GESTÃO MERCARDOLÓGICA AULAS 43 A 46. Capítulo 9 - Criação de Brand Equity 22 e 23 de outubro Prof. Elézer Lemes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO MERCARDOLÓGICA AULAS 43 A 46. Capítulo 9 - Criação de Brand Equity 22 e 23 de outubro Prof. Elézer Lemes"

Transcrição

1 GESTÃO MERCARDOLÓGICA AULAS 43 A 46 Capítulo 9 - Criação de Brand Equity 22 e 23 de outubro Prof. Elézer Lemes

2 Objetivos 1. O que é marca? 2. Como funciona o branding? 3. O que é brand equity? 4. Como o brand equity é desenvolvido, mensurado e gerenciado? 5. Quais são as decisões mais importantes no desenvolvimento de uma estratégia de branding?

3 Um dos ativos intangíveis mais valiosos de uma empresa é sua marca, e compete ao marketing gerenciar adequadamente seu valor. Kotler and Keller

4 4 etapas do processo de gestão estratégica de marca 1. identificação e definição do posicionamento da marca; 2. planejamento e implementação do marketing da marca; 3. mensuração e interpretação do desempenho da marca; 4. crescimento e sustentação do valor da marca.

5 O que é brand equity? é um termo que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço; representa um importante ativo intangível que corresponde a um valor psicológico e financeiro da organização; Marca: um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinado a identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou de um grupo de fornecedores para diferenciá-los dos de outros concorrentes. American Marketing Association (AMA)

6 Brand Equity: o papel das marcas as marcas identificam a origem ou o fabricante de um produto, e permitem que os consumidores atribuam a responsabilidade pelo desempenho de um produto a determinado fabricante ou distribuidor; as marcas que inspiram confiança sinalizam determinado nível de qualidade e, dessa maneira, consumidores satisfeitos podem facilmente optar de novo pelo produto; a fidelidade à marca proporciona à empresa previsibilidade e segurança de demanda, além de criar barreiras que tornam mais difícil para outras empresas ingressar no mercado.

7 Coca-Cola Em 1985 a Coca-Cola decidiu substituir sua antiga fórmula por uma variação mais adocicada, batizada de New Coke, copiando a Pepsi, gastando US$ 4 milhões em pesquisa. Os pesquisadores avaliaram o sabor, mas não o apego emocional dos consumidores à marca Coca-Cola. 10 semanas depois do lançamento, retirou a New Coke do mercado, devido a protestos dos consumidores.

8 Brand Equity: o escopo do branding a marca é algo que se instala na mente dos consumidores; Branding significa dotar bens e serviços com o poder de uma marca; O branding diz respeito a criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a organizar seu conhecimento sobre os produtos de modo a tornar sua tomada de decisão mais clara e, assim, gerar valor à empresa.

9

10 Vantagens de marketing que uma marca forte proporciona: Melhor percepção de desempenho do produto Maior fidelidade Menor vulnerabilidade às ações de marketing da concorrência Menor vulnerabilidade às crises de marketing Maiores margens Menor sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço Maior sensibilidade do consumidor às reduções de preço

11 Vantagens de marketing que uma marca forte proporciona: Maior cooperação e suporte comercial Maior eficácia das comunicações de marketing Possíveis oportunidades de licenciamento Oportunidades adicionais de extensão de marca Melhor recrutamento e retenção de funcionários Maiores retornos financeiros de mercado

12 Modelos de Brand Equity Brandasset Valuator Brandz Ressonância de Marca

13 BrandAsset Valuaor - BAV Avaliador de Ativo de Marca Modelo desenvolvido pela agência de propaganda Young and Rubicam (Y&R); o BAV oferece medidas comparativas de brand equity de milhares de marcas, em centenas de categorias; baseada em uma pesquisa com quase 800 mil consumidores em 51 países; Diferenciação Potencial Relevância Estima Conhecimento

14 BrandAsset Valuator 4 pilares Diferenciação Potencial - mede o grau em que uma marca é vista como diferente das outras e a percepção de sua tendência de valorização e liderança; Relevância - mede a adequação e a amplitude do apelo da marca; Estima - mede as percepções de qualidade e fidelidade ou quanto a marca é conceituada e respeitada; Conhecimento - mede o quanto os consumidores conhecem e se sentem familiarizados com a marca.

15 v=u7bx3jpexde

16 Modelos de Brand Equity Brandasset Valuator Brandz Ressonância de Marca

17 Brandz Millward Brown e WPP Modelo BRANDZ de força de marca A construção da marca envolve uma série sequencial de etapas: presença - relevância - desempenho - vantagem - vínculo Os consumidores que criaram vínculo, isto é, aqueles localizados no topo da pirâmide constroem relacionamentos mais fortes com a marca e lhe destinam uma porção maior de seus gastos na categoria do que aqueles localizados nos níveis inferiores da pirâmide. Nada mais a supera Será que oferece algo melhor do que as outras? Ela entrega o que promete? Ela me oferece alguma coisa? O que sei sobre ela Vínculo Vantagem Desempenho Relevância Presença Forte relacionamento/ alta participação nos gastos na categoria Fraco relacionamento/ baixa participação nos gastos na categoria

18 Modelos de Brand Equity Brandasset Valuator Brandz Ressonância de Marca

19 Ressonância de Marca Enfatiza a dualidade de marcas A Mastercard é um exemplo de marca com dualidade: enfatiza a vantagem racional do cartão de crédito (aceito no mundo todo) e a vantagem emocional (não tem preço). 4) Relacionamentos = que tal nos unirmos? 3) Resposta = o que você me diz? 2) Significado = o que você é? 1) Identidade = quem é você? Ressonância Julgamentos Sensações Desempenho Imagem Proeminência Fidelidade intensa, ativa Reações positivas, acessíveis Pontos de paridade e diferença Reconhecimento profundo e amplo da marca

20

21 Ressonância de Marca Etapas para criar um brand equity significativo Proeminência da marca: frequência e a facilidade com que ela é evocada em diversas situações de compra ou consumo; Desempenho da marca: modo como o produto atende às necessidades funcionais do cliente; Imagem da marca: propriedade extrínsecas do produto, incluindo as formas pelas quais a marca atende às necessidades psicológicas ou sociais do cliente; Julgamentos da marca: opiniões e avaliações pessoais do cliente; Sensações da marca: respostas e reações emocionais dos clientes à marca; Ressonância da marca: natureza do relacionamento que os clientes mantêm com a marca e mede até que ponto eles se sentem em sincronia com ela.

22 A construção do brand equity Escolhas iniciais dos elementos ou identidades da marca (nomes da marca, URLs, logomarcas, símbolos, personagens, representantes, slogans, jingles, embalagens e sinais) Mecanismo de busca: é curto, simpático, de fácil memorização, ativo e compreensível em qualquer cultura expressa de forma inequívoca a busca e o momento aha! de encontrar o que se está procurando.

23 A construção do brand equity O produto e todas as atividades de marketing e programas de suporte de marketing associados a ele Liz Claiborne A sua marca que mais cresce é a Juicy Couture Roupas e acessórios esportivos provocativos e contemporâneos exercem um forte apelo de estilo de vida a mulheres, homens e crianças. Posicionada como um luxo acessível, a marca cria diferenciação por meio de distribuição limitada e, de certa forma, um nome picante e uma atitude rebelde.

24

25 A construção do brand equity Outras associações indiretamente transferidas para a marca, vinculando-a a alguma outra entidade (uma pessoa, local ou coisa) Vodka 42BELOW Se refere a uma latitude que passa pela Nova Zelândia e a seu teor alcóolico. A embalagem e outros sinais visuais foram criados para alavancar a percepção de pureza do campo e, assim, comunicar o posicionamento da marca.

26

27 A escolha dos elementos da marca São recursos que podem ser registrados e servem para identificar e diferenciar a marca. Os profissionais de marketing devem escolher elementos de marca que gerem o máximo de brand equity possível. Com base apenas no nome isolado do produto, um consumidor poderia esperar que o adoçante ZeroCal não tenha calorias e que as pilhas Duracell durem muito.

28 A Nike possui um símbolo inconfundível o slogan: Just do it o nome mitológico: Nike (deusa alada da vitória)

29 Critérios de Escolha dos Elementos da Marca 1. Fácil memorização - OMO, Ypê e Veja 2. Significativo - BomAr (desodorizador), Sempre Livre (absorvente feminino) e Barra Forte (bicicleta) 3. Cativante - Flickr (compartilhamento de fotos da rede social Wakoopa) ou ROKR e RAZR (telefones celulares da Motorola) 4. Transferível - Amazon.com (livraria virtual) - foi inteligente em não se chamar Books R' Us. O Amazonas é o maior rio do mundo (grande variedade de mercadorias)

30 Critérios de Escolha dos Elementos da Marca 5. Adaptável - Betty Crocker (produtos alimentícios) - passou por mais de sete retoques em seu visual ao longo de 87 anos e parece ter no máximo Protegido - Gillette, Xerox e Maizena - nomes que se tornaram sinônimo de sua categoria de produto.

31 Desenvolvimento dos Elementos da Marca os elementos de marca podem exercer diversos papéis na construção da marca; os elementos da marca devem ser facilmente reconhecidos, além de inerentemente descritivos e persuasivos; a atratividade dos elementos da marca podem aumentar o reconhecimento e as associações mentais. Os slongans também são importantes: Com Manah, adubando dá, Gol, linhas aéreas inteligentes e TIM, viver sem fronteiras"

32 Branding interno Consiste em atividades e processos que ajudam a informar e inspirar funcionários em relação às marcas. Revendedores mal treinados podem arruinar os melhores esforços empreendidos para construir uma forte imagem de marca. O vínculo com a marca se verifica quando os clientes consideram que a empresa está cumprindo sua promessa. A promessa da marca somente será cumprida se todos os integrantes da empresa vivenciarem a marca.

33 A Disney é tão bem-sucedida em branding interno que realiza seminários sobre o Estilo Disney até para funcionários de outras empresas.

34 Princípios importantes do Branding interno Escolha o momento certo. Momentos decisivos são oportunidades ideais para capturar a atenção e a imaginação dos funcionários. Vincule o marketing interno ao externo. Mensagens internas e externas devem ser compatíveis. Mantenha a marca viva para os funcionários. A comunicação interna deve ser informativa e energizante.

35 A mensuração de Branding Equity Uma abordagem indireta avalia fontes potenciais de brand equity identificando e rastreando as estruturas de conhecimento de marca detidas pelo consumidor. Já a abordagem direta avalia o impacto real do conhecimento da marca na resposta do consumidor aos diferentes aspectos do marketing. Essas abordagens gerais são complementares, e os profissionais de marketing podem usá-las em conjunto.

36 Quanto vale uma marca? Modelo de Estimativa Formal da Interbrand Segmentação de mercado - dividir um ou mais mercados em que a marca é vendida em segmentos mutuamente exclusivos que ajudem a determinar as variações em grupos distintos de clientes da marca. Análise financeira - receitas menos despesas da marca, restando os ganhos econômicos ou lucratividade atribuída ao negócio da marca. Papel do branding - atribuição de uma parcela dos ganhos econômicos à marca em cada segmento de mercado. Força da marca - avaliação do perfil da força da marca para determinar a probabilidade de que ela gere o lucro previsto. Cálculo do valor da marca - é o valor presente líquido dos lucros previstos da marca, descontado pela taxa de desconto da marca.

37 Apple 98 bilhões de dólares

38 Google 93 bilhões de dólares

39 Coca-Cola 79 bilhões de dólares

40 IBM 78 bilhões de dólares

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity Parte 4 Construindo Marcas fortes Cap. 9 - Criação de Brand Equity Agenda Marca conceito e importância Branding Gestão da Marca Brand equity; Decisões de Marca; Customer Equity. MARCA Nome, termo, sinal,

Leia mais

05/04/2015 MKI 1. Tópicos

05/04/2015 MKI 1. Tópicos Tópicos pg 1. Identidade Corporativa 2 2. Imagem Corporativa 3 3. Relação Com o Público 4 4. Publicidade Institucional 5 5. Marca 6 6. Definição 7 7. Atribuição da Responsabilidade 8 8. Proteção 9 9. Vanguarda

Leia mais

Introdução. Definição. Definição

Introdução. Definição. Definição Introdução Hiroshi Wilson Yonemoto, Dr. As marcas foram desenvolvidas para criar diferenças entre produtos que fazem basicamente a mesma coisa. Definição Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível,

Leia mais

Questões abordadas - Brand

Questões abordadas - Brand AULA 9 Marketing Questões abordadas - Brand O que é uma marca e como funciona o branding? O que é brand equity? Como o brand equity é construído, avaliado e gerenciado? Quais são as decisões mais importantes

Leia mais

Capítulo 9 Criação de brand equity

Capítulo 9 Criação de brand equity Capítulo 9 Criação de brand equity slide 1 2013 Pearson. Todos os direitos reservados. Criação de brand equity Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões: 1. O que é marca? Como funciona o branding?

Leia mais

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Sérgio Santos Setembro de 2012 1 Objetivos APRESENTAR ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO ESUAIMPORTÂNCIA APRESENTAR CONCEITOS DE

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

O significado da Marca. MSc. Aline Corso

O significado da Marca. MSc. Aline Corso O significado da Marca MSc. Aline Corso 2020.alinecorso@cnec.br Vamos começar derrubando alguns mitos. Uma marca não é um logo. Uma marca não é um slogan. Uma marca não é uma identidade visual. Uma marca

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos, Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas: Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Composto de Marketing Produto Produto Produto Produto Produto Produto MARCA / NOME / LOGO Produto COR /

Leia mais

A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA

A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA ELEVANDO SEUS CONCEITOS EGT-030 Administração de Marketing Prof.: Carlos Carrasco Turma : 3º Período Semestre / Ano: 1º Semestre / 2014 Equipe: Breno Souza, Francisco

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto Gestão da Inovação Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto 1 Fonte Leitura para a aula REIS, Fernanda Oliveira Alves de. O ciclo de vida do produto e as estratégias de mercado na gestão

Leia mais

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação Comunicação Integrada Principais ferramentes de comunicação Marca (qualidade) $ Posicionamento Embalagem Vendedor Promoção de Vendas (P.D.V) Posição( Visibilidade) Nomes usados no mercado Branding MKT

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider.

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider. Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa kamila schneider Quanto custa? 14 julho2011 www.portalmercadobrasil.com.br Fator fundamental na hora

Leia mais

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES Algumas consideradas mais significativas: Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix ( produto, preço, promoção e ponto de vendas/

Leia mais

Gestão de Marcas. Módulo 2. Brand Equity. Graziela B. Mota

Gestão de Marcas. Módulo 2. Brand Equity. Graziela B. Mota Módulo 2 Brand Equity O que é Brand Equity Quanto você pagaria por: Champion Swatch O que é Brand Equity Quanto você pagaria por... O que é Brand Equity? Hering R$ 13,00 7 Calvin Calvin Klein R$ 95,00

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof Walfredo Ferreira, out. 2014 1 SUMÁRIO Marketing na Empresa Global o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação

Leia mais

A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos

A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos 29 de Março de 2006 Joana Neves INSTITUTO DUPERIOR DE TECNOLOGIAS E GESTÃO DE PORTALEGRE Agenda Os Novos Motores do Turismo

Leia mais

ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO E POSICIONAMENTO. Etapa 02 Escolha das vantagens competitivas corretas. Administração Mercadológica I

ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO E POSICIONAMENTO. Etapa 02 Escolha das vantagens competitivas corretas. Administração Mercadológica I Posicionamento de Mercado Parte 02 O posicionamento do produto é a maneira como o produto é definido pelos consumidores quanto a seus atributos importantes o lugar que ele ocupa na mente dos consumidores

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1- EMENTA Os novos desafios do mercado decorrentes da globalização e das mudanças tecnológicas; o desenvolvimento do conceito de e seus objetivos; ambiente de ; mercado-alvo; sistema de informações de

Leia mais

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado.

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. Neste e-book você vai encontrar: - Barreiras do mercado - O que são redes associativistas?

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

SUMÁRIO. 1 A Criação de Experiências Únicas Pressupostos Básicos da Atmosfera de Varejo Atenção Visual e o Design de Loja...

SUMÁRIO. 1 A Criação de Experiências Únicas Pressupostos Básicos da Atmosfera de Varejo Atenção Visual e o Design de Loja... 1 A Criação de Experiências Únicas... 1 1.1 A integração entre merchandising e promoção de vendas... 3 1.1.1 Como o merchandising cria as sensações... 5 1.1.2 Como a promoção de vendas pode mudar as sensações...

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA OBJETIVOS AO POSICIONAR A MARCA Os profissionais de marketing utilizam a comunicação para informar, persuadir e seduzir os consumidores

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores, direta ou indiretamente, sobre os produtos

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

Branding. Siga-nos em PONTOS DE INTERESSE: Conceito. Marca. Componentes da Marca. Tipos de Marca

Branding. Siga-nos em  PONTOS DE INTERESSE: Conceito. Marca. Componentes da Marca. Tipos de Marca P U B L I C A Ç Ã O N º 1 9 1 1 A G O S T O 2 0 1 0 Branding PONTOS DE INTERESSE: Conceito Marca Componentes da Marca Tipos de Marca Branding ou Brand management (Gestão de Marcas) é o trabalho de construção

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

MBA em GESTÃO DE MARKETING

MBA em GESTÃO DE MARKETING MBA em GESTÃO DE MARKETING 1) OBJETIVO O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços e desenvolver competências necessárias para planejar, gerenciar,

Leia mais

GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I. Professora: Bárbara Ribeiro

GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I. Professora: Bárbara Ribeiro GESTÃO NO DESIGN DE INTERIORES: O Designer, Métodos e Práticas Interdisciplinares I Professora: Bárbara Ribeiro B-RIBEIRO.COM Aula 07: 09-Junho A ASSINATURA COMO MARCA BRAND X BRANDING (S) Nome: Philippe

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental Marketing Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de Marketing Análise ambiental Bibliografia : Princípios de Marketing KOTLER e ARMSTRONG; Marketing Criando valor para o cliente CHURCHILL JR e PETER;

Leia mais

Mkt Internacional. Decisões de Produto e Construção de Marca (Branding)

Mkt Internacional. Decisões de Produto e Construção de Marca (Branding) Decisões de Produto e Construção de Marca (Branding) Decisões de Marca Os consumidores vêem uma marca como uma parte importante do produto. A correta escolha de uma marca pode ser um dos aspectos mais

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ESTABELECIMENTO DO ORÇAMENTO DE PROPAGANDA O orçamento da propaganda é estabelecido para cada produto

Leia mais

Administração Mercadológica II

Administração Mercadológica II ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA?

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA? SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA? 14 CONCLUSÃO 17 SOBRE A FEIJÃO COM ARROZ 19 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Eugênio Bispo Melo. Gestão de Marketing. e Branding. A Arte de Desenvolver e Gerenciar Marcas

Eugênio Bispo Melo. Gestão de Marketing. e Branding. A Arte de Desenvolver e Gerenciar Marcas Eugênio Bispo Melo Gestão de Marketing e Branding A Arte de Desenvolver e Gerenciar Marcas Rio de Janeiro, 2014 Dedicatória Este livro é dedicado ao meu pai, Eugênio de Freitas Melo, pelo apoio incondicional

Leia mais

IDENTIDADE CORPORATIVA

IDENTIDADE CORPORATIVA IDENTIDADE CORPORATIVA Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões

Leia mais

Mix de Marketing Global (I) 4P Produto

Mix de Marketing Global (I) 4P Produto Mix de Marketing Global (I) 4P Produto Mix de Marketing Global Produto Preço Praça Promoção Mix de Marketing Global Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor

Leia mais

M Í D I A K I T

M Í D I A K I T MÍDIA KIT 2017 N O S S O O B J E T I V O Organizar, evoluir e manter a sua empresa no topo. As verticais que oferecemos tem como objetivo aumentar o valor agregado significativamente, mantendo sua empressa

Leia mais

Criação de brand equity

Criação de brand equity C A P Í T U L O 9 Criação de brand equity PARTE 4 Construindo marcas fortes Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões: 1. O que é marca? Como funciona o branding? 2. O que é brand equity? 3. Como

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Agenda. Relembrando as Diretrizes Plataforma da Marca Workshop Arquitetura de Marcas e Posicionamento

Agenda. Relembrando as Diretrizes Plataforma da Marca Workshop Arquitetura de Marcas e Posicionamento Agenda Relembrando as Diretrizes Plataforma da Marca Workshop Arquitetura de Marcas e Posicionamento Branding para a Eletrobrás por onde passamos: Reunião de kickoff Entrevistas com executivos da Eletrobrás

Leia mais

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Novas Tendências do Branding: Estratégias para consumidores e marcas na era do hiperconsumo MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento:

Leia mais

Branding para a Eletrobras

Branding para a Eletrobras Branding para a Eletrobras por onde passamos: Reunião de kickoff Entrevistas com executivos da Eletrobras e formadores de opinião 1º Comitê - Diagnóstico de Branding º Comitê - Plataforma da Marca 3º Comitê

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V Prof.: Renato Vieira DEFINIÇÕES CLIENTES Mercado é um conjunto de compradores reais e potenciais (clientes) de um produto. Esses compradores compartilham um desejo ou uma

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PRECIFICAÇÃO Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PREÇO: É o valor monetário pelo qual comprador e vendedor estão dispostos a realizar uma troca comercial. Para o comprador: Valor monetário que

Leia mais

GESTÃO E VALORAÇÃO DE MARCAS MANUAL DO CURSO

GESTÃO E VALORAÇÃO DE MARCAS MANUAL DO CURSO GESTÃO E VALORAÇÃO DE MARCAS MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1.195 Vila Olímpia São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda

Leia mais

Estratégia de Branding. Copyright 2010, Top Brands.

Estratégia de Branding. Copyright 2010, Top Brands. Estratégia de Branding 5. Estratégia de Branding AÇÕES ENTREVISTAS COM GESTORES ABIMAQ REPRESENTANTES DAS CÂMARAS/ EMPRESAS TIMING 20.01.2010 05.02.2010 WORKSHOP DE BRANDING GRUPO DE TRABALHO 10.02.2010

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18

Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18 Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br 65% dos negócios das empresas vêm mantendo clientes satisfeitos. Custa cinco vezes mais conquistar um novo

Leia mais

Pós- Graduação MARKETING ESTRATÉGICO

Pós- Graduação MARKETING ESTRATÉGICO Pós- Graduação MARKETING ESTRATÉGICO 4ª turma em Santa Catarina Ingresso Março 2015 Informações: ADVB/SC Florianópolis comercial@advbsc.com.br Fone: (48) 3224-5258 Educação Executiva ESPM-SUL incompany-rs@espm.br

Leia mais

Marketing de Relacionamento. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Marketing de Relacionamento. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Marketing de Relacionamento Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Conceito Marketing de relacionamento: Criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados! A chave

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Tranquilex Hotéis

PLANO DE NEGÓCIO Tranquilex Hotéis PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO Tranquilex Hotéis Marcus Vinicius Moser Loos (marcus_pipo@yahoo.com.br) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Informações do

Leia mais

Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon

Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon 2018 Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon O cliente só vê o topo do iceberg. Por mais que sua marca seja diferente, se por fora ela parece

Leia mais

INGREDIENTES DE SUCESSO NO VAREJO 21 fev de 2008

INGREDIENTES DE SUCESSO NO VAREJO 21 fev de 2008 INGREDIENTES DE SUCESSO NO VAREJO 21 fev de 2008 Prof. Juracy Parente Juracy.parente@fgv.br Situação competitiva Vantagem competitiva Paridade Competitiva Desvantagem competitiva Resultados Competir com

Leia mais

10/02/2010. Capítulo 5. Satisfação, valor e fidelidade do cliente ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I

10/02/2010. Capítulo 5. Satisfação, valor e fidelidade do cliente ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I Capítulo 5 Satisfação, valor e fidelidade do cliente 1 Questões abordadas no capítulo O que é valor e satisfação para o cliente e como as empresas podem proporcioná-los? O que é fidelidade para o cliente

Leia mais

Varejo de Material de Construção

Varejo de Material de Construção Seminário GVcev Varejo de Material de Construção Construção de Marca no Varejo de Material de Construção Prof a. D ra. Cristina Proença Objeto de Estudo M A R C A F A B R I C A N T E Fabricante Estratégia

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII 1 MARKETING: UMA INTRODUÇÃO, 1 1 Por que estudar marketing, 1 2 O que é marketing, 2 2.1 Análise de um caso prático: H2OH, 3 2.2 Composto de marketing, 4 2.3 iphone Apple, 4 2.4

Leia mais

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA?

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA? TESTE DE MARCA PESSOAL NUM DIA BOM Vamos encarar os fatos: ser um empreendedor e tocar o seu próprio negócio nem sempre é divertido e glamouroso como deveria ser. Poder ser desafiador, estressante e extremamente

Leia mais

Precificação - Estratégias de Determinação de Preços

Precificação - Estratégias de Determinação de Preços Precificação - Estratégias de Determinação de Preços Unidade 11 - Capítulo 14 Desenvolvimento de programas e estratégias de determinação de preços Objetivos como consumidores assimilam e avaliam preços?

Leia mais

Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. Marty Neumeier - The Brand Gap

Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. Marty Neumeier - The Brand Gap Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. Marty Neumeier - The Brand Gap Por que se preocupar com a aparência da sua marca? Em média os consumidores são expostos a

Leia mais

MARCA Endosso. Alexandre Salvador

MARCA Endosso. Alexandre Salvador MARCA Endosso Alexandre Salvador Prof. Alexandre Salvador 15 anos na área de Marketing de empresas multinacionais de bens de consumo como Ferrero e PepsiCo, com grande experiência em desenvolvimento de

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 03: Segmentação de Clientes

INCOMPANY SERPRO Aula 03: Segmentação de Clientes Aula 03: Segmentação de Clientes V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO SEGMENTAÇÃO

Leia mais

Farmácias : Oportunidaes e Desafios

Farmácias : Oportunidaes e Desafios Seminário GVcev Farmácias : Oportunidaes e Desafios Ingredientes de Sucesso no Varejo de Farmacosméticos Lucien J. Geargeoura lucienjgeargeoura@gvmail.br Pesquisa do GVcev Ingredientes de Sucesso no Varejo

Leia mais

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM Ementas Certificate in Marketing Management CMM Agosto 2012 Fundamentos de Marketing Análise do Ambiente de Marketing Elementos externos Consumidor Concorrência e seus produtos Mercado Ambiente geral Elementos

Leia mais

Gestão Estratégica: Obtenção de uma vantagem competitiva duradoura

Gestão Estratégica: Obtenção de uma vantagem competitiva duradoura Gestão Estratégica: Obtenção de uma vantagem competitiva duradoura (Unique Value Proposition) MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento:

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA APRES ENTAÇÃO O mundo globalizado está em constante transformação em função da implementação de novas tecnologias ao ambiente dos

Leia mais

A nossa experiência e pesquisa em corporate governance e design organizacional permite-nos ajudar os Clientes a atingir vantagens competitivas.

A nossa experiência e pesquisa em corporate governance e design organizacional permite-nos ajudar os Clientes a atingir vantagens competitivas. Introdução Como uma consultora orientada para o aconselhamento à gestão de topo a MAXSOURCE tem ajudado empresas em vários mercados a fortalecer as práticas de liderança e organização. Nos últimos 22 anos

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6 QUESTIONÁRIO 6 (Questões Exame de Suficiência 1 2013) 2. Relacione os grupos do Ativo descritos, na primeira coluna, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção

Leia mais

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Merchandising e Exibitécnica Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Para você... (discuta com seu companheiro de jornada) O que é Merchandising em Ponto de Venda? O que é Exibitécnica? Merchandising

Leia mais

Cosan Day Colin Butterfield, Cosan Alimentos São Paulo 21 de novembro, 2011

Cosan Day Colin Butterfield, Cosan Alimentos São Paulo 21 de novembro, 2011 Cosan Day Colin Butterfield, Cosan Alimentos São Paulo 21 de novembro, 2011 Disclaimer Declarações sobre operações futuras Esta apresentação contém estimativas e declarações sobre operações futuras a respeito

Leia mais

Delta Cafés O Valor da Marca. Horeca Portugal. Portalegre NERPOR 28 Abril 2014

Delta Cafés O Valor da Marca. Horeca Portugal. Portalegre NERPOR 28 Abril 2014 Horeca Portugal Portalegre NERPOR 28 Abril 2014 vantagem competitiva Mudança no papel do consumidor de isolado para conectado de desconhecedor para informado de passivo para activo Acesso à informação

Leia mais

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING para Negócios Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING COMUNICAÇÃO ARTE ou CIÊNCIA CIÊNCIA SOCIAL Capaz de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

Branding: Gerenciamento de Marcas para a Conquista de Mercados e Valorização do Patrimônio Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM

Branding: Gerenciamento de Marcas para a Conquista de Mercados e Valorização do Patrimônio Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Branding: Gerenciamento de Marcas para a Conquista de Mercados e Valorização do Patrimônio Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento:

Leia mais

Introdução PP. Aula 9: Anunciantes

Introdução PP. Aula 9: Anunciantes Introdução PP Aula 9: Anunciantes Conceito Cliente/empresa/organização/instituição ou pessoa que faz uso da propaganda para resolver algum problema de comunicação e atender a uma finalidade específica

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 3 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as empresas do Sistema e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II Turmas: Marketing, Tecnologia Da Informação e Gestão Ambiental Prof. Milton Farina Segundo Semestre Aula do dia 31/08/2010 Livro: Administração de Marketing -Kotler/ Keller

Leia mais

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

Marketing. Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 02: Segmentação de Clientes

INCOMPANY SERPRO Aula 02: Segmentação de Clientes Aula 02: Segmentação de Clientes V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO SEGMENTAÇÃO

Leia mais

INDICADORES DE DESEMPENHO

INDICADORES DE DESEMPENHO DE DESEMPENHO Indicadores relacionados com o faturamento Faturamento (valor) Faturamento no Exterior (valor) Faturamento Estimado (valor) Evolução do Faturamento (valor ou %) Evolução do Faturamento estimado

Leia mais

Ferramentas de Conquista do Consumidor FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ferramentas de Conquista do Consumidor FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ferramentas de Conquista do Consumidor FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Sucesso de Vendas Manter os consumidores atuais Conquistar consumidores novos Administrar a ameaça de substitutos Qualquer

Leia mais

Desempenho Operacional Márcio Utsch

Desempenho Operacional Márcio Utsch Desempenho Operacional Márcio Utsch Considerações sobre o 3T07 Credenciais da Alpargatas Marcas fortes e desejadas Inovação Produtos posicionadas em várias faixas de preço Não dependem de CDC para alavancar

Leia mais