Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimentos para Reinstalação do Sisloc"

Transcrição

1 Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

2 Sumário: 1. Informações Gerais Criação de backups importantes Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo Instalação da base de dados Sisloc Passo a passo Instalação de tarefa de Backup Passo a passo Execução de Backup manual Passo a passo Configuração de ODBC Passo a passo Atualização do sistema Passo a passo Configurações Finais... 45

3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual, mostram um exemplo de uma reinstalação padrão de servidor e diferenças podem ocorrer de acordo com a configuração de cada máquina. É importante lembrar que uma restauração com sucesso depende da execução dos processos de cópia de segurança (backup) com perfeição. A Sisloc não se responsabiliza por perda de dados ou problemas decorrentes desta instalação quando a mesma não for efetuada por profissionais da própria Sisloc Softwares. O banco de dados do sistema é uma de suas partes mais críticas, se o usuário não tiver segurança em executar os procedimentos, contrate nossos serviços para instalação do servidor. VAMOS INICIAR! 2. Criação de backups importantes Antes de iniciarmos a instalação é importante efetuar um backup de dois itens importantes para o funcionamento do Sisloc: Base de dados (se possuir auditoria as bases de auditoria também devem ser armazenadas) e Pasta Dados. Normalmente localizados em Backup na pasta Sisloc dentro do C:/ da máquina utilizada atualmente. Crie na máquina, onde o sistema está sendo reinstalado, uma pasta de mesmo nome (backup) dentro de Sisloc no C:/, o caminho correto será: C:\Sisloc\Backup. Salve os arquivos citados acima dentro dela. Para isso copie-os e cole na nova pasta criada:

4 Obs.: Os quatro últimos arquivos demonstrados na imagem acima (dbsislocad_dat.bak, dbsisloc_log.bak, dbsislocai_dat.bak e dbsisloci_log.bak) aparecerão apenas para o sistema que possuir controle de auditoria. Caso não possua tal controle desconsidere-os. Utilizaremos tais arquivos depois que o sistema estiver instalado. 3. Reinstalação do Sisloc Vamos iniciar a nossa reinstalação no novo servidor. ACOMPANHE O PASSO A PASSO DESCRITO ABAIXO, SEMPRE O EXECUTANDO, PARA APRENDER MELHOR COMO SERÁ REALIZADA A REINSTALAÇÃO! Passo a passo 3.1. Acesse o endereço: e efetue a autenticação na área do cliente. OBS.: O usuário e senha utilizados para autenticação são os mesmos utilizados no MySuite.

5 Depois de autenticado, acesse no menu esquerdo a opção Instalação Sisloc : 3.2. Clique sobre o link desejado para que o arquivo seja salvo em seu computador: OBS.: Existem versões para os sistemas operacionais Windows 32 e 64 bits, você deve identificar qual a versão da sua máquina e efetuar o download conforme tal.

6 3.3. Além do instalador do sistema, vamos efetuar o download também da base de CEP, que é utilizada para localizar o endereço através do CEP. No final da tela de downloads temos o link Banco de dados CEP, clique sobre ele e salve-o na pasta C:\Sisloc\backup. Descompacte o arquivo baixado Antes de executar o instalador do Sisloc vamos verificar a Configuração de Controle de Conta de Usuário, que deve estar Desabilitada. Acesse o Painel de Controles -> Contas de Usuário.

7 3.5. Clique sobre o item Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário e na tela de configuração você deve abaixar a barra de rolagem até o ponto Nunca notificar.

8 Reinicie o computador depois de efetuar a configuração acima Depois dos passos anteriores execute o arquivo de instalação: Clique com o botão direito sobre o arquivo e selecione a opção Executar como administrador. É importante executá-lo dessa forma, pois muitas vezes o Windows 7 e Windows 2008, mesmo com o usuário administrador, não instala o SQL Express e aparece que a instalação foi concluída Será aberta a tela do assistente de instalação do Sisloc. Para iniciar o processo recomendamos fechar todos os outros aplicativos que estão em execução no momento. Clique no botão Avançar para prosseguir com a instalação:

9 3.8. Será indicado o caminho da instalação, que pode ser alterado. São necessários pelo menos 0,7MB de espaço livre no disco para a instalação.

10 3.9. Para a instalação no servidor, selecione a opção Instalação Completa, nesse caso são necessários pelo menos 179,9MB de espaço livre no disco para completar o processo. Serão instalados utilitários específicos para o servidor juntamente com o SQL Express. Os clientes que já usam o Windows 7, possuem o recurso da Plataforma.NET Framework, podendo desmarcá-lo durante o processo de instalação O instalador indicará o nome da pasta onde os ícones de execução dos aplicativos do Sisloc serão apresentados no menu Iniciar do Windows. Este nome pode ser alterado conforme escolha do usuário.

11 3.11. Será indicada a opção de criar, na Área de Trabalho do Windows, atalhos de inicializações do Sisloc. Recomenda-se permitir a criação para facilitar o acesso ao sistema.

12 3.12. No próximo passo, é listado um resumo do local de destino de instalação do Sisloc, o tipo de instalação e os componentes selecionados para instalação. Após conferência clique em Instalar para iniciar o processo A instalação será processada:

13 3.14. Ao final, será permitida a execução dos complementos da instalação completa. Dessa forma, quando marcados, ao clicar no botão Concluir os mesmos serão executados Criar e compartilhar os diretórios C:\Sisloc\Dados e C:\Sisloc\SislocDeploy, este último deve ser criado, pois na instalação não é feito automaticamente O assistente de configuração do SQL Express é exibido para dar início ao processo de sua instalação. Selecione a opção de instalação do SQL Express e clique em Avançar.

14 3.17. Na próxima etapa, é solicitada a inserção da senha do usuário sa (este é o usuário padrão para o banco de dados) para conectar ao banco de dados SQL Express, é possível definir uma senha qualquer de acordo com a escolha do usuário Ao clicar em Avançar, o próximo passo irá solicitar o nome da instância a ser criada no servidor para instalação da base de dados. O Sisloc por padrão apresenta a instância MSSQLSERVER.

15 3.19. Na próxima tela, será mostrado o resumo sobre a instância que será criada e o usuário criado para o banco de dados, clique em Concluir para processar a instalação A instalação do SQL Express será realizada. Após esse processo o servidor deverá ser reiniciado para dar continuidade.

16 Obs.: Ao final deste processo é necessário reiniciar o servidor para concluir a instalação. 4. Instalação da base de dados Sisloc Neste tópico vamos entender como é feita a instalação da base de dados do sistema! Passo a passo 4.1. Após concluir o processo de instalação do SQL Express no servidor, ele estará apto a receber a base de dados do Sisloc. Execute o SQL Express e selecione a opção Instalar Base de Dados :

17 4.2. Ao clicar no botão Avançar será solicitado o usuário e senha do SQL Express (criados durante sua instalação) para dar permissão ao assistente na criação da base de dados Clique em Avançar e escolha o nome da instância criada para o Sisloc durante o processo de instalação do SQL Express.

18 Obs.: Essa seleção será exibida apenas se sua máquina possuir mais de uma instância instalada Nessa etapa, será necessário escolher o arquivo nomebd_dat.bak (Ex.: dbsisloc.bak) que está na pasta BaseSisloc criada no passo 2 deste documento. Este arquivo será restaurado para instalar a base de dados do Sisloc. Clique no botão para escolher o arquivo.

19 4.5. Clique em Avançar e na etapa seguinte, informe o nome da base de dados do Sisloc. É aconselhável que seja mantido o nome dbsisloc para manter o padrão Na próxima etapa, o assistente buscará os diretórios de LOG e DATA onde serão armazenados os dados do Sisloc, que se encontram na pasta C:\SISLOC.

20 4.7. Ao clicar em Avançar, será apresentado um resumo da instância onde será instalada a base de dados, o usuário do banco e o caminho onde se encontra o backup que está sendo restaurado, juntamente com o nome do banco de dados e os diretórios onde serão gravados os arquivos DATA e LOG Clique em Concluir para processar a instalação.

21 Para os bancos de dados que possuem o módulo Auditoria, será necessário efetuar também a instalação dos bancos de auditoria (dbsislocad e dbsislocai). Siga os procedimentos abaixo para esta instalação. Se não houver auditoria avance para o passo 5. OBS.: É necessário efetuar estes procedimentos duas vezes, uma para o dbsislocad e outra para o dbsislocai Clique no botão Ok da mensagem exibida e depois em Voltar no SQL Express. Selecione a opção Instalar Base de Dados :

22 4.10. Ao clicar no botão Avançar será solicitado o usuário e senha do SQL Express (criados durante sua instalação) para dar permissão ao assistente na criação da base de dados Clique em Avançar e escolha o nome da instância criada para o Sisloc durante o processo de instalação do SQL Express.

23 Obs.: A seleção de instância será exibida apenas se sua máquina possuir mais de uma instância instalada Nesta etapa, será necessário escolher o arquivo nomebd_dat.bak (Ex.: dbsislocad) de auditoria, que está na pasta de BaseSisloc criada no passo 2 deste documento. Será necessário restaurar as duas bases de dados de auditoria: dbsilocad e dbsislocai. Clique no botão para escolher o arquivo.

24 4.13. Clique em Avançar e na etapa seguinte informe o nome da base de dados da auditora, é aconselhável que mantenha o padrão: dbsislocad e dbsislocai Na próxima etapa, o assistente buscará os diretórios de LOG e DATA onde serão armazenados os dados do Sisloc, que se encontram na pasta C:\SISLOC.

25 4.15. Ao clicar em Avançar, será apresentado um resumo da instância onde será instalada a base de dados, o usuário do banco e o caminho onde se encontra o backup que está sendo restaurado, juntamente com o nome do banco de dados e os diretórios onde serão gravados os arquivos DATA e LOG Clique em Concluir para processar a instalação.

26 OBS.: Repita os procedimentos para ambos os bancos de auditoria: dbsislocad e dbsislocai Por fim, vamos instalar a base de CEP, que será utilizado para identificar um endereço através de seu CEP. Clique em Ok na mensagem de restauração com sucesso, clique em Voltar no SQL Express e selecione novamente a opção Instalar Base de Dados.

27 4.18. No próximo passo selecione a Base de CEP baixada no passo 3.3 efetuado acima Clique em Avançar, mantenha o nome da base como cep e clique em Avançar novamente.

28 4.20. Mantenha os diretórios de Dados e de LOG e clique em Avançar : Será exibido o resumo da instalação da nova base, clique em Concluir para finalizar o processo.

29 5. Instalação de tarefa de Backup Depois de finalizar o processo de instalação da base de dados, deve-se fazer a instalação da tarefa de backup para que o sistema o faça automaticamente de acordo com sua configuração. A tarefa de backup é um recurso utilizado para realizar os procedimentos de backup agendado. Passo a passo 5.1. Clique em Ok na mensagem exibida acima, depois no botão Voltar e selecione a opção Instalar Tarefa de Backup e clique em Avançar.

30 5.2. Será solicitado o usuário e a senha de acesso ao SQL Express para prosseguir com a instalação Selecione a instância do SQL Express onde está alocado o banco de dados, normalmente a instância é MSSQLSERVER. Obs.: A seleção de instância será exibida apenas se sua máquina possuir mais de uma instância instalada.

31 5.4. Na próxima etapa, é necessário selecionar as bases de dados que serão acrescentadas na tarefa de backup. Em geral terá um banco de dados (dbsisloc instalado no tópico anterior) somente, as instalações que contém auditoria possuem mais duas bases para serem selecionadas Neste passo, informe a pasta onde serão criados os arquivos de backup. O assistente selecionará o diretório C:\SISLOC\Backup, recomenda-se manter o padrão para facilitar a localização.

32 5.6. Ao clicar em Avançar será necessário informar a hora em que a tarefa será realizada diariamente. OBS.: Deve ser indicado um horário fechado, sem minutos apenas horas. Por exemplo: 11, 15, 18...

33 5.7. Na última tela será mostrado o resumo da instalação exibindo a instância onde será criada a tarefa, o usuário do SQL, os bancos selecionados, o caminho onde os arquivos serão salvos e a hora da execução do backup completo. Clique em Concluir para processar a instalação da tarefa. 6. Execução de Backup manual Além da instalação de tarefa de backup automático, é possível efetuar o backup manualmente. Através deste processo, o backup será salvo na hora em que o procedimento for executado, o SQL Express também será a ferramenta utilizada. Passo a passo 6.1. Escolha a opção Fazer Backup no SQL Express e clique em Avançar.

34 6.2. Informe o nome da instância onde o backup será salvo. Para a realização deste, será necessário apenas informar a instância. Obs.: A seleção de instância será exibida apenas se sua máquina possuir mais de uma instância instalada.

35 OBS.: Os bancos que serão copiados são os mesmos definidos inicialmente na instalação da tarefa de backup, caso exista algum banco de dados que não esteja selecionado é necessário efetuar o processo novamente Será exibida a instância escolhida para o backup, clique em Concluir para que o processo seja realizado. Obs.: É interessante que o arquivo de backup seja salvo também em uma mídia externa (pen driver ou HD externo, por exemplo). Assim, caso aconteça algum defeito/problema com a máquina você não perderá as informações de seu banco de dados. Para salvar esse backup basta copiar os arquivos criados na pasta indicada no procedimento de backup acima e colá-los na mídia externa (nomedb_dat.bak e nomebd_log.bak). 7. Configuração de ODBC Passo a passo 7.1. Execute o arquivo ODBC Config que está localizado na pasta de instalação do Sisloc.

36 7.2. Será aberto o programa para configuração de fonte de dados ODBC.

37 7.3. Nesta tela, para configurar a base de dados, no campo Configurar selecione a opção Dados, no campo Tipo selecione Msde, no campo Nome coloque o nome do banco de dados (o padrão do Sisloc é o DBSISLOC) e, por fim, no campo Servidor informe o nome do servidor. Clique no botão Configurar para executar a configuração.

38 OBS.: O nome do servidor deve ser consultado com o setor de TI da empresa Vamos agora configurar a Base de CEP, clique no botão Ok da mensagem. Ainda no assistente de configuração do ODBC, no campo Configurar selecione a opção CEP e no campo Servidor informe o nome do servidor.

39 7.5. Clique no botão Configurar para finalizar a configuração.

40 8. Atualização do sistema Após os procedimentos descritos anteriores, o Sisloc estará pronto para utilização, porém o sistema ainda não está atualizado visto que o instalador está na versão 9 do sistema. Para isso, a instalação no servidor possui como recurso o Sisloc Update. Passo a passo 8.1. Execute o arquivo Sisloc Update que está localizado na pasta de instalação do Sisloc Será apresentada a tela com as seguintes opções:

41 8.3. Na opção Configurar parâmetros de atualização, aba Download, informe no campo Endereço o endereço web para atualização, utilize o link: Os campos de usuário e senha devem ser informados, cada cliente da Sisloc possui seu próprio login para download. OBS.: Entre em contato com o suporte da Sisloc para obter os dados de acesso Ainda nessa opção, é possível selecionar o diretório onde serão copiados os dados das atualizações, para isso é necessário que a pasta esteja compartilhada na rede para as máquinas clientes. Na aba Diretórios, clique em Pesquisar e selecione a pasta do Sisloc que está compartilhada onde os arquivos serão copiados.

42 Obs.: Na imagem acima a pasta selecionada é a SislocDeploy, sugerimos que seja mantido esse padrão de pasta, crie tal pasta no C:/ do servidor novo, dentro da pasta Sisloc e a compartilhe com acesso total a todos os usuários que utilizarão o Sisloc em outras estações Após seleção clique no botão Verificar para que seja feita a consistência dos diretórios marcados.

43 8.6. Clique em Avançar, para efetuar o download da versão clique na opção Baixar do Sisloc Update Após concluir o download, clique em Avançar para habilitar a versão. Leia as informações sobre a atualização, marque a opção Entendi o aviso acima e clique em Atualizar, será executado o processo de habilitação.

44 Para efetuar a habilitação é necessário que todos os usuários do Sisloc fechem o sistema, para que assim, os diretórios configurados recebam também a nova versão. OBS.: Os números de versões seguirão conforme a versão instalada na empresa. A informação mostrada na imagem acima é apenas um exemplo Após habilitada a versão, o assistente solicitará que sejam copiados os dados para as estações (aquelas que foram configuradas através do botão Configurar do Sisloc Update). Clique em Sim e os dados serão copiados:

45 8.9. Depois de realizada a atualização, o servidor já estará apto para utilizar o Sisloc. Para utilizá-lo nas demais máquinas siga os procedimentos de instalação nas estações de trabalho. 9. Configurações Finais Para finalizar a reinstalação ainda temos que nos atentar para os seguintes detalhes: 9.1. A pasta Dados (armazenada no passo 2 ), deve ser copiada para a pasta Sisloc localizada no C:/, sobreponha a existente. Obs.: Se o servidor possuir o mesmo nome do anterior então a reinstalação estará completa. Caso mude o nome, prossiga com os passos abaixo: 9.2. Acesse o sistema, através do servidor, e nas configurações gerais (Iniciar -> Opções -> Parâmetros -> Gerais) aba Geral informe o novo caminho no campo Diretório servidor para carregar versão e na aba Relatórios, informe o novo caminho para o campo Diretório padrão. Normalmente o que muda nesses caminhos é o nome do servidor. Obs.: As informações sobre cada campo citado acima podem ser visualizadas através do manual do sistema (Iniciar -> Opções -> Manual Atual Caminho no manual: Sisloc -> Opções -> Processos -> Parâmetros -> Geral).

46 9.3. Para finalizar você deve configurar o ODBC das estações que acessam a base de dados. Para isso em cada máquina que utilizará o sistema execute os procedimentos do passo 7 deste manual. Para fazer a instalação nas estações acesse o manual para tal procedimento.

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle?

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Olá, professor(a), Este tutorial tem o objetivo de lhe auxiliar na realização de backup do conteúdo de uma disciplina já oferecida,

Leia mais

Atualizaça o do Playlist Digital

Atualizaça o do Playlist Digital Atualizaça o do Playlist Digital Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISLOC E SQL EXPRESS 2005

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISLOC E SQL EXPRESS 2005 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISLOC E SQL EXPRESS 2005 SERVIDORES Instalação do Sistema Download do Arquivo de Instalação: Para baixar o arquivo de instalação do SISLOC, acesse o link: http://www.sisloc.com.br/shareware.

Leia mais

AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express

AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. INSTALAÇÃO DO SQL SERVER 2005 EXPRESS... 3 1.1. Microsoft.Net Framework 2.0... 3 1.2. Microsoft SQL Server 2005 Express... 3 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Procedimento para Atualização do DDFinance

Procedimento para Atualização do DDFinance Procedimento para Atualização do DDFinance Importante! Faça o backup do Banco de Dados antes de executar o procedimento. O processo de atualização deve ser executado diretamente no servidor para sistemas

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

Instalação do utilitário de migração DBF SQL

Instalação do utilitário de migração DBF SQL Migração da base de dados Folhamatic Linha Office para SQL Considerações: Os sistemas Folhamatic Linha Office e os Arquivos Essenciais devem estar atualizados com a última versão disponível no site, quando

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do NetEye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET Obs.: Caso já possua um programa compactador de arquivo pular a etapa 1. 1 - Compactador de Arquivo Para instalar o Chef Foods Net você precisa de um programa descompactador

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CRIAÇÃO DA MÁQUINA VIRTUAL... 3 Mas o que é virtualização?... 3 Instalando o VirtualBox...

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 17.*

MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 16.* PARA 17.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura Cliente/Servidor MS-SQL-SERVER

Leia mais

Manual de Instalação e OPERAÇÃO

Manual de Instalação e OPERAÇÃO FlexBackup DESCRIÇÃO O FlexBackup é um programa criado para efetuar o backup (cópia de segurança) dos bancos de dados, dos sistemas desenvolvidos pela Devices Informática. INSTALANDO O FlexBackup O FlexBackup

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Certificado A1 Manual de Renovação online

Certificado A1 Manual de Renovação online Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Página2 Índice Requisitos... 03 Plug-ins e ActiveX... 04 Renovação... 06 Exportação: Backup PFX... 12 Página3 Requisitos Este manual

Leia mais

Manual de Instalação Seguros iseg

Manual de Instalação Seguros iseg Manual de Instalação Seguros iseg Sumário 1. Instalação para Notebooks e Desktop... 2 Pré-Requisito para instalação... 2 Obtendo o Download do arquivo de instalação do aplicativo Seguros iseg... 2 Versão

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 57 Página 2 de 57 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda.

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda. Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Ltda. (0xx46) 3225-6234 I Manual de Instalação Índice Cap. I 1 1 1 As orientações abaixo devem ser utilizadas

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA CORREÇÃO DO ERRO DEVIDO ATUALIZAÇÃO DO AVAST

PROCEDIMENTO PARA CORREÇÃO DO ERRO DEVIDO ATUALIZAÇÃO DO AVAST Página 1 de 13 PROCEDIMENTO PARA CORREÇÃO DO ERRO DEVIDO ATUALIZAÇÃO DO AVAST Após uma atualização, o Avast Free apresentou um erro ao acessar o Sisloc. Para que o procedimento seja feito corretamente

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0 Manual de Instalação e Configuração Módulo Remote (G2KA) para NFSE v1.0 Página 1 Sumário 1 Download e Instalação... 3 2 Configuração... 5 3 Inicialização Manual... 8 4 Inicialização via serviço do Windows...

Leia mais

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 A U T O R I Z A D O R W E B B I O M E T R I A GUIA DE INSTALAÇÃO Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 UTILIZANDO A BIOMETRIA... 4 INSTALAÇÃO... 5 CADASTRO DA DIGITAL...15

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Guia de Instalação Windows 8

Guia de Instalação Windows 8 Guia de Instalação Windows 8 1 Este guia de instalação tem como propósito demonstrar de maneira fácil o processo de instalação do sistema Harsy ERP em máquinas que utilizam o Windows 8. Para instalar o

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO IMPRESSORA FISCAL PARA SAÍDA DE HORÁRIO DE VERÃO

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO IMPRESSORA FISCAL PARA SAÍDA DE HORÁRIO DE VERÃO PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO IMPRESSORA FISCAL PARA SAÍDA DE HORÁRIO DE VERÃO As impressoras fiscais Bematech (modelos MP-2100 TH FI e MP-4000 TH FI) requerem a realização de um pequeno ajuste de configuração

Leia mais

Manual de backup SigemLoja 2.0 (firebird)

Manual de backup SigemLoja 2.0 (firebird) Manual de backup SigemLoja 2.0 (firebird) 1 Manual Backup SigemLoja 2.0 (Firebird) 1. Sumário 2. Apresentação... 3 2.1. Qual a importância do backup?... 3 2.1. Com que frequência realizar o backup?...

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO PARA DRIVER DE COMUNICAÇÃO USB Versão 2.0 IF ST120 IF ST200 IF ST 2000 IF ST 2500

GUIA DE INSTALAÇÃO PARA DRIVER DE COMUNICAÇÃO USB Versão 2.0 IF ST120 IF ST200 IF ST 2000 IF ST 2500 GUIA DE INSTALAÇÃO PARA DRIVER DE COMUNICAÇÃO USB Versão 2.0 IF ST120 IF ST200 IF ST 2000 IF ST 2500 JANEIRO 2012 Sumário Introdução...3 Preparativos para a instalação...3 Instalação no Windows 98...4

Leia mais

Autoridade Certificadora Notarial CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL. Página 1 de 14

Autoridade Certificadora Notarial CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL. Página 1 de 14 Página 1 de 14 CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL Página 2 de 14 Página 3 de 14 ECD Emissor de Certificados Digitais Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 4 2. PRÉ-REQUISITOS DE

Leia mais

Manual de Instalação LEGICEX System Plus

Manual de Instalação LEGICEX System Plus Este manual irá ajudá-lo a instalar o LEGICEX System Plus (TEC Plus + TEC Plus Planilha) em seu computador ou em sua rede. O Manual destina-se aos usuários que baixaram o programa de instalação no Menu

Leia mais

SUMÁRIO 1. PRÉ - REQUISITOS: 2 2. DOWNLOAD DO SIAPES 2 3. INSTALAÇÃO SIAPES 6 4. TAREFAS DA PRIMEIRA INICIALIZAÇÃO 10

SUMÁRIO 1. PRÉ - REQUISITOS: 2 2. DOWNLOAD DO SIAPES 2 3. INSTALAÇÃO SIAPES 6 4. TAREFAS DA PRIMEIRA INICIALIZAÇÃO 10 SUMÁRIO 1. PRÉ - REQUISITOS: 2 2. DOWNLOAD DO SIAPES 2 3. INSTALAÇÃO SIAPES 6 4. TAREFAS DA PRIMEIRA INICIALIZAÇÃO 10 4.1 SELEÇÃO DO ÓRGÃO 10 4.2 ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DO SIAPES 12 4.3 ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Arquivos (SGA) (Manual de Instalação)

Sistema de Gerenciamento de Arquivos (SGA) (Manual de Instalação) Sistema de Gerenciamento de Arquivos (SGA) (Manual de Instalação) Quantico Sistemas de Informação Ltda. 1 / 12 A. Histórico de Alterações Histórico de Alterações Versão Responsáveis Objetivo Solicitante

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Backup. Tutorial TGC Backup

Backup. Tutorial TGC Backup : seus dados seguros de forma simples e prática. Backup Objetivo: demonstrar como configurar o nas versões gratuita e paga. Com o aumento das obrigações fiscais e legais, o armazenamento de grandes volumes

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do Neteye. Para ajuda na utilização do Software, solicitamos que consulte os manuais da Console [http://www.neteye.com.br/help/doku.php?id=ajuda]

Leia mais

Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma maquina virtual

Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma maquina virtual Maria Augusta Sakis Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma Máquina Virtual Máquinas virtuais são muito úteis no dia-a-dia, permitindo ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão PRO

Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão PRO Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão PRO Instalação do gbackup Pro Para instalar o gbackup Pro em seu computador ou servidor, basta seguir as seguintes etapas: Após baixar a instalação

Leia mais

Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais

Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais Certificado Digital tipo A1 Sistemas Operacionais compatíveis para importação. Windows 2000 Windows XP Windows Vista Windows 7 Novembro/2015

Leia mais

Manual. ID REP Config Versão 1.0

Manual. ID REP Config Versão 1.0 Manual ID REP Config Versão 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Pré-Requisitos... 3 2.1. Atualização... 3 3. Instalação do ID REP Config... 4 4. Visão Geral do Programa... 6 4.1. Tela Principal... 6 4.2.

Leia mais

Instalação, configuração e manual

Instalação, configuração e manual Cardápio Moura Instalação, configuração e manual Conteúdo Instalação... 4 Requisitos mínimos... 4 Windows 8... 5 Instalação do IIS no Windows 8... 5 Configuração do IIS no WINDOWS 8... 15 Windows 7...

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.*

MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.* MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura com sgbd MS-SQL-SERVER C) Procedimentos

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Guia de instalação GPRS

Guia de instalação GPRS Guia de instalação GPRS CELULAR DE MESA EPFS11 2014 Windows Vista Windows 7 Windows 8 Indices 1. 2. 3. 4. CONEXÕES:... 2 INTRODUÇÃO... 3 INSTALANDO O DRIVER USB... 3 COFIGURANDO A CONEXÃO... 5 1. CONEXÕES:

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 43 Página 2 de 43 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA BDS PROPOSTA

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA BDS PROPOSTA MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA BDS PROPOSTA 1 - INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA 2 2 - INSTALAÇÃO DO FIREBIRD 3...5 3 - INSTALAÇÃO DO JAVA 6 4 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA 7 5 - UTILIZANDO O SISTEMA 8...12 LER

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 1.0.1

Manual de Utilização. Versão 1.0.1 Manual de Utilização Versão 1.0.1 Conteúdo 1 Funções do Conhecimento... 3 1.1 Restaurar... 3 1.2 Localiza Certificado... 4 1.3 Exibir Mensagem Vencimento Certificado... 4 1.4 Execução Server... 5 1.5 Configurações

Leia mais

EverSafe Online Backup Client

EverSafe Online Backup Client Manual do usuário EverSafe Offsite Backup Equipe de desenvolvimento Fev.2011 Conteúdo 1. Baixando instalador Online Backup Agent [oba-win.exe ] 1.1. Como baixar o agente instalador 1.2. Executando o agente

Leia mais

Guia de Instalação e Atualização do Sistema Podológico

Guia de Instalação e Atualização do Sistema Podológico Guia de Instalação e Atualização do Sistema Podológico Verifique sempre as configurações de firewall ou bloqueadores de conexão de rede quando utilizar o sistema em mais de um computador. A má configuração

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. Apresentação... 03 2. Requisitos... 04 3. Plug-ins e ActiveX... 05 4. Renovação... 07

Leia mais

Preparando o Ambiente e Instalando o System Center Configuration Manager 2012 R2

Preparando o Ambiente e Instalando o System Center Configuration Manager 2012 R2 Preparando o Ambiente e Instalando o System Center Configuration Manager 2012 R2 Artigo escrito por Walter Teixeira wteixeira.wordpress.com Sumário Cenário Proposto... 3 Preparação do Servidor SQL Server

Leia mais