Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 6"

Transcrição

1 Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005 Cálculo I Caderno de Exercícios 6 Funções reais de duas variáveis. Curvas de nível. Derivadas parciais. Optimização livre. Optimização Condicionada com Restrições de Igualdade. António Antunes Louis Serranito Patrícia Xufre Rui Sousa Monteiro Manuela Ducla Soares

2 1 FunçõesReaisdeduasVariáveis 1. Considere a função f(x, y) = p x 2 + y 2. (a) Determine o domínio da função. Represente as suas curvas de nível. (b) Calcule as derivadas parciais de f. (c) Calcule a matriz Hessiana de f. 2. Seja a função f(x, y) =(x 4) 2 +(y 4) 2. (a) Que forma têm as curvas de nível? (b) Calcule as derivadas parciais de f. Qual o valor dessas derivadas no ponto (0, 0)? (c) Calcule a matriz Hessiana de f. 3. Seja a função f(x, y) =ln(x + e y ). (a) Qual o domínio D de f? FaçaumesboçodeD. Oponto(0, 0) pertence a D? (b) Represente graficamente a curva de nível que passa no ponto (0, 0). Qual a cota correspondente? 4. Seja a função f (x, y) = p x (2 (x 2 + y 2 )). (a) Qual o domínio D de f? FaçaumesboçodeD. (b) Calcule as derivadas parciais f x e f y. (c) Calcule a matriz Hessiana de f. 5. Sejam as funções f (x, y) =max{x, y} e g (x, y) =y +lnx. (a) Determine o domínio de f edeg. (b) Determine as curvas de nível das funções f e g. Represente graficamente as curvas de nível de cotas 0 e Seja f (x, y) =x ln (xy). (a) Determine o domínio D de f e descreva-o geometricamente. (b) Qual a curva de intersecção do gráfico de f com o plano XOY? (c) Quais as curvas de intersecção do gráfico de f com os planos paralelos ao plano XOY e cuja distância a este é 1? 2 Convexidade e Concavidade 1. Mostre que as seguintes funções são côncavas: (a) f(x, y) =2x y x 2 +2xy y 2 (b) f(x, y) =x y x 2 2. Mostre que f(x, y, z) =(x +2y +3z) 2 é convexa. 3. Seja a função f(x, y) = 2x 2 y 2 +4x +4y (a) Estude a concavidade/convexidade (b) Determine os pontos de estacionaridade (c) À luz da resposta à a), o que pode concluir sobre a natureza desses pontos (máximo, mínimo, nem máximo nem mínimo)? 4. Diga quais das seguintes funções são quasi-côncavas:

3 (a) f(x, y) =3x + y (b) f(x, y) =ye x,comy>0 (c) f(x, y) = x 2 y 3,comx>0 e y>0 3 Optimização Livre 1. Um pequeno agricultor usa capital e trabalho para produzir, sendo a tecnologia descrita pela função de produção Q = K 0.4 L 0.6. Sejam p, r e w os preços do bem, do capital e do trabalho respectivamente. Assuma que nem o preço do bem nem o preço dos inputs são afectados pelas acções do produtor. O produtor quer escolher a utilização de capital e de trabalho por forma a maximizar o seu lucro. (a) Formalize o problema do produtor identificando a função objectivo e as variáveis de decisão. (b) Deduza as condições de primeira ordem para a existência de um extremo. (c) Verifique se o ponto encontrado na alínea anterior é um ponto de máximo. 2. Obtenha os máximos e mínimos relativos de: (a) f(x, y) =x 2 + xy +2y 2 (b) f(x, y) =e x + e y (c) f(x, y) =x 3 + xy 2 x (d) f(x, y) =e 2x 2x +2y Estude recorrendo, se necessário, ao estudo local, o comportamento das seguintes funções nos pontos em que os gradientes se anulam: (a) f(x, y) =x 2 2xy 2 + y y5 (b) f(x, y) = x 2 2xy 2 + y y5 (c) f(x, y) =y 2 + x 2 y + x 4 (d) f(x, y) =yx 2 y 2 2x 4 +2x 2 y 4 Optimização Condicionada 1. Determine, se existirem, os extremos dos seguintes problemas: (a) f(x, y) =3x 2 +4y 2 xy s.a. x + y =1 (b) f(x, y) =x + y s.a. x 2 + y 2 =1 (c) f(x, y) =x 2 + y 2 s.a. xy =1 2. Considere o seguinte problema de optimização: max {x,y} xy s.a. x +2y =10 (a) Resolva o problema graficamente. (b) Resolva o problema analiticamente, transformando-o num problema de optimização livre. (c) Resolvaoproblemautilizandoométodo dos multiplicadores de Lagrange. (Exame de Cálculo I, ) 3. Considere o seguinte problema de maximização: max {A,C} s.a. U(A, C) =(A 1 2 A2 )+(C 1 2 C2 ) C =(A A)g em que A é uma quantidade fixa de A e g>0.

4 (a) Resolva o problema analiticamente, transformando-o num problema de optimização livre. (b) Resolva o problema utilizando o método dos multiplicadores de Lagrange. (c) Resolvaoproblemagraficamente. 4. Seja a função f : D R 2 R, talquef(x, y) =(x 4) 2 +(y 4) 2 (Exame de Cálculo I, ) (a) Que forma têm as curvas de nível de f(x, y)? (b) Determine a solução do problema de minimização, em x e y, da função acima descrita. (c) Suponha que entre x e y existe a relação 2x +3y =6. Represente graficamente esta restrição. (d) Formalize o problema de minimização de f com a restrição indicada na alínea anterior. Resolva o problema analítica e graficamente. 5. O Zé agricultor tem uma vida simples. Dorme 8 horas, trabalha 8 horas e descansa 8 horas e já decidiu que é disso que gosta. O Zé produz montes de hortaliças, gado e outras coisas a que vamos chamar produtos agrícolas. A sua produção depende apenas do número de horas que trabalha por dia. É verdade que ele consome uma boa parte do que produz mas também vende parte. Com as receitas, ele compra vestuário, aparelhos eléctricos e outras coisas a que vamos chamar produtos industriais. As preferências do Zé no que diz respeito ao consumo são descritas pela função utilidade: U(A, I) =A α c I 1 α, onde A c e I são as quantidades consumidas de bens agrícolas e industriais respectivamente. Sejam p A e p I, respectivamente, os preços dos bens agrícolas e dos bens industriais e seja A p a quantidade produzida de bens agrícolas. (a) Formalize o problema do Zé, indicando claramente a função objectivo, as variáveis de decisão e a restrição. (b) Resolva o problema pelo método dos multiplicadores de Lagrange. Interprete o multiplicador de Lagrange deste problema. (c) Avalie como varia o consumo óptimo de cada bem e a utilidade do consumidor se o preço do bem agrícola variar. 6. Considere o seguinte problema de maximização: max {x,y} f(x, y) =x + y s.a. x 2 + y =1 (a) Resolva o problema utilizando o método dos multiplicadores de Lagrange. (b) Explique geometricamente a solução encontrada em (a), representando algumas curvas de nível da função f(x, y), bem como a restrição. (c) Suponha que a restrição foi alterada para x 2 + y =1.1. Calcule um valor aproximado do correspondente máximo de f sem resolver de novo o problema. 7. Considere a função f : R 2 R definida por f(x, y) =x 3 3xy + y 3. (Exame de Cálculo I, ) (a) Pretende-se determinar os seus extremos locais. i. Escreva as condições de primeira ordem e calcule os pontos de estacionaridade.

5 ii. Determine, justificando, a natureza dos pontos de estacionaridade, isto é, se são pontos em que há máximo, mínimo, ou, nem máximo nem mínimo. (b) Pretende-se determinar os extremos locais de f no conjunto {(x, y) :y = x}. Resolvao problema, utilizando o método dos multiplicadores de Lagrange. (c) Compare as soluções dos problemas livre e condicionado. Comente. (Exame de Cálculo I, ). 8. Suponha que vai ao supermercado comprar fruta para toda a semana e que, depois de observar as variedades expostas, decide comprar apenas peras e maçãs. As maçãs e as peras custam, respectivamente, 2 euros e 1.5 euros por kilo, e você tem para gastar na compra da fruta apenas 9 euros. Considere que a sua função de utilidade é U(x, y) =xy +2x, emquex éaquantidade de maçãs e y adeperas. (a) Formalize o problema de optimização condicionada que lhe permite calcular a quantidade de maçãs e de peras que maximizam a sua utilidade. (b) Resolva o problema, utilizando o método dos multiplicadores de Lagrange. (c) Interprete, no contexto deste problema, o valor do multiplicador de Lagrange. (d) Suponha que, em vez de 9 euros, você pode dispor afinal de 9.5 euros. Como varia aproximadamente o seu nível de utilidade? (Não resolva de novo o problema.) (Exame de Cálculo I, ). 9. Pretende-se calcular a área A = xy do rectângulo de maior superfície cujos lados, de comprimentos x e y, verificam x + y = k, emquek é um número real fixo. (a) Formalize o problema de optimização condicionada correspondente. Explicite a função objectivo, as variáveis de decisão e a restrição. (b) Qual a forma das curvas de nível da função objectivo? Represente graficamente a curva de nível de cota 1. (c) Resolva o problema de optimização pelo método dos multiplicadores de Lagrange. (d) Verifique que o multiplicador de Lagrange λ étalqueλ = da max dk.(a max representa a área máxima, dependente de k.) (e) Se o perímetro do rectângulo variar de 10 para 11, de quanto é que aumenta aproximadamente a área do rectângulo? (Exame de Cálculo I, ). 10. Uma empresa produz gasómetros de forma cilíndrica. Sabe-se que a empresa não tem custos fixos e os custos variáveis dependem da área total do cilindro. Pretende-se produzir gasómetros com 2m 3 de volume a um custo mínimo. (a) Formalize o problema de optimização condicionada correspondente.(represente por p o custo de uma unidade de área do cilindro.) Explicite a função objectivo, as variáveis de decisão e a restrição. (b) Resolva o problema transformando-o num problema de optimização livre. (c) Resolvaoproblemautilizandoométodo dos multiplicadores de Lagrange. (d) Suponha agora que o volume do cilindro é 2, 01m 3. Calcule um valor aproximado da área paraoqualocustoserámínimo,semresolverdenovooproblema. (Problema apresentado por uma aluna de Cálculo I, Dez., 2002).

6 11. Uma aldeia gaulesa consegue resistir às constantes invasões romanas graças a uma poção mágica inventada pelo seu druida que confere a quem a bebe uma força sobrenatural. Perante rumores de uma nova invasão por parte das legiões romanas, o druida da aldeia decidiu precaver-se fabricando uma grande quantidade de poção mágica. Para tal o druida necessita de dois ingredientes: bagas de azevinho e presas de javali. A quantidade, em litros, de poção fabricada édadapelafunçãoq (x, y) =xy + x em que x representa a quantidade de bagas de azevinho e y a quantidade de presas de javali, ambas em kilos. No entanto, a Sociedade dos Druidas da Floresta, preocupada com a procura excessiva de bagas de azevinho e presas de javali, decidiu limitar o seu consumo a fim de proteger as espécies. Para tal, foi fixado que a recolha dos dois bens devia respeitar a condição x +2y =30. (a) Formalize o problema de optimização condicionada que permite calcular as quantidades x e y que maximizam a quantidade de poção produzida. (b) Resolva o problema utilizando o método dos multiplicadores de Lagrange. (Problema apresentado por um aluno de Cálculo I, Dez., 2002). 12. Um rectângulo com lados paralelos aos eixos coordenados está inscrito no triângulo delimitado pelos eixos coordenados e pela recta x+2y =2. Note que o vértice superior direito do rectângulo éumponto(x; y) situado sobre a recta. (a) Determine o rectângulo de área máxima. Comece por formalizar o problema de maximização referindo a função objectivo e a restrição, e resolva o problema pelo método dos multiplicadores de Lagrange. (b) Se a recta x+2y =2se afastar da origem paralelamente a si mesma até que o vértice (2; 0) do triângulo se desloca para (2,01; 0), de quanto varia aproximadamente a área máxima calculada na alínea anterior? (Exame de Cálculo I, ). 13. Pretende-se determinar o rectângulo de perímetro máximo com lados paralelos aos eixos e inscrito na circunferência de equação x 2 + y 2 = a 2. (Note que dizer que o rectângulo está inscrito na circunferência é equivalente a dizer que os seus vértices estão sobre a circunferência.) (a) Desenhe a circunferência e um rectângulo nela inscrito com lados paralelos aos eixos. (b) Sendo (x, y) o vértice do rectângulo no 1 o quadrante, mostre que o perímetro do rectângulo éiguala4(x + y). (c) Formalize o problema de optimização, especificando a função objectivo e a restrição. (d) Resolva o problema pelo método dos multiplicadores de Lagrange. (e) Escreva a função valor, que dá o perímetro máximo em função do raio da circunferência. (f) Se o raio variar de 1 para 0.9, de quanto varia aproximadamente o perímetro? (Exame de Cálculo I, ). 14. Pretende-se decompor o número 100 em duas partes x e y de modo que a soma dos quadrados destas duas partes seja mínima. (a) Formalize o problema de optimização, especificando a função objectivo e a restrição. (b) Resolva o problema geometricamente. (c) Resolva o problema pelo método dos multiplicadores de Lagrange. (d) Se o número variar de 100 para 99.9, de quanto varia aproximadamente o mínimo da soma dos quadrados das duas partes? (Exame de Cálculo I, ).

7 15. O Tomás é um aluno da FEUNL. Ele está a gozar as suas férias do mês de Agosto e, como gosta muito de sair à noite, mede a sua utilidade pelo número de vezes que vai à discoteca K e ao bar T. Mais especificamente,asuautilidadeédadapeloprodutoentreocubodonúmerode vezes que vai à discoteca K e o número de vezes que vai ao bar T. Sabe-se ainda que o Tomás destina a totalidade da sua mesada para sair à noite e que gasta 1 euro por entrada no bar T e 6 euros por entrada na discoteca K. Além disso, há uma lei que proíbe os estudantes de entrarem mais do que uma vez no mesmo sítio quando saem à noite. (a) Se o Tomás tiver a mesada que quiser e não sentir qualquer constrangimento em pedir dinheiro aos pais, quantas vezes é que vai à discoteca K e ao bar T durante o mês de Agosto? Responda de forma intuitiva e sem fazer contas. (b) Suponha agora que a lei que proíbe os estudantes de entrarem mais do que uma vez no mesmo sítio quando saem à noite é abolida mas que, a pensar no futuro do Tomás, os pais dele decidem atribuir-lhe uma mesada de apenas 24 euros. Quantas vezes é que o Tomás vai decidir ir à discoteca K e ao bar T? i. Formalize o problema de maximização do Tomás. ii. Resolva-o utilizando o método dos multiplicadores de Lagrange. Qual é o valor da utilidade do Tomás no ponto óptimo? iii. Represente graficamente a restrição, as curvas de nível da função objectivo e a solução do problema. (c) Suponha que os pais do Tomás acabam por decidir que 24 euros de mesada é muito pouco. Se eles aumentarem a mesada em 2 euros, em quanto aumentará (aproximadamente) a utilidade do Tomás? (Exame de Cálculo I, ). 16. A Maria é a irmã mais nova do Tomás. Ela gosta de falar ao telefone com as amigas e, tal como o Tomás, gosta de ir à discoteca K. Mais especificamente, a utilidade da Maria é dada pelo quadrado do número de vezes que vai à discoteca K mais o quadrado do número de carregamentos (C) de 5 euros que faz no seu telemóvel. Não é possível fazer carregamentos fraccionários, ou seja, a Maria só pode gastar múltiplos de 5 euros em carregamentos. Como a Maria é ainda muito nova. os pais dela só a deixam ir à discoteca se ela for acompanhada pelo seu irmão mais velho. O Tomás, por sua vez, não se importa de levar a Maria pois é mais fácil entrar na discoteca acompanhado do que sozinho. Além de ir à discoteca K o Tomás também gosta de ir ao bar T: a sua utilidade é dada pelo dobro do produto entre o número de vezes que vai ao bar T e à discotecak.amesadadotomásé24euros,enquantoqueadamariaé29eurosporqueela teve excelentes notas no exame de Cálculo I. Além disso, sabe-se que cada ida ao bar T custa 6 euros ao Tomás e que cada entrada na discoteca K lhe custa 4 euros. As meninas não pagam entrada na discoteca K. (a) Será que a Maria acompanha o Tomás sempre que ele vai à discoteca K? Justifique sem fazer contas. (b) FormalizeeresolvaoproblemademaximizaçãodoTomásutilizandoométododosmultiplicadores de Lagrange. Esboce num gráfico a restrição, as curvas de nível e a solução do problema do Tomás. Quantas vezes vai a Maria à discoteca? Qual a sua utilidade? (c) Suponha agora que a Maria decide subsidiar o Tomás em 1 euro por cada ida à discoteca K de forma a incentivá-lo a ir mais vezes. Será que a Maria fica melhor ao subsidiar o seu irmão em 1 euro por cada ida à discoteca? Responda sem fazer contas. (Sugestão: utilize ográfico da alínea anterior.) (Exame de Cálculo I, ).

Instituto Universitário de Lisboa

Instituto Universitário de Lisboa Instituto Universitário de Lisboa Departamento de Matemática Exercícios de Extremos 1 Extremos Livres 1. Dada uma função f : R n R e a R n, (a) Qual a propriedade que f(a) deve vericar para ser um máximo

Leia mais

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 4

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 4 Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005 Cálculo I Caderno de Eercícios 4 Limites, continuidade e diferenciabilidade de funções; fórmulas de Taylor e MacLaurin; estudo de funções.

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral II

Cálculo Diferencial e Integral II Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise Cálculo Diferencial e Integral II Ficha de trabalho 1 (versão de 6/0/009 (Esboço de Conjuntos. Topologia. Limites. Continuidade

Leia mais

FICHA DE TRABALHO 2 - RESOLUÇÃO

FICHA DE TRABALHO 2 - RESOLUÇÃO Secção de Álgebra e Análise, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico Análise Matemática III A - 1 o semestre de 2003/04 FICHA DE TRABALHO 2 - RESOLUÇÃO 1) Seja U R n um aberto e f : U R

Leia mais

CÁLCULO III - MAT Encontre todos os máximos locais, mínimos locais e pontos de sela nas seguintes funções:

CÁLCULO III - MAT Encontre todos os máximos locais, mínimos locais e pontos de sela nas seguintes funções: UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza Centro Interdisciplinar de Ciências da Natureza CÁLCULO III - MAT0036 9 a Lista de exercícios

Leia mais

Derivadas de funções reais de variável real; Aplicação das derivadas ao estudo de funções e problemas de optimização. x ;

Derivadas de funções reais de variável real; Aplicação das derivadas ao estudo de funções e problemas de optimização. x ; Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão Análise Matemática I 003/004 Ficha Prática nº. 5: Derivadas de funções reais de variável real; Aplicação das derivadas ao estudo

Leia mais

TEORIA MICROECONÔMICA I N

TEORIA MICROECONÔMICA I N CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 2016.1 ECO 1113 TEORIA MICROECONÔMICA I N PROFESSOR: JULIANO ASSUNÇÃO TURMA: 2JA LISTA 1 1. Um consumidor dispõe de R$ 320 para gastar com maçãs nacionais

Leia mais

TEORIA MICROECONÔMICA I N

TEORIA MICROECONÔMICA I N CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 2016.1 ECO 1113 TEORIA MICROECONÔMICA I N PROFESSOR: JULIANO ASSUNÇÃO TURMA: 2JA LISTA 1 1. Um consumidor dispõe de R$ 320 para gastar com maçãs nacionais

Leia mais

Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:

Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).

Leia mais

1. as equações paramétricas da reta que contém o ponto A e é perpendicular ao plano de equação x 2y + 3z = 17;

1. as equações paramétricas da reta que contém o ponto A e é perpendicular ao plano de equação x 2y + 3z = 17; PROVA 1 09 de setembro de 2015 08h30 1 2 3 4 5 081 x = 1 + 3t 0811 Considere a reta L de equações paramétricas y = t z = 5 A = (5, 0, 2). Obtenha e o ponto 1. as equações paramétricas da reta que contém

Leia mais

ln(x + y) (x + y 1) < 1 (x + y 1)2 3. Determine o polinômio de Taylor de ordem 2 da função dada, em volta do ponto dado:

ln(x + y) (x + y 1) < 1 (x + y 1)2 3. Determine o polinômio de Taylor de ordem 2 da função dada, em volta do ponto dado: ā Lista de MAT 454 - Cálculo II - a) POLINÔMIOS DE TAYLOR 1. Seja f(x, y) = ln (x + y). a) Determine o polinômio de Taylor de ordem um de f em torno de ( 1, 1 ). b) Mostre que para todo (x, y) IR com x

Leia mais

Estudante: Circunferência: Equação reduzida da circunferência: Circunferência: Consideremos uma circunferência de centro C (a, b) e raio r.

Estudante: Circunferência: Equação reduzida da circunferência: Circunferência: Consideremos uma circunferência de centro C (a, b) e raio r. Gênesis Soares Jaboatão, de de 014. Estudante: Circunferência: Circunferência: A circunferência é o conjunto de todos os pontos de plano equidistantes de outro ponto C do mesmo plano chamado centro da

Leia mais

Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo de 2003/04 Trigonometria 1 (Revisões) 12.º Ano

Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo de 2003/04 Trigonometria 1 (Revisões) 12.º Ano Escola Secundária da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática no Lectivo de 00/04 Trigonometria 1 (Revisões) 1º no Nome: Nº: Turma: 1 Um cone, cuja base tem raio r e cuja geratriz tem comprimento l, roda

Leia mais

EAE Microeconomia 1 (2018) Provinha 2 Prof. José R. N. Chiappin

EAE Microeconomia 1 (2018) Provinha 2 Prof. José R. N. Chiappin EAE0203 - Microeconomia (208) Provinha 2 Prof. José R. N. Chiappin Monitores: Lucas Freddo (turma 2) e Victor Dornelas (turma ) 0/04/208. Considere a função utilidade: u(x, x 2 ) = x /2 + x 2, com (x,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Trigonometria - 12º ano Exames

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Trigonometria - 12º ano Exames AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Trigonometria - 1º ano Exames 006-010 sin x ln x g( Recorrendo às x capacidades gráficas da calculadora, visualize o gráfico da função g e reproduza-o

Leia mais

Matemática Aplicada à Economia I Lista 3 Cálculo a Várias Variáveis. 1) Use o método das fatias para esboçar os gráficos das seguintes funções:

Matemática Aplicada à Economia I Lista 3 Cálculo a Várias Variáveis. 1) Use o método das fatias para esboçar os gráficos das seguintes funções: Matemática Aplicada à Economia I Lista 3 Cálculo a Várias Variáveis 1) Use o método das fatias para esboçar os gráficos das seguintes funções: f) 2) Esboce conjuntos de nível de cada uma das seguintes

Leia mais

Multiplicadores de Lagrange

Multiplicadores de Lagrange Multiplicadores de Lagrange Para motivar o método, suponha que queremos maximizar uma função f (x, y) sujeito a uma restrição g(x, y) = 0. Geometricamente: queremos um ponto sobre o gráfico da curva de

Leia mais

13. (Uerj) Em cada ponto (x, y) do plano cartesiano, o valor de T é definido pela seguinte equação:

13. (Uerj) Em cada ponto (x, y) do plano cartesiano, o valor de T é definido pela seguinte equação: 1. (Ufc) Considere o triângulo cujos vértices são os pontos A(2,0); B(0,4) e C(2Ë5, 4+Ë5). Determine o valor numérico da altura relativa ao lado AB, deste triângulo. 2. (Unesp) A reta r é perpendicular

Leia mais

Lista Determine o valor máximo e o valor mínimo da função f sujeita às restrições explicitadas:

Lista Determine o valor máximo e o valor mínimo da função f sujeita às restrições explicitadas: UFPR - Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Matemática CM048 - Cálculo II - Matemática Diurno Prof. Zeca Eidam Lista 3 Máximos e mínimos de funções de duas variáveis

Leia mais

MAT Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II 3 a lista de exercícios

MAT Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II 3 a lista de exercícios MAT 454 - Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II a lista de exercícios - 7. Ache os pontos do hiperbolóide x y + z = onde a reta normal é paralela à reta que une os pontos (,, ) e (5,, 6)..

Leia mais

FOLHAS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA II CURSO DE ERGONOMIA PEDRO FREITAS

FOLHAS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA II CURSO DE ERGONOMIA PEDRO FREITAS FOLHAS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA II CURSO DE ERGONOMIA PEDRO FREITAS Maio 12, 2008 2 Contents 1. Complementos de Álgebra Linear 3 1.1. Determinantes 3 1.2. Valores e vectores próprios 5 2. Análise em

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu Programação Não Linear com Restrições Aula 30: Programação Não-Linear - Funções de Várias Variáveis com Restrições (Prática) Ponto Regular; Multiplicadores de Lagrange e Condições Necessárias; Condições

Leia mais

MAT Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II 3 a lista de exercícios

MAT Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II 3 a lista de exercícios MAT44 - Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia II a lista de exercícios - 01 1. Esboce a superfície de nível da função F : A R R para o nível c: a) F(x, y, z) = x+y+z e c = 1 b) F(x, y, z) = x

Leia mais

Teste de avaliação (Versão B) Grupo I

Teste de avaliação (Versão B) Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 0º ANO DE MATEMÁTICA A 2-03 - 2007 Teste de avaliação (Versão B) Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I. TPC nº 7 entregar no dia

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I. TPC nº 7 entregar no dia Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I TPC nº 7 entregar no dia 4 0 013 1. O cubo da figura tem as faces paralelas aos planos coordenados

Leia mais

Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013

Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013 Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013 Sem limite para crescer Bateria de Exercícios de Matemática II 1) A área do triângulo, cujos vértices são (1, 2),

Leia mais

Cursos de Estatística, Informática, Ciências de Informação Geográfica ALGA, Ficha 10 Cónicas

Cursos de Estatística, Informática, Ciências de Informação Geográfica ALGA, Ficha 10 Cónicas Cursos de Estatística, Informática, Ciências de Informação Geográfica ALGA, Ficha 10 Cónicas EXERCÍCIOS: Circunferência 1. Escreva a equação da circunferência de centro em C e de raio r, onde: a) C está

Leia mais

TEORIA MICROECONÔMICA I N

TEORIA MICROECONÔMICA I N CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA ECO 1113 TEORIA MICROECONÔMICA I N PROFESSOR: JULIANO ASSUNÇÃO TURMA: 2JA Capítulo 5: Escolha 1. Resolva os seguintes problemas de maximização sujeita

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO - DISCIPLINA DE MICROECONOMIA EXAME - 6 DE SETEMBRO- ANO LECTIVO 2003/2004

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO - DISCIPLINA DE MICROECONOMIA EXAME - 6 DE SETEMBRO- ANO LECTIVO 2003/2004 FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LICENCIATURA EM GESTÃO - DISCIPLINA DE MICROECONOMIA EXAME - 6 DE SETEMBRO- ANO LECTIVO 2003/2004 Observações: Duração: 2h30m. Não é permitida a utilização

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis. 10º Ano de Matemática A. Geometria no Plano e no Espaço I

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis. 10º Ano de Matemática A. Geometria no Plano e no Espaço I Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Geometria no Plano e no Espaço I Trabalho de casa nº 8 GRUPO I 1. Se numa caixa de forma cúbica cabem exactamente oito bombons, quantos bombons

Leia mais

Nova SBE Nova School of Business and Economics Semestre de Primavera 2011/2012. Cálculo II. (Para alunos que não realizaram o teste intermédio)

Nova SBE Nova School of Business and Economics Semestre de Primavera 2011/2012. Cálculo II. (Para alunos que não realizaram o teste intermédio) Nova SBE Nova School of Business and Economics Semestre de Primavera 2011/2012 Cálculo II Exame de 2 a Época, 22 de Junho de 2012 (Para alunos que não realizaram o teste intermédio) 1. O exame é constituído

Leia mais

1. Na figura está representado o círculo trigonométrico e um triângulo [QPR].

1. Na figura está representado o círculo trigonométrico e um triângulo [QPR]. Preparação para o intermédio Escolha múltipla Matemática 11ºano 1. Na figura está representado o círculo trigonométrico e um triângulo [QPR]. O ponto P desloca-se ao longo da circunferência, no 1º quadrante.

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 1 GEOMETRIA NO PLANO E NO ESPAÇO I TPC nº entregar no dia 25 02 201 1. Uma jovem, sentada num baloiço, é largada de uma certa altura.

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis. 10º Ano de Matemática A. Geometria no Plano e no Espaço I

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis. 10º Ano de Matemática A. Geometria no Plano e no Espaço I Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Geometria no Plano e no Espaço I Trabalho de casa nº 9 1. Considere a seguinte condição: x + ( y ) 4 ( x 3 0 y ) 1.1. Represente, num referencial

Leia mais

GGM Geometria Analítica I 19/04/2012- Turma M1 Dirce Uesu

GGM Geometria Analítica I 19/04/2012- Turma M1 Dirce Uesu GGM0016 Geometria Analítica I 19/04/01- Turma M1 Dirce Uesu CÔNICAS DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA Exercício: Acesse o sitio abaixo e use o programa: http://www.professores.uff.br/hjbortol/disciplinas/005.1/gma04096/applets/conic/co

Leia mais

Ficha de trabalho nº...

Ficha de trabalho nº... Ficha de trabalho nº... 12ºano Matemática A REVISÕES DE GEOMETRIA DE 10.º E 11.º ANOS Parte II 1 2 3 4 5 EXERCICIOS 1. Considera um ponto P, do primeiro quadrante (eixos não incluídos), pertencente à circunferência

Leia mais

Departamento de Matemática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra Cálculo III - Engenharia Electrotécnica Caderno de Exercícios

Departamento de Matemática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra Cálculo III - Engenharia Electrotécnica Caderno de Exercícios Departamento de Matemática Faculdade de iências e Tecnologia Universidade de oimbra álculo III - Engenharia Electrotécnica aderno de Exercícios álculo Integral álculo do integral triplo em coordenadas

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia I UNIVERSIDDE CTÓLIC PORTUGUES Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia I Licenciaturas em dministração e Gestão de Empresas e em Economia 30 de Novembro de 00 Fernando Branco Teste

Leia mais

Cálculo II Exame de 2 a Época, 28 de Junho de 2000

Cálculo II Exame de 2 a Época, 28 de Junho de 2000 Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Cálculo II Exame de a Época, 8 de Junho de 000 O exame é constítuido por cinco perguntas. Responda a cada questão em folhas separadas. Não se esqueça de

Leia mais

Derivadas Parciais Capítulo 14

Derivadas Parciais Capítulo 14 Derivadas Parciais Capítulo 14 DERIVADAS PARCIAIS No Exemplo 6 da Seção 14.7 maximizamos a função volume V = xyz sujeita à restrição 2xz + 2yz + xy = que expressa a condição de a área da superfície ser

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista. Nome: DATA: 09/11/2016

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista. Nome: DATA: 09/11/2016 INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista MATEMÁTICA GEOMETRIA ANALÍTICA Nome: DATA: 09/11/016 Alexandre Uma elipse tem centro na origem e o eixo maior coincide com o eixo Y. Um dos focos é 1 F1 0, 3 e a

Leia mais

Comecemos por relembrar as propriedades das potências: = a x c) a x a y = a x+y

Comecemos por relembrar as propriedades das potências: = a x c) a x a y = a x+y . Cálculo Diferencial em IR.1. Função Exponencial e Função Logarítmica.1.1. Função Exponencial Comecemos por relembrar as propriedades das potências: Propriedades das Potências: Sejam a e b números positivos:

Leia mais

Universidade Federal do Pará Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR Lista de Exercícios Referentes a Prova Substitutiva de Geometria Analítica

Universidade Federal do Pará Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR Lista de Exercícios Referentes a Prova Substitutiva de Geometria Analítica 1 Universidade Federal do Pará Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR Lista de Exercícios Referentes a Prova Substitutiva de Geometria Analítica 1. Determine a distância entre os pontos A(-2, 7) e

Leia mais

Lista 2. (d) f (x, y) = x y x

Lista 2. (d) f (x, y) = x y x UFPR - Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Matemática CM048 - Cálculo II - Matemática Diurno - 207/ Prof. Zeca Eidam Lista 2 Funções reais de duas e três variáveis.

Leia mais

(d) Quais das sentenças abaixo são verdadeiras? Explique sua resposta. (a) 3 IR (b) IN IR (c) Z IR. IR Q (i) 3 2

(d) Quais das sentenças abaixo são verdadeiras? Explique sua resposta. (a) 3 IR (b) IN IR (c) Z IR. IR Q (i) 3 2 LISTA - 1 1 Números Reais 1. Expresse cada número como decimal: (a) 7 10 (b) 2 5 (c) 9 15 (d) 7 8 (e) 17 20 (f) 4 11 (g) 8 7 (h) 56 14 2. Expresse cada número decimal como uma fração na forma mais reduzida

Leia mais

sujeito a: 30x x (madeira) 5x x (horas de trabalho) x 1, x 2 0

sujeito a: 30x x (madeira) 5x x (horas de trabalho) x 1, x 2 0 IV. MÉTODO GRÁFICO O método gráfico só permite resolver problemas de PL de pequena dimensão (duas ou três variáveis) não tendo pois qualquer interesse prático. O método gráfico permite visualizar um conjunto

Leia mais

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2002/03 Mais funções polinomiais 10.º Ano

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2002/03 Mais funções polinomiais 10.º Ano Escola Secundária/ da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 00/0 Mais funções polinomiais 0º Ano Nome: Nº: Turma: Tem-se uma folha rectangular de cartolina com as dimensões de 0 cm por

Leia mais

Programação Linear. Rosa Canelas 2010

Programação Linear. Rosa Canelas 2010 Programação Linear Rosa Canelas 2010 Problemas de Optimização São problemas em que se procura a melhor solução (a que dá menor prejuízo, maior lucro, a que é mais eficiente, etc.) Alguns destes problemas

Leia mais

MAT 2454 Cálculo II Resolução da Lista 3

MAT 2454 Cálculo II Resolução da Lista 3 MAT 2454 Cálculo II Resolução da Lista 3 por César Morad I. Superfícies de Nível, Planos Tangentes e Derivadas Direcionais 1.1. Em cada caso, esboce a superfície de nível c da função F: R 2 R: a. F(x,

Leia mais

(7) Suponha que sobre uma certa região do espaço o potencial elétrico V é dado por V(x, y, z) = 5x 2 3xy + xyz.

(7) Suponha que sobre uma certa região do espaço o potencial elétrico V é dado por V(x, y, z) = 5x 2 3xy + xyz. 1. MAT - 0147 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II PARA ECÔNOMIA 3 a LISTA DE EXERCÍCIOS - 017 1) Em cada caso, esboce a superfície de nível c da função F : R 3 R: a) Fx, y, z) = x + y + 3z e c = 1 b) Fx,

Leia mais

Lista 2 - Cálculo. 17 de maio de Se f e g são funções cujos grácos estão representados abaixo, sejam u(x) = f(x)g(x),

Lista 2 - Cálculo. 17 de maio de Se f e g são funções cujos grácos estão representados abaixo, sejam u(x) = f(x)g(x), Lista 2 - Cálculo 17 de maio de 2019 1. Se f e g são funções cujos grácos estão representados abaixo, sejam u(x) = f(x)g(x), h(x) = f(g(x)) e k(x) = g(f(x)). Encontre as seguintes derivadas: (a) u (1)

Leia mais

Resolução do Exame de 1 a Época 2 o Semestre /2010 Grupo 1 Exercício 1 a) Função Produção quase-côncava: A; F > 0 B(A; F ) = 0:1 2p A + 0:1 2p F

Resolução do Exame de 1 a Época 2 o Semestre /2010 Grupo 1 Exercício 1 a) Função Produção quase-côncava: A; F > 0 B(A; F ) = 0:1 2p A + 0:1 2p F Resolução do Exame de a Época o Semestre - 009/00 Grupo Exercício a) Função Produção quase-côncava: A; F > 0 B(A; F ) = 0: p A + 0: p F B = 6 4 0 @B @A @B @A @B @F @ B @A @ B @F @A @B @F @ B @A@F @ B @F

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. 2º Teste de avaliação.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. 2º Teste de avaliação. Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II º Teste de avaliação Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma

Leia mais

TURMAS:11.ºA/11.ºB. e é perpendicular à reta definida pela condição x 2 z 0.

TURMAS:11.ºA/11.ºB. e é perpendicular à reta definida pela condição x 2 z 0. FICHA DE TRABALHO N.º 3 (GEOMETRIA ANALÍTICA DO ESPAÇO) TURMAS:11.ºA/11.ºB 2017/2018 (JANEIRO DE 2018) No âmbito da Diferenciação Pedagógica (conjunto de exercícios com diferentes níveis de dificuldade:

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia 2ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica

Bacharelado em Ciência e Tecnologia 2ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS Bacharelado em Ciência e Tecnologia ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica 008. ) São dados os pontos

Leia mais

Lista de Exercícios de Cálculo 3 Sétima Semana

Lista de Exercícios de Cálculo 3 Sétima Semana Lista de Exercícios de Cálculo Sétima Semana Parte A. Use os multiplicados de Lagrange para determinar os valores máximos e mínimos da função sujeita as restrições dadas. (a) f(x, y) = x 2 + y 2 s.a. xy

Leia mais

GGM Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 20/12/2012- GGM - UFF Dirce Uesu

GGM Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 20/12/2012- GGM - UFF Dirce Uesu GGM0016 Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 0/1/01- GGM - UFF Dirce Uesu CÔNICAS DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA Exercício: Acesse o sitio abaixo e use o programa: http://www.professores.uff.br/hjbortol/disciplinas/005.1/gma04096/applets/conic/co

Leia mais

6. FUNÇÃO QUADRÁTICA 6.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

6. FUNÇÃO QUADRÁTICA 6.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 47 6. FUNÇÃO QUADRÁTICA 6.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Na figura abaixo, seja a reta r e o ponto F de um determinado plano, tal que F não pertence a r. Consideremos as seguintes questões: Podemos obter,

Leia mais

Nas respostas aos itens de resposta aberta, apresente todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações

Nas respostas aos itens de resposta aberta, apresente todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações PREPARAR EXAME O NACIONAL NACIONAL PROVA-MODELO Na resposta aos itens de escolha múltipla, selecione a opção correta. Escreva na folha de respostas o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

Leia mais

MAT Cálculo Diferencial e Integral I

MAT Cálculo Diferencial e Integral I MAT3110 - Cálculo Diferencial e Integral I Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional - IME/USP Lista de exercícios 4 23/04/2015 1. Encontre as equações das retas que passam pelo ponto (3, 2) e

Leia mais

UNICAMP Você na elite das universidades! MATEMÁTICA ELITE SEGUNDA FASE

UNICAMP Você na elite das universidades! MATEMÁTICA ELITE SEGUNDA FASE www.elitecampinas.com.br Fone: (19) -71 O ELITE RESOLVE IME 004 PORTUGUÊS/INGLÊS Você na elite das universidades! UNICAMP 004 SEGUNDA FASE MATEMÁTICA www.elitecampinas.com.br Fone: (19) 51-101 O ELITE

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A FICHA DE AVALIAÇÃO 12º B1 Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A FICHA DE AVALIAÇÃO 12º B1 Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 2º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A FICHA DE AVALIAÇÃO 2º B Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Justifique todas as passagens. Boa Sorte! e L 2 : = z 1 3

Justifique todas as passagens. Boa Sorte! e L 2 : = z 1 3 3 ā Prova de Cálculo II para Oceanográfico - MAT145 01/12/2010 Nome : GABARITO N ō USP : Professor : Oswaldo Rio Branco de Oliveira Justifique todas as passagens Boa Sorte! Q 1 2 3 4 5 Extra 6 Extra 7

Leia mais

1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos (a) e (b) e cos θ nos casos (c) e (d): = z 3 e s : { 3x + y 5z = 0 x 2y + 3z = 1

1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos (a) e (b) e cos θ nos casos (c) e (d): = z 3 e s : { 3x + y 5z = 0 x 2y + 3z = 1 14 a lista de exercícios - SMA0300 - Geometria Analítica Estágio PAE - Alex C. Rezende Medida angular, distância, mudança de coordenadas, cônicas e quádricas 1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos

Leia mais

Cálculo 2. Guia de Estudos P1

Cálculo 2. Guia de Estudos P1 Cálculo 2 Guia de Estudos P1 Resuminho Teórico e Fórmulas Parte 1 Cônicas Conceito: Cônicas são formas desenhadas em duas dimensões, considerando apenas os eixos x (horizontal) e y (vertical). Tipos de

Leia mais

MAT Cálculo a Várias Variáveis I Lista de Exercícios sobre Integração Dupla

MAT Cálculo a Várias Variáveis I Lista de Exercícios sobre Integração Dupla MAT116 - Cálculo a Várias Variáveis I Lista de Exercícios sobre Integração Dupla 1 Exercícios Complementares resolvidos Exercício 1 Considere a integral iterada 1 ] exp ( x ) dx dy. x=y 1. Inverta a ordem

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5).

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5). GEOMETRIA ANALÍTICA Distância entre Dois Pontos Sejam os pontos A(xA, ya) e B(xB, yb) e sendo d(a, B) a distância entre eles, temos: Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo ABC, vem: [d

Leia mais

Instituto de Matemática UFBA Disciplina: Geometria Analítica Mat A01 Última Atualização ª lista - Cônicas

Instituto de Matemática UFBA Disciplina: Geometria Analítica Mat A01 Última Atualização ª lista - Cônicas Instituto de Matemática UFBA Disciplina: Geometria Analítica Mat A01 Última Atualização - 005 1ª lista - Cônicas 1 0 ) Em cada um dos seguintes itens, determine uma equação da parábola a partir dos elementos

Leia mais

Lista 7.4 Optimização com Restrições de Desigualdade

Lista 7.4 Optimização com Restrições de Desigualdade Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Apontamentos Cálculo II Lista 7.4 Optimização com Restrições de Desigualdade 1. Problema de optimização de uma função escalar f, de n variáveis reais,

Leia mais

MAT Cálculo II - POLI a Lista de Exercícios

MAT Cálculo II - POLI a Lista de Exercícios MAT 44 - Cálculo II - POLI - a Lista de Exercícios -) Ache os pontos do hiperbolóide x y +z = onde a reta normal é paralela à reta que une os pontos (,,) e (,,6). -) Encontre uma parametrização para C

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. TPC nº 5 (entregar no dia 6 ou )

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. TPC nº 5 (entregar no dia 6 ou ) Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II TPC nº (entregar no dia 6 ou 7 1 010) 1. Considere, num cubo de 8 cm de aresta, a secção que resulta

Leia mais

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar 2º. BIMESTRE

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar 2º. BIMESTRE Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar 2º. IMESTRE I PORCENTAGEM 1. Qual o montante, após dois anos, em uma aplicação que rende 10% ao semestre ( juros compostos), sabendo que o capital

Leia mais

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Licenciatura em Matemática. e B =

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Licenciatura em Matemática. e B = Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra Optimização Numérica Licenciatura em Matemática Ano lectivo 2006/2007 Folha 1 1. Considere as matrizes A = [ 1 1 1 2 ] e B = [ 1 3 1 2 (a) Verifique

Leia mais

Total Escolha 5 (cinco) questões. Justifique todas as passagens. Não é permitido o uso de calculadoras. Boa Sorte!

Total Escolha 5 (cinco) questões. Justifique todas as passagens. Não é permitido o uso de calculadoras. Boa Sorte! ā Prova de MAT 147 - Cálculo II - FEA-USP 8/11/01 Nome : GABARITO N ō USP : Professor : Oswaldo Rio Branco de Oliveira Q 1 4 5 6 7 Total N Escolha 5 (cinco) questões. Justifique todas as passagens. Não

Leia mais

6.1 equações canônicas de círculos e esferas

6.1 equações canônicas de círculos e esferas 6 C Í R C U LO S E E S F E R A S 6.1 equações canônicas de círculos e esferas Um círculo é o conjunto de pontos no plano que estão a uma certa distância r de um ponto dado (a, b). Desta forma temos que

Leia mais

Teoria do Consumidor: Equilíbrio do Consumidor

Teoria do Consumidor: Equilíbrio do Consumidor Teoria do Consumidor: Equilíbrio do Consumidor Roberto Guena de Oliveira 16 de março de 2012 Roberto Guena de Oliveira () Equilíbrio 16 de março de 2012 1 / 36 Sumário 1 Restrição orçamentária 2 Restrição

Leia mais

CÁLCULO I. Lista Semanal 01 - Gabarito

CÁLCULO I. Lista Semanal 01 - Gabarito CÁLCULO I Prof. Tiago Coelho Prof. Emerson Veiga Questão 1. Esboce as seguintes regiões no plano xy: (a) 0 < x 6. A região representa todas os pontos onde x assume valores entre 0 e 6, sendo aberto em

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com

Leia mais

I. Problema da determinação de extremos duma função sujeita a uma ou mais restrições (extremos condicionados).

I. Problema da determinação de extremos duma função sujeita a uma ou mais restrições (extremos condicionados). APOIO À FICHA 1 ARGARIDA BAÍA, D, IST I. Problema da determinação de extremos duma função sujeita a uma ou mais restrições (extremos condicionados). A) Exemplos de motivação/aplicação. Problema 1. Uma

Leia mais

c) F( 4, 2) r : 2x+y = 3 c) a = 3 F 1 = (0,0) F 2 = (1,1)

c) F( 4, 2) r : 2x+y = 3 c) a = 3 F 1 = (0,0) F 2 = (1,1) Lista de Exercícios Estudo Analítico das Cônicas e Quádricas 1. Determine o foco, o vértice, o parâmetro e a diretriz da parábola P e faça um esboço. a) P : y 2 = 4x b) P : y 2 +8x = 0 c) P : x 2 +6y =

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições Exercícios de exames e testes intermédios 1. Em C, conjunto dos números complexos, considere: z 1 = 1 i ] π [, com θ 2e iθ 12,π 4 w = z 1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT243-CÁLCULO III

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT243-CÁLCULO III UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT243-CÁLCULO III Capítulo 1 Vetores no Rn 1. Sejam u e v vetores tais que e u v = 2 e v = 1. Calcule v u v. 2. Sejam u

Leia mais

Turma: Referências principais (nas quais a lista foi baseada): 1. J. Stewart, Cálculo II Pioneira Thomson Learning,

Turma: Referências principais (nas quais a lista foi baseada): 1. J. Stewart, Cálculo II Pioneira Thomson Learning, 2 0 Lista MAT3210 - Cálculo Diferencial e Integral II (2 0 semestre 2015) Turma: 2015226 Referências principais (nas quais a lista foi baseada): 1. J. Stewart, Cálculo II Pioneira Thomson Learning, 2.

Leia mais

Funções de duas (ou mais)

Funções de duas (ou mais) Lista 5 - CDI II Funções de duas (ou mais) variáveis. Seja f(x, y) = x+y x y, calcular: f( 3, 4) f( 2, 3 ) f(x +, y ) f( x, y) f(x, y) 2. Seja g(x, y) = x 2 y, obter: g(3, 5) g( 4, 9) g(x + 2, 4x + 4)

Leia mais

Exercícios de Cálculo - Prof. Ademir

Exercícios de Cálculo - Prof. Ademir Exercícios de Cálculo - Prof. Ademir Funções, limites e continuidade. Considere f : IR IR definida por f(x) = x 4x + 3. (a) Faça um esboço do gráfico de f. (b) Determine os valores de x para os quais f(x)..

Leia mais

Lista de Exercícios Geometria Analítica e Álgebra Linear MAT 105

Lista de Exercícios Geometria Analítica e Álgebra Linear MAT 105 Lista de Exercícios Geometria Analítica e Álgebra Linear MAT 105 Primeiro período de 2018 Está lista de exercícios contém exercícios de [2], [1] e exercícios de outras referências. Além dos exercícios

Leia mais

Teste de avaliação (Versão A) Grupo I

Teste de avaliação (Versão A) Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A 09-03 - 007 Teste de avaliação (Versão A) Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 1 a Lista de exercícios MAT 41 - Cálculo III - 01/II Coordenadas no espaço 1. Determinar o lugar geométrico

Leia mais

Instituto de Matemática - UFBA Disciplina: Geometria Analítica - Mat A 01 1 a Lista - Cônicas

Instituto de Matemática - UFBA Disciplina: Geometria Analítica - Mat A 01 1 a Lista - Cônicas Instituto de Matemática - UFBA Disciplina: Geometria Analítica - Mat A 0 a Lista - Cônicas. Em cada um dos seguintes itens, determine uma equação da parábola a partir dos elementos dados: (a) foco F (,

Leia mais

Cálculo II. Resumo e Exercícios P3

Cálculo II. Resumo e Exercícios P3 Cálculo II Resumo e Exercícios P3 Resuminho Teórico e Fórmulas Parte 1 Funções de Três Variáveis w = f(x, y, z) Definida em R +, apenas um valor de w para cada (x, y, z). Domínio de Função de Três Variáveis:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Matemática EXERCÍCIOS DE PROVAS DE EXAME NACIONAIS 000-00 COMPLEXOS 1º ANO Parte 1 Escolha múltipla 1 Seja w um número complexo diferente de zero, cuja imagem geométrica

Leia mais

EXERCÍCOS DE REVISÃO - 1º ANO ENSINO MÉDIO

EXERCÍCOS DE REVISÃO - 1º ANO ENSINO MÉDIO EXERÍOS DE REVISÃO - 1º NO ENSINO MÉDIO 1.- Para a função definida por f(x) = - 2x 2 + x + 1, determine as coordenadas do vértice e decida se ele representa um ponto de máximo ou de mínimo, explicando

Leia mais

2º trimestre Lista de exercícios Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Maurício Nome: nº

2º trimestre Lista de exercícios Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Maurício Nome: nº º trimestre Lista de exercícios Ensino Médio º ano classe: Prof. Maurício Nome: nº --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 3. MATEMÁTICA III 1 ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 3. MATEMÁTICA III 1 ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA DEFINIÇÃO... EQUAÇÃO REDUZIDA... EQUAÇÃO GERAL DA CIRCUNFERÊNCIA... 3 RECONHECIMENTO... 3 POSIÇÃO RELATIVA ENTRE PONTO E CIRCUNFERÊNCIA... 1 POSIÇÃO RELATIVA ENTRE RETA E CIRCUNFERÊNCIA... 17 PROBLEMAS

Leia mais

(A) Uma recta paralela ao eixo Ox (B) Uma recta paralela ao eixo Oy

(A) Uma recta paralela ao eixo Ox (B) Uma recta paralela ao eixo Oy PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA A 10º A 010 Março 15 Duração da prova: 90 minutos VERSÃO 1 Grupo I Os cinco itens deste grupo são de escolha múltipla. Em cada um deles, são indicadas quatro alternativas, das

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico - 8ºAno de Escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: /02/2010 Versão A A PREENCHER

Leia mais