SUMÁRIO. SEÇÃO 4 MÉTODOS Classificação da Pesquisa Pesquisa Bibliográfica Estudo de Caso... 45

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUMÁRIO. SEÇÃO 4 MÉTODOS... 44 4.1 Classificação da Pesquisa... 44 4.2 Pesquisa Bibliográfica... 44 4.3 Estudo de Caso... 45"

Transcrição

1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO SEÇÃO 1 MARKETING O que é Marketing? Breve Histórico do Marketing Ferramenta de Marketing Marketing de Relacionamento Marketing Transacional versus Marketing de Relacionamento O Desenvolvimento de Estratégia e o Foco no Cliente Estratégia de Marketing Traz Lucro Estratégia de Marketing Interno e Externo Planejamento para a Construção de Relacionamento Definição de CRM O objetivo do CRM Benefícios de um Banco de Dados de Clientes CRM como um processo SEÇÃO 2 SATISFAÇÃO O que é Satisfação? O que é Qualidade? A Importância na Qualidade do Atendimento A Qualidade de Serviços como Diferencial Competitivo Valor e Satisfação Pesquisa de Satisfação SEÇÃO 3 FIDELIZAÇÃO O que é Fidelização? E Por que Fidelizar? Da Satisfação a Fidelidade Atração, Retenção e Aquisição de Clientes Estratégia de Fidelização Programas de Fidelização SEÇÃO 4 MÉTODOS Classificação da Pesquisa Pesquisa Bibliográfica Estudo de Caso SEÇÃO 5 ESTUDO DE CASO Descrição Geral da Empresa Histórico da Empresa Marcos ou Destaques Históricos Situação Problema Resolução do Problema CONCLUSÃO REFERÊNCIAS... 55

2 13 INTRODUÇÃO Esta monografia de estágio foi desenvolvida na área de Administração de Marketing, sobre o assunto relacionamento com o cliente, estudando especificamente o tema, A Importância do Marketing de Relacionamento para a Satisfação e Fidelização dos Clientes. Este estudo foi desenvolvido junto ao Banco Itaú Unibanco S. A, onde através da observação de casos, auxiliados por pesquisas em livros, foram analisados as melhores estratégias para satisfazer e fidelizar os clientes. Em vista do exposto, descrevemos a seguir algumas características da instituição objeto de nossa pesquisa. Banco Itaú Unibanco S.A. é uma empresa que tem por objetivo a atividade bancária em todas as modalidades autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Organizado sob a forma de banco múltiplo, opera em diferentes e importantes setores da economia através das carteiras comercial e de investimentos, sediado em São Paulo, é o braço do Itaú Holding voltado ao setor de varejo, oferecendo serviços de financeiros e seguros a mais de 12,4 milhões de pessoas físicas e pequenas empresas. Atua na Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Japão e China. O conjunto de empresas do conglomerado é denominado Grupo Itausa, que é o nome de uma holding que detem o controle acionário de parte das empresas. Fundado em 1945 se tornou o maior banco do hemisfério sul em 3 de novembro de 2008 após anunciar a fusão com o Unibanco. O Banco Itaú Unibanco sempre investiu em campanhas publicitárias, buscando a divulgação de seus valores e mostrando ações que demonstram que é um banco acessível, com produtos e serviços feitos para facilitar a vida dos clientes. Buscando ser reconhecidamente sólido e ético, destacando-se por equipes motivadas, comprometidas com a satisfação dos clientes, com a comunidade e com a criação de diferenciais competitivos. Atualmente, as empresas são diretamente afetadas pela concorrência e consequentemente os clientes estão se deparando com um vasto universo de produtos, marcas e preços, fato que aumentam cada vez mais a dificuldade para a empresa fidelizar seus clientes. O objetivo da fidelização é reter os clientes, evitando que migrem para a concorrência, e aumentar o valor dos negócios que eles proporcionam. As empresas desejam clientes fiéis para obter vantagens financeiras e competitivas.

3 14 Pesquisas afirmam que conquistar novos clientes custa entre 5 à 7 vezes mais do que manter os já existentes, consequentemente o esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas. O Marketing de Relacionamento consiste em uma estratégia de negócios que visa construir pró-ativamente relacionamentos duradouros entre a organização e seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho desta e para resultados. O processo de marketing de relacionamento deve se iniciar com a escolha certa do cliente, a identificação de suas necessidades, a definição dos serviços prestados e agregados, a busca da melhor relação custo/benefício e ter funcionários motivados e capacitados a atender estes clientes adequadamente. O contexto de administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque perante a concorrência. O objetivo maior torna-se manter o cliente através da confiança transmitida pela organização. O que nos leva a focar como problema de pesquisa, é dimensionar em que medida o Marketing de Relacionamento com o cliente pode contribuir para a satisfação e a fidelização do cliente? Este trabalho tem como objetivo principal: analisar e identificar através de estudo científico a importância da fidelização dos clientes para as empresas, explorando o real significado dessa medida para ampliar os benefícios da empresa e principalmente identificar as estratégias de um bom relacionamento com o cliente almejando através disso sua satisfação e fidelização. Para tanto, nossos objetivos específicos serão estudar as ferramentas utilizadas para se obter um bom relacionamento com o cliente, identificar os fatores que contribuem para a satisfação e fidelização do cliente, estudar como medir à satisfação do cliente e apresentar um estudo sobre o conceito de marketing de relacionamento. O cliente é o principal foco da existência de uma empresa e nos dias atuais esses se tornaram cada vez mais exigentes e infiéis. Por isso torna-se evidente a necessidade de fazer um estudo cientifico para descobrir quais são as melhores estratégias que podem auxiliar no processo de Satisfação e Fidelização. O desenvolvimento desta monografia está estruturada em 5 seções: Seção 1 Marketing Seção 2 Satisfação Seção 3 Fidelização Seção 4 Método de Pesquisa Seção 5 Estudo de Caso.

4 15 SEÇÃO 1 MARKETING Nesta seção abordaremos alguns conceitos, tais como, O que é Marketing, Breve Histórico de Marketing, Ferramentas de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing de Transacional versus Marketing de Relacionamento, Planejamento Estratégico para o Marketing de Relacionamento, O Desenvolvimento de Estratégia e o Foco no Cliente, Estratégia de Marketing traz lucro, Estratégia de Marketing Interno e Externo, Planejamento para a Construção de Relacionamento, Definição de CRM, Objetivos de CRM, Benefícios de um Banco de Dados de Clientes, CRM como processo. 1.1 O que é Marketing? O escopo do marketing tem como objetivo criar, promover e fornecer bens e serviços para os clientes, proporcionando valor e satisfação, ou seja, o marketing identifica e tenta compreender as necessidades, desejos e as demandas de um mercado-alvo. O Papel do marketing é então identificar necessidades não satisfeitas, de forma a colocar no mercado produtos e serviços que, ao mesmo tempo, proporcionem satisfação dos consumidores, gerem resultados auspiciosos aos acionistas e ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade. (COBRA; RAGEL, 1992, p.35). Segundo Kotler (2000), dentre todas as inúmeras definições para marketing, podemos estabelecer uma distinção entre definições sociais e gerenciais. Uma definição social mostra o papel desempenhado pelo marketing na sociedade. Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que a necessidade e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (KOTLER, 2000, p.30). Marketing administração é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço (pricing), a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociação que satisfaçam metas individuais e organizacionais. (KOTLER, 2000, p.30).

5 16 Para o autor Vavra (1993), O Marketing é um processo social e gerencial pelos indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e mudança de produtos, bens e serviços de valor entre si, ou seja, é um processo de conhecer, produzir, fixar preço, promover e distribuir idéias, bens e serviços que satisfazem as necessidades de indivíduos e organizações. Incorpora toda a miríade de processos de mudança par distribuir produtos e serviços. Requer também previsão para antecipar as mudanças ambientais e modificar as ofertas para competir um mercado mutante com maior eficácia. Para Kotler (1998), o conceito de marketing se se fundamenta em quatro pilares: Mercado alvo, necessidades dos consumidores, marketing Integrado e rentabilidade. O marketing parte de uma perspectiva de fora para dentro, começando com a definição de um mercado, focaliza as necessidades dos consumidores, intregra todas as atividades que afetarão e produz lucro através da satisfação dos mesmos. Mercado alvo, nenhuma empresa pode operar em todos os mercados e nem satisfazer e atender todas as necessidades e desejos dos consumidores. Por tanto, para que a empresa tenha eficácia e sucesso, é preciso definir um mercado alvo e planejar um plano de marketing para atingir os seus objetivos. Necessidades dos consumidores, entender as necessidades dos clientes nem sempre é uma tarefa fácil, pois alguns consumidores que nem mesmo eles estão plenamente conscientes de suas existências ou podem expressá-las. Segundo Kotler (2000, p.43), podemos distinguir cinco tipos de necessidades. Necessidades declaradas (o consumidor deseja um carro branco). Necessidades reais (o consumidor deseja um carro cuja manutenção, não tem preço inicial, seja baixa). Necessidades não declaradas (o consumidor espera bons serviços do revendedor) Necessidades de prazer (o consumidor compra o carro e recebe um mapa rodoviário do país). Necessidades secretas (o consumidor deseja ser visto pelos amigos como inteligente e orientado para o valor do produto). O pensamento orientado para o consumidor exige que a empresa defina as necessidades do mesmo a partir do seu ponto de vista (consumidor). As empresas podem responder as exigências dos consumidores oferecendo-lhes o que desejam ou necessitam realmente. A chave para o marketing profissional é entender as necessidades reais dos consumidores melhor do que qualquer concorrente.

6 17 Marketing Integrado é quando toda a empresa, ou seja, departamentos trabalham em conjunto para atender e satisfazer as necessidades dos consumidores. O marketing integrado ocorre em dois níveis, funções de marketing, tais como, força de vendas, propaganda, administração de produto e pesquisa de marketing. O segundo nível, o marketing deve ser bem coordenado com os departamentos da empresa, o marketing não funciona, quando é meramente um departamento da empresa, funciona apenas quando todos os colaboradores valorizam seu impacto sobre a satisfação do consumidor. Rentabilidade, o objetivo final do conceito de marketing é ajudar as empresas a atingirem as suas metas. Sendo as empresas privadas o lucro, e nas públicas a sua sobrevivência e atração de recursos suficientes para desempenhar o seu papel. A empresa que melhor satisfaz às necessidades dos seus consumidores ganha mais dinheiro do que os seus concorrentes. O desafio para os administradores de marketing, consiste em entender o cliente e conhecer as suas expectativas antes, durante e depois da compra e identificar tanto as necessidades e desejos como também as satisfações e insatisfações ao consumir um produto. 1.2 Breve Histórico do Marketing O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais de administrar a nova realidade, que segundo Gracioso (1997), ocorreu oriunda da Revolução Industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. Neste estágio, o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente. Conforme Gracioso (1997), no século XIX a preocupação básica do fabricante era vender e distribuir o que já havia sido produzido. Os fabricantes não se preocupavam em identificar ou atender os interesses, desejos e gostos do mercado. Naquela época, o padrão de vida das massas, mesmo nos países mais progressista da Europa, estava estagnado em níveis mais baixo, quase ninguém se via com dinheiro sobrando no bolso, para escolher livremente o que mais lhe interessava, depois de satisfeitas as necessidades básicas da vida.

