Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano"

Transcrição

1 Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS 1ª PROVA DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/05 3ª feira Espanhol / Redação 20/05 4ª feira Geografia 21/05 5ª feira História 22/05 6ª feira Inglês 26/05 3ª feira Ciências da Natureza 27/05 4ª feira Língua Portuguesa 28/05 5ª feira Matemática HORÁRIO 11h40 às 13h Datas da Inscrição: COMO FAZER A INSCRIÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO 08/05 (6ª feira), 09/05 (sábado), 11/05 (2ª feira), 12/05 (3ª feira), 13/05 (4ª feira). Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Passo a Passo: 1. O aluno deverá comparecer à Secretaria para cadastrar as disciplinas em recuperação. E, poderá se inscrever em, no máximo, 05 disciplinas. Horário da Secretaria: 2ª a 6ª feira: das 7h15min às 17h30min. Sábado (09/05) das 9h às 12h e 4ª feira (13/05) das 18h às 21h (Plantão durante a Reunião de Pais) 2. Posteriormente, o aluno receberá, em sala de aula, o boleto impresso para pagamento online ou presencial nas agências bancárias; após a data de vencimento no boleto, o pagamento só poderá ser efetuado na Tesouraria da escola. Valor da taxa: R$ 22,00 (vinte e dois reais), por disciplina. OBS.: Após o pagamento, guardar o comprovante para apresentá-lo no dia da prova. Roteiro de Estudos: O Roteiro de Estudo para a Recuperação Paralela deve ser acessado no site da escola não haverá cópia impressa. ATENÇÃO! No dia da prova o aluno deve estar devidamente uniformizado, apresentar o comprovante de inscrição e cartão de identificação. A Recuperação Paralela é opcional, portanto, não haverá 2ª chamada. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Qualquer necessidade, ou eventualidade, deve ser informada ao SOE até dia 13/05/15, das 7h às 17h.

2 DISCIPLINA: ESPANHOL 8º ano Fundamental II Manhã / Tarde Débora CONTENIDO CÓMO ESTUDIAR Interpretación textual. Vocabulario. Gramática: Artículos Definidos; Artículos Indefinidos; Contracciones al y del ; Heterosemánticos falsos amigos ; Pretérito Perfecto Compuesto. Lee el contenido. Rehaz las actividades de la hoja inaugural, del cuaderno, del libro y de la apostilla extra. Mucha atención al realizar las tareas y utiliza el diccionario siempre que tengas alguna duda. En la interpretación textual: OBSERVA el comando y VUELVE al texto siempre antes de contestar a las cuestiones. Buen estudio! Dios te bendiga! Abrazos: Prof. Debora

3 DISCIPLINA: REDAÇÃO 8º ano Fundamental II Manhã / Tarde Querido (a) estudante, Para um bom resultado na avaliação, estude o conteúdo todo da etapa, refaça as atividades da apostila referente à Redação e releia os conceitos da apostila, do caderno e do portfólio. Desejamos a todos uma boa prova! Atenciosamente, Professoras Angelina Botelho e Fabíola Souza - Redação Leitura e compreensão de texto: Identificar o gênero de um texto. Identificar o tema de um texto. Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não verbal. Inferir informações implícitas e explícitas em um texto. Produção de texto: Produção de texto relacionada aos gêneros discursivos trabalhados na etapa. Reconhecimento da estrutura e das características dos textos de domínios discursivos narrativo, de relato e descritivo: - Relato Pessoal; - Conto; - Sinopse; - Resenha.

4 DISCIPLINA: GEOGRAFIA 8º ano Fundamental II Manhã / Tarde Flávia / Flávio / Luciana COMO ESTUDAR: PROVAS: rescreva as respostas das questões das provas da etapa elaborando respostas COMPLETAS e CLARAS. CADERNO: releia os registros elaborados em sala e refaça as questões das atividades em casa elaborando respostas COMPLETAS e CLARAS. APOSTILA: confira se a apostila de atividade extra está completa e todos os exercícios foram feitos. TCM: analise os mapas trabalhados na etapa aplicando as informações contidas nos mapas ao conteúdo estudado. Conteúdo para a prova: Livro: capítulos 2 a 5. Registro no Caderno. Apostila de Atividades Extras da Etapa. Atividades com o TCM elaboradas na etapa. Habilidades Fundamentais: 1. CONCEITUAR e APLICAR corretamente os termos geográficos, tais como técnica, tecnologia, capital, divisão do trabalho, estado, nação, nacionalismo. 2. RELACIONAR o desenvolvimento do capitalismo com o processo de industrialização no mundo, bem como AVALIAR as consequências positivas e negativas deste processo no espaço geográfico mundial. 3. EXEMPLIFICAR casos de disputas territoriais, alterações de fronteiras e conflitos nacionalistas ocorridos no século XX. 4. COMPREENDER como as transformações ocorridas durante a segunda guerra mundial levaram ao surgimento do período bipolar e COMPARAR este período com a multipolaridade existente na atual organização do espaço geográfico mundial. 5. COMPARAR capitalismo e socialismo ANALISANDO benefícios e malefícios de cada sistema. 6. CARACTERIZAR o processo de globalização considerando: origens, características, consequências positivas e negativas, perspectivas econômicas e culturais do processo.

5 DISCIPLINA: HISTÓRIA 8º ano Fundamental II Manhã / Tarde Cláudio Lima / Maria Raquel Observação: Vale ressaltar que conceitos anteriormente trabalhados podem ser cobrados. Conteúdos: A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA - Capítulo 1 (páginas 10 a 25) - Registros, exercícios no caderno e discussões em sala. a) Conceituar: pecuária, drogas do sertão, missões jesuíticas, bandeiras de prospecção e bandeiras de apresamento. b) Compreender que forma a pecuária, as drogas do sertão, as missões jesuíticas e os bandeirantes contribuíram para o processo de expansão da América portuguesa. c) Compreender a atuação dos jesuítas junto a catequização dos indígenas. d) Justificar a expulsão dos jesuítas de Portugal e de todas as suas colônias em e) Compreender por que as relações entre jesuítas e bandeirantes não eram amistosas quando se referiam à utilização da mão de obra indígena. f) Identificar, por meio de exemplos, o intercâmbio cultural ocorrido entre bandeirantes e indígenas. g) Caracterizar: Revoltas Nativistas. h) Caracterizar: Guerras dos Mascates e Revolta de Beckman. A MINERAÇÃO NO BRASIL - Capítulo 2 (Páginas 28 a 41) - Registros e exercícios no caderno e discussões em sala. a) Conceituar: colonialismo, metalismo, aculturação, eurocentrismo, metrópole e colônia. b) Identificar os motivos que levaram Portugal a enfrentar uma crise econômica no final do século XVII. c) Identificar o que foi o Tratado de Methuen e as consequências econômicas desse acordo para Portugal e Inglaterra. d) Relacionar a crise econômica portuguesa e a procura de ouro no interior do Brasil. e) Relacionar a descoberta do ouro e o crescimento populacional vivido na Capitania das Minas Gerais. f) Explicar como a coroa portuguesa controlava a atividade mineradora. g) Exemplificar como funcionava a prática do contrabando na região das minas. h) Explicar como funcionava a extração de diamantes na colônia. i) Contextualizar a mudança da sede administrativa da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, em j) Identificar os principais impostos cobrados pela coroa portuguesa na região das minas. k) Caracterizar os tipos de trabalhos realizados pelos escravos: Escravo doméstico e Escravo de ganho. l) Diferenciar: Sociedade Açucareira x Sociedade Mineradora. m) Caracterizar: Guerras dos Emboabas e Revolta de Filipe dos Santos.

6 O ILUMINISMO - Capítulo 4 (Páginas 62 a 69) - Registros, exercícios no caderno e discussões em sala. a) Identificar às possíveis origens e auge do Iluminismo. b) Conceituar e caracterizar: Iluminismo. c) Relacionar: Iluminismo x Idade Média. d) Relacionar: Iluminismo x Antigo Regime. e) Caracterizar as obras e pensamentos dos principais filósofos iluministas: John Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e D Alambert. Não deixe para estudar na véspera da prova!

7 DISCIPLINA: INGLÊS 8º ano Fundamental II Manhã / Tarde Fernanda A. e Janaina 1-Unidades a serem estudadas Unidade 1, 2, 3: toda a unidade Estudar todo o vocabulário das unidades citadas acima Be going to, Will, comparativo e superlativo (unidade 4) 2- Como estudar: Revise as unidades acima, observando o vocabulário. Refaça as provas anteriores. Refaça os exercícios do student s book, workbook e apostila. Faça uma lista dos enunciados de questões das provas e tente memorizá-los. Refaça todos os exercícios feitos em sala de aula. Faça um resumo do conteúdo gramatical. Leia os registros do caderno. Refaça os exercícios que foram propostos no laboratório de informática (os sites constam nos roteiros das provas anteriores). Remember: Your success depends on you! Fernanda Amaral e Janaína

8 DISCIPLINA: CIÊNCIAS 8º ano Fundamental II Manhã / Tarde Iris / Tiago Material de Consulta: Livro didático - Capítulos 1, 2 e 3 (até a página 56) Folhas Complementares - Sais minerais, chuva ácida e atividade complementar capítulo 3. Registros e atividades no caderno. Refaça as provas anteriores e exercícios realizados ao longo da etapa. UNIDADE 1 - CAP.1 OS MINERAIS E A VIDA RECONHECER a diversidade dos materiais. COMPREENDER que os minerais são essenciais à nossa saúde e são obtidos a partir da alimentação. RECONHECER alguns processos metabólicos que dependem da ingestão de sais minerais. COMPREENDER a natureza cíclica da matéria. COMPREENDER que toda a matéria (material) é uma composição química. CONHECER a origem dos materiais que utilizamos e destacar o fato de que todos eles são produzidos a partir de outros materiais existentes na natureza. CONHECER os principais elementos químicos presentes em nosso organismo. CONHECER as funções dos minerais (Fe, Ca, P) no organismo. UNIDADE 1- CAP.2 COMPREENDENDO AS REAÇÕES QUÍMICAS RECONHECER que em uma transformação o estado (sistema) inicial é diferente do estado (sistema) final. DIFERENCIAR as transformações físicas das químicas. IDENTIFICAR as evidências visuais das transformações químicas, caso existam. COMPREENDER que transformações químicas alteram as propriedades dos materiais. COMPREENDER que as transformações físicas não alteram as propriedades dos materiais se a temperatura se mantiver constante. IDENTIFICAR os fatores que alteram a velocidade das reações químicas (temperatura e catalisadores). RECONHECER a liberação ou absorção de energia (exotérmica ou endotérmica) nas transformações físicas e químicas. RECONHECER a conservação da massa nas reações químicas. INTERPRETAR informações de diferentes fontes sobre transformações nos ambientes provocadas pela ação humana e o risco de extinção de espécies (chuva ácida, destruição da camada de ozônio, efeito estufa). RELACIONAR o ph à acidez de um material. UNIDADE 2- CAP.3 O CORPO POR INTEIRO ANALISAR mecanismos de integração de sistemas do corpo humano em situações cotidianas. RELACIONAR o aumento da altitude com a diminuição da pressão atmosférica e suas consequências para o corpo humano.

9 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano Fundamental II Manhã / Tarde Andréa Coleta / Ana Paula Querido(a) aluno(a), Este roteiro foi produzido para orientar os seus estudos específicos para a Prova de Recuperação da 1ª etapa. Leia-o com atenção e atenda aos direcionamentos para se preparar. Bons estudos! Conteúdo que será avaliado: Interpretação de textos diversos. Elementos de coesão textual. Emprego dos porquês. Frase, oração e período (simples e composto). Sujeito e Predicado. Como estudar: 1. A interpretação de texto é um conteúdo que exige leitura concentrada e atenção aos verbos de comando. É importante saber o que está sendo pedido e não resistir às releituras, sempre que se fizerem necessárias, na hora da prova. 2. Relembre alguns verbos de comando: ANALISAR: examinar detalhadamente. CITAR: mencionar. COMPARAR: apresentar relações de semelhanças/diferenças. CONCEITUAR: definir, formular ideia. DEFINIR: explicar o significado. DESCREVER: expor com detalhe. EXEMPLIFICAR: provar a partir de elementos. EXPLICAR: tornar claro, expor. IDENTIFICAR: determinar, assinalar os elementos básicos. RELACIONAR: dar ou fazer a relação de. TRANSCREVER: copiar, reproduzir. Atenção: A seleção de verbos de comando deste roteiro não tem (necessariamente) identificação com as questões da prova. 3. Para estudar satisfatoriamente: É fundamental retomar as leituras, os registros e as atividades relacionadas a cada conteúdo para relembrar a abordagem e aprofundamento dado a cada um. Livro: páginas 10 a 19; 22 a 28; 35 a 44; 50 a 60; 73 a 77. Gramática: páginas 18 a 22; 298,300 e 302. Estude os registros do caderno.

10 DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES 8º Fundamental II Manhã / Tarde Carlos / Fabiola / Mariani / Sandra EM ÁLGEBRA, VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE Matemática Financeira (Registros do caderno; apostila de exercícios) 1.1. Calcular porcentagem Compreender os conceitos de capital, montante e taxa de juros Compreender o cálculo de juros simples e juros compostos Resolver problemas envolvendo cálculo de porcentagem e juros. 2. Equações do 1º grau com uma incógnita (Registros do caderno; livro páginas 170 a 172; apostila de exercícios) 2.1. Resolver equações simples do primeiro grau Resolver equações do primeiro grau que contenham operações envolvendo termos dentro de parênteses Resolver equações do primeiro grau com números fracionários e decimais Resolver problemas utilizando equações de 1º grau com uma incógnita. 3. Equações do 1º grau com duas incógnitas (Registros do caderno; livro páginas 177 a 178; lista de exercícios) 3.1. Identificar uma equação do primeiro grau com duas incógnitas Compreender a ideia de par ordenado (x,y) como solução de equação do primeiro grau com duas incógnitas Verificar se um par ordenado (x,y) é solução de uma equação do primeiro grau com duas incógnitas Determinar soluções de uma equação do primeiro grau com duas incógnitas. 4. Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas (Registros do caderno; livro páginas 180 a 195; 204 a 208; apostila de exercícios) 4.1. Identificar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas Compreender quando um par ordenado (x,y) é solução de um sistema de equações do primeiro grau Verificar se um par ordenado (x,y) é solução de um sistema de equações do primeiro grau Determinar a solução de sistemas de equações do primeiro grau Resolver problemas utilizando sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. 5. O Conjunto dos Números Reais (Registros do caderno; livro páginas 12 a 25 e 31 a 42; apostila de exercícios) 5.1. Compreender a relação entre os conjuntos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais Verificar se um número natural é quadrado perfeito Representar números racionais fracionários na forma decimal e vice versa Compreender o conceito de dízima periódica. EM GEOMETRIA, VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE Ângulos (Registros do caderno; livro páginas 68 a 72; apostila de exercícios) 6.1. Identificar ângulos opostos pelo vértice (o.p.v.) e suas propriedades Resolver problemas envolvendo ângulos opostos pelo vértice. 6.3.Identificar ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma reta transversal e suas propriedades Resolver problemas com ângulos formados por retas paralelas com retas transversais. 7. Triângulos 1ª parte (Registros do caderno; livro páginas 73 a 75; apostila de exercícios) 7.1. Compreender as relações que envolvem as medidas dos ângulos internos e externos de um triângulo. 8. Polígonos (Registros do caderno; livro páginas 76 a 85; apostila de exercícios) 8.1. Diferenciar polígonos convexos e não convexos Identificar os elementos de um polígono convexo Nomear polígonos de acordo com o número de lados.

11 8.4 Calcular a soma das medidas dos ângulos internos e externos de um polígono convexo Calcular a soma das medidas dos ângulos internos e externos de polígonos regulares Calcular o número de diagonais de um polígono convexo. COMO ESTUDAR MATEMÁTICA? SEGUEM ALGUMAS DICAS Faça uma leitura com bastante atenção da explicação do conteúdo, contida no livro didático e no seu caderno. Estude, refazendo os exercícios feitos e corrigidos durante a etapa. Refaça as provas da etapa. Se errar, procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança. Reveja toda a matéria a ser cobrada, focando principalmente nos exercícios que você teve maior dificuldade.

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano SR CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 15/05 6ª feira Redação 18/05 2ª feira Inglês 19/05 3ª feira Ciências 20/05 4ª feira Espanhol 21/05 5ª feira

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/05 2ª Feira Redação 20/05 3ª Feira Inglês 21/05 4ª Feira Ciências 22/05 5ª Feira Espanhol

Leia mais

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA HORÁRIO 18/09 6ª feira Redação 11h30 às 13h 19/09 Sábado Espanhol / Ed. Física 8h 22/09 3ª feira História 23/09

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA HORÁRIO 18/09 6ª feira Geografia 11h30 às 13h 19/09 Sábado Redação 8h às 10h 21/09 2ª feira Inglês 22/09 3ª feira

Leia mais

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre.

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. COLÉGIO NOVO ATENEU 19/10/2012 Srs. Pais ou Responsáveis Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. 1. Atividades diferenciadas 1 a 28/10 Período de atividades avaliativas

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 7º ano PROFESSORAS: SANDRA MARA

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE 1ª PROVA DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/05 2ª Feira Redação 20/05 3ª Feira Inglês 21/05 4ª Feira Ciências 22/05 5ª Feira Espanhol

Leia mais

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano Brasília, 17 de setembro de 2013. Prezado responsável, Conforme consta no calendário escolar, no dia 30/9 (segunda-feira), das 7h30 às 12h10,

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

Estamos finalizando o 1º semestre e aproveitamos para informá-los sobre a prova de Recuperação Parcial (RP).

Estamos finalizando o 1º semestre e aproveitamos para informá-los sobre a prova de Recuperação Parcial (RP). AVISO IMPORTANTE Srs. Pais, Estamos finalizando o 1º semestre e aproveitamos para informá-los sobre a prova de Recuperação Parcial (RP). A prova corresponde a uma avaliação geral dos conteúdos trabalhados

Leia mais

Segunda 18/8. Terça 19/8. História 10h30 às 12h10. Inglesa 11h20 às 13h

Segunda 18/8. Terça 19/8. História 10h30 às 12h10. Inglesa 11h20 às 13h SCP-CIRC-058/2014 Assunto: Programação e conteúdos da 2ª AISC 8º Ano 2º Trimestre Brasília, 4 de agosto de 2014. Prezado responsável, No período de 13 a 22/8, os estudantes farão a 2ª AISC do 2 trimestre.

Leia mais

EDITAL Nº 34/2014 PROCESSO SELETIVO AGENDADO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015 1

EDITAL Nº 34/2014 PROCESSO SELETIVO AGENDADO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015 1 EDITAL Nº 34/2014 PROCESSO SELETIVO AGENDADO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015 1 1- DO OBJETO O presente Edital trata do EXAME DE SELEÇÃO AGENDADO de candidatos aos cursos da Faculdade

Leia mais

6ª Série/Ensino Fundamental

6ª Série/Ensino Fundamental 6ª Série/Ensino Fundamental ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO /DEZEMBRO 2013 CIÊNCIAS NATURAIS: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA répteis; mamíferos. REDAÇÃO: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA Leitura e interpretação

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. ORIGEM DA TERRA 1.1. Origem da vida no Planeta Terra (principais teorias). 1.2. Fósseis,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NA RECUPERAÇÃO PARALELA / 1ª ETAPA 8º ANO / ENSINO FUNADAMENTAL

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NA RECUPERAÇÃO PARALELA / 1ª ETAPA 8º ANO / ENSINO FUNADAMENTAL ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NA RECUPERAÇÃO PARALELA / 1ª ETAPA 8º ANO / ENSINO FUNADAMENTAL Passo a Passo: 1. O aluno receberá o Boletim no dia 13/05 (6ª feira), juntamente com a ficha de pré-inscrição

Leia mais

Conteúdo de Recuperação Ensino Fundamental II. 6º Ano A (ETAPA)

Conteúdo de Recuperação Ensino Fundamental II. 6º Ano A (ETAPA) de Recuperação Ensino Fundamental II 6º Ano A (ETAPA) Matemática Cristien Ler a parte teórica e analisar os exercícios das Apostilas 2 e 3, refazer os exercícios adicionais, reconhecer a existência do

Leia mais

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios:

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios: ANEXO II Estrutura e Referenciais da Prova de Ingresso Curso Técnico Superior Profissional em Climatização e Refrigeração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu 1. Introdução Relativamente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU - EXTENSÃO AGUDOS Código: 135.01 D Município: AGUDOS Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: : SÃO CARLOS Área de conhecimento:ciencias DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: : MATEMATICA

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2015 Professores: Gabriel e Marcelo Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre de 2015 A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA 7º ANO

RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA 7º ANO RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA 7º ANO CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/09 6ª Feira Ciências 20/09 SÁBADO Inglês 22/09 2ª Feira Geografia 23/09 3ª Feira História

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: :CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

ROTEIRO EXAMES FINAIS 8º ano / EF

ROTEIRO EXAMES FINAIS 8º ano / EF ROTEIRO EXAMES FINAIS 8º ano / EF CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DISCIPLINA HORÁRIO 13/12 (sábado) Espanhol / História 9h às 12h 15/12 (2ª feira) Inglês / Redação 9h às 12h 16/12 (3ª feira) Geografia 9h às

Leia mais

Fique de olho nessas informações:

Fique de olho nessas informações: Fique de olho nessas informações: É sempre bom e importante acreditar em si mesmo e em sua capacidade, contar com alguém que possa nos ajudar nos momentos de aprendizagem. Desta forma, faça junto com um

Leia mais

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. 1 a 28/10 Período de atividades avaliativas diferenciadas do 4º bimestre.

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. 1 a 28/10 Período de atividades avaliativas diferenciadas do 4º bimestre. COLÉGIO NOVO ATENEU 19/10/2012 Srs. Pais ou Responsáveis Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. 1. Atividades diferenciadas 1 a 28/10 Período de atividades avaliativas

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA PLANOS DE CURSO PARA 6º E 7º ANOS Campina Grande, 2011 -

Leia mais

Colégio Senador Fláquer

Colégio Senador Fláquer Colégio Senador Fláquer VERITAS ENTIDADE DE PESQUISA EDUCAÇÃO RESSURREIÇÃO - VESPER CNPJ 01.005.647 / 0009 26 Rua Santo André, 627 Santa Tereza Santo André SP 09020-230 Tel.: (011) 4436-3057 E-mail: coordenacaov9@vesper.org.br

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA EDITAL 2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Português e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação de textos; exploração

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1

EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1 EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1 A FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE, credenciada pelo MEC, portaria n 1.246 de 14/10/2008, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo dos

Leia mais

EDITAL N 05/2015 CCV. 1. VALIDADE O presente processo seletivo terá validade somente para o segundo semestre letivo de 2015.

EDITAL N 05/2015 CCV. 1. VALIDADE O presente processo seletivo terá validade somente para o segundo semestre letivo de 2015. EDITAL N 05/2015 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

Conteúdo Provas Trimestrais 6º EF Datas Disciplina Conteúdo

Conteúdo Provas Trimestrais 6º EF Datas Disciplina Conteúdo 6º EF 10/11 2ª Redação Poema japonês, o Haikai e o poema visual. 11/11 3ª Capítulo 14 Água potável e saneamento básico Ciências Capítulo 15 Água e saúde 12/11-4ª Gramática Compreensão do texto Pronomes

Leia mais

RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO INGLÊS Profª Josi Apostila: Módulo 6 Adicionais Possessivos Aula 45 Possessivos Aula 46 05 até 08 227 ---- ---- 04 até 13 231 ---- ---- Apostila: Módulo

Leia mais

www.colegioagape.com.br

www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br 7 www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO AVALIAÇÕES PARCIAIS E BIMESTRAIS 4ª ETAPA 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 4ª ETAPA De 05/10 a 25/11 AVALIAÇÃO PARCIAL 4 (AP4) DATAS 6º

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 1 o Ano (TAB) Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Senhores pais e alunos, Estaremos realizando as Verificações Bimestrais do 3 o bimestre no período de 21/09 a 25/09/2015.

Leia mais

Colégio Graciosa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Ensina a criança no caminho em que deve andar... Pv 22:6a

Colégio Graciosa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Ensina a criança no caminho em que deve andar... Pv 22:6a ARTE Professora: Eliziana Ladwig Vieira Conteúdos previstos: Surrealismo, Arte abstrata e Arte contemporânea. Todos os trabalhos serão realizados em sala de aula e avaliados pela sua apresentação (margem,

Leia mais

EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1 EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1 A FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE, credenciada pelo MEC, portaria n 1.246 de 14/10/2008, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo dos cursos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: :CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Administração Central Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ANANÁS TO PROJETO REFORÇO ESCOLAR PORTUGUÊS E MATEMÁTICA ATRAVÉS

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 6º ANO "... A minha contribuição

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA

RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/09 6ª Feira Ciências 20/09 SÁBADO Inglês 22/09 2ª Feira Geografia 23/09 3ª Feira História 24/09

Leia mais

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO 3ª ETAPA 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 3ª ETAPA De 03/08 a 02/10 AVALIAÇÃO PARCIAL 3 (AP3) DATAS 6º ano 7º ano 19/08 Produção Textual Produção

Leia mais

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana PROVA BOLSA MÉRITO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º e 9º ano) Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana 1. Ingresso de novos alunos. O ingresso de alunos, no Ensino Fundamental II do Colégio

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013

ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 7º ANO EF2 ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Frase, oração e período Morfossintaxe: a seleção e a combinação das palavras (sujeito e predicado) Sujeito indeterminado e oração sem sujeito

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 6º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 6º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 6º ANO Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa 1. Substantivos classificação e flexões. - Livros didáticos: Para Viver

Leia mais

Trabalho: Sinopse e debate sobre Livro, em sala de aula* Produções Textuais (Reportagem e Carta Pessoal)

Trabalho: Sinopse e debate sobre Livro, em sala de aula* Produções Textuais (Reportagem e Carta Pessoal) Professor (a): Renato Fogaça e Silva Ano: 7º Componente Curricular: Língua Portuguesa : Turmas: 17D s de texto: texto didático; carta pessoal e romance epistolar; reportagem. Classificação e utilização

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Conteúdos de Recuperação 2º Bimestre 5ª série

Conteúdos de Recuperação 2º Bimestre 5ª série Conteúdos de Recuperação 2º Bimestre 5ª série capítulos 17, 19, 20, 22, 23, 24 Acentuação gráfica e conjugação verbal no caderno. Objetos escolares (p.35 e 36) Números: 0 100 (p. 44) Comida (p.53) There

Leia mais

Fique de olho nessas informações:

Fique de olho nessas informações: Fique de olho nessas informações: É sempre bom e importante acreditar em si mesmo e em sua capacidade, contar com alguém que possa nos ajudar nos momentos de aprendizagem. Desta forma, faça junto com um

Leia mais

Análise dos Vestibulares

Análise dos Vestibulares Análise dos Vestibulares

Leia mais

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO Ano: 3º ANO Disciplina: História Professor Responsável: Wladson Quiozine OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO 1. Retomar os aspectos essenciais do conteúdo programático da disciplina de História do Ensino

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007 PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007 PROFESSOR (ES): LISETTE M. CHAVAUTY VALDES. CONCEPÇÃO DO CURSO O conhecimento do passado é a base da construção do saber histórico. Esse passado dialoga permanentemente

Leia mais

1.2. Os candidatos a ingresso em 2014 terão à sua disposição duas modalidades de avaliação, a saber: Exame Presencial e Nota do ENEM

1.2. Os candidatos a ingresso em 2014 terão à sua disposição duas modalidades de avaliação, a saber: Exame Presencial e Nota do ENEM A Diretoria Geral das faz publicar que, a partir de 18 de outubro de 2013 a 15 de janeiro de 2014, será realizado o Processo Seletivo para o preenchimento de vagas dos cursos de graduação desta Instituição

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NAS AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ, NAS DÉCADAS DE 60 E 70.

CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NAS AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ, NAS DÉCADAS DE 60 E 70. CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NAS AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ, NAS DÉCADAS DE 60 E 70. Ana Célia da Costa Ferreira Resumo: A cada ano, educadores matemáticos tentam encontrar soluções

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antonio Magliano Ensino Técnico Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Informática Habilitação Profissional:

Leia mais

EDITAL N 03/2015 CCV

EDITAL N 03/2015 CCV EDITAL N 03/2015 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C

Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C Senhores pais e/ou responsáveis, Segue o funcionamento da primeira

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec:Paulino Botelho/ Professor E.E. Arlindo Bittencourt (extensão) Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Equações do segundo grau

Equações do segundo grau Módulo 1 Unidade 4 Equações do segundo grau Para início de conversa... Nesta unidade, vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Na unidade anterior, você estudou sobre as equações de primeiro

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 9º ANO - A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 9º ANO - A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 9º ANO - A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS 10.03 Édipo rei Adaptação de Didier Lamaison.. Estudo Dirigido: 30.03 Leitura e interpretação

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015

PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015 PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015 1. NOVOS ALUNOS Ensino Médio 1ª série do Ensino Médio Para o ingresso na 1ª série do Ensino Médio, o aluno deverá fazer uma prova no dia 16 de agosto de 2014,

Leia mais

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos. Turma 81. Filosofia Data Atividade Conteúdo Postado 03/07 Trabalho de Pesquisa Laboratório de Informática

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos. Turma 81. Filosofia Data Atividade Conteúdo Postado 03/07 Trabalho de Pesquisa Laboratório de Informática 8ª Série Datas de Provas e Trabalhos Turma 81 Filosofia 03/07 Trabalho de Pesquisa Laboratório de Informática Conceito de Bem e Justiça Língua Inglesa 14/06 Tradução Escolher texto da página 19 e 20 ou

Leia mais

Cronograma da Disciplina Matemática Básica 2012/1

Cronograma da Disciplina Matemática Básica 2012/1 Cronograma da Disciplina Matemática Básica 2012/1 Período letivo do 1º semestre de 2012 para Matemática Básica De 30 de janeiro de 2012 a 01 de julho de 2012 1ª semana 30/01 a 05/02 Assunto: Números Naturais

Leia mais

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios,

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios, Prezados colégios, Buscando atender a demanda por GeekieTestes para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, elaboramos nossa Matriz Geekie de Avaliação para 2014. Nela, buscamos contemplar os principais conteúdos

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Tema/Subtema Conteúdos Metas Nº de Aulas Previstas Org.Trat.Dados / Planeamento Estatístico Especificação do problema Recolha de dados População

Leia mais

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL Deliberação CEE 285 e 297 Estrutura e Organização As disciplinas serão ministradas aos sábados, por um professor/orientador acompanhado de um orientador da aprendizagem.

Leia mais

Edital 01/2015 da Comissão de Pós-Graduação (ComPG)

Edital 01/2015 da Comissão de Pós-Graduação (ComPG) Edital 01/2015 da Comissão de Pós-Graduação (ComPG) Exame de Proficiência direcionado para a Comunidade de discentes dos Programas de Pós-Graduação da UFCSPA 1. PREÂMBULO O Exame de Proficiência em Língua

Leia mais

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS O presente documento estabelece normas, dispõe sobre as disciplinas e respectivos programas para o Processo Seletivo de 2016/1 do Instituto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II O Prefeito do Município de São Gonçalo dos Campos, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, retifica o Edital 001/2014

Leia mais

SELEÇÃO EXTERNA DE PROJETOS PARA A VI JACITEC. (Realização de 03 a 06 de novembro de 2015)

SELEÇÃO EXTERNA DE PROJETOS PARA A VI JACITEC. (Realização de 03 a 06 de novembro de 2015) SELEÇÃO EXTERNA DE PROJETOS PARA A VI JACITEC (Realização de 03 a 06 de novembro de 2015) Os Coordenadores da Comissão designada pela Portaria nº 244, de 15 de junho de 2015, do Diretor Geral do Instituto

Leia mais

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 6ºANO CONTEÚDOS-1º TRIMESTRE Números naturais; Diferença entre número e algarismos; Posição relativa do algarismo dentro do número; Leitura do número; Sucessor e antecessor;

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA COLÉGIO ESTADUAL BARBOSA FERRAZ Ensino Médio, Normal e Profissional Rua Rio Grande do Sul, 1200 Centro - Telefone: (43) 3472-5009 www.colegiobarbosa.com.br e.mail: colbarbosa@ig.com.br CEP: 86870-000 -

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Gabinete do Reitor

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Gabinete do Reitor EDITAL Nº 005, de 9 de julho de 2007. A UFAM torna público para conhecimento geral, de acordo com o Decreto Presidencial nº 5.800, de 08 de junho de 2006, que serão abertas, no período de a 16/07 a 20/07/2007,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 8.º ANO DE MATEMÁTICA 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de relacionar números racionais e dízimas, completar a reta numérica e ordenar números

Leia mais

Calendário de Avaliações do 3º Bimestre 6º ANO Setembro/ Outubro/2015

Calendário de Avaliações do 3º Bimestre 6º ANO Setembro/ Outubro/2015 6º ANO Setembro/ Outubro/2015 25 - Português 28- Matemática 29- História 30- Espanhol 01/10- Artes/Ciências 02/10- Geografia/Inglês 139, 141, 145, 155 a 161 Acentuação gráfica; frases nominais e frases

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 6º anos A e B Nome do professor: Gustavo Jacinto Leitura e Análise der Texto Substantivo e Classificação (comum, próprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado, coletivo)

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 Nome: Nº 6º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 2.0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

CONTROLE DE TAREFAS DE CASA ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTROLE DE TAREFAS DE CASA ENSINO FUNDAMENTAL II CONTROLE DE TAREFAS DE CASA ENSINO FUNDAMENTAL II TAREFAS DA SEMANA 21 (23/06 a 27/06) Matemática: Apostila (pág. 304) Matemática: Apostila (pág. 323) Matemática: Apostila (pág. 393, 394) Matemática: Apostila

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 2,0) 2º semestre a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate 1 As sequências de atividades Vamos relembrar, Como lemos os números racionais?, Como escrevemos os números racionais?, As partes das tiras de papel, Comparando e ordenando números racionais na forma decimal

Leia mais

EDITAL Nº 03/2011. Art. 1º O total de vagas para este Processo Seletivo são em número de 480 (quatrocentos e oitenta), assim distribuídas:

EDITAL Nº 03/2011. Art. 1º O total de vagas para este Processo Seletivo são em número de 480 (quatrocentos e oitenta), assim distribuídas: EDITAL Nº 03/2011 A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS faz saber, através do presente EDITAL, que estão abertas a partir de 16/11/2011, as inscrições do PROCESSO SELETIVO para os Cursos de Licenciatura

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Administração Central Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente

Leia mais

EDITAL Nº 072/2014. 1.2. O cronograma letivo será desenvolvido, conforme a seguir:

EDITAL Nº 072/2014. 1.2. O cronograma letivo será desenvolvido, conforme a seguir: 1 EDITAL Nº 072/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA), DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS 9º ano - Desenho Geométrico - Prof: MORGADO Data da Prova: 08/04/2015-1ª AE - 1ª e 2ª Chamadas Refazer exercícios da apostila, refazer os exemplos feitos em sala e extra-classe, IAPs. Compasso, régua,

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. 6º ANO - MA e MB. 3ª feira 22/09. 4ª feira 23/09. Português Ciências. Inglês. 6º ano

COLÉGIO VERITAS. 6º ANO - MA e MB. 3ª feira 22/09. 4ª feira 23/09. Português Ciências. Inglês. 6º ano 6º ANO - MA e MB * Prova início às - Após as provas o aluno está liberado. e Português Cap 2 o ar e suas propriedades Cap 3 a previsão do tempo 6º ano THERE IS / THERE ARE: affirmative / VERB TO BE - affirmative

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 6 ano Levar os estudantes a reconhecerem, em situações cotidianas, as diferentes funções, os diferentes significados e as representações dos números, operações, medidas

Leia mais