Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano"

Transcrição

1 Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA HORÁRIO 18/09 6ª feira Redação 11h30 às 13h 19/09 Sábado Espanhol / Ed. Física 8h 22/09 3ª feira História 23/09 4ª feira Geografia 24/09 5ª feira Inglês 25/09 6ª feira Ciências 11h30 às 13h 29/09 3ª feira Língua Portuguesa 30/09 4ª feira Matemática 1. Período de Inscrição: COMO FAZER A INSCRIÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO 11/09 (6ª feira), 12/09 (Sábado), 14/09 (2ª feira), 15/09 (3ª feira). Não serão aceitas inscrições fora deste prazo. 2. O aluno deverá comparecer à Secretaria para cadastrar as disciplinas em recuperação (no máximo, 05 disciplinas). Horário da Secretaria: 2ª a 6ª feira: de 7h15min às 17h30min. Sábado (12/09) de 9h às 12h (Plantão durante a Reunião de Pais). 3. Após o cadastro, o aluno receberá, em sala de aula, o boleto impresso para pagamento, que será efetuado apenas online ou nas agências bancárias, com vencimento para o dia 17/09/2015 (5ª feira). Valor da taxa: R$ 22,00 (vinte e dois reais), por disciplina. ATENÇÃO: 1- Após o pagamento, guardar o comprovante, pois poderá ser requerido no dia da prova. 2- A realização das provas está condicionada ao pagamento do boleto na data de vencimento prevista (17/09/2015). 4- Roteiro de Estudos: O Roteiro de Estudo para a Recuperação Paralela deve ser acessado no site da escola Não será disponibilizada a cópia impressa. ATENÇÃO! No dia da prova o aluno deve estar devidamente uniformizado, apresentar o comprovante de inscrição e cartão de identificação. A Recuperação Paralela é opcional, portanto, não haverá 2ª chamada. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Qualquer necessidade, ou eventualidade, deve ser informada ao SOE até dia 15/09/15, de 7h às 17h.

2 DISCIPLINA: REDAÇÃO ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSOR(ES) 2ª 8º Fundamental Manhã / Tarde Angelina e Fabíola Souza Querido(a) aluno(a), A avaliação de recuperação de Redação tem como objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de rever o conteúdo estudado de uma maneira mais sintetizada e desenvolver/ampliar suas habilidades de produção de texto. INSTRUÇÕES Para que a prova de recuperação, bem como o período de estudos autônomos, alcancem os objetivos a que se propõem recomenda-se: Estabelecer uma agenda de estudos de hoje até o dia que antecede a prova; Buscar junto ao material didático (portfólio, livro e caderno) os conceitos trabalhados durante a etapa; Refazer questões de provas e exercícios dados. CONTEÚDO: Domínio Discursivo Argumentativo: Carta de leitor Crônica Argumentativa Editorial Dicas de estudo: Consultar registros xerocados; conteúdo do caderno e do Portfólio. Revise suas produções de texto e observações feitas pela professora. Bons estudos! Semeie boas sementes!!!

3 DISCIPLINA: ESPANHOL 8º ano Fundamental Manhã / Tarde Débora CONTENIDO Interpretación textual. Vocabulario: ropas. Género: fábula. Estructura de la lengua: estructuración correcta de frases, respuestas completas en preguntas abiertas. Gramática: Pretérito Perfecto Compuesto: Verbos regulares e irregulares. Pretérito Indefinido: Verbos regulares e irregulares. Marcadores Temporales Estructura con pronominales, ejemplos: llamarse, jubilarse, casarse, lavarse, etc. Lee el contenido. CÓMO ESTUDIAR Rehaz las actividades de la hoja extra, del cuaderno, apostilla y libro didáctico. Mucha atención al realizar los ejercicios y utiliza el diccionario siempre que tengas alguna duda. En la interpretación textual: OBSERVA el comando y VUELVE al texto siempre antes de contestar a las cuestiones. Buen estudio! Dios te bendiga!

4 DISCIPLINA: ED. FÍSICA 8º ano Fundamental Manhã / Tarde Flavianne / Hélio ORIENTAÇÕES: Querido aluno, este roteiro foi elaborado para melhor orientá-lo em seus estudos e consequentemente preparálo para a realização da prova da 2ª etapa. CONTEÚDOS QUE SERÃO COBRADOS EM PROVA: - Comportamento cardiorrespiratório (mensuração da frequência) páginas 27 a 30 - Ginástica enquanto exercício físico e atividade física páginas 22 a 26 - Tênis de quadra páginas 49 a 52 - Voleibol - - Virtude do Caráter, abordado nessa etapa. Lembrando que a principal fonte de consulta será a apostila de Educação Física e os assuntos relacionados aos temas que discutimos e mencionamos durante nossas aulas teóricas e práticas. IMPORTANTE: - É fundamental que você leia atentamente os textos elaborados para cada tema da apostila e releia os estudos dirigidos e propostos em cada um. Atente-se para os verbos de comando, principalmente ao realizar a prova. Tenha um excelente estudo! Grande abraço!

5 DISCIPLINA: HISTÓRIA 8º ano Fundamental Manhã / Tarde Maria Raquel / Cláudio Querido(a) aluno(a), Este roteiro foi elaborado para ajudá-lo a estudar para a recuperação da 2ª Etapa, direcionando sua atenção para os conteúdos importantes para a prova. Para que seu estudo seja completo, FAÇA UM RESUMO de todos os itens assinalados abaixo. Dessa maneira você se preparará melhor e poderá verificar se tem dúvidas em algum tema. Vale ressaltar que conceitos anteriormente trabalhados podem ser cobrados. CONTEÚDOS: Capítulo 3: A Revolução Inglesa (Páginas 48 a 58) a) DESCREVER o contexto político, econômico e social da Inglaterra no século XVII. b) COMPREENDER as críticas do parlamento inglês ao Antigo Regime. c) IDENTIFICAR os grupos sociais envolvidos no processo revolucionário e APRESENTAR seus objetivos. d) EXPLICAR a Política de Cercamentos. e) EXPLICAR a importância da Petição de Direitos e dos Atos de Navegação. f) CARACTERIZAR as disputas político-religiosas presentes no parlamento inglês. g) CARACTERIZAR as fases da Revolução (Guerra Civil, República Puritana e Revolução Gloriosa). h) COMPREENDER a instauração da Monarquia Parlamentar na Inglaterra a partir da Revolução Gloriosa. Capítulo 4: O Iluminismo (Páginas 62 a 71) a) CONCEITUAR: Fisiocracia, Liberalismo Econômico e Despotismo Esclarecido. b) EXPLICAR de que forma o Iluminismo contribuiu para a Revolução Inglesa, Revolução Industrial, Independência dos Estados Unidos e Revolução Francesa. Capítulo 5: A Revolução Industrial (Páginas 78 a 89) a) IDENTIFICAR e EXPLICAR as justificativas para o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. b) CARACTERIZAR: produção artesanal, produção manufaturada e produção industrial / maquinofaturada. c) APRESENTAR e EXPLICAR as condições de trabalho e de vida dos operários ingleses na fase inicial da Revolução Industrial. d) CONCEITUAR: Burguesia, Proletariado, Ludismo e Cartismo. e) EXPLICAR a fundação dos sindicatos pelos operários. Capítulo 6: A Independência dos Estados Unidos (Páginas: 98 a 104) a) DIFERENCIAR o tipo de colonização ocorrido nas colônias da América inglesa (Colônias do Norte / Colônias do Sul). b) IDENTIFICAR as consequências da Guerra dos Sete Anos para os colonos ingleses na América. c) IDENTIFICAR e relacionar as novas leis metropolitanas ao processo de Independência dos EUA (Lei do Açúcar/ Lei do Chá / Lei do Selo / Leis Intoleráveis). d) RELACIONAR: Lei do Chá / Festa do Chá de Boston. e) CARACTERIZAR: Primeiro Congresso Continental da Filadélfia / Segundo Congresso da Filadélfia. f) CONTEXTUALIZAR a Declaração de Independência dos Estados Unidos, em 4 de julho de g) CARACTERIZAR: Tratado de Paris. h) IDENTIFICAR as influências iluministas na Constituição americana de 1787.

6 Capítulo 7: A Revolução Francesa (Páginas: 108 a 125) a) DESCREVER o contexto político, econômico e social da França pré-revolucionária; b) IDENTIFICAR as principais insatisfações do Terceiro Estado francês; c) CONTEXTUALIZAR a convocação dos Estados Gerais; d) EXPLICAR a formação da Assembleia Nacional Constituinte; e) EXPLICAR o significado da Tomada da Bastilha; f) EXPLICAR o significado da Declaração Dos Direitos Do Homem E Do Cidadão; g) CARACTERIZAR: jacobinos e girondinos; h) IDENTIFICAR e CONTEXTUALIZAR as fases da Revolução Francesa; i) EXPLICAR a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder. Como estudar: Refaça os exercícios do caderno, do livro didático e da apostila de atividades da 2ª Etapa. Leia o conteúdo dos capítulos selecionados com bastante atenção. Não se esqueça de observar as imagens e trechos de textos. Faça um glossário das palavras presentes neste roteiro. Habilidades exigidas: Análise de imagens, gráficos e tabelas; interpretação de textos; comparação entre diferentes documentos e temporalidades. Não deixe para estudar na véspera da prova!

7 DISCIPLINA: GEOGRAFIA 8º ano Fundamental Manhã / Tarde Luciana / Flávia / José Carlos CAPÍTULOS ABORDADOS: Capítulo 7 - O mundo desenvolvido e subdesenvolvido Capítulo 8 - América Latina: Regionalização e quadro natural Capítulo 9 - O espaço agrário da América Latina Capítulo 10 - A urbanização e a economia da América Latina ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO: Refaça os exercícios do livro (ao final de cada capítulo), os exercícios do Suplemento de Revisão e os exercícios de revisão das provas. Refaça as provas da 2 etapa no caderno. Responda os tópicos de habilidades desse roteiro no caderno. Não se esqueça de procurar no dicionário as palavras que você desconhece o significado. DURANTE A PROVA: Leia atentamente cada questão pelo menos duas vezes. Grife as palavras-chave do enunciado e preste bastante atenção àquilo que é solicitado em cada questão. Organize bem suas ideias antes de responder às questões discursivas. CONTEÚDO E HABILIDADES: Capítulo 7 - O mundo desenvolvido e subdesenvolvido - TODO. 1) APRESENTAR cada indicador considerado no cálculo do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) 2) EXPLICAR o que significa cada indicador. 3) JUSTIFICAR as altas taxas de mortalidade infantil e analfabetismo em países subdesenvolvidos. 4) JUSTIFICAR as baixas taxas de expectativa de vida em países subdesenvolvidos. 5) CONHECER as generalizações que devem ser evitadas quando se analisa desenvolvimento e subdesenvolvimento. Capítulo 8 - América Latina: Regionalização e quadro natural - apenas as páginas 84 a 87. 1) DESCREVER as principais características das vegetações estudadas. 2) LOCALIZAR (em mapas e/ou por descrição) as vegetações estudadas. 3) EXPLICAR a formação dos diferentes tipos de relevo. 4) CONHECER a dinâmica das placas tectônicas e o que ela pode gerar. 5) IDENTIFICAR os diferentes tipos climáticos a partir de informações dos climogramas. 6) CARACTERIZAR os diferentes tipos climáticos característicos da América Latina. Capítulo 9 - O espaço agrário da América Latina 1) RELACIONAR a concentração fundiária na América Latina com período de colonização herança histórica; 2) RELACIONAR os plantations com a principal atividade econômica brasileira no período colonial. 3) EXPLICAR o que é reforma agrária e a sua importância para um país. 4) EXPLICAR como a concentração de terras na América Latina compromete seu desenvolvimento Capítulo 10 - A urbanização e a economia da América Latina 1) COMPREENDER o que é urbanização excludente e suas causas. 2) APLICAR o conceito de urbanização excludente em situações descritas. 3) CITAR os países que apresentam industrialização expressiva na América Latina. 4) CONHECER as causas do endividamento externo dos países da América Latina. 5) RELACIONAR o desenvolvimento dos países com a redução da pobreza da América Latina.

8 CARTOGRAFIA APLICAR os conceitos trabalhados em sala e na apostila referentes à: Orientação pontos cardeais e colaterais. Escala tipos de escala e cálculos envolvendo distâncias. Fuso Horário variação de horas em relação aos meridianos. HÁ EXERCÍCIOS DE REVISÃO NA APOSTILA DE ATIVIDADES EXTRAS. Bons estudos! Sucesso a todos!

9 DISCIPLINA: INGLÊS 8º ano Fundamental Manhã / Tarde Carolina / Fernanda Amaral / Janaina UNIT 5,6 e 7 - Simple Past tense ( afirmativa, negativa e interrogativa) - Perguntas com WH Questions where, what, how, who, when... - Have to e don t have to for obligations Para ter sucesso na prova, você deve: Refazer todas as provas da etapa e exercícios da apostila e livro didático. Reler todos os textos e refazer as questões de interpretação de texto. Copiar cada verbo irregular que se encontra dentro das unidades citadas acima 5 vezes, para sua memorização. Olhar também os verbos irregulares da página 112 do livro.

10 DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA 8º ano Fundamental Manhã / Tarde Iris / Tiago Prezado aluno, abaixo estão algumas dicas para facilitar os seus estudos: SEPARE todo o material utilizado na etapa: apostila de atividades, livro didático, caderno, etc. Não estude tudo de uma vez, separe a matéria por conteúdos. RELEMBRE os assuntos que você teve maior facilidade, e dê prioridade aos conteúdos que você teve maior dificuldade. Havendo dúvidas procure o professor ou os monitores de ciências com antecedência. PROVA DATA VALOR ONDE ESTUDAR Recuperação Paralela Cronograma de recuperação 21,0 pontos Capítulo 4: O corpo em movimento. Págs.67 a 85 Capítulo 5: As funções de nutrição. Págs. 86 a 94. Registros e exercícios no caderno. Lembre-se: o registro de citologia foi fornecido ao aluno como folha complementar com o título: Citologia - Tipos celulares Folhas de atividades complementares: Citologia, Citologia II e Sistema Muscular e Esquelético e Alimentação: Atividades 1 e 2. MATÉRIA DA PROVA CITOLOGIA SISTEMA MUSCULAR E ESQUELÉTICO NUTRIÇÃO/SISTEMA DIGESTÓRIO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE: - COMPREENDER a célula como unidade funcional dos seres vivos. - RECONHCER as diferenças entre os tipos celulares. - IDENTIFICAR as diferentes estruturas que compõem a célula. - RELACIONAR as estruturas celulares às suas funções. - RELACIONAR a atividade das estruturas celulares ao metabolismo de todo ser vivo. - COMPREENDER a interação entre as diversas estruturas celulares. - RECONHECER as estruturas que integram o sistema locomotor humano. - COMPREENDER a noção básica de que para o corpo humano se mover ele precisa interagir com outros corpos. E a existência de pares de força (ação e reação) no ato de se mover. - RECONHECER o funcionamento integrado entre ossos, músculos e articulações (quando parados e em movimento). -RELACIONAR os cuidados com a postura corporal à prática de atividades físicas intensas e esportivas. -RECONHECER os alimentos como fonte de energia para a manutenção do funcionamento das células e consequente manutenção do corpo humano. -IDENTIFICAR hábitos alimentares saudáveis. -COMPREENDER as etapas da digestão. -COMPREENDER a interação entre os sistemas nervoso e digestório. Bons Estudos! Acreditamos no seu sucesso!

11 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano Fundamental Manhã / Tarde Ana Paula / Andréa Querido aluno, este roteiro foi elaborado para ajudá-lo a estudar, direcionando sua atenção para os conteúdos importantes para a prova. Bom estudo e boa prova! CONTEÚDO: 1. Interpretação de texto Texto expositivo Texto de divulgação científica Tirinha Charge 2. Conhecimentos Linguísticos Predicado verbal Transitividade verbal ( VI VTD VTI ) Complemento verbal ( OD OI ) Predicado Nominal Predicativo do sujeito Ordem direta e inversa Complemento circunstancial Adjuntos Adverbiais 3. Fontes de estudo Livro Teláris (p. 96 a117; 124 a 149) Apostila de atividades extras Caderno de aula (conteúdo, atividades e para casa) Gramática: (284 a a a 317)

12 DISCIPLINA: MATEMÁTICA 8º ano Fundamental Manhã / Tarde Ana Paula / Fabíola Melo / Sandra EM ÁLGEBRA, VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE O Conjunto dos Números Reais (Registros do caderno; livro páginas 12 a 25 e 31 a 42; apostila de exercícios) 1.1. Compreender a relação entre os conjuntos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais Verificar se um número natural é quadrado perfeito Calcular a raiz quadrada exata e aproximada de números naturais, racionais fracionários ou decimais Representar números racionais fracionários na forma decimal e vice-versa Compreender o conceito de dízima periódica Identificar números que são elementos do Conjunto dos Números Racionais e do Conjunto dos Números Irracionais. 2. Expressões algébricas (Registros do caderno; livro páginas 43 a 57; apostila de exercícios) 2.1. Identificar uma expressão algébrica Escrever uma informação utilizando a linguagem algébrica Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica Resolver problemas com expressões algébricas. 3. Cálculo algébrico (Registros do caderno; livro páginas 118 a 139; 142 a 145; 151 a 156; apostila de exercícios) 3.1. Identificar expressões algébricas inteiras Identificar o grau de um monômio Reconhecer monômios semelhantes Resolver operações com monômios (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) Identificar um polinômio Determinar o grau de um polinômio Resolver operações com polinômios (adição, subtração, multiplicação e divisão) Desenvolver produtos notáveis. EM GEOMETRIA, VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE Triângulos (Registros do caderno; livro páginas 86 a 103; apostila de exercícios) 4.1. Reconhecer os elementos de um triângulo Compreender a condição de existência de um triângulo Compreender a relação entre lados e ângulos de um triângulo Compreender a ideia de congruência de triângulos Compreender os conceitos de mediana, altura e bissetriz de um triângulo, bem como suas propriedades Compreender o conceito de mediatriz de um segmento de reta e circuncentro de um triângulo Resolver problemas envolvendo as cevianas os pontos notáveis do triângulo Compreender a ideia de congruência de triângulos Compreender as propriedades do triângulo isósceles e do triângulo equilátero Resolver problemas envolvendo congruência de triângulos. 5. Quadriláteros (Registros do caderno; livro páginas 104 a 112; apostila de exercícios) 5.1. Compreender o conceito e as características de um quadrilátero convexo Compreender o conceito e as propriedades de um paralelogramo Compreender as propriedades do paralelogramo retângulo Compreender as propriedades do paralelogramo losango Reconhecer o paralelogramo quadrado de acordo com as propriedades do retângulo e do losango Resolver problemas envolvendo paralelogramos Compreender o conceito de trapézio Compreender os tipos de trapézio e suas propriedades Resolver problemas envolvendo trapézios Compreender o conceito de base média de um trapézio e resolver problemas Resolver problemas envolvendo base média de um trapézio.

13 COMO ESTUDAR MATEMÁTICA? SEGUEM ALGUMAS DICAS Faça uma leitura com bastante atenção da explicação do conteúdo, contida no livro didático e no seu caderno. Estude, refazendo os exercícios feitos e corrigidos durante a etapa. Refaça as provas da etapa. Se errar, procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança. Reveja toda a matéria a ser cobrada, focando principalmente nos exercícios que você teve maior dificuldade.

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano SR CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 15/05 6ª feira Redação 18/05 2ª feira Inglês 19/05 3ª feira Ciências 20/05 4ª feira Espanhol 21/05 5ª feira

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA

RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA RECUPERAÇÃO PARALELA - 2ª ETAPA CRONOGRAMA DE PROVAS MANHÃ / TARDE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/09 6ª Feira Ciências 20/09 SÁBADO Inglês 22/09 2ª Feira Geografia 23/09 3ª Feira História 24/09

Leia mais

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 8º ano - Língua Portuguesa - Prof: MARIA GORETTI Data da Prova: 18/06/2015-2ª AE - Duração: 120 min

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 8º ano - Língua Portuguesa - Prof: MARIA GORETTI Data da Prova: 18/06/2015-2ª AE - Duração: 120 min 8º ano - Língua Portuguesa - Prof: MARIA GORETTI Data da Prova: 18/06/2015-2ª AE - Duração: 120 min Estudar a parte teórica pela gramática adotada pela escola, pelas notas de aula e pelas anotações feitas

Leia mais

ROTEIRO EXAMES FINAIS 8º ano / EF

ROTEIRO EXAMES FINAIS 8º ano / EF ROTEIRO EXAMES FINAIS 8º ano / EF CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DISCIPLINA HORÁRIO 13/12 (sábado) Espanhol / História 9h às 12h 15/12 (2ª feira) Inglês / Redação 9h às 12h 16/12 (3ª feira) Geografia 9h às

Leia mais

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO AVALIAÇÕES PARCIAIS E BIMESTRAIS 2ª ETAPA 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2ª ETAPA De 06/04 a 29/06 AVALIAÇÃO PARCIAL 2 (AP2) DATAS 6º ano

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 Prezado (a) candidato (a), Saúde e Paz! Ao fazer a opção pelo Colégio Padre Eustáquio, você está escolhendo uma escola confessional, católica, que se orienta

Leia mais

Reunião com Pais 2014. 6º ano

Reunião com Pais 2014. 6º ano Reunião com Pais 2014 A função das escolas é fazer com que o aluno saia da sua zona de conforto e se aventure num mundo desconhecido, vivendo experiências pessoais, sociais e culturais que de outro modo

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 8º ano CRONOGRAMA DE PROVAS 1ª PROVA DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 19/05 3ª feira Espanhol / Redação 20/05 4ª feira Geografia 21/05 5ª feira História 22/05 6ª feira Inglês

Leia mais

TÍTULO: Entendendo a divisão celular. NÍVEL DA TURMA: 1º ano do ensino médio. DURAÇÃO: 1h e 80 minutos (3 aulas)

TÍTULO: Entendendo a divisão celular. NÍVEL DA TURMA: 1º ano do ensino médio. DURAÇÃO: 1h e 80 minutos (3 aulas) Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Evanoel Fernandes Nunes¹; Sheila Alves Pinheiro

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Série: 1ª Professor (a): SUELI COSTA Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

GRAMÁTICA(01/10): Prof a.

GRAMÁTICA(01/10): Prof a. ROTEIRO DE ESTUDO - AVALIAÇÕES GLOBAIS 6º ANO - MANHÃ - 3ª ETAPA OS: 1757_12CN Fortaleza, 27 setembro de 2012 6º ANO - MANHÃ Ciências Segue anexo o roteiro de estudos que deverá ser complementado com partir

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. ARTES: -Arte Popular - Arte e Espiritualidade. HISTÓRIA: Capítulo 10 - Os Persas Capítulo 11- China, Índia e Japão

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. ARTES: -Arte Popular - Arte e Espiritualidade. HISTÓRIA: Capítulo 10 - Os Persas Capítulo 11- China, Índia e Japão 6º ANOS Capítulo 10 - Os Persas Capítulo 11- China, Índia e Japão ARTES: -Arte Popular - Arte e Espiritualidade. Percursos: 13- As formas do relevo continental e os agentes do modelado 14- Os Dobramentos

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

ROTEIRO DE CONTEÚDOS PARA ESTUDOS AUTÔNOMOS 1ª ETAPA/2011. Dicas do professor:

ROTEIRO DE CONTEÚDOS PARA ESTUDOS AUTÔNOMOS 1ª ETAPA/2011. Dicas do professor: /2011 Professor(a): Angela Velloso Disciplina: Inglês Interpretação de textos. Vocabulário (págs. 169, 181, 188, 189) Gramática: - WH- questions; - Present Continuous; - Present Perfect; - Present Perfect

Leia mais

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF dos Exames Finais Anos Finais EF Componente Matemática Geografia Exames Finais 6º ano Reading (p. 78,79); Vocabulary (80); Reading (p. 90,91, 92, 93) WH questions (p. 94,95); To be into/ to be a fan of

Leia mais

Horário da aplicação da prova: às 08H da manhã.

Horário da aplicação da prova: às 08H da manhã. 6º ANO/EF VESPERTINO Prof. RAFAEL - Língua, Código, Língua padrão, não padrão e interlocutores; - Substantivo; - Classificação dos substantivos: primitivos e derivados; simples e compostos; comuns e próprios;

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE ª Caro (a) Aluno (a) e Srs. Responsáveis. Brasília, 06 de março de 2015. Seguem informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão abordados nas avaliações mensais (A1) do 1º Trimestre/2015

Leia mais

Prof. Volney Ribeiro

Prof. Volney Ribeiro A REDAÇÃO NO ENEM Prof. Volney Ribeiro Professor de língua portuguesa Especialista em Gestão Educacional Mestrando em Letras A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo

Leia mais

Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II

Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II Educação Física Willian Judô, Atletismo e Distúrbios Alimentares Trabalho Solicitado: Questionário realizado em sala de aula no 1º dia de recuperação

Leia mais

EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1

EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1 EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1 1- DO OBJETO O presente Edital trata do EXAME DE SELEÇÃO de candidatos aos cursos da Faculdade Metropolitana

Leia mais

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano

Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 7º ano CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA HORÁRIO 18/09 6ª feira Geografia 11h30 às 13h 19/09 Sábado Redação 8h às 10h 21/09 2ª feira Inglês 22/09 3ª feira

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 7º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 7º ANO. Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL II 2º BIMESTRE/2015 EDITAL PARA PROVAS BIMESTRAIS 7º ANO Disciplina Conteúdo Material de estudo Língua Portuguesa Características do gênero: Notícia - o que é, quais informações apresenta,

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO Português: Interpretação de texto; Encontros vocálicos e tonicidade; Adjetivo; Locução adjetiva; Graus do adjetivo; Tipologia narrativa e descritiva; Pronomes do caso reto e do

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6 ANO

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6 ANO Brasília, 5 de agosto de 2014. Caro aluno, Segue a agenda do 3º bimestre. Nela, você encontra informações

Leia mais

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO FINAL DE CURSOS Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa no Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422 SUMÁRIO Apresentação 03 Introdução 03 Equipe e Coordenação de Curso 03 Estrutura Física e Material de Uso na central de Tutoria 04 Calendário da tutoria 04 Produção e Veiculação do Material Didático 05

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 8 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. História 8 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação História 8 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Analise a gravura e explique qual crítica ela revela. Gravura anônima do século XVIII. Biblioteca Nacional da França, Paris

Leia mais

Organização de tarefas e rotina doméstica

Organização de tarefas e rotina doméstica Organização de tarefas e rotina doméstica Tudo em nossas vidas hoje é muito corrido, os compromissos estão aumentando, precisamos administrar o nosso tempo com cuidado para dar conta das prioridades. Felizmente,

Leia mais

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 6ºgeo301r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Querido(a) Aluno(a) No primeiro trimestre buscamos entender o surgimento da Geografia, sua contribuição

