Resistência ao avanço em embarcações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resistência ao avanço em embarcações"

Transcrição

1 Resistência ao avanço em embarcações Para mover um navio, é necessário sobrepor a resistência ao avanço pelo meio de propulsão. O cálculo desta resistência R é um papel significante na seleção do correto propulsor e escolha da máquina. A resistência ao avanço de navios é influenciada por sua velocidade, deslocamento e forma do casco. A resistência total R T, consiste de várias componentes que podem ser divididas em três principais: 1) Resistência de atrito 2) Resistência residual 3) Resistência do ar A influência das resistências de atrito e residual depende de quanto do navio está abaixo da linha d água (obras vivas), enquanto que a influência da resistência do ar de quanto está acima (obras mortas). A resistência residual pode ser dividida em resistência pela formação de ondas e resistência viscosa de pressão. A resistência viscosa de pressão é devida a separação da camada limite na popa e ao desprendimento de vórtices. Outros termos também podem ser incluídos, como o efeito de ondas incidentes sobre a estrutura da embarcação e a resistência adicional de apêndices sobre a carena. LEIS DE COMPARAÇÃO Como não existe um método que permita calcular diretamente a resistência, deve ser testado um modelo (em geral reduzido) em diversas velocidades, medindo as resistências. Essas medições são expandidas ao protótipo nas velocidades correspondentes. A resistência da embarcação depende de: - comprimento do casco (L) - velocidade (V) - densidade da água (ρ) - viscosidade cinemática ( ) - gravidade (g) - forma do casco (C B, C P, etc)

2 Se, no estudo entre modelo e protótipo houver similaridade geométrica, os coeficientes de forma podem ser desconsiderados. Assim, da análise dimensional obtém-se: Usando o denominador do termo da direita como a pressão dinâmica, que considera que a água está sendo completamente parada por um corpo. Assim, a água irá reagir sobre a superfície do corpo com uma pressão dinâmica obtida, a partir da Equação de Bernoulli: Onde V é velocidade e ρ a massa específica. Esta relação é a base para o cálculo ou a medição das resistências ao avanço em embarcações, usando coeficientes adimensionais. Usando a área da superfície molhada do casco (A s ), incluindo a área do leme, define-se uma força K de referência para cálculo das componentes da resistência. E as componentes das resistências serão: 1) Resistência de atrito A resistência de atrito depende do tamanho da área molhada do casco e do coeficiente de atrito C F. O atrito aumenta com as incrustações no casco, pelo crescimento de algas e cracas. A resistência de atrito representa uma considerável parte da resistência total do navio. Para navios de baixa velocidade (graneleiros e petroleiros) pode representar 70-90% da resistência total. Em navios velozes, como navios de cruzeiro abaixo de 40%

3 C F pode ser calculado pela equação proposta na ITTC (International Towing Tank Conference) de ) Resistência residual A resistência residual compreende a resistência de ondas e da resistência viscosa de pressão. Resistência de ondas refere-se a energia perdida causada por ondas criadas pelo casco durante seu movimento. Resistência viscosa de pressão corresponde a perda causada pela separação do escoamento e geração de vórtices, principalmente na popa do navio. Resistência de ondas em baixa velocidade é proporcional ao quadrado da velocidade, mas aumenta muito mais rápido em mais altas velocidades. Isto significa que uma barreira de velocidade é imposta, tal que, um aumento adicional da potência de propulsão do navio será convertido em energia de onda. A resistência residual, geralmente, representa 8-25% da resistência total em navios de baixa velocidade e até 40-60% em navios de alta velocidade. Quando em águas rasas pode haver grande influência na resistência residual, pela maior dificuldade da água deslocar-se sob o casco do navio. O cálculo da resistência residual é dado por:

4 A FORMAÇÃO DE ONDAS A superfície da água onde o navio se movimenta é uma superfície descontínua entre dois fluidos: água e ar. A interface é mantida pela gravidade, onde o ar, pela sua baixa massa específica pode ser desconsiderado. Quando o navio passa cria um desequilíbrio entre a força restauradora (gravidade) e a elevação causada pelo casco, criando assim um padrão de ondas característico. O padrão ondulatório criado pelo casco é formado por dois sistemas. O mais importante, é o sistema criado nas proximidades da proa e outro sistema mais fraco na popa. O sistema de proa é mais importante, pois além de gerar ondas de maior altura, elas persistem ao longo do casco, modificando pressão na água no entorno do casco. Cada sistema de ondas é formado por dois trens de ondas: um trem de ondas divergentes e um trem de ondas transversais.

5 O sistema de ondas de proa inicia com uma crista, enquanto que o de popa inicia-se com um cavado. Como a quantidade de energia por onda é constante, elas diminuem de altura progressivamente ao navio se afastar. As ondas transversais têm linhas de sua crista praticamente perpendiculares ao plano longitudinal. Elas avançam com o navio

6 como se fossem presas e ele. A velocidade dos dois sistemas de ondas transversais é igual a velocidade do navio, e seu comprimento é função da velocidade. Em águas profundas, é dada por: Como o comprimento da onda transversal é função da velocidade, o número de ondas ao longo do costado dependerá da velocidade do navio e de seu comprimento. Se chamarmos de L o comprimento de flutuação (~0,9 L OA ), o número de ondas transversais (e consequentemente de divergentes) ao longo do costado é: Se os dois sistemas transversais estiverem em fase, de tal forma que as cristas das ondas coincidam, os sistema resultante terá maior altura e, consequentemente, maior energia. Isso acontece quando a cava do sistema de proa ocorre no ponto de geração do sistema de popa. Se, pelo contrário, a cava de um sistema ficar sobreposta com uma crista do outro sistema, a energia consumida para gerar o sistema será reduzida. Assim, a energia gasta para produzir os sistemas de ondas está relacionada ao comprimento de flutuação e ao comprimento da onda gerada. A pior situação ocorre quando: Pois a primeira cava da onde de proa estará na zona de geração do sistema de popa. As outras cavas estarão na popa quando: Onde para N= 1, 3, 5... as cavas coincidem, enquanto que para N igual a números pares as cristas do sistema de proa coincidem com as cavas do sistema de popa. Assim, combinando-se as equações obtém-se:

7

8 As ondas divergentes, logo que formadas, se afastam do casco e não produzem efeitos na resistência, a não ser o de sua formação. Sua altura é função da velocidade do casco e é mantida a mesma por grande extensão. E elas se propagam perpendicularmente à direção da linha daas cristas. O sistema de ondas de popa é muito mais fraco do que o sistema de proa. Normalmente o sistema de popa não pode ser visto como um sistema isolado, mas sim como uma combinação dos sistemas de proa e popa. A resistência devida à formação de ondas não pode ser obtida por simples formução matemática. Ela é determinada experimentalmente através de modelos de navios, medindo-se a resistência residual em corridas em tanques de experiências hidrodinâmicas. EXPERIÊNCIA DO H.M.S GREYHOUND O primeiro ensaio de resistência de carena que se noticia foi realizado por William Froude, com assistência do Almirantado Inglês, em Foi realizado em escala real, no lago de Portsouth no navio Greyhound com a seguintes características:

9 L PP = 52,58 m B = 10,11 m T = 4,19 m (durante o experimento) W = 1179 ton Área da seção de meio navio = 31,49 m 2 Área de superfície molhada = 700,49 m 2 O Greyhound foi rebocado pelo H.M.S. Active de 3149 t, através de um pau de surriola de 45 fte ligado por um cabo de 190 ft (57,9 m).

10 3) Resistência do ar A resistência do ar é proporcional ao quadrado da velocidade do navio e proporcional a área da seção transversal do navio acima da linha d água. Em clima calmo a resistência do ar representa em torno de 2% da resistência total. Para navios de container em vento forte, a resistência do ar pode ser da ordem de 10%. A resistência do ar pode ser calculada de forma semelhante as anteriores: Mas é comum ser baseada em 90% da pressão dinâmica do ar com uma velocidade V. Onde Ρ ar é a massa específica do ar A ar é a área da seção transversal do navio acima da linha d água. V deve levar em conta, além da velocidade do navio o vento esperado na pior situação. Resistencia total É a soma das resistências Potência efetiva de reboque É a potência teórica necessária para mover o navio através da água, com uma velocidade V. A potência enviada para o propulsor, P P, a fim de mover o navio na velocidade V, é, contudo um pouco maior. Isso é devido às condições de escoamento ao redor do propulsor e sua eficiência.

11 Calculando a resistência ao avanço A Figura abaixo (Baader,1951) divide a resistência ao avanço nas duas mais importantes contribuições, não considerando a resistência do ar. A resistência de formas corresponde a resistência residual e a resistência de fricción corresponde a resistência de atrito. O grado de velocidad, corresponde a velocidade relativa, que é uma forma dimensional de expressar o Número de Froud. As unidades do grado de velocidade devem ser conforme a figura (V [km/h] e L [m]). O valor encontrado na ordenada nos permite encontrar a relação entre a importância de cada um dos efeitos, não sendo um valor físico da resistência ao avanço. Como a resistência de atrito pode ser calculada facilmente pelas equações da Mecânica dos Fluidos, através do gráfico pode se encontrar a contribuição para a resistência de forma em função da velocidade relativa ( grado de velocidad ) e a resistência do ar.

12 Séries sistemáticas Uma série sistemática é uma compilação de resultados experimentais que permite estimar a resistência ao avanço de determinados casco com base em interpolações de resultados experimentais usando semelhança de geometrias (por exemplo, L/B, B/T, Cb, Cp, etc...). De forma equivalente, permite estimar os parâmetros geométricos principais de um casco que garantam boas características de resistência para uma faixa de velocidades pré-estabelecida. O emprego de séries sistemáticas facilita bastante o projeto de um casco, em especial as etapas de projeto básico, evitando que um grande número de ensaios tenha que ser realizado para se avaliar a influência de modificações na geometria do casco. Atualmente, existem séries sistemáticas apropriadas para os mais diferentes tipos de embarcações, desde navios mercantes (as clássicas séries de Taylor e série 60) até veleiros, catamarãs e lanchas de planeio. Série de Taylor Taylor realizou teste de modelos entre 1907 e 1914 para variações sistemáticas de uma forma básica definida pelo navio de cruzeiro Leviathan.

13 Série obtida pela Universidade Técnica da Dinamarca

14

15 Referências bibliográficas Cruceros y lanchas veloces, Juan Baader, Hidrodinâmica e Propulsão, Jorge Trindade, Basic principles of ship propulsion Arquitetura Naval para oficiais de náutica, Carlos R. C. Gomes, Prediction of resistance and propulsion power of ships, technical Universidade of Denmark, Project no , report no.4, 2012.

RESISTÊNCIA E PROPULSÃO Engenharia e Arquitectura Naval Exame de 1ª Época 6/Janeiro/2005 Duração: 3 horas

RESISTÊNCIA E PROPULSÃO Engenharia e Arquitectura Naval Exame de 1ª Época 6/Janeiro/2005 Duração: 3 horas RESISTÊNCIA E PROPULSÃO Engenharia e Arquitectura Naval Exame de 1ª Época 6/Janeiro/005 Duração: 3 horas 1. Considere o corpo cilíndrico com secção elíptica de comprimento L = 7 m, altura B = 3 m e espessura

Leia mais

ENGENHARIA NAVAL INSTRUÇÕES GERAIS NÃO DESTACAR A PARTE INFERIOR 000 A 100 MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA

ENGENHARIA NAVAL INSTRUÇÕES GERAIS NÃO DESTACAR A PARTE INFERIOR 000 A 100 MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA (PS-EngNav/2011) ENGENHARIA NAVAL PROVA ESCRITA DISCURSIVA INSTRUÇÕES GERAIS 1- A duração

Leia mais

ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA

ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PÓS-GRADUAÇÃO. DOUTORADO EM ENERGIA. ANÁLISE DIMENSIONAL E SEMELHANÇA ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA

Leia mais

Resistência e Propulsão Aulas Práticas

Resistência e Propulsão Aulas Práticas LICENCIATURA ENGENHARIA E ARQUITECTURA NAVAL Resistência e Propulsão 2004-2005 Aulas Práticas Lista de Problemas J.A.C. Falcão de Campos 1 Capítulo 2: Resistência do Navio. Resistência de onda Ondas gravíticas

Leia mais

PME Análise Dimensional, Semelhança e Modelos

PME Análise Dimensional, Semelhança e Modelos PME 3230 Análise Dimensional, Semelhança e Modelos Alberto Hernandez Neto PME 3230 - MECÂNICA DOS FLUIDOS I - Alberto Hernandez Neto Análise Dimensional /53 Aplicação da análise dimensional: Desenvolvimento

Leia mais

Elementos de Engenharia Civil 2009/2010. Enunciados dos problemas *

Elementos de Engenharia Civil 2009/2010. Enunciados dos problemas * DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA SECÇÁO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS Elementos de Engenharia Civil 2009/2010 2 SEMESTRE Enunciados dos problemas * (módulo de Hidráulica)

Leia mais

Construção dos Navios. Esforços a que estão sujeitos os navios

Construção dos Navios. Esforços a que estão sujeitos os navios Construção dos Navios Esforços a que estão sujeitos os navios Resistência do casco Um navio que flutua em águas tranqüilas está sujeito a dois tipos de forças: Peso do navio e sua carga Empuxo Cada uma

Leia mais

Aprendendo Resistência ao avanço Como calcular todas as forças contrárias a embarcação. Curso Construção Naval Faculdade Metropolitana Resumo -

Aprendendo Resistência ao avanço Como calcular todas as forças contrárias a embarcação. Curso Construção Naval Faculdade Metropolitana Resumo - Aprendendo Resistência ao avanço Como calcular todas as forças contrárias a embarcação. Curso Construção Naval Faculdade Metropolitana Resumo - Aluno: Antonio Porpino. É bom saber simbologia Rt = Resistencia

Leia mais

Resistência Viscosa Escoamento em torna da querena. Resistência Viscosa Escoamento em torna da querena

Resistência Viscosa Escoamento em torna da querena. Resistência Viscosa Escoamento em torna da querena Escoamento em torna da querena 1 Escoamento em torna da querena Características gerais: O escoamento em torno da querena do navio é um escoamento a número de Reynolds elevado. Desenvolve-se uma camada

Leia mais

Tubo de Pitot. Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada;

Tubo de Pitot. Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada; Tubo de Pitot Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada; Desvantagem: Diversas tecnologias, o que dificulta a calibração do equipamento (de

Leia mais

PRÁTICA 8: VELOCIDADE DE UMA ONDA PROGRESSIVA EM ÁGUA

PRÁTICA 8: VELOCIDADE DE UMA ONDA PROGRESSIVA EM ÁGUA PRÁTICA 8: VELOCIDADE DE UMA ONDA PROGRESSIVA EM ÁGUA Nesta prática, estudaremos o efeito de uma perturbação em uma lâmina de água, a fim de observar fundamentos de fenômenos ondulatórios, com um aparato

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE FLUXOS. Fluxos laminares e turbulentos Numeros de Froude e Reynolds Camada Limite e tensão de cizalhamento Rugosidade do fundo

CARACTERIZAÇÃO DE FLUXOS. Fluxos laminares e turbulentos Numeros de Froude e Reynolds Camada Limite e tensão de cizalhamento Rugosidade do fundo CARACTERIZAÇÃO DE FLUXOS Fluxos laminares e turbulentos Numeros de Froude e Reynolds Camada Limite e tensão de cizalhamento Rugosidade do fundo NÚMERO DE REYNOLDS RELACIONA AS FORÇAS VISCOSAS (RESISTEM

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 11 Distribuição de Sustentação, Arrasto e Efeito Solo Tópicos Abordados Distribuição Elíptica de Sustentação. Aproximação de Schrenk para Asas com Forma Geométrica

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 9 ANÁLISE DIMENSIONAL E SEMELHANÇA PROF.: KAIO DUTRA Grandezas Físicas De forma simples, pode-se definir grandeza física como uma propriedade observável que pode ser expressa

Leia mais

Mecânica dos Fluidos II (MEMec) Aula de Resolução de Problemas n o 6

Mecânica dos Fluidos II (MEMec) Aula de Resolução de Problemas n o 6 Mecânica dos Fluidos II (MEMec) Aula de Resolução de Problemas n o 6 (Equação de Von-Kármán; Escoamento na camada limite turbulenta) EXERCÍCIO Considere o escoamento de um fluido com massa específica ρ,

Leia mais

Escoamento completamente desenvolvido

Escoamento completamente desenvolvido Escoamento completamente desenvolvido A figura mostra um escoamento laminar na região de entrada de um tubo circular. Uma camada limite desenvolve-se ao longo das paredes do duto. A superfície do tubo

Leia mais

Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica

Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica Prof. Fernando Porto Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica Camada Limite Incompressível Laminar: Escoamento de Fluidos ao Redor de Corpos Submersos 4ª Parte Introdução Se o corpo estiver se movendo

Leia mais

ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR

ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR M. H. MARTINS 1, A. KNESEBECK 1 1 Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Química E-mail para contato: marcellohmartins@gmail.com

Leia mais

2 Fundamentos Teóricos

2 Fundamentos Teóricos Fundamentos Teóricos.1.Propriedades Físicas dos Fluidos Fluidos (líquidos e gases) são corpos sem forma própria; podem se submeter a variações grandes da forma sob a ação de forças; quanto mais fraca a

Leia mais

Análise Dimensional e Semelhança

Análise Dimensional e Semelhança Análise Dimensional e Semelhança PME3222 - Mecânica dos Fluidos Para Eng. Civil PME/EP/USP Prof. Antonio Luiz Pacífico 2 Semestre de 2017 PME3222 - Mecânica dos Fluidos Para Eng. Civil (EP-PME) Análise

Leia mais

) (8.20) Equipamentos de Troca Térmica - 221

) (8.20) Equipamentos de Troca Térmica - 221 onde: v = &m = Cp = h lv = U = A = T = t = volume específico vazão em massa (Kg/h) calor específico calor latente de vaporização coeficiente global de troca térmica área de transmissão de calor temperatura

Leia mais

Livro: Rebocadores Portuários

Livro: Rebocadores Portuários Prezado aluno, Depois de detalhar todo o conteúdo do livro Tug Use in Port (edição 2003), o objetivo agora é reforçar conceitos já vistos e destacar o que difere entre as duas bibliografias sugeridas.

Leia mais

Potência, Força de Tração Estática (BP) e número de rebocadores

Potência, Força de Tração Estática (BP) e número de rebocadores Potência, Força de Tração Estática (BP) e número de rebocadores A força para mover um navio longitudinalmente é bem menor do que aquela usada para movê-lo na direção transversal. A força requerida para

Leia mais

Resumo Prova Final (P1)

Resumo Prova Final (P1) Resumo Prova Final (P1) Características da Engenharia Naval: Alto conteúdo tecnológico misturado com conhecimento tradicional; Caráter estratégico para o país; Longo período de produção; Interdisciplinar;

Leia mais

Marinharia

Marinharia Marinharia www.douroazul.pt Embarcação Navio www.douroazul.pt Embarcação É uma construção flutuante com capacidade para transportar pessoas ou coisas ou efetuar operações específicas no meio aquático.

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos Sistemas Hidráulicos podem ser descritos por leis que regem o comportamento de fluidos confinados em: regime permanente (repouso) invariante no tempo; regime

Leia mais

ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS

ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS Nome: nº turma INTRODUÇÃO Um escoamento em canal aberto é caracterizado pela existência de uma superfície livre. Esta superfície é na realidade uma interface entre dois

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I Mecânica dos Fluidos I Apontamentos sobre Análise Dimensional (complementares das semanas 8 9 das aulas de problemas) 1 Introdução A Análise Dimensional explora as consequências da homogeneidade dimensional

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2016/17

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2016/17 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 6/ Exame de ª época, 4 de Janeiro de Nome : Hora : 8: Número: Duração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : Consulta limitada a livros

Leia mais

-Semelhança geométrica. -Semelhança cinemática. Semelhança hidrodinámica. - Semelhança dinámica.

-Semelhança geométrica. -Semelhança cinemática. Semelhança hidrodinámica. - Semelhança dinámica. -Semelhança geométrica. Semelhança hidrodinámica. -Semelhança cinemática. - Semelhança dinámica. Semelhança geométrica Semelhança geométrica é cumprida quando são iguais os ângulos semelhantes das máquinas

Leia mais

capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA LÍQUIDOS E GASES FORÇAS EXTERNAS 19

capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA LÍQUIDOS E GASES FORÇAS EXTERNAS 19 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 13 capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS 17 1.1 ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA 17 1.2 LÍQUIDOS E GASES 18 1.3 FORÇAS EXTERNAS 19 capítulo 2 SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 21 2.1 GRANDEZAS,

Leia mais

ONDAS DE SUPERFÍCIE NO OCEANO

ONDAS DE SUPERFÍCIE NO OCEANO ONDAS DE SUPERFÍCIE NO OCEANO MECÂNICA DAS ONDAS (TEORIA LINEAR) Hipóteses: Movimento irrotacional; Fluido incompressível; EXISTÊNCIA DE UM POTENCIAL DE VELOCIDADE QUE SATISFAZ A EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE.

Leia mais

+ MECÂNICA DOS FLUIDOS. n DEFINIÇÃO. n Estudo do escoamento de li quidos e gases (tanques e tubulações) n Pneuma tica e hidraúlica industrial

+ MECÂNICA DOS FLUIDOS. n DEFINIÇÃO. n Estudo do escoamento de li quidos e gases (tanques e tubulações) n Pneuma tica e hidraúlica industrial Mecânica Sólidos INTRODUÇÃO MECÂNICA DOS FLUIDOS FBT0530 - FÍSICA INDUSTRIAL PROFA. JULIANA RACT PROFA. MARINA ISHII 2018 Fluidos O que é um fluido? MECÂNICA DOS FLUIDOS PROPRIEDADE SÓLIDOS LÍQUIDOS GASES

Leia mais

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico Exercícios PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I PME/EP/USP Prof. Antonio Luiz Pacífico 2 Semestre de 2016 PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I (EP-PME) Exercícios 2 Semestre de 2016 1 / 20 Conteúdo da Aula 1

Leia mais

Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros

Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Convecção natural Convecção forçada Convecção natural A transmissão de calor por convecção natural ocorre sempre quando um corpo é

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2017/18

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2017/18 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 217/18 Exame de 1ª época, 2 de Janeiro de 218 Nome : Hora : 8: Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta 2ª Parte : Consulta livre

Leia mais

2a LISTA DE EXERCÍCIOS

2a LISTA DE EXERCÍCIOS IPH 01107 a LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Para o escoamento de 15 N/s de ar [R = 87 m /(s.k)] a 30 o C e 100 kpa (absoluta), através de um conduto de seção transversal retangular com 15 X 30 cm, calcule (a) a

Leia mais

Dinâmica dos fluidos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Dinâmica dos fluidos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Dinâmica dos fluidos Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Dinâmica dos fluidos Questões??? Porque existem covinhas em uma bola de golfe? Porque o esquiador se curva durante a prova? O que faz a bola

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174324 A utilização do CDF para o auxílio de experimentos e projetos no IPT-NAVAL João Lucas Dozzi Dantas Palestra proferia no CD-ADAPCO, Simulação de CDF na Simulação de CDF nas

Leia mais

Escoamento Interno Viscoso

Escoamento Interno Viscoso Escoamento Interno Viscoso Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reynolds Re VD ρ --> massa específica ou densidade V --> velocidade D --> comprimento característico μ --> viscosidade numero de Reynolds

Leia mais

Dimensionamento de Propulsores

Dimensionamento de Propulsores Marcelo Henrique Dibo Paes Dimensionamento de Propulsores Brasil 2015 Marcelo Henrique Dibo Paes Dimensionamento de Propulsores Trabalho técnico solicitado pelo professor Flávio Silveira como requisito

Leia mais

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos Fundamentos da Mecânica dos Fluidos 1 - Introdução 1.1. Algumas Características dos Fluidos 1.2. Dimensões, Homogeneidade Dimensional e Unidades 1.2.1. Sistemas de Unidades 1.3. Análise do Comportamentos

Leia mais

Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido.

Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido. V ESCOAMENTO F AO REOR E CORPOS SUBMERSOS F F F S F Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido. é a força total que possui

Leia mais

REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS I- DENTIFICADOS POR SUAS MIS- SÕES TÍTULO 42 REBOCADORES / EMPURRADORES CAPÍTULOS ABORDAGEM

REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS I- DENTIFICADOS POR SUAS MIS- SÕES TÍTULO 42 REBOCADORES / EMPURRADORES CAPÍTULOS ABORDAGEM PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS I- DENTIFICADOS POR SUAS MIS- SÕES TÍTULO 42 REBOCADORES / EMPURRADORES SEÇÃO 1 ARQUITETURA NAVAL CAPÍTULOS A B C D E F G H I T ABORDAGEM DOCUMENTOS,

Leia mais

10º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior Belém/PA, de setembro de 2017

10º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior Belém/PA, de setembro de 2017 10º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior Belém/PA, 12-14 de setembro de 2017 Proposta Inicial de Coeficiente para Estimativa Preliminar da Potência Instalada em

Leia mais

Escoamentos externos. PME2230 Mecânica dos Fluidos I

Escoamentos externos. PME2230 Mecânica dos Fluidos I Escoamentos externos PME2230 Mecânica dos Fluidos I Aplicações Aeronaves Veículos terrestres Embarcações e submarinos Edificações Camada limite Camada limite: região delgada próxima à parede, onde as tensões

Leia mais

MECÂNICA DOS FLUIDOS II. Introdução à camada limite. Introdução à camada limite. Conceitos:

MECÂNICA DOS FLUIDOS II. Introdução à camada limite. Introdução à camada limite. Conceitos: MECÂNICA DOS FLIDOS II Conceitos: Camada limite; Camada limite confinada e não-confinada; Escoamentos de corte livre e Esteira; Camadas limites laminares e turbulentas; Separação da camada limite; Equações

Leia mais

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Arrasto viscoso e de pressão Arrasto total Campo de escoamento Linhas de corrente: definidas como a linha contínua que é tangente aos vetores velocidade ao

Leia mais

PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J.

PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Conceitos Fundamentais Fundamentos do Projeto Projeto conceitual Aerodinâmica Desempenho Estabilidade

Leia mais

Mecânica dos Fluidos II (MEMec) Aula de Resolução de Problemas n o 9

Mecânica dos Fluidos II (MEMec) Aula de Resolução de Problemas n o 9 Mecânica dos Fluidos II (MEMec) Aula de Resolução de Problemas n o 9 (Turbomáquinas: Análise dimensional e diagrama de Cordier) EXERCÍCIO 1 Considere as turbinas do tipo Francis do aproveitamento hidroeléctrico

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LICENCIATURA EM ENGENHARIA E ARQUITECTURA NAVAL HIDRODINÂMICA EXERCÍCIOS J.A.C. Falcão de Campos 2006-2007 Capítulo 2 Aplicação da Análise Dimensional a Problemas de Hidrodinâmica.

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 212/13 Exame de 2ª época, 2 de Fevereiro de 213 Nome : Hora : 8: Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta 2ª Parte : Consulta

Leia mais

Vibrações em Pisos Provocadas pela Movimentação de Pessoas

Vibrações em Pisos Provocadas pela Movimentação de Pessoas Introdução Tradicionalmente, as estruturas da Engenharia Civil são analisadas supondo-se as cargas atuantes aplicadas muito lentamente. Tal hipótese é a base da análise estática, sendo apropriada para

Leia mais

FLUIDOS. Prof. Neemias Alves de Lima Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais Universidade Federal do Vale do São Francisco

FLUIDOS. Prof. Neemias Alves de Lima Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais Universidade Federal do Vale do São Francisco FLUIDOS Prof. Neemias Alves de Lima Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais Universidade Federal do Vale do São Francisco 1 Cristalino Sólido Amorfo Estados da Matéria Líquido Fluidos Coleção de

Leia mais

Olimpíadas de Física Prova Experimental A

Olimpíadas de Física Prova Experimental A Sociedade Portuguesa de Física Olimpíadas de Física 2018 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental A Nome: Escola: 19 de maio de 2018 Olimpíadas Internacionais de Física 2018 Seleção para

Leia mais

PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES CAPÍTULOS ABORDAGEM

PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES CAPÍTULOS ABORDAGEM PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES TÍTULO 41 NAVIOS PESQUEIROS SEÇÃO 1 ARQUITETURA NAVAL CAPÍTULOS A B C D E F ABORDAGEM DOCUMENTOS, REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

Complementos de Fluidos

Complementos de Fluidos Complementos de Fluidos A consequência mais visível da viscosidade de um fluido é o seu perfil de velocidades no interior de um tubo: Ver nota 1 A equação de Bernoulli é, então, substituída pela expressão:

Leia mais

SELEÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS

SELEÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS SELEÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS Prof. Jesué Graciliano da Silva https://jesuegraciliano.wordpress.com/aulas/mecanica-dos-fluidos/ 1- EQUAÇÃO DE BERNOULLI A equação de Bernoulli é fundamental para a análise

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA E DINÂMICA ATRAVÉS DO VISCOSÍMETRO DE STOKES

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA E DINÂMICA ATRAVÉS DO VISCOSÍMETRO DE STOKES DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA E DINÂMICA ATRAVÉS DO VISCOSÍMETRO DE STOKES Rodrigo Ernesto Andrade Silva; Arthur Vinicius Ribeiro de Freitas Azevedo; Allan Giuseppe de Araújo Caldas;

Leia mais

MEC204 Dinâmica de Fluidos Computacional. Prof. Juan Avila

MEC204 Dinâmica de Fluidos Computacional. Prof. Juan Avila MEC204 Dinâmica de Fluidos Computacional Prof. Juan Avila http://professor.ufabc.edu.br/~juan.avila Bibliografia Versteeg, H.K. and Malalasekera, An Introduction to Computacional Fluid Dynamics: The Finite

Leia mais

PEF Projeto de Estruturas Marítimas ESFORÇOS NA PLATAFORMA FIXA

PEF Projeto de Estruturas Marítimas ESFORÇOS NA PLATAFORMA FIXA PEF 506 - Projeto de Estruturas Marítimas ESFORÇOS NA PLATAFORMA FIXA 1. Introdução O principal esforço agente em uma plataforma fixa é aquele advindo do movimento do meio fluido. evido à complexidade

Leia mais

Capitulo 6. Escoamento Externo

Capitulo 6. Escoamento Externo Fenômenos de Transporte Capitulo 6 Escoamento Externo Prof. Dr. Christian J. Coronado Rodriguez IEM - UNIFEI Força de arrasto e sustentação (exemplo) UNIFEI 2013 Estado de forças no fluido Características

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) Pás e escoamentos, trabalho, escalas. 2

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) Pás e escoamentos, trabalho, escalas. 2 (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) N 0 DE AULAS Princípios básicos Considerações gerais de projeto Escoamento através da carcaça e aspectos de escoamentos tridimensionais Escoamento ao redor de

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº175850 Simulações numéricas de propulsores tipo POD Eduardo Tadashi Katsuno João Lucas Dozzi Dantas André Mitsuo Kogishi Palestra apresentada no CONGRESSO INTERNATIONAL DE TRANSPORTE

Leia mais

1 a experiência Escoamento ao redor de um cilindro

1 a experiência Escoamento ao redor de um cilindro 1 a experiência Escoamento ao redor de um cilindro 1) Força de Arrasto sobre um cilindro Quando um fluido escoa ao redor de um objeto, exerce sobre este uma força que pode ser decomposta em uma componente

Leia mais

TRANSMISSÃO DE CALOR resumo

TRANSMISSÃO DE CALOR resumo TRANSMISSÃO DE CALOR resumo convecção forçada abordagem experimental ou empírica Lei do arrefecimento de Newton Taxa de Transferência de Calor por Convecção 𝑞"#$ ℎ𝐴 𝑇 𝑇 ℎ 1 𝐴 ℎ - Coeficiente Convectivo

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 05/6 Exame de ª época, 5 de Janeiro de 06 Nome : Hora : :30 Número: Duração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : Consulta limitada

Leia mais

Leonardo Soares, M.Sc. CLC Plínio Calenzo APRESENTAÇÃO USP

Leonardo Soares, M.Sc. CLC Plínio Calenzo APRESENTAÇÃO USP NAVIOS Todo navio tem a finalidade de transportar carga em meios aquáticos. Navios Tanques Navios Graneleiros Navios de Carga Geral Quanto mais carga o Navio transportar mais efetivo ele passa a ser. REBOCADORES

Leia mais

Curso Básico. Mecânica dos. Fluidos. Unidade 4

Curso Básico. Mecânica dos. Fluidos. Unidade 4 1 Curso Básico de Mecânica dos luidos Curso Básico de Mecânica dos luidos Unidade 4 Raimundo erreira Ignácio Curso Básico de Mecânica dos luidos Unidade 4 - Análise Dimensional e Semelhança Mecânica. Objetivos:

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2012/13 Exame de 3ª época, 19 de Julho de 2013 Nome : Hora : 15:00 Número: Duração : 3 horas 1ª Parte : Sem consulta 2ª Parte : Consulta

Leia mais

Prof. Juan Avila

Prof. Juan Avila Prof. Juan Avila http://professor.ufabc.edu.br/~juan.avila Que é a mecânica dos fluidos? É um ramo da mecânica que estuda o comportamento dos líquidos e gases tanto em repouso quanto em movimento. Existem

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DA SEÇÃO MESTRA PETROLEIRO EPHESOS

DIMENSIONAMENTO DA SEÇÃO MESTRA PETROLEIRO EPHESOS 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ENGENHARIA NAVAL PAULO GIOVANNI DE SOUZA CARVALHO MATRÍCULA N : 1515200587 EZEQUIAS MARTINS DE FRANCA MATRÍCULA N : 1515200026 MATEUS

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Escoamento Sobre uma Placa Plana Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

4 Resultados dos Testes e Comentários

4 Resultados dos Testes e Comentários 4 Resultados dos Testes e Comentários Neste capítulo apresentam-se, os resultados obtidos nos testes realizados. Foram realizados ensaios estáticos, experimental e numérico, e ensaio dinâmico, com a estrutura

Leia mais

Aula prática 09 a 12: CONDUTOS LIVRES

Aula prática 09 a 12: CONDUTOS LIVRES Aula prática 09 a 1: CONDUTOS LIVRES INTRODUÇÃO O escoamento em condutos livres é caracterizado por apresentar uma superfície livre na qual reina a pressão atmosférica. Estes escoamentos têm um grande

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Cinemática dos Fluidos: Balanço Global de Energia Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 03 e 04 de abril de 2017 Cinemática dos Fluidos, Parte 2 1 / 28 Balanço de

Leia mais

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Conceitos fundamentais Fluido É qualquer substância que se deforma continuamente quando submetido a uma tensão de cisalhamento, ou seja, ele escoa. Fluidos

Leia mais

RESUMO MECFLU P2. 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente.

RESUMO MECFLU P2. 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente. RESUMO MECFLU P2 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente. Hipóteses Fluido invíscido (viscosidade nula) não ocorre perda de energia. Fluido incompressível

Leia mais

Mecânica dos Fluidos Formulário

Mecânica dos Fluidos Formulário Fluxo volúmétrico através da superfície Mecânica dos Fluidos Formulário Fluxo mássico através da superfície Teorema do transporte de Reynolds Seja uma dada propriedade intensiva (qtd de por unidade de

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Análise Dimensional - Semelhança

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Análise Dimensional - Semelhança Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Análise Dimensional - Semelhança Introdução A solução de muitos problemas da Mecânica dos Fluidos por métodos analíticos é em geral trabalhosa, e por vezes, impossível,

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Mecânica dos Fluidos Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira ÍNDICE ) - Introdução; ) - Densidade; 3) - Pressão;

Leia mais

Aula 13 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões

Aula 13 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões Universidade Federal do ABC Aula 13 Conhecimentos Técnicos sobre Aviões AESTS002 AERONÁUTICA I-A Suporte ao aluno Site do prof. Annibal: https://sites.google.com/site/annibalhetem/aes ts002-aeronautica-i-a

Leia mais

ARQUITETURA NAVAL MÓDULO 1

ARQUITETURA NAVAL MÓDULO 1 ARQUITETURA NAVAL MÓDULO 1 Motivação Ao final do curso é esperado que todos saibam o que pode causar um acidente como o da foto abaixo. MV Cougar Ace Características principais: Type: Ro-Ro (Roll on Roll

Leia mais

PME Análise Dimensional, Semelhança e Modelos Exercícios extras. Alberto Hernandez Neto

PME Análise Dimensional, Semelhança e Modelos Exercícios extras. Alberto Hernandez Neto PME 3230 Análise Dimensional, Semelhança e Modelos Exercícios extras Alberto Hernandez Neto PME 3230 - MECÂNICA DOS FLUIDOS I - Alberto Hernandez Neto Análise Dimensional 1/16 Exercício 6 Análise da operação

Leia mais

Elementos de Máquinas II. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica

Elementos de Máquinas II. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica Elementos de Máquinas II 6. ELEMENTOS DE APOIO - Mancais de Deslizamento TÓPICOS ABORDADOS: 6.1. Introdução 6.. Nomenclatura e Definições 6.3. Projeto de Mancais de Deslizamento 6.4. Lubrificação 6.5.

Leia mais

3.1 CRIAR A GEOMETRIA/MALHA;

3.1 CRIAR A GEOMETRIA/MALHA; 72 3 METODOLOGIA A metodologia adotada no presente trabalho foi a de utilizar a ferramenta de dinâmica dos fluidos computacional (CFD) para simular dispositivos microfluídicos de diferentes geometrias

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS

ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS Aluno: Thiago Ferrão Moura Cruz Orientadora: Mônica Feijó Naccache e Aline Abdu Introdução Com o objetivo de estudar o comportamento do cimento

Leia mais

Mecânica dos Fluidos II. Aula VI Análise Dimensional Aplicada às Turbomáquinas e Modelos Reduzidos

Mecânica dos Fluidos II. Aula VI Análise Dimensional Aplicada às Turbomáquinas e Modelos Reduzidos Mecânica dos Fluidos II Aula VI Análise Dimensional Aplicada às Turbomáquinas e Modelos Reduzidos Prof. António Sarmento Tel. 21 8417405 Email: antonio.sarmento@ist.utl.pt Exercício (Adaptado do Exame

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I Mecânica dos Fluidos I Aula prática 6 (Semana de 26 a 30 de Outubro de 2009) EXERCÍCIO 1 Um jacto de ar, escoando-se na atmosfera, incide perpendicularmente a uma placa e é deflectido na direcção tangencial

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ARRASTO PARA PERFIL DE PONTE. Aluna de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT); 2

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ARRASTO PARA PERFIL DE PONTE. Aluna de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT); 2 DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ARRASTO PARA PERFIL DE PONTE Vanessa Curto Menconi 1 ; Sander David Cardoso Junior 2 1 Aluna de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT); 2 Professor

Leia mais

parâmetros de cálculo 4. Velocidade 5. Vazão

parâmetros de cálculo 4. Velocidade 5. Vazão parâmetros de cálculo 4. Velocidade Velocidade é distância percorrida por unidade de tempo. A unidade usual é m/s. Uma maneira de entender a velocidade da água na tubulação é imaginar uma partícula de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE CURSO DE ENGENHARIA NAVAL FERNANDA HILLE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE CURSO DE ENGENHARIA NAVAL FERNANDA HILLE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE CURSO DE ENGENHARIA NAVAL FERNANDA HILLE INFLUÊNCIA DO BULBO NA RESISTÊNCIA AO AVANÇO DE UM CASCO DA SÉRIE 60 Joinville 2017 1 FERNANDA

Leia mais

Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT

Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT Quais são os tipos de tensões? O quociente força pela área da superfície onde ela é exercida é denominado de tensão. Consequências! Na mecânica as principais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br Conteúdo Bombas Parte 1 - Introdução - Classificação - Bombas sanitárias - Condições

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química 2

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química 2 ELABORAÇÃO DE FERRAMENTA DE CÁLCULO PARA A DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE CONVECTIVO EM EXPERIMENTOS DE CONVECÇÃO FORÇADA AO REDOR DE UM CORPO SUBMERSO E ALETAS TORRES, F. C. O. 1, BARBOSA NETO, A. M. 2 1

Leia mais

Módulo II Energia, Calor e Trabalho

Módulo II Energia, Calor e Trabalho Módulo II Energia, Calor e Trabalho Energia A energia pode se manifestar de diversas formas: mecânica, elétrica, térmica, cinética, potencial, magnética, química e nuclear. A energia total de um sistema

Leia mais

ESTE Aula 1- Introdução à convecção. A camada limite da convecção

ESTE Aula 1- Introdução à convecção. A camada limite da convecção Universidade Federal do ABC ESTE013-13 Aula 1- Introdução à convecção. A camada limite da convecção Convecção Definição: Processo de transferência de calor entre uma superfície e um fluido adjacente, quando

Leia mais