1. VISÃO GERAL BACKUP REMOTO ÁREA DE GESTÃO DAS SOLUÇÕES CLOUD CONFIGURAÇÃO Configuração do Backup Remoto...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. VISÃO GERAL BACKUP REMOTO... 5 2. ÁREA DE GESTÃO DAS SOLUÇÕES CLOUD... 5 3. CONFIGURAÇÃO... 6. 3.1 Configuração do Backup Remoto..."

Transcrição

1

2 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL BACKUP REMOTO ÁREA DE GESTÃO DAS SOLUÇÕES CLOUD CONFIGURAÇÃO Configuração do Backup Remoto Instalação do Online Backup Client Requisitos de Software Instalação da Aplicação UTILIZAÇÃO DO BACKUP REMOTO Painel de Navegação Início Estado Assistentes I. Assistente de Registo II. Assistente de Backup III. Assistente de Restauro Estados das tarefas de backup Backup Gerir tarefas de Backup Criar uma tarefa de backup Propriedades das Tarefas I. Geral II. Dados III. Agenda IV. Filtro V. Avançadas Restaurar Vista Dados Restaurados Dados restaurados I. Restaurar backup local II. Alterar retenção Opções de Restauro I. Versão... 22

3 II. Localização III. Duplicar ficheiros IV. Calcular o tamanho do restauro V. Aplicar Scripts Apagar dados restaurados Monitorizar o processo de restauro Relatórios e Históricos Relatórios Históricos Limpar Relatórios e Históricos Opções Geral Backup e Restaurar Avançadas Apoio ao Cliente Sobre Informação da Conta Painel principal WINDOWS SYSTEM STATE Backup System State Restaurar System State MICROSOFT EXCHANGE 2003 / 2007 / Introdução Backup em nível de armazenamento de (ESE & VSS plug-in) Requisitos de Backup Nível de restauro de armazenamento de Nível de Backup para pastas Requisitos de Backup Nível de restauro para pastas Backup do Exchange usando VSS MICROSOFT SQL SERVER 2005 / 2008 / Introdução Backup Requisitos de Backup... 37

4 Notas adicionais no procedimento de backup Restaurar Requisitos de Restauro AJUDA E SUPORTE... 40

5 O serviço de Backup Remoto permite efetuar cópias de segurança automáticas sobre todos os dados gravados em computadores pessoais ou servidores, para uma infraestrutura remota gerida pela PT, através da simples instalação de um agente de software. O serviço pode salvaguardar a totalidade dos dados armazenados nos discos rígidos ou, em alternativa, um subconjunto de diretórios e ficheiros selecionados. Para aceder à área de gestão das soluções Cloud deverá, primeiro, inserir as suas credenciais de acesso (LOGIN da PT Empresas), após carregar no botão Entrar da homepage de cloud.ptempresas.pt, conforme a seguinte imagem: Ao entrar na Área de Gestão, pode realizar as seguintes atividades de apoio em relação ao serviço Backup Remoto: Gerir: Área de gestão onde poderá consultar o serviço contratado e adicionar recursos, quer seja aumentar ou diminuir o número de licenças e os blocos de espaço de 10 GB. Configurar: Área onde poderá aceder à Consola de Gestão para configuração do Backup Remoto. Nesta área, poderá ainda consultar alguns dados referentes à aquisição do serviço Backup Remoto, como seja a data de adesão e o estado em que se encontra o serviço.

6 Após ter efetuado uma subscrição de recursos associados ao Serviço de Armazenamento, estes ficarão disponíveis para configuração praticamente em tempo real. Para aceder à Consola de Gestão, deverá estar autenticado no portal, clicando no link Área de gestão, existente no canto superior, conforme a imagem seguinte: Em seguida, aparecerá o histórico de adesões efetuadas até o momento. Ao clicar no link Configurar para a adesão que pretende configurar, terá acesso à consola de configuração do serviço que permite gerir online todos os recursos subscritos. 3.1 Configuração do Backup Remoto Após aceder à de Configurar, deverá, em Backup Remoto > Gestão de Backup Remoto, clicar em Serviço para conseguir atribuir e gerir as licenças bem como o espaço de GB contratados. Na página de Serviço consegue proceder à criação de contas para o backup remoto, que passam pela atribuição de uma licença e espaço adquiridos a um determinado utilizador.

7 Assim, ao clicar em Novo, deverá preencher os campos que surgem no ecrã, como sejam: Início de sessão Corresponde ao do utilizador, que por sua vez é o username; Service Alias Corresponde ao nome do utilizador a atribuir à conta; Password Definição de uma palavra-chave de segurança e de acesso do serviço/conta; Confirm Password Repetição da palavra-chave definida no campo anterior; Tamanho Atribuição do espaço em GB à presente conta. Ao criar uma nova conta, é enviado para o do utilizador indicado a confirmação dos dados de acesso ao serviço, assim como os links para a aplicação ser descarregada nas várias versões (Windows, Mac e Linux). 3.2 Instalação do Online Backup Client No de Novo registo da conta de Backup que contém os acessos ao serviço, o utilizador tem a opção de instalar a aplicação na versão Windows Requisitos de Software A aplicação do Backup Remoto pode ser instalada caso preencha os seguintes requisitos: SISTEMA OPERATIVO Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista, Microsoft Windows 7, Microsoft Windows 8 Microsoft Windows Server 2008 / 2008 R2 / 2012 PC com 1 GHz ou superior RECURSOS DE HARDWARE 1 GB de memória 25 MB de espaço disponível no disco rígido Ligação à Internet (ex. ADSL, SDSL) SOFTWARE NECESSÁRIO Microsoft.Net framework 4.0 Nota O Manual de Utilizador também está disponível para as versões Mac OS X e Linux.

8 Existem dois tipos de contas: Computador Pessoal e Servidor. A diferença entre as características e sistemas operativos são: Modalidade Computador Pessoal: O utilizador pode fazer backup e restaurar os dados do arquivo e do System State. Modalidade Servidor: O utilizador pode fazer backup e restaurar os dados do arquivo, do System State, MS Exchange e MS SQL Server, assim como criar uma drive de rede mapeada no cliente. Sistema Operativo Computador Pessoal Servidor Windows XP, todas as edições, 32bit + 64 bit X X Windows Vista, todas as edições, 32bit + 64 bit X X Windows 7, todas as edições, 32bit + 64 bit X X Windows 8, todas as edições, 32bit + 64 bit X X Windows Server 2008, todas as edições, 32bit + 64 bit Windows Server 2008 R2, todas as edições, 64 bit Windows Server 2012, todas as edições, 64 bit X X X Instalação da Aplicação Para instalar o Online Backup Client: Selecione o idioma que pretende para o Assistente de Configuração. Os próximos passos a seguir são: o Selecionar a opção Aceito o contrato o Escolher a localização de destino onde o Backup Remoto será instalado o Selecionar a pasta do Menu Iniciar onde deverão ser colocados os ícones de atalho do programa o Selecionar tarefas adicionais que deverão ser executadas na instalação do Backup Remoto o Avançar com a instalação do programa

9 Surgirá a janela com a evolução do processo de instalação Caso ainda não tenha instalado no seu computador o.net framework (4.0), é possível descarregá-lo, de forma gratuita, através do site da Microsoft. Assim que surgir a mensagem de conclusão, o Online Backup Client foi instalado com sucesso no seu computador.

10 O interface do Online Backup Client instalado no seu computador é composto por 3 áreas principais: 1. Painel de Navegação 2. Informação da Conta 3. Painel principal Painel de Navegação No Painel de Navegação tem ao seu dispor os seguintes botões: Início: Apresenta o estado de funcionamento do Backup Remoto e os Assistentes disponíveis Backup: Para criar e gerir tarefas de backup Restaurar: Para restaurar os seus dados de backup Relatórios e Históricos: Para aceder a informação sobre backups já realizados Opções: Para aceder à área de configurações do programa Apoio ao Cliente: Aceda aos contactos de apoio Sobre: Informação adicional sobre o Online Backup Client Início Estado Ao iniciar o Online Backup Client, o programa irá mostrar a vista de Início. Esta vista está acessível através do Painel de Navegação e apresenta o estado de funcionamento do programa. Assistentes Por baixo do estado de funcionamento do serviço, encontram-se alistados os assistentes que o ajudarão no registo, criação de tarefas de backup e restauro dos dados.

11 I. Assistente de Registo Ao iniciar pela primeira vez o Online Backup Client no seu computador, é automaticamente apresentado o Assistente de Registo, que o ajudará a configurar informações relativas à sua conta e a sua chave de encriptação. Para tal, deverá carregar no botão Seguinte. Caso pretenda fechar o Assistente de Registo, deverá clicar em Cancelar. Clicando no botão Seguinte, deverá de seguida introduzir o Nome de Utilizador e respectiva Palavra-passe da conta do serviço. Notas Nesta janela aparecerá automaticamente o nome do seu computador, que será registado no Backup Remoto de forma a armazenar todos os arquivos. Caso não se lembre da sua palavra-chave, deverá clicar no link que se encontra na janela (por baixo do campo do nome do computador). Será enviado para o seu endereço de um lembrete com a palavra-passe. Caso haja algum problema com o o nome de utilizador e respetiva palavra-passe, podem se aplicar diversas causas, nomeadamente: o o o O nome de utilizador e/ou palavra-passe não existem ou estão incorretos. O tempo/hora indicada no computador difere muito do tempo/hora real (mais de 24 horas). A Porta 443 (SSL), obrigatória, está bloqueada por um programa de anti-vírus ou pela firewall na rede.

12 Na janela seguinte, deverá especificar uma chave de encriptação. Esta chave encripta todos os dados de backup e decifra ao restaurar. Apenas poderá definir uma vez a chave de encriptação, a qual, depois de definida, não pode ser alterada. Caso se esqueça da chave de encriptação, é impossível aceder aos dados de backup, pelo que é aconselhável guardar uma cópia da chave num lugar seguro. Atenção A chave de encriptação é única e apenas poderá ser definida uma só vez, sem possibilidade de ser alterada futuramente. Guarde uma cópia da chave, dado que é necessária para restaurar os seus arquivos em caso de falha do Sistema. Nota É possível colocar um lembrete da chave de encriptação a ser enviado para o seu endereço de . No presente assistente de configuração, o campo para assignar o lembrete é Esqueceu-se da sua chave de encriptação?. O assistente encontra-se finalizado nesta fase, bastando clicar em Concluir. É-lhe apresentada a possibilidade de iniciar o assiste de backup, que o irá guiar através do processo de criação de uma tarefa de backup (ver subcapítulo seguinte).

13 II. Assistente de Backup O Assistente de Backup irá guiá-lo através do processo de criação de uma tarefa de backup. Este irá ajudá-lo a selecionar dados importantes para backup e agendar a realização de backup de dados, tornando o primeiro contacto com o Online Backup Client mais fácil e simples. O primeiro passo deste assistente permite-lhe nomear a tarefa, assim como de onde pretende selecionar os dados para backup. A próxima vista do assistente permitelhe agenda a realização do backup dos seus dados. Aqui poderá definir a frequência e hora do backup. Em termos de frequência, esta poderá ser: o Mensal o Semanal o Uma vez o Diariamente Tem ainda a opção de ativar ou desativar a retenção. Saiba mais sobre esta função no páragrafo Retenção no subcapítulo Backup.

14 A tarefa de backup fica concluída. Ao clicar no botão Concluir a tarefa irá aparecer em Online Backup Client. Também pode clicar em Avançado para mais opções. As opções avançadas consistem em duas categorias extras: o FILTRO Permite filtar os dados da tarefa. Pode adicionar um filtro e determinar se o filtro deverá ignorar certos ficheiros (em Excepto ficheiros específicos ), ou determinar se aplica um filtro para Excluir todos os ficheiros, excepto os específicos. o TIPO DE BACKUP Permite definir se pretende que o backup se realize ligado (online) ou desligado (localmente). Caso selecione a opção de o realizar localmente, deverá especificar a localização para o backup (uma pasta do computador ou um dispositivo externo). Quando a compressão for ativada, o resultado será colocado num arquivo ZIP. A tarefa pode levar algum tempo até ficar concluída. Se pretender deixar esta opção desativada, a compressão dos arquivos individuais ainda serão aplicados, mas estes não serão colocados no arquivo ZIP. Dica Um disco rígido externo pode ser selecionado como um local de backup local.

15 III. Assistente de Restauro O Assistente de Restauro consiste numa forma fácil e simples de restaurar os seus dados. Clique em Seguinte para iniciar o processo. Na janela seguinte poderá consultar os dados do Backup Server, e selecionar os que pretende serem restaurados. De seguida, deverá especificar a localização para onde os dados restaurados deverão ser alocados, e o que pretende fazer com os ficheiros duplicados. Nesta janela poderá ainda escolher se pretende calcular o tamanho do restauro antes de descarregar. Ignorar este cálculo, economizará tempo no restauro dos dados.

16 Nesta janela, poderá escolher o filtro dos seus dados e pastas durante o restauro. Selecionando Início na próxima janela, o processo de restauro irá começar. Estados das tarefas de backup No final do painel, são apresentados os últimos 5 backups realizados, assim como a data em que foram realizados e o estado em que se encontram. Por baixo da tabela é apresentada a data e hora do próximo backup Backup Gerir tarefas de Backup Selecionando em Backup no Painel de Navegação consegue gerir as suas tarefas de backup. Ao selecionar uma tarefa na lista de tarefas, pode verificar as suas especificações. Pode realizar manualmente, editar ou eliminar tarefas. Também é possível criar novas tarefas. Criar uma tarefa de backup Para criar uma tarefa de backup, clique no botão Nova Tarefa, que se encontra por baixo da lista de tarefas na vista de Backup. Irá surgir uma caixa com as Propriedades da Tarefa, de modo a configurar a tarefa. Ao selecionar Cancelar as Propriedades da Tarefa, a tarefa não será guardada.

17 Propriedades das Tarefas As Propriedade das Tarefas surgem na criação de uma nova tarefa, ou edição de uma tarefa já existente. Permite configurar as suas tarefas, de acordo com 5 secções: I. Geral Nome da tarefa, descrição e tipo de Backup. II. Dados Seleção dos dados para backup. III. Agenda Data, hora e retenção do backup. IV. Filtro Exclusão de ficheiros e pastas do backup. V. Avançadas Volume da Segunda Cópia, Pré-Script e Pós-Script. I. Geral O separador Geral permite a definição das opções gerais da tarefa de backup. Nome e Descrição: É aconselhável dar um nome à tarefa de backup, de forma a aumentar o reconhecimento da tarefa durante a monitorização. Opcionalmente, poderá introduzir uma descrição da tarefa. Checkboxes Activar Quando selecionado, a tarefa será activada e decorrerá segundo a agenda definida. Desligue o computador quando estiver completo Quando selecionado, o sistema irá desligar-se automaticamente depois de a tarefa de backup for concluída. Esta opção tem sido desabilitada nos servidores. Adicionalmente, a aplicação tem de estar em execução para que esta opção seja eficaz. Se a aplicação for fechada, o computador não se desliga, para evitar paragens inesperadas. Caso pretenda desligar o computador, mesmo se a aplicação não estiver em execução, poderá adicionar o segunte script post na tarefa de backup: Shutdown -s -t 600. Tipo de Backup Por definição, o Online Backup Client faz backups online (para um servidor de backup externo, através da Internet). É também possível fazer um backup local, por exemplo, para um disco rígido externo, que irá resultar na criação de um arquivo ZIP que se pode extrair e que pode ser enviado para o seu servidor de backup online. O Online Backup Provider pode incluir os dados da sua conta de backup. Ao selecionar o Backup desligado (backup local), é apresentado um campo de Localização para inserir o diretório de backup local. É possível alterar a localização pesquisando um diretório

18 adicional. Assim que a compressão for realizada, será criado um ficheiro zip. Esta operação pode demorar algum tempo a ser realizada. Se deixar esta opção desabilitada, a compressão dos ficheiros individuais ainda será aplicada. Um backup desligado será sempre um backup completo. II. Dados O separador Dados permite-lhe selecionar os dados para backup dentro da tarefa. Pode facilmente navegar através do seu sistema com o Windows Explorer, como exemplificado na imagem. Os dados podem ser selecionados por ficheiros e pastas. Quando uma pasta é selecionada para backup, os ficheiros e pastas de base são automaticamente incluídos na seleção, a menos que seja explicitamente desmarcada. Notas Se uma pasta estiver demarcada com fundo cinzento, apenas um subconjunto dessa pasta pode ser alvo de backup. Um quadrado cinza no ficheiro ou pasta significa indica que não é possível adicionar o item para backup. III. Agenda Pode agendar a tarefa de backup no separador de Agenda. A tarefa pode ser agendada por frequência e hora. Por definição, o agendamento do backup está diariamente definido na hora em que a tarefa é originalmente criada. Tem disponível as seguintes frequências: Uma vez: Diariamente: Semanalmente: Mensalmente: A tarefa decorrerá uma vez A tarefa decorrerá diariamente A tarefa decorrerá um ou vários dias da semana A tarefa decorrerá uma vez por mês

19 Retenção A retenção permite a definição do número de dias que o seus dados de backup serão mantidos antes de serem removidos. Os dados serão removidos após determinado número de dias nas seguintes situações: Se um backup existente e competo é substituído por um novo backup completo: Exemplo: Um backup completo que ocorre quando os dados são elaborados pela primeira vez, ou quando a diferença de dados é superior a 66%. Se um novo backup completo é realizado, o backup antigo será removido automaticamente após um determinado número de dias. Se os dados não se encontram mais na localização original Exemplo: Se realizar um backup de uma determinada pasta e remover, renomear ou substituir essa pasta no seu computador, o backup da pasta será apagado após um determinado número de dias. Pode também optar por não remover os dados de backup selecionados, e neste caso todas as cópias de segurança dos dados serão mantidas. Notas Quando a tarefa é definida como um tipo de backup desligado (backup local), a opção de definir a retenção fica indisponível. O valor da retenção é alterado para todos os arquivos na tarefa, independentemente de eles ainda existirem no computador do utilizador ou não. IV. Filtro O separador Filtro oferece a possibilidade de excluir ficheiros e pastas do backup pretendido. Poderá também optar por incluir arquivos ocultos, selecionando a opção apresentada. Opções de filtro: Nenhuma filtragem de ficheiro Filtrar ficheiros por nome/extensão do ficheiro (Excepto ficheiros específicos) Filtrar todos os ficheiros excepto com determinado nome/extensão (Excluir todos os ficheiros, excepto os específicos) Filtrar pastas por padrões de caminho (ex. Temporários, Cookies, etc.)

20 Nota Para especificar um filtro, podem ser inseridas expressões de pesquisa regulares: Filtrar ficheiros.doc: Filtrar ficheiros que comecem com Hello: Filtrar um ficheiro específico: *.doc hello* ntuser.dat V. Avançadas Activar o Volume da Segunda Cópia Quando selecionada, a tarefa realizará backup dos ficheiros que estão em uso (ficheiros abertos). Pré-Script Um Pré-Script consiste numa opção avançada para desempenhar determinadas operações antes de reiniciar a tarefa de backup. Pode simplesmente procurar por um comando ou um ficheiro batch (ex. C:\scripts\command.bat) que será executado antes do início da tarefa de backup. Continue se a ordem falhar Quando selecionado, o backup decorrerá mesmo se o pré-script não for executado corretamente. Pós-Script Um Póst-Script consiste numa opção avançada para desempenhar determinadas operações depois da tarefa de backup ser concluída. Pode simplesmente procurar um ficheiro batch ou um comando (ex. C:\scripts\command.bat) que será executado depois da tarefa de backup for concluída. Nota As opções para o Exchange estão apresentadas em detalhe no capítulo 6.

21 Monitorizar o processo de backup O processo de backup pode ser monitorizado ao clicar em Detalhes no botão da aplicação. A barra de Detalhes apenas é apresentada durante o processo de backup. Barras de Progresso o Progresso do ficheiro: O progresso do backup do ficheiro indicado o Progresso total: O progresso de toda a tarefa de backup Tabela de Detalhes (apresentada clicando em Detalhes>>) o Completo: Ficheiros cujo backup foi completo o Fragmento: Ficheiros de backup fragmentados (backup fragmentado incremental sobre o último backup) o Se necessário: Ficheiros inalterados (em comparação com o último backup) o Ignorado: Ficheiros ignorados (detalhes nos logs) o Concluído: O número total de dados processados o Total: O número total de dados selecionados o %Concluído: A percentagem dos dados processados Outra informação o Velocidade de Upload: A velocidade média de upload o Tempo restante: Uma estimativa do restante tempo o Tempo decorrido: O tempo decorrido o Compressão: A taxa media de compressão dos dados de backup o Tamanho carregado: O tamanho dos dados carregados o Tamanho total: O tamanho total dos dados selecionados Restaurar Vista Dados Restaurados Os seus dados remotamente armazenados podem estar acessíveis ao clicar em Restaurar no Painel de Navegação. Esta vista permite-lhe restaurar os dados remotamente do seu computador. A exibição do Windows Explorer apresenta um ou mais computadores, uma vez que os dados estão relacionados com o computador de origem. Quando abre um nó de computador, irá reparar

22 que todos os dados mantém a mesma estrutura que a do seu computador. Dados restaurados Os dados podem ser restaurados por ficheiro, pasta ou drive. Selecione ficheiros, pastas ou drives que pretende restaurar na vista Restaurar. Ao clicar no botão Restaurar, surgirá a caixa das Opções de Restauro, permitindo-lhe selecionar a versão e a localização. Para mais informações, leia o parágrafo sobre as Opções de Restauro. I. Restaurar backup local Dentro da vista de Restauro, é possível importar os seus backups locais. Isto permite-lhe restaurar dados de, por exemplo, um disco rígido local do seu computador. Estes dados podem ser criados por si (backup local), ou entregues pelo seu servidor de backup online, para um restabelecimento mais rápido. Selecione Importar backup local e Arquivo se os dados foram compactados num ficheiro ZIP ou Pasta caso os dados não foram compactados (além do padrão de compressão que ocorre). Tenha em atenção que é necessário selecionar a pasta raíz da estrutura da pasta que pretende desejar. Uma vez que o backup local esteja carregado na árvore da exibição de restauro, é possível restaurar os dados da mesma forma como os seus dados remotos. II. Alterar retenção Ainda na vista de Restauro, é possível alterar a retenção por ficheiro, pasta ou computador. Lembrese que alterando a retenção vai incluir todas as subpastas, ficheiros e versões dentro dessas pastas. Opções de Restauro I. Versão O cliente pode armazenar múltiplas versões dos ficheiros. Desta forma, tem a possibilidade de escolher que versões pretende restaurar.

23 Última Versão Para restaurar a última versão, mantenha a configuração da versão inalterada. Isto significa que tem de selecionar o botão Última versão. Restaurar na data É possível restaurar um ficheiro ou pasta numa data específica. Selecione a opção Versões mais antigas para poder definir uma data passada. As últimas versões de backup de ficheiros e pastas selecionados antes da data definida serão restaurados (caso existe essa versão de backup). Restaurar versão especial Aqui pode selecionar uma versão específica de um ficheiro armazenado. Para tal, deverá selecionar o botão Versão especial. As versões disponíveis de um ficheiro serão apresentadas na dropbox. Selecione a versão pretendida. Esta opção apenas resulta para ficheiros individuais e não para pastas. II. Localização A localização é onde os ficheiros restaurados serão alocados. Predefinições A localização predefinida para o restauro. Esta localização pode ser alterada na Vista das Opções (veja o subcapítulo 4.1.5). Localização original Quando selecionada, os ficheiros serão restaurados para a localização original no seu computador. Localização selecionada Caso pretenda selecionar uma outra localização.

24 III. Duplicar ficheiros Quando os ficheiros duplicados são detetados no local escolhido, ser-lhe-á solicitado se pretende substituir, renomear ou ignorar o ficheiro(s). Pode também alterar a configuração para que seja executada automaticamente uma destas opções. IV. Calcular o tamanho do restauro Tem a possibilidade de calcular o tamanho do restauro. Ativando esta opção, o Online Backup Client dar-lhe-á uma estimativa do tempo restante de restauro. Não ativando este cálculo, irá poupar tempo. V. Aplicar Scripts Ao selecionar Aplicar scripts, surgirá uma caixa que lhe permite usar Pré e Pós scripts. Para mais informações, consulte o parágrafo V. Avançadas do subcapítulo Backup. Apagar dados restaurados Primeiro, selecione os dados que pretende que sejam removidos (pode selecionar múltiplos ficheiros ou pastas). Selecione em Mais» Apagar. Aqui poderá escolher uma versão específica de um ficheiro para ser removido. Adicionalmente, poderá escolher manter a última versão dos dados selecionados. Nota Quando apagar uma pasta que contenha vários ficheiros, as janelas de detalhes apresentarão o progresso da remoção. Esta operação pode demorar algum tempo até estar concluída. Monitorizar o processo de restauro O processo de restauro pode ser monitorizado, clicando no botão Detalhes da aplicação durante o processo.

25 Informação de Progresso: o Progresso do ficheiro: O progresso do restauro do ficheiro indicado o Progresso total: O progresso total do restauro o Ficheiros restaurados: O número de ficheiros que foram restaurados o Ficheiros ignorados: O número de ficheiros que foram ignorados o Bytes restaurados (MB): O número de ficheiros restaurados em Megabytes o Bytes ignorados (MB): O número de ficheiros ignorados em Megabytes o Bytes recebidos (MB): O número de ficheiros recebidos em Megabytes o Velocidade de download: A velocidade media de download o Tempo restante: A estimativa do tempo restante o Tempo decorrido: O tempo decorrido o Compressão: A taxa média de compressão dos dados de backup o Tamanho carregado: O tamanho dos dados carregados o Tamanho total do restauro: O tamanho total dos dados selecionados Relatórios e Históricos Relatórios A vista dos Relatórios apresenta o histórico dos relatórios. Aqui pode ver o estado de todos os backups e restauros. Pode ver os detalhes de um relatório ao selecionálo e depois clicando em Ver ou dando um duploclique no mesmo. Este relatório pode também ser enviado por depois da tarefa estar completa. Históricos Aqui é apresentado um histórico de ficheiros de Logs. Aqui pode ocorrer três acontecimentos: o Informação: Informação do progresso referente ao procedimento do backup ou restauro. o Aviso: Erros não muito graves ocorreram durante o processo de backup ou restauro. o Erro: Um erro crucial ocorreu no Online Backup Client.

26 Os detalhes de uma mensagem de histórico podem ser visualizados ao selecionar a mensagem de um específico histórico e clicar em Visualizar ou fazendo duplo-clique no histórico pretendido. Será apresentada uma caixa de diálogo com informações detalhadas da mensagem. Em alguns casos, é possível obter uma visão mais detalhada do histórico do ficheiro ao selecionar em Detalhes>>. Limpar Relatórios e Históricos Em poucos passos, é possível limpar as listas de relatórios e históricos. É possível fazer uma seleção nas listas (usando os comandos ctrl e shift). Para limpar a lista, selecione Apagar Seleção. Pode ainda optar por enviar um relatório de notificação do histórico. Um será enviado para o suporte do Backup Remoto Opções Pode alterar as configurações do programa e do processo na vista das Opções, que está acessível através do botão das Opções no Painel de Navegação. Esta vista contém os seguintes separadores: Geral Backup e Restaurar Avançadas Geral No separador Geral, pode definir opções geral do Online Backup Client. Aqui pode definir o idioma do Online Backup Client, ou alterar a palavra-chave da sua conta de backup, entre outros. Nota Pode não ser possível alterar a sua palavra-chave do Online Backup Client, caso o seu Online Backup Provider tenha desativado esta opção.

27 Backup e Restaurar No separador de Backup e Restaurar, pode definir opções específicas à ativadade de backup e restauro. Backup o o Iniciar backup de uma tarefa perdida Quando ativado, as tarefas perdidas serão automaticamente realizadas da próxima vez que o Online Backup Client for iniciado. Ao iniciar uma tarefa de backup em falta é necessária confirmação Quando ativado, surgirá uma caixa onde poderá optar começar uma tarefa de backup perdida. Definições de compressão Pode adicionar uma extensão de ficheiro que nunca deverá ser comprimido durante o backup. Pode adicionar múltiplas extensões separadas por vírgulas. o Tamanho mínimo do ficheiro (bytes) Ficheiros mais pequenos não serão comprimidos. o Tamanho máximo do ficheiro (bytes) Ficheiros pesados não serão comprimidos. (0 = sem tamanho máximo do ficheiro). Retenção de Dados As predefinições estão configuradas em Remover automaticamente os dados de backup com mais de 30 dias. Pode alterar o número de dias ou alterar a configuração de retenção de dados para Nunca remover dados de backup. A configuração prédefinida será aplicada a todas novas tarefas que serão criadas daí em diante. Restaurar É apresentada a localização padrão para onde os ficheiros restaurados serão guardados. Avançadas Avançadas o Use o backup e o restauro de privilégios Anula os direitos de acesso para os administradores para fins de backup. o Adicionar relatórios de Backup/Restauro a históricos do Windows Usado para controlar os erros no processo de backup ou restauro. o Ativar Diagnósticos O diagnóstico é um sistema de registo para controlo de erros. o Pasta temporária Pode selecionar uma pasta onde os ficheiros temporários são armazenados antes de serem transferidos para o servidor de backup.

28 Notas Certifique-se que existe suficiente espaço no disco para armazenar o ficheiro mais pesado para upload. Certifique-se ainda que esta pasta está vazia, dado que será apagada após o backup. Conexão o Utilização de Largura de banda Permite ajustar, em percentagem, a velocidade de upload da largura de banda disponível entre o Online Backup Client e o Backup Server Apoio ao Cliente Ao selecionar Apoio ao Cliente no Painel de Navegação serlhe-ão disponibilizados os contactos ( e telefónico) do seu Online Backup Provider Sobre Selecionando Sobre no Painel de Navegação, é-lhe disponibilizada informação sobre a versão, estado e licença do software.

29 4.2 Informação da Conta Nesta área do programa, o utilizador tem acesso aos detalhes da conta, como: Nome/ do utilizador da Conta Capacidade de armazenamento Estado do programa Espaço de armazenamento utilizado 4.3 Painel principal O Painel principal consiste na área de trabalho do Online Backup Client. O conteúdo deste painel muda de acordo com a navegação.

30 5.1 Backup System State Quando cria ou edita uma tarefa de backup, tem a opção de selecionar e incluir System State como fazendo parte dos seus dados de backup. Nas Propriedades das Tarefas, ao criar ou editar uma tarefa de backup, no separador Dados tem a opção de System State que pode ser ativada. Depois de ativa, será disponibilizada um resumo das secções do System State que serão incluídas no backup. Nota Certifique-se que desativa o Volume da Segunda Cópia no separador das Avançadas, em Propriedades das Tarefas, ao criar a tarefa de backup para o System State. 5.2 Restaurar System State Para restaurar o System State, deverá simplesmente selecionar na vista Restaurar e clicar em Restaurar. Assim que a tarefa de restauro do System State for terminada, ser-lhe-á perguntado se pretende reiniciar, de forma a completar o restauro do System State. Se optar por não reiniciar, a tarefa de restauro do System State ficará completa da próxima vez que reiniciar o seu computador.

31 6.1 Introdução Para dar suporte ao backup e restauro do MS Exchange Server 2003, MS Exchange Server 2007 ou MS Exchange Server 2010, o Online Backup Client tem de ser instalado na mesma máquina que o servidor. O Online Backup Client suporta backup Exchange de três formas: Através de um plug-in ESE para backup de armazenamento de Exchange Através de um plug-in VSS para backup de armazenamento de Exchange 2007 (e recentes versões). Através da opção de nível de backup de pasta (permitindo o backup de caixas de correio em separado). Notas ESE é a API do Exchange que permite as aplicações de backup para fazer um backup consistente e confiável. O nível de backup de pasta não está disponível para o Exchange Backup em nível de armazenamento de (ESE & VSS plug-in) Para ativar o backup a arquivos de , esta opção deverá ser primeiro ativada. Pode ser feito verificando o Ativar backup de Exchange no separador Servidor Exchange na vista das Opções. Depois de o plug-in estar ativo, servidores completos, grupos de armazenamento e armazenamentos individuais podem ser selecionados para backup, no separador Dados nas Propriedades das Tarefas. Para além dos requisitos apresentados em seguida, a realização do backup a um item do Exchange é semelhante a realizar backups em ficheiros normais e não envolve quaisquer ações adicionais por parte do utilizador. Notas O Circular logging no grupo de armazenamento deve ser desativado. Um armazenamento que seja solicitado para backup deve ser montado de forma a ter acesso. Armazenamentos desmontados podem aparecer na pasta do painel, mas não podem ser alvo de backup.

32 Para o nível de armazenamento de backup do Exchange, pode definir opções avançadas no separador Avançadas da tarefa de backup. As opções a definir são as seguintes: Opções Avançadas de Exchange Cortar nos Logs de transação após um backup completo: Significa que os arquivos de Log serão cortados na base de dados do Exchange quando é executado um backup completo ao Arquivo do Exchange. Impor Backup ao Armazenamento completo de Exchange /SQL Permitir que o Agente de Backup decida: Significa que, se mais de 66% do conjunto de dados forem alterados em comparação com os dados que já foram alvo de backup, o cliente irá impor um novo backup completo. Sempre: Significa que o Online Backup Client será sempre forçado a realizar um backup completo. Nunca: Significa que não será mais realizado um backup, para além do primeiro backup Requisitos de Backup O MS Exchange Server deve ser instalado e executado no computador local por forma a executar backups. O utilizador que executa um backup deve ser atribuído a privilégios de backup e restauro. O Log circular deve ser desativado. Nota O Online Backup Client executa backups completos ou incrementais. No entanto, uma vez que os backups incrementais exigem uma série continua de ficheiros de Log, não é possível a utilização do software de terceiros quando o Online Backup Client é usado para agendar backups do Exchange, e vice-versa. O software de terceiros pode causar perda de dados, uma vez que alguns programas removem registos. 6.3 Nível de restauro de armazenamento de Os backups de armazenamento de aparecem listados na pasta MS Exchange Server na vista Restaurar. Esta pasta contém subpastas para cada servidor Exchange que tenha sido alvo de backup. O restauro pode ser realizado da mesma maneira como o restauro de dados normais. Consulte o capítulo Restaurar para mais detalhes sobre o restauro.

33 6.4 Nível de Backup para pastas A opção de nível de backup para pastas significa realizar backup de caixas de e de subpastas em separado. Esta opção oferece uma alternativa a um backup completo do MS Exchange 2003 e permite-lhe realizar restauros parciais de armazenamento de . Nota Dada à significativa diferença arquitetural entre o Exchange 2003 e o Exchange 2007, não existe um apoio direto para o nível de backup de pastas do Exchange 2007 implementado no cliente nesta versão. No entanto, é agora possível realizar o nível de backup das pastas do Exchange 2007 a partir de um computador remoto, caso o Exchange 2007 seja instalado num sistema de 64 bit do Windows 2003 Server. Para mais informações, aceda ao link. Para permitir um nível de backup em pastas, deve ser selecionada a opção de Ativar nível de backup na pasta do servidor Exchange. Esta opção está disponível no separador Servidor Exchange na vista das Opções. Quando o nível de backup para a pasta é ativado um novo nó MS Exchange (folder level) é adicionado para a árvore de seleção no separador Dados nas Propriedades da Tarefa. Este nó pode ser expandido e permite-lhe pesquisar e selecionar todos os arquivos de , caixas de e subpastas. Os itens selecionados serão adicionados à tarefa de backup. Nota Para uma melhor utilização e visão geral, é recomendado criar uma tarefa separada para o nível de backup da pasta do Exchange. Não junte estes dados com ficheiros de forma a prevenir entropias. Nesta fase, já pode para realizar backup a caixas de Exchange. Um backup a caixas de funciona da mesma forma que um backup a ficheiros ou pastas. Da mesma forma, as propriedades e configurações de caixa de correio de meta dados adicionais são também carregados. Nota Certifique-se que a pasta-temp do Online Backup Client está definida para um caminho com espaço temporário do disco, uma vez que o nível de backup pode exigir uma elevada quantidade de espaço.

34 Requisitos de Backup Requisitos Adicionais MS Exchange 2003 Service pack 2 deve ser instalado Windows 2003 deve ser instalado Hot fix KB para o Exchange 2003 deve ser instalado: Configurações de segurança O SystemMailbox do utilizador não deve ser escondido da lista de endereços do Exchange O administrador local ou do domínio deve ter permissões de receber como e enviar como para o(s) arquivo(s) de . Como: Tornar visível o System Mailbox de utilizador Inicie a aplicação de gestão do Active Directory No nó comum para todos os utilizadores, com o botão direito, selecione Procurar utilizadores Na caixa de diálogo do Procurar utilizadores, escreva SystemMailbox no campo Nome e clique Procurar...: Selecione o utilizador e abra as Propriedades Nas Propriedades, clique no separador Exchange Advanced Certifique-se que a caixa de Esconder da lista de endereços do Exchange não está selecionada Clique OK e feche a aplicação (Re)inicie o Online Backup Client Como: Alterar as permissões do administrador Inicie o Gestor do Sistema MS Exchange Pesquise na árvore pelo nó de arquivo de Clique com o botão direito no nó e selecione as Propriedades Na caixa das Propriedades, selecione o separador Segurança Selecione o botão Avançadas

35 Na lista das Entradas de Permissão, selecione o administrador local e de domínio e clique em Editar Na caixa de diálogo referente à Entrada de Permissão, pesquise pela lista de permissões Ative a coluna do Permitir para Receber como Ative a coluna do Permitir para Enviar como Clique Ok e feche a aplicação (Re)inicie o Online Backup Client Nota Caso o Exchange Server seja um Domain Controller, o administrador de domínio deverá ter também permissões de Enviar como e Receber como. 6.5 Nível de restauro para pastas Uma vez que as caixas de sejam alvo de backup no Backup Server, é possível restaurar no servidor do Exchange. Para tal, basta selecionar um ou mais itens e clicar em Restaurar. Depois, surge o ecrã de Opções de Restauro. Quando seleciona Localização Original na opção Restaurar para Servidor MS Exchange, irá substituir os dados atuais na pasta do Exchange. Quando escolhe Criar uma cópia do item, uma pasta adicional com o prefixo Cópia de (i.e. Cópia da Caixa de Entrada ) será criada na caixa de do utilizador. Atenção A substituição dos itens pode causar perda de dados. É altamente recomendado usar esta opção no caso da caixa de correio original estar vazia ou conter dados antigos. Caso pretenda restaurar no modo Cópia do item, esteja ciente que esta cópia pode ser parte do próximo backup se a caixa de correio completa for selecionada para backup. Nota Para uma melhor utilização e visão geral, é recomendado criar uma tarefa em separado para o nível de backup da pasta Exchange. Não junte estes dados com ficheiros de forma a prevenir entropias.

36 6.6 Backup do Exchange usando VSS O Online Backup Client suporta VSS e este pode obrigar o Exchange a escrever uma cópia consistente de backup de ficheiros.edb e stm para o volume de sombra. Assim, ao selecionar estes ficheiros é uma forma confiável de fazer um backup completo diário, que será corrigido como um ficheiro do Online Backup Client para fazer upload apenas das alterações.

37 7.1 Introdução O Online Backup Client suporta backups e restauros de SQL Server 2005, 2008 e Esta opção pode ser ativada ao selecionar Ativar Backup SQL Server no separador SQL-Server na vista das Opções. Caso exista mais que uma instância do SQL Server instalado no computador que executa o Online Backup Client, pode optar por fazer backup dos dados a partir de todos eles. É necessário inserir as credenciais do utilizador. 7.2 Backup Quando a conexão com o SQL Server estiver estabelecida, o ícone MS SQL Server ficará visível na pasta do separador Dados nas Propriedades da Tarefa. As bases de dados são nós-filhos. Selecione as base de dados para serem adicionadas à tarefa de backup, de forma a que não seja necessária mais intervenções do utilizador Requisitos de Backup A conexão com o SQL Server é criada utilizando a Segurança Integrada ou por uma combinação fornecida de utilizador/palavra-chave. Em qualquer dos casos, o Online Backup Client deve ser dotado de direitos suficientes para executar os procedimentos de backup do SQL. Para criar um backup de base de dados, o utilizador que se conecta ao SQL Server deve ser atribuído ao sysadmin Server Role e ao db_backupoperator e dbo_owner DB roles.

38 Notas adicionais no procedimento de backup O Online Backup Client connecta-se ao Servidor local MS SQL, para que os backups de base de dados locais possam ser executados. A base de dados tempdb não pode ser alvo de backup ou de restauro. Não selecione esta base de dados para backup. O Online Backup Client pode executar backups completos e diferenciais no MSSQL Server. O método de backup a ser usado será escolhido automaticamente. 7.3 Restaurar As base de dados que estão disponíveis para restaurar podem ser encontradas na pasta MS SQL Server na vista Restaurar. Esta pasta contém a pasta SQL Server, que por sua vez contém bases de dados salvaguardadas. Estas bases de dados podem ser selecionadas para restauro. Quando é iniciado o procedimento de restauro, ser-lhe-á perguntada pela pasta de destino dos ficheiros da base de dados. Tenha em consideração que esta localização será a localização onde o MS SQL Server irá montar a base de dados restaurada. A localização padrão que é usada pelo MS SQL Server para arquivar os ficheiros da base de dados é C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL\Data. O Online Backup Client irá tentar fazer download da base de dados que está a ser restaurada e inseri-la na instância do MS SQL Server. Se já existir uma base de dados com o mesmo nome, será substituída. Poderá optar por criar uma cópia ou substituir uma base de dados original. Atenção Nunca substituir a base de dados que está em produção.

39 Requisitos de Restauro O Online Backup Client deve ser fornecido com permissões corretas para executar a operação de restauro. De acordo com a Microsoft, o utilizador que se conecta ao Servidor deve ter as funções de servidor sysadmin e dbcreator e db_owner DB atribuídas a ele. Para mais informações, aceda ao link. Restaurar uma base de dados mestre só pode ser realizado quando o servidor está em modo de utilizador individual. O SQL Server pode ser iniciado no modo de utilizador individual através da linha de comando usando a opção de linha de comando -m: "\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL\Binn\sqlservr" -m. Atenção O Online Backup Client conecta-se ao Servidor local MS SQL para que apenas os restauros sejam executados no computador local.

40 2014 OUTUBRO Para além da informação incluída, existem os seguintes canais que podem ser utilizados na obtenção de informação adicional sobre as Soluções Cloud: Apoio Técnico (disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana) Questões relacionadas com o suporte à configuração e utilização de serviços de Soluções Cloud, reporte de avarias e de outros assuntos de índole técnica. Botão AJUDA o Indique os seus dados; o Escolha a opção Técnico; o Clique em LIGAR AGORA para ser contactado gratuitamente por um dos nossos operadores. Telefone o PT Empresas , opção 4. Apoio Comercial (disponível nos dias úteis, das 8h às 20h) Questões relacionadas com Soluções Cloud, serviços, ofertas comerciais, registo e outras dúvidas de índole comercial. Botão AJUDA o Indique os seus dados; o Escolha a opção Comercial; o Para iniciar uma sessão de chat clique em ENTRAR NO CHAT; ou o Para ser contactado gratuitamente por um dos nossos operadores clique em LIGAR AGORA. Em alternativa envie um para comercial.cloud@telecom.pt.

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

1. VISÃO GERAL BACKUP REMOTO... 4 2. ÁREA DE GESTÃO DAS SOLUÇÕES CLOUD... 4 3. CONFIGURAÇÃO... 5. 3.1 Configuração do Backup Remoto...

1. VISÃO GERAL BACKUP REMOTO... 4 2. ÁREA DE GESTÃO DAS SOLUÇÕES CLOUD... 4 3. CONFIGURAÇÃO... 5. 3.1 Configuração do Backup Remoto... ÍNDICE 1. VISÃO GERAL BACKUP REMOTO... 4 2. ÁREA DE GESTÃO DAS SOLUÇÕES CLOUD... 4 3. CONFIGURAÇÃO... 5 3.1 Configuração do Backup Remoto... 5 3.2 Instalação do Online Backup Client... 6 3.2.1. Requisitos

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Recolha da Informação Manual de Operação Versão 1.0 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. O Windows e o Windows Vista são marcas comerciais ou marcas registadas da Microsoft Corporation,

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Seu manual do usuário ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3696822

Seu manual do usuário ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3696822 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação ao Hardware...

Leia mais

Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués

Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalar Podium View... 3 4. Ligação ao Hardware...

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 3 2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

O Manual do ssc. Peter H. Grasch

O Manual do ssc. Peter H. Grasch Peter H. Grasch 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Usar o ssc 7 2.1 Gerir os utilizadores.................................... 7 2.1.1 Adicionar um utilizador.............................. 8 2.1.1.1 Associar-se

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Utilizar o Office 365 no Windows Phone

Utilizar o Office 365 no Windows Phone Utilizar o Office 365 no Windows Phone Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu Windows Phone para enviar e receber correio da sua conta do Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Alunos DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

Gestor de Janelas Gnome

Gestor de Janelas Gnome 6 3 5 Gestor de Janelas Gnome Nesta secção será explicado o funcionamento de um dos ambientes gráficos disponíveis no seu Linux Caixa Mágica, o Gnome. Na figura 5.1 apresentamos o GDM, o sistema gráfico

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões:

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões: Akropole Catequista O Akropole Catequista em três tempos... Este texto é um pequeno manual de introdução ao Akropole Catequista. Umas das características deste programa é o facto deste não necessitar de

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia rápido. (Windows & Mac OS X)

IRISPen Air 7. Guia rápido. (Windows & Mac OS X) IRISPen Air 7 Guia rápido (Windows & Mac OS X) Este Guia rápido do utilizador ajuda-o a dar os primeiros passos com o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respetivo software.

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2 Instalação do Aparelho Virtual Bomgar Base 3.2 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento ao cliente é prioridade máxima. Ajude-nos a oferecer um excelente serviço. Se tiver algum comentário

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar. Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda

Leia mais

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS 2015 ABMN Escrito por Julian Romero jromero@abmn.org.br Revisão: 8 March 2015 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA O ACESSO É ATRAVÉS DE LOGIN

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2007-2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 Sistema de armazenamento e criação de conteúdos 9 4.1 Criar

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Monitor Wall MVS-MW. Manual do software

Monitor Wall MVS-MW. Manual do software Monitor Wall MVS-MW pt Manual do software Monitor Wall Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 1.1 Sobre este manual 4 1.2 Convenções neste manual 4 1.3 Documentação adicional 4 2 Vista geral do sistema 5 3

Leia mais

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto)

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Este módulo irá ensinar-lhe como criar, editar e partilhar um vídeo usando o programa Animoto. A produção, edição e partilha de um vídeo constitui uma

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 2.0

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

Gestor de ligações Manual do Utilizador

Gestor de ligações Manual do Utilizador Gestor de ligações Manual do Utilizador 1.0ª Edição PT 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logótipo Nokia Original Accessories são marcas comerciais ou marcas registadas

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10 Server for Windows

Acronis Backup & Recovery 10 Server for Windows Acronis Backup & Recovery 10 Server for Windows Guia da Instalação Índice 1 Antes da instalação...3 1.1 Componentes do Acronis Backup & Recovery 10... 3 1.1.1 Agente para Windows... 3 1.1.2 Criador de

Leia mais

Central Inteligente Manual de utilização

Central Inteligente Manual de utilização Central Inteligente 4 Benefícios 5 Funcionalidades 5 Portal de Configuração 5 Índice Área de Cliente 6 Registo Área de Cliente 7 Login Área de Cliente 7 Menu Área de Cliente 7 Portal de Configuração da

Leia mais

Portaria Express 2.0

Portaria Express 2.0 Portaria Express 2.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização Índice 1 Introdução... 4 1.1 Âmbito do Documento... 4 1.2 Acesso... 5 1.3 Autenticação... 5 2 Cliente... 6 2.1 Reencaminhamentos ou redireccionamentos... 6 2.1.1 Novo Plano de Redireccionamento... Error!

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

Prezado aluno, 1 - ) Clique no link que segue: http://speedtest.net/ 2 - ) Clique em iniciar teste: 3-) Verifique a velocidade:

Prezado aluno, 1 - ) Clique no link que segue: http://speedtest.net/ 2 - ) Clique em iniciar teste: 3-) Verifique a velocidade: Prezado aluno, Primeiramente sugerimos que utilize o Google Chrome, um navegador mais rápido e seguro. https://www.google.com/intl/pt-br/chrome/browser/?hl=pt-br&brand=chmi Caso não resolva os problemas,

Leia mais

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 Manual de instalação do software Português LB9155001 Funcionalidades P-touch Editor Controlador da impressora P-touch Address Book (apenas Windows ) Introdução Torna

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02

MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02 MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02 Sumário Prefácio: Prefácio...vii Capítulo 1: Apresentação do MozyPro...9 Capítulo 2: Noções básicas sobre os Conceitos do MozyPro...11 Noções básicas

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Openshot Video Editor Instalação e Configuração

Openshot Video Editor Instalação e Configuração Openshot Video Editor Instalação e Configuração Adriana Mello Guimarães Luís Pinheiro Nuno Fernandes Índice 1. INTRODUÇÃO... 1 2. INSTALAÇÃO PARA SISTEMAS WINDOWS... 2 2.1. OBTER O OPENSHOT... 2 2.2. INSTALAR

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link e instalar:

1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link e instalar: SigmaDoc INSTALAÇÃO/ACTUALIZAÇÃO Para efectuar a actualização, proceder do seguinte modo: 1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link

Leia mais

COMO LIGAR E CONFIGURAR

COMO LIGAR E CONFIGURAR 1 2 GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA COMO LIGAR E CONFIGURAR carregar a bateria O utilizador deverá, em primeiro lugar, carregar a bateria do sistema. A primeira carga deverá ter um tempo ininterrupto de 6 horas.

Leia mais

Resolução de avarias de MPEG

Resolução de avarias de MPEG Resolução de avarias de MPEG Esta secção é para utilizadores de cardiologia que visualizam MPEGs. Consulte os seguintes tópicos para o ajudarem a resolver problemas detectados ao visualizar MPEGs. Componentes

Leia mais

Office Telefone com fios

Office Telefone com fios Office Telefone com fios NOS_Office_com_fios.indd 1 16/05/14 16:30 NOS_Office_com_fios.indd 2 16/05/14 16:30 1. Configurar o Office com fios 1.1. Aceder à página de configuração 1.2. Alterar a password

Leia mais

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One.

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a usar a ferramenta Quick Copy durante um projeto de implementação.

Leia mais

MÓDULO DE MATRICULA UNASUS

MÓDULO DE MATRICULA UNASUS MÓDULO DE MATRICULA UNASUS Guia de Instalação e Configuração (Moodle 2.x) Resumo Este documento lista o fluxo para aquisição do modulo de matricula, geração de chaves para acesso ao webservice do Arouca

Leia mais

Guia de iniciação Bomgar B400

Guia de iniciação Bomgar B400 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio de 2010 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais