RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA 7º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA 7º ANO"

Transcrição

1 RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA 7º ANO CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/09 6ª Feira Ciências 20/09 SÁBADO Inglês 22/09 2ª Feira Geografia 23/09 3ª Feira História 24/09 4ª Feira Língua Portuguesa 25/09 5ª Feira Matemática 26/09 6ª Feira Redação 29/09 2ª Feira Espanhol HORÁRIO 11h40min às 13h (2ª a 6ª feira) Sábado 20/09 (8h) Datas da Inscrição: 11/09 5ª feira, 12/09 (sexta-feira), 13/09(sábado), 15/09 ( 2ª feira) e 16/09 (3ª feira). Passo a Passo: 1. O aluno deverá comparecer primeiramente à Secretaria para cadastrar as disciplinas em recuperação. Ele poderá se inscrever em, no máximo, 05 disciplinas. 2. Após o cadastramento da(s) disciplina(s), o aluno efetuará o pagamento na Tesouraria, conforme horário de atendimento: Horário da Tesouraria e Secretaria: 2ª a 6ª feira: de 7h15min às 17h30min. Sábado: (13/09) de 9h às 12h (Plantão durante a Reunião de Pais) Valor da taxa: R$ 19,00 (dezenove reais), por disciplina. OBS.: Após o pagamento, guardar o comprovante para apresentá-lo no dia da prova. Roteiro de Estudos: O Roteiro de Estudo para a Recuperação Paralela deve ser acessado no site da escola Não haverá cópia impressa. Você poderá se inscrever em até 05 disciplinas. ATENÇÃO! No dia da prova você deve estar devidamente uniformizado. Apresente o comprovante de inscrição e o seu cartão de identificação em todas as provas. A Recuperação Paralela é opcional, portanto, não haverá 2ª chamada.

2 RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A recuperação paralela será oferecida aos alunos que ficarem com rendimento inferior a 60% dos pontos obtidos na etapa (2 a etapa: 35 pontos média: 21,0 pontos). A avaliação terá o valor de 21,0 pontos. O aluno deve estar com todas as notas completas, ou seja, na disciplina requerida para recuperação, não poderão faltar notas de provas e trabalhos. CÁLCULO E REGISTRO DAS NOTAS Calcular-se-á a nota da etapa, utilizando-se 50% dos pontos obtidos na mesma, mais os pontos alcançados na prova de recuperação: TPE N Re cuperação 2 N = Nota TPE = Total de Pontos da Etapa Para registro final, prevalecerá a maior nota dos resultados obtidos pelo aluno, sendo que o mesmo não poderá ultrapassar os pontos da média da etapa (21,0 pontos).

3 DISCIPLINA: CIÊNCIAS DATA: 19/09 SEXTA-FEIRA 2ª 7º Fundamental II Manhã e tarde Rafael e Tiago CONTEÚDO: OS SOLOS E A VIDA - CAPÍTULO 3 (PÁGINAS 68 A 77), REGISTROS, DISCUSSÕES EM SALA, EXERCÍCIOS NO CADERNO E APOSTILA EXTRA (da 1ªetapa). Técnicas de conservação dos solos: manutenção da cobertura vegetal, plantação em curvas de nível, queimadas, rotação e conjugação de culturas (adubação verde), rodízio de pastagens, proteção dos rios; O FAZER E REFAZER DA NATUREZA - CAPÍTULO 4 (PÁGINAS 78 A 82), REGISTROS, DISCUSSÕES EM SALA E EXERCÍCIOS NO CADERNO. Organismos pioneiros: principal exemplo, características e importância no processo de sucessão ecológica; Papel da dispersão na sucessão ecológica; Fatores que interferem na recuperação de uma área degradada. A DIVERSIDADE DA VIDA ATRAVÉS DOS TEMPOS - CAPÍTULO 5 (PÁGINAS 95 A 115), REGISTROS, DISCUSSÕES EM SALA E EXERCÍCIOS NO CADERNO E/OU EM FOLHAS. Fósseis: definição, exemplos, condições para sua formação e importância; Identificação de hábitos alimentares a partir de fósseis de animais; Características que permitiram os répteis conquistarem o ambiente terrestre; Hipótese científica para a extinção dos grandes répteis; Características de aves e mamíferos e a conquista de ambientes diversos. TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA - CAPÍTULO 6 (PÁGINAS 118 A 123), REGISTROS, DISCUSSÕES EM SALA E EXERCÍCIOS NO CADERNO E/OU EM FOLHAS. Fontes renováveis e não renováveis de energia; Combustíveis fósseis: tipos e utilização; Biomassa: definição e possibilidades de uso; Impactos ambientais para obtenção de energia; Alternativas energéticas para o Brasil. PARA REALIZAR UMA BOA PROVA VOCÊ PRECISA SABER: 1. DIFERENCIAR cada técnica de conservação do solo explicando quando utilizar cada uma e suas vantagens; 2. IDENTIFICAR o principal exemplo de organismo pioneiro; 3. EXPLICAR como é possível a sobrevivência do pioneiro e qual é a sua importância na sucessão ecológica. 4. RELACIONAR a dispersão com a sucessão ecológica. 5. EXPLICAR como o tipo de degradação interfere no tempo necessário para a recuperação de uma área degradada; 6. DEFINIR fósseis; 7. CITAR o ambiente no qual a ciência acredita que tenha surgido a vida na Terra; 8. EXPLICAR as características que favoreceram a conquista do ambiente terrestre pelos répteis; 9. EXPLICAR a possibilidade de ter havido convivência entre o homem e os grandes répteis; 10. EXPLICAR como as características de aves e mamíferos possibilitou a conquista de vários ambientes. 11. EXPLICAR o critério para separar energia renovável de não renovável; 12. EXEMPLIFICAR os combustíveis fósseis; 13. ARGUMENTAR sobre a vantagem e desvantagem do uso de cada tipo de combustível veicular (diesel, gasolina, etanol, GNV e biodiesel); 14. RELACIONAR a obtenção de energia com os impactos ambientais causados por ela. 15. EXEMPLIFICAR alternativas energéticas mais indicadas para serem usadas no Brasil.

4 DISCIPLINA: INGLÊS DATA: 20/09 - SÁBADO 2ª 7º Fundamental II Manhã e tarde Carolina e Jaquelini Conteúdo gramatical Simple Present affirmative, negative, yes / no questions, short answers (p. 28, 37, 38, 45, 46) Frequency expressions (p. 46) In, on, at (p. 55 And / but (p. 65) What, what time, when, where, who, how, how often Conteúdo temático Routine activities (p. 36, 42, 44) Months (p. 54) Ordinal numbers (p. 55) Physical characteristics (p. 62) Como estudar Refaça as provas da etapa. Refaça as atividades da apostila. Refaça os exercícios do livro. Estude escrevendo. We wish you success! Janaína and Jaquelini

5 DISCIPLINA: GEOGRAFIA DATA: 22/09 SEGUNDA-FEIRA 2ª 7º Fundamental II Manhã e tarde Mônica e Flávio Território e população brasileira Capítulo 4: O crescimento da população brasileira. Compreender as mudanças pelas quais passa uma população a partir de gráficos, tabelas e textos. Se a população está crescendo e em que ritmo está crescendo, em que período aumentou mais, dentre outras questões. (Consultar exercícios feitos em sala e em casa, estudar os gráficos disponíveis no livro de Geografia) Identificar e explicar as causas: - da queda da natalidade na população brasileira, - da queda da mortalidade na população brasileira. O rural e o urbano no Brasil Capítulo 6: Espaço rural brasileiro Associar a questão da migração campo-cidade (Êxodo Rural) com a mecanização do campo e o Estatuto do Trabalhador Rural e comparar com situações semelhantes na atualidade. Diferenciar espaço rural e espaço urbano. Explicar os movimentos sociais pela terra e a reforma agrária. Justificar a necessidade da reforma agrária no Brasil. Explicar a estrutura fundiária brasileira (forma como as terras estão distribuídas no Brasil) e suas consequências. Compreender o gráfico relativo à estrutura fundiária que está na página 66. Capítulo 7: O espaço urbano brasileiro Relacionar a expansão do modo de vida urbano no Brasil com o surgimento e fortalecimento de movimentos sociais Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocada pelo processo de industrialização. Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocada pelo processo de industrialização e êxodo rural. Explicar e reconhecer funcionalidades das cidades brasileiras e sua posição na hierarquia urbana. Diferenciar o predomínio dos diferentes setores da economia no campo e na cidade. Reconhecer a megalópole brasileira em mapas e definir o conceito de megalópole. Explicar o processo de urbanização no Brasil e interpretar gráficos a respeito desse tema. É indispensável que você consiga interpretar mapas e reconhecer a divisão política do Brasil (estados, capitais, regiões) para ser capaz de localizar qualquer tema no espaço brasileiro, por exemplo: estrutura fundiária, conflitos no campo, diferentes cultivos, problemas urbanos brasileiros, hierarquia urbana, taxas demográficas como a de mortalidade, expectativa de vida, dentre outros temas). Boa prova!

6 DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: 23/09 TERÇA-FEIRA 2ª 7º Fundamental II Manhã e tarde Valesca e Claudio ORIENTAÇÕES: Querido aluno, este roteiro foi elaborado para ajudá-lo a estudar, direcionando sua atenção para os conteúdos importantes para a prova. Para que seu estudo seja completo, procure marcar com um X todos os tópicos que você já estudou. Dessa maneira você se preparará melhor e poderá verificar se tem dúvidas em algum tema. Bom estudo e boa prova! CONTEÚDOS: 1 A Baixa Idade Média e a crise do Feudalismo - Capítulo 5 (páginas 94 a 113); - Registros e exercícios no caderno; - Discussões em sala. ( ) Relacionar o movimento das Cruzadas com o crescimento do comércio no Feudalismo. ( ) Relacionar as novas técnicas agrícolas com a expansão do comércio no Feudalismo. ( ) Apontar as funções dos cambistas, banqueiros, mestres de ofício, artesãos e aprendizes. ( ) Relacionar a retomada do comércio com o renascimento das cidades ( burgos). ( ) Compreender a importância e as consequências do surgimento da Burguesia no feudalismo. ( ) Relacionar a Peste Negra, Guerra dos Cem Anos, Jacqueries e a Fome com a crise social, política e econômica do feudalismo ( ) Apresentar as consequências da crise do feudalismo. 2 - A formação dos Estados nacionais europeus - Capítulo 8 (páginas 152 a 156 e páginas 159 e 160); - Registros e exercícios no caderno; - Discussões em sala. ( ) Apresentar e explicar os objetivos de cada grupo social com a consolidação do Estado Moderno. ( ) Conceituar o termo Absolutismo monárquico. ( ) Identificar as principais teorias que justificaram o Absolutismo monárquico europeu (Maquiavel, Hobbes e Bossuet). 3 O Renascimento Cultural - Capítulo 6 (páginas 116 a 126); - Registros e exercícios no caderno; - Discussões em sala. ( ) Compreender que o termo Idade das Trevas é usado erroneamente para denominar a Idade Média. ( ) Conceituar o termo Renascimento Cultural, Mecena, Heliocentrismo, Humanismo, Racionalismo e Individualismo. ( ) Compreender o interesse das classes sociais (burguesia, nobreza e clero) com o movimento renascentista. ( ) Apresentar as técnicas artísticas do movimento renascentista da Idade Moderna europeia. ( ) Explicar a prática do mecenato durante o Renascimento Cultural. Lembre-se de estudar em todos os conteúdos listados a cima os registros e exercícios no caderno, nas folhas de atividades e discussões em sala.

7 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA DATA: 24/09 QUARTA-FEIRA 2ª 7º Fundamental II Manhã e tarde Florence e Ana Paula ORIENTAÇÕES: Querido aluno, este roteiro foi elaborado para ajudá-lo a estudar, direcionando sua atenção para os conteúdos importantes para a prova. Bom estudo e boa prova! CONTEÚDO: 1. Interpretação de texto Crônica Reportagem Notícia 2. Gramática Modo e tempo verbal : indicativo, subjuntivo e imperativo; Frase, oração e período; Sujeito e predicado; Determinante e determinado; Concordância do sujeito. 3. Fonte de estudo Livro Teláris (p.133 a a a a a 212); Gramática ( p.274 a 282); Apostila de atividades; Caderno de aula (conteúdo, atividades e para casa).

8 DISCIPLINA: MATEMÁTICA DATA: 25/09 QUINTA-FEIRA 2ª 7º Fundamental II Manhã e tarde Guilherme, Ildeu, Mariani e Sandra VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE Números racionais (Registros do caderno; livro páginas 92 a 105; apostila de exercícios) 1.1. Identificar números racionais Compreender a relação entre os elementos dos conjuntos numéricos naturais, inteiros e racionais Representar números racionais na reta numérica Compreender módulo de um número racional Comparar números racionais Operar e resolver problemas com os números racionais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação Resolver expressões numéricas envolvendo números racionais 2. Equações do 1º grau com uma incógnita (Registros do caderno; livro páginas 118 a 142; apostila de exercícios) 2.1. Compreender a linguagem algébrica em situações problema Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica Compreender o processo de resolução de equações do 1º grau com uma incógnita Resolver problemas que envolvam equações do 1º grau. 3. Inequações do 1º grau com uma incógnita (Registros do caderno; livro páginas 167 a 170; apostila de exercícios) 3.1. Compreender a ideia de desigualdade Resolver inequações do 1º grau com uma incógnita. COMO ESTUDAR MATEMÁTICA? SEGUEM ALGUMAS DICAS Faça uma leitura com bastante atenção da explicação do conteúdo, contida no livro didático e no seu caderno. Estude, refazendo os exercícios feitos e corrigidos durante a etapa. Refaça as provas da etapa. Se errar, procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança. Exercite e aprimore as operações fundamentais, sempre conferindo o resultado. Reveja diariamente toda a matéria dada, principalmente os exercícios que você teve maior dificuldade.

9 DISCIPLINA: REDAÇÃO DATA: 26/09 SEXTA-FEIRA 2ª 7º Fundamental II Manhã e tarde Hindiaty e Marcella ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A RECUPERAÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO Caros alunos, com o objetivo de auxiliá-los no estudo da recuperação de PRODUÇÃO DE TEXTO, leiam atentamente as orientações a seguir. A) Em relação ao conteúdo estudado em sala, você deverá dominar: - Sinopse e Resenha (Semelhanças e diferenças, estrutura e finalidade); - Crônica - Habilidade para a produção dos textos pedidos (Crônica, Sinopse e Resenha). - Coerência textual (habilidade para reconhecer incoerências dentro de textos) B) Além do domínio da matéria, você também deverá demonstrar as seguintes habilidades: 1. exprimir-se com clareza, 2. elaborar seu texto em parágrafos, 3. preparar-se para a redação de seu texto por meio de um esquema para organizar suas ideias e decidir o que tratar em cada parágrafo, 4. revisar seu texto ao terminá-lo 5. cuidado com expressões coloquiais e desvios gramaticais facilmente corrigíveis numa revisão, como os de ortografia e acentuação. C) Dicas importantes: Revise o conteúdo a partir da matéria vista em sala, anotada no caderno e nas folhas que foram entregues. A partir daí, você terá um roteiro adequado de estudo; Revise atividades e textos de exemplificação dados em sala por meio de folhas avulsas; Reveja as correções dos professores em seus textos dessa etapa, pois elas sinalizam os pontos nos quais você deve ter maior cuidado em sua produção textual. ESTUDEM COM VONTADE! ÓTIMA PROVA! Fabíola e Celso

10 DISCIPLINA: ESPANHOL DATA: 29/09 SEGUNDA-FEIRA 2ª 7º Fundamental II Manhã e tarde Andrea Contenido de la prueba: Como estudiar: Interpretación de texto Gramática - Pronombres personales-.libro p. 19, cuaderno. - Verbo Ser - libro p. 19, cuaderno, apostilla -Verbo Estar libro p Verbo Tener - libro p. 19, cuaderno, apostilla - Los artículos libro p. 18 cuaderno, apostilla - Verbos en Presente de indicativo regulares libro p. 35, 52 cuaderno, apostilla. Vocabulario Familia libro p. 54- cuaderno, apostilla. Vestuario libro p. 55- cuaderno, apostilla. Es bueno que hagas nuevamente todos los ejercicios y actividades hechos en clase y en casa durante esta etapa. Entrena usando las pruebas y los repasos de la etapa. Si hay alguna palabra que no entiendas es bueno que la busques en el diccionario. Para practicar los verbos aprendidos puedes conjugarlos nuevamente en tu cuaderno o en un borrador. Forma frases con el vocabulario y los verbos que aprendimos. U N A B R A Z O G R A N D E ; M A E S T R A A N D R É A.

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano SR CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 15/05 6ª feira Redação 18/05 2ª feira Inglês 19/05 3ª feira Ciências 20/05 4ª feira Espanhol 21/05 5ª feira

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA

RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/09 6ª Feira Ciências 20/09 SÁBADO Inglês 22/09 2ª Feira Geografia 23/09 3ª Feira História 24/09

Leia mais

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA HORÁRIO 18/09 6ª feira Geografia 11h30 às 13h 19/09 Sábado Redação 8h às 10h 21/09 2ª feira Inglês 22/09 3ª feira

Leia mais

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 6º ano

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 6º ano Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 6º ano CRONOGRAMA DE PROVAS 1ª PROVA DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA HORÁRIO 18/09 6ª feira Ciências 11h40min às 13h 19/09 Sábado Geografia 8h às 10h 21/09 2ª feira Inglês

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013

ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 7º ANO EF2 ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Frase, oração e período Morfossintaxe: a seleção e a combinação das palavras (sujeito e predicado) Sujeito indeterminado e oração sem sujeito

Leia mais

Colégio Graciosa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Ensina a criança no caminho em que deve andar... Pv 22:6a

Colégio Graciosa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Ensina a criança no caminho em que deve andar... Pv 22:6a ARTE Professora: Eliziana Ladwig Vieira Conteúdos previstos: Surrealismo, Arte abstrata e Arte contemporânea. Todos os trabalhos serão realizados em sala de aula e avaliados pela sua apresentação (margem,

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. ORIGEM DA TERRA 1.1. Origem da vida no Planeta Terra (principais teorias). 1.2. Fósseis,

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/05 2ª Feira Redação 20/05 3ª Feira Inglês 21/05 4ª Feira Ciências 22/05 5ª Feira Espanhol

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

Estamos finalizando o 1º semestre e aproveitamos para informá-los sobre a prova de Recuperação Parcial (RP).

Estamos finalizando o 1º semestre e aproveitamos para informá-los sobre a prova de Recuperação Parcial (RP). AVISO IMPORTANTE Srs. Pais, Estamos finalizando o 1º semestre e aproveitamos para informá-los sobre a prova de Recuperação Parcial (RP). A prova corresponde a uma avaliação geral dos conteúdos trabalhados

Leia mais

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 7º ANO

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 7º ANO FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 7º ANO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Turma : 701/702 Prof. :NETINHA GRUPO 1 1. USO DOS PORQUÊS Páginas: 21,22 Páginas: 26,27 Folha de fixação dada em aula 2.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 6º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0) 3º Bimestre A Introdução: Neste bimestre, tivemos como tema principal a água. Estudamos os estados físicos

Leia mais

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO 3ª ETAPA 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 3ª ETAPA De 03/08 a 02/10 AVALIAÇÃO PARCIAL 3 (AP3) DATAS 6º ano 7º ano 19/08 Produção Textual Produção

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 1,0) 2º semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município:Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas

Leia mais

www.colegioagape.com.br

www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br 7 www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO AVALIAÇÕES PARCIAIS E BIMESTRAIS 4ª ETAPA 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 4ª ETAPA De 05/10 a 25/11 AVALIAÇÃO PARCIAL 4 (AP4) DATAS 6º

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015

PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015 PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015 1. NOVOS ALUNOS Ensino Médio 1ª série do Ensino Médio Para o ingresso na 1ª série do Ensino Médio, o aluno deverá fazer uma prova no dia 16 de agosto de 2014,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 Nome: Nº 6º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 2.0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p.

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p. 6º ANOS Cap. 4 - Sociedade: história e cultura Cap. 5 - As primeiras sociedades Cap. 7 - Os Egípcios Cap. 8 - Outros povos africanos Percursos: 7- Representação Gráfica do relevo 8- Os gráficos 9- A Terra

Leia mais

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre.

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. COLÉGIO NOVO ATENEU 19/10/2012 Srs. Pais ou Responsáveis Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. 1. Atividades diferenciadas 1 a 28/10 Período de atividades avaliativas

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS 1ª PROVA DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/05 3ª feira Espanhol / Redação 20/05 4ª feira Geografia 21/05 5ª feira História 22/05 6ª feira Inglês

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Cartaz publicitário. Preposição, conjunção e advérbio. Biografia e poema Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Artigo de divulgação científica e charge. Tipos de predicado. Complementos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 7º ano PROFESSORAS: SANDRA MARA

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 1ª Unidade 2015 7º Ano A

CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 1ª Unidade 2015 7º Ano A CENTRO EDUCACIONAL MARIA JOSÉ Roteiro de Estudos da 1ª Unidade 2015 7º Ano A 1 A essência da tecnologia é nos tornar livres, no entanto quanto mais rápido fazemos as coisas com ajuda da tecnologia, mais

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 2,0) 2º semestre a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 1. População: - Crescimento populacional - O espaço urbano e o processo de urbanização - Teorias demográficas. 2. Mundo contemporâneo:

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Nome da professora: Cleidil do C. G. A. Peixoto tipos de substantivos adjetivos e locuções adjetivas. tempos e modos verbais pontuação tipos de pronomes. uso do porquê artigos

Leia mais

Conteúdos de Recuperação 2º Bimestre 5ª série

Conteúdos de Recuperação 2º Bimestre 5ª série Conteúdos de Recuperação 2º Bimestre 5ª série capítulos 17, 19, 20, 22, 23, 24 Acentuação gráfica e conjugação verbal no caderno. Objetos escolares (p.35 e 36) Números: 0 100 (p. 44) Comida (p.53) There

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 Nome: Nº 7º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 2,0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Fique de olho nessas informações:

Fique de olho nessas informações: Fique de olho nessas informações: É sempre bom e importante acreditar em si mesmo e em sua capacidade, contar com alguém que possa nos ajudar nos momentos de aprendizagem. Desta forma, faça junto com um

Leia mais

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos)

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos) Série: 6º Ano CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTLA/2º CICLO CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014 Disciplina: Português Variedades linguísticas(formal e informal)

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

MUDANÇAS NO FEUDALISMO. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG

MUDANÇAS NO FEUDALISMO. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG MUDANÇAS NO FEUDALISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG MUDANÇAS NO FEUDALISMO A partir do século XI Expansão das áreas de cultivo, as inovações técnicas.

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS 9º ano - Desenho Geométrico - Prof: MORGADO Data da Prova: 08/04/2015-1ª AE - 1ª e 2ª Chamadas Refazer exercícios da apostila, refazer os exemplos feitos em sala e extra-classe, IAPs. Compasso, régua,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 17/11/2010 PROVA GRUPO GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C

Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C Senhores pais e/ou responsáveis, Segue o funcionamento da primeira

Leia mais

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano Brasília, 17 de setembro de 2013. Prezado responsável, Conforme consta no calendário escolar, no dia 30/9 (segunda-feira), das 7h30 às 12h10,

Leia mais

CONTEÚDOS E DATAS DE AVALIAÇÕES 2 3ºBIMESTRE VOCABULÁRIO TRADUZIDO E ESTUDADO EM SALA DE AULA DO LIVRO

CONTEÚDOS E DATAS DE AVALIAÇÕES 2 3ºBIMESTRE VOCABULÁRIO TRADUZIDO E ESTUDADO EM SALA DE AULA DO LIVRO CONTEÚDOS E DATAS DE AVALIAÇÕES 2 3ºBIMESTRE Oi, crianças as avaliações estão chegando! Muita atenção e estudo! 1º ANO PROFESSORA ADRIANA PORTUGUÊS (21/09) ESTUDAR NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO PÁGINAS 2,

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2015 Professores: Gabriel e Marcelo Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre de 2015 A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

Língua Portuguesa. História Geografia. Matemática Ciências

Língua Portuguesa. História Geografia. Matemática Ciências II UNIDADE - 3ºM1 - Data: 20/08 (Exatas) - 21/08 (Humanas) Nos dias 20 e 21 de agosto, acontecerá a nossa 5ª Verificação Parcial de Aprendizagem da II Unidade. HUMANAS (21/08) EXATAS (20/08) Ciências.

Leia mais

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a)

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) 5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) Roteiro Semanal de Atividades de Casa (06 a 10 de Maio 013) Desafio! 1) Agora, temos um desafio com formas geométricas. Observe. ) Complete a sequência seguindo

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental 3 o Ano Textos Ler, entender e interpretar contos infantis e textos informativos. Gramática Será dada ênfase à aplicação, pois ela é entendida como instrumento para que o aluno se expresse de maneira adequada

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

ROTEIRO 1ª ETAPA 4º Ano M/T / Ensino Fundamental I PROFESSORAS MAGDA NUNES/DOMINICK MASCARENHAS/EDYLA/JÉSSICA

ROTEIRO 1ª ETAPA 4º Ano M/T / Ensino Fundamental I PROFESSORAS MAGDA NUNES/DOMINICK MASCARENHAS/EDYLA/JÉSSICA ROTEIRO 1ª ETAPA 4º Ano M/T / Ensino Fundamental I PROFESSORAS MAGDA NUNES/DOMINICK MASCARENHAS/EDYLA/JÉSSICA Queridos Alunos, É hora de reafirmarmos o compromisso com nossos estudos e nos prepararmos

Leia mais

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 27/10/2010 PROVA GRUPO GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU - EXTENSÃO AGUDOS Código: 135.01 D Município: AGUDOS Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: :CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

Colégio Senador Fláquer

Colégio Senador Fláquer Colégio Senador Fláquer VERITAS ENTIDADE DE PESQUISA EDUCAÇÃO RESSURREIÇÃO - VESPER CNPJ 01.005.647 / 0009 26 Rua Santo André, 627 Santa Tereza Santo André SP 09020-230 Tel.: (011) 4436-3057 E-mail: coordenacaov9@vesper.org.br

Leia mais

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ?

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? Se você quer aplicar para conseguir o visto de residência permanente no Canadá, vai precisar, antes de mais nada, de um certificado que ateste a sua proficiência na

Leia mais

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO Ano: 3º ANO Disciplina: História Professor Responsável: Wladson Quiozine OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO 1. Retomar os aspectos essenciais do conteúdo programático da disciplina de História do Ensino

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA PLANOS DE CURSO PARA 6º E 7º ANOS Campina Grande, 2011 -

Leia mais

Conteúdo de Recuperação Ensino Fundamental II. 6º Ano A (ETAPA)

Conteúdo de Recuperação Ensino Fundamental II. 6º Ano A (ETAPA) de Recuperação Ensino Fundamental II 6º Ano A (ETAPA) Matemática Cristien Ler a parte teórica e analisar os exercícios das Apostilas 2 e 3, refazer os exercícios adicionais, reconhecer a existência do

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Ano: 3º Nome do (a) Aluno (a): Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Componente Curricular: Matemática Professor

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: : SÃO CARLOS Área de conhecimento:ciencias DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: : MATEMATICA

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIA DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: MATEMÁTICA I SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:.

Leia mais

AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO

AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO Rua Ephrem Macedo, 466, CEP:35170-006, Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: 31 3841-1743 / 3842-2402 www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br @EthosEscola facebook.com/ethosmg

Leia mais

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA EDITAL 2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Português e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação de textos; exploração

Leia mais

Recuperação 5º ano F1 Artes - 2015

Recuperação 5º ano F1 Artes - 2015 Artes - 2015 Artes Capítulos Unidade 1 10-15 História em quadrinhos e desenho animado: - História em quadrinhos; - Ler e estudar quadrinhos; - Os elementos das histórias em quadrinhos. Unidade 2 32-34

Leia mais

PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(6º

PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(6º PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(6º ao 9º ANO) CALENDÁRIO E PROGRAMAÇÃO DO 2º. BIMESTRE 2013 (22/04/2013 a 28/06/2013) Feriados e/ou Comemorações 1/05 Dia do Trabalho 30/05 Corpos Cristi

Leia mais

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate 1 As sequências de atividades Vamos relembrar, Como lemos os números racionais?, Como escrevemos os números racionais?, As partes das tiras de papel, Comparando e ordenando números racionais na forma decimal

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO Curso: Bacharelado em Administração de Empresas São Paulo 2014 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 3 3. Política de Nivelamento... 3 4. Diretrizes do Nivelamento...

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí RESOLUÇÃO Nº 02/2008 Implanta o Programa de Nivelamento e Monitoria Discente das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. CONSIDERANDO a responsabilidade assumida pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Leia mais

CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO

CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO Colégio ÁGUIA CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO Acentuação gráfica Crase Ortografia Pronome Conjunção Funções da linguagem Gênero narrativo Texto argumentativo Texto

Leia mais

Tipos de Resumo. Resumo Indicativo ou Descritivo. Resumo Informativo ou Analítico

Tipos de Resumo. Resumo Indicativo ou Descritivo. Resumo Informativo ou Analítico Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso

Leia mais

Fique de olho nessas informações:

Fique de olho nessas informações: Fique de olho nessas informações: É sempre bom e importante acreditar em si mesmo e em sua capacidade, contar com alguém que possa nos ajudar nos momentos de aprendizagem. Desta forma, faça junto com um

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 6ª Série Teoria da Computação Ciência da Computação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Colégio Integral Educação como estímulo de vida

Colégio Integral Educação como estímulo de vida ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DE ESTUDOS I 1º ANO PORTUGUÊS (18.05.2015) Estudo de texto. Gênero: Lista de compras / parlenda. Produção. Ortografia: Palavras com: L, M, N, P, R e RR, S e SS. Palavras com til

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO I PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica, crase. Morfologia: classes de

Leia mais

JORNALISMO INTERNACIONAL. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

JORNALISMO INTERNACIONAL. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias JORNALISMO INTERNACIONAL Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Jornalismo Internacional O novo papel assumido pelo Brasil no cenário global, somado às profundas transformações

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

- Campanha da Fraternidade 2015 - Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade e lema Eu vim para servir ( Mc 10, 45).

- Campanha da Fraternidade 2015 - Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade e lema Eu vim para servir ( Mc 10, 45). Disciplina: Ensino Religioso- Professora Teonila CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 9º ano Ensino Fundamental II 1ª ETAPA/2015 - Campanha da Fraternidade 2015 - Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade e lema Eu vim

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IIIª UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IIIª UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IIIª UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação; Interesse;

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Ciências Experimentais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Ciências Experimentais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 10º ano Ano Letivo 2015/2016 TEMA

Leia mais

Ensino Fundamental - EFI

Ensino Fundamental - EFI CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DAS ETAPAS / 2015 4º e 5º anos Ensino Fundamental - EFI Coordenadora responsável: Maria da Conceição Santana de Castro Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO PROJETO REFORÇO ESCOLAR PORTUGUÊS E MATEMÁTICA ATRAVÉS

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II O Prefeito do Município de São Gonçalo dos Campos, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, retifica o Edital 001/2014

Leia mais

Infantil, Fundamental e Ensino Médio SGAS, 615 - B/G Brasília / DF CEP: 70200-750 (61)2105-6800 www.redesagrado.com

Infantil, Fundamental e Ensino Médio SGAS, 615 - B/G Brasília / DF CEP: 70200-750 (61)2105-6800 www.redesagrado.com Infantil, Fundamental e Ensino Médio SGAS, 615 - B/G Brasília / DF CEP: 70200-750 (61)2105-6800 www.redesagrado.com Conteúdos AVALIAÇÃO ABRANGENTE 2º trimestre - 3º Ano A ( matutino) Matemática (13/08/2015

Leia mais

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA HORÁRIO 18/09 6ª feira Redação 11h30 às 13h 19/09 Sábado Espanhol / Ed. Física 8h 22/09 3ª feira História 23/09

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO REGULAMENTO E NORMAS

PROGRAMA DE NIVELAMENTO REGULAMENTO E NORMAS PROGRAMA DE NIVELAMENTO REGULAMENTO E NORMAS Taquaritinga - SP 1 Conteúdo TÍTULO I... 1 DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO... 1 CAPÍTULO I... 1 DO NIVELAMENTO... 1 CAPÍTULO II... 2 DO PROGRAMA DE

Leia mais

Colégio ABC de Educação Infantil Ensino Fundamental. Série: 6º Ano do Ensino Fundamental - Turma ( AB ) ATENÇÃO: Vocês são capazes!

Colégio ABC de Educação Infantil Ensino Fundamental. Série: 6º Ano do Ensino Fundamental - Turma ( AB ) ATENÇÃO: Vocês são capazes! ABC de Educação Infantil Série: 6º Ano do - Turma ( AB ) L. Portuguesa 28.01.2013 ( Segunda- Feira) Ciências 30.01.2013 ( Quarta-Feira) Classes Gramaticais - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral -

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

Segunda 18/8. Terça 19/8. História 10h30 às 12h10. Inglesa 11h20 às 13h

Segunda 18/8. Terça 19/8. História 10h30 às 12h10. Inglesa 11h20 às 13h SCP-CIRC-058/2014 Assunto: Programação e conteúdos da 2ª AISC 8º Ano 2º Trimestre Brasília, 4 de agosto de 2014. Prezado responsável, No período de 13 a 22/8, os estudantes farão a 2ª AISC do 2 trimestre.

Leia mais

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana PROVA BOLSA MÉRITO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º e 9º ano) Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana 1. Ingresso de novos alunos. O ingresso de alunos, no Ensino Fundamental II do Colégio

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 7º ANO PROFESSOR: MAGDA e ROSI

Leia mais

Roteiro semanal. 5º ano Matutino. De 02 a 06 de fevereiro

Roteiro semanal. 5º ano Matutino. De 02 a 06 de fevereiro Roteiro semanal 5º ano Matutino De 02 a 06 de fevereiro Goiânia, 02 de fevereiro de 2015. Professora: Nome: Segunda-feira 02/02/2015 Matemática no caderno. 1 - Marcelo tem 275 chaveiros. Felipe tem 187

Leia mais

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PROJETO ANIMAIS Projeto elaborado para o 3º ano I e II JOSÉ BOITEUX AGOSTO/2011 ÍNDICE JUSTIFICATIVA...

Leia mais

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado.

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado. AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO 07:15 às 08:05 Matemática Ciências História Geografia 08:05 às 08:55 Matemática Ciências História Geografia 09:25 às 10:15 Português Português Matemática 10:15 às 11:00

Leia mais

MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015

MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015 MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015 AEDS Autarquia Educacional de Salgueiro Fone: (87) 3871 6040 FACHUSC Faculdade de Ciência Humanas do Sertão Central Rua Antônio Filgueira Sampaio, 134 - Salgueiro -

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: MATEMÁTICA Período: Anual Professor: AMPARO MAGUILLA RODRIGUEZ Série e segmento: 1º ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE Objetivo Geral * Desenvolver

Leia mais