1 Período pré- silábico 2 Período pré-silábico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Período pré- silábico 2 Período pré-silábico"

Transcrição

1 Nesse primeiro nível, a criança começa a perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Assim, em um primeiro momento, ela tenta se aventurar pela escrita por meio da reprodução de rabiscos e desenhos,o que para ela constitui aquilo que é dito. Posteriormente, ela passa a reconhecer algumas letras, sobre tudo as que formam seu nome, e a utilizar essas letras conhecidas na tentativa de escrever várias palavras diferentes. Aqui a criança já sabe que uma palavra é formada por várias letras (no mínimo três), mas ainda não se preocupa com a posição de cada letra, utilizandoas aleatoriamente. OBS : Icônico -Nesse sentido a representação icônica (imagem) funciona como expressão de seu pensamento através de desenhos, não tendo a noção de escrita no sentido propriamente dito, escrever é a mesma coisa que desenhar. Não- Icônico - Por outro lado, a representação não icônica (sem imagem) vai além do desenho, funcionando como expressão do pensamento da criança através de rabiscos, daí o termo não icônica. A criança inicia o conceito de escrita, mas ainda não reconhece as letras do alfabeto e seu valor sonoro.

2 1 Período pré- silábico 2 Período pré-silábico Sempre da esquerda para direita traços pequenos ou grandes conforme o tamanho da palavra Distinção entre modo iônico e não iônico de representação. Criança 7 anos Construção de formas de diferenciação, controle progressivo de variações qualitativas e quantitativas. Fazendo as diferenças interfigural e intrafigurais dentro dos traços, mais não entre as palavras na forma de escrever repete as mesmas letras para todas as palavras ditadas.

3 2 Período pré-silábico: Construção de formas de diferenciação (controle progressivo de variações qualitativas e quantitativas) Transição para diferenças Interfigurais entre as palavras (fase da transição)- Falha repete a mesma representação. Ex:A hipótese de escrita de Larissa é a Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. 2 Período pré-silábico: Construção de formas de diferenciação (controle progressivo qualitativas e quantitativas). Qualitativas porque mudou as posições das letras. Estabelece referências interfigurais entre as palavras., consegue modificar as letras aleatoriamente de forma arbitraria. Ex: A hipótese de escrita de Romina é a Présilábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente.

4 Trabalho intenso com os nomes dos alunos,destacando as letras iniciais atividades variadas com fichas,crachás e alfabeto móvel. Contato com farto e variado material Escrito,revistas,jornais,cartazes,livros,jogos,rótulos,embalagens, textos,músicas,poesias,par lendas entre outros Avaliação de leitura com e sem imagensnotícia,propagandas,histórias,cartas,bilhetes,etc... Hora da leituras-livro,revistas e jornais a escolha. Atividades de escrita espontânea-listas,relatórios,autoditado; Atividades para distinção de letras e numerais; Manipulação intensa com o alfabeto móvel; Desenho livre,pintura,modelagem,recorte,dobradura; Classificação de palavras ou nomes que se parecem; Memorização de como se escreve algumas palavras; Relatório oral de experiências; Produção de texto oral; Estudo e interpretação de gravuras; Análise e síntese de palavras; Interpretação oral de textos; Reconto e reescrita de histórias; Escritas espontâneas;

5 Projeto letramento e Alfabetização Fernanda JOGOS DIVERSOS: Bingo de letras,de iniciais de nomes,e outros. Dominós associando nomes e iniciais,desenhos,letras; Baralho de nomes,figuras; Quebra cabeças variados com gravuras,nomes e letras; JOGOS COM CARTÕES: Parear cartões com nomes iguais; Parear cartões com desenhos; Parear cartões com letras. ÁLBUNS: De rótulos e embalagens; De nomes, retratos ou autorretrato; Da história da vida do aluno. JOGOS E BRINCADEIRAS ORAIS: Com rimas; Adivinhações; Telefone sem fio; Recado oral; Jornal falado. Olha que Legal! Ohhh!!! JOGOS COM O ALFABETO MÓVEL: Cobrir fichas ou crachás; Separar e agrupar letras iguais.

