O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?."

Transcrição

1 A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso.

2 O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. Leila Mendes Barroso, publicitária responsável por projetos especiais do grupo O Dia e professora de planejamento de mídia da Facha responde.

3

4 O que é mídia? comentários do vídeo Termo muito abrangente Os veículos de comunicação O profissional de uma agência de propaganda Exposição de marcas, produtos e serviços Retorno financeiro para o cliente (otimizar a verba do cliente da melhor forma possível) É o caminho, a forma utilizada para atingir o públicoconsumidor Ponto de contato entre agências e anunciantes A mídia está em todos os lugares Ela é abstrato

5 Mas, afinal... O que é essa tal mídia e pra que ela serve?

6 O que é mídia? Mídia é uma palavra derivada do latim media que significa meio (na publicidade: meio de comunicação). Essa palavra pode fazer referência a atividade de mídia, ou seja, a técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias ou, ao profissional ou departamento de mídia dentro de uma agência de propaganda que é responsável por planejar, executar e controlar a veiculação de uma campanha.

7 A mídia Em comunicação, mídia é todo o meio de armazenar e difundir mensagens. Estabelece relação entre emissor-receptor, quando essa não pode acontecer de diretamente. O pensamento comum é que mídia se relaciona apenas com a área jornalística na transmissão de notícias. Porém, ela atua como mediadora de diversos interesses; como o publicitário.

8 A mídia no jornalismo Mídia: meio pelo qual o trabalho jornalístico se propaga. Não teria sentido conseguir notícias sem um canal que as fizessem chegar ao público. É entendida como um meio material por onde a mensagem passa. Impressa: Jornais, revistas e periódicos. TV: telejornais e documentários. Rádio: programas de notícias e sobre assuntos específicos. Internet: Junção das mídias (Cultura da Convergência - Henry Jenkins / Transmídia) Existem formas diferentes de transmissão da notícia. As principais características que qualificam uma mídia são: velocidade e aprofundamento.

9 A mídia na publicidade Mídia: qualquer meio pelo qual uma campanha possa ser divulgada. A escolha do meio depende de variáveis como: o público a ser atingido e o suporte que a mídia pode dar para determinado tipo de propaganda. A definição da mídia a ser usada é um dos passos principais no planejamento estratégico do publicitário. Conhecer a linguagem específica e as ferramentas que cada uma oferece, é imprescindível para o sucesso do produto oferecido.

10 A mídia na publicidade A mídia é uma das principais responsáveis por construir, sugerir e impor opiniões. Seu poder é peça fundamental na manutenção da sociedade. Seja ela um meio jornalístico ou publicitário, sua função maior é a de mediar a comunicação. Sem ela, a evolução em todos os outros setores estaria comprometida; com ela, a percepção e análise crítica se tornam essenciais. A importância pensar no que ela faz e no que pode nos tornar. Somente estudando, conhecendo e analisando o papel crucial que ela realiza é que entenderemos o seu impacto sociocultural na sociedade.

11 O mídia - a profissão Carolina Keller é profissional de Mídia da agência #Invista de #Balneário Camboriú - Santa Catarina. Neste vídeo ela fala sobre o perfil, rotina e desafios da profissão.

12

13 O mídia - a profissão Neste momento de grandes transformações tecnológicas e comportamentais, conhecer e entender o consumidor é uma tarefa complexa, porém fundamental. No negócio da propaganda estar antenado e atualizado são requisitos básicos a qualquer profissional. A utilização correta das inúmeras informações, ferramentas e fontes passa obrigatoriamente pelo total domínio e entendimento dos conceitos básicos e técnicas de mídia. Este conhecimento seguramente proporcionará um produto final de melhor qualidade, indo ao encontro dos objetivos de comunicação previamente estabelecidos.

14 O mídia - a profissão O que adiantaria um bom comercial se não houvesse, por traz disso, um profissional de mídia para encaminhar a comunicação para o público certo? UM BOM PROFISSIONAL DE MÍDIA: Sabe direcionar a comunicação para que ela atinja o público-alvo. Sabe otimizar a verba do cliente. Sabe onde o público-alvo está, o que ele quer, seus hábitos, costumes, ambientes, etc. Está sempre antenado com as novas possibilidades de midiáticas.

15 O mídia - a profissão Em outras palavras: Determina o ambiente onde o consumidor será mais receptivo à mensagem. Constroe um mix de mídia para veicular a comunicação com o custo mais eficiente no mais eficaz ambiente. Analisa o mercado e a dinâmica da concorrência para colocar a mensagem no momento certo, com os pesos suficientes para atingir os objetivos de marketing, propaganda e comunicação.

16 O mídia - a profissão O profissional de Mídia sabe: Pra quem Onde Quando Por quanto tempo Como a comunicação deve ser direcionada para atingir o público-alvo (target) proposto de acordo com a verba destinada pelo cliente para a comunicação. O Mídia garantirá que a comunicação chegará às pessoas certas para atingir os objetivos propostos sem desperdiçar a verba do cliente.

17 O mídia - a profissão COMPETÊNCIA: Compete a ele: Planejamento Compra Execução Fiscalização da propaganda.

18 O mídia - a profissão COMPETÊNCIA: Este profissional deve ter uma visão estratégica e saber negociar para oferecer ao cliente o melhor custo/benefício para que a comunicação chegue ao target desejado. Através de estudos e análise de pesquisa de mídia (audiência, hábitos de consumo de produtos/serviços, hábitos de consumo de mídia, atitude, comportamento, estilo de vida, etc.), este profissional é apto para traduzir o comportamento do consumidor e indicar os melhores meios e veículos de comunicação que se deve investir para alcançar os melhores resultados.

19 O mídia - a profissão COMPETÊNCIA: O Mídia deve estar sempre em contato com todos os departamentos e profissionais da agência, os veículos de comunicação e os institutos de pesquisa. Dessa forma ele garantirá melhores resultados de retorno sobre investimento (ROI).

20 O mídia - a profissão POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO: Um profissional especializado nesta área pode atuar, também, em veículos de comunicação, departamento financeiro de agências, no marketing de empresas ou como consultor estratégico de todos estes lugares.

21 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA O processo de planejamento marca o início de um plano de mídia. Nele, o profissional estuda as informações do cliente a partir do briefing, identificando oportunidades para atingir o público-alvo, considerando alguns fatores, como: Verba disponível Alcance Penetração Frequência das mídias.

22 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA Fazendo a análise do melhor espaço de mídia, conforme a relação necessidade/verba, o profissional negocia e compra o que for aprovado no planejamento. Em seguida, dá andamento ao processo de documentação reservas, autorizações e envio de material para publicação. A preparação para ser um bom profissional de mídia passa pelo estudo e conhecimento do mercado, pela comunicação entre o cliente e produto anunciado pelo publicitário.

23 Modelo de pedido de inserção (PI)

24 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA: Objetivo de MKT Estratégia de MKT Objetivo de Comunicação Situação atual do mercado Público-alvo Período de veiculação Mercados Verba disponível Informações adicionais

25 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

26 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

27 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

28 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

29 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

30 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

31 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

32 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

33 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PLANEJAMENTO DE MÍDIA:

34

35

36 A importância da mídia para uma campanha de sucesso COMPONENTES BÁSICOS DO PLANEJAMENTO: Entender o ambiente do consumidor e o seu ambiente mercadológico. Transformar os objetivos mercadológicos em objetivos (prioridades) de comunicação. Definir uma solução estratégica de mídia que atenda os objetivos estabelecidos (no MKT, na Comunicação).

37 A importância da mídia para uma campanha de sucesso PÓS CAMPANHA/COMUNICAÇÃO: Também será responsabilidade do pessoal de mídia mensurar os resultados da divulgação da campanha após ela ser colocada nesses veículos, e se ela surtiu o efeito desejado. Se o planejamento for feito de forma correta, com informações adequadas e com objetivos definidos, o sucesso é garantido para a campanha.

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

Planejamento Multimídia. Prof. Bruno Moreno

Planejamento Multimídia. Prof. Bruno Moreno Planejamento Multimídia Prof. Bruno Moreno Sumário Aula 12 (04/04/2011) Plano de Mídia Avisos Entrega do briefing com correções Motivações Do ponto de vista da empresa cliente: Justificar o investimento;

Leia mais

Plano de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação e Marketing Plano de Comunicação e Marketing A boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização Introdução A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência,

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Convidamos mídias do Paraná para falarem sobre o caminho entre a flecha de uma marca e o coração de um consumidor. Vamos juntos descobrir?

Convidamos mídias do Paraná para falarem sobre o caminho entre a flecha de uma marca e o coração de um consumidor. Vamos juntos descobrir? Convidamos mídias do Paraná para falarem sobre o caminho entre a flecha de uma marca e o coração de um consumidor. Vamos juntos descobrir? Indicador: o melhor amigo do mídia cupido. Audiência, impacto,

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Publicidade e Propaganda. Grau Conferido: Bacharel em Publicidade e Propaganda. Modalidade: Presencial. Carga Horária: Carga horária

Leia mais

Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas:

Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas: 13/02/2012 Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas: Análises quantitativas: Penetração dos meios: grau de intensidade de consumo dos veículos de comunicação pela população e por um

Leia mais

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE NO COMPONENTE

Leia mais

Planej. Mídia. Claudia R. Bouman

Planej. Mídia. Claudia R. Bouman Planej. Mídia Claudia R. Bouman Planejamento de mídia Tem como proposta desenvolver estratégias envolvendo os diversos veículos de comunicação, justificando a programação de mídia para determinado produto

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Campanhas publicitárias: diretrizes, projetos e atividades Elaboração de briefing Profª Daniela Cartoni Campanhas publicitárias: diretrizes e atividades > Planejamento

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4 DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA Apostila 4 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA SETEMBRO 2008 O DEPARTAMENTO DE MÍDIA Se o Marketing, por meio de todas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU RESOLUÇÃO Nº. 35 - CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. Aprova o Regimento Interno da Diretoria

Leia mais

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire Planejamento de Campanhas Promocionais O que é planejamento?. O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

MATERIAL DE REFERÊNCIA TEÓRICA 1 MÍDIA. Prof. Rodrigo Duguay a partir de material de Karla Patriota

MATERIAL DE REFERÊNCIA TEÓRICA 1 MÍDIA. Prof. Rodrigo Duguay a partir de material de Karla Patriota MATERIAL DE REFERÊNCIA TEÓRICA 1 MÍDIA Prof. Rodrigo Duguay a partir de material de Karla Patriota MÍDIA Definição Mídia. Sf (ing. mass media) Propag. 1 Veículo ou meio de divulgação da ação publicitária.

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Assembleia Legislativa - Prédio Anexo Rua Jundiaí, Tirol - Natal/RN

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Assembleia Legislativa - Prédio Anexo Rua Jundiaí, Tirol - Natal/RN ASSUNTO: Resposta a esclarecimento. CONCORRÊNCIA PÚBLICA: 001/2019-ALRN INTERESSADO: Assembleia Legislativa do RN. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, sediada na Praça 7 de Setembro,

Leia mais

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2018 - ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE

Leia mais

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade Introdução às Profissões em Comunicação Organização das empresas:

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico MEIOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A comunicação corresponde à troca de informações na empresa.

Leia mais

MANUAL GERAL DE OPERAÇÕES COMERCIAIS, INTERNET E JORNAIS IMPRESSOS

MANUAL GERAL DE OPERAÇÕES COMERCIAIS, INTERNET E JORNAIS IMPRESSOS MANUAL GERAL DE OPERAÇÕES COMERCIAIS, INTERNET E JORNAIS IMPRESSOS São Paulo, 2017. SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1. REGRAS GERAIS DE FATURAMENTO 1.1. DADOS PARA FATURAMENTO 2. PEDIDO DE INSERÇÃO 3 - VENCIMENTO

Leia mais

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA APOSTILA DE MÍDIA PUBLICIDADE E PROPAGANDA Professores Orientadores Adriano Moura de S. Rodrigues Fabiano A. P. S. Rodrigues Ms. Fábio Caim Ms. Juliana Chacon Ozéias Teixeira de Souza Pedro Brito Ms. Sandra

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

BOOK DE PRODUTOS GOOGLE

BOOK DE PRODUTOS GOOGLE BOOK DE PRODUTOS GOOGLE EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE EMPRESA CERTIFICADA MEDIAMATH PARTNER PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz Marketing de Eventos Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz O que é Marketing de Eventos Uma modalidade de marketing promocional que objetiva criar ambientes interativos onde o negócio do patrocinador se

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

Prof.Ms. Paulo Cinti. Aula 28/02/2011 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA. Prof.Ms. Paulo Cinti

Prof.Ms. Paulo Cinti. Aula 28/02/2011 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA. Prof.Ms. Paulo Cinti PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II Aula 28/02/2011 VERBA DE PROPAGANDA Propaganda incluindo a parte de produção, veiculação e material para ponto-de-venda; Promoção de vendas considerando não só o custo da campanha

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM EXEMPLARES

MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM EXEMPLARES MIDIA KIT (Projeto Comercial) TIRAGEM 3.000 EXEMPLARES PORQUE ANUNCIAR EM REVISTA? Ao realizar um PLANO DE MÍDIA, a Revista, com as inúmeras vantagens que oferece, tornou-se o veículo ideal para divulgar

Leia mais

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia².

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². ¹ Bacharel em Administração FAT/UFPEL ² Professora Adjunta da

Leia mais

Gestão de Pessoas. Comunicação como Ferramenta de Gestão. Professora Amanda Lima Tegon.

Gestão de Pessoas. Comunicação como Ferramenta de Gestão. Professora Amanda Lima Tegon. Gestão de Pessoas Comunicação como Ferramenta de Gestão Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Administração COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO A comunicação está presente em todas

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 333ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de janeiro de 2017, e considerando

Leia mais

Multimídia. Home Theater NO BRASIL: DA INTERNET ATUAL CENÁRIO VEJA AS EXCELENTES OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO QUE A INTERNET OFERECE A SUA EMPRESA

Multimídia. Home Theater NO BRASIL: DA INTERNET ATUAL CENÁRIO VEJA AS EXCELENTES OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO QUE A INTERNET OFERECE A SUA EMPRESA Home Theater Multimídia VEJA AS EXCELENTES OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO QUE A INTERNET OFERECE A SUA EMPRESA CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR EM TAMANHO REAL ATUAL CENÁRIO DA INTERNET NO BRASIL: A WEB é

Leia mais

Avaliação da comunicação

Avaliação da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A avaliação dos resultados da campanha é imprescindível como subsídio para a preparação do plano seguinte. Essa avaliação pode ser empírica (confronto com os resultados de venda)

Leia mais

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS APRESENTAÇÃO Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do

Leia mais

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos

Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos profissionais médicos e das empresas de saúde praticarem

Leia mais

Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP

Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP Portfólio de Publicidade e Propaganda Agicom¹ Luana Sueza Figueirôa Coimbra Santos² Antonio Carlos Pires³ Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO O portfólio da AGICOM apresenta informações

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO (PARTE I - Teoria)

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO (PARTE I - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO (PARTE I - Teoria) EQUIPE: TC_045 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROFESSORA: ELAINE SOUZA MARINHO

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais. Os

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 1 Plano de Comunicação Empresarial Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 2 TEMPLATE DE PLANO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL [Ponto de partida para Plano de Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE a. Curso de Especialização em: Marketing e Comunicação Integrada b. Área: Ciências Sociais Aplicadas c. Área temática (tema): Comunicação

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A O Artigo 44 afirma que pela importância econômica ou social, pelo volume, pelas repercussões no indivíduo ou na sociedade, determinadas categorias de anúncios devem estar sujeitas a cuidados especiais

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

Mídia. Profª Claudia R. Bouman

Mídia. Profª Claudia R. Bouman Mídia Profª Claudia R. Bouman Mídia Mídia = media plural de medium, que em latim significa meio; meio de comunicação Mídia = é onde está o grosso do dinheiro do anunciante Meio = meios de comunicação (TV,

Leia mais

Empregados conectados: endomarketing e comunicação interna em empresas sem fronteiras

Empregados conectados: endomarketing e comunicação interna em empresas sem fronteiras comunicação interna em Perguntas? 11 999.064.646 Pesquisa de Campo Quantos e-mails você recebe por dia? Mais de 70 mensagens? Pesquisa de Campo Quantas mensagens em aplicativos ou SMS você troca por dia?

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda 8ª Série Direção e Finalização de Arte para Meios Impressos A atividade prática supervisionada (ATPS) é um

Leia mais

Programa de Relacionamento _ 2017 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Programa de Relacionamento _ 2017 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Programa de PATROCÍNIO Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção 2 Programa de Em 2017 a ANEPAC comemora 21 anos de trabalho voltado para a representatividade e fortalecimento

Leia mais

OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO

OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO Portfólio de Agências O Portfólio de Agências do Meio & Mensagem funciona como uma grande vitrine no mercado publicitário. Através da apresentação dos

Leia mais

FOTO FUTSAL 2016 PRÉ-PLANO COMERCIAL

FOTO FUTSAL 2016 PRÉ-PLANO COMERCIAL FOTO FUTSAL 2016 PRÉ-PLANO COMERCIAL FUTSAL 2016 Neste ano, o Futsal na Globo começa em grande estilo. Seguindo a Seleção Brasileira, desembarcamos em Minas Gerais (Uberaba) para acompanhar o tradicional

Leia mais

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor Praça Promoção COMUNICAÇÕES INTEGRADAS DE MARKETING (CIM) Abrange

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Três razões indiscutíveis para anunciar online!

Três razões indiscutíveis para anunciar online! Mídia Kit Três razões indiscutíveis para anunciar online! Brasil conectado Mais de 58% dos brasileiros acessam a internet. São mais de 120 milhões de pessoas. Pesquisa = Internet A internet é a primeira

Leia mais

Briefing Geral. to brief : resumir

Briefing Geral. to brief : resumir http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=3389 Briefing Geral to brief : resumir Briefing: resumo; conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um

Leia mais

Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores, direta ou indiretamente, sobre os produtos

Leia mais

Programática Direta Guia do Comprador

Programática Direta Guia do Comprador Programática Direta Guia do Comprador A Programática Direta é uma das áreas que mais cresce na publicidade digital. Só nos EUA, um em cada dois dólares gastos em programática já é um negócio direto. Tanto

Leia mais

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIMAR UNIVERSIDADE DE MARILIA PUBLICIDADE E REGULAMENTO PRÉ-PROJETO REGULAMENTO PRÉ-PROJETO 1. O Projeto O pré-projeto experimental é uma atividade interdisciplinar que envolve o 5º e 6º termos do curso

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC FINANÇAS

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC FINANÇAS JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Estamos entre dois mundos 58% dos Brasileiros usam internet 42% dos Brasileiros NÃO usam internet Redes sociais: presença diária e ativa 13% televisão 89% 58% celular

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE ou arte em publicidade? Somos um time de Publicitários, Designers, Animadores, Roteiristas e Programadores prontos para te ajudar. Somos especialistas em fazer a sua marca

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL. Marketing nas Redes Sociais + Google Adwords

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL. Marketing nas Redes Sociais + Google Adwords Marketing nas Redes Sociais Prezado(a), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 205328 No dia 4 de outubro de 1957, os russos lançaram o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. O fato foi noticiado pela agência Tass às 23 horas de Moscou. Favorecido por uma antecedência

Leia mais

Manual definitivo das Mídias Offline

Manual definitivo das Mídias Offline Manual definitivo das Mídias Offline A publicidade como conhecemos e como se popularizou no mercado, tem passado por constantes mudanças e inovações. Com o auxílio da tecnologia, as mídias, tanto online

Leia mais

Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing

Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Livro Texto MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing:

Leia mais

Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹. Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4

Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹. Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4 Campanha comunitária de mobilidade urbana da Prefeitura de Santa Cruz do Sul¹ Caren Raquel Brum Morais² Daniele Furtado³ Yheveln Guerin 4 RESUMO Universidade de Santa Cruz do Sul O principal objetivo desde

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016 1. INTRODUÇÃO A imagem da Unimed Campo Grande é uma responsabilidade de todos. A forma como nos comunicamos

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Contexto Crise econômica Crise de representatividade institucional Classe dominante com unidade mínima Classe trabalhadora fragmentada Estamos entre dois mundos

Leia mais

Programa de Relacionamento _ 2018 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Programa de Relacionamento _ 2018 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Programa de PATROCÍNIO Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção 2 Programa de Em 2018 a ANEPAC comemora 22 anos de trabalho voltado para a representatividade e fortalecimento

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA Seja bem-vindo ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA 1 - Para que serve a assessoria de imprensa? Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, nomes, marcas, produtos,

Leia mais

PROMOÇÃO NA INTERNET. Tiago Barcelos P. Salgado

PROMOÇÃO NA INTERNET. Tiago Barcelos P. Salgado PROMOÇÃO NA INTERNET Tiago Barcelos P. Salgado As redes sociais online mudaram para sempre os rumos da publicidade e da propaganda Vantagens em relação a outros meios: alcançar públicos com base em suas

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

Gestão da Comunicação Integrada

Gestão da Comunicação Integrada Gestão de Marketing Gestão da Comunicação Integrada Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão da Comunicação

Leia mais

NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Estética e História da Arte Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação

NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Estética e História da Arte Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Variação linguística: usos e adequação da linguagem. Estrutura e funcionamento da língua portuguesa. Aspectos lexicais e gramaticais do Português: morfossintáticos,

Leia mais

O NATAL LUZ É UM DOS MAIORES EVENTOS DE NATAL DO MUNDO E RECEBE ANUALMENTE MAIS DE 2 MILHÕES DE TURISTAS. É UM MOMENTO MÁGICO, NO QUAL AS

O NATAL LUZ É UM DOS MAIORES EVENTOS DE NATAL DO MUNDO E RECEBE ANUALMENTE MAIS DE 2 MILHÕES DE TURISTAS. É UM MOMENTO MÁGICO, NO QUAL AS O NATAL LUZ É UM DOS MAIORES EVENTOS DE NATAL DO MUNDO E RECEBE ANUALMENTE MAIS DE 2 MILHÕES DE TURISTAS. É UM MOMENTO MÁGICO, NO QUAL AS FAMÍLIAS VIVEM O ENCANTAMENTO QUE SOMENTE ESSA DATA PODE PROPORCIONAR.

Leia mais

CENÁRIOS DA COMUNICAÇÃO

CENÁRIOS DA COMUNICAÇÃO CENÁRIOS DA COMUNICAÇÃO Nada do que foi será, do jeito que já foi um dia. Tudo muda o tempo todo no mundo Lulu Santos Vídeo Como uma onda. Comunicação = mudança Consumidores mudam; A mídia muda; A sociedade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Resumo do trabalho O outdoor referente ao curso de pós-graduação da

Leia mais

Andréia Batista Carolina Graciela Lorenseti Juliana Camargo Lucas Schultz

Andréia Batista Carolina Graciela Lorenseti Juliana Camargo Lucas Schultz Andréia Batista Carolina Graciela Lorenseti Juliana Camargo Lucas Schultz RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar plano de comunicação integrada referente ao posicionamento de marca de nova empresa

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 001.000050.17.2 A Comissão Especial de Licitação para Delegação, em virtude dos pedidos de esclarecimentos recebidos, responde os questionamentos,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA Relatório de Resultados de Pesquisa Cliente: Projeto: Data de Entrega: COMO LER ESTE RELATÓRIO O objetivo deste relatório é apresentar de forma estruturada e inteligente

Leia mais

PUBLICIDADE AO AR LIVRE

PUBLICIDADE AO AR LIVRE ESTUDOS SEPEX SP EDIÇÃO 5 MARÇO 18 6 ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE AO AR LIVRE QUE FUNCIONAM Tradução livre do artigo by Penneco Outdoor Advertising - 6 Outdoor Advertising Strategies that Work. O texto original

Leia mais

17 anos no mercado. 45% de Crescimento Médio. Líderes do segmento no Brasil. São Paulo, Florianópolis. Equipe com conhecimento e experiência A EMPRESA

17 anos no mercado. 45% de Crescimento Médio. Líderes do segmento no Brasil. São Paulo, Florianópolis. Equipe com conhecimento e experiência A EMPRESA A EMPRESA 17 17 anos no mercado Líderes do segmento no Brasil Equipe com conhecimento e experiência 45% de Crescimento Médio São Paulo, Florianópolis 01 A Empresa NOSSA HISTÓRIA U.S.A +300 Clientes 2000

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO. Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço abaixo:

FICHA DE INSCRIÇÃO. Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço abaixo: FICHA DE INSCRIÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO Antes de iniciar sua inscrição, leia atentamente todos os itens do Regulamento do Prêmio Edison Zenobio 5ª Edição. Após preencher todos os campos de forma legível,

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais