ELABORAÇÃO DE UMA DIETA ENTERAL ARTESANAL PADRONIZADA PARA ALTA DE PACIENTES EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE BELO HORIZONTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELABORAÇÃO DE UMA DIETA ENTERAL ARTESANAL PADRONIZADA PARA ALTA DE PACIENTES EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE BELO HORIZONTE"

Transcrição

1 1 ELABORAÇÃO DE UMA DIETA ENTERAL ARTESANAL PADRONIZADA PARA ALTA DE PACIENTES EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE BELO HORIZONTE Márcio Leandro Ribeiro de Souza 1 RESUMO O custo de dieta industrializada e o reduzido poder aquisitivo de pacientes em hospitais públicos exigem do nutricionista a indicação da dieta enteral artesanal, num exercício da técnica dietética, mesmo com riscos associados. O objetivo foi elaborar uma dieta artesanal de 1800 calorias/dia, com baixo custo e boa adequação nutricional, para orientação de alta em um hospital. A dieta apresentou 1 kcal/ml, sendo 60% de carboidrato, 15% de proteína e 25% de lipídio. Analisou-se fluidez pela sonda, administração por bolos, precipitação e estabilidade da dieta em três intervalos de tempo (0, 12 e 24 horas), além da formação residual. Observou-se boa fluidez nos 3 intervalos analisados e ausência de precipitação ou mudanças de coloração e odor. O custo diário foi R$ 4,30. A dieta elaborada apresentou-se nutricionalmente equilibrada e com um baixo custo final, sendo uma opção para pacientes de baixa renda em alta hospitalar. Palavras-chave: nutrição enteral, alta hospitalar, fluidez, estabilidade. INTRODUÇÃO As dietas enterais artesanais representaram um importante marco na nutrição enteral, e a partir dessas preparações surgiram inúmeras tentativas de elaborar fórmulas que pudessem ser empregadas com segurança (SHILS et al., 2003). Barreiras como dúvidas na composição química, falta de estabilidade e incerteza sobre o efeito osmótico destas dietas, limitaram seu uso, principalmente após o desenvolvimento tecnológico-industrial de fórmulas para nutrição enteral de composição, estabilidade e osmolalidade definidas (SOUZA; CAMPOS, 2003; MORAIS; VIEIRA, 2005). 1 Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva. Pós-graduado em Treinamento Desportivo e Nutrição Clínica Funcional.

2 2 Por outro lado, o custo quase sempre elevado das dietas industrializadas e o reduzido orçamento de pacientes dos hospitais públicos exigem dos nutricionistas a opção pela dieta enteral artesanal, num exercício da técnica dietética, em tentativas absolutamente empíricas, face ao escasso número de artigos publicados a respeito do assunto, constituindo um fator de risco para pacientes freqüentemente complicados (PREETIKA; PADMINI; SHOBHA, 2004; BAXTER; MACULEVICIUS, 1993; ATZINGEN; PINTO E SILVA, 2007). Baseado no reduzido poder aquisitivo de grande parte dos pacientes em um hospital público no município de Belo Horizonte, o objetivo desse estudo foi elaborar uma formulação dietética artesanal padronizada de 1800 calorias, a ser ofertada via enteral, nutricionalmente equilibrada, de fácil preparo e de baixo custo para orientação de alta aos pacientes desse hospital. MATERIAIS E MÉTODOS A fase experimental aconteceu inicialmente no Laboratório de Técnica Dietética e, posteriormente, foi repetida na Unidade de Alimentação e Nutrição do hospital. Alimentos facilmente encontrados e de baixo custo foram selecionados. Optouse pela elaboração de uma dieta padrão (1 kcal/ml), normocalórica, normoprotéica, nas concentrações centesimais de 60% de carboidratos, 15% de proteína e 25% de lipídios. A adequação da dieta em relação ao proposto e ao recomendado pela RDA encontra-se na Tabela 1. O valor calórico total (VCT) de 1800 calorias proposto foi dividido em duas preparações ao dia: uma dieta semelhante à industrializada e responsável pela maior parte do VCT, a ser administrada seis vezes ao dia, e um Suco Natural coado, com aproximadamente 60 kcal, a ser fornecido uma vez ao dia.

3 3 TABELA 1: Adequação da dieta elaborada com relação a macro e micronutrientes. Belo Horizonte, Nutriente Ingestão Ideal Adequação % Classificação Calorias (kcal) 1802, ,14 Normocalórica CHO (g) ,78 Normoglicídica PTN (g) 63,84 67,50 94,58 Normoprotéica LIP (g) 54,57 50,00 109,14 Normolipídica Cálcio (mg) 639, (AI) 63,93 Deficiente Ferro (mg) 6,18 8 (RDA) 77,25 Deficiente Vitamina C (mg) 134,38 90 (RDA) 149,31 Excesso Vitamina A (RE) 3657,8 900 (AI) 406,42 Excesso Vitamina B1 (mg) 0,79 1,2 (AI) 65,83 Deficiente Vitamina B2 (mg) 1,82 1,3 (AI) 140,00 Excesso Vitamina B12 (mcg) 5,04 2,4 (AI) 210,00 Excesso Vitamina D (mcg) 6,3 5 (RDA) 126,00 Excesso Vitamina E (mg) 34,1 15 (AI) 227,33 Excesso Magnésio (mg) 218,1 400 (AI) 54,53 Deficiente Zinco (mg) 9,61 11 (AI) 87,36 Deficiente Sódio (mg) 1500, (RDA) 100,05 Normal Potássio (mg) 3026, (RDA) 64,40 Deficiente Iodo (mcg) (AI) 128,00 Excesso Fibras (g) 9,51 20 (AI) 47,55 Deficiente Fonte: RDA (Recommended Dietary Allowances), AI (Adequate Intake), Preparação da dieta semelhante à industrializada Os vegetais utilizados foram adquiridos no dia anterior à realização da preparação. Os vegetais e os demais ingredientes, bem como quantidades em gramas e medidas caseiras, encontram-se na tabela 2. TABELA 2: Ingredientes utilizados na preparação da dieta de 1800 kcal. Belo Horizonte, Ingredientes Medidas Caseiras Quantidade (g ou ml) Leite Desnatado 3 copos requeijão 600 Batata Cozida 2 unidades médias 280 Cenoura Cozida 1 unidade média 120 Açúcar Cristal 3 col.sopa 58 Óleo de Soja 4 col.sopa 32 Amido de Milho 7 col.sopa 105 Músculo de Boi Cozido 1 pedaço grande 100 Clara de Ovo Cozida 2 unidades 72 Fonte: PHILIPPI (2002); PINHEIRO et al. (2001).

4 4 Inicialmente, os vegetais foram selecionados e pesados antes do processo de preparação. Os vegetais, como batata e cenoura, foram descascados e pesados novamente, obtendo-se assim o fator de correção dos mesmos. Em seguida, foram sanitizados com solução de Hipoclorito 2% por 10 minutos. Separou-se as quantidades exatas a serem utilizadas de acordo com a formulação desejada. Procedeu-se a cocção desses vegetais em calor úmido em um volume de 1 litro de água (quantidade suficiente para cobrir os vegetais durante a cocção). O ovo também foi cozido na mesma panela, para obtenção da clara cozida. Deve-se observar que o tempo de cocção do ovo é menor que o dos vegetais. Sendo assim, o ovo foi retirado antes, separando-se a clara da gema (ORNELLAS, 2006). A clara cozida foi acondicionada ao copo do liquidificador a ser utilizado durante o experimento. Os demais ingredientes listados na tabela 2 foram pesados e acondicionados no copo do liquidificador. Após cocção dos vegetais, estes foram novamente pesados, verificando-se assim fator de cocção dos mesmos, e, em seguida, acondicionados no liquidificador. Acrescentou-se o próprio caldo de cocção (470 ml) ainda quente para atingir um volume suficiente para homogeneização. Homogeneizou-se a mistura no liquidificador por um tempo de 10 minutos (ou tempo suficiente para dissolução de todos os ingredientes). A mistura homogeneizada foi passada em uma peneira de náilon para retenção de sólidos não dissolvidos. Após filtração, a dieta foi transferida para uma jarra com tampa e medidor, e adicionou-se água filtrada para atingir o volume final necessário de 1800 ml, tornandoa uma dieta padrão (1 kcal/ml). Homogeneizou-se a mistura com uma colher. A Figura 1 representa o fluxograma de preparação da dieta semelhante à industrializada.

5 5 SELECAO DOS INGREDIENTES E PESAGEM VEGETAIS OVO DEMAIS INGREDIENTES SANITIZACAO COM HIPOCLORITO 2% COCCAO HOMOGENEIZACAO NO LIQUIDIFICADOR ADICIONAR CALDO DE COCCAO FILTRACAO (PENEIRA DE NAILON) ADICIONAR H 20 FILTRADA ATE VOLUME FINAL HOMOGENEIZAR COM UMA COLHER DIETA PRONTA PARA ADMINISTRACAO FIGURA 1: Fluxograma de preparação da dieta enteral artesanal. Fonte: Dados do autor Preparação do Suco Natural Coado A preparação do Suco Natural deve acontecer minutos antes da administração. Foi testada a preparação Suco de Couve com Limão, e os ingredientes e suas medidas em gramas, bem como medidas caseiras encontram-se na tabela 3. Optouse por uma preparação com um vegetal verde escuro que não havia sido utilizado na elaboração da dieta padrão e também como uma fonte de ferro, associado à vitamina C. TABELA 3: Ingredientes utilizados na preparação do Suco Natural Coado. Belo Horizonte, Preparação Medidas Caseiras Quantidade (g ou ml) Couve 2 folhas médias 40 Limão 3 unidades médias 90 Fonte: PHILIPPI (2002); PINHEIRO et al. (2001). A couve e o limão foram adquiridos no dia anterior à preparação. A couve foi cortada em pedaços menores para facilitar o uso do liquidificador. Os ingredientes foram sanitizados em solução de Hipoclorito 2% por 10 minutos. Acondicionou-se a couve no liquidificador juntamente com o suco do limão, extraído em um espremedor

6 6 de frutas (ORNELLAS, 2006). Para homogeneização no liquidificador, deve-se acrescentar água. A quantidade sugerida para o paciente e utilizada nos cálculos do valor calórico total foi de 150 ml de suco, uma vez ao dia. Assim, a quantidade de água a ser acrescentada não deve ser exceder esse volume. Após homogeneização, o conteúdo foi passado por uma peneira de náilon, retirando as substâncias sólidas não dissolvidas. Análises e Testes Para análises da dieta, padronizou-se três intervalos de tempo (0, 12 e 24 horas após o preparo). A dieta foi colocada em frasco estéril de dieta (Nutriz, Embramed, 300 ml). Acoplou-se o equipo para soluções enterais (Embramed ) ao frasco, conectando-o a uma sonda com diâmetro interno de 2,1 mm. Verificou-se a fluidez das dietas logo após o preparo da formulação, e também após 12 e 24 horas. Além da fluidez via sonda, verificou-se também a administração por bolos, utilizandose uma seringa descartável estéril de 20 ml (Injex ). A estabilidade e precipitação foram checadas após 12 e 24 horas da preparação da dieta. Um período de tempo maior não foi considerado, porque a dieta artesanal não deve ser utilizada após o período de 24 horas, devido aos riscos de contaminação, bem como à oxidação de alguns ingredientes e início do processo de degradação dos mesmos. A dieta foi mantida sob refrigeração durante todo o processo, sendo retirada da geladeira 30 minutos antes do teste, para atingir a temperatura ambiente. Por isso indica-se a utilização de frascos com tampa para armazenamento. O Suco Natural coado deve ser preparado antes do horário de administração. Assim, os testes realizados foram relacionados apenas com relação à fluidez do mesmo

7 7 pela sonda e pela seringa. Muitas dietas enterais artesanais deixam resíduos na sonda, podendo provocar obstrução com o passar do tempo. A formação residual foi analisada nos três intervalos de tempo analisados (0, 12 e 24 horas). RESULTADOS E DISCUSSÃO A dieta enteral artesanal criada apresentou boa adequação em relação à distribuição de macro e micronutrientes. A preparação elaborada mostrou-se normocalórica, normoglicídica, normoprotéica e normolipídica. Quanto à distribuição de micronutrientes, alguns nutrientes apresentaram-se deficientes, enquanto outros estavam em excesso, como as vitaminas A e C. Estes, no entanto, não atingiram a Upper Limit (UL) para esses nutrientes (Tabela 1). Além disso, os micronutrientes são muitas vezes perdidos durante processos de cocção e preparação (MAHAN; ESCOTT- STUMP, 2005). Optou-se, por isso, utilizar o próprio caldo de cocção para completar o volume final, evitando assim perdas significativas de vitaminas e minerais. O caldo foi incluído após homogeneização dos ingredientes no liquidificador, sendo filtrado também em peneira de náilon, assim como a mistura homogeneizada, para retirada de sólidos não-dissolvidos (ATZINGEN et al., 2007). Se a ingestão diária de todos os micronutrientes é algo completamente difícil utilizando-se a via oral normal por um indivíduo sadio, é esperado assim que a nutrição enteral artesanal também não atinja os valores diários recomendados para todos os micronutrientes (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005). Sugere-se a suplementação de vitaminas e minerais pelo médico no momento da alta hospitalar, uma vez que essa suplementação pode ser distribuída gratuitamente em alguns postos de saúde, mediante prescrição de médicos do SUS (Sistema Único de Saúde) (WAITZBERG, 2001).

8 8 A dieta enteral artesanal apresentou coloração semelhante às dietas enterais industrializadas, porém com um forte odor, característico da mistura de alimentos como carne, ovo e leite. Apesar de forte, o odor é aceitável, uma vez que apenas o manipulador terá contato com o mesmo. As análises realizadas com 12 e 24 horas após o preparo não demonstraram alterações com relação à cor e odor. A dieta não deve ser armazenada por mais de 24 horas. Sugere-se a preparação nas primeiras horas do dia para que possa ser distribuída durante as seis vezes em que essa dieta será fornecida. Restos que por ventura aconteçam devem ser descartados e, em hipótese alguma, congelados para consumo em outros dias. O suco deve ser preparado pouco tempo antes da administração, evitando a perda de vitaminas e minerais (WAITZBERG, 2001). Sugere-se também a realização de outras preparações como sucos de laranja e cenoura, maçã e cenoura, agrião e limão, hortelã e abacaxi, beterraba e laranja, entre outras. Essas preparações apresentam baixa caloria e contribuem para o aporte de micronutrientes da dieta, aumentando a biodisponibilidade (COZZOLINO, 2009). Como a contaminação é algo relevante quando se trata de formulação artesanal, buscou-se durante todo o processo utilizar equipamentos e técnicas de preparo corretas, bem como correta sanitização de vegetais e frutas, diminuindo o risco de contaminação. Os equipamentos utilizados para preparo da dieta enteral artesanal devem ser restritos para esse uso e somente ocorrer após uma correta sanitização e esterilização dos mesmos. Salienta-se a importância da lavagem correta do copo de liquidificador, evitando, com isso, o acúmulo de alimentos no fundo do copo. Os demais utensílios, ou seja, frascos, seringas, equipo, são fornecidos em postos de saúde em embalagens estéreis. (CARVALHO; MORAIS; SIGULEM, 1999; RONA; MATIOLI; HERRERO, 2005).

9 9 Dentre as análises realizadas no Laboratório de Técnica Dietética e na Unidade de Alimentação e Nutrição do hospital, observou-se a fluidez da dieta e do suco natural pelo equipo, sonda e seringa. Ambos apresentaram boa fluidez nos três intervalos de tempo, não ocorrendo formação residual em nenhum dos equipamentos utilizados durante o experimento. A fluidez durante a administração por bolos foi adequada. A passagem de 50 ml de água após a administração mostrou-se suficiente para limpeza dos equipamentos. A estabilidade da dieta preparada foi analisada após 12 e 24 horas do preparo. Transcorridos esses tempos, não houve precipitação da dieta, ou seja, acúmulo de partes sólidas no fundo da jarra armazenada sob refrigeração. Mesmo assim, sugerese mexer o conteúdo com uma colher limpa para melhor homogeneização do mesmo, buscando uma distribuição igual em todo o conteúdo. Com relação ao custo, a dieta acrescida do Suco Natural proposto apresentou custo final de R$ 4,30 (quatro reais e trinta centavos), totalizando R$ 129,00 (cento e vinte nove reais) mensais. Esses valores são considerados aceitáveis para uma população de baixa renda, visto que a compra de dietas industrializadas exigiriam um gasto bem superior a esse montante, podendo ultrapassar R$ 700,00 (setecentos reais) mensais (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005). A pesquisa de preço aconteceu em um supermercado do município de Belo Horizonte no dia anterior à análise e os valores encontram-se na tabela 4. A preparação de uma dieta artesanal exige cuidados higiênicos e sanitários para evitar contaminação. Além disso, a preparação requer tempo e disponibilidade do cuidador. Quando a administração é por bolus, esse tempo torna-se maior, exigindo do cuidador quase o dia todo em função do paciente (BENTO; SCHIEFERDEKER; CAMPOS, 2005). O ideal seria elaborar diferentes preparações, como sopa, suco,

10 10 vitaminas, mingaus, a serem oferecidos em diferentes horários durante o dia, porém exigiria do cuidador dedicação integral para preparar e administrar as dietas. Baseado nesse fato, optou-se por preparar uma dieta enteral artesanal de 1800 ml, a ser ofertada 6 vezes por dia, com volumes de 300 ml a cada 3 horas, por gotejamento gravitacional ou por bolus. Assim, os horários de administração sugeridos foram: 7, 10, 13, 16, 19 e 22 horas. O suco, a ser ofertado 150 ml, uma vez ao dia, por gotejamento gravitacional ou por bolus, com horário sugerido às 14h30min. Assim, apenas duas preparações serão realizadas, facilitando a participação do cuidador. TABELA 4: Preço unitário da dieta enteral artesanal de 1800 kcal. Belo Horizonte, Preparação Quant. Preço (Kg oul) Preço Unitário (g ou ml) R$ R$ Leite Desnatado 600 R$ 1,88 R$ 1,12 Batata Cozida 280 R$ 2,98 R$ 0,83 Cenoura Cozida 120 R$ 3,29 R$ 0,39 Açúcar Cristal 58 R$ 1,48 R$ 0,09 Óleo de Soja 32 R$ 2,58 R$ 0,08 Amido de Milho 105 R$ 4,38 R$ 0,45 Músculo de Boi Cozido 100 R$ 7,90 R$ 0,79 Clara de Ovo Cozida 72 R$ 1,49 R$ 0,10 SUCO NATURAL Couve 40 R$ 8,90 R$ 0,36 Limão 90 R$ 0,98 R$ 0,09 Total R$ 4,30 Fonte: Pesquisa de preço do autor (2009) Após fase experimental, criou-se uma orientação de alta contendo a dieta elaborada a ser fornecida ao paciente e aos familiares no momento da alta hospitalar. Buscou-se uma linguagem mais clara e objetiva, facilitando a compreensão por qualquer pessoa, independente do grau de instrução. Na orientação de alta, além das técnicas de preparação da dieta e horários de administração, encontram-se cuidados gerais durante o preparo e higienização, seguindo padrão estabelecido pelo hospital.

11 11 CONSIDERAÇÕES FINAIS A dieta enteral artesanal é uma forma de garantir as necessidades nutricionais dos pacientes com TNE em domicílio e, embora apresente algumas complicações ou riscos como a contaminação, pode ser considerada uma boa alternativa para o tratamento e recuperação do paciente, se o processo de preparação seguir cuidados gerais de higiene e técnica dietética correta. Novos estudos sobre os efeitos da nutrição enteral artesanal devem ocorrer, uma vez que o número de trabalhos disponíveis na literatura ainda é limitado. A formulação enteral artesanal criada apresentou boa adequação nutricional, ótima fluidez e estabilidade, e pode ser indicada como opção para pacientes de baixa renda em alta hospitalar com nutrição enteral. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ATZINGEN, M.C.V. et al. Composição centesimal e teor de minerais de dietas enterais artesanais. Rev. Bras. Tecnol. Agroind., v.01, n.02: p.37-47, ATZINGEN, M.C.V.; PINTO E SILVA, M.E.M. Desenvolvimento e análise de custo de dietas enterais artesanais à base de hidrolisado protéico de carne. Rev. Bras. Nutr. Clin., 22(3): 210-3, BAXTER, Y.C.; MACULEVICIUS, J. Matéria-prima em dietas especiais: avanços tecnológicos e evolução da nutrição enteral. Cadernos de Nutrição SBAN, São Paulo, n.6, p.30-33, (Simpósio Sobre Dietas Especiais RIARE). Suplemento. BENTO, A.P.L.; SCHIEFERDEKER, M.E.M.; CAMPOS, A.C. Qualidade de vida em terapia nutricional enteral domiciliar: doente e cuidador. Rev. Bras. Nutr. Clin., 20(4): , 2005.

12 12 CARVALHO, M.L.R.; MORAIS, T.B.; SIGULEM, D.M. Pontos críticos no controle da manipulação de dietas enterais no Município de São Paulo. Rev. Bras. Nutr. Clin., 14: , COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. Ed Manole. 3 ed. São Paulo, p. MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Ed. Roca. 11 ed. São Paulo, p. MORAIS, T.B.; VIEIRA, M.M.C. Qualidade nutricional de dietas enterais preparadas em residências de pacientes em terapia nutricional domiciliar, na região metropolitana de São Paulo SP. Rev. Bras. Nutr. Clin., n.s2, v.20, p.16, ORNELLAS, L.H. Técnica Dietética: seleção e preparo de alimentos. 8 ed. Ed. Atheneu. São Paulo, p. PHILIPPI, S.T. Tabela de Composição de Alimentos: suporte para decisão nutricional. Ed. Gráfica Coronário. 2 ed. São Paulo, p. PINHEIRO, A.B.V.; LACERDA. E.M.A.; BENZECRY, E.H.; GOMES, M.C.S.; COSTA, V.M. Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras. Ed. Atheneu. 4 ed. São Paulo, p. PREETIKA, A.; PADMINI, G.; SHOBHA, U. Nutrient dense mixes for enteral feeding in India. Nutr. Food. Sci., v.34, p , RONA, M.S.S.; MATIOLI, G.; HERRERO, F. Contaminação microbiana em dietas enterais artesanais, industrializada em pó e industrializada líquida. Rev. Bras. Nutr. Clin., 20(3): , SHILS, M.E. et al. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. Ed. Manole. 9 ed. Vol.1 e 2. São Paulo, p.

13 13 SOUZA, C.L.; CAMPOS, G.D. Condições higiênico-sanitárias de uma dieta hospitalar. Revista de Nutrição, Campinas, 16(1): , jan./mar., WAITZBERG, D.L. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na prática clínica. 3 ed. Ed. Atheneu. São Paulo, p

Lara Ribeiro Sisti Luisa de Albuquerque Philippsen Laudicéia Soares Urbano INTRODUÇÃO

Lara Ribeiro Sisti Luisa de Albuquerque Philippsen Laudicéia Soares Urbano INTRODUÇÃO FORMULAÇÃO DE DIETA ENTERAL ARTESANAL ADEQUADA PARA IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 E HIPERTENSÃO ARTERIAL NO MUNICÍPIO DE LONDRINA, PR INTRODUÇÃO Lara Ribeiro Sisti Luisa

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 364/2014 Isosource Soya

RESPOSTA RÁPIDA 364/2014 Isosource Soya RESPOSTA RÁPIDA 364/2014 Isosource Soya SOLICITANTE Dr. André Luiz Polydoro Juiz de Direito - Comarca de Santa Rita de Caldas/MG NÚMERO DO PROCESSO 0012218-08.2014.8.13.0592 DATA 09/07/2014 SOLICITAÇÃO

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 222/2014 Isosource Soya baunilia

RESPOSTA RÁPIDA 222/2014 Isosource Soya baunilia RESPOSTA RÁPIDA 222/2014 Isosource Soya baunilia SOLICITANTE Dra Herilente de Oliveira Andrade NÚMERO DO PROCESSO 0335.14.994-5 DATA 26/04/2014 Juíza de Direito da Comarca de Itapecirica Ao NATS, SOLICITAÇÃO

Leia mais

TERAPIA NUTRICIONAL NUTRIÇÃO ENTERAL

TERAPIA NUTRICIONAL NUTRIÇÃO ENTERAL ÍNDICE TERAPIA NUTRICIONAL NUTRIÇÃO ENTERAL 1. INTRODUÇÃO 01 2. ALIMENTANÇÃO ENTERAL: O QUE É? 02 3. TIPOS DE NUTRIÇÃO ENTERAL 03 4. VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO 04 ENTERAL 5. TIPOS DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Dr. André Luiz Melo da Cunha Juiz de Direito da comarca de Visconde do Rio Branco

Dr. André Luiz Melo da Cunha Juiz de Direito da comarca de Visconde do Rio Branco RESPOSTA RÁPIDA 63/2014 Assunto: Isosource Soya e risperidona SOLICITANTE Dr. André Luiz Melo da Cunha Juiz de Direito da comarca de Visconde do Rio Branco NÚMERO DO PROCESSO 0720.14.000599-5 DATA 10/02/2014

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 427/2014 Nutrison Soya Multifiber

RESPOSTA RÁPIDA 427/2014 Nutrison Soya Multifiber RESPOSTA RÁPIDA 427/2014 Nutrison Soya Multifiber SOLICITANTE Dr. WAGNER JOSÉ DE ABREU PEREIRA JUIZ DE DIREITO Município de Governador Valadares NÚMERO DO PROCESSO 0105 13 003 412 4 DATA 23/07/2014 SOLICITAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA MANIPULAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E INTERCORRÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA MANIPULAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E INTERCORRÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA MANIPULAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E INTERCORRÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE DIETAS ENTERAIS 2ª edição SUMÁRIO Nutrição Enteral: definição 1. Cuidados no preparo da Nutrição Enteral Higiene

Leia mais

TEMA: Dieta enteral de soja para paciente portadora de doença de Alzheimer e de adenocarcinoma gástrico.

TEMA: Dieta enteral de soja para paciente portadora de doença de Alzheimer e de adenocarcinoma gástrico. Nota Técnica Processo n º Solicitante: Dra. Daniele Viana da Silva Juíza da Comarca de Ervália - Mg Data: 07/12/2012 Medicamento/ Dieta Material Procedimento Cobertura x TEMA: Dieta enteral de soja para

Leia mais

DE SONDA NASOENTÉRICA

DE SONDA NASOENTÉRICA RESPOSTA RÁPIDA 129 /2014 Assunto: ISOSOURCE 1,5 SEM SACAROSE PARA PACIENTE EM USO DE SONDA NASOENTÉRICA SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO DRA. Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito da Comarca de

Leia mais

NUTRIÇÃO ENTERAL HOSPITAL SÃO MARCOS. Heloisa Portela de Sá Nutricionista Clínica do Hospital São Marcos Especialista em Vigilância Sanitária

NUTRIÇÃO ENTERAL HOSPITAL SÃO MARCOS. Heloisa Portela de Sá Nutricionista Clínica do Hospital São Marcos Especialista em Vigilância Sanitária NUTRIÇÃO ENTERAL HOSPITAL SÃO MARCOS Heloisa Portela de Sá Nutricionista Clínica do Hospital São Marcos Especialista em Vigilância Sanitária Secretária Nutricionista Gerente Nutricionista Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE 14. BOLO SETE GRÃOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE 14. BOLO SETE GRÃOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE LABORATÓRIO DE ESTUDO EXPERIMENTAL DOS ALIMENTOS 14. BOLO SETE GRÃOS Janaína Moreira do Carmo, Samira

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 380. Dieta enteral

RESPOSTA RÁPIDA 380. Dieta enteral 15/07/2014 RESPOSTA RÁPIDA 380 Dieta enteral SOLICITANTE : Dr. Antônio Fortes de Pádua Neto Juíza de Direito de Paracatu MG NÚMERO DO PROCESSO: 0052932-85.2014.8.13.0470, SOLICITAÇÃO/ CASO CLÍNICO Ao Núcleo

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

Dietas Caseiras para Cães e Gatos

Dietas Caseiras para Cães e Gatos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIA AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA CAMPUS DE JABOTICABAL SERVIÇO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi

Leia mais

PACIENTE COM PARALISIA CEREBRAL

PACIENTE COM PARALISIA CEREBRAL RESPOSTA RÁPIDA 127 /2014 Assunto: ISOSOURCE SOYA FIBER OU TROPHIC BASIC EM PACIENTE COM PARALISIA CEREBRAL Dra. Grazziela Maria de Queiroz Franco Peixoto Juíza de Direito da Comarca de Presidente Olegário

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q9 Diluição e concentração

Química. Resolução das atividades complementares. Q9 Diluição e concentração Resolução das atividades complementares 1 Química Q9 Diluição e concentração p. 45 1 (UFSM-RS) A soda cáustica (NaOH) é uma das bases mais usadas pela indústria química na preparação de compostos orgânicos,

Leia mais

CAFÉ COQUETÉIS. destruídos, restando apenas a cafeína, que não é destruída com a excessiva

CAFÉ COQUETÉIS. destruídos, restando apenas a cafeína, que não é destruída com a excessiva Café Coquetéis CAFÉ COQUETÉIS O café é uma bebida estimulante, agradável, reanimadora, que apresenta aroma e sabor característicos e é capaz de agradar aos mais variados paladares. Versátil, compõe receitas

Leia mais

SHAKEASY. Bases Prontas para Shakes Funcionais

SHAKEASY. Bases Prontas para Shakes Funcionais Informações Técnicas SHAKEASY Bases Prontas para Shakes Funcionais INTRODUÇÃO SHAKEASY representa uma nova geração de shakes funcionais. Um completo e diferenciado substituto parcial de refeições que permite

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE DIETA ENTERAL ARTESANAL COM ALIMENTOS FUNCIONAIS E ANÁLISE BROMATOLÓGICA - UNIMED CAMPINAS

DESENVOLVIMENTO DE DIETA ENTERAL ARTESANAL COM ALIMENTOS FUNCIONAIS E ANÁLISE BROMATOLÓGICA - UNIMED CAMPINAS DESENVOLVIMENTO DE DIETA ENTERAL ARTESANAL COM ALIMENTOS FUNCIONAIS E ANÁLISE BROMATOLÓGICA - UNIMED CAMPINAS Autor Principal: Márcia Cerqueira Boteon Co-Autores: Dayse Mara Bueno Monteiro Pamella Diani

Leia mais

Estudo teórico da composição nutricional e custos de dieta enteral artesanal no Brasil. Força Tarefa de Nutrição Clinica ILSI Brasil - 2013

Estudo teórico da composição nutricional e custos de dieta enteral artesanal no Brasil. Força Tarefa de Nutrição Clinica ILSI Brasil - 2013 Estudo teórico da composição nutricional e custos de dieta enteral artesanal no Brasil Força Tarefa de Nutrição Clinica ILSI Brasil - 2013 Força Tarefa Nutrição Clinica ILSI Terapia Nutricional Enteral

Leia mais

Indicadores e/ou Parâmetros de Qualidade do Serviço de Ailmentos

Indicadores e/ou Parâmetros de Qualidade do Serviço de Ailmentos TÉCNICA DIETÉTICA E GASTRONOMIA Indicadores e/ou Parâmetros de Qualidade do Serviço de Ailmentos INDICADORES NO PREPARO DE ALIMENTOS Indicador de Parte Comestível (IPC): Valor > 1,00 IPC: usado para o

Leia mais

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 03 FEV 2014 Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão Já pensou em tomar sorvete de mandioca? E doce de casca de maracujá?

Leia mais

APROVEITAMENTO INTEGRAL

APROVEITAMENTO INTEGRAL APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS Fabiana Peres Nutricionista CRN2 6095 Especialista em Nutrição Humana Atualmente no Brasil, ainda existe grande desperdício de alimentos. Por isso, incentivar o aproveitamento

Leia mais

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar CONSERVAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PELO CONTROLE DE UMIDADE VANTAGENS ECONÔMICAS: Menor

Leia mais

Índice de Qualidade da Dieta

Índice de Qualidade da Dieta Veris Faculdades Curso de Nutrição Avaliação Nutricional II Índice de Qualidade da Dieta O estudo da dieta com suas diversas combinações de alimentos, mais do que o consumo de itens alimentares individuais

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

Dicas para uma alimentação saudável

Dicas para uma alimentação saudável Dicas para uma alimentação saudável NECESSIDADE FISIOLÓGICA ATO DE COMER SOCIABILIZAÇÃO Comida Japonesa PRAZER CULTURAL Alimentação aliada à saúde Hábitos alimentares pouco saudáveis desde a infância,

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

Fenilcetonúria Tratamento e Acompanhamento Nutricional

Fenilcetonúria Tratamento e Acompanhamento Nutricional Serviço Especial de Genética Ambulatório de Fenilcetonúria - HC Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico - NUPAD Faculdade de Medicina / UFMG Fenilcetonúria Tratamento e Acompanhamento Nutricional

Leia mais

PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF. Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini

PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF. Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini As maiores médias de consumo diário per capita ocorreram para Feijão (182,9 g/ dia), arroz (160,3 g/ dia), carne bovina

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 147/2014 Peptamen Junior, fibra em pó, equipos

RESPOSTA RÁPIDA 147/2014 Peptamen Junior, fibra em pó, equipos RESPOSTA RÁPIDA 147/2014 Peptamen Junior, fibra em pó, equipos SOLICITANTE Dra Regina Célia Silva Neves Juíza de Direito da Comarca de Itaúna NÚMERO DO PROCESSO 0338.14.001204-2 DATA 21/03/2014 SOLICITAÇÃO

Leia mais

Caderninho de Receitas

Caderninho de Receitas Caderninho de Receitas Projeto Crescendo Saudável: Educação Alimentar e Nutricional Infantil Curso de Nutrição/UFMS Aluno: Centro de Educação Infantil Íber Gomes de Sá Receita 01: Suco vermelho 10 laranjas

Leia mais

INTRODUÇÃO À DIETÉTICA

INTRODUÇÃO À DIETÉTICA INTRODUÇÃO À DIETÉTICA A Dietética é a disciplina que estuda as operações a que são submetidos os alimentos após a cuidadosa seleção e as modificações que os mesmos sofrem durante os processos culinários.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº001/2010 AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS NOME DO CANDIDAT0: ASSINATURA: RIO DO OESTE 27 DE JANEIRO DE 2010 Instruções: Antes de começar a realizar

Leia mais

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS Rua: Victor Sopelsa, nº 3000 Bairro Salete E-mail: sac-lableite@uncnet.br Fone: (49) 3441-1086 Fax: (49) 3441-1084 Cep: 89.700-000 Concórdia Santa Catarina Responsável /Gerente

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS 1. Introdução As Boas Práticas Nutricionais constituem-se um importante instrumento para a modificação progressiva da composição nutricional

Leia mais

Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro

Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro 1 de 5 10/16/aaaa 10:35 Agroindústria Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro Processamento artesanal de farinhas e Nome farináceos : fabricação de pão caseiro Produto

Leia mais

MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES

MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES TERESINA-PI SETEMBRO/11 1 ORIENTADORAS: Adriana de Azevedo Paiva Nutricionista, Doutora em Saúde Pública, Profa. da Disciplina Dietoterapia I da Universidade Federal do Piauí

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Alexandre Leite) Reduz a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins incidentes sobre os serviços de administração de dietas enteral e parenteral.

Leia mais

b) preparado contendo laranja (fruta) e banana (fruta) corresponde a um ingrediente característico;

b) preparado contendo laranja (fruta) e banana (fruta) corresponde a um ingrediente característico; MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física A Importância dos Alimentos Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a

Leia mais

Anvisa - Alimentos - Informes Técnicos

Anvisa - Alimentos - Informes Técnicos Página 1 de 7 English Español Institucional Anvisa Publica Serviços Áreas de Atuação Legislação Buscar Informes Técnicos Informe Técnico nº. 36, de 27 de junho de 2008 Orientações sobre a declaração da

Leia mais

treinofutebol.net treinofutebol.net

treinofutebol.net treinofutebol.net Alimentação do Desportista A alimentação pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento dum atleta, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva,

Leia mais

Padrão de Respostas Prova Discursiva

Padrão de Respostas Prova Discursiva 01 Padrão de Respostas Prova Discursiva a) Evitam movimentos manuais repetitivos e agilizam a tempo de distribuição das refeições, aumentando a produtividade. (Valor: 7,0 pontos) b) Como agentes de transformação,

Leia mais

GUIA DE BOLSO. Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ

GUIA DE BOLSO. Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ GUIA DE BOLSO Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ Sumário Introdução Benefícios do consumo de hortofrutícolas A importância dos hortofrutícolas segundo a Roda dos

Leia mais

Alimentação na Gestação

Alimentação na Gestação ESPAÇO VIDA Nut. Fabiane Galhardo Unimed Pelotas 2012 Alimentação na Gestação 1 GESTAÇÃO PERÍODO MÁGICO DE INTENSA TRANSIÇÃO, ONDE A NATUREZA MODIFICA O CORPO E A MENTE PARA TRANSFORMAR MULHER EM MÃE A

Leia mais

ANÁLISE SENSORIAL DE DIETAS ENTERAIS INDICADAS PARA USO VIA ORAL

ANÁLISE SENSORIAL DE DIETAS ENTERAIS INDICADAS PARA USO VIA ORAL 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE SENSORIAL DE DIETAS ENTERAIS INDICADAS PARA USO VIA ORAL Mariah Benine Ramos Silva 1, Thanise Pitelli Paroschi 2, Ana Flávia de Oliveira 3 RESUMO:

Leia mais

07 Sucos Para Sua Dieta

07 Sucos Para Sua Dieta EmagrecaRapido.net 07 Sucos Para Sua Dieta 1 Este e-book foi elaborado com letras grandes para facilitar sua leitura! São 7 receitas de sucos para você emagrecer, são opções para o dia todo. Introdução

Leia mais

ENTRADA Salada Requintada

ENTRADA Salada Requintada ENTRADA Salada Requintada Rendimento: 6 porções (1 pires = 75 g) 1 pé de alface americana pequeno lavado 1 maço pequeno de rúcula lavado 100 g de peito de peru defumado em tiras 100 g de queijo minas em

Leia mais

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Índice 2 Alimentação por Sonda Nasogástrica.. pág.5 O que uma Sonda Nasogástrica?...pág.6 Como Preparar a Alimentação por Sonda?...pág.7 Para alimentar

Leia mais

Guia. Nutricional. para gestantes

Guia. Nutricional. para gestantes Referências bibliográficas consultadas: 1. Committee on Nutritional Status During Pregnancy and Lactation, Institute of Medicine. Nutrition During Pregnancy: Part I: Weight Gain, Part II: Nutrient Supplements.

Leia mais

VALOR NUTRITIVO DA CARNE

VALOR NUTRITIVO DA CARNE VALOR NUTRITIVO DA CARNE Os alimentos são consumidos não só por saciarem a fome e proporcionarem momentos agradáveis à mesa de refeição mas, sobretudo, por fornecerem os nutrientes necessários à manutenção

Leia mais

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES. PARA SABERMOS COMO A ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA, PRECISAMOS CONHECER A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSA DIETA

Leia mais

EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS

EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS (ALUNOS) Público Alvo: 6ºs E 7ºs ANOS (DISCIPLINA) Área de Conhecimento: MATEMÁTICA e LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORES: JANAINA ROSEMBERG

Leia mais

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO F1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO EM SOLO NATURAL No solo natural o Photogenesis F1 irá complementar os nutrientes

Leia mais

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE VITAMINA C EM DIFERENTES SUCOS NATURAIS E INDUSTRIALIZADOS

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE VITAMINA C EM DIFERENTES SUCOS NATURAIS E INDUSTRIALIZADOS TÍTULO: DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE VITAMINA C EM DIFERENTES SUCOS NATURAIS E INDUSTRIALIZADOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO

Leia mais

PROGRAMA QUÂNTICO REDUÇÃO DE PESO MEDIDA CERTA

PROGRAMA QUÂNTICO REDUÇÃO DE PESO MEDIDA CERTA PROGRAMA QUÂNTICO REDUÇÃO DE PESO MEDIDA CERTA 1 PROGRAMA QUÂNTICO REDUÇÃO DE PESO MEDIDA CERTA é muito simples, prático e acessível. Basta Você seguir o passo a passo do Programa que elaboramos exclusivamente,

Leia mais

Utilização de Grandes Bases de Informação na Avaliação do Consumo Alimentar. Regina Mara Fisberg Profª Associada Depto de Nutrição - USP

Utilização de Grandes Bases de Informação na Avaliação do Consumo Alimentar. Regina Mara Fisberg Profª Associada Depto de Nutrição - USP Utilização de Grandes Bases de Informação na Avaliação do Consumo Alimentar Regina Mara Fisberg Profª Associada Depto de Nutrição - USP Agenda 1. Métodos de inquéritos 2. Inquérito de Saúde de São Paulo

Leia mais

Lisina, Farelo de Soja e Milho

Lisina, Farelo de Soja e Milho Lisina, Farelo de Soja e Milho Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Veja como substituir uma parte do farelo de soja por Lisina Industrial e milho Grande parte dos suinocultores conhecem a Lisina

Leia mais

Profa. Joyce Silva Moraes

Profa. Joyce Silva Moraes Alimentação e Saúde Profa. Joyce Silva Moraes saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estarestar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar

Leia mais

- LICITANTES DESABILITADOS -

- LICITANTES DESABILITADOS - - LICITANTES DESABILITADOS - NOME DO PROMOTOR: PREFEITURA MUNICIPAL DE CACOAL EDITAL / PROCESSO: 0039-2012 / 1571/2012 PREGOEIRO RESPONSÁVEL: SILVIA DURAES GOMES OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA POSSÍVEL

Leia mais

Sustentável. Alimentação: Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152

Sustentável. Alimentação: Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152 Alimentação: Sustentável Dicas orientadas pela nutricionista Miriam Abdel Latif - CRN 3152 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. NÚMERO 4 Bolo de Maçã com casca 3 ovos 1 xícara (chá)

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR

MANUAL DO PACIENTE EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR MANUAL DO PACIENTE EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada a fonte. Não é permitida a comercialização. Elaboração Ana Paula Lança

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS Sumário Introdução... 3 1 - A importância da Água... 4 2 - Organizando a sua alimentação diária... 6 3 A eliminação... 7 4 Sugestões de óleos... 8

Leia mais

Sandra Heidtmann 2010

Sandra Heidtmann 2010 Sandra Heidtmann 2010 Definições: Amostra: Pequena parte ou porção de alguma coisa que se dá para ver, provar ou analisar, a fim de que a qualidade do todo possa ser avaliada ou julgada; Coleta: Ato de

Leia mais

SMOOTHIES uma maneira fácil e deliciosa para apreciar frutas e legumes.

SMOOTHIES uma maneira fácil e deliciosa para apreciar frutas e legumes. SMOOTHIES uma maneira fácil e deliciosa para apreciar frutas e legumes. Os smoothies ou shakes são uma maneira deliciosa, saudável e versátil para adicionar frutas e legumes em nossa alimentação diária.

Leia mais

1. Descrição MS: 6.05426-4 ANEXO 1. 3. Características

1. Descrição MS: 6.05426-4 ANEXO 1. 3. Características 1. Descrição Alimento protéico para preparo de bebida que fornece a quantidade ideal de colágeno hidrolisado com vitaminas e minerais quelatos (precursores de colágeno) que favorecem a saúde da pele e

Leia mais

Fluxograma do Manejo da Estase

Fluxograma do Manejo da Estase Fluxograma do Manejo da Estase Estase Gástrica é qualquer volume mensurado através da SNE/SNG Enfermagem verificar resíduo gástrico (estase) a cada 06 horas. Registra volume drenado. Menor que Maior que

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. AVALIAÇÃO DO PRODUTO CELLERON-SEEDS e CELLERON-FOLHA NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SEGUNDA SAFRA

RELATÓRIO FINAL. AVALIAÇÃO DO PRODUTO CELLERON-SEEDS e CELLERON-FOLHA NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SEGUNDA SAFRA RELATÓRIO FINAL AVALIAÇÃO DO PRODUTO CELLERON-SEEDS e CELLERON-FOLHA NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SEGUNDA SAFRA Empresa solicitante: FOLLY FERTIL Técnicos responsáveis: Fabio Kempim Pittelkow¹ Rodrigo

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

COMO TRABALHAR COM BVO DR. MARCOS VILELA DE M. MONTEIRO¹, E-mail: bioaeronautica@terra.com.br

COMO TRABALHAR COM BVO DR. MARCOS VILELA DE M. MONTEIRO¹, E-mail: bioaeronautica@terra.com.br COMO TRABALHAR COM BVO DR. MARCOS VILELA DE M. MONTEIRO¹, 1 Eng o. Agrônomo, Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB) Sorocaba, SP E-mail: bioaeronautica@terra.com.br Formulações para Aplicações em BVO

Leia mais

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO Aditivos alimentares são utilizados em dietas para bovinos de corte em confinamento com o objetivo

Leia mais

DETOX. 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano

DETOX. 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano DETOX 5 RECEITAS DETOX PODEROSAS E FÁCEIS DE FAZER por Rosi Feliciano Índice Introdução... Como Fazer... Suco Detox de Melancia com Linhaça... Suco Detox de Chá Verde e Uva... Sopa Detox Energizante...

Leia mais

Agroindústria Processamento Artesanal de Frutas - Geléias

Agroindústria Processamento Artesanal de Frutas - Geléias 1 de 7 10/16/aaaa 10:34 Agroindústria Agroindústria: Processamento Artesanal de Frutas - Geléias Processamento Nome artesanal de frutas: Geléias Produto Informação Tecnológica Data Agosto -2000 Preço -

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

Gelatina é a sobremesa que previne doenças e emagrece! Lista de benefícios inclui fortalecimento dos ossos e aumento da saciedade

Gelatina é a sobremesa que previne doenças e emagrece! Lista de benefícios inclui fortalecimento dos ossos e aumento da saciedade Gelatina é a sobremesa que previne doenças e emagrece! Lista de benefícios inclui fortalecimento dos ossos e aumento da saciedade A gelatina é a sobremesa ideal para combater aquela vontade de comer doces

Leia mais

Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA

Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA Nome da 4 xícaras de chá de farinha de farinha (500g) 4 ovos 2 Litros de leite morno 1 colher (sopa) de fermento em pó (10g) 2 gemas para pincelar

Leia mais

Manejo de Resíduos Orgânicos HCor-São Paulo

Manejo de Resíduos Orgânicos HCor-São Paulo Manejo de Resíduos Orgânicos HCor-São Paulo Juliana Guedes Simões Gomes Gerente de Gastronomia- HCor Descrição do Hospital Hospital Particular Filantrópico Característica: Geral Quantidade de leitos: 236

Leia mais

A sopa é um dos alimentos mais reconfortantes de se preparar e tomar, possui muitas variações e é facilmente adaptável. Pode ser quente ou fria,

A sopa é um dos alimentos mais reconfortantes de se preparar e tomar, possui muitas variações e é facilmente adaptável. Pode ser quente ou fria, Introdução Quando escrevi Rose Elliot s Complete Vegetarian Cookbook, em 1985, as culinárias vegetariana e vegan não eram tão populares e não estavam em posição de destaque como atualmente. Hoje em dia,

Leia mais

Sonia Almeida. Água Detox

Sonia Almeida. Água Detox Sonia Almeida Água Detox Capítulo 1 Água Detox O consumo diário de água é super i m p o r t a n t e p a r a q u e m q u e r e m a g re c e r e t e r u m a v i d a saudável. O uso de água detox não apenas

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

ALIMENTOS PARA CÃES E GATOS VISÃO GERAL

ALIMENTOS PARA CÃES E GATOS VISÃO GERAL ALIMENTOS PARA CÃES E GATOS VISÃO GERAL Prof. Roberto de Andrade Bordin DMV, M.Sc. Setor de Nutrição e Metabolismo Animal Medicina Veterinária Universidade Anhembi Morumbi São Paulo, Brasil. Várias são

Leia mais

CARDÁPIOS SUBSTITUTOS. Prof a - Andréa Araújo

CARDÁPIOS SUBSTITUTOS. Prof a - Andréa Araújo CARDÁPIOS SUBSTITUTOS Prof a - Andréa Araújo Por grupos alimentares Por equivalentes nos grupos alimentares Por equivalentes da pirâmide Pelo VET Por Grupos alimentares Grupo de Alimentos: Classificação

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA DISCIPLINA BIOQUÍMICA ESTRUTURAL Ministrante: Prof. Dr. Carlos Alberto de Almeida

Leia mais

Profa Tânia Maria Leite da Silveira

Profa Tânia Maria Leite da Silveira Profa Tânia Maria Leite da Silveira Como o consumidor adquire informações sobre os alimentos? Conhecimento da família Educação Mídia Publicidade Rotulagem Importância da rotulagem Informações corretas

Leia mais

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada é um dos fatores importantes e essenciais para a otimização do desempenho, sendo

Leia mais

MEIOS DE CULTURA DESENVOLVIMENTO OU PRODUÇÃO DE MEIOS DE CULTURA. Necessidade Bactérias Leveduras

MEIOS DE CULTURA DESENVOLVIMENTO OU PRODUÇÃO DE MEIOS DE CULTURA. Necessidade Bactérias Leveduras MEIOS DE CULTURA Associação equilibrada de agentes químicos (nutrientes, ph, etc.) e físicos (temperatura, viscosidade, atmosfera, etc) que permitem o cultivo de microorganismos fora de seu habitat natural.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Administração e Análise Financeira e Orçamentária 2 Prof. Isidro

Leia mais

FARMACOTÉCNICA HOSPITALAR. Carlos Tiago Martins Moura Farmacêutico Serviço de Farmácia - HUWC

FARMACOTÉCNICA HOSPITALAR. Carlos Tiago Martins Moura Farmacêutico Serviço de Farmácia - HUWC FARMACOTÉCNICA HOSPITALAR Carlos Tiago Martins Moura Farmacêutico Serviço de Farmácia - HUWC INTRODUÇÃO: A farmacotécnica hospitalar é um serviço que propicia grande economia para a instituição pois a

Leia mais

Sumário. Data: 03/05/2014 NTRR 80/2014. Medicamento X Material Procedimento Cobertura x

Sumário. Data: 03/05/2014 NTRR 80/2014. Medicamento X Material Procedimento Cobertura x NTRR 80/2014 Solicitante: Juiza Dra Marcela Maria Amaral Novais Comarca de Caete Número do processo: 04514001354-6 Réu: Município de Caeté Estado de Minas Data: 03/05/2014 Medicamento X Material Procedimento

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas A bovinocultura de corte brasileira tem sua produção concentrada em sistemas de pastejo e, portanto, dependente

Leia mais

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 45, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011. (Alterada pela Resolução RDC n 48, de 25 de setembro de 2014.

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 45, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011. (Alterada pela Resolução RDC n 48, de 25 de setembro de 2014. 1 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 45, DE 19 DE SETEMBRO DE 2011. (Alterada pela Resolução RDC n 48, de 25 de setembro de 2014.) D.O.U. de 22/09/2011 Dispõe sobre o regulamento técnico para fórmulas

Leia mais

ANALISE DA CONCENTRAÇÃO DE CLORO ATIVO EM ÁGUAS SANITÁRIAS COMERCIALIZADAS EM PARÁ DE MINAS SUBMETIDAS A DIFERENTES FORMAS DE ARMAZENAMENTO.

ANALISE DA CONCENTRAÇÃO DE CLORO ATIVO EM ÁGUAS SANITÁRIAS COMERCIALIZADAS EM PARÁ DE MINAS SUBMETIDAS A DIFERENTES FORMAS DE ARMAZENAMENTO. SynThesis Revista Digital FAPAM, Pará de Minas, v.2, n.2, 120-126, nov. 2010 ISSN 2177-823X 120 ANALISE DA CONCENTRAÇÃO DE CLORO ATIVO EM ÁGUAS SANITÁRIAS COMERCIALIZADAS EM PARÁ DE MINAS SUBMETIDAS A

Leia mais

Titulação: Bacharel em Nutrição; Especialista em Nutrição e Saúde; MBA EM Gestão Executiva de Negócio; Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Titulação: Bacharel em Nutrição; Especialista em Nutrição e Saúde; MBA EM Gestão Executiva de Negócio; Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade. C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Nutrição e Dietética Código: ODO-19 Pré-requisito:

Leia mais

www.500receitasparaemagrecer.com.br

www.500receitasparaemagrecer.com.br Olá, Querido (a) amigo (a), É com imenso prazer que trago para você este guia prático e fácil para ajuda-lo na tarefa árdua que é perder peso e principalmente mantêlo. O que dificulta muitas vezes manter

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

Como nosso corpo está organizado

Como nosso corpo está organizado Como nosso corpo está organizado Iodo Faz parte dos hormônios da tireoide, que controlam a produção de energia e o crescimentodocorpo.aleiobrigaaadiçãodeiodoaosaldecozinha. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO

Leia mais