Leia mais

CONTEÚDOS ESSENCIAIS PARA RECUPERAÇÃO INTENSIVA 2015. 6º ANO Ensino Fundamental

CONTEÚDOS ESSENCIAIS PARA RECUPERAÇÃO INTENSIVA 2015. 6º ANO Ensino Fundamental 6º ANO Ensino Fundamental Segmento de reta Semirreta Mediatriz Ângulos: elementos, bissetriz e classificação Polígonos estrelados Simetria e assimetria Linhas poligonais Texto narrativo; história em quadrinhos

Leia mais

Áudio GUIA DO PROFESSOR. Idéias evolucionistas e evolução biológica

Áudio GUIA DO PROFESSOR. Idéias evolucionistas e evolução biológica Teoria sintética da evolução Parte II Conteúdos: Tempo: Objetivos: Idéias evolucionistas e evolução biológica Duração do áudio 5 minutos O objetivo deste programa é tratar das idéias neodarwinistas e mostrar

Leia mais

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

EDITAL Nº 07/2013 ADITIVO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2013 2

EDITAL Nº 07/2013 ADITIVO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2013 2 EDITAL Nº 07/2013 ADITIVO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2013 2 Por este Edital Aditivo, o item 4 do Edital Nº 06/2013 de 06 de maio de 2013, que trata do PROCESSO

Leia mais

Conteúdos para recuperação 1 Bimestre. 6 ano A e 6 ano B

Conteúdos para recuperação 1 Bimestre. 6 ano A e 6 ano B Professora: Vanessa (Álgebra) Conteúdos para recuperação 1 Bimestre 6 ano A e 6 ano B Conteúdo: Módulo 2: O conjunto dos números naturais Módulo 5: Potenciação Módulo 8: Medidas de tempo Conteúdo: Interpretação

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO. 1 o Ano

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO. 1 o Ano EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 1 o Ano Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Caro(a) Aluno(a), As Verificações Bimestrais relativas ao 1º Bimestre acontecerão de 20 de março a 27 de março. As Verificações

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 Podemos sempre mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle Caros Pais e Alunos, A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas já estudados,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 7º ANO A/B

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 7º ANO A/B ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS AVALIATIVOS 7º ANO A/B Brasília, 08 de outubro de 2015. Caro aluno, Segue a agenda do 4º bimestre. Nela, você encontra

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA Nome: Nº 7º ano / /2015 Professora: Nota: (valor: 1,0) 3º e 4º bimestres A - Introdução Você estudou vários conteúdos gramaticais e realizou atividades para

Leia mais

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 8. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Relacionar as ideias explícitas

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0/2,0) 3º e 4º Bimestres A - Introdução Neste semestre, fizemos um estudo sobre os invertebrados e sua ampla

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 7º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS 7º ANO Brasília, 08 de outubro de 2014. Caro aluno, Segue a agenda do 4º bimestre. Nela, você encontra informações importantes

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 - INGRESSO 2015

EDITAL Nº 01/2015 - INGRESSO 2015 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 36ª COORDENADORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL 25 DE JULHO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL Nº 01/15 - INGRESSO 15 1 ABERTURA

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: DAVID SOUZA DE MELO COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 9º ANO 3º BIMESTRE / 2012 FONTES E FORMAS

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

EDITAL Nº 09/2010. EXAME DE SELEÇÃO DA UNIASSELVI-FAMESUL 2011/1 Rio do Sul

EDITAL Nº 09/2010. EXAME DE SELEÇÃO DA UNIASSELVI-FAMESUL 2011/1 Rio do Sul EDITAL Nº 09/2010 EXAME DE SELEÇÃO DA UNIASSELVI-FAMESUL 2011/1 Rio do Sul 1. PROCESSO DE INSCRIÇÃO 1.1 Acessar o site da UNIASSELVI no endereço eletrônico www.uniasselvi.com.br e clicar na marca EXAME

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO AVALIAÇÕES PARCIAIS E BIMESTRAIS 2ª ETAPA 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2ª ETAPA De 06/04 a 29/06 AVALIAÇÃO PARCIAL 2 (AP2) DATAS 6º ano

Leia mais

Conteúdo Programático Anual MATEMÁTICA

Conteúdo Programático Anual MATEMÁTICA MATEMÁTICA 1º BIMESTRE 5ª série (6º ano) CALCULANDO COM NÚMEROS NATURAIS 1. Idéias associadas à adição 2. Idéias associadas à subtração 3. Idéias associadas à multiplicação 4. Idéias associadas à divisão

Leia mais

www.colegioagape.com.br

www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br 7 www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO AVALIAÇÕES PARCIAIS E BIMESTRAIS 4ª ETAPA 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 4ª ETAPA De 05/10 a 25/11 AVALIAÇÃO PARCIAL 4 (AP4) DATAS 6º

Leia mais

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO Caro Aluno, Segue o roteiro de estudo para as provas desta etapa. Estas, serão aplicadas a partir da terceira aula, havendo normalmente as primeiras aulas, tanto para o

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 015/2015 22/02/2015

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 015/2015 22/02/2015 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 015/2015 22/02/2015 O SESI Serviço Social da Indústria torna pública a realização de processo seletivo para provimento de vagas, observados os requisitos mínimos

Leia mais

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA I - APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a orientação dos procedimentos a serem adotados durante o estágio supervisionado. Procuramos ser objetivos e práticos

Leia mais

Roteiro de recuperação 3º Bimestre Matemática 7 Ano

Roteiro de recuperação 3º Bimestre Matemática 7 Ano Roteiro de recuperação 3º Bimestre Matemática 7 Ano Nome: Nº Série/Ano Data: / / Professor(a): Décio/Fernanda/Vinicius Este roteiro tem o objetivo de promover maior qualidade de seu estudo para a Prova

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA Álgebra - Números naturais, operações e resolução de problemas - Raiz quadrada e potenciação - Múltiplos e divisores - Critérios de divisibilidade - MMC e MDC - Frações

Leia mais

CONEXÃO ESCOLAR CONEXÃO ESCOLAR

CONEXÃO ESCOLAR CONEXÃO ESCOLAR CONEXÃO ESCOLAR CONEXÃO ESCOLAR ESCOPO PROJETO CONEXÃO ESCOLAR Promover o enriquecimento do vocabulário do aluno nos 3 idiomas mais relevantes para sua formação escolar e profissional: Língua Portuguesa,

Leia mais

EDITAL Nº 06/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1

EDITAL Nº 06/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1 EDITAL Nº 06/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1 Abre o processo de seleção para ingresso nos cursos de Graduação da Faculdade Metropolitana de Marabá METROPOLITANA,

Leia mais

7º ano Teste de Sondagem. Língua Portuguesa. Matemática

7º ano Teste de Sondagem. Língua Portuguesa. Matemática 7º ano Teste de Sondagem Interpretação e produção de textos de gêneros variados: Carta, notícia, artigo de Opinião, relatos de viagem, tirinha, charge. Sistema de numeração decimal Conjunto dos números

Leia mais

Circular n. 000/01. Valor 5.0 Durante o bimestre. Avaliação Bimestral e de Recuperação Elaboração de artigo de opinião. Rec.24/06

Circular n. 000/01. Valor 5.0 Durante o bimestre. Avaliação Bimestral e de Recuperação Elaboração de artigo de opinião. Rec.24/06 Circular n. 000/01 Cronograma - 2 o Bimestre 9º Ano Parque Estadual do Ibiporã - Matutino SIMULADOS ENSINO FUNDAMENTAL II AO 2º ANO/ENSINO MÉDIO 1ª PROVA: 24/05 (2ª feira) Física, Matemática, História,

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 6 ano Levar os estudantes a reconhecerem, em situações cotidianas, as diferentes funções, os diferentes significados e as representações dos números, operações, medidas

Leia mais

(PP + PE) M = [ Po + 2 ] 2. sendo: M = nota para classificação final Po = Nota da prova objetiva PP + PE = média da prova prática e da entrevista.

(PP + PE) M = [ Po + 2 ] 2. sendo: M = nota para classificação final Po = Nota da prova objetiva PP + PE = média da prova prática e da entrevista. EDITAL N 001/2007 - SEMEC, DE 17 DE MAIO DE 2007 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE MONITORES DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - LIE (Privativo às Escolas Públicas Municipais que possuem Laboratório de Informática)

Leia mais

EDITAL 02/2014 - SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

EDITAL 02/2014 - SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - PPGECIM e-mail: ppgecim@furb.br Rua Antônio da Veiga 140 Fones:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 5º ANO DISTRIBUIÇÃO ANUAL DAS UNIDADES TEMÁTICAS/ TEMPOS LETIVOS (AULAS DE 45 )

PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 5º ANO DISTRIBUIÇÃO ANUAL DAS UNIDADES TEMÁTICAS/ TEMPOS LETIVOS (AULAS DE 45 ) Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 5º ANO DISTRIBUIÇÃO ANUAL DAS UNIDADES TEMÁTICAS/ TEMPOS LETIVOS

Leia mais

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas:

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas: 1 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Artigo Científico. Para a elaboração do artigo

Leia mais

GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE

GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE APRESENTAÇÃO O Curso Ênfase tem a satisfação de enviar este guia com as informações referentes ao Curso Advogado de Estatais 2016. DESCRIÇÃO

Leia mais

Estudo dirigido capítulo 3 e 5 Aluno: Nº

Estudo dirigido capítulo 3 e 5 Aluno: Nº O Ensino Fundamental Ano: 8º HISTÓRIA- 1ª ETAPA/2016 Professora: Renata Turma: Estudo dirigido capítulo 3 e 5 Aluno: Nº Data: / /2016 1-Explique como as ideias iluministas contribuíram para a efetivação

Leia mais

Você está recebendo o informativo do processo de rematrícula dos cursos de graduação, para o segundo semestre de 2011, que será feito via internet.

Você está recebendo o informativo do processo de rematrícula dos cursos de graduação, para o segundo semestre de 2011, que será feito via internet. INFORMATIVO DE REMATRÍCULA Prezado Acadêmico, Você está recebendo o informativo do processo de rematrícula dos cursos de graduação, para o segundo semestre de 2011, que será feito via internet. O processo

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 052/2015 04/10/2015

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 052/2015 04/10/2015 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 052/2015 04/10/2015 O SESI Serviço Social da Indústria divulga a realização de processo seletivo com o propósito de formar banco de cadastro de profissionais

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA AS TURMAS DE PRÉ- VESTIBULAR/PRÉ-ENEM DO EQUALIZAR 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA AS TURMAS DE PRÉ- VESTIBULAR/PRÉ-ENEM DO EQUALIZAR 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA AS TURMAS DE PRÉ- VESTIBULAR/PRÉ-ENEM DO EQUALIZAR 2016 Leia atentamente este edital. Você deverá concordar com todo o texto antes de se inscrever no processo

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Regulamento Projeto interdisciplinar

Regulamento Projeto interdisciplinar Regulamento Projeto interdisciplinar 1 Apresentação O presente manual tem como objetivo orientar as atividades relativas à elaboração do Projeto Interdisciplinar (PI). O PI é o estudo sobre um tema específico

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

Planejamento Semanal

Planejamento Semanal Planejamento Semanal 1. Identificação Curso: Administração 1º e 2º períodos. Módulo: Ambiente Empresarial e Filosofia da Administração Professor: Douglas Filenga Título: Métodos e Técnicas de Pesquisa

Leia mais

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor.

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. Material de divulgação da Editora Moderna PNLD 2011 Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini MATEMÁTICA

Leia mais

Circular n. 000/01 SIMULADOS ENSINO FUNDAMENTAL II AO 2º ANO/ENSINO MÉDIO

Circular n. 000/01 SIMULADOS ENSINO FUNDAMENTAL II AO 2º ANO/ENSINO MÉDIO Circular n. 000/01 Cronograma - 2 o Bimestre 8º Ano Parque Estadual do Amaporã - Matutino SIMULADOS ENSINO FUNDAMENTAL II AO 2º ANO/ENSINO MÉDIO 1ª PROVA: 24/05 (2ª feira) Física, Matemática, História,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO A Vice-Reitora do Centro Universitário UNA, Profa. Carolina Marra Simões Coelho, no uso de suas atribuições faz publicar o presente edital

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 3º TRIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL II MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 3º TRIMESTRE REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2014 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2014.2

RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2014.2 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PROJETO DICIONÁRIO INFANTIL

PROJETO DICIONÁRIO INFANTIL PROJETO DICIONÁRIO INFANTIL 1 PROJETO DICIONÁRIO INFANTIL ESCOPO O projeto dicionário infantil é destinado a crianças recém-alfabetizadas, em via de alfabetização, em fase de consolidação dos processos

Leia mais

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ARTES - Ponto e linha...tipos de ponto e linha; - Cores quentes e frias; - Desenho...memória...cego...observação; - Abstracionismo. CIÊNCIAS - O ciclo da água; - Tectônica

Leia mais

ÍNDICE CONGRESSISTA 1. O ENCONTRO 2. INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL 3. CRACHÁ 4. TRANSPORTE 5. SINALIZAÇÃO DAS SALAS 6. PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

ÍNDICE CONGRESSISTA 1. O ENCONTRO 2. INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL 3. CRACHÁ 4. TRANSPORTE 5. SINALIZAÇÃO DAS SALAS 6. PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA ÍNDICE CONGRESSISTA 1. O ENCONTRO 2. INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL 3. CRACHÁ 4. TRANSPORTE 5. SINALIZAÇÃO DAS SALAS 6. PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA 7. CERTIFICADOS 8. PROGRAMAÇÃO SOCIAL 9. SEGURANÇA Neste

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) DATA DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) DATA DISCIPLINA CONTEÚDOS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) Unidades 5,6 e7; Caderno; Texto; El cuerpo humano. LITERATURA CIÊNCIAS 30/09 PORTUGUÊS/REDAÇÃO GEOGRAFIA Leitura e interpretação do livro Meu avô

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 9º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS 9º ANO Brasília, 12 de maio de 2014. Caro aluno, Segue a agenda do 2º bimestre. Nela, você encontra informações importantes

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO Português: Interpretação de textos; Sinônimos; Tipos de frases; Discurso direto e indireto; Sentido conotativo e sentido denotativo; Variedades linguísticas,

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Plano de recuperação final 3º ano E.M.

Plano de recuperação final 3º ano E.M. Plano de recuperação final 3º ano E.M. Avaliação: 0 (zero) a 10 (dez): serão aplicados no mínimo dois instrumentos de avaliação com conteúdo referente ao ano letivo e de acordo com orientações de cada

Leia mais

CONTEÚDO DAS PROVAS/ MENSAIS E BIMESTRAIS

CONTEÚDO DAS PROVAS/ MENSAIS E BIMESTRAIS CALENDÁRIO DAS PROVAS DO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º BIMESTRE 22/02 3ªF HISTÓRIA 22/03 3ªF HISTÓRIA 23/02 4ªF PORTUGUÊS 23/03 4ªF PORTUGUÊS 28/02 2ªF INGLÊS 01/03 3ªF FILOSOFIA 28/03 2ªF INGLÊS 29/03

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 1 o Ano (TAB) Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Prezado(a) aluno(a), Estaremos realizando de 15 a 19 de junho as Verificações Bimestrais relativas ao 2º bimestre. Encerrando

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B. Ano Letivo: 2013/2014. 1. Introdução / Finalidades. Metas de aprendizagem

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B. Ano Letivo: 2013/2014. 1. Introdução / Finalidades. Metas de aprendizagem DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B Ano Letivo: 203/204. Introdução / Finalidades A disciplina de Matemática tem como finalidade desenvolver: A estruturação do pensamento A apreensão e

Leia mais

Tema: Crônicas de Matemática O Polígono a Função e o Sistema Cartesiano.

Tema: Crônicas de Matemática O Polígono a Função e o Sistema Cartesiano. Roteiro de NTD de Álgebra e Geometria 9º Ano do Ensino Fundamental Olímpico Tema: Crônicas de Matemática O Polígono a Função e o Sistema Cartesiano. Objetivo(s): Levar o aluno, através de pesquisas, a

Leia mais

EDITAL N 03/2016/COEXT CURSO DE EXTENSÃO DESVENDANDO A LÍNGUA INGLESA

EDITAL N 03/2016/COEXT CURSO DE EXTENSÃO DESVENDANDO A LÍNGUA INGLESA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Limoeiro do Norte, torna pública a abertura do edital para seleção de 10 candidatos da comunidade externa e da comunidade interna

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Da finalidade Art. 1 - As Atividade Complementares integram a grade curricular dos Cursos de Comunicação Social em conformidade

Leia mais