Alfabetização e Letramento. Profª Especialista Tânia Caramigo 08/03/17

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alfabetização e Letramento. Profª Especialista Tânia Caramigo 08/03/17"

Transcrição

1 Alfabetização e Letramento Profª Especialista Tânia Caramigo 08/03/17 tania.caramigo@anhanguera.com

2 Psicogênese da Língua Escrita Retomando a teoria elaborada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, a contribuição das autoras mudou a forma como enxergamos o desenvolvimento do aprendizado da escrita nas crianças. Essa revolução se deu devido ao fato de que com seus estudos agora entendemos que a criança está em processo de aprendizagem antes mesmo de se apropriar da escrita formal e, portanto, a escrita é uma aquisição cognitiva, e não apenas motora.

3 Psicogênese da Língua Escrita A análise das duas autoras tem como desígnio explanar como acontece o procedimento através do qual a escrita se compõe em objeto de conhecimento para a criança, criando suas próprias regras. As investigações procuram evidenciar o papel que tem cada sujeito dentro do processo da elaboração individual da escrita, aonde a criança vai criando e testando as hipóteses de como se escreve as palavras.

4 Hipóteses de escrita Esses níveis não são estanques, eles revelam o desenvolvimento cognitivo que a criança adquiriu. Uma mesma criança pode estar numa determinada hipótese e ao mesmo tempo mesclar conceitos do nível anterior. A passagem de um nível a outro detona um conflito cognitivo próprio ao sujeito. Essa trajetória pelo qual toda criança passa foi descrita por Ferreiro e Teberosky como: período pré-silábico, período silábico e período silábico alfabético/ alfabético.

5 Esses níveis foram definidos como: 1. Hipótese pré-silábica 2. Hipótese silábica 3. Hipótese silábica-alfabética 4. Hipótese alfabética Hipóteses de escrita Identificar estes níveis é fundamental para que possamos desafiar as crianças a avançarem no seu conhecimento.

6 Níveis de escrita Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular, através de diversos meios culturais, situações educativas e de diversas línguas. Aí, podem ser distinguidos três grandes períodos: 1. Distinção entre o modo de representação icônico e o não icônico; 2. A construção de formas de diferenciação (controle progressivo das variações entre os eixos qualitativo e quantitativo); 3. A fonetização da escrita (que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético).

7 Primeiro período: Distinção entre modos de representação icônico e não icônico Pré-silábico Icônico: Indiferenciação entre desenho e escrita: Representação icônica O grafismo reproduz a forma do objeto. Lista de animais. Emma 03 anos.

8 Segundo Período: Formas de diferenciação das escritas Nível pré-silábico Escrever não é a mesma coisa que desenhar Grafismo não icônico. Marcas distintas representam desenho e escrita.

9 Grafismos primitivos: Rabiscos e Pseudoletras

10

11 Escritas sem controle de quantidade A criança pode ocupar todo espaço da página com os rabiscos, pseudoletras ou letras

12 Uso de letras e números A criança percebe a existência de signos gráficos distintos: letras e números. Em algum momento pode utilizar ambos na escrita.

13 Escritas Fixas Escreve todas as palavras utilizando o mesmo conjunto de caracteres e na mesma ordem.

14 Diferenciação da Escrita: Para poder ler, é preciso que haja diferença na escrita das palavras

15 Quantidade mínima de letras Expressa-se a lógica de que para pode ler é necessário que a palavra tenha uma quantidade mínima de letras, geralmente três.

16 Diferença segundo a característica do objeto Com relação a quantidade de objetos Com relação ao tamanho do objeto

17 Diferenciação na ordem e variedade das letras. A criança escreve utilizando praticamente os mesmos caracteres e na mesma quantidade, mas diferencia a ordem dos mesmos para distinguir as palavras.

18 Nestas escritas as crianças diferenciam quanto a quantidade e quanto a variedade das letras.

19 As hipóteses de escrita apresentadas pelas crianças no nível pré-silábico não são lineares, nem ocorre de igual maneira para todas. As crianças podem ainda apresentar, simultaneamente, diferentes representações. Por exemplo: Produzir escritas fixas, mas com quantidade mínima de letras Utilizar pseudoletras, mas diferenciar quanto a ordem das letras Não distinguir letras e números, mas diferenciar quanto a variedade e ordem de caracteres.

20 Pré-silábica Esse processo, portanto, inicia-se com o período pré-silábico; até então quando víamos os rabiscos, garatujas de crianças, o máximo que identificávamos era que esta criança estava longe de ser alfabetizada, que ela ainda não sabia nada sobre a escrita. Não conseguíamos ver o quanto ela já sabia da língua. A partir dos estudos de Ferreiro e Teberosky, descobrimos que não era bem assim, muito antes do que possamos imaginar, as crianças pensam e criam hipóteses sobre a escrita.

21 Para melhor compreender o período présilábico, precisamos nos apropriar primeiro de alguns novos paradigmas, porque sem abrir mão de velhos conceitos, o entendimento da psicogênese fica comprometido. Talvez este seja um dos fatores que faz com que alguns professores não consigam entender a plenitude da proposta.

22 A criança, mesmo antes de ser alfabetizada tem alguns conhecimentos da língua escrita: 1- As tentativas das crianças são processos cognitivos e devem ser tratadas com a devida importância; 2- Temos de ter um olhar para entender o que a criança já sabe e não somente o que falta.

23 Pré-silábica Em um primeiro momento, o período présilábico é caracterizado como aquele em que a criança não diferencia formas de letras, ela tenta imitar uma escrita que vê os adultos praticando, mas ainda não faz a relação entre o que escrevemos e o que falamos, ou seja, para ela, as letras não são representações gráficas da pauta sonora. A característica marcante desta fase é a de que a criança não estabelece nenhuma relação entre a escrita e a pauta sonora.

24 Período Pré-silábico de escrita Assim sendo, num primeiro momento a criança utiliza desenhos, rabiscos, grafemas ou qualquer sinal para representar o objeto, não relacionando o desenho à escrita.

25 Escreve reproduzindo a escrita dos adultos. É uma representação da forma como ela entende a escrita.

26

27

28

29 E para a criança avançar? O que é necessário descobrir? Para que a criança avance, ela tem responder duas perguntas: de 1 - O que a escrita representa? 2 - E como?

30 Pré-silábica Ao responder à primeira questão a criança avança em sua hipótese de escrita, pois já sabe que a escrita representa a fala; é a passagem da escrita não-fonetizada que conhecemos como pré-silábica para a escrita fonetizada inicial (período silábico). A passagem de uma fase para outra é resultado de uma longa trajetória para a criança. É um profundo processo de reflexão.

31 Terceiro Período: Fonetização da escrita da escrita silábica à escrita alfabética ESCRITAS SILÁBICAS Este nível está caracterizado pela tentativa de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compõem uma escrita. (...) cada letra vale por uma sílaba. (FERREIRO E TEBEROSKY, 1999, p. 209).

32 Hipótese silábica A criança já começa a ter consciência de que existe uma relação entre fala e escrita, entre os aspectos gráficos e sonoros das palavras, tentam dar valor sonoro a letras e sinais para representar as palavras, para cada sílaba pronunciada o individuo escreve uma letra (uma letra para cada sílaba), ou para cada palavra numa frase dita. E nesse nível a criança ainda utiliza o critério quantitativo e qualitativo, apresentados no nível pré-silábico.

33 Período silábico de escrita Na fase pré-silábica nossos alunos rumavam à descoberta de que a escrita compreende a representação da fala. Nesta nova etapa do desenvolvimento, nossos alunos já compreenderam o que a escrita representa. Ainda apresentam equívocos se considerarmos a forma como convencionalmente representamos a escrita. Apesar de apresentarem grandes avanços cognitivos, ainda têm muito que avançar rumo ao nosso sistema alfabético.

34 Período silábico de escrita De acordo com Grossi (1990, p.13) a grande marca que caracteriza a mudança do período pré-silábico para o silábico é a compreensão da estabilidade da escrita das palavras, isto é, a constatação de que uma palavra é escrita sempre da mesma maneira com as letras e numa mesma ordem.

35 Período silábico de escrita Outras características marcantes desse período se delineiam pelo fato da criança aperceber-se de que uma mensagem oral pode ser dividida em partes, de forma que agora ela começa a fazer a correspondência do número de letras ao número de sílabas de uma palavra. Nesta fase, a criança sente a necessidade de relacionar as diferenças da pauta sonora das palavras.

36 Período silábico de escrita Agora ela utiliza uma grafia para cada som, fazendo, num primeiro momento, uma utilização aleatória dos símbolos gráficos, empregando ora letras inventadas, ora apenas consoantes, ora vogais repetindo-as conforme o número de sílabas das palavras. É nesta fase que o aluno descobre que a palavra escrita representa a palavra falada, e por vezes, chega a pensar que basta uma letra para poder representar uma sílaba oral.

37 Período silábico de escrita Resumindo, o que define o nível silábico é a segmentação quantitativa das palavras em tantos sinais gráficos quantas vezes se abre a boca para pronunciá-las.

38

39 Período silábico de escrita Essa hipótese silábica gera inúmeros conflitos cognitivos, tanto com as informações que recebe do mundo como as hipóteses de quantidade e variedade mínima de caracteres construída pela criança. Nesse período, as letras começam a adquirir valor sonoro relativamente estável, e o que acaba acontecendo é que as partes sonoras semelhantes entre as palavras começam a se exprimir por letras semelhantes. Por exemplo, um aluno que escreve utilizando-se somente de vogais poderá produzir escritas como a seguir:

40 Hipótese silábica Ao produzir tal tipo de escrita, a criança entrará em conflito. Esses conflitos irão desestabilizando a hipótese anterior até que a criança tenha coragem de elaborar uma nova hipótese.

41 Escrita silábica sem valor sonoro Tendem a estabelecer uma correspondência sistemática entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas que se deseja escrever sem o valor sonoro correspondente.

42 Silábico sem valor sonoro (quantitativo) Sobre o eixo quantitativo, isto se exprime na descoberta de que a quantidade de letras com que se vai escrever uma palavra pode ter correspondência com a quantidade de partes que se reconhece na emissão oral. (FERREIRO, 2010, p. 27) Pode ocorrer, excepcionalmente, grafias distintas das formas das letras. Mas cada grafia representa uma unidade sonora sem correspondência som/letra.

43 Cada sílaba é representada por uma letra sem correspondência som grafia. LAPISEIRA CADERNO LÁPIS GIZ (...) a hipótese silábica cria suas próprias condições de contradição: contradição entre o controle silábico e a quantidade mínima de letras que uma escrita deve possuir para ser interpretável (...). (Ferreiro, 2010, p. 27).

44 A variedade de signos gráficos utilizados como referência pela criança depende do repertório de letras que ela já possui.

45 Escrita silábica com valor sonoro Este aluno está utilizando a hipótese silábica com valor sonoro. Nesta fase, cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente. A leitura é silabada.

46 Silábico com valor sonoro (qualitativo) No mesmo período embora não necessariamente ao mesmo tempo as letras podem começar a adquirir valores sonoros (silábicos) relativamente estáveis, o que leva a se estabelecer correspondência com o eixo qualitativo: as partes sonoras semelhantes entre as palavras começam a se exprimir por letras semelhantes. (FERREIRO, 2010, p. 29) É muito comum nessa fase a utilização das vogais como a unidade que representa a sílaba.

47 Mas o contrário também se pode observar, escritas predominantemente com consoantes.

48 Escrita silábica com vogais e consoantes

49 As crianças podem produzir textos ou reescrever textos que possuem de memória utilizando a hipótese silábica

50 ESCRITAS SILÁBICO-ALFABÉTICAS O período silábico-alfabético marca a transição entre os esquemas prévios em via de serem abandonados e os esquemas futuros em vias de serem construídos. (FERREIRO, 2010, p. 29)

51 Hipótese silábica - alfabética Esse nível é uma transição do silábico para o alfabético. É uma escrita quase alfabética, onde a criança começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas e para outras permanece silábico. Percebe primeiramente que a sílaba tem duas letras e posteriormente que existem sílabas com mais de duas letras, tem dificuldades em separar palavras quando escreve frase ou texto. É nesse nível em que alguns adultos usam o termo em que a criança estaria engolindo letras.

52 Percebe-se que a criança começa a considerar que a sílaba não é a menor unidade analisável. Passa então a alternar escritas silábicas com escritas parcialmente alfabéticas.

53 Nesta escrita se percebe uma análise bem mais criteriosa. Nesse momento a criança sabe que não basta uma letra por sílaba e que a identidade do som não corresponde diretamente à identidade da letra, essa desequilibração possibilita a progressão ao nível Alfabético.

54 ESCRITA ALFABÉTICA Neste nível, a escrita e a leitura operam sobre os princípios alfabéticos (...) os novos problemas que se apresentam são de índole ortográfica. (FERREIRO E TEBEROSKY, 1999, p. 321)

55 Hipótese alfabética O aluno nesse nível já domina a relação existente entre letra- sílaba-som e as regularidades da língua. Faz relação sonora das palavras, escreve do jeito que fala, oculta letras quando mistura a hipótese alfabética e silábica, apresenta dificuldades e problemas ortográficos.

56 Representação arbitrária dos sons da fala. Presença da análise fonêmica sem, no entanto, estar de acordo com padrões ortográficos.

57 Escrita de um adulto no nível alfabético

58 Vídeos: A construção da Escrita 1 e 2

59 REFERÊNCIAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetizando sem o Bá - Bé - Bí - Bó - Bú. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2008 FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. 15ª ed. São Paulo: Cortez, 2004, v.1. CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, p. FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24ª ed. São Paulo: Cortez, 2008 KLEIMAN, Angela B.; MATENCIO, Maria de Lordes M.. Letramento e Formação do Professor. 1ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2005., A. B. (org.). Os Significados do Letramento MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. São Paulo: Cortez, p. MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência/Seminário: Alfabetização e Letramento em debate. Brasilia, RIZZO, Gilda. Alfabetização natural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, 336p SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6ª ed. São Paulo: Contexto, pesquisa baseada nos termos: História dos Métodos de Alfabetização, Vygotsky, Métodos de Alfabetização, Piaget, Construtivismo, Comenius, Paulo Freire,entre outros. portal.mec.gov.br, em História dos Métodos de Alfabetização no Brasil, de Maria do Rosário Longo Mortatti

Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos

Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos 1 A L F A B E T I Z A Ç Ã O E L E T R A M E N T O S E T E M B R O / 2 0 1 8 A N G É L I C A M E R L I Objetivos 2 Conhecer como ocorre a evolução

Leia mais

Caminho para se chegar a um fim; Modo ordenado de fazer as coisas; Conjunto de procedimentos técnicos e científicos.

Caminho para se chegar a um fim; Modo ordenado de fazer as coisas; Conjunto de procedimentos técnicos e científicos. Caminho para se chegar a um fim; Modo ordenado de fazer as coisas; Conjunto de procedimentos técnicos e científicos. MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO (Métodos e Didáticas de Alfabetização: história, características

Leia mais

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: RESPOSTAS A UMA EXPERIÊNCIA

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: RESPOSTAS A UMA EXPERIÊNCIA ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: RESPOSTAS A UMA EXPERIÊNCIA Liliane Rodrigues dos Santos RESUMO Este estudo tem como objetivo investigar o processo de apropriação da linguagem escrita de crianças

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

Ditado para sondagem na alfabetização

Ditado para sondagem na alfabetização Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7765/ditado-parasondagem-na-alfabetizacao Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos iniciais do Ensino Fundamental Alfabetização Sala

Leia mais

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da ANO 1 UNIDADE 03 Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da teoria da psicogênese na apropriação

Leia mais

Aprendizagem da escrita de crianças menores de 7 anos. Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

Aprendizagem da escrita de crianças menores de 7 anos. Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Aprendizagem da escrita de crianças menores de 7 anos Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 Objetivo Discutir os pressupostos e os desafios impostos ao alfabetizador, quanto à aquisição

Leia mais

Conteúdo e Didática de Alfabetização

Conteúdo e Didática de Alfabetização Conteúdo e Didática de Alfabetização Professora autora: sônia Maria Coelho Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Educação UNESP/Presidente Prudente Professoras assistentes: Onaide Schwartz

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 4

Índice. Grupo Módulo 4 GRUPO 5.4 MÓDULO 4 Índice 1. Níveis Conceituais Linguísticos...3 2. Nível 1 Pré-Silábico...3 3. Nível 2 Intermediário I...4 4. Nível 3 Silábico...5 5. Nível 4 Intermediário II ou Silábico-Alfabético...5

Leia mais

CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA VAZ, Patrícia Nogueira da Silva. Discente da Faculdade de Ciências Humanas/ACEG E-mail: nega_nogueira@hotmail.com MORAES, Mônica Rodrigues. Discente da Faculdade

Leia mais

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA Flávia Caldeira de Oliveira flaviacaldeiramoc@hotmail.com Leandra Moura Queiroz leandramouraqueiroz@yahoo.com.br Camila Vieira Barbosa Graduana em Pedagogia/UNIMONTES

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Jogo: formando sílabas e palavras. Objetivo Geral Público Alvo Conteúdo

Leia mais

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO? Dissociação entre o aprender a escrever e o usar a escrita Expressão letramento. E o que aconteceu

Leia mais

1 Período pré- silábico 2 Período pré-silábico

1 Período pré- silábico 2 Período pré-silábico Nesse primeiro nível, a criança começa a perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Assim, em um primeiro momento, ela tenta se aventurar pela escrita por meio da reprodução de rabiscos e desenhos,o

Leia mais

Psicogênese da língua escrita: proposta construtivista de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky

Psicogênese da língua escrita: proposta construtivista de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky Psicogênese da língua escrita: proposta construtivista de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli Abril/2018 1 Objetivo Conhecer as pesquisas de Emília Ferreiro

Leia mais

Módulo IV Alfabetização. No mundo das letras...

Módulo IV Alfabetização. No mundo das letras... Módulo IV Alfabetização No mundo das letras... Desde o momento que o homem primitivo fez os primeiros rabiscos nas paredes de uma caverna e outro leu, o homem inaugurava uma nova e decisiva fase na sua

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Ana Paula Frade A.Couto anapaulafrade2008@hotmail.com Bruna Alves Lacerda bruna-lacerda@hotmail.com Claudinéia Gomes Diniz Graduanda em

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

O que nós gestores temos com isto?

O que nós gestores temos com isto? O que nós gestores temos com isto? PRESSUPOSTO DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS Art. 1º Fica instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pelo qual o Ministério da Educação (MEC) e as

Leia mais

A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1

A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1 A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1 Mayrla Ferreira Silva Acadêmica do curso de Pedagogia Rosana Moraes de Sousa Acadêmica do curso de Pedagogia Universidade Estadual do Maranhão

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA SMED- 2015 COMO INTERVIR EM CADA UMA DAS HIPÓTESES HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA: Criação

Leia mais

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento ESCOLA: PROFESSOR (A): A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A coordenação motora fina é a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como: escrever, rastrear letras,

Leia mais

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento

ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento ESCOLA: PROFESSOR (A): A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A coordenação motora fina é a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como: escrever, rastrear letras,

Leia mais

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação Oficina C Imagem e som: A arte da Comunicação Cariacica, 08 de agosto de 2014 Data Proposta 27/03 (5ªf) Encontro Inaugural 07/04 (2ªf) Oficina A Presença da equipe da A Gazeta 16/05 (6ª f) Oficina B 03/06

Leia mais

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 1 OBJETIVO Discutir os pressupostos de duas concepções de linguagem relacionadas à aprendizagem

Leia mais

Resumo. Introdução à Didáctica do Português. Docente: Helena Camacho. Teresa Cardim Nº Raquel Mendes Nº

Resumo. Introdução à Didáctica do Português. Docente: Helena Camacho. Teresa Cardim Nº Raquel Mendes Nº Resumo Introdução à Didáctica do Português Docente: Helena Camacho Teresa Cardim Nº 070142074 Raquel Mendes Nº 070142032 Maio de 2010 Descobrir o princípio alfabético de Ana Cristina Silva O princípio

Leia mais

UM ESTUDO DO PROCESSO DE ESCRITA DA ALFABETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE Deise Tamilin Pereira Hirata 1 Neire Abreu Mota Porfiro 2

UM ESTUDO DO PROCESSO DE ESCRITA DA ALFABETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE Deise Tamilin Pereira Hirata 1 Neire Abreu Mota Porfiro 2 FARO - Faculdade de Rondônia 788 (Decreto Federal nº 96.577 de 24/08/1988) 453 (Portaria MEC de 29/04/2010) IJN - Instituto João Neórico 3443 (Portaria MEC / Sesu nº369 de 19/05/2008) UM ESTUDO DO PROCESSO

Leia mais

Fabiane Oliveira Ribeiro Acadêmica de Pedagogia. Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Brasil.

Fabiane Oliveira Ribeiro Acadêmica de Pedagogia. Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Brasil. GT 03: Alfabetização, leitura e escrita AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA PERSPECTIVA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: UM ESTUDO COM AS CRIANÇAS DO 2º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE PARINTINS-AM

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA Disciplina: Desenvolvimento Psicológico III Profª Ms. Luciene Blumer Pois nisto de criação literária cumpre não esquecer guardada a infinita distância que o mundo também

Leia mais

Como você foi alfabetizado?

Como você foi alfabetizado? METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Como você foi alfabetizado? Prof. Tiago S. de Oliveira psicoptiago@gmail.com www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com 2 O neuropediatra Harry

Leia mais

Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli

Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli 1 Conhecer o procedimento utilizado pelo professor para determinar as hipóteses de escrita dos alunos não alfabetizados no decorrer do seu processo

Leia mais

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Sondagem Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

Links com vídeos do Projeto Alfaletrar

Links com vídeos do Projeto Alfaletrar ABERTURA DA AULA 6) Musicalização. 7) Leitura de história de literatura infantil. 8) Exposição das atividades do dia e dos objetivos. 9) Desejar aos alunos: boa aula. Links com vídeos do Projeto Alfaletrar

Leia mais

Desafiar a turma com jogos de alfabetização

Desafiar a turma com jogos de alfabetização Desafiar a turma com jogos de alfabetização O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e emoções. O objetivo primeiro do jogador é acertar para ganhar o jogo e, além disso,

Leia mais

DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA VINÍCIUS ADRIANO DE FREITAS E-MAILS: vinicius.freitas@unifamma.edu.br viniadriano@hotmail.com OS ESPAÇOS DISCURSIVOS NA ESCOLA (BRASIL,

Leia mais

PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA INFANTIL: UMA APRENDIZAGEM NECESSÁRIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA INFANTIL: UMA APRENDIZAGEM NECESSÁRIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Resumo PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA INFANTIL: UMA APRENDIZAGEM NECESSÁRIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SOUZA, Gabriela C. UEPG gabrielachem@hotmail.com Eixo temático: Práticas e Estágios nas Licenciaturas

Leia mais

LETIZAÇÃO/ALFABETISMO ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO

LETIZAÇÃO/ALFABETISMO ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO LETIZAÇÃO/ALFABETISMO ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO LINGUÍSTICA Estudo científico da linguagem: como a linguagem humana funciona e como são as línguas em particular FONÉTICA Estuda os sons da fala, preocupase

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA GEOGRAFIA: BREVE DISCUSSÃO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA GEOGRAFIA: BREVE DISCUSSÃO 75 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA GEOGRAFIA: BREVE DISCUSSÃO Milla Barbosa Pereira millabpgeo@gmail.com Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei Bolsista

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO.

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. RESUMO Magnólia Angelí Santos de Almeida 1 O presente trabalho discorre sobre os resultados de

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO: DA HISTÓRIA DOS MÉTODOS AO TEXTO

ALFABETIZAÇÃO: DA HISTÓRIA DOS MÉTODOS AO TEXTO ALFABETIZAÇÃO: DA HISTÓRIA DOS MÉTODOS AO TEXTO CRUZ, Eliane Travensoli Parise - UEPG Resumo A pesquisa de cunho bibliográfica tem por objetivo apresentar um breve resgate histórico sobre a alfabetização

Leia mais

NÍVEIS DE ESCRITA, HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E REALISMO NOMINAL ENTRE CRIANÇAS

NÍVEIS DE ESCRITA, HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E REALISMO NOMINAL ENTRE CRIANÇAS NÍVEIS DE ESCRITA, HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E REALISMO NOMINAL ENTRE CRIANÇAS Introdução Denise Nunes Gonçalves;Acadêmica em Pedagogia/Unimontes; denise25nunes@hotmail.com Paula Souza Gonçalves;

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹ Aline Serra de Jesus Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: antoniojose1@hotmail.com Tyciana Vasconcelos

Leia mais

Matéria: Alfabetização e Letramento

Matéria: Alfabetização e Letramento INSTITUTO PAULO FREIRE Matéria: Alfabetização e Letramento Professor Especialista: Flávio Euripedes de Oliveira Resumo do Livro Reflexões sobre Alfabetização Emília Ferreiro Emilia ferreiro em sua obra

Leia mais

Métodos de Alfabetização

Métodos de Alfabetização Métodos de Alfabetização Conceituando Método? Qual seria o melhor Método para o processo de alfabetização? Caminhopara se chegar a um fim; Modoordenado de fazeras coisas; Conjunto de procedimentos técnicos

Leia mais

Angélica Merli Uninove Agosto/2018

Angélica Merli Uninove Agosto/2018 Angélica Merli Uninove Agosto/2018 1 OBJETIVO Discutir os conceitos de alfabetização e letramento e a sua importância para a elaboração do planejamento, pelo professor, das situações didáticas sobre as

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ATUAIS DE ENSINO À UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA DO ATO EDUCATIVO

ALFABETIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ATUAIS DE ENSINO À UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA DO ATO EDUCATIVO ALFABETIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ATUAIS DE ENSINO À UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA DO ATO EDUCATIVO ALFABETIZAR É.. Permitir as crianças ou adultos, condições para que desenvolvam as capacidades de leitura e escrita,

Leia mais

Diferentes abordagens de alfabetização

Diferentes abordagens de alfabetização ALFABETIZAÇÃO Diferentes abordagens de alfabetização MODELO 1 (MÉTODO FONÉTICO OU DIRETO) Identificar oralmente os fonemas da língua (sons). Corresponder o fonema ao grafema: mostrar a letra e a pronuncia

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 101

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 101 Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 101 REPRESENTAÇÕES DA FALA NA ESCRITA: ORTOGRAFIA E VARIEDADE DIALETAL Bonfim Queiroz Lima Pereira (UFT) bonfimql@hotmail.com Irismá Oliveira Carvalho

Leia mais

O trabalho com alunos não alfabetizados

O trabalho com alunos não alfabetizados O trabalho com alunos não alfabetizados? Ensino Fundamental Anos Finais Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 20/08/2011 Temos o direito a

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 EMENTA Os métodos de alfabetização; Processos de aprendizagem da escrita; Alfabetização e letramento; Psicogênese da língua escrita; Avaliação do conhecimento dos alunos em relação à escrita; Organização

Leia mais

GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM CARTILHA

GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM CARTILHA GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DA CARTILHA Jaqueline dos Santos Nascimento Universidade Federal de Sergipe jsn.jaque@hotmail.com RESUMO: A alfabetização

Leia mais

Conceptualizando Alfabetização e Letramento

Conceptualizando Alfabetização e Letramento Curso: Alfabetização e letramento na educação bilíngue SINPRO-SP, fev a abr/2012 Conceptualizando Alfabetização e Letramento Selma de Assis Moura O que é alfabetizar? (segundo o dicionário) Ensinar a Ler.

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Juliana Maria Soares dos Santos PPFP - UEPB juliana.pedagogia@hotmail.com Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação

Leia mais

A ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS 1

A ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS 1 Anais do Congresso de Iniciação Científica, Estágio e Docência do Campus Formosa A relação teoria e prática no cotidiano escolar Universidade Estadual de Goiás 03 e 04 de novembro de 2016 A ESCRITA NAS

Leia mais

RESENHA. O OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DA CRIANÇA: PHC e Construtivismo

RESENHA. O OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DA CRIANÇA: PHC e Construtivismo RESENHA O OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DA CRIANÇA: PHC e Construtivismo Alessandra de Sousa dos Santos 100 José Leite dos Santos Neto 101 Rhaysa Moraes de Lima 102 MARTINS, L. M.; MARSIGLIA,

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD

PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD PNAIC CURRÍCULO CULO NA ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS. PIOS. UNIDADE 1, ANO 1 Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules

Leia mais

Amália Simonetti Registro do(a) professor(a)

Amália Simonetti Registro do(a) professor(a) Amália Simonetti Registro do(a) professor(a) Copyright 2012 by Secretaria da Educação do Estado do Ceará Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Presidente do Conselho

Leia mais

Programa de Português 2017/2018. Grade 1

Programa de Português 2017/2018. Grade 1 Programa de Português 2017/2018 Grade 1 Equipe Grade 1 A Ms. Amanda Moraes Grade 1 B Ms. Claudia Sayuri Grade 1 C Ms. Elaine Carvalho PSL Ms. Mariana Silveira Programa de Português Linguagem Geografia

Leia mais

Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie

Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie Apresentação utilizada como material de apoio no evento Orientação Técnica sobre a recuperação paralela realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho de

Leia mais

O trabalho com alunos não alfabetizados

O trabalho com alunos não alfabetizados O trabalho com alunos não alfabetizados? Ensino Fundamental Anos Inicias Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 20/08/2011 Temos o direito

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Alfabetização e Letramento Código da Disciplina: EDU328 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE UMA DOCENTE DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE UMA DOCENTE DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE UMA DOCENTE DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Micheline Cordeiro Sobral da Silva Orientador: Leila Nascimento Silva Universidade Federal Rural

Leia mais

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201225041

Leia mais

Apresentação do método sintético

Apresentação do método sintético Maria Cristina Pereira Cotta e Angela Maria Rodrigues Marques Galvão O tempo passa e, em Educação, continuam as dúvidas quanto à escolha do método ideal para alfabetizar. Para acertar nessa escolha, a

Leia mais

Aprendizagem significativa e aquisição da escrita

Aprendizagem significativa e aquisição da escrita Aprendizagem significativa e aquisição da escrita Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br 1 O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Ana Luzia de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB Claudionor Alves da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Leia mais

EDUCAÇÃO DO CAMPO Unidade 03 - Abril de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO Unidade 03 - Abril de 2013 APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITAALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSODE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS DO CAMPO EDUCAÇÃO DO CAMPO Unidade 03 - Abril de 2013 SUMÁRIO APROFUNDANDO O TEMA. 1- Apropriação do

Leia mais

Disciplina Alfabetização e Letramento Angélica Merli Agosto/2018

Disciplina Alfabetização e Letramento Angélica Merli Agosto/2018 Disciplina Alfabetização e Letramento Angélica Merli Agosto/2018 1 Objetivo Discutir o conceito de letramento e os pressupostos que devem estar presentes nas reflexões atuais a respeito do letramento e

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE PSICOGENÉTICA

ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE PSICOGENÉTICA ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE PSICOGENÉTICA Autora: Patrícia Cilene Viegas Pereira Silva. U F RN / Especialista em Educação Infantil-UFRN / Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim/RN patriciacvps@gmail.com

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: VER PARA CRER

O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: VER PARA CRER O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: VER PARA CRER Eliene Patrício de Barros Centro de Educação-UFRN lnpbiv_17@yahoo.com.br Giliane Ribeiro da Silva Centro de Educação-UFRN gilianeribeiro@yahoo.com.br Resumo

Leia mais

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. José de Alencar Reunião

Leia mais

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Por que essa é uma questão importante? Os resultados

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES SUGESTÕES DE ATIVIDADES A Secretaria Municipal da Educação (SME) apresenta sugestões de atividades que podem ser incorporadas ao planejamento pedagógico do Ensino Fundamental, por considerar a escola como

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA A PARTIR DE TEXTOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA A PARTIR DE TEXTOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA A PARTIR DE TEXTOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO Priscila Dantas Fernandes Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFS) Kecia Karine Santos de Oliveira

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO ENFOQUE DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SAMPAIO

A ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO ENFOQUE DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SAMPAIO A ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO ENFOQUE DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SAMPAIO Fabiana dos Santos Dias Duarte 1 Michaelle Priscila Souza de Miranda 2.Sandoval

Leia mais

ASPECTOS FONÉTICOS-FONOLÓGICOS DO METHODO MACAHUBAS

ASPECTOS FONÉTICOS-FONOLÓGICOS DO METHODO MACAHUBAS 211 de 666 ASPECTOS FONÉTICOS-FONOLÓGICOS DO METHODO MACAHUBAS Alan José Alcântara de Figueiredo 57 (UESB) Vera Pacheco 58 (UESB) RESUMO no século XIX, o médico Abílio César Borges Barão de Macahubas em

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

REALISMO NOMINAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A RELAÇÃO COM A ESCRITA

REALISMO NOMINAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A RELAÇÃO COM A ESCRITA REALISMO NOMINAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A RELAÇÃO COM A ESCRITA Cláudia M. Leite, claudiamartinsprick@gmail.com Danyela Soares Xavier, danyelaxavier840@gmail.com Fernanda Grazielle Nunes de Oliveira,

Leia mais

Amauri de Oliveira Jesus Universidade do Estado da Bahia

Amauri de Oliveira Jesus Universidade do Estado da Bahia DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES/BA. Amauri de Oliveira Jesus Universidade do Estado

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO: ANÁLISES TEÓRICO-PRÁTICAS DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO: ANÁLISES TEÓRICO-PRÁTICAS DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO: ANÁLISES TEÓRICO-PRÁTICAS DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA Mônica Mayara de Queiroz Melo, estudante - UERN 1 Giovana Carla Cardoso Amorim, orientadora - UERN 2 O presente trabalho

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DE FERREIRO E TEBEROSKY NA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL

AS CONTRIBUIÇÕES DE FERREIRO E TEBEROSKY NA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL AS CONTRIBUIÇÕES DE FERREIRO E TEBEROSKY NA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL Eliane de Oliveira Bittencourt 1 - UNIVALI Rozilda da Silva Luis 2 - UNIVALI Eixo: Alfabetização, Leitura e Escrita Agência Financiadora:

Leia mais

6. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

6. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Organização do trabalho docente no 1 ano do Ensino Fundamental 1. Inclusão e diversidade na alfabetização 2. A criança no ciclo de alfabetização

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 29/06/2018 Data Desativação: Nº Créditos : 3 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO UNIDADE 3 ANO 2. Abril de 2013

A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO UNIDADE 3 ANO 2. Abril de 2013 A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO UNIDADE 3 ANO 2 Abril de 2013 A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 5. p b 9. t d 15. q g 21. f v 27. s z 33. x j 39. m n 45. nh lh 49. r l 53. r rr 59. a e i o u 63. Cartões de sons 69

ÍNDICE. Introdução 5. p b 9. t d 15. q g 21. f v 27. s z 33. x j 39. m n 45. nh lh 49. r l 53. r rr 59. a e i o u 63. Cartões de sons 69 ÍNDICE Introdução 5 p b 9 t d 15 q g 21 f v 27 s z 33 x j 39 m n 45 nh lh 49 r l 53 r rr 59 a e i o u 63 Cartões de sons 69 3 INTRODUÇÃO Aprender a falar é um processo natural e espontâneo em que a criança

Leia mais

Paula Faustino Neto CEUBAN - Santos

Paula Faustino Neto CEUBAN - Santos 2018 MATERIAL MESTRADO INSTRUCIONAL PROFISIONAL PARA O PROFESSOR DE 1º E 2º ANO DO ENSINO PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTAL SIGNIFICATIVA E AS

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO PELA CRIANÇA

A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO PELA CRIANÇA 10/10/2007 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO TEMA 5 Página 1 A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO PELA CRIANÇA Professor(a), você sabe como aprendeu a ler e a escrever? E como as crianças aprendem?

Leia mais

As capacidades lingüísticas da alfabetização

As capacidades lingüísticas da alfabetização As capacidades lingüísticas da alfabetização A seção apresenta, na forma de verbetes, conceitos e concepções que são fundamentos da abordagem proposta. A seção apresenta os objetivos e a estrutura do texto

Leia mais

ESCRITAS DE ALFABETIZANDOS DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO PSICOGENÉTICO

ESCRITAS DE ALFABETIZANDOS DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO PSICOGENÉTICO ESCRITAS DE ALFABETIZANDOS DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO PSICOGENÉTICO Elan Cavalcante da Fonseca Ferreira, UFRN Larissy Diniz de Melo, UFRN Prof. Dra. Maria Estela Costa Holanda Campelo, UFRN Resumo

Leia mais

AS FASES DA ESCRITA DA CRIANÇA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY: UMA ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA TEORIA

AS FASES DA ESCRITA DA CRIANÇA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY: UMA ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA TEORIA AS FASES DA ESCRITA DA CRIANÇA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY: UMA ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA TEORIA Thamires de Sousa Paiva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E-mail: thamires.nbrt@gmail.com

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM Telma Weisz

O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM Telma Weisz O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM Telma Weisz - A autora no início da sua trajetória docente: - Adultocentrismo - Transmissão de conteúdos - Processos pedagógicos que mais dificultavam a aprendizagem

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina formação de professores alfabetizadores e ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número

Leia mais

1. Linguagem escrita - Apresentação

1. Linguagem escrita - Apresentação 1. Linguagem escrita - Apresentação Súmula História e paradoxo da linguagem escrita sob o ponto de vista neurológico; teorias de aquisição da linguagem escrita Objetivos Compreender que a linguagem escrita

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina professores e o ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código EDU-1095 Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número de créditos: 08

Leia mais

APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Maria Aparecida de Lima Maria Monise da Costa Silva RESUMO O texto discute questões relativas a apropriação da escrita no 1º ano do ensino fundamental.

Leia mais

VMSIMULADOS. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1

VMSIMULADOS. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO    1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 01. Segundo Magda Soares, o processo de alfabetização exige do profissional grande especificidade e também uma preparação que o leve a compreender várias facetas como as áreas:

Leia mais