Curso e-learning MSA 4ª. Edição (Análises dos Sistemas de Medição)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso e-learning MSA 4ª. Edição (Análises dos Sistemas de Medição)"

Transcrição

1 Curso e-learning MSA 4ª. Edição (Análises dos Sistemas de Medição) Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor.

2 Objetivos do curso Objetivos específicos Objetivos gerais Este curso vai conduzir você ao conhecimento aprofundado da metodologia do MSA, em sua 4ª. Edição (2010), ferramenta referenciada na norma ISO/TS Queremos habilitá-lo a analisar sistemas de medição, focando na busca da melhoria contínua de produtos e processos. Conhecer a evolução da qualidade, até se chegar aos atuais Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), enxergando o MSA como parte integrante desses sistemas. Apropriar-se de ferramental estatístico, para entendimento e uso no MSA. Entender os conceitos básicos do MSA, suas aplicações e benefícios. Conhecer o Manual da AIAG, com suas recomendações e práticas. Identificar diferentes métodos de ensaios recomendados (variáveis e atributos), para calibração e análise de sua variabilidade. Exercitar a execução dos métodos sugeridos, usando dados pré-coletados.

3 Conteúdos do curso O MSA como uma ferramenta dos Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO/TS 16949:2009). Conceitos de estatística, aplicados ao MSA. Manual da 4ª. edição: princípios, conceitos, recomendações e mudanças ocorridas. Estudos genéricos de: Localização (Calibração), Dispersão (R&R), Atributos (Dispositivos), Sistemas de medição complexos. Metodologias similares, para condições não cobertas pelo Manual. Planilhas de cálculo.

4 Conteúdo programático MÓDULO 1 MÓDULO 2 MÓDULO 3 Evolução da qualidade, conceitos do manual e vínculos do MSA com a ISO/TS 16949:2009. Identificação dos requisitos dos sistemas de medição, preparação para os estudos, critérios de aceitação e o elemento 7.6 da ISO/TS Estudos de localização (calibração) de sistemas de medição. MÓDULO 4 MÓDULO 5 ARQUIVO Estudos de dispersão (R&R) de sistemas de medição. Estudos de sistemas de medição por atributos, Sistemas complexos/não replicáveis. Tabelas, vocabulário, exercícios.

5 Módulo 1 Evolução da qualidade, conceitos do manual e vínculos do MSA com a ISO/TS 16949:2009.

6 Conteúdos deste módulo Mudanças acontecendo e respostas (países, organizações) Evolução da qualidade, até os sistemas de gestão da qualidade ISO/TS 16949:2009 Objetivos do Manual Composição do Manual Guia rápido de escolha do método Normalidade dos dados Componentes de um sistema de medição Efeitos de erros em algumas decisões Planejamento e estratégia de medição Aquisição de um sistema de medição

7 Mudanças e qualidade Inicialmente, vamos entender por que as questões ligadas à qualidade estão sendo tão valorizadas, nas últimas décadas. Mudanças ocorrendo e seus impactos (empresas/países); Qualidade, um vetor de competitividade; ISO 9001:2008 Sistema de gestão da qualidade, requisitos; ISO/TS 16949: Norma específica desenvolvida para sistemas da qualidade da indústria automotiva; APQP, PPAP, FMEA, CEP e MSA Ferramentas de apoio da ISO/TS 16949:2009. Queremos com isso enxergar ligações entre esses assuntos, na busca de uma visão integrada, dos Sistemas de Gerenciamento da Qualidade.

8 Mudanças ocorrendo Mudanças ocorrendo: Políticas Sociais Econômicas Tecnologia Materiais Qualidade Relações trabalhistas Preços Prazos de entrega Atendimento (pré, durante e pós-venda) Etc Impactos das mudanças: Nos países Nas empresas Nos consumidores Em cada um de nós Como responder aos impactos????

9 Respostas (países e organizações) Respostas dos países: Formação de blocos econômicos (auto-proteção) Criação de mecanismos de normalização (processos e produtos) Organização de entidades de proteção ao consumidor Respostas das organizações: Padronização de produtos e processos Atendimento a necessidades específicas dos consumidores Diversificação de produtos/mercados, com maior tecnologia, mais qualidade, menor preço, menor prazo de entrega e atendimento melhor Implementação de sistemas de gestão integrada (qualidade, meio ambiente, segurança ocupacional e responsabilidade social) Criação de serviços de atendimento e assistência técnica (SAC) Substituição de matérias primas e eliminação de perdas Treinamento dos colaboradores (educação e ferramentas)

10 Evolução da qualidade Enfoque puramente corretivo do produto: Inspeção em massa do produto final (Military Standard) Auditorias contínuas (CCO) Ênfase em preventivo: CEQ (Estatística, Espinha de peixe, PDCA, Pareto, 5S, MASP, etc) Análises de confiabilidade (Weibull, Manutenção Preventiva) Foco sistêmico: Sistemas de gestão da qualidade (ISO 9000, VDA 6, etc) APQP, FMEA e PPAP (planejamento da qualidade) CEP, MSA e G8D (metodologia preventiva para a qualidade) Melhoria contínua (Kaizen): Seis sigma (DOE, Poka Yoke, CEP) QFD (desenvolvimentos com foco no cliente, projeto e processo) Sistemas integrados (ISOs 9001, 14001, 18001), TS Lean manufacturing (TPM, VSM, SMED, JIT, Kanban, etc) GP, Empowerment e Coaching (ênfase comportamental)

