O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais."

Transcrição

1 MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows) que está instalado em nosso laboratório. Os elementos básicos que serão apresentados servem para qualquer versão. 1. ELEMENTOS DA ÁREA DE TRABALHO Ícones Área de Trabalho ou Desktop Lixeira Cursor do Mouse Área de Notificação (Data e Hora) Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Notificação A Área de Trabalho (Desktop) é composta pela maior parte da tela. É por onde tudo começa! Na Área de Trabalho ficam dispostos alguns ícones. É o ponto de partida para executar (abrir) os programas.

2 Ícones são figuras que servem de atalho para execução/abertura de programas, documentos ou pastas. Usando os ícones de atalho se evita a abertura de menus e submenus. Na Lixeira ficam armazenados os arquivos que foram apagados ( deletados ) pelo usuário. Estes arquivos podem ser recuperados. A Barra de Tarefas tem a importante função de mostrar quais são os programas ou pastas que estão em uso (abertos). Note na figura anterior os retângulos pequenos indicando os programas que estão abertos no momento. Ao clicar em um destes retângulos o programa ou pasta correspondente é mostrado na tela. Podemos alternar entre os programas abertos pressionando as teclas ALT+TAB (OU +TAB) permitindo escolher qual janela, ou programa se deseja manipular.

3 A Área de Notificação é onde aparece, por exemplo, o relógio. Vários outros ícones podem ser exibidos nesta área. O objetivo desta área é mostrar o status (a situação) das atividades em andamento. Por exemplo: O ícone da impressora é exibido quando um arquivo é enviado para a impressora e desaparece quando a impressão termina. O aviso que aparece quando novas atualizações do Windows estiverem disponíveis para download (baixar) no site da Microsoft. O ícone do antivírus que estiver instalado no computador também aparecerá nesta área. Os avisos do antivírus geralmente aparecem nesta área. O Botão Iniciar é o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele dá acesso ao Menu Iniciar, de onde podemos acessar (abrir) os programas instalados no Windows (computador). ACESSO AOS PROGRAMAS ABERTOS RECENTEMENTE ACESSO A TODOS OS PROGRAMAS BOTÃO INICIAR

4 Alguns itens do menu têm uma seta para a direita, isso significa que há opções adicionais disponíveis e neste caso será exibido outro menu. A coluna da esquerda apresenta atalhos para todos os programas instalados (opção Todos os Programas) e para os programas abertos recentemente. Na coluna da direita o menu apresenta atalhos para as principais pastas do usuário como Documentos, Imagens, Músicas, etc. A sequência de teclas para ativar o Botão Iniciar é CTRL+ESC ou a Tecla do Windows. 2. TRABALHANDO COM JANELAS Sempre que abrimos um programa, um arquivo ou uma pasta, ele aparece dentro uma moldura chamada JANELA (daí o nome atribuído ao sistema operacional Windows, que significa Janelas em inglês). A janela é um o elemento básico do Windows, é importante saber como movê-las, alterar seu tamanho ou simplesmente fazê-las desaparecer! Embora o conteúdo de cada janela seja diferente, todas as janelas têm algumas coisas em comum, veja a seguir:

5 Barra de Título Minimizar Maximizar/Restaurar Fechar Barra de Menus Barra de Ferramentas Barra de Rolagem Bordas da Janela Barra de Status A Barra de Título fica localizada na parte superior de uma janela. Apresenta o nome do programa em uso e/ou nome do documento aberto. A Barra de Título permite que o usuário movimente a janela para outro local da tela (desktop). Basta posicionar o cursor do mouse sobre a Barra de Título, pressionar e segurar o botão esquerdo do mouse e arrastar a janela para outra posição. A Barra de Menus contém todos os menus disponíveis. Um menu consiste em uma lista contendo comandos que executam tarefas. A maioria dos programas possui menu Arquivo, menu Editar e menu Ajuda, além de outros, exclusivos do próprio programa.

6 O objetivo da Barra de ferramentas é disponibilizar botões (atalhos) para que o usuário possa executar as tarefas mais comuns de forma mais rápida, substituindo a necessidade de usar de ter que procurá-las nos Menus. O Botão Minimizar permite ocultar a janela, deixando-a visível somente como um botão na barra de tarefas. Basta clicar no Botão Maximizar para que a janela ocupe a tela inteira do monitor. Com a janela maximizada, este botão se transforma no botão Restaurar Tamanho. O Botão Restaurar Tamanho só é apresentado se a janela estiver maximizada (o botão Restaurar Tamanho se alterna com o botão de Maximizar). Pressionar o botão "Restaurar" faz com que a janela retorne ao tamanho que a janela estava antes de ser maximizada. O Botão Fechar, como o próprio nome diz, é utilizado para fechar a janela do programa. Atenção: se for um documento, você deve salvar o trabalho antes de fechar a janela. As Barras de Rolagem servem para rolar o conteúdo da janela para cima, para baixo e para os lados, para ver informações que estão fora de visão no momento. Bordas da Janela é a moldura que envolve a janela. Você pode mudar o tamanho das janelas clicando em uma borda e arrastando o ponteiro do mouse. A Barra de Status fica localizada na parte inferior da janela e tem a função de mostrar informações especificas do programa ou pasta ou documento que está dentro dela.

7 3. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador No computador, os arquivos são representados por ícones (pequenas imagens); isso facilita o reconhecimento de um tipo de arquivo bastando olhar para o respectivo ícone. Pastas As pastas são compartimentos para guardar e organizar os arquivos no computador. Imagine se você tiver muitos documentos em papel sobre sua mesa de trabalho, seria difícil encontrar um determinado documento quando fosse necessário. É por isso que as pessoas costumam armazenar os arquivos em papel em pastas. As pastas no computador possuem a mesma utilidade. Ícone de Pasta Vazia Ícone de Pasta contendo arquivos Note que o ícone que representa uma pasta possui a cor amarela

8 Uma pasta também pode conter outas pastas. Uma pasta dentro de uma pasta é chamada subpasta. Você pode criar quantas subpastas quiser. 4. TRABALHANDO COM ARQUIVOS E PASTAS Navegando no Windows Explorer (Computador) O Windows Explorer é um programa, ele é utilizado para acessar as pastas e os arquivos em um computador. Para abrir o Windows Explorer escolha uma das opções abaixo: a) Clique no botão Iniciar b) Clique em Computador (no menu à direita) Ou Dê 2 cliques sobre o ícone Computador na Área de Trabalho Ou Pressione as teclas + E. Ao abrir o Windows Explorer, ele inicia no item computador. Pelo Windows Explorer temos acesso a todos os dispositivos de armazenamento de dados do computador. Exemplo: o disco rígido (HD), o disco removível (geralmente pendrive), a unidade de DVD, etc. A figura a seguir é um exemplo de Windows Explorer aberto:

9 Botões de Navegação Barra de Endereços Pesquisar Arquivos e Pastas. Disco Rígido Botão Alterar Modo de Exibição Painel de Navegação Barra de Rolagem Painel de Detalhes DVD Pen Drive (disco removível) Experimente: Podemos explorar os discos que são exibidos na tela através do duplo-clique e verificar o que está gravado dentro deles. Ao explorar você irá observar que o programa irá exibir arquivos, pastas e subpastas (pastas dentro de outras pastas). Ao dar dois cliques em um item no painel de navegação, à esquerda da tela, o item irá se expandir, mostrando as subpastas que existirem. Basta ir dando cliques duplos para abrir outras subpastas ou clicar na setinha que tem do lado da pasta.

10 Outra importante função é alterar o modo de exibição dos arquivos, clicando no ícone alterar modo de exibição. Há vários modos para escolha: Ícones Grandes, Ícones Extra Grandes, lista, detalhes, etc. Bibliotecas são os espaços (como as pastas) que são criados automaticamente pelo Windows 7 para o usuário do computador guardar seus os arquivos pessoais (fotos, documentos de texto, músicas, vídeos, etc.). Existem quatro bibliotecas: Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos. Para acessar as bibliotecas, dentro do Explorer, dê 2 cliques no ícone Bibliotecas ou clique direto na biblioteca de interesse.

11 Como Criar uma Pasta ou Arquivo no Windows Explorer Podemos criar um arquivo ou pasta em qualquer lugar do computador, até mesmo na área de trabalho. O procedimento é sempre o mesmo. Exemplos: a) Criar uma pasta dentro da biblioteca Documentos. Dê 2 cliques na biblioteca Documentos. Dê 1 clique com o botão direito em qualquer parte vazia do painel direito do Windows Explorer. Aponte para Novo. Clique em Pasta. Digite Teste 1 como sendo o nome da pasta. Dê um <Enter> quando terminar de escrever o nome (ou clique em qualquer parte vazia). b) Criar um arquivo vazio dentro da pasta Teste 1. Entre/Abra a pasta Teste 1 (dê 2 cliques sobre Teste 1 ). Dê 1 clique com o botão direito em qualquer parte vazia do painel direito do Windows Explorer. Aponte para Novo. Clique em Documento de Texto. Digite Meu Nome como sendo o nome do arquivo. Dê um <Enter> quando terminar de escrever (ou clique em qualquer parte vazia). c) Abrir o arquivo Meu Nome. Dê 2 cliques no arquivo Meu Nome. Escreva o seu nome dentro do arquivo. Clique no menu Arquivo. Clique na opção Salvar (o arquivo não está mais vazio).

12 Importante: Na maioria das vezes, os arquivos são criados a partir de programas (aplicativos) específicos, como por exemplo, o Word (cria documentos de texto) utilizando a opção de salvar após a digitação. Como Renomear uma Pasta ou Arquivo Chamamos de renomear o procedimento para modificar o nome de uma pasta ou arquivo. Exemplo: a) Renomear a pasta Teste 1. Obs.: se você não estiver vendo a pasta Teste 1, utilize o Painel de Navegação ou os Botões de Navegação para caminhar pelas pastas e bibliotecas até encontra-la. Dê 1 clique na pasta Teste 1 para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse sobre Teste 1. Clique em Renomear (ou pressione a tecla <F2>). Inicie imediatamente a digitação do novo nome da pasta, escreva Minha Pasta. Dê um <Enter> quando terminar de escrever (ou clique em qualquer parte vazia da tela). Como Copiar uma Pasta ou Arquivo Algumas vezes você precisa fazer uma cópia de um arquivo ou pasta que está em um determinado local para outro. Por exemplo: você fez um trabalho no computador da sua casa e quer leva-lo até o computador da casa de um amigo para imprimir ou mostrar o trabalho. Neste caso você pode copiar seu trabalho para um pendrive e levá-lo para a casa do amigo.

13 Exemplo: a) Copiar o arquivo Meu Nome. Abra a pasta onde está o arquivo (a pasta Minha Pasta ). Dê 1 clique no arquivo Meu Nome para selecioná-lo. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Meu Nome. Clique em Copiar (ou pressione as teclas Ctrl + C). Com este procedimento você indicou qual o arquivo que você deseja copiar. Falta indicar onde deve ser colocada (onde colar) a cópia do arquivo. Vamos supor que você deseja colar a cópia na pasta Documentos. Dê 1 clique na pasta Documentos para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Documentos. Clique em Colar (ou pressione as teclas Ctrl + V). Agora você possui dois arquivos iguais chamados Meu Nome, um dentro da pasta Minha Pasta outro dentro da pasta Documentos. Como Mover (Recortar) uma Pasta ou Arquivo O processo para mover (recortar) um arquivo ou uma pasta é o mesmo do que para copiar, porém, quando você recorta, o arquivo é levado para outro local, deixando o local que estava antes.

14 Exemplo: a) Mover (Recortar) a pasta Minha Pasta. Dê 1 clique na pasta Minha Pasta para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Minha Pasta. Clique em Recortar (ou pressione as teclas Ctrl + X). Com este procedimento você recortou a pasta. Falta indicar para onde ela deve ser movida (onde colar). Vamos supor que você deseja que ela vá para a Área de Trabalho. Dê 1 clique na Área de Trabalho para selecioná-la (localize-a no painel de navegação). Clique com o botão direito do mouse sobre a Área de Trabalho. Clique em Colar (ou pressione as teclas Ctrl + V). Agora a pasta Minha Pasta foi movida para o local Área de Trabalho. Usar o método Arrastar e Soltar (Cuidado!) Muitas pessoas copiam e movem arquivos usando um método chamado arrastar e soltar. Este é um método bastante prático, mas deve-se tomar cuidado. Você pode acabar movendo um arquivo ou pasta que, na verdade, você desejava copiar.

15 Ou então, se não tiver um bom controle sobre o mouse ou se distrair, você poderá acabar movendo o arquivo ou a pasta para um local errado e nem saber qual. a) Usar o método arrastar e soltar para MOVER. Primeiramente certifique-se que você está visualizando a pasta ou o arquivo que você deseja mover e também a pasta de destino. Clique no arquivo ou pasta que deseja mover e não solte o botão do mouse. Arraste o objeto até a pasta de destino e solte o botão do mouse. Obs.: tudo isso pode ser feito na mesma janela ou em janelas diferentes.

16 b) Usar o método arrastar e soltar para COPIAR. Primeiramente certifique-se que você está visualizando a pasta ou o arquivo que você deseja copiar e também a pasta de destino (caso não seja a mesma). Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta que deseja copiar e não solte. Arraste o objeto até a pasta de destino e solte o botão do mouse. Aparecerá um menu. Clique na opção Copiar aqui. Como Excluir (Deletar) uma Pasta ou Arquivo Quando desejamos excluir um arquivo ou pasta do computador, basta dar um clique sobre ele para selecioná-lo e, em seguida, pressionar a tecla DELETE. Ou clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e clicar na opção Excluir do menu. Escolha um dos procedimentos para excluir o arquivo Meu Nome. Como Selecionar Muitos Arquivos e Pastas a) Selecionar muitos arquivos e pastas usando o mouse Basta desenhar um quadrado no painel a direita de forma que englobe todos os arquivos ou pastas que queremos selecionar.

17 b) Selecionar muitos arquivos e pastas usando o teclado. Utilizando as teclas <Ctrl + clique do mouse> é possível selecionar vários arquivos ou pastas individualmente; Utilizando a tecla <SHIFT + clique do mouse> e clicando no primeiro arquivo/pasta e no último de uma lista, o Explorer irá selecionar todos aqueles arquivos ou pastas entre o primeiro e o último arquivo selecionado. Na tela a cima, apenas as fotos ímpares foram selecionadas usando as teclas <Crtl + clique do mouse>. Importante: Todos os procedimentos que foram feitos nos itens anteriores para copiar e mover apenas um arquivo ou pasta, também podem ser feitos, da mesma forma, utilizando vários arquivos e pastas selecionados.

18 5. A LIXEIRA Todo arquivo ou pasta que é excluído vai parar na Lixeira. A Lixeira é uma pasta especial do Windows que se localiza na Área de Trabalho. Lixeira (na Área de Trabalho) É possível restaurar um arquivo que foi apagado (enquanto ele estiver na Lixeira). Atenção: Arquivos excluídos de unidades removíveis, como pendrives, não irão para a lixeira (não é possível recuperá-los). Exemplo: a) Restaurar o arquivo Meu Nome que foi excluído no exemplo anterior.

19 Dê 2 cliques rápidos sobre o ícone da Lixeira na Área de Trabalho para abri-la. No painel da direita localize o arquivo Meu Nome e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Escolha a opção Restaurar. Obs.: Use o Windows Explorer para verificar que o arquivo retornou para a pasta de origem ( Minha Pasta ). 6. CRIAR ATALHOS NA ÁREA DE TRABALHO Sabemos que é mais simples e rápido abrir um programa um arquivo ou uma pasta específica utilizando um atalho existente na Área de Trabalho. A seguir veja algumas formas simples de criar um atalho. Criar um Atalho para um Programa Procure o programa no menu Iniciar / Todos os Programas. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Enviar para / Área de trabalho (criar atalho). Criar um Atalho para um Arquivo ou Pasta Use o Windows Explorer para localizar o arquivo ou a pasta. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Enviar para / Área de trabalho (criar atalho).

20 7. USAR PEN DRIVE (Discos Removíveis) Os pen drives são dispositivos plug and play, ou seja, quando um pen drive é inserido no computador, automaticamente ele funciona, é exibido no Windows Explorer e pode ser usado. Os pen drives são inseridos em um local chamado porta USB ou interface USB ou simplesmente USB. Geralmente o pen drive é identificado pelo nome Disco removível. A operação de cópia de arquivo para um pen drive segue o mesmo procedimento que foi apresentado nos itens anteriores (basta selecionar o pen drive na hora de colar o arquivo). Atenção: Antes de retirar o pen drive do computador, devemos avisar que vamos desconectá-lo. Se isso não for feito corremos o risco de danificar o pen drive.

21 a) Removendo o pen drive. 1) Clique no ícone Remover Hardware e Ejetar Mídia que fica na Área de Notificação da Barra de Tarefas. Obs.: Caso este ícone não esteja aparecendo, clique antes no ícone Mostrar ícones ocultos que também fica na Área de Notificação da Barra de Tarefas (veja a figura). Ícone Remover Hardware e Ejetar Mídia Mostrar ícones ocultos 2) A seguir, clique sobre o item Remover USB.... O Windows exibirá uma mensagem na área de notificação, informando que o dispositivo foi desconectado com segurança. Ao aparecer esta mensagem você pode retirá-lo do computador.

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

Professor. Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net. Email: mirandathiago@gmail.com

Professor. Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net. Email: mirandathiago@gmail.com Microsoft Windows 1 Professor Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net Email: mirandathiago@gmail.com Conceitos básicos de SO O que é um sistema operacional? É um programa ou conjunto de programas

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Compartilhando Arquivos com o Grupo Doméstico

Compartilhando Arquivos com o Grupo Doméstico com o Grupo Doméstico Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém

Leia mais

Treinamento Outlook Express

Treinamento Outlook Express Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Treinamento Outlook Express Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2003 1 2003. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional Windows XP O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software.

Leia mais

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

Informática Básica. Sistema Operacional Windows

Informática Básica. Sistema Operacional Windows Informática Básica Sistema Operacional Windows Ligando o computador Uso de rede estabilizada Função do Nobreak O aterramento Ligando o computador Monitor CRT, LCD, Projetores Gabinete Fontes AT e ATX Utilizando

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

WINDOWS EXPLORER. O organizador

WINDOWS EXPLORER. O organizador O organizador No Windows XP, tudo o que há dentro do computador como programas, documentos, arquivos de dados e unidades de disco, torna-se acessível em: Windows Explorer (Iniciar / Todos os Programas

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^ 1 PRIMEIRA PARTE: Conceitos de organização de arquivos (pastas/diretórios), utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios. Tipos de arquivos. 01. Aplicações de multimídia em

Leia mais

Operador de Computador (Código 49)

Operador de Computador (Código 49) Objetivo: Operador de Computador (Código 49) Capacitar ao participante conhecimento de ambiente operacional do computador, editoração de textos, navegação na internet e e-mails. Materia1 Windows Objetivo:

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 http://www.openoffice.org.br/ 1- INTRODUÇÃO O OpenOffice.org Calc 2.0 para Windows/Linux e outras plataformas é uma poderosa planilha eletrônica, muito parecida com

Leia mais

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista 5.0 10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos

Leia mais

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 1 1- O Windows Explorer é o navegador de arquivos do Windows. (Verdadeiro)2- O Windows é o navegador de arquivos do Windows Explorer. (Falso)3- O Windows Explorer

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas.

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas. LINUX EDUCACIONAL -Assinale a alternativa correta. 1. Para criar uma pasta devemos: Clicar no menu Exibir-Modo de Exibição Clicar com o botão direito onde gostaríamos de criá-la e em seguida Criar Novo

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

OpenOffice.org Impress

OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Impress - Jusiana do Prado 1 SUMÁRIO CONHEÇA A JANELA PRINCIPAL... 3 EXIBA AS BARRAS DE FERRAMENTAS E OS PAINÉIS QUE SERÃO UTILIZADOS... 3 CONHEÇA OS MODOS DE EXIBIÇÃO

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

APOSTILA DE WINDOWS 7 COM VIRTUAL VISION 8

APOSTILA DE WINDOWS 7 COM VIRTUAL VISION 8 APOSTILA DE WINDOWS 7 COM VIRTUAL VISION 8 Brasília 2015 APOSTILA DE WINDOWS 7 COM VIRTUAL VISION 8 CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI Robson Braga de Andrade Presidente Diretoria de Educação e Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

MANUAL BACKUP CTE. Ao clicar no mencionado botão, aguarde o fim do progresso (que aparece na parte inferior esquerda da tela) conforme figura abaixo:

MANUAL BACKUP CTE. Ao clicar no mencionado botão, aguarde o fim do progresso (que aparece na parte inferior esquerda da tela) conforme figura abaixo: MANUAL BACKUP CTE Na tela inicial do sistema CTE, clique no (penúltimo) botão, Cópia de Segurança. Esta tela também pode ser acessada durante a utilização do sistema através do menu ARQUIVO/GERENCIAR PROJETO

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

APOSTILA DE WINDOWS 8.1 COM VIRTUAL VISION 8

APOSTILA DE WINDOWS 8.1 COM VIRTUAL VISION 8 APOSTILA DE WINDOWS 8.1 COM VIRTUAL VISION 8 Brasília 2015 APOSTILA DE WINDOWS 8.1 COM VIRTUAL VISION 8 CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI Robson Braga de Andrade Presidente Diretoria de Educação

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2 Oficial Escrevente 2013 Informática Questões Aula 2 17) MP-RS 2013 A figura abaixo mostra uma janela do Windows 7 resultante da abertura de uma pasta. Na figura, foram adicionadas indicações numéricas

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

É um programa de computador.

É um programa de computador. Sistema Operacional Sistema Operacional É um programa de computador. 1 Sistema Operacional Software básico Sistema Operacional Responsável pelo controle do equipamento 2 Sistema Operacional Gerencia o

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

Conhecendo o Sistema Operacional

Conhecendo o Sistema Operacional Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Conhecendo o Sistema Operacional

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013

CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013 CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013 1. Com relação ao uso de programas de planilhas eletrônicas Microsoft Excel 2007, é INCORRETO afirmar que: A) Um arquivo do Microsoft Excel pode conter

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia 9 (build 9.6) Guia do Usuário Nota importante sobre o conteúdo deste guia O guia do usuário completo do IRISPowerscan está disponível em inglês, francês e alemão. As versões deste guia do usuário em outros

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

Prática de Windows. Prof. Marcelo Walter UFPE

Prática de Windows. Prof. Marcelo Walter UFPE Prática de Windows Prof. Marcelo Walter UFPE Revisão março 2008 1 Ícones Visão geral do Windows Área de Trabalho Relógio Botão Iniciar Barra de Tarefas 2 BARRA DE TAREFAS É considerada a âncora da interface

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

7 SISTEMA OPERACIONAL (Windows XP e Windows 7) (Parte I)

7 SISTEMA OPERACIONAL (Windows XP e Windows 7) (Parte I) 7 SISTEMA OPERACIONAL (Windows XP e Windows 7) (Parte I) Olá pessoal! Vamos ao detalhamento dos principais conceitos relacionados ao Sistema Operacional Windows. Fiquem atentos e bons estudos! SISTEMA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDINÓPOLIS - SÃO PAULO. Departamento de Licitações. Introdução

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDINÓPOLIS - SÃO PAULO. Departamento de Licitações. Introdução Prefeitura Municipal de Jardinópolis/SP Tutorial sobre o Programa Betha AutoCotação Instalação, Utilização e Gravação em CD Página 2 Introdução Para dar maior agilidade a alguns processos licitatórios

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Universidade Federal de Viçosa Reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares Vice-Reitor Demétrius David da Silva Diretor Frederico Vieira Passos Prédio CEE, Avenida PH Rolfs s/n Campus Universitário, 36570-000,

Leia mais

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet Aula 33 Aula O QUE É INFORMÁTICA? O meio mais comum da utilização da informática são os computadores que tratam informações de maneira automática. Informática Informação Automática TIPOS DE SOFTWARES Parte

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Aluno: Turma Aula 1: Objetivos Aprender quais são as partes principais do computador, e quais suas funcoes. Aprender a ligar e desligar o computador

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA BÁSICA: Microsoft PowerPoint XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2007 2 S U M Á R I O

Leia mais

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo :

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : MANUAL DA SUA CX DE EMAIL ( ROUNDCUBE ) Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : 1. No centro da tela temos a lista de mensagens. Nesta lista serão exibidas as mensagens das pastas

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

3-Alterar o Volume do Som DO WINDOWS na barra de tarefas e do aplicativo Windows Media Player.

3-Alterar o Volume do Som DO WINDOWS na barra de tarefas e do aplicativo Windows Media Player. EXECÍCIOS RÁPIDOS AULA WINDOWS - NR 01 1-Localize e Abra a pasta MINHAS MÚSICAS 2-Execute todos os mp3 de uma pasta de sua escolha. (Executar Tudo) 3-Alterar o Volume do Som DO WINDOWS na barra de tarefas

Leia mais

Papel de Parede Secreto

Papel de Parede Secreto USO DO WINDOWS o Windows XP finalmente está perdendo forças no mercado de sistemas operacionais. Na pesquisa mais recente feita pelo StatsCounter, com dados de novembro de 2014, a versão foi ultrapassada

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Conhecendo o BrOffice.org

Conhecendo o BrOffice.org Conhecendo o BrOffice.org BrOffice.org Writer BrOffice.org Writer Barra de títulos Barra de Menus Barra de Ferramentas Barra de Menu Arquivo: Comandos aplicados ao documento como abrir, salvar e exportar;

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

LOGSOFT SISTEMAS. Manual do Usuário: Aplicativo LogFinanças versão 1.1.0. Compatível com Microsoft Excel 2007 com SP3 / 2010 / 2013

LOGSOFT SISTEMAS. Manual do Usuário: Aplicativo LogFinanças versão 1.1.0. Compatível com Microsoft Excel 2007 com SP3 / 2010 / 2013 LOGSOFT SISTEMAS Manual do Usuário: Aplicativo LogFinanças versão 1.1.0 Compatível com Microsoft Excel 2007 com SP3 / 2010 / 2013 Sistemas Operacionais Windows XP / Vista / 7 / 8 / 8.1 LOGFINANÇAS CONTROLE

Leia mais

Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?...

Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?... 1 Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?... 6 Usando os programas... 7 Partes da janela:... 7 Fechando as janelas...

Leia mais

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona.

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona. INTRODUÇÃO O Microsoft Windows XP é um sistema operacional de interface gráfica multifunções, isso significa que podemos trabalhar com vários programas de forma simultânea. Por ex: poderíamos escutar um

Leia mais