6 Nesse nível, a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado, de modo que passa a atribuir uma letra a cada sílaba da palavra que quer escrever (ou seja,coloca uma letra para cada vez que abre sua boca para falar uma determinada palavra). No início, as letras continuam aleatórias,de modo que pode escrever PATO, por exemplo, como EG. Entretanto conforme a criança vai aprendendo e reconhecendo os sons das letras, passa a utilizar letras que de fato expressam o som da palavra que quer escrever, em geral o som das vogais, visto que elas são mais rapidamente reconhecidas. Assim, uma criança no final deste nível poderia escrever PATO, por exemplo, como AO. VÍDEO APRENDIZAGEM NÍVEL SILÁBICO!

7 Nestes dois primeiros períodos, o escrito não está regulado por diferenças ou semelhanças entre os significantes sonoros. É a atenção às propriedades sonoras do significante que marca o ingresso no terceiro grande período desta evolução ( Ferreiro,2001) Ex: Bicicleta Som= significante do objeto Significantes sonoros= é dos signos para compreender a palavra de forma simbólica. Signo(Palavra)- A palavra ou seja o som dela é a sua ligação com o objeto. Ex: a palavra Bicicleta que remete o som do objeto e seu significado,como ex: Bola.

8 3 Período:Fonetização da escrita Nível Silábico (Hipótise silábica)mudança Quantitativa para cada som uma palavra Nível = significa sub. Períodos Consegue construir um esquema para cada sílaba, através do som Ex:A hipótese de escrita de Erik é a Silábica sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada. 3 Período: Fonetização da escrita Nível silábico( Hipótise Silábica)mudança Qualitativa por semelhanças no som Consegue colocar a palavra conforme o som Ex:A hipótese de escrita de Ricardo é a Silábica com valor sonoro convencional. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente. A leitura é silabada.

9 Atividades que envolvam frases e textos para facilitar a vinculação discurso oral e texto escrito. Elaboração de textos coletivos. Reconto e reescritas de histórias. Leitura de poesias, músicas, par lendas e outros textos significativos e previamente memorizados. Trabalho simultâneo e inter-relacionado com letras,palavras e textos: Análise sonora sobre as iniciais dos nomes próprios e palavras significativas. Completar lacunas em textos e palavras; Listas,escritas espontâneas diversas; Atividades para trabalhar com rimas,sons iniciais,finais e medianos das palavras; Ditados variados. Colocar letras em ordem alfabética. Cortar o número de palavras de cada frase.

10 Silábico-alfabético: Na verdade, essa hipótese corresponde a um período de transição no qual a criança ora utiliza uma letra para cada sílaba, como no final do nível anterior, ora reconhece os demais fonemas das palavras e passa também a empregá-los. Assim, a criança poderia, por exemplo, escrever SAPATO como SAPTO,verificando se que às vezes ela utiliza uma única letra para a sílaba e às vezes consegue reproduzi-la adequadamente. VÍDEO _ A PASSAGEM DO NÍVEL SILÁBICO PARA O NÍVEL SILÁBICO- ALFABÉTICO

11 Nesta fase tem tendência a usar letras diferentes para o mesmo som ex: X/CH; SS/S; RR/R. Ex: Bolo escrita- som Bobu confusão na escrita (esquemas) e uma vez que se constrói um esquema destes é difícil desfazer estes esquema(errado). Ex:A hipótese de escrita de Antonio é a Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.

12 Jogos e atividades variadas com o alfabeto móvel e sílabas móveis; Caça-palavras; Cruzadinhas; Leitura e interpretação oral de diferentes textos,poesias,músicas,par lendas,textos diversos,etc... Produção de textos coletivos; Relatório oral e escrito de experiências vivenciadas. Escrita de cartas,bilhetes,listas,anúncios e propagandas. Análise e síntese de palavras significativas; Classificação e seriação de palavras; Transcrição de receitas,brincadeiras,piadas; Reestruturação de frases de poesias,par lendas ou músicas que os alunos já sabem de cor; Trabalhos manuais recortes,dobraduras,pinturas,encaixes propiciam aos alunos novas formas de expressão e o uso,em sua linguagem,de novas palavras.

13 Esta seria a última hipótese relacionada à alfabetização, na qual a criança já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, caracterizando a escrita convencional que todos nós empregamos. Aqui, ainda persistem, de início, muitos erros ortográficos, já que, pautando-se pelo som das letras, a criança ainda confunde S e SS ou X e CH, por exemplo. Contundo,esses erros vão diminuindo com o tempo,por meio da prática e do trabalho conjunto com o professor. Vídeo Nível Alfabético

14 Ex: A hipótese de escrita de Rodrigo é a Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas. Compreensão de que cada unidade menor da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que uma sílaba,restando dominar convenções ortográficas.

15 A prática de produção de texto é uma atividade essencial ao longo de todo o processo de alfabetização. Produção de texto individual e coletiva; Produção de texto a partir do desenho do aluno,a partir de gravuras em sequencia; Escrita de textos a partir de outros já conhecidos pelos alunos; Atividades a partir de um texto: Leituras globais ou parciais; reconhecimento de palavras,frases ou letras no texto; análise de palavras do texto quanto ao número de sílabas e de letras,quanto a letra inicial ou final,etc... ditado de palavras e frases relativas ao texto trabalhado; remontagem do texto com fichas de frases ou palavras; produção de um desenho para ilustrar o texto; marcar, no texto mimeografado, nomes próprios e comuns, rimas, palavras no singular e no plural; separar frases em palavras; construir frases com palavras do texto; completar lacunas de frases e palavras; registrar a frente das frases, o número de palavras que a compõem; produções de histórias em quadrinhos. Análise de palavras numa frase ou texto; Leitura de diferentes textos: livros, revistas, cartas, bilhetes, convites, propagandas, anúncios, músicas, poesias, par lendas, adivinhações, trava-línguas, etc.

Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos

Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos 1 A L F A B E T I Z A Ç Ã O E L E T R A M E N T O S E T E M B R O / 2 0 1 8 A N G É L I C A M E R L I Objetivos 2 Conhecer como ocorre a evolução

Leia mais

Ditado para sondagem na alfabetização

Ditado para sondagem na alfabetização Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7765/ditado-parasondagem-na-alfabetizacao Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos iniciais do Ensino Fundamental Alfabetização Sala

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA SMED- 2015 COMO INTERVIR EM CADA UMA DAS HIPÓTESES HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA: Criação

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER UNIDADE 1 E assim surgiu a escrita Origem da escrita Nossas primeiras

Leia mais

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação Oficina C Imagem e som: A arte da Comunicação Cariacica, 08 de agosto de 2014 Data Proposta 27/03 (5ªf) Encontro Inaugural 07/04 (2ªf) Oficina A Presença da equipe da A Gazeta 16/05 (6ª f) Oficina B 03/06

Leia mais

Programa de Português 2017/2018. Grade 1

Programa de Português 2017/2018. Grade 1 Programa de Português 2017/2018 Grade 1 Equipe Grade 1 A Ms. Amanda Moraes Grade 1 B Ms. Claudia Sayuri Grade 1 C Ms. Elaine Carvalho PSL Ms. Mariana Silveira Programa de Português Linguagem Geografia

Leia mais

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da ANO 1 UNIDADE 03 Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da teoria da psicogênese na apropriação

Leia mais

Manual do Educador. 2ºano / 1ª série

Manual do Educador. 2ºano / 1ª série Manual do Educador 2ºano / 1ª série Manual do Educador Prezado Professor (a), Elaboramos duas opções de avaliações diagnósticas para sua escolha, a fim de contribuir melhor no trabalho didático, bem como

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

Alfabetização e Letramento. Profª Especialista Tânia Caramigo 08/03/17

Alfabetização e Letramento. Profª Especialista Tânia Caramigo 08/03/17 Alfabetização e Letramento Profª Especialista Tânia Caramigo 08/03/17 tania.caramigo@anhanguera.com Psicogênese da Língua Escrita Retomando a teoria elaborada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, a contribuição

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Jogo: formando sílabas e palavras. Objetivo Geral Público Alvo Conteúdo

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES SUGESTÕES DE ATIVIDADES A Secretaria Municipal da Educação (SME) apresenta sugestões de atividades que podem ser incorporadas ao planejamento pedagógico do Ensino Fundamental, por considerar a escola como

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

Como você foi alfabetizado?

Como você foi alfabetizado? METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Como você foi alfabetizado? Prof. Tiago S. de Oliveira psicoptiago@gmail.com www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com 2 O neuropediatra Harry

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Resumo. Introdução à Didáctica do Português. Docente: Helena Camacho. Teresa Cardim Nº Raquel Mendes Nº

Resumo. Introdução à Didáctica do Português. Docente: Helena Camacho. Teresa Cardim Nº Raquel Mendes Nº Resumo Introdução à Didáctica do Português Docente: Helena Camacho Teresa Cardim Nº 070142074 Raquel Mendes Nº 070142032 Maio de 2010 Descobrir o princípio alfabético de Ana Cristina Silva O princípio

Leia mais

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI A produção de textos na alfabetização Dificuldades mais comuns na escrita das crianças: ortografia, cópias e ditados A produção de textos na

Leia mais

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação;

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; PLANEJAMENTO (Rótulos) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; Competências criatividade.

Leia mais

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO? Dissociação entre o aprender a escrever e o usar a escrita Expressão letramento. E o que aconteceu

Leia mais

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. José de Alencar Reunião

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Linguagem oral e escrita Professor Alessandra, Juliana e Leticia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série Jardim II Apresentação da disciplina A aprendizagem da linguagem oral e escrita

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Dificuldades antecipadas: Se criança ou jovem, encontra-se no início do ciclo de alfabetização,

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Dificuldades antecipadas: Se criança ou jovem, encontra-se no início do ciclo de alfabetização,

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Ana Paula Frade A.Couto anapaulafrade2008@hotmail.com Bruna Alves Lacerda bruna-lacerda@hotmail.com Claudinéia Gomes Diniz Graduanda em

Leia mais

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1 Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu TESTE DE SONDAGEM VERSÃO 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O APLICADOR NÍVEL DE APLICAÇÃO: Crianças de 3

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

1. Linguagem escrita - Apresentação

1. Linguagem escrita - Apresentação 1. Linguagem escrita - Apresentação Súmula História e paradoxo da linguagem escrita sob o ponto de vista neurológico; teorias de aquisição da linguagem escrita Objetivos Compreender que a linguagem escrita

Leia mais

Devemos alfabetizar na Educação Infantil? O que e como fazer? Professora: Claudia Yazlle

Devemos alfabetizar na Educação Infantil? O que e como fazer? Professora: Claudia Yazlle Devemos alfabetizar na Educação Infantil? O que e como fazer? Professora: Claudia Yazlle Questões que se apresentam: Devemos alfabetizar na Educação Infantil? O que é alfabetizar hoje? Como alfabetizar?

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento ESCOLA: PROFESSOR (A): A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A coordenação motora fina é a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como: escrever, rastrear letras,

Leia mais

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento ESCOLA: PROFESSOR (A): A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A coordenação motora fina é a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como: escrever, rastrear letras,

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO COMO ESCREVER, COMO LER? Duas situações: - Escreva a palavra Coxinha, - É igual à palavra pastel? Fga. Dra. Marisa S. Viana Jesus Fono.marisaviana@gmail.com -

Leia mais

Diferentes abordagens de alfabetização

Diferentes abordagens de alfabetização ALFABETIZAÇÃO Diferentes abordagens de alfabetização MODELO 1 (MÉTODO FONÉTICO OU DIRETO) Identificar oralmente os fonemas da língua (sons). Corresponder o fonema ao grafema: mostrar a letra e a pronuncia

Leia mais

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA Flávia Caldeira de Oliveira flaviacaldeiramoc@hotmail.com Leandra Moura Queiroz leandramouraqueiroz@yahoo.com.br Camila Vieira Barbosa Graduana em Pedagogia/UNIMONTES

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

Prova de Avaliação de Competências Pré- Leitoras (P.A.C.P.L.)

Prova de Avaliação de Competências Pré- Leitoras (P.A.C.P.L.) Prova de Avaliação de Competências Pré- Leitoras (P.A.C.P.L.) INTRODUÇÃO Projeto das bibliotecas escolares: Formar crianças leitoras Avaliar preditores da futura competência leitora. - O objetivo último

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Links com vídeos do Projeto Alfaletrar

Links com vídeos do Projeto Alfaletrar ABERTURA DA AULA 6) Musicalização. 7) Leitura de história de literatura infantil. 8) Exposição das atividades do dia e dos objetivos. 9) Desejar aos alunos: boa aula. Links com vídeos do Projeto Alfaletrar

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 5. p b 9. t d 15. q g 21. f v 27. s z 33. x j 39. m n 45. nh lh 49. r l 53. r rr 59. a e i o u 63. Cartões de sons 69

ÍNDICE. Introdução 5. p b 9. t d 15. q g 21. f v 27. s z 33. x j 39. m n 45. nh lh 49. r l 53. r rr 59. a e i o u 63. Cartões de sons 69 ÍNDICE Introdução 5 p b 9 t d 15 q g 21 f v 27 s z 33 x j 39 m n 45 nh lh 49 r l 53 r rr 59 a e i o u 63 Cartões de sons 69 3 INTRODUÇÃO Aprender a falar é um processo natural e espontâneo em que a criança

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 4

Índice. Grupo Módulo 4 GRUPO 5.4 MÓDULO 4 Índice 1. Níveis Conceituais Linguísticos...3 2. Nível 1 Pré-Silábico...3 3. Nível 2 Intermediário I...4 4. Nível 3 Silábico...5 5. Nível 4 Intermediário II ou Silábico-Alfabético...5

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Trabalhando com as capacidades

Trabalhando com as capacidades Trabalhando com as capacidades O sucesso de um projeto pedagógico de alfabetização depende, crucialmente, do envolvimento dos profissionais comprometido com ele. A esses profissionais cabe perguntar e

Leia mais

Escola Estadual Luis Vaz de Camões. Projeto Alfabetizar

Escola Estadual Luis Vaz de Camões. Projeto Alfabetizar Escola Estadual Luis Vaz de Camões Projeto Alfabetizar Projeto elaborado para ser desenvolvido nos 3ᵒ anos do Ensino Fundamental inicial, da Escola Estadual Luís Vaz de Camões tendo como professora responsável

Leia mais

O que nós gestores temos com isto?

O que nós gestores temos com isto? O que nós gestores temos com isto? PRESSUPOSTO DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS Art. 1º Fica instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pelo qual o Ministério da Educação (MEC) e as

Leia mais

Avaliação de Língua Portuguesa - 1 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Língua Portuguesa - 1 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Língua Portuguesa - 1 o Ano - 1 o Bimestre 1. OBSERVE AS PLACAS ABAIXO E RESPONDA: Questões Denatran Freepik CRY 1 2 3 A. QUAL PLACA MOSTRA O BANHEIRO FEMININO? B. QUAL

Leia mais

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Sondagem Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da

Leia mais

NOMES. Reconstruir A EA - A NA EA A NA NA EA EA A NA A NA EA NA A EA

NOMES. Reconstruir A EA - A NA EA A NA NA EA EA A NA A NA EA NA A EA Avaliação Final NOMES A.R. A.C. A.M. A.B. C.C. C.C. D.S. J.C. M.R. M.C. M.F. M.S. M.C. M.P. M.P. P.N. R.M. R.M. S.C. Competências Consciência Fonológica Produzir rimas A NA - A NA A EA NA NA EA EA A NA

Leia mais

Aulas de Terça-Feira. Leitura e escrita dos nomes

Aulas de Terça-Feira. Leitura e escrita dos nomes Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 06 a 10 de fevereiro de 2017 Página 1 esquema corporal e escrita do nome Números 1 e 2 Regras da sala Jogos com bola Meio ambiente ------------------------------

Leia mais

Amália Simonetti Registro do(a) professor(a)

Amália Simonetti Registro do(a) professor(a) Amália Simonetti Registro do(a) professor(a) Copyright 2012 by Secretaria da Educação do Estado do Ceará Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Presidente do Conselho

Leia mais

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL Gêneros Textuais São modelos comunicativos que nos possibilitam

Leia mais

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem do Colégio Sion busca detectar, no aluno, prérequisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de e são os recursos utilizados para tal finalidade.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis.

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis. NOME: 1º ANO Queridos Pais e Responsáveis, O primeiro semestre chegou ao fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo cada dia mais. As férias tão aguardadas chegaram, aproveite

Leia mais

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS 1º ANO/9 ANOS - O que é Libras e sua importância - Sensibilizar sobre a importância da Língua de Sinais -Através de historinhas e relatos de -As vogais -Conhecer os sinais das vogais em Libras experiências.

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano

Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Roteiro de trabalho para o volume do 1 o ano Quadro de conteúdos e objetivos 1. Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números Texto informativo Lista de combinados da turma Ler e compreender

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

Programa de Português 2º Ano

Programa de Português 2º Ano Programa de Português 2º Ano Introdução Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Caderno de Educação Especial O que devemos considerar no processo de Alfabetização? Criança Ouvinte Criança Surda Faz uso das propriedades fonológicas

Leia mais

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Prática Pedagógica Supervisionada I Supervisor Científico e Pedagógico: Fernanda Rodrigues Instituição de Intervenção: EB1/JI Dr. João dos Santos Jardim

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: PEI - Plano Educacional Individualizado para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto PEI - Plano Educacional Individualizado Dificuldades antecipadas:

Leia mais

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201225041

Leia mais

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo Área: Língua Portuguesa Programa de Recuperação de Escolaridade 2º/3º ANO Blocos/Conteúdos Objectivos Avaliação Comunicação Oral - Comunica oralmente, com progressiva

Leia mais

DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA VINÍCIUS ADRIANO DE FREITAS E-MAILS: vinicius.freitas@unifamma.edu.br viniadriano@hotmail.com OS ESPAÇOS DISCURSIVOS NA ESCOLA (BRASIL,

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO)

A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO) A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO) Luna Estéfany Silva Santos Discente de Pedagogia DCIE/UESC, e-mail: lunaestefanys@gmail.com Maria Elizabete Souza

Leia mais

Avaliação Diagnóstica 1ºano

Avaliação Diagnóstica 1ºano Avaliação Diagnóstica 1ºano Manual do Educador Prezado Professor (a), Elaboramos este instrumento avaliativo a fim de contribuir no trabalho didático, bem como fazer com que você conheça de imediato os

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 2015 PROFESSORA FABIANE DISCIPLINA(S): PORTUGUÊS / GEOGRAFIA / CIÊNCIAS / HISTÓRIA / MATEMÁTICA / RELIGIÃO PORTUGUÊS Bilhete. Bilhete ou carta?

Leia mais

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Por que essa é uma questão importante? Os resultados

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem

SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem SERIADO 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Apreciar poema, observando rimas Alfabeto maiúsculo e minúsculo em letras de imprensa e cursiva Retomar o alfabeto, a grafia das

Leia mais

Paula Faustino Neto CEUBAN - Santos

Paula Faustino Neto CEUBAN - Santos 2018 MATERIAL MESTRADO INSTRUCIONAL PROFISIONAL PARA O PROFESSOR DE 1º E 2º ANO DO ENSINO PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTAL SIGNIFICATIVA E AS

Leia mais

Conteúdos por unidade

Conteúdos por unidade 1 Conteúdos por unidade 1º ano fundamental i - 2017 Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida Lema Cultivar e guardar a criação Direção Pedagógica:Jacqueline Santana Pinto Coordenadora Geral: Clara

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

Alfabetização Habilidades básicas para aquisição da leitura e da escrita

Alfabetização Habilidades básicas para aquisição da leitura e da escrita Alfabetização Habilidades básicas para aquisição da leitura e da escrita Dr. Fábio Henrique Pinheiro Curso: Neurologia Infantil, Ensino e Inclusão A interface com a educação. Botucatu 2016 Habilidades

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 Ano: 1º ano Curso : 1º ciclo Área: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

Cronograma de Avaliações AV2. Período: JUNHO/2019

Cronograma de Avaliações AV2. Período: JUNHO/2019 Cronograma de Avaliações AV2 Professora: Erika Beatriz Amorim Turma: 1ºB Bimestre: 2º Período: JUNHO/2019 03/06/19 HISTÓRIA Convivência em família, lições da vida, famílias do passado. (Livro integrado

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Consciência Fonológica

Consciência Fonológica Consciência Fonológica 25 de março/2017 ESECS Marta Violante O que é Capacidade de analisar a cadeia falada, reconhecendo que esta é constituída por segmentos (componentes fonológicos) passíveis de serem

Leia mais

Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli

Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli 1 Conhecer o procedimento utilizado pelo professor para determinar as hipóteses de escrita dos alunos não alfabetizados no decorrer do seu processo

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - LEITURA E ESCRITA 1º ANO /2015

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - LEITURA E ESCRITA 1º ANO /2015 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - LEITURA E ESCRITA 1º ANO /2015 Prezado Professor, Prezada Professora, Este é um momento importante para a escola, para os alunos e, principalmente, para você. Trata-se de um momento

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

Atividades de Ortografia

Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Português, ortografia para alunos do 1, 2, 3 e 4 ano do ensino fundamental. A ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF ABAIXO DO BÁSICO ATÉ 600 PONTOS Os alunos que se encontram no Padrão de Desempenho Abaixo do Básico apresentam manifestações de habilidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita, como também

Leia mais