Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física Esporte: organização do conhecimento do esporte enquanto fenômeno social, conceituando-o e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física Esporte: organização do conhecimento do esporte enquanto fenômeno social, conceituando-o e"

Transcrição

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física Esporte: organização do conhecimento do esporte enquanto fenômeno social, conceituando-o e relacionando-o ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho.

2 Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2 O esporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade. É um importante instrumento no processo de integração social, na educação, na transmissão de valores e na saúde. Esses são alguns dos atributos do fenômeno esportivo. (1)

3 Imagem: WiNG / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. E, no mundo contemporâneo, o esporte é também um grande negócio que movimenta bastante a economia do país. Constitui, portanto, fenômeno social observável na vida cotidiana que se articula com símbolos culturais, econômicos e políticos. (1)

4 Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2 Portanto o esporte, como fenômeno social, incorpora as várias faces da cultura, tornando-se um elemento que agrega os acontecimentos sociais. (2) Vamos refletir um pouco sobre ele!

5 O ESPORTE É O ÓPIO DO POVO? O esporte é capaz de promover uma consciência crítica e educativa? Para que serve o esporte? O esporte é um instrumento de transformação ou de dominação? Imagem: Wilson Wong / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. Por que ocorre tanta violência no esporte? Adaptado de SILVA (2004)

6 Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2 Para contribuir com essas questões relevantes sobre o esporte, vamos conhecer a abrangência desse fenômeno social enquanto lazer, educação, saúde e trabalho. Vamos lá?

7 ESPORTE ENQUANTO SAÚDE O que é saúde Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença ou enfermidade. Fonte: Acesso em 28 ago Fontes: Imagem da esquerda: =7; Imagem da direita: Acesso em: 6 Jul

8 BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DOS ESPORTES Aumento do gasto calórico. Condicionamento cardiorrespiratório. Melhorias na capacidade mental. Composição corporal. Melhora da resistência e força muscular, entre outros. Imagem: Tuomas Vitikainen / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported. Diminuição do estresse e ansiedade.

9 Imagem: Raynechu / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported. O esporte tem sido apontado como um promotor de saúde, entretanto, o mundo atual tem favorecido o sedentarismo, e consequentemente, a obesidade, que tem sido considerada o mal do século. Assim, em combate à obesidade, o esporte promove saúde além de ser um incentivo às relações sociais, tais como companheirismo e amizade. (3)

10 Na prática do esporte, precisamos ter alguns cuidados com a(o) sobrecarga de exercícios sem orientação de um profissional; especialização motora precoce; consumo de suplementos alimentares sem orientação do especialista.

11 ESPORTE ENQUANTO LAZER OU ESPORTE PARTICIPATIVO A junção de dois termos abrangentes, lazer e esporte, estabelece um outro sentido para o esporte. Características realizar atividades físicas sem pretensão de superar índices individuais para apenas sentir-se integrado ao meio ambiente; despojar-se de comparações atléticas; sentir-se satisfeito pela convivência com as pessoas. Fonte: Acesso em 28 ago

12 O que vemos é o esporte renascendo para a mudança de valores, talvez mais próximos do que Dumazedier (1979) chamava de esporte participação ou esporte de lazer. Busca transformar as práticas esportivas no tempo livre em entretenimento; diversão; participação; bem-estar e qualidade de vida.

13 O ESPORTE DE LAZER: UM OLHAR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS O investimento do Estado no lazer, mediante o conceito de bem-estar social e qualidade de vida levou a uma transformação no conceito de planejamento urbano e de políticas públicas no setor. E com a ampliação dos praticantes de esporte sem fins lucrativos (jogos participativos) que buscam a alegria, o divertimento, o prazer e a sociabilidade, os conceitos típicos do lazer são incorporados no esporte. (4)

14 Além das mudanças de valores, outro aspecto importante do esporte de lazer é a preocupação com grupos minoritários, como o desenvolvimento de atividade esportiva para pessoas da terceira idade e com necessidades especiais. (DIECKERT, 1984) 1 2 Imagem: Keith Allison / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.0 Generic. Imagem: Agência Brasil / Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

15 O esporte de lazer promove a participação de todos os setores e se preocupa com a acessibilidade e a inclusão. Lembre-se de que o esporte de lazer não precisa de estádio, de locais fechados ou mesmo de equipamentos de última geração que só os iniciados conseguem utilizar; o esporte de lazer exige equipamentos amplos que possam ser aproveitados por diversas faixas etárias, tipos de pessoas e jogos; os equipamentos devem atender às amplas necessidades não ficando presos a uma modalidade. (DIECKERT, 1984).

