Comunicado. Portal Positivo ATEMÁTICA SPE. Portal Positivo ENEM Acompanhe a correção das provas do ENEM 2011! Assessoria de. Sumário.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicado. Portal Positivo ATEMÁTICA SPE. Portal Positivo ENEM Acompanhe a correção das provas do ENEM 2011! Assessoria de. Sumário."

Transcrição

1 EDIÇÃO EDIÇÃO EDIÇÃO OUTUBRO 2011 Assessoria de ATEMÁTICA SPE Sumário Portal Positivo Dúvida Resposta do Desafio Desafio nº. 32 Personagem Informação Sugestão de leitura Curiosidade W ebconferência Sugestão de jogo Expediente Caro colega "A matemática não é apenas outra linguagem: é uma linguagem mais o raciocínio; é uma linguagem mais a lógica; é um instrumento para raciocinar". Richard P. Feynman Comunicado É com grande satisfação que enviamos por , aos professores das escolas conveniadas ao Sistema de Ensino Positivo, o Jornal da Matemática, n ọ 32, da Assessoria Pedagógica de Matemática. Nesta edição, seguem algumas orientações: sugestão de leitura, desafios, informações sobre congressos, encaminhamentos metodológicos, links com o Portal Positivo e muito mais. Elaborado por: Anvimar Gasparello agasparello@positivo.com.br Carlos Henrique Wiens cwiens@positivo.com.br Isabel Lombardi ilombardi@positivo.com.br Paulo César Sanfelice psanfelice@positivo.com.br Rudinei José Miola rmiola@positivo.com.br Vera Lucia Petronzelli vpetronzelli@positivo.com.br Assessoria de Matemática DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Portal Positivo Portal Positivo ENEM 2011 Acompanhe a correção das provas do ENEM 2011! A partir das 17h dos dias 22 e 23, você poderá conferir o gabarito das provas do ENEM 2011 comentado pelos especialistas do portal!

2 2 PORTAL POSITIVO A partir deste ano, temos disponível no Portal Positivo, indicado do 6º. ao 9º. ano, uma nova seção para Educadores: LIVRO INTEGRADO POSITIVO. Após acessar a página do Portal com seu login e senha, poderá selecionar o ano e o volume do livro (que será disponibilizado gradativamente), além do acesso aos links encontrados no Livro Integrado impresso, há outras ferramentas já disponíveis no Portal, como: Conteúdo Multimídia, Quiz, Vídeos, Blog, Imagens, Links externos e Atividades. Todas essas ferramentas foram organizadas num mesmo espaço com intuito de facilitar o acesso e a relação com os conteúdos presentes no Livro Integrado impresso. Utilize o recurso para ampliar as suas aulas. Em 2012 teremos outras novidades no Portal Positivo. Aguarde! BLOG DA ASSESSORIA DE MATEMÁTICA Professor, para acessar o blog da Assessoria de Matemática, digite: Em seguida, digite seu login e senha. Na seção educadores, clique em blog. No item procurar blog digite matematicaspe e clique em buscar. Clique no resultado da pesquisa: ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA - SPE Carlos Henrique Wiens Pronto! Você está no blog da Assessoria de Matemática. Vá até Filtrar os posts por e faça sua escolha! Obs.: Os slides do Programa de Cursos 2011 e o arquivo com as atividades sugeridas, estão disponíveis nesse blog. Confira! DUVIDA Quanto vale um centilhão? O maior número aceito no sistema de potências sucessivas de dez, é o centilhão, registrado pela primeira vez em Representa a centésima potência de um milhão, ou o número 1 seguido de 600 zeros (embora apenas utilizado na Grã-Bretanha e na Alemanha). Fonte: Acesso em 29 de agosto de 2011, às 15h55 min.

3 3 RESPOSTA DO DESAFIO Nº. 31 Agradecemos a participação dos professores: x + y é igual a 22 Prof. Fábio Azevedo. Profa. Renata Botelho Honório Trevizan Cooperativa de Ensino da Região de Guará CERG Colégio Evolução Guará SP Prof. Arcanjo Oliveira Jr. Colégio Dantas São Paulo SP Profa. Patrícia Fernanda de Oliveira Colégio Leme Amstalden Maracai SP Prof. Odair Gonçalves de Oliveira Colégio Educacional Século XXI Goioerê PR Profa. Polliana Silva Vasconcelos Escola de Educação Básica Alternativa Arapiraca AL Prof. José Luis Domingues de Faria Colégio Crescer de Campinas Campinas SP Prof. Mauricio Dainese Coordenador de Informática Educacional Colégio Ábaco São Bernardo do Campo SP DESAFIO Nº. 32 Rudinei e Paulo gostam de brincar com a Matemática. Outro dia mesmo, chegaram na empresa com um desafio: contar a quantidade de casas que estão localizadas ao redor de uma praça. Ambos começaram a contagem em sentido horário, porém, a partir de diferentes casas. Se, na contagem, a quarta casa de Rudinei corresponde a décima quarta casa contada por Paulo e à quarta casa de Paulo corresponde a vigésima nona casa contada por Rudinei, quantas casas estão localizadas ao redor dessa praça? Professor, encaminhe-nos a resposta e a estratégia utilizada na resolução. Por favor, identifique-se encaminhando seu nome, o nome da escola em que trabalha, o município e o estado. Obrigada! Enviar soluções para: agasparello@positivo.com.br.

