Dicas para uma alimentação saudável

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1 Dicas para uma alimentação saudável

2 NECESSIDADE FISIOLÓGICA ATO DE COMER SOCIABILIZAÇÃO Comida Japonesa PRAZER CULTURAL

3 Alimentação aliada à saúde Hábitos alimentares pouco saudáveis desde a infância, se não modificados, podem acarretar em muitos prejuízos à saúde, na vida adulta.

4 Consequências precoces da má alimentação Nos últimos 20 anos a obesidade infantil cresceu +5x Obesidade Pressão alta Colesterol alto Doenças cardiovasculares Diabetes Deficiências nutricionais Crianças e Adolescentes Obesos = Obesos Adultos Fonte: IBGE, POF

5 A Má alimentação no Brasil A cada 20 pessoas 3 são obesas 3 milhões sofrem de obesidade antes dos 10 anos Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Vigitel Brasil

6 Virou Notícia: Cuidados com alimentação Use o bom senso e cuide da sua saúde!

7 Pirâmide dos alimentos: Seu guia saudável A Pirâmide dos Alimentos é um modelo de alimentação saudável, pois classifica e ilustra de que forma e em quais quantidades os alimentos devem ser consumidos por dia.

8 O grupo dos cereais, massas, tubérculos e raízes é formado por alimentos energéticos.

9 O grupo das frutas, verduras e legumes é formado por alimentos reguladores. São ricos em fibras, vitaminas e minerais.

10 O grupo das carnes, leite e derivados e leguminosas é formado por alimentos construtores. São ricos em proteínas. Alguns têm cálcio e outros, ferro.

11 O grupo dos óleos e açúcares devem ser consumidos com moderação, pois seu excesso podem causar diversas doenças.

12 Dinâmica: Monte uma refeição equilibrada

13 Prato Saudável: 1º exemplo

14 Prato Saudável: 2º exemplo

15 Custo X Alimentação Saudável O que escolher? ou ou ou 1 pacote de salgadinho (66g) 2 maçãs 6 bananas 4 laranjas

16 Valor Nutritivo: Gorduras CONSUMO DIÁRIO 1 pacote de bolacha recheada 1 maçã 1 banana 1 laranja 1 pêra Recomendado % Kcal Gorduras (g) 27 0,2 0,5 0,2 0, Mais que a metade de uma necessidade diária DRIs, 2002

17 Valor Nutritivo: Sódio Recomendado CONSUMO DIÁRIO 1 pacote de salgadinho (66g) 1 maçã 1 banana 1 laranja 1 pêra 1 cacho de uva % Kcal ,5 Sódio (mg) 689 0,5 0, Mais que a metade de uma necessidade diária DRIs, 2002

18 Escolhas mais saudáveis 340 Kcal 154 Kcal 1 pacote de salgadinho 480mg de sódio 2x + sódio Substitua por 2 bisnagas c/ requeijão 263mg de sódio 150 Kcal 140 Kcal 3 biscoitos recheados 6g de gordura 4x + gordura Substitua por 1 pão francês 1,55g de gordura 381 Kcal 360 Kcal 16g de gordura Substitua por 3,5g de gordura 85g de macarrão instantâneo + tempero 5x + gordura 1 pegador de macarrão com ovos ao molho sugo

19 Quantidades de sódio nos alimentos Recomendação / dia: 1200mg de sódio 1 colher de chá = 400mg de sódio 600mg de sódio 1.991mg de sódio 1 unidade de salsicha Metade da necessidade 1 pacote de macarrão Ultrapassa a necessidade 655mg de sódio 675,19mg de sódio 1 unidade de lingüiça frita + que a metade da necessidade 4 unidades de frango empanado + que a metade da necessidade

20 Maneira errada de ensinar seu filho a comer 1ª Situação: Coação + Repulsa = Vômito Reforço negativo 2ª Situação: Castigo + Repulsa = Vômito 3ª Situação: Brincar = Distração 4ª Situação: Barganha = Má associação

21 Maneira certa de ensinar seu filho a comer 1ª Situação: Ajudar a preparar uma refeição 2ª Situação: Ensinar a experimentar os alimentos Reforço positivo 3ª Situação: Montar uma diferente apresentação no prato 4ª Situação: Conversar de maneira tranquila 5ª Situação: Fazer uma horta e ensinar de onde vem o alimento

22 10 passos para uma alimentação saudável PASSO 1 Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras, e ofereça-os em cinco porções diárias. PASSO 2 Ofereça feijão pelo menos uma vez ao dia, e no mínimo quatro vezes por semana. PASSO 3 Alimentos gordurosos devem ser evitados, podendo ser ofertados no máximo até uma vez por semana. PASSO 4 Modere o uso de sal. PASSO 5 Procure oferecer pelo menos três refeições e dois lanches ao dia. Para os lanches e sobremesas, prefira frutas.

23 10 passos para uma alimentação saudável PASSO 6 Doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar devem ser evitados, podendo ser oferecidos no máximo duas vezes por semana. PASSO 7 Evite o consumo diário de refrigerantes. A melhor bebida é a água. PASSO 8 Para que a criança aprecie sua refeição, ela deve comer devagar e mastigar bem os alimentos. PASSO 9 Mantenha o peso do seu filho dentro dos limites saudáveis para a idade. PASSO 10 Estimule seu filho a ser ativo e fazer exercícios regularmente.

24 Aproveitamento integral dos alimentos Por que utilizar as folhas, os talos e as cascas? redução dos gastos com alimentação melhoria da qualidade nutricional do cardápio redução do desperdício possibilidade de novas receitas Talos, cascas e folhas possuem maior teor de fibras, ferro e cálcio!

25 O desperdício nas residências do Brasil As frutas são desperdiçadas entre 20 a 30%. Entre as hortaliças, o desperdício chega a ser de 20 a 50%. Os alimentos desperdiçados poderiam alimentar cerca de 1/3 da população brasileira O que pode ser aproveitado? Talos: agrião, brócolis, beterraba, espinafre, couve Cascas: abóbora, maçã, banana, abacaxi, goiaba, mamão, laranja, maracujá Folhas: cenoura, beterraba, brócolis, couve-flor, rabanete, repolho

26 Higienização dos Alimentos 1. Lave as frutas, legumes e verduras em água corrente (Água tratada ou fervida) 2. Coloque os alimentos em solução clorada por 10 a 15 minutos (2 colheres de sopa de hipoclorito de sódio a cada 1 litro de água, ou conforme instruções do fabricante) 3. Enxague as hortaliças e frutas para retirada dos resíduos (Água tratada ou fervida)

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