Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição)."

Transcrição

1 Módulo 3 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (eções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª. edição).

2 Conteúdo deste módulo eção 3 - Notificação ao cliente e requisitos de submissão 3.1 Notificação ao cliente 3.2 ubmissão ao cliente eção 4 - ubmissão ao cliente - Níveis de evidência eção 5 - tatus de submissão da peça 5.1 Generalidades 5.2 ituação do APQP no cliente eção 6 - etenção de registro

3 eção 3 - Notificação ao cliente e requisitos de submissão 3.1 Notificação ao cliente A organização deve notificar o representante autorizado do cliente de qualquer modificação no projeto, processo, ou no site. Exemplos estão indicados a seguir (Tabela 3.1). Nota: As organizações são responsáveis por notificar o representante autorizado do cliente, de todas as modificações do projeto da peça e/ou do processo de manufatura. Uma vez que o representante autorizado do cliente tenha sido notificado, e aprove a modificação proposta, depois da implementação da modificação a submissão do PPAP é requerida, a menos que de outra forma especificada.

4 3.1 Notificação ao cliente Tabela 3.1 Exemplos de modificações que requerem notificação Esclarecimento ou exemplos 1. Uso de outra construção ou material que foi usado na aprovação prévia da peça ou produto. 2. Produção através de ferramentas novas ou modificadas (exceto ferramentas perecíveis), matriz, molde, modelo, etc, incluindo ferramental adicional ou de reposição. Por exemplo, outra construção, conforme documentado no desvio (permissão), ou incluído como uma nota no registro de projeto, e não coberto por uma modificação de engenharia como descrito na Tabela 3.2, #3. Este requisito aplica-se somente para ferramenta que, devido à sua forma única ou função, pode influenciar a integridade do produto final. Isto não significa descrever ferramentas padrão (nova ou reparada), tais como dispositivo de medição normalizada, drivers (manual ou de potência) etc.

5 3.1 Notificação ao cliente Tabela Produção seguindo atualização ou rearranjo de ferramental ou equipamento existente. Atualização significa a reconstrução e/ou modificação, de uma ferramenta ou máquina ou aumento da capacidade, desempenho ou modificação da função existente. Isto não significa ser confundido com manutenção normal, reparo ou troca de peças, etc, para a qual nenhuma alteração no desempenho é esperado e, após o reparo, métodos de verificação foram estabelecidos. earranjo é definido como a atividade que modifica a seqüência do fluxo do produto/processo, daquele documentado no diagrama de fluxo do processo (incluindo a adição de um novo processo). Ajustes menores do equipamento de produção podem ser requeridos, para atender aos requisitos de segurança, tais como, instalação de cobertura de proteção, eliminação de riscos de ED potencial, etc. (continua)

6 3.1 Notificação ao cliente Tabela Produção de ferramental e equipamento transferido, de uma planta diferente ou de uma planta adicional. 5. Mudança de fornecedor para as peças, materiais não equivalentes, ou serviços (exemplos: tratamento térmico, superficial). 6. Produto produzido depois que o ferramental estiver inativo por um volume de produção de doze meses ou mais. Ferramental e/ou equipamento de processo de produção, transferido entre prédios ou instalações em um ou mais locais. A organização é responsável pela aprovação do material e serviço do fornecedor. A Notificação é requerida quando a peça não possuir pedido de compra ativo, e a ferramenta existente estiver inativa por um volume de produção de doze meses ou mais. A única exceção é quando a peça tiver um volume baixo, como serviço ou veículos especiais. Entretanto, um cliente pode especificar certos requisitos de PPAP para peças de serviços. (continua)

7 3.1 Notificação ao cliente Tabela Modificação de produto e processo, relacionado aos componentes da produção do produto manufaturado, internamente ou manufaturado por fornecedores. Qualquer modificação, incluindo modificações nos fornecedores da organização e seus fornecedores, que afete os requisitos do cliente como, por exemplo: ajuste, forma, função, desempenho e/ou durabilidade. 8. Modificação no método de inspeção ou ensaio - nova técnica (não afeta o critério de aceitação). Para materiais a granel somente: 9. Nova fonte de matéria prima, de fornecedor novo ou existente. Para modificação no método de ensaio, a organização deve ter evidência de que o novo método fornece resultados equivalentes ao método antigo. Espera-se que estas modificações normalmente tenham um efeito no desempenho do produto. 10. Modificação nos atributos de aparência do produto.

8 3.2 ubmissão ao cliente A organização deve submeter a aprovação do PPAP, antes do primeiro embarque de produção, nas seguintes situações, a menos que o representante autorizado do cliente tenha dispensado deste requisito (Tabela 3.2). Nota: Nas situações descritas a seguir, antes da notificação ou comunicação, a autorização do representante do cliente é assumida. A organização deve analisar criticamente e atualizar, conforme necessário, todos os itens aplicáveis no arquivo de PPAP para refletir o processo de produção, independentemente se o cliente solicitar ou não uma submissão formal. O arquivo de PPAP deve conter o nome do representante autorizado do cliente que concede.

9 3.2 ubmissão ao cliente Tabela 3.2 equisito Esclarecimento 1. Uma nova peça ou produto (exemplo: uma peça especifica, material ou cor não previamente fornecida a um cliente). 2. Correção de uma discrepância numa peça antes submetida. A submissão é requerida para um novo produto (entrega inicial), ou um produto aprovado previamente, que tenha um número de peça designado novo ou revisado (exemplo: sufixo). Um novo produto/peça ou material adicionado à família, pode usar a documentação apropriada do PPAP de uma peça completamente aprovada previamente, dentro da mesma família de produto. ubmissões são requeridas para a correção de quaisquer discrepâncias na submissão da peça previamente. Uma discrepância pode ser relacionada ao: Desempenho do produto contra o requisito do cliente, Emissões de capacidade ou dimensional, Problemas do fornecedor, Aprovação de uma peça substituindo uma aprovação interina, e Ensaio, incluindo material, desempenho, emissão de validação de engenharia. (continua)

10 3.2 ubmissão ao cliente Tabela Modificação de engenharia, nos registros de projeto, de especificações, ou de materiais para a produção, no produto ou no número da peça. ubmissão é requerida nas modificações de engenharia, para os registros de projeto da peça ou produto em produção. 4. ó para materiais à granel: 4. Nova tecnologia de processamento para o fornecedor, não previamente usada neste produto.

11 eção 4 - ubmissão ao cliente - Níveis de evidência 4.1 Níveis de submissão. A organização deve submeter os itens e/ou registros especificados, no nível identificado na tabela a seguir (Tabela 4.1). Nível 1 Garantia somente submetida ao cliente (e, para itens designados como itens de aparência,, um elatório de Aprovação de Aparência - AA). Nível 2 Garantia, com amostras de produto e dados de suporte limitados, submetidas ao cliente. Nível 3 Garantia, com amostras de produto e dados de suporte completos submetidas ao cliente. Nível 4 Garantia, e outros requisitos, como definidos pelo cliente. Nível 5 Garantia, com amostras de produto e dados de suporte completos disponíveis para análise, conforme definido no local de manufatura da organização.

12 4.2 - ubmissão ao cliente - Níveis de evidência Ver os requisitos de retenção/submissão na Tabela 4.2, a seguir, para os requisitos de cada nível de submissão. A organização deve usar o Nível 3, como nível "default, para todas as submissões, exceto quando especificado de outra forma, pelo representante autorizado do cliente. O requisito mínimo de submissão para material a granel é o PW e o Checklist de material a granel. Para as submissões de PPAP para material a granel, marque Outro para a razão da submissão, no formulário de PW (Part submission warrant) e especifique o material a granel. Isto indica que o checklist dos requisitos de material a granel foi usado para especificar os requisitos do PPAP para material a granel, e deve ser incluído no pacote de submissão. Nota 1: O representante autorizado do cliente pode identificar o nível de submissão, diferente do nível default, que deve ser usado para toda organização, ou combinação de organização e número da peça do cliente. Locais diferentes do cliente podem designar diferentes níveis de submissão para o mesmo local de manufatura da organização e níveis de submissão para o mesmo local de manufatura do fornecedor. Nota 2: Todos os formulários mencionados neste documento podem ser substituídos por fac-símiles gerados por computador. A aceitabilidade destes fac-símiles deve ser confirmada com o representante autorizado do cliente, antes da primeira submissão.

13 Tabela equisitos de submissão / retenção (normativa) Nível de ubmissão equisitos egistros de projeto do produto vendido - componentes / detalhes de sua propriedade - todos os outros componentes / detalhes Documentos de modificações de engenharia, se houver algum Aprovação da eng. do cliente, se requerido FMEA de projeto Diagramas de fluxo do processo FMEA de processo Plano de controle Estudos das análises do sistema de medição esultados dimensionais Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 = A organização deve submeter ao cliente e reter uma cópia dos registros ou itens da documentação nos locais apropriados. = A organização deve reter em locais apropriados e manter disponível para o cliente sempre que solicitado. = A organização deve reter em locais apropriados, e submeter ao cliente caso seja solicitado. (continua)

14 Tabela 4.2 equisitos de submissão / retenção (normativa) esultados de ensaios de desemp. e material Estudos iniciais de processo Documentação do laboratório qualificado elatório de aprovação de aparência (AA), se aplicável Amostra do produto Amostra padrão Meios de inspeção egistros de conformidade com os requisitos específicos do cliente Garantia da submissão da peça (PW) Checklist de material a granel

15 eção 5 - tatus de submissão da peça 5.1 Generalidades Após a aprovação da notificação, a organização deve garantir que a produção futura continue a atender a todos os requisitos do cliente. Nota: Para aquelas organizações que foram classificadas como "auto certificadoras" (Nível 1 de submissão do PPAP), por um cliente específico, a submissão da documentação requerida, mostrando aprovação da organização, será considerada como aprovada pelo cliente, exceto se a organização tiver sido informada do contrário Aprovado Aprovado indica que a peça ou material, incluindo todos os sub-componentes, atende a todos os requisitos do cliente. A organização é, portanto, autorizada a embarcar quantidades produzidas do produto sujeitas a liberação da atividade de programação do cliente.

16 5.2 ituação do PPAP no cliente Aprovação condicional Aprovação condicional permite o embarque do material para os requisitos de produção, por um tempo ou quantidade básica de peças. A aprovação condicional será concedida somente quando a organização tiver: Definida claramente a aprovação preventiva do não atendimento; e, Preparado um plano de ação de aprovação condicional com o cliente. A resubmissão do PPAP é requerida para obter a situação de "aprovação plena". Nota 1: A organização é responsável por implementar ações de contenção, para garantir que somente material aceitável esteja sendo embarcado para o cliente. Nota 2: Peças com situação de Aprovação Condicional, não são consideradas Aprovadas. O material coberto por uma aprovação condicional, e que deixa de atender ao plano de ação acordado, seja por ultrapassar a data limite ou a quantidade autorizada de peças, será rejeitado. Nenhuma entrega adicional é autorizada, a não ser que seja dada uma extensão da aprovação condicional. Para material a granel, a organização deve usar o Formulário "Aprovação condicional de material a granel", ou seu equivalente (ver o Apêndice F).

17 5.2 ituação do PPAP no cliente ejeitado ejeitado significa que não atende aos requisitos do cliente, na submissão do PPAP, com base no lote produzido do qual este for tomado, e a documentação que o acompanha não atende aos requisitos do cliente. Em tais casos, a submissão deve ser aprovada antes que as quantidades produzidas possam ser embarcadas.

18 eção 6 - etenção de registro Os registros de PPAP (ver 2.2), sem considerar o nível de submissão, deve ser mantido pelo tempo em que peça estiver ativa (glossário), mais 1 ano calendário. A organização deve garantir que os registros apropriados do PPAP, de um arquivo de PPAP de uma peça substituída, sejam incluídos, ou referenciados, no arquivo do novo PPAP. Nota: Um exemplo de um registro/documento apropriado, que deveria ser carregado de um arquivo de uma peça antiga para um arquivo novo, seria a certificação do material de um fornecedor de matéria prima, para uma nova peça que represente somente uma alteração da dimensão de um número da peça antiga. Isto deveria ser identificado pela condução de uma análise de "gap" do PPAP, entre os números das peças antigas e os novos.

19 equisitos específicos Os requisitos específicos do PPAP 4ª Edição estão disponíveis no site

20 Apêndices, de A até H A Conclusão do PW, com 27 itens, mais 2 formulários B Conclusão do AA, com 25 itens, mais 2 formulários C Aprovação de peça de produção, resultados dimensionais, com 1 formulário D - Aprovação de peça de produção, resultados de teste de material, com 1 formulário E - Aprovação de peça de produção, resultados de teste de performance, com 1 formulário F Material a granel, requisitos específicos, com 14 itens e outros tantos subitens, várias tabelas de consulta e 5 formulários G Pneus (tires), requisitos específicos, com 3 itens H Indústria de caminhões, requisitos específicos, com 22 itens, mais 4 formulários

21 Fim do Módulo 3

P. A. P. P. PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PEÇA DE PRODUÇÃO

P. A. P. P. PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PEÇA DE PRODUÇÃO RQP R C onsu ltoria & Trein am ento Qualidade Produtividade ecursos Humanos P. A. P. P. PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PEÇA DE PRODUÇÃO ( PPAP ) Página 1 de 17 Introdução Antes de mais nada, devemos fazer uma

Leia mais

Manual da Qualidade de Fornecedores

Manual da Qualidade de Fornecedores Revisão da Qualidade de Fornecedores SELZER Automotiva do Brasil Ltda. Rua Francisco Foga, 550 Distrito Industrial. CEP.: 13288-166 - Vinhedo/SP Brasil Tel.: +55 (19) 3826.7900 Fax.: +55 (19) 3826.7910

Leia mais

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE)

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) 1/9 (DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) Elaborado Aprovado Adilson Ferreira Nunes (Gestor do SGQ) Mauricio de Souza (Supervisor Compras) 2/9 Índice 1. O MANUAL DO FORNECEDOR... 3 INTRUDUÇÃO...

Leia mais

Manual da Qualidade de Fornecedores

Manual da Qualidade de Fornecedores Manual da Qualidade de Fornecedores Selzer Automotiva do Brasil Ltda. Rua Francisco Foga, 550 Distrito Industrial CEP.: 13280-000 - Vinhedo/SP Brasil Tel.: +55 (19) 3826.7900 Fax.: +55 (19) 3826.7910 SUMÁRIO

Leia mais

Módulo 4 Apresentação e análise das Fases 4 e 5 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas

Módulo 4 Apresentação e análise das Fases 4 e 5 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas Módulo 4 Apresentação e análise das Fases 4 e 5 do APQP, seus elementos/atividades e aplicações práticas Fases do APQP e seus elementos Planejamento e definição 1. Decisão de fornecimento 2. Inputs do

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Apresentar as principais variáveis a serem observadas na gestão da metrologia industrial, transformando barreiras técnicas em requisitos de competitividade. ABNT NBR ISO

Leia mais

Processo de Aprovação de Peça de Produção PPAP. Resumo dos Requisitos Específicos da Ford (ed. 31/Mar/2006)

Processo de Aprovação de Peça de Produção PPAP. Resumo dos Requisitos Específicos da Ford (ed. 31/Mar/2006) Processo de Aprovação de Peça de Produção PPAP Resumo dos Requisitos Específicos da Ford (ed. 31/Mar/2006) SAE - Suporte Assessoria Empresarial 1 Aplicabilidade Não se aplicam todas as cláusulas para Software

Leia mais

APQP. Advanced Product Quality Planning. Fundamentos do APQP. Objetivos do APQP 16/11/2008. Organização do Desenvolvimento de Produto

APQP. Advanced Product Quality Planning. Fundamentos do APQP. Objetivos do APQP 16/11/2008. Organização do Desenvolvimento de Produto APQP Advanced Product Quality Planning (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) Fundamentos do APQP Organização do Desenvolvimento de Produto Comunicação Interativa Treinamento Objetivos do APQP

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas :2016 Interpretações Sancionadas A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016 e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2017. As seguintes Interpretações Sancionadas foram determinadas e aprovadas pela

Leia mais

LIVRO DE REGISTRO DATA BOOK

LIVRO DE REGISTRO DATA BOOK Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por A 20/06/2014 Emissão inicial Danilo Narciso Junior Sumário 0. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 1. REFERÊNCIA NORMATIVA... 2 1.1. Documentos

Leia mais

INSPEÇÃO EM SERVIÇO EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS

INSPEÇÃO EM SERVIÇO EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS 1.25 CNEN NE setembro/1996 INSPEÇÃO EM SERVIÇO EM USINAS NUCLEOELÉTRICAS 2 Inspeção em Serviço em Usinas Nucleoelétricas Resolução CNEN 13/96 Publicação D.O.U. em 27/09/96 3 SUMÁRIO CNEN NE 1.25 INSPEÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 3 Maio e Junho de 2010

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 3 Maio e Junho de 2010 Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Mecânica Coordenadoria de Estágio Florianópolis - SC - BRASIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO 3 Maio e Junho de 2010 Acadêmico:

Leia mais

Rossini Murta Industria Metálurica Ltda. Manual. Fornecedor. Revisão

Rossini Murta Industria Metálurica Ltda. Manual. Fornecedor. Revisão Rossini Murta Industria Metálurica Ltda Manual Do Fornecedor Revisão 01 27.04.11 1 Índice: 1 Apresentação...,.6 2 Generalidades...,.6 3 - Processo de Aprovação de Peça de Produção (PAPP)...,7 3.1 Definição...,7

Leia mais

HYDAC TECNOLOGIA LTDA. Manual APF. Avaliação da Performance dos Fornecedores. Emissão: 23/04/2018 Página 1 de 9 Revisão: 05

HYDAC TECNOLOGIA LTDA. Manual APF. Avaliação da Performance dos Fornecedores. Emissão: 23/04/2018 Página 1 de 9 Revisão: 05 Manual APF Avaliação da Performance dos Fornecedores Elaborado por: Aquisição Revisado por: Aquisição Aprovado por: Diretoria Geral Emissão: 23/04/2018 Página 1 de 9 SUMÁRIO: 1. Introdução 03 2. IDF Índice

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR

MANUAL DO FORNECEDOR MANUAL DO FORNECEDOR 1. MENSAGEM AO FORNECEDOR 3 2. OBJETIVO 4 3. HOMOLOGAÇÃO DE FORNECEDORES 5 4. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS 6 4.1. Dados de Entrada 6 4.2. Análise Crítica 6 4.3. Aprovação de Peças da

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas :2016 Interpretações Sancionadas A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016 e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2017. As seguintes Interpretações Sancionadas foram determinadas e aprovadas pela

Leia mais

CARTA DE REQUISITOS ESPECÍFICOS REFERENTES À ISO/TS APLICÁVEIS AOS FORNECEDORES FIASA/Powertrain

CARTA DE REQUISITOS ESPECÍFICOS REFERENTES À ISO/TS APLICÁVEIS AOS FORNECEDORES FIASA/Powertrain Betim, 07 de outubro de 2013. CARTA DE REQUISITOS ESPECÍFICOS REFERENTES À ISO/TS 16949 APLICÁVEIS AOS FORNECEDORES FIASA/Powertrain Esta carta atualiza e substitui, a partir de 02/12/2013, a CARTA DE

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas :2016 Interpretações Sancionadas A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016 e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2017. As seguintes Interpretações Sancionadas foram determinadas e aprovadas pela

Leia mais

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO 22000 Processo de Certificação 8 Validação, verificação

Leia mais

MGQ Manual de Gestão da Qualidade. PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato

MGQ Manual de Gestão da Qualidade. PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Matriz de Documentados Obrigatórios PROCEDIMENTOS

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

A revisão mais recente deste documento está disponível na Internet:

A revisão mais recente deste documento está disponível na Internet: A revisão mais recente deste documento está disponível na Internet: http://corporate.husqvarna.com/purchase Índice 1 Resumo... 3 2 Introdução... 4 2.1 Abreviaturas utilizadas neste documento:... 4 3 Fluxograma

Leia mais

MANUAL DE QUALIDADE PARA FORNECEDOR

MANUAL DE QUALIDADE PARA FORNECEDOR Procedimento Externo 14 04/06/18 1/22 1 INTRODUÇÃO 1.1 Expectativas Magius A Magius está trabalhando para melhorar a sua organização, seus processos e a habilidade de seus colaboradores para ser referência

Leia mais

Código Subsidiário do I-REC - Documento 04. Emissão de I-RECs. versão 1.4

Código Subsidiário do I-REC - Documento 04. Emissão de I-RECs. versão 1.4 Código Subsidiário do I-REC - Documento 04 Emissão de I-RECs versão 1.4 Código Subsidiário do I-REC - Documento 04 Emissão de I-RECs Versão 1.4 Sumário 1. Introdução 4 1.1 O I-REC Service 4 1.2 O Código

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES. Aprovação: Cristiano Macedo Diretor de Engenharia Processo e Produto

CÓPIA NÃO CONTROLADA MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES. Aprovação: Cristiano Macedo Diretor de Engenharia Processo e Produto MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES Aprovação: Cristiano Macedo Diretor de Engenharia Processo e Produto Raul Kriedte Gerente da Qualidade Revisão: CÓPIA NÃO CONTROLADA Fabrício Massarani Supervisor da

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE Continuação... 2 NORMAS VISÃO GERAL NBR

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Aplicação dos Princípios BPL aos Sistemas Informatizados. Florbela Dias DMET

Aplicação dos Princípios BPL aos Sistemas Informatizados. Florbela Dias DMET Aplicação dos Princípios BPL aos Sistemas Informatizados Number 17 Application of GLP Principles to Computerised Systems 2 Resumo Introdução Fase de projeto Fase operacional Fase de descontinuação 3 Introdução

Leia mais

ANEXO B CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS

ANEXO B CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS Rev. Outubro/2011 Página 1 de 6 Conforme anexo B da NIT DICOR 024 rev. 03 de fevereiro/2010 - Critérios para a Acreditação de Organismo de Certificação de Produto e de Verificação de Desempenho de Produto.

Leia mais

ANEXO 13 MANUAIS E SISTEMAS

ANEXO 13 MANUAIS E SISTEMAS ANEXO 13 MANUAIS E SISTEMAS Conforme estabelecido na Cláusula 21.ª do Contrato de Concessão, o Concessionário obriga-se a elaborar os Manuais e a implementar os Sistemas previstos no presente anexo nos

Leia mais

MANUAL DE FORNECEDORES

MANUAL DE FORNECEDORES 1 de 9 DISTRIBUIDOR: Controle do Sistema de Gestão da Qualidade(CGQ) REV. DATA DESCRIÇÃO DA REVISÃO ELAB. VERIF. APR. 1ª 01/03/10 Edição Inicial OMV OMV MRP 2ª 20/04/14 IQS. Sistema Integrado da Qualidade

Leia mais

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 2. OBJETIVO Descrever o procedimento interno para o

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PG-CQMA-0301 Revisão 10 Data 17/09/2018 Título SERVIÇOS EXECUTADOS PELOS LABORATÓRIOS DO CQMA Classificação OSTENSIVO n o de páginas

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão INSTRUÇÃO DE TRABALHO MADAL PALFINGER CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

Sistema Integrado de Gestão INSTRUÇÃO DE TRABALHO MADAL PALFINGER CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Pág: 1/20 1 OBJETIVO Esta instrução tem como objetivo avaliar fornecedores de materiais de processo, e estabelecer os requisitos mínimos para o fornecimento de produtos, serviços e determinar, através

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Perguntas Frequentes (FAQ)

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Perguntas Frequentes (FAQ) :2016 Perguntas Frequentes (FAQ) A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016. Em resposta a perguntas dos organismos de certificação reconhecidos pela IATF e partes interessadas, as seguintes perguntas

Leia mais

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE PERFIS PULTRUDADOS E TUBOS DE MATERIAL COMPÓSITO ÍNDICE DE REVISÕES

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE PERFIS PULTRUDADOS E TUBOS DE MATERIAL COMPÓSITO ÍNDICE DE REVISÕES SBS/PROJINV/ CLIENTE: TODOS Página 1 de 8 PROGRAM A: TODOS - ÁREA: GERAL - ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS Emissão Original A B C D E F G H DATA 28/3/219 PROJETO EXECUÇÃO VERIFICAÇÃO

Leia mais

ISO/IEC 12207: Manutenção

ISO/IEC 12207: Manutenção ISO/IEC 12207: Manutenção O desenvolvimento de um sistema termina quando o produto é liberado para o cliente e o software é instalado para uso operacional Daí em diante, deve-se garantir que esse sistema

Leia mais

Requisitos onde as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 requerem informação documentada:

Requisitos onde as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 requerem informação documentada: Com a finalidade de entendermos melhor quais requisitos das normas ISO revisadas requerem a criação de algum tipo de informação documentada, seja ela, procedimento, registro, check lists, especificações,

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Interpretações Sancionadas :2016 Interpretações Sancionadas A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016 e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2017. As seguintes Interpretações Sancionadas foram determinadas e aprovadas pela

