SINOPSE DE CLIPPING SEMANAL SINDISIDER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SINOPSE DE CLIPPING SEMANAL SINDISIDER"

Transcrição

1 SINOPSE DE CLIPPING SEMANAL SINDISIDER PERÍODO DE 10 A 14 DE FEVEREIRO Nessa semana, destaque para a reprodução no portal Metálica da matéria do jornal Valor Econômico, Inda mantém previsão de alta de 4% no consumo de aços planos no ano, resultado de participação do veículo na última coletiva de imprensa do Sindisider/INDA. O site da Ciatel, fabricante de telhas de aço, divulga notícia do site da entidade ( sobre os dados do International Stainless Steel Forum (ISSF) que analisa a produção mundial de aço do 3º trimestre do ano passado. O blog do Ernani Fagundes publica a matéria Balanço do 4 trimestre reflete desaceleração da economia, sobre o mercado em geral. O texto contém informações de uma fonte da Ativa Corretora, que menciona o Inda ao analisar dados da distribuição do setor siderúrgico, levando em consideração as expectativas das indústrias do segmento para este ano. Em mercado, o jornal Valor Econômico aborda as previsões de empresas como CSN e Usiminas para o 4º trimestre de 2013, que terão seus números impulsionados por resultados do negócio de mineração. Os bancos consultados pelo veículo estimam um aumento de 3% nas receitas da Usiminas, atingindo R$ 3,2 bilhões. Para o lucro líquido, estima-se um resultado de R$ 37 milhões. A agência de notícias Reuters enfoca o balanço negativo da siderúrgica sueca SSAB, que produz aço de alta resistência. Apesar de ser o sexto prejuízo trimestral consecutivo, a empresa tem boas perspectivas diante do mercado europeu, que deve se recuperar da atual crise econômica. Boa leitura!

2 1 INDA INDA MANTÉM PREVISÃO DE ALTA DE 4% NO CONSUMO DE AÇOS PLANOS NO ANO Com a estimativa de desempenho ruim do setor automobilístico, os distribuidores de aços planos estimam um aumento tímido de 4% para o consumo brasileiro do produto neste ano, para 13,1 milhões de toneladas. No ano passado, foram consumidas 12,6 milhões de toneladas de aços planos comuns no país, crescimento de 4,4% sobre o ano anterior. Carlos Loureiro, presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), afirma que a projeção é de crescimento de apenas 1% para as vendas às montadoras localizadas no país, que correspondem por 35% da demanda total do setor. 'Assim, dizer que o crescimento é de 4% é até otimismo', afirmou Loureiro. Ele espera que a indústria de bens de capital e os setores de construção civil e de tubos de grande diâmetro compensem o baixo crescimento do setor automotivo. As vendas das empresas representadas pelo Inda também devem crescer em torno de 4% no ano, estima Loureiro, mantendo sua fatia no consumo. No ano passado, as vendas do mercado brasileiro de distribuição subiram 4,3% em relação ao ano anterior, para 4,5 milhões de toneladas. Em coletiva de imprensa realizada ontem, Loureiro destacou a queda da penetração dos importados no consumo local no ano passado, para 12,8%, de 13,6% um ano antes. Neste ano, o indicador pode melhorar, afirmou. 'Tudo indica que pela primeira vez termos um dígito.' Em dezembro, o percentual já ficou em 8,8%. Segundo o executivo, a redução da participação de importados nas vendas de laminados, chapas zincadas e produtos zincados deverá compensar o volume de chapas grossas, segmento em que 30% da importação vem da China. No total do mercado de aços planos, o país asiático foi responsável por 51,9% das importações brasileiras em 2013, que somaram 1,6 milhão de toneladas, queda de 1,7% em um ano.

3 Entre as novidades do setor, a Gerdau vendeu 4 mil toneladas de aços planos ao mercado em dezembro, segundo Loureiro. A companhia acaba de entrar no segmento e estima chegar a 1,9 milhão de toneladas anuais em Para janeiro, o Inda estima alta de 10% nas compras de aços planos e de 15% nas vendas. O instituto prevê ainda um giro de material estocado nos armazéns da rede de 2,5 meses no mês, ante 3 meses de estoques em dezembro. No último mês de 2013, os estoques da rede somaram 1,05 milhão de toneladas, alta de 11,3% em um ano. Link:

4 PRODUÇÃO MUNDIAL DE AÇO INOXIDÁVEL NO 3º TRIMESTRE DE 2013 Dados preliminares divulgados pelo International Stainless Steel Forum (ISSF) mostram que a produção mundial bruta de aço inoxidável cresceu 5,5 % nos primeiros 9 meses de 2013 na comparação ano a ano. A produção para os primeiros nove meses de 2013 totalizou 28 milhões de toneladas métricas, mais 1,4 milhões de toneladas em comparação com o mesmo período de A produção no 3º trimestre de 2013 foi de 9,3 milhões de toneladas, um novo melhor 3º trimestre de todos os tempos. No entanto diferenças significativas no desenvolvimento regional prevaleceram. Ásia, excluindo a China registrou uma produção bruta de aço inoxidável de 6,5 milhões de toneladas durante os três primeiros trimestres de 2013, significando um decréscimo de 1,4% na comparação com o ano anterior. O desenvolvimento desta região apresenta um quadro misto que varia de + 5 % (Índia) a -6% (Taiwan, China). Na República Popular da China a produção de aço inoxidável aumentou 1,9 milhões de toneladas ou 15,7 % alcançando 13,7 milhões de toneladas durante os primeiros nove meses, em comparação com China já responde por cerca de metade da produção global. O desenvolvimento da Europa Ocidental / África foi bem diferente com uma diminuição de 5,6% (-0,336 milhões de toneladas) na comparação ano a ano e uma produção de aço inoxidável total de 5,7 milhões de toneladas para os primeiros 9 meses de Aqui também o desenvolvimento heterogêneo, flutuando de+1% a +3 % na Bélgica e na França e valores negativos de dois dígitos na Itália e na Alemanha, com redução de 15% no Reino Unido. A produção de aço inoxidável nas Américas para os três primeiros trimestres de 2013 foi estável em comparação com o ano passado atingindo 1,8 milhões de toneladas com tendência de aumento durante este período. Europa Central e Oriental mostraram um forte crescimento de 8 % crescendo de 0,27 para 0,30 milhões de toneladas na comparação ano a ano.

5 O terceiro trimestre de 2013 foi mais forte que o segundo, portanto, não seguindo o padrão sazonal normal. Em face da evolução económica regional que, em geral, mostra um segundo trimestre forte e um terceiro fraco, este parece ter sido mais um trimestre atípico do que um efeito compensatório. Europa Ocidental / África e Europa Central e Oriental são as exceções que confirmam o declínio sazonal habitual. (Fonte: ISSF International Stainless Steel Forum) Fonte: Inda Link:

6 BALANÇO DO 4 TRIMESTRE REFLETE DESACELERAÇÃO DA ECONOMIA SÃO PAULO A safra de balanços do quarto trimestre de 2013 das companhias abertas que começam a ser divulgados na próxima semana vai refletir a desaceleração da economia brasileira. Mas por outro ângulo, os investidores começam a visualizar a expectativa de uma recuperação da Bolsa de Valores no segundo semestre de 2014 ante a necessidade de um novo ciclo de investimentos e de crescimento em 2015, alicerçado no desempenho positivo da economia americana, da Europa e da Ásia. "O investidor de longo prazo já está olhando para 2015 e preocupado com No momento há uma percepção muito negativa sobre o Brasil face a uma atividade econômica muito fraca e desaquecida, taxa de juros mais alta, e desvalorização cambial. Então não podemos esperar nada de excepcional nos resultados no quarto trimestre de 2013", apontou o diretor da Easynvest Título Corretora, Marcio Cardoso. Do lado positivo, o diretor argumenta que o setor bancário pode mostrar melhores resultados face à queda da inadimplência ocorrida nos últimos meses. "Mas ainda não é possível saber como foi o crescimento do crédito em dezembro", ponderou. O analista da BB Investimentos, Mário Bernardes Junior também vê bons resultados no próximo balanço da Gol Linhas Aéreas a ser divulgado. "Será o melhor trimestre da Gol dos últimos dois anos com a seu trabalho de redução de custos. Somente em dezembro [de 2013], a companhia teve uma elevação de 26% nas receitas de passageiro por assento quilômetro oferecido, e aumento de 24% no último trimestre", justificou Bernardes Junior. No campo negativo, Cardoso, da Título, vê a possibilidade de menores receitas nas redes de lojas de vestuário como Lojas Marisa, Magazine Luiza, Riachuelo e indiretamente nos shoppings centers por causa do desaquecimento do consumo. "Os resultados dos shopping centers também podem ter sido afetados pela queda de faturamento das lojas."

7 Já o analista da Ativa Corretora, Lenon Borges, observa expectativas mais negativas para os balanços da CSN e da Usiminas. "Houve forte desaceleração das compras dos distribuidores de aço em dezembro quando comparado ao mês anterior. Embora, tenhamos visto a confirmação pela Inda sobre os aumentos repassados pelas siderúrgicas à cadeia de distribuição, os dados de dezembro podem demonstrar uma desaceleração nas atividades da cadeia de distribuição de aço", afirmou. Na BB Investimentos, a expectativa é que o Ibovespa pode avançar até o 65 mil pontos até o final de Ontem, o índice subiu 1,56% para ,66 pontos, mas com perdas de 4,29% no ano. "No primeiro semestre, o principal risco é o rebaixamento da nota de crédito do Brasil com uma perspectiva negativa. Mas no segundo semestre, a Bolsa pode antecipar a recuperação da economia global", afirma Nataniel Cezimbra, gerente da equipe de análise da BB Investimentos. Em relatório, a instituição aponta perspectivas positivas em 2014 para papéis de setores do agronegócio [JBS, M. Dias Branco e Minerva], bancos [Itaú], indústria [Tupy], educação [Anhanguera], logística e transporte [Gol e Embraer], mineração [Usiminas e Vale], papel e celulose [Suzano] e serviços financeiros [Cielo e Smiles] e expectativa neutra para petróleo, gás e petroquímica. "A economia global deve crescer entre 3% e 3,5% em 2014, puxada pela recuperação americana e pela economia chinesa, o que preserva um cenário para as commodities de mineração e papel e celulose", contextualiza Hamilton Moreira Alves, estrategista da BB Investimentos. Quanto à economia doméstica, Cezimbra ressalta que 2014 é o terceiro ano de ajustes no ciclo de investimentos. "Em 2015, as empresas terão que voltar a investir", diz o gerente de análise. O analista de infraestrutura do BB, Renato Hallgren, lembrou que as concessionárias terão mais despesas financeiras. "A alta dos juros pode impactar as despesas nos resultados do quarto trimestre", disse. Link:

8 2 SETOR SSAB DIZ QUE MERCADO EUROPEU DE AÇO SE RECUPERARÁ; TEM PERDAS NO 4º TRI A produtora de aço de alta resistência SSAB divulgou seu sexto prejuízo trimestral consecutivo nesta sexta-feira, mas disse que as perspectivas estavam ligeiramente melhores e que mesmo o mercado duramente atingido da Europa chegou ao ponto mais baixo e deve se recuperar. Embora siderúrgicas venham enfrentando fraqueza nos preços e na demanda há vários anos, uma recuperação econômica em muitas partes do mundo melhorou o sentimento recentemente, apesar de que o excesso de capacidade --em cerca de 200 milhões de toneladas de aço ao ano globalmente-- deve continuar a derrubar os preços. A sueca SSAB, que no mês passado acertou a compra da rival Rautaruukki para ganhar em escala e eficiência, disse que tendências positivas eram visíveis na América do Norte, onde a empresa elevou os preços, e na Ásia, apesar da desaceleração do crescimento chinês. Mesmo a Europa, a região mais atingida onde o consumo de aço caiu cerca de 4 por cento no ano passado e está em torno de 30 por cento abaixo de um pico atingido em 2007, mostra sinais de recuperação. A Eurofer, a associação regional de aço da Europa, espera que o consumo na UE cresça em cerca de 3 por cento em 2014 conforme o ritmo da recuperação econômica se acelera. A SSAB registrou um prejuízo operacional de 282 milhões de coroas suecas (43,42 milhões de dólares), em comparação a um prejuízo de 665 milhões de coroas no mesmo período do ano anterior e uma previsão média de prejuízo de 154 milhões de coroas em uma pesquisa da Reuters. Link:

9 SIDERÚRGICA RUSSA NLMK REDUZ INVESTIMENTOS POR INCERTEZAS NO MERCADO A Novolipetsk Iron & Steel (NLMKGroup), maior siderúrgica da Rússia, anunciou hoje um programa estratégico que prevê investimentos de US$ 1,6 bilhão entre 2014 e 2017, com o objetivo de elevar a eficiência e reduzir os custos operacionais. Se a companhia investir igualmente em todos os anos, aportará US$ 400 milhões no negócio a cada 12 meses, 53% abaixo dos US$ 850 milhões registrados em Em 2012, a companhia havia reduzido seus investimentos em 30%, na comparação com os US$ 2 bilhões de 2011, para US$ 1,45 bilhão. Nós últimos dez anos, investimos US$ 11 bilhões e dobramos o tamanho do negócio. Agora queremos explorar o potencial desta plataforma para garantir mais crescimento e criação de valor, escreveu Oleg Bagrin, presidente-executivo da empresa, em comunicado. Do total de US$ 1,6 bilhão em investimentos até 2017, US$ 1,4 bilhão serão destinados ao negócio de minério de ferro, incluída a construção de uma nova fábrica de pelotas na mina russa Stoilensky. A siderúrgica quer aumentar a autossuficiência em minério de ferro para 100%, de 85% atualmente. O plano Estratégia 2017 tem por meta alcançar lucro líquido de US$ 1 bilhão por ano a partir de O grupo pretende elevar a eficiência operacional e de processos, ao melhorar a integração vertical em matérias -primas importantes, elevar as vendas de produtos com alto valor agregado e implementar programas de desenvolvimento ambiental, de segurança e humano. Em 2013, a companhia alcançou economias de US$ 235 milhões com melhora de eficiência, na comparação com os níveis de A NLMK tem fábricas na Rússia, Europa e Estados Unidos. A companhia gerou US$ 12,2 bilhões em receita e US$ 1,9 bilhão em lucro antes de juro, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) em 2012.

10 A NLMK informou que vai aderir a uma política de dividendos, com o pagamento mínimo de 20% do lucro líquido e percentual de lucro distribuído aos acionistas de cerca de 30% nos cinco anos seguintes. As ações recuaram 0,6% na bolsa de Moscou e fecharam cotadas a 53,12 rublos. Link:

11 PRÉVIAS INDICAM RESULTADOS MELHORES NO 4º TRI As siderúrgicas brasileiras devem apresentar uma melhora em seus resultados do último trimestre de Assim como já aconteceu em meses anteriores, principalmente CSN e Usiminas terão seus números impulsionados por resultados sólidos no negócio de mineração, o que ajudará a compensar volumes fracos na área de aço. Em média, bancos consultados pelo Valor estimam um aumento de 3% nas receitas da Usiminas, para R$ 3,2 bilhões. A siderúrgica mineira será a primeira a divulgar seu balanço, sexta-feira, antes da abertura do mercado. Para o lucro líquido, estimam um resultado de R$ 37 milhões, após prejuízo de R$ 324 milhões um ano antes. O número projetado para o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) é R$ 526 milhões, o dobro do obtido no quarto trimestre de Foram considerados nas contas os números de J.P. Morgan, Santander e Citi. A expectativa do Santander é de queda de 12% nas vendas de aço da Usiminas nos últimos três meses de 2013, ante igual período de Mas, segundo os analistas, a redução foi parcialmente compensada por reajustes de preços feitos no terceiro trimestre. No negócio de minério de ferro, os analistas estimam uma venda de 2 milhões de toneladas (alta de 14% em um ano), o que deverá ser o principal destaque positivo da companhia. O volume maior, associado a preço mais alto da commodity e a um dólar mais forte, ajudou a puxar os resultados da companhia no quarto trimestre, diz o J.P. Morgan. Para a Gerdau, que divulga seus números em 21 de fevereiro, projeta-se também elevação da receita, do Ebitda e lucro líquido. Para receita a previsão é de 16% (R$ 10,6 bilhões), enquanto para o Ebitda o crescimento é de 42%, para R$ 1,2 bilhão. O lucro deve mais do que dobrar, de R$ 143 milhões há um ano, para perto de R$ 430 milhões.

12 O J.P. Morgan estima queda de 8% dos volumes dos negócios de aço da companhia no país, com as exportações prejudicadas por chuvas. Nas operações americanas, dizem que apesar de volumes reduzidos, esperam um trimestre de resultados puxados por preços e spreads levemente mais altos. Na divisão de aços especiais, a expectativa é de um mix de vendas fraco, como sazonalmente ocorre em fins de ano. O Santander estima uma diminuição de receita no segmento no Brasil, que pode ser em parte compensada pelo aumento de volumes na Espanha e Índia. Assim como é o caso da Usiminas, eles destacam como principais pontos positivos a receita de minério de ferro e comentam que a Gerdau pode chegar a um milhão de toneladas por trimestre em 2014, bem acima das 200 mil anteriormente. Para a CSN, as projeções indicam leve queda de 3% na receita líquida, que deve ficar em torno de R$ 4,4 bilhões. Para o Ebitda, estimam alta de 8%, para R$ 1,2 bilhão. Na última linha, a companhia deverá mostrar uma melhora significativa, alcançando lucro de R$ 284 milhões, de um resultado magro de R$ 28 milhões no último trimestre de O J.P. Morgan prevê que a CSN terá seus resultados impulsionados por aumento de 16% nas exportações de minério de ferro via porto de Sepetiba (RJ), o que garantirá Ebitda forte no negócio de mineração. Link:

13 ESTOQUES DE MINÉRIO NA CHINA SE APROXIMAM DE RECORDE Os estoques de minério de ferro importado nos 34 maiores portos da China subiram para 96,3 milhões de toneladas em 7 de fevereiro, aproximando-se do recorde de 100 milhões de toneladas, segundo dados da custeel.com, afiliado à Associação de Ferro e Aço da China. A informação foi publicada pelo China Securities Journal. A alta nos estoques decorre da fraca demanda por produtores de aço domésticos. A produção diária de aço caiu para cerca de 2 milhões de toneladas, de 2,1 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. Já os estoques de aço nas maiores cidades subiram por oito semanas consecutivas, para 17,89 milhões de toneladas na semana passada. Fonte: Market News International. Link:

14 LUCRO TRIMESTRAL DA THYSSENKRUPP É IMPULSIONADO POR MELHORA NO BRASIL O grupo industrial alemão ThyssenKrupp divulgou nesta sexta-feira lucro operacional melhor que o esperado no trimestre, reduzindo prejuízo da Companhia Siderúrgica do Atlântico, instalada no Rio de Janeiro. O lucro ajustado antes de juros e impostos (Ebit) no primeiro trimestre fiscal encerrado em dezembro mais que dobrou, para 247 milhões de euros (337,6 milhões de dólares), acima da estimativa média de 213 milhões de euros em uma pesquisa da Reuters com analistas. O presidente-executivo, Heinrich Hiesinger, tem tentado fazer com que a ThyssenKrupp volte ao lucro depois que investimento nos Estados Unidos e no Brasil fez o grupo elevar sua dívida e sofrer três anos seguidos de prejuízos. Após ampliar repetidamente o prazo para encontrar um comprador para o negócio Steel Americas, Hiesinger conseguiu vender apenas metade da operação, a usina de laminação no Estado norte-americano de Alabama. A deficitária CSA continuou com o grupo alemão. A ThyssenKrupp disse nesta sexta-feira ainda esperar que o lucro melhore no acumulado do ano fiscal que se encerra em setembro. Eventualmente, espera-se que a empresa volte a tentar vender a siderúrgica do Rio de Janeiro, mas ela tem alguma reestruturação a fazer antes que qualquer comprador feche um negócio. Corte de custos e melhoras operacionais ajudou o grupo a reduzir o prejuízo operacional ajustado brasileiro para 17 milhões de euros, ante 122 milhões um ano antes. A ThyssenKrupp ainda vê o Ebit ajustado do grupo tendo alta para cerca de 1 bilhão de euros neste ano, ante 599 milhões no ano fiscal anterior. Link:

15 COMPORTAMENTO DO PREÇO DA CHAPA GROSSA NO ANO DE 2013 O preço da chapa grossa (referência de qualidade ASTM A-36 e de medida 12,5mm) variou em -1,20% no ano de 2013 no mercado da distribuição de aço. O produto começou o ano sendo vendido na distribuição de aço (com 18% de ICMS e demais impostos inclusos) a R$ 2,52 o quilo, e fechou o ano negociado a R$ 2,88 o quilo. Neste período a chapa grossa teve sua máxima em novembro, atingindo R$ 2,92, e sua mínima na abertura do ano, em janeiro (R$ 2,52). Em 2012 o produto teve sua máxima na casa dos R$ 2,51 em outubro. Hoje a mercadoria está sendo vendida na rede de distribuição ao preço de R$ 2,95 (com IPI). Aumento Existem rumores no mercado de um possível aumento do produto para a distribuição e indústria pela usina nacional, no entanto, não há nenhuma confirmação por parte das usinas sobre estes rumores.

Boletim Econômico Edição nº 89 novembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 89 novembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 89 novembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Crise não afeta lucratividade dos principais bancos no Brasil 1 Lucro dos maiores bancos privados

Leia mais

VEÍCULO: VALOR ECONÔMICO SEÇÃO: BRASIL DATA: 26.05.14

VEÍCULO: VALOR ECONÔMICO SEÇÃO: BRASIL DATA: 26.05.14 VEÍCULO: VALOR ECONÔMICO SEÇÃO: BRASIL DATA: 26.05.14 VEÍCULO: VALOR ECONÔMICO SEÇÃO: EMPRESAS DATA: 23.05.14 Varejo e siderurgia preparam-se para vendas mais fracas Por Renato Rostás e Tatiane Bortolozi

Leia mais

INFORME MINERAL DNPM JULHO DE 2012

INFORME MINERAL DNPM JULHO DE 2012 INFORME MINERAL DNPM JULHO DE 2012 A mineração nacional sentiu de forma mais contundente no primeiro semestre de 2012 os efeitos danosos da crise mundial. Diminuição do consumo chinês, estagnação do consumo

Leia mais

Açotubo anuncia fusão com Incotep e Artex Aços Inoxidáveis

Açotubo anuncia fusão com Incotep e Artex Aços Inoxidáveis Açotubo anuncia fusão com Incotep e Artex Aços Inoxidáveis Ter, 02 de Agosto de 2011 07:13 Com base nos movimentos de mercado e da companhia alinhados ao aquecimento da indústria e economia brasileiras,

Leia mais

Especial Lucro dos Bancos

Especial Lucro dos Bancos Boletim Econômico Edição nº 90 novembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Especial Lucro dos Bancos 1 Tabela dos Lucros em 2014 Ano Banco Período Lucro 2 0 1 4 Itaú Unibanco

Leia mais

Açúcar: Informativo Quinzenal. Oferta se acentua e preços cedem. Indicador de Açúcar Cristal Cepea/Esalq Estado de São Paulo.

Açúcar: Informativo Quinzenal. Oferta se acentua e preços cedem. Indicador de Açúcar Cristal Cepea/Esalq Estado de São Paulo. Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada CEPEA/ESALQ/USP 25 de maio de 2011 Volume 1, Edição 22 Açúcar: Informativo Quinzenal Indicador de Açúcar Cristal Cepea/Esalq Estado de São Paulo DATA Valor

Leia mais

SINOPSE DE CLIPPING SEMANAL SINDISIDER PERÍODO DE 03 A 07 DE FEVEREIRO DE 2014

SINOPSE DE CLIPPING SEMANAL SINDISIDER PERÍODO DE 03 A 07 DE FEVEREIRO DE 2014 SINOPSE DE CLIPPING SEMANAL SINDISIDER PERÍODO DE 03 A 07 DE FEVEREIRO DE 2014 Esta semana, destaque para duas reportagens: Comportamento do preço da barra chata no ano de 2013, do portal Infomet, e Siderurgia:

Leia mais

Empresas aéreas continuam a melhorar a rentabilidade Margem de lucro líquida de 5,1% para 2016

Empresas aéreas continuam a melhorar a rentabilidade Margem de lucro líquida de 5,1% para 2016 COMUNICADO No: 58 Empresas aéreas continuam a melhorar a rentabilidade Margem de lucro líquida de 5,1% para 2016 10 de dezembro de 2015 (Genebra) - A International Air Transport Association (IATA) anunciou

Leia mais

A CRISE INTERNACIONAL E A REPERCUSSÃO NO BRASIL

A CRISE INTERNACIONAL E A REPERCUSSÃO NO BRASIL A CRISE INTERNACIONAL E A REPERCUSSÃO NO BRASIL ANÁLISE ECONÔMICA DA CSN DE SETEMBRO DE 2011 Cenário Internacional 2011 foi marcado por um ambiente econômico de instabilidade, agravamento da crise européia.

Leia mais

A seguir, é apresentado um panorama sintético dos resultados financeiros desses bancos.

A seguir, é apresentado um panorama sintético dos resultados financeiros desses bancos. Mesmo em meio à turbulência vivida pela economia brasileira e que está levando o país a uma recessão desde a crise mundial de 2009, existe um setor que não deixou de crescer este ano: o bancário. Enquanto

Leia mais

COMENTÁRIOS DO DESEMPENHO NO 3º TRIMESTRE E 9 MESES DE 2002

COMENTÁRIOS DO DESEMPENHO NO 3º TRIMESTRE E 9 MESES DE 2002 COMENTÁRIOS DO DESEMPENHO NO 3º TRIMESTRE E 9 MESES DE 2002 Desempenho Em ambiente de queda da atividade na indústria automobilística, a Iochpe-Maxion apresentou um crescimento de 8,4% nas vendas no terceiro

Leia mais

CORELAÇÃO DE FORÇAS E NÚMEROS DA CSN

CORELAÇÃO DE FORÇAS E NÚMEROS DA CSN CORELAÇÃO DE FORÇAS E NÚMEROS DA CSN CONJUNTURA INTERNACIONAL E NACIONAL A crise mundial não acabou está cozinhando em banho-maria. Países ricos estão exportando empresas para os BRICs, para ocupar todo

Leia mais

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO A QGEP Participações iniciou o ano de 2011 com uma sólida posição financeira. Concluímos com sucesso a nossa oferta pública inicial de ações em fevereiro, com uma captação líquida

Leia mais

Relatório Econômico Mensal Maio de 2015. Turim Family Office & Investment Management

Relatório Econômico Mensal Maio de 2015. Turim Family Office & Investment Management Relatório Econômico Mensal Maio de 2015 Turim Family Office & Investment Management ESTADOS UNIDOS TÓPICOS ECONOMIA GLOBAL Economia Global: EUA: GDP Mais Fraco no Primeiro Trimestre...Pág.3 Europa: Curva

Leia mais

Relatório Econômico Mensal Março de 2015. Turim Family Office & Investment Management

Relatório Econômico Mensal Março de 2015. Turim Family Office & Investment Management Relatório Econômico Mensal Março de 2015 Turim Family Office & Investment Management ESTADOS UNIDOS TÓPICOS ECONOMIA GLOBAL Economia Global: EUA: Fed e Curva de Juros...Pág.3 Europa: Melhora dos Indicadores...Pág.4

Leia mais

Mineração. Minério de ferro: Preços em queda e estoques crescendo. Análise de Investimentos Relatório Setorial. 22 de Maio de 2014

Mineração. Minério de ferro: Preços em queda e estoques crescendo. Análise de Investimentos Relatório Setorial. 22 de Maio de 2014 Minério de ferro: Preços em queda e estoques crescendo A redução no ritmo de crescimento da produção de aço na China, as dificuldades financeiras das siderúrgicas com os baixos preços naquele país e um

Leia mais

Os investimentos no Brasil estão perdendo valor?

Os investimentos no Brasil estão perdendo valor? 1. Introdução Os investimentos no Brasil estão perdendo valor? Simone Maciel Cuiabano 1 Ao final de janeiro, o blog Beyond Brics, ligado ao jornal Financial Times, ventilou uma notícia sobre a perda de

Leia mais

Veículo: www.estadao.com.br Data: 05-05-2010 Lucro da AmBev sobe 2,38% no 1º trimestre SÃO PAULO - A AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) divulgou hoje um lucro líquido consolidado de R$ 1,650 bilhão

Leia mais

Balança Comercial 2003

Balança Comercial 2003 Balança Comercial 2003 26 de janeiro de 2004 O saldo da balança comercial atingiu US$24,8 bilhões em 2003, o melhor resultado anual já alcançado no comércio exterior brasileiro. As exportações somaram

Leia mais

Press-release. Voith consegue superar conjuntura difícil 12/12/2012

Press-release. Voith consegue superar conjuntura difícil 12/12/2012 Press-release Voith consegue superar conjuntura difícil 12/12/2012 Terceiro melhor resultado operacional na história da empresa, apesar de mercado difícil para a Voith Paper Volume de negócios cresceu

Leia mais

RELATÓRIO TESE CENTRAL

RELATÓRIO TESE CENTRAL RELATÓRIO Da audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos, de Assuntos Sociais, de Acompanhamento da Crise Financeira e Empregabilidade e de Serviços de Infraestrutura, realizada no

Leia mais

7.000 6.500 6.000 5.500 5.000 4.500 4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 - -500-1.000 fev./2010. ago./2011. fev./2012. nov.

7.000 6.500 6.000 5.500 5.000 4.500 4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 - -500-1.000 fev./2010. ago./2011. fev./2012. nov. 4 SETOR EXTERNO As contas externas tiveram mais um ano de relativa tranquilidade em 2012. O déficit em conta corrente ficou em 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), mostrando pequeno aumento em relação

Leia mais

Relatório Econômico Mensal Agosto 2011

Relatório Econômico Mensal Agosto 2011 Relatório Econômico Mensal Agosto 2011 Tópicos Economia Americana: Confiança em baixa Pág.3 EUA X Japão Pág. 4 Mercados Emergentes: China segue apertando as condições monetárias Pág.5 Economia Brasileira:

Leia mais

EMBRAER ANUNCIA PERSPECTIVAS DE LONGO PRAZO PARA AVIAÇÃO Estimativas de demanda mundial abrangem os mercados de jatos comerciais e executivos

EMBRAER ANUNCIA PERSPECTIVAS DE LONGO PRAZO PARA AVIAÇÃO Estimativas de demanda mundial abrangem os mercados de jatos comerciais e executivos EMBRAER ANUNCIA PERSPECTIVAS DE LONGO PRAZO PARA AVIAÇÃO Estimativas de demanda mundial abrangem os mercados de jatos comerciais e executivos São José dos Campos, 7 de novembro de 2008 A Embraer (BOVESPA:

Leia mais

Vendas Recrusul de Implementos Rodoviários (em unidades) 1T08 1T09 1T10 1T11 1T12

Vendas Recrusul de Implementos Rodoviários (em unidades) 1T08 1T09 1T10 1T11 1T12 Faturamos 53 unidades de implementos rodoviários no 1T12 Vendas Recrusul de Implementos Rodoviários (em unidades) 116 33 40 55 53 1T08 1T09 1T10 1T11 1T12 O mercado de implementos rodoviários mostrou-se

Leia mais

Milho Período: 11 a 15/05/2015

Milho Período: 11 a 15/05/2015 Milho Período: 11 a 15/05/2015 Câmbio: Média da semana: U$ 1,00 = R$ 3,0203 Nota: A paridade de exportação refere-se ao valor/sc desestivado sobre rodas, o que é abaixo do valor FOB Paranaguá. *Os preços

Leia mais

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 NOTAS CEMEC 01/2015 REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 Carlos A. Rocca Lauro Modesto Santos Jr. Fevereiro de 2015 1 1. Introdução No Estudo Especial CEMEC de novembro

Leia mais

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Press Release Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Reversão da tendência em pedidos recebidos se estabiliza: volume de pedidos aumenta em 7% no ano fiscal de 2013/14 Vendas consolidadas e lucro

Leia mais

No geral, a Hamburg Süd alcançou um resultado positivo nos serviços marítimos mesmo com as adversidades verificadas no mercado.

No geral, a Hamburg Süd alcançou um resultado positivo nos serviços marítimos mesmo com as adversidades verificadas no mercado. Hamburg Süd encerra 2014 com faturamento de 5,2 bilhões de euros Empresa movimentou, juntamente com a subsidiária Aliança, cerca de 3,4 milhões de contêineres, um aumento de 2% em relação ao período anterior

Leia mais

Construção encerra o ano em ritmo fraco

Construção encerra o ano em ritmo fraco SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Informativo da Confederação Nacional da Indústria Ano 4 Número 12 Dezembro de 2013 www.cni.org.br ISSN 2317-7322 Destaques ANÁLISE ECONÔMICA Dificuldade no acesso ao crédito

Leia mais

REGIONAL CENTRO-OESTE

REGIONAL CENTRO-OESTE REGIONAL CENTRO-OESTE SOJA DESPONTA NO CENTRO-OESTE, REDUZINDO ÁREAS DE MILHO VERÃO E ALGODÃO A produção de soja despontou no Centro-Oeste brasileiro nesta safra verão 2012/13, ocupando áreas antes destinadas

Leia mais

ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - 2007 (Anexo específico de que trata o art. 4º, 4º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000)

Leia mais

Mais um ano de transição

Mais um ano de transição Mais um ano de transição Boas perspectivas de crescimento nos países emergentes, estagnação na Europa Ocidental, recuperação lenta nos Estados Unidos e avanço das montadoras alemãs e asiáticas devem caracterizar

Leia mais

Cacau Amêndoa Período: Janeiro de 2015

Cacau Amêndoa Período: Janeiro de 2015 Cacau Amêndoa Período: Janeiro de 2015 Tabela I PREÇO PAGO AO PRODUTOR - Cacau Amêndoa (em US$/ton.) Períodos Anteriores Janeiro/15 % Locais Unid. 12 meses 1 mês [a] [b] [c] c/a c/b Ilhéus - Bahia R$/Kg

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

Índice de Confiança do Agronegócio

Índice de Confiança do Agronegócio Índice de Confiança do Agronegócio Terceiro Trimestre 2014 Principais Resultados:» Índice de Confiança do Agronegócio» Índice da Indústria (antes e depois da porteira)» Índice do Produtor Agropecuário

Leia mais

CONSTRUINDO E ANALISANDO O EBITDA NA PRÁTICA

CONSTRUINDO E ANALISANDO O EBITDA NA PRÁTICA CONSTRUINDO E ANALISANDO O EBITDA NA PRÁTICA! O que é o EBITDA?! Como construir e analisar o EBITDA na prática? EBITDA! Que adaptações devem ser efetuadas nos DRE s para apresentar o cálculo do EBITDA?

Leia mais

RB CAPITAL ANHANGUERA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO- FII. CNPJ nº 13.568.181/0001-07 (Administrado por INTRADER DTVM Asset servicing.

RB CAPITAL ANHANGUERA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO- FII. CNPJ nº 13.568.181/0001-07 (Administrado por INTRADER DTVM Asset servicing. RB CAPITAL ANHANGUERA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO- FII CNPJ nº 13.568.181/0001-07 (Administrado por INTRADER DTVM Asset servicing.) 1 RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO Seção I Objeto do Fundo 2 Seção I

Leia mais

USDA REAFIRMA DÉFICIT INTERNACIONAL EM 2015/16 - MERCADO REAGE TIMIDAMENTE

USDA REAFIRMA DÉFICIT INTERNACIONAL EM 2015/16 - MERCADO REAGE TIMIDAMENTE Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Ano XVII 30/novembro/2015 n. 603 USDA REAFIRMA DÉFICIT INTERNACIONAL EM 2015/16 - MERCADO REAGE TIMIDAMENTE Com o título já enfático sobre o futuro dos preços

Leia mais

Relatório de Análise. CSN: Boas perspectivas operacionais, mas duas incertezas. 4T12 Preços melhores e maior volume de minério

Relatório de Análise. CSN: Boas perspectivas operacionais, mas duas incertezas. 4T12 Preços melhores e maior volume de minério CSN: Boas perspectivas operacionais, mas duas incertezas A CSN teve um ano difícil em 2012, com perdas contábeis elevadas em seu investimento na Usiminas, expressiva redução na geração de caixa, aumento

Leia mais

Comunicado à Imprensa. S&P reafirma ratings da Tele Norte Leste Participações S.A.

Comunicado à Imprensa. S&P reafirma ratings da Tele Norte Leste Participações S.A. Comunicado à Imprensa S&P reafirma ratings da Tele Norte Leste Participações S.A. Analistas: Ana Claudia Nunes, São Paulo (55) 11-5501-8956; Reginaldo Takara, São Paulo (55) 11-5501- 8932; Milena Zaniboni,

Leia mais

Milho Período: 16 a 20/03/2015

Milho Período: 16 a 20/03/2015 Milho Período: 16 a 20/03/2015 Câmbio: Média da semana: U$ 1,00 = R$ 3,2434 Nota: A paridade de exportação refere-se ao valor/sc desestivado sobre rodas, o que é abaixo do valor FOB Paranaguá. *Os preços

Leia mais

Análise de Viabilidade Econômica e Financeira. Da Sociedade Subsidiária Integral

Análise de Viabilidade Econômica e Financeira. Da Sociedade Subsidiária Integral Análise de Viabilidade Econômica e Financeira Da Sociedade Subsidiária Integral 1) Da Operação O objeto da Subsidiária Integral será a exploração das atividades de tinturaria e ramagem, mediante prestação

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2013 As exportações em março apresentaram aumento de +27,85% em relação a fevereiro. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo

Leia mais

WORLD INVESTMENT REPORT 2013 Cadeias de Valor Global: Investimento e Comércio para o Desenvolvimento

WORLD INVESTMENT REPORT 2013 Cadeias de Valor Global: Investimento e Comércio para o Desenvolvimento WORLD INVESTMENT REPORT 2013 Cadeias de Valor Global: Investimento e Comércio para o Desenvolvimento Sobeet São Paulo, 26 de junho de 2013 EMBARGO 26 Junho 2013 12:00 horas Horário de Brasília 1 Recuperação

Leia mais

04 de maio de 2015. A Carteira Dinâmica apresentou valorização de 5,03% em abril, acumulando alta de 5,24% em 2015

04 de maio de 2015. A Carteira Dinâmica apresentou valorização de 5,03% em abril, acumulando alta de 5,24% em 2015 A apresentou valorização de 5,03% em abril, acumulando alta de 5,24% em 2015 Período: 04/05 a 08/05 Com base em análises fundamentalistas, apresentamos alternativas de investimento no curto prazo. Acreditamos

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO JANEIRO 2008

RELATÓRIO DE GESTÃO JANEIRO 2008 RELATÓRIO DE GESTÃO JANEIRO 2008 Este material tem o único propósito de divulgar informações e dar transparência à gestão executada pela Edge Investimentos, não deve ser considerado como oferta de venda

Leia mais

Um novo paradigma para o mercado de óleo de soja

Um novo paradigma para o mercado de óleo de soja Um novo paradigma para o mercado de óleo de soja A determinaça o dos preços do o leo de soja e as mudanças recentes no contexto mundial de oferta e demanda Natalia Orlovicin Analista de Mercado natalia.orlovicin@intlfcstone.com

Leia mais

Previsões para a Indústria Automobilística América do Sul. 18 de Agosto de 2014

Previsões para a Indústria Automobilística América do Sul. 18 de Agosto de 2014 Previsões para a Indústria Automobilística América do Sul 18 de Agosto de 2014 Agenda Indicadores Econômicos Relevantes Maiores problemas que afetam a produção no Brasil Exportações para a Argentina Declínio

Leia mais

AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008

AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008 AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008 Senhor acionista e demais interessados: Apresentamos o Relatório da Administração e as informações

Leia mais

Máquinas e Equipamentos de Qualidade

Máquinas e Equipamentos de Qualidade Máquinas e Equipamentos de Qualidade 83 A indústria brasileira de máquinas e equipamentos caracteriza-se pelo constante investimento no desenvolvimento tecnológico. A capacidade competitiva e o faturamento

Leia mais

Operadora: Indicadores econômico-financeiros

Operadora: Indicadores econômico-financeiros Número 02 São Paulo, 13 de agosto de 2013 Operadora: Indicadores econômico-financeiros RESUMO A GVT tem apresentado variações positivas significativas na quantidade de acessos nos últimos três anos, e

Leia mais

Índice de Confiança do Agronegócio

Índice de Confiança do Agronegócio Índice de Confiança do Agronegócio Primeiro Trimestre 2015 Principais Resultados:» Índice de Confiança do Agronegócio» Índice da Indústria (antes e depois da porteira)» Índice do Produtor Agropecuário

Leia mais

Quinta-feira, 23 de Abril de 2015. DESTAQUES

Quinta-feira, 23 de Abril de 2015. DESTAQUES DESTAQUES Bovespa sobe com disparada de Vale Usiminas reverte lucro e tem prejuízo Petrobras faz baixa contábil total de R$ 51 bi e de R$ 6,2 bi Vale fecha 1º tri com recorde na produção BRF fecha acordo

Leia mais

Nota de Crédito PJ. Janeiro 2015. Fonte: BACEN Base: Novembro de 2014

Nota de Crédito PJ. Janeiro 2015. Fonte: BACEN Base: Novembro de 2014 Nota de Crédito PJ Janeiro 2015 Fonte: BACEN Base: Novembro de 2014 mai/11 mai/11 Carteira de Crédito PJ não sustenta recuperação Após a aceleração verificada em outubro, a carteira de crédito pessoa jurídica

Leia mais

Teleconferência de Resultados. Desempenho do 4T 2013 e de 2013. MAHLE Metal Leve S.A. 20 de março de 2014 12h00 (horário de Brasília) 1 MAHLE

Teleconferência de Resultados. Desempenho do 4T 2013 e de 2013. MAHLE Metal Leve S.A. 20 de março de 2014 12h00 (horário de Brasília) 1 MAHLE Teleconferência de Resultados Desempenho do 4T 2013 e de 2013 MAHLE Metal Leve S.A. 20 de março de 2014 12h00 (horário de Brasília) 1 Destaques 2013 Receita Líquida de Vendas de R$ 2.393,8 milhões em 2013,

Leia mais

Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 4º Trimestre 2011 Análise Conjuntural

Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 4º Trimestre 2011 Análise Conjuntural Maxi Indicadores de Desempenho da Indústria de Produtos Plásticos do Estado de Santa Catarina Relatório do 4º Trimestre 2011 Análise Conjuntural O ano de 2011 foi marcado pela alternância entre crescimento,

Leia mais

NOTA CEMEC 06/2015 CÂMBIO CONTRIBUI PARA RECUPERAÇÃO DE MARGENS E COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA

NOTA CEMEC 06/2015 CÂMBIO CONTRIBUI PARA RECUPERAÇÃO DE MARGENS E COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NOTA CEMEC 06/2015 CÂMBIO CONTRIBUI PARA RECUPERAÇÃO DE MARGENS E COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA Agosto de 2015 O CEMEC não se responsabiliza pelo uso dessas informações para tomada de decisões de compra

Leia mais

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os Desempenho da Agroindústria em 2004 Em 2004, a agroindústria obteve crescimento de 5,3%, marca mais elevada da série histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003),

Leia mais

APIMEC São Paulo Rômel Erwin de Souza CEO. Apresentação Usiminas 2T11 - APIMEC. 12 de novembro de 2015 Classificação da Informação: Pública

APIMEC São Paulo Rômel Erwin de Souza CEO. Apresentação Usiminas 2T11 - APIMEC. 12 de novembro de 2015 Classificação da Informação: Pública APIMEC São Paulo Rômel Erwin de Souza CEO Apresentação Usiminas 2T11 - APIMEC 12 de novembro de 2015 Classificação da Informação: Pública Agenda Usiminas em linhas gerais Informações de Mercado Usiminas

Leia mais

Monitor do Déficit Tecnológico. Análise Conjuntural das Relações de Troca de Bens e Serviços Intensivos em Tecnologia no Comércio Exterior Brasileiro

Monitor do Déficit Tecnológico. Análise Conjuntural das Relações de Troca de Bens e Serviços Intensivos em Tecnologia no Comércio Exterior Brasileiro Monitor do Déficit Tecnológico Análise Conjuntural das Relações de Troca de Bens e Serviços Intensivos em Tecnologia no Comércio Exterior Brasileiro de 2012 Monitor do Déficit Tecnológico de 2012 1. Apresentação

Leia mais

TRABALHO DE ECONOMIA:

TRABALHO DE ECONOMIA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA - ISEPI DIVINO EURÍPEDES GUIMARÃES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ECONOMIA:

Leia mais

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas BRASIL Novembro 2012 Profa. Anita Kon PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS- GRADUADOS

Leia mais

Commodities Agrícolas - Market Share por Porto

Commodities Agrícolas - Market Share por Porto 1 Destaques 2009 OvolumedaALLnoBrasilcresceu5,8%em2009para35.631bilhõesdeTKU,apesardo difícil cenário de mercado, com forte queda na produção industrial e redução de 12% na produção de produtos agrícolas

Leia mais

O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999

O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999 14 de maio de 2014 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina¹ O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999 O indicador

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICO-FISCAIS

INDICADORES ECONÔMICO-FISCAIS GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA - SEF DIRETORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO DIOR NOTA EXPLICATIVA: A DIOR não é a fonte primária das informações disponibilizadas neste

Leia mais

2002 - Serviços para empresas

2002 - Serviços para empresas 2002 - Serviços para empresas Grupo Telefónica Data. Resultados Consolidados 1 (dados em milhões de euros) Janeiro - Dezembro 2002 2001 % Var. Receita por operações 1.731,4 1.849,7 (6,4) Trabalho para

Leia mais

Itautec S.A. Grupo Itautec. Guilherme Pereira Diretor Administrativo e Financeiro CFO 07.03.2013

Itautec S.A. Grupo Itautec. Guilherme Pereira Diretor Administrativo e Financeiro CFO 07.03.2013 Itautec S.A. Grupo Itautec Guilherme Pereira Diretor Administrativo e Financeiro CFO 07.03.2013 Sumário Executivo a mudança no cenário macroeconômico do Brasil (desvalorização cambial, redução das taxas

Leia mais

Sexta-feira, 06 de Maio de 2013. DESTAQUES

Sexta-feira, 06 de Maio de 2013. DESTAQUES DESTAQUES Bolsa encerra semana em alta Mercado aguarda IPCA para ajustar cenários Divisão Consumo da Hypermarcas cresce 10% M.Dias Branco tem lucro de R$108 mi Contax aprovou R$ 55,4 milhões em dividendos

Leia mais

NOTAS ECONÔMICAS. Regimes cambiais dos BRICs revelam diferentes graus de intervenção no câmbio

NOTAS ECONÔMICAS. Regimes cambiais dos BRICs revelam diferentes graus de intervenção no câmbio NOTAS ECONÔMICAS Informativo da Confederação Nacional da Indústria Ano 11 Número 2 12 de julho de 2010 www.cni.org.br Regimes cambiais dos BRICs revelam diferentes graus de intervenção no câmbio Brasil

Leia mais

Operações Crédito do SFN

Operações Crédito do SFN Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional em fev/2015 O crédito total do SFN incluindo as operações com recursos livres e direcionados somou R$ 3,03 trilhões em fev/15, após alta de 0,5% no mês

Leia mais

Análise Setorial. Sabesp // Minerva // Suzano //CPFL // CESP SABESP (SBSP3)

Análise Setorial. Sabesp // Minerva // Suzano //CPFL // CESP SABESP (SBSP3) Análise Setorial Sabesp // Minerva // Suzano //CPFL // CESP SABESP (SBSP3) A Sabesp divulgou ontem (09/05/2013, após o encerramento do mercado, seus números referentes ao primeiro trimestre de 2013. O

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI Revista Construção e Mercado Pini Setembro 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI Revista Construção e Mercado Pini Setembro 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI Revista Construção e Mercado Pini Setembro 2012 A Percepção dos Investidores Sobre as Ações das Companhias Brasileiras de Incorporação e Construção Residencial David Lawant,

Leia mais

Imagem Corporativa Marta Telles marta.telles@imagemcorporativa.com.br Tel: (11) 3526-4508. Márcia Avruch marcia.avruch@br.pwc.com Tel.

Imagem Corporativa Marta Telles marta.telles@imagemcorporativa.com.br Tel: (11) 3526-4508. Márcia Avruch marcia.avruch@br.pwc.com Tel. Press Release Date 1º de outubro de 2013 Contato Imagem Corporativa Marta Telles marta.telles@imagemcorporativa.com.br Tel: (11) 3526-4508 Márcia Avruch marcia.avruch@br.pwc.com Tel. (11) 3674-3760 Pages

Leia mais

Panorama Mundial (2013)

Panorama Mundial (2013) Panorama Mundial (2013) Produção mundial alcançou US$ 444 bilhões em 2013; Mesmo com os efeitos da crise internacional, registra 85% de crescimento desde 2004, a uma taxa média de 7% ao ano; 54% da produção

Leia mais

Reunião Pública com Analistas Abril, 2009

Reunião Pública com Analistas Abril, 2009 Reunião Pública com Analistas Abril, 2009 Profarma Overview Profarma: Overview da Companhia Desde 1961, a Profarma distribui produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos para farmácias e hospitais

Leia mais

Milho: preços elevados mesmo com super-safra norte-americana

Milho: preços elevados mesmo com super-safra norte-americana Milho: preços elevados mesmo com super-safra norte-americana Super-safra norte-americana Em seu boletim de oferta e demanda mundial de setembro o Usda reestimou para cima suas projeções para a safra 2007/08.

Leia mais

NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA

NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA Ainda que o consumo de Soja continue crescendo com força, puxado principalmente pela China, as produções dos EUA e também do Brasil nos últimos dois anos

Leia mais

com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. China Sendo que, esse percentual é de 47% para o total das indústrias brasileiras.

com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. China Sendo que, esse percentual é de 47% para o total das indústrias brasileiras. 73% das indústrias gaúchas exportadoras que concorrem com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. 53% das indústrias gaúchas de grande porte importam da China Sendo que, esse percentual

Leia mais

Indicadores de Desempenho Julho de 2014

Indicadores de Desempenho Julho de 2014 Alguns fatores contribuiram para acentuar a desaceleração da produção industrial, processo que teve início a partir de junho de 2013 como pode ser observado no gráfico nº 1. A Copa do Mundo contribuiu

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL. Abril 2015

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL. Abril 2015 RELATÓRIO TRIMESTRAL DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL Abril 2015 Equipe Técnica: Diretor: Carlos Antônio Rocca Superintendente: Lauro Modesto Santos Jr. Analistas: Elaine Alves Pinheiro e Fernando

Leia mais

Fundo GBX Viena FIC de FIA Carta Mensal do Gestor/ Junho 2013

Fundo GBX Viena FIC de FIA Carta Mensal do Gestor/ Junho 2013 Fundo GBX Viena FIC de FIA Carta Mensal do Gestor/ Junho 2013 Prezados Investidores, O Ibovespa encerrou o mês de Junho com queda de 11,30%. No acumulado do ano de 2013, a queda alcança 22,14%. É o 6º

Leia mais

Prévia Operacional 1º Trimestre de 2015

Prévia Operacional 1º Trimestre de 2015 PRÉVIA DOS RESULTADOS OPERACIONAIS 1T15 No 1T15, lançamentos consolidados atingem R$313,6 milhões, com vendas brutas de R$604,5 milhões. Encerrando o 1T15 com vendas líquidas de R$423,3 milhões. PARA DIVULGAÇÃO

Leia mais

Desempenho de vendas do setor segue forte

Desempenho de vendas do setor segue forte Macro Setorial segunda-feira, 20 de maio de 2013 Veículos Desempenho de vendas do setor segue forte Depois de obter recorde na venda de automóveis e comerciais leves em 2012, impulsionado por incentivos

Leia mais

Teleconferência de Resultados 1T15. 8 de maio de 2015. Magazine Luiza

Teleconferência de Resultados 1T15. 8 de maio de 2015. Magazine Luiza Teleconferência de Resultados 8 de maio de 2015 Magazine Luiza Destaques do Vendas E-commerce Despesas Operacionais EBITDA Luizacred Lucro Líquido Ganhos de market share, principalmente em tecnologia Receita

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A.

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A. Universidade Federal do Pará Centro: Sócio Econômico Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Análise de Demonstrativos Contábeis II Professor: Héber Lavor Moreira Aluno: Roberto Lima Matrícula:05010001601

Leia mais

RESULTADOS 2T15 Teleconferência 10 de agosto de 2015

RESULTADOS 2T15 Teleconferência 10 de agosto de 2015 RESULTADOS 2T15 Teleconferência 10 de agosto de 2015 AVISO Nesta apresentação nós fazemos declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas. Tais declarações têm como base crenças e suposições

Leia mais

Apresentação de Resultados

Apresentação de Resultados Apresentação 3T08 Apresentação de Resultados José Carlos Aguilera (Diretor Presidente e de RI) Eduardo de Come (Diretor Financeiro) Marcos Leite (Gerente de RI) Destaques do Período Contexto de crise no

Leia mais

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Análise Setorial Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Fevereiro de 2015 Sumário 1. Perspectivas do Cenário Econômico em 2015... 3 2. Balança Comercial de Fevereiro de 2015...

Leia mais

Fase 2 (setembro 2012) Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012

Fase 2 (setembro 2012) Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 Apresentação A sondagem Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário 2012 Fase 2 apresenta a visão do empresário do transporte

Leia mais

ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO

ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS Em geral as estatísticas sobre a economia brasileira nesse início de ano não têm sido animadoras

Leia mais

Teleconferência de Resultados 2T15. 31 de julho de 2015. Magazine Luiza

Teleconferência de Resultados 2T15. 31 de julho de 2015. Magazine Luiza Teleconferência de Resultados 2T15 31 de julho de 2015 Magazine Luiza Destaques do 2T15 Vendas E-commerce Ganho consistente de participação de mercado Redução na receita líquida de 10,1% para R$2,1 bilhões

Leia mais

Divulgação de Resultados do 4T10

Divulgação de Resultados do 4T10 Divulgação de Resultados do 4T10 23 de fevereiro de 2011 Aviso Importante Esse material pode conter previsões de eventos futuros.tais previsões refletem apenas expectativas dos administradores da Companhia,

Leia mais

Cacau Amêndoa Período: Março de 2013

Cacau Amêndoa Período: Março de 2013 Cacau Amêndoa Período: Março de 2013 Tabela I PREÇO PAGO AO PRODUTOR - Cacau Amêndoa (em US$/ton.) Períodos Anteriores Março/13 % Locais Unid. 12 meses 1 mês [a] [b] [c] c/a c/b Ilhéus - Bahia R$/Kg 5,83

Leia mais

Teleconferência de Resultados 3T15. 10 de novembro de 2015. Magazine Luiza

Teleconferência de Resultados 3T15. 10 de novembro de 2015. Magazine Luiza Teleconferência de Resultados 3T15 10 de novembro de 2015 Magazine Luiza Destaques do 3T15 Vendas E-commerce Ganho de participação de mercado com aumento da margem bruta Receita bruta consolidada de R$2,4

Leia mais

A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009

A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009 A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009 Luciano Luiz Manarin D Agostini * RESUMO - Diante do cenário de crise financeira internacional, o estudo mostra as expectativas de mercado

Leia mais

DADOS DA CONAB TRAZEM AJUSTES E INDICAM MUDANÇA NA TENDÊNCIA DO MERCADO

DADOS DA CONAB TRAZEM AJUSTES E INDICAM MUDANÇA NA TENDÊNCIA DO MERCADO Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Ano XVII 17/agosto/2015 n. 588 DADOS DA CONAB TRAZEM AJUSTES E INDICAM MUDANÇA NA TENDÊNCIA DO MERCADO A quinta-feira foi iniciada com a atualização de um importante

Leia mais

Apresentação de Resultados 2T12. 10 de agosto de 2012

Apresentação de Resultados 2T12. 10 de agosto de 2012 Apresentação de Resultados 2T12 10 de agosto de 2012 Aviso Legal Esta apresentação contém certas declarações futuras e informações relacionadas à Companhia que refletem as visões atuais e/ou expectativas

Leia mais

Instrumentalização. Economia e Mercado. Aula 4 Contextualização. Demanda Agregada. Determinantes DA. Prof. Me. Ciro Burgos

Instrumentalização. Economia e Mercado. Aula 4 Contextualização. Demanda Agregada. Determinantes DA. Prof. Me. Ciro Burgos Economia e Mercado Aula 4 Contextualização Prof. Me. Ciro Burgos Oscilações dos níveis de produção e emprego Oferta e demanda agregadas Intervenção do Estado na economia Decisão de investir Impacto da

Leia mais