4 4 PERSONAGEM Fonte: Acesso em 29 de agosto de 2011, às14h05min.

5 INFORMAÇÃO 5

6 6 SUGESTÃO DE LEITURA A Matemática no Museu de Arte Autor: Chan Sun Park Ilustrações de Yun Ju Kim Editora: Callis O objetivo deste livro é analisar obras de arte com um olhar matemático. Pontos que se unem para formar retas e braços em formato de cilindro são apenas alguns detalhes de obras de nomes consagrados da pintura, como Pablo Picasso, que utilizam elementos matemáticos para compor seus trabalhos. TEMPO REAL I SEMANA DA MATEMÁTICA DA UFAC Local: Rio Branco AC Data: 17 a 21 de outubro de 2011 Maiores Informações: // XXVII FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA Local: Piratuba SC Data: 17 e 18 de novembro de 2011 Maiores Informações: // I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Local: São Carlos SP Data: 18 e 19 de novembro de 2011 Maiores Informações: //sites.google.com/site/encontromatematicaanosiniciais/

7 7 CURIOSIDADE Com experiência na Nasa e a ajuda da geometria, o artista americano Kurt Wenner especializou-se em criar ilusões de ótica nas calçadas de dezenas de cidades do mundo. 'Eu observava os tetos barrocos, muitos deles com trabalhos de perspectiva', disse por telefone à BBC Brasil. 'Comecei a experimentar nas ruas. O uso da perspectiva já era aplicado na arte europeia para dar a ilusão de figuras flutuantes nos afrescos pintados nos tetos barrocos. Wenner usou noções de geometria para criar ilusões que, vistas a partir de um determinado ponto, dão a impressão de três dimensões na arte de rua. Os cálculos são feitos sem computadores. Wenner usa régua, compasso e pedaços de barbante colados no chão para definir como será a visão da sua obra a partir de determinados pontos de vista. FONTE: acesso em 20/07/2011 às 8h30.

8 8 WEBCONFERÊNCIAS DE MATEMÁTICA LANÇAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM MATEMÁTICA Esta Webconferência tem a intenção de apresentar o Novo Livro Integrado Positivo de Matemática do Ensino Médio 1ª e 2ª séries anexo 1. Apresentador: Carlos Henrique Wiens Duração: 1 hora. Público: professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Link para acesso: Datas Horários 03/11 19h30 04/11 16h 05/11 9h30 Participe! CONTANDO HISTÓRIA Teorema de Pitágoras A tradição matemática ocidental, durante longo tempo, atribuiu a descoberta deste teorema a Pitágoras. Pesquisas históricas mais recentes constataram que o teorema era conhecido pelos babilônios, cerca de 1500 a.c., portanto muito tempo antes de Pitágoras. Os chineses o conheciam talvez por volta de 1100 a.c. e os hindus provavelmente cerca de 500 a.c. Referências Boyer, C.B., História da Matemática. São Paulo, Editora Edgard Blücher, Eves, H., Introdução à História da Matemática. Campinas, Editora da UNICAMP, 1995.

9 9 SUGESTÃO DE JOGO DOMINÓ DA SIMETRIA Número de jogadores: grupos de, no máximo, 4 alunos. Objetivo do jogo: acabar, por primeiro, com todas as peças da mão. Objetivo pedagógico: explorar a simetria de reflexão. Material necessário: 28 peças de dominó, conforme anexo 2. Em cada parte da peça há um quadriculado e um desenho ocupando 7 quadradinhos. Modelo: Como jogar: Colocar as peças com a face virada para baixo e embaralhá-las. No caso de 2 jogadores, cada jogador pega 7 peças. No caso de 4 jogadores cada um pega 5 peças. As peças restantes ficam em um canto da mesa, pois podem ser utilizadas para compra. Os participantes decidem quem começa o jogo. O jogador escolhido para começar o jogo, coloca uma peça da mão, sobre a mesa. Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça na mesa, de modo que os desenhos contidos nas partes das peças que irão se encostar, sejam simétricos, considerando a divisória das peças como eixo de simetria.

10 10 Exemplo: Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele compra uma peça da mesa. Caso essa peça também não possa ser colocada sobre a mesa, passa a vez. No momento em que não houver mais peças a serem compradas o jogador passa a vez também. Ganha o jogador que terminar com as peças da mão por primeiro. Caso o jogo tranque, é possível abrir, retirando a peça de uma das pontas do jogo e colocando na outra ponta até que um dos jogadores consiga continuar o jogo. Elaboração: Anvimar Galvão Gasparello 01/09/2011 Feliz dia dos professores! Esperamos que o Jornal da Matemática tenha contribuído para enriquecer seu trabalho em sala de aula. Abraços e até a próxima edição do Jornal da Matemática!

11 Anexo 1: Programação de Conteúdos de Matemática 2012 Programação EM 1ª série Volume 1 1. Conjuntos Conceito de conjunto Pertinência Representação de um conjunto Subconjuntos União de conjuntos Intersecção de conjuntos Diferença de conjuntos Conjuntos numéricos 2. Conceito de função Intervalos Estudo do domínio,da imagem e do contradomínio de uma função Sistema cartesiano ortogonal Representação das funções por meio de gráficos 3. Função afim Definição Gráfico de uma função afim Valor e zero da função afim Função crescente e função decrescente Casos particulares de função afim Gráficos definidos por uma ou mais sentenças 4. Progressão aritmética Sequências Progressão aritmética Termo geral de uma progressão aritmética Soma dos termos de uma progressão aritmética Volume 2 5. Função quadrática Definição Gráfico de uma função quadrática Pontos notáveis do gráfico de uma função quadrática Máximo e mínimo de uma função Conjunto-imagem da função quadrática Estudo do sinal da função afim e quadrática Inequações do 1.º e 2.º graus Inequações simultâneas Inequações: produto e quociente 6. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo Teorema de Tales Semelhança de triângulos Relações méticas no triângulo retângulo Relações trigonométricas em um triângulo retângulo

12 Ângulos notáveis 7. Relações trigonométricas em um triângulo qualquer Teorema ou lei dos senos Teorema ou lei dos cossenos Área de um triângulo Volume 3 8. Trigonometria: conceitos básicos Arcos e ângulos Circunferência trigonométrica Simetria dos arcos (redução ao primeiro quadrante) 9. Funções trigonométricas I Função seno Função cosseno Função tangente 10. Função composta e inversa Função composta Função inversa 11. Função exponencial Potenciação Propriedades da potenciação Função exponencial Gráfico de uma equação exponencial Equações exponenciais Inequações exponenciais Volume Função logarítmica Escala Richter Definição de logaritmo Propriedades operatórias dos logaritmos Mudança de base Equações logarítmicas Função logarítmica Inequações logarítmicas Relação entre função exponencial e função logarítmica 13. Progressão geométrica Definição de progressão geométrica Termo geral de uma progressão geométrica Interpolação geométrica Progressão geométrica e função exponencial Soma dos termos de uma progressão geométrica finita Soma dos termos de uma progressão geométrica infinita Produto dos termos de uma progressão geométrica Progressão geométrica e Matemática Financeira

13 Programação EM 2ª série Volume 1 1. Sistemas lineares Equação linear Sistema de equações lineares Interpretação geométrica Classificação de um sistema linear Discussão de um sistema linear 2. Geometria Plana Ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma reta transversal Soma das medidas dos ângulos internos e externos de um polígono convexo Áreas de figuras planas 3. Geometria Euclidiana Conceitos primitivos Proposições primitivas Posições relativas Volume 2 4. Matrizes Noção de matriz Igualdade de matrizes Adição de matrizes Multiplicação de um número por uma matriz Matriz transposta Matriz inversa Multiplicação de matrizes 5. Determinantes Definição de determinante Teorema de Laplace Teorema de Jacobi Teorema de Binet Propriedades dos determinantes Regra de Cramer Discussão de um sistema linear por meio da Regra de Cramer 6. Geometria Espacial I Poliedros Prismas Cilindros Volume 3 7. Análise combinatória Princípio fundamental da contagem Fatorial de um número Permutação simples Permutações com repetições Arranjo simples

14 Combinação simples 8. Binômio de Newton Triângulo de Pascal Números binomiais Termo geral do desenvolvimento Soma dos coeficientes do desenvolvimento de um binômio 9. Geometria espacial II Pirâmide Cone Volume Probabilidades Experimento aleatório e experimento determinístico Espaço amostral e evento Probabilidade Adição de probabilidades Multiplicação de probabilidades Probabilidade condicional 11. Estatística Variáveis Frequência absoluta e relativa Análise e interpretação de gráficos e tabelas Medidas de tendência central Medidas de dispersão 12. Geometria Espacial III Superfície esférica e esfera Volume de uma esfera Área da superfície esférica Sólidos inscritos e circunscritos

15 Anexo 2: Dominó da Simetria

16

Comunicado. Portal Aprende Brasil. ATEMÁTICA Aprende Brasil ENEM Assessoria de. Sumário. Expediente

Comunicado. Portal Aprende Brasil. ATEMÁTICA Aprende Brasil ENEM Assessoria de. Sumário. Expediente EDIÇÃO EDIÇÃO EDIÇÃO NOVEMBRO 2011 Assessoria de ATEMÁTICA Aprende Brasil Sumário Portal Aprende Brasil Dúvida Resposta do Desafio Desafio nº. 26 Sugestão de leitura Personagem Informação Tempo real Curiosidade

Leia mais

Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013

Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013 Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013 1ª série - volume 1 1. Conjuntos - Conceito de conjunto - Pertinência - Representação de um conjunto - Subconjuntos - União de conjuntos

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral.

Leia mais

Matemática e suas tecnologias

Matemática e suas tecnologias Matemática e suas tecnologias Fascículo 1 Módulo 1 Teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos Noção de conjuntos Conjuntos numéricos Módulo 2 Funções Definindo função Lei e domínio Gráficos de funções

Leia mais

Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO

Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO Os conteúdos conceituais de Matemática estão distribuídos em 5 frentes. A) Equações do 1º e 2º graus; Estudo das funções; Polinômios; Números complexos; Equações algébricas.

Leia mais

SUMÁRIO. Unidade 1 Matemática Básica

SUMÁRIO. Unidade 1 Matemática Básica SUMÁRIO Unidade 1 Matemática Básica Capítulo 1 Aritmética Introdução... 12 Expressões numéricas... 12 Frações... 15 Múltiplos e divisores... 18 Potências... 21 Raízes... 22 Capítulo 2 Álgebra Introdução...

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MATEMÁTICA Série: 2ª série

PLANO DE ENSINO UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MATEMÁTICA Série: 2ª série UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 2ª série Professor Responsável: Rigel Alves Rabelo de Oliveira Carga horária Anual: 120 horas Carga horária

Leia mais

9º Ano do Ensino Fundamental II:

9º Ano do Ensino Fundamental II: Conteúdos para III Simulado SDP/Outubro/2010 MATEMÁTICA 9º Ano do Ensino Fundamental II: CAPÍTULO I - NOÇÕES ELEMENTARES DE ESTATÍSTICA 1. Organizando os dados 2. Estudando gráficos 3. Estudando médias

Leia mais

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR GRADE 2010 ATUALIZADA EM 2015

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR GRADE 2010 ATUALIZADA EM 2015 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA Rua Frederico Maurer, 3015 - Boqueirão Curitiba Paraná Fone: 3276-9534 CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR GRADE 2010

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 3 ano do Ensino Médio Data 15/setembro 17/setembro 18/setembro 22/setembro Conteúdo NÚMEROS COMPLEXOS

Leia mais

Vestibular UnB: O que esperar da prova? PROFESSOR: Henrique de Faria

Vestibular UnB: O que esperar da prova? PROFESSOR: Henrique de Faria MATEMÁTICA Vestibular UnB: O que esperar da prova? PROFESSOR: Henrique de Faria Quais são os tipos de itens? Tipo A certo ou errado (+1 ou -1 ponto) Tipo B número de 000 a 999 (+2 pontos ou 0 pontos) Tipo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MATEMÁTICA 1) Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos: Representação de conjuntos, subconjuntos, operações: união, interseção, diferença e complementar. Conjunto universo e conjunto vazio; - Conjunto

Leia mais

ISOLADA DE MATEMÁTICA

ISOLADA DE MATEMÁTICA ISOLADA DE MATEMÁTICA ISOLADA DE MATEMÁTICA Nessa isolada de Matemática você terá acesso à 73 videoaulas, 100% on-line, com duração média de 30 minutos, cada, contendo material de acompanhamento e simulados

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 3 a série do Ensino Médio Data 29/agosto 31/agosto 05/setembro Conteúdo PROGRESSÃO ARITMÉTICA Sequencias

Leia mais

Programa Anual MATEMÁTICA

Programa Anual MATEMÁTICA Programa Anual MATEMÁTICA A proposta A compreensão de ensino, presente no Material Didático Positivo, empenha-se com o valor formativo e instrumental desta área de conhecimento. Assim, concentra seus esforços

Leia mais

Cuidado! Use com responsabilidade.

Cuidado! Use com responsabilidade. Aula Inicial 2017 Aluno ou Estudante? Cuidado! Use com responsabilidade. Ensino Médio Formação Profissional ou Trampolim para a Universidade Ou ambos. Plano de Ensino Matemática 1º ano 1º ano - Matemática

Leia mais

MATEMÁTICA 1ºANO Ementa Objetivos Geral Específicos

MATEMÁTICA 1ºANO Ementa Objetivos Geral Específicos DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: MATEMÁTICA Curso: Ensino Técnico Integrado Controle Ambiental Série: 1ºANO Carga Horária: 100h Docente Responsável: GILBERTO BESERRA Ementa Conjuntos

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes Conteúdo Programático Cursos Técnicos Subsequentes Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO 1. CONJUNTOS 1.1. Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade. 1.2. Operações: união, intercessão, diferença e complementar. 1.3. Conjuntos numéricos: Naturais, Inteiros,

Leia mais

1º ano. Capítulo 2 - Itens: todos (2º ano) Modelos matemáticos relacionados com a função logarítmica

1º ano. Capítulo 2 - Itens: todos (2º ano) Modelos matemáticos relacionados com a função logarítmica 1º ano Conjuntos Símbolos lógicos Operações com conjuntos Conjuntos numéricos Os Números Naturais Propriedades dos racionais Operações com naturais Os números Inteiros Propriedades dos inteiros Operações

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias: Matemática

Matemática e suas Tecnologias: Matemática Matemática e suas Tecnologias: Matemática Centro Educacional Sesc Cidadania Planejamento Anual 2018 Professor (a): Heloísa Andréia de Macedo Bezerra Série: 1ª Série Disciplina: Matemática I 1.1 - Observar

Leia mais

Matemática. Sistema Positivo de Ensino 102

Matemática. Sistema Positivo de Ensino 102 A proposta A compreensão de ensino, presente no Material Didático Positivo, empenha-se com o valor formativo e ins tru men tal desta área de conhecimento. Assim, concentra seus es for ços para ajudar a

Leia mais

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. Resolver situação-problema utilizando

Leia mais

Planificar o estudo para o exame de 2019

Planificar o estudo para o exame de 2019 explicamat Planificar o estudo para o exame de 2019 Este documento apresenta o índice do resumo explicamat para o Exame Nacional de Matemática A de 2019 Em primeiro lugar deves ter conhecimento dos temas

Leia mais

Matemática Ensino Médio 2ª série

Matemática Ensino Médio 2ª série Matemática Ensino Médio 2ª série - Livro de Matemática - Ensino Médio 2ª série - 1ª Edição - Autor Manoel Paiva - ISBN 85-16-04067-4 - Editora Moderna Capítulo 1 - A circuferência trigonométrica e as extensões

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) 3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,

Leia mais

Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência

Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Avaliação Diagnóstica

Leia mais

Editorial. Portal Aprende Brasil. ATEMÁTICA Aprende Brasil. Sumário

Editorial. Portal Aprende Brasil. ATEMÁTICA Aprende Brasil. Sumário JUNHO Assessoria de 2008 ATEMÁTICA Aprende Brasil Sumário Editorial Portal Aprende Brasil Tempo real Sugestão de jogo Sugestão de leitura Desafio Novidade E-mail s PISA 1 1 2 3 5 5 6 7 7 A Matemática apresenta

Leia mais

Provas Seletivas 2018

Provas Seletivas  2018 Provas Seletivas 2018 Fundamental I Fundamental I 1 ano Escrita de numerais e quantificação; Ideia aditiva e subtrativa; Sequência Numérica. Escrita de palavra e frases a partir da visualização de imagem;

Leia mais

MATEMÁTICA ELEMENTAR II:

MATEMÁTICA ELEMENTAR II: Marcelo Gorges Olímpio Rudinin Vissoto Leite MATEMÁTICA ELEMENTAR II: situações de matemática do ensino médio no dia a dia 2009 2009 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 17 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Tópico Habilidade B1 B2 B3 ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO H01 H03 H04 H06 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática - Ensino Médio

Matriz de Referência de Matemática - Ensino Médio Matriz de Referência de Matemática - Ensino Médio Temas Números e operações Descritores Matriz Antiga D1: Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações.

Leia mais

0127P18023 MATEMÁTICA: DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PARANÁ INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CÓDIGO DA COLEÇÃO

0127P18023 MATEMÁTICA: DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PARANÁ INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CÓDIGO DA COLEÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PARANÁ ÁPNLD 2018 OBRAS APROVADAS 0127P18023 MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

Índice. Introdução Unidade 1 Probabilidades e Cálculo Combinatório

Índice. Introdução Unidade 1 Probabilidades e Cálculo Combinatório Índice Introdução... 9 Unidade 1 Probabilidades e Cálculo Combinatório Probabilidades Introdução ao cálculo das probabilidades...12 Experiência...13 Classificação para os acontecimentos. Espaço de acontecimentos...14

Leia mais

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PLÁCIDO ADERALDO CASTELO. Disciplina: Matemática - Nível de Ensino: Ensino Médio - Série: 1ª Série 1º BIMESTRE

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PLÁCIDO ADERALDO CASTELO. Disciplina: Matemática - Nível de Ensino: Ensino Médio - Série: 1ª Série 1º BIMESTRE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PLÁCIDO ADERALDO CASTELO Disciplina: Matemática - Nível de Ensino: Ensino Médio - Série: 1ª Série 1º BIMESTRE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES CONTEÚDO DETALHAMENTO DE CONTEÚDO 1. Desenvolver

Leia mais

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Atualizado em 16/06/2011. Resumo Geral dos Vídeos do PAPMEM por ASSUNTO

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Atualizado em 16/06/2011. Resumo Geral dos Vídeos do PAPMEM por ASSUNTO Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Atualizado em 16/06/2011 Resumo Geral dos Vídeos do PAPMEM por ASSUNTO ANO MÊS DIA PROFESSOR ASSUNTO 2008 JULHO 22 Prof. Eduardo Wagner Aplicações da Geometria

Leia mais

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Atualizado em 16/06/2011. Resumo Geral dos Vídeos do PAPMEM por PROFESSOR

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Atualizado em 16/06/2011. Resumo Geral dos Vídeos do PAPMEM por PROFESSOR Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Atualizado em 16/06/2011 Resumo Geral dos Vídeos do PAPMEM por PROFESSOR ANO MÊS DIA PROFESSOR ASSUNTO 2007 JANEIRO 25 Homenagem ao Prof. Morgado Matemática

Leia mais

Editorial. Portal Aprende Brasil ATEMÁTICA. Sumário

Editorial. Portal Aprende Brasil  ATEMÁTICA. Sumário EDIÇÃO AGOSTO Assessoria de 2009 ATEMÁTICA Aprende Brasil Sumário Portal Aprende Brasil 1 Sugestão de leitura 2 Tempo real 3 Resposta do desafio nº 15 3 Desafio nº 16 4 Esclarecendo dúvidas 5 Prova Brasil

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017

1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017 1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017 MATÉRIA CONTÉUDO LITERATURA Conteúdos das apostilas 1, 2, 3 e 4 Obras: Claro enigma Iracema Memórias póstumas de Brás Cubas GRAMÁTICA Apostilas 1 a 4 REDAÇÃO Estrutura

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Componente Curricular: Matemática II Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Informática Série/Período: 2º ano Carga Horária: 4 a/s - 160 h/a - 133 h/r

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...13

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...13 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...13 CAPÍTULO I LÓGICA PROPOSICIONAL...15 1. Lógica Proposicional...15 2. Proposição...15 2.1. Negação da Proposição...18 2.2. Dupla Negação...19 2.3. Proposição Simples

Leia mais

DISTRITO FEDERAL 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA. currículo em movimento do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

DISTRITO FEDERAL 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA. currículo em movimento do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA currículo em movimento do PNLD 2018 OBRAS APROVADAS DISTRITO FEDERAL MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 17/2014 MANUAL DO CANDIDATO 2015/1 CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Objetivos: Revisar e ensinar conceitos de matemática básica e os assuntos que mais caem no ENEM; Buscar a compreensão do aluno quanto aos enunciados das questões

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

UNIDADE I Trigonometria O triângulo Retângulo Teorema de Pitágoras Relações métricas Razões trigonométricas no triângulo retângulo O ciclo

UNIDADE I Trigonometria O triângulo Retângulo Teorema de Pitágoras Relações métricas Razões trigonométricas no triângulo retângulo O ciclo Componente Curricular: Matemática II Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Petróleo e Gás Série: 2ª Carga Horária: 133 h.r (160 aulas) Docente Responsável: Ementa O componente será constituído pelo

Leia mais

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP Disciplina: Matemática Curso: Ensino Médio Professor(a): Flávio Calônico Júnior Turma: 3ª Série E M E N T A II Trimestre 2013 Conteúdos Programáticos Data 21/maio 28/maio Conteúdo FUNÇÃO MODULAR Interpretação

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE Processo Seletivo FAESP A FAESP - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, regulamentadas pela Parecer 98/99 do CNE e Portarias 1120 e 1449/MEC,

Leia mais

rio de janeiro 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

rio de janeiro 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS rio de janeiro MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo

Leia mais

currículo de referência da rede estadual de educação de

currículo de referência da rede estadual de educação de currículo de referência da rede estadual de educação de MATEMÁTICA: goiás INTERAÇÃO E TECNOLOGIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017

1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017 1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017 MATÉRIA CONTÉUDO LITERATURA Conteúdos das apostilas 1, 2, 3 e 4 Obras: Claro enigma Iracema Memórias póstumas de Brás Cubas GRAMÁTICA Apostilas 1 a 4 REDAÇÃO Estrutura

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2018 (05/02 a 18/05) PROFESSOR (A): LUCIANO CARLOS DE

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 (06/02 a 28/04) PROFESSOR (A): Luciano Carlos De

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E TURNO

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E TURNO Processo Seletivo FAESP A FAESP - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, regulamentadas pela Parecer 98/99 do CNE e Portarias 1120 e 1449/MEC,

Leia mais

2ª série do Ensino Médio

2ª série do Ensino Médio 2ª série do Ensino Médio Geometria Plana Cálculo de Áreas e Relações na Circunferência. Polígonos Regulares, Polígonos Inscritos na Circunferência e Trigonometria. Relações Métricas no Triângulo Retângulo

Leia mais

{MATEMÁTICA PLANO MISERAVI} </ 15 SEMANAS - ENEM >

{MATEMÁTICA PLANO MISERAVI} </ 15 SEMANAS - ENEM > {MATEMÁTICA PLANO MISERAVI} 15 DE JUNHO DE 2016 VESTGEEK.VESTSOFT.COM.BR O PLANO São 15 semanas, contendo os 20 conteúdos mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA A 12.º ANO CURSO C. H. DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CURSO C. H. DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS António Filipe Silva Idalina

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA Professor(a): ALOÍSIO MOISÉS DAUANNY JÚNIOR ANO: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1º 03

Leia mais

são paulo 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA currículo do estado de CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO

são paulo 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA currículo do estado de CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA currículo do estado de são paulo PNLD 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala Educacional

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA A 12.º ANO. 1.º Período PROGRESSÃO 2.º Período º Período... 44

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA A 12.º ANO. 1.º Período PROGRESSÃO 2.º Período º Período... 44 Ano Letivo 7 / 8 Turma A.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA A.º ANO.º Período... 70 PROGRESSÃO.º Período... 6.º Período... Professora: Zita Paulino.º PERÍODO Proposta data testes de UNIDADE I CÁLCULO

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESPAÇO E FORMA Identificar a localização/movimentação de objeto ou pessoa em mapa, croqui e outras representações gráficas. Identificar propriedades comuns e diferenças entre

Leia mais

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 3 ano do Ensino Médio Datas 15/fevereiro 17/fevereiro 13/fevereiro 22/fevereiro 24/fevereiro Conteúdos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA A 12.º ANO CURSO C. H. DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CURSO C. H. DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS Arminda Machado José Temporão

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) A proposta pedagógica dos colégios jesuítas está centrada na formação da pessoa toda e para toda vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o

Leia mais

CURSO CIDADE RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA PROVA DE BOLSAS 2017/18 ANEXO I RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A PROVA DE BOLSAS 2017/18 PORTUGUÊS

CURSO CIDADE RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA PROVA DE BOLSAS 2017/18 ANEXO I RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A PROVA DE BOLSAS 2017/18 PORTUGUÊS CURSO CIDADE RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA PROVA DE BOLSAS 2017/18 ANEXO I RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A PROVA DE BOLSAS 2017/18 PORTUGUÊS 1) Leitura, Interpretação e Análise de Textos: Leitura, interpretação

Leia mais

PLANEJAMENTOS ANUAIS

PLANEJAMENTOS ANUAIS ESTADO DO MARANHÃO UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS CENTRO DE ENSINO GOV. JOÃO CASTELO-PASTOS BONS PLANEJAMENTOS ANUAIS ANO LETIVO: 2016 DISCIPLINAS: TURNO(S): TURMAS: PROFESSOR: PLANO ANUAL DE ENSINO

Leia mais

SEDUCE-GO. Professor Nível III - Matemática. Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento do Estado do Goiás

SEDUCE-GO. Professor Nível III - Matemática. Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento do Estado do Goiás Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento do Estado do Goiás SEDUCE-GO Edital Nº 00 SEGPLAN/SEDUCE, de 5 de Abril de 08 AB035-08 DADOS DA OBRA Título da obra: Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 (01/02 a 29/04) PROFESSOR (A): LUCIANO CARLOS DE

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 2ª série do Ensino Médio

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 2ª série do Ensino Médio EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 2ª série do Ensino Médio Datas 31/agosto 01/setembro 07/setembro 08/setembro 14/setembro 15/setembro

Leia mais

Departamento de Matemática

Departamento de Matemática Departamento de Matemática GRUPOS 0 - Fundamentais 3 - Álgebra 4 - Análise 5 - Geometria e Topologia 6 - Estatística 7 - Matemática Aplicada 8 - Matemática Aplicada 9 - Outras DISCIPLINAS MAT100 Colóquios

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Ano de escolaridade: 7º Área curricular disciplinar de Matemática 1. Números inteiros Números naturais Números primos e números compostos. Múltiplos e divisores de um número natural. Decomposição de um

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS SÃO PAULO

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS SÃO PAULO SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS SÃO PAULO 2 0 15 CONTEÚDOS DOS TESTES DE SELEÇÃO Para o 1º Ano do Ensino Médio LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA Norma ortográfica Grafia de vocábulos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno Ano Letivo 2012/2013 Conteúdos Nº médio de Aulas Previstas Atividades de diagnóstico e caraterização da turma. Números Naturais Adição. Propriedades.

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória EDITAL Nº 01/2016 COLEGIADO DE MATEMÁTICA O Colegiado de Matemática informa, por meio deste edital, as datas, salas, horários e conteúdos dos Exames Finais. Segunda 29/02 Prof. Gabriele Terça 01/03 Prof.

Leia mais

PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA/ 5º ANO. Ano Letivo

PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA/ 5º ANO. Ano Letivo DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA/ 5º ANO Ano Letivo 207-208 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) º PERÍODO APRESENTAÇÃO/TESTE DIAGNÓSTICO/REVISÕES

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA DO 10.º ANO. Informações Gerais. TDmat 10.º ano

TESTE DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA DO 10.º ANO. Informações Gerais. TDmat 10.º ano TESTE DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA DO 10.º ANO Informações Gerais TDmat 10.º ano Objetivo Quem pode participar Averiguar os conhecimentos dos alunos acerca de alguns conteúdos de Matemática que foram tratados

Leia mais

Assessoria de atemática

Assessoria de atemática Assessoria de atemática Anvimar Gasparello agasparello@positivo.com.br Carlos Henrique Wiens cwiens@positivo.com.br Isabel Lombardi ilombardi@positivo.com.br Paulo César Sanfelice psanfelice@positivo.com.br

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (9º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) Metas Curriculares Conteúdos Aulas

Leia mais

Programação Acadêmica de 2011 Semestre 1

Programação Acadêmica de 2011 Semestre 1 Programação Acadêmica de 2011 Semestre 1 U = Unidade (Em cada semana haverá duas unidades a serem estudadas para cada disciplina) P = Aula Presencial A programação de cada disciplina prevê 12 aulas presenciais

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 1- Português: Ensino Fundamental I- do 2º ao 5º ano Leitura, interpretação e produção de texto, ortografia, pontuação, feminino/masculino, sinônimo, antônimo,

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática ANO: 9.º Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Números

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº Período de Inscrição Valor da inscrição Documentos necessários INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 17/2014 MANUAL

Leia mais

Conteúdo verticalizado PM 2017

Conteúdo verticalizado PM 2017 Conteúdo verticalizado PM 2017 Vagas: Não divulgadas Data provável da prova: Não definida Remuneração: Não definida CONTEÚDOS COMUNS LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e entendimento de textos. Encontros vocálicos:

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA OBJETIVO: Promover o aperfeiçoamento das práticas envolvidas na gestão dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática; Contribuir com a qualificação

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA MATEMÁTICA FUNDAMENTAÇÃO: A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais; compreende uma constante

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 9.ºAno

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 9.ºAno Planificação Anual GR 500 - Disciplina Matemática 9.ºAno Período letivo Competências Conteúdos Estratégias / Processos de operacionalização Recursos didácticos Avaliação Blocos previstos Resolver problemas

Leia mais