7 18 Segundo Gracioso (1997), no início século XX, em todos os países do mundo, o problema crucial enfrentado pelo empresário foi, portanto, a produção. A princípio tratava-se de improvisar os meios para produzir em larga escala, poucos bens e serviços básicos à vida, solicitados cada vez mais pelas populações urbanas em fraco crescimento. Em seguida, tratava-se de produzir os itens mais sofisticados e solicitados para uma elite em evolução. Atendendo a esta solicitação, a capacidade de produção começou lentamente a expandir-se, a princípio nos Estados Unidos e em seguida nos grandes países da Europa Ocidental. Quando a capacidade de produção igualou à procura potencial, e começou em muitos ramos a superá-la, surgiu à necessidade de técnicas de venda mais agressivas, propaganda e manejo dos preços, como armas de competição. O próximo passo foi à identificação pelos produtores, de que a única maneira de minimizar este risco é garantir uma base de crescimento firme para produção seria uma compreensão mais perfeita e profunda do que realmente interessava ao mercado. Em outros termos, era precioso conhecer melhor quais os verdadeiros anseios, interesses e necessidades concretas e subjetivas dos consumidores aos quais se destinam as mercadorias produzidas. Assim, toma forma o conceito básico de marketing moderno, produz-se aquilo que os consumidores desejam. De acordo com Gracioso (1997), depois da Primeira Revolução Industrial, o mundo passou por mais duas revoluções, a segunda Revolução Industrial, que foi a revolução da alta tecnologia aplicada à produção, e à revolução da Informação. Essas revoluções influenciaram profundamente no contexto socioeconômico e na natureza das transações comerciais. A segunda Revolução Industrial alterou as escalas de bens e serviços, e acelerou a mobilidade social e a comercialização do cidadão como consumidor ou usuário de protos e serviços. Graças uma renda discricionária mais alta, as pessoas passaram a exercer mais poder de escolha das marcas e dos fornecedores. Na razão direta em que se tornava mais afluente e bem informado, o consumidor tornou-se mais exigente e disputado. Segundo Gracioso (1997), depois da segunda Revolução Industrial, com suas grandes conquistas tecnológicas, o mundo começa agora a enfrentar uma terceira onda revolucionária: A revolução da Informação. Fruto igualmente dos avanços da tecnologia, a revolução da informação não significa, simplesmente, aumento da informação á disposição de todos significa, acima de tudo, o surgimento de meios para interpretar essas massas inercial de dados, compreendê-la e utilizála de forma inteligente. No que diz respeito ao marketing, significa principalmente que agora é possível atingir, persuadir e vender com mais eficiência a grupos e segmentos determinados

8 19 de consumidores que antes só poderiam ser atingidos através dos meios massivos de comunicação e de vendas. A forma motriz desta transformação é a informática, a capacidade de armazenar e processar dados. 1.3 Ferramenta de Marketing Para um profissional de marketing identificar as necessidades e desejos de seus clientes, são utilizadas diversas ferramentas para obter respostas de seu público - alvo. A estrutura dos 4 Ps requer que os profissionais de marketing decidam sobre o produto e suas características, definam o preço, decidam sobre como distribuir o produto e selecionam métodos para promovê-los. Mix de marketing ou composto de marketing é o conjunto que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo (KOTLER 2000, p. 37). Essas ferramentas estão divididas em quatro grupos, produto, preço, praça (ou ponto-devenda) e promoção, conforme figura abaixo. Fonte: Kotler, 2000, p.17 Figura 1 - Os 4Ps do Mix de Marketing

9 20 O Produto é tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc. O Preço/ custo, política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento. A Praça tem como tarefas apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte. A Promoção tem como tarefa a comunicação que visa promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto etc. 1.4 Marketing de Relacionamento O Marketing de Relacionamento é basicamente manter uma relação com o cliente pensando no longo prazo, em contraste ao relacionamento de curto prazo que era feito alguns tempos atrás. O objetivo do Marketing de Relacionamento é criar, desenvolver e manter relações com o cliente, fazendo com que ele seja fiel como consumidor. Seria não só adquirir clientes, mas mantê-los também. Segundo Kotler e Keller (2006), o Marketing de Relacionamento tem como meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatório com partes chave, clientes, fornecedores, distribuidores parceiros de marketing, a fim de conquistar ou manter negócios com eles. Conforme Vavra (1993), define o Marketing de Relacionamento como o processo de garantir satisfação contínua e reforço aos indivíduos ou empresas que são clientes atuais ou já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, auditados em relação à satisfação respondidos. O objetivo é construir relacionamentos duradouros com todos os clientes. O Marketing de Relacionamento além de executar a gestão de relacionamento com os clientes precisa manter relações com os seus parceiros tais como: clientes, funcionários de marketing, fornecedores, distribuidores, revendedores, agências, acionistas, investidores e analistas. Criar uma rede de relacionamento com os principais públicos interessados e lucro será conseqüência.

10 21 Conforme Mckenna (1997, p.105), O Marketing de Relações é essencial ao desenvolvimento de liderança, fidelidade do consumidor e rápida aceitação de novos produtos e serviços no mercado. A criação de relações deve ser responsabilidade de todos dentro da empresa, e não só daqueles que têm contato direto com o cliente. Podemos dizer que o Marketing de Relacionamento é uma estratégia do negócio para a empresa. Para tanto, o contexto de administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque perante as concorrências, o objetivo maior torna-se manter o cliente através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança transmitida pela empresa. 1.5 Marketing Transacional versus Marketing de Relacionamento Durante tempos, a maior parte das empresas abordou o marketing como um conjunto de transações não interligadas entre o vendedor e o cliente. Segundo Nickels e Wood (1996), no marketing transacional as empresas colocam o foco em trocas individuais e isoladas que satisfazem as necessidades de um cliente em uma hora e local determinados. As empresas tendem a concentrar mais a atenção na atração de novos clientes para futuras trocas do que em estimular trocas adicionais com os clientes atuais. Devido à ênfase nas novas trocas, as empresas e seus clientes desenvolveram pouca confiança ou compromisso no relacionamento, aprendendo a procurar a melhor oferta e escolher produtos principalmente com base nos preços, levando muitas empresas a colocar um foco maior nos preços baixos, o que por sua vez leva a cortes nos custos demissões e lucros baixos. Em contrapartida surge a necessidade de criar relacionamentos de longo prazo com os clientes. Conforme Nickels e Wood (1996), o Marketing de Relacionamento é um processo de estabelecer e manter relacionamentos de longo prazo mutuamente benefícios entre a empresa e seus clientes, empregados e outros grupos de interesse. A palavra - chave está em manter e a longo prazo. Muitos clientes e empresas buscam ativamente relacionamentos de longo prazo, como por exemplo, as pessoas desejam relações duradouras com seus médicos, dentistas e outros

