Hábitos alimentares das primeiras civilizações à atualidade. Profª Patrícia Ceolin Grassi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hábitos alimentares das primeiras civilizações à atualidade. Profª Patrícia Ceolin Grassi"

Transcrição

1 Hábitos alimentares das primeiras civilizações à atualidade Profª Patrícia Ceolin Grassi

2 Influências na alimentação Brasileira

3

4

5

6 Ao decorrer dos tempos houveram inúmeras variações, desde ingredientes, nomes ou combinações; Exemplo: Cozido em Portugal é rico em derivados de porco aqui no Brasil carne de vaca e muitos legumes.

7 A alimentação sempre está relacionada á história dos diferentes povos; Para compreender as origens de nossos hábitos alimentares é preciso recordar do passado, costumes indígenas, colonização e os efeitos da escravidão; Além da evolução da sociedade até o período atual.

8 A contribuição Indígena 1º depoimento sobre alimentação indígena foi a carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da frota de Cabral a mais de 500 anos atrás)

9 Pedro Álvares Cabral relata: Derem-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, mel e fogos passados. Não quiseram comer quase nada daquilo; se alguma coisa provaram, logo lançavam fora.

10 O mesmo ocorreu com a água e vinho, mas apenas no princípio, foram se acostumando aos poucos com os que os europeus lhe ofereciam.

11 Nossos índios viviam da natureza, coletando plantas, animais da terra, do mar ou dos rios.

12 A alimentação vegetariana teve um importante papel, foi da coleta de frutos que alguns índios passaram á arboricultura e mais tarde a agricultura rudimentar; Essa agricultura exigia que eles mudassem de terra frequentemente a procura de terras férteis.

13 Não viviam apenas de vegetais. A caça e a pesca eram importantes atividades de subsistência; Usavam equipamentos como arco e flecha.

14 Os homens: caçavam, pescavam e assavam; As mulheres: atividades coletoras, trabalhos agrícolas e cozinhavam. Foram as mulheres que inventaram a cerâmica, vasilhas, panelas de barro, pratos etc...

15 Os índios não conheciam a cana de açúcar, usavam mel de abelhas que existia em abundância em nossas matas; Com o mel também faziam bebidas.

16 O sal era retirado da vegetação, queimavam troncos de palmeiras as cinzas eram fervidas para obter o sal de cor parda.

17 Em 1549, o padre Manoel de Nóbrega (Jesuíta) afirmava que: O mantimento comum da terra é uma raiz de pau que chamava mandioca ; Caminha cita erroneamente o inhame como alimento nativo; O inhame foi trazido para o Brasil mais tarde pelos africanos.

18 Para os índios os alimentos mais importantes eram produzidos pela terra como raízes, folhas, legumes e frutos; São citados: Abacaxi, Jabuticaba, caju, cajá, araçá, goiaba, maracujá, mamão, laranja, limão, castanhas, milho, mandioca, cará, feijões, fava, amendoim etc...

19 As índias produziam bebidas fermentadas como: milho, mandioca, cacau, cupuaçu, caju, açaí e buriti; Os europeus descreviam tais bebidas como fortificantes e deliciosas, apesar da repugnância já que algumas sofriam mastigação prévia para ativar a fermentação.

20 Os indígenas não tinham água nas tocas, quando tinham sede bebiam direto da fonte; Os portugueses que sugeriram ter água dentro de casa.

21 As carnes consumidas pelos nativos, incompatíveis com nosso paladar, eram as mais variadas: macacos, antas, peixes, pacas, cotia, gaviões, lagartos, porcos e até cobra cascavel; Padre Anchieta descreve esses hábitos: quase todos os índios comem cobras, depois de tirarem as cabeças, assim como não poupam os sapos, lagartos e ratos.

22 O apetite singular dos indígenas também pode ser observado a prática da antropofagia; A carne humano era um prato festivo, que apreciavam após os combates.

23 Não havia escassez de alimentos porque, sempre que havia ameaça de fome, a tribo emigrava em busca de terras mais férteis; Essa mobilidade garantia o equilíbrio alimentar e explicar a força e resistência física desta população.

24 Exemplos da contribuição indígena: O uso da polpa do buriti no uso de refrescos e outros alimentos; O uso da mandioca (tapioca, farinhas etc); Refresco do guaraná (Além de dar disposição para a caça acreditavam que curava febres, dores de cabeça e câimbras. O efeito diurético já era conhecido); A paçoca de carne (farinha de mandioca esmagados num pilão); Camarão, lagosta e caranguejo com molho de pimenta (costumes indígenas e africanos também);

25 A moqueca de peixe; Cururu (um prato a base de vegetais acompanhado de diversos tipos de carnes); Mingau, pirão, beiju, pimenta e chimarrão. A cozinha brasileira sofreu uma série de influências mas a culinária indígena não se dissolveu na aculturação.

26 A contribuição dos portugueses

27 Não se sabe quando exatamente surgiu a verdadeira comida BRASILEIRA; Não se tem certeza nem mesmo se certas plantas são brasileiras ou não; Dá para imaginar um Brasil sem mangueiras, jaqueiras, sem fruta do conde? Pois, o Brasil era assim antes dos portugueses.

28 Os tripulantes da frota de Pedro Álvares Cabral foram os primeiros a experimentarem a comida brasileira; Eles relataram a existência de palmito, inhame e camarão.

29 Pero Vaz de Caminha relatou: Há muitas palmeiras, não muito altas e muitos bons palmitos ; Essa descrição fez com que estudiosos pensassem que se tratavam de bananas e não palmitos. A dúvida ainda continua...

30 Caminha também relata o estado de saúde dos índios e diz que com o tempo eles foram comendo presunto cozido, arroz e beberam vinho.

31 Em suas cartas Caminha também relata a desconfiança dos índios com as galinhas quase tinham medo dela e não queria por a mão e depois a tomaram com espanto ; Haviam muitos desses animais, mas os nativos não consumiam.

32 As peixadas eram indispensáveis para os banquetes e festanças; Mas, não impediu que os portugueses procurassem introduzir: gado, cereais, trigo, aves, couves, alfaces, pepinos, abóboras, lentilhas etc; Alho, cebola, cominho, coentro, gengibre são herança das primeiras hortas lusitanas em terras brasileiras.

33 No início houve fartura, mas durou pouco por: 1 : o aumento da população e 2 : o advento da monocultura da cana de açúcar. A cultura desse produto estimulou a produção de doces e de cachaças e essa bebida passou a fazer estragos e prejudicando a saúde dos índios.

34 Foi nesta época que começa a haver deficiência de vitaminas principalmente da vitamina A; E se agravou ainda mais com a descoberta de minas, todos queriam garimpar e ninguém plantava; Quem tinham alimentos para vender enriquecia facilmente; Este foi o começo da exploração e da fome no país...

35 No século XVI, veio rebanhos para o continente americano; Assim sarapatel, panelada, buchada, não foram técnicas africanas mas, europeia.

36 O português também trouxe as festas tradicionais:

37 Com seus cantos, danças e comidas típicas; Trouxe o pão feito de cevada, centeio, aveia e principalmente trigo; Novas frutas: uva, figo, maçã, marmelo, pêssego, romã, cidra, tâmaras, melão, melancia; Além de: pepino, mostarda, condimentos e ervas.

38 O prato mais gloriosamente nacional a feijoada, é um modelo aculturado do cozido português com feijão e carne seca.

39 Os portugueses introduziram hábitos marcantes em nosso paladar: sal e açúcar; A partir daí adotamos doces com ovos, goiabada, marmelada, cajuada etc.

40 Depois de um tempo o uso do presunto, chouriço, salsichas e pimenta; Os sertanejos já acusavam o sal de fazer mal aos rins; O açúcar entretanto, conquistou todos imediatamente, comiam até farinha de mandioca com açúcar.

41 Os nativos e os africanos não usavam óleos vegetais nem animais para preparar alimentos e não conheciam a fritura; Outra revelação portuguesa.

42 A contribuição dos africanos

43 Antes dos escravos africanos chegarem ao Brasil, eles já haviam recebido influências na alimentação como: milho americano, farinha de mandioca, diferentes tipos de feijões, além de tomarem cachaça.

44 Os africanos trouxeram para o Brasil sementes, raízes e bulbos; A disseminação da mandioca, milho, batata, amendoim, café, açúcar, cacau e o fumo brasileiros tiveram uma intensidade e rapidez a se expandirem.

45 Os africanos comiam o milho sempre cozidos, em forma de papa, angu ou fervido com leite (mungunzá)

46 A banana foi herança Africana e tornou-se inseparável das plantações brasileiras, cercando as casas e ocas; Nenhuma fruta teve popularidade tamanha, juntamente com o amendoim.

47 Da África vieram ainda a manga, a jaca, o arroz, a cana de açúcar; Em troca os africanos levaram mandioca, caju, abacaxi, abacate, cajá, goiaba, araçá... O coqueiro e o leite de coco aparentemente tão brasileiro, também vieram da África bem como o azeite de dendê.

48 A palmeira do dendê foi cultivada ao redor da cidade de Salvador, onde a presença africana tornou-se marcante; Eles impunham o uso deste óleo como os portugueses o azeite de oliva.

49 Quando o Rio de Janeiro se tornou capital do Brasil (1763), a população aumentou, exigindo escravos para serviços domésticos e plantio de açúcar, algodão e café; O azeite de dendê acompanhou os africanos.

50 As extensas plantações de açúcar, o ciclo do ouro e o surto cafeeiro fizeram que grande população de escravos deslocassem para Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo; Mas nessas regiões, a culinária africana não conseguiu se impor com a mesma força; Somente na Bahia.

51 A população africana que vivia no Brasil plantou inúmeros vegetais vindas de seu país de origem tais como: quiabo, caruru, inhame, erva doce, gengibre, açafrão, gergelim, amendoim africano e melancia etc...

52 Eles trouxeram a pimenta africana (hoje conhecida como malagueta); Quanto as carnes o único animal que ficou em nosso cardápio é a galinha d angola; O cardápio dos escravos consistia em: farinha de mandioca, feijão preto, toucinho, carneseca, laranja, banana e canjica.

53 Angu de milho também fazia parte da dieta dos escravos de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, além da caça e pesca; Nas fazendas do Norte do país, eles faziam a famosa Buchada de Bode ; Os escravos dos engenhos de açúcar se alimentava de mel com farinha, caldo de cana, cachaça, sucos e café.

54 Exemplos de pratos brasileiros de origem africana: Abalá (bolo de feijão fradinho cozido com sal, pimenta, azeite de dendê e camarão. Enrolado em folhas de bananeira e cozido no vapor); Aberém (massa de milho cozida, sem tempero acompanha vatapá e cururu); Acarajé (massa de feijão fradinho, condimentos, frito no azeite de dendê servido com camarão e pimenta); Bobó (massa que pode ser de feijão mulatinho, inhame, aipim cozida temperada com azeite de dendê, camarão e condimentos com carne ou pescados);

55 Cuscuz (massa de milho pilada, cozida com leite de coco); Cuxá (arroz cozido temperado com folhas de vinagreira, quiabo, gergelim e farinha de mandioca); Mungunzá ( milho cozido com leite de vaca ou de coco); Quibebe (sopa de abóbora com leite de vaca ou de coco com carne seca ou toucinho ou quiabo ou maxixe); Vatapá (caldo grosso de pão dormido, farinha de trigo, camarão, com peixe, bacalhau ou galinha, acrescido de pimenta, azeite de dendê, leite de coco e condimentos).

56 Foi ao redor das crenças, em especial o candomblé que a cozinha africana manteve os elementos primários de sua sobrevivência.

57 As influências atuais

58 Nas últimas 3 décadas ocorreram importantes mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros: Redução no consumo de arroz, feijão e farinha de trigo; Maior consumo de carnes, ovos, laticínios e açúcar; Substituição da gordura animal por óleos vegetais, manteiga por margarina e aumento nos gastos com alimentos industrializados.

59 O ritmo agitado imposto pelo mercado de trabalho deixa cada vez menos tempo livre para alimentação e lazer.

60 Começaram a surgir alternativas nas indústrias de alimentos e dos serviços de alimentação: Alimentos congelados; Pré cozidos; Drive-thru; Fast food; Delivery; Self service. Traduzem a importação do novo estilo do padrão alimentar brasileiro.

61 Os profissionais de saúde e educação devem questionar e avaliar se há perdas importantes dos nossos hábitos alimentares culturais devido a globalização ou se existem aspectos da evolução tecnológica na alimentícia merecem ser incorporados á nossa cultura.

62 A orientação e educação alimentar através dos modernos meios de comunicação, aliadas á preservação dos bons hábitos alimentares são fundamentais para vencer a luta contra a má nutrição do brasileiro.

63 PREPARADOS???

(EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) Alface. Inhame cozido Frango acebolado

(EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) Alface. Inhame cozido Frango acebolado CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JUNHO/2015 Observações: A utilizada será sem lactose. Oferecer água durante todo dia. Não oferecer bebida durante o almoço ou jantar somente depois de no

Leia mais

LINHA TRADICIONAL. Arroz, cenoura, cebola, presunto, vagem, passas, manteiga, óleo e sal. Feijão, bacon, cebola, óleo e sal.

LINHA TRADICIONAL. Arroz, cenoura, cebola, presunto, vagem, passas, manteiga, óleo e sal. Feijão, bacon, cebola, óleo e sal. LINHA TRADICIONAL ACOMPANHAMENTOS ARROZ À GREGA FEIJÃO FEIJÃO TROPEIRO PURÊ DE BATATA AVES FILÉ DE FRANGO À PARMEGIANA ESCONDIDINHO DE FRANGO STROGONOFF DE FRANGO FRANGO A MODA CAIPIRA FRANGO ASSADO FRANGO

Leia mais

Sugestão de Cardápio para o Jejum de 21 dias do MIESF12

Sugestão de Cardápio para o Jejum de 21 dias do MIESF12 ALMOÇO 1 Dia 2 Dia 3 Dia de ervas -Pão torrado -Mamão - fruta (melão) ou água de côco -Salada de folhas temperadas c/ azeite e orégano. -1 prato de sobremesa de legumes cozidos ou purê de batatas. - Arroz

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

Observação: crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas intensas têm recomendações diferenciadas.

Observação: crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas intensas têm recomendações diferenciadas. Atualizado em 15.01.2014 O Lanche Certo tem como objetivo orientar sobre escolhas alimentares adequadas de lanches no trabalho, o que possibilita a melhora de hábitos alimentares, além da promoção da saúde

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

Entradas R$ 25,00. Acarajé (2 unidades) - Bolinho de feijão fradinho, frito no azeite dendê R$ 16,00. Casquinha de Siri (unidade) R$ 19,00

Entradas R$ 25,00. Acarajé (2 unidades) - Bolinho de feijão fradinho, frito no azeite dendê R$ 16,00. Casquinha de Siri (unidade) R$ 19,00 Entradas 01 Acarajé (2 unidades) - Bolinho de feijão fradinho, frito no azeite dendê 25,00 05 Casquinha de Siri (unidade) 16,00 99 Casquinha de Lagosta (unidade) 19,00 06 Casquinha Mista (unidade) - Peixe,

Leia mais

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES. PARA SABERMOS COMO A ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA, PRECISAMOS CONHECER A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSA DIETA

Leia mais

Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR

Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR GRUPO A Batata Cenoura Abóbora Dente de alho Nabo Cebola 4 5 meses SOPA DE LEGUMES GRUPO B Alho Francês Alface Brócolos Nabiça Agrião Espinafres

Leia mais

Tapioca. Delícia. sem gluten. Mais saude com. 5kg em 1 mês. Ideal para evitar o inchaço. Receitas nutritivas. Melhor do que pão? recheios.

Tapioca. Delícia. sem gluten. Mais saude com. 5kg em 1 mês. Ideal para evitar o inchaço. Receitas nutritivas. Melhor do que pão? recheios. Mais saude com consultoria de Tapioca R$ Queime 5kg em 1 mês incluindo tapioca no cardápio Todas as matérias com especialistas Mais Saúde com Tapioca Ano 1, nº 1-2015 4,99 Receitas nutritivas Sucos, cereais

Leia mais

Livro de Receitas. Receitas do. Chef César Santos

Livro de Receitas. Receitas do. Chef César Santos Livro de Receitas Receitas do Chef César Santos Camarão com arroz de coco Ingredientes: 400 g de filé de camarão 10 quiabos médios 50 g de pimentão verde 50 g de pimentão amarelo 50 g de pimentão vermelho

Leia mais

ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015

ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015 ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015 Nº ITEM UNIDADE DE MEDIDA 1 ABACATE 2 ABACAXI 3 ABÓBORA 4 ACHOCOLATADO EM PÓ EMBALAGEM DE 800G FARDO COM 24 PCT DE 400G 5 ACHOCOLATADO EM PÓ DIET EMBALAGEM DE 210G 6 ACHOCOLATADO

Leia mais

Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana

Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana Matinal Papinha de mamão Papinha de pêra Papinha de banana Papinha de manga Papinha de maçã Papinha de carne moída com, beterraba e couve Papinha de batata

Leia mais

Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana

Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana Preparamos essa versão em PDF do cardápio completo da Dieta Detox para uma semana, assim você poderá imprimir e ter todo o cardápio em suas mãos, facilitando

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CARDÁPIOS - 2011

RESUMO EXECUTIVO COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CARDÁPIOS - 2011 RESUMO EXECUTIVO COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CARDÁPIOS - 2011 1 Objetivo e Metodologia O presente relatório apresenta os resultados da

Leia mais

CAMARA SETORIAL DA BORRACHA CARLOS ALFREDO B GUEDES BRASILIA JULHO 2015

CAMARA SETORIAL DA BORRACHA CARLOS ALFREDO B GUEDES BRASILIA JULHO 2015 CAMARA SETORIAL DA BORRACHA A CARLOS ALFREDO B GUEDES BRASILIA JULHO 2015 LEGISLAÇÃO Decreto nº 68.678, de 25 de maio de 1971 cria a Comissão Especial de Planejamento, Controle e Avaliação das Estatísticas

Leia mais

Cardápio 06.07 até 10.07.2015

Cardápio 06.07 até 10.07.2015 Cardápio 06.07 até 10.07.2015 COLAÇÃO Banana Suco de acerola Melão Suco de goiaba Maçã pepino/carne ao molho/ Abóbora cozida/ /batata e repolho/frango no molho/ cenoura cozida/ farofa de couve e ovos/arroz/feijão

Leia mais

CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO. Lanche da Manhã Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina

CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO. Lanche da Manhã Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO 02/11/2015 03/11/2015 04/11/2015 05/11/2015 06/11/2015 Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina Cereal Matinal

Leia mais

APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS

APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS A fome e o desperdício de alimentos são dois dos maiores problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos paradoxos de nosso país. Produzimos 140 milhões

Leia mais

Arroz e Feijão Maravilha

Arroz e Feijão Maravilha Arroz e Feijão Maravilha 40 g de abóbora picada 40 g de arroz 40 g de carne bovina picadinha 30 g de cenoura picada 40 g de chuchu picado 40 g de couve picada 30 g de feijão 30 g de repolho 10 g de cebola

Leia mais

1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite

1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite ABÓBORA COM CREME 1 lata de abóbora em calda, 2 xícaras de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de maisena, 1 litro de leite, 1 copo de leite 1 Leve as 2 xícaras de açúcar em uma panela ampla

Leia mais

1 Uso reduzido de produtos industrializados.

1 Uso reduzido de produtos industrializados. Somos um EMPÓRIO e RESTAURANTE de alimentação saudável, orgânica, sem glúten, sem lactose, vegetariana e vegana. Optamos por não servir alimentos com carne por uma questão de respeito aos animais. Mas,

Leia mais

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 03 FEV 2014 Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão Já pensou em tomar sorvete de mandioca? E doce de casca de maracujá?

Leia mais

SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite Café com leite

SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite Café com leite CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL e PRÉ ESCOLA= MAIO DE 2015 SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite com ao molho pomodoro* Salada de alface Bebida láctea

Leia mais

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca.

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Exemplo: A hora é você que decide somente estou dando um exemplo de horário; Café da Manha 7h Antes

Leia mais

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CAMPO GRANDE MS JULHO DE 2008 Nutricionista Responsável: Dayane Belusso CRN 3 24696/P E-mail belussob@hotmail.com CARDÁPIO DA ANTEVÉSPERA DO EXAME DESJEJUM

Leia mais

Cardápio 04.05 até 08.05.2015

Cardápio 04.05 até 08.05.2015 Cardápio 04.05 até 08.05.2015 COLAÇÃO Pera Suco de acerola Goiaba Suco de uva Manga pepino/carne moída com proteína de soja/ Berinjela cozida/ /inhame cozido/arroz/feijão Salada de tomate e repolho/frango

Leia mais

Cardápio de Novembro 2015

Cardápio de Novembro 2015 03/nov 04/nov 05/nov 06/nov Biscoito passatempo sem recheio Maçã / thompson Suco de caju Biscoito de polvilho Suco de goiaba Biscoito leite e mel Maçã / Suco de tangerina Biscoito mini gergelim Banana

Leia mais

ALIMENTARSE LOCALMENTE

ALIMENTARSE LOCALMENTE ALIMENTARSE LOCALMENTE ALIMENTAR-SE LOCALMENTE Que nos alimentamos localmente é relativamente óbvio. E, para a maior parte de nossos alimentos, isso é verdade também. Porém, há algumas tendências que levam

Leia mais

Tabela de calorias dos alimentos. Descricão Média g/ml calorias

Tabela de calorias dos alimentos. Descricão Média g/ml calorias achocolatado c/ leite integral achocolatado c/ chantilly 1 xic. (grande) 2 água água de coco café s/ açúcar 1 xic. (café) caipirinha de vodka cerveja chá (s/ açúcar) 1 xic. (chá) chá-mate (s/ açúcar) 1

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

FEIJOADA FÁCIL E LIGHT

FEIJOADA FÁCIL E LIGHT FEIJOADA FÁCIL E LIGHT Cozinha pratica do Souki - Receita de Thiago Souki http://www.cozinhapratica.com/ Ingredientes No total, usa-se 1 kg de Carne variada, natural, defumada ou salgada. Pode-se usar

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alimentação saudável É saborosa, variada, colorida e com harmonia entre quantidades e qualidade! Sempre que possível faça as refeições junto à família,

Leia mais

GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS:

GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS: 1 GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS: 1) MODIFICAÇÃO NA INGESTÃO DE GORDURA: O consumo de menos gordura é um aspecto importante da orientação nutricional para comer de maneira mais saudável, para a protecção

Leia mais

A conquista do Sertão. Expedições de apresamento

A conquista do Sertão. Expedições de apresamento A conquista do Sertão Expedições de apresamento As bandeiras contribuíram para a expansão do território em direção ao interior, porém houve muitas mortes de nativos. O principal alvo era as missões dos

Leia mais

VEGANISMO. Ideias Receitas Anticapitalismo

VEGANISMO. Ideias Receitas Anticapitalismo VEGANISMO Ideias Receitas Anticapitalismo O que é Veganismo? Veganismo é uma palavra que foi criada para diferenciar o Vegetarianismo Estrito, dieta contínua em que não se consome nada de origem animal,

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã Pão de leite com margarina

Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã Pão de leite com margarina CARDAPIO SEMANAL - 2 a 6 anos 05 a 09 de OUTUBRO 05/10/2015 06/10/2015 07/10/2015 08/10/2015 Lanche da Manhã Bisnaguinha com queijo cremoso Cereal Matinal (Flocos de milho) Pão francês com margarina Pão

Leia mais

Alimentação e cultura

Alimentação e cultura Alimentação e cultura NUT/FS/UnB ATAN/DAB/SPS 1 Sumário 3 4 5 6 7 8 10 13 16 19 20 21 22 24 26 27 Introdução: a fome no Brasil A história da comida e a comida fazendo história Pré-história A agricultura

Leia mais

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Início da Diversificação A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou sopa de legumes (antes dos 6 meses) Papa

Leia mais

Dieta. Lanche da manhã. Almoço. Café da manha:

Dieta. Lanche da manhã. Almoço. Café da manha: Café da manha: Dieta opção 1 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês sem miolo na chapa com 1 col. (sopa) rasa de margarina ou 1 fatia de queijo fresco ½ xíc. (chá) de cereal 1 xíc. (chá)

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 25/6/2008 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático

Leia mais

Brincar e aprender com os alimentos

Brincar e aprender com os alimentos Brincar e aprender com os alimentos Introdução A Associação Portuguesa dos Nutricionistas, criou este conjunto de jogos didácticos, destinado a crianças, porque considera que a aprendizagem e modulação

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO

QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO Setor: N o. do quest QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO PARA TODAS AS PESSOAS COM 20 ANOS OU MAIS Data da entrevista / / Hora de início: Nome do entrevistador: Nº de identificação: Nome: Sexo

Leia mais

LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS

LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS VEGETAIS FOLHOSOS CONSUMO À VONTADE Acelga, agrião, aipo, alface, alcachofra, almeirão, broto de bambu, cogumelo, couve, couve-de-bruxelas, escarola, mostarda, palmito,

Leia mais

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo História Olá, pessoal! Vamos conhecer, entre outros fatos, como era o trabalho escravo no Brasil? CHIQUINHA GONZAGA Programação 3. bimestre Temas de estudo O trabalho escravo na formação do Brasil - Os

Leia mais

DETOX. 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano

DETOX. 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano DETOX 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano Índice Introdução... Como Fazer... Suco Detox de Melancia com Linhaça... Suco Detox de Chá Verde e Uva... Sopa Detox Energizante...

Leia mais

Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal)

Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal) Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal) (kj) (g) (g) (mg) (g) (g) (g) (mg) (mg) &HUHDLVÃHÃGHULYDGRVÃ

Leia mais

CARDÁPIO MAIS EDUCAÇÃO 1ª SEMANA DE OUTUBRO 2014

CARDÁPIO MAIS EDUCAÇÃO 1ª SEMANA DE OUTUBRO 2014 CARDÁPIO MAIS EDUCAÇÃO 1ª SEMANA DE OUTUBRO 2014 (01/10/2014) Rosquinha de Coco (02/10/2014) (03/10/2014) TURNO REGULAR Purê de Batata e Cenoura com Carne Bovina Frapê de Manga Farofa de Carne Suína com

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família. Brasília, 08 de Agosto de 2008

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família. Brasília, 08 de Agosto de 2008 Oficina de Promoção da Alimentação Saudável para Agentes Comunitários de Saúde III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família Brasília,

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO

CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO PRIMEIRA SEMANA DIAS 30 1 2 3 4 COLAÇÃO suco de laranja lima suco de mamão suco de melão suco de maçã suco de melancia frango músculo frango músculo gema de ovo ALMOÇO inhame,

Leia mais

CORTE O AÇÚCAR, ELIMINE GRÃOS E FARINHAS, NÃO CONSUMA NADA PROCESSADO E CORTE LATICÍNIOS.

CORTE O AÇÚCAR, ELIMINE GRÃOS E FARINHAS, NÃO CONSUMA NADA PROCESSADO E CORTE LATICÍNIOS. Desafio: Whole30 INTRODUÇÃO Seja bem-vindo ao seu novo programa de reeducação alimentar Whole30! A partir de hoje durante 30 dias você vai seguir essa dieta exatamente como está aqui. Cada vez que você

Leia mais

Sanduíches. de pão folha. Tapioca ecrepe Doce. Tapioca, Crepe e Omelete. Tradicionais. pão francês. Lanches

Sanduíches. de pão folha. Tapioca ecrepe Doce. Tapioca, Crepe e Omelete. Tradicionais. pão francês. Lanches Cardápio Tapioca, Crepe e Omelete Tapioca ecrepe Doce Tradicional - Presunto, queijo e tomate picado { R$15 } Pizza - Queijo, tomate picado e orégano { R$ 15 } Frango - Frango, pasta de ricota ou catupiry

Leia mais

SUGESTÃO FILANTRÓPICA NOVEMBRO/ 2011 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar Mamão e banana com Sopa de macarrão, carne e Pão de forma com Omelete

SUGESTÃO FILANTRÓPICA NOVEMBRO/ 2011 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar Mamão e banana com Sopa de macarrão, carne e Pão de forma com Omelete SUGESTÃO FILANTRÓPICA NOVEMBRO/ 2011 31/10 Leite com achocolatado Mamão e banana com Sopa de macarrão, carne e Pão de forma com Omelete farinha láctea legumes Batatas ao molho Salada de cenoura e beterraba

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLAR. Arroz/Feijão Bife à rolê Chuchu gratinado Salada: Rúcula SUCO

CARDÁPIO ESCOLAR. Arroz/Feijão Bife à rolê Chuchu gratinado Salada: Rúcula SUCO 1º SEMANA DE JUNHO 2014 02/06/2014 03/06/2014 04/06/2014 05/06/2014 06/06/2014 Bife de panela Abobrinha refogada Salada: Repolho Iscas de frango grelhada Brócolis Bife à rolê Chuchu gratinado Salada: Rúcula

Leia mais

Cardápio de OUTUBRO 2015 PRÉ I e II - BARRA

Cardápio de OUTUBRO 2015 PRÉ I e II - BARRA 01/out 02/out Biscoito passatempo / Banana Alface lisa Vagem com champignon Berinjela com cebola e orégano Caldo verde Bife de panela Suco de goiaba Biscoito sal integral Maçã / Manga Maionese de legumes

Leia mais

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecimentom Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof ÍNDICE Pasta & Feijões 3 Perú 4 O Roti Saudável 5 Massa De

Leia mais

GUIA ALIMENTAR COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

GUIA ALIMENTAR COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GUIA ALIMENTAR COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A promoção da alimentação saudável é uma diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e uma das prioridades para a segurança alimentar e nutricional

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL PARCIAL

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL PARCIAL Seriguela Seriguela, ceriguela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore da família das anacardiáceas e também de seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária

Leia mais

CARDÁPIO JUNHO 2015. Sopa: Caldo verde ( alho, fubá, carne, óleo de soja, cebola, couve manteiga, tomate molho e ervas naturais)

CARDÁPIO JUNHO 2015. Sopa: Caldo verde ( alho, fubá, carne, óleo de soja, cebola, couve manteiga, tomate molho e ervas naturais) EXTERNATO SANTO ANTÔNIO 1ª SEMANA 01/06 (segunda-feira) 02/06 (terça-feira) 03/06 (quarta-feira) 04/06 (quinta-feira) 05/06 (sexta-feira) Leite com achocolatado Leite fermentado Iogurte CARDÁPIO JUNHO

Leia mais

Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Umidade Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851

Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Umidade Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851 www.tectermica.com.br Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851 FRUTAS Produto Propriedades dos Alimentos Perecíveis Abacate 7,2 a 12,8 85 a 90 65,4-1

Leia mais

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde.

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde. Nutrição O alimento como aliado da sua saúde. alimentação saúdavel Alimentação saúdavel e cuidados nutricionais são importantes em todas as fases da vida e devem ser tratados com distinção em cada período.

Leia mais

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO no 1º ano de vida INÍCIO DA DIVERSIFICAÇÃO A diversificação pode ser iniciada após os 4 meses. Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou caldo de legumes (antes

Leia mais

Agroindústria. Menu Introdução Pão integral Pão de mandioca Pão de torresmo com creme de alho Pão de Forma Pãezinhos de Batata. 1.

Agroindústria. Menu Introdução Pão integral Pão de mandioca Pão de torresmo com creme de alho Pão de Forma Pãezinhos de Batata. 1. 1 de 6 10/16/aaaa 10:42 Agroindústria Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro Pão integral, pão de torresmo, pão de forma e pãezinhos de batata Processamento artesanal

Leia mais

CRECHE CRIANÇA FELIZ SETEMBRO - 2013. Quarta-feira 04/09. Leite c/ achocolatado, Cuca simples. Vitamina de Fruta (banana) Com aveia

CRECHE CRIANÇA FELIZ SETEMBRO - 2013. Quarta-feira 04/09. Leite c/ achocolatado, Cuca simples. Vitamina de Fruta (banana) Com aveia 1ªSemana 02/09 03/09 04/09 05/09 06/09,. Bolo de milho Pão integral com ado de cana Vitamina de (banana) Com aveia Salada de (Banana, Maçã, Mamão e Laranja) Biscoito Doce Polenta com molho de frango (desfiado),

Leia mais

A ESCOLA PROMOVENDO HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

A ESCOLA PROMOVENDO HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS A ESCOLA PROMOVENDO HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS ELABORAÇÃO Clarissa Hoffman Irala e Patrícia Martins Fernandez COORDENAÇÃO Elisabetta Recine Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde.

Leia mais

Creme de batata com couve, abobrinha e salsinha. Sopa de brócolis, inhame Cenoura

Creme de batata com couve, abobrinha e salsinha. Sopa de brócolis, inhame Cenoura CARDÁPIO BERÇÁRIO I 1ª FASE MATUTINO COLAÇÃO 8H30 11H30 Papa de Mamão Papa de Goiaba Maçã raspada Papa de abacate Papa de manga vagem, chuchu e espinafre Creme de batata com couve, abobrinha e salsinha,

Leia mais

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES. Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES. Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição PRINCÍPIOS GERAIS PARA MANUTENÇÃO DA GLICEMIA (GLICOSE NO SANGUE) ADEQUADA: Perder peso, se estiver acima do adequado. Fazer

Leia mais

AULA VIVÊNCIANDO O BRASIL - RECEITAS

AULA VIVÊNCIANDO O BRASIL - RECEITAS Caldo de feijão branco Feijão branco Paio cortado em cubos pequenos Bacon cortado em cubos pequeno Cebola cortada em cubos pequenos Alho amassado Azeite Água Quanto baste Louro fresco Sal Quanto baste

Leia mais

www.500receitasparaemagrecer.com.br SUPER 9 DIETAS 500 Receitas para Emagrecer Dicas Dietas sobre Metabolismo

www.500receitasparaemagrecer.com.br SUPER 9 DIETAS 500 Receitas para Emagrecer Dicas Dietas sobre Metabolismo SUPER 9 DIETAS Esta dieta é baseada principalmente na ingestão de alimentos que aumentam a densidade nutricional e diminuir a densidade calórica. É uma das dietas mais equilibradas, uma vez que não se

Leia mais

Unidade Praia Data Colação Almoço Lanche Jantar Suco de melão Rosquinha de coco

Unidade Praia Data Colação Almoço Lanche Jantar Suco de melão Rosquinha de coco Suco de melão Rosquinha de coco 02/03 03/03 04/03 05/03 06/03 Suco de abacaxi Maçã Suco de maracujá com melão Pão francês com requeijão cremoso Opção: Pão francês com Becel Suco de acerola Biscoito cream

Leia mais

CARDÁPIO TO BE - JUNHO/2015

CARDÁPIO TO BE - JUNHO/2015 01/06 02/06 03/06 04/06 05/06 Manhã - Bebida Suco de laranja Suco de limão Achocolatado Pão de batata com requeijão Biscoito salgado com mel Bisnaguinha com margarina Sobremesa Maçã Banana Uva Prato principal

Leia mais

Dicas para uma alimentação saudável

Dicas para uma alimentação saudável Dicas para uma alimentação saudável NECESSIDADE FISIOLÓGICA ATO DE COMER SOCIABILIZAÇÃO Comida Japonesa PRAZER CULTURAL Alimentação aliada à saúde Hábitos alimentares pouco saudáveis desde a infância,

Leia mais

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR

SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERD ÍCIO ALIMENTAR SOBRAS REQUINTADAS REAPROVEITE RESTOS ALIMENTARES NA PREPARAÇÃO DE RECEITAS ORIGINAIS E SABOROSAS REDUZA O SEU DESPERDÍCIO ALIMENTAR Legumes cozidos ( ± 0,5 kg, variados) 250 gr de farinha 2dl de leite

Leia mais

Receitas com farinhas e sucos de frutas

Receitas com farinhas e sucos de frutas Farofa de farinha de banana verde 150 g de farinha de mandioca 150g de farinha de banana verde 4 unidades de tomates picados em quadrados pequenos 1 unidade média de abobrinha verde picada em quadrados

Leia mais

CARDÁPIOS SUBSTITUTOS. Prof a - Andréa Araújo

CARDÁPIOS SUBSTITUTOS. Prof a - Andréa Araújo CARDÁPIOS SUBSTITUTOS Prof a - Andréa Araújo Por grupos alimentares Por equivalentes nos grupos alimentares Por equivalentes da pirâmide Pelo VET Por Grupos alimentares Grupo de Alimentos: Classificação

Leia mais

Primeiro dia. Café da manhã. Pro lanche entre o café e o almoço. Para o almoço. Pro lanche entre o almoço e o jantar. Pro jantar. Segundo dia.

Primeiro dia. Café da manhã. Pro lanche entre o café e o almoço. Para o almoço. Pro lanche entre o almoço e o jantar. Pro jantar. Segundo dia. Dieta alimentar saudável com esta dieta você conseguira emagrecer ate 5 quilos em um mês sem prejudicar a saúde. Primeiro dia. 200 ml de leite desnatado, 1 colher de chá com azeite de oliva extra virgem,

Leia mais

CARDÁPIO. Beber bastante água. SAÚDE. Comer frutas e legumes. HORÁRIO INTEGRAL

CARDÁPIO. Beber bastante água. SAÚDE. Comer frutas e legumes. HORÁRIO INTEGRAL SAÚDE Comer frutas e legumes. HORÁRIO INTEGRAL CARDÁPIO 20 14 Beber bastante água. CARDAPIO 1 13 a 17 01 10 a 14 03 05 a 09 05 30 06a04 07 25 a 29 08 20 a 24 10 15 a 19 12 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

Leia mais

CARDÁPIO FLAVIA E DUDA JANEIRO

CARDÁPIO FLAVIA E DUDA JANEIRO SEGUNDA FEIRA TERÇA FEIRA QUARTA FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA FEIRA SÁBADO DOMINGO *1 XÍCARA DE CHÁ + 1 DISCO DE BEIJU COM CHIA NA MASSA E RECHEIO DE 2 FATIAS DE QUEIJO SEM LACTOSE 1 BANANA + 2 CASTANHAS DO

Leia mais

20 Receitas Econômicas e Nutritivas

20 Receitas Econômicas e Nutritivas 20 Receitas Econômicas e Nutritivas 1. ALMEIRÃO COM SOBRAS DE ARROZ 1 maço de almeirão 1 cebola picada 1 dente de alho 2 xícaras (chá) de arroz cozido 1 e 1/2 colher (sopa) de óleo Escolha e lave bem o

Leia mais

Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura

Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura Índice Índice Massa & Feijões Perú O Roti Saudável Almoço Mexicano Pizza Saudável Vegetais Grelhados Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura Massa & Feijões Este prato saudável combina feijão que enchem

Leia mais

CARDÁPIO 1A - BERÇÁRIO (8 A 12 MESES) SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Creme de. Papinha de abacate. Suco de

CARDÁPIO 1A - BERÇÁRIO (8 A 12 MESES) SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Creme de. Papinha de abacate. Suco de CARDÁPIO 1A - BERÇÁRIO (8 A 12 MESES) Creme de abacate Biscoitos maisena Fanta caseira,, chuchu, salsinha, arroz maçã com batata, mandioquinha, couve-flor e, maxixe, batata inglesa, beterraba, e caldo

Leia mais

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP Saúde da Criança Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Receita básica para PAPA SALGADA Não podem faltar estes alimentos no preparo do papa para a criança

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

Cardápio de OUTUBRO 2015 Berçário e Maternal - BARRA

Cardápio de OUTUBRO 2015 Berçário e Maternal - BARRA 01/out 02/out Biscoito passatempo / Alface lisa Vagem com champignon Berinjela com cebola e orégano Caldo verde Bife de panela Suco de goiaba Biscoito sal integral Maçã / Manga Maionese de legumes com

Leia mais

Prefeitura Municipal de Patos de Minas Secretaria Municipal de Administração

Prefeitura Municipal de Patos de Minas Secretaria Municipal de Administração ESCLARECIMENTO A Comissão de Pregão, da Prefeitura Municipal de Patos de Minas/MG, através de sua Pregoeira designada, atendendo ao interesse público e Ofício 103/2010 SMDS/GEGAD, faz esclarecimento quanto

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP CARDÁPIO DO LANCHE DA MANHÃ/TARDE- Educação Infantil Mês de Janeiro e Fevereiro 2ª FEIRA 1 iogurte (beber) sabor morango 4 biscoitos cream cracker c/ manteiga

Leia mais

AJUSTE E FIXAÇÃO DE ÍNDICES DE RENDIMENTO

AJUSTE E FIXAÇÃO DE ÍNDICES DE RENDIMENTO AJUSTE E FIXAÇÃO DE ÍNDICES DE RENDIMENTO QUE INFORMAM O CONCEITO DE PRODUTIVIDADE Março 2005 APLICAÇÃO DOS ÍNDICES Função Social da Propriedade exige níveis satisfatórios de produtividade Vistoria do

Leia mais

VIII Festa do Padroeiro. Paróquia, família de famílias PARÓQUIA CRISTO REI. De 13 a 22 de novembro de 2015

VIII Festa do Padroeiro. Paróquia, família de famílias PARÓQUIA CRISTO REI. De 13 a 22 de novembro de 2015 Menu VIII Festa do Padroeiro Paróquia, família de famílias PARÓQUIA CRISTO REI De 13 a 22 de novembro de 2015 A caridade tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1Cor. 13,7) Sextas-feiras 13

Leia mais

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes

Receitas Deliciosas de Aproveitamentos APRESENTAÇÃO EVITANDO O DESPERDÍCIO. Receitas deliciosas com talos, folhas e sementes APRESENTAÇÃO A alimentação e tão necessária ao nosso corpo quanto o ar que precisamos para a nossa sobrevivência, devem ter qualidade para garantir a nossa saúde. Quando falamos em alimentação com qualidade

Leia mais

CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 *1 COPO DE SUCO DE FRUTA OU SUCO VERDE + 2 POLENGUINHOS LIGHT

CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 *1 COPO DE SUCO DE FRUTA OU SUCO VERDE + 2 POLENGUINHOS LIGHT CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 APÓS A ATIVIDADE FÍSICA: *VITAMINA: 1 COPO DE LEITE DESNATADO BATIDO COM1 FRUTA + 1 COL. SOPA DE FARELO DE AVEIA

Leia mais

SETEMBRO 2015 - BERÇÁRIO

SETEMBRO 2015 - BERÇÁRIO Semana 1 01/09 02/09 03/09 04/09 Rosquinha Bolacha de água e sal; Bolacha maisena FERIADO MUNICIPAL Aniversário de Mogi das Cruzes 455 anos Manga; Pera; Maçã; desfiado cará, cenoura e ou Lima; abobrinha,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR AMBROSIA PRIMAVERA ARROZ DOCE ESPECIAL PVT 10g 57g 15ml 04g Canela em pó 0,5g Arroz Água 70ml 30ml Custo médio estimado: R$ 0,13 Energia:264 Kcal. Proteína:6 g. Hidratar e escorrer o PVT; Colocar o açúcar

Leia mais

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Cardápio nº 2455 - BISCOITO CASEIRO DE NATA E SUCO DE POLPA DE FRUTA os C Ca Mg Fe Zn Custo Açúcar g 8 30,96 7,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Açúcar (suco) g 10 38,70 9,96 0,00

Leia mais

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS Usos e Costumes Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS [ 2 ] Prefácio Nos dias atuais temos visto muitas mudanças de paradigmas nos regulamentos internos de nossas instituições. Isso tem ocorrido pela demanda de

Leia mais

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir.

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir. 1 BOLINHO DE JACARÉ I 1 kg. de carne de jacaré moída 100 g. de farinha de milho ou farinha de mandioca flocada 3 ovos inteiros 3 dentes de alho, picadinhos pimenta-do-reino e salsinha e cebolinha bem picadinhas

Leia mais

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô 18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA Fabiana Nanô O que você encontrará neste ebook? Este ebook contém 18 receitas deliciosas para você fazer no dia a dia. São receitas fáceis de se preparar

Leia mais

Objetivo: Produtos que tiveram maior crescimento no mercado francês entre 2013/2014

Objetivo: Produtos que tiveram maior crescimento no mercado francês entre 2013/2014 Objetivo: Produtos que tiveram maior crescimento no mercado francês entre 2013/2014 PRODUTOS Jan-Jun 2013 Jan-Jun 2014 Crescimento 2013/2014 Outras frutas de casca rija e outras sementes, preparadas ou

Leia mais

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar para a População Brasileira Guia Alimentar para a População Brasileira Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Revisão do Guia Alimentar para a

Leia mais