FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM INFARMED

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM INFARMED"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas Citalopram Baldacci 10 mg comprimidos revestidos Citalopram Baldacci 20 mg comprimidos revestidos Citalopram Baldacci 30 mg comprimidos revestidos Citalopram Baldacci 40 mg comprimidos revestidos Composição Cada comprimido contém: Bromidrato de Citalopram 12,49 mg; 24,98 mg; 37,37 mg ou 49,96 mg correspondentes a 10 mg, 20 mg, 30 mg ou 40 mg de citalopram Forma farmacêutica e apresentações: Comprimidos doseados a 10 mg, embalagens de 14, 20, 28, 30, 56 e 60 Comprimidos doseados a 20 mg, embalagens de 14, 20, 28, 30, 56 e 60 Comprimidos doseados a 30 mg, embalagens de 28, 30, 56 e 60 Comprimidos doseados a 40 mg, embalagens de 28, 30, 56 e 60 Categoria fármaco terapêutica Antidepressores Código ATC NO6AB04 Citalopram Responsável pela comercialização Farmoquímica Baldacci, S.A. Rua Duarte Galvão, nº Lisboa

2 Indicações terapêuticas Tratamento da depressão e prevenção da recaída/recorrência. Perturbações do pânico com ou sem fobia dos grandes espaços Contra-indicações Citalopram Baldacci comprimidos revestidos está contra-indicado em doentes que demostraram hipersensibilidade ao citalopram ou a qualquer dos excipientes. O tratamento concomitante com IMAOs (inibidores da MonoAminoOxidase), incluindo a selegilina (inibidor selectivo da MAO-B) em doses de 10 mg diárias está contra-indicado (ver Interacções). Efeitos secundários Os efeitos adversos observados com Citalopram são em geral moderados e transitórios. São mais frequentes durante a primeira ou segunda semana de tratamento e atenuam-se subsequentemente. Muito frequentes (> 10%) Perturbações da pele e apêndices Aumento do suor (13%) Perturbações do sistema nervos central e periférico Dor de cabeça (21%), tremor (12%) Perturbações psiquiátricas Sonolência (17%), insónia (16%) Perturbações do sistema gastrointestinal Boca seca (20%), náuseas (20%), obstipação (11%) Corpo como um todo Astenia (11%) Frequentes (1% a < 10%) Perturbações da pele e apêndices Rash (3,4%), prurido (1,8%) Perturbações do sistema músculoesquelético Mialgia (1,1%) Perturbações do sistema nervoso central Tonturas (8%), parestesia (3,8%), Perturbações e periférico extrapiramidais (2,8%) Perturbações da visão Visão normal Perturbações dos sentidos especiais e Alterações do sabor (1,2%) outras Perturbações psiquiátricas Nervosismo (6%), ansiedade (5%), concentração diminuida (5%), agitação (4,8%), sonhos anormais (3,6%), diminuição da libido (3,0%), apatia (2,3%), anorexia (2,2%), confusão (1,1%), bocejar (1,0%). Perturbações do sistema gastrointestinal Diarreia (8%), vómitos (3,9%), dor abdominal (2,9%), dispepsia (2,7%), aumento da saliva (1,2%), flatulência (1,0%) Perturbações metabólica e nutricionais Diminuição de peso (4,2%), aumento de peso (3,5%) Perturbações gerais cardiovasculares Hipotensão postural (5%)

3 Perturbações do batimento e ritmo Palpitações (5%), taquicardia (3,4%) cardíaco Perturbações do sistema respiratório Rinite (2,1%) Perturbações do sistema urinário Perturbações de micção (7%) Perturbações reprodutivas masculinas Perturbações de ejaculação (4,9%), Impotência (3,1%) Perturbações reprodutivas femininas Perturbações menstruais (3,3%) Corpo como um todo Síndrome febril (2,3%), fadiga (2,1%) Pouco frequentes (0,1% a 1%) Perturbações da pele e apêndices Reacções de fotosensibilidade (0,4%) Perturbações do sistema nervoso central Convulsões (0,1%) e periférico Perturbações vestibulares e do ouvido Tinitus (0,4%) Perturbações psiquiátricas Euforia (0,9%), reacção agressiva (0,5%) Perturbações do fígado e sistema biliar Aumento enzimas hepáticas (0,6%) Perturbações do ritmo e batimento Bradicárdia (0,5%) cardíaco Perturbações do sistema respiratório Tosse (0,7%), Dispneia (0,5%) Perturbações reprodutivas femininas Anorgasmia feminina (0,9%) Corpo como um todo Reacção alérgica (0,2%), síncope (0,1%) Podem ocorrer reacções de privação na sequência da interrupção do tratamento, no entanto os dados de evidência clínica e pré-clínica disponíveis não sugerem que os Inibidores da Recaptação da Serotonina causam dependência. Em associação com reacções de privação foram notificados sintomas tais como, tonturas, parestesias, cefaleias, náuseas e ansiedade. A maioria das reacções de privação são de intensidade moderada a autolimitadas. A interrupção do tratamento deve ser feita através da redução gradual da dose a fim de prevenir a ocorrência destes sintomas (ver Posologia e modo de administração). Tal como em outros ISRS foram notificados durante o tratamento com citalopram alguns casos de hiponatrémia. Eram todos doentes idosos e na maior parte mulheres. Ocorrerem muito poucos casos de síndrome serotoninérgico; em aproximadamente metade destes casos suspeitou-se de interacção com lítio. Foram notificados casos raros de manifestações hemorrágicas, tais como, equimoses, hemorragias ginecológicas, gastrointestinal e outras hemorragias cutâneas ou mucosas.

4 Interacções medicamentosas A biotransformação de citalopram em desmetilcitalopram é medida pelas isoenzimas do sistema citocromo P450 CYP2C19 (aproximadamente 60%), CYP3A4 (aproximadamente 30%) e CYP2D6 (aproximadamente 10%). O citalopram e o desmetilcitalopram são inibidores negligenciáveis do CYP2C9, CYP2E1 ecyp3a4, e são somente inibidores fracos do CYP1A2, CYP2C19 e CYP2D6, quando comparados com outros ISRSs estabelecidos como inibidores significativos. Em consequência, o citalopram em doses terapêuticas não vai previsivelmente inibir o metabolismo de fármacos mediado pelo citocromo P450. Associação contra-indicada (ver Contra-Indicações) IMAOs (não selectivos, bem como selectivos A (moclobemide) risco de síndrome serotoninérgico. A administração simultânea de citalopram com IMAOs pode causar síndrome serotoninérgico. Tal como outros ISRSs, o citalopram não deve ser administrado a doentes a receber inibidores da monoaminoxidase, com excepção da seleginina em doses de até 10 mg por dia. O tratamento com citalopram pode ser instituído 14 dias após descontinuação de IMAOs não selectivos e um mínimo de um dia pós a descontinuação do moclobemide. O tratamento com IMAOs pode ser introduzido sete dias após a descontinuação do citalopram. Precauções para utilização Um estudo de interacção farmacocinética/farmacodinâmica com a administração concomitante de citalopram e metopropol revelou uma duplicação das concentrações de metopropol, embora não tenha havido aumentos estatisticamente significativos do efeito do metopropol na pressão sanguínea e batimento cardíaco em voluntários saudáveis. A cimetidina causou um aumento moderado nos níveis médios em steady-state de citalopram. É pois recomendada precaução no limite superior da dose de citalopram, quando este é concomitantemente utilizado com altas doses de cimetidina. Não é recomendada uma diminuição da dose normal do citalopram durante a co-administração com cimetidina. Um estudo de interacção farmacocinética/farmacodinâmica com a administração concomitante de citalopram (20 mg/dia) e a seleginina (10 mg/dia) (um inibidor selectivo da MAO-B) demonstrou não haver interacções clínica relevantes. Um estudo de interacção farmacocinética de litío e citalopram não revelou qualquer interacção farmacocinética. Não foram encontradas interacções farmacodinâmicas em estudos clínicos nos quais o citalopram foi

5 administrado concomitantemente com lítico. No entanto, não pode ser excluída uma interacção farmacodinâmica, pois o lítio aumenta a neurotransmissão serotoninérgica, sendo o tratamento concomitante com estes fármacos feito com precaução. Porque tanto o sumatriptano (um agonista selectivo dos receptores 5-HT) como o citalopram afectam a transmissão de serotonina, não pode ser excluída uma interacção farmacodinâmica, sendo a co-administração efectuada com precaução. Não existem estudos clínicos que estabeleçam os riscos ou benefícios da utilização combinada de terapêutica electroconvulsiva (TEC) e citalopram. Aumento de risco de hemorragia na administração concomitante de bromidrato de citalopram com anticoagulantes, fármacos com efeito na coagulação plaquetária (ex. anti-inflamatórios não esteróides (AINE s) ácido acetilsalicílico e ticlopidina) ou outros fármacos que possam aumentar o risco de hemorragia. Ver secção 4.4. Ter em consideração Estudos de interacção farmacocinética revelaram que durante o tratamento com citalopram só foi indicada uma pequena inibição da oxigenase esparteína (CYP2D6), enquanto que a oxigenase de mefenitoina (CYP2C19) não foi influenciada pelo tratamento com citalopram. Estudos de interacção farmacocinética foram efectuados com a levomepromazina (protótipo de fenotiazinas) e a imipramina (protótipo de antidepressor tricíclico). Não foram encontradas interacções farmacocinéticas de importância clínica. Um estudo de interacção de varfarina e citalopram revelou que é pouco provável que o citalopram tenha algum efeito na farmacinética e farmacodinâmica da varfarina. Num estudo de interacção farmacocinética o citalopram nã originou quaisquer alterações na farmacocinética da digoxina. Um estudo de interacção multidose de carbamazepina e citalopram revelou que é pouco provável que o citalopram tenha algum efeito na farmacocinética da carbamazepina e no seu metabolito carbamazepina-epóxido. O citalopram não origina alterações significativas nos níveis plasmáticos de clozapina durante a co-administração. Não foi encontrada nenhuma interacção farmacodinâmica ou farmacocinética quando o citalopram é administrado simultaneamente com álcool.

6 Precauções especiais de utilização Utilização em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos Citalopram Baldacci não deve normalmente ser utilizado em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos. Importa igualmente assinalar que os doentes com idade inferior a 18 anos correm maior risco de sofrerem efeitos secundários tais como, tentativa de suicídio, ideação suicida e hostilidade (predominantemente agressividade, comportamento de oposição e cólera) quando tomam medicamentos desta classe. Apesar disto o médico poderá prescrever Citalopram Baldacci para doentes com idade inferior a 18 anos quando decida que tal é necessário. Se o seu médico prescreveu Citalopram Baldacci para um doente com menos de 18 anos e gostaria de discutir esta questão, queira voltar a contactá-lo. Deverá informar o seu médico se algum dos sintomas acima mencionados se desenvolver ou piorar quando doentes com menos de 18 anos estejam a tomar Citalopram Baldacci. Assinala-se igualmente que não foram ainda demonstrados os efeitos de segurança a longo prazo no que diz respeito ao crescimento, à maturação e ao desenvolvimento cognitivo e comportamental da Citalopram Baldacci neste grupo etário. Investigações in vivo revelaram que o metabolismo do citalopram apresenta polimorfismos dos tipos de oxidação da esparteína/debrisoquina (CYP2D6) e da hidroxilação da mefenitoina (CYP2C19) sem significado clínico. Não é necessário portanto, dosagem individual baseada nestes fenótipos. Para o tratamento de doentes idosos e doentes com insuficiência renal e hepática, ver Posologia. Alguns doentes com perturbações do pânico podem experimentar sintomas de ansiedade intensificada no início do tratamento com antidepressores. A reacção paradoxal normalmente subsiste durante duas semanas durante o tratamento continuado. É recomendada uma dose inicial baixa, de modo a reduzir a probabilidade de um efeito ansiogénico paradoxal (ver posologia). Tal como com outros ISRSs, o citalopram não deve ser administrado a doentes a receber inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) com excepção da selegilina em doses de até 10 mg por dia. O tratamento com citalopram pode ser instituído 14 dias após descontinuação de IMAOs não-selectivos e um mínimo de um dia após descontinuação do moclobemide. O tratamento com IMAOs pode ser introduzido 7 dias após a descontinuação do citalopram (ver Interacções).

7 Foi notificada como reacção adversa rara na utilização de ISRSs hiponatrémia, provavelmente devido à secreção inapropriada de hormona antidiurética (SIADH). Os doentes idosos, em especial, parecem ser um grupo de risco. Foram notificados casos de hemorragia, por vezes graves, associados com a utilização de inibidores da recaptação da serotonina (paroxetina, fluvoxamina, fluoxetina, citalopram, sertralina, nefazodona, venlafaxina e clomipramina). Recomenda-se precaução na administração concomitante com anticoagulantes, farmácos que tenham efeito na função plaquetária (ex. antiinflamatórios não esteróides (AINE s), ácido acetilsalicílico e ticlopidina) ou outros fármacos que possam aumentar o risco de hemorragia. Igualmente se recomenda precaução na utilização destes fármacos em doentes com alterações hemorrágicas. Após administração prolongada, a interrupção abrupta de ISRSs pode produzir sintomas de privação tais como tonturas, tremor, ansiedade, náuseas e palpitações em alguns doentes. É recomendado que a descontinuação do tratamento decorra por diminuição sucessiva da dose durante uma a duas semanas, de modo a evitar a ocorrência de sintomas de privação. Estes sintomas não são indicativos de dependência. A possibilidade de tentativa de suicídio é inerente à depressão e pode persistir até que ocorra uma remissão significativa. Os doentes potencialmente suicidas não devem ter acesso a elevadas quantidades de fármaco. Em doentes com doença maníaco-depressiva pode ocorrer uma alteração para a fase maníaca. Se o doente entrar na fase maníaca o citalopram deve ser descontinuado. Embora experiências animais tenham demonstrado que o citalopram não apresenta potencial epileptogénico, este deve, tal como outros antidepressivos, ser utilizado com precaução em doentes com história de convulsões. Tal como descrito para outros psicotrópicos, o citalopram pode modificar a resposta à insulina e à glucose, havendo a necessidade de um ajuste na terapêutica antidiabética em doentes diabéticos; adicionalmente, a doença depressiva por si só pode afectar o balanço da glucose dos doentes. A ocorrência do síndrome serotoninérgico em doentes a tomar ISRSs foi raramente notificada. A combinação de sintomas, possivelmente incluindo agitação, confusão, tremor, mioclonia, e hipertermia, pode indicar o desenvolvimento desta condição. A frequência dos efeitos secundários de Citalopram Baldacci pode aumentar durante a utilização concomitante de produtos naturais ou preparações à base de extractos vegetais que possuam na sua composição Hypericum perforatum.

8 Efeitos em grávidas, lactantes, crianças, idosos e doentes com patologias especiais A experiência clínica da utilização em mulheres grávidas é limitada. Só deverá ser utilizado por mulheres grávidas se claramente justificado. Foram efectuados estudos de reprodução em animais (segmento I, II e III) (ver secção 5.3. Dados de segurança pré-clínica) Existe informação de excreção de citalopram pelo leite materno, embora se desconheça o risco para a criança. É recomendada precaução. Apesar dos dados serem escasso, estima-se que no leite materno seja excretada cerca de 5% (mg/kg) da dose ingerida. Efeitos sobre a capacidade de condução e utilização de máquinas O citalopram não afecta a função intelectual, nem o desempenho psicomotor. No entanto, doentes com prescrição de medicação psicotrópica podem esperar ter alguma diminuição da atenção geral e concentração, quer devido à doença por si, quer à medicação, ou a ambas, devendo haver precaução no que respeita à sua capacidade para conduzir um veiculo e operar máquinas. Lista dos excipientes Núcleo dos comprimidos: Amido, lactose monohidratada, celulose microcristalina, co-povidona, glicerol 85%, croscarmelose sódica, estearato de magnésio. Revestimento: Hipromelose 5, macrogol 400, dióxido de titânio (E 171). Posologia e modo de administração Adultos Tratamento da Depressão O citalopram deve ser administrado como uma dose oral única de 20 mg por dia. Dependendo da resposta individual do doente e da gravidade da depressão, a dose pode ser aumentada até um máximo de 60 mg por dia. Tratamento de Perturbações do Pânico É recomendada para a primeira semana de tratamento um dose oral única de 10 mg, antes de se aumentar a dose para 20 mg por dia. A dose pode ser ainda mais elevada, até um máximo de 60 mg por dia, dependendo da resposta individual do doente. Doentes Idosos Em doentes idosos a dose pode ser aumentada até um máximo de 40 mg por dia.

9 Crianças Não é recomendada, por não terem sido avaliadas a segurança e eficácia nesta população. Insuficiência Renal Não é necessário ajustamento da dose em doentes com insuficiência renal ligeira a moderada. Não há informação disponível no tratamento de doentes com insuficiência renal grave (clearance de creatinina < 20 ml/min.) Insuficiência Hepática Doentes com insuficiência hepática devem receber doses de não mais de 30 mg/dia. Duração do Tratamento O efeito antidepressivo é normalmente activo ao fim de 2 a 4 semanas. O tratamento com antidepressivos é sintomático, e como tal, tem de ser continuado durante um intervalo de tempo apropriado, normalmente até 6 meses após a recuperação, de modo a prevenir uma recaída. Em doentes com depressão unipolar recorrente, a terapêutica de manutenção poderá ter de ser mantida por alguns anos, de modo a prevenir novos episódios. A máxima eficácia do citalopram no tratamento da perturbação do pânico é atingida após cerca de 3 meses, sendo a resposta mantida durante o tratamento continuado. Quando for necessário parar o tratamento deverá ser considerada a redução gradual da dose (ver efeitos indesejáveis). Modo e via de administração Citalopram Baldacci comprimidos revestidos é administrado como uma dose única diária. Citalopram Baldacci comprimidos revestidos poder ser tomado em qualquer altura do dia, sem levar em linha de conta as refeições. Indicação do momento mais favorável á administração do medicamento Citalopram Baldacci comprimidos revestidos poder ser tomado em qualquer altura do dia, sem levar em linha de conta as refeições. Duração do tratamento médio O Citalopram Baldacci destina-se ao tratamento contínuo de doenças crónicas e, por isso, não deve ser interrompido, mesmo que se sinta bem, excepto por indicação do seu médico.

10 Instruções sobre a atitude a tomar quando for omitida a administração de uma ou mais doses Se se esquecer de tomar o medicamento deverá tomar a dose seguinte à hora normal, não devendo tomar os comprimidos em falta. Se se esquecer de tomar o medicamento por vários dias, deverá contactar o seu médico. Indicação de como suspender o tratamento se a sua suspensão causar efeitos de privação Podem ocorrer reacções de privação na sequência da interrupção do tratamento, no entanto os dados de evidência clínica e pré-clínica disponíveis não sugerem que os Inibidores da Recaptação da Serotonina causam dependência. Em associação com reacções de privação foram notificados sintomas tais como, tonturas, parestesias, cefaleias, náuseas e ansiedade. A maioria das reacções de privação são de intensidade moderada a autolimitadas. A interrupção do tratamento deve ser feita através da redução gradual da dose a fim de prevenir a ocorrência destes sintomas (ver posologia e modo de administração). Sobredosagem O citalopram Baldacci é administrado a doentes com risco potencial de suicídio, tendo sido recebidas algumas notificações de tentativa de suicídio. Faltam com alguma frequência detalhes no que respeita à dose ou combinações com outros fármacos e/ou álcool. Sintomas Experiências de casos que se considera serem devidos a citalopram isolado revelaram o seguinte padrão de comportamento: Com doses inferiores a 600 mg podem ocorrer sintomas moderados de náusea, tonturas, taquicardia, tremor, enjoo e sonolência. Com doses superiores a 600 mg podem ocorrer convulsões poucas horas após a ingestão. Podem ocorrer alterações de ECG e raramente alterações de rabdomiólise. Foram notificadas muito poucas fatalidades.

11 Tratamento Não existe antídoto especifico. O tratamento é sintomático e de suporte. Deve ser efectuada lavagem gástrica o mais rapidamente possível após a ingestão oral. Quando forem ingeridos mais de 600 mg é recomendada monitorização com ECG. As convulsões podem ser tratadas com diazepam. Complexos QRS muito largos podem ser normalizados pela perfusão de cloreto de sódio hipertónico. Um doente adulto sobreviveu a uma intoxicação de 5200 mg de citalopram. Avisos Caso ocorram efeitos indesejáveis não descritos neste folheto comunique-os ao seu médico ou farmacêutico. Verifique o prazo de validade inscrito na embalagem ou no blister. Mantenha os comprimidos fora do alcance e da vista das crianças Precauções particulares de conservação Não guardar acima de 25ºC Precauções especiais para a destruição dos produtos não utilizados Todo o produto farmacêutico não utilizado deverá ser entregue ao seu farmacêutico que encaminhará o produto para apropriada inutilização. Outubro /2005

MAXAPRAN BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimido revestido 20 mg

MAXAPRAN BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimido revestido 20 mg MAXAPRAN BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimido revestido 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: MAXAPRAN citalopram MEDICAMENTO SIMILAR

Leia mais

Alfuzosina PROVIP 5 mg comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato)

Alfuzosina PROVIP 5 mg comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) Folheto Informativo Alfuzosina PROVIP 5 mg comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) "Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

citalopram Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999

citalopram Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 citalopram Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 20 mg USO ORAL - ADULTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos - Embalagem contendo 30 comprimidos revestidos. Cada comprimido revestido

Leia mais

Denyl. Citalopram. FORMAS FARMACÊUTICAS Comprimidos Simples de 20 e 40 mg

Denyl. Citalopram. FORMAS FARMACÊUTICAS Comprimidos Simples de 20 e 40 mg Denyl Citalopram FORMAS FARMACÊUTICAS Comprimidos Simples de 20 e 40 mg APRESENTAÇÕES Comprimidos de 20 mg Embalagens contendo 14 e 28 comprimidos. Comprimidos de 40 mg Embalagens contendo 14 comprimidos.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Forma farmacêutica e respectivo conteúdo (volume) Solução oral - frascos com 100 e 200 ml.

FOLHETO INFORMATIVO. Forma farmacêutica e respectivo conteúdo (volume) Solução oral - frascos com 100 e 200 ml. FOLHETO INFORMATIVO Nodepe solução oral Fluoxetina Composição 20 mg de fluoxetina / 5 ml Forma farmacêutica e respectivo conteúdo (volume) Solução oral - frascos com 100 e 200 ml. Categoria fármaco-terapêutica

Leia mais

citalopram Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999

citalopram Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 citalopram Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 20 mg. Embalagem com 30 comprimidos. USO ADULTO USO ORAL COMPOSIÇÃO Cada comprimido revestido

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Busansil, Comprimidos, 10 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

citalopram Merck S/A Comprimidos revestidos 20 mg

citalopram Merck S/A Comprimidos revestidos 20 mg citalopram Merck S/A Comprimidos revestidos 20 mg citalopram Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 20 mg FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos - Embalagem contendo 30 comprimidos

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

Projecto de Folheto Informativo

Projecto de Folheto Informativo Projecto de Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Tratamento das perturbações da ansiedade isolada e associada a estados de tensão emocional e sintomas depressivos.

FOLHETO INFORMATIVO. Tratamento das perturbações da ansiedade isolada e associada a estados de tensão emocional e sintomas depressivos. FOLHETO INFORMATIVO ITAGIL 5 mg comprimido ITAGIL 10 mg comprimido Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas,

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato de flunarizina (eq. a 5 mg de flunarizina)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato de flunarizina (eq. a 5 mg de flunarizina) RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO SIBELIUM 5 mg cápsulas SIBELIUM 10 mg comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 5,9 mg de cloridrato

Leia mais

Cápsulas de gelatina opacas com corpo creme e cabeça verde azeitona

Cápsulas de gelatina opacas com corpo creme e cabeça verde azeitona FOLHETO INFORMATIVO Nome do medicamento: FIBRANIN 100 mg cápsulas. Composição em substância activa: Ciprofibrato 100 mg/cápsulas. Lista dos excipientes: Amido de Milho e Lactose. Forma farmacêutica: Cápsulas

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Por favor leia este folheto antes de começar a tomar LARUTAN 600 mg. Guarde este folheto até ter acabado o medicamento. Pode necessitar de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas FOLHETO INFORMATIVO LEIA ATENTAMENTE ESTE FOLHETO ANTES DE TOMAR O MEDICAMENTO. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO CETIRIZINA CETRYZ 10 mg Comprimidos Dicloridrato de Cetirizina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Ondansetron Alpharma 2 mg/ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Folheto Informativo. Terbinafina Terfil 250 mg Comprimidos

Folheto Informativo. Terbinafina Terfil 250 mg Comprimidos Folheto Informativo "Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. 1 Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. 2 Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. 3

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Aurorix 150 mg comprimidos revestidos por película Moclobemida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED PARTE I - B 2 PROJECTOS DE ROTULAGEM, EMBALAGEM E FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED PARTE I - B 2 PROJECTOS DE ROTULAGEM, EMBALAGEM E FOLHETO INFORMATIVO PARTE I - B 2 PROJECTOS DE ROTULAGEM, EMBALAGEM E FOLHETO INFORMATIVO ROTULAGEM I - Acondicionamento Primário: BLISTERS TERBINAFINA LABESFAL 250 mg comprimidos Via Oral Lote: Validade: LABESFAL EMBALAGEM

Leia mais

Folheto informativo. Terbinafina Fungil 250 mg comprimidos

Folheto informativo. Terbinafina Fungil 250 mg comprimidos Folheto informativo Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha duvidas consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

PROCIMAX bromidrato de citalopram 20 mg e 40 mg Comprimidos revestidos

PROCIMAX bromidrato de citalopram 20 mg e 40 mg Comprimidos revestidos PROCIMAX bromidrato de citalopram 20 mg e 40 mg Comprimidos revestidos USO ORAL USO ADULTO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos contendo o equivalente a 20 mg e 40 mg de citalopram

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Projecto de folheto informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu medico

Leia mais

PROCIMAX bromidrato de citalopram Comprimidos revestidos 20 mg e 40 mg

PROCIMAX bromidrato de citalopram Comprimidos revestidos 20 mg e 40 mg PROCIMAX bromidrato de citalopram Comprimidos revestidos 20 mg e 40 mg USO ORAL USO ADULTO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos contendo o equivalente a 20 mg de citalopram base.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tamoxifeno Generis 10 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 20 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 30 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 40 mg Comprimidos APROVADO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VASILIUM, 10 mg, Comprimidos Flunarizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Dolamin clonixinato de lisina 125 mg Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Composição Cada comprimido revestido contém: clonixinato

Leia mais

Grupo I-3-Medicamentos anti-infecciosos, antivíricos

Grupo I-3-Medicamentos anti-infecciosos, antivíricos FOLHETO INFORMATIVO Nome do Medicamento Aciclovir Actavis mg comprimidos Aciclovir Actavis 400 mg comprimidos Composição Qualitativa e Quantitativa Cada comprimido contém: Aciclovir... ou 400 mg Forma

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Alprazolam Generis 0,25 mg Comprimidos Alprazolam Generis 0,5 mg Comprimidos Alprazolam Generis 1 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ALGIFENE, 25 MG + 300 MG, COMPRIMIDOS REVESTIDOS Cloridrato de D-propoxifeno, Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CETIX, 10 mg, Comprimido para chupar Cetirizina Leia atentamente este folheto porque contém informação importante para si Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Idecortex 45 mg comprimidos revestidos Idebenona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto Informativo MONODIN amlodipina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto; pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu

Leia mais

Extracto seco de raiz de valeriana 45 mg (3-6:1, etanol 70% (v/v)), por comprimido revestido.

Extracto seco de raiz de valeriana 45 mg (3-6:1, etanol 70% (v/v)), por comprimido revestido. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Valdispert 45 mg comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém: Substância activa: Extracto

Leia mais

Condroflex. 500mg + 400mg. Cápsula

Condroflex. 500mg + 400mg. Cápsula Condroflex 500mg + 400mg Cápsula CONDROFLEX sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina APRESENTAÇÕES Condroflex 500mg + 400mg. Embalagem com 20, 40, 60 ou 90 cápsulas. USO ORAL. USO ADULTO.

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. FOLHETO INFORMATIVO MOMEN 30 mg/g gel Cloridrato de benzidamina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. APROVADO EM Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu medico ou farmacêutico.

Leia mais

A Sertralina Vir é um antidepressivo que actua por inibição selectiva da recaptação neuronal da serotonina (ISRS).

A Sertralina Vir é um antidepressivo que actua por inibição selectiva da recaptação neuronal da serotonina (ISRS). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Sertralina Vir 50 mg Comprimidos revestidos por película Sertralina Vir 100 mg Comprimidos revestidos por película Sertralina Leia atentamente este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Granissetrom Actavis 1 mg comprimidos revestidos por película Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película Granissetrom Leia atentamente

Leia mais

Quais as acções do FLUVOXAMINA SANDOZ 50 / 100 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA?

Quais as acções do FLUVOXAMINA SANDOZ 50 / 100 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA? FLUVOXAMINA SANDOZ 50 / 100 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA Este folheto dá-lhe informação útil sobre este medicamento. Leia-o cuidadosamente antes de começar o tratamento. Se tiver alguma questão

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cetirizina Arrowblue 10 mg comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cetirizina Arrowblue 10 mg comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cetirizina Arrowblue 10 mg comprimidos revestidos por película Dicloridrato de cetirizina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tussilene, 10mg, Pastilha Bromidrato de dextrometorfano APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto.

Leia mais

Não pode tomar VIARTRIL-S se tiver hipersensibilidade à Glucosamina e Lidocaína.

Não pode tomar VIARTRIL-S se tiver hipersensibilidade à Glucosamina e Lidocaína. Antes de usar o VIARTRIL-S, leia atentamente este folheto, que lhe dará informações para a sua correcta utilização. Se tiver dúvidas, não hesite em consultar o seu médico ou o seu farmacêutico. VIARTRIL-S

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Moclobemida Genedec 150 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Moclobemida Genedec 150 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Moclobemida Genedec 150 mg Comprimidos revestidos por película Moclobemida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Tirocular, colírio, solução Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico IMIPRAMINA HCL Antidepressivo Tricíclico Descrição Trata-se de um pó branco a bege claro inodoro e cristalino. Livremente solúvel em água e em álcool solúvel em acetona insolúvel em éter e em benzeno.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR Kestine 20 mg liofilizado oral Ebastina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Kestine liofilizado oral Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa.

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Labesfal 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Composição em substância activa: Este medicamento contém na sua composição fenofibrato a 200 mg.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Composição em substância activa: Este medicamento contém na sua composição fenofibrato a 200 mg. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fenofibrato Winthrop 200 mg cápsulas Fenofibrato Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos Módulo 1.3.2 FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. beta-histina gp 16 mg comprimidos Leia este folheto com atenção antes de tomar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desmopressina Generis 0,1 mg Comprimidos Desmopressina Generis 0,2 mg Comprimidos Acetato de desmopressina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos Perindopril APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Linha da Frente 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia todo este Folheto Informativo com atenção antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ser necessário voltar a lê-lo. Se tiver alguma dúvida,

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento:

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento: FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento: Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Fenofibrato Alpharma 200 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

Ebastel. (ebastina) Bula para paciente. Comprimido revestido. 10 mg

Ebastel. (ebastina) Bula para paciente. Comprimido revestido. 10 mg Ebastel (ebastina) Bula para paciente Comprimido revestido 10 mg EBASTEL ebastina Comprimido revestido FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Embalagens com 10 comprimidos revestidos contendo 10 mg de ebastina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ebastina Brown 10 mg comprimidos revestidos por pelicula ebastina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ebastina Brown 10 mg comprimidos revestidos por pelicula ebastina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ebastina Brown 10 mg comprimidos revestidos por pelicula ebastina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO MIRTAZAPINA PSIDEP 15mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS MIRTAZAPINA PSIDEP 30mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS MIRTAZAPINA PSIDEP 45mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS (Mirtazapina) Leia atentamente este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Triticum 50 mg/5 ml solução injectável Cloridrato de trazodona Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venex 300 mg Cápsulas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada cápsula contém 300 mg de diosmina como substância ativa. Excipiente(s)

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO TIASAR, COMPRIMIDOS REVESTIDOS TIASAR 25 mg comprimidos revestidos COMPOSIÇÃO Comprimidos a 25 mg Losartan potássico... 25,0 mg Excipiente q.b.p.... 1 comprimido revestido FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Domperidona Medilusa 10 mg Comprimidos Revestidos Domperidona

Domperidona Medilusa 10 mg Comprimidos Revestidos Domperidona Folheto Informativo Domperidona Medilusa 10 mg Comprimidos Revestidos Domperidona Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cetirizina Angenérico 10 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de cetirizina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cetirizina Angenérico 10 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de cetirizina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cetirizina Angenérico 10 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de cetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cetirizina Farmoz 10 mg comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cetirizina Farmoz 10 mg comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cetirizina Farmoz 10 mg comprimidos revestidos por película Cetirizina, dicloridrato Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Norterol 25 mg comprimidos revestidos Norterol 50 mg comprimidos revestidos Cloridrato de Nortriptilina APROVADO EM Leia atentamente este folheto informativo

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ROMEFEN 5 mg comprimidos para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gripetral 500mg + 100mg + 50mg comprimidos ÁCIDO ACETILSALICÍLICO + ÁCIDO ASCÓRBICO + CAFEÍNA Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEP-RANI 150 mg e 300 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

Tratamento do défice cognitivo de grau ligeiro associado à idade.

Tratamento do défice cognitivo de grau ligeiro associado à idade. Folheto informativo: Informação para o utilizador Acetar 1200 mg comprimidos Piracetam Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina ToLife 1500 mg Pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Bisoprolol Jaba 5 mg Comprimidos revestidos Bisoprolol Jaba 10 mg Comprimidos revestidos

FOLHETO INFORMATIVO. Bisoprolol Jaba 5 mg Comprimidos revestidos Bisoprolol Jaba 10 mg Comprimidos revestidos FOLHETO INFORMATIVO Bisoprolol Jaba 5 mg Comprimidos revestidos Bisoprolol Jaba 10 mg Comprimidos revestidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvoxamina Generis, 50 mg, comprimidos revestidos por película Fluvoxamina Generis, 100 mg, comprimidos revestidos por película Leia atentamente este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. DIAZEPAM LABESFAL, comprimidos

FOLHETO INFORMATIVO. DIAZEPAM LABESFAL, comprimidos FOLHETO INFORMATIVO DIAZEPAM LABESFAL, comprimidos COMPOSIÇÃO DIAZEPAM LABESFAL 5 mg Diazepam Excipiente 5 mg q.b.p. 1 comp. DIAZEPAM LABESFAL 10 mg Diazepam Excipiente 10,0 mg q.b.p. 1 comp. FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais