GESTÃO DO DESEMPENHO UM GUIA COM AS MELHORES PRÁTICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DO DESEMPENHO UM GUIA COM AS MELHORES PRÁTICAS"

Transcrição

1 GESTÃO DO DESEMPENHO UM GUIA COM AS MELHORES PRÁTICAS

2 O QUE É GESTÃO DO DESEMPENHO E POR QUE MINHA EMPRESA DEVERIA SE PREOCUPAR COM ISSO? A Gestão do Desempenho ou Avaliação de Desempenho- é o conjunto de práticas de gestão que ajudam a garantir que os funcionários da sua empresa recebam o direcionamento e feedback necessários para que eles desempenhem seus papeis com sucesso. Uma Avaliação de Desempenho, quando feita da forma correta, promove: Alinhamento de objetivos: garante que os funcionários compreendam, de forma clara, o que é esperado deles, e o que devem fazer para contribuir para que a organização alcance seus objetivos globais; Desenvolvimento de competências: ajuda a mapear competências necessárias para o time e para a organização,apontando os pontos fortes e as necessidades de desenvolvimento de cada funcionário; Foco no desenvolvimento do funcionário: estimula os empregados a desenvolver suas habilidades e competências, para que tenham sucesso em sua função; Engajamento e empoderamento dos empregados: convida cada um dos funcionários a assumir a responsabilidade por seu próprio desempenho, desenvolvimento e progressão de carreira, enquanto contribui para o sucesso da organização. O diálogo sobre performance: encoraja um diálogo constante entre empregados e gestores sobre suas expectativas, progressos, conquistas, performance e necessidade de desenvolvimento; Feedback e reconhecimento aos empregados: oferece mecanismos para os empregados obterem o feedback e o reconhecimento que eles precisam para, continuamente, melhorar em sua função; Ao menos uma avaliação formal por ano: oferece uma oportunidade de gestores e empregados reunirem-se e revisarem os objetivos e a performance conquistada; O crescimento da sua empresa: ajuda no aumento da produtividade, eficiência e habilidades, diminui custos, elimina duplicação de trabalho e facilita a execução da sua estratégia. Alinha objetivos Desenvolve competências Desenvolve pessoas Engaja os empregados Promove o diálogo Facilita o feedback Alinha o processo Promove o crescimento do negócio

3 COMO IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA SUA EMPRESA Qualquer profissional de Recursos Humanos está familiarizado com as vantagens da Avaliação de Desempenho, mas muitos executivos, gestores e empregados não estão. Mas, para que o processo seja realmente eficiente, é importante ter o engajamento de todos. Se sua empresa não possui nenhum processo formal de Avaliação de Desempenho, você deve iniciar abordando o tema a partir das facilidades em se ter um software na nuvem como apoio ao processo. Se você já realiza uma avaliação manual, feita em papel, mas precisa melhorá-la para aumentar sua eficiência, você pode reiterar a importância do processo de Avaliação de Desempenho, mostrando os benefícios que a sua organização terá em automatizar o que é feito manualmente. Há quatro passos básicos que poderão auxiliar você neste processo.

4 COMO IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA SUA EMPRESA 1. Identificar e priorizar os desafios que a sua organização está enfrentando atualmente. Comece apontando claramente os impactos por não ter um sistema de Avaliação de Desempenho, ou tê-lo somente feito em papel, manualmente. Priorize esses desafios no que tange ao impacto negativo para a organização, bem como os obstáculos que isso traz para que todos alcancem seus objetivos e resultados. Para fazer isso, você precisará consultar outros líderes da organização. 2. Identificar seus objetivos ao implementar um sistema de Avaliação de Desempenho. Agora que você já mostrou quais são os desafios da sua organização, é o momento de identificar os objetivos no que tange ao novo processo e eles deverão estar diretamente relacionados aos desafios identificados, assim como aos objetivos e metas da organização. 3. Estimar o ROI. A liderança está muito mais interessada em quantificar os benefícios da nova solução e o retorno sobre o investimento para justificar a alocação do orçamento, tempo e recursos na implementação de um novo sistema de Avaliação de Desempenho. Esta pode ser uma tarefa mais difícil, principalmente se você nunca teve um sistema de Avaliação de Desempenho. Um caminho possível é obter alguns dados de mercado como: Deloitte: Organizações que revisam suas metas com seus empregados a cada trimestre ou em uma frequência maior, têm 45% de probabilidade de ter uma performance financeira acima da média, enquanto que 64% delas têm mais probabilidade de baixar seus custos, se comparadas ao seu mercado de atuação; McKinsey: empresas com um processo bem estruturado para avaliação de talentos têm uma performance melhor que seus concorrentes, e um retorno 22% maior para os acionistas; Towers Watson: um sistema efetivo de Avaliação de Desempenho pode aumentar o valor da empresa em até 30%; Russel Investments: empresas que estão na lista da Fortune das 100 Melhores para se Trabalhar têm um resultado financeiro cerca de 10% melhor do que aquelas que estão na Fortune Comunicar os benefícios aos empregados. O próximo passo é comunicar seus objetivos e os benefícios da Gestão de Desempenho para todos os empregados. Comece com a liderança sênior para garantir adesão dos tomadores de decisão. Uma vez que a sua iniciativa tenha sido aprovada, comunique o projeto para o time de RH, os gestores e, claro, os empregados.

5 ! DICA: PARA SER MAIS ASSERTIVO, SEU PROJETO DEVE INCLUIR UM REPRESENTANTE DO RH, UM REPRESENTANTE DO TIME DOS GESTORES, E CONSULTORES EXTERNOS.

6 COMO DEFINIR AS MELHORES PRÁTICAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Veja agora algumas ações que você pode tomar para garantir as melhores práticas quando se trata da avaliação de desempenho: ESTABELEÇA SEU DREAM TEAM Uma vez que você tenha obtido a adesão de todos os seus stakeholders-chave para criar e implementar um processo formal de avaliação de desempenho, ou para melhorar o processo que você tenha atualmente implementado na sua empresa, você está pronto para delinear o projeto e suas fases de implementação. Para fazer isso de forma efetiva, reúna um time para o projeto e discuta pontos como: Os objetivos do programa e os critérios de sucesso; Os processos que envolverão a avaliação de desempenho; Datas para lançamento e prazos para execução das atividades; Integração de habilidades e competências que serão críticos para sua empresa; Como incorporar os objetivos organizacionais e alinhar a sua força de trabalho; Estratégias de comunicação; Estratégias de treinamento. Você também deverá ter um grupo tático para apoiar a implementação efetiva do projeto, bem como um steering comittee que irá oferecer suporte e feedback, além de aprovar suas decisões. Considere incluir ao menos um representante de cada grupo de stakeholders. Isso ajudará você a garantir o engajamento de todos, bem como considerar as necessidades específicas de cada um desses grupos. DOCUMENTE SEUS OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE SUCESSO. Estabeleça e documente seus objetivos-chave e defina quais os parâmetros que levarão seu projeto a ser considerado um sucesso. Garanta que seus objetivos sejam S.M.A.R.T (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo). Esses objetivos irão guiá-lo no seu projeto, bem como nas tomadas de decisões. DEFINA OS PASSOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO. Uma das primeiras tarefas do novo time será definir quais passos serão incluídos no processo. Independente do tamanho ou do segmento da empresa, a maior parte dos processos de avaliação de desempenho incluem as seguintes etapas: Passo 1: Planejamento Esse passo acontece no início do ciclo. É quando os gestores definem e comunicam a cada funcionário, quais são suas expectativas em relação à performance, expressando-as no formato de competências e objetivos.

7 DEFINA OS PASSOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO DESEMPENHO NA SUA EMPRESA Gestores e empregados também estabelecem o plano de desenvolvimento individual para direcionar necessidades de treinamento e aprendizado, facilitando ações para que cada empregado alcançe seus objetivos e demonstre as competências requeridas para o seu perfil. Discussões entre gestores e empregados são importantes neste estágio para garantir que as expectativas para o próximo período sejam bem compreendidas e estejam alinhadas. Em um processo anual de gestão de desempenho, esse primeiro passo é geralmente realizado ao mesmo tempo da revisão anual (Passo 3). Passo 2: Acompanhamento Os acompanhamentos durante o processo são bastante flexíveis. Você pode escolher o intervalo que melhor se adequa às necessidades da sua empresa: uma vez no meio do ano, a cada trimestre, ou mensalmente. O mais importante, neste passo, é garantir que o empregado não passe o ano inteiro sem receber qualquer feedback sobre o seu desempenho. Se os gestores costumam realizar reuniões semanais com seus empregados, um check point de meio de ano é suficiente. Algumas empresas optam por fazer apontamentos formais a cada trimestre, e até mensalmente. Empresas que trabalham por projeto adotam a avaliação na conclusão de cada projeto. Esses acompanhamentos devem ser curtos e seu formulário deve ser simplificado, contendo os seguintes pontos: revisão do processo; ajuste de objetivos e planos de desenvolvimento; reporte de quaisquer mudanças, e avaliação da performance atual. Passo 3: Avaliação Anual de Performance Neste ponto, você obtém feedbacks dos resultados das avaliações do gestor, bem como das avaliações 360º, vindas de outras fontes (pares, subordinados, etc). Esse passo pode incluir vários tipos de avaliação, dependendo de como você escolhe fazer o seu processo. A tarefa final é, geralmente, um de acordo entre empregado e gestor, o que completa o formulário de avaliação. Os passos 1 e 3 são geralmente completados ao mesmo tempo. Passo 4: Calibração de Resultados Esse passo inclui uma revisão da área de Recursos Humanos em conjunto com gestores de outras áreas. Seu objetivo principal é garantir que todos as avaliações foram feitas, que as avaliações foram justas e acuradas, e que os gaps de performance serão endereçados com planos de desenvolvimento. Algumas empresas conduzem reuniões com gerentes para fazer a calibração das avaliações, outras fazem essa tarefa com a ajuda dos gestores sênior de RH, entre outros métodos.

8 DEFINA OS PASSOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO DESEMPENHO NA SUA EMPRESA Passo 5: Revisar os processos É importante reunir o grupo responsável pelo projeto e fazer uma análise minuciosa da experiência até aqui. O seu time de RH e os executivos devem revisar os objetivos do processo anualmente para identificar questões como: Avaliações gerais e tendências; Gaps organizacionais e tendências; Necessidades de desenvolvimento em nível organizacional, departamental ou individual; Indivíduos de alta e baixa performance; Tendências nas avaliações ou variações do uso do processo. Você deve, então, formular um plano de ação para garantir que endereçará qualquer questão encontrada na avaliação do processo, e usar os dados para prover informações a qualquer outro programa de desenvolvimento de talentos na organização, bem como para a tomada de decisão. Você também deve revisar o processo e formulários e procurar formas de otimizá-los. Trabalhe com seu time de projeto para definir os passos que você deve incluir ou retirar da avaliação de desempenho. Coaching, feedback e desenvolvimento devem ser atividades contínuas. Os gestores precisam fazer coaching e dar feedback aos seus empregados, e suportá-los em seu desenvolvimento ao longo do ano, encorajando a melhoria da performance. Feedback e coaching também podem ser usados para reconhecer e encorajar comportamentos desejados e boa performance, assim como identificar áreas de desenvolvimento e oportunidades de melhoria. O objetivo principal é manter um diálogo contínuo sobre performance e expectativas. Só assim, os empregados não serão surpreendidos no final do ciclo de avaliação. COACHING, FEEDBACK E DESENVOLVIMENTO DEVEM SER ATIVIDADES CONTÍNUAS.

9 O CICLO DE GESTÃO DO DESEMPENHO Passo 1: Planejamento Determinar e comunicar expectativas em relação à performance, expressando-as como competências e objetivos; Criar planos de desenvolvimento. Passo 2: Acompanhamento Revisar o progresso até a data estipulada, ajustar objetivos e planos de desenvolvimento, e capturar quaisquer mudanças nas prioridades ou expectativas Passo 5: Revisar o Processo Revisar os resultados relacionados ao ciclo de avaliação de desempenho para identificar áreas de desenvolvimento; Revisar o processo e os formulários e fazer as mudanças necessárias; Revisar os dados junto aos executivos. Passo 4: Calibração da Performance e dos Resultados Garantir que todas as revisões foram feitas, avaliações foram justas e acuradas, e os gaps de performance serão endereçados no plano de desenvolvimento Passo 3: Avaliação Anual Obter feedback e avaliações de performance dos empregados e gestores; Conduzir a reunião de calibração da performance; Assegurar que empregados e gestores finalizaram o processo e assinaram o formulário

10 INICIANDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Agora que você já estabeleceu o processo e o modelo de formulário, garantiu que eles estão alinhados com as competências requeridas pela organização e com os objetivos do negócio, você está pronto para implementar o projeto. Como qualquer novo processo organizacional, as iniciativas que mudam a rotina das pessoas estão entre as partes mais críticas do processo. Você precisa se certificar que tem o apoio da maior parte dos seus stakeholders, bem como que você tem as informações e ferramentas necessárias para seguir adiante. O rollout do projeto inclui: Criar os materiais de treinamento; Comunicar os detalhes do novo processo, incluindo: - As razões pelas quais está sendo implementado; - O compromisso da alta de liderança com o novo processo; - Os benefícios que o processo trará para a organização e para todos os participantes; - Os prazos e as primeiras atividades; - Quando ocorrerão os treinamentos; - Deveres e responsabilidades de cada um. Como desenvolver seu material de treinamento Executivos, gestores, empregados e até mesmo a equipe de RH precisarão ser treinadas na aplicação dos processos, ferramentas e formulários. Trabalhe com seu time de projeto para identificar como você vai endereçar as necessidades levantadas. Talvez, a metodologia mais adequada seja uma mistura de formatos, por exemplo, aulas presenciais, e-learning, treinamento práticos, vídeos, etc. Você também precisa pensar no longo prazo, por exemplo: todos os novos gestores precisam ser treinados na ferramenta, e é interessante ter material de apoio para que as pessoas possam recordar o processo e tirar suas dúvidas. Outros aspectos importantes são oferecer treinamentos específicos que alinharão todos e principalmente os gestores-- nas melhores práticas tais como: Como criar objetivos S.M.A.R.T.; Como dar feedback; Como fazer coaching; Como auxiliar no desenvolvimento do funcionário; Como preparar uma sessão de acompanhamento etc. Comunicando detalhes do novo processo O próximo passo é comunicar claramente os detalhes do novo processo para todos os empregados, incluindo respostas a questões como: Por que implementar um novo processo de Gestão do Desempenho? Quais os benefícios? Quais atividades ou processos isso inclui?

11 REALIZANDO A GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Quando começa? Quando e onde estarão os formulários necessários? Quando e como será o treinamento? Quais são as responsabilidades de cada um? Trabalhe com seu time para estruturar um sólido plano de comunicação, que esclareça todas as questões que eventualmente possam surgir. Comunique o tema por canais diferentes e repetidas vezes. Leva tempo para uma mudança cultural e de comportamento. Realizando o treinamento Antes que os executivos e empregados iniciem o novo processo de desempenho, é preciso realizar os treinamentos necessários. Assegure-se que você tenha sessões suficientes para acomodar a todos, e crie materiais de referência que sejam de fácil consulta e acesso. Não se esqueça de solicitar feedback sobre o treinamento. Como a Efix pode ajudá-lo Há 15 anos, a Efix vem auxiliando as empresas a impulsionarem seus resultados por meio da gestão de talentos e desempenho, com a utilização de sistemas na nuvem que fomentam o crescimento sustentável e competitivo das organizações. Uma empresa com uma equipe de alta performance consegue alcançar resultados mais rápidos, é mais inovadora e ágil perante a concorrência e tem visão de futuro. É por isso que a Efix desenvolveu ferramentas específicas para gestão de talentos, que fornecem informações e insights estratégicos para a tomada de decisões em negócios. Hoje, com clientes como BM&FBovespa, Brookfield, BTG Pactual, Itaú-Unibanco e Sodexo, a Efix provê soluções e ferramentas que colocam Recursos Humanos no centro da estratégia de negócios, pois promovem: O alinhamento estratégico de toda a organização; Ganho de produtividade a partir da gestão do desempenho dos funcionários; Identificação, retenção e gestão do desenvolvimento dos talentos. Com tecnologia de ponta, as ferramentas da Efix têm uma excelente relação custo/benefício: estão hospedadas na nuvem, disponíveis sete dias por semana, 365 dias por ano, e podem ser personalizadas para as necessidades do negócio de cada empresa.

12 REALIZANDO A GESTÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Utilize a plataforma Efix para obter alta performance das suas equipes Adoção das ferramentas Efix Metas Competências Motivação Engajamento Alinhamento com Cultura e Estratégia Performance - Gestão de desempenho - Desenvolvimento de competências - Alinhamento estratégico da organização - Retenção de talentos Alta Performance - Aumento de produtividade - Estímulo à alta performance - Meritocracia

13 CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA EFIX Efix Performance Suite: plataforma para a mapeamento e avaliação das competências, bem como a mensuração do desempenho dos colaboradores. O sistema conta com dois módulos: Efix Competency, voltado para avaliações de competência top-down, 180º e/ou 360º integrados ao plano de desenvolvimento individual, e o Efix Goals, ferramenta que auxilia na definição,, acompanhamento e avaliação de metas e objetivos dos profissionais de uma empresa, que podem estar relacionados a um time, como também podem ser individuais. Efix Learning Suite plataforma para gestão de curso em formato presencial, e-learning ou híbrido, dentro dos padrões internacionais utilizados para o desenvolvimento de conteúdos e-learning. Uma vez implementado, pode ser acessado via internet, de forma simultânea, por milhares de usuários que podem interagir a partir de ferramentas colaborativas como fóruns e comunidades. A suíte conta com o Efix e-learning, para gestão de cursos e treinamentos corporativos a distância, e o Efix Classroom, um sistema completo de administração da logística de eventos presenciais de formação e capacitação de pessoas. Efix Survey Suite com dois módulos, a suíte oferece uma solução confiável para o desenvolvimento e aplicação de pesquisas de clima organizacional, alinhadas aos objetivos do negócio de cada organização: o Efix Survey, módulo para realização de pesquisas, e o Efix Action Plan, módulo que auxilia na definição e acompanhamento de planos de ação para melhoria de clima em escala corporativa. Entre em contato conosco e solicite mais informações sobre como ter um sistema de Gestão de Desempenho na sua empresa.

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Soluções para Estruturação de Plano de Cargos

Soluções para Estruturação de Plano de Cargos Towers Watson Soluções para Estruturação de Plano de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapas de Carreira A abordagem para estruturação de plano de cargos da Towers Watson ajuda as organizações a gerenciar

Leia mais

Soluções de Nivelamento de Cargos

Soluções de Nivelamento de Cargos Towers Watson Soluções de Nivelamento de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapa de Carreira A abordagem sistemática da Towers Watson para nivelamento de cargos ajuda as organizações a gerenciar as

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa?

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Em tempos de intensas mudanças na área de RH, vemos a avaliação de desempenho como um dos processos que estão na corda bamba. Pouco

Leia mais

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos Resultados Gerais 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos O uso da tecnologia de Recursos Humanos nunca foi tão alto na América Latina. Quase 40% das empresas da região contam com uma

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010 Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital Lisboa 4 de Março de 2010 AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO Quem vai estar convosco Jorge Horta Alves Managing

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico

Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico Este artigo visa contribuir com os processos de gestão de clima organizacional das empresas. Procuramos apresentar melhorias

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE 1 Introdução 03 Por que sua empresa precisa investir em treinamentos 06 Capítulo 1 Quais devem ser as etapas de um treinamento 10 Capítulo

Leia mais

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S Em um mundo repleto de VUCA, os profissionais de RH devem aplicar o DARE em suas mudanças! Mudança passou a ser a norma no dia a dia da maioria

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

COACHING. Os 7 Melhores Modelos de

COACHING. Os 7 Melhores Modelos de Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO 1 aqui é o Wilton Neto, Olá,tudo bem?! Parabéns e obrigado por baixar do Manual com os 7 Melhores Modelos de Coaching em Grupo. Como você provavelmente sabe,

Leia mais

Master Executive Coach

Master Executive Coach Master Executive Coach S O B R E O I N S T I T U T O M E N T O R C O A C H Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

Human Opus ng eti mark

Human Opus ng eti mark Assessment Assessment Ferramenta Conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, avaliar competências, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento. As melhores ferramentas de análise de perfil comportamental

Leia mais

Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações. Grupo: Stephanie Luft( ), Lidia Lapertosa( ) e Vitor Ramos( )

Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações. Grupo: Stephanie Luft( ), Lidia Lapertosa( ) e Vitor Ramos( ) Exercício 3 de Comportamento Organizacional Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações Grupo: Stephanie Luft(9851041), Lidia Lapertosa(8926470) e Vitor Ramos(9814817) Briefing do

Leia mais

Como a avaliação 360º pode ajudar na crise + + +

Como a avaliação 360º pode ajudar na crise + + + Como a avaliação 360º pode ajudar na crise Em tempos de crise, investir em avaliações 360 pode ajudar a melhorar a saúde financeira da sua empresa, minimizando o turnover. Demissões causam impacto direto

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa

Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa Princípios Para fazer avançar a diversidade global para a excelência em pesquisa exige-se que todos os cidadãos

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Objetivos. Público Alvo

Objetivos. Público Alvo Objetivos Desenvolver competências de gestão do fator humano na liderança de projetos. Compreender a natureza estratégica da gestão de mudanças a fim de reduzir antagonismos e ampliar o engajamento para

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE? A força de trabalho é um dos principais ativos de uma empresa. Durante os períodos de crise, os colaboradores são atingidos por uma série de incertezas e preocupações

Leia mais

Guia de Apoio Avaliação de Performance. Definição e Cadastro de Objetivos. Página 1 de 19

Guia de Apoio Avaliação de Performance. Definição e Cadastro de Objetivos. Página 1 de 19 Guia de Apoio Avaliação de Performance Definição e Cadastro de Objetivos Página 1 de 19 Sumário 1. Avaliação de Performance... 3 2. Definição de Objetivos... 4 3. Metodologia SMART... 4 3.1 Exemplo de

Leia mais

Gestão de Negócios (8)

Gestão de Negócios (8) Gestão de Negócios (8) Modelo: BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia O Balanced Scorecard (painel balanceado de controle) usa, essencialmente, a medição integral de desempenho

Leia mais

Soluções para estruturação de plano de cargos e salários. GGS Global Grading System e Mapas de Carreira

Soluções para estruturação de plano de cargos e salários. GGS Global Grading System e Mapas de Carreira Soluções para estruturação de plano de cargos e salários GGS Global Grading System e Mapas de Carreira Soluções para estruturação de planos de cargos e salários As abordagens da Willis Towers Watson para

Leia mais

Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia

Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia Por que Coaching para Escritórios de Advocacia? Os escritórios são, nos dias de hoje, uma empresa e isso não tem mais volta. Assim, não dá para o advogado

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

SoftExpert HDM Suite

SoftExpert HDM Suite HDM Suite Desenvolvendo talentos para a excelência. Desafios Solução Benefícios www.softexpert.com.br Como sua empresa transforma a gestão de desempenho individual em um processo real e eficiente? www.softexpert.com.br

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 26/02 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra.

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra. INTRODUÇÃO Ter uma comunicação interna eficaz auxilia no desenvolvimento de uma cultura colaborativa e ajuda a alinhar os membros de uma organização às estratégias da empresa. Segundo estudo da Tower Watson,

Leia mais

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS ////////// ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////// /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO CARTILHA DO GESTOR REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO

RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO CARTILHA DO GESTOR REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO CARTILHA DO GESTOR NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO SUMÁRIO A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO...4 AÇÕES DO GESTOR NA INTEGRAÇÃO...6 Espaço

Leia mais

04/04/2013. Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013

04/04/2013. Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013 04/04/2013 Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013 A Etapa de Definição de Metas do Ciclo de Gestão de Desempenho 2013 ocorre de 08/04/2013 a 24/04/2013 Fundamental

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem

P-02 Case Carrefour. Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem P-02 Case Carrefour Desenvolvimento de Liderança nas Operações Magda Santana Carrefour Rolando Pelliccia Contexto Ambientes de Aprendizagem Assuntos de hoje 1. Quem é o Carrefour? 2. Por que este programa?

Leia mais

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado 5 sinais de que seus dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas Dados confiáveis e oportunos eles estão no âmago do sucesso de nossa organização - especialmente, quando você tem múltiplas

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Business Partner em RH: Planejamento Estratégico de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em RH: Planejamento Estratégico de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Refletir sobre o impacto da capacitação no aumento da produtividade. Identificar e discutir alternativas e soluções

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Remuneração e Recompensas

Remuneração e Recompensas Remuneração e Recompensas José Antonio Monteiro Hipólito Gestão Estratégia de Pessoas - conceituação MISSÃO, VALORES DA ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Treinamento e Desenvolvimento Sucessão Avaliação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Pesquisas confirmam o que intuitivamente sabíamos: práticas de RH alinhadas, inovadoras e integradas fazem uma diferença dramática no desempenho

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação

Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação A prática de remuneração variável e gestão por competências no setor público brasileiro Agenda

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL Alinhamento Estratégico é um conceito da Administração que se fundamenta no princípio de que um determinado número de pessoas funciona melhor quando funciona como

Leia mais

COMUNICAR PARA ENGAJAR UM GUIA PARA COMUNICAR OS BENEFÍCIOS OFERECIDOS

COMUNICAR PARA ENGAJAR UM GUIA PARA COMUNICAR OS BENEFÍCIOS OFERECIDOS COMUNICAR PARA ENGAJAR UM GUIA PARA COMUNICAR OS BENEFÍCIOS OFERECIDOS CONTEÚDO 1. A IMPORTÂNCIA DE COMUNICAR 2. COMO COMUNICAR? 3. O CONVENIA PODE TE AJUDAR CAPÍTULO 1 A IMPORTÂNCIA DE COMUNICAR Por que

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY

DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY Antes de mary kay Conquistas 2014 Sonho REALIZADO CONQUISTAS 2015 CONQUISTAS 2016 CONQUISTAS 2016 ROMPENDO A PRODUÇÃO MÍNIMA COM UM

Leia mais

Fatores de sucesso para envolvimento do usuário final do Office 365

Fatores de sucesso para envolvimento do usuário final do Office 365 Fatores de sucesso para envolvimento do usuário final do Office 365 Os fatores de sucesso essenciais que afetam a adoção do Office 365 adoption e como usá-los com sucesso em sua implantação O Office 365

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O que é Clima mesmo? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da vivência de práticas, políticas, estrutura,

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

CORREÇÕES DE PROVA. Comentários das Questões

CORREÇÕES DE PROVA. Comentários das Questões CORREÇÕES DE PROVA segunda feira, 16 de janeiro de 2017 às 10:54:39 PM Aluno: Conveniada: Turma: Disciplina: Samuel Aiala Ferreira IBS 0 Belo Horizonte IBS0/TMBAGPJ*1201 65 Gerenciamento de Programas Prova:

Leia mais

Business Case (Caso de Negócio)

Business Case (Caso de Negócio) Terceiro Módulo: Parte 5 Business Case (Caso de Negócio) AN V 3.0 [54] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com 1 Business Case: Duas

Leia mais

GROUP EXECUTIVE COACHING

GROUP EXECUTIVE COACHING GROUP EXECUTIVE COACHING A QUEM É DESTINADO? Executivos C - Level Diretores / Alta gerência High potential (desenvolver habilidades de liderança) Recém promovidos (processo de transição) Profissionais

Leia mais

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Mais de 70% das grandes empresas aplicam instrumentos ligados a Gestão de Clima Organizacional. As pequenas e médias empresas tem aumentado cada vez mais a participação

Leia mais

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO:

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: "VIMOS A TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, E A NECESSIDADE DE MELHOR ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, E ENTÃO SABÍAMOS QUE ERA PRECISO CRIAR O CASLEADER".

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

Transformando organizações e pessoas

Transformando organizações e pessoas Transformando organizações e pessoas Olá! Transformando organizações e pessoas Já é indiscutível o quanto as pessoas são importantes na concretização dos resultados e que quanto mais preparadas, melhor!

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

SAP ROADSHOW. O case Success Factors no Grupo Fallgatter. Gabriella Kellermann. Analista de Recursos Humanos Grupo Fallgatter

SAP ROADSHOW. O case Success Factors no Grupo Fallgatter. Gabriella Kellermann. Analista de Recursos Humanos Grupo Fallgatter SAP ROADSHOW O case Success Factors no Grupo Fallgatter Gabriella Kellermann Analista de Recursos Humanos Grupo Fallgatter O Grupo Fallgatter, fabricante e distribuidor de componentes e equipamentos metalmecânicos

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação RAD1604 - Desenvolvimento de Sistemas de Informação Prof. Ildeberto A. Rodello rodello@fearp.usp.br Profa. Silvia Dallavalle de Pádua dallavalle.silvia@gmail.com 1 Bibliografia p LAUDON, K. C; LAUDON,

Leia mais

COMO OBTER RETORNO SOBRE INVESTIMENTO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

COMO OBTER RETORNO SOBRE INVESTIMENTO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS COMO OBTER RETORNO SOBRE INVESTIMENTO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SUMÁRIO Introdução... 3 O que é e como funciona o ROI no RH... 5 Por que investir na Gestão de Talentos?... 8 Como reduzir custos da

Leia mais

Planejamento de Sucessão no Brasil

Planejamento de Sucessão no Brasil Planejamento de Sucessão no Brasil Resultados da pesquisa realizada em outubro de 2013 Glaucy Bocci Dezembro de 2013 2013 Towers Watson. Todos os direitos reservados. Contexto Crescimento/volatilidade

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Joinville, Fevereiro de 2013 Responsáveis: Equipe Gestão de Talentos 0 Guia para criação de metas Este Guia Rápido tem por objetivo ajudá-lo no alinhamento

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR

Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR PREPARAÇÃO PARA O WORKSHOP META A meta geral deste workshop é facilitar uma discussão aberta com os associados

Leia mais

Regulamentos de Segurança, Saúde e Bem-Estar no Trabalho do Grupo Telefónica

Regulamentos de Segurança, Saúde e Bem-Estar no Trabalho do Grupo Telefónica Regulamentos de Segurança, Saúde e Bem-Estar no Trabalho do Grupo Telefónica Norma corporativa Aprovada pelo Comitê Executivo da Telefónica S.A. Telefónica, S.A. 1 a dição - 29 de outubro de 2018 ÍNDICE

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA GOVERNADORES ASSISTENTES E PRESIDENTES ELEITOS. GATS e PETS 2017

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA GOVERNADORES ASSISTENTES E PRESIDENTES ELEITOS. GATS e PETS 2017 SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA GOVERNADORES ASSISTENTES E PRESIDENTES ELEITOS GATS e PETS 2017 GILMAR FIEBIG Governador 2011/2012 D. 4700 Instrutor Distrital 2017/2018 GOVERNADORES ASSISTENTES Sua principal

Leia mais

RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DO GESTOR REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO

RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DO GESTOR REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DO GESTOR NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO pg. 2 SUMÁRIO A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO...4 AÇÕES DO GESTOR NA INTEGRAÇÃO...6 Espaço de Trabalho

Leia mais

8. MÉTODO DE IMPLANTAÇÃO

8. MÉTODO DE IMPLANTAÇÃO 1 8. MÉTODO DE IMPLANTAÇÃO Há um método definido de implantação válido para o Processo de Entrega de Serviços no qual o pacote do Serviço Dedicado ao Cliente é o primeiro passo dos padrões globais que

Leia mais

sabe o que é; aprender e de se adaptar ; seu (próprio) desenvolvimento. Deve estar preparado para aquilo que não se Deve ter agilidade de

sabe o que é; aprender e de se adaptar ; seu (próprio) desenvolvimento. Deve estar preparado para aquilo que não se Deve ter agilidade de Perfil do profissional do futuro Deve estar preparado para aquilo que não se sabe o que é; Deve ter agilidade de aprender e de se adaptar ; Deve ser responsável pelo seu (próprio) desenvolvimento. Perfil

Leia mais