GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT"

Transcrição

1 GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

2 SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar Dispositivo... 5 Gestão de Dispositivo Acompanhar Dispositivo... 7 Gestão do dispositivo Aceitar Dispositivo... 9 Gestão de Provisão Certificado de inicialização comum Gestão de Provisão Certificado de inicialização individual Recuperação de Código de Desbloqueio Desbloqueando um laptop educacional Gestão do operador Gestão de log Gestão de Dados Gestão de Segurança Segredo Compartilhado Gestão de Segurança Chave Pública Gestão de Segurança Pacote de provisão Intel Gestão de Serviço Mensagem ii

3 1 Prefácio Bem vindo ao Guia Rápido Sistema Antifurto Theft Deterrent. Este manual irá guiá-lo na utilização do Sistema Antifurto Theft Deterrent em seu computador, informando os procedimentos necessários. A quem se destina Para que o Sistema Antifurto Theft Deterrent possa ser instalado de forma rápida e fácil, esse manual explica todos os passos da instalação do sistema. Desta maneira, destina-se não somente aos usuários mais experientes, geralmente responsáveis por instalações de sistemas, como também aos usuários menos experientes. Foi elaborado, para possibilitar que o próprio usuário do sistema, ainda que não tenha muita experiência, seja capaz de instalar o com facilidade. Nomenclatura utilizada neste documento violência A seguinte nomenclatura e utilizada neste documento: Texto em negrito: para botões, nomes de telas, campos e outros componentes de telas. Exemplos: botão OK, campo Nome. Nome entre aspas: para nomes específicos, valores de campos e opções de telas. Exemplo: Insira o valor neste campo. Texto em negrito e letras em maiúsculo: para se referir a teclas especificas no teclado. Exemplos: tecla ESC; tecla ENTER.

4 SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT 2 No Servidor Antifurto Theft Deterrent, você pode gerenciar qualquer laptop educacional cadastrado (provisionado) nesse servidor, gerenciar todos os dados gerados no servidor, gerar códigos de desbloqueio, gerenciar o log do sistema, gerenciar as contas de usuários criados no servidor, configurar o servidor e gerenciar as contas dos operadores do servidor. Tela de login Acessar o servidor do servidor>/tdserver Nome do usuário: nome do usuário para fazer o login no Sistema Antifurto. Senha: senha do usuário para fazer o login no Sistema Antifurto. Iniciar sessão: acessar a página WEB do Sistema Antifurto. Alterar senha: alterar a senha de um operador do Sistema Antifurto. A senha deve pelo menos um número e um caractere especial.

5 3

6 Tela Inicial 4 Na página de Boas-Vindas você pode ver novas mensagens do sistema. Há 5 tipos de mensagens: Novo Dispositivo: Novos dispositivos foram adicionados, mas estão aguardando a sua aprovação. Clique aqui para visualizar o(s) novo(s) dispositivo(s). Novo pedido de Transferência: Novos pedidos de transferência foram adicionados, mas estão aguardando a sua aprovação. Clique aqui para visualizar o(s) novo(s) pedido(s) de transferência. Falha no Auto Backup: falha no Auto Backup. Clique aqui para fazer backup manual. Notificações (Número da notificação): Conteúdo de notificação. Clique aqui para ver os detalhes. Atualização da Chave Pública: O Servidor Central teve sua chave pública atualizada. Clique aqui para fazer a atualização da chave pública.

7 Gestão de Dispositivo Acompanhar Dispositivo 5 Na aba Gerenciar Dispositivos, você pode visualizar, adicionar e apagar os dispositivos aprovados. Nessa página é possível realizar as seguintes ações: Visualizar Dispositivos Aprovados: Quando você acessa a aba Gerenciar Dispositivos, todos os dispositivos aprovados serão mostrados na tabela. Procurar de Dispositivos Aprovados: Na seção "Procurar", você pode inserir a "Identificação de Hardware", "Identificação de Dispositivo" ou ambos, e clique no botão Procurar para localizar dispositivos aprovados. Procura Avançada: Clicando em Procura Avançada depois de "Procurar", a página Procura Avançada irá aparecer. Adicionar Dispositivo: Nessa página, você pode adicionar um novo dispositivo.

8 Atualizar informações de um dispositivo: Você pode clicar na "Identificação do Hardware" de um dispositivo para acessar a página Editar Dispositivo. 6

9 Gestão de Dispositivo Acompanhar Dispositivo 7 Na aba Acompanhar Dispositivos, você pode visualizar, limpar e exportar informações de acesso dos dispositivos. Nessa página é possível realizar as seguintes ações: Visualizar Informações de Acesso: Quando você entra na aba Acompanhar Dispositivo, todas as informações de acesso serão mostradas na tabela. Procura de Informações de Acesso: Na seção Procurar, você pode inserir "Identificação de Hardware", "Nome do Estudante" ou ambos, e clicar no botão Pesquisa para localizar dispositivos aprovados. Procura Avançada: Clicando em Procura Avançada depois de Procurar", a página Procura Avançada irá aparecer. Limpar Informações de Acesso: Você pode remover informações de acesso selecionando uma informação de acesso na tabela e clicando no botão Limpar histórico. Exportar Informações de Acesso: Você pode exportar informações de acesso selecionando uma informação de acesso na tabela e clicando no botão Exportar. Visualizar Informações Detalhadas do Dispositivo: Você pode clicar na Identificação de Dispositivo de uma informação de acesso para acessar a página informações detalhadas do dispositivo.

10 8

11 Gestão do dispositivo Aceitar Dispositivo 9 Na aba Aceitar Dispositivo, você pode visualizar, aceitar ou rejeitar dispositivos. Nessa página é possível realizar as seguintes ações: Visualizar Informações de Registro de Dispositivo: Quando você acessa a aba Aceitar Dispositivos, todas as informações de Registro de Dispositivo serão mostradas na tabela. Pesquisa de Registro de Dispositivos: Na seção "Procurar", você pode inserir a "Identificação de Hardware", "Identificação de Dispositivo" ou ambos, e clique no botão Procurar para localizar dispositivos aprovados. Aprovar Registro de Dispositivo: Você pode aprovar o dispositivo selecionando o registro do dispositivo na tabela, e clicando no botão Aprovar. Ao selecionar um ou mais dispositivos e clicar no botão Aprovar, deve aparecer a janela Aprovar contas do novo dispositivo, conforme a figura abaixo. Para aprová-las, clique no botão Sim. Ao aparecer a janela abaixo, clique no botão OK Recusar Registro de Dispositivo: Você pode recusar o dispositivo selecionando o registro do dispositivo na tabela e clicando no botão Recusar.

12 Gestão de Provisão Certificado de inicialização comum 10 Na aba Certificado de inicialização comum você pode configurar o certificado de inicialização comum. Nessa página é possível realizar as seguintes ações: Ajustar Certificado de inicialização Comum: Você pode ajustar o certificado de inicialização comum preenchendo o valor em Duração do certificado de inicialização até a expiração e Números estimados de boots por dia e clicando no botão Salvar. O Agente Antifurto do laptop em período de aviso irá instalar o certificado comum de inicialização automaticamente. Como padrão, o período de aviso é de 600 inicializações.

13 Gestão de Provisão Certificado de inicialização individual 11 Na aba Certificado de inicialização individual você pode gerar um certificado de inicialização individual para um ou mais dispositivos. Nessa página é possível realizar as seguintes ações: Criar Certificado de inicialização individual: Você pode gerar um certificado de inicialização individual especificando a Data de Vencimento e clicando em Salvar. Se você marcar a opção Permanente, a data de vencimento será O número estimado de inicializações por dia do certificado de inicialização único é baseado na aba Certificado de inicialização Comum. Ao clicar no botão Salvar, deve aparecer a janela de confirmação da solicitação, conforme a figura abaixo. Clique no botão OK para fechar a janela. Limpar Modificação: Você pode limpar as modificações clicando no botão Reset. Remover Certificado de inicialização individual: Você pode remover o certificado de inicialização individual que foi gerado, mas que não foi feito o download especificando pelo botão Remover. Procurar Dispositivo: Na seção Procurar, você pode inserir "ID do Hardware", "ID do Dispositivo" ou as duas condições de procura e clicar no botão Procurar para localizar dispositivo. Procura Avançada: Ao clicar em Procura Avançada após "Procurar", a página Procura Avançada irá surgir.

14 12

15 Recuperação de Código de Desbloqueio 13 Na página Geração de Código de Desbloqueio você pode gerar o código de desbloqueio para um dispositivo. Nessa página é possível realizar as seguintes ações: Gerando o código de desbloqueio: Você pode gerar o código de desbloqueio selecionando o dispositivo na tabela e clicando no botão Gerar Código de Desbloqueio. Você deve inserir no campo Escala inicializações da página Indicar número de inicializações o valor que aparece na tela do laptop bloqueado. Para desbloquear um dispositivo já bloqueado, é necessário inserir o código de desbloqueio manualmente. Desbloqueando um laptop educacional Um laptop educacional é bloqueado quando atinge o limite de data ou de reinicializações, ou ainda quando é marcado como furtado no Sistema Antifurto. Em qualquer um desses casos, é possível desbloquear um laptop acessando a interface WEB de Gerenciamento do Sistema Antifurto Theft Deterrent. Para gerar um código de desbloqueio, acesse no menu esquerdo a opção Rec. cód. desbloqueio, selecione o laptop a ser desbloqueado e clique no botão Gerar código de desbloqueio.

16 14 Deve aparecer a janela Indicar número de inicializações. Digite o valor no campo Escala inicializações. Esse valor deve ser o mesmo que aparece na tela do laptop bloqueado. No laptop bloqueado, pressione a tecla Y e digite o código gerado pelo servidor. O laptop bloqueado deve carregar o sistema operacional. Faça o login no sistema e observe que o Agente Anti Roubo informa a Data de Expiração e apenas 10 Reinicializações restantes.

17 15 Se não for enviado nenhum provisionamento de certificado de inicialização individual, o Agente Antifurto vai baixar o Certificado de inicialização comum do servidor e ficar a Data de Expiração e Reinicializações restantes conforme configurado no servidor. A configuração padrão do Servidor Antifurto Theft Deterrent é 30 dias e 20 boots por dia, totalizando 600 reinicializações.

18 Gestão do operador 16 Na página de Gestão do operador, você pode ver e gerenciar contas de operadores do Servidor Antifurto Theft Deterrent. Nessa página é possível realizar as seguintes ações: Ver Conta de Operadores: Quando acessar a página Gestão do operador, todas as contas dos operadores do Servidor Antifurto Theft Deterrent serão mostradas na tabela. Pesquisar Conta de Operador: Na seção de Procura, você pode inserir o ID do Operador e clicar no botão Procurar para localizar contas dos operadores. Adicionar Novo Operador: Ao clicar no botão Adicionar, a página Adicionar novo operador deve aparecer. Nessa página, você pode adicionar nova conta de operador no Servidor Antifurto Theft Deterrent. Você pode fechar essa página sem salvar as modificações clicando no botão Cancelar. Você pode salvar as modificações clicando no botão Adicionar. Remover Conta de Operador: Você pode remover uma conta de operador do Servidor Antifurto Theft Deterrent selecionando a conta do usuário na tabela e clicando no botão Remover.

19 Gestão de log 17 Na página Gestão de log, você pode ver, remover ou exportar o registro do sistema. Nessa página é possível realizar as seguintes ações: Ver Registro de Sistema: Quando acessar a página Gestão de log, todos os registros do sistema serão mostrados na tabela. Pesquisar Registro do Sistema: Na seção de "Procura", você pode inserir o "Tipo de Operação", "ID de Operador" ou ambos, e clicar no botão Pesquisa para localizar informação de registro dos dispositivos. Procura Avançada: Clicando em Procura Avançada depois de "Procurar", a página Procura Avançada irá aparecer. Nessa página, novas opções de pesquisa "Resultado da Operação", "Data de Registro estão disponíveis. Remover Registro do Sistema: Você pode remover registro do sistema selecionando um registro na tabela e clicar no botão Remover.

20 18 Exportar Registro do Sistema: Você pode exportar o registro do sistema selecionando um registro na tabela, e clicar no botão Exportar. Ver Detalhes do Registro do Sistema: Você pode ver detalhes do registro do sistema clicando em "Informações do registro de log" de um registro da tabela.

21 Gestão de Dados 19 Na página Gestão de dados, você pode importar e exportar dados das contas e realizar backup e restauração dos dados do servidor. Na seção Dados das Contas é possível realizar as seguintes ações: Importar Dados da Conta: Você pode importar os dados da conta, clicando no botão Importar e selecionando o arquivo de dados da conta. A importação de conta só pode ser executada no servidor localmente. Exportar Dados da Conta: Você pode exportar os dados da conta clicando botão Exportar. Os campos ID de hardware, escala de inicializações, nome do aluno, identificação do dispositivo, data de nascimento, comentário, status especial, status de furto, e data de expiração de todos agentes antifurtos serão exportados.

22 Na seção Fazer backup & restaurar é possível realizar as seguintes ações: Backup: Você pode fazer o backup do banco de dados e das credenciais do servidor para o servidor local. Após clicar no botão Backup, a página de Opções de Backup deve aparecer. 20 Nessa página, você pode fazer o backup do banco de dados e das credenciais do servidor para o servidor local. Após clicar no botão Backup, o resultado de backup será exibido na página de resultado do backup. O local do backup pode ser configurado em "/etc/theftdeterrent/tdserver_backup.properties". Restauração: você pode fazer a restauração do banco de dados e das credenciais no servidor local. Após clicar no botão Restauração, a página Opções de restauração deve aparecer. Os últimos três arquivos de backup serão mostrados na lista. Selecione o arquivo desejado e clique no botão Restaurar. Ao clicar no botão Restaurar, uma página de confirmação da restauração deve aparecer. Após clicar no botão Restauração, o resultado da restauração irá aparecer na página de resultado da restauração.

23 Gestão de Segurança Segredo Compartilhado 21 Na página Gestão de Segurança, você pode atualizar e exportar o segredo compartilhado, atualizar e exportar a chave pública e importar o Pacote de provisão da Intel. Na aba Segredo Compartilhado, é possível realizar as seguintes ações: Procurar: você pode colocar "ID do Hardware", "ID do Dispositivo", ou ambas das condições e clicar em "Procurar" para localizar um dispositivo. Procura Avançada: Clicando em "Procura Avançada" depois de "Procurar", a página "Procura Avançada" aparecerá. Atualizar Segredo Compartilhado: Você pode atualizar o segredo compartilhado selecionando um dispositivo e clicando no botão Atualizar. Exportar Segredo Compartilhado: Você pode exportar o segredo compartilhado selecionando a caixa em branco do dispositivo e clicar em "Exportar". Você pode copiar o segredo compartilhado exportado para um laptop bloqueado copiando o arquivo em um pendrive e pressionando Ctrl+Ins na tela de bloqueio do laptop.

24 22

25 Gestão de Segurança Chave Pública 23 Na aba Chave Pública, você pode atualizar e exportar a Chave Pública. Na aba Chave Pública, é possível realizar as seguintes ações: Atualizar Chave Pública: Você pode atualizar a chave pública clicando no botão Atualizar. Clique no botão Sim para continuar. Clique no botão OK para fechar a janela e concluir a atualização. Exportar Pacote de Atualização da Chave Pública: Você pode exportar a chave pública clicando em Exportar. Você pode copiar a chave pública exportada para um laptop bloqueado copiando o arquivo em um pendrive e pressionando Ctrl+Ins na tela de bloqueio do laptop.

26 Exportar Chave Pública: Você pode exportar a chave pública clicando em "Exportar" 24

27 Gestão de Segurança Pacote de provisão Intel 25 Na aba Pacote de provisão Intel você pode importar o Pacote de provisão da Intel. Para importar o pacote de provisão Intel, selecione um arquivo de provisão Intel clicando no botão Selecionar arquivo. Em seguida, clique em Importar para importar o arquivo. Deve aparecer a janela abaixo se a importação for bem sucedida. Procedimentos detalhados: 1. Instale o software do Theft Deterrent Server. 2. Exporte a nova chave pública do servidor. 3. Obtenha o número de provisão de qualquer Intel Learning Series classmate PC de uma das seguintes formas: a) A partir da tela de introdução do código de desbloqueio, se o Intel Learning Series classmate PC tiver sido bloqueado. b) b) No perfil do agente Theft Deterrent, se o Intel Learning Series classmate PC não tiver sido bloqueado. 4. Contate o distribuidor local do Intel Learning Series classmate PC para obter os contatos do centro de suporte ao cliente da solução Theft Deterrent. 5. Contate o engenheiro de suporte ao cliente do Theft Deterrent e obtenha a autenticação para o serviço de recuperação. 6. Envie o número de provisão e a nova chave pública do servidor num anexo por correio electrónico para o engenheiro de suporte. 7. Obtenha um pacote de provisão de recuperação assinado digitalmente pela Intel por correio eletrónico do engenheiro de suporte. 8. Para disponibilizar novamente a provisão aos Intel Learning Series classmate PC desbloqueados: a) Importe o pacote de provisão para o novo Theft Deterrent Server no seu módulo de Gestão de segurança. b) Ligue o Intel Learning Series classmate PC ao servidor para obter reprovisionamento automático. 9. Para disponibilizar novamente a provisão aos Intel Learning Series classmate PC bloqueados: a) Copie o pacote de provisão a partir de uma unidade removível USB. b) Ligue a unidade removível USB em cada Intel Learning Series classmate PC bloqueado e ligue-o. c) Pressione uma tecla de atalho (Ctrl + Insert) para iniciar o processo de recuperação após ver a janela

28 de introdução do código de desbloqueio. d) Reinicie a máquina. 10. Concluído! 26

29 Gestão de Serviço 27 Na página Gestão de Serviços, você pode ligar/desligar o serviço de detecção de servidor e o Serviço de Backup, e ainda definir o intervalo de heartbeat (sinal periódico). O arquivo de configuração do Serviço de Backup "TDServer_backup.properties" pode ser encontrado em "/etc/theftdeterrent/". O intervalo de tempo do Serviço de Backup pode ser definido nesse arquivo. O horário de backup pode ser alterado. Após qualquer modificação, reinicie o Servidor para que as alterações tenham efeito.

30 Mensagem 28 Na página de "Mensagem", você pode visualizar e remover mensagens. Nessa página, é possivel acessar as opções: Visualizar Mensagem: Quando você entrar na página de mensagens, todas as mensagens estarão expostas. Procurar Mensagem: Em "Procurar Mensagem", você pode selecionar "Tipo de Mensagem" e clicar no botão "Procurar" para procurar mensagem. Remover Mensagem: Você pode remover mensagem assinalando na caixa ao lado da mensagem e clicando no botão Remover. Visualizar Mensagem Detalhada: Você pode visualizar mensagem detalhada clicando em "Informações da Mensagem".

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANDRIVA MINI EM LAPTOPS EDUCACIONAIS

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANDRIVA MINI EM LAPTOPS EDUCACIONAIS MANUAL DE INSTALAÇÃO MANDRIVA MINI EM LAPTOPS EDUCACIONAIS SUMÁRIO 1. Prefácio... 1 2. A quem se destina... 1 3. Nomenclatura utilizada neste documento... 1 4. Considerações iniciais... 2 5. Gerando o

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual de Desbloqueio do Tablet PC

Manual de Desbloqueio do Tablet PC Manual de Desbloqueio do Tablet PC APRESENTAÇÃO Caro estudante, Aproveitem! Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação Atenção! Se o tablet vier a ser roubado ou furtado, o aluno deverá

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

SIG DMS / NFSe. Manual de Conhecimento. Atualizado em 23/05/2013 por Danillo Campelo Amorim

SIG DMS / NFSe. Manual de Conhecimento. Atualizado em 23/05/2013 por Danillo Campelo Amorim SIG DMS / NFSe Manual de Conhecimento Atualizado em 23/05/2013 por Danillo Campelo Amorim 1 Índice Função do modulo...3 Conhecimentos Exigidos & Requisitos Humanos...3 Acessando o Sistema...4 Padrõe de

Leia mais

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual do Monitor Telecentro Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 0.1 Como acessar a interface de Gerenciamento?........................ 2 0.2 Ativação............................................

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Manual de Desbloqueio do Tablet PC

Manual de Desbloqueio do Tablet PC Manual de Desbloqueio do Tablet PC APRESENTAÇÃO Caro estudante, Este manual foi elaborado para você, que recebeu o seu tablet como mais uma ferramenta de aprendizado. O objetivo dele é fazer com que você

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

International Syst S/A

International Syst S/A As informações contidas neste documento pertencem à International Syst S/A. Qualquer questão referente à utilização deste documento ou informações contidas no mesmo deverão ser dirigidas à International

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER

MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER Versão 1.1 Junho / 2009 Índice Iniciando o Signext Card Explorer...3 Arquivo...3 Carregar Biblioteca...3 Usuário...5 Inicializar Token...5 Login...7 Logout...8 Trocar PIN de

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

GUIA INFORMATIVO ALUNO CONECTADO 2013

GUIA INFORMATIVO ALUNO CONECTADO 2013 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Gerência Geral de Tecnologia da Informação GUIA INFORMATIVO ALUNO CONECTADO 2013 Guia Informativo - Aluno Conectado

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

II Torneio de Programação em LabVIEW

II Torneio de Programação em LabVIEW Desenvolvimento da Aplicação II Torneio de Programação em LabVIEW Seção I: Requisitos Gerais A aplicação submetida deverá atender, pelo menos, às exigências de funcionamento descritas na Seção II deste

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE TOKEN SAFESIGN

MANUAL DE INSTALAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE TOKEN SAFESIGN MANUAL DE INSTALAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE TOKEN SAFESIGN Manual de utilização do software de gerenciamento SafeSign Índice 1. Instalação... 3 1.1. Instalação no Windows... 3 1.2. Verificar versão do aplicativo...

Leia mais

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 COMO COMEÇAR... 3 5 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 4 6 CADASTRO DE VEÍCULO... 6 7 ALINHAMENTO...

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet Qualquer dúvida entre em contato: (33)32795093 01 USUÁRIO/CSPSNet O sistema CSPSNet está configurado para funcionar corretamente nos seguintes browsers: Internet Explorer 8.0,

Leia mais

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Guia CD-18 Público Índice 1. Emissão dos Certificados Digitais PRODERJ... 3 2. Documentos Necessários para Emissão dos Certificados... 3 3. Responsabilidades...

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia. Guia do Usuário

Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia. Guia do Usuário Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia Guia do Usuário 1 Índice: I) Introdução ao Portal de Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia a) Boas-vindas b) Obtenção de Acesso c) Necessidades do

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Manual do Usuário ZKPatrol1.0

Manual do Usuário ZKPatrol1.0 Manual do Usuário ZKPatrol1.0 SOFTWARE Sumário 1 Introdução de Funções... 3 1.2 Operação Básica... 4 1.3 Seleção de idioma... 4 2 Gerenciamento do Sistema... 5 2.1 Entrar no sistema... 5 2.2 Sair do Sistema...

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010.

INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010. Guia de Instalação do SolidWorks 2010 INTRODUÇÃO A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010. O SolidWorks pode ser instalado

Leia mais

Instalando o ProToken no Sistema Operacional Windows Vista Ultimate

Instalando o ProToken no Sistema Operacional Windows Vista Ultimate Instalando o ProToken no Sistema Operacional Windows Vista Ultimate NOTA: os procedimentos descritos neste documento visam permitir a instalação do ProToken no sistema operacional Windows Vista. Todavia,

Leia mais

Tutorial de Instalação C3SL

Tutorial de Instalação C3SL Tutorial de Instalação C3SL 1 / 27 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 5.0. Aqui, são descritos

Leia mais

International Syst S/A

International Syst S/A As informações contidas neste documento pertencem à International Syst S/A. Qualquer questão referente à utilização deste documento ou informações contidas no mesmo deverão ser dirigidas à International

Leia mais

MANUAL COMO CADASTRAR USUÁRIOS CONTROLE DE ACESSO

MANUAL COMO CADASTRAR USUÁRIOS CONTROLE DE ACESSO MANUAL COMO CADASTRAR USUÁRIOS CONTROLE DE ACESSO 1º - Inserir Usuário: 1 Senha:dea, em seguida OK. 1º - Clique na aba cartão. 2º - Clique na janela que aparece em cartão. 1º - Clique no botão incluir.

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0 09 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Operação local em caso de falha na rede

Operação local em caso de falha na rede Agosto/2012 Operação local em caso de falha na rede Caros usuários, Este mês trataremos de um recurso bastante útil e de extrema importância para o uso contínuo do DataLyzer Spectrum. Sem dúvida é um diferencial

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo 1 Introdução... 3 2. Instalação... 5 3. Descrição da interface do cliente... 6 4. Conexão... 10 5.SMS... 11 6.Contatos... 14 7.Estatística... 18

Leia mais

Mais configuração OptraImage

Mais configuração OptraImage 1 fax Personalizar configurações..................... 2 Defina manualmente as informações básicas do fax........ 4 Crie destinos permanentes de fax....................... 6 Altere as configurações de receber

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... 4 2. Acessando o sistema... 4 3. Baixando e Instalando um certificado Tipo A1... 5 4. Backup do certificado

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para utilização

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário Vanderlei Manual de Apoio Resumo Módulo Básico Especifico para Instalação e Usabilidade Lista de Distribuição Nome Área / Função Histórico de modificações Versão Data Descrição Responsável 13/12/2013 Versão

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2009.

INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2009. Guia de Instalação do SolidWorks 2009 INTRODUÇÃO A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2009. O SolidWorks pode ser instalado

Leia mais

Registro de Usuários MT-611-00010 Última Atualização 25/04/2012

Registro de Usuários MT-611-00010 Última Atualização 25/04/2012 Registro de Usuários MT-611-00010 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Modificar suas informações gerais, Informações de contato e de configurações

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

MANUAL E DICAS ASSISTENTE VIRTUAL (AV) ADS DIGITAL (WWW.ADSDIGITAL.COM.BR) VERSÃO DO ASSISTENTE VIRTUAL: 1.3.1 POR

MANUAL E DICAS ASSISTENTE VIRTUAL (AV) ADS DIGITAL (WWW.ADSDIGITAL.COM.BR) VERSÃO DO ASSISTENTE VIRTUAL: 1.3.1 POR MANUAL E DICAS DO ASSISTENTE VIRTUAL (AV) POR ADS DIGITAL (WWW.ADSDIGITAL.COM.BR) VERSÃO DO ASSISTENTE VIRTUAL: 1.3.1 ÍNDICE Introdução...3 Requisitos e Restrições do Assistente...3 Diferenças da Versão

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4 REP idx Manual de integração com Ponto Secullum 4 Esse manual é fornecido da forma como está e as informações nele contidas estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens neste manual são unicamente

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT Sumário 1.Pré-requisitos...2

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Home -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 7 2. Cadastros -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda)

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Sumário Introdução...3 Entrar (Login)...3 Página Inicial (Home Page)...4 Ajuda...5 Conversação (Chat)...6 Mensagens Registradas...7 Registros...8

Leia mais

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client?

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Assim que abrir o DVR Client, no canto superior direito há um grupo de opções denominado Login, preencha de acordo

Leia mais

www.lojatotalseg.com.br

www.lojatotalseg.com.br Manual do Aplicativo de Configurações J INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Prisma. De fácil utilização e com suporte a navegadores de internet de todos

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 2. Tela Inicial... 2 3. Abrindo uma nova Solicitação... 3 4. Acompanhando as solicitações abertas... 4 5. Exibindo Detalhes da Solicitação... 6 6.

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO NextCall Gravador Telefônico Digital

MANUAL DO USUÁRIO NextCall Gravador Telefônico Digital MANUAL DO USUÁRIO NextCall Gravador Telefônico Digital DEZEMBRO / 2010 NEXTCALL GRAVADOR TELEFÔNICO DIGITAL Obrigado por adquirir o NextCall. Este produto foi desenvolvido com o que há de mais atual em

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Manual de Instalação de Telecentros Comunitários. Ministério das Comunicações

Manual de Instalação de Telecentros Comunitários. Ministério das Comunicações Manual de Instalação de Telecentros Comunitários Ministério das Comunicações As informações contidas no presente documento foram elaboradas pela International Syst. Qualquer dúvida a respeito de seu uso

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

SIMPLES INFORMÁTICA E CONSULTORIA LTDA

SIMPLES INFORMÁTICA E CONSULTORIA LTDA GERANDO BACKUP NO SISTEMA DE CONTABILIDADE PÚBLICA- SCP14H É interessante para a segurança de seus dados sempre fazer uma cópia de segurança, ou backup, periodicamente. Há casos também em que precisamos

Leia mais

5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista

5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista IT Essentials 5.0 5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você instalará o sistema operacional Windows Vista. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER

MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER MANUAL DE INSTALAÇÃO LUZ DO SABER Sumário Sumário...2 Instalação do Luz do Saber no Linux...3 1ª opção Utilizando um Instalador...3 2ª opção Utilizando comandos no Konsole...6 Observações Importantes...7

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de operação Perfil Cartório CERTUNI Versão 1.0.0 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Departamento de Inovação Tecnológica Divisão de Tecnologia da Informação Sumário LISTA DE FIGURAS... 2

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software.

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software. 1 - Sumário 1 - Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 4 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

Sistema de Cancelamento Eletrônico Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento Eletrônico Manual do Usuário Sistema de Cancelamento Eletrônico Manual do Usuário IEPTB-MG Belo Horizonte, 2014 Índice Sumário I. Uso do sistema pelo credor... 4 1. Acesso ao sistema... 5 1.1 Uso da assinatura digital... 5 2. Criação

Leia mais

Por: Rafael Nink de Carvalho www.linuxeducacional.com www.rafaelnink.com

Por: Rafael Nink de Carvalho www.linuxeducacional.com www.rafaelnink.com L I N2 U0 X0 9 Manual de Instalação do Linux Educacional 3.0 Por: Rafael Nink de Carvalho ü Configurando o SETUP do computador ü Rodando a versão Live CD ü Instalando o Linux www.linuxeducacional.com Educacional

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Sumário Apresentação... 2 Instalação do Aplicativo... 2 Localizando o aplicativo no smartphone... 5 Inserindo o link da aplicação... 6 Acessando o sistema...

Leia mais

Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A

Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A Índice ANTES DE VOCÊ COMEÇAR... 4 PRÉ-REQUISITOS... 4 SCREEN SHOTS... 4 A QUEM SE DESTINA ESTE MANUAL... 4 COMO UTILIZAR ESTE MANUAL... 4 Introdução... 5 INSTALANDO

Leia mais

SOS Sistema de Ordem de Serviço SOS SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO MANUAL DO USUÁRIO. SC Software www.scsoftware.weebly.com

SOS Sistema de Ordem de Serviço SOS SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO MANUAL DO USUÁRIO. SC Software www.scsoftware.weebly.com SOS SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO MANUAL DO USUÁRIO INTRODUÇÃO SOS Sistema de Ordem de Serviço Este manual tem por objetivo demonstrar como utilizar o módulo de ordem de serviço no sistema SOS. Com ele você

Leia mais

MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO

MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO 1 CONTEÚDO ÍNDICE DE FIGURAS ACESSO AO USUÁRIO CADASTRO DE CONTÊINERES REGIME DE EXPORTAÇÃO NOTA FISCAL AGENDAMENTO ALTERAR VEÍCULO/MOTORISTA

Leia mais