11 22 fornecedores de serviços pessoais. Os prestadores de serviços que prosperam apenas quando os clientes voltam sempre desejam incentivar o relacionamento de longo prazo No Marketing de Relacionamento, cada transação feita na empresa é um elo da cadeia do relacionamento entre a empresa e o cliente ou grupo de interesse. Ao longo do tempo, cada transação tem potencial de fortalecer a ligação de compromisso e confiança entre a empresa e os grupos de interesse. Marketing Transacional Marketing de Relacionamento 1 Ênfase em conquistar novos Clientes 1- Ênfase em manter os clientes atuais, bem como conquistar novos 2- Orientação para o curto prazo 2- Orientação para o longo prazo 3- Interesse em realizar uma única venda 3- Interesse em vendas múltiplas e relacionamentos duradouros 4- Compromisso limitado com os Clientes 4- Alto nível de compromisso com os clientes 5- Pesquisa sobre as necessidades dos 5- Pesquisa contínua a respeito das Clientes utilizada para complementar uma transação. necessidades dos clientes utilizada para melhorar o relacionamento 6- Sucesso significa realizar uma venda 6- Sucesso significa lealdade do cliente, compras repetidas, recomendações dos clientes e baixa rotatividade de clientes 7- Qualidade é uma preocupação da produção 7- Qualidade é uma preocupação de todos os empregados 8- Compromisso limitado com o serviço 8- Alto grau de compromisso com o serviço Fonte: Nickesls e Wood 1996, p.5 Tabela 1 Marketing Transacional versus Marketing de Relacionamento Conforme tabela acima, podemos identificar a diferença entre o marketing transacional e o marketing de relacionamento. Sendo assim, as empresas que visam se manter no mercado que cada vez esta mais competitivo deve se adequar ao marketing de relacionamento, pois a palavra chave é reter e manter relacionamento com os clientes ao longo prazo.

12 O Desenvolvimento de Estratégia e o Foco no Cliente Uma estratégia é um plano usado para guiar as decisões e ações de todas as pessoas dentro da organização. A estratégia é um resumo de onde você está, para onde quer ir e como quer chegar lá. Conforme Nickels e Wood (1996 p. 27), existem três níveis de estratégias. A estratégia de nível corporativo que estabelece a direção geral para toda a organização, como por exemplo, os tipos de negócio ou mercado nos quais estará presente. A estratégia de níveis de negócio que estabelece a direção para a forma como o negócio ou divisão específico serão administrados. As estratégias de nível de funcional, que possuem o escopo mais restrito, guiam as atividades de marketing, finanças e outras funções. Tendo em vista o ambiente de marketing competitivo e tenso de hoje em dia, uma estratégia orientada para os clientes é essencial para moldar as decisões da empresa Estratégia de Marketing Traz Lucro Ao planejar uma estratégia para o marketing de relacionamento, é preciso ver além das simples transações. Uma estratégia de marketing eficaz deveria ser concebida para ajudar a atrair novos clientes e conseguir fazer negócio com os clientes atuais maximizando assim o valor de vida útil deles. Segundo Nickels e Wood (1996), em muitas categorias de produto, o investimento necessário para reter um cliente é de apenas 25% do que é preciso para conseguir um novo, em conseqüência, conseguir mais negócios com os clientes eleva o lucro. Assim para todas as empresas, as estratégias para manter bons relacionamentos com os clientes compensam, pois elevam os lucros da empresa.

13 Estratégia de Marketing Interno e Externo Construir bons relacionamentos com os clientes e grupos de interesse fora da organização, exige um alto grau de trabalho em equipe e cooperação dentro da empresa. Assim, antes de desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento para grupos de interesse externo, é preciso ter estratégia para construir as relações internas. Conforme Nickels e Wood (1996), a estratégia de marketing interno é orientada as atividades dentro da empresa, ou seja, o marketing interno está dirigido a atingir clientes internos, tornando mais fácil à cooperação estreita entre os indivíduos, departamento e unidades. O marketing externo assegura que todas as pessoas na organização e os fornecedores e intermediários estejam trabalhando pelas mesmas metas e objetivos. A estratégia de marketing externo guia as atividades conduzidas fora da organização para satisfazer os clientes externos. 1.7 Planejamento para a Construção de Relacionamento Podem-se planejar relacionamentos de longa duração com os clientes e outros grupos de interesse aplicando os mesmos princípios que fortalecem as relações entre os indivíduos Segundo Nickels e Wood (1996 p. 31 e 32), existem cinco itens importantes na construção de relacionamentos. Os relacionamentos se baseiam em comunicações aberta, para construir relacionamentos é preciso ser um bom ouvinte, interessando em que outras pessoas tem a dizer. Logo os profissionais de marketing devem prestar atenção nos clientes, empregados, fornecedores e outros com quais querem ter um relacionamento. Os relacionamentos são constituídos com base na confiança, ajude os clientes a confiar na empresa, cumprindo o que prometeu ao cliente. Uma empresa que ao longo do tempo faz o que foi combinado demonstra ser digna da confiança e do compromisso dos clientes. Os relacionamentos são reforçados, quando as partes mantêm contato. As empresas com visão no marketing primeiro falam com os clientes antes de desenvolver bens e serviços. Elas mantém os contatos enquanto o produto é desenvolvido, perguntando as clientes o que eles pensam e verificam as compras realizadas para ver se estão satisfeitos. Quanto mais a empresa está

14 25 em contato com os clientes, mais se torna apta a identificar as necessidades e desejos de seus clientes e responder de acordo. Os relacionamentos dependem de confiança, honestidade e comportamento ético, Os grupos de interesse, tais como, empregado, fornecedores, acionistas, banco entre outros, querem poder confiar nas empresas. Qualquer indício de que uma empresa não está sendo absolutamente honesta e ética irá enfraquecer bastante o relacionamento. Parceiros em um relacionamento mostram que se preocupam. As empresas podem mostrar aos clientes e a outros grupos de interesse que se preocupam com eles de diversas formas, desde fazer o acompanhamento após as compras até a oferta de incentivos para recompensar a lealdade. Diante do exposto, apesar de as empresas estarem pronta para estabelecer um relacionamento de longo prazo, os clientes podem estar relutantes em assumir um compromisso. Hoje em dia, os consumidos têm muitas escolhas. O que mantém em um relacionamento de longo prazo é a satisfação constante com um pouco de valor oferecido. 1.8 Definição de CRM Customer Relationship Managemant CRM é um processo interativo que transforma informações sobre os clientes em relacionamentos positivos, ou seja, é uma integração entre a tecnologia e o marketing de relacionamento. Gerência de relacionamento com Cliente é uma abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicação significativas para melhorar as compras, a retenção a lealdade e a lucratividade deles. (SWIFT, 2001, p.12). Segundo Kotler e Keller (2006), gestão de relacionamento com o cliente (CRM), tratase de um gerenciamento de informações específicas e detalhadas de cada cliente e de todos os pontos para se manter contato com o cliente, visando aumento a sua fidelidade. O CRM pode ser considerado como filosofia de gestão que envolve em seu processo um software de gestão empresarial, obtendo informações sobre seus clientes e gerando relacionamentos de longo prazo. O banco de dados de clientes permite à empresa avaliar o valor de clientes individuais de maneira nunca antes possível com o marketing convencional (VAVRA, 1993, p. 57).

15 26 Conforme Vavra, o banco de dados é capaz de vincular clientes às empresas como nunca esse vínculo sustenta o pós-marketing pela a retenção de clientes de duas maneiras especiais reconhecimento e relevância. O reconhecimento significa conhecer ativamente o valor do cliente, conhecer as suas necessidades e desejos. O reconhecimento é evidenciado quando eles são também convidados para revisarem planos ou protótipos de desenvolvimento de produtos. A relevância é resultado da aplicação do reconhecimento, os clientes sentirão o interesse da empresa por eles ao observar a forma como seus produtos e serviços, atendem as necessidades especificas de seus clientes. O banco de dados também permite que a empresa conheça os o potencial de compra, reclamações, opiniões sendo possível identificar as suas necessidades e desejos específicos, e satisfazendo e encantando cada vez mais. Diante do exposto, o CRM é uma ferramenta que possibilita uma excelente estratégica de negócio voltada a entender, atender e se possível se antecipar e administrar as necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa. É um diferencial para as empresas que visam ter um bom relacionamento com os seus clientes, além disso, e uma grade ferramenta para tomada de decisão da empresa, e de vantagem competitiva O objetivo do CRM O objetivo do CRM é promover meios eficazes e produtivos de atender reconhecer e cuidar do cliente em tempo real, transformando os dados obtidos dos clientes em informações e conhecimento, para serem filtrados e analisados pela empresa. Para Kotler e keller (2006), o CRM permite que as empresas ofereçam um excelente atendimento ao cliente, com base no que sabem sobre cada um deles, as empresas podem customizar os seus produtos, serviços, programas, mensagens e mídia, contudo o CRM tornase importante um grande impulsionador da lucratividade de uma empresa é o valor agregado de sua base de clientes. Segundo SWIFT (2001), as principais características e benefícios de um que um processo de CRM pode trazer é a retenção de clientes, pois a capacidade de reter os clientes e os canais lucrativos para ampliar o negócio, obtenção de clientes, ou seja, obter os clientes certos, com base em características conhecidas ou aprendidas, que dirigem o crescimento e as

16 27 margens crescentes e a lucratividade dos clientes, no aumento das margens individuais dos clientes e ao mesmo tempo, oferta do produto certo no momento certo. Para tanto, o CRM é uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de relacionamentos, esta ferramenta tem como objetivo, armazenar a informações sobre os clientes para melhor atendê-los, identificando os seus clientes potenciais, reter clientes e aumentar a lucratividade do cliente e consequentemente da empresa Benefícios de um Banco de Dados de Clientes O banco de dados de clientes ajuda a implementar o pós marketing de diversas maneiras. Os esforços de marketing tornam-se tanto mais eficientes como eficazes, porque a empresa está hábil para identificar seus clientes mais importantes e daí, apresentar a eles a oferta, produto ou serviço adequando no tempo correto. A tecnologia de computador está equipada para administrar a vasta quantidade de dados que a empresa necessita para interagir com seus clientes de maneira verdadeiramente personalizada. Um diálogo verdadeiro pode ser mantido com clientes ao descobrir interações contínuas identificando mudanças no ato de compra e permitindo à empresa antecipar mudanças futuras. O desenvolvimento de novos produtos é facilitado ao se conhecer quem tem comprado um produto, como ele satisfaz o consumidor e se qualquer mudança enriqueceria o desempenho do produto. Sendo assim, um banco de dados de clientes requer que a empresa repense e analise os seus processos, produtos, para os seus clientes CRM como um processo CRM é um processo interativo que transforma informações dos clientes em relacionamentos com clientes.

17 28 Inicia-se construindo conhecimento sobre os clientes, o que resulta em interações de alto impacto com eles, permitindo que as empresas obtenham relacionamentos lucrativos e duradouros. Segundo Swift (2001), O CRM é um ciclo de processo que tem por objetivo englobar os principais elementos de processos e ações; Descoberta do conhecimento, este é o processo de análise das informações do cliente para identificar oportunidade de mercado e estratégica de investimento específico. Este processo e feito através de identificação, seguimentação e predição de clientes. O sistema precisa coletar dados detalhados de todos os locais da empresa e transformá-los em informações e conhecimento a que está gerenciando a estratégia. Planejamento de mercado permite o desenvolvimento de planos ou programas de comunicação estratégica, define previamente os tipos de campanha específicos, preferência de canal e planos de tratamento e seleciona ou desenvolve acionadores de eventos. Interação com o cliente, esta é a fase de interação com os clientes existentes com informações e ofertas relevantes e convenientes, para tanto, é preciso utilizar alguns canais de interação e aplicação administrativas, assim como, atendimento ao cliente, vendas e contato com o cliente, tendo como base os planos e mensagens criadas na descoberta do conhecimento e no planejamento de mercado. Análise e refinamento é o processo de aprendizagem contínua a partir de diálogos com os clientes, capturando e analisando os dados de interações de clientes, refinando-se mensagens, comunicações, preços, volume, localizações, abordagens e cronograma e preocupa-se entender as respostas específicas aos estímulos dados aos clientes. Vimos na primeira seção que o marketing e o marketing de relacionamento e suas estratégias tem como objetivo atender às necessidades e desejos de seus clientes. O CRM é uma das ferramentas de auxilio para criar relacionamento com os clientes, visando à satisfação e a fidelização dos clientes. Na próxima seção, abordaremos um dos temas de muita importância para a empresa à satisfação dos clientes, um dos fatores que completa essa estratégia.

18 29 SEÇÃO 2 SATISFAÇÃO Nesta seção, abordaremos a Satisfação do Cliente, com os seguintes temas, O que é Satisfação, O que é Qualidade, A Importância na Qualidade do Atendimento, Valor e Satisfação e Pesquisa de Satisfação. 2.1 O que é Satisfação? A Satisfação do cliente gira em função de desempenho e expectativa percebida, se o desempenho não alcançar as expectativas o cliente ficará insatisfeito, ou se alcançar as suas expectativas ficara satisfeito, mas se a empresa for além da expectativa do cliente o cliente ficará satisfeito e encantado, tornando assim fiel à empresa. Satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho ou resultado, percebido de um produto em relação às expectativas do comprador.(kotler, 2000, p.58). Entregar produtos e serviços consistentes que atendam plenamente às necessidades e expectativas dos clientes.(vavra, 1993, p.164). Para Cobra e Rangel (1992), a satisfação de um cliente é decorrência de uma série de eventos que começa quando a empresa procura pela primeira vez o cliente, e é uma tarefa que na verdade nunca termina. Conforme Kotler (2000, p.71), clientes altamente satisfeitos; Mantém - se leal muito tempo; Compra mais à medida que a empresa lança novos produtos e melhora os produtos existentes; Faz comentários favoráveis sobre a empresa e seus produtos; Presta menos atenção a propagandas de marcas concorrentes e são menos sensíveis a preço; Oferece idéias de produtos e serviços à empresa; Custa menos atendê-los do que os novos consumidores porque as transações de compra já estão rotinizadas. A Satisfação do cliente está ligada à qualidade dos produtos e serviços. A qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam a sua

19 30 capacidade de satisfazer necessidades declaradas implícitas. Contudo podemos dizer que uma empresa fornece qualidade quando o produto ou serviço atende as expectativas dos clientes. 2.2 O que é Qualidade? Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição. Qualidade é aquilo que os clientes percebem. A qualidade não pode ser determinada pela gerência apenas, ela tem que se basear nas necessidades e desejos dos clientes. Alem disso, a qualidade não é aquilo que é planejado em medidas objetivas, mas sim como os clientes percebem de forma subjetiva o que foi planejado (GRONRROS, 1995 p.89). O real sentido da qualidade é o bom padrão de qualidade que representa alguma coisa bem feita, bem concebida, bem projetada, bem elaborada, bem organizada, bem administrada, que atende às especificações, satisfazendo os produtores, prestadores de serviços e os clientes. Conforme Kotler (2000), podemos dizer que a qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer as necessidades explicitas ou implícitas. Necessidades explicitas são aquelas expressas formalmente, seja em contatos, em especificações de projeto, em folhetos promocionais, material de propaganda. Elas tratam de questões objetivas. Necessidades implícitas dizem respeito às expectativas ou desejos dos clientes. Portanto, não podem estar formalizadas ou predeterminadas em nenhum documento. Essas necessidades têm a ver com questões de ordem subjetiva, mas ligadas ao modo de pensar das pessoas de uma maneira em geral. A Gestão de Qualidade Total (TQM Total Quality Management) é uma abordagem para a organização que busca a melhoria continua de todos os seus processos, produtos e serviços (KOTLER, 2000 p.78). Segundo Kotler (2000), Os clientes esperam que dos seus fornecedores uma alta qualidade de produtos e serviços, e a maioria dos clientes não aceitará e nem se conscientizará

20 31 da qualidade mediana, se as empresas quiserem continuar a serem competitivas e apresentar lucros terá que adotar a Gestão de Qualidade Total (TQM). Diante das diversas definições que envolvem a qualidade, as empresas precisam se preocupar em prestar serviços de qualidade para os seus clientes, o fator de sucesso neste processo está em entender o que realmente os clientes esperam e deseja de um determinado produto ou serviço. 2.3 A Importância na Qualidade do Atendimento A Qualidade no Atendimento é um desafio constante para toda empresa, independente do seu ramo de atuação. O atendimento com qualidade é visto como diferencial para os clientes. Mas para que uma empresa obtenha um atendimento de qualidade, ela depende das pessoas que nela trabalham. Para evitar tais riscos de relacionamento é importante que a empresa invista na qualidade de seu atendimento ao consumidor, seja ela industrial ou final. É importante que todos na empresa estejam imbuídos do empenho de prestar um atendimento de qualidade a todo e qualquer consumidor. A força do compromisso de bem servir deve ser maior que a chama auto-estima e da altivez inibidora. (COBRA; REGEL, 1992 p.24). O treinamento entra como fator primordial e estratégico para empresa, para realização de um atendimento com qualidade, o comprometimento de todos os colaboradores da empresa é essencial, para tanto é preciso que todos envolvidos estejam capacitados e para isso o treinamento é fundamental. Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicada de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. No sentido usado em administração treinamento envolvem a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades (CHIAVENATO, 1997, p.509).

21 32 Contudo, funcionários treinados e qualificados tornam-se um ponto forte para a empresa, porque são eles que representam a empresa seja obtendo contato direto ou indireto com o cliente. 2.4 A Qualidade de Serviços como Diferencial Competitivo O crescimento e permanência no mercado exigem das empresas modernas um empenho de servir e servir bem a todos e qualquer cliente. Mais do que nunca o cliente é o fator de sobrevivência para uma empresa, e ter qualidade nos serviços será um fator diferencial no mercado. Confome Cannie e Caplin, (1994 p. 112), Manter Clientes fiéis e para sempre, é necessário satisfazer suas exigências com serviços excelentes e qualidade excepcional. O serviço é um fator chave para o sucesso de uma empresa. Segundo Cobra e Rangel (1992), um serviço é definido como uma forma de proporcionar tantas satisfações quantas forem possíveis pela posse do bem ou serviço adquirido. Um bom serviço é aquele que vai ao encontro das expectativas do cliente ou consumidor. Um serviço é, sobretudo uma forma de ampliar um produto vendido. Um serviço de qualidade pode ser um grande diferenciador dos produtos oferecidos pela empresa. Para tanto, a empresa precisa identificar os benefícios para os seus públicos, os serviços precisam estar em absoluta sintonia com as expectativas e necessidades dos seus clientes. Prestar serviços com qualidade significa estreitar com os clientes um importante elo. Chama-se boa vontade. Cliente satisfeito terá sempre boa vontade com os seus fornecedores. (COBRA; RANGEL, 1992, p.9). Outro fator importante para ser considerado é que a qualidade é julgada pelos próprios clientes, pois eles que utilizam dos serviços prestados pela empresa. Portanto a empresa é responsável em atender plenamente as necessidades e expectativas dos seus clientes. O sucesso de uma política de prestação de serviços aos clientes repousa em dois pontos chaves: recursos materiais e hardware e recursos humanos e software. Para que a qualidade do serviço ao cliente seja fator diferenciado estratégico, é preciso que os colaboradores da empresa tenham conhecimentos de como prestar o melhor serviço ao cliente, habilidade para executar as tarefas e acima de tudo, motivação através do desenvolvimento de atitudes

22 33 positivas em relação à forma de realizá-los além da empresa dispor de equipamentos modernos e adequados à prestação do serviço. 2.5 Valor e Satisfação A oferta será bem-sucedida se proporcionar valor e satisfação ao comprador valor e satisfação ao comprador alvo. O comprador escolhe entre diferentes ofertas considerando qual parece proporcionar o maior valor. O valor reflete os benefícios e os custos tangíveis e intangíveis percebidos pelo consumidor. De maneira primária, o valor pode ser visto como uma combinação de qualidade, serviço e preço, denominada a tríade do valor para o cliente. O valor aumenta com a qualidade e o serviço e reduz com o preço, embora outros fatores também possam desempenhar um papel importante. O Valor entregue ao consumidor é a diferença entre o valor total esperado e o custo total do consumidor. Valor total para o consumidor é o conjunto de benefícios esperados por determinado produto ou serviço. Custo total do consumidor é o conjunto de custos esperados na avaliação, obtenção e uso do produto e serviço (KOTLER, 1998 p. 51). Fonte: Kother e Keller, 2006 p.140 Figura 2 -Determinantes para o Valor entregue para o Cliente

23 34 Conforme a figura acima, podemos observar que temos vários fatores que influenciam o valor entregue ao cliente e a sua satisfação. O valor percebido pelo Cliente é a diferença entre a avaliação potencial faz de todos os benefícios e custos relativos a um produto ou serviço e as alternativas percebidas. O valor percebido pelo cliente baseia-se, portanto na diferença entre o que o cliente obtém e o que ele dá pela diferentes opções possíveis. O valor total para o cliente é o valor monetário de um conjunto de benefícios, econômicos, funcionais e psicológicos que os clientes esperam de determinado produto ou serviço. O custo total para o cliente é o conjunto de custos em que os consumidores esperam incorrer para avalizar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço, incluindo os custos monetários, tempo, de energia física e psíquica. Contudo, uma proposta de valor consiste em todo um conjunto de benefícios que a empresa promete entregar para o cliente. Valor é um conceito fundamental do marketing. O marketing pode ser visto como identificação, a criação, a comunicação, a entrega e o monitoramento do valor para o cliente. A Satisfação reflete os julgamentos comparativos de uma pessoa do desempenho ou resultado percebido de um produto em relação a suas expectativas. 2.6 Pesquisa de Satisfação As empresas atualmente estão medindo a satisfação dos seus cliente e os aspectos que a influenciam, pois está e uma forma de ouvir e saber o que os clientes realmente esperam da empresa. A empresa deve medir a satisfação com regularidade, porque a chave para reter clientes está em satisfazê-los (KOTLER; KELLEY, 2006, p.144). A Pesquisa de Satisfação de Clientes é uma ferramenta importante de gestão empresarial, pois através desta ferramenta é possível mensurar o que realmente os clientes estão pensando e sentindo e esperando da empresa com relação aos processos, produtos e serviços da empresa. É preciso levar em consideração que existem diversos clientes que avaliam a sua satisfação tendo como critério um elemento do desempenho da empresa, a entrega, é preciso

24 35 levar em conta que eles tem opiniões diferentes quanto ao que seria uma boa entrega. Podendo significar entrega antecipada, entrega dentro do prazo, entrega do pedido completo e assim por diante. A empresa deve se conscientizar também, de que dois clientes podem dizer altamente satisfeitos por motivos diferentes, um cliente pode ser do tipo que está sempre satisfeito e o outro pode ser do tipo difícil de agradar, mas que ficou satisfeito na ocasião. Para Kotler e Kelley (2006), existem diversos métodos para medir a satisfação do cliente. Levantamentos periódicos, por exemplo, podem monitorá-la diretamente, é possível também fazer perguntas adicionais aos entrevistados para medir a intenção de recompra e a probabilidade ou a disposição de recomendar a empresa ou a marca para outros. As empresas podem monitorar também os índices de perda de clientes e contar aqueles que param de comprar ou mudaram para outro fornecedor para saber o motivo. É importante que as empresas façam as perguntas certas nos levantamentos de satisfação de cliente. Empresas que querem ser competentes em pós-marketing devem estabelecer programas para medir o nível de satisfação de seus clientes. Mas de 90% dos clientes insatisfeitos não exercerão qualquer esforço para informar uma empresa sobre sua satisfação. Eles simplesmente passam a fazer negocio com um concorrente. (VAVRA, 1993 p. 169). Segundo Vavra (1993), é importante que as empresas tenham um Programa de satisfação de Clientes, pois através dele é possível ter uma mensuração da satisfação e avaliar as opiniões de todos os clientes sobre o que desejam da empresa, suas expectativas de desempenho da empresa, suas satisfações em relação ao produto ou serviço oferecido e suas satisfações com o serviço ou sistema de entrega. É importante notar que o programa deve ser proativo e solicitar feedback. Além dos relatórios de satisfação em relação ao produto ou serviço da empresa, o programa também monitora frequentemente o desempenho dos intermediários, à medida que eles representam a empresa. Geralmente, o programa fornece informações para tomada de decisão por parte da empresa e mostra o cliente que a empresa atendente. Assim, um programa atende as funções de tomada de decisão e de comunicações de marketing. Conforme Vavra (1993, p 170 e 171), as empresas precisam ter mensurações externas da satisfação dos clientes por qualquer ou por todas as razões.

25 36 Satisfação de clientes é frequentemente igualada com qualidade. O compromisso por um programa de satisfação de cliente demonstra liderança em uma categoria de negócio. Mensurações internas de satisfação de clientes podem ser inadequadas ou impróprias. Ouvindo os clientes, as empresas podem se beneficiar e passar a ser a voz ativa no mercado. Muitos clientes não reclamam abertamente porque podem achar que nada vai ser feito. Um programa de satisfação de clientes é uma poderosa ferramenta para estimular a melhoria de produtos ou serviços. Os concorrentes podem já ter adotado programas de satisfação de clientes bem sucedidas As empresas que aplicam a pesquisa de satisfação de clientes e analisam os dados de forma estratégica, tem uma grande vantagem competitiva no mercado. Por que através dos dados obtidos é possível analisar os pontos fortes e francos da empresas e atacá-los, saber o que realmente os clientes estão achando da prestação de serviço das empresas, analisar a necessidade de lançar novos produtos e melhorar a sua imagem no mercado. Sendo assim, o resultado final da Pesquisa de Satisfação de Clientes deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações. Vimos na seção 2 que a satisfação dos clientes está ligada as suas expectativas com relação a um produto e serviço, atendimento, qualidade e valor que os clientes esperam de uma empresa. Na próxima seção abordaremos sobre fidelização um tema que as empresas estão se preocupando muito, visto que hoje os clientes estão mais infíes e difícil de agradá-los.

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PÓS-GRADUAÇÃO / FIB-2009 Prof. Paulo Neto O QUE É MARKETING? Marketing: palavra em inglês derivada de market que significa: mercado. Entende-se que a empresa que pratica

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING Prof. Esp. Lucas Cruz Estabelecimento de metas Os objetivos devem atender aos critérios: ser organizados hierarquicamente, do mais importante para o

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência Administração de As responsabilidades da área de (MINADEO, 2008) - Investigar novos nichos de mercado - Identificar o perfil do cliente - Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

Leia mais

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO TAREFAS ESTRUTURA PESSOAS AMBIENTE TECNOLOGIA ÊNFASE NAS TAREFAS Novos mercados e novos conhecimentos ÊNFASE

Leia mais

Módulo 4 O que é CRM?

Módulo 4 O que é CRM? Módulo 4 O que é CRM? Todos nós já sabemos a importância de manter os clientes fiéis e a qualidade do atendimento que temos que oferecer para fidelizar cada vez mais os clientes. Atualmente, uma das principais

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 16: RESULTADOS RELATIVOS À GESTÃO DE PESSOAS 16.1 Área de RH e sua contribuição O processo de monitoração é o que visa saber como os indivíduos executam as atribuições que

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA 1) Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? 2) Como as empresas podem coletar informações de marketing? 3) O que constitui

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Cap 11: Gestão do Processo de Vendas e Monitoramento da Equipe Comercial

Cap 11: Gestão do Processo de Vendas e Monitoramento da Equipe Comercial Cap 11: Gestão do Processo de Vendas e Monitoramento da Equipe Comercial AGRODISTRIBUIDOR: O Futuro da Distribuição de Insumos no Brasil. São Paulo: Atlas, 2011. Org: Matheus Alberto Cônsoli, Lucas Sciencia

Leia mais

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0 O que é BABok? O BABok 2.0, Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é considerado como um Guia Referência de Práticas de Análise de Negócio. Este guia é publicado e mantido pelo IIBA. O guia BABok

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT O resultado prático para as empresas que adotam esse conceito de software, baseado no uso da tecnologia é conseguir tirar proveito dos dados de que dispõem para conquistar

Leia mais

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo Objetivo Utilidade Lugar Utilidade Momento Satisfação do Cliente Utilidade Posse Satisfação do Cliente Satisfação do Cliente

Leia mais

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010 Marketing mix Trabalho realizado por: Sandra Costa 12ºS Marketing mix É formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado e é dividido

Leia mais

INTRODUÇÃO MARKETING

INTRODUÇÃO MARKETING Aula 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING Prof. Fábio Guerra guerra@f12consultoria.com.br OBJETIVOS DA DISCIPLINA Objetivo da disciplina é demonstrar a importância do Marketing dentro da sociedade moderna, apresentando

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Sistemas de Apoio. Prof.: Luiz Mandelli Neto. Sistemas de Apoio. ERP (Enterprise Resource Planning) PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS

Sistemas de Apoio. Prof.: Luiz Mandelli Neto. Sistemas de Apoio. ERP (Enterprise Resource Planning) PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS Sistemas de Apoio Prof.: Luiz Mandelli Neto Sistemas de Apoio ERP (Enterprise Resource Planning) PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS Mapa de TI da cadeia de suprimentos Estratégia Planejamento Operação

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Profa. Reane Franco Goulart

Profa. Reane Franco Goulart Sistemas CRM Profa. Reane Franco Goulart Tópicos Definição do CRM O CRM surgiu quando? Empresa sem foco no CRM e com foco no CRM ParaqueCRM é utilizado? CRM não é tecnologia, CRM é conceito! CRM - Customer

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

Esse estágio é chamado de Implementação.

Esse estágio é chamado de Implementação. A empresa, após realizar o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, deve gerar o produto designado, definir seu preço, distribuí-lo e promovê-lo. Esse estágio é chamado de Implementação. Todas as

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

Sistema Binário. Aula - 10 CRM (Customer Relationship Management Gerenciamento das relações com os clientes ) Faculdades Integradas Campos Salles

Sistema Binário. Aula - 10 CRM (Customer Relationship Management Gerenciamento das relações com os clientes ) Faculdades Integradas Campos Salles Sistema Binário Faculdades Integradas Campos Salles Aula - 10 CRM (Customer Relationship Management Gerenciamento das relações com os clientes ) Carlos Antonio José Oliviero São Paulo - 2012 Sistema Binário

Leia mais

PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES

PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES ALUNO RA: ASSINATURA: DATA: / / AS RESPOSTAS DEVERRÃO SER TOTALMENTE MANUSCRITAS Prof. Claudio Benossi Questionário: 1. Defina o que é Marketing? 2. Quais são

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO

TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO TÍTULO: O CRM NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES):

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Item 2- Marketing. Atendimento

Item 2- Marketing. Atendimento Item 2- Marketing Atendimento Item 2- Marketing Atendimento Processo usado para determinar quais produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores e qual a melhor estratégia a ser utilizada nas

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Aula Anterior. Capítulo 2

Aula Anterior. Capítulo 2 Capítulo 2 Clique Ciclo para de Vida editar e o estilo do Organização título do mestre Projeto O Ciclo de vida do projeto Características do ciclo de vida do projeto Relações entre o ciclo de vida do projeto

Leia mais

Introdução Ao Marketing

Introdução Ao Marketing Introdução Ao Marketing O que é Marketing? Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa nenhuma surpresa; Entretanto, vendas e propaganda constituem

Leia mais

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Estratégia Competitiva é o conjunto de planos, políticas,

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

A contribuição da comunicação interna na construção e

A contribuição da comunicação interna na construção e A contribuição da comunicação interna na construção e fortalecimento da imagem corporativa O QUE É IMAGEM CORPORATIVA? Para fazer uma comunicação interna que fortaleça a Imagem Corporativa é preciso entender

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais