Desenvolver conhecimento dos princípios, processos, ferramentas e técnicas da recolha, documentação, alteração e gestão requisitos do projeto. Público Alvo Gestores de projetos e profissionais envolvidos em gestão de requisitos. Informação curso Duração: 12 horas Formatos: Sala do Pré-requisitos Nao existem Pré-requisitos para a frequência neste curso. Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 12 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

45 Formatos Gestão requisitos Sala A nossa abordagem a formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: Apresentar e discutir em conjunto cada tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos relevantes; Realizar casos de estudo em equipa; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; Este curso incluí os seguintes materiais didaticos: Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Project management first aid que incluí templates, checklists, exemplos e videos, que dá aos gestores de projeto uma ferramenta que facilita a transição da sala de formação para os projetos reais. Caso de estudo Ao longo de toda a formação será utilizado um caso de estudo que permitirá aos formandos experienciarem a aplicação dos conhecimentos adquiridos a gestão de um projeto. Programa Framework da gestão de requisitos - Porque falham os projetos; definição de requisitos e stakeholders; elaboração progressiva; Ciclos de vida de software - Waterfall; espiral; abordagem iterativa; Desafios na gestão de requisitos - Analisar o problema; compreender necessidades dos stakeholders; definir o sistema; gerir o âmbito; refinar o sistema; construir o sistema; Analisar o problema - Fluxo da análise do problema; business modelling; system engineering; Compreender as necessidades dos stakeholders - Elicitação de requisitos; funcionalidades; entrevista; workshops de requisitos; storyboarding; Definir o sistema - Casos de uso; organizar informação de requisitos; o gestor de produto; Gerir o âmbito - Estabelecer o âmbito do projeto; gerir o cliente; Refinar o sistema - Refinar casos de uso; desenvolver especificações adicionais aos casos de uso; resolver ambiguidades; técnicas de especificação; Construir o sistema - Dos casos de uso a implementação; plano de testes; gerir alterações; gerir a qualidade do software. Apenas disponível sob solicitação para formação dedicada a grupos ou empresas.

46 Gestão de múltiplos projetos Objectivos Pedagógicos No contexto actual, planear e controlar projetos individuais tende a ser desafiante, a medida que os mercados vão exigindo produtos cada vez mais rápido usando menos recursos. Num ambiente de múltiplos projeto, esses desafios são intensificados e novos desafios nascem. Informação curso Duração sala 32 horas Formatos: Trabalha em mais de um projeto simultaneamente? Tem dificuldade em fazer malabarismo com recursos limitados? Gostaria de melhorar a sua produtividade pessoal e a eficiência do projeto? No final deste curso interactivo, os participantes devem ser capazes de gerir múltiplos projetos com confianca e controlo. Este curso lida com a Iniciação, planeamento e controlo de projetos em ambiente de múltiplos projetos. Sala do Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 32 Professional Development Units. Formatos Gestão de Múltiplos Projetos - Sala Tendo em conta a natureza da gestão de projetos, a nossa abordagem a formação segue uma abordagem fortemente prática que prevê: lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

47 Apresentar e discutir o tópico com incidência na sua implementação prática; Apresentar exemplos, templates e checklists relevantes; Realizar casos de estudo; Diagnosticar resolução de caso de estudo em conjunto; Realizar e diagnosticar exercícios Documentação de apoio Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Caso de estudo A formação em sala é acompanhada de um caso de estudo que permite aos formandos experienciarem a implementação dos conhecimentos adquiridos a gestão do risco de um projeto. Programa Introdução Gestão do trabalho pessoal Selecionar e lancar múltiplos projetos Gestão de âmbito de múltiplos projetos Gestão do tempo de múltiplos projetos Gestão do custo de múltiplos projetos Gestão da qualidade de múltiplos projetos Gestão dos recursos humanos de múltiplos projetos Gestão das comunicações de múltiplos projetos Gestão das aquisições de múltiplos projetos Gestão do risco de múltiplos projetos Controlar múltiplos Apenas disponível sob solicitação para formação dedicada a grupos ou empresas.

48 Project Management Simulator Objectivos Pedagógicos Preparar os participantes para a execução no curso terreno dos princípios, processos, ferramentas e técnicas da gestão do risco. No final do curso os participantes deverão ser capaz de: Planificar os recursos num projeto; Pilotar o desenvolvimento de um projeto; Formatos: Tomar decisões em equipa sob pressão de Sala tempo; Balancear custos, calendário, qualidade e factores humanos; Conhecer e aplicar técnicas e ferramentas de gestão de risco; Reagir a tipicas situações da gestão um projeto. Informação Duraçao sala 24 horas do Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 24 Professional Development Units. Simulação O curso é apresentado com recurso a um modelo de simulação da gestão de um projeto concreto que permite aos formandos integrar, num todo coerente, os principais factores que marcam a gestão de projetos: âmbito, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação e risco. A simulação e baseada no software SimulTrain, o simulador de projetos mais utilizado em todo o mundo e uma marca registada da STS. O software de simulação poderá ser apresentado em líingua Portuguesa ou Inglesa. A simulação permite aos formandos experimentar as situações e problemas típicos da maioria dos projetos. Esta abordagem lúdica, motivante e próxima da realidade potencia uma formação infinitamente mais atraente e sobretudo mais eficaz. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

49 Formatos Project Management Simulator - Sala A formação é organizada numa combinação entre exposição de tópicos, simulação do projeto utilizando o software de simulação e realização de casos praticos. A simulação é efectuada em grupos. Cada grupo terá à sua disposição um computador no qual estará instalado o software de simulação. Diante do simulador, o grupo trabalha sobre o planeamento, execução e controlo dum projeto concreto. O grupo é confrontado com numerosas situações que exigem uma decisão rápida. As decisões tomadas terão consequências imediatas, o que facilita a aprendizagem. Cada grupo deverá assegurar a gestão dos diversos parâmetros do projeto: o âmbito a entregar, os custos, o calendário, o nível de qualidade, a alocação de recursos de acordo com os skills necessários e a motivação da equipa. Documentação de apoio Manual de formação que incluí apresentações expostas e caderno de exercícios. Programa Introdução Planeamento do Âmbito Planeamento de Tempo Planeamento de custo Gestão de recursos humanos Gestão de risco Simulação de planeamento Simulação de execução e controlo do projeto (1 a parte ) Simulação de execução e controlo do projeto (2 a parte) Apenas disponível sob solicitação para formação dedicada a grupos ou empresas.

50 Project People Gerir melhor o seu tempo pessoal e profissional Objectivos Pedagógicos Este curso entrega conceitos práticos e técnicas que os Informação do curso participantes podem começar a usar imediatamente nos seus projetos. 0 curso desenvolve os Duração: 14 horas temas da comunicação em projetos, trabalho em equipa, Formatos: gestão de conflito e liderança. Este programa é altamente Sala interativo e incluí case studies, role playing e desenvolvimento de planos de ação individuais. Público Alvo Gestores, técnicos e quadros da empresa. Pré-requisitos Nao existem Pré-requisitos para a frequencia neste curso. Project Management Institute A XPM Consulting foi controlada e aprovada pelo Project Management Institute como Registered Education Provider podendo os formandos ganhar 14 Professional Development Units. lnformações e inscrições: office@xpmconsulting.com Tlf: Fax:

Catálogo de formação 2015

Catálogo de formação 2015 Catálogo de formação 2015 "The nicest thing about not planning is that failure comes as a complete surprise, rather than being preceded by a period of worry and depression." Sir John Harvey-Jones Patrocinador

Leia mais

Catálogo de Formação. Sir John. Patrocinador oficial do congresso

Catálogo de Formação. Sir John. Patrocinador oficial do congresso Catálogo de Formação 2016 "The nicest thing about not planning is that failure comes as a complete surprise, rather than being preceded by a period of worry and depression." Sir John Patrocinador oficial

Leia mais

Gestão de Projectos Lisboa 18, 19 e 20 de outubro de 2016

Gestão de Projectos Lisboa 18, 19 e 20 de outubro de 2016 Curso Especializado Competências e habilidades para controlar e dominar todas as etapas de planificação, desenvolvimento e monitorização Conceitos, Processos e Técnicas fundamentais da Gestão de Projectos

Leia mais

Gestão de Projetos para ENSAIOS CLÍNICOS

Gestão de Projetos para ENSAIOS CLÍNICOS A gestão eficiente do Ensaio tem um impacto signficativo nos tempos, alcance e orçamento do desenvolvimento dos medicamentos 2ª Edição Curso Prático Saiba como melhorar os aspetos chave de todas as fases

Leia mais

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP http://brasil.pmi.org Em todo o mundo há uma grande demanda por gerentes de projetos qualificados. Uma

Leia mais

Termo de Referência. Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos

Termo de Referência. Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos Termo de Referência Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos Maio/2012 Índice 1. OBJETO... 3 2. ESCOPO... 3 3. PRAZO... 7 4. LOCAL DE TREINAMENTO... 7 5. HORÁRIO DE TREINAMENTO...