11 Sistemas de gestão da qualidade (SGQ) SGQ: É a estrutura organizacional, são as responsabilidades, os procedimentos, os processos e recursos da organização, necessários para implementar a gestão da qualidade. Lógica da certificação do sistema: Estando um SGQ implantado, de acordo com uma norma, funcionando adequadamente, monitorado e controlado, naturalmente os produtos e serviços satisfarão aos requisitos dos clientes. Por que SGQ? Ele encoraja a organização: Analisar os requisitos dos clientes; Definir seus processos/produtos dentro da especificação, e manter os processos sob controle; Estruturar a melhoria contínua, para aumentar a probabilidade de conseguir a satisfação do cliente. ISO 9001:2008: Objetiva desenvolver norma de garantia da qualidade, fornecendo diretrizes às indústrias, para estabelecer sistemas que administrem e garantam a qualidade, com abrangência mundial, para melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade. Qualidade é, antes de tudo, atitude e comportamento!! Fatores humanos Gestão do negócio Evolução Métodos Ferram.

12 ISO/TS 16949:2009 (1) Surgida com foco na indústria automotiva (final da década de 90), da junção das normas ISO 9001:2000 e QS 9000:98 (antiga norma automotiva, substituída), pois: Era grande número de normas do setor automotivo; Apareceram regulamentações governamentais, de segurança e meio ambiente, bem mais rígidas, que a ISO 9001 não cobria; Só seus requisitos não eram suficientes, para um setor altamente competitivo, como é o automotivo, com a chegada dos japoneses. Obs.: Sua última edição é a ISO/TS 16949:2009, 3ª. edição, atualizada com as alterações feitas na ISO 9001:2008. Objetivos da ISO/TS: Desenvolver uma norma básica, alinhada às principais normas automotivas, promovendo: melhoria contínua, prevenção de problemas, redução da variabilidade e desperdício, redução de custos, melhoria na qualidade e na produtividade.

13 ISO/TS 16949:2009 (2) A ISO/TS 16949:2009 especifica, em conjunto com a ISO 9001:2008, requisitos de sistema da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção e, quando relevante, instalação e serviços associados de produtos automotivos. Aplicável a sites fornecedores e sub-fornecedores de peças de produção e serviços que forneçam: Peças ou materiais; ou Tratamento térmico, pintura, tratamento superficial ou outro serviço de acabamento; ou Outros produtos especificados pelo cliente. Sistema técnico Pessoas Manutenção Crenças Processos Valores Máquinas Etc Materiais Sistema sócio Etc Princípios: Foco no cliente (externo/interno), Liderança sobre objetivos comuns, Envolvimento de todas as pessoas, Abordagem de processo, Abordagem sistêmica para a gestão, Melhoria contínua (melhorar sempre), Abordagem de fatos para tomada de decisão, Benefícios mútuos entre clientes e fornecedores parceria (envolve aspectos técnicos e comportamentais).

14 ISO/TS 16949:2009 (3) Prefácio - Diretrizes gerais para a ISO/TS; Seção 0 Introdução (metas e abordagem por processos); Seção 1 Escopo e aplicação; Seção 2 Referências normativas; Seção 3 Termos e definições; Seções 4, 5, 6, 7 e 8 Requisitos; Anexo A (Plano de controle) e Bibliografia. Secões APQP: Planejamento avançado da qualidade do produto PPAP: Processo de aprovação de peça de produção Manuais de apoio FMEA: Análise dos modos de falha e seus efeitos CEP: Controle estatístico do processo MSA: Análise de sistemas de medição

15 Relação entre ferramentas G8D Fluxograma FMEA CEP ; SC Plano de Controle MSA FMEA = Análise dos modos de falha e seus efeitos; SC = característica crítica (vem do FMEA, tal qual o Plano de controle); CEP = Controle estatístico do processo; G8D = Global 8 disciplinas

16 Objetivos do MSA Garantir a qualidade dos dados obtidos. Identificar os fatores externos (operador, ambientes, etc) que podem atrapalhar os resultados obtidos. Ajudar na avaliação custo/benefício da obtenção dos dados, visando uma redução nos custos da conformidade. MSA = Measurement System Analysis = Análises dos Sistemas de Medição. Estaremos utilizando o símbolo em amarelo, sempre que referirmos a uma mudança introduzida pela 4ª. edição

17 Manual do MSA 4ª Edição Foi elaborado pelo AIAG (Automotive Industry Action Group), envolvendo fortemente a Crysler, a Ford e a GM), sendo a atual edição de junho de Faz parte do conjunto de Manuais referenciados na ISO/TS 16949:2009, junto com os manuais do APQP, PPAP, FMEA e CEP (cada um tendo passado por diferentes edições). Fornece diretrizes para sistemas de medição genéricos. É uma introdução à análise de sistemas de medição, que não limita a evolução de métodos ajustados a processos particulares. Alguns questionamentos eram previsíveis (já ocorreram mais de 30 correções/acertos).

18 Manual do MSA 4ª edição Capítulo I Diretrizes gerais para os sistemas de medição Seções: A = Objetivo/terminologia; B = Efeitos da variação; C = Planejamento; D = Fontes geradoras de variação na medição; E = Questões sobre medição; F = Incerteza; G = Análises. Capítulo II Conceitos gerais para avaliar sistemas de medição Seções: A = Fundamentos; B = Seleção de procedimentos; C = Preparação para estudo; D = Análise dos resultados. Capítulo III Práticas recomendadas para sistemas simples Seções: A = Exemplos de procedimentos; B = Diretrizes para variáveis; C = Estudos por atributos. Capítulo IV Práticas para sistemas complexos Seções: A = Práticas; B = Estabilidade: C = Variabilidade. Capítulo V Outros conceitos Seções: A = Variação excessiva; B = Considerações; C = Curva de desempenho; D = Leituras múltiplas; E = Abordagem do desvio padrão. Apêndices: A = Anova; B = Impacto do R&R sobre C p ; C = Tabela do d 2 ; D = Repetitividade em dispositivo; E = Correção do erro; F = Modelo para análise do erro.

19 Guia rápido Tipo de sistema de medição Variável básica Método MSA Amplitude, Média e amplitude, ANOVA, Tendência, Linearidade e Cartas de controle Capítulo Atributo básico Detecção do sinal, Análise do teste de hipótese III Não replicável (ex.: Ensaios destrutivos) Variáveis complexas Sist. múltiplos, dispositivos ou bancadas de teste Cartas de controle Amplitude, Média e amplitude, ANOVA, Tendência, Linearidade e Cartas de controle Cartas de controle, ANOVA, Análises de regressão Processo Contínuo Cartas de controle III Diversos Abordagens alternativas V III IV III, IV III, IV Outros Relatórios disponíveis no site http//

20 Desvio padrão do R&R Historicamente, por convenção, a variação de 99% era usada para representar a variação do erro de medição, sendo indicada pelo fator multiplicador 5,15 nas fórmulas do MSA. Tal fator foi substituído na maioria das fórmulas. A variação total de 99,73% é agora indicada pelo fator multiplicador 6, que significa ± 3σ, e representa a variação total (VT) da curva normal, sendo usado na maioria das fórmulas da 4a. Edição. Desvio padrão = σ (Sigma)

21 Curva Normal (Gauss) Gauss, propôs, há cerca de 150 anos atrás, que os valores de medição de uma dada característica, tendem a uma distribuição, com um aspecto assemelhado com o da figura (sino), se o processo de trabalho for estável. Tendo sido validada essa conclusão, a curva foi denominada Normal, dado o fato de ser a mais normalmente encontrada na prática. 99,994% 99,73% 95,44% 68,26% A figura mostra alguns percentuais sob a curva, quando nos afastamos 1 ou 2 ou 3 ou 4 desvios padrões (S) da média (valor central X ) - 4S - 3S - 2S - 1S X +1S +2S +3S +4S

22 Processo de medição A medição é um processo e, portanto, também está sujeita a variações. Um sistema de medição, para ser adequado, deve possuir baixa variabilidade. Processo ou produto a ser controlado Medição Dados Análise Decisão DADOS NÃO SERVEM PARA NADA, SE NÃO FOREM CONFIÁVEIS!!!

23 Processo de medição Fontes de Variação Processo ou produto a ser controlado Medição Dados Análise Decisão Quais são os elementos que influenciam um sistema de medição?

24 Componentes do sistema de medição Operador Instrumento Ambiente de trabalho Padrão Método SWIPE: 5 elementos do sistema, que influenciam o processo de medição (S = Standard, W = Workpiece, I = Instrument, P = Personel/procedure, E = Environment).

25 calibração coeficiente térmico de expansão Variabilidade do sistema de medição ( idéia inicial, para desenvolvimento das fontes de variação) deformação elástica propriedades elásticas estabilidade propriedades elásticas expansão térmica Padrão corrente de ar Peças massa aspecto cavidades ocultas rastreabilidade compatibilidade geométrica pessoas características inter-relacionadas solar artificial limpeza luzes fabricação adequação de uso definições operacionais variações de fabricação Instrumento tolerâncias de fabricação calibração tendência validação do projeto: -fixadores -posicionadores -pontos de medição -corpo de prova manutenção vibração poluição reparo físicas educacional definição operacional estabilidade limitações linearidade robustez repetitividade sensibilidade reprodutibilidade design ampliação contato geométrico efeitos de deformação consistência uniformidade variabilidade Variações do sistema de medidas experiência treinamento equalização dos componente do sistema temperatura componentes padrão X ambiente padrão visual luminosidade ciclos procedimento stress Meio ambiente atitude ergonomia Mão-de-obra habilidade experiência treinamento entendimento

26 Variação observada Quando medimos, observamos uma variação nos resultados, chamada de Variação Total (VT). Essa variação deve-se a: Peças medidas são diferentes (Variação do Processo - VP); Variação do Sistema de Medição (VSM). VP VSM Variação ideal : VSM deve ser o menor possível VT Essas variações são medidas pela variância (σ 2 ), que é o quadrado do desvio padrão

27 Normalidade dos dados Estudos de MSA baseiam-se em processos de medições normais (sistema estando estável, sendo afetado apenas por causas comuns de variação, sem causas especiais). Quando não for normal, o impacto desse fato deve ser analisado, pois provavelmente se tem causas especiais (erro no método de medir, inexperiência do operador, etc). Deve-se sempre efetuar uma análise de normalidade, no conjunto de dados originário de um processo de medição). 99,994% 99,73% 95,44% 68,26% - 1σ + 1σ - 2σ + 2σ - 3σ + 3σ - 4σ + 4σ

28 Efeito de erros em decisões O objetivo de um controle de processo é estabelecer se o processo está: Sob controle estatístico; Centralizado; Com uma variabilidade aceitável. Se a variação no sistema de medição for grande, ela poderá influenciar negativamente em decisões relativas a esses três pontos.

29 Efeito de erros em decisões Uma peça boa ser considerada ruim Erro do tipo I (risco do produtor, ou falso alarme). LIE Valor verdadeiro LSE Valor verdadeiro Uma peça ruim ser considerada boa Erro do tipo II (risco do consumidor, ou taxa de perda). LSE LIE Valor verdadeiro Valor verdadeiro

30 Efeito de erros em decisões Com relação ao controle estatístico de um processo, podemos cometer dois tipos de erros: Chamar uma causa comum de causa especial (ponto fora dos limites, por exemplo); Chamar uma causa especial de causa comum. Causas comuns Causas especiais

31 Efeito de erros em decisões Quanto a centralização de um processo, também podemos cometer dois erros: Desajustar um processo que está centralizado, por considerá-lo, erradamente, descentralizado; Manter um processo descentralizado, por considerá-lo, erradamente, centralizado. LIE µ LSE LIE µ LSE Centralizado Descentralizado

32 Efeito de erros em decisões Quanto a variação no processo, podemos considerar um processo capaz como um processo não capaz (influencia o índice de capacidade C pk ). VP VSM Variação real do processo Variação observada (variação maior diminui o C pk ) VT

33 Efeito de erros em decisões LIE LSE C B A B C Peças ruins serão sempre consideradas ruins Decisão errada pode ser tomada Peças boas serão sempre consideradas boas Decisão errada pode ser tomada Peças ruins serão sempre consideradas ruins Espectro do campo de medição

34 Efeito de erros em decisões Existem duas formas de minimizar esses erros: Melhorando os processos produtivos, para que se produza peças somente na zona A (isso é caro!); Melhorando o sistema de medição, para reduzir o erro que ocorre durante a medição e, conseqüentemente, as zonas de erro, ou seja, as zonas B (isso é mais viável).

35 Planejamento e estratégia de medição Decisões devem envolver a equipe do APQP. Ferramentas úteis ao planejamento: Fluxograma, FMEA, Mapa de processo, Plano de controle. O planejamento deve considerar: Complexidade do instrumento; Propósito do processo de medição (time multifuncional); Características requeridas do sistema de medição; Ciclo de vida da medição; Calibração e Manutenção. Ver capítulo I, Seção C (mais detalhes).

36 Aquisição de um sistema de medição Decisão deve ser conduzida como uma atividade em equipe multifuncional. Recomenda-se o desenvolvimento de um pacote de cotação, antes da cotação, de acordo com o check list do Capítulo I, Seção D do Manual (maior detalhamento). Deve-se fazer a cotação com vários fornecedores, com a equipe fazendo avaliação dos fornecedores qualificados. Analisar, antes da aquisição: documentação, estudos preliminares no fornecedor, estudos na empresa, entrega planejada.

37 Fim do Módulo 1 Evolução da qualidade, conceitos do manual e vínculos do MSA com a ISO/TS 16949:2009.

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Apresentar as principais variáveis a serem observadas na gestão da metrologia industrial, transformando barreiras técnicas em requisitos de competitividade. ABNT NBR ISO

Leia mais

ANÁLISE DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO. Suelí Fischer Beckert

ANÁLISE DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO. Suelí Fischer Beckert ANÁLISE DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO MSA 4. EDIÇÃO Suelí Fischer Beckert CARACTERÍSTICAS ESTATÍSTICAS DE UM EXPERIMENTO 2 uma medida de posição; uma medida de dispersão; o tipo de distribuição que está ocorrendo,

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Cursos / Treinamentos

Cursos / Treinamentos Cursos / Treinamentos Carga Horária 1 Estatística Básica em Todos os Níveis. 16 Horas 2 Estatística Avançada. 60 Horas 3 Formação de Auditores Internos da Qualidade. 32 Horas 4 Controle Estatístico de

Leia mais

MSA Análise de Sistemas de Medição Anésio Mariano Junior

MSA Análise de Sistemas de Medição Anésio Mariano Junior MSA Análise de Sistemas de Medição 20.09.2012 Anésio Mariano Junior 1 - Introdução sobre MSA 2 - Os Processos de Medição e suas variações 3 - Métodos estatísticos aplicáveis no MSA 4 - Exemplo de aplicação

Leia mais

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original Sistema da Gestão da Qualidade Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original 1 CONCEITO QUALIDADE O que é Qualidade? 2 Qualidade Conjunto de características de um objeto ou

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Análise de Sistema de Medição 3D segundo guia MSA

Análise de Sistema de Medição 3D segundo guia MSA Formação Avançada em Metrologia 3D Análise de Sistema de Medição 3D segundo guia MSA MSA na Medição 3D O MSA ou Análise de Sistemas de Medição tornou-se uma ferramenta muito utilizada para a garantia da

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

APQP. Advanced Product Quality Planning. Fundamentos do APQP. Objetivos do APQP 16/11/2008. Organização do Desenvolvimento de Produto

APQP. Advanced Product Quality Planning. Fundamentos do APQP. Objetivos do APQP 16/11/2008. Organização do Desenvolvimento de Produto APQP Advanced Product Quality Planning (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) Fundamentos do APQP Organização do Desenvolvimento de Produto Comunicação Interativa Treinamento Objetivos do APQP

Leia mais

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos. São utilizadas ferramentas estatísticas

Leia mais

5ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 24 a 27 de Outubro de 2016, Botucatu São Paulo, Brasil

5ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 24 a 27 de Outubro de 2016, Botucatu São Paulo, Brasil APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DMAIC DENTRO DO CONCEITO SEIS SIGMA. Vitor Hugo de Arruda 1, Fernanda Cristina Pierre 2 1 Aluno na Graduação de Tecnologia da Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia de

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

CEP AVANÇADO - 2ª. EDIÇÃO (Controle Estatístico do Processo)

CEP AVANÇADO - 2ª. EDIÇÃO (Controle Estatístico do Processo) Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. CEP AVANÇADO - 2ª. EDIÇÃO (Controle Estatístico do Processo)

Leia mais

Capacitações completas para um mercado competitivo. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma

Capacitações completas para um mercado competitivo. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Capacitações completas para um mercado competitivo Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma CONHEÇA O TREINAMENTO Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma O treinamento de Green Belt em Lean Seis

Leia mais

Análise de Sistema de Medição 3D segundo guia MSA

Análise de Sistema de Medição 3D segundo guia MSA Análise de Sistema de Medição 3D segundo guia MSA Ambiente Operador Dispositivos Peça Máquina Estratégia de medição MSA na Medição 3D O MSA ou Análise de Sistemas de Medição tornou-se uma ferramenta muito

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição).

Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição). Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (eções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição). Conteúdo deste módulo eção 3 - Notificação ao cliente e requisitos

Leia mais

Módulo 5. Estudos de sistemas de medição por atributos, Sistemas complexos/não replicáveis

Módulo 5. Estudos de sistemas de medição por atributos, Sistemas complexos/não replicáveis Módulo 5 Estudos de sistemas de medição por atributos, Sistemas complexos/não replicáveis Conteúdos deste módulo Estudos por atributos Método da tabulação cruzada Caso 1 Método da tabulação cruzada Caso

Leia mais

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE)

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) 1/9 (DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) Elaborado Aprovado Adilson Ferreira Nunes (Gestor do SGQ) Mauricio de Souza (Supervisor Compras) 2/9 Índice 1. O MANUAL DO FORNECEDOR... 3 INTRUDUÇÃO...

Leia mais

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto;

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto; SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof.: Heloisa Campos COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 04 Introdução ao CEP DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM

Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 04 Introdução ao CEP DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 04 Introdução ao CEP DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM Cronograma parcial DPS1037 Data Aula Conteúdo 10/ago 1 Introdução à Engenharia da Qualidade

Leia mais

Six Sigma / Lean Six Sigma

Six Sigma / Lean Six Sigma Six Sigma / Lean Six Sigma Six Sigma / Lean Six Sigma Yellow Belt Six Sigma / Lean Six Sigma Green Belt Six Sigma / Lean Six Sigma Black Belt Six Sigma / Lean Six Sigma Master Black Belt 1 Qualificações

Leia mais

Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 05 Introdução ao CEP DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM

Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 05 Introdução ao CEP DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 05 Introdução ao CEP DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM TÓPICOS DESTA AULA Teorema do Limite Central (TLC) Introdução ao Controle Estatístico

Leia mais

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr.

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. RAD1504-Gestão da Qualidade Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO 14000 Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. Erasmo José Gomes Econômica Modelo de negócio sustentável Social Ambiental Triple Bottom

Leia mais

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

Semana da Metrologia e Qualidade De 17 a 21 de junho de 2013

Semana da Metrologia e Qualidade De 17 a 21 de junho de 2013 Página 1 de 5 Semana da Metrologia e Qualidade De 17 a 21 de junho O objetivo desta semana é permitir que você se atualize através de cursos especializados na área de Metrologia e Qualidade, recebendo

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES A busca da Confiabilidade metrológica Nenhum produto ou processo pode ser aperfeiçoado antes que seja conhecido de forma confiável através de uma medição e, neste sentido, a confiabilidade

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4020 04/10/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 277 de 18/09/2007, Decreto 748 Publicado D.O 18.236 de 26/10/07.

Leia mais

CEP CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

CEP CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO 1 Walter Andrew Shewhart 1923 EUA Bell telefones Substituir inspeção de todas as peças Surge controle do processo e inspeção por amostragem gráficos de controle 1954 Indústrias japonesas Sob orientação

Leia mais

Especialidade em Ativos

Especialidade em Ativos Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Metrologia é a Ciência da Medida Uma reputação de qualidade é um dos bens de mais alto valor de uma empresa. A grande importância de uma alta

Leia mais

FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS

FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES0778 Gestão da Qualidade I FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS (Análise do

Leia mais

Curso e- Learning. Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011

Curso e- Learning. Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011 Curso e- Learning Formação de Auditores Internos do Meio Ambiente NBR ISO 14001, com base na NBR ISO 19011 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR

MANUAL DO FORNECEDOR MANUAL DO FORNECEDOR 1. MENSAGEM AO FORNECEDOR 3 2. OBJETIVO 4 3. HOMOLOGAÇÃO DE FORNECEDORES 5 4. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS 6 4.1. Dados de Entrada 6 4.2. Análise Crítica 6 4.3. Aprovação de Peças da

Leia mais

Capítulo 7 - Seis Sigma

Capítulo 7 - Seis Sigma Chou Yen Cheng Heloá Freire João Victor Lima Letícia Harumi Nakamiti Guilherme Gamberini Talles Silva do Nascimento Thiago Peron de Marchi Henrique Provenzzano Silva Gestão da Qualidade Capítulo 7 - Seis

Leia mais

METROLOGIA E ENSAIOS

METROLOGIA E ENSAIOS METROLOGIA E ENSAIOS MEDIÇÃO E ERRO Prof. Alexandre Pedott pedott@producao.ufrgs.br Medição É o conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza. Grandeza é o atributo de um

Leia mais

Programa de Formação Avançada em Metrologia 3D RESUMO EXECUTIVO

Programa de Formação Avançada em Metrologia 3D RESUMO EXECUTIVO Programa de Formação Avançada em Metrologia 3D RESUMO EXECUTIVO 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 A busca pela Confiabilidade metrológica Nenhum produto ou processo pode ser aperfeiçoado

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma 2 Se torne um dos profissionais mais valorizados pelo mercado de trabalho Ser capaz de gerar resultados é a maior

Leia mais

Controle Estatístico do Processo (CEP)

Controle Estatístico do Processo (CEP) Controle Estatístico do Processo (CEP) CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO É UM MÉTODO QUE PERMITE CONTROLAR CONTÍNUAMENTE AS CARACTERÍSTICAS CHAVES DE UM PRODUTO E PROCESSO, VISANDO A SUA MELHORIA. ORIGEM

Leia mais

Curso e- Learning SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000, SA Meio ambiente ISO Qualidade ISO 9000

Curso e- Learning SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000, SA Meio ambiente ISO Qualidade ISO 9000 Curso e- Learning Qualidade ISO 9000 Responsabilidade Social SA 8000? Meio ambiente ISO 14000 Saúde e Segurança OHSAS 18001 SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000, SA 8000 Todos os

Leia mais

CONHEÇA AGORA UM DOS MAIORES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM METROLOGIA TRIDIMENSIONAL DO MUNDO. DESENVOLVIDO E REALIZADO NO BRASIL.

CONHEÇA AGORA UM DOS MAIORES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM METROLOGIA TRIDIMENSIONAL DO MUNDO. DESENVOLVIDO E REALIZADO NO BRASIL. CONHEÇA AGORA UM DOS MAIORES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM METROLOGIA TRIDIMENSIONAL DO MUNDO. DESENVOLVIDO E REALIZADO NO BRASIL. Formação Avançada em Metrologia 3D TECNOLOGIAS DE MEDIÇÃO AVANÇADAS

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA DEFINIÇÕES / RESUMO Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. 1 NORMAS VISÃO GERAL Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes; Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos

Leia mais

Definição / Abordagem de Processos

Definição / Abordagem de Processos Definição / Abordagem de Processos Ao longo da história dos processos produtivos e administrativos, as organizações têm crescido em tamanho, complexidade e requisitos. Para assegurar a qualidade, a eficácia

Leia mais

Capacitações completas para um mercado competitivo. Treinamento de Black Belt em Lean Seis Sigma

Capacitações completas para um mercado competitivo. Treinamento de Black Belt em Lean Seis Sigma Capacitações completas para um mercado competitivo Treinamento de Black Belt em Lean Seis Sigma O QUE É O CURSO? Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Aborda toda a metodologia DMAIC e as ferramentas

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Gestão da Qualidade 1

Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade Total (TQM) 2 QUALIDADE TOTAL GARANTIA DA QUALIDADE CONTROLE DA QUALIDADE INSPEÇÃO PROCESSO PREVENÇÃO PESSOAS 3 Oito princípios de Gestão da Qualidade Foco no

Leia mais

IATF 16949:2016. Novembro/2016

IATF 16949:2016. Novembro/2016 Novembro/2016 IATF 16949:2016 Por Marcelo Mignoli - Especialista em Qualidade e Produtividade e graduado em Tecnologia de Processos de Produção. Consultor na área de Qualidade. Ocupou posições gerenciais

Leia mais

RDC Nº DE OUTUBRO DE 2013 Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes Calibração, Qualificação e Validação

RDC Nº DE OUTUBRO DE 2013 Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes Calibração, Qualificação e Validação RDC Nº 47 25 DE OUTUBRO DE 2013 Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes Calibração, Qualificação e Validação SILVIA RINALDI CRQ 04365101 silvia.rinaldi@manserv.com.br Calibração e Qualificação

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Lean e Processos Produtivos Kaizen Melhoria Contínua Os 5 S s e a Gestão Visual SMED Mudança Rápida de Ferramentas Identificar e Eliminar o MUDA Lean Manufacturing

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 Curso realizado de 23 a 26 de agosto /2010 OBJETIVO PARTE 1: Capacitar os participantes para: Ter habilidade para avaliar os requisitos da

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

Ficha Técnica do Produto. Introdução, Características e Requisitos. Product Lifecycle Management ISOQualitas - Todos os direitos reservados

Ficha Técnica do Produto. Introdução, Características e Requisitos. Product Lifecycle Management ISOQualitas - Todos os direitos reservados The Automotive PLM Company Product Lifecycle Management Ficha Técnica do Produto Introdução, Características e Requisitos 2016 - ISOQualitas - Todos os direitos reservados 2016 - ISOQualitas Todos os direitos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE PLANO CURRICULAR Unidade Curricular Docente Carga Horária ECTS Controlo Estatístico do Processo Mestre Florbela Domingues Correia 24 4 Gestão da Qualidade Eng. José Carlos Sá 24 4 Informática Aplicada

Leia mais

Módulo 3 Apresentação e análise da Fase 3 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas

Módulo 3 Apresentação e análise da Fase 3 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas Módulo 3 Apresentação e análise da Fase 3 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas Fases do APQP e seus elementos Planejamento e definição 1. Decisão de fornecimento 2. Inputs do cliente

Leia mais

Engenharia da Qualidade II. Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Engenharia da Qualidade II. Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Engenharia da Qualidade II Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Objetivo de um Processo Produzir um produto que satisfaça totalmente ao cliente.

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ.

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ. Versão: 2016.00 Pag.: 1 de 8 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão da Fase Analítica que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições expressas pela Norma de Acreditação PALC, na

Leia mais

Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma

Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

Contextualização e noções básicas do CEQ

Contextualização e noções básicas do CEQ Contextualização e noções básicas do CEQ Conteúdo Programático MÓDULO 1: Previsão e Estimação da Demanda 1.1 Origem nas contribuições de Shewhart 1.2 Evolução e contexto histórico 1.3 A qualidade no contexto

Leia mais

ISO 9001: Abordagem de processo

ISO 9001: Abordagem de processo ISO 9001:2008 0.2. Abordagem de processo Apesar dos requisitos da ISO 9001 propriamente ditos só começarem no item 4 da norma, o item 0.2 Abordagem de processo, é uma exigência básica para a aplicação

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2015

ESTRUTURA ISO 9.001:2015 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2015 ESTRUTURA ISO 9.001:2015 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2015;

Leia mais

Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação

Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de da Qualidade e Documentação e-mail: silvino.qualidade@gmail.com Telefone: (61) 3877-9576, 9631-3707 Sumário SGQ Princípios

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II [Qualidade] Adriano J. Holanda 7/8/2017 Qualidade Definição: Do latim qualitas, qualidade é um atributo ou propriedade. Em negócios, engenharia e manufatura, qualidade tem o significado

Leia mais

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA Gestão de Projeto Esse curso oferece ampla visão sobre a arte de gerenciar projetos. Apresenta como projetos tornamse viabilizadores estratégicos para as organizações demonstrando a importância de seu

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13

Sumário. Prefácio, 13 Sumário 5 Sumário Prefácio, 13 1 VISÃO GERAL (Roberto G. Rotondaro), 17 1.1 Que é Seis Sigma?, 17 1.2 Por que aplicar o Seis Sigma?, 20 1.3 Onde aplicar Seis Sigma?, 21 Referências bibliográficas, 22 2

Leia mais

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762 Aula 14 Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Controle Total da Qualidade Os consumidores usam o preço e evidências EAD 762 físicas como as maiores pistas

Leia mais

Módulo 4 Apresentação e análise das Fases 4 e 5 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas

Módulo 4 Apresentação e análise das Fases 4 e 5 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas Módulo 4 Apresentação e análise das Fases 4 e 5 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas Fases do APQP e seus elementos Planejamento e definição 1. Decisão de fornecimento 2. Inputs do

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

TQM Total Quality Management

TQM Total Quality Management TQM Total Quality Management Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT O que é TQM? Administração da Qualidade Total total quality management (TQM) Pode ser visto como uma extensão lógica da maneira como a

Leia mais

Curso: Eng da Produção Aula 1, 2, 4, 5 Agosto 09. Prof. Eduardo R Luz - MsC

Curso: Eng da Produção Aula 1, 2, 4, 5 Agosto 09. Prof. Eduardo R Luz - MsC Curso: Eng da Produção Aula 1, 2, 4, 5 Agosto 09 Prof. Eduardo R Luz - MsC AULA 1 SUMÁRIO A Administração da Qualidade O Controle da Qualidade CEP Origem e história Outros conceitos relacionados ao CEP

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

Engenharia do Produto

Engenharia do Produto Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Departamento de Eletrônica Engenharia do Produto Slides elaborados a partir de Rozenfeld et al. (2006) AULA 7 Favor colocar

Leia mais

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto e como obter a qualificação para atender esta demanda.

Leia mais

NORMALIZAÇÃO & AUDITORIAS AMBIENTAIS NORMAS AMBIENTAIS

NORMALIZAÇÃO & AUDITORIAS AMBIENTAIS NORMAS AMBIENTAIS NORMALIZAÇÃO & AUDITORIAS AMBIENTAIS NORMAS AMBIENTAIS NORMAS AMBIENTAIS As normas......padronizam peças, materiais, procedimentos gerenciais colaborando para fixar a comunicação entre clientes e fornecedores,

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS)

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS) SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE FAMÍLIA NBR ISO 9000 INDEXAÇÃO TEMÁTICA Abordagem de processo [VT: Princípios de Gestão da Qualidade] 0.2 / 2.4 0.2 / 4.3 0.2 Abordagem de sistemas de gestão da qualidade

Leia mais

Histórico. + de profissionais capacitados desde o lançamento Lançamento do Instituto. Crescimento de cursos in company

Histórico. + de profissionais capacitados desde o lançamento Lançamento do Instituto. Crescimento de cursos in company Histórico Lançamento do Instituto 2013 A cada quatro dias, um curso realizado Crescimento de cursos in company + de 6.000 profissionais capacitados desde o lançamento 2014 2015 2016 Capacitação no Japão

Leia mais

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 Qualidade Conceitos gerais Qualidade do projeto estrutural (NBR6118) O que é qualidade? É um instrumento de gestão Não existe um kit-qualidade É uma disciplina

Leia mais

Formação de Green Belt Estudo de Caso Indústria

Formação de Green Belt Estudo de Caso Indústria Formação de Green Belt Estudo de Caso Indústria Curso de Green Belt Estudo de Caso Exemplo industrial, com todos os passos indicados na teoria 1 Objetivos do Estudo de Caso Apresentar e discutir um estudo

Leia mais

Processo de Aprovação de Peça de Produção PPAP. Resumo dos Requisitos Específicos da Ford (ed. 31/Mar/2006)

Processo de Aprovação de Peça de Produção PPAP. Resumo dos Requisitos Específicos da Ford (ed. 31/Mar/2006) Processo de Aprovação de Peça de Produção PPAP Resumo dos Requisitos Específicos da Ford (ed. 31/Mar/2006) SAE - Suporte Assessoria Empresarial 1 Aplicabilidade Não se aplicam todas as cláusulas para Software

Leia mais

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios Módulo 7 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, 4.4.5 Exercícios 4.3 Planejamento 4.3.3 Objetivos e metas e programa de gestão ambiental A organização deve

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Módulo 5. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3

Módulo 5. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3 Módulo 5 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3 Estrutura da norma Sistema de Gestão da Qualidade 4 C L I E N R E Q U I S 5 Responsabilidade

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade 2ª Edição Plano de Aula - 40 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Sistema de Gestão da Qualidade 2ª Edição Plano de Aula - 40 Aulas (Aulas de 1 Hora) 7728 - Sistema de Gestão da Qualidade 2ª Edição Plano de Aula - 40 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Conceitos e Fundamentos da Qualidade 1.1. O que é Qualidade?... 19 1.2. Evolução da Qualidade...

Leia mais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais Avaliação de Sistemas de Medição Roteiro 1. Características de um Sistema de Medição 2. Avaliação do Erro Sistemático 3. Repetitividade e Reprodutibilidade 4. Adequabilidade de Sistema de Medição 5. Aplicação

Leia mais

1 Catálogo de Treinamentos IQA

1 Catálogo de Treinamentos IQA 1 Catálogo de Treinamentos IQA IQA - Instituto da Qualidade Automotiva Soluções em Qualidade Automotiva O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo disseminador da qualidade, sem fins lucrativos

Leia mais

Foco: Melhorias de processos, produtos e serviços em qualquer segmento de negócio.

Foco: Melhorias de processos, produtos e serviços em qualquer segmento de negócio. Campinas, 27 de Julho de 2017. 1. Cursos de curta e média duração: 1.1. Formação e Certificação Green Belt Lean Seis Sigma (80 hrs.) Seis Sigma é uma metodologia para alcançar, sustentar e maximizar o

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

METROLOGIA E ENSAIOS

METROLOGIA E ENSAIOS METROLOGIA E ENSAIOS Padronização e Sistemas de Medição Prof. Alexandre Pedott pedott@producao.ufrgs.br Normas Técnicas ABNT NBR ISO 9001:2008 ABNT NBR ISO/TS 16949:2009 Calibração ABNT NBR ISO 10012:2004

Leia mais

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO 14001 /2015 e OHSAS OMEB Treinamentos e Engenharia de Segurança do Trabalho Perita Oficial

Leia mais

I Workshop CIESP NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015

I Workshop CIESP NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015 I Workshop CIESP NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015 Apresentação Nome: Paulo Ricardo de Mendonça Mestre Comunicação/Cultura Industrial (Uniso) Pós Graduação Engenharia Produção (UFSCar) Graduação em

Leia mais