ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015"

Transcrição

1 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.2 (26/08/2015)

2 Prazo de entrega /09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) até o último dia útil do mês de setembro do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira. Orientações: IMPORTANTE: É de extrema importância a realização do Bloqueio do Movimento Contábil, uma vez que a ECD já foi entregue (para 2014). Desta forma os ajustes de ECF, mesmo que necessário alterar fechamentos de Lalur, não devem provocar mudanças contábeis, bastando para isso não chamar as opções de Guias/Demonstrativo. Na opção de Ajuda do SCPH, vem sendo repassadas orientações diversas desde dezembro/2014, ressaltando o que deve vir sendo adequado antes da ECD e ECF para que na geração destas obrigações as informações estejam de acordo, como por exemplo: - Empresas Sujeitas; - ECD - Escrituração Contábil Digital; - Plano Referencial; - Sub-Contas IN RFB 1515; - e-lalur / e-lacs; - Demonstrações Contábeis; - Obrigações Acessórias Eliminadas; O Principal intuito destas orientações iniciais, é que o usuário possa realizar os fechamentos contábeis e a divulgação das Demonstrações, sem que mais tarde (com os ajustes para ECF) tenha que alterar informações que impactem diretamente nessas. Procedimentos Iniciais: SCPH: - Manutenção de Empresas: - Ano Início ECD, somente deve ser informado para empresas que estiveram obrigadas a entrega da ECD. - Plano Referencial ECF: Verificar qual a forma de tributação da empresa (Lucro Real ou Presumido ou Imune/Isenta), para correta definição do plano referencial a ser utilizado.

3 Procedimentos em relação ao Cadastro de Empresas: Procedimentos em relação ao Plano de Contas: - Ajustes referente ao Plano de Contas Referencial RFB - ECF. OBS.: Empresas Lucro Presumido que não foram obrigadas a entrega da ECD de 2014, fica facultativo o referenciamento das contas do Plano Referencial ECF).

4 OBS.: Caso tenha informado Plano Referencial RFB, anteriormente, poderá ser utililizada a ferramenta De-Para para adequação do Plano Referencial RFB ECF. Caso o Plano Referencial RFB, não tenha sido informado anteriormente, deverá ser feito manualmente o referenciamento das contas apenas no Plano Referencial RFB ECF. Procedimentos em relação ao Lalur: - Ajustes referente ao Lalur: Cadastro de Contas, Lançamentos de Lalur e Lançamentos Contábeis. Configurações obrigatórias para gerar o e-lalur e o e-lacs. - Coeficientes Em Cadastros\Lalur\Coeficientes, informar o ano e 1 para todos os meses. A configuração deve ser feita para todos os anos. - Contas Em Cadastros\Lalur\Contas, obrigatoriamente deve ter uma conta cadastrada com o Tipo Adição igual a Adição parte A e descrição igual a Contribuição Social (extamente com essa descrição) e Tipo Contábil igual a Lançamento Lalur. Sem essa configuração o sistema na faz a adição da CSLL automaticamente no cálculo do IRPJ.

5 - Forma de Apuração Em Cadastros\Lalur\Forma de Apuração, configurar conforme forma de apuração, deve ser feito mês a mês, independente de ser trimestral ou anual. No campo Conta de Provisão do IR deve ser informada somente a conta de Provisão de IRPJ do grupo resultado, e no campo Contas p/resultado Contábil informar o grupo de resultado do plano de contas.

6 Fechamento Lalur: OBS.: Novos campos para informar Deduções e Retenções, para empresas com forma de apuração do Lalur Balancete Mensal e Lucro Real Trimestral. Para as demais formas de apuração, as Deduções/Retenções deverão ser informadas no EFPH. O Lalur só é considerado fechado após a verificação do Demontrativo e Emissão das Guias. No Fechamento Lalur, ao gerar Guias, do valor das mesmas será gerado automaticamente o lançamento contábil (provisão-ir e CSLL). O processo de emissão das guias, também gera as mesmas para o Controle de Guias do EFPH, desde que, o endereço do EFPH seja informado na tela de fechamento do Lalur: ATENÇÃO: Não deverão ser atualizados valores de Guias do Lalur de 2014, pois este processo poderá modificada a contabilização, conforme mensagem abaixo:

7 - Geração da ECF: - Aba Signatários: Informação de (obrigatório); - Lucro Presumido Aba Informações Gerais: Para empresas que entregaram ECD, os campos Capital Registrado, Valor do Estoque, Saldo de Caixa e Bancos, Saldo de Aplicações Financeiras, Contas a Receber e Contas a Pagar, não são necessários; - Para empresas que não tem Estoque, o campo Valor do Estoque não deverá ser informado, porém, o campo Método de Avaliação de Estoques deverá conter informação, neste caso, selecionar qualquer uma das opções disponíveis. - Local Tabelas PVA: Informar o local onde estão gravadas as tabelas da ECF, normalmente localizadas em C:\arquivos de programas rfb\programas sped\ecf\recursos\tabelas (endereço necessário para busca das descrições das operações geradas nos registros pelo SCPH) ATENÇÃO: Se na geração da ECF, está sendo apresentada mensagem Empresa não possui Ano Inicio ECD no Cadastro da Empresa e a empresa não esteve obrigada a apresentação da ECD, é provável que o Plano Referencial vinculado esteja incorreto, pois este é exigido somente para PJ em Geral, Seguradoras e Financeiras.

8 EFPH: - Manutenção de Empresas: Informação de (obrigatório); - Revisão/Ajustes no Cadastros de Sócios em relação ao EFPH (Informações iguais). - Verificação do Cadastro de Históricos: % de CSLL e IRPJ; Retenções: - Registro Y570: Demonstrativo do Imposto de Renda e CSLL Retidos na Fonte: - Será gerado sob as seguintes condições: ::Ter sido lançado durante todo o ano base, nos lançamentos de saídas, todas as notas de serviços com retenção de IRF, e com informação do cliente. ::Ter informado nos históricos utilizados o código de retenção correspondente. ::Ter sido lançado durante todo o ano base, nos lançamentos de saídas, todas as notas de serviços com retenção de CSLL, e com informação do cliente, bem como os recebimentos, quando a retenção ocorreu sobre estes. :: Atenção: Para retenções de CSLL serão gerados apenas aquelas referentes à Lei 10833, com códigos 5952 ou 5987, os demais códigos (3877, 6228 e 9998) deverão ser informados e ou ajustados diretamente no sistema da SRF. DPPH: - Revisão/Ajustes nos Cadastros de Sócios em relação ao EFPH (Informações iguais). OBS.: Caso não tenha os sócios informados no DPPH, ou não tenha DPPH, as informações dos sócios serão geradas pelo EFPH, ou, ainda, caso não tenha EFPH (Imunes/Isentas), estas informações, serão geradas pelo DPPH. Caso não tenha nem EFPH, nem DPPH, não será gerado o registro Y600. ::Registro Y600: Identificação de Sócios ou Titular - depende de informações no cadastro de sócios no sistema EFPH ou no sistema DPPH. Cadastros Sócios: - Novos Campos: Informar se necessário Capital Votante diferente da participação normal, para sócio que não for do Brasil, ou ainda que tiver algum representante legal. (procurador..etc...) - Não serão permitidos tipos de sócios como 'Fundo de Investimento'. - A qualificação será definida pela natureza da empresa e o país, sendo que para S/A será Acionista, para MEI e individual será Titular e todas as demais será Sócio. - Data Entrada: Caso não esteja informada data de entrada será considerada data de abertura da empresa indicada no EFPH ou DPPH ou SCPH (nessa ordem). Nota: No caso de funcionários (dirigentes, administradores etc..) o país será sempre considerado como '105-Brasil' devendo ser ajustado diretamente no PVA caso existem residentes ou domiciliados no exterior. ::Registro Y611/12: Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular - depende de informações no sistema DPPH.

9 -Processamento de valores: Serão consideradas filiais (mesmo método que era utilizado na DIPJ de anos anteriores, exceto que agora os diretores são os identificados no cadastro, e sempre gerará PL). 1) Pro Labore. (empregadores) 2) Distribuição de Lucros. (empregadores e sócios) -Cadastro de Funcionários - Rendimentos ECF: Indique a categoria conforme necessidade de geração de rendimentos (Registros Y611/12) para a ECF-Escrituração Contábil Fiscal a partir de OBS.: Para estas qualificações o funcionário deve constar em DIRF (do ano de 2014). - O cadastro de sócios servirá para atualizar (pelo CPF/CNPJ) o código do país (de empregadores, por exemplo, que não tenham lucros). Sequência de Geração:

10

11 Geração ECF / Painel: Ao final da geração da ECF, será apresentada mensagem de alerta para salvar no mesmo arquivo de importação, e que este foi copiado para a área de transferência. O arquivo vai ser sempre ECFano.PVA.TXT na pasta ECF de cada empresa. Atenção: Na geração de entrega à RFB pelo PVA, salvar neste mesmo arquivo para que o Painel tenha todas as funcionalidades de conferência. Geração da ECF Sequência Painel:

12 Gravação do arquivo para entrega PVA: Após a gravação do arquivo, deverá no SCPH ser executada a opção Verificar Status Local. Check Empresas: Permite conferir as empresas incluídas no painel com as empresas do cadastro. Caso alguma empresa do cadastro não esteja no painel, apresenta lista para conferência e posterior geração se necessário. Serão considerados os campos 'Data Início ECD' e 'Simples' do Cadastro das Empresas para a verificação.

13 Fechamento IRPJ/CSLL: ATENÇÃO: O fechamento de possíveis diferenças dos valores de IRPJ e CSLL, entre PVA e SCPH, deverá ser feito antes da ECF ser assinada e entregue (conferência entre arquivo gerado pelo SCPH comparado com arquivo gravado para entrega no PVA). Se na verificação, o status do Fechamento IRPJ/CSLL for <<< SUCESSO >>>, significa que não houveram diferenças na apuração entre SCPH e PVA. Se na verificação, o status do Fechamento IRPJ/CSLL for <<< DIFERENÇAS/PROBLEMAS >>>, pode ser que não tenha ainda sido gravado o arquivo de entrega no PVA, ou tenha sido gravado em outro local ou com outro nome, ou realmente existem diferenças entre o fechamendo dos impostos entre SCPH e PVA.

14 Buscas entre sistemas: - Será permitido ao usuário setar localização, que será sempre solicitada na geração. Deverá ser informada a pasta da empresa a ser gerada a ECF, então sistema assumirá esta. Caso seja informado somente o local da Base, será buscado pelo CNPJ da primeira pasta encontrado. - Para algumas empresas não é necessário informações do EFPH, pois nesse sistema, não teria o que buscar, exemplo: Sindicatos, Igrejas... Neste caso, foi ajustado para efetuar a busca dos dados cadastrais somente do DPPH, e na geração,

