MANDAMENTOS PARA UM PROFISSIONAL DE. Claudio Nasajon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANDAMENTOS PARA UM PROFISSIONAL DE. Claudio Nasajon"

Transcrição

1 OS10 DEPARTAMENTO MANDAMENTOS PARA UM PROFISSIONAL DE PESSOAL Claudio Nasajon

2 OS10 DEPARTAMENTO MANDAMENTOS PARA UM PROFISSIONAL DE PESSOAL Uma das operações mais críticas de uma empresa é o processo de Departamento Pessoal. O desafio que estes profissionais enfrentam requer competências como fluidez nos procedimentos, flexibilidade e eficiência. Afinal, é este o departamento responsável por entregar na mão de cada funcionário a recompensa pelo mês inteiro de trabalho. E essa simples função pode impactar diretamente na motivação das equipes, confiança na empresa e, acima de tudo, produtividade.

3 Seja um profissional extraordinário De acordo com uma pesquisa, os processos para pagamento realizados pelo DP tomam, em média, 35% do tempo de trabalho da área. E, hoje em dia, com cenários cada vez mais complexos, o ideal é investir mais tempo na estratégia, e não, na operação. Por isso, nós elencamos 10 mandamentos que todo o DP deve seguir para alcançar maiores resultados com profissionais simplesmente extraordinários.

4 1. Por favor, antes de tudo, organize-se! A quantidade de informações e números que um Departamento Pessoal lida diariamente é muito vasto e inclui centenas de dados essenciais para a empresa. Além disso, ainda há a necessidade de o profissional se ajustar à realidade de cada empresa, que pode variar de acordo com políticas, regras e cultura. Dessa forma, ser organizado é o primeiro passo para ser eficiente. Isso quer dizer alinhar processos e classificar demandas como diárias, semanais, mensais e semestrais. É importante ressaltar que nessas horas, um sistema pode ser a chave para alcançar um resultado eficaz, mas isso não exclui a necessidade de se organizar.

5 2. Prevenir antes de remediar Foi constatado que 14% das causas de retrabalho estão ligadas à perda de informações. Por isso, guardar históricos pode significar salvação para o Departamento Pessoal. Ou seja, todos os processos burocráticos, documentos e acontecimentos precisam ser armazenados, antecipando necessidades. Mas, não adianta registrar essas informações sem uma ordem lógica, que facilite a localização. Crie categorias, elenque em ordem alfabética, organize por data e qualquer outro filtro que faça sentido na sua rotina. O único cuidado é deixar claro para toda a equipe como estão organizadas as informações, além de criar um padrão para manuseá-las. Assim, o histórico se torna fácil, poupa tempo e dura para sempre.

6 3. Profissionais mais valiosos = profissionais mais atualizados Os profissionais de DP estão acostumados com leis e regras para desenvolver suas atividades. Porém, o mundo está em constante mudança e o governo brasileiro também! Para acompanhar as atualizações de impostos e legislações, é fundamental estar em contato com ferramentas de atualização cursos, palestras, fóruns. A melhor forma é adotar um sistema com atualizações em tempo real, que permita a adequação automática dos seus processos aos do governo. Mas isso não elimina a importância de um profissional de DP com conhecimento atualizado. Ele é capaz de transmitir a confiança que a empresa precisa na hora de tomar decisões ou estabelecer processos. Que tal se transformar em uma referência nos processos legais da Folha de Pagamento? Por que não sair na frente com todas as informações sobre a implantação do esocial? Investir na sua própria capacitação, como profissional de DP, é uma forma certeira de se destacar e agregar valor à sua posição dentro da empresa. Mas, claro, não deixe de multiplicar o seu conhecimento entre sua equipe. Ela também é a chave para o seu sucesso.

7 4. Olha a comunicação, hein! Não adianta ser bom naquilo que você faz. Se você não souber se comunicar com clareza, não estará aproveitando toda a sua capacidade. Leia isso 100 vezes: é essencial que um profissional de DP transmita para a empresa, de forma eficiente, suas demandas e seus processos. É muito comum que o DP seja consumido por uma rotina muito específica e se torne relevante apenas para corrigir ou alertar funcionários. Mas uma das áreas principais de uma empresa não pode se limitar a isso! Redija e divulgue seus procedimentos. Envie lembretes sobre seus prazos. Atualize seus pares sobre realizações. Quanto mais você aproximar sua rotina das outras áreas, mais conhecidos vão ficar seus processos e mais pessoas conseguirão segui-los.

8 5. Trabalhe com as melhores ferramentas Para ser um bom profissional, você precisa conhecer as melhores ferramentas que o mercado oferece para auxiliar na administração dos processos. O primeiro passo para isso é estar atualizado com tendências e inovações, lançadas a todo momento e capazes de multiplicar resultados. Depois, identifique as soluções que melhor se adequem à necessidade da sua área. Também é essencial buscar referências. Hoje em dia, uma rápida busca na internet traz opiniões de usuários, sejam elas positivas ou negativas. Por exemplo, ao escolher um sistema, busque informações sobra a velocidade que ele suporta, o atendimento de suporte oferecido, valores e funcionalidades. Estes são indicadores que, quando considerados, aumentam as chances de escolher o produto ideal.

9 6. Garanta sua performance com auditorias Implantar auditorias periódicas é uma forma de obter controle da qualidade do DP e detectar gargalos. Então, é indicado desenhar um fluxograma para auditorias da equipe, dos procedimentos e, inclusive, da opinião de clientes externos. Quanto mais detalhado for o seu fluxo ou seja, separado por fases, prazos e resultados que precisam ser medidos, mais fácil de adiantar contratempos, detectar erros, promover mudanças e, acima de tudo, registrar os resultados positivos da área. Uma auditoria é capaz de investigar causas e identificar fontes de erros, por exemplo, e criar oportunidades de melhorar performances de forma eficaz, assertiva e rápida.

10 7. Transparência e ética precisam estar no sangue! Talvez, um grande diferencial do perfil de um profissional de Departamento Pessoal seja a transparência e a ética. Isso porque é este profissional que detém uma enorme quantidade de informação confidencial. Toda a área de DP precisa ter no DNA o compromisso com os dados da empresa e dos funcionários. Mas isso não é novidade, não é mesmo? O fato é que a melhor forma de transmitir este compromisso é adotar uma postura absolutamente ética e transparente. Ou seja, as informações confidenciais precisam ser guardadas, enquanto as informações que impactam diretamente os funcionários, precisam ser comunicadas com 100% de transparência. O vazamento de algum dado ou a omissão de outro, pode causar mal entendidos que colocam em pauta o rendimento e a confiança da área. Crie uma missão, visão e valores da sua área. Proponha imprimir em um quadro e pendurar em uma das paredes. Divulgar esse tipo de conduta nunca é demais.

11 8. Negocie com fornecedores O Departamento Pessoal, em geral, centraliza a gestão de diversos fornecedores, como vales refeição, seguros e outros benefícios que variam de empresa para empresa. Muitas vezes, estes fornecedores são contratados e permanecem atendendo à empresa por um longo tempo. Se alguma política seja do fornecedor ou da empresa, não mudar, é capaz de os contratos durarem para todo o sempre. Obviamente, existe um ponto positivo nisso que é a construção de um relacionamento de confiança e flexibilidade com estes fornecedores o que quebra um galho! Mas há um fator que pode ser bastante negativo... Não abrir uma concorrência periódica para fornecedores, acaba deixando a empresa sem referência quanto a preços praticados e soluções oferecidas. O DP, como área estratégica, deve ser o gerenciador destes serviços para otimizar os investimentos e detectar oportunidades.

12 9. Excelência nas entregas Que tal obter excelência em todas as suas entregas? Melhor que isso... que tal oficializar esta excelência para toda a empresa? Os complexos processos do Departamento Pessoal, muitas vezes, passam despercebidos pelo seu cliente interno. Assim, para ressaltar seu atendimento em termos de prazo, qualidade e eficiência, é importante implantar uma pesquisa pós-solicitação. Por exemplo, você pode enviar um pedindo uma nota em relação a estes quesitos e calcular uma média da satisfação da empresa em relação ao seu trabalho. Além deste número poder ser um indicador estratégico para a empresa, o canal pode ser uma abertura para os funcionários demonstrarem suas opiniões.

13 10. Reconheça seu valor Por fim, mantenha sempre em mente o pilar que você representa para a empresa e se aproprie deste lugar. Afinal, os profissionais de DP são desafiados diariamente por complexos processos, que impactam diretamente em dois fatores mais do que estratégicos para uma empresa: estar em dia com as leis e manter os funcionários motivados. Portanto, mantenha o olhar além das paredes do seu setor. Embora o DP reporte ao RH ou ao Financeiro, este é o departamento de interseção entre todos os outros, desde sempre e em qualquer lugar do mundo!!! Cuidado para não se limitar às operações e às rotinas do adia a dia e acabar se desconectando da estratégia final. Seu trabalho conta com as metas da empresa e as metas da empresa contam com o seu trabalho! ;-)

14 Claudio Nasajon

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas Business intelligence para instituições de ensino Olhe para as métricas certas Conteúdo Índice Introdução...4 Como olhar para as métricas certas quando...5 temos grandes volumes de dados para analisar?...5

Leia mais

CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO

CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO Palestrante: Apresentação Formado em Comunicação com pós-graduação em Gestão Empresarial e RH pela PUC RJ Mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de

Leia mais

A rede social da sua empresa. Apresentação Geral

A rede social da sua empresa. Apresentação Geral A rede social da sua empresa Apresentação Geral BENEFÍCIOS TENDÊNCIA OU REALIDADE? 40% das grandes empresas terão uma RSC até 2015. Redes Sociais Corporativas são componentes-chave na tomada de decisão

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno de RESULTADOS para perpetuação do negócio. HISTÓRIA OBJETIVOS DIRETRIZES

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

Política de Relacionamento BASF Previdência

Política de Relacionamento BASF Previdência Política de Relacionamento BASF Previdência Sumário Apresentação... 3 Finalidade... 4 A quem se aplica... 4 Diretrizes... 4 Canais de relacionamento... 5 Requisitos BASF Previdência para um atendimento

Leia mais

Engenharia de Processos Oscar F. T Paulino

Engenharia de Processos Oscar F. T Paulino 17 Seminário Brasileiro Industrial 27/10/2016 Engenharia de Processos Oscar F. T Paulino Engenharia de Processos - Conceitos Campo de atividades que utiliza os conhecimentos das Ciências básicas (Matemática,

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Empreendedorismo no Mercado de Seguros Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Novos Desafios do Corretor O conceito de venda mudou! - Empoderamento do Cliente - Maior Concorrência - Mercado em Mudança

Leia mais

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

Central de Serviços Compartilhada. É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização?

Central de Serviços Compartilhada. É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização? Central de Serviços Compartilhada É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização? Rapidinho... Quem sou eu? Cláudia Marquesani Casada, dois filhos Bela, recatada

Leia mais

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Rodrigo Maia 2011 Apresentação Formado em Comunicação e pós graduado em Gestão e Recursos Humanos, com 12 anos de experiência em treinamento, tendo

Leia mais

Porque devo criar conteúdo para meu site?

Porque devo criar conteúdo para meu site? Porque devo criar conteúdo para meu site? Você já deve ter reparado a infinidade de sites presentes na internet. Reparando isso, talvez você se pergunte: qual a vantagem de investir tanto em manter um

Leia mais

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Desafios e respostas para um ambiente regulatório complexo Atualmente, as empresas enfrentam um cenário de negócios em constante evolução,

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Central de relacionamentos PARA VOCÊ MAIS MARKETING

PROPOSTA COMERCIAL. Central de relacionamentos PARA VOCÊ MAIS MARKETING PROPOSTA COMERCIAL Central de relacionamentos 2017 PARA EMPRESAS ORGANIZAÇÃO PARA CLIENTES MAIS COMUNICAÇÃO PARA VOCÊ MAIS MARKETING www.onwebstudio.com.br contato@onwebstudio.com.br ORGANIZAR PARA AGILIZAR

Leia mais

GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS - GERAC CONVERSANDO RURAL NORTE

GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS - GERAC CONVERSANDO RURAL NORTE GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS - GERAC CONVERSANDO RURAL NORTE São Gabriel da Palha, 27 de julho de 2017 O que nos move??? A Missão do Acompanhamento A principal atribuição da Gerência de Acompanhamento

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente.

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Índice Introdução Custo, despesa, perda, desperdício ou investimento? - Classificando os caminhos

Leia mais

Controle de estoque para pequenas empresas: boas práticas. Dicas para o estoque ser seu aliado no crescimento empresarial

Controle de estoque para pequenas empresas: boas práticas. Dicas para o estoque ser seu aliado no crescimento empresarial Controle de estoque para pequenas empresas: boas práticas Dicas para o estoque ser seu aliado no crescimento empresarial DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Sumário Introdução... 1 Vantagem competitiva e a dependência sobre os dados... 1 Geração e crescimento de receita... 1 Eficiência operacional...

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018

GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018 GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018 Pensando em você, a Secretaria de Governança criou esta cartilha para ajudá-lo(a) a entender melhor a governança e seu processo de implantação, que está acontecendo na

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos

Núcleo de Materiais Didáticos Gestão de Talentos e Mapeamento por Aula 4 Prof a Cláudia Patrícia Garcia Aula 4 - Gestão por claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Lembrando... A gestão por competências

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1 - OBJETIVO... 3 2 - PREMISSAS... 3 3 - APLICABILIDADE... 4 4 PRINCÍPIOS DA... 4 5 PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES... 8 6 - REFERÊNCIAS... 11 2 APROVAÇÃO PERANTE

Leia mais

OS 5 PASSOS PARA VOCÊ TER A CARREIRA DOS SEUS SONHOS! Ricardo Castanheira Coach de Carreira, Prof. Universitário

OS 5 PASSOS PARA VOCÊ TER A CARREIRA DOS SEUS SONHOS! Ricardo Castanheira Coach de Carreira, Prof. Universitário DOS SEUS SONHOS! Ricardo Castanheira Coach de Carreira, Prof. Universitário QUEM SOU EU? Coach especializado em desenvolvimento e transição de carreira pelo, formado pelo IBC - Instituto Brasileiro de

Leia mais

ESTUDO DE CASO. Cooperativa vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015

ESTUDO DE CASO. Cooperativa vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015 >> Para que um(a) empresário(a) possa aprender com o exemplo de outras empresas, o importante não é saber onde a empresa de sucesso chegou, mas como ela chegou. E é essa a missão do estudo de caso: explicar

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

1 Guia Digital Imprimir

1 Guia Digital Imprimir 1 Guia Digital Imprimir 2 Índice Apresentação...3 Por onde começar?... 4 Como utilizar o Mais CERTO para apurar os meus resultados?... 5 Como utilizar o Mais CERTO para criar um plano de ação e alcançar

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

Conheça o Mundo Digital.

Conheça o Mundo Digital. Conheça o Mundo Digital. Nós não estamos ficando digital. Nós somos digital. 2005 2013 Você sabia? Mais da metade da população brasileira já está inserida dentro do consumo digital. Anos 2000 Momento

Leia mais

GUIA SOBRE MÉTRICAS EM TI

GUIA SOBRE MÉTRICAS EM TI GUIA SOBRE MÉTRICAS EM TI Introdução...3 O que são métricas em TI?...5 Quais são as principais métricas em TI?...8 Como construir métricas específicas?...14 Como alcançar destaque com as métricas de TI?...21

Leia mais

Gestão de Indicadores

Gestão de Indicadores Gestão de Indicadores TOTALMENTE INTEGRÁVEL AO ERP DA EMPRESA Elimine o retrabalho integrando, sem custo, o sistema de SGQ da Qualyteam ao banco de dados do seu software de gestão. SUPORTE ON-LINE SEM

Leia mais

Afinal, quem é o nosso público interno? O que esse público quer?

Afinal, quem é o nosso público interno? O que esse público quer? COMUNICAÇÃO INTERNA Comunicação Interna É qualquer forma de comunicação entre a instituição e seu público interno, constituído por funcionários efetivos, terceirizados, suas famílias e os aposentados.

Leia mais

DFranquias SISTEMAS PARA FRANCHISING

DFranquias SISTEMAS PARA FRANCHISING O QUE É? É um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) online, onde é possível integrar todos os processos do mundo do franchising, desde o primeiro

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Como atender às crescentes expectativas do cliente na entrega do software. Iniciar

Como atender às crescentes expectativas do cliente na entrega do software. Iniciar Como atender às crescentes expectativas do cliente na entrega do software Iniciar Nº 1 Oferecer soluções criativas Os clientes visualizam e usam diariamente outros aplicativos de software criativos. Eles

Leia mais

Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE

Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE Ganhe tempo, reduza custos e melhore a comunicação com seus clientes: tudo em um só lugar! 1 POR QUE OPTAR

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

esocial: do planejamento à execução

esocial: do planejamento à execução esocial: do planejamento à execução esocial: do planejamento à execução Entender desafios, definir responsabilidades e estabelecer estratégias são aspectos fundamentais para tirar o projeto do papel Apesar

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa?

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Em tempos de intensas mudanças na área de RH, vemos a avaliação de desempenho como um dos processos que estão na corda bamba. Pouco

Leia mais

Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz.

Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz. Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz. Sistema Integrado de Gestão ERP online Olá, tudo bem? Se você está em busca de métodos e alternativas para conquistar novos clientes

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE ITIL. Fonte:

IMPLANTAÇÃO DE ITIL. Fonte: IMPLANTAÇÃO DE ITIL A fase mais importante do projeto de implantação é a estratégia. É nesta fase, do clico de vida da ITIL, onde você vai entender o portfólio de serviços do seu time, entender a demanda

Leia mais

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online OLÁ! SEJA BEM VINDO (A) Meu nome é Rosangela Fabrício, autora do blog GANHAR DINHEIRO com MARKETING DIGITAL. Um projeto que tem por objetivo ajudar o maior número de pessoas a ingressar nesse mercado digital,

Leia mais

EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO

EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO Desde 1º de julho de 1986, a Data Cempro vem compartilhando as contínuas mudanças tecnológicas exigidas pelo mercado. É através da agilidade em acompanhar este processo

Leia mais

Performance Corporativa

Performance Corporativa Performance Corporativa Para ampliar a visão estratégica de gestores, a Senior oferece o Performance Corporativa: uma linha de soluções complementares que se integram aos sistemas da empresa. Impulsione

Leia mais

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e 2 SOBRE A AUTORA Adriana Valente é Empresária, Consultora de Marketing, Palestrante e Fundadora do Empreender Mulher. Graduada em Propaganda e Marketing, Marketing de Varejo e MBA em Gestão Empresarial.

Leia mais

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO 2 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 E-MAIL DE BOAS VINDAS... 3 3 LOGIN... 4 4 DADOS CADASTRAIS... 4 5 NAVEGAÇÃO... 5 6 FAQ... 6 7 ABERTURA DE OCORRÊNCIA... 7 7.1 Categorização... 7

Leia mais

GUIA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS

GUIA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS GUIA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS O GUIA DEFINITIVO PARA AS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EXTERNOS Esse guia foi elaborado por uma comunidade de gestores, técnicos de diversas empresas de prestação

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Compliance Tributário: Contexto, atualidades, riscos e aplicação nas empresas

Compliance Tributário: Contexto, atualidades, riscos e aplicação nas empresas Compliance Tributário: Contexto, atualidades, riscos e aplicação nas empresas 1 Meu nome é Claudia Marchetti. Sou Santista de nascimento e de time, mas moro em Sorocaba há 15 anos. Me formei em 2000 pela

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

#36 GUIA PRÁTICO PARA REDUZIR A BUROCRACIA NOS PROCESSOS EMPRESARIAIS. gestão para transformação

#36 GUIA PRÁTICO PARA REDUZIR A BUROCRACIA NOS PROCESSOS EMPRESARIAIS. gestão para transformação #36 GUIA PRÁTICO PARA REDUZIR A BUROCRACIA NOS PROCESSOS EMPRESARIAIS gestão para transformação MAIO 2018 3 Introdução 5 Impactos da burocracia nos negócios 8 Melhores práticas para reduzir a burocracia

Leia mais

Resizing aula 2 segunda parte

Resizing aula 2 segunda parte Resizing aula 2 segunda parte Professor Douglas Pereira da Silva 1 Revisão da Estratégia A revisão deve ser precedida de uma análise no ambiente interno e externo à empresa. Mudanças bruscas no ambiente

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

10 PASSOS PARA VENDER JOIAS TODOS OS DIAS

10 PASSOS PARA VENDER JOIAS TODOS OS DIAS 10 PASSOS PARA VENDER JOIAS TODOS OS DIAS delicato.joias www.delicatojoias.com.br DEFINA METAS DE VENDAS DIÁRIAS 1º PASSO PLANEJAR SEU DIA DEFINA QUANTIDADE DE CLIENTES PARA ATENDER POR DIA ORGANIZE SEU

Leia mais

E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa

E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa As funcionalidades englobam todo o fluxo operacional de compras: Request to Pay, com redução dos custos operacionais dos processos

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização NOVA PÁGINA INICIAL DA PLATAFORMA SAGE Com o objetivo de facilitar a utilização do Sage Relacionamento pelos seus clientes (usuários de relacionamento) a tela inicial de acesso

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Prof. Sam da Silva Devincenzi sam.devincenzi@gmail.com Princípios da Qualidade Total 1. Total satisfação dos clientes 2. Gerência participativa 3. Desenvolvimento dos recursos humanos

Leia mais

A força para transformar riscos em resultados

A força para transformar riscos em resultados A força para transformar riscos em resultados A empresa A Motrice é uma empresa de consultoria em engenharia voltada para a gestão de empreendimentos e tem como missão alavancar resultados desejados por

Leia mais

Como diminuir a rotatividade de funcionários: o guia completo

Como diminuir a rotatividade de funcionários: o guia completo P.RCKT Como diminuir a rotatividade de funcionários: o guia completo O que é a taxa de turnover de uma empresa, as consequências que ela traz e como mantê-la em níveis saudáveis índice INTRODUÇÃO... 03

Leia mais

Cartilha do Cliente. Ordem de Serviço

Cartilha do Cliente. Ordem de Serviço Cartilha do Cliente Ordem de Serviço Apresentação... 3 A quem se destina... 3 Módulo de Serviços... 3 Movimentações / Execução... 4 Ordem de Serviço... 4 Item... 6 Parada... 8 Encerramento... 9 Tarefas...

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E APOIO CONTINUADO FATURAMENTOSUS.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E APOIO CONTINUADO FATURAMENTOSUS. PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E APOIO CONTINUADO FATURAMENTOSUS www.icsf.com.br CONHEÇA O ICSF MISSÃO Formar, capacitar e qualificar pessoas, fazendo a diferença em suas vidas profissionais, contribuindo

Leia mais

Remuneração estratégica. Entenda as vantagens de investir em políticas de remuneração variável (PLR)

Remuneração estratégica. Entenda as vantagens de investir em políticas de remuneração variável (PLR) Remuneração estratégica Entenda as vantagens de investir em políticas de remuneração variável (PLR) ÍNDICE Divida o seu conteúdo em capítulos e enumere as páginas dessa maneira Introdução Os desafios atuais

Leia mais

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE Introdução 03 Importância de um bom atendimento ao cliente 05 Como melhorar esse processo 07 Ferramentas importantes

Leia mais

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática.

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. Do planejamento à gestão de projetos Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. O planejamento estratégico é um dos temas que mais circulam entre a alta gerência

Leia mais

Etapas para o projeto de móveis sob medida

Etapas para o projeto de móveis sob medida Etapas para o projeto de móveis sob medida recusa a Primeiro contato Proposta / orçamento negocia aceita a solicita alterações Apresentação Desenvolvimento aprova o projeto Detalhamento Entrega do projeto

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE

POLÍTICA DA QUALIDADE RESP. TÉC. SANDECH CONSULTORIA EM ENGENHARIA E GESTÃO LTDA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE GUSTAVO N. SALVATO INICIAIS GNS CREA 2007113522 Digitally signed by Gustavo Nascimento Salvato Location: Rio de

Leia mais

Abaixo, o Profº. Marcos Assi lista algumas dicas para o combate de fraudes na empresa.

Abaixo, o Profº. Marcos Assi lista algumas dicas para o combate de fraudes na empresa. 8 Dicas para combater fraudes na sua empresa Em qualquer noticiário nacional, seja na TV, rádio ou veículos impressos e on-line, muito se ouve sobre o andamento de investigações como a Operação Lava-Jato,

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 5 S Introdução PROGRAMA 5 S Surgiu no Japão final da década de 60 - É a visão sistêmica de todos os agentes envolvidos no processo produtivo,

Leia mais

Anexo II. Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014

Anexo II. Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014 Anexo II Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014 1.01/14 Elaborar o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT 2013 2.01/14 Relatório de Gestão 2013 e Parecer de contas 2013

Leia mais

COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE

COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE Com a chegada do fim do período letivo muitos gestores e diretores já começam a planejar o próximo ano, buscando meios de melhorar os processos que não

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 8: Indicadores Conceito Indicadores de Desempenho KPI Como implantar indicadores Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Indicadores Indicadores

Leia mais

Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas.

Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas. www.icarros.com.br Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas. Bem-vindo ao Portal Revenda do icarros Acesse o Portal Revenda na página do icarros, www.icarros.com.br ou

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO Central de Relacionamento Tron

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO Central de Relacionamento Tron MANUAL PARA UTILIZAÇÃO Central de Relacionamento Tron Com a Central de Relacionamento Tron, você tem acesso a todas as informações sobre processos, atendimentos, cadastros e tudo o que você precisa para

Leia mais

SETOR DE COMBUSTÍVEIS: 5 FERRAMENTAS QUE VOCÊ PRECISA TER PARA ACOMPANHAR A ECONOMIA

SETOR DE COMBUSTÍVEIS: 5 FERRAMENTAS QUE VOCÊ PRECISA TER PARA ACOMPANHAR A ECONOMIA SETOR DE COMBUSTÍVEIS: 5 FERRAMENTAS QUE VOCÊ PRECISA TER PARA ACOMPANHAR A ECONOMIA INTRODUÇÃO...3 FERRAMENTA QUE EMITE NOTA FISCAL EM QUALQUER LUGAR...4 FERRAMENTA QUE AUTOMATIZA OS PEDIDOS E ENCANTA

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada? Conheça

Leia mais

Fechamento de Vendas. Aprenda a conduzir negociações eficazes!!!

Fechamento de Vendas. Aprenda a conduzir negociações eficazes!!! Fechamento de Vendas Aprenda a conduzir negociações eficazes!!! Negociação é uma tarefa de mão dupla de comunicação, entendendo isso, nós negociamos com todas as pessoas a nossa volta. OS VENCEDORES PARECEM

Leia mais

Crescimento é ESTRATÉGICO. por

Crescimento é ESTRATÉGICO. por Crescimento é ESTRATÉGICO por Se você fez o download desse e-book, tenho certeza que você quer buscar formas de potencializar seu negócio. Então eu peço que você venha com a mente aberta para absorver

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas relações no trabalho. PROJETO DESENVOLVIMENTO DAS

Leia mais

Uso Prático das ferramentas de Gestão. (PDCA,Análise SWOT, Lean Six Sigma, entre outros)

Uso Prático das ferramentas de Gestão. (PDCA,Análise SWOT, Lean Six Sigma, entre outros) Uso Prático das ferramentas de Gestão (PDCA,Análise SWOT, Lean Six Sigma, entre outros) Histórico 1939 1950 1960 1970 1980 Benchmarking O Benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar

Leia mais

PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE PALAVRA DO PRESIDENTE 2 3 4 MENOS DESPESAS, MAIS PRODUTIVIDADE MEDIR PARA MELHORAR Ao implantar um sistema de gestão na empresa, é possível montar uma estrutura de segmentação de custos. Isso permite avaliar

Leia mais

E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO

E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO Sumário Introdução 02 Diagnóstico Inicial 03 Funcionalidade 04 Definição de Carreiras 06 Remuneração 08 Agradecimentos 09

Leia mais

Funções administrativas. Datas. Objetivo da aula. Revisão. Controle 05/08/2016. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Recursos Humanos

Funções administrativas. Datas. Objetivo da aula. Revisão. Controle 05/08/2016. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Recursos Humanos PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Recursos Humanos Datas Gestão do Desempenho Organizacional - Aula 07 fabiocunhar@gmail.com 04 de Junho de 2016; 11 de Junho de 2016; 18 de Junho de 2016; 25 de Junho

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo.

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo. Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo www.iapajus.com.br Qual é o ponto em comum entre escritórios que geram resultados lucrativos? Advocacia = Negócio Forma como o escritório cria, entrega e captura

Leia mais

A rede social da sua empresa. Apresentação Geral

A rede social da sua empresa. Apresentação Geral A rede social da sua empresa Apresentação Geral A SOCIALBASE Sediada em Florianópolis/SC. Empresa do DOT GROUP: 200+ colaboradores. Serviços de marketing digital, inteligência competitiva, EaD, jogos eletrônicos.

Leia mais