Leia mais

PYLCROW CORPORATE AND TRAINING SERVICES INNOVATIVE LEARNING SOLUTIONS

PYLCROW CORPORATE AND TRAINING SERVICES INNOVATIVE LEARNING SOLUTIONS PYLCROW CORPORATE AND TRAINING SERVICES INNOVATIVE LEARNING SOLUTIONS A PYLCROW é um empresa portuguesa que actua a nível internacional nas áreas de Formação presencial intra e inter empresas, Formação

Leia mais

FICHA DE CURSO. Gestão de Projetos

FICHA DE CURSO. Gestão de Projetos FICHA DE CURSO DESCRIÇÃO DO CURSO Este curso segue as recomendações do PMBOK Guide 5ª Edição do Project Management Institute (PMI) e da ISO 21500, da International Standards Organization (ISO) para apresentar

Leia mais

Gestão de Projetos para Profissionais de Vendas

Gestão de Projetos para Profissionais de Vendas Como adquirir aptidões e Skills de gestão de projetos para ganhar e conducir negócios complexos Gestão de Projetos para Profissionais de Vendas Lisboa, 19 e 20 de Abril de 2016 Identificar a correta estratégia

Leia mais

Programa Avançado 2010 LISBOA Inicio a 26 Março 2010 PORTO Inicio a 26 Março 2010 LEIRIA Inicio a 26 Março 2010 A formação em Gestão de Projectos tem vindo a assumir uma importância cada vez maior em todo

Leia mais

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP 17 -agosto-2013 Agenda Apresentação Institucional Certificação PMP Mudanças na Certificação PMP Preparação para o Exame de

Leia mais

Programa de formação para voluntários no sistema de justiça criminal

Programa de formação para voluntários no sistema de justiça criminal Título Programa de formação para voluntários no sistema (SJC). Descrição geral Este curso foi desenhado para combinar sessões presenciais e à distância para voluntários que trabalhem no SJC. Os voluntários

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO ELABORAÇÃO ASSINATURA APROVAÇÃO ASSINATURA ÍNDICE CAPÍTULO 1. POLÍTICA E ESTRATÉGIA/ÂMBITO... 3 1.1 POLÍTICA E ESTRATÉGIA DA ENTIDADE... 3 1.2 OBJECTIVO

Leia mais

Superando resistências rumo ao sucesso da aplicação de métodos ágeis

Superando resistências rumo ao sucesso da aplicação de métodos ágeis Superando resistências rumo ao sucesso da aplicação de métodos ágeis Vitor Massari Atuando desde 1998 na área de projetos de TI. Sócio-diretor da Hiflex Consultoria. Autor do primeiro livro em Português

Leia mais

Apresentação do Treinamento

Apresentação do Treinamento Apresentação do Treinamento PRINCE2 Practitioner The Swirl logo is a trade mark of Axelos Limited. 1 O curso PRINCE2 Practitioner tem, como objetivo, capacitar os participantes a aplicarem a Metodologias

Leia mais

Proposta. Gerenciando Projetos com Microsoft Project. Apresentação Executiva. Gerenciando Projetos com Ms-Project

Proposta. Gerenciando Projetos com Microsoft Project. Apresentação Executiva. Gerenciando Projetos com Ms-Project Gerenciando Projetos com Microsoft Project Apresentação Executiva 1 O Microsoft Project é utilizado principalmente para o planejamento e controle de projetos. Atualmente é a ferramenta mais utilizada no

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

CATÁLOGO FORMAÇÃO 2007

CATÁLOGO FORMAÇÃO 2007 CATÁLOGO FORMAÇÃO 2007 Desenvolvemos Projectos de Formação desde 1985. A seriedade de procedimentos, a competência técnica e a solidariedade e a responsabilidade social pautam a nossa actuação. Acreditamos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI

Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI Preparatório Para o Exame de Certificação PMP Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI Este é o curso ideal para os gerentes de projetos

Leia mais

The nicest thing about not planning is that failure comes as a complete surprise, rather than being preceded by a period of worry and depression.

The nicest thing about not planning is that failure comes as a complete surprise, rather than being preceded by a period of worry and depression. Catálogo de formação 2013 The nicest thing about not planning is that failure comes as a complete surprise, rather than being preceded by a period of worry and depression. Sir John Harvey-Jones Patrocinador

Leia mais

FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION

FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION FORMAÇÃO PROJECT MANAGEMENT CERTIFICATION Formação Project Management Certification: Esta formação tem como objectivo a preparação para a certificação. A certificação é crucial, uma vez que reconhece os

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP As Certificações do PMI 2015 Mauro Sotille, PMP Quem somos A PM Tech é uma empresa de consultoria e treinamento que tem por missão prover desenvolvimento técnico e humano para organizações e pessoas por

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS COORDENADOR ENG.º JOSÉ MIGUEL RODRIGUES GASPAR Índice Designação do Curso... Erro! Marcador não definido. Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída...

Leia mais

MINI-MBA DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS

MINI-MBA DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS MINI-MBA DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS COORDENADOR ENG.º JOSÉ MIGUEL RODRIGUES GASPAR Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2

Leia mais

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS PMO PROJETOS PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA PMI SCRUM COBIT ITIL LEAN SIX SIGMA BSC ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS DESAFIOS CULTURAIS PARA IMPLANTAÇÃO DANIEL AQUERE DE OLIVEIRA, PMP, MBA daniel.aquere@pmpartner.com.br

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Especialização em Gestão de Projectos Nível 1 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Este curso constitui

Leia mais

ANÁLISE DE VALOR AGREGADO EM PROJETOS (EARNED VALUE)

ANÁLISE DE VALOR AGREGADO EM PROJETOS (EARNED VALUE) ANÁLISE DE VALOR AGREGADO EM PROJETOS (EARNED VALUE) TREINAMENTO OBJETIVO Capacitar os alunos em uma das mais poderosas ferramentas de controle de projetos disponível no mercado. A análise de valor agregado

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO

OBJETIVO PÚBLICO ALVO PMO Implantação e Operação do Escritório de Projetos. n Instrutor Luis Claudio, M.Sc. PMP, ITIL, COBIT DIFERENCIAIS Avaliação prévia das necessidades de cada participante para customização do conteúdo;

Leia mais

ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS

ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS Project Management Professional do PMI - Project Management Institute De acordo com a 5ª edição (2013) do PMBOK Guide GUIA DEFINITIVO 2ª edição Inclui:

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Apresentação do Treinamento

Apresentação do Treinamento Apresentação do Treinamento PRINCE2 Foundation The Swirl logo is a trade mark of Axelos Limited. 1 O curso PRINCE2 Foundation tem, como objetivo, capacitar os participantes a aplicarem a Metodologia Britânica

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE MÓDULO II - UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE Projecto: Kit elearning, SAF/ Novabase, S.A. Equipa

Leia mais

SOBRE O LIVRO... XVII. 1. Introdução à Gestão de Projetos... 1. 1.1 Definição de projeto... 1. 1.2 Ciclo de vida do projeto... 3

SOBRE O LIVRO... XVII. 1. Introdução à Gestão de Projetos... 1. 1.1 Definição de projeto... 1. 1.2 Ciclo de vida do projeto... 3 Índice SOBRE O LIVRO... XVII 1. Introdução à Gestão de Projetos... 1 1.1 Definição de projeto... 1 1.2 Ciclo de vida do projeto... 3 1.3 Gestão de projetos... 3 1.4 Ciclo de vida da gestão de projetos...

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6 Página 1 de 6 1. FUNCIONAMENTO Os cursos na modalidade de e-learning do são frequentados totalmente online, à exceção do Curso de Trabalhador Designado para a Segurança e Saúde no Trabalho em que a 1ª

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E TALENTOS

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E TALENTOS DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E TALENTOS CompetencyCore5 Success Through Competency-based Talent Management DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E TALENTOS A Gestão do Capital Humano com Foco nas Competências

Leia mais

A PRIMMER possui casos importantes nesta área. Venha compartilhar conosco desta experiência magnífica no mundo das metodologias ágeis.

