ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015"

Transcrição

1 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.4 (03/09/2015)

2 Prazo de entrega /09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) até o último dia útil do mês de setembro do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira. A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) substitui a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) e passa a ser a nova obrigação acessória de registros contábeis, imposta pela Receita Federal do Brasil (RFB) através da Instrução Normativa 1.422/2013, alterada posteriormente pela IN 1.524/2014. O que é a ECF? A ECF é uma ferramenta integrada ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que obriga todas as pessoas jurídicas incluindo as imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado, exceto aquelas optantes pelo Simples Nacional e outras disposições, a implantar e preencher essa nova obrigação. Nela deverão ser informadas todas as operações que influenciam a composição da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), além do valor devido sobre cada uma. Qual a diferença da ECF em relação à DIPJ? A ECF é uma obrigação bem mais complexa do que a DIPJ, composta por 14 blocos, diferente da DIPJ, que continha poucas fichas. A grande novidade trazida pela ECF em contrapartida à DIPJ é a inserção de informações sobre o Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-lalur) e também do Livro de Apuração da Contribuição Social (e-lacs), que estarão presentes no bloco M da nova obrigação. Tanto no e-lalur como no e-lacs, as partes A e B serão preenchidas e controladas por meio de validações. Além do que, na parte B haverá o abatimento de saldos de um ano em relação a outro. Vantagem trazida pela ECF Exime a apresentação da ficha IPI, cujo levantamento de informações se tornava oneroso para diversas organizações, tanto na parte da organização dos arquivos que pudessem ser incorporados ao sistema da DIPJ quanto na própria digitação dos dados na plataforma.

3 Orientações: IMPORTANTE: É de extrema importância a realização do Bloqueio do Movimento Contábil, uma vez que a ECD já foi entregue (para 2014). Desta forma os ajustes de ECF, mesmo que necessário alterar fechamentos de Lalur, não devem provocar mudanças contábeis, bastando para isso não chamar as opções de Guias/Demonstrativo. Na opção de Ajuda do SCPH, vem sendo repassadas orientações diversas desde dezembro/2014, ressaltando o que deve vir sendo adequado antes da ECD e ECF para que na geração destas obrigações as informações estejam de acordo, como por exemplo: - Empresas Sujeitas; - ECD - Escrituração Contábil Digital; - Plano Referencial; - Sub-Contas IN RFB 1515; - e-lalur / e-lacs; - Demonstrações Contábeis; - Obrigações Acessórias Eliminadas; O Principal intuito destas orientações iniciais, é que o usuário possa realizar os fechamentos contábeis e a divulgação das Demonstrações, sem que mais tarde (com os ajustes para ECF) tenha que alterar informações que impactem diretamente nessas. Procedimentos Iniciais: SCPH: - Manutenção de Empresas: - Ano Início ECD, somente deve ser informado para empresas que estiveram obrigadas a entrega da ECD. - Plano Referencial ECF: Verificar qual a forma de tributação da empresa (Lucro Real ou Presumido ou Imune/Isenta), para correta definição do plano referencial a ser utilizado.

4 Procedimentos em relação ao Cadastro de Empresas:

5 Procedimentos em relação ao Plano de Contas: - Ajustes referente ao Plano de Contas Referencial RFB - ECF. OBS.: Empresas Lucro Presumido que não foram obrigadas a entrega da ECD de 2014, fica facultativo o referenciamento das contas do Plano Referencial ECF). OBS.: Caso tenha informado Plano Referencial RFB, anteriormente, poderá ser utililizada a ferramenta De-Para para adequação do Plano Referencial RFB ECF. Caso o Plano Referencial RFB, não tenha sido informado anteriormente, deverá ser feito manualmente o referenciamento das contas apenas no Plano Referencial RFB ECF.

6 Procedimentos em relação ao Lalur: - Ajustes referente ao Lalur: Cadastro de Contas, Lançamentos de Lalur e Lançamentos Contábeis. Configurações obrigatórias para gerar o e-lalur e o e-lacs. - Coeficientes Em Cadastros\Lalur\Coeficientes, informar o ano e 1 para todos os meses. A configuração deve ser feita para todos os anos. - Contas Em Cadastros\Lalur\Contas, obrigatoriamente deve ter uma conta cadastrada com o Tipo Adição igual a Adição parte A e descrição igual a Contribuição Social (extamente com essa descrição) e Tipo Contábil igual a Lançamento Lalur. Sem essa configuração o sistema na faz a adição da CSLL automaticamente no cálculo do IRPJ.

7 - Forma de Apuração Em Cadastros\Lalur\Forma de Apuração, configurar conforme forma de apuração, deve ser feito mês a mês, independente de ser trimestral ou anual. No campo Conta de Provisão do IR deve ser informada somente a conta de Provisão de IRPJ do grupo resultado, e no campo Contas p/resultado Contábil informar o grupo de resultado do plano de contas.

8 Fechamento Lalur: OBS.: Novos campos para informar Deduções e Retenções, para empresas com forma de apuração do Lalur Balancete Mensal e Lucro Real Trimestral. Para as demais formas de apuração, as Deduções/Retenções deverão ser informadas no EFPH. O Lalur só é considerado fechado após a verificação do Demontrativo e Emissão das Guias. No Fechamento Lalur, ao gerar Guias, do valor das mesmas será gerado automaticamente o lançamento contábil (provisão-ir e CSLL). O processo de emissão das guias, também gera as mesmas para o Controle de Guias do EFPH, desde que, o endereço do EFPH seja informado na tela de fechamento do Lalur: ATENÇÃO: Não deverão ser atualizados valores de Guias do Lalur de 2014, pois este processo poderá modificada a contabilização, conforme mensagem abaixo:

9 - Geração da ECF: - Aba Signatários: Informação de (obrigatório); - Lucro Presumido Aba Informações Gerais: Para empresas que entregaram ECD, os campos Capital Registrado, Valor do Estoque, Saldo de Caixa e Bancos, Saldo de Aplicações Financeiras, Contas a Receber e Contas a Pagar, não são necessários; - Para empresas que não tem Estoque, o campo Valor do Estoque não deverá ser informado, porém, o campo Método de Avaliação de Estoques deverá conter informação, neste caso, selecionar qualquer uma das opções disponíveis. - Local Tabelas PVA: Informar o local onde estão gravadas as tabelas da ECF, normalmente localizadas em C:\arquivos de programas rfb\programas sped\ecf\recursos\tabelas (endereço necessário para busca das descrições das operações geradas nos registros pelo SCPH) ATENÇÃO: Se na geração da ECF, está sendo apresentada mensagem Empresa não possui Ano Inicio ECD no Cadastro da Empresa e a empresa não esteve obrigada a apresentação da ECD, é provável que o Plano Referencial vinculado esteja incorreto, pois este é exigido somente para PJ em Geral, Seguradoras e Financeiras.

10 EFPH: - Manutenção de Empresas: Informação de (obrigatório); - Revisão/Ajustes no Cadastros de Sócios em relação ao EFPH (Informações iguais). - Verificação do Cadastro de Históricos: % de CSLL e IRPJ; Retenções: - Registro Y570: Demonstrativo do Imposto de Renda e CSLL Retidos na Fonte: - Será gerado sob as seguintes condições: ::Ter sido lançado durante todo o ano base, nos lançamentos de saídas, todas as notas de serviços com retenção de IRF, e com informação do cliente. ::Ter informado nos históricos utilizados o código de retenção correspondente. ::Ter sido lançado durante todo o ano base, nos lançamentos de saídas, todas as notas de serviços com retenção de CSLL, e com informação do cliente, bem como os recebimentos, quando a retenção ocorreu sobre estes. :: Atenção: Para retenções de CSLL serão gerados apenas aquelas referentes à Lei 10833, com códigos 5952 ou 5987, os demais códigos (3877, 6228 e 9998) deverão ser informados e ou ajustados diretamente no sistema da SRF. DPPH: - Revisão/Ajustes nos Cadastros de Sócios em relação ao EFPH (Informações iguais). OBS.: Caso não tenha os sócios informados no DPPH, ou não tenha DPPH, as informações dos sócios serão geradas pelo EFPH, ou, ainda, caso não tenha EFPH (Imunes/Isentas), estas informações, serão geradas pelo DPPH. Caso não tenha informação de sócios nem no EFPH, nem no DPPH, não será gerado o registro Y600. ::Registro Y600: Identificação de Sócios ou Titular - depende de informações no cadastro de sócios no sistema EFPH ou no sistema DPPH. Cadastros Sócios: - Novos Campos: Informar se necessário Capital Votante diferente da participação normal, para sócio que não for do Brasil, ou ainda que tiver algum representante legal. (procurador..etc...) - Não serão permitidos tipos de sócios como 'Fundo de Investimento'. - A qualificação será definida pela natureza da empresa e o país, sendo que para S/A será Acionista, para MEI e individual será Titular e todas as demais será Sócio. - Data Entrada: Caso não esteja informada data de entrada será considerada data de abertura da empresa indicada no EFPH ou DPPH ou SCPH (nessa ordem). Nota: No caso de funcionários (dirigentes, administradores etc..) o país será sempre considerado como '105-Brasil' devendo ser ajustado diretamente no PVA caso existem residentes ou domiciliados no exterior. ::Registro Y611/12: Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular - depende de informações no sistema DPPH.

11 -Processamento de valores: Serão consideradas filiais (mesmo método que era utilizado na DIPJ de anos anteriores, exceto que agora os diretores são os identificados no cadastro, e sempre gerará PL). 1) Pro Labore. (empregadores) 2) Distribuição de Lucros. (empregadores e sócios) -Cadastro de Funcionários - Rendimentos ECF: Indique a categoria conforme necessidade de geração de rendimentos (Registros Y611/12) para a ECF-Escrituração Contábil Fiscal a partir de OBS.: Para estas qualificações o funcionário deve constar em DIRF (do ano de 2014). - O cadastro de sócios servirá para atualizar (pelo CPF/CNPJ) o código do país (de empregadores, por exemplo, que não tenham lucros). Sequência de Geração:

12

13 Geração ECF / Painel: Ao final da geração da ECF, será apresentada mensagem de alerta para salvar no mesmo arquivo de importação, e que este foi copiado para a área de transferência. O arquivo vai ser sempre ECFano.PVA.TXT na pasta ECF de cada empresa. Atenção: Na geração de entrega à RFB pelo PVA, salvar neste mesmo arquivo para que o Painel tenha todas as funcionalidades de conferência. Geração da ECF Sequência Painel:

14 Gravação do arquivo para entrega PVA: Após a gravação do arquivo, deverá no SCPH ser executada a opção Verificar Status Local. Check Empresas: Permite conferir as empresas incluídas no painel com as empresas existentes no cadastro. Caso alguma empresa do cadastro não esteja no painel, apresenta lista para conferência e posterior geração se necessário. Serão considerados os campos 'Data Início ECD' e 'Simples' do Cadastro das Empresas para a verificação:

15 Campo Gerar: - Se tiver informação de Ano Inicio ECD será considerado Gerar = SIM, independente do campo Simples estar marcado ou não; - Se não tiver informação de Ano Inicio ECD, será verificado o campo Simples, se marcado, será considerado Gerar = NÃO. Fechamento IRPJ/CSLL: ATENÇÃO: O fechamento de possíveis diferenças dos valores de IRPJ e CSLL, entre PVA e SCPH, deverá ser feito antes da ECF ser assinada e entregue (conferência entre arquivo gerado pelo SCPH comparado com arquivo gravado para entrega no PVA). Se na verificação, o status do Fechamento IRPJ/CSLL for <<< SUCESSO >>>, significa que não houveram diferenças na apuração entre SCPH e PVA. Se na verificação, o status do Fechamento IRPJ/CSLL for <<< DIFERENÇAS/PROBLEMAS >>>, pode ser que não tenha ainda sido gravado o arquivo de entrega no PVA, ou tenha sido gravado em outro local ou com outro nome, ou realmente existem diferenças entre o fechamendo dos impostos entre SCPH e PVA.

16 Buscas entre sistemas: - Será permitido ao usuário setar localização, que será sempre solicitada na geração. Deverá ser informada a pasta da empresa a ser gerada a ECF, então sistema assumirá esta. Caso seja informado somente o local da Base, será buscado pelo CNPJ da primeira pasta encontrado. - Para algumas empresas não é necessário informações do EFPH, pois nesse sistema, não teria o que buscar, exemplo: Sindicatos, Igrejas... Neste caso, foi ajustado para efetuar a busca dos dados cadastrais somente do DPPH, e na geração,

17 quando abrir a janela do EFPH, basta dar um ESC ou Fechar a janela, que o sistema vai buscar os dados cadastrais no DPPH. Informações que virão do EFPH: - Registro 030-Dados Cadastrais: Natureza Jurídica, CNAE Fiscal, Endereço, número, complemento, código município e ; -Registro Y550: Vendas a Comercial Exportadora com Fim Específico de Exportação: Será buscado no EFPH mas somente se for indicado na Aba Parâmetros que existem essas vendas. EFPH: Movimento de itens das saídas menos movimento de itens das entradas, para históricos de faturamento e CFOP que indique operação equivalente. Valor do produto - desconto - desconto rateado + rateio outras/frete... - Serão consideradas filiais. - CFOP-s :: Saídas: 5501,5502,5504,5505, 6501,6502,6504,6505 :: Entradas: 1503,1504,1505,1506,2503,2504,2505,2506, - Obrigatório detalhamento itens SPED. Particularidades de cada registro: - Registro 010-Parametros de Tributação: Qualificação da PJ: baseado no Plano Referencial Indicado. - Registro K355-Saldos Finais das Contas Contábeis de Resultado Antes do Encerramento A partir do momento que existirem lançamentos contábeis com 'Centro de Custos', para todos os lançamentos dessa conta deverá existir CC informado. Caso alguma conta possua lançamentos com e sem centro de custos, ocasionará erro na validação do arquivo no PVA. - Registro M312: Números dos Lançamentos Relacionados à Conta Contábil: Será utilizada a informação do arquivo gerado pela ECD (CODLAN.PD), conforme código de lançamento informado no registro I200-Lançamentos Contábeis (Arquivo da ECD-A informação tem que ser igual nos dois arquivos). - Registro M362: Números dos Lançamentos Relacionados à Conta Contábil Será utilizada a informação do arquivo gerado pela ECD (CODLAN.PD), conforme código de lançamento informado no registro I200-Lançamentos Contábeis (Arquivo da ECD-A informação tem que ser igual nos dois arquivos). - Registro Y570: Demonstrativo do Imposto de Renda e CSLL Retidos na Fonte: - Os valores lançados em 'Outras Bases', referente retenções de IR e CS, não serão incluídos nesse registro, pois não constam todas as informações necessárias. - Lançamentos de saídas, todas as notas de serviços com retenção de IRF, e com informação do cliente. Ter informado nos históricos utilizados o código de retenção correspondente.

18 - Registro Y600: Identificação de Sócios ou Titular: Serão mesclados os cadastros de sócios do EFPH e do DPPH. - Registro Y671: Outras Informações (Lucro Real) O sistema gera apenas os campos 5 e Aquisições = Débitos nas contas de imobilizado do período. 6 - Baixas = Créditos nas contas de imobilizado do período. Os demais campos deverão ser preenchidos manualmente no PVA. - Registro Y800: Outras Informações Criada Aba de Outras Informações onde se podem incluir arquivos em formato RTF. Cada arquivo irá gerar um registro Y800 no arquivo da ECD. Os arquivos são gravados de acordo com o Ano ECF. Registros Não Gerados pelo SCPH: - Registro 0035: Identificação das SCP - Registro M315: Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lalur - Registro M365: Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lalur - Registro M415: Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lalur - Registro N615: Informações da Base de Cálculo dos Incentivos Fiscais - Registro P130: Demonstração das Receitas Incentivadas do Lucro Presumido - Registro P230: Cálculo da Isenção e Redução do Lucro Presumido - Registro Y560: Detalhamento das Exportações da Comercial Exportadora - Registro Y580: Doações a Campanhas Eleitorais - Registro Y590: Ativos no Exterior - Registro Y620: Participações Avaliadas Pelo Método de Equivalência Patrimonial - Registro Y630: Fundos/Clubes de Investimento - Registro Y640: Participações em Consórcios de Empresas - Registro Y650: Participantes do Consórcio - Registro Y660: Dados de Sucessoras - Registro Y680: Mês das Informações de Optantes pelo Refis (Lucros Real, Presumido e Arbitrado - Registro Y681: Informações de Optantes pelo Refis (Lucros Real, Presumido e Arbitrado - Registro Y682: Informações de Optantes pelo Refis - Imunes ou Isentas - Registro Y690: Informações de Optantes pelo PAES Registros Gerados pelo PVA automaticamente: - Registro L030: Identif. Dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ/CSLL no ano calendário. - Registro L100: Balanço Patrimonial (Calculado pelo PVA); - Registro M500: Controle de Saldos das Contas da Parte B do e-lalur e do e-lacs - Registros P100 Balanço Patrimonial e Registro P150 Demonstrativo do Resultado do

19 Exercício: são gerados pelo PVA com base nas informações dos registros J100/J156, K155/156 e K355/K Registro U100 Balanço Patrimonial e Registro U150 Demonstração de Resultado: são gerados pelo PVA com base nas informações dos registros J100/J156, K155/156 e K355/K356. Registros a serem informados diretamente no PVA: - Registro N600: Demonstração do Lucro da Exploração - Registro N610: Cálculo da Isenção e Redução do Imposto Sobre o Lucro Real - Registro Y540: Discriminação da Receita de Vendas dos Estabelecimentos por Atividade - Registro Y671: Outras Informações (Lucro Real), exceto os campos 5-Aquisições e 6-Baixas; Blocos Não Gerados pelo SCPH - BLOCO T - Lucro Arbitrado - BLOCO X - Informações Econômicas - BLOCO 9 - Encerramento de Arquivo (Este bloco não será gerado pois o validador o desconsidera) Particularidades dos Blocos: - BLOCO C - Informações Recuperadas ECD O Bloco C, somente é preenchido efetuando a Recuperação da ECD dentro da ECF. Porem, essa recuperação pode ocasionar erros com relação as Contas Referenciais que na ECD não eram obrigatórias e na ECF sim. Nesses casos, devera ser seguido orientações repassadas pela RFB conforme abaixo: - Importação do arquivo ECF; - Recuperação dos saldos da ECD; - Importação somente do bloco J do ECF; - BLOCO E - Informações Recuperadas ECF anterior e cálculos dados ECD Esse bloco também somente é preenchido pela recuperação da ECF. Porem, é a ECF do ano anterior. - BLOCO K - Saldos das Contas Contábeis e Referenciais: Na validação de ECF de empresa de Lucro Presumido, poderá ocorrer advertência: Existe uma diferença (R$ ****) entre a soma dos saldos finais credores com a soma dos saldos finais devedores. Esta mensagem ocorre porque o PVA aponta que o fechamento do balanço deve ser em função das empresas do presumido apurar o imposto trimestralmente. Como a Lei permite que seja apurado apenas um Balanço Anual (e na maioria dos casos é desta forma que foi feito, e entregue a ECD inclusive). Como se trata de advertência, pode ser entregue a ECF desta forma. Caso o usuário opte por fazer o fechamento trimestral, ficará diferente da ECF, e, para este caso não encontramos orientação.

20 - BLOCO P Lucro Presumido: Todas as informações relativas a apuração dos impostos de Lucro Presumido serão geradas por informações oriundas do EFPH. - BLOCO U Imunes/Isentas: Mesmo que a empresa Imune/Isenta, esteja enquadrada como Lucro Real, NÃO serão gerado os blocos L, M e N. PVA: - O bloco 0 (zero) (Parâmetros de Tributação, Parâmetros Complementares, Dados Cadastrais, Identificação de SCP e Identificação dos Signatários) não é sobrescrito em importações seguintes a primeira, caso necessário alterar informações deste, deverá ser excluída a escrituração e novamente importada. - Na importação do arquivo dentro do PVA, o mesmo irá apresentar o seguinte questionamento: Realiza transporte de valores? Sim ou Não? Obrigatoriamente deverá ser optado por SIM, em função da base de calculo e valores que serão gerados automaticamente pelo PVA, conforme informações constantes nos registros gerados pelo SCPH.

21 Resumo dos blocos ECF:

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.0 (08/2015) Prazo de entrega 2015-30/09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema

Leia mais

Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF

Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF 1 - Configurações Necessárias Empresa Lucro Real: 1.1 Pacote 3000 Apontar o plano referencial a ser utilizado pela empresa; 1.2 Pacote 3012

Leia mais

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Este tutorial destina-se a empresas de Regime Lucro Presumido. A exportação para o SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) no Sistema LedWin, deverá ser feita da

Leia mais

1. O que é ECF? 2. Obrigatoriedade; 3. Prazo de Entrega; 4. Informações e Estrutura; 5. Penalidades; 6. Considerações Finais.

1. O que é ECF? 2. Obrigatoriedade; 3. Prazo de Entrega; 4. Informações e Estrutura; 5. Penalidades; 6. Considerações Finais. ECF Escrituração Contábil Fiscal Aspectos gerais. Por: Luana Romaniuk. Em junho de 2015. SUMÁRIO 1. O que é ECF? 2. Obrigatoriedade; 3. Prazo de Entrega; 4. Informações e Estrutura; 5. Penalidades; 6.

Leia mais

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.2 (26/08/2015) Prazo de entrega 2015-30/09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Presumido Informações importantes A Escrituração Contábil Fiscal é uma nova obrigação acessória, cuja primeira entrega

Leia mais

PALESTRA. A ECF e a Eficiência no Controle Fiscal

PALESTRA. A ECF e a Eficiência no Controle Fiscal PALESTRA A ECF e a Eficiência no Controle Fiscal Palestrante: Ivo Ribeiro Viana Advogado, contabilista, especialista em direito tributário pela PUC-SP, MBE em gestão e controladoria pela FECAP-SP. Consultor

Leia mais

1-Outras Informações, 2-Balanço (Ativo e Passivo), 3-DRE (Custos, Despesas e Resultado), 4- DLPA, 5-REFIS e 6-PAES.

1-Outras Informações, 2-Balanço (Ativo e Passivo), 3-DRE (Custos, Despesas e Resultado), 4- DLPA, 5-REFIS e 6-PAES. Prezado Cliente, Para exportar os dados do programa JBCepil- Windows para a -2012 (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica), segue configurações abaixo a serem realizadas. Configurações

Leia mais

Mapeamento ECF. w w w. b r l c o n s u l t o r e s. c o m. b r

Mapeamento ECF. w w w. b r l c o n s u l t o r e s. c o m. b r Mapeamento ECF Projeto SPED ECF Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico- Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014. São

Leia mais

Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal Contábil Phoenix

Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal Contábil Phoenix Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal Contábil Phoenix A seguir iremos demonstrar o processo para uma perfeita geração da ECF (Escrituração Contábil e Fiscal). Fique atento as telas e

Leia mais

ECF - escrituração contábil fiscal

ECF - escrituração contábil fiscal ECF - escrituração contábil fiscal O que é a ECF? Escrituração Contábil Fiscal é uma nova obrigação do SPED Sistema Público de Escrituração Digital, que entrará em vigor em 2015 e nessa deverão ser informados

Leia mais

ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED

ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED O que é ECF Escrituração Contábil Fiscal? Demonstra o cálculo do IRPJ e da CSLL Sucessora da DIPJ Faz parte do projeto SPED Instituída pela Instrução Normativa RFB 1.422/2013

Leia mais

Criar nova ECF(Escrituração Contabil Fiscal) e recuperar dados da ECD no PVA(Validador do SPED)

Criar nova ECF(Escrituração Contabil Fiscal) e recuperar dados da ECD no PVA(Validador do SPED) Criar nova ECF(Escrituração Contabil Fiscal) e recuperar dados da ECD no PVA(Validador do SPED) Tabela de Conteudo - Indices 1 - Criando Nova declaração... 3 1.1 - Procedimentos Iniciais... 3 1.2 - Recuperando

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Criar nova ECF(Escrituração Contabil Fiscal) e recuperar dados da ECD no PVA(Validador do SPED)

Criar nova ECF(Escrituração Contabil Fiscal) e recuperar dados da ECD no PVA(Validador do SPED) Criar nova ECF(Escrituração Contabil Fiscal) e recuperar dados da ECD no PVA(Validador do SPED) TABELA DE CONTEUDO - INDICES 1 - Criando Nova declaração... 3 1.1 - Procedimentos Iniciais... 3 1.2 - Recuperando

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) Grant Thornton - Brasil Junho de 2015 Agenda Considerações Iniciais; Obrigatoriedade de Transmissão; Penalidades (Multas); Informações a serem Transmitidas; Recuperação

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Real Informações importantes Este roteiro visa apresentar uma sugestão para a geração e entrega da ECF para as empresas

Leia mais

ECF Considerações Iniciais

ECF Considerações Iniciais Outubro de 2014 ECF Considerações Iniciais A ECF é mais um dos projetos da RFB que integrará o SPED (Disciplinada pela Instrução Normativa RFB 1.422/2013). O layout da ECF pode ser encontrado no website

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA WCONTÁBIL GERAÇÃO DO ARQUIVO FCONT

MANUAL DO SISTEMA WCONTÁBIL GERAÇÃO DO ARQUIVO FCONT MANUAL DO SISTEMA WCONTÁBIL GERAÇÃO DO ARQUIVO FCONT Página 1 INTRODUÇÃO Este material traz as informações necessárias de como proceder a preparação os dados e configuração do sistema Wcontábil na geração

Leia mais

1.1 - Campo 17 - Indicador de entidade sujeita a auditoria independente

1.1 - Campo 17 - Indicador de entidade sujeita a auditoria independente SPED Contábil Alterações do Layout 3.0 Produto : RM TOTVS Gestão Contábil 11.82 Processo : SPED Contábil Subprocesso : Data da publicação : 16/04/15 Este documento tem o objetivo de apresentar as alterações

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias

Leia mais

Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal IRPJ/JR Phoenix

Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal IRPJ/JR Phoenix Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal IRPJ/JR Phoenix De acordo com o Decreto no 6.022, de 22 de janeiro de 2007 e pela Instrução Normativa RFB no 1.422, de 19 de dezembro de 2013 e alterações

Leia mais

É necessário que a contabilidade de 2013 da empresa esteja com o período encerrado.

É necessário que a contabilidade de 2013 da empresa esteja com o período encerrado. Geração do SPED ECD e FCONT referente ao exercício de 2013. É necessário que a contabilidade de 2013 da empresa esteja com o período encerrado. Porém antes de encerrar o exercício, efetue os procedimentos

Leia mais

ECF - Lucro Real - Regras Gerais e Preenchimento. 1. Tela inicial da ECF... 3. 2. Visualização dos dados da ECF... 3

ECF - Lucro Real - Regras Gerais e Preenchimento. 1. Tela inicial da ECF... 3. 2. Visualização dos dados da ECF... 3 ECF - Lucro Real - Regras Gerais e Preenchimento 1. Tela inicial da ECF... 3 2. Visualização dos dados da ECF... 3 3. Bloco 0 - Abertura e Identificação... 4 3.1 Registro 0000 - Abertura do Arquivo Digital

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL SPED ECF. PROFESSOR: FELLIPE GUERRA Sergipe, 24 de Agosto de 2015.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL SPED ECF. PROFESSOR: FELLIPE GUERRA Sergipe, 24 de Agosto de 2015. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL SPED ECF PROFESSOR: FELLIPE GUERRA Sergipe, 24 de Agosto de 2015. PROFESSOR: FELLIPE GUERRA Contador, Consultor Empresarial e Especialista em SPED. Coordenador da Comissão

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Real INFORMAÇÕES IMPORTANTES Este roteiro visa apresentar uma sugestão para a geração e entrega da ECF para as empresas

Leia mais

EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS. Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens:

EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS. Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens: EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens: 1.1 Subtela Cod.Grupo Bebidas Frias. Teclando ctrl+enter neste campo o sistema abre

Leia mais

Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF

Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF Resumo Socion das configurações no JB Cepil para geração da ECF 1 - Configurações Necessárias: 1.1 Pacote 3000 Apontar o plano referencial a ser utilizado pela empresa; 1.2 Pacote 3012 (planos referenciais)

Leia mais

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 Página 1 de 15 Maiores informações a respeito dos assuntos destacados abaixo devem ser obtidas no Manual do Comply v4.00 disponível no Portal de Produtos. Página 2 de 15 CADASTROS

Leia mais

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium Integração WinLivros X ContabMilenium Para configurar a integração entre os sistemas WinLivros e ContabMilenium devemos primeiramente verificar se a base de dados é integrada (se está no mesmo local) ou

Leia mais

Boletim Técnico. Geração Sped Contábil Layout 2.00. Procedimento para Implementação. Procedimentos para Utilização

Boletim Técnico. Geração Sped Contábil Layout 2.00. Procedimento para Implementação. Procedimentos para Utilização Boletim Técnico Geração Sped Contábil Layout 2.00 Produto : Data da criação EMS2/TOTVS 11 MLF - Layout Fiscal/Gerador de Arquivos do Layout Sped Contábil : 01/07/2013 País(es) : Brasil Chamado : THOGB3

Leia mais

Manual Escrituração Contábil Digital

Manual Escrituração Contábil Digital SPED Contábil Vínculo de Contas e Geração do Arquivo O SPED Sistema Público de Escrituração Digital é composto por três grandes subprojetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e

Leia mais

Manual. EFD Contribuições

Manual. EFD Contribuições Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

Configuração de Acumuladores

Configuração de Acumuladores Configuração de Acumuladores Os acumuladores são cadastro usados pelo Módulo Domínio Sistemas Fiscal para permitir a totalização dos valores lançados nos movimentos de entradas, saídas, serviços, outras

Leia mais

Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Informações Importantes Escrituração Contábil Digital ECD. 2 Existe um ambiente de treinamento dentro do próprio Sped Contábil?

Informações Importantes Escrituração Contábil Digital ECD. 2 Existe um ambiente de treinamento dentro do próprio Sped Contábil? Informações Importantes Escrituração Contábil Digital ECD 1 - Onde eu consigo visualizar o manual de orientação do ECD? No help do validador, em Ajuda Ajuda. Ou no link: file:///c:/arquivos%20de%20programas%20rfb/programas

Leia mais

SPED Contábil - Versão 2.0

SPED Contábil - Versão 2.0 SPED Contábil - Versão 2.0 A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo,

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

Prof. Filemon Augusto de Oliveira

Prof. Filemon Augusto de Oliveira Prof. Filemon Augusto de Oliveira Mini Curriculum Prof. Filemon Augusto de Oliveira Contador Especialista em Gestão Financeira MBA Controladoria e Auditoria Empresário Contábil Membro do GT Tributário

Leia mais

ENTRADA DE NOTA FISCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

ENTRADA DE NOTA FISCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ENTRADA DE NOTA FISCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1. Entendendo o Negócio: O Sistema Siagri Agribusiness já permitia a inclusão de notas fiscais de prestação de serviço com retenções de impostos, porém,

Leia mais

Manual. SPED Fiscal. Treinamento Escrita Fiscal. Material desenvolvido por:

Manual. SPED Fiscal. Treinamento Escrita Fiscal. Material desenvolvido por: Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

Manual do Usuário 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2

Manual do Usuário 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2 1 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2 5.1 Digitações dos Sócios...2 5.1.1 Campo CPF...2 5.1.1.a Campo Saldo Anterior...3 5.1.1.b Campo Saldo...3 5.1.1.c Campo Isento...3 5.1.1.d Campo Tributado...3

Leia mais

SPED Contábil e SPED ECF

SPED Contábil e SPED ECF SPED Contábil e SPED ECF Impactos nas Rotinas Empresárias Prof. Marcos Lima Marcos Lima Contador (graduado pela UECE) Especialista em Auditoria (UNIFOR) Diretor de Relacionamentos da Fortes Contabilidade

Leia mais

FCONT 2013 - Correção dos erros apresentados na validação

FCONT 2013 - Correção dos erros apresentados na validação FCONT 2013 - Correção dos erros apresentados na validação Produto: Totvs Gestão Contábil Versão: 11.52 Processo do Sistema: SPED FCONT Sub-processo: Listagem e correção dos erros apresentados na validação

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL

PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL Primeiro passo: importar impostos, para isso proceda da seguinte maneira: entre na empresa EXEMPLO, no menu Arquivos clique em Impostos, logo após, do lado direito

Leia mais

Livro Eletrônico de Escrituração e Apuração do IRPJ e CSLL sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica Tributada pelo Lucro Real e-lalur

Livro Eletrônico de Escrituração e Apuração do IRPJ e CSLL sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica Tributada pelo Lucro Real e-lalur Livro Eletrônico de Escrituração e Apuração do IRPJ e CSLL sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica Tributada pelo Lucro Real e-lalur São Paulo, 11 de setembro de 2012 Abrangência do Sped NF-e Integração

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP Página: 1 INTRODUÇÃO Este material traz as informações sobre as características do SPED

Leia mais

Manual Rotina DAPI MANUAL AVANÇO MANUAL INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

Manual Rotina DAPI MANUAL AVANÇO MANUAL INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] Manual Rotina DAPI [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL AVANÇO MANUAL INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Fiscal Autor: Equipe

Leia mais

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Comparativo leiaute DIPJ 2014 x ECF

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Comparativo leiaute DIPJ 2014 x ECF Comparativo leiaute DIPJ 2014 x ECF 05/05/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas Pelo Time da Eficiência Comercial... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Comparativo

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Instrução Normativa RFB n 1.353/13 MAIO DE 2.013

Instrução Normativa RFB n 1.353/13 MAIO DE 2.013 Instrução Normativa RFB n 1.353/13 MAIO DE 2.013 PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES O Art. 1 da IN RFB n 1353/13 instituiu a Escrituração Fiscal Digital do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o

Leia mais

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL 1 Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

O que é um inventário?

O que é um inventário? Com a chegada do fim de ano e os encerramentos fiscais e contábeis, as empresas fazem o processo de inventário do seu estoque. O que é um inventário? Inventário basicamente é uma lista de bens e materiais

Leia mais

SPED ECF. ECF Escrituração Contábil Fiscal. Danilo Lollio São Paulo - SP. Esta apresentação é de propriedade da Wolters Kluwer Prosoft.

SPED ECF. ECF Escrituração Contábil Fiscal. Danilo Lollio São Paulo - SP. Esta apresentação é de propriedade da Wolters Kluwer Prosoft. SPED ECF ECF Escrituração Contábil Fiscal Danilo Lollio São Paulo - SP Esta apresentação é de propriedade da Wolters Kluwer Prosoft. É proibida a reprodução, distribuição ou comercialização deste conteúdo.

Leia mais

MANUAL PARA IMPLANTAÇÃO DO SALDO DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

MANUAL PARA IMPLANTAÇÃO DO SALDO DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA MANUAL PARA IMPLANTAÇÃO DO SALDO DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA Para controlar o novo grupo da disponibilidade financeira do PCASP (grupo 8), temos que primeiramente apurar a disponibilidade do Órgão e

Leia mais

EFD PIS/COFINS. O que é a EFD PIS/COFINS?...2. A EFD PIS/COFINS no Cordilheira Escrita Fiscal...2. 1. Procedimentos Iniciais...2

EFD PIS/COFINS. O que é a EFD PIS/COFINS?...2. A EFD PIS/COFINS no Cordilheira Escrita Fiscal...2. 1. Procedimentos Iniciais...2 EFD PIS/COFINS SUMÁRIO O que é a EFD PIS/COFINS?...2 A EFD PIS/COFINS no Cordilheira Escrita Fiscal...2 1. Procedimentos Iniciais...2 a) Classificando as Empresas... 3 b) Conferindo os Cadastros que Influenciam

Leia mais

Sistema de Livros Fiscais Imediata

Sistema de Livros Fiscais Imediata 1 Sistema de Livros Fiscais Imediata 2 Descritivo das Rotinas Operacionais do Sistema de Livros Fiscais para geração EFD PIS/Cofins SPED Contribuições Após a instalação do Sistema de Livros Fiscais, basta

Leia mais

expert PDF Trial Escrituração Contábil Digital Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos

expert PDF Trial Escrituração Contábil Digital Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

ECF Escrituração Contábil Fiscal. Maio de 2015

ECF Escrituração Contábil Fiscal. Maio de 2015 Maio de 2015 Histórico Desde o ano de 2007, com a criação Sistema público de Escrituração Digital (SPED), por meio do Decreto nº 6.022, o fisco vem gradativamente migrando sua base de análises para os

Leia mais

AUDITORIA FISCO-CONTÁBIL DAS DEMONSTRAÇÕES ELETRÔNICAS COMPLIANCE FISCAL ELETRÔNICO

AUDITORIA FISCO-CONTÁBIL DAS DEMONSTRAÇÕES ELETRÔNICAS COMPLIANCE FISCAL ELETRÔNICO AUDITORIA FISCO-CONTÁBIL DAS DEMONSTRAÇÕES ELETRÔNICAS COMPLIANCE FISCAL ELETRÔNICO Nossos serviços de auditoria das Obrigações Eletrônicas utilizam ferramentas que permitem auditar os arquivos enviados

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD)

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD) 1 Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD) 04/06/2014. Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa 1

Leia mais

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12 IMPORTAÇÃO DE NF-E (ENTRADA) SUMÁRIO Importação de Notas pelo Arquivo XML... 2 Parametrização dos Produtos... 4 Parametrização de Código de Situação Tributária (CST)... 5 CST de ICMS... 5 CST de IPI...

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS

Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido

Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido Sumário Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido 1. Cadastro de Empresas... 2 2. Cadastro de Participantes...

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.

MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. Neste manual serão demonstradas as alterações efetuadas no Sistema E-Fiscal para atender ao decreto 52.665/2008 - SP. Foi inserida a opção Apuração

Leia mais

Tributação em bases universais: pessoas jurídicas

Tributação em bases universais: pessoas jurídicas Tributação em bases universais: pessoas jurídicas A MP 627, na linha adotada pelo STF na ADI 2.588, previu a tributação automática no Brasil somente dos lucros auferidos no exterior por controladas ou

Leia mais

E&L Contabilidade Pública Eletrônica

E&L Contabilidade Pública Eletrônica E&L Contabilidade Pública Eletrônica Instruções para envio da prestação mensal do CIDADESWEB. Está disponível no menu Utilitários, uma opção de Implantação do CIDADESWEB. Neste utilitário estão os 9 passos

Leia mais

LEI 12.973/2014 E SPED: ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS

LEI 12.973/2014 E SPED: ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS LEI 12.973/2014 E SPED: ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS Visão geral dos impactos das novas evidenciações e diferenças de práticas contábeis advindas da IN 1.515. Subcontas. ECF e suas implicações.

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE NFS-e

MANUAL DE EMISSÃO DE NFS-e MANUAL DE EMISSÃO DE NFS-e 130729 SUMÁRIO EMISSÃO DE NFS-E... 2 NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA... 2 ACESSANDO O SISTEMA... 2 ACESSO AO SISTEMA... 3 SELEÇÃO DA EMPRESA... 4 CONFERÊNCIA DOS DADOS E EMISSÃO

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

Emissor Fiscal. LAUREmissor Fiscal Fiscal

Emissor Fiscal. LAUREmissor Fiscal Fiscal Emissor Fiscal LAUREmissor Fiscal Fiscal Índice 1. 1.1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 3. 2.5. 4. 5. 6. LALUR/ LACS... 1 O que é o LALUR?... 1 PARTE A... 2 Adições:... 2 Exclusões:... 2 Principais Exclusões:...

Leia mais

Corrigir detalhamento das Contas Correntes.

Corrigir detalhamento das Contas Correntes. Corrigir detalhamento das Contas Correntes. A seguir, tem-se o Informativo AUDESP-SP, publicado no dia 24/09/2014, no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo 1 : VARIAÇÃO NA NATUREZA DO SALDO

Leia mais

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1 DIRF Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014 Ano Base:2013 Copyright 2013 1 O que é DIRF? Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte: É a declaração feita pela FONTE PAGADORA [Empresa],

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS 2.93A 1- Adequada a rotina Módulos\ Férias\ Férias Normais para calcular as férias em dobro quando

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Página 1 de 12 1 Introdução 2 Procedimentos e padronização dos dados

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

empresas constantes de seus anexos, de acordo com o Estado da Federação em que estava localizado o contribuinte.

empresas constantes de seus anexos, de acordo com o Estado da Federação em que estava localizado o contribuinte. SPED O Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido como Sped, trata de um projeto/obrigação acessória instituído no ano de 2007, através do Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007. É um

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012:

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00 Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATENÇÃO: Versões intermediarias não são de atualização obrigatório para todos os clientes, apenas

Leia mais

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou este pequeno manual que contém dicas importantes sobre

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Adoção Inicial a Lei nº 12.973/2014 contabilização mantida em subcontas

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Adoção Inicial a Lei nº 12.973/2014 contabilização mantida em subcontas Adoção Inicial a Lei nº 12.973/2014 contabilização mantida em subcontas 24/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1

Leia mais

Guia Rápido ECF e ECD - SPED Contábil 2016

Guia Rápido ECF e ECD - SPED Contábil 2016 ÍNDICE Introdução... 3 SPED Contábil: Maio de 2016... 4 O que é o ECD - SPED Contábil?... 4 Empresas obrigadas a entregar o SPED Contábil... 4 Layout 4: enquadre de forma legal sua empresa... 5 Prazo de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

Prefeitura Municipal De Campo Novo

Prefeitura Municipal De Campo Novo Prefeitura Municipal De Campo Novo Manual Contribuinte Nota Fiscal Eletrônica Fly-eNota 1 Fly-Enota Abaixo observamos a tela inicial ao Contribuinte/Contador da emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Após

Leia mais

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO 1 PARÂMETROS 1.1 Aba Geral 1. No quadro Período, no campo: Observação: Após ser efetuado o cálculo de qualquer período, o campo Inicial, não poderá mais ser alterado. Inicial, informe

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1

Leia mais

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido 1º Acesse o menu Controle, opção Parâmetros, clique na guia Impostos, e certifique-se de que estão incluídos os impostos do regime 4- Pis e 5 Cofins. Na guia Federal,

Leia mais

Integração ADMRH com AGROSYS

Integração ADMRH com AGROSYS Treinamentos no produto AdmRH CGI - Consultoria Gaúcha de Informática Ltda - Divisão de treinamentos Guia do Aluno Versão 1.0 Integração ADMRH com AGROSYS Empresa: Participante: Data: Os produtos da CGI

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE Criada a rotina de Plano de Assistência a Saúde. Esta rotina irá possibilitar gerar a DIRF com valores descontados

Leia mais