16 O lazer passivo no qual os meios de comunicação, em especial a televisão, fazem uso com bastante propriedade, tornam os espectadores em potenciais consumidores da indústria do lazer. SEED-PR (2007). Para refletir! Será que a televisão proporciona uma forma de alienação? Imagem: Angelnico / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

17 compra de ingresso para assistir a um evento esportivo; investimento de multinacionais em marketing esportivo; matrículas de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia; compra de calçado e material específicos para a prática esportiva. A televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um grande público, tornando produtoras de verdades, criando crenças, ídolos e divulgando informações pertinentes aos seus interesses, contribuem para a formação de uma massa consumidora. (5) Imagem: Marcello Casal Jr/ABr / Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Imagem: Angelnico / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

18 ESPORTE ENQUANTO TRABALHO OU ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO Características 1. possui regras físicas; 2. a subordinação dessa prática a algum órgão oficial (Federação); 3. é uma atividade competitiva; 4. o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior que o prazer de praticar o esporte. Fonte: Acesso em: 28 ago

19 O indivíduo que se envolve num esporte de alto nível, no seu processo, será submetido a 1) ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos; 2) estar ciente (orientação) das dificuldades e ter o foco na superação. Imagem: Jarrett Campbell / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Obs.1: Esporte de alto nível é seletivo e excludente, só tem espaço para os melhores. Obs.2: A carga extenuante de treinamento diário para se atingir um nível de rendimento ótimo (performance), muitas vezes, está associado à ocorrência de lesões traumáticas que são os fatores limitantes. (6)

20 Doping O uso indevido de substâncias ilegais, com a finalidade de elevar ilicitamente os níveis da capacidade física normalmente quando flagrado em exames antidoping, bloqueia parte da carreira desportiva e deixa algumas sequelas psicológicas, como: sentimento de derrota, frustração, entre outros. (6)

21 ESPORTE ENQUANTO EDUCAÇÃO (ESPORTE EDUCACIONAL) 1) O esporte deve ser trabalhado de forma adaptada à escola em relação à estrutura/ espaço; ao material; às regras; ao nível de competição; à premiação; aos gestos motores de acordo com as condições sociais e pessoais; à seletividade (não seletivo); ao desenvolvimento de habilidades e competências para além da técnica e dos gestos motores.

22 2) Objetivos vivenciar as práticas esportivas visando ao prazer e não à competição (Espírito Esportivo); alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Aprender a aprender; Aprender a fazer; Aprender a ser; Aprender a conviver. Para a formação de competências (cidadania plena), na busca da inclusão e transformação social. Aprendizagem de valores (respeito, honestidade, solidariedade, disciplina, entre outros). Fonte: Acesso em 28 ago

23 Para refletir! Esporte na Escola ou Esporte da Escola

24 Esporte na Escola Esporte da Escola Subordinação aos códigos da instituição esportiva (alto rendimento): -princípio do rendimento atléticodesportivo; -comparação de rendimentos e recordes; -regulamentação rígida; -sucesso esportivo (vitória); -racionalização de meios e técnicas. Prática da cultura escolar: -não serve à indústria do esporte; -esporte como objeto de ensino; -reorganização e reestruturação de um saber acumulado historicamente. Adaptado de BARBANTI (2000).

25 Não podemos negar o esporte da Escola, pois sua ideologia penetra no âmbito escolar por se tratar de um fenômeno social e à medida que a escola produz uma cultura do esporte, pode relacionar-se com essa prática, confrontando-a, dando-lhe um novo significado. O esporte como elemento cultural insere- se na sociedade de diferentes maneiras, por isso a dificuldade de dissociá-lo da economia, da cultura e da política. (1)

26 EXTRA 1. Iniciar um debate acerca dos esportes, fazendo os seguintes questionamentos: De quais esportes você mais gostam? Com quais formas de esporte podemos interagir? Como o esporte pode influenciar nossas vidas? Ao término das discussões, os estudantes deverão criar um painel em que escreverão as várias dimensões do esporte enquanto fenômeno social e, posteriormente, apresentar ao grande grupo. Adaptado de REIS (2010). Disponível no site: Acesso em: 15 de Jul

PEDAGOGIA NO ESPORTE. Profª Msc. Atagy Terezinha Maciel Feijó Profª Msc. Denize Ap. R. da Costa Leite

PEDAGOGIA NO ESPORTE. Profª Msc. Atagy Terezinha Maciel Feijó Profª Msc. Denize Ap. R. da Costa Leite PEDAGOGIA NO ESPORTE Profª Msc. Atagy Terezinha Maciel Feijó Profª Msc. Denize Ap. R. da Costa Leite O direito das crianças e dos jovens ao esporte No Brasil, todos aceitamos como legítimo o preceito constitucional

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

Ginástica Geral (GG)

Ginástica Geral (GG) Ginástica Geral (GG) Compreende um vasto leque de atividades físicas, nas quais acontecem manifestações gímnicas e/ou culturais. A GG engloba os tipos de ginástica de competição (Ginástica Artística, Ginástica

Leia mais

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr.

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA Primeiro contato da criança com o esporte de interesse. Suas regras, fundamentos, movimentações vão sendo

Leia mais

Competição. As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade

Competição. As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade Competição As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade Elas costumam introduzir, incutir, exacerbar e/ou fortalecer valores e símbolos de nossa cultura, de modo explícito e implícito.

Leia mais

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2012

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 professora@brunaoneda.com.br Ginástica Geral (GG) Compreende um vasto leque de atividades físicas, nas quais acontecem manifestações gímnicas e/ou culturais.

Leia mais

Aspectos Positivos do Esporte

Aspectos Positivos do Esporte Aspectos Positivos do Esporte O esforço, a superação exigida treina o homem para a vida e aponta o caminho para a autonomia Mantenedor de valores éticos Efeitos sobre os centros nervosos, a circulação,

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

( ) Por que a atividade física é importante para saúde e inteligência do seu filho?

( ) Por que a atividade física é importante para saúde e inteligência do seu filho? ( ) Por que a atividade física é importante para saúde e inteligência do seu filho? Foi-se o tempo em que a Educação Física e o esporte eram tratados como um complemento ao currículo escolar. Hoje, a prática

Leia mais

A Prática Esportiva do Voleibol e suas Possíveis Mudanças de Comportamento em Alunos do Ensino Médio

A Prática Esportiva do Voleibol e suas Possíveis Mudanças de Comportamento em Alunos do Ensino Médio A Prática Esportiva do Voleibol e suas Possíveis Mudanças de Comportamento em Alunos do Ensino Médio Marilya Batista Garcia 1 (IC)*, Leonardo Silva Assunção (PQ) Universidade Estadual de Goiás Câmpus Porangatu.

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA.

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. PROFESSOR GEORGE LUIZ CARDOSO SECR. MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER DA CIDADE DE LIMEIRA Relato

Leia mais

FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA Projeto: Festival de Iniciação Esportiva Publicação no D.O.U 28/12/2015 Seção 1 Pág 125 Beneficiários Diretos: 300 crianças/adolescentes Valor Total aprovado: R$ 302.681,74

Leia mais

DESPORTO EDUCAÇÃO PARA A PAZ, FRATERNIDADE E INTERCULTURALIDADE

DESPORTO EDUCAÇÃO PARA A PAZ, FRATERNIDADE E INTERCULTURALIDADE DESPORTO EDUCAÇÃO PARA A PAZ, FRATERNIDADE E INTERCULTURALIDADE 19 DESPORTO PARA A INCLUSÃO ALTA COMPETIÇÃO 20 A sua importância...estendendo-se...aos domínios: Afetivo Ético Social Formação Pessoal e

Leia mais

O ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SEUS MITOS, SUAS VERDADES E SUA REALIDADE CULTURAL, ECONÔMICA E POLÍTICA NA SOCIEDADE ATUAL.

O ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SEUS MITOS, SUAS VERDADES E SUA REALIDADE CULTURAL, ECONÔMICA E POLÍTICA NA SOCIEDADE ATUAL. O ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SEUS MITOS, SUAS VERDADES E SUA REALIDADE CULTURAL, ECONÔMICA E POLÍTICA NA SOCIEDADE ATUAL. Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira Macapá / AP Novembro

Leia mais

PROJETO BIRIBOL FUTURO. O projeto

PROJETO BIRIBOL FUTURO. O projeto O projeto O Projeto Biribol Futuro visa apoiar a prática dessa categoria esportiva oferecendo maior contato do público com o esporte, oferecendo atividades para idosos, portadores de necessidades especiais,

Leia mais

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO EMENTA NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO DISCIPLINA: Adaptações neuromusculares ao treinamento EMENTA: Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Áreas de investigação Edital Normativo 03/2014 A Comissão de Pós-Graduação da Escola de Educação Física, conforme disposto no subitem VIII.11 do Regulamento da Comissão Coordenadora do Programa, baixado

Leia mais

PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube. Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte

PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube. Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte Lei de Incentivo ao Esporte PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS TRIBUTADAS PELO

Leia mais

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE UMA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ESPORTES DE SÃO PAULO A MedSport oferece, desde 1981, Iniciação Poliesportiva para crianças e jovens de 4 a 15 anos. Por

Leia mais

Fundamentos do TE 27/11/2012

Fundamentos do TE 27/11/2012 Unidade I Fundamentos do Esportivo Conceito de Conceito de Esportivo Processo Conceito de É um processo pelo qual se submete alguém à busca de melhoria de alguma coisa. Visa a melhoria pois envolve diversas

Leia mais

O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS E COMPETITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO DE FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO INTEGRAL ROBERTO CARDÔZO MELCHIOR

O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS E COMPETITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO DE FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO INTEGRAL ROBERTO CARDÔZO MELCHIOR O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS E COMPETITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO DE FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO INTEGRAL ROBERTO CARDÔZO MELCHIOR RESUMO O objetivo do presente estudo foi analisar e discutir

Leia mais

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO

TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE CAMPEONATO REGIONAL DE JUDÔ CATEGORIA: CONCLUÍDO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANALISE DA INCIDÊNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE EM JUDOCAS INFANTO-JUVENIL PARTICIPANTES DE

Leia mais

Atividades Cooperativas

Atividades Cooperativas Atividades Cooperativas Acadêmicos: Luis Szczuk Shayda Muniz Tipos de Atividades: Individual; Competitiva; Semicooperativa; Cooperativa. Atividade Individual Nestas atividades/jogos não existe relação

Leia mais

Treinamento Esportivo

Treinamento Esportivo Treinamento Esportivo Introdução Fundamentos Aplicação dos conteúdos e foco Conceitos Atletas Não Atletas Treinamento Treinamento Esportivo Significado Esporte Composição Alto Rendimento Coordenação e

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Esporte

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Esporte Projeto Pedagógico do Bacharelado em Esporte Descrição: O Esporte estruturado é sinônimo de Esporte Formal, o qual é definido com uma atividade regulada por normas nacionais e internacionais e por suas

Leia mais

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino do futebol/ futsal A metodologia para o ensino do futebol até a especialização

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS Rivison José da Costa Júnior RESUMO O presente estudo visa relatar a importância de ensinar futsal para crianças, nos primeiros anos de escolaridade,

Leia mais

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola;

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; Introdução ao Atletismo; 1 PCN Parâmetro Curricular Nacional A

Leia mais

ÁREAS DE FORMAÇÃO Área formativa 1: Gestão Desportiva

ÁREAS DE FORMAÇÃO Área formativa 1: Gestão Desportiva ÁREAS DE FORMAÇÃO Área formativa 1: Gestão Desportiva Planeamento e Gestão de Projectos Marketing do Desporto Financiamento Fiscalidade Administração e Gestão de um Clube desportivo Gestão de Instalações

Leia mais

Planear : - Fazer o plano de - Definir antecipadamente um conjunto de ações ou intenções. = PROJECTAR

Planear : - Fazer o plano de - Definir antecipadamente um conjunto de ações ou intenções. = PROJECTAR Planeamento: Planeamento de Programas e Projetos do Desporto DEFINIÇÕES - Ação ou efeito de planear. - Antecipar tudo o que pode acontecer. Planear : - Fazer o plano de - Definir antecipadamente um conjunto

Leia mais

PROGRAMA DE GESTORES FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA FAE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA CAE

PROGRAMA DE GESTORES FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA FAE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA CAE O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é o Departamento de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Lançado em 2009, tem a missão de gerar e difundir conhecimento para a formação de profissionais de

Leia mais

Treinamento Esportivo

Treinamento Esportivo Treinamento Esportivo Introdução Fundamentos Aplicação dos conteúdos e foco Conceitos Atletas Não Atletas Treinamento Treinamento Esportivo Significado Esporte Composição Alto Rendimento Coordenação e

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 EDUCAÇÃO FÍSICA 11) Conforme a Proposta Curricular

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Linguagens e códigos e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender os usos do corpo na sociedade

Leia mais

Iniciação esportiva. Esporte. Comportamento livre, espontâneo e expressivo. Altamente organizados e competitivos.

Iniciação esportiva. Esporte. Comportamento livre, espontâneo e expressivo. Altamente organizados e competitivos. Iniciação esportiva A participação esportiva envolve a atividade física, mas pode não melhorar o condicionamento físico. As crianças são aconselhadas a praticar esportes. Brincar Comportamento livre, espontâneo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Educação Física / Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ANEXO I Plano de ensino Departamento responsável: Departamento de Desportos Data de Aprovação

Leia mais

ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO E O DOPING

ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO E O DOPING EDUCAÇÃO FÍSICA 9º 11/10/2017 ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Bimestre Valor: 10,0 DATA LIMITE PARA ENTREGA: 11.10.2017 (QUARTA-FEIRA) ENTREGAR PARA FABRICIA, MAMEDE OU EDUARDO Nota: 1 Leia os textos

Leia mais

ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO E O DOPING

ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO E O DOPING EDUCAÇÃO FÍSICA 8º 11/10/2017 ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Bimestre Valor: 10,0 DATA LIMITE PARA ENTREGA:.11.10.2017 (QUARTA-FEIRA) ENTREGAR PARA FABRICIA, MAMEDE OU EDUARDO Nota: 1 Leia os textos

Leia mais

1 JOGOS INTERNOS DO IFSP CÂMPUS AVARÉ

1 JOGOS INTERNOS DO IFSP CÂMPUS AVARÉ 1 JOGOS INTERNOS DO IFSP CÂMPUS AVARÉ REGULAMENTO GERAL AVARÉ 2019 REGULAMENTO GERAL TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A prática de esportes é incentivada nas Instituições Federais de Ensino

Leia mais

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES Marcio Turini, Marta Gomes, Ana Miragaya e Lamartine DaCosta YOUTH OLYMPIC GAMES JOGOS OLÍMPICOS DA

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso,

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

Análise dos Regulamentos das Competições infanto-juvenis em diferentes contextos

Análise dos Regulamentos das Competições infanto-juvenis em diferentes contextos UMA TEORIA DA COMPETIÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS Análise dos Regulamentos das Competições infanto-juvenis em diferentes contextos Autoras: Amanda Busch Priscila Lourenço Regina Helena São Paulo 2012 INTRODUÇÃO

Leia mais

PSICOLOGIA. Conheça mais sobre o curso

PSICOLOGIA. Conheça mais sobre o curso PSICOLOGIA Conheça mais sobre o curso MITOS VERDADES 1 Profissional que bate papo. 1 Elabora e planeja com uma finalidade. 2 Adivinha e descobre tudo. 2 Estuda e faz ciência. 3 Analisa e dá conselhos.

Leia mais

COLÉGIO INTEGRADO JAÓ EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO DE MODALIDADES ESPORTIVAS

COLÉGIO INTEGRADO JAÓ EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO DE MODALIDADES ESPORTIVAS COLÉGIO INTEGRADO JAÓ EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO DE MODALIDADES ESPORTIVAS GOIÂNIA 2017 1 Finalidade As Equipes Esportivas do Colégio Integrado Jaó têm por finalidade aumentar a participação dos estudantes

Leia mais

METODOLOGIA DA PARTICIPAÇAO/GLOBAL NO FUTSAL NA EMEF ALTINA TEIXEIRA

METODOLOGIA DA PARTICIPAÇAO/GLOBAL NO FUTSAL NA EMEF ALTINA TEIXEIRA METODOLOGIA DA PARTICIPAÇAO/GLOBAL NO FUTSAL NA EMEF ALTINA TEIXEIRA Nabil Ferreira el Hodali 1 Thierri Caruccio Guerra 2 Leonardo Gasparine Fernandes 3 Lurian da Rocha Alves 4 Janaina Gomes Cantes 5 Adriana

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014 Skate O O Prof. Me. Flávio Antônio Ascânio Lauro Skate O O Objetivos Gerais Vivenciar

Leia mais

Acadêmica do Curso de Educação Física, ULBRA SM. Bolsista do Pibid/ Capes. 2

Acadêmica do Curso de Educação Física, ULBRA SM. Bolsista do Pibid/ Capes. 2 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL DOS ATLETAS DE FUTSAL DA EMEF ALTINA TEIXEIRA Nabil Ferreira El Hodali 1 Thierri Caruccio Guerra 2 Leonardo Gasparine Fernandes 3 Lurian da Rocha Alves 4 Janaina Gomes

Leia mais

Referenciais de Formação Específica - FICHA MODELO DE SUBUNIDADE DE FORMAÇÃO

Referenciais de Formação Específica - FICHA MODELO DE SUBUNIDADE DE FORMAÇÃO Componente Prática: 0 horas Componente Teórica: 2 horas Total de horas: 2 Introdução ao Atletismo Apresentação da Modalidade CP: 0 CT: 1 a) As diferentes disciplinas do Atletismo (Ar Livre e Pista Coberta)

Leia mais

PLANEJANDO AS ATIVIDADES ESPORTIVAS (Prof. MSc. Ronaldo Pacheco)

PLANEJANDO AS ATIVIDADES ESPORTIVAS (Prof. MSc. Ronaldo Pacheco) PLANEJANDO AS ATIVIDADES ESPORTIVAS (Prof. MSc. Ronaldo Pacheco) I UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Ao darmos início a nossa reflexão sobre o uso pedagógico do esporte, no caso específico as modalidades coletivas,

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

2- Em relação às potencialidades e aos limites da atividade física, do exercício físico e da saúde, assinale o que for correto.

2- Em relação às potencialidades e aos limites da atividade física, do exercício físico e da saúde, assinale o que for correto. PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: Ginastica Geral, Atividades Aquáticas e Corrida/Caminhada. Nome: Curso: 1- Em relação a importância dos equipamentos adequados

Leia mais

O ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL: Esporte no Ambiente Escolar

O ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL: Esporte no Ambiente Escolar O ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL: Esporte no Ambiente Escolar Katíúcia Bonelá da Cunha Graduanda em Educação Física, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Alyson Junqueira de Carvalho Graduando

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais

Autores que defendem que a ginástica seja ensinada com mais frequência nas escolas recomendam que o professor de Educação Física

Autores que defendem que a ginástica seja ensinada com mais frequência nas escolas recomendam que o professor de Educação Física Questão: 111045 Considerando as relações entre atividade física, saúde e programas de intervenção em atividade física, julgue os itens que se seguem. Os objetivos do Programa Academia da Saúde, coordenado

Leia mais

Projeto Social: B a s e A t l e t i s m o

Projeto Social: B a s e A t l e t i s m o Projeto Social: B a s e A t l e t i s m o Acreditamos no poder da transformação VAMOS JUNTOS na pratica do atletismo Todos os anos a Pé de Vento tem uma demanda espontânea de adolescentes que nos procuram

Leia mais

Sua missão é "ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã".

Sua missão é ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã. esporte social A ACM-RS A Associação Cristã de Moços do Rio Grande dos Sul foi fundada há mais de 110 anos e é uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais,

Leia mais

CHAMADA Nº 03/2018 JOGOS INTEGRADORES DO IFBA/ JIFBA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA IFBA Processo nº: /

CHAMADA Nº 03/2018 JOGOS INTEGRADORES DO IFBA/ JIFBA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA IFBA Processo nº: / CHAMADA Nº 03/2018 JOGOS INTEGRADORES DO IFBA/ JIFBA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA IFBA Processo nº: 23278.003000/2018-44 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA, por meio de sua

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ ,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400

Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ ,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400 Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ 579.609,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400 POR ETAPA Modalidades Trabalhadas: Basquete, Voleibol,

Leia mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Páblius Staduto Braga da Silva Medicina do Exercício e do Esporte Hospital Nove de Julho Coordenador Médico

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

ANEXO IX - PLANILHAS DE AVALIAÇÃO

ANEXO IX - PLANILHAS DE AVALIAÇÃO ANEXO IX - PLANILHAS DE AVALIAÇÃO PROJETO: AVALIADOR: PLANILHA DE AVALIAÇÃO PROJETO DE ESPORTES DE CARÁTER EDUCACIONAL Cada critério receberá uma nota, considerando: Nota mínima, quando a informação não

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 119515 Considerando-se o Eixo Temático Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja

Leia mais

Nº da Proposta: OTD/PA0006

Nº da Proposta: OTD/PA0006 Nº da Proposta: OTD/PA0006 Área: Desporto, Saúde e Bem-estar Título: "De pequenino se traça o Destino" Descrição da proposta: A prática regular de desporto, ou de qualquer exercício físico, contribui para

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E ESTÁGIO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DE TRABALHADORES PRATICANTES DE GINÁSTICA LABORAL JORNALISMO ESPORTIVO E A COBERTURA DOS MEGAEVENTOS:

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

PROJETO TÊNIS: LAPIDANDO CIDADÃOS

PROJETO TÊNIS: LAPIDANDO CIDADÃOS PROJETO TÊNIS: LAPIDANDO CIDADÃOS O LAPIDAR ESTÁ NO SENTIDO DE PREPARAR, MELHORAR O SER HUMANO PARA CONHECER A SI PRÓPRIO E AS DEMAIS COISAS DA VIDA EM SEU ENTORNO E NO MUNDO, PODENDO TUDO ISSO SER DESCOBERTO

Leia mais

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA 11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA Estudo Prévio Definição de Objetivos Calendário de Competições Periodização Escolha dos meios de treinamento Distribuição das cargas de treinamento

Leia mais

Esporte, cidadania e deficiencia : a emergência de novas normas sociais. Martial Meziani CCBEU

Esporte, cidadania e deficiencia : a emergência de novas normas sociais. Martial Meziani CCBEU Esporte, cidadania e deficiencia : a emergência de novas normas sociais Martial Meziani CCBEU 14.08.2015 Introdução I A emergencia dum novo paradigmo cidadão? II A inclusão : ume reconfiguração da função

Leia mais

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO PROGRAMA SEGDO TEMPO Ministério do Esporte DIRETRIZES DO PROGRAMA SEGDO TEMPO Para quem? Grupo de 200 beneficiados Com quem? Recursos Humanos Onde? Espaço físico disponível Como? Atividades esportivas

Leia mais

vero Comunicação Corporativa

vero Comunicação Corporativa agência Comunicação Corporativa INTERUNESP 2009 Proposta de Assessoria de Imprensa AGO/09 APRESENTAÇÃO O seguinte documento visa desenvolver uma proposta de divulgação na imprensa do Interunesp 2009 e

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 4: CULTURA + PODER + AUTORIDADE

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO AULA 4: CULTURA + PODER + AUTORIDADE AULA 4: 2015 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. Relacionamento + Comunicação Planejamento Substância

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2018 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

Agora em Ribeirão Preto, no IACEP

Agora em Ribeirão Preto, no IACEP Agora em Ribeirão Preto, no IACEP Treinamento de habilidades socioemocionais MÉTODO FRIENDS Ficha Técnica Programa baseado em evidências científicas que desenvolve resiliência, bem-estar e previne problemas

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

Projeto INCLUSIVE VOCÊ: Construindo um legado na educação

Projeto INCLUSIVE VOCÊ: Construindo um legado na educação Projeto INCLUSIVE VOCÊ: Construindo um legado na educação Quem somos? O Instituto Entre Rodas & Batom transforma vidas contribuindo para o protagonismo e a valorização da mulher com ou sem deficiência.

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 EXTRACLASSE ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 Dança No Marista São Francisco, o estudante desenvolve habilidades dentro e fora da sala de aula, com atividades

Leia mais

5 INDICADORES E 22 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

5 INDICADORES E 22 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO 5 INDICADORES E 22 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Importância de um bom Treinamento a Longo Prazo - TLP - para o desenvolvimento de um atleta de alto rendimento Duração de 6 a 10 anos - de acordo com a modalidade

Leia mais

PROJETO SOCIAL DE KARATE 2017

PROJETO SOCIAL DE KARATE 2017 1 PROJETO SOCIAL DE KARATE 2017 Alunos: João da Silva Parcerias: MEDIANEIRA KARATÊ CLUBE MEDIANEIRA - PR 2017 2 PROJETO DE KARATÊ JUSTIFICATIVA Este projeto justifica-se, pela vontade do Medianeira Karatê

Leia mais

Gildo Benedito Ramos da Rocha

Gildo Benedito Ramos da Rocha Gildo Benedito Ramos da Rocha Coordenação de Educação Física da Faculdade São Paulo Licenciado em Educação Física IEDA-ASSIS-SP Especialista em Metodologia no Ensino Fundamental e Médio. Professor de Educação

Leia mais

3.3 A criança com dificuldades em aprender

3.3 A criança com dificuldades em aprender Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.3 A criança com dificuldades em aprender Introdução A aprendizagem escolar é uma área importante da vida da criança e os pais naturalmente preocupam-se

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana Unidades Curriculares MATRIZ CURRICULAR Natureza 1º PERÍODO Núcleo Anatomia Humana Ampliada 4 73h20min Filosofia e Ética da Relação Ser Educação Fundamentos da Relação Ser Educação Ginástica I História

Leia mais

As Actividades de Lazer e Recreação: A Dança Tradicional na Ocupação dos Tempos Livres nas Diferentes Idades. Batalha, Ana Paula - FMH / UTL

As Actividades de Lazer e Recreação: A Dança Tradicional na Ocupação dos Tempos Livres nas Diferentes Idades. Batalha, Ana Paula - FMH / UTL 8º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa FMH/Portugal 13-16 Dez/ 2000 As Actividades de Lazer e Recreação: A Dança Tradicional na Ocupação dos Tempos Livres

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA A Educação Física, como área profissional, visa a atender à população (sociedade) em todas as faixas etárias na melhoria da sua qualidade de vida, educando-as

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO: CCT NATAL

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO: CCT NATAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO: CCT NATAL Federação Responsável: FEDERAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE Nome Tutor: BRUNO RODRIGUES CREF : 010748-G/RS Período: 18 A 21/06/2015 Descrição das Atividades Atividade

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Jogo não é Sinônimo de Esporte! É comum utilizarmos os termos jogo e esporte para designarmos as

Leia mais

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014.

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. Colégio Santo Antônio SGAS 911B - Asa Sul - 70.390-110 - Brasília-DF www.refeduc.com.br - (61) 3445-4700 Rede Educacional Franciscana Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. 1. Grade

Leia mais

MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá

MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá QUEM SOMOS A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de formação empreendedora para jovens em idade escolar no mundo. Criada em 1919, nos Estados Unidos, é

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física NONO ANO ESPELHOS PLANOS E REFLEXÃO

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física NONO ANO ESPELHOS PLANOS E REFLEXÃO Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física NONO ANO ESPELHOS PLANOS E REFLEXÃO ESPELHOS PLANOS Superfícies: REGULAR IRREGULAR (DIFUSA) Superfície Refletora Superfície Opaca ESPELHO PLANO RI Normal

Leia mais

Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol

Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol A competição como parte do processo formativo do atleta Profa. Dra. Tathyane Krahenbühl FEFD/UFG EsporteLab Novas tendências do ensino dos

Leia mais

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Unidade I Princípios do Treinamento Prof. Esp. Jorge Duarte Princípios do Treinamento A teoria e a metodologia do treinamento desportivo possuem princípios

Leia mais

LAZER, ESTILO DE VIDA E SAÚDE DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA

LAZER, ESTILO DE VIDA E SAÚDE DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA LAZER, ESTILO DE VIDA E SAÚDE DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA Markus V. Nahas A saúde é um dos nossos atributos mais preciosos. Mesmo assim, a maioria das pessoas só pensa em manter ou melhorar a saúde quando

Leia mais

IV JOGOS INTERNOS DO UNILASALLE FUTSAL

IV JOGOS INTERNOS DO UNILASALLE FUTSAL IV JOGOS INTERNOS DO UNILASALLE FUTSAL CANOAS, 2017 REGULAMENTO GERAL Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º - Os Jogos Internos do Unilasalle tem como objetivo promover a integração dos alunos

Leia mais

CAMPEONATO INTERNO DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DA UEMS-AQUIDAUANA: IV COPA UEMS DE FUTSAL

CAMPEONATO INTERNO DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DA UEMS-AQUIDAUANA: IV COPA UEMS DE FUTSAL CAMPEONATO INTERNO DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DA UEMS-AQUIDAUANA: IV COPA UEMS DE FUTSAL Luan Eudes da Silva 1, Adriano da Silva Lopes 2, Edgar Silva Nascimento 1, Eraldo Godinho Gilo 1, Allan Robson

Leia mais

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo.

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo. OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo Realização: Foco do Projeto Os professores de Educação Física da E.E. Profª Irene

Leia mais