15 quando abrir a janela do EFPH, basta dar um ESC ou Fechar a janela, que o sistema vai buscar os dados cadastrais no DPPH. Informações que virão do EFPH: - Registro 030-Dados Cadastrais: Natureza Jurídica, CNAE Fiscal, Endereço, número, complemento, código município e ; -Registro Y550: Vendas a Comercial Exportadora com Fim Específico de Exportação: Será buscado no EFPH mas somente se for indicado na Aba Parâmetros que existem essas vendas. EFPH: Movimento de itens das saídas menos movimento de itens das entradas, para históricos de faturamento e CFOP que indique operação equivalente. Valor do produto - desconto - desconto rateado + rateio outras/frete... - Serão consideradas filiais. - CFOP-s :: Saídas: 5501,5502,5504,5505, 6501,6502,6504,6505 :: Entradas: 1503,1504,1505,1506,2503,2504,2505,2506, - Obrigatório detalhamento itens SPED. Particularidades de cada registro: - Registro 010-Parametros de Tributação: Qualificação da PJ: baseado no Plano Referencial Indicado. - Registro K355-Saldos Finais das Contas Contábeis de Resultado Antes do Encerramento A partir do momento que existirem lançamentos contábeis com 'Centro de Custos', para todos os lançamentos dessa conta deverá existir CC informado. Caso alguma conta possua lançamentos com e sem centro de custos, ocasionará erro na validação do arquivo no PVA. - Registro M312: Números dos Lançamentos Relacionados à Conta Contábil: Será utilizada a informação do arquivo gerado pela ECD (CODLAN.PD), conforme código de lançamento informado no registro I200-Lançamentos Contábeis (Arquivo da ECD-A informação tem que ser igual nos dois arquivos). - Registro M362: Números dos Lançamentos Relacionados à Conta Contábil Será utilizada a informação do arquivo gerado pela ECD (CODLAN.PD), conforme código de lançamento informado no registro I200-Lançamentos Contábeis (Arquivo da ECD-A informação tem que ser igual nos dois arquivos). - Registro Y570: Demonstrativo do Imposto de Renda e CSLL Retidos na Fonte: - Os valores lançados em 'Outras Bases', referente retenções de IR e CS, não serão incluídos nesse registro, pois não constam todas as informações necessárias. - Lançamentos de saídas, todas as notas de serviços com retenção de IRF, e com informação do cliente. Ter informado nos históricos utilizados o código de retenção correspondente.

16 - Registro Y600: Identificação de Sócios ou Titular: Serão mesclados os cadastros de sócios do EFPH e do DPPH. - Registro Y671: Outras Informações (Lucro Real) O sistema gera apenas os campos 5 e Aquisições = Débitos nas contas de imobilizado do período. 6 - Baixas = Créditos nas contas de imobilizado do período. Os demais campos deverão ser preenchidos manualmente no PVA. - Registro Y800: Outras Informações Criada Aba de Outras Informações onde se podem incluir arquivos em formato RTF. Cada arquivo irá gerar um registro Y800 no arquivo da ECD. Os arquivos são gravados de acordo com o Ano ECF. Registros Não Gerados pelo SCPH: - Registro 0035: Identificação das SCP - Registro M315: Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lalur - Registro M365: Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lalur - Registro M415: Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lalur - Registro N615: Informações da Base de Cálculo dos Incentivos Fiscais - Registro P130: Demonstração das Receitas Incentivadas do Lucro Presumido - Registro P230: Cálculo da Isenção e Redução do Lucro Presumido - Registro Y560: Detalhamento das Exportações da Comercial Exportadora - Registro Y580: Doações a Campanhas Eleitorais - Registro Y590: Ativos no Exterior - Registro Y620: Participações Avaliadas Pelo Método de Equivalência Patrimonial - Registro Y630: Fundos/Clubes de Investimento - Registro Y640: Participações em Consórcios de Empresas - Registro Y650: Participantes do Consórcio - Registro Y660: Dados de Sucessoras - Registro Y680: Mês das Informações de Optantes pelo Refis (Lucros Real, Presumido e Arbitrado - Registro Y681: Informações de Optantes pelo Refis (Lucros Real, Presumido e Arbitrado - Registro Y682: Informações de Optantes pelo Refis - Imunes ou Isentas - Registro Y690: Informações de Optantes pelo PAES Registros Gerados pelo PVA automaticamente: - Registro L030: Identif. Dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ/CSLL no ano calendário. - Registro L100: Balanço Patrimonial (Calculado pelo PVA); - Registro M500: Controle de Saldos das Contas da Parte B do e-lalur e do e-lacs - Registros P100 Balanço Patrimonial e Registro P150 Demonstrativo do Resultado do

17 Exercício: são gerados pelo PVA com base nas informações dos registros J100/J156, K155/156 e K355/K Registro U100 Balanço Patrimonial e Registro U150 Demonstração de Resultado: são gerados pelo PVA com base nas informações dos registros J100/J156, K155/156 e K355/K356. Registros a serem informados diretamente no PVA: - Registro N600: Demonstração do Lucro da Exploração - Registro N610: Cálculo da Isenção e Redução do Imposto Sobre o Lucro Real - Registro Y540: Discriminação da Receita de Vendas dos Estabelecimentos por Atividade - Registro Y671: Outras Informações (Lucro Real), exceto os campos 5-Aquisições e 6-Baixas; Blocos Não Gerados pelo SCPH - BLOCO T - Lucro Arbitrado - BLOCO X - Informações Econômicas - BLOCO 9 - Encerramento de Arquivo (Este bloco não será gerado pois o validador o desconsidera) Particularidades dos Blocos: - BLOCO C - Informações Recuperadas ECD O Bloco C, somente é preenchido efetuando a Recuperação da ECD dentro da ECF. Porem, essa recuperação pode ocasionar erros com relação as Contas Referenciais que na ECD não eram obrigatórias e na ECF sim. Nesses casos, devera ser seguido orientações repassadas pela RFB conforme abaixo: - Importação do arquivo ECF; - Recuperação dos saldos da ECD; - Importação somente do bloco J do ECF; - BLOCO E - Informações Recuperadas ECF anterior e cálculos dados ECD Esse bloco também somente é preenchido pela recuperação da ECF. Porem, é a ECF do ano anterior. - BLOCO K - Saldos das Contas Contábeis e Referenciais: Na validação de ECF de empresa de Lucro Presumido, poderá ocorrer advertência: Existe uma diferença (R$ ****) entre a soma dos saldos finais credores com a soma dos saldos finais devedores. Esta mensagem ocorre porque o PVA aponta que o fechamento do balanço deve ser em função das empresas do presumido apurar o imposto trimestralmente. Como a Lei permite que seja apurado apenas um Balanço Anual (e na maioria dos casos é desta forma que foi feito, e entregue a ECD inclusive). Como se trata de advertência, pode ser entregue a ECF desta forma. Caso o usuário opte por fazer o fechamento trimestral, ficará diferente da ECF, e, para este caso não encontramos orientação.

18 - BLOCO P Lucro Presumido: Todas as informações relativas a apuração dos impostos de Lucro Presumido serão geradas por informações oriundas do EFPH. - BLOCO U Imunes/Isentas: Mesmo que a empresa Imune/Isenta, esteja enquadrada como Lucro Real, NÃO serão gerado os blocos L, M e N. PVA: - O bloco 0 (zero) (Parâmetros de Tributação, Parâmetros Complementares, Dados Cadastrais, Identificação de SCP e Identificação dos Signatários) não é sobrescrito em importações seguintes a primeira, caso necessário alterar informações deste, deverá ser excluída a escrituração e novamente importada. - Na importação do arquivo dentro do PVA, o mesmo irá apresentar o seguinte questionamento: Realiza transporte de valores? Sim ou Não? Obrigatoriamente deverá ser optado por SIM, em função da base de calculo e valores que serão gerados automaticamente pelo PVA, conforme informações constantes nos registros gerados pelo SCPH.

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.0 (08/2015) Prazo de entrega 2015-30/09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema

Leia mais

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF 1 Configurações para ECF Atualização do sistema Office Antes de iniciar as configurações e gerar o arquivo é obrigatória a atualização

Leia mais

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.4 (03/09/2015) Prazo de entrega 2015-30/09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao

Leia mais

Painel Escrituração Contábil Fiscal 2015 (Ano-Calendário 2014) Junho de 2015

Painel Escrituração Contábil Fiscal 2015 (Ano-Calendário 2014) Junho de 2015 Painel Escrituração Contábil Fiscal 2015 (Ano-Calendário 2014) Junho de 2015 Agenda 1 Quem está com você hoje 2 Informações Gerais sobre a ECF 3 Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Blocos e Registros 1

Leia mais

Blocos de composição da ECF

Blocos de composição da ECF Blocos de composição da ECF Bloco 0 - Abertura e Identificação Descrição do Bloco: Abre o arquivo, identifica a pessoa jurídica e referencia o período da ECF. Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital

Leia mais

PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)

PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) O que é ECF? Escrituração Contábil Fiscal - (ECF) é uma obrigação imposta às Pessoas Jurídicas estabelecidas no Brasil exigidas pela RFB que substituiu a Declaração

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL LEGISLAÇÃO Diante da mais nova modernização das obrigações que o Brasil está passando, um dos mais importantes impostos do país não poderia ficar de fora. Com a publicação

Leia mais

- Acrescentada a opção Optante pela extinção do RTT em 2014 ; - Removida a opção Apuração e Informações de IPI e Período ;

- Acrescentada a opção Optante pela extinção do RTT em 2014 ; - Removida a opção Apuração e Informações de IPI e Período ; IRPJ-LALUR 2015 2.0 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SISTEMA Orientamos que na versão 1.2 façam backup da base de dados do LALUR. É importante imprimir as fichas calculadas 9, 11, 16 e 17 para a conferência nos

Leia mais

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ),

Leia mais

SPED Contábil - Versão 3.1.9

SPED Contábil - Versão 3.1.9 SPED Contábil - Versão 3.1.9 A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo,

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Escrituração Contábil Fiscal - ECF EMPRESAS LUCRO REAL As empresas que são tributadas pelo Lucro Real, pagam o IRPJ e a CSLL com base no lucro obtido em sua contabilidade, ajustado de receitas e despesas que não devem ser consideradas,

Leia mais

Sped ECF. Tutorial WinThor e Informações Gerais

Sped ECF. Tutorial WinThor e Informações Gerais Sped ECF Tutorial WinThor e Informações Gerais O que é? A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) é uma obrigação anual das empresas, instituída pela Receita Federal do Brasil e trata-se da unificação de informações

Leia mais

Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF

Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF Apresentador: Márcio Schuch Silveira, Contador, Mestre em Ciências Contábeis, Empresário Contábil, Coordenador da Comissão de Organizações Contábeis do CRCRS

Leia mais

TUTORIAL SPED ECF. Apresentação. Tabela de Alterações. Sumário. Apresentação Conhecendo o ECF (Escrituração Contábil Fiscal)...

TUTORIAL SPED ECF. Apresentação. Tabela de Alterações. Sumário. Apresentação Conhecendo o ECF (Escrituração Contábil Fiscal)... Sumário Apresentação... 1 1. Conhecendo o ECF (Escrituração Contábil Fiscal)... 2 2. Procedimentos iniciais... 4 3. Cadastrar Plano de Contas... 4 4. Atualizar tabelas... 6 5. Configuração de Exercício...

Leia mais

13/06/2016 SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL NOVIDADES Prof. Fellipe Guerra Ceará, 10 de Junho de 2016.

13/06/2016 SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL NOVIDADES Prof. Fellipe Guerra Ceará, 10 de Junho de 2016. SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL NOVIDADES 2016 Prof. Fellipe Guerra Ceará, 10 de Junho de 2016. 1 2 3 1.218.088 CONTABILIDADE NO BRASIL Lei 6.404/1976 Lei 12.973/2014 Decreto Lei 1.598/1977 Lei 11.941/2009

Leia mais

LUCRO REAL ECF (Apuração e Preenchimento) Expositor: Alberto Gonçalves 2015

LUCRO REAL ECF (Apuração e Preenchimento) Expositor: Alberto Gonçalves 2015 Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro LUCRO REAL ECF (Apuração e Preenchimento) Expositor: Alberto Gonçalves contato@agmcontadores.com.br 2015 Julho-2015 direitos autorais exclusivos

Leia mais

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Este tutorial destina-se a empresas de Regime Lucro Real. A exportação para o SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) no Sistema LedWin, deverá ser feita da seguinte

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal ECF José Jayme Moraes Junior

Escrituração Contábil Fiscal ECF José Jayme Moraes Junior Escrituração Contábil Fiscal ECF José Jayme Moraes Junior Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Supervisor Nacional da ECF e da ECD Apresentação: 04/2018 ECF RESUMO DA APRESENTAÇÃO E C F Escrituração

Leia mais

FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO

FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO Esse manual tem o objetivo de demonstrar como será realizada a geração da ECF de uma empresa optante pelo Lucro presumido no Fortes Fiscal. O que é a ECF? A

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...02

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...02 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...02 1 DÚVIDAS DE GERAÇÃO DO ARQUIVO DA ECF E CARGA NO PVA...02 1.1 Dúvidas na geração do arquivo no pacote 3820 (geração da ECF)...02 1.2 Mensagem ao carregar o arquivo da ECF do programa

Leia mais

SPED 2016 Um Ano de Mudanças. SPED ECD e SPED ECF: Um projeto de pressão!

SPED 2016 Um Ano de Mudanças. SPED ECD e SPED ECF: Um projeto de pressão! SPED 2016 Um Ano de Mudanças SPED ECD e SPED ECF: Um projeto de pressão! Objetivo do Treinamento Atualização sobre as alterações do Leiaute 4 do SPED ECD para 2016. Leiaute 4 Item 3.4 do Manual - utilizado

Leia mais

Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos

Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos Obrigatoriedade Todas as pessoas jurídicas, exceto optantes pelo SIMPLES NACIONAL, orgãos públicos e pessoas

Leia mais

Palestras de Atualização Profissional, na Capital e em Municípios do Interior do RS, Destinadas aos Contadores

Palestras de Atualização Profissional, na Capital e em Municípios do Interior do RS, Destinadas aos Contadores Palestras de Atualização Profissional, na Capital e em Municípios do Interior do RS, Destinadas aos Contadores e Técnicos em Contabilidade Registrados no CRC-RS APOSTILA ECF 1 Sumário ECF_ Leiaute 4 Ato

Leia mais

Jd Soft Sistemas Ltda F o n e : ( )

Jd Soft Sistemas Ltda F o n e : ( ) INFORMATIVO EFPH Nº 005 20/05/2014. MANTER EM DIA AS ATUALIZAÇÕES O programa DOWNLOAD JD é o nosso portal oficial onde são publicadas as versões e os manuais de atualização e de informação para o usuário.

Leia mais

ECF - Tela Introdução. Tópicos

ECF - Tela Introdução. Tópicos ECF - Tela 012356 Tópicos Introdução Legislação, prazos e obrigatoriedade Pré-Requisitos Software Configurações e gerações no Linx ERP Assinatura digital Fluxo de geração da ECF Detalhamento do processo

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Escrituração Contábil Fiscal - ECF EMPRESAS IMUNES E ISENTAS 1) São imunes do imposto sobre a renda: a) os templos de qualquer culto (CF/1988, art. 150, VI, "b"); b) os partidos políticos, inclusive suas fundações, e as entidades sindicais

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Real Informações importantes Este roteiro visa apresentar uma sugestão para a geração e entrega da ECF para as empresas

Leia mais

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

Boletim de Implementação BC12145

Boletim de Implementação BC12145 BC12145 SPED ECF Escrituração Contábil Fiscal Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Orientação para Parametrização da Escrituração Contábil Fiscal... 5 2 Apresentação Devido ao volume de trabalho

Leia mais

ECF Lucro Presumido Regras Gerais. 1. Instrução Normativa RFB nº 1.422/ Eventos Especiais Blocos do Arquivo...

ECF Lucro Presumido Regras Gerais. 1. Instrução Normativa RFB nº 1.422/ Eventos Especiais Blocos do Arquivo... ECF Lucro Presumido Regras Gerais 1. Instrução Normativa RFB nº 1.422/2013... 2 2. Eventos Especiais... 5 3. Blocos do Arquivo... 7 4. Importação da ECF e Recuperação da ECD... 8 5. Registros do Lucro

Leia mais

Leiaute ECD x Sistema Office

Leiaute ECD x Sistema Office Leiaute ECD x Sistema Office Índice 1. BLOCO 0: ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA... 1 Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Empresário

Leia mais

Guia de Instruções ECF. Guia de Instruções ECF

Guia de Instruções ECF. Guia de Instruções ECF Guia de Instruções 1 Conteúdo Apresentação... 3 Instruções para... 4 1. Importação da e Recuperação da ECD... 4 2. Recuperação da ECD sem mapeamento para o Plano Referencial... 4 3. Recuperação da ECD

Leia mais

ECF e a história do Lalur

ECF e a história do Lalur ECF e a história do Lalur HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Conceitos sobre Lalur Histórico Finalidade Como era em meio físico O que muda com a ECF 2. Conceitos sobre a ECF Objetivos Histórico Obrigatoriedade

Leia mais

ECF Escrituração Contábil Fiscal

ECF Escrituração Contábil Fiscal ECF Escrituração Contábil Fiscal Versão 1.0.4 SUMARIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. INFORMAÇÕES LEGAIS... 3 2.1 Prazo de entrega... 3 2.2 Pessoas Jurídicas Obrigadas a ECF... 3 2.3 Dispensa da Escrituração do

Leia mais

TUTORIAL PRÁTICO ECF

TUTORIAL PRÁTICO ECF HITECNET INFORMÁTICA 55 13 3797-7400 0800-164474 www.hitecnet.com.br hitec@hitecnet.com.br Cadastros 1) Cadastro > Empresa 2) Cadastro > Contador 3) Documentação > Sócios TUTORIAL PRÁTICO ECF Plano de

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL CONSULTORIA DE SEGMENTOS HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Conceitos sobre a ECF Histórico Objetivos Obrigatoriedade Estrutura Certificados Prazos Penalidades 2. Novidades no Layout

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO DIPJ 2011 O Cordilheira Sistema Contábil possibilita, mediante prévia parametrização, a geração de arquivos para serem importados pelo programa validador da DIPJ, fornecido

Leia mais

FORTES CONTÁBIL E FISCAL ECF LUCRO REAL

FORTES CONTÁBIL E FISCAL ECF LUCRO REAL FORTES CONTÁBIL E FISCAL ECF LUCRO REAL Esse manual tem o objetivo de demonstrar como será realizada a geração da ECF de uma empresa optante pelo Lucro Real no Fortes Contábil. O que é a ECF? A Escrituração

Leia mais

GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION

GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION Carine Lena 21/08/2015 008.016.028 1/14 GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION Sumário 1. Plano de Contas referencial... 2 2. Geração do SPED ECF no ERP Solution... 6 3. Importação do arquivo no validador... 10

Leia mais

RECIBO DE ENTREGA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL Imposto de Renda de Pessoa Jurídica - ECF Original

RECIBO DE ENTREGA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL Imposto de Renda de Pessoa Jurídica - ECF Original MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL Sped Versão: 4.0.8 RECIBO DE ENTREGA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL Imposto de Renda de Pessoa Jurídica

Leia mais

RECIBO DE ENTREGA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL Imposto de Renda de Pessoa Jurídica - ECF Original

RECIBO DE ENTREGA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL Imposto de Renda de Pessoa Jurídica - ECF Original MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL Sped Versão: 3.0.2 RECIBO DE ENTREGA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL Imposto de Renda de Pessoa Jurídica

Leia mais

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Este tutorial destina-se a empresas de Regime Imunes/Isentas. A exportação para o SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) no Sistema LedWin, deverá ser feita da

Leia mais

ECF Escrituração Contábil Fiscal

ECF Escrituração Contábil Fiscal ECF Escrituração Contábil Fiscal Versão 1.0.0 SUMARIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. INFORMAÇÕES LEGAIS... 2 2.1 Prazo de entrega... 2 2.2 Pessoas Jurídicas Obrigadas a ECF... 2 2.3 Dispensa da Escrituração do

Leia mais

ECF 2018 Escrituração Contábil Fiscal.

ECF 2018 Escrituração Contábil Fiscal. Escrituração Contábil Fiscal. Thiago Arantes Consultor; Auditor Independente; Contador; ex-gerente de Auditoria Interna da Coca-Cola; Professor de Pós Graduação do IPOG. Especialista em SPED (ECD e ECF).

Leia mais

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL - facebook/mapaetecnicofiscal

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL  - facebook/mapaetecnicofiscal Maio/2017 Lei 11.638 28/12/07 CPC Lei 11.941 28/05/09 RTT IN RFB IN RFB LEI IN RFB 1.397 1.422 12.973 1.700 17/09/13 20/12/13 14/05/14 14/03/17 RTT ECF FIM RTT Lei 12.973/15 A Escrituração Contábil Fiscal

Leia mais

Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ?

Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ? Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Lucro Presumido. 1 IMPORTAÇÃO SPED

Leia mais

Legislação e regras da ECF

Legislação e regras da ECF ECF Legislação e regras da ECF Definição ECF Escrituração Contábil Fiscal (novo nome da EFD-IRPJ) de acordo com o disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.422, de 19 de dezembro de 2013 DOU 20.12.2013.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO SPED CONTÁBIL

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO SPED CONTÁBIL INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO SPED CONTÁBIL CADASTRO DA EMPRESA (CADASTROS>GENÉRICOS>EMPRESAS) INFORMAR O TIPO DE APURAÇÃO DA EMPRESA CONFIGURAÇÕES E CADASTRO DA EMPRESA (CADASTROS>GENÉRICOS>PARÂMETROS DA

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Obrigação O que é? Objetivo Nova Escrituração Contábil Fiscal Digital do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica, a partir

Leia mais

SPED Contábil ECD. O que é a ECD Escrituração Contábil Digital

SPED Contábil ECD. O que é a ECD Escrituração Contábil Digital SPED Contábil ECD 1 O que é a ECD Escrituração Contábil Digital A ECD Escrituração Contábil Digital é parte integrante do Projeto SPED Sistema Público de Escrituração Digital e visa substituir a escrituração

Leia mais

ECF - Lucro Real - Regras Gerais. 1. Instrução Normativa RFB nº 1.422/ Eventos Especiais Blocos do Arquivo...

ECF - Lucro Real - Regras Gerais. 1. Instrução Normativa RFB nº 1.422/ Eventos Especiais Blocos do Arquivo... ECF - Lucro Real - Regras Gerais 1. Instrução Normativa RFB nº 1.422/2013... 2 2. Eventos Especiais... 5 3. Blocos do Arquivo... 7 4. Importação da ECF e Recuperação da ECD... 8 5. Registros do Lucro Real...

Leia mais

Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento...

Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento... Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento...30 Informações Importantes... 32 Erros Comuns...33 O SPED Contábil

Leia mais

INFORMATIVO NÚMERO 048 SETEMBRO DE Informativo Mensal. Página 1 de 14

INFORMATIVO NÚMERO 048 SETEMBRO DE Informativo Mensal. Página 1 de 14 NÚMERO 048 SETEMBRO DE 2015 INFORMATIVO Página 1 de 14 ÍNDICE 1.... 3 1.1 SPED ECF... 3 1.1.1 LALUR/LACS... 3 1.1.2 BLOCO K... 3 1.1.3 BLOCO M... 4 1.1.4 BLOCO N... 4 1.1.5 APURAÇÃO IRPJ/CSLL... 4 2. NOTAS

Leia mais

CÂMARA JAPONESA. Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá Novembro 2014

CÂMARA JAPONESA. Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá Novembro 2014 CÂMARA JAPONESA Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá rjesus@kpmg.com.br Novembro 2014 Conteúdo Conteúdo O que é a ECF? 4 Fontes de informação 8 Desafios 9 Penalidades 11 2 O que é a ECF?

Leia mais

ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED

ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED O que é ECF Escrituração Contábil Fiscal? Demonstra o cálculo do IRPJ e da CSLL Sucessora da DIPJ Faz parte do projeto SPED Instituída pela Instrução Normativa RFB 1.422/2013

Leia mais

Boletim de Implementação BC12149

Boletim de Implementação BC12149 BC12149 SPED ECF Escrituração Contábil Fiscal Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Orientação para Parametrização da Escrituração Contábil Fiscal... 5 2 Apresentação A Support Informática está

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Lucro Real

Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Lucro Real Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Lucro Real Índice 1. SPED ECF NO SAGE GESTÃO CONTÁBIL... 3 1.1. Cadastro do Estabelecimento... 3 1.2. Centro de Custo... 5 1.3. SCP... 5 1.4. Contador... 6 1.5. Plano

Leia mais

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

Neste tutorial abordaremos os conceitos e a aplicação da DIRF no sistema Folha de Pagamento Tron.

Neste tutorial abordaremos os conceitos e a aplicação da DIRF no sistema Folha de Pagamento Tron. 1 DIRF Neste tutorial abordaremos os conceitos e a aplicação da DIRF no sistema Folha de Pagamento Tron. Primeiramente, saberemos o que é a DIRF conforme definição da Receita Federal: Declaração do Imposto

Leia mais

e-lalur/e-lacs Conceito.

e-lalur/e-lacs Conceito. e-lalur/e-lacs Conceito. Cada imposto tem sua forma de apuração, ICMS temos os livros que apuram o débito ou crédito e informamos na DIME e no SPED ICMS/IPI, o IPI por sua vez tambem é apurado pelo livro

Leia mais

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração?

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração? SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique na

Leia mais

ECF/DCTF Malha Fiscal Pessoa Jurídica

ECF/DCTF Malha Fiscal Pessoa Jurídica 1 ECF/DCTF Malha Fiscal Pessoa Jurídica A Receita Federal autuou nos meses de março, abril e maio 5.241 empresas por irregularidades no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social

Leia mais

ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL

ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL SUMÁRIO INTRODUÇÃO...1 CONCEITO...1 GERAÇÃO...2 LEGISLAÇÃO...2 PARÂMETROS DE ESTABELECIMENTO... 3 GERAÇÃO DO ARQUIVO...4 GRAVAÇÃO DO ARQUIVO...5 PROGRAMA VALIDADOR E

Leia mais

1. Registro 0000 (ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ).

1. Registro 0000 (ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ). SPED Contábil Alterações do Layout 3.0 Produto : RM TOTVS Gestão Contábil 11.82 Processo : SPED Contábil Subprocesso : Data da publicação : 16/04/15 Este documento tem o objetivo de apresentar as alterações

Leia mais

SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior?

SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior? SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior? Conforme Manual do SPED ECF, Atualização Maio/2017, página 12, "Uma das inovações da ECF corresponde, para as empresas obrigadas a entrega

Leia mais

Manual FCONT JUNHO/2013

Manual FCONT JUNHO/2013 Manual FCONT JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando Sistema FCONT... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Gerando Arquivo... 7 4. Considerações Importantess... 12 5. Glossários... 12 2 1. Introdução

Leia mais

1. O que é a ECF? Obrigatoriedade Prazo de entrega Benefícios do Sped Blocos Iniciando a configuração

1. O que é a ECF? Obrigatoriedade Prazo de entrega Benefícios do Sped Blocos Iniciando a configuração 2016 1 1. O que é a ECF?...4 2. Obrigatoriedade...5 3. Prazo de entrega...8 4. Benefícios do Sped...9 5. Blocos...10 6. Iniciando a configuração...13 7. Associação das Contas...14 8. Cadastro dos Sócios...20

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

ECF Obrigatoriedade, prazo e multas

ECF Obrigatoriedade, prazo e multas ECF Obrigatoriedade, prazo e multas 4 de abril de 2016 Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a DIPJ desde 2015 A ECF referente ao ano-calendário 2015 deve ser entregue até 30 de junho de 2016. A

Leia mais

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação?

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção DEFINIÇÕES, no quadro

Leia mais

ECF Responde. Consultoria de Segmentos T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

ECF Responde. Consultoria de Segmentos T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 ECF Responde Consultoria de Segmentos T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 PRÓXIMOS WEBINAR TOTVS Linha RM 04/07, das 10hs as 12hs Linha Protheus 04/07, das 15hs as 17hs Linha Datasul

Leia mais

O SPED e o cruzamento das obrigações acessórias

O SPED e o cruzamento das obrigações acessórias O SPED e o cruzamento das obrigações acessórias ENTRADA DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Maior risco Entradas erradas causam saídas erradas SAÍDA DE INFORMAÇÃO Na visão de LAUDON & LAUDON(1999, p.

Leia mais

Rateio por Despesas por Contas Contábeis

Rateio por Despesas por Contas Contábeis Rateio por Despesas por Contas Contábeis Introdução É possível efetuar configuração no sistema para que a contabilização das despesas seja rateada entre departamentos/centros de custo, de acordo com percentuais

Leia mais

Manual do Usuário Geração do Arquivo ECF

Manual do Usuário Geração do Arquivo ECF Manual do Usuário 1 Conteúdo Apresentação... 3 Alterações... 4 1. Sistema > Empresas... 4 2. Sistema > Configurar > GERAL... 4 3. Cadastro > Sócios ou Outros > Criar... 5 4. Cadastro > Sócios ou Outros

Leia mais

Prof. Filemon Augusto de Oliveira

Prof. Filemon Augusto de Oliveira Prof. Filemon Augusto de Oliveira Mini Curriculum Prof. Filemon Augusto de Oliveira Contador Especialista em Gestão Financeira MBA Controladoria e Auditoria Empresário Contábil Membro do GT Tributário

Leia mais

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL INTEGRAÇÃO ONESOURCE ECF

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL INTEGRAÇÃO ONESOURCE ECF MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL MÓDULO INTEGRAÇÃO - ONESOURCE ECF 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 SOBRE O ONESOURCE ECF...4 PÚBLICO ALVO...4 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS...5 EXPORTAÇÃO DOS DADOS...6 INTEGRAÇÃO DOS

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: ECD/ECF: Um projeto sob pressão Vera Lúcia Gomes Março 2016 1 Pauta Principais mudanças para 2016 Dados recuperados e não recuperados Demonstrações contábeis

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Nº 21/2016 ANO XIII (11 de julho de 2016)

BOLETIM INFORMATIVO Nº 21/2016 ANO XIII (11 de julho de 2016) BOLETIM INFORMATIVO Nº 21/2016 ANO XIII (11 de julho de 2016) 01. ECF: RFB LIBERA CONSOLIDAÇÃO DE PERGUNTAS FREQUENTES Consolidação das perguntas frequentes da ECF das últimas quatro semanas. 1 Mesmo tendo

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: ECD/ECF: UM PROJETO SOB PRESSÃO Vera Lúcia Gomes Abril 2016 1 Pauta Principais mudanças para 2016 Dados recuperados e não recuperados Demonstrações contábeis

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Real INFORMAÇÕES IMPORTANTES Este roteiro visa apresentar uma sugestão para a geração e entrega da ECF para as empresas

Leia mais

ECF (Escrituração Contábil Fiscal)

ECF (Escrituração Contábil Fiscal) ECF (Escrituração Contábil Fiscal) ECD (Escrituração Contábil Digital) Regras Novas 2014 Maria Ilene Imlau Winter Informações Gerais Obrigatoriedade (inclusive Lucro Presumido, Imunes e Isentas) Obrigações

Leia mais

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF?

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? A partir desta ferramenta, é possível realizar a importação dos dados cadastrais de empresas Clientes do Escritório

Leia mais

Sped ECF. Uma solução para apurar o imposto de renda pessoa jurídica

Sped ECF. Uma solução para apurar o imposto de renda pessoa jurídica Sped ECF by ROFF Labs Uma solução para apurar o imposto de renda pessoa jurídica Sumário 1 A solução Sped ECF by ROFF Labs 2 Sobre o ROFF Labs 2 Uma Solução para apuração dos impostos IRPJ e CSLL Integrado

Leia mais

TUTORIAL Lucro Real BLOCO K

TUTORIAL Lucro Real BLOCO K TUTORIAL Lucro Real BLOCO K ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) Para gerar o Bloco K e seus registros automaticamente, primeiro é necessário verificar a qualificação da pessoa jurídica que está selecionada

Leia mais

Jd Soft Informática Ltda F o n e : ( )

Jd Soft Informática Ltda F o n e : ( ) INFORMATIVO DPPH Nº 007 14/02/2012. MANTER EM DIA AS ATUALIZAÇÕES O programa DOWNLOAD JD é o nosso portal oficial onde são publicadas as versões e os manuais de atualização e de informação para o usuário.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÃO SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL VERSÃO 2 BgmRodotec Junho 2016 Página 1 de 93 Sumário INTRODUÇÃO... 4 INFORMAÇÕES GERAIS... 5 LEGISLAÇÃO... 6 IMPORTAÇÃO DA ECF, RECUPERAÇÃO DA

Leia mais

Plano de Contas Referencial

Plano de Contas Referencial Arquivo: SPED0200 - Página 1 de 10 SPED0200 Plano de Contas Referencial O objetivo do programa é manter a tabela ( spedrefe ), que armazena informações do relacionamento entre a conta contábil ( CADA0260

Leia mais

ECF - Lucro Presumido Regras Gerais

ECF - Lucro Presumido Regras Gerais Evento Especial ECF - Lucro Presumido Regras Gerais Apresentação: Andréa Giungi, Danilo Marcelino e Santina Silva Data: 15.06.2018 ECF - Lucro Presumido - Regras Gerais Instrução Normativa RFB nº 1.422/2013

Leia mais

ECF Escrituração Contábil Fiscal. Maio de 2015

ECF Escrituração Contábil Fiscal. Maio de 2015 Maio de 2015 Histórico Desde o ano de 2007, com a criação Sistema público de Escrituração Digital (SPED), por meio do Decreto nº 6.022, o fisco vem gradativamente migrando sua base de análises para os

Leia mais

Material Elaborado Departamento Suporte Fortaleza Assessoria CNET Cuiaba-MT. SIMPLES NACIONAL - GERACAO DA ESCRITURACAO CONTABIL DIGITAL

Material Elaborado Departamento Suporte Fortaleza Assessoria CNET Cuiaba-MT. SIMPLES NACIONAL - GERACAO DA ESCRITURACAO CONTABIL DIGITAL SIMPLES NACIONAL - GERACAO DA ESCRITURACAO CONTABIL DIGITAL 1. Cadastro da Empresa > deve ser conferido o cadastro do Enquadramento Tributário em GERAL > EMPRESA > ENQUADRAMENTO TRIBUTARIO DA EMPRESA 2-

Leia mais

Livros: indicar qual o Livro que será extraído as informações:

Livros: indicar qual o Livro que será extraído as informações: LF0302 - EXTRATOR SPED CONTÁBIL Executar o programa de Extrator SPED Contábil (LF0302). Esse programa tem objetivo de buscar as informações necessárias para gerar o arquivo do SPED Contábil. O arquivo

Leia mais

ECF DO INÍCIO AO FIM: O PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUDITAR A ECF COM AS FERRAMENTAS DA

ECF DO INÍCIO AO FIM: O PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUDITAR A ECF COM AS FERRAMENTAS DA ECF DO INÍCIO AO FIM: O PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUDITAR A ECF COM AS FERRAMENTAS DA Índice Introdução Quais arquivos você deve separar Como realizar a auditoria O que geramos de resultado para você e-atendimento

Leia mais

Sumário. 1. Introdução... 2. 2. Instrução Normativa RFB nº 1.420/2013... 3. 3. Livros Abrangidos pelo Sped Contábil... 7

Sumário. 1. Introdução... 2. 2. Instrução Normativa RFB nº 1.420/2013... 3. 3. Livros Abrangidos pelo Sped Contábil... 7 Sumário 1. Introdução... 2 2. Instrução Normativa RFB nº 1.420/2013... 3 3. Livros Abrangidos pelo Sped Contábil... 7 4. Entidades imunes e isentas... 7 5. Regras de Convivência entre os Livros Abrangidos

Leia mais

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Configurar e Plano de Contas... 3 3. Configurar e Encerrar Exercício... 5 4. Demonstrar Livros SPED ECF... 9 Apresentação Este tutorial apresentará

Leia mais

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração?

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração? SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção INFORMATIVOS, clique em GERA

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD)

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema ECD... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Anexar Arquivo RTF... 7 3.2. Gerando Arquivo... 8 4. Signatários...

Leia mais