A PRIMMER possui casos importantes nesta área. Venha compartilhar conosco desta experiência magnífica no mundo das metodologias ágeis. METODOLOGIAS ÁGEIS Boas Práticas para o Gerenciamento de Projetos de TI utilizando métodos ágeis baseados em SCRUM e XP etc. DIFERENCIAIS Avaliação prévia das necessidades de cada participante para customização

Leia mais

Case Promon: uma metodologia de Gerenciamento de Projetos. Setembro de 2012

Case Promon: uma metodologia de Gerenciamento de Projetos. Setembro de 2012 Case Promon: uma metodologia de Gerenciamento de Projetos Setembro de 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006 2004 2000 1997 1990 1979 1965 Hors concours no Top of Mind no Fórum Nacional de Benchmarking em

Leia mais

Gerenciamento de custos do projeto

Gerenciamento de custos do projeto PMBOK Visão Geral O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia do Conjunto de Conhecimentos em de Projetos, o qual inclui práticas comprovadas que são amplamente aplicadas na gestão de s, além

Leia mais

Gestão Ágil de Projetos e a certificação PMI-ACP

Gestão Ágil de Projetos e a certificação PMI-ACP Gestão Ágil de Projetos e a certificação PMI-ACP Apresentação Roberto Gil Espinha Mais de 15 anos de experiência em Projetos Bacharel em Administração de Empresas pela UNIVILLE Pós-Graduado em Gestão Empresarial

Leia mais

WWW.RJN.COM.BR. De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK

WWW.RJN.COM.BR. De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK EMENTA DO TREINAMENTO Apresentar metodologia de estudo dos fundamentos de gerenciamento de projetos, das áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo,

Leia mais

Proposta. ITILV3 ROTA LIFECYCLE Ciclo de Vida. Apresentação Executiva ITIL V3 ROTA LIFECYCLE

Proposta. ITILV3 ROTA LIFECYCLE Ciclo de Vida. Apresentação Executiva ITIL V3 ROTA LIFECYCLE ITILV3 ROTA LIFECYCLE Ciclo de Vida Apresentação Executiva 1 O foco principal dos treinamentos Lifecycle se apoia no próprio Ciclo de Vida, no uso de processos e práticas e no gerenciamento das habilidades

Leia mais

DGAJ/DF. Curso em E-learning

DGAJ/DF. Curso em E-learning Curso em E-learning Introdução O que é estudar a distância O estudo à distância é uma forma diferente de aprender. Para que uma pessoa possa estudar à distância, necessita desenvolver algumas habilidades

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas

PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas As organizações precisam mudar de um enfoque funcional para um enfoque orientado a projetos, o que demanda mudanças na estrutura organizacional

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Ponto de Vista da Mercer A avaliação 360 é um elemento vital para o desenvolvimento da liderança e planejamento de talentos Identifica pontos fortes e áreas de desenvolvimento

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

SEMINÁRIOS AVANÇADOS GESTÃO DE PROJECTOS

SEMINÁRIOS AVANÇADOS GESTÃO DE PROJECTOS SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE GESTÃO DE PROJECTOS 2007 Victor Ávila & Associados - Victor Ávila & Associados Centro Empresarial PORTUGAL GLOBAL, Rua do Passeio Alegre, nº 20 4150- Seminários Avançados de Gestão

Leia mais

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11.

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11. Sumário Introdução... xiii A quem se destina este livro...xiii Como o livro está organizado...xiii Como baixar os arquivos de prática...xiv Suas configurações no Project...xv Suporte técnico...xvi Parte

Leia mais

Catálogo de formação

Catálogo de formação Catálogo de formação 2011 The nicest thing about not planning is that failure comes as a complete surprise, rather than being preceded by a period of worry and depression. Sir John Harvey-Jones Patrocinador

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO project management - management personal effectiveness

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO project management - management personal effectiveness CATÁLOGO DE FORMAÇÃO project management - management personal effectiveness 2015 Rua Bombarda 58 Santa Joana 3810-013 Aveiro, Portugal emete@emete.com 1 ÍNDICE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP...4 GESTÃO

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP WORKSHOP [ WORKSHOP SOBRE O WORKSHOP O PMDome é um treinamento muito dinâmico e prático em gerenciamento de projetos onde os participantes são divididos em times que, em uma competição desafiadora e animada,

Leia mais

EXPERIENCIAL. 6 MÓDULOS DE EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL - MEX. 8 TREINAMENTO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE TEAL. 9 TOP DIRECTOR FORUM. 11 TRABALHO EM EQUIPE

EXPERIENCIAL. 6 MÓDULOS DE EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL - MEX. 8 TREINAMENTO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE TEAL. 9 TOP DIRECTOR FORUM. 11 TRABALHO EM EQUIPE 1 SUMÁRIO EXPERIENCIAL... 6 MÓDULOS DE EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL - MEX... 8 TREINAMENTO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE TEAL... 9 TOP DIRECTOR FORUM... 10 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES... 11 TRABALHO EM EQUIPE... 12

Leia mais

Relatório de Investigação da Escola julho 2015

Relatório de Investigação da Escola julho 2015 Microsoft Partners in Learning Relatório de Investigação da Escola julho 2015 Elaborado para julho 2015 Relatório do Estudo de Este relatório apresenta os resultados dos inquéritos à equipa diretiva e

Leia mais

Indice. Parte I - Um Modelo de Gestão de Projectos. Introdução... 1

Indice. Parte I - Um Modelo de Gestão de Projectos. Introdução... 1 r Indice Introdução.......................................... 1 Parte I - Um Modelo de Gestão de Projectos 1- Características da Gestão de Projectos 11 1.1 Definição de Projecto 11 1.2 Projectos e Estratégia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Departamento: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Sistemas de Informação Gerência de Projetos (GEP) CH: 72 h/a Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/1 Fase: 8ª

Leia mais

20000 Lead Auditor. Certified. ANSI Accredited Program. Bringing value to you! FORMAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS

20000 Lead Auditor. Certified. ANSI Accredited Program. Bringing value to you! FORMAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS ANSI Accredited Program BEHAVIOUR ISO Lead Auditor AUDITAR SISTEMAS DE GESTÃO DA SERVIÇOS (SGS) BASEADOS NA NORMA ISO Sobre o curso Este curso intensivo com duração de cinco dias, permite aos participantes

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

WWW.RJN.COM.BR/SIMULADOPMP

WWW.RJN.COM.BR/SIMULADOPMP EMENTA DO TREINAMENTO Apresentar metodologia de estudo dos fundamentos de gerenciamento de projetos, das áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da

Leia mais

Novidades do Guia PMBOK 5ª edição

Novidades do Guia PMBOK 5ª edição Novidades do Guia PMBOK 5ª edição Mauro Sotille, PMP O Guia PMBOK 5 a edição (A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) Fifth Edition), em Inglês, foi lançado oficialmente pelo

Leia mais

Calendário e Condições da Formação 2º Trimestre 2015

Calendário e Condições da Formação 2º Trimestre 2015 Calendário e Condições da Formação 2º Trimestre 2015 O logo PMI Registered Education Provider é uma marca registada do Project Management Institute, Inc. PMI, PMP, REP e PMBOK são marcas registadas do

Leia mais

Apresentação do Treinamento MSP. Fundamentos

Apresentação do Treinamento MSP. Fundamentos Apresentação do Treinamento MSP Foundation MSP Fundamentos 1 O curso MSP Foundation tem como premissa capacitar os participantes para que possam aplicar o framework britânico de gestão de programas de

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Certificação em Gerenciamento de Projetos

Certificação em Gerenciamento de Projetos Certificação em Gerenciamento de Projetos Existe um ponto muito importante para as organizações, que é a certificação, que vem trazer ao profissional as melhores práticas para o Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

22301 Lead Auditor. Certified. Bringing value to you! ANSI Accredited Program FORMAÇÃO EM CONTINUIDADE DE NEGÓCIO

22301 Lead Auditor. Certified. Bringing value to you! ANSI Accredited Program FORMAÇÃO EM CONTINUIDADE DE NEGÓCIO ANSI Accredited Program BEHAVIOUR ISO Lead Auditor Bringing value to you! AUDITAR SISTEMAS DE GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIO () BASEADOS NA NORMA ISO Sobre o curso Este curso intensivo com duração de

Leia mais

Certified ISO 31000 Risk Manager

Certified ISO 31000 Risk Manager ANSI Accredited Program BEHAVIOUR Sobre o curso Neste curso, com duração de dois dias, os participantes irão desenvolver as competências necessárias de modo a, com sucesso, saberem aplicar um modelo de

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos O QUE SÃO PROCESSOS? De acordo com o Guia PMBOK, (2013) processo é um conjunto de ações e/ou atividades inter-relacionadas

Leia mais

Serviço de Qualidade e Certificação

Serviço de Qualidade e Certificação República de Moçambique Ministério das Finanças CEDSIF - Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças UGEA-Unidade Gestora Executora das Aquisições UNIÃO EUROPEIA (FINANCIADO PELA UNIÃO

Leia mais

Workshop de Refrescamento sobre Criação de Sistemas de Monitoria e Avaliação de Projectos. Benguela, 09 de Abril de 2014

Workshop de Refrescamento sobre Criação de Sistemas de Monitoria e Avaliação de Projectos. Benguela, 09 de Abril de 2014 Workshop de Refrescamento sobre Criação de Sistemas de Monitoria e Avaliação de Projectos Benguela, 09 de Abril de 2014 SUMÁRIO 1 - FUNDAMENTOS DA MONITORIA E AVALIAÇÃO 1.1. Conceito 1.2. Diferenças entre

Leia mais

METODOLOGIA HSM Centrada nos participantes com professores com experiência executiva, materiais especialmente desenvolvidos e infraestrutura tecnológica privilegiada. O conteúdo exclusivo dos especialistas

Leia mais

Preparatório para o Exame de PMP Autora: Rita Mulcahy Edição: 8ª, em português (alinhado ao Guia PMBoK 2013 5ª Edição)

Preparatório para o Exame de PMP Autora: Rita Mulcahy Edição: 8ª, em português (alinhado ao Guia PMBoK 2013 5ª Edição) Preparatório para Certificação PMP Objetivo Este treinamento tem como finalidade preparar o profissional que atua como gerente de projetos, para que possa realizar com segurança o exame de Certificação

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

PRINCE2 FOUNDATION AND PRACTITIONER INNOVATIVE LEARNING SOLUTIONS WWW.PYLCROW.COM PORTUGAL - BRAZIL - MOZAMBIQUE

PRINCE2 FOUNDATION AND PRACTITIONER INNOVATIVE LEARNING SOLUTIONS WWW.PYLCROW.COM PORTUGAL - BRAZIL - MOZAMBIQUE PYLCROW Portugal LISBOA Email: info.pt@pylcrow.com Telefone: +351 21 247 46 00 http://www.pylcrow.com/portugal WWW.PYLCROW.COM PORTUGAL - BRAZIL - MOZAMBIQUE FOUNDATION AND PRACTITIONER INNOVATIVE LEARNING

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO.

www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. Crescer, Desenvolver, Multiplicar-se. Nossos melhores sonhos começam assim.

Leia mais

O PMI e o Gerenciamento de Projetos

O PMI e o Gerenciamento de Projetos O PMI e o Gerenciamento de Projetos André Voltolini Ex presidente PMI-RS VP de Relações Institucionais e Marketing - PMI-RS 09/2015 1 Sobre o que falaremos hoje PMI e o PMI-RS Guia PMBOK e Outras Referências

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

Ficha técnica do curso

Ficha técnica do curso Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais

Leia mais

I. Actividade da APAVTForm

I. Actividade da APAVTForm FORMAÇÃO PROFISSIONAL Objectivos I. A actividade da APAVTForm II. O e-learning na Formação dos Profissionais de Turismo III. Projecto Madeira Specialist Email: pmoita@apavtform.pt 1 I. Actividade da APAVTForm

Leia mais

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

i9social Social Innovation Management Sobre

i9social Social Innovation Management Sobre i9social Social Innovation Management A inovação social é uma solução inovadora para um problema social, que é mais eficaz, eficiente e sustentável do que as soluções existentes, e a qual incrementa a

Leia mais

Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy 1000/3000

Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy 1000/3000 Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy 1000/3000 Serviços HP Dados técnicos O Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy

Leia mais

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância Regras&Sugestões- Formação e Consultoria, Lda. Guia de Apoio ao Formando Data de elaboração: abril de 2014 CONTACTOS Regras & Sugestões Formação e Consultoria, Lda. Av. General Vitorino laranjeira, Edifício

Leia mais