SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA GOVERNADORES ASSISTENTES E PRESIDENTES ELEITOS. GATS e PETS 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA GOVERNADORES ASSISTENTES E PRESIDENTES ELEITOS. GATS e PETS 2017"

Transcrição

1 SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA GOVERNADORES ASSISTENTES E PRESIDENTES ELEITOS GATS e PETS 2017 GILMAR FIEBIG Governador 2011/2012 D Instrutor Distrital 2017/2018

2 GOVERNADORES ASSISTENTES Sua principal responsabilidade é ajudar o governador com a administração do distrito, visando tornar os clubes mais eficazes.

3 Atribuições e responsabilidades dos GAs Ajudar a estabelecer metas distritais. Coordenar as visitas do governador com os clubes. Informar o governador sobre os pontos fortes, os pontos fracos e o progresso dos clubes em relação as metas. Participar de eventos e atividades distritais. Comparecer ao Seminário de Treinamento da Equipe Distrital.

4 Atribuições e responsabilidades dos GAs Participar do Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos e da Assembleia Distrital de Treinamento. Identificar e capacitar futuros lideres. Informar o próximo governador assistente sobre o status dos clubes. Manter contato regular com os clubes.

5 Atribuições e responsabilidades dos GAs Ajudar os presidentes eleitos a definirem metas, registra-las no Rotary Club Central e alcançá-las. Comparecer a reuniões, assembleias e outros eventos dos clubes, quando convidado. Oferecer a equipe de liderança distrital ideias especificas para apoiar os clubes. Promover a participação na Conferencia Distrital e em outros eventos distritais.

6 Como fazer Governadores Assistentes? VISITAR OS CLUBES Por ser a principal fonte de apoio para os clubes, e importante que se mostre disponível aos presidentes, de ideias e orientação ao longo do ano, e deixe claro que eles podem contar com você para alcançar suas metas.

7 Título da sessão

8 PRESIDENTE SEU PAPEL NA PRESIDÊNCIA DO CLUBE Como presidente, você deve liderar o Clube, engajar e inspirar os associados, e promover a nossa organização em sua comunidade.

9 PLANEJAMENTO PARA O ANO Os PRESIDENTES são responsáveis pela implementação e contínua avaliação das metas dos clubes e por motivar os associados a alcançá-las.

10 PLANEJAMENTO PARA O ANO o Alinhar as metas do clube com as prioridades e metas do Plano Estratégico do Rotary. o Pedir a opinião dos associados e membros das comissões sobre as metas para o ano. o Identificar os pontos fortes e fracos do clube para determinar um plano para alcançar suas metas. o Inserir suas metas no Rotary Club Central e as rever regularmente durante todo o ano do seu mandato, fazendo os ajustes necessários. o Revisar, junto com os associados nas assembleias de clube, o progresso quanto ao alcance das metas. o Contar com o governador assistente para encontrar recursos para alcançar suas metas.

11 REALIZAÇÃO DE REUNIÕES Os PRESIDENTES planejam reuniões semanais, Assembleias de Clube trimestrais e reuniões do conselho diretor mensal. Além disso, preparam-se para as visitas do governador e governador assistente.

12 REALIZAÇÃO DE REUNIÕES o Conectar-se com os associados em todas as reuniões para compartilhar seu orgulho pelo Rotary e os sucessos da nossa organização. o Planejar reuniões eficazes do conselho diretor, concentradas nas metas e iniciativas do clube. o Trabalhar com a Comissão de Administração para planejar reuniões divertidas e informativas. o Criar um elo entre as reuniões e as datas que comemoramos no Rotary. o Pensar nos interesses dos associados ao planejar eventos e projetos. o Trocar ideias inovadoras e analisar o seu progresso nas Assembleias do Clube. o Com a ajuda do governador assistente e de outros dirigentes do clube, preparar-se com antecedência para a visita do governador.

13 LIDERANÇA Os PRESIDENTES motivam os associados a alcançar suas metas, homenageiam outros dirigentes e associados com prêmios, comunicam-se com líderes de clube e distrito, e levam em conta a opinião dos associados para garantir que suas necessidades sejam atendidas.

14 LIDERANÇA o Definir uma estrutura de comissões que funcione para o clube. o Designar tarefas e comissões aos associados com base em suas habilidades e interesses para mantê-los engajados. o Delegar tarefas à equipe de liderança do clube. o Reunir-se com o conselho diretor do clube mensalmente para analisar o progresso em relação às metas e tarefas. o Trabalhar com o governador assistente e outros líderes distritais para ajudar o clube a se sair bem.

15 ENGAJAMENTO DE ASSOCIADOS Cabe ao PRESIDENTE nomear e trabalhar com os integrantes da Comissão de Desenvolvimento de Quadro Associativo (DQA) de clube; identificar metas anuais e de longo prazo;apoiar estratégias para atrair novos associados e engajar todos no clube; promover educação continuada para associados atuais, novos e em potencial;e ficar alerta quanto às oportunidades para apadrinhar novos clubes.

16 ENGAJAMENTO DE ASSOCIADOS o Pesquisar sobre as tendências de quadro associativo de seu distrito e região, inclusive consultando os relatórios do Rotary Club Central; o Ter associados engajados e atuantes que tornem o clube um lugar agradável e divertido; o Criar um plano forte de desenvolvimento do quadro associativo, o qual deve ser uma prioridade estratégica para seu clube; o Tornar seu clube atraente para associados atuais e em potencial: fazendo reuniões dinâmicas e convidativas; delegando às pessoas presentes tarefas e funções onde possam usar seus conhecimentos e experiências; estipulando horários mais flexíveis de reuniões; planejando eventos onde as famílias são bem vindas; convidando jovens profissionais para projetos e eventos sociais do clube.

17 ATRAÇÃO DE ASSOCIADOS PRESIDENTES de clube precisam criar e implementar estratégias inovadoras para atrair possíveis associados visando o fortalecimento de seu clube e do Rotary.

18 ATRAÇÃO DE ASSOCIADOS Analisar o histórico do clube no que se refere a conseguir novos associados, e ver em que áreas ele está indo bem e onde pode melhorar. Estipular novas metas para aproveitar as oportunidades de crescimento. Criar e implementar um plano robusto de desenvolvimento do quadro associativo para o clube. Realçar a imagem pública do clube para atrair novos associados. Examinar a diversidade demográfica da comunidade para determinar quais grupos estão faltando no clube. Considerar para associação recém-aposentados, ex-rotarianos, jovens profissionais, rotaractianos e alumini do Rotary, e adaptar sua abordagem de acordo com as necessidades de cada grupo. Desenvolver métodos eficazes para engajar possíveis associados que não os pressionem a se juntar ao clube.

19 ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE Os PRESIDENTES de clube são responsáveis por garantir que a lista de associados esteja atualizada, a fatura do clube seja paga, o clube esteja em dia com suas obrigações financeiras, os riscos relacionados a atividades sejam mínimos e as Marcas do Rotary sejam usadas adequadamente. Embora estas atividades estejam sob a alçada de outros líderes do clube, os presidentes devem monitorá-las.

20 ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE o Trabalhar com a equipe de liderança do seu clube para delegar tarefas administrativas. o Certificar-se de que você e os associados do seu clube tenham conta em Rotary.org e usar as ferramentas do nosso website para realizar tarefas administrativas. o Atualizar a lista de associados e dados do seu clube regularmente. o Analisar e alterar o Regimento Interno do clube para refletir as práticas do seu Rotary Club. o Saber quais são as suas responsabilidades de administração financeira e como reduzir os riscos para o clube.

21 ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE o Trabalhar com a equipe de liderança do seu clube para delegar tarefas administrativas. o Certificar-se de que você e os associados do seu clube tenham conta em Rotary.org e usar as ferramentas do nosso website para realizar tarefas administrativas. o Atualizar a lista de associados e dados do seu clube regularmente. o Analisar e alterar o Regimento Interno do clube para refletir as práticas do seu Rotary Club. o Saber quais são as suas responsabilidades de administração financeira e como reduzir os riscos para o clube.

22 Título da sessão

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4600 ANO ROTÁRIO 2015/2016. Gov. ANTONIO CUSTODIO FILHO PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS São José dos Campos, 14 de Março de 2015. VOCE COMO PRESIDENTE.

Leia mais

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4600 ANO ROTÁRIO 2015/2016. Gov. ANTONIO CUSTODIO FILHO PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS Volta Redonda, 21 de Março de 2015. NOSSA MISSÃO. Como membros

Leia mais

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 Título da sessão Comissão Distrital de Desenvolvimento do Quadro Associativo Wellington Noboru Hoshino Governador 2013/14 COMISSÃO DISTRITAL

Leia mais

62ª ASSEMBLEIA DISTRITAL DE TREINAMENTO

62ª ASSEMBLEIA DISTRITAL DE TREINAMENTO 62ª ASSEMBLEIA DISTRITAL DE TREINAMENTO DIA 10/06/2018 ADAMANTINA FACULDADE ADAMANTINENSE COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES TREINAMENTO DISTRITAL 2018-19 COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES DISTRITO

Leia mais

LIDERE. SEU DISTRITO Presidente de Comissão PT (816)

LIDERE. SEU DISTRITO Presidente de Comissão PT (816) LIDERE SEU DISTRITO Presidente de Comissão 2017-20 249-PT (816) CONTEÚDO Introdução 1 Responsabilidades Equipe de liderança distrital... 2 Plano de comunicação... 2 Treinamento... 3 Apoio aos clubes...

Leia mais

Conselho Diretor RI estabeleceu prioridades:- Erradicação da Poliomielite

Conselho Diretor RI estabeleceu prioridades:- Erradicação da Poliomielite Conselho Diretor RI estabeleceu prioridades:- Erradicação da Poliomielite Quadro Associativo Mary Beth Growney Diretora RI Dist 6250 USA Pesquisas: As organizações devem buscar os valores Tangíveis:- Produtos

Leia mais

Ferramentas de avaliação do clube

Ferramentas de avaliação do clube Ferramentas de avaliação do clube Leonardo Weissmann RC São Paulo-Anchieta Classificação: Medicina-Infectologia Presidente da Comissão Distrital de Desenvolvimento do Quadro Associativo 2012-13 1 Objetivo

Leia mais

Antes de você começar.

Antes de você começar. Antes de você começar. Esta apresentação deve ser assistida como uma Apresentação de Slides de PowerPoint Para visualizar como uma apresentação de slides: 1. Clique em Apresentação de slides no menu no

Leia mais

Apêndice I DIRETRIZES PARA AUMENTAR A EFICÁCIA DOS ROTARY CLUBS

Apêndice I DIRETRIZES PARA AUMENTAR A EFICÁCIA DOS ROTARY CLUBS Apêndice I DIRETRIZES PARA AUMENTAR A EFICÁCIA DOS ROTARY CLUBS Agosto de 2009 Rotary International Estas diretrizes foram elaboradas com base no Plano de Liderança de Clube para ajudar os clubes a avaliar

Leia mais

GST DE DISTRITO DLA-6

GST DE DISTRITO DLA-6 COORDENADOR GST DE DISTRITO DLA-6 Coordenador da GST de Distrito CL DÁRIO BENEDITO Mandato Um ano; selecionado pelo distrito (de acordo com o Estatuto e Regulamentos de Distrito) como um membro do gabinete

Leia mais

REGIMENTO INTERNO RECOMENDADO PARA O ROTARY CLUB

REGIMENTO INTERNO RECOMENDADO PARA O ROTARY CLUB MANUAL DE PROCEDIMENTO 2013 REGIMENTO INTERNO RECOMENDADO PARA O ROTARY CLUB Artigo Assunto Página 1 Definições... 225 2 Conselho diretor... 225 3 Eleições e mandatos... 225 4 Deveres do conselho diretor...

Leia mais

DECLARAÇÃO DE NORMAS REFERENTES AO ROTARACT

DECLARAÇÃO DE NORMAS REFERENTES AO ROTARACT DECLARAÇÃO DE NORMAS REFERENTES AO ROTARACT O Rotaract é um programa estruturado do Rotary Internacional, aprovado pelo Conselho Diretor em 1968. Observação: o Conselho Diretor estabeleceu e revê regularmente

Leia mais

EQUIPE DO GOVERNADOR DE DISTRITO

EQUIPE DO GOVERNADOR DE DISTRITO Capítulo I INFORMAÇÕES GERAIS EQUIPE DO GOVERNADOR DE DISTRITO No mundo de hoje, em rápida mutação, as pessoas devem combinar suas necessidades familiares prementes, compromissos de trabalho e trabalho

Leia mais

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 PETS Apresentação: Comissão de Programas Ano Rotário 2016/2017 OBJETIVO Promover, incentivar, coordenar e administrar atividades, projetos

Leia mais

Seminário de Subsídios Distritais

Seminário de Subsídios Distritais Seminário de Subsídios Distritais Marcelo D. Haick Rotary Club Santos-Praia Distrito 4420 - Governador 2006-2007 Presidente da CDFR 2013-2016 Coordenador Zonal EPN 2015-2017 Consultor Nacional Advocacia

Leia mais

Antes de você começar.

Antes de você começar. Antes de você começar. Esta apresentação deve ser assistida como uma Apresentação de Slides de PowerPoint Para visualizar como uma apresentação de slides: 1. Clique em Apresentação de slides no menu no

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO RELATÓRIO DE PROGRESSO JULHO DE 2014

PLANO ESTRATÉGICO RELATÓRIO DE PROGRESSO JULHO DE 2014 PLANO ESTRATÉGICO RELATÓRIO DE PROGRESSO JULHO DE 2014 JUNTE-SE A LÍDERES TROQUE IDEIAS ENTRE EM AÇÃO www.rotary.org/strategicplan Mensagem do presidente No Rotary, ser voluntário não é um destino, é uma

Leia mais

LIDERE. SEU DISTRITO Governador PT (517)

LIDERE. SEU DISTRITO Governador PT (517) LIDERE SEU DISTRITO Governador 2018-19 233-PT (517) Esta é a edição de 2017 do Lidere Seu Distrito: Governador, manual de referência e apostila do GETS para os governadores com mandatos em 2018-19. As

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Manual das Comissões Distritais

Manual das Comissões Distritais Manual das Comissões Distritais Distritos pilotos do Plano Visão de Futuro devem usar o adendo disponível em www.rotary.org/pt/fvdistrict. 249-PT (810) Esta é a edição de 2010 do Manual das Comissões Distritais

Leia mais

abril/2016 Planejamento Estratégico

abril/2016 Planejamento Estratégico abril/2016 Planejamento Estratégico 2016-2020 Modelo Utilizado I - Definições Estratégicas Missão Visão Valores II - Análise do Ambiente (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças) Em que somos

Leia mais

Antes de você começar.

Antes de você começar. Antes de você começar. Esta apresentação deve ser assistida como uma Apresentação de Slides em PowerPoint Para visualizar como uma apresentação de slides: 1. Clique em Apresentação de slides no menu no

Leia mais

PACOTE DE SOLICITAÇÃO AO CARGO DE COORDENADOR DE DISTRITO

PACOTE DE SOLICITAÇÃO AO CARGO DE COORDENADOR DE DISTRITO PACOTE DE SOLICITAÇÃO AO CARGO DE COORDENADOR DE DISTRITO Os Leões que atendam às qualificações mencionadas abaixo para Coordenador da GMT de distrito deverão ser considerados para este cargo. Peça que

Leia mais

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 SESSÃO PLENÁRIA IMAGEM PÚBLICA OBJETIVOS Esta sessão plenária ir abordar a terceira prioridade do Plano Estratégico do Rotary: Aumentar a

Leia mais

Estatutos e Regimento Interno para Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário

Estatutos e Regimento Interno para Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário Estatutos e Regimento Interno para Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário ARTIGO 1 Propósito e Objetivos O propósito do programa Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDCs) é dar às comunidades

Leia mais

COORDENADOR DO ROTARY

COORDENADOR DO ROTARY INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 06 RELATÓRIO SEMESTRAL (SAR) O RI envia um relatório semestral (SAR) aos clubes no final de junho (para pagamento em julho) e no final de dezembro (para pagamento em janeiro). Acompanham

Leia mais

SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL

SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL PORTUGUÊS (PT) SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL Conteúdo (clique para ir à sessão) Representante Elegibilidade Obrigações Idioma Seleção Situações especiais Prazo para seleção Apresentação de nomes ao

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Estatutos Prescritos para o Rotaract Club

Estatutos Prescritos para o Rotaract Club Estatutos Prescritos para o Rotaract Club [Revisado pelo Conselho Diretor do RI, Decisão C-1, junho de 2017] Artigo 1 Nome O nome desta organização será Rotaract Club de. Esta organização será patrocinada

Leia mais

PROGRAMA CADRE DISTRITAL

PROGRAMA CADRE DISTRITAL PROGRAMA CADRE DISTRITAL RELATIVO A SUBSÍDIOS GLOBAIS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA DE ROTARY INTERNATIONAL Esta é a edição de 2016 do manual Programa CADRE DISTRITAL. As informações aqui contidas são baseadas na

Leia mais

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido 1. Quais as principais causas da falta de apoio ao programa? Quando o gestor diretor é da área responsável pelo programa ele

Leia mais

Estatutos Prescritos para o Interact Club

Estatutos Prescritos para o Interact Club Estatutos Prescritos para o Interact Club [Revisado pelo Conselho Diretor do RI, Decisão C-1, junho de 2017] Artigo 1 Nome O nome desta organização será Interact Club de. Esta organização será patrocinada

Leia mais

COORDENADOR DE DISTRITO MÚLTIPLO

COORDENADOR DE DISTRITO MÚLTIPLO PACOTE DE SOLICITAÇÃO AO CARGO DE COORDENADOR DE DISTRITO MÚLTIPLO Os Leões que atendam às qualificações mencionadas abaixo para Coordenador da GMT de DM deverão ser considerados para este cargo. Os candidatos

Leia mais

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

MANUAL DO PRESIDENTE DE CLUBE

MANUAL DO PRESIDENTE DE CLUBE MANUAL DO PRESIDENTE DE CLUBE 222-PT (907) Alterações no Manual do Presidente de Clube As alterações desde a publicação original do manual decorrem de deliberações tomadas pelo conselho de legislação de

Leia mais

RELATÓRIO DO REPRESENTANTE DO PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL

RELATÓRIO DO REPRESENTANTE DO PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL Seção 1 Preencha o RELATÓRIO DO REPRESENTANTE DO PRESIDENTE através do Portal do Associado, pois todos os dados estão sendo obtidos pelo Portal. Utilize este formulário se NÃO FOR POSSÍVEL utilizar o Portal.

Leia mais

A Unidade pronta para Crescer

A Unidade pronta para Crescer A Unidade pronta para Crescer Dicas para o crescimento de sua Unidade Ter a consciência em construir a sua Unidade através da construção do seu time pessoal. O que significa ter uma Unidade dentro de uma

Leia mais

DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY

DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY Antes de mary kay Conquistas 2014 Sonho REALIZADO CONQUISTAS 2015 CONQUISTAS 2016 CONQUISTAS 2016 ROMPENDO A PRODUÇÃO MÍNIMA COM UM

Leia mais

Suplemento Regional sobre Desenvolvimento do Quadro Associativo. América Latina 417-PT (313)

Suplemento Regional sobre Desenvolvimento do Quadro Associativo. América Latina 417-PT (313) Suplemento Regional sobre Desenvolvimento América Latina 2013 417-PT (313) 2 Introdução Este material é um suplemento à publicação Estratégias para Atrair e Engajar Associados (417-PT) e contém dados regionais

Leia mais

Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais

Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais Atualizado em 06.12.2013 Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais CAPITULO I Da Natureza e Finalidade Com o intuito de contribuir com os coordenadores de Comissões Especiais

Leia mais

WP Council 265/16 Rev. 2

WP Council 265/16 Rev. 2 WP Council 265/16 Rev. 2 19 setembro 2016 Original: English P Conselho Internacional do Café 117. a sessão 19 23 setembro 2016 Londres, Reino Unido Projeto do Programa de Atividades da Organização 2016/17

Leia mais

Planejando e Conduzindo Retiros

Planejando e Conduzindo Retiros Planejando e Conduzindo Retiros Objetivos: Oferecer informações sobre retiros aos líderes Leões Oferecer aos líderes Leões um modelo de agenda e sugestões para os retiros Organização: Este documento está

Leia mais

Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR

Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR PREPARAÇÃO PARA O WORKSHOP META A meta geral deste workshop é facilitar uma discussão aberta com os associados

Leia mais

Se o Rotary quiser ser senhor do seu destino, deverá ser evolucionário sempre e revolucionário algumas vezes. Paul Harris, fundador do Rotary

Se o Rotary quiser ser senhor do seu destino, deverá ser evolucionário sempre e revolucionário algumas vezes. Paul Harris, fundador do Rotary Se o Rotary quiser ser senhor do seu destino, deverá ser evolucionário sempre e revolucionário algumas vezes. Paul Harris, fundador do Rotary 3 Prioridades 3 Prioridades 5 Valores Rotary Clube de Sorocaba

Leia mais

Crescimento e Desenvolvimento Pessoal

Crescimento e Desenvolvimento Pessoal Crescimento e Desenvolvimento Pessoal Eu sou uma boa líder??? 1. Vendo o produto com confiança? 2. Realizo e fecha entrevistas de iniciação? 3. Realizo treinamento para as integrantes da minha equipe?

Leia mais

PRÊMIO ROTARACTIANO DE EXCELÊNCIA

PRÊMIO ROTARACTIANO DE EXCELÊNCIA A excelência não é um feito, mas um hábito. - Aristóteles Companheiros, é chegada a hora de trabalharmos arduamente em nossos clubes para mantermos a nossa excelência interna. Neste ano rotário trabalharemos

Leia mais

Sejam Bem Vindas. Exclusivo para DIQs. Elaborado pela Diretora Nacional Evelise Paiva

Sejam Bem Vindas. Exclusivo para DIQs. Elaborado pela Diretora Nacional Evelise Paiva Sejam Bem Vindas Exclusivo para DIQs Elaborado pela Diretora Nacional Evelise Paiva Requisitos para Qualificação: Você tem de 1 a 4 meses para juntamente com suas consultoras cumprir esses requisitos:

Leia mais

FINANÇAS DO DISTRITO. Antonio Carlos Maçonetto Tesoureiro Distrital

FINANÇAS DO DISTRITO. Antonio Carlos Maçonetto Tesoureiro Distrital FINANÇAS DO DISTRITO Antonio Carlos Maçonetto Tesoureiro Distrital ANTONIO CARLOS MAÇONETTO Engenheiro Eletricista e Corretor de Imóveis Diretor Tesoureiro da ACIRP 08/1998 a 07/2000 Diretor Tesoureiro

Leia mais

Grupo de apoio para diabetes

Grupo de apoio para diabetes PROJETO DE SERVIÇO Grupo de apoio para diabetes Todos os Lions clubes são autônomos e, portanto, cada Lions clube é uma entidade independente e responsável por realizar seus próprios eventos e cumprir

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA. RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 015/2012 (PARECER Nº 017/2012 CONSUN)

ORGANIZAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA. RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 015/2012 (PARECER Nº 017/2012 CONSUN) ORGANIZAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 015/2012 (PARECER Nº 017/2012 CONSUN) Define diretrizes para a organização e o funcionamento dos Grupos de Pesquisa da UnC.

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

INFORMATIVO ROTÁRIO. Rotary International Brazil Office Nº 182 PORTAL: ESSENCIAL PARA O GERENCIAMENTO DE CLUBES

INFORMATIVO ROTÁRIO. Rotary International Brazil Office Nº 182 PORTAL: ESSENCIAL PARA O GERENCIAMENTO DE CLUBES INFORMATIVO ROTÁRIO Rotary International Brazil Office Nº 182 PORTAL: ESSENCIAL PARA O GERENCIAMENTO DE CLUBES importante Com o objetivo de facilitar o processo de admissão e baixa de associados, além

Leia mais

Manual da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo. Parte do Kit para Dirigente de Clube 226B-PT (512)

Manual da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo. Parte do Kit para Dirigente de Clube 226B-PT (512) Manual da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo Parte do Kit para Dirigente de Clube 226B-PT (512) Conteúdo Introdução 1 Atribuições e responsabilidades da comissão...3 Desenvolvimento do quadro

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO Capítulo I - Objeto Art. 1º O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Comitê de Remuneração, observadas as disposições do Estatuto Social, as

Leia mais

1ª RGD PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DISTRITAL. DG CL Zoé Donati / CaL Rosicler AL 2017/ e 23/07/ GUARAPARI-ES

1ª RGD PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DISTRITAL. DG CL Zoé Donati / CaL Rosicler AL 2017/ e 23/07/ GUARAPARI-ES 1ª RGD PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DISTRITAL DG CL Zoé Donati / CaL Rosicler AL 2017/2018 22 e 23/07/2017 - GUARAPARI-ES Convenção Internacional Convenção Internacional Meta Global Triplicar nosso impacto

Leia mais

NORMAS REFERENTES AO INTERACT - CONSELHO DIRETOR DO ROTARY INTERNATIONAL

NORMAS REFERENTES AO INTERACT - CONSELHO DIRETOR DO ROTARY INTERNATIONAL NORMAS REFERENTES AO INTERACT - CONSELHO DIRETOR DO ROTARY INTERNATIONAL 41.010. Interact O Interact é um programa do Rotary International aprovado pelo Conselho Diretor em junho de 1962. Declaração de

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

S O R O P T I M I S T I N T E R N A T I O N A L O F T H E A M E R I C A S

S O R O P T I M I S T I N T E R N A T I O N A L O F T H E A M E R I C A S Improving the lives of women and girls through programs leading to social and economic empowerment. S O R O P T I M I S T I N T E R N A T I O N A L O F T H E A M E R I C A S Roteiro Slide 1 Introdução

Leia mais

Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico

Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico O planejamento estratégico envolve a definição de uma visão almejada para o futuro e metas de apoio que possam ser avaliadas frequentemente

Leia mais

Secretário de Clube. Funções, Deveres e Responsabilidades

Secretário de Clube. Funções, Deveres e Responsabilidades Secretário de Clube Funções, Deveres e Responsabilidades O que estarei aprendendo neste curso? Assim que completar o curso estará apto a Saber quais as responsabilidades do secretário de clube conforme

Leia mais

Orientação de Novos Sócios

Orientação de Novos Sócios Orientação de Novos Sócios Comentários? Esperamos que esta publicação seja útil na elaboração do programa de orientação de novos sócios do clube. Estamos abertos a comentários e sugestões para o aprimoramento

Leia mais

LOJAS AMERICANAS S.A. REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Objetivo

LOJAS AMERICANAS S.A. REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Objetivo LOJAS AMERICANAS S.A. REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Objetivo Artigo 1º. O Conselho de Administração da Lojas Americanas S.A. ("Companhia") deve ser assessorado pelos seguintes

Leia mais

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo

Leia mais

LEMA PRESIDENCIAL E MENÇÃO SEJA A INSPIRAÇÃO. BARRY RASSIN Presidente Rotary International,

LEMA PRESIDENCIAL E MENÇÃO SEJA A INSPIRAÇÃO. BARRY RASSIN Presidente Rotary International, LEMA PRESIDENCIAL E MENÇÃO SEJA A INSPIRAÇÃO BARRY RASSIN Presidente Rotary International, 2018-19 SEJA A INSPIRAÇÃO Desde a fundação do Rotary, há 113 anos, seu papel no mundo e na vida dos rotarianos

Leia mais

TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS

TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS Às vezes, a parte mais difícil do nosso negócio é saber por onde começar. O Tempo Agora que você é uma Nova Diretora, você realmente sabe organizar seu tempo? Conselhos para a

Leia mais

1. O Programa de Voluntariado Empresarial na sua organização está sofrendo um impacto diante do cenário atual político, econômico e social?

1. O Programa de Voluntariado Empresarial na sua organização está sofrendo um impacto diante do cenário atual político, econômico e social? 1. O Programa de Voluntariado Empresarial na sua organização está sofrendo um impacto diante do cenário atual político, econômico e social? Sim 70% Não 30% - Fazendo mais com menos - Incertezas - Impacto

Leia mais

Evento social e caminhada com a família

Evento social e caminhada com a família PROJETO DE SERVIÇO Evento social e caminhada com a família Todos os Lions clubes são autônomos e, portanto, cada Lions clube é uma entidade independente e responsável por realizar seus próprios eventos

Leia mais

FEVEREIRO MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL

FEVEREIRO MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL FEVEREIRO MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL Nº 179 Colaborar para o avanço da compreensão mundial é um dos mais importantes aspectos dos serviços do Rotary International. Como membros de uma organização mundial,

Leia mais

Implementação Local daagenda 2030

Implementação Local daagenda 2030 Definir, por consenso, uma agenda local pela sustentabilidade. Implementação Local daagenda 2030 josefidalgo@ucp.pt A c e l e r a r a i n o v a ç ã o l o c a l Se o Desenvolvimento Sustentável tem vindo

Leia mais

ROTARY INTERNACIONAL DISTRITO 4530 Casal Governador: Fonseca e Dina Gestão Rotária

ROTARY INTERNACIONAL DISTRITO 4530 Casal Governador: Fonseca e Dina Gestão Rotária ROTARY INTERNACIONAL DISTRITO 4530 Casal Governador: Fonseca e Dina Gestão Rotária 2013-14 Fórum Interclubes de Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão Rotária GA Antonio Oliveira DURÃES Clube

Leia mais

PRÊMIO ASSOCIAÇÃO DE ALUMNI DO ANO

PRÊMIO ASSOCIAÇÃO DE ALUMNI DO ANO PRÊMIO ASSOCIAÇÃO DE ALUMNI DO ANO 2017-18 O PROPÓSITO DO PRÊMIO ASSOCIAÇÃO DE ALUMNI DO ANO É PRESTIGIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE EX-PARTICIPANTES DE PROGRAMAS E DIVULGAR OS BENEFÍCIOS PROPICIADOS PELOS PROGRAMAS

Leia mais

Liderança é ação e não posição!

Liderança é ação e não posição! Liderança é ação e não posição! APRESENTAÇÃO Seja bem-vindo! A proposta deste e-book é apresentar conceitos e ferramentas, em linguagem simples, bem como a essência de conceitos das melhores práticas de

Leia mais

Constituição dos Clubes Ambiental

Constituição dos Clubes Ambiental Constituição dos Clubes Ambiental Escolas saudáveis, crianças saudáveis, meio ambiente saudável 1 Introdução: Um clube ambiental é um grupo de voluntários que trabalham juntos para tornar o ambiente local

Leia mais

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO:

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO: MISSÃO DO CARGO Responder pelas estratégias de campanhas, liderando as ações utilizando e desenvolvendo conhecimento específico sobre os temas ou casos bem como articulando parceiros, organizações da sociedade

Leia mais

Capítulo XIV DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA. Em nome da diretoria internacional, a nossa missão é melhorar a qualidade da liderança Leonística.

Capítulo XIV DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA. Em nome da diretoria internacional, a nossa missão é melhorar a qualidade da liderança Leonística. DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA A. PROGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA 1. Declaração de Missão Em nome da diretoria internacional, a nossa missão é melhorar a qualidade da liderança Leonística. 2. Metas

Leia mais

Como funciona? Importante:

Como funciona? Importante: O Strike? é um jogo de estratégia baseado no boliche tradicional, criado com os mais inovadores conceitos da gamificação para engajar equipes no planejamento e conquista e metas individuais e coletivas.

Leia mais

APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE

APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE A força do seu clube está nos associados. Ao pedir suas opiniões regularmente, você demonstra que está aberto a mudanças e possibilita que eles o ajudem a criar uma experiência

Leia mais

S O R O P T I M I S T I N T E R N A T I O N A L O F T H E A M E R I C A S

S O R O P T I M I S T I N T E R N A T I O N A L O F T H E A M E R I C A S Improving the lives of women and girls through programs leading to social and economic empowerment. S O R O P T I M I S T I N T E R N A T I O N A L O F T H E A M E R I C A S Planilha da Pesquisa 1. Quantas

Leia mais

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Revisões Anuais

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Revisões Anuais Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Revisões Anuais O que é a Revisão Anual? Se o seu filho tem um plano de Educação, Saúde e Cuidados (plano EHC, na sigla em inglês), a autoridade

Leia mais

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR Capítulo I Da Constituição e Finalidade Art. 1º- A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Salvador é um departamento oriundo e órgão estrutural da Câmara de Dirigentes Lojistas

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE BOMBEIRO CIVIL

FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE BOMBEIRO CIVIL C â m a r a d o s D e p u t a d o s FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE BOMBEIRO CIVIL ESTATUTO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º A FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Inscrição para Certificação no LCIP por meio de treinamento

Inscrição para Certificação no LCIP por meio de treinamento Programa de Instrutor Certificado do Lions (LCIP) Inscrição para Certificação no LCIP por meio de treinamento Propósito do Programa de Instrutor Certificado do Lions (LCIP) Oferecer a apresentação consistente

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

Capítulo XIV DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

Capítulo XIV DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA A. PROGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA 1. Declaração de Missão Atingir excelência no Desenvolvimento da liderança Leonística através de oportunidades de ensino de qualidade.

Leia mais

16 de março 2017 SÉRIE DE WEBINARS AF para ASH. Plataforma Online. O Fortalecimento dos Ambientes Favoráveis para o setor de ASH

16 de março 2017 SÉRIE DE WEBINARS AF para ASH. Plataforma Online. O Fortalecimento dos Ambientes Favoráveis para o setor de ASH 16 de março 2017 SÉRIE DE WEBINARS AF para ASH Plataforma Online O Fortalecimento dos Ambientes Favoráveis para o setor de ASH VISÃO DE CONJUNTO 1) Objetivos do Fortalecimento dos AF para ASH 2) A Plataforma:

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Joinville, Abril de 2014 0 Ciclo de Desempenho RECURSOS Definição de Objetivos/Metas Globais Fev/13 Desenvolvimento PDI Abr/14 Criação de Objetivos/

Leia mais

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA Módulo I SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA LIDERANÇA Realização ENA/Conselho Federal OAB Pipeline de Liderança O talento externo não se adequa às necessidades do escritório. O conteúdo dos cargos está

Leia mais

Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa

Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa Princípios Para fazer avançar a diversidade global para a excelência em pesquisa exige-se que todos os cidadãos

Leia mais

Erros comuns cometidos nos eventos kaizen 37 Indicadores 40

Erros comuns cometidos nos eventos kaizen 37 Indicadores 40 Sumário Introdução 21 PARTE I Noções Básicas de Kaizen 29 1 Kaizen e Eventos Kaizen 31 Kaizen 31 A equipe do kaizen 32 Líderes de kaizen 33 Benefícios do kaizen 35 Eventos kaizen 36 Erros comuns cometidos

Leia mais

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4600 Governador Antonio Custódio Filho Ano Rotário P E T S

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4600 Governador Antonio Custódio Filho Ano Rotário P E T S ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4600 Governador Antonio Custódio Filho Ano Rotário 2015-2016 P E T S Ivanir Chappaz PETS 14 de março de 2015 Histórico Em 2001/02, Rotary International começou a desenvolver

Leia mais

II CONSELHO DISTRITAL AL-2011/2012 NOVA FRIBURGO RJ 29/10/2011

II CONSELHO DISTRITAL AL-2011/2012 NOVA FRIBURGO RJ 29/10/2011 II CONSELHO DISTRITAL AL-2011/2012 NOVA FRIBURGO RJ 29/10/2011 GOVERNADOR CL JOSÉ EDUARDO CÔGO/DM MARISSOL Leonismo como agente de transformação. Eu acredito. Aumento de sócios - GMT Liderança - GLT 2

Leia mais

INFORMATIVO ROTÁRIO. Rotary International Brazil Office DEZEMBRO MÊS DA FAMÍLIA

INFORMATIVO ROTÁRIO. Rotary International Brazil Office DEZEMBRO MÊS DA FAMÍLIA INFORMATIVO ROTÁRIO Rotary International Brazil Office DEZEMBRO MÊS DA FAMÍLIA Nº 177 Em reconhecimento à importância da família no Rotary, dezembro foi designado o Mês da Família. Uma boa maneira dos

Leia mais

ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE

ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE Art. 1º. O Centro de Estudos para o Desenvolvimento CED, unidade de pesquisa integrante da

Leia mais

MODELO PARA UM CLUBE MAIS FORTE

MODELO PARA UM CLUBE MAIS FORTE MODELO PARA UM CLUBE MAIS FORTE Modelo para um Clube mais Forte Não é nenhum segredo. Os Lions clubes mais eficazes identificam regularmente maneiras de expandir o impacto provocado pelo serviço humanitário,

Leia mais