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Perguntas Frequentes (FAQ)

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Perguntas Frequentes (FAQ) :2016 Perguntas Frequentes (FAQ) A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016. Em resposta a perguntas dos organismos de certificação reconhecidos pela IATF e partes interessadas, as seguintes perguntas

Leia mais

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar Módulo 5 11 2 2 5 5 APPCC 3 3 4 4 10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar 1. Escopo 2.Responsabilidade da direção 3.Requisitos de documentação 4.Gestão de recursos 5.Realização do produto 6.Medição,

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Perguntas Frequentes (FAQ)

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Perguntas Frequentes (FAQ) :2016 Perguntas Frequentes (FAQ) A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016. Em resposta a perguntas dos organismos de certificação reconhecidos pela IATF e partes interessadas, as seguintes perguntas

Leia mais

MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES

MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 Apresentação da Empresa... 4 1.2 Missão, Visão e Valores

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE PARA FORNECEDOR

MANUAL DA QUALIDADE PARA FORNECEDOR PÁG.: 1/8 Controle de Revisões Rev. Data Descrição Responsável 00 20/02/2018 Elaboração inicial Kátia Valero 01 02/05/2018 Exclusão do campo Controle de Emissão (Cópia Controlada) Kátia Valero Aprovação

Leia mais

Manual de Qualidade - Fornecedores

Manual de Qualidade - Fornecedores Manual de Qualidade - Fornecedores SIG-MQF-01 Açoforja Indústria de Forjados S/A. Av Engenheiro Januário Alvarenga Santos, 300 CEP 33.040-220 - Santa Luzia / MG Sumário 1 Elaboração e Aprovação...2 2 Alterações...2

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE LOCAL: Eletrodata Engenharia PROCESSO: Obra Reforma do pavimento térreo do bloco C2 do Hospital Universitário da Universidade Federal do

Leia mais

1. Objetivo Esta Norma descreve as regras aplicáveis no tratamento de reclamações e não conformidades.

1. Objetivo Esta Norma descreve as regras aplicáveis no tratamento de reclamações e não conformidades. Página 1/8 Sumário 1. Objetivo 2. Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Definições/Siglas 5. Histórico da Revisão 6. Responsabilidades 7. Procedimentos para registro e tratamento das reclamações 8.

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0071 FUSÍVEIS TIPO NH DE BAIXA TENSÃO

Leia mais

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Perguntas Frequentes (FAQ)

IATF - International Automotive Task Force IATF 16949:2016 Perguntas Frequentes (FAQ) :2016 Perguntas Frequentes (FAQ) A 1 a edição da foi publicada em outubro de 2016. Em resposta a perguntas dos organismos de certificação reconhecidos pela IATF e partes interessadas, as seguintes perguntas

Leia mais

MANUAL MN-GF MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES

MANUAL MN-GF MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES MN-GF-001 - DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES Elaborado por: Simone Turkot Aprovado por: Marnin Raupp dos Santos Áreas Relacionadas: Compras, Engenharia do produto, Qualidade de Fornecedores ALTERAÇÕES:

Leia mais

1. OBJETIVOS AMBITO CONCEITOS NORMAS APLICÁVEIS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES INSTRUÇÕES GERAIS / PROCEDIMENTOS...

1. OBJETIVOS AMBITO CONCEITOS NORMAS APLICÁVEIS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES INSTRUÇÕES GERAIS / PROCEDIMENTOS... SUMÁRIO 1. OBJETIVOS... 2 2. AMBITO... 2 3. CONCEITOS... 2 4. NORMAS APLICÁVEIS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES... 2 5. INSTRUÇÕES GERAIS / PROCEDIMENTOS... 2 6. ALTERAÇÕES... 5 7. REGISTROS NÃO SISTÊMICOS

Leia mais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais 1/9 Programa de Certificação de Produtos Requisitos Gerais 2/9 Programa de Certificação de Produtos 1. Geral 1.1 É considerada elegível à obtenção de um produto certificado, toda e qualquer empresa que

Leia mais

Lista de Verificação - ABNT NBR ISO 9001:2008

Lista de Verificação - ABNT NBR ISO 9001:2008 4.2.2 4.2.2 Manual da qualidade A organização deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua a) o escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer

Leia mais

Apêndice D Condições Específicas para a Região América do Sul - Brasil

Apêndice D Condições Específicas para a Região América do Sul - Brasil Apêndice D Condições Específicas para a Região América do Sul - Brasil Para condições gerais, favor consultar também: GSCMM - Global Supply Chain Management Manual Seção Título Seção 1.0 Introdução Seção

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE página 1/9 RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE 2013. Aprova os Procedimentos Comuns para as Inspeções nos Fabricantes de Produtos Médicos e Produtos para Diagnóstico de Uso in vitro nos Estados Partes,

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE COTROLE DE DOCUMETO 1) IDETIFICAÇÃO Código do documento PG-CRPq-0901 Revisão 03 Data 26/09/2016 Título GERECIAMETO DA PRODUÇÃO E FORECIMETO DE ERVIÇO Classificação Ostensivo n o de páginas 03

Leia mais

IATF 16949:2016. Novembro/2016

IATF 16949:2016. Novembro/2016 Novembro/2016 IATF 16949:2016 Por Marcelo Mignoli - Especialista em Qualidade e Produtividade e graduado em Tecnologia de Processos de Produção. Consultor na área de Qualidade. Ocupou posições gerenciais

Leia mais

Módulo 2. Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 1 e 2 do Manual da 4ª. Edição).

Módulo 2. Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 1 e 2 do Manual da 4ª. Edição). Módulo 2 Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 1 e 2 do Manual da 4ª. Edição). Seção 1 - Generalidades 1.1 Submissão do PPAP A organização deve obter

Leia mais

Item Descrição Página

Item Descrição Página 1 ÍNDICE Item Descrição Página 1 Índice 2 2 Introdução 2 3 Objetivo 3 4 Responsabilidades 3 5 Avaliação e Homologação 3 e 4 6 Auditoria de Processo 4 7 Classificação do fornecedor das Auditoria de Processo

Leia mais

USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP

USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP NORMA Nº: NIT-DICOR-021 APROVADA EM FEV/2010 Nº 01 01/08 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico da Revisão 5 Documentos Complementares 6 Siglas

Leia mais

1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM?

1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM? VERSÃO CONSOLIDADA RENOVAÇÕES DE AIM POR PROCEDIMENTO NACIONAL PERGUNTAS FREQUENTES 1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM? Durante a renovação

Leia mais

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado As atividades a serem conduzidas para a Certificação do Sistema de Gestão de sua Empresa serão realizadas de acordo com os requisitos, princípios, critérios e práticas de auditoria, com o objetivo de se

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS Folha 1 de 6 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por Sumário A 30/08/2010 Emissão inicial para comentários Cássio Tirado 00 16/11/2010 Revisão e aprovação André Rodrigues GEQSM 01 27/11/2018 Adequação

Leia mais

Controlo de Documentos e Registos

Controlo de Documentos e Registos Controlo de e Registos 1. Objetivo Definir a metodologia para controlar os documentos do Sistema de Gestão da e os registos gerados, incluindo documentos de origem externa 2. Âmbito Este procedimento aplica-se

Leia mais

Ficha Técnica do Produto. Introdução, Características e Requisitos. Product Lifecycle Management ISOQualitas - Todos os direitos reservados

Ficha Técnica do Produto. Introdução, Características e Requisitos. Product Lifecycle Management ISOQualitas - Todos os direitos reservados The Automotive PLM Company Product Lifecycle Management Ficha Técnica do Produto Introdução, Características e Requisitos 2016 - ISOQualitas - Todos os direitos reservados 2016 - ISOQualitas Todos os direitos

Leia mais

Código Subsidiário do I-REC - Documento 04. Emissão de I-RECs. versão 1.5

Código Subsidiário do I-REC - Documento 04. Emissão de I-RECs. versão 1.5 Código Subsidiário do I-REC - Documento 04 Emissão de I-RECs versão 1.5 Código Subsidiário do I-REC - Documento 04 Emissão de I-RECs Versão 1.5 Sumário 1. Introdução 4 1.1 O I-REC Service 4 1.2 O Código

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-GDQ-004 Fl. 1/10 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D E F G H 10/08/04 15/09/04 09/11/05 27/06/07 23/11/07 22/02/08 30/10/09 31/10/14 10/10/17

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PO-LFX-1002 Revisão 07 Data 08/11/2017 Título IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE INCERTEZA Classificação Restrito n o de páginas 06 n o de

Leia mais

MANUAL DE QUALIDADE PARA FORNECEDOR

MANUAL DE QUALIDADE PARA FORNECEDOR Procedimento Externo 15 17/04/19 1/22 1 INTRODUÇÃO 1.1 Expectativas Magius A Magius está trabalhando para melhorar a sua organização, seus processos e a habilidade de seus colaboradores para ser referência

Leia mais

Alteração de nome de operador de registro Como enviar uma solicitação

Alteração de nome de operador de registro Como enviar uma solicitação Alteração de nome de operador de registro Como enviar uma solicitação Versão 1.0 Dezembro 2015 Índice I. INTRODUÇÃO 3 II. INSTRUÇÕES 4 ETAPA 1 -- DEVO ENVIAR UMA SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE NOME DE OPERADOR

Leia mais

CAPÍTULO 1 - GERAL ESCOPO CRITÉRIOS TERMINOLOGIA... 3 CAPÍTULO 2 DEFINIÇÃO DE CONTRATO APLICAÇÃO...

CAPÍTULO 1 - GERAL ESCOPO CRITÉRIOS TERMINOLOGIA... 3 CAPÍTULO 2 DEFINIÇÃO DE CONTRATO APLICAÇÃO... REGRAS PARA A VERIFICAÇÃO DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE Em vigor a partir de 11 de maio de 2015 RINA Services S.p.A. Via Corsica, 12 16128 Genova - GE - Itália Tel. +39 010 53851 Fax +39 010 5351000

Leia mais

Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de Produto Não Conforme

Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de Produto Não Conforme Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de 1 de 6 0. Situação de revisão: Situação Data Alteração 0.0 10.08.2010 Versão inicial 0.1 23.11.2010 Formatação de documento 0.2 21.07.2011

Leia mais

Sistema Normativo Corporativo

Sistema Normativo Corporativo Sistema Normativo Corporativo ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA VERSÃO Nº ATA Nº DATAA DATA DA VIGÊNCIA 00-30/07/2012 30/07/2012 APROVADO POR Edson Hideki Takauti SUMÁRIO 1. RESUMO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES...

Leia mais

Marcação CE: descrição

Marcação CE: descrição Marcação CE: descrição Marta Ferreira USGM Sistemas de Gestão e Melhoria Seminário Colagem de Produtos Cerâmicos segundo a NP EN 12004:2008 (Colas para ladrilhos) CTCV/Coimbra 13/11/2013 18-11-2013 1 Regulamento

Leia mais

Alteração do numero do item para 6.1.3; atualização do preenchimento de RNC Exclusão da analise de RNC 6.2.6

Alteração do numero do item para 6.1.3; atualização do preenchimento de RNC Exclusão da analise de RNC 6.2.6 Folha 1 de 6 Controle de revisão Revisão Data Item Descrição das alterações -- 21/05/2007 -- Emissão inicial 01 10/03/2008 6.1 Exclusão da abordagem de processo 6.2 Alteração do numero do item para 6.1;

Leia mais

2. Preparando o Registro do Dispositivo

2. Preparando o Registro do Dispositivo I-REC GUIDE REGISTRAR UM DISPOSITIVO GERADOR E EMITIR I-REC Última Atualização: Março, 2015 1. Introdução Esta parte da documentação do Guia I-REC trata do registro de uma instalação de produção de eletricidade

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

Requisitos Específicos do Cliente Mercedes- Benz do Brasil Ltda. 01 Maio/2004 Elaboração do requisito especifico para DaimlerChrysler do Brasil

Requisitos Específicos do Cliente Mercedes- Benz do Brasil Ltda. 01 Maio/2004 Elaboração do requisito especifico para DaimlerChrysler do Brasil Requisitos Específicos do Cliente Mercedes- Benz Requisitos relacionados aos itens da ISO TS 16949:2009 Para uso conjunto com ISO TS 16949 (edição 2009/06/15) Situação de modificação Edição Data Observação

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável:

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável: Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Responsável: Norma de Referência: RDC 16:2013 Auditores: Requisito Descrição

Leia mais

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Atualização de Requisitos para Regularização de Produtos REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUTOS MÉDICOS RDC Nº 40/2015 GEMAT Gerência de Tecnologia de

Leia mais

ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR

ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR MEDIÇÃO DE ENERGIA ETC 5.15 MARTELETE ROMPEDOR JULHO / 2012 CÓPIA NÃO CONTROLADA Verificar versão atualizada na Internet SUMÁRIO 1- DESCRIÇÃO...3 2- CÓDIGO COPEL DO MATERIAL...3 3- REQUISITOS GERAIS...3

Leia mais

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA 5.4.1. Generalidades Os laboratórios do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) estabelecem e mantêm procedimentos documentados para os métodos de ensaios que realizam. Nesses procedimentos estão incluídos

Leia mais

FUNDAÇÃO CELPE DE SEGURIDADE SOCIAL - CELPOS CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva

FUNDAÇÃO CELPE DE SEGURIDADE SOCIAL - CELPOS CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva 1/5 ELABORADO CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO APROVADO Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO EDIÇÃO DATA ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO

Leia mais

CÓDIGO: ETD DATA DE VIGÊNCIA: 20/12/2016 TÍTULO: Termo de Ocorrência e Inspeção SUMÁRIO

CÓDIGO: ETD DATA DE VIGÊNCIA: 20/12/2016 TÍTULO: Termo de Ocorrência e Inspeção SUMÁRIO SUMÁRIO Objetivo... 2 Características Gerais... 2 Material... 2 Gravações... 2 Vida Útil... 2 Homologação... 2 Inspeções e Ensaios... 3 Aceitação ou rejeição no recebimento... 3 Apresentação... 3 Blocos...

Leia mais

MANUAL DE QUALIDADE DE FORNECIMENTO

MANUAL DE QUALIDADE DE FORNECIMENTO 1. REQUISITOS DE : MANUAL DE QUALIDADE DE Página: 1 de 13 1.1. EXPECTATIVA: A Tecparts busca fornecedores com: Excelência em qualidade, serviços e tecnologia com preços adequados e transparentes. Propostas

Leia mais

F cópia controlada pág.: 1 de 9 Este Documento não deve ser reproduzido ou cedido a terceiros

F cópia controlada pág.: 1 de 9 Este Documento não deve ser reproduzido ou cedido a terceiros 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para elaboração, padronização e controle dos documentos e dos registros do Sistema de Gestão Integrada (SGI). 2. AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades que fazem parte do

Leia mais

MANUAL MN-GF MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES

MANUAL MN-GF MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES MN-GF-001 - DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES Elaborado por: Simone Turkot Aprovado por: Marnin Raupp dos Santos Áreas Relacionadas: Compras, Engenharia do produto, Qualidade de Fornecedores ALTERAÇÕES:

Leia mais