AUTORA: MARIA DO SOCORRO MAIA NUNES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTORA: MARIA DO SOCORRO MAIA NUNES"

Transcrição

1 PROGRAMA PREVENINDO SEMPRE AUTORA: MARIA DO SOCORRO MAIA NUNES

2 RESUMO O Programa Prevenindo Sempre iniciou em 2005, com o objetivo geral de contribuir no processo de formação da consciência preventiva para a melhoria nos indicadores internos quanto a acidentes no trabalho. A metodologia do programa se fundamentou em ações educativas alinhadas com as diretrizes de atuação estabelecidas na Política de Segurança da Coelce, que se realizaram num processo de participação ativa, perpassando todos os níveis hierárquicos da empresa. Destacamos entre os resultados a melhoria do nível de qualificação profissional com aquisição de novos conhecimentos que favorecem o desenvolvimento de habilidades e atitudes preventivas, construídos a partir de uma programação de reuniões no período de , que totalizou em participações dos colaboradores expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico. Como destaque aos resultados alcançados, a Coelce foi contemplada pela Fundação COGE, com a medalha Eloy Chaves 2008, concedida pela primeira colocação entre as distribuidoras de energia brasileira com mais de 2 mil colaboradores. De forma criativa o programa em 2008 implementou a premiação para os melhores no comportamento seguro, reforçando que Viver é o maior Prêmio.

3 INTRODUÇÃO O Programa Prevenindo Sempre tem como objetivo geral contribuir no processo de formação da consciência preventiva para a melhoria dos indicadores internos quanto a acidentes no trabalho. Desde a sua implantação, em 2005, o programa primou por identificar os fatores possíveis causadores de acidentes, relacionados ao comportamento das pessoas nos seguintes aspectos: cumprimento das normas, política e procedimentos de segurança no trabalho. A partir do levantamento das necessidades de desenvolver as pessoas em conhecimentos, habilidades e atitudes preventivas, com foco em aspectos pertinentes à rotina de trabalho, foram definidos os objetivos específicos a seguir: Estimular a prática da Análise Preliminar de Riscos e das Cinco Regras de Ouro. Exercitar o Direito de Recusa em cumprimento à Política de Segurança da empresa. Propiciar a mudança de atitudes para gerar hábitos e comportamentos seguros. Primordial foi o engajamento da diretoria da empresa para a viabilização das ações previstas, assim, o programa deu os primeiros passos na seguinte seqüência: Etapa 1 Apresentação do programa e validação pelo Comitê Central de Segurança do Trabalho, composto pela diretoria da Coelce com a participação do Departamento de Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional.

4 Etapa 2 Indicação pelos gestores das Diretorias Técnica e Comercial, dos Educadores representantes de cada unidade de trabalho. Foi nomeado um total de 100 (cem) educadores. Etapa 3 Realização de Encontro dos Educadores com a participação dos gestores da Coelce e das empresas parceiras, para exposição do programa. A operacionalização do Prevenindo Sempre ocorreu de forma participativa, periódica, contínua e compartilhada em vários níveis da organização. As Reuniões Gerais e os Encontros de Educadores funcionaram como as principais ações do programa, constando como temas abordados: Análise preliminar de riscos; As Cinco regras de ouro; Política de Segurança; Direito de recusa; Comportamento para segurança; Motivação para segurança; Atitude responsável, etc. Em 2008, a abordagem do programa foi direcionada para o reconhecimento do comportamento seguro, com o tema Viver é o maior Prêmio objetivando fortalecer os conhecimentos, as práticas e a motivação para o comportamento seguro, com a valorização dos empregados (próprios e parceiros) expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico. Os resultados apresentados pelo Programa Prevenindo Sempre contemplaram variáveis qualitativas e quantitativas como a melhoria da comunicação interna; aproximação e envolvimento das pessoas dos níveis hierárquicos da organização para um objetivo comum; melhoria do nível de qualificação profissional com aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Estes aspectos qualitativos foram construídos a partir de uma programação de reuniões no período de , que contou com um total de participações de colaboradores expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico. O programa contribuiu para a sedimentação de uma cultura de segurança baseada em princípios de valorização da vida com o foco em

5 valores humanos que contribuem para formação de um modelo de prevenção sustentável. 1. PROCESSO PARA FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA PREVENTIVA Os estudos das principais causas dos acidentes do trabalho, no período de 2001 a 2004, cujo levantamento e avaliação técnica foram realizados pelo Departamento de Engenharia, Segurança e Saúde Ocupacional da Coelce, deu subsídios para a formatação deste programa. Foi constatado que a inserção de prestadores de serviços sem os devidos conhecimentos da política de segurança, das normas e dos procedimentos acarretava a não aplicação dos mesmos, o que provocou a necessidade de intervir de forma contínua com orientação para o cumprimento das práticas seguras em campo. A estrutura do programa se fundamentou em ações educativas alinhadas com as diretrizes de atuação estabelecidas na Política de Segurança da Coelce, constando das seguintes etapas: Etapa 1 Apresentação do programa e validação pelo Comitê Central de Segurança do Trabalho, composto pela diretoria da Coelce com a participação do Departamento de Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional. Etapa 2 Indicação pelos gestores das Diretorias Técnica e Comercial, dos Educadores representantes de cada unidade de trabalho. Foi nomeado um total de 100 (cem) educadores. Etapa 3 Realização de Encontro dos Educadores com a participação dos gestores da Coelce e das empresas parceiras, para exposição do programa.

6 1.1. Encontro de Educadores O 1º. Encontro de Educadores do Prevenindo Sempre, marcou o início das ações educativas. A presença dos Diretores de Organização e Recursos Humanos, Comercial e Técnico realçou a importância do novo programa. Primordial foi o engajamento da diretoria da empresa para a viabilização das ações previstas. Palestra sobre a Análise Preliminar de Riscos levou o público a indagações sobre as situações em campo que poderiam levar a ocorrência de acidentes. Com a utilização de dinâmicas de grupo, os participantes foram orientados quanto ao seu papel de educador em suas áreas de atuação. Importante é ressaltar que a indicação dos educadores se deu em atenção ao perfil sugerido pela coordenação do programa que incluía: gostar de coordenar e participar de reuniões; ser envolvido e comprometido com a segurança; ser disciplinado em relação as atividade do programa; ser pró-ativo - ter iniciativa e dinamismo. O grupo de educadores foi composto por empregados próprios, lotados nas diversas áreas da empresa, situadas na capital e no interior do Estado do Ceará, que assumiram a responsabilidade de desenvolver as atividades do programa em suas unidades de trabalho. Cargo Quantitativo Agente Administrativo 04 Técnico de Segurança 11 Eletricista 17 Engenheiro 26 Eletrotécnico 42 Total Formação de Consciência Preventiva O processo de formação de consciência preventiva se definiu com base na inter-relação dos aspectos apresentados no esquema a seguir, na busca de atingir os resultados propostos no programa.

7 Conhecimento Habilidades Atitudes Aprendizagem Política de Segurança Procedimentos Experiências Prática das 5 Regras de Ouro Valor à Vida Motivação Responsabilidade Para garantir a inter-relação de todos esses aspectos e de sua continuidade foi imprescindível o apoio da diretoria, demais gestores, e também a qualificação e o comprometimento dos educadores, para desenvolver as ações educativas em suas áreas de trabalho, com a mobilização e o envolvimento do público alvo Ciclo de Operacionalização A operacionalização do Prevenindo Sempre ocorreu de forma participativa, periódica, contínua e compartilhada em vários níveis da organização, conforme ciclo abaixo explicitado.

8 1 2 Coordenação identifica quais temas devem ser trabalhados, com base nas dificuldades apresentadas pelo pessoal de campo. Coordenação faz treinamento com os educadores sobre os temas e recursos didáticos 6 Coordenação organiza os dados e apresenta ao Comitê Central de Segurança Diretoria que define novas medidas de prevenção 3 Coordenação organiza material de divulgação, faz roteiro para reunião geral e envia para educadores. 5 4 Educadores enviam p/ coordenação a freqüência e relatório da reunião com comentários e respostas dos exercícios dos grupos Educadores divulgam na Coelce e nas empresas parceiras a Reunião Geral e realizam evento nas áreas de trabalho Reuniões Gerais Conhecer e Compartilhar. Enquanto oportunidade de sensibilização e conscientização, as reuniões gerais se realizaram, bimestralmente, seguindo o mesmo roteiro de programação para toda a empresa. Elaborado pela coordenação com a participação dos educadores, ocorreram simultaneamente em suas unidades de trabalho, em todo o estado do Ceará. Os educadores planejaram o número de eventos necessários para atingir o maior quantitativo de participantes na temática definida, divulgando em material padronizado, o tema, data, horário e local. Em uma mesma área, os

9 educadores fazem, às vezes, até seis eventos para oportunizar a participação do pessoal exposto aos riscos de acidentes no sistema elétrico. As reuniões gerais aconteceram numa carga horária de três horas por evento, realizado em plenárias, com uso de projeção em power point e estudo dirigido em pequenos grupos. Textos de apoio, cartilhas, vídeos, exercícios, estudo de casos, fotografias do sistema, pré-teste, pós-teste, foram recursos didáticos criados para utilização pelos educadores Quadro resumo das atividades realizadas em 2005 Ações Encontro de Educadores Período Março 1ª. Reunião Geral Abril Apresentação no Comitê Central de Segurança Maio, Julho, Dezembro. 2ª. Reunião Geral Junho Temas abordados Análise Preliminar de Riscos Identificação de Riscos Dados quantitativos e qualitativos Análise de riscos Encontro de Educadores Julho Lançamento da cartilha Análise Preventiva de Riscos 3ª. Reunião Geral Agosto Praticando a Análise Preventiva de Riscos Encontro de Educadores Setembro Lançamento da cartilha As Cinco Regras de Ouro 4ª. Reunião Geral Novembro Estudo das 5 Regras de Ouro Considerando a dificuldade de absorção das Cinco Regras de Ouro, também foi criada uma cartilha de bolso, que explica a valiosa seqüência a ser cumprida para um trabalho seguro em redes elétricas desenergizadas. A palavra DICAS orienta de maneira simples o passo a passo (Desligar - Impedir - Constatar - Aterrar - Sinalizar), através da linguagem de história em quadrinhos com os personagens Prevenildo e Seguraldo. A representação dos personagens da cartilha com uma linguagem simples e instrutiva, tornou o evento

10 bastante participativo. O significado das regras de ouro ganhou destaque, pois, denominam-se de ouro por serem imprescindíveis nas atividades de maior exposição aos riscos de acidentes. O primeiro ano de funcionamento das ações sistematizadas foi vivido com as dificuldades que o novo sempre apresenta: resistências, descrédito, receios; no entanto, a certeza que é possível transformar, estimulou o processo e todas as atividades previstas para o período foram realizadas. Participações nas Reuniões Gerais em 2005 = ª Reunião ª Reunião ª Reunião ª Reunião Coelce Parceiras Gráfico 1. Fonte Coelce. (2005) 2. FAZENDO ACONTECER Com a disposição para tornar o grupo de educadores mais integrados no compartilhamento de valores, a coordenação do programa promoveu, no início de 2006, um inspirador Encontro de Educadores para apresentar os resultados do ano anterior e avançar no sentido de fazer acontecer. Fez-se necessário manter o grupo confiante e com coragem para superar as adversidades; assim, o evento objetivou gerar o entusiasmo individual e a

11 motivação coletiva para prosseguimento das ações sendo destinado a: àqueles que buscam, incansavelmente; àqueles que acreditam que é possível; àqueles que fazem acontecer! Em palestra sobre o processo de mudança foi explicitado que as mesmas são provocadas pela atuação das pessoas que têm como base, um sistema de crenças e de valores. A reflexão principal se deu com a indagação: qual o meu papel para influenciar a mudança de hábitos e comportamentos relacionados ao trabalho com segurança? De forma criativa foi encenada a cartilha As Cinco Regras de Ouro, que por sugestão do Comitê Central de Segurança, merecia uma atenção especial para a sua aplicação no dia a dia Reuniões Gerais Praticar é Possível! Como reforço ao conhecimento das Cinco Regras de Ouro na 1ª. Reunião Geral em 2006 de maneira lúdica e com exercício de fixação para serem adotados como uma disciplina para a vida, as preciosas regras foram recitadas em literatura de cordel, paródias em ritmo de forró e duplas de repentistas, numa demonstração criativa da cultura regional que ganhava expressão na valorização da vida no trabalho. Num ambiente organizacional que se preparava para Certificação OHSAS 18001, a Política de Segurança da empresa foi atualizada, e gerou motivo para ser tema da 2ª. Reunião Geral. O registro das situações impeditivas à sua aplicabilidade evidenciou o não cumprimento da referida política pela maioria dos participantes na execução dos serviços. Os resultados foram apresentados ao Comitê Central de Segurança para o posicionamento da direção, pois, as decisões e ações cotidianas de toda a gestão devem estar alinhadas e coerentes com a Política de Segurança que respalda os direcionamentos referentes à segurança do trabalho na empresa. Em reforço às medidas de prevenção para operar no sistema elétrico, com apoio dos educadores, o Departamento de Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional, criou o vídeo Segurança em Instalações Elétricas em Redes Desenergizadas.

12 Usado no Encontro de Educadores e na 3ª. Reunião Geral o vídeo favoreceu a reflexão sobre as atitudes preventivas e procurou estimular a percepção para o tema: Comportamento seguro eu vivo! Os resultados das inspeções em campo e também alguns incidentes ocorridos, provocaram a reflexão sobre o comportamento de risco, assim, o tema para o Encontro de Educadores e 4ª. Reunião Geral foi Agir com Segurança: atitude responsável! 2.2. Quadro resumo das atividades realizadas em 2006 Ações Período Temas abordados Encontro de Educadores Fevereiro Resultados de 2005 e planejamento de ações 1ª. Reunião Geral Março Regras de Ouro: disciplinar para viver! Apresentação no Comitê Central de Segurança Janeiro, Abril, Julho, Outubro, Dezembro Dados quantitativos e qualitativos 2ª. Reunião Geral Maio/Junho Política de Segurança: praticar é possível! Encontro de Educadores Agosto Segurança do trabalho em Instalações Elétricas - vídeo 3ª. Reunião Geral Setembro Comportamento seguro Eu vivo! Encontro de Educadores Outubro Análise de acidente e Ciclo do Comportamento Seguro 4ª. Reunião Geral Novembro Agir com Segurança: atitude responsável! Participações nas Reuniões Gerais em 2006 = Coelce Apoio Fidelidade:

13 Parceiras Gráfico 2. Fonte Coelce À medida que se constatavam as fragilidades relacionadas à Segurança do Trabalho, o acompanhamento e a participação da diretoria da empresa através do Comitê Central de Segurança se tornaram mais intensas. A meta para 2006 foi de participações em cada reunião. 3. PREVENIR PARA VIVER Em continuidade as ações do programa, em janeiro de 2007, foram apresentados ao Comitê Central de Segurança, os resultados gerais do ano anterior, e definida uma abordagem com foco mais comportamental para o ano em curso Treinamento Como Conduzir Reuniões Com o objetivo de melhor capacitar os educadores, foi promovido o treinamento Como conduzir reuniões com carga horária de oito horas para cada grupo de vinte participantes. Teoria e técnicas foram explicitadas com uso de vários recursos didáticos, para contribuir no aprimoramento de competências dos participantes. Todos tiveram a oportunidade de manifestar as suas limitações e as do seu ambiente de trabalho, quanto ao funcionamento das reuniões e a prática dos conceitos já estudados no Prevenindo Sempre Reuniões Gerais Prevenir para Viver!

14 Consciência, perseverança e aprendizagem mostraram-se implícitas na realização da 1ª. Reunião Geral, com a reciclagem do tema Cinco Regras de Ouro - Disciplinar para Viver. De maneira instrutiva foram trabalhados os conteúdos com uso de pré-teste e pós-teste, propondo desafios para o maior número de acertos nas respostas dos exercícios. Para a 2ª. Reunião Geral se resgatou o tema da Política de Segurança. O Comportamento para viver foi relacionado ao direito de recusa, que compôs a programação deste evento. Foi constatado que as ações anteriormente realizadas foram eficientes no sentido de disseminar no ambiente de trabalho, o direito de recusa, no entanto, faz-se necessário torná-lo uma prática legitimada na rotina do dia a dia na Coelce e nas empresas parceiras. A Coelce passou pela mudança de seu presidente, no auge dessa fase de comunicação interna sobre o direito de recusa. As ações do programa até então desenvolvidas, foram apresentadas ao novo presidente, garantindo total apoio a sua continuidade. Um grande Encontro de Educadores, com a presença do novo presidente e todos os gestores da Coelce, foi momento para reflexão sobre a segurança como parte integrante do processo produtivo. Nesta ocasião, foram expostos os indicadores de segurança, os resultados da pesquisa sobre o direito de recusa e as próximas ações do Prevenindo Sempre. Também foi ministrada palestra Motivação para o comportamento seguro, que deu suporte a preparação da próxima reunião. Na 3ª. Reunião Geral foram abordados conceitos sobre motivação e também sobre os fatores que contribuem para o comportamento de risco e para o comportamento seguro. Para tratar o tema da 4ª. Reunião Geral foi elaborado um vídeo com o presidente da Coelce fazendo pronunciamento acerca do direito de recusa. Segurança do Trabalho é Responsabilidade minha, sua e de todos nós! 3.3. Quadro resumo das atividades realizadas em 2007

15 Ações Encontro de Educadores e Treinamento específico Período Fevereiro Temas abordados Como conduzir reuniões 1ª. Reunião Geral Fevereiro Regras de Ouro: disciplinar para viver! Apresentação no Comitê Central de Segurança Janeiro, Abril, Julho, Setembro, Dezembro Dados quantitativos e qualitativos 2ª. Reunião Geral Maio/Junho Comportamento para viver eu pratico! Encontro de Educadores e Palestra: Motivação para o Agosto gestores Comportamento seguro 3ª. Reunião Geral Setembro Motivação para o Comportamento Seguro Encontro de Educadores Outubro Vídeo: direito de recusa 4ª. Reunião Geral Outubro /Novembro Segurança do trabalho é Responsabilidade de todos nós! Participações nas Reuniões Gerais em 2007 = Coelce Parceiras 0 1ª Reunião ª Reunião ª Reunião ª Reunião Gráfico 3. Fonte Coelce 2007 A falta de reconhecimento (elogios, premiações) para aqueles que cumprem as tarefas seguindo as normas e os procedimentos, justificou a criação de um prêmio para os melhores no comportamento seguro em 2008.

16 4. VIVER É O MAIOR PRÊMIO Em 2008 o programa foi direcionado para o reconhecimento do comportamento seguro, com o tema Viver é o maior Prêmio. Constituiu objetivo na melhoria do programa fortalecer os conhecimentos, as práticas e a motivação para o comportamento seguro, com a valorização dos empregados (próprios e parceiros) expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico, através de reconhecimento das melhores práticas Quadro resumo das atividades realizadas em 2008 Ações Encontro de Educadores Período Janeiro 1ª. Avaliação de Procedimentos - PEX Janeiro 1ª. Reunião Geral Fevereiro 1ª. Eleição os melhores no comportamento seguro Março 1ª. Premiação Abril 2ª. Avaliação de Procedimentos - PEX Maio Temas abordados Critérios da premiação Aplicação por PEX específicos Identificação de Riscos Escolha dos nomes selecionados Evento de premiação Os 10 Melhores Aplicação por PEX específicos 2ª. Reunião Geral Junho Segurança: todos são responsáveis 2ª. Eleição os melhores no comportamento seguro Os critérios para a premiação dos 10 melhores no comportamento seguro, (um por região), foram elaborados considerando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, com a aplicação quadrimestral das etapa: avaliação escrita dos Procedimentos de Execução Pex s; participação na Reunião Geral do Prevenindo Sempre; contribuição para os indicadores de segurança (taxa de freqüência e taxa de gravidade); auditoria em campo e eleição dos melhores. Julho 2ª. Premiação Agosto 3ª. Avaliação de Procedimentos - PEX Setembro 3ª. Reunião Geral Outubro 3ª. Eleição os melhores no comportamento seguro Novembro 3ª. Premiação Dezembro Escolha dos nomes selecionados Evento de premiação Os 10 Melhores Aplicação por PEX específicos Análise Preliminar de Riscos Escolha dos nomes selecionados Evento de premiação Os 10 Melhores e O Melhor do Ano

17 Participações nas Reuniões Gerais em 2008 = Coelce Parceiras ª Reunião ª Reunião ª Reunião Gráfico 4. Fonte Coelce RESULTADOS Os resultados apresentados pelo Programa Prevenindo Sempre contemplaram variáveis qualitativas e quantitativas a seguir apresentadas. No relacionamento da Coelce e das Empresas Parceiras, pode-se destacar: Sedimentação de uma cultura de segurança baseada em princípios de valorização da vida com o aprendizado de conteúdos para o comportamento seguro. Possibilidade de opção por um modelo de gestão em que a segurança é percebida como parte do processo produtivo onde todos são responsáveis. Melhoria da comunicação interna, aproximando e envolvendo as pessoas dos níveis hierárquicos da organização para um objetivo comum. Para os participantes das programações educativas, os principais aspectos analisados foram: Oportunidade de interagir e participar de grupos de estudo com material instrutivo adequado a sua realidade de trabalho. Melhoria do nível de qualificação profissional com aquisição de novos conhecimentos que favorecem o desenvolvimento de habilidades e atitudes. Conscientização focada no auto-respeito, respeito ao outro e valorização da vida.

18 Os educadores do programa também tiveram seus resultados qualitativos no trabalho multidisciplinar do Prevenindo Sempre, tais como: Oportunidade para agregar conhecimentos e desenvolver novas habilidades e atitudes. Descoberta do potencial criativo diante os desafios enfrentados. Reconhecimento pela direção da Coelce da relevância do trabalho realizado em suas áreas de atuação. Estes aspectos qualitativos foram construídos a partir de uma programação de reuniões no período de , que contou com um total de participações de colaboradores expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico.

19 CONCLUSÃO As ações do Prevenindo Sempre contribuíram para disseminação no âmbito da empresa de uma linguagem comum sobre a prevenção de acidentes, com o envolvimento de um expressivo número de pessoas que participaram ativamente do processo. O aumento na participação demonstra o compromisso da Coelce com a saúde e segurança no trabalho, que durante o período de , apresentou redução significativa em sua taxa de freqüência conforme gráfico 5 e sua taxa de gravidade, gráfico 6. Taxa de Frequência à ,94 5,65 5,06 5,45 3,87 3,72 3, Gráfico 5 Taxa de freqüência. Fonte: Coelce (2008) Taxa de freqüência representa a quantidade de acidentes para cada de Horas Homem Trabalhadas ocorridas na Coelce e nas suas empresas parceiras. Taxa de Gravidade à

20 Gráfico 6 - Taxa de gravidade. Fonte: Coelce (2008) Taxa de gravidade representa os dias de afastamento dos acidentes ocorridos para cada de Horas Homem Trabalhadas ocorridas na Coelce e nas suas empresas parceiras. O acompanhamento desses indicadores possibilitou essencialmente: Avaliar as condições de segurança no trabalho na Coelce. Acompanhar as condições e tendências em relação às metas e objetivos estratégicos traçados pela empresa. Antecipar cenários sob os aspectos da segurança do trabalho para subsidiar os gestores na revisão do seu planejamento estratégico, tático e operacional. Orientar as atitudes e comportamentos com foco no respeito à vida, fundamentados em valores humanos que contribuem para formação de um modelo de prevenção sustentável. Diante o exposto acreditamos que estamos no caminho certo e que é na experimentação do caminho que moldamos o olhar. Cada passo contribui para definição de todo o rumo e modifica a própria estrada. (Dulce Magalhães)

21 BIBLIOGRAFIA: BOOG, Gustavo; BOOG, Magdalena. Manual de treinamento e desenvolvimento. São Paulo: Pearson, 2007 BRAVO, Ismael. Gestão da Qualidade em tempos de mudanças. Campinas, SP: Alínea editora COOPER, Robert. Os outros 90%. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2001 KONDO, Yoshio. Motivação Humana. São Paulo: Editora Gente, 1991

22

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MAIA, Lívia Cândida 1 ; RODRIGUES, Adonay; BARBOSA, Beatriz Ribeiro Kherlakian; RESENDE, Vitor Nascimento; PORTO, Adriel Cruvinel, SANTOS, Kaio Guilherme

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO Programa de Educação Ambiental Interno Condicionante 57 LO 417/2010 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 04 2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 05 3. REGULAMENTO APLICÁVEL 06 3.1. FEDERAL

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Adilson Sérgio Nicoletti Blumenau, SC - setembro de 2001 Conteúdo Apresentação

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

Associação Brasileira de Educação Médica ABEM PROJETO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MUDANÇAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE CAEM/ABEM

Associação Brasileira de Educação Médica ABEM PROJETO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MUDANÇAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE CAEM/ABEM PROJETO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MUDANÇAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE CAEM/ABEM Título: Projeto de Avaliação e Acompanhamento das Mudanças nos Cursos de Graduação da Área de Saúde

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

XX RAPAL DI 11 Presentado por Brasil Punto agenda 12a SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ SGA/EACF

XX RAPAL DI 11 Presentado por Brasil Punto agenda 12a SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ SGA/EACF XX RAPAL DI 11 Presentado por Brasil Punto agenda 12a SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ SGA/EACF Sistema de Gestão Ambiental na Estação Antártica Comandante Ferraz SGA/EACF

Leia mais

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil Gestão de Qualidade O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, visando a qualidade assistencial e a satisfação do cliente compromete-se a um entendimento

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental

Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental CAPÍTULO 2 ANDAMENTO DO PROJETO BÁSICO AMBIENTAL Anexo 2 5 Manual de Treinamento, Conscientização e Competência voltado ao Sistema de Gestão Ambiental MANUAL GERENCIAL Superintendência de Recursos Humanos

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Condicionantes da Estrutura Organizacional De acordo com Simeray ( 1970) é produto dos seguintes fatores: O valor do homem O conhecimento

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT Autor Gustavo César de Alencar LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S.A. RESUMO O objetivo deste trabalho é mostrar todo o esforço que a Light

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais

OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL

OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL Autores Gerson Luiz Chaves Vandro Luiz Pezzin RGE - RIO GRANDE ENERGIA S.A. RESUMO Os riscos presentes nas atividades que envolvem a distribuição

Leia mais

TNT Cargas e Encomendas Expressas

TNT Cargas e Encomendas Expressas TNT Cargas e Encomendas Expressas Introdução Ação: Programa Road Safety Período: outubro de 2011 - atual Responsável pela ação: Setor de Treinamento de Motoristas E-mail: emerson.lima@tntbrasil.com.br

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 9001 em sua nova versão está quase pronta Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 9000 foram emitidas pela primeira vez no

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Saúde, Ambiente e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

Minuto de Contrainteligência

Minuto de Contrainteligência Minuto de Contrainteligência Ministério Público do Trabalho Marcelo Brandão de Morais Cunha Procurador do Trabalho 5ª. Região Membro da Comissão de Planejamento e Gestão Estratégica/PGT Justificativa O

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob;

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob; 1. Esta Política institucional de gestão de pessoas: Política institucional de gestão de pessoas a) é elaborada por proposta da área de Gestão de Pessoas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: CLUBES JUVENIS. Programa Ensino Integral

PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: CLUBES JUVENIS. Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: CLUBES JUVENIS Programa Ensino Integral 1 PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: CLUBE JUVENIL VERSÃO 03 02 15 Definição: Os Clubes Juvenis constituem um dos espaços privilegiados que

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/10 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para a execução de auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade é eficaz e está em conformidade com:

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

Contexto da ação: Detalhamento das atividades:

Contexto da ação: Detalhamento das atividades: PROJETO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA Área Temática: Trabalho Cristiano Tolfo (Coordenador da Ação de Extensão) 1 Cristiano Tolfo Jaline Gonçalves Mombach 2 Kézia Letícia da Silva Lôbo 3 Vinícius da Silva

Leia mais

Representante da Sociedade Civil Organizada Calixto Nunes da França. Representante Discente Artur da Costa Júnior

Representante da Sociedade Civil Organizada Calixto Nunes da França. Representante Discente Artur da Costa Júnior I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte Código da IES INEP: 1547 Caracterização da IES: Instituição Privada Sem Fins Lucrativos Estado: Ceará Cidade: Juazeiro do Norte Composição

Leia mais

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES Desde 1999 NOSSA MISSÃO AÇÕES DE TREINAMENTO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES MISSÃO Inspirar nossos clientes para a expansão de ideias e formação de relacionamentos saudáveis e duradouros no ambiente

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - 2014

PLANO DE AÇÃO - 2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO PLANO DE AÇÃO - 2014 MISSÃO Assessorar as Regionais Educacionais, fortalecendo o processo

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r ÍNDICE: 1. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO... 3 1.1. CONTROLE DE VERSÃO... 3 1.2. OBJETIVO... 4 1.3. ESCOPO... 4 2. RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL...

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio. Professor: Isabel Santos

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio. Professor: Isabel Santos PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 Código: 0262 Ensino Técnico ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Gestão de Pessoas Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Módulo: 1º Série C.

Leia mais

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Formação de Voluntários em Programas Corporativos Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Questão 1 A empresa tem uma estratégia definida? A empresa planeja a formação dos voluntários? Se sim, qual o

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. Módulo B Liderança e Gestão de Pessoas

PLANO DE AÇÃO. Módulo B Liderança e Gestão de Pessoas PLANO DE AÇÃO Módulo B Liderança e Gestão de Pessoas PLANO DE AÇÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS Banco do Brasil INEPAD Prezados alunos, Nesta etapa, ao receber de volta do Diagnóstico de sua agência você

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM PROGRAMA DE QUALIDADE PLANO DE APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA GERENCIAL PASG 2006

PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM PROGRAMA DE QUALIDADE PLANO DE APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA GERENCIAL PASG 2006 PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM PROGRAMA DE QUALIDADE PLANO DE APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA GERENCIAL PASG 2006 Excelentíssimo Prefeito Municipal: Eloi João Zanella A Prefeitura Municipal de Erechim, com

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: I Conceitos da gestão ambiental Aplicação: micro, pequenas e médias empresas. Referência: Norma NBR ISO 14001:2004 Tempo para implantação: de 5 à 12 meses. Duas Momentos (fases): planejamento implementação

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras Ideias Criativas em Práticas Inovadoras O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério

Leia mais

1 LIDERANÇA. Indicador 1: Eficiência da Comunicação Organizacional

1 LIDERANÇA. Indicador 1: Eficiência da Comunicação Organizacional COMPILADO DAS SUGESTÕES DE MELHORIAS PARA O IDGP/2011 por critério e indicador 1 LIDERANÇA O critério Liderança aborda como está estruturado o sistema de liderança da organização, ou seja, o papel da liderança

Leia mais

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização S QUE VOCÊ ENCONTRA NO INAED Como instituição que se posiciona em seu mercado de atuação na condição de provedora de soluções em gestão empresarial, o INAED disponibiliza para o mercado cursos abertos,

Leia mais

MUTIRÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA: UMA AÇÃO INTEGRADA COM EMPREGADOS, CONTRATADOS E A COMUNIDADE

MUTIRÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA: UMA AÇÃO INTEGRADA COM EMPREGADOS, CONTRATADOS E A COMUNIDADE MUTIRÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA: UMA AÇÃO INTEGRADA COM EMPREGADOS, CONTRATADOS E A COMUNIDADE Autores Carmem Lúcia Carneiro Rolim Antiógenes José Freitas Cordeiro José Clóves Fernandes COMPANHIA ENERGÉTICA

Leia mais

O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Coordenação Sindicato dos Centros de Formação de Condutores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP 2007 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

Prezado colega, você sabia:

Prezado colega, você sabia: Prezado colega, você sabia: 1) Que, de maneira geral, as Normas Regulamentadoras (NRs), do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, estabelecem requisitos mínimos legais e condições com objetivo de implementar

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 1. APRESENTAÇÃO A presente proposta de projeto refere-se ao Monitoramento do Programa Aprendiz Legal idealizado

Leia mais

Mudança Orientada por Comportamento

Mudança Orientada por Comportamento Mudança Orientada por Comportamento Quando um sistema de gestão de SSO não é suficiente para melhorar o desempenho organizacional em acidentes Caroline Passuello e Mauro Tavares Abril 2012 DNV Business

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA)

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) I - CAPA NA CAPA DEVE CONSTAR: - Nome da Unidade Escolar com DRE; - Nome do professor responsável pela elaboração

Leia mais

Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de 2014 - Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG)

Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de 2014 - Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG) Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de 2014 - Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG) o Tel. (11) 3895-8590 premiodeexcelencia@revistaminerios.com.br

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Prof. Guido Carim Júnior

Prof. Guido Carim Júnior Sistema de Gestão da Segurança Operacional (SGSO) : fundamentos e requisitos Prof. Guido Carim Júnior 28 de maio de 2010 Objetivo Apresentar os fundamentos de um sistema de gestão (de segurança) como meio

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais