QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?"

Transcrição

1 QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

2 INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO GRADUAL? 8 QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP? 11 CONCLUSÃO 20 SOBRE A FOCCO 22

3 INTRODUÇÃO

4 4 O investimento em sistemas de gestão integrada já faz parte das estratégias de vários negócios. Essa ferramenta permitiu ao gestor melhorar a rotina do empreendimento por meio de um ambiente centralizado para acesso a informações estratégicas. A troca de dados torna-se mais simples, a integridade das informações internas fica maior e a companhia pode criar estratégias mais inteligentes e conectadas com a necessidade do mercado. Tão importante quanto escolher a solução correta para as necessidades do negócio é realizar uma instalação e migração eficaz. Por ser um processo complexo, a adoção de um sistema ERP envolve uma série de riscos, um grande número de profissionais e de etapas. Nesse cenário, escolher as estratégias corretas pode ter um grande impacto no sucesso da iniciativa. Independentemente do perfil do negócio e do tipo de ERP adotado, cada etapa da migração para a nova ferramenta deverá ser bem planejada. Neste e-book apresentamos as melhores abordagens para atingir esse objetivo, evitar erros e garantir o maior retorno possível sobre o investimento. Boa leitura! INTRODUÇÃO

5 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA?

6 6 Sigla para Enterprise Resource Planning (ou Planejamento Empresarial de Recursos, em uma tradução livre), ERP é um sistema de gestão integrada que permite ao negócio efetuar a gestão de seus processos administrativos de maneira centralizada. Composto por uma série de módulos, essa solução de TI cria um ambiente unificado para que o gestor possa identificar a melhor maneira de criar estratégias ou definir investimentos. O uso do ERP gera uma nova cultura dentro do ambiente corporativo. A companhia terá uma visão ampla e precisa sobre todos os seus processos. Em tempo real, o número de vendas, contas a pagar, vendas que estão sendo realizadas e mesmo os níveis de estoque podem ser visualizados de forma clara e objetiva. Um bom sistema de gestão melhora rotinas como: gestão financeira; administração e planejamento logístico; criação de estratégias de vendas; desenvolvimento de produtos; planejamento da cadeia operacional; troca de informações estratégicas entre setores; políticas de relacionamento com o consumidor; gestão de estoque; alocação de capital e recursos humanos. O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA?

7 7 Com informações mais precisas e organizadas do negócio, os processos serão mais ágeis e inteligentes. O gestor terá um mecanismo eficaz para avaliar como otimizar processos, aumentar o nível de automação interna, manter a rotina de times eficaz e evitar que as rotinas diretamente ligadas ao core business do empreendimento tenham falhas constantes. O sistema ERP não deve ser visto apenas como um software para armazenar dados sobre o empreendimento. Ele também é uma solução que dá ao gestor a possibilidade de encontrar novas oportunidades de negócio, resolver problemas na cadeia operacional da companhia e tornar processos de gestão mais eficazes. Assim, com uma gestão estratégica, a companhia atinge as suas metas facilmente e pode conquistar novas parcerias comerciais com a segurança de que os seus times poderão atender aos requisitos dos consumidores. O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA?

8 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO GRADUAL?

9 9 Se feita corretamente, a implementação do ERP pode fundar as bases para o crescimento futuro do negócio. Gestores terão os mecanismos corretos para melhorar a produtividade de todas as áreas, reduzir custos e otimizar processos. Justamente por isso é importante que esse processo seja feito gradualmente. POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO GRADUAL?

10 10 A adoção gradual do novo software facilita a correção de erros e a melhoria contínua da aplicação. Ao término de cada etapa, o gestor pode identificar como a aplicação está sendo utilizada, os erros cometidos e os pontos que podem ser melhorados. Dessa forma, a empresa conseguirá otimizar o processo de instalação e adaptação ao novo software nos setores seguintes, melhorando o tempo necessário para que um profissional adapte-se ao novo sistema. O ideal é que a implementação seja feita em fases, partindo de um escopo básico, que é ampliado gradualmente até que o uso do ERP seja disseminado por todo o negócio. Tenham em mente que, entre outros benefícios, essa é uma estratégia que reduz custos. Cada setor poderá planejar a sua adaptação ao novo sistema com precisão e como ela não será feita de maneira unificada, o impacto de possíveis erros será reduzido ao máximo. Em outras palavras, a incorporação gradual de um software de gestão integrada ao ambiente corporativo reduz custos e melhora a maneira como o empreendimento pode lidar com as suas demandas. A companhia conseguirá efetuar mudanças com rapidez, identificar problemas antes que eles causem um grande impacto negativo e reduzir os prazos do projeto. Além disso, o negócio pode reduzir a carga de trabalho do time de TI, dando a ele mais capacidade para lidar com as demandas de cada setor. POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO GRADUAL?

11 QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

12 12 Independentemente do ERP escolhido pelo negócio, a maneira como ele será integrado aos processos internos e instalado nos dispositivos é um fator-chave para garantir o sucesso do investimento feito pela empresa. Diante disso, é fundamental que o gestor faça um bom planejamento, evitando erros e maximizando as chances dos objetivos serem atingidos pela companhia. Cada etapa da implementação de um ERP possui uma relação direta com o retorno que a empresa terá. É necessário detalhar o escopo da aplicação, como cada profissional atuará durante a migração para a nova ferramenta, como os dados serão coletados e que tipos de relatórios serão emitidos regularmente para fazer com que nada esteja fora do planejado. Além disso, a companhia deve identificar quais sistemas serão integrados e quem será afetado pela nova solução. Os principais estágios da implementação de um ERP são os seguintes: QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

13 13 LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO Nessa etapa, o gestor executará uma série de processos que auxiliam o time de TI a conhecer as necessidades de cada área e o seu perfil operacional. Também estão incluídas as rotinas para definir o escopo do projeto e obter o apoio de todos os profissionais envolvidos na iniciativa. PLANEJAMENTO Essa etapa é uma das principais. Um bom planejamento pode impactar diretamente em toda a migração, assim como nas chances de erros ocorrerem. Portanto, o gestor deve estar atento à necessidade de definir rotinas, métricas, equipes e datas com transparência e precisão. MONITORAMENTO Essa é uma parte do processo de implementação do ERP que passa por todas as outras. Ela é composta por todas as abordagens utilizada pelo setor de TI para monitorar o impacto do novo sistema, os atrasos, a performance dos times e da própria aplicação. São estratégias como o uso de softwares de monitoramento e indicadores de desempenho que devem ser aplicados aqui. QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

14 14 IMPLEMENTAÇÃO Nessa parte, todos os times de TI executarão as rotinas necessárias para a adoção plena da ferramenta de gestão escolhida. Essa é uma das etapas mais importantes, por é nela em que os primeiros problemas ocorrem e a empresa pode identificar pontos que impactarão na performance da aplicação rapidamente. O ideal, aqui, é que a aplicação seja instalada gradativamente, permitindo que erros tornem-se pouco frequentes. CORREÇÃO Nesse momento o time de TI faz uma avaliação sobre o impacto das abordagens escolhidas, identifica pontos que necessitam de melhorias e efetua as correções necessárias. Assim, a adaptação à nova aplicação é feita com mais agilidade e a implementação em outras áreas terá um número de falhas menor. QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

15 15 TREINAMENTO DE USUÁRIOS Nesse momento, o time de TI deve treinar os profissionais para que eles possam fazer o melhor uso das soluções adotadas. O treinamento precisa incluir as principais funcionalidades do sistema e métodos para solucionar os erros mais comuns. Assim, a adaptação torna-se mais rápida e eficaz. Confira abaixo alguns pontos cruciais para maximizar o retorno sobre o seu investimento em um ERP durante a migração para a nova solução! DEFINIÇÃO DE METAS CLARAS ERPs são soluções versáteis. Portanto, é importante que a empresa tenha objetivos claros sobre como a solução poderá contribuir para o negócio. Em outras palavras, em vez de se perguntar se o ERP é uma ferramenta útil ou não para o negócio, o gestor deve avaliar por quais motivos o sistema de gestão deve ser adotado. Nesse sentido, a companhia pode levantar informações sobre os principais problemas de cada área, avaliar como times estão executando as suas rotinas diárias e os maiores desafios encontrados. Além disso, as metas de médio e longo prazos fornecem uma boa visão sobre quais são os pontos-chave para que o gestor possa identificar como o ERP trará lucros para a companhia. QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

16 16 DEFINIÇÃO DE UM ESCOPO Os objetivos ao investir em uma nova solução de TI podem ser múltiplos. No entanto, seja qual for a meta do negócio ao adquirir uma nova ferramenta, é importante ter um escopo bem definido. Um escopo claro evita uma série de problemas. A empresa saberá exatamente o quanto gastará ao término do processo e, da mesma forma, evitará questões relacionadas a atrasos. Além disso, o planejamento de todos os envolvidos na adoção da ferramenta será mais simples e ágil. QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

17 17 COLETA DE DADOS ESTRATÉGICOS A implementação de um ERP pode ser uma grande mudança para o negócio. Portanto, colete informações sobre todo o negócio, garantindo que o empreendimento não terá dificuldades ao adotar a nova solução. INFRAESTRUTURA Assim como toda ferramenta de software, o que garante o sucesso de um ERP no dia a dia é a maneira como a infraestrutura de TI está moldada. Portanto, é importante avaliar como os dispositivos de TI estão instalados e quais são as suas configurações atuais. É importante identificar quais serão os setores afetados, como é a rotina de cada time que utilizará a solução e quais são os sistemas removidos após a instalação da ferramenta. Dessa forma, a transição para o ERP será rápida e sem grandes dificuldades. Conhecendo melhor o estado da infraestrutura de TI, o gestor saberá quais mudanças devem ser feitas e como o novo sistema afetará a performance dos dispositivos. Em outras palavras, conhecer a infraestrutura de TI é crucial para garantir que o ERP tenha uma alta performance e possa atender às necessidades do empreendimento. QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

18 18 ADAPTAÇÃO DO ERP ESCOLHIDO AO AMBIENTE CORPORATIVO É importante que o ERP seja configurado para atender às demandas do negócio e ao perfil operacional da empresa. Portanto, faça uma avaliação completa sobre tais fatores e configure a aplicação para evitar que recursos fiquem subutilizados. Para que isso seja possível, também é necessário conhecer o software, as suas funções básicas e a maneira como ele é utilizado. Com isso, a companhia reduzirá o tempo para que profissionais possam se adaptar e tornará a aplicação mais compatível com o empreendimento. QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

19 19 CRIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE MUDANÇAS Um dos problemas do ambiente corporativo é o fato de pessoas adaptarem-se rapidamente a uma rotina e terem dificuldades para saírem da sua zona de conforto. Portanto, uma política de gestão de mudanças é fundamental para que a empresa não tenha problemas para se adaptar ao novo sistema e aproveitar todos os recursos da solução escolhida. Crie mecanismos para que os profissionais tenham os dispositivos integrados ao seu dia a dia sem grandes dificuldades. Avalie rotinas, faça treinamentos, agende instalações e mantenha canais de comunicação continuamente abertos. Dessa forma, o setor de TI poderá implementar a solução com o mínimo de conflitos possível. QUAIS SÃO AS 6 ETAPAS PRINCIPAIS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP?

20 CONCLUSÃO

21 21 Um sistema de gestão integrada deve ser visto pela empresa como uma solução estratégica. Ele permite ao negócio manter uma rotina de alta performance, reduzir erros e ter mais capacidade de lidar com demandas de mercado. Além disso, a companhia pode identificar a melhor forma de planejar investimentos e estratégias de mercado sem que isso comprometa os seus custos ou a sua capacidade operacional. No longo prazo, o ERP cria o ambiente ideal para que gestores possam maximizar a competitividade da empresa. O negócio terá dados precisos e em tempo real sobre todos os seus processos estratégicos, como rotinas de logística, vendas e suporte a clientes. Isso facilita o trabalho de analistas, que conseguirão compreender melhor o impacto de suas ações e evitar prejuízos. No entanto, para que o ERP seja utilizado da forma correta, é necessário efetuar um bom processo de migração. A companhia deve planejar etapas, definir métricas e avaliar continuamente como o sistema impactou nas rotinas do negócio. Dessa maneira, erros são evitados e o retorno sobre o investimento pode ser maximizado. CONCLUSÃO

22 A Focco é uma empresa que há 27 anos oferece as melhores práticas de gestão ao mercado. Com experiência e profissionais que entendem os segmentos em que atuam, conhecemos bem o negócio dos nossos clientes e, junto com ferramentas de ponta, oferecemos um serviço decisivo para o crescimento da sua empresa! rockcontent.com INTRODUÇÃO

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

GARGALOS DE PRODUÇÃO: COMO A TI AFETA E É AFETADA POR ELES?

GARGALOS DE PRODUÇÃO: COMO A TI AFETA E É AFETADA POR ELES? GARGALOS DE PRODUÇÃO: COMO A TI AFETA E É AFETADA POR ELES? Introdução...3 O que são gargalos de produção?...6 Quais são os gargalos de produção no setor de TI?...9 Como a TI auxilia na eliminação de gargalos?...13

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE Introdução 03 Importância de um bom atendimento ao cliente 05 Como melhorar esse processo 07 Ferramentas importantes

Leia mais

Case de Sucesso DISTRIMED

Case de Sucesso DISTRIMED Case de Sucesso DISTRIMED Monitorando as atividades de negócio e implantando uma cultura de Gestão à Vista De acordo com o Gartner, o Business Activity Monitoring (BAM) descreve os processos e as tecnologias

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 SUMÁRIO Introdução 03 Por que implantar um PMO 04 Boas práticas na implantação do PMO 07 Exemplo de case de sucesso 10 Sobre a Project Builder 13 INTRODUÇÃO A

Leia mais

GUIA COMPLETO DE REDUÇÃO DE CUSTOS PARA A INDÚSTRIA

GUIA COMPLETO DE REDUÇÃO DE CUSTOS PARA A INDÚSTRIA GUIA COMPLETO DE REDUÇÃO DE CUSTOS PARA A INDÚSTRIA CONTENTS INTRODUÇÃO... 3 COMEÇANDO COM UMA BOA GESTÃO DE CUSTOS...4 FERRAMENTAS E RECURSOS QUE AJUDAM NA REDUÇÃO DE CUSTOS... 8 6 BOAS PRÁTICAS PARA

Leia mais

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 1 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 Organizações globais que trabalham com times distribuídos

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

MUDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MUDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MUDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Introdução...3 Planejamento...6 Mudanças estruturais... 13 O que não pode faltar... 17 Engajando a equipe... 21 Conclusão...

Leia mais

Sistema de Gestão Empresarial

Sistema de Gestão Empresarial FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão da Tecnologia da Informação Gustavo Vinicius de Morais Pereira Gabriel Zerbine do Nascimento Rodrigo Neres Magalhães Yukie Kodama de Oliveira Rosa Sistema de

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

Performance Corporativa

Performance Corporativa Performance Corporativa Para ampliar a visão estratégica de gestores, a Senior oferece o Performance Corporativa: uma linha de soluções complementares que se integram aos sistemas da empresa. Impulsione

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Guia completo para estruturar uma venda de alta performance

Guia completo para estruturar uma venda de alta performance Guia completo para estruturar uma venda de alta performance 03Introdução 06O que é a alta performance nas vendas? 08Como estruturar a equipe? o treinamento necessário para criar uma equipe de alta performance?

Leia mais

Gestão Empresarial PME GO UP

Gestão Empresarial PME GO UP Gestão Empresarial PME GO UP COM A SOLUÇÃO EM CLOUD, VOCÊ GARANTE SEGURANÇA, PERFORMANCE E DISPONIBILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO. A Senior dispõe de todas as soluções em cloud, atuando na modalidade SaaS,

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

TECNOLOGIA A FAVOR DO SEU DESENVOLVIMENTO.

TECNOLOGIA A FAVOR DO SEU DESENVOLVIMENTO. TECNOLOGIA A FAVOR DO SEU DESENVOLVIMENTO. BEM-VINDO AO FUTURO! Não é fácil tomar decisões para o desenvolvimento de um negócio. Além de um forte senso de mercado, o gestor precisa coletar informações

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11 O GUIA COMPLETO Introdução 03 O que são KPIs 05 A importância dos KPIs na gestão de projetos 08 Como definir os KPIs de um projeto 11 Os principais KPIs de um projeto 15 Como monitorar os KPIs de um projeto

Leia mais

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção. Professor: Rodrigo da Rocha

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção. Professor: Rodrigo da Rocha Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção Professor: Rodrigo da Rocha Ferramentas de Gerenciamento de Produção Perfil de um Engenheiro de Produção; Competências

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Supply Chain Management (SCM) Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

CS&OP Certified Sales and Operations Planning Professional

CS&OP Certified Sales and Operations Planning Professional O Workshop de S&OP Em mercados competitivos o profissional que dominar o processo de S&OP possuirá grande diferencial estratégico e vantagem competitiva no ambiente de negócios. Neste cenário onde os clientes

Leia mais

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de As empresas estão buscando cada vez mais visibilidade e controle de sua operação através de tecnologias que demonstrem resultados e desburocratizem processos internos. A Cabtec atua na oferta e gestão

Leia mais

BAM - Business Activity Monitoring. A importância de se monitorar os dados para atingir resultados

BAM - Business Activity Monitoring. A importância de se monitorar os dados para atingir resultados BAM - Business Activity Monitoring A importância de se monitorar os dados para atingir resultados Índice Introdução O que é o BAM? BAM e os processos produtivos Benefícios práticos do BAM Onde o BAM é

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES)

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Consumer Goods Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Anticipatingcustomers needs in a changingenvironment Consumer Goods Cadeia de abastecimento - Produção Eficiente (MES) Objetivo / Desafio

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

Manual para departamentos de compras

Manual para departamentos de compras Manual para departamentos de compras Introdução 3 Afinal, o que são compradores profissionais? 6 O que um departamento de compras faz? 10 Quais são as informações essenciais que um comprador profissional

Leia mais

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios Uma empresa que está começando, ou até algumas mais maduras, sempre possuem dúvidas sobre quais ferramentas de gestão implementar para garantir eficiência no controle e execução de processos. Algumas tentam

Leia mais

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas e marketing: A área de vendas e marketing é delicada para nós e nossos clientes, por isso nossas abordagens são: aumentar a participação

Leia mais

E-book: como implementar um checklist para promover a segurança do trabalho

E-book: como implementar um checklist para promover a segurança do trabalho E-book: como implementar um checklist para promover a segurança do trabalho Introdução 3 O que é checklist e qual sua importância na segurança do trabalho? 5 Quais as principais vantagens da sua implementação?

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Analista de 3.0 Análise Corporativa: Analise Corporativa Esta a área de conhecimento descreve as atividades de análise de negócio necessárias para identificar uma necessidade do negócio, problema ou oportunidade.

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

WEBINAR. Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos. Profa. Renata Wada.

WEBINAR. Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos. Profa. Renata Wada. WEBINAR Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos Profa. Renata Wada BIOGRAFIA Pós Graduada em Investigação de Fraudes e Forense Computacional.

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

LEGEM O SOFTWARE É AUTOEXPLICATIVO E POSSUI UMA INTERFACE PRÁTICA E ADERENTE AOS PRINCIPAIS PADRÕES INTERNACIONAIS

LEGEM O SOFTWARE É AUTOEXPLICATIVO E POSSUI UMA INTERFACE PRÁTICA E ADERENTE AOS PRINCIPAIS PADRÕES INTERNACIONAIS SOLUÇÃO JURÍDICA LEGEM O SOFTWARE É AUTOEXPLICATIVO E POSSUI UMA INTERFACE PRÁTICA E ADERENTE AOS PRINCIPAIS PADRÕES INTERNACIONAIS MODERNA, A SOLUÇÃO INTEGRA TODAS AS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO JURÍDICO

Leia mais

Gestão de Acesso e Segurança

Gestão de Acesso e Segurança Gestão de Acesso e Segurança COM A SOLUÇÃO EM CLOUD, VOCÊ GARANTE SEGURANÇA, PERFORMANCE E DISPONIBILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO. A Senior dispõe de todas as soluções em cloud, atuando na modalidade SaaS,

Leia mais

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade.

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade. OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: um caminho para a transformação digital em sua empresa 1 www.simpress.com.br SUMÁRIO Introdução 3 O panorama atual do outsourcing 4 Vantagens para gestão 6 Confiabilidade e parceria

Leia mais

PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS

PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS A NewLift é o resultado de mais de 14 anos de trabalho no segmento de logística, somando ações de planejamento e implementação de processos, gestão

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

POR QUE UTILIZAR UM SISTEMA ERP? Sua empresa está preparada para o Bloco K?

POR QUE UTILIZAR UM SISTEMA ERP? Sua empresa está preparada para o Bloco K? POR QUE UTILIZAR UM SISTEMA ERP? Sua empresa está preparada para o Bloco K? Introdução Com a alta concorrência de mercado e a contínua expansão tecnológica, a implantação dos Sistemas ERP estão sendo realizadas

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

Palavras-chave: Contabilidade, tecnologia da informação, tomada de decisão, profissional contábil.

Palavras-chave: Contabilidade, tecnologia da informação, tomada de decisão, profissional contábil. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE GIOVANNI CORAZZIM RA:4619634 RESUMO O uso da Tecnologia da Informação na contabilidade vem introduzindo uma nova maneira de visualizar os procedimentos contábeis.

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Monitoramento das operações logísticas: Aumente a visibilidade dos seus processos

Monitoramento das operações logísticas: Aumente a visibilidade dos seus processos Monitoramento das operações logísticas: Aumente a visibilidade dos seus processos Monitoramento das operações logísticas: Aumente a visibilidade dos seus processos O monitoramento hoje é algo crítico para

Leia mais

PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE

PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 METAS E OBJETIVOS 5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 10 DEFINIÇÃO DE ORÇAMENTO 15 MONITORAMENTO 22 CONCLUSÃO 24 SOBRE A POLO IT

Leia mais

EMPRESA DE AGRONEGÓCIOS TEM AUMENTO EM SEUS RESULTADOS E NA COLABORAÇÃO DOS TIMES 2016

EMPRESA DE AGRONEGÓCIOS TEM AUMENTO EM SEUS RESULTADOS E NA COLABORAÇÃO DOS TIMES 2016 EMPRESA DE AGRONEGÓCIOS TEM AUMENTO EM SEUS RESULTADOS E NA COLABORAÇÃO DOS TIMES 2016 1 Como uma das principais líderes globais do setor de agronegócios, nossa parceira procura conectar produtores rurais

Leia mais

Perguntas a fazer ao seu fornecedor

Perguntas a fazer ao seu fornecedor A ESCOLHA DE UMA PLATAFORMA DE ECM Perguntas a fazer ao seu fornecedor Guia para identificar o que o produto faz e como o faz Parabéns por dar seus primeiros passos rumo a uma organização melhor, mais

Leia mais

GUIA ESSENCIAL: SAIBA COMO FAZER O PLANEJAMENTO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL

GUIA ESSENCIAL: SAIBA COMO FAZER O PLANEJAMENTO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL GUIA ESSENCIAL: SAIBA COMO FAZER O PLANEJAMENTO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL 03 Introdução 06 A importância do planejamento de um orçamento empresarial 09 Os passos para elaborar o orçamento empresarial 21

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 2.2 Sistemas Empresariais: ERP SCM 1 Sistema empresarial Constitui uma estrutura centralizada para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Conceitos de Análise Estruturada Sistema Financeiro Colmeia O QUE É SISTEMA? Várias são as definições. Podemos adotar a definição de

Leia mais

HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado.

HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado. HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado. Uma solução de gerenciamento inteligente de produção para operações agrícolas corporativas. GERENCIAR COM SUCESSO AS OPERAÇÕES

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL ERP

GESTÃO EMPRESARIAL ERP GESTÃO EMPRESARIAL ERP SIMPLIFIQUE AS DECISÕES E MAXIMIZE OS RESULTADOS COM A SOLUÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL ERP Com o ERP da Senior sua empresa terá uma solução com tecnologia inovadora, ganhando rotinas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? Exercício 01 Resposta Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? É todo

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Produtividade de Frota. TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico

GUIA PRÁTICO. Produtividade de Frota. TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico 31 3643-0878 GUIA PRÁTICO Produtividade de Frota O SEU GUIA DEFINITIVO Este E-Book é destinado a empresas que têm como

Leia mais

1. SCF TORMAX - SISTEMA CHÃO DE FÁBRICA

1. SCF TORMAX - SISTEMA CHÃO DE FÁBRICA 1. SCF TORMAX - SISTEMA CHÃO DE FÁBRICA O SCF TORMAX é um aplicativo de apontamento e coleta de informações da produção, identificando cada equipamento para prover rastreabilidade, qualimetria, treinamento

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas Business intelligence para instituições de ensino Olhe para as métricas certas Conteúdo Índice Introdução...4 Como olhar para as métricas certas quando...5 temos grandes volumes de dados para analisar?...5

Leia mais

Jamili Saulit De Borba 2, Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini 3, Luis Juliani 4. Programa de Incubação e empreendedorismo UNIJUI 2

Jamili Saulit De Borba 2, Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini 3, Luis Juliani 4. Programa de Incubação e empreendedorismo UNIJUI 2 SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS INCUBADAS CRIATEC INCUBADORA DE EMPRESAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UNIJUI 1 MONITORING AND EVALUATION SYSTEM OF INCUBATED COMPANIES CRIATEC INCUBATOR OF