SÍNDROME METABÓLICA - Conceito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÍNDROME METABÓLICA - Conceito"

Transcrição

1 Síndrome Metabólica Bruna Silva Fernandes da Costa Farmacêutica Clínica pelo Instituto do Coração - HCFMUSP Especialista em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo Especializanda em Gestão Pública pela Universidade Aberta do SUS e Doutoranda em Ciências Médicas pela FMUSP

2 SÍNDROME METABÓLICA - Conceito

3 SÍNDROME METABÓLICA - Conceito A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo, sendo representado por um conjunto de fatores de riscos cardiovasculares geralmente relacionados á deposição central de gordura e a resistência a insulina. A SM associada a doença cardiovascular existente, aumenta a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e a cardiovascular em torno de 2,5 vezes. I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica Arq Bras Cardiol 2006; 84(1 supl.1): 1-27

4 SÍNDROME METABÓLICA - Conceito Conjunto de várias outras doenças classicamente bem definidas que não apresentam sintomas característicos. Traz comorbidades e múltiplas consequências como resposta.

5 Fisiopatologia da Síndrome Metabólica

6 SÍNDROME METABÓLICA - Fisiopatologia Obesidade visceral ou central; Hipersensibilidade aos glicocorticóides; Elevados níveis plasmáticos de glicose que induzem o pâncreas a liberar excesso de insulina (hiperinsulinemia); Aumento da secreção de angiotensina;

7 SÍNDROME METABÓLICA - Fisiopatologia Aumento da secreção de interleucina-6 (IL-6), citocina inflamatória. Aumento de triglicerídeos (TG) que pode comprometer a viscosidade sanguínea, aumentando o risco cardiovascular; Redução do colesterol HDL, fundamental para realizar o transporte reverso do colesterol e que apresenta também efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e vasodilatadores (aumenta a síntese de óxido nítrico).

8 Epidemiologia da Síndrome Metabólica

9 SÍNDROME METABÓLICA - Epidemiologia Prevalência da Síndrome Metabólica em 8814 americanos.

10 SÍNDROME METABÓLICA - Epidemiologia Prevalência Mundial da Síndrome Metabólica

11 SÍNDROME METABÓLICA - Epidemiologia Nível de proteína C reativa x componentes da síndrome metabólica

12 SÍNDROME METABÓLICA - Epidemiologia Níveis circulantes de adiponectina e doença arterial coronariana

13 Diagnóstico da Síndrome Metabólica

14 SÍNDROME METABÓLICA - Diagnóstico

15 SÍNDROME METABÓLICA - Diagnóstico Condições clínicas e fisiopatológicas frequentemente associadas Síndrome dos Ovários Policísticos Estados Pró Inflamatórios Acanthosis Nigricans Disfunção Endotelial Doença Hepática Gordurosa não Alcoólica Hiperuricemia Microalbuminúria Estados Pró Trombóticos

16 SÍNDROME METABÓLICA Diagnóstico clínico e avaliação laboratorial 1. História Clínica Idade, tabagismo, prática de atividade física, história pregressa de hipertensão, diabetes/diabetes gestacional, doença arterial coronariana, acidente vascular encefálico, síndrome dos ovários policísticos (SOP), doença hepática gordurosa não alcoólica, hiperuricemia, história familiar de hipertensão, diabetes e doença cardiovascular, uso de medicamentos hiperglicemiantes (corticosteroides, betabloqueadores, diuréticos).

17 SÍNDROME METABÓLICA Diagnóstico clínico e avaliação laboratorial 2. Exame Físico Medida da circunferência abdominal; Níveis de pressão arterial devendo aferir duas medidas da pressão por consulta, na posição sentada, após cinco minutos de repouso; Peso e estatura: IMC; Exame de pele para pesquisa de acanthosis nigricans (pescoço e dobras cutâneas); Exame cardiovascular.

18 SÍNDROME METABÓLICA Diagnóstico clínico e avaliação laboratorial 3. Exames Laboratoriais Glicemia de jejum; Dosagem do colesterol total e frações; Entre outros exames complementares, conforme os achados e evolução clínica do paciente.

19 SÍNDROME METABÓLICA Critérios propostos para diagnóstico da síndrome metabólica

20 SÍNDROME METABÓLICA Critérios propostos para diagnóstico da síndrome metabólica WHO: Organização Mundial da Saúde; EGIR: Grupo Europeu de Estudo da Resistência Insulínica; NCEP ATP III: Programa Nacional de Educação em Colesterol: Painel do Tratamento do Adulto III; AACE: Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos; IDF: Federação Internacional de Diabetes.

21 Tratamento da Síndrome Metabólica

22 SÍNDROME METABÓLICA Objetivos do tratamento da síndrome metabólica: Diminuir o risco de Doença Aterosclerótica; Diminuir os riscos de doenças e complicações cardiovasculares; Prevenir o aparecimento do Diabetes Mellitus;

23 SÍNDROME METABÓLICA Prevenção Primária:

24 SÍNDROME METABÓLICA Tratamento não Medicamentoso Plano alimentar para a redução de peso + Exercícios físicos Terapias de primeira escolha

25 SÍNDROME METABÓLICA Tratamento não Medicamentoso Circunferência abdominal e gordura visceral P.A. Glicose plasmática Triglicerídeos Sensibilidade a insulina HDL Objetivo terapêutico: controle de todos os riscos cardiovasculares

26 SÍNDROME METABÓLICA Como prevenir as complicações da síndrome metabólica: Tratamento da hipertensão; Tratamento das dislipidemias; Tratamento da obesidade; Tratamento e prevenção do diabetes;

27 OBESIDADE

28 OBESIDADE DO MUNDO

29 OBESIDADE NO MUNDO Divulgado em maio de 2012, o relatório Estatísticas Mundiais de Saúde 2012, da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano. Hoje,13% da população mundial é considerada obesa. Ties Boerma, Diretor do departamento de estatísticas da OMS.

30 OBESIDADE NO MUNDO Um relatório de 2012, mostra que no continente americano 26% dos adultos são obesos, sendo a região com maior incidência do problema. No extremo oposto esta o Sudeste Asiático, com apenas 3% de obesos. Ties Boerma, Diretor do departamento de estatísticas da OMS.

31 OBESIDADE NO MUNDO Baseado em dados de 194 países, departamento de estatística da OMS afirma que em todas as regiões do mundo a obesidade duplicou entre 1980 e Ties Boerma, Diretor do departamento de estatísticas da OMS.

32 OBESIDADE NO MUNDO Os dados divulgados alertam, em síntese, para o aumento das doenças não contagiosas ligadas á obesidade: diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares. Elas representam 2/3 das mortes no mundo. Ties Boerma, diretor do departamento de estatísticas da OMS.

33 OBESIDADE NO MUNDO O excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, a partir de 5 anos de idade, em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras. Em 2009, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomendado pela OMS. IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Ministério da Saúde.

34 OBESIDADE NO BRASIL IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Ministério da Saúde.

35 OBESIDADE NO BRASIL IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Ministério da Saúde.

36 OBESIDADE NO BRASIL IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Ministério da Saúde.

37 OBESIDADE NO BRASIL Panorama Geral: No Brasil mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, esta com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos. Os números avançam rapidamente em todas as classes sociais. IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Ministério da Saúde.

38 OBESIDADE NO BRASIL IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Ministério da Saúde.

39 OBESIDADE NO BRASIL Os obesos no Brasil, estão divididos nestas classes sociais. IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Ministério da Saúde.

40 Índice de Massa Corpórea (IMC) O IMC, foi criado para uma melhor orientação das pessoas sobre o seu peso em relação a sua altura, resumindo, se a pessoa esta gorda ou magra. IMC = peso / (altura * altura) ou IMC = peso / altura2 IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Ministério da Saúde.

41 Tabela de IMC

42 Índice de Massa Corpórea (IMC) Apesar da simplificação do cálculo do IMC, muitas variáveis precisam ser levadas em consideração: idade, sexo, histórico de crescimento, etnia e possíveis doenças.

43 Índice de Massa Corpórea (IMC) Existem tabelas de IMC definidas pela OMS para muitos grupos diferentes, mas mesmo assim, apenas um médico que acompanhou o histórico de crescimento e saúde pode afirmar a sua (pessoa única no mundo) faixa de peso ideal.

44 Índice de Massa Corpórea (IMC) Todas as informações encontradas, mesmo sendo fornecidas pela OMS, são apenas uma referência. Antes de tomar qualquer decisão relacionada a saúde, uma equipe multidisciplinar especialista deve ser consultada.

45 Além de problemas estéticos, a obesidade traz inúmeros problemas de saúde

46 OBESIDADE - Complicações Com a finalidade de entender de forma mais clara qual a relação entre a obesidade e as complicações relacionadas a saúde, a Comissão de Prevenção e Tratamento da obesidade, tabulou por especialidades as doenças causadas:

47 OBESIDADE Problemas da Obesidade e Sobrepeso

48 OBESIDADE Problemas da Obesidade e Sobrepeso

49 OBESIDADE Problemas da Obesidade e Sobrepeso

50 OBESIDADE Problemas da Obesidade e Sobrepeso

51 OBESIDADE Problemas da Obesidade e Sobrepeso

52 OBESIDADE Problemas da Obesidade e Sobrepeso

53 OBESIDADE Problemas da Obesidade e Sobrepeso

54 OBESIDADE Problemas da Obesidade e Sobrepeso

55 OBESIDADE Principais Causas

56 OBESIDADE Tratamento A obesidade é uma doença e deve ser tratada com tal. Os profissionais médicos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, enfermeiros, terapeutas ocupacionais devem estar envolvidos com o tratamento de seus pacientes, alertando-os e tratando-os com apoio, determinação e respeito.

57 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)

58 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA - CONCEITO A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arq Bras Cardiol 2016; 95(1 supl.1): 1-51

59 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA - CONCEITO Esta associada frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arq Bras Cardiol 2016; 95(1 supl.1): 1-51

60 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA Problema importante de saúde pública; Prevalência vem aumentando; Uma pessoa com pressão normal aos 55 anos tem 90% de chances de desenvolver hipertensão; Existe uma correlação positiva entre o risco de doença cardiovascular e a hipertensão;

61 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

62 PREVALÊNCIA DE HAS Estudos populacionais para PA >140/90mmHg % Araraquara 1990 S.Paulo 1990 Piracicaba 1991 P.Alegre 1994 Cotia 1997 Catanduva 2001 Sociedade Brasileira de Hipertensão

63 Prevalência de HAS no Brasil

64 FATORES DE RISCO PARA HAS Idade; Gênero; Etnia; Obesidade; Ingesta de sal;

65 FATORES DE RISCO PARA HAS Sedentarismo; Genética; Ingesta de álcool; Outros fatores de risco para doenças cardiovasculares; Fatores socioeconômicos;

66 Prejuízo as vasos sanguíneos: Renais; Cerebrais; Cardíacos; Consequências da HAS Insuficiência Cardíaca Congestiva; Insuficiência Coronariana; Insuficiência Renal; Acidente Vascular Cerebral;

67 Consequências da HAS

68 REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL PA = DC x RVP Fluxo sanguíneo Resistência a passagem do sangue pelas arteríolas pré capilares Pressão arterial (PA) é mantida pela regulação contínua do: Débito cardíaco e da resistência vascular periférica

69 REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL Regulação nervosa curto prazo): reflexo barorreceptor, estimulação bulbo (comanda a constrição e dilatação dos vasos). Bulbo centro cardiorregulador (cardioacelerador e cardioinibidor), aumentando ou reduzindo a frequência quando necessário.

70 REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL Regulação humoral (médio prazo): regulação exercida por substâncias como hormônios, íons, etc. Vasoconstritores: noradrenalina e adrenalina; Renina e angiotensina: a diminuição da pressão arterial ou de sódio nos líquidos orgânicos pode estimular a secreção de renina pelos rins.

71 REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL Regulação pelos rins (longo prazo): Quando a pressão arterial está elevada, há um aumento da intensidade de excreção de água e sódio pelos rins. Um aumento da diurese provoca a perda acentuada de líquido extracelular. Isso diminui o volume circulante de sangue (volemia). Sempre que o volume de líquido extracelular diminui, existe uma tendência para a redução da pressão arterial.

72 CLASSIFICAÇÃO DA HIPERTENSÃO Sistólica e Diastólica Primária ou essencial: ocorre em 90-95% dos casos, com maior probabilidade de ocorrer a partir dos 40 anos e esta associada aos fatores de risco. Secundária: ocorre em 5-10%, sua causa pode ser por uma patologia renovascular, feocromocitoma, apneia do sono, entre outros.

73 CLASSIFICAÇÃO DA HIPERTENSÃO Sistólica: Débito cardíaco aumentado; Insuficiência aórtica; Estados hipercinéticos; Fístulas arteriovenosas; Rigidez da aorta; Aterosclerose;

74 CLASSIFICAÇÃO DA HIPERTENSÃO A pressão arterial é classificada de acordo com os níveis pressóricos CLASSIFICAÇÃO PRESSÃO SISTÓLICA (mmhg) PRESSÃO DIASTÓLICA (mmhg) ÓTIMA < 120 < 80 NORMAL < 130 < 85 PRÉ HIPERTENSÃO HIPERTENSÃO ESTÁGIO I HIPERTENSÃO ESTÁGIO II HIPERTENSÃO ESTÁGIO III > OU IGUAL A 180 > OU IGUAL A 110 HIPERTENSÃO SISTÓLICA ISOLADA > OU IGUAL A 140 > OU IGUAL A 90 Marques, 2013.

75 Diagnóstico da HAS Ocorre geralmente em consulta de rotina; Após aferir em diferentes situações; Sempre observar (stress, dor, uso de cafeína, estimulantes...) Considerar a Síndrome do jaleco branco

76 Diagnóstico da HAS Medidas da Pressão Arterial Medida da pressão arterial A HAS é diagnosticada pela detecção de níveis elevados e sustentados de PA pela medida casual. A medida da PA deve ser realizada em toda avaliação por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais da saúde. MAPA - auto medida da PA MRPA - medida residencial da PA

77 Diagnóstico da HAS Medidas da Pressão Arterial

78 Diagnóstico da HAS Medidas da Pressão Arterial

79 Aferindo a Pressão Arterial na Prática

80 Aferindo a Pressão Arterial na Prática

81 Aferindo a Pressão Arterial na Prática

82 Aferindo a Pressão Arterial na Prática

83 Aferindo a Pressão Arterial na Prática

84 Aferindo a Pressão Arterial na Prática

85 Aferindo a Pressão Arterial na Prática

86 Aferindo a Pressão Arterial na Prática

87 Diagnóstico da HAS O diagnóstico é consequência dos achados de pressão arterial sistematicamente acima dos valores de referência. A medida de PA deve ser obrigatória em todo paciente no momento da consulta médica, farmacêutica ou outras especialidades; Embora a HAS seja assintomática, alguns pacientes relatam: palpitações, cefaléia, tonturas, diminuição da capacidade física e escotomas;

88 Diagnóstico da HAS Devem ser considerados além dos valores de HAS, outros fatores de risco cardiovasculares, determinando a presença de lesões em órgãos alvos e identificando as comorbidades associadas; Essa abordagem deve ser realizada através de anamenese e exame físico, associado a avaliação laboratorial: hematócrito, glicose, potássio, cálcio, triglicerídeos, HDL e LDL colesterol, uréia e creatinina, análise de urina e ECG.

89 Diagnóstico da HAS O diagnóstico da HAS primária, depende da exclusão de qualquer doença que concorra para o aumento da pressão arterial com uma de suas manifestações clínicas, incluindo nefropatias, hipertensão renovascular e endocrinopatias; Pacientes que apresentem sistematicamente valores de pressão arterial iguais ou superiores a 140/90 mmhg em pelo menos duas medidas por consulta, em pelo menos duas ocasiões distintas, deverão ser considerados hipertensos.

90 Exames complementares Teste de esforço; Ultrassom renal/artérias renais; Tomografia renal/supra-renal; Arteriografia renal; Biópsia renal; Raio X de tórax; Renina plasmática; Catecolaminas urinárias; Cortisol;

91 Tratamento da HAS Não medicamentoso Redução de peso: todos os pacientes com peso acima do ideal (IMC), devem perder peso; Consumo moderado de bebidas alcoólicas: não deve ultrapassar 30g para homens e 15g para mulheres (valor contido em 60 ml de bebida destilada, 240 ml de vinho ou 720 ml de cerveja); Atividade física: 30 minutos por dia na maioria dos dias de semana;

92 Tratamento da HAS Não medicamentoso Restrição de sal: a média de consumo de sal é em torno de 10g/dia a 12g/dia. Aconselha-se um consumo não superior a 1Kg de sal ao mês em uma família de cinco componentes adultos; Suspensão do tabagismo: o tabagismo deve ser abolido; Padrão alimentar ideal: o estudo DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension), preconizou uma dieta com frutas, verduras, derivados do leite desnatados, redução de gorduras saturadas e colesterol;

93 Tratamento da HAS

94 Tratamento da HAS Decisão para tratamento medicamentoso Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial

95 Tratamento da HAS Decisão para tratamento medicamentoso

96 Tratamento da HAS Princípios gerais para o tratamento medicamentoso: O medicamento deve ser eficaz por via oral; Deve ser bem tolerado; Administração do menor número possível de tomadas diárias (dose única diária); Utilizar menores doses efetivas preconizadas para cada situação clínica, podendo ser aumentada gradativamente e/ou associar a outro hipotensor de classe farmacológica diferente (levando em conta que quanto maior a dose, maior a possibilidade de efeitos indesejáveis); Instruir o paciente sobre a doença, sobre os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados e sobre a planificação e os objetivos terapêuticos; Considerar condições socioeconômicas;

97 Tratamento da HAS Monoterapia Inicial Diuréticos Beta bloqueadores IECA Antagonistas de Ca++ Antagonistas da A-II Resposta Inadequada Adicionar terceira droga Resposta Inadequada 1. Aumentar a dose 2. Substituir a monoterapia 3. Adicionar segunda droga

98 DIURÉTICOS Situações favoráveis à utilização dos Diuréticos Pacientes idosos; Pacientes da raça negra; Pacientes obesos; Relevância do baixo custo; Ingestão elevada de sal; Patologias renais com retenção de sódio; Mecanismo Antihipertensivo Reduzem as reservas corporais de sódio; Reduzem a volemia e débito cardíaco; A longo prazo, o débito normaliza; A longo prazo, reduzem a resistência vascular periférica;

99 Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida, Clortalidona DIURÉTICOS Mecanismo de ação Inibem o Co-transporte de Na + e Cl - no túbulo contorcido distal; Vantagens: baixo custo e efetivos e boa absorção por via oral;

100 DIURÉTICOS Diuréticos de alça são reservados para situações de hipertensão associada a insuficiência renal com taxa de filtração glomerular abaixo de 30 ml/min. Diuréticos poupadores de potássio: apresentam pequena eficácia diurética, mas, quando associados aos tiazídicos e aos diuréticos de alça, são úteis na prevenção e no tratamento de hipopotassemia. Efeitos Colaterais Hiponatremia, hipovolemia, hipocloremia, hipocalemia, alcalose metabólica, hipotensão, hiperuricemia, hiperglicemia, hipofosfatemia, hiperlipidemia, desidratação

101 Diuréticos Medicamentos Diuréticos Posologia (mg) Mínima Máxima tomadas/dia Tiazídicos Clortalidona 12, Hidroclorotiazida 12, Indapamida 2,5 5 1 Indapamida SR** 1,5 5 1 Alça Bumetamida 0,5 ** 1-2 Furosemida 20 ** 1-2 Piretanida Poupadores de potássio Amilorida* 2, Espironolactona Triantereno*

102 -Bloqueadores Bloqueadores dos receptores 1 FC DC Renina RVP Ang II PA Aldosterona Retenção Água / sódio Volume Sanguíneo

103 -Bloqueadores Situações que favorecem o uso dos beta-bloqueadores Angina pectoris; Profilaxia pós-infarto; Ansiedade ou taquicardia coexistentes; Pacientes jovens; Mecanismo Antihipertensivo Redução do débito cardíaco; Reduz a produção de renina mediada pelos receptores b1; Bloqueiam receptores b pré-sinápticos.

104 -Bloqueadores Principais reações adversas em uso de -Bloqueadores: Broncoespasmo, bradicardia, distúrbios da condução atrioventricular, vasoconstrição periférica, insônia, pesadelos, depressão psíquica, astenia e disfunção sexual. Betabloqueadores de primeira e segunda geração podem acarretar também intolerância à glicose, induzir ao aparecimento de novos casos de diabetes, hipertrigliceridemia com elevação do LDL-colesterol e redução da fração HDLcolesterol.

105 -Bloqueadores Principais reações adversas em uso de -Bloqueadores: Os betabloqueadores de primeira e segunda geração são formalmente contraindicados a pacientes com asma brônquica, DPOC e bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus.

106 -Bloqueadores Betabloqueadores dose dose posologia min max tomadas/dia mg mg Atenolol Bisoprolol 2, Carvedilol+ 12, Metoprolol Nadolol Nebivolol Propranolol** 40/80 240/ /1-2 Pindolol

107 Fármacos Inibidores da ECA Captopril, Enalapril, Lisinopril, Benazepril, Ramipril Mecanismo Antihipertensivo: Reduzem a RVP

108 Inibidores da ECA Situações favoráveis o uso dos IECA: Indivíduos brancos jovens; Estado de alto nível de renina; Dieta com baixo teor de sal; Hipertrofia ventricular esquerda; ICC; Diabetes (quando administrados a longo prazo, os IECAs retardam o declínio da função renal em pacientes com nefropatia diabética ou de outras etiologias).

109 Inibidores da ECA Captopril, Enalapril, Lisinopril, Benazepril, Ramipril Efeitos colaterais Hipotensão, tosse seca, alterações do paladar, hipercalemia ( mais comum em pacientes com insuficiência renal e diabetes), neuroangioedema, erupções cutâneas alérgicas, proteinúria. Contra indicações Estenose da artéria renal, distúrbio renal ( Cr, piora a função renal, filtração glomerular), hipertensão da gravidez.

110 Inibidores da ECA Inibidores da ECA dose dose posologia min max Benazepril Captopril Cilazapril 2,5 5 1 Delapril Enalapril Fosinopril Lisinopril Perindopril Quinapril Ramipril 2, Trandolapril 2 4 1

111 Bloqueadores dos receptores AT1 da angiotensina II Losartan, Valsartan, Cadesartan, Irbesartan,Telmisartana Mecanismo Antihipertensivo Bloqueio dos receptores AT1; Redução da RVP; Especialmente utilizados em populações de alto risco cardiovascular ou com comorbidades. São nefroprotetores no paciente com diabetes melitus tipo 2 com nefropatia; Situações favoráveis ao uso Estado de alto nível de renina Dieta com baixo teor de sal Hipertrofia ventricular esquerda ICC e DM

112 Bloqueadores dos receptores AT1 da angiotensina II Efeitos Colaterais: Hipotensão, alterações do paladar, hipercalemia ( mais comum em pacientes com insuficiência renal e diabetes), erupções cutâneas alérgicas, mais raras. Contra-indicações: (iguais aos IECA, exceto pela tosse) Estenose da artéria renal, distúrbio renal; hipertensão da gravidez;

113 Bloqueadores dos receptores AT1 da angiotensina II Bloqueadores do receptor AT1 dose dose posologia min max tomadas/dia Candesartana Irbersartana Losartana Olmesartana Telmisartana Valsartana

114 Bloqueadores dos Canais de Cálcio O mecanismo de ação anti-hipertensiva decorre da redução da resistência vascular periférica por diminuição da concentração de cálcio nas células musculares lisas vasculares. Divididos em classes: Verapamil; Diidropiridinas (Nifedipina, nisoldipina, anlodipina, Isradipina, nimodipina, nicardipina); Não Diidropiridinas (Diltiazen);

115 Bloqueadores dos Canais de Cálcio Situações que favorecem o uso: Negros, indivíduos brancos idosos, indivíduos fisicamente ativos, ingestão elevada de sal, angina pectoris, doença de Raynaud associada. Principais reações adversas: Cefaleia, tontura, rubor facial - mais frequente com diidropiridínicos de curta ação - e edema de extremidades, sobretudo maleolar. Esses efeitos adversos são, em geral, dose-dependentes. Mais raramente, podem induzir a hipertrofia gengival. Os diidropiridínicos de ação curta provocam importante estimulação simpática reflexa, sabidamente deletéria para o sistema cardiovascular. Verapamil e diltiazem podem provocar depressão miocárdica e bloqueio atrioventricular. Obstipação intestinal é observada, particularmente, com verapamil.

116 Bloqueadores dos Canais de Cálcio dose dose posologia min max tomadas/dia Fenilalquilaminas Verapamil Retard*** Não Diidropiridinas Diltiazem (todos) Diidropiridinas Anlodipino 2, Felodipino Isradipina 2, Lacidipina Lercarnidipino Manidipino Nifedipino Oros*** Nifedipino Retard*** Nisoldipino Nitrendipino

117 Inibidores adrenérgicos Ação central : Atuam estimulando os receptores alfa-2 adrenérgicos pré-sinápticos no sistema nervoso central, reduzindo o tônus simpático, como fazem a alfametildopa, a clonidina e o guanabenzo e/ou os inibidores dos receptores imidazolidínicos. A experiência favorável em relação à segurança do binômio materno-fetal recomenda a alfametildopa como agente de escolha para tratamento da hipertensão das grávidas.

118 Inibidores adrenérgicos Principais reações adversas: sonolência, sedação, boca seca, fadiga, hipotensão postural e disfunção sexual. Alfametildopa pode provocar, ainda, embora com pequena frequência, galactorreia, anemia hemolítica e lesão hepática, sendo contraindicada se há insuficiência hepática. Clonidina, destaca-se pela hipertensão de rebote, quando da suspensão brusca da medicação, e a ocorrência mais acentuada de boca seca.

119 Inibidores adrenérgicos Ação central dose min dose max posologia Alfametildopa Clonidina 0,2 0,6 2-3 Guanabenzo Moxonidina 0,2 0,6 1 Rilmenidina Reserpina* 12,

120 Vasodilatadores Diretos Vasodilatadores diretos dose min max posologia/dia Hidralazina Minoxidil 2, Mecanismo de ação: Atuam sobre a musculatura da parede vascular, promovendo relaxamento muscular com consequente vasodilatação e redução da resistência vascular periférica. Principais reações adversas: Pela vasodilatação arterial direta, promovem retenção hídrica e taquicardia reflexa, o que contraindica seu uso como monoterapia.

121 Alfabloqueadores Alfabloqueadores dose min max posologia/dia Doxazosina Prazosina Prazosina XL*** Terazosina Mecanismo de ação: Apresentam efeito hipotensor discreto a longo prazo como monoterapia, devendo, portanto, ser associados com outros anti-hipertensivos. Podem induzir ao aparecimento de tolerância, o que exige o uso de doses gradativamente crescentes. Têm a vantagem de propiciar melhora discreta no metabolismo lipídico e glicídico e nos sintomas de pacientes com hipertrofia prostática benigna. Principais reações adversas: Hipotensão postural, mais evidente com a primeira dose, sobretudo se a dose inicial for alta, palpitações e, eventualmente, astenia.

122 Tratamento da HAS e a Abordagem Multiprofissional

123 Tratamento da HAS e a Abordagem Multiprofissional

124 Tratamento da HAS e o Papel do Farmacêutico Promoção da atenção farmacêutica ao paciente (orientação individual ou em grupo e acompanhamento individual do uso do medicamento (acompanhamento farmacoterapêutico); Participação em comitês para seleção e padronização de medicamentos; Gerenciamento de estoque, armazenamento correto e dispensação de medicamentos; Orientação quanto ao uso racional de medicamentos; V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão.

125 O Farmacêutico e a Equipe Multiprofissional Univers. de Oklahoma (EUA) Pacientes Ambulatoriais - Os pacientes do grupo que foram assistidos pela intervenção do profissional farmacêutico tiveram uma redução significativa na Pressão Arterial Diastólica (-2.6 mmhg, p=0.05) comparadas com o início do acompanhamento, enquanto os pacientes do grupo controle, tiveram um aumento das Pressões Arteriais tanto Diastólicas quanto Sistólicas (+1.6/+0.7mmHg, p=ns). PHARM PRACT (GRANADA) JUL;10(3): EPUB 2012 SEP 30.

126 O Farmacêutico e a Equipe Multiprofissional Univers. Técnica do Texas (EUA) - Pacientes ambulatoriais: Menor duração do seguimento terapêutico ajustes de doses até a adequação do tratamento ao paciente (7.0 vs meses, p=0.0013) nos pacientes acompanhados pelo especialista farmacêutico. Por ouro lado, houve maior frequência de visitas clinicas (10.7 vs. 3.45, p<0.0001) quando sem o acompanhamento do farmacêutico cardiologista. PHARM PRACT (GRANADA) JAN-MAR;10(1):25-32

127 Considerações Gerais SITUAÇÕES ESPECIAIS: NEGROS: Boa eficácia dos diuréticos IDOSOS: Diuréticos, bloqueadores de canal de cálcio, IECA GRAVIDEZ: Metildopa OBESIDADE: IECA ( aumentam a sensibilidade a insulina ) DIABETE MELLITO: IECA, diuréticos em baixas doses CARDIOPATIA ISQUÊMICA: Propranolol INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: Diuréticos, IECA

128 Considerações Gerais Os tiazídicos devem ser a droga de escolha na maioria dos pacientes, uso isolado ou em combinação; Algumas comorbidades são indicação para uso de outra classe de medicamentos; A maioria dos pacientes necessitará de duas ou mais drogas para atingir o nível desejado; Se a pressão encontra-se acima de 20/10 mmhg do nível desejado, iniciar 2 drogas (sendo uma diurético tiazídico);

129 Considerações Gerais A terapia mais efetiva prescrita pelo médico mais atencioso terá efeito apenas se o paciente estiver motivado; A motivação melhora quando o paciente tem experiências positivas e confia no médico; A empatia constrói a confiança e é um potente motivador; O julgamento clínico permanece soberano;

130 O maior de todos os erros é não fazer nada só porque se pode fazer pouco. Faça o que lhe for possível Sydney Smith

131 Obrigada! Contato:

FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS

FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS Profa. Elisabeth Maróstica HIPERTENSÃO ARTERIAL PA = DC x RP HIPERTENSÃO ARTERIAL

Leia mais

Cuidado Farmacêutico na Hipertensão

Cuidado Farmacêutico na Hipertensão Cuidado Farmacêutico na Hipertensão Walleri Reis, BPharm, MSc Ambulatório de Atenção Farmacêutica do Hospital de Clínicas. Laboratório de Serviços Clínicos e Evidências em Saúde. Universidade Federal do

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau. Disciplina: Farmacologia

Faculdade Maurício de Nassau. Disciplina: Farmacologia Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Farmacologia Profa. Dra. Thais Porto Ribeiro Aula Tema: Anti-hipertensivos Mecanismos do Controle da PA SNA SRA O Sistema cardiovascular é controlado de forma integrada:

Leia mais

Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica

Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica 1 Proposta de Avaliação do Risco Cardiovascular na Atenção Básica Propõe-se a utilização da tabela de Framingham, para estratificação

Leia mais

Profa. Fernanda Datti

Profa. Fernanda Datti Profa. Fernanda Datti > 30% PA 140/90 mmhg > 50% entre 60 e 69 anos 75% acima de 70 anos Idade Gênero e etnia Excesso de peso e obesidade Ingestão de sal Ingestão de álcool Sedentarismo Fatores socioeconômicos

Leia mais

Aula 9: Hipertensão arterial sistêmica (HAS)

Aula 9: Hipertensão arterial sistêmica (HAS) Aula 9: Hipertensão arterial sistêmica (HAS) Pressão arterial O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado

Leia mais

COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL?

COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL? COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL? Profa. Dra. Rosália Morais Torres VI Diretrizes Brasileiras de hipertensão arterial Arq Bras Cardiol 2010; 95 (1 supl.1): 1-51 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)

Leia mais

O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL PRESSÃO ALTA?

O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL PRESSÃO ALTA? COMO EU TRATO? O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA? MINISTÉRIO DA SAÚDE Coordenação de Doenças Crônico-Degenerativas Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é quando a pressão que o sangue faz na

Leia mais

Tratamento Medicamentoso

Tratamento Medicamentoso Capítulo 6 Tratamento Medicamentoso Objetivos O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares do paciente hipertenso, aumentadas em

Leia mais

SEGUIMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES IDOSOS HIPERTENSOS COM CAPACIDADE COGNITIVA

SEGUIMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES IDOSOS HIPERTENSOS COM CAPACIDADE COGNITIVA SEGUIMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES IDOSOS HIPERTENSOS COM CAPACIDADE COGNITIVA Gabriela Keylla Alvarenga Militão¹; Nathália Modesto Xavier de Araújo²; Maria Ladjane Sodré de Melo 3 Universidade

Leia mais

6. Tratamento Medicamentoso

6. Tratamento Medicamentoso 6. Tratamento Medicamentoso 6.1. Objetivos O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares 138,139. Assim, os antihipertensivos devem

Leia mais

A-Diuréticos inibidores da anidrase carbônica B-Diuréticos de alça ou potentes

A-Diuréticos inibidores da anidrase carbônica B-Diuréticos de alça ou potentes FÁRMACOS DIURÉTICOS São chamados diuréticos os fármacos que induzem ao aumento do fluxo urinário. Estes agentes são inibidores de transporte iônico, diminuindo a reabsorção de Na+. Como resultado o Na+

Leia mais

Hipertensão Arterial - Tratamento

Hipertensão Arterial - Tratamento Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia Região Sul 20 a 24 de setembro de 2006 ACM - Florianópolis Hipertensão Arterial - Tratamento Dr. S. Starke / Blumenau O objetivo maior no tratamento em hipertensos

Leia mais

2017 DIRETRIZ PARA PREVENÇÃO, DETECÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADULTOS

2017 DIRETRIZ PARA PREVENÇÃO, DETECÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADULTOS Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues 2017 DIRETRIZ PARA PREVENÇÃO, DETECÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADULTOS Colégio Americano de Cardiologia Associação Americana do Coração

Leia mais

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1 Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1 Fármacos que afetam as funções renal e cardiovascular 2 As doenças cardiovasculares podem resultar de defeitos congênitos ou doenças e hábitos adquiridos posteriormente.

Leia mais

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico.

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico. Hidroclorotiazida Diurético - tiazídico Índice 1. Definição 2. Indicação 3. Posologia 4. Contraindicação 5. Interação medicamentosa 1. Definição A Hidroclorotiazida age diretamente sobre os rins atuando

Leia mais

Introdução ao Protocolo

Introdução ao Protocolo Programa Einstein de Cardiologia Protocolo Gerenciado de Insuficiência Cardíaca Introdução ao Protocolo Conforme dados da American Heart Association, o risco de um americano com 40 anos de idade ou mais

Leia mais

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATORIO - CORAÇÃO, - VASOS SANGUINEOS - SANGUE 1 DROGAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - ANTIARRÍTMICOS - VASODILATADORES - CARDIOTÔNICOS - ANTI-HIPERTENSIVOS

Leia mais

Medicações do Sistema Cardiovascular. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Medicações do Sistema Cardiovascular. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Medicações do Sistema Cardiovascular Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Dislipidemia Aterosclerose é o acúmulo de gordura nas paredes das artérias que irá diminuir o fluxo sanguíneo para

Leia mais

TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO DE DIFÍCIL CONTROLE

TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO DE DIFÍCIL CONTROLE Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Sub-Secretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde Gerência do Programa de Hipertensão TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO DE DIFÍCIL CONTROLE São assim

Leia mais

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA).

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA Marina Politi Okoshi Disciplina de Clínica Médica Geral Departamento de Clínica Médica Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP 2008 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA - Por

Leia mais

CREMESP Programa de Educação Médica Continuada - Miguelópolis - SP

CREMESP Programa de Educação Médica Continuada - Miguelópolis - SP CREMESP Programa de Educação Médica Continuada - Miguelópolis - SP 25/03/2015 Rodrigo Tavares Silva rotasilva@yahoo.com.br Sumário Conceito Epidemiologia e importância Diagnóstico Classificação Avaliação

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO - HIPERTENSÃO ARTERIAL - I

ESTUDO DIRIGIDO - HIPERTENSÃO ARTERIAL - I ESTUDO DIRIGIDO - HIPERTENSÃO ARTERIAL - I ÍNDICE 1 CASO CLÍNICO... 2 2 ANÁLISE DO TEXTO... 4 2-1 Capítulo 4: Decisão terapêutica e metas.... 4 2-2 Capítulo 5: Tratamento não-medicamentoso... 5 2-3 Capítulo

Leia mais

Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular

Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular Disciplina: Exercícios Físicos para Grupos Especiais Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular Prof. Dra. Bruna Oneda Principais causas de morte nos EUA Fatores de risco cardiovascular NÃO MODIFICÁVEIS

Leia mais

CLÍNICA MÉDICA HIPERTENSÃO ARTERIAL PATRICIA DUPIM UNIVERSO

CLÍNICA MÉDICA HIPERTENSÃO ARTERIAL PATRICIA DUPIM UNIVERSO CLÍNICA MÉDICA HIPERTENSÃO ARTERIAL PATRICIA DUPIM UNIVERSO HIPERTENSÃO ATERIAL É definida como uma PA sistólica 140mmHg e uma PA diastólica que 90mmHG, durante um período sustentado O risco cardiovascular,

Leia mais

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO UNITERMOS TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO HIPERTENSÃO; HIPERTENSÃO/tratamento. Silvia Gelpi Mattos Jeziel Basso Verena Subtil Viuniski Carlos Eduardo Poli de Figueiredo KEYWORDS HYPERTENSION; HYPERTENSION/therapy.

Leia mais

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358: ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:1547-59 Alexandre Alessi Doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA ENTENDENDO a doença metabólica A doença metabólica, também chamada de síndrome metabólica ou ainda de plurimetabólica, em geral faz parte de um conjunto de

Leia mais

Classificação. Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida

Classificação. Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida Diuréticos Classificação Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Hidroclorotiazida:

Leia mais

7. Situações especiais

7. Situações especiais V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial 291 7. Situações especiais 7.1 AFRODESCENDENTE E MISCIGENADOS Os afrodescendentes apresentam maior prevalência e gravidade da hipertensão relacionadas a

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS. Profª EnfªLuzia Bonfim.

DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS. Profª EnfªLuzia Bonfim. DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS Profª EnfªLuzia Bonfim. DROGAS VASODILATADORAS São agentes úteis no controle da cardiopatia isquêmica aguda, HAS, Insuficiência Cardíaca e outras situações que exigem

Leia mais

Quinta-Feira

Quinta-Feira Programação Científica* * Sujeita a alteração. Quinta-Feira 27.10. 2011 8h30min às 10h Abertura 10h às 10h30min - Visita aos Expositores/Sessão de Pôsteres 10h30min às 12h - Auditório 1 Mesa redonda: HAS

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Parte 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Insuficiência Cardíaca: - é uma síndrome clínica na qual existe uma anormalidade na estrutura ou na função cardíaca,

Leia mais

UPDATING THE TREATMENT OF HIGH BLOOD PRESSURE ATUALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM ADULTOS

UPDATING THE TREATMENT OF HIGH BLOOD PRESSURE ATUALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM ADULTOS UPDATING THE TREATMENT OF HIGH BLOOD PRESSURE ATUALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM ADULTOS UNITERMOS Luísa Martins Avena Thais Mariel Andara Beuren Luiz Carlos Bodanese HIPERTENSÃO

Leia mais

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES:

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES: Nefropatia Diabética Caso clínico com estudo dirigido Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza RESPOSTAS DAS QUESTÕES: QUESTÃO 1 Qual é o motivo da glicosúria positiva? a) Resultado falso-positivo

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 26. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 26. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 26 Profª. Lívia Bahia Estratégias para o cuidado ao paciente com doença crônica na atenção básica Hipertensão A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é

Leia mais

TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL COM BETABLOQUEADORES

TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL COM BETABLOQUEADORES TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL COM BETABLOQUEADORES Luciana Rodrigues Ferreira 1 Núbia Martins Silva Dias 1 Sebastião Alves da Silva 1 Marcelo Elias Pereira 2 Stela Ramirez de Oliveira 2 RESUMO: A

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) 1. Conceitos 2. Fatores de Risco 3. Complicações 4. Detecção (rastreamento) e diagnóstico (critérios) 5. Tratamento não-medicamentoso 6. Tratamento medicamentoso O

Leia mais

Hipertensão Arterial Sistêmica Resistente

Hipertensão Arterial Sistêmica Resistente Hipertensão Arterial Sistêmica Resistente Introdução Hipertensão resistente é definida como valores pressóricos acima das metas desejáveis com o uso adequado de três anti-hipertensivos de classes diferentes.

Leia mais

FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA FARMACOCINÉTICA CONCEITOS PRELIMINARES EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM. Ação do medicamento na molécula alvo;

FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA FARMACOCINÉTICA CONCEITOS PRELIMINARES EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM. Ação do medicamento na molécula alvo; CONCEITOS PRELIMINARES Remédio; Medicamentos; Medicação; Fármaco; Droga; Eventos Adversos de Medicamentos (EAM). EVENTOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS EAM Associado ou não à um dano ao paciente. É o caminho

Leia mais

PERFIL CLÍNICO E BIOQUÍMICO DOS HIPERTENSOS DE MACEIÓ (AL) de Nutrição em Cardiologia (Ufal/Fanut/NUTRICARDIO )

PERFIL CLÍNICO E BIOQUÍMICO DOS HIPERTENSOS DE MACEIÓ (AL) de Nutrição em Cardiologia (Ufal/Fanut/NUTRICARDIO ) PERFIL CLÍNICO E BIOQUÍMICO DOS HIPERTENSOS DE MACEIÓ (AL) Andreza Ferreira da Silva 1 andrezaaferreira1@hotmail.com Juliana Bittencourt Duarte dos Santos 1 julianabittencourt71@gmail.com Isadora Bianco

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

Pesquisa de fatores que influenciam a pressão arterial

Pesquisa de fatores que influenciam a pressão arterial Pesquisa de fatores que influenciam a pressão arterial ANA CAROLINA GIROLDO(G-UNINGÁ)¹ SARA CRISTINA BORSATTO(G-UNINGÁ)¹ SUE HELLEN MONTEIRO DE MATOS(G-UNINGÁ)¹ THAILA FERNANDA DE CARVALHO(G-UNINGÁ)¹ VANESSA

Leia mais

Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp

Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp 22a. Jornada de Ginecologia e Obstetrícia Maternidade Sinhá Junqueira Módulo IB Obstetrícia Direto ao assunto Abordagem da gestante hipertensa José Carlos Peraçoli

Leia mais

Comumente empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nas unidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da

Comumente empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nas unidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da Comumente empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nas unidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da farmacocinética e farmacodinâmica é de vital importância

Leia mais

Síndrome Metabólica. Wilson Marques da Rosa Filho. (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia)

Síndrome Metabólica. Wilson Marques da Rosa Filho. (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia) Síndrome Metabólica (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia) Wilson Marques da Rosa Filho 1 Síndrome Metabólica 1ª edição: maio de 2017 Síndrome Metabólica / Wilson Marques da Rosa Filho São Paulo: Perse

Leia mais

INTERNATO CARDIOLOGIA DOUTORANDA BEATRIZ ZAMPAR PROF DR MARIO AUGUSTO CRAY DA COSTA

INTERNATO CARDIOLOGIA DOUTORANDA BEATRIZ ZAMPAR PROF DR MARIO AUGUSTO CRAY DA COSTA INTERNATO CARDIOLOGIA - 2015 DOUTORANDA BEATRIZ ZAMPAR PROF DR MARIO AUGUSTO CRAY DA COSTA Plano de apresentação Introdução Evidências Combinações Hipertrofia ventricular esquerda Doença renal crônica

Leia mais

Hipertensão Arterial. Educação em saúde. Profa Telma L. Souza

Hipertensão Arterial. Educação em saúde. Profa Telma L. Souza Hipertensão Arterial Educação em saúde Profa Telma L. Souza Introdução Conceito Importância HAS DHEG Metas Estratégica Classificação de pressão Fatores de risco Tratamento Introdução Conceito Pressão arterial

Leia mais

Atividade Física e Cardiopatia

Atividade Física e Cardiopatia AF e GR ESPECIAIS Cardiopatia Atividade Física e Cardiopatia Prof. Ivan Wallan Tertuliano E-mail: ivantertuliano@anhanguera.com Cardiopatias Anormalidade da estrutura ou função do coração. Exemplos de

Leia mais

FISIOTERAPIA PREVENTIVA

FISIOTERAPIA PREVENTIVA FISIOTERAPIA PREVENTIVA DIABETES MELLITUS APOSTILA 5 DEFINIÇÃO É um distúrbio crônico, caracterizado pelo comprometimento do metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia, bem como

Leia mais

FARMACOLOGIA 10 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR

FARMACOLOGIA 10 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR Aula 10 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR Prazosina e outros antagonistas dos adrenoceptores α Nitroprussiato de Sódio Bloqueadores dos adrenoceptores ß Agentes inotrópicos positivos Anticoagulantes e antiarrítmicos

Leia mais

DIURÉTICOS 09/10/2016 CONCEITO INTRODUÇÃO FISIOLOGIA RENAL FISIOLOGIA RENAL FISIOLOGIA RENAL

DIURÉTICOS 09/10/2016 CONCEITO INTRODUÇÃO FISIOLOGIA RENAL FISIOLOGIA RENAL FISIOLOGIA RENAL CONCEITO DIURÉTICOS Diuréticos são drogas que promovem a excreção renal de água, sódio e outros eletrólitos, aumentando assim a formação de urina e o débito urinário. Prof. Karina Lemos Guedes Karinag@pitagoras.com.br

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - FISFAR V /2. PROF (a). DANIELA QUADROS DE AZEVEDO. 1) Analise as afirmativas que seguem como verdadeiras ou falsas:

LISTA DE EXERCÍCIOS - FISFAR V /2. PROF (a). DANIELA QUADROS DE AZEVEDO. 1) Analise as afirmativas que seguem como verdadeiras ou falsas: LISTA DE EXERCÍCIOS - FISFAR V - 2016/2 PROF (a). DANIELA QUADROS DE AZEVEDO PARTE I: ANTIDIABÉTICOS ORAIS E INSULINA DMI e DM2: fisiopatologia 1) Analise as afirmativas que seguem como verdadeiras ou

Leia mais

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS FARMACOLOGIA CARDIOVASCULAR Prof. Márcio Batista Powerpoint Templates Page 1 Powerpoint Templates Page 2 A N T I - H I P E R T E N S I V O S MECANISMOS DE CONTROLE DA PRESSÃO

Leia mais

É uma campanha em que os estudantes de farmácia vão à luta pela VALORIZAÇÃO do profissional farmacêutico demonstrando à população a importância deste

É uma campanha em que os estudantes de farmácia vão à luta pela VALORIZAÇÃO do profissional farmacêutico demonstrando à população a importância deste É uma campanha em que os estudantes de farmácia vão à luta pela VALORIZAÇÃO do profissional farmacêutico demonstrando à população a importância deste profissional na PROMOÇÃO DO USO CORRETO DE MEDICAMENTOS

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA FISIOTERAPIA - FMRPUSP PAULO EVORA INTRODUÇÃO IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial 2002 Prevalência: 22 a 43 % da população urbana adulta brasileira. Um dos

Leia mais

Diuréticos. Classificação da diurese. FUNÇÕES RENAIS A manutenção do meio interno através s da: Secreção de hormônios. Excreção de drogas

Diuréticos. Classificação da diurese. FUNÇÕES RENAIS A manutenção do meio interno através s da: Secreção de hormônios. Excreção de drogas Diuréticos Os diuréticos são fármacos f que tem a propriedade de causar Diuréticos aumento do volume urinário rio e cujo mecanismo é a inibição da reabsorção tubular de sódio s e água. Prof. Carlos Cezar

Leia mais

Utilização de diretrizes clínicas e resultados na atenção básica b

Utilização de diretrizes clínicas e resultados na atenção básica b Utilização de diretrizes clínicas e resultados na atenção básica b à hipertensão arterial Construindo Estratégias e Avaliando a Implementação de Diretrizes Clínicas no SUS Edital 37/2004 CNPq ENSP/FIOCRUZ

Leia mais

Journal of Hypertension 2013; European Heart Journal 2013; Blood Pressure 2013

Journal of Hypertension 2013; European Heart Journal 2013; Blood Pressure 2013 2013 ESC/ESH Guidelines for the management of arterial hypertension. Journal of Hypertension 2013; European Heart Journal 2013; Blood Pressure 2013 Comentários sobre a metodologia utilizada As novas Diretrizes

Leia mais

Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica

Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica Daiani de Bem Borges Farmacêutica (NASF/PMF) Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde/UFSC/PMF Doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFSC

Leia mais

Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica

Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica Lucas de Souza Godoy 1 ; Luis Henrique Romano 2 1 Graduando, Centro Universitário Amparense UNIFIA, curso de nutrição. 2 Professor doutor, Centro Universitário

Leia mais

Estratégias para o tratamento da Hipertensão Arterial

Estratégias para o tratamento da Hipertensão Arterial XVI Congresso de Cardiologia de Mato Grosso do Sul Outubro 2010 Estratégias para o tratamento da Hipertensão Arterial Paulo César B. Veiga Jardim Prof. Associado da Faculdade de Medicina da UFG Coordenador

Leia mais

DROGAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

DROGAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL DROGAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL Definição: distúrbio assintomático com elevação anormal da pressão nas artérias Pressão em repouso: sistólica 140 mm Hg e diastólica 90 mm Hg No

Leia mais

- Dislipidemia aumento do LDL e redução do HDL; - Idade > 45 anos no homem e 55 anos na mulher;

- Dislipidemia aumento do LDL e redução do HDL; - Idade > 45 anos no homem e 55 anos na mulher; Doença Isquêmica do Miocárdio Introdução A isquemia cardíaca é o resultado de um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de O2 pelo miocárdio, tendo como causa primordial a aterosclerose coronariana.

Leia mais

ENALAPRIL ENALAPRIL ANTI-HIPERTENSIVO. Nome Genérico: maleato de enalapril. Classe Química: inibidor da enzima conversora de angiotensina (não

ENALAPRIL ENALAPRIL ANTI-HIPERTENSIVO. Nome Genérico: maleato de enalapril. Classe Química: inibidor da enzima conversora de angiotensina (não Nome Genérico: maleato de enalapril. Classe Química: inibidor da enzima conversora de angiotensina (não sulfidrílico). Classe Terapêutica: anti-hipertensivo. Forma Farmacêutica e Apresentação: Enalapril

Leia mais

Atividade Física e Hipertensão Arterial Sistêmica. Profa. Dra. Bruna Oneda

Atividade Física e Hipertensão Arterial Sistêmica. Profa. Dra. Bruna Oneda Atividade Física e Hipertensão Arterial Sistêmica Profa. Dra. Bruna Oneda www.brunaoneda.com.br Hipertensão arterial sistêmica Síndrome multicausal e multifatorial caracterizada pela presença de níveis

Leia mais

Sessão Televoter Hipertensão

Sessão Televoter Hipertensão 2013 27 de Abril Sábado Sessão Televoter Hipertensão António Pedro Machado Carlos Rabaçal Joana Bordalo Hipertensão na gravidez Evolução da PA durante a gravidez em 6000 mulheres entre os 25 e os 34 anos

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Recursos de estudo na Área do Aluno Site SJT Educação Médica Aula À La Carte Simulados Presenciais e on-line Cursos Extras Antibioticoterapia Prático SJT Diagnóstico por imagem Eletrocardiografia Revisão

Leia mais

Simpático e Parassimpático. Neurônio Pré Ganglionar. Neurônio Pós Ganglionar. Sistema Involuntário. Controla e Modula as Funções Viscerais

Simpático e Parassimpático. Neurônio Pré Ganglionar. Neurônio Pós Ganglionar. Sistema Involuntário. Controla e Modula as Funções Viscerais Sistema Nervoso Autônomo SNA Sistema Involuntário Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Controla e Modula as Funções Viscerais SNA Importância do Estudo Implicação em várias situações

Leia mais

19/04/2016. Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail:

19/04/2016. Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail: Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail: andrea@salesiano-ata.br 1 A Obesidade Definida como doença crônica caracterizada pelo excesso de peso corporal Decorre na maior parte dos casos de um desequilíbrio

Leia mais

Uso de medicamentos em situações de urgência de enfermagem. Farmácia de urgência.

Uso de medicamentos em situações de urgência de enfermagem. Farmácia de urgência. Uso de medicamentos em situações de urgência de. Farmácia de urgência. anacgcabral@esenfc.pt Urgência todas as situações clínicas de instalação súbita, desde as não graves até às graves, com risco de estabelecimento

Leia mais

Síndromes Coronarianas Agudas. Mariana Pereira Ribeiro

Síndromes Coronarianas Agudas. Mariana Pereira Ribeiro Síndromes Coronarianas Agudas Mariana Pereira Ribeiro O que é uma SCA? Conjunto de sintomas clínicos compatíveis com isquemia aguda do miocárdio. Manifesta-se principalmente como uma dor torácica devido

Leia mais

PECULIARIDADES DA HIPERTENSÃO NA MULHER CELSO AMODEO

PECULIARIDADES DA HIPERTENSÃO NA MULHER CELSO AMODEO PECULIARIDADES DA HIPERTENSÃO NA MULHER CELSO AMODEO PECULIARIDADES DA HIPERTENSÃO NA MULHER Hipertensão é o maior fator de risco para acidente vascular cerebral tanto em homens como em mulheres. Mulheres

Leia mais

Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão

Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão ORIENTAÇÃO MEDICAMENTOSA PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO Organizadora: Grace Kelly Matos e Silva Este material tem o objetivo de orientar os pacientes

Leia mais

Avaliação do Risco Cardiovascular

Avaliação do Risco Cardiovascular NUNO CORTEZ-DIAS, SUSANA MARTINS, ADRIANA BELO, MANUELA FIUZA 20 Abril 2009 Objectivos Avaliação do Risco Cardiovascular Padrões de Tratamento Impacto Clínico Síndrome Metabólica HTA Diabetes Mellitus

Leia mais

Registro Brasileiros Cardiovasculares. REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica

Registro Brasileiros Cardiovasculares. REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica Registro Brasileiros Cardiovasculares REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Julho de 2011 Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Agosto

Leia mais

Angina Estável: Estratificação de Risco e Tratamento Clínico. Dr Anielo Itajubá Leite Greco

Angina Estável: Estratificação de Risco e Tratamento Clínico. Dr Anielo Itajubá Leite Greco Angina Estável: Estratificação de Risco e Tratamento Clínico Dr Anielo Itajubá Leite Greco Angina Estável vel: Fisiopatologia da Insuficiência Coronária ria Isquemia de baixo fluxo ( suprimento): Redução

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA A hipertensão arterial sistêmica (HAS), usualmente chamada de pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão

Leia mais

COLESTEROL LDL LDL COLESTEROL

COLESTEROL LDL LDL COLESTEROL COLESTEROL LDL LDL COLESTEROL CBHPM 4.03.01.59-1 AMB 28.01.151-1 Sinonímia: LDL-Colesterol. beta-colesterol. ß-Colesterol. Fisiologia: Colesterol ligado a lipoproteínas de baixa densidade (1,010 a 1,063).

Leia mais

ATACAND. candesartana cilexetila

ATACAND. candesartana cilexetila ATACAND candesartana cilexetila I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ATACAND candesartana cilexetila APRESENTAÇÕES Comprimidos de 8 mg em embalagem com 30 comprimidos. Comprimidos de 16 mg em embalagens com

Leia mais

Redução da PA (8 a 10 mmhg da PA sistólica e diastólica) Aumento do tonus venoso periférico volume plasmático

Redução da PA (8 a 10 mmhg da PA sistólica e diastólica) Aumento do tonus venoso periférico volume plasmático Notícias do LV Congresso SBC On Line Como prescrever exercício na insuficiência cardíaca Até os anos 60-70, recomendava-se repouso de três semanas aos pacientes que se recuperavam de IAM, baseando-se no

Leia mais

POLIFARMÁCIA EM IDOSOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)

POLIFARMÁCIA EM IDOSOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) POLIFARMÁCIA EM IDOSOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) Alleksandra Dias da Silva Henriques (1); Maria Luisa de Sá Vieira (2); Thamyres Stephanni Dantas dos Santos (3); Lindomar de Farias

Leia mais

Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição CLASSIFICAÇÃO DA DIABETES. Diabetes Mellitus Tipo I

Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição CLASSIFICAÇÃO DA DIABETES. Diabetes Mellitus Tipo I Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição O diabetes surge de um distúrbio na produção ou na utilização da insulina por isso é considerado um distúrbio endócrino provocado pela falta de produção ou de ação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Farmácia Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Farmácia Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Farmácia Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia Anti-hipertensivos dispensados em uma Farmácia Distrital de Porto Alegre: Estudo

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

TALITA GANDOLFI PREVALÊNCIA DE DOENÇA RENAL CRÔNICA EM PACIENTES IDOSOS DIABÉTICOS EM UMA UNIDADE HOSPITALAR DE PORTO ALEGRE-RS

TALITA GANDOLFI PREVALÊNCIA DE DOENÇA RENAL CRÔNICA EM PACIENTES IDOSOS DIABÉTICOS EM UMA UNIDADE HOSPITALAR DE PORTO ALEGRE-RS TALITA GANDOLFI PREVALÊNCIA DE DOENÇA RENAL CRÔNICA EM PACIENTES IDOSOS DIABÉTICOS EM UMA UNIDADE HOSPITALAR DE PORTO ALEGRE-RS Dissertação apresentada no Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica,

Leia mais

4ª Aula. Professora Sandra Nunes 13/04/2016. Parte III: Doenças do coração PRINCIPAIS DOENÇAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

4ª Aula. Professora Sandra Nunes 13/04/2016. Parte III: Doenças do coração PRINCIPAIS DOENÇAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO 4ª Aula Parte III: Doenças do coração Professora Sandra Nunes PRINCIPAIS DOENÇAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR 1. Hipertensão arterial 2. Insuficiência cardíaca congestiva

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Diabetes Mellitus Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Diabetes Mellitus Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - Estima-se a população mundial com diabetes (DM): 382 milhões de pessoas; deverá atingir 471 milhões

Leia mais

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial Informações essenciais para prevenir e tratar a doença Apesar de a Hipertensão Arterial Sistêmica, popularmente conhecida como pressão alta, ser

Leia mais

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico IMIPRAMINA HCL Antidepressivo Tricíclico Descrição Trata-se de um pó branco a bege claro inodoro e cristalino. Livremente solúvel em água e em álcool solúvel em acetona insolúvel em éter e em benzeno.

Leia mais

FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA

FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA Profa. Elisabeth Maróstica INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA

Leia mais

HEMODINÂMICA SISTEMA CARDIOVASCULAR. Rosângela B. Vasconcelos

HEMODINÂMICA SISTEMA CARDIOVASCULAR. Rosângela B. Vasconcelos SISTEMA CARDIOVASCULAR HEMODINÂMICA Rosângela B. Vasconcelos A função primária do sistema cardiovascular é levar sangue para os tecidos, fornecendo assim,os nutrientes essenciais para o metabolismo das

Leia mais

Conteúdo 37 RESPOSTAS SOBRE HIPERTENÇÃO ARTERIAL

Conteúdo 37 RESPOSTAS SOBRE HIPERTENÇÃO ARTERIAL 37 RESPOSTAS SOBRE HIPERTENÇÃO ARTERIAL 2 Conteúdo 37 RESPOSTAS SOBRE HIPERTENÇÃO ARTERIAL... 4 Qual a prevalência da hipertensão arterial?... 4 O que é a hipertensão (HTA) arterial?... 4 O que é a pressão

Leia mais

Angela Maria Geraldo Pierin Profa Titular Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Angela Maria Geraldo Pierin Profa Titular Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Angela Maria Geraldo Pierin Profa Titular Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo HIPERTENSÃO ARTERIAL v O principal fator de risco isolado para carga global de doenças no mundo: 54% dos acidentes

Leia mais

candesartana cilexetila Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos simples 8 mg e 16 mg

candesartana cilexetila Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos simples 8 mg e 16 mg candesartana cilexetila Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos simples 8 mg e 16 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO candesartana cilexetila

Leia mais

FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS

FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS Profa. Elisabeth Maróstica HIPERTENSÃO ARTERIAL Doença cardiovascular mais comum

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Jejum mínimo. de 8h. Tolerância à glicose diminuída 100 a a 199 -

DIABETES MELLITUS. Jejum mínimo. de 8h. Tolerância à glicose diminuída 100 a a 199 - DIABETES MELLITUS 3.3 - Diagnóstico Glicemias (mg/dl) Categorias Jejum mínimo de 8h 2hs após 75g de glicose Casual Normal 70 a 99 até 139 - Tolerância à glicose diminuída 100 a 125 140 a 199 - Diabetes

Leia mais

UNIP. Disciplina: Farmacologia Geral. Professora: Michelle Garcia Discacciati. Aula 3: SNA. Farmacologia da Transmissão adrenérgica

UNIP. Disciplina: Farmacologia Geral. Professora: Michelle Garcia Discacciati. Aula 3: SNA. Farmacologia da Transmissão adrenérgica UNIP Disciplina: Farmacologia Geral Professora: Michelle Garcia Discacciati Aula 3: SNA Farmacologia da Transmissão adrenérgica ATENÇÃO ALUNO: esta transparência é apenas um roteiro para ser dado em aula.

Leia mais