GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL. Maringá-PR 05 e 06/09/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL. Maringá-PR 05 e 06/09/2016"

Transcrição

1 GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL Maringá-PR 05 e 06/09/2016

2 Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração (UNIVALI, 2007)

3 9 Títulos Publicados 25 edições 44 mil exemplares vendidos

4 Porto Coimbra Lisboa Cidades em que as palestras e cursos de Ênio Padilha já foram apresentados Três vezes ou mais Duas Vezes Uma vez 26 estados + DF 175 cidades 490 eventos profissionais

5 #EnioPadilha

6 E X E R C Í C I O P R O F I S S #EnioPadilha enio.padilha eniopadilha

7 Produção Pessoas Financeiro Mercado

8 Produção Pessoas Financeiro Mercado Administração do Mercado (popularmente conhecido como MARKETING) refere-se à Gestão Estratégica que a empresa faz da sua relação com todos os elementos essenciais para a sua sobrevivência e crescimento empresarial. Os elementos principais do mercado são: Os Clientes Os Concorrentes Os Fornecedores Mas outras instituições também devem ser observadas e atendidas:

9 MERCADO Sociedade Empresa Produto Cliente Religião Economia Política Fornecedores Concorrentes Geografia

10 Produção Pessoas Financeiro Mercado "Marketing é Propaganda, publicidade e comunicação com o mercado" "Gerente de Marketing é pessoa que se preocupa com as vendas da empresa ou com processos de comunicação e propaganda" "Investir em Marketing é, basicamente, investir em processos (maneiras) de promover a empresa ou seus produtos"

11 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association (Definição de 1985) "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. Esta visão enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.) foi ratificada em 1985 pela AMA.

12 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association (Definição de 1985) "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. Esta visão enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.) foi ratificada em 1985 pela AMA.

13 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association (Definição de 1985) "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. Esta visão foi enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.)

14 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição (Definição de 1985) O marketing não pode ser definido por ações isoladas ou pontuais. A idéia de PROCESSO (começo, meio, fim...) é fundamental para o entendimento do marketing. Ao decidir-se pelo marketing como estratégia de conquista do mercado o profissional deve ter claro que haverá investimento (de tempo e dinheiro) de forma sistemática e permanente de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. Esta visão foi enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.)

15 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association (Definição de 1985) "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição Planejar e Executar são partes da essência do marketing. Planejar e não executar geralmente é perda de tempo e de dinheiro. Executar sem planejamento é aventura (e não estratégia empresarial) de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. Esta visão foi enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.)

16 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association (Definição de 1985) "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas Concepção: o que fazer Preço: quanto isto custa para o público-alvo Promoção: como o público-alvo será informado sobre o produto e estimulado a adquiri-lo Distribuição: como esse produto chegará ao público-alvo que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. Esta visão foi enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.)

17 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association (Definição de 1985) "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. Idéias e Produtos (bens e serviços) constituem o objeto de trabalho do marketing. As idéias são coisas que as organizações querem transmitir para um público, com o objetivo de conquistar admiradores, adeptos, seguidores e parceiros. Os produtos (bens e serviços) são coisas que a organização produz e disponibiliza para realizar trocas comerciais com o mercado. Esta visão foi enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.)

18 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association (Definição de 1985) "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. O conceito de TROCA é central no Marketing E trocas são feitas quando são identificados INTERESSES RECÍPROCOS. As empresas e profissionais de Engenharia e de Arquitetura devem identificar os interesses dos seus clientes e criar (ou modificar) produtos que propiciem as trocas que representem vantagens recíprocas Esta visão foi enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.)

19 Produção Pessoas Financeiro Mercado American Marketing Association (Definição de 1985) "Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de indivíduos e organizações. Esta visão foi enunciada por Jerome McCarthy (Basic Marketing. A Managerial Approach. Homewood, Illinois.) A satisfação das partes envolvidas deve ser o objetivo central do marketing. Se, por um lado, devemos identificar os desejos, necessidades e anseios dos clientes potenciais, para que eles sejam satisfeitos com o nosso produto, também não podemos perder de vista as nossas próprias necessidades e desejos, pois o marketing deve garantir que a nossa relação com o cliente seja interessante também para a nossa prória empresa. Além disso, é importante observar que observar que, não havendo satisfação de TODAS as partes envolvidas não existe marketing. Talvez seja apenas propaganda enganosa

20 Produção Pessoas Financeiro Mercado Definição de Marketing (2008) Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo. (Marketing is the activity, set of institutions, and processes for creating, communicating, delivering, and exchanging offerings that have value for customers, clients, partners, and society at large.) (AMA - American Marketing Association - Definição 2008

21 Produção Pessoas Financeiro Mercado (1) RECURSOS (2) DIFERENCIAL COMPETITIVO (3) VANTAGEM COMPETITIVA

22 Produção Pessoas Financeiro Mercado Quais são os principais DIFERENCIAIS COMPETITIVOS de um Escritório de Arquitetura ou de Engenharia Qualidade do serviço Prestado Melhor Preço! Confiança do Cliente Flexibilidade no Atendimento Nível de Detalhamento Criatividade Competência Comprometimento

23 Produção Pessoas Financeiro Mercado RECURSOS E DIFERENCIAIS COMPETITIVOS VANTAGEM COMPETITIVA é algo que a empresa obtém como resultado de alguma ESTRATÉGIA sustentada pela existência de seus diferenciais competitivos. Exemplos: Maior fatia do mercado Maior faturamento Maior lucratividade

24 Vantagem Competitiva Diferenciais Competitivos Recursos Valiosos Recursos Importantes Recursos

25 Produção Pessoas Financeiro Mercado RECURSOS E DIFERENCIAIS COMPETITIVOS RECURSO é tudo o que a empresa possui, controla ou tem à sua disposição. Pode ser constituído de conhecimentos, habilidades, capacidades, instalações, equipamentos e outros ativos tangíveis ou intangíveis.

26 Produção Pessoas Financeiro Mercado RECURSOS E DIFERENCIAIS COMPETITIVOS RECURSOS IMPORTANTES São os recursos de uma empresa que estão além do mínimo necessário para que a empresa funcione normalmente com qualidade e produtividade. São recursos que podem ser utilizados (sozinhos ou combinados com outros recursos) para estabelecer diferenciais competitivos no mercado

27 Produção Pessoas Financeiro Mercado RECURSOS E DIFERENCIAIS COMPETITIVOS RECURSO VALIOSO é um recurso (raro ou idiossincrático) que uma empresa possui ou controla e que é percebido pelo mercado como positivamente destacado. Para isto ele deve ser: Raro: muito difícil (trabalhoso, demorado ou caro) para ser adquirido ou controlado pelo concorrente; ou Idiossincrático: A empresa utiliza o recurso de forma única, combinando com outros recursos da empresa; E deve significar Vantagens e benefícios para os Clientes (é preciso que os clientes consigam perceber claramente essas vantagens e benefícios).

28 Produção Pessoas Financeiro Mercado RECURSOS E DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DIFERENCIAL COMPETITIVO Recurso ou combinação de recursos de uma empresa que atende simultaneamente as três condições abaixo: 1. A sua empresa tem e as empresas concorrentes não têm; 2. As empresas concorrentes não podem adquirir ou desenvolver esse recurso sem investimentos importantes (vultosos) de tempo e dinheiro; 3. Os clientes identificam esse recurso como uma coisa pela qual vale a pena pagar mais caro.

29 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação de serviços de Engenharia ou Arquitetura

30 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 1 O profissional sente-se inseguro diante do cliente

31 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 2 O cliente apela para a nossa amizade para obter vantagens no preço e nas condições de pagamento.

32 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 3 O cliente e o profissional não se entendem quanto aos limites da negociação. (até onde vai o serviço que está sendo contratado)

33 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 4 O cliente pede para retirar um ou mais itens do serviço oferecido, com o objetivo de reduzir o preço.

34 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 5 O cliente não tem noção do grau de complexidade (de dificuldade) do serviço que está sendo solicitado.

35 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 6 O cliente diz: Está muito CARO!!!

36 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 7 O cliente pergunta: Por que é tão caro este serviço?

37 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 8 O cliente pede um desconto no preço

38 9 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação O cliente diz: Eu não tenho dinheiro para pagar esse preço.

39 Os principais problemas enfrentados durante uma negociação 10 O cliente diz: O seu concorrente faz por muito menos.

40 Cartão de Visitas

41 .

42 OBJETIVOS DE UM CARTÃO DE VISITAS (para um Arquiteto ou Engenheiro) Dizer quem você é; o que você faz; onde você está e, finalmente, como fazer contato, quando for necessário; Instrumentalizar o cliente para a propaganda boca-a-boca, caso o cliente esteja motivado a fazê-la; Apresentar informações que, de alguma forma, provoquem no cliente (ou em quem quer que tenha acesso ao cartão) uma percepção positiva e diferenciada do profissional e do produto (e não do cartão).

43 Material Deve-se utilizar papel cartão. Só isso!

44 FORMA E TAMANHO Comprimento: 85 a 95 mm Largura: 50 a 55 mm Formato de Cartão de Crédito: 53 a 85 mm Orientação: horizontal

45 CONTEÚDO Quem você é Nome, título profissional e registro no seu conselho profissional; O que você faz Uma indicação clara do produto que você representa no mercado; Onde você está Endereço físico do profissional, onde ele pode ser encontrado pelos clientes potenciais e (isso é importante) pelos correios; Como ele pode ser contactado Conjunto de todos os canais de comunicação que o profissional escolhe utilizar para se relacionar com o mercado.

46

47 CARREIRA EXERCÍCIO PROFISSIONAL Não se deve confundir a Carreira com o Exercício Profissional. São dois conceitos diferentes. Entender isso ajuda a Planejar e Administrar as duas coisas com mais eficiência

48 EXERCÍCIO PROFISSIONAL O EXERCÍCIO PROFISSIONAL se inicia depois da graduação e registro no Conselho Profissional. É regido e controlado pelas Leis, pelas Normas Técnicas, pelas determinações dos Conselhos Profissionais, pelo Código de Ética e pelo Profissionalismo

49 EXERCÍCIO PROFISSIONAL Profissionalismo Sem improvisações Equipamentos de qualidade Processos e sistemas diferenciados Legalidade Princípios Deontológicos rígidos.

50 CARREIRA A CARREIRA se inicia assim que a pessoa entra no universo da profissão (ou seja, quando inicia a faculdade Carreira é o conjunto dos acontecimentos, aprendizagens e conquistas de um indivíduo durante o tempo em que ele exerce uma determinada atividade.

51 CARREIRA Essa sequência de fatos depende de circunstâncias e oportunidades, mas, principalmente, de ESCOLHAS.

52 Vida e Carreira Importante: A carreira (e a vida do profissional) é dividida em fases. E em cada fase da carreira os resultados dependem das conquistas nas fases anteriores.

53 Vida e Carreira 45 anos 35 anos 25 anos 16 anos 65 anos Realização Patrimônio/Reserva Estabilização Especialização Formação

54 Fase 2 - FORMAÇÃO (Estudante: 16 a 25 anos de idade) Estudar muito (e confiar nos professores) Dedicar-se a atividades extracurriculares (esportes artes política ciências) Desenvolver uma boa Rede de Relacionamentos (colegas de escola / contatos de outros cursos / professores...) Investir tempo e energia no desenvolvimento dos fundamentos da profissão escolhida Começar a montar a sua biblioteca (física e eletrônica) Desenvolver o senso de Profissionalismo (práticas deontológicas / sistematização de processos / trabalho em equipe / liderarança) Obter fluência em um idioma estrangeiro importante Investir em viagens de estudo (de estudo mesmo!)

55 Fase 3 - ESPECIALIZAÇÃO (Jovem Profissional: 22 a 35 anos de idade) Organizar a Formação Continuada. Associar-se à uma entidade de classe e participar ativamente, como operário Obter conhecimentos de um terceiro idioma Aconselhar-se com profissionais veteranos e professores (explorar o direito à Ignorância) Entender a sua posição na cadeia produtiva e buscar o conhecimento PROFUNDO sobre outras áreas profissionais envolvidas: Avaliar as Especialidades Profissionais para ampliar a Formação: Obter conhecimentos aprofundados de Administração e Gestão de Negócios (Finanças, Gestão de Tempo, Gestão de Pessoas, etc)

56 Fase 4 - ESTABILIZAÇÃO (Profissional Maduro: 30 a 45 anos de idade) Especialização Profissional Consolidada e Reconhecida Domínio da Profissão (fundamentos, vocabulário, tecnologias, técnicas, interdisciplinaridades) Domínio da Gestão do Negócio (Produção / Finanças / Pessoas / Mercado / Tempo...) Rede de relacionamentos consolidada Biblioteca consolidada e organizada Consolidar a formação de uma Equipe de trabalho Iniciar os investimentos estratégicos para estabelecimentos de Diferenciais Competitivos Iniciar os investimentos estruturais (patrimônio material operacional)

57 Fase 5 - PATRIMÔNIO/RESERVA (Profissional Experiente: 40 a 65 anos de idade) Escritório estruturado Carreira estabilizada Tranquilidade financeira Início de investimentos patrimoniais

58 Fase 6 - REALIZAÇÃO (Sênior: 60 ou 65 anos de idade) Estar vivo! / Estar saudável fisicamente e mentalmente Ter um escritório 100% estruturado e produtivo, que seja uma fonte de renda permanente (independente da presença do proprietário) Ter, pelo menos, uma fonte de renda alternativa que garanta, juntamente com o escritório, a total independência financeira (APOSENTADORIA) Reconhecimento Profissional / Reputação profissional consolidada / Reconhecimento e respeito dos seus pares. Ter discípulos / seguidores Cobrar o preço justo pelo serviço e escolher projetos e trabalhos

59 A PRIMEIRA IMPRESSÃO A primeira impressão não é a que fica Uma ótima (ou péssima) Primeira Impressão pode apenas ser fruto de um mal entendido. Estratégias eficientes de Marketing Pessoal podem reverter primeiras impressões mal sucedidas.

60 MARKETING PESSOAL Marketing Pessoal é o esforço individual de adaptação e mudanças na maneira de pensar e agir, com o objetivo de conquistar e manter admiradores e seguidores que contribuam para atingir objetivos pessoais, sociais e profissionais.

61 IMAGEM PÚBLICA É a maneira como o indivíduo é percebido pelas outras pessoas É o conjunto de valores que o público atribui à pessoa.

62 PÚBLICO Conjunto de pessoas a quem você pretende ou precisa atingir. Conjunto de pessoas que interferem ou podem interferir (contribuindo ou atrapalhando) nos seus objetivos pessoais.

63 ELEMENTOS DA IMAGEM PÚBLICA 1) Nome 2) Aparência Física 3) Gestos e Posturas 4) Voz e Vocabulário 5) Conhecimentos e Habilidades Profissionais 6) Conhecimentos e Habilidades Gerais 7) Marcas de Personalidade 8) Marcas de Caráter 9) Gostos e Preferências 10) Visibilidade, Disponibilidade

64 Elementos que compõem a Imagem Pública Nome 1

65 Elementos que compõem a Imagem Pública 1 Nome O nome da pessoa é o seu Rótulo de Identificação Social. É a sua MARCA PESSOAL Todas as percepções (positivas e negativas) que as outras pessoas tenham do indivíduo são associadas ao seu nome. O objetivo da pessoa que quer fazer uma boa Gestão da Imagem Pública (e construir uma Marca Pessoal forte) é fazer com que as pessoas se lembrem dela (e, principalmente, do seu nome) Existem algumas considerações que o indivíduo precisa levar em conta se quiser que o seu nome seja facilmente lembrado.

66 Elementos que compõem a Imagem Pública 1 Nome Reduzir (ou ampliar) para 2 palavras para facilitar a memorização pelas outras pessoas Nomes compostos naturais (Ana Clara, João Pedro, José Mário, Maria Helena...) Dois sobrenomes especiais (reconhecidamente especiais e com valor de mercado ) Apelidos em geral, devem ser evitados (admitidos em casos muito especiais) Trocar (se for o caso) nomes Complicados ou Esquisitos

67 Elementos que compõem a Imagem Pública 1 famosas Nome Dizer o próprio nome em alto e bom som, quando fizer uma auto apresentação (Reunião, Curso, Seminário...) Deixar o nome visível quando estiver fazendo uma apresentação (Reunião, Curso, Seminário...) Assinar de forma LEGÍVEL. Todas as pessoas fazem isto

68 Elementos que compõem a Imagem Pública 2 do Aparência Física A Aparência Física envia muitas mensagens para que o público componha a Imagem Pública. É preciso certificar-se de que as mensagens enviadas estejam de acordo com a imagem própria indivíduo. Tornar rotineiro cuidados pessoais que estejam sendo feitos apenas eventualmente; Adequar o guarda-roupa (inclui acessórios) ao visual definido pela política de aparência física que está ligada aos objetivos pretendidos; Dar atenção à saúde e à forma física;

69 Elementos que compõem a Imagem Pública 3 Gestos e Posturas Não economizar sorriso; Patrulhar a maneira de ficar parado, em pé (evitar de ficar encostado em alguma coisa nem de ficar com o corpo desequilibrado). A posição correta é com as duas pernas alinhadas e o corpo erguido; Corrigir a maneira de ficar sentado. Corrigir, através de exercícios (orientado por um profissional) e muita disciplina, eventuais problemas de postura; Corrigir (se necessário, com a ajuda de um profissional) problemas de tiques nervosos ou coisa assim; Cumprimentar as pessoas com gestos amáveis, aperto de mão firme e contatos físicos adequados às circunstâncias.

70 Elementos que compõem a Imagem Pública 4 Voz e Vocabulário Paus e Pedras podem causar ferimentos graves. Mas as palavras podem causar danos irreversíveis (personagem Barry Champlain, no filme Talk Radio, do cineasta Oliver Stone) Tom da voz precisa ser adequado ao ambiente e à circunstância. Palavrão pode até ser tolerado em certos meios, mas nunca contribui positivamente para a imagem pública Palavras Fortes ou Agressivas como idiota, burrice, morrer etc. (cada ambiente tem as suas idiossincrasias bem como as suas palavras proibidas)

71 Elementos que compõem a Imagem Pública 4 Voz e Vocabulário Respostas Secas sei lá (em vez de não sei ainda ) Vícios de Linguagem: né, aí, compreende, percebe, entendeu Monossilabismo / Prolixidade. Falar de menos, dar respostas muito curtas e, muitas vezes, insuficientes ou falar demais. Usar cinco minutos para dizer o que pode ser dito em 30 segundos Livros: a leitura de livros enriquece o vocabulário, com palavras e expressões novas, muito mais do que a leitura de periódicos como jornais ou revistas Cursos: oratória, Técnicas de respiração, Cuidados com a voz, Inglês

72 Elementos que compõem a Imagem Pública 5 Conhecimentos Profissionais Certificar-se, permanentemente, de que conhece os conceitos básicos e os procedimentos fundamentais na sua atividade principal; Aprofundar (através de treinamentos e exercícios diários) o seu conhecimento dos conceitos fundamentais da sua atividade principal; Ler livros e revistas técnicas sobre a sua atividade profissional;

73 Elementos que compõem a Imagem Pública 6 Conhecimentos Gerais Aprender a cozinhar pratos especiais; Desenvolver habilidade em algum tipo de artesanato; Fazer curso de computação; Aprender a tocar um instrumento musical; Praticar algum esporte; Desenvolver a cultura geral contemporânea, lendo jornais e revistas ou acompanhando a programação da televisão; Aprender a contar causos, histórias e piadas; Aprender a desenhar charges ou caricaturas;

74 Elementos que compõem a Imagem Pública 7-8 Personalidade/Carater Pontualidade - Ser pontual nos seus compromissos do dia-a-dia; Disciplinar-se para concluir sempre as tarefas iniciadas e os compromissos assumidos; Otimismo, Bom Humor Controlar o mau humor eventual. Ter reações otimistas diante das dificuldades; Não reclamar da saúde; da falta de dinheiro; da falta de tempo; do emprego; da profissão; Sorrir sempre (sorrir sempre e não reclamar de nada são duas características raríssimas e são sempre encontradas em pessoas de sucesso).

75 Elementos que compõem a Imagem Pública 7-8 Personalidade/Carater Responsabilidade, Confiabilidade - Honrar todos os compromissos assumidos; Inveja, Ciúmes - Controlar as manifestações Generosidade, Altruísmo - Dividir com justiça ou atribuir a quem merecer, os méritos sobre as conquistas pessoais impetuosidade, agressividade - Manter um pé no freio em situações potencialmente explosivas.

76 Elementos que compõem a Imagem Pública 9 Gostos e Preferências Livros Filmes Comidas Música Esporte; Time de torcida Religião Partido Político

77 Elementos que compõem a Imagem Pública 10 Visibilidade/Disponibilidade Fazer contato de congratulações (por fax, bilhete, e- mail, telefonema ou mesmo visita pessoal) com amigos que tenham obtido alguma vitória pessoal; Manifestar-se publicamente (através de carta, fax, e- mail ou telefonemas para veículos de imprensa) em questões que envolvam suas crenças, valores ou especialidade profissional; Cumprimentar as pessoas com atenção sincera; Recomendar, todos os dias, a um parente ou amigo, pelo menos um livro, um filme, uma peça de teatro, um site da internet ou qualquer outra obra de conteúdo construtivo. Isto vai contribuir para que você se torne interessante;

78 Elementos que compõem a Imagem Pública 10 Visibilidade/Disponibilidade Dar retorno aos telefonemas atendidos por terceiros ou pela secretária eletrônica; Conectar-se à Internet; Dar retorno aos s recebidos; Participar dos eventos promovidos pela sua entidade de classe, pela escola, ou pela empresa; Dedicar algum tempo para ajudar a sua entidade de classe; Dedicar algum tempo para atuar em Trabalhos voluntários de Entidades sociais (sem fins lucrativos).

79 MARCA PESSOAL O nome da pessoa elevado à condição de patrimônio material, com valor mensurável pelo mercado.

80 PILARES DE UMA MARCA PESSOAL VALIOSA Especialização Atributos Permanentes Identidade Visual Visibilidade

81 ESPECIALIZAÇÃO O que você é? O que você faz? Para quem você trabalha? Especialização não pode ser confundida com Título Profissional Especialização por Produto Especialização por Público

82 ATRIBUTOS PERMANENTES São GARANTIAS INTRÍNSECAS Certezas subjetivas que o cliente tem ao escolher um produto de uma determinada marca. São decorrentes das Características e Comportamentos que a marca manifesta SEMPRE. Funciona como PROMESSAS não escritas em contratos

83 IDENTIDADE VISUAL Logotipo Cores Slogan Outros elementos de identidade

84 VISIBILIDADE Cartão de Visitas Portifólio Website Publicações Regulares Pastas, envelopes, caixas (e outras embalagens)

85 Exemplos de MARCA PESSOAL Especialização e Atributos mais destacados de pessoas com Marcas Pessoais Valiosas

86 IVO PITANGUY Cirurgia Plástica Referência de Técnica Cirúrgica Ensino de Medicina Contribuição Social Atividade Literária Serviço de alta qualidade Segurança / confiança Status Elevado professor@eniopadilha.com.br

87 SÍLVIO SANTOS Televisão Empreendedorismo Tino Comercial Grande Capacidade de Comunicação Credibilidade Garantia de receber o que comprou Segurança emocional

88 Zé Roberto / Bernardinho Treinador de Volei Conhecimento técnico Valores Morais Senso de Excelência Credibilidade Garantia de Resultados Confiança de aprovação social Legado de conhecimento técnico professor@eniopadilha.com.br

89 OSCAR NIEMEYER Arquitetura (Concreto Armado) Estilo Próprio Produtividade Longevidade Status Elevado Obra com características exclusivas Serviço entregue com rapidez

90 Gustavo Kuerten Fernanda Montenegro Jô Soares Neymar Jr Dráusio Varela Laurentino Gomes Brunete Fraccaroli Eike Batista Luciano Huck João Filgueiras Lima Lelé Pelé Ivete Sangalo xxx yyy zzz kkk (Especialização) (Recurso da Marca 1) (Recurso da Marca 2) (Recurso da Marca 3) ( Atributo de Marca 1) ( Atributo de Marca 2) ( Atributo de Marca 3)

91

92 Talento TALENTO é uma habilidade natural para fazer algo melhor do que a maioria das outras pessoas. O talento é inato. Nasce com a pessoa. E aparece cedo (como que pedindo para ser explorado e desenvolvido).

93 Talento Organização O senso de ORGANIZAÇÃO consiste em ter a capacidade de definir o lugar, o tempo e a maneira de fazer ou guardar coisas. O processo de organização define um lugar para cada coisa

94 Talento Organização Disciplina DISCIPLINA é a característica de quem é capaz de fazer o que deve ser feito (aquilo que foi definido previamente)

95 Talento Organização Talento + Organização Resulta em potencial desenvolvimento pessoal. Significa que o talento está sendo orientado no sentido de tornar-se uma energia positiva Disciplina

96 Talento Organização Disciplina Talento + disciplina não significa nada se não houver uma orientação adequada. Não adianta correr mais rápido do que os outros se você está correndo na direção errada

97 Talento Organização Organização + disciplina Podem compensar a ausência de talento, embora não tenham a capacidade de transformar ninguém um grande sucesso. Disciplina

98 Talento Organização Disciplina

99 Talento Organização Disciplina Talento + Organização + Disciplina é a receita perfeita para o sucesso. Talento organizado (com direção e sentido) obtém seu desempenho máximo quando tratado com disciplina.

100 Talento Organização TALENTO é natural (não há merito individual em possuí-lo); Disciplina ORGANIZAÇÃO é disponível externamente; DISCIPLINA é a virtude individual capaz de capitalizar o talento e a organização, produzindo o sucesso.

101 Talento Disciplina Organização TALENTO é natural (não há merito individual em possuí-lo); ORGANIZAÇÃO é disponível externamente; DISCIPLINA é a virtude individual capaz de capitalizar o talento e a organização, produzindo o sucesso.

102 Talento Organização Disciplina

103 Manual do Engenheiro Recém-Formado Tudo o que o profissional precisa saber para construir uma carreira bem sucedida. Texto: Ênio Padilha Ilustrações: Sérgio dos Santos Prefácio: Carlos Alberto Kita Xavier Apresentação: Crea-SC Apresentação do autor: Paulo Grunwald ISBN: Editora: OitoNoveTrês Editora Lançamento no dia 17 de julho de Sexta-feira. PADILHA, Ênio. Manual do engenheiro recém-formado. Balneário Camboriú: OitoNoveTrês Editora p

104 1 O Recém-Formado Um manual para a gestão da carreira no Século XXI Carreira e Exercício Profissional O Discurso aos Engenheiros Recém Formados Este livro é destinado a profissionais recémformados (zero a dois anos). Trata-se de um momento crucial, até para os que saem da faculdade com emprego garantido. Há muitas decisões importantes para serem tomadas. Escolhas difíceis, trade-offs importantes e referências nem sempre muito claras. (página 14)

105 2 E agora, Engenheiro? A pressa é inimiga da perfeição As possibilidades da carreira de engenheiro Modelo de atuação profissional Especialidades ou áreas de atuação As especialidades da Engenharia Uma breve discussão sobre especializações na Engenharia do Brasil Carreira Profissional Conceitos As fases da carreira de um engenheiro A primeira fase da carreira: Formação Carta a um Calouro de Engenharia Rede de relacionamentos não é rede de pescar. Não é teia de aranha. Não é rede de contatos pra se dar bem ou para ter pra quem pedir coisas, quando precisar. Nada disso! (página 41)

106 3 Segunda fase da carreira: hoje Não seja arrogante em tentar impor o conhecimento que você tem. Aceite o fato de que existe, na prática dos profissionais experientes, alguns conhecimentos que podem (e devem) ser incorporados aos conhecimentos que você tem. Esses profissionais têm muita coisa que você pode (e deve) aprender. (página 41) Segunda fase da carreira: Recém-formado E aí? Fez a Lição de Casa? Segunda Carta a um Engenheiro Recém-Formado 10 Recomendações Importantes para o Recém-Formado Elaborar um plano de aprendizagem Aconselhar-se com ex-professores e profissionais veteranos Entender a sua posição na cadeia produtiva Montar uma boa biblioteca Consolidar a fluência em um segundo idioma Associar-se a uma entidade de classe Dedicar-se à obtenção do conhecimento prático Obter uma especialização operacional Não levar em conta a remuneração na hora de escolher o primeiro emprego Não fazer poupança financeira As fases seguintes da carreira do Engenheiro

107 4 Talento, Organização e Disciplina Talento Organização Disciplina O mundo está cheio de atletas, artistas e profissionais com grandes talentos que nunca chegaram nem nos pedestais do reconhecimento, simplesmente porque nunca se organizaram e nunca estiveram dispostos a pagar o alto preço imposto pela disciplina. Indivíduos talentosos perdem-se pelo caminho não por falta de potencial (talento) ou de oportunidades (a organização) e sim, por falta dessa coisinha simples chamada disciplina, que depende unicamente da determinação individual para fazer a razão vencer as paixões. (página 64)

108 5 Marketing Pessoal Marketing Pessoal x Autopromoção Público O marketing e o marketing pessoal têm objetivos distintos. Enquanto o MARKETING EMPRESARIAL tem por objetivo o atendimento às questões de mercado, realizando-se plenamente na obtenção de trocas vantajosas para as partes envolvidas; o MARKETING PESSOAL tem por objetivo a conquista de outras pessoas. As pessoas fazem marketing pessoal porque têm interesse em conquistar a amizade, o reconhecimento, a consideração, a admiração e a disposição das pessoas para se tornarem seguidoras. (página 67)

109 6 Imagem Pública A metáfora do quebra-cabeças (Lígia Fascioni) Elementos que compõem a imagem pública Nome Aparência Física Gestos e Postura Voz e Vocabulário Conhecimentos e habilidades profissionais Conhecimentos e habilidades gerais Marcas de Personalidade Marcas de Caráter Gostos e Preferências Visibilidade e Disponibilidade Se uma boa imagem pública é aquela que melhor traduz a realidade do indivíduo, é necessário que a pessoa, antes mesmo de adotar uma estratégia de marketing pessoal faça uma revisão completa na sua imagem própria, adotando esforços individuais de adaptação e mudança na maneira de pensar e agir. (página 73)

110 7 Marca Pessoal Quanto vale a marca Fulano de tal? O que é uma marca Elementos de sustentação de uma marca pessoal Especialização Atributos permanentes da marca Identidade Visual Visibilidade Um diferencial importantíssimo que distingue uma grife pessoal de outras é a quantidade de pessoas atingidas pelas suas ideias. Mas não se iluda (nem se desespere) pensando que o valor de uma marca pessoal é diretamente proporcional ao número de pessoas atingidas. A qualidade (poder de decisão, poder aquisitivo, nível cultural, influência...) dessas pessoas é fundamental. De nada adianta ter um público enorme se essas pessoas não são capazes de contribuir para nenhuma transformação positiva nem produzir benefícios para terceiros (página 99)

111 8 O Sistema Profissional Quem é quem e quem faz o quê no Sistema Universidades Conselhos Profissionais (Crea e Confea) Sindicatos Entidades de Classe Mútua Cooperativas de Crédito Como um recém-formado pode se beneficiar do sistema profissional de Engenharia Uma coisa que todo engenheiro ouve falar muitas vezes é sobre o tal Sistema Confea/Crea. O que poucos sabem é que Confea/Crea é apenas o apelido do Sistema. O nome completo é Sistema de Organização Profissional dos Engenheiros e Agrônomos (página 115)

112 9 Deontologia e Ética Profissional A deontologia na prática A ética profissional no dia-a-dia A responsabilidade técnica, civil e criminal dos profissionais Engenheiros, no exercício de suas profissões precisam estar atentos aos preceitos da Ética e Deontologia para não perder de vista suas imensas responsabilidades. Em última análise, somos responsáveis não apenas pelas obras que fazemos mas também pelas obras que não fazemos (e permitimos, por omissão, que sejam feitas por quem não sabe fazer direito). Deus nos deu alguns talentos e habilidades. A sociedade nos deu a oportunidade de desenvolvê-los. Todo Engenheiro tem um compromisso com o mundo. É à sociedade, em última análise, que devemos essa retribuição. (página 130)

113 10 Mulher, Engenheira e Recém-Formada Não é impossível. Apenas um pouco mais difícil Alguns bons exemplos de mulheres bem sucedidas na profissão De engenheira para engenheira: um artigo de Lígia Fascioni As pessoas reagem de diferentes maneiras ao novo. E a reação delas vai depender muito da nossa atitude. Muitas vezes, vi nos olhos dos colegas a dúvida sobre o que fazer agora, já que eu não tinha apelado para o prático e previsível discurso de coitadinha injustiçada. Contra o bom-humor e a competência ninguém pode (Lígia Fascioni, página 142)

114 11 Aplicações Práticas e Prescrições Teste: Potencial de Empregabilidade Como preparar o seu currículo Como se preparar para uma entrevista de emprego Como se vestir para uma entrevista Como se comportar numa entrevista de emprego O que o empregador espera de um engenheiro recém-formado Por que alguns engenheiros recém formados tem mais dificuldade para encontrar oportunidades de trabalho Sobre o seu currículo. A primeira e, talvez, a mais importante das informações que eu posso dar aqui é a seguinte: seu currículo deve ter apenas UMA PÁGINA. Todas as informações que importam devem caber em uma única página. A segunda página do currículo é tão relevante quanto a segunda página das consultas do Google. (página 151)

COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E AGRONOMIA. São Paulo - SP 17/09/2016

COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E AGRONOMIA. São Paulo - SP 17/09/2016 COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E AGRONOMIA São Paulo - SP 17/09/2016 Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração (UNIVALI,

Leia mais

EXERCÍCIO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE E PRODUTIVIDADE

EXERCÍCIO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE E PRODUTIVIDADE EXERCÍCIO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE E PRODUTIVIDADE Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração (UNIVALI, 2007) 9 Títulos Publicados

Leia mais

EXERCÍCIO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE E PRODUTIVIDADE

EXERCÍCIO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE E PRODUTIVIDADE EXERCÍCIO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE E PRODUTIVIDADE Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração (UNIVALI, 2007) 9 Títulos Publicados

Leia mais

São Paulo-SP 01 e 02/04/2015

São Paulo-SP 01 e 02/04/2015 São Paulo-SP 01 e 02/04/2015 Engenheiro Eletricista (UFSC - 1986) Mestre em Administração (UNIVALI - 2007) Professor 7 Títulos Publicados 22 edições 38 mil exemplares vendidos Porto Coimbra Lisboa Cidades

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL

GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL PARA ENGENHEIROS E ARQUITETOS ARACAJU - SE 21/09/2016 Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração

Leia mais

Caruaru-PE 09/04/2015

Caruaru-PE 09/04/2015 Caruaru-PE 09/04/2015 Engenheiro Eletricista (UFSC - 1986) Mestre em Administração (UNIVALI - 2007) Professor 7 Títulos Publicados 22 edições 38 mil exemplares vendidos Porto Coimbra Lisboa Cidades em

Leia mais

Engenheiro Eletricista (UFSC ) Mestre em Administração (UNIVALI ) Professor

Engenheiro Eletricista (UFSC ) Mestre em Administração (UNIVALI ) Professor Engenheiro Eletricista (UFSC - 1986) Mestre em Administração (UNIVALI - 2007) Professor 7 Títulos Publicados 21 edições 37 mil exemplares vendidos Porto Coimbra Lisboa Cidades em que as palestras e cursos

Leia mais

COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA. Marília-SP 20 e 21/06/2017

COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA. Marília-SP 20 e 21/06/2017 COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA Marília-SP 20 e 21/06/2017 Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração

Leia mais

Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração (UNIVALI, 2007)

Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração (UNIVALI, 2007) Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração (UNIVALI, 2007) 10 Títulos Publicados 28 edições 44 mil exemplares vendidos 170 Cidades

Leia mais

COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA. Sorriso-MT 01/06/2017

COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA. Sorriso-MT 01/06/2017 COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA Sorriso-MT 01/06/2017 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA Sorriso-MT 02/06/2017 Engenheiro Eletricista (UFSC,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

Teste 1: Conhecimentos sobre Marketing para Engenharia e Arquitetura

Teste 1: Conhecimentos sobre Marketing para Engenharia e Arquitetura Teste 1: Conhecimentos sobre Marketing para Engenharia e Arquitetura Para cada uma das afirmações abaixo, responda: (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso ( ) 1. Toda empresa prestadora de serviços fornece

Leia mais

MARKETING NEGOCIAÇÃO E VENDA DE SERVIÇOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA PROGRAMA DO CURSO

MARKETING NEGOCIAÇÃO E VENDA DE SERVIÇOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA PROGRAMA DO CURSO MARKETING NEGOCIAÇÃO E VENDA DE SERVIÇOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA PROGRAMA DO CURSO 1. Marketing. Definições, Conceitos e Aplicações Práticas A evolução do conceito de Marketing. A literatura do marketing

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira.

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira. BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre educação financeira. PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. Aula Inaugural Gestão da Carreira como Advogado. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. Aula Inaugural Gestão da Carreira como Advogado. Professor: Rogério Martir 1 LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Aula Inaugural Gestão da Carreira como Advogado Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Gestão Empresarial 7 Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

Mês da Micro e pequena empresa

Mês da Micro e pequena empresa Mês da Micro e pequena empresa O QUE VOCÊ PRECISA PRA MELHORAR o seu negócio. ACESSE LOJASEBRAEAM.COM.BR PROGRAMAÇÃO UNIDADE CENTRO OUTUBRO / 2017 (AV. LEONARDO MALCHER, 924, CENTRO) CURSO DATA HORÁRIO

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Programa de Idiomas Inglês. Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa

Programa de Idiomas Inglês. Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa Programa de Idiomas Inglês Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa visando a compreensão do idioma nas quatro habilidades básicas

Leia mais

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados.

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados. Novembro, 2016 Como aumentar a captação e retenção de clientes? Aumente a captação de clientes O segredo do sucesso para todo negócio é simples: aumentar as receitas e diminuir as perdas. Para aumentar

Leia mais

REGRA DE OURO e USO DA MARCA MARY KAY

REGRA DE OURO e USO DA MARCA MARY KAY REGRA DE OURO e USO DA MARCA MARY KAY REGRA DE OURO "Trate os outros como você gostaria de ser tratado" Já leu ou ouviu esta frase? Seria simplesmente maravilhoso se todas as pessoas do planeta se preocupassem

Leia mais

COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE

COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE Com a chegada do fim do período letivo muitos gestores e diretores já começam a planejar o próximo ano, buscando meios de melhorar os processos que não

Leia mais

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider.

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider. Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa kamila schneider Quanto custa? 14 julho2011 www.portalmercadobrasil.com.br Fator fundamental na hora

Leia mais

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO?

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO? ACERTE NO CURRICULO E NAS ENTREVISTAS Como Elaborar o Currículo Ideal? O Que é Preciso Mostrar Para Ficar Com a Vaga? Que Tipo de Perguntas São Feitas Numa Entrevista? COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA

Leia mais

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online OLÁ! SEJA BEM VINDO (A) Meu nome é Rosangela Fabrício, autora do blog GANHAR DINHEIRO com MARKETING DIGITAL. Um projeto que tem por objetivo ajudar o maior número de pessoas a ingressar nesse mercado digital,

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

SER CONSULTORA PARA SER O QUE VOCÊ QUISER

SER CONSULTORA PARA SER O QUE VOCÊ QUISER SER CONSULTORA PARA SER O QUE VOCÊ QUISER Mary Kay Uma Oportunidade de Carreira Independente Mais de cinco décadas inspirando mulheres a alcançarem os seus objetivos por meio do empreendedorismo. Com

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 6 15/03/18

Fundamentos de Marketing Sessão 6 15/03/18 Fundamentos de Marketing Sessão 6 15/03/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Marketing 3.0 Marketing 3.0 1.0 Produto 2.0 Consumidor Objetivos Vender produtos Satifazer e reter os consumidores

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Varejo Multicanal: Integrando a loja física e a loja virtual Roseli Morena Porto Agenda A evolução: integrando tijolos e mouse Definição de Varejo Multicanal

Leia mais

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE ou arte em publicidade? Somos um time de Publicitários, Designers, Animadores, Roteiristas e Programadores prontos para te ajudar. Somos especialistas em fazer a sua marca

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS

ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA Criciúma-SC 26 e 27/05/2017 Engenheiro Eletricista (UFSC, 1986) Especialista em Marketing Empresarial (FERJ/UFPR, 1997) Mestre em Administração

Leia mais

IMPORTANTE. Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes.

IMPORTANTE. Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes. IMPORTANTE Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes. Este e-book tem por objetivo, fornecer uma visão geral, de como dar os primeiros passos e abordar

Leia mais

4 MOTIVOS PARA VOCÊ ESCOLHER A SPAÇO COMO AGÊNCIA PARCEIRA.

4 MOTIVOS PARA VOCÊ ESCOLHER A SPAÇO COMO AGÊNCIA PARCEIRA. 4 MOTIVOS PARA VOCÊ ESCOLHER A SPAÇO COMO AGÊNCIA PARCEIRA. Ao pensar em uma agência de publicidade, muitos itens precisam ser considerados antes de escolhê-la como parceira. Isso porque, cada agência

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS

NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS O QUE É NETWORKING? DA PRIMEIRA À ÚLTIMA CONVERSA DO DIA, VOCÊ ESTÁ O TEMPO TODO FAZENDO NETWORKING. NETWORKING É A ARTE DE CONSTRUIR E

Leia mais

elementos do sucesso financeiro.

elementos do sucesso financeiro. 7 elementos do sucesso financeiro. Adriano Fabri elementos do 7sucesso financeiro. O propósito desse ebook. Este ebook tem como propósito ajudar as pessoas a buscar o equilíbrio e o sucesso financeiro

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 05 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Área de atuação profissional: Visão macro da área de atuação do curso. Papel do

Leia mais

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

Repense sua vida Profissional

Repense sua vida Profissional Repense sua vida Profissional Kennis Cursos Conhecimento é o Nosso Negócio! www.kenniscursos.com.br www.facebook.com/kenniscursos Canal youtube Kennis Cursos kennis@idepeconhecimentos.com.br Página 1 Empregabilidade

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

Incorporação no mundo das empresas

Incorporação no mundo das empresas Gestão de Des & Empresa Compreensão e contribuição Compatibilidade d do Des e as outras áreas Incorporação no mundo das empresas Possibilida do Des como ferramenta de Gestão Empresarial e como fator de

Leia mais

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Introdução Diante de um mercado extremamente competitivo e de difícil inserção, o maior desafio dos jovens em processo de graduação é adquirir experiência

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

IDENTIDADE CORPORATIVA

IDENTIDADE CORPORATIVA IDENTIDADE CORPORATIVA Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay Nós temos a missão de compartilhar nosso amor, nossa energia, nossa esperança, nossos sonhos, nossos produtos de qualidade,

Leia mais

Dicionário de Inteligência. Intelligence Design. By Luiz Alberto Marques

Dicionário de Inteligência. Intelligence Design. By Luiz Alberto Marques Intelligence Design Identificar tendências de DESERÇÃO de CLIENTES antes que seja tarde demais Perder um Cliente é mais do que perder todo o potencial de consumo latente, é fortalecer a concorrência Todo

Leia mais

Edital n 2/2018 Processo Seletivo

Edital n 2/2018 Processo Seletivo EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N 2/2018 Edital n 2/2018 Processo Seletivo A Gestão 2018 da ArqTec Empresa Júnior de Arquitetura e Tecnologias, associação civil sem fins econômicos faz saber que estão abertas

Leia mais

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços de uma empresa

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

O ALF. gosta de tirar ideias do papel. curioso e criativo, Empreendedor, Guilherme Alf. é um fazedor. Através de sua trajetória

O ALF. gosta de tirar ideias do papel. curioso e criativo, Empreendedor, Guilherme Alf. é um fazedor. Através de sua trajetória O ALF Através de sua trajetória é um fazedor. e experiências adquiridas Guilherme Alf curioso e criativo, Empreendedor, gosta de tirar ideias do papel em diferentes negócios, ele coloca em prática diversas

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA!

IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA! 5 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA! É dona de casa ou mãe que amamenta? Você precisa de ideias de negócios que você possa fazer e obter uma renda extra a partir da sua casa? Então

Leia mais

São todas as atividades que levam uma pessoa até o cliente, amigo, colega de trabalho ou a outra pessoa/organização.

São todas as atividades que levam uma pessoa até o cliente, amigo, colega de trabalho ou a outra pessoa/organização. São todas as atividades que levam uma pessoa até o cliente, amigo, colega de trabalho ou a outra pessoa/organização. O Marketing Pessoal é um conjunto de elementos harmoniosamente colocados para atenderem

Leia mais

Equipe. Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição. Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino

Equipe. Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição. Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino Diretoria Administrativo e Financeira Diretor: Vitor Bahia Apresentação

Leia mais

LIVRO SOBRE CONCORRÊNCIA DE ARQUITETURA

LIVRO SOBRE CONCORRÊNCIA DE ARQUITETURA LIVRO SOBRE CONCORRÊNCIA DE ARQUITETURA A COMPETIÇÃO DENTRO DA LIVRE CONCORRÊNCIA É O MOTOR DO APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS... 9 REGRAS PARA UMA CONCORRÊNCIA JUSTA 01 FAIR PLAY EM PRIMEIRO

Leia mais

IMAGENS 3D ABRUZZO. PERFEITAS PARA QUEM PRODUZ, PARA QUEM VENDE E PARA QUEM CONSOME.

IMAGENS 3D ABRUZZO. PERFEITAS PARA QUEM PRODUZ, PARA QUEM VENDE E PARA QUEM CONSOME. IMAGENS 3D ABRUZZO. PERFEITAS PARA QUEM PRODUZ, PARA QUEM VENDE E PARA QUEM CONSOME. IMAGENS PUBLICITÁRIAS DE AMBIENTES SEGMENTO DE PISOS E REVESTIMENTOS Uma imagem diz muito sobre um produto. Então, melhor

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING Professor Dr. Celso Grisi 2º Semestre 2017 O AMBIENTE DE MARKETING O MICROAMBIENTE DA EMPRESA A tarefa da Administração de Marketing: construir relacionamento com clientes

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

Aulas de Inglês para Executivos.

Aulas de Inglês para Executivos. Aulas de Inglês para Executivos info@acelanguageschool.com.br Bem-vindo à Ace Aulas de Inglês para Executivos. Ace Language School é uma escola de Inglês com sede em São Paulo, Brasil. Somos especialistas

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profº MSc. Rosemarly Candil Fundamentos e Mercado MARKETING MARKETING PROPAGANDA MARKETING e MERCADOLOGIA Marketing é um processo que tem por objetivo a construção

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

Marketing jurídico como diferencial de carreira

Marketing jurídico como diferencial de carreira Marketing jurídico como diferencial de carreira 19.Set.2008 Marco Antonio P. Gonçalves Por que marketing na advocacia? O que é marketing jurídico? Qual o papel do advogado no marketing jurídico? 1 Advogados

Leia mais

IMAGENS 3D ABRUZZO. PERFEITAS PARA QUEM PRODUZ, PARA QUEM VENDE E PARA QUEM CONSOME. AMBIENTES RESIDENCIAIS SEGMENTO MOVELEIRO

IMAGENS 3D ABRUZZO. PERFEITAS PARA QUEM PRODUZ, PARA QUEM VENDE E PARA QUEM CONSOME. AMBIENTES RESIDENCIAIS SEGMENTO MOVELEIRO IMAGENS 3D ABRUZZO. PERFEITAS PARA QUEM PRODUZ, PARA QUEM VENDE E PARA QUEM CONSOME. AMBIENTES RESIDENCIAIS SEGMENTO MOVELEIRO STATUS ESTILO DE VIDA REALIZAÇÃO Uma imagem diz muito sobre um produto. Então,

Leia mais

Como identificar e prospectar tecnologias e tendências tecnológicas

Como identificar e prospectar tecnologias e tendências tecnológicas Como identificar e prospectar tecnologias e tendências tecnológicas ABINEE Mauricio Benedetti IPD Eletron Onde está a tecnologia? Importância da tecnologia A tecnologia está presente tanto em produtos

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

- Crescimento e Faturamento -

- Crescimento e Faturamento - AULA 5 - Crescimento e Faturamento - Reprodução e distribuição proibidas Empreender com Afeto pg. 1 de 7 FASES DE CRESCIMENTO e onde se encontra a sua empresa 1. Fases de Crescimento Toda empresa tem um

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

APRESENTAÇÃO VOLÁTIL COMUNICAÇÃO. /

APRESENTAÇÃO VOLÁTIL COMUNICAÇÃO. / APRESENTAÇÃO Qualquer dicionário define bem a palavra volátil como: figura mudável, volúvel ou inconstante. Mas para nós, volátil é algo mais do que isso, na verdade tem a ver com a inconstância presente

Leia mais

Gestão de Recursos 2

Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos RECURSOS HUMANOS Recursos Humanos Situação Problema Montar a equipe Tarefa 1: Definir o Perfil do Profissional Tarefa 2: Selecionar, Capacitar e Treinar Tarefa 3:

Leia mais

LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO

LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO 1 LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO Fundamentos da Administração e Gestão do Escritório II Organização e Administração do Escritório Liderança e Criatividade Equipe de Trabalho

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK.

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. Marketing Digital: Redes Sociais POR QUE VOCÊ ESTÁ PARADO? Se todos estão na montanha, é lá que você deve estar. Se o que você quer é ser visto, não faz sentido

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO

CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO CICLO DE PALESTRAS PROJETO SABER E SER RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO COROPORATIVO ALEX MARTINS O PROJETO SABER E SER FOI CRIADO PELO ROTARY CLUB DE SP AVENIDA PAULISTA, EM PARCERIA COM A LIVRARIA MARTINS

Leia mais

Primeiro Passo: Conheça o Mercado de Marketing de Afiliados... 4 Como Funciona o Marketing de Afiliados?... 6

Primeiro Passo: Conheça o Mercado de Marketing de Afiliados... 4 Como Funciona o Marketing de Afiliados?... 6 1 Sumário Primeiro Passo: Conheça o Mercado de Marketing de Afiliados... 4 Como Funciona o Marketing de Afiliados?... 6 Segundo Passo: Conheça as Plataformas de Trabalho... 7 Conhecendo o Hotmart... 8

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES NUM PEQUENO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA OU DE ENGENHARIA

CARGOS E FUNÇÕES NUM PEQUENO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA OU DE ENGENHARIA CARGOS E FUNÇÕES NUM PEQUENO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA OU DE ENGENHARIA Não importa quantas pessoas efetivamente trabalham no seu escritório. A primeira coisa que você precisa fazer é organizar os Cargos

Leia mais

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Que tal começarmos esse post falando sobre o que é o trade marketing. Ele nada mais é do que um processo onde o fabricante promove um contato

Leia mais

ARCOS - Administração de Escritórios de Arquitetura e Engenharia. O Protocolo 89 utiliza como principal ferramenta de suporte o software web

ARCOS - Administração de Escritórios de Arquitetura e Engenharia. O Protocolo 89 utiliza como principal ferramenta de suporte o software web PROTOCOLO 89 Trata-se de um processo de autointervenção orientada desenvolvido especificamente para escritórios de Arquitetura ou de Engenharia. Consiste num conjunto de passos assumidos pelo proprietário

Leia mais

Graciela Barbieri. Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital.

Graciela Barbieri. Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital. Graciela Barbieri Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital. Em 2016 o Conquista Digital foi eleito por juri popular no Afiliados Brasil,

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA CONHECER PARA SER UM TUDO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER PARA SER UM PROFISSIONAL QUALIFICADO E INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO.

O QUE VOCÊ PRECISA CONHECER PARA SER UM TUDO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER PARA SER UM PROFISSIONAL QUALIFICADO E INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO. O QUE VOCÊ PRECISA CONHECER PARA SER UM CONTADOR PROFISSIONAL? TUDO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER PARA SER UM PROFISSIONAL QUALIFICADO E INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO. SOBRE A AUTORA Contadora há mais de

Leia mais

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash Sejam Bem-Vindos! Vislumbrei uma companhia na qual qualquer mulher poderia ter tanto sucesso quanto desejasse. As portas estariam abertas às oportunidades para as mulheres que estiverem dispostas a pagar

Leia mais

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA Agosto - 2017 Quem somos O SINDISTAL (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro)

Leia mais

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA?

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA? TESTE DE MARCA PESSOAL NUM DIA BOM Vamos encarar os fatos: ser um empreendedor e tocar o seu próprio negócio nem sempre é divertido e glamouroso como deveria ser. Poder ser desafiador, estressante e extremamente

Leia mais

Atualmente a Instituição conta com seus colaboradores nas diversas áreas, prestadores de serviço, médicos do corpo clínico e voluntários.

Atualmente a Instituição conta com seus colaboradores nas diversas áreas, prestadores de serviço, médicos do corpo clínico e voluntários. A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês é uma associação civil sem finalidades lucrativas, fundada em 1921 pelas senhoras da comunidade sírio-libanesa, cujo objetivo é promover assistência

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

Uma visão pessoal sobre o Estatístico e o mercado de trabalho: aprendizados, desafios e oportunidades

Uma visão pessoal sobre o Estatístico e o mercado de trabalho: aprendizados, desafios e oportunidades Uma visão pessoal sobre o Estatístico e o mercado de trabalho: aprendizados, desafios e oportunidades Um pouco sobre a minha trajetória profissional... "Não há certo ou errado. Existem alternativas, decisões

Leia mais

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS Maria de Lourdes Nogueira Psicóloga, Mestre Administração de Empresas e Pós-Graduada em ADM.RH e Psicologia Organizacional. É professora do curso de Pós - Graduação

Leia mais