MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá"

Transcrição

1 MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá

2 QUEM SOMOS A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de formação empreendedora para jovens em idade escolar no mundo. Criada em 1919, nos Estados Unidos, é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, com a missão de inspirar e preparar os jovens para o mercado de trabalho em plena transformação. Através da metodologia do aprender-fazendo, os programas oferecem oportunidades para que os jovens desenvolvam competências e habilidades, como liderança, capacidade de tomar decisões, trabalhar em equipe, resolver problemas e criar soluções. 118 países / 10 milhões de alunos (ano) / 472 mil voluntários (ano)

3 NOSSA METODOLOGIA APRENDER FAZENDO Os programas da Junior Achievement foram desenvolvidos a partir da metodologia aprender-fazendo, com atividades que promovem a interação entre conteúdos teóricos e práticos, afim de promover uma educação interdisciplinar, que contribua para a formação de cidadãos comprometidos, críticos e éticos. São quatro eixos que orientam a educação empreendedora: Aprender a ser preparar-se para agir com autonomia, solidariedade e responsabilidade. Descobrir-se, reconhecendo suas forçar e seus limites, buscando superá-los. Aprender a conviver ter a capacidade de comunicar-se, interagir, decidir em grupo. Participar e cooperar. Aprender a fazer praticar os conhecimentos adquiridos. Habilitar-se a ingressar no mundo do trabalho moderno e competitivo, tendo como foco a formação técnica e profissional, o comportamento pessoal, a aptidão para o trabalho em equipe e capacidade de tomar iniciativa. Aprender a aprender despertar a curiosidade intelectual, o sentido crítico, a compreensão do real e a capacidade de discernir.

4

5 PARCERIA PEDRO II / Humaitá PROJETO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA Programa Miniempresa Jovens impactados: 1 turma de até 35 alunos do ensino médio Voluntários : 4 a 8 Carga horária em sala de aula : 48 horas Jornadas semanais de 3 horas de duração Objetivos gerais Oferecer a alunos do ensino médio uma experiência prática na criação de uma empresa e um produto; Contribuir para o processo de autoconhecimento do jovem, estimulando o desenvolvimento de uma atitude empreendedora; Proporcionar ao jovem a oportunidade de desenvolver novas competências e habilidades: trabalho em equipe, criatividade, autoconhecimento, resiliência, negociação, colaboração, liderança, planejamento e determinação.

6 PARCERIA PEDRO II / Humaitá PROJETO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA Programa Miniempresa PROGRAMA MINIEMPRESA Proporciona aos estudantes a experiência prática em economia e negócios através da organização e operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Na prática, os alunos constituem uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto, apuram os resultados da empresa e remuneram com valores simbólicos todos os envolvidos: funcionários, acionistas, aluguel, etc. Eles são orientados por mentores voluntários nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Mais sobre o Miniempresa :

7 PROCESSO DO PROGRAMA

8 Miniempresa O Miniempresa foi um programa que surgiu para testar as limitações que nós mesmos nos colocamos. Alice, C. E. Pedro Alvares Cabral Não foi só uma ótima experiência profissional, mas também uma grande abertura para novas oportunidades e amizades! Carolina, C.E. Vicente Januzzi As dificuldades não foram nada, porque no final nos tornamos gigantes. Pra sempre JA! Carla, ONG Plantando o Amanhã Os desafios me fizeram crescer e entender a importância da perseverança, do trabalho em equipe e da paciência! Giulia, Colégio Franco Brasileiro Aprendi que ser presidente de uma Miniempresa é mais que lidar com a gestão de 4 áreas e distribuir atividades. É descobrir potencialidades escondidas e a consciência de que depois você nunca mais será o mesmo. Andressa, Inst. Gay Lussac

9 PARCERIA ESCOLA SESC / Jacarepaguá PROJETO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E VOLUNTARIADO CORPORATIVO ESCOLA SESC / PROGRAMA 2019 Jovens impactados: 1 turma de até 35 alunos do ensino médio Voluntários : 4 a 8 Carga horária em sala de aula : 48 horas Jornadas semanais de 3 horas de duração Objetivos gerais Oferecer a alunos do ensino médio uma experiência prática na criação de uma empresa e um produto; Contribuir para o processo de autoconhecimento do jovem, estimulando o desenvolvimento de uma atitude empreendedora; Proporcionar ao jovem a oportunidade de desenvolver novas competências e habilidades: trabalho em equipe, criatividade, autoconhecimento, resiliência, negociação, colaboração, liderança, planejamento e determinação.

10 Miniempresa O Miniempresa foi um programa que surgiu para testar as limitações que nós mesmos nos colocamos. Alice, C. E. Pedro Alvares Cabral Não foi só uma ótima experiência profissional, mas também uma grande abertura para novas oportunidades e amizades! Carolina, C.E. Vicente Januzzi As dificuldades não foram nada, porque no final nos tornamos gigantes. Pra sempre JA! Carla, ONG Plantando o Amanhã Os desafios me fizeram crescer e entender a importância da perseverança, do trabalho em equipe e da paciência! Giulia, Colégio Franco Brasileiro Aprendi que ser presidente de uma Miniempresa é mais que lidar com a gestão de 4 áreas e distribuir atividades. É descobrir potencialidades escondidas e a consciência de que depois você nunca mais será o mesmo. Andressa, Inst. Gay Lussac

11 MOMENTOS DE CAPACITAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO MINIEMPRESA MARCO ZERO Encontro de integração e capacitação das lideranças do Miniempresa Local: a definir Período: Junho (1 sábado) Oficinas de capacitação para os diretores, palestras e atividades de integração FEIRA DE MINIEMPRESAS Local: Shopping Downtown Período: Agosto (1 sábado) Venda dos produtos, palestras e desafios para os alunos de todas as Miniempresas MESE Jogo de Negócios Local: a definir Período: Julho (1 sábado) Jogo de negócios entre as miniempresas FORMATURA Local: A definir Período: Outubro Entrega dos certificados e premiação das Miniempresas por áreas.

12 PREMIAÇÕES E DESDOBRAMENTOS Premiações RJ Marketing Produção Recursos humanos Finanças Sustentabilidade Equipe empreendedora Company of the Year As JA estaduais indicam a Miniempresa destaque do ano para participar da seleção do Company of the Year, evento anual da JA Américas.

13 CALENDÁRIO GERAL 2019 ABRIL Inscrição de alunos Inscrição e capacitação voluntários MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO Company of the year (país ainda a definir)

14 PARCERIA PEDRO II / Humaitá PROJETO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA Programa Miniempresa Atribuições da Junior Achievement Articulação com escolas e sensibilização dos alunos ; Sensibilização dos voluntários e colaboradores do projeto; Capacitação dos voluntários nos dois programas; Material didático dos programas; Suporte aos voluntários; Organização dos eventos: Marco Zero / Feira de Miniempresas / Formatura de Miniempresas; Premiação das melhores miniempresas por área; Realização da auditoria e do pitch; Certificação dos alunos participantes; Certificação de mérito comunitário para todos os voluntários participantes e para escola parceira;

15 PARCERIA PEDRO II / Humaitá PROJETO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA Programa Miniempresa Atribuições da escola: Indicação de um ponto focal responsável pelo projeto na escola; Conclusão da lista de alunos participantes ; Autorizações de participação e uso de imagem dos alunos; ; Cessão do local para realização das jornadas; Acompanhamento dos alunos nas atividades extras (Feira, formatura e Marco Zero);

16 PARCERIA PEDRO II / Humaitá PROJETO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA Programa Miniempresa Ficaremos honrados em contar com o Pedro II - Humaitá como uma de nossas escolas parceiras.

17 Obrigada! Michele França (21) / (21) (whatsapp)

mantida pela iniciativa privada.

mantida pela iniciativa privada. JUNIOR ACHIEVEMENT mantida pela iniciativa privada. A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por

Leia mais

Convênio SEE e SEBRAE-SP

Convênio SEE e SEBRAE-SP Convênio SEE e SEBRAE-SP Objetivo e Público-alvo Objetivo Disseminar a cultura empreendedora: estimular comportamentos empreendedores para que os jovens possam agir de forma orientada na busca de resultados.

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: Associação Junior Achievement de Santa Catarina CNPJ: 01.852.526/0001-62 Endereço: Rua Camilo Silveira de Souza Endereço Complemento: Numero: 193 Bairro: Capoeiras Cidade:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Industria

Leia mais

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Introdução Diante de um mercado extremamente competitivo e de difícil inserção, o maior desafio dos jovens em processo de graduação é adquirir experiência

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRI O FI N AL DE ATI VI DADES 2 0 1 3 MRV Engenharia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Relatório de Atividades... 4 3. Resultados

Leia mais

Projeto Educação na Interdisciplinaridade. Sustentabilidade na Escola. Oficina de Garagem

Projeto Educação na Interdisciplinaridade. Sustentabilidade na Escola. Oficina de Garagem Projeto Educação na Interdisciplinaridade Sustentabilidade na Escola Oficina de Garagem São Paulo 2016 Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo Paulo Freire Apresentação

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA Evolução da Educação Integral 2016-2017-2018 120 67 100 80 60 26 33 40 20 5 3 7 0 INTEGRAIS

Leia mais

AGIR PARA MUDAR O MUNDO

AGIR PARA MUDAR O MUNDO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AGIR PARA MUDAR O MUNDO Atividades Lúdico Expressivas Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento

Leia mais

Integrando conhecimento prático e teórico: experiências dos projetos de sustentabilidade e meio ambiente no Unilasalle-RJ

Integrando conhecimento prático e teórico: experiências dos projetos de sustentabilidade e meio ambiente no Unilasalle-RJ Integrando conhecimento prático e teórico: experiências dos projetos de sustentabilidade e meio ambiente no Unilasalle-RJ Autores: Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves Guilherme Moreira Dias Introdução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec : Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Industria

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE

EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE Programa de Ocupação de Jovens (POJ) Descrição: Programa que proporciona a jovens experiências iniciais de contacto com o mercado de trabalho facilitando o desenvolvimento

Leia mais

CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo

CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo Quem Somos O CVSP, fundado em 1997, é uma organização social da sociedade civil, sem fins lucrativos, apolítica, apartidária e sem vínculos religiosos. A Nossa

Leia mais

VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão

VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão Integração Indústria Universidade para a Sustentabilidade: Ações do IEL/Sistema FIRJAN 8 de junho de 2012 Alberto Besser Superintendente IEL-RJ Quem Somos

Leia mais

Manual da Etapa Mercado

Manual da Etapa Mercado Manual da Etapa Mercado Execução Realização Sumário Boas vindas...1 Ciclo de Aceleração...3 Webinar de alinhamento...6 Etapa Mercado...4 Capacitações...6 Webinars...7 Mentorias...8 Bootcamp Final e Demoday...10

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no HUB Sebrae-SP UNIFEB. 2. Apresentação. O HUB Sebrae-SP

Leia mais

Sobre o Student Experiences

Sobre o Student Experiences Realização: O Student Experiences foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2014, fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral e a organização internacional inglesa Common Purpose. O programa é

Leia mais

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP UNI-FACEF 2018

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP UNI-FACEF 2018 REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP UNI-FACEF 2018 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no HUB Sebrae-SP

Leia mais

COACHING. Os 7 Melhores Modelos de

COACHING. Os 7 Melhores Modelos de Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO 1 aqui é o Wilton Neto, Olá,tudo bem?! Parabéns e obrigado por baixar do Manual com os 7 Melhores Modelos de Coaching em Grupo. Como você provavelmente sabe,

Leia mais

Escolaridade e Transição Alguns Caminhos

Escolaridade e Transição Alguns Caminhos Escolaridade e Transição Alguns Caminhos RITA SERPA SOARES Outubro 2015 9º Ano Projeto de vida do aluno promotor de ações e atividades com o objetivo de uma inserção social adequada Perspetiva processo

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Conte-me e eu esquecerei; ensina-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu aprenderei Benjamim Franfklin O compromisso da ETEC Dona Escolástica Rosa é de contribuir para a formação

Leia mais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Jogos Cooperativos Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos, que trabalha as competências

Leia mais

Programa de Formação em Tecnologia Programa para Professores da Rede Pública Estadual

Programa de Formação em Tecnologia Programa para Professores da Rede Pública Estadual Programa de Formação em Tecnologia para Professores da Rede Pública Estadual 9 de outubro de 2008 Objetivos do Programa Visão: promover a habilidade no uso das TIC para enfrentar as demandas da sociedade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018 REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no HUB Sebrae-SP

Leia mais

INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019

INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019 INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019 Contato: 3474-3442 ou 3474-2122 FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Em resumo, a Rede Santa Paulina fundamenta sua proposta pedagógica pautada nos seguintes princípios: BOLETIM

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Holcim e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 CEP 30.130-180 30.130 - Belo Horizonte/MG - www.jamg.org.br SUMÁRIO Relatório de Atividades... 2 Resultados Gerais... 3 Resultados do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS FAMETRO

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS FAMETRO FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS FAMETRO PROJETO ESCOLA DO EMPREENDEDOR Curso: Todos os cursos ofertados pela Fametro Coordenadora do Programa: Prof. MSc. Gerson Nogueira e Profa. MSc. Ano: 2017 Rejane

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE ATIVIDADES E RECURSOS CAR

REGULAMENTO DO CENTRO DE ATIVIDADES E RECURSOS CAR REGULAMENTO DO CENTRO DE ATIVIDADES E RECURSOS CAR INDÍCE A) Noção... 2 B) Objetivos... 2 C) Destinatários... 2 D) Serviços do Centro de Atividades e Recursos (C.A.R.)... 2 E) Atividades... 3 F) Condições

Leia mais

REGULAMENTO ISAE BUSINESS

REGULAMENTO ISAE BUSINESS REGULAMENTO ISAE BUSINESS 1. Objetivo O objetivo desse documento é explicitar e formalizar as diretrizes, processos e procedimentos da Aceleradora ISAE Business, de forma a atingir padrões de excelência

Leia mais

EDUARDO HEINEMANN ADEMIR SILVA 19/Abril/2017

EDUARDO HEINEMANN ADEMIR SILVA 19/Abril/2017 EDUARDO HEINEMANN ADEMIR SILVA 19/Abril/2017 O QUE É O CBEC O Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras - CBEC é uma associação sem fins lucrativos com abrangência nacional que visa fortalecer o setor,

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: ASSOCIACAO DE MULHERES DE NEGOCIOS E PROFISSIONAIS DA GRANDE FLORIANOPOLIS? BPW FLORIANOPOLIS CNPJ: 00.885.218/0001-70 Endereço: Rua Irmã Bonavita Endereço Complemento:

Leia mais

BANCO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

BANCO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL BANCO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL O QUÊ? Banco de Práticas Pedagógicas alinhadas com a Política de Educação Integral da rede. PARA QUÊ? O conjunto de indicações de práticas pedagógicas

Leia mais

GUIA PARA A COMPETIÇÃO DE START-UPS SOCIAIS

GUIA PARA A COMPETIÇÃO DE START-UPS SOCIAIS GUIA PARA A COMPETIÇÃO DE START-UPS SOCIAIS 2 BOOKLET: GUIA PARA A COMPETIÇÃO DE START-UPS SOCIAIS Autor Bridging to the Future (Reino Unido) Editado por Drosostalida (Grécia) IRIS (Grécia) Stichting Incubator

Leia mais

convocatória programa

convocatória programa convocatória programa recode 2017 1. Sobre a ONG Recode Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

ACADEMIA de LIDERANÇA. Agrupamento de Escolas Monte da Lua março 2018 Coordenação João Trigo

ACADEMIA de LIDERANÇA. Agrupamento de Escolas Monte da Lua março 2018 Coordenação João Trigo ACADEMIA de LIDERANÇA Agrupamento de Escolas Monte da Lua março 2018 Coordenação João Trigo PROJETO ACADEMIA DE LIDERANÇA Palavras-chave influência autonomia resiliência participação criatividade O que

Leia mais

Programa para Futuros Acionistas

Programa para Futuros Acionistas ar Programa para Futuros Acionistas e ias Um Programa para jovens que desejam fazer uma imersão no universo do trabalho, empreendedorismo e gestão de negócios. Uma das melhores escolas de negócios do mundo,

Leia mais

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

QUEM SOMOS. Uma Organização que se dedica a. viver e disseminar a consciência e a. prática da cooperação nos mais. diversos cenários.

QUEM SOMOS. Uma Organização que se dedica a. viver e disseminar a consciência e a. prática da cooperação nos mais. diversos cenários. 1 QUEM SOMOS Uma Organização que se dedica a viver e disseminar a consciência e a prática da cooperação nos mais diversos cenários. NOSSA HISTÓRIA Criada em 1997, foi a primeira Organização brasileira

Leia mais

OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019

OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 OS NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES: O Agrupamento de Escolas do Barreiro defende, para as suas ESCOLAS e JARDINS DE INFÂNCIA, o desenvolvimento, a sistematização e

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma Resumo da ONG Os projetos do Centro Social têm como fundamento e importância o desenvolvimento de ações no campo da prevenção. Nossa atuação é orientada no sentido de promover a articulação entre as famílias

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

SER + UMA APOSTA COM FUTURO UM PROJETO COM SENTIDO

SER + UMA APOSTA COM FUTURO UM PROJETO COM SENTIDO SER + UMA APOSTA COM FUTURO UM PROJETO COM SENTIDO CONTEXTUALIZAÇÃO O projeto educativo do CIC tem por base dois eixos fundamentais: A promoção e desenvolvimento de COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS A promoção

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Parceria entre Setor Privado e Governo sobre Proteção Social e Emprego Rio de Janeiro 1 de dezembro de 2010 Paulo

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Qualificação: TECNICO EM MECÂNICA

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Qualificação: TECNICO EM MECÂNICA Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: TECNICO EM MECÂNICA Qualificação:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DO ESPORTE UMA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ESPORTES DE SÃO PAULO A MedSport oferece, desde 1981, Iniciação Poliesportiva para crianças e jovens de 4 a 15 anos. Por

Leia mais

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE O esporte é um importante vetor

Leia mais

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!!

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PALESTRA MOTIVACIONAL HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PROFESSOR: PAULO CESAR ROMÃO BOMFIM FORMAÇÃO PAULO CESAR ROMÃO BOMFIM Graduado em Administração de Empresas Pós-graduado

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO Ji-Paraná, RO. 2017 CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Regulamento do voluntariado do Curso de Medicina Veterinária estabelece os critérios

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

DESAFIO EMPREENDA UNESP ARARAQUARA

DESAFIO EMPREENDA UNESP ARARAQUARA 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Desafio Empreenda 2017 UNESP ARARAQUARA. 2. Apresentação.

Leia mais

PROJETO HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC

PROJETO HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Projeto HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC. 2. Apresentação.

Leia mais

RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 / de fevereiro de 2015

RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 / de fevereiro de 2015 RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 /2015 10 de fevereiro de 2015 O Diretor Geral da Faculdade DE TECNOLOGIA CNA - FATECNA, no uso de suas atribuições previstas no Regimento desta Instituição de Ensino Superior,

Leia mais

SANTA BÁRBARA ENGENHARIA

SANTA BÁRBARA ENGENHARIA SANTA BÁRBARA ENGENHARIA PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - CBIC AGOSTO / 2011 QUEM É A SANTA BÁRBARA ENGENHARIA? A Santa Bárbara Engenharia é um empresa mineira, que atua há mais de 44 anos no mercado

Leia mais

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II O presente Regulamento do Projeto Integrador I e II tem por finalidade

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas. Mozart Neves Ramos

A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas. Mozart Neves Ramos A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas Mozart Neves Ramos Constituição Federal Brasileira Artigo Nº 205 A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será

Leia mais

Comitê de Avaliação do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE. Temporada 2017/2018

Comitê de Avaliação do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE. Temporada 2017/2018 de Avaliação do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE Temporada 2017/2018 Outubro/2017 1. INTRODUÇÃO Com o propósito de criar novas formas de aprendizado, o programa FIRST LEGO LEAGUE busca estimular e

Leia mais

Projecto SER Px. Sessão de Abertura

Projecto SER Px. Sessão de Abertura Projecto Sessão de Abertura Semear, Enraizar e Renovar x (vezes) sem conta Parceiros Completam as valências da PX, construindo soluções conjuntas e partilhando conhecimentos, experiências e diferentes

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE O, Estado do Rio Grande do Sul, TORNA PÚBLICO, para conhecimento dos interessados, que no

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: 05/08/2019 Duração: 16 meses Dias e horários: segundas e terças-feiras (semanal) das 18h45 às 22h45 Carga

Leia mais

A Relevância da Causa

A Relevância da Causa Relatório 2010 Partindo-se do princípio de que toda criança tem o direito de ser respeitada como tal e assistida pela sua família e a sociedade como um todo, fundamentamos nossas ações por meio de atividades

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado)

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado) Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado) Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 16.482,00 À vista com desconto: R$

Leia mais

Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios. RAIAR Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS

Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios. RAIAR Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios RAIAR Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão,

Leia mais

A BNCC e o Direito de Aprender

A BNCC e o Direito de Aprender A BNCC e o Direito de Aprender 2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É

Leia mais

Voluntariado enriquece currículo de jovens

Voluntariado enriquece currículo de jovens Economia & Negócios 07 Agosto 2016 Radar do Emprego Blog do Caderno de Empregos & Carreiras Voluntariado enriquece currículo de jovens Ação social estimula trabalho em equipe e capacidade de execução Maira

Leia mais

Voluntários Facilitadores Credenciados

Voluntários Facilitadores Credenciados Voluntários Facilitadores Credenciados fazendoacontecer.org.br /InstitutoFazendoAcontecer ww.josedornelas.com ismo Estilo gerencial Busca de oportunidades Mudança Inconformismo Fazer diferente Fazer acontecer

Leia mais

Inova Escola: Papel do Professor

Inova Escola: Papel do Professor Inova Escola: Papel do Professor Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e Europa.

Leia mais

ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS SISTEMA

ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS SISTEMA ATUAÇÃO DA FACULDADE UNIMED PÚBLICO PRIORITÁRIO: SISTEMA UNIMED OUTROS PÚBLICOS: SISTEMA COOPERATIVISTA: OCB, OCE S, SESCOOP, Cooperativas de Crédito, Ministério Público Entidades de Classe Parcerias Públicas

Leia mais

Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios

Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios Tecnopuc Startups Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS Porto Alegre, julho de 2018 1. Apresentação do Tecnopuc Startups Pontifícia Universidade

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

@fashionteencurso /Fashionteencurso

@fashionteencurso /Fashionteencurso @fashionteencurso /Fashionteencurso www.fashionteen.com.br O que é FashionTeen? A FashionTeen é uma escola de moda e comportamento para crianças e adolescentes. A escola trabalha com seus alunos atitudes

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Administração BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Administração BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Administração BACHARELADO 1 Graduação em _ Administração Mais do que gerenciar, planejar e executar ações em organizações, ser empreendedor. Mais do que criar negócios inovadores,

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS

ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS DIA 28 DE AGOSTO DIA DO VOLUNTARIADO Voluntária do PEB em ação ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Promover uma conversa com os alunos sobre o voluntariado no Brasil

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA SETOR DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: PROJETO COMUNITÁRIO PROFESSORES(AS): FASE: Constituída a partir da conclusão de 30% DIVA SPEZIA

Leia mais

MANUAL REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Atividades Instrumentais: Prática e Aprimoramento Profissional

MANUAL REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Atividades Instrumentais: Prática e Aprimoramento Profissional MANUAL REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS As Atividades Complementares são parte constituinte da Carga Horária do Curso de Ciências Econômicas da EPPEN-UNIFESP,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Visão Transformar crianças para transformar a sociedade. Valores

Visão Transformar crianças para transformar a sociedade. Valores Relatório 2011 APRESENTAÇÃO Fundado em agosto de 1997, o Espaço Logos nasceu com o intuito de resgatar crianças em situação de risco pessoal e social. O cenário atual nos move em direção a novas iniciativas.

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

É A BASE DA SOCIEDADE

É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Pr. Rubens de Castro SOMOS UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) SEM FINS LUCRATIVOS QUE ATUA

Leia mais

A Contabilidade Dia a Dia

A Contabilidade Dia a Dia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA DE NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS INDEPENDENTES - 5º ANO FERNANDA FERREIRA PASSOS A Contabilidade Dia a Dia ANÁPOLIS-GOIÁS 2014

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça Polo da Beleza 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário 1. Apresentação...3 2.Objetivos...4 3.Metodologia...4 4.Formaturas...7 6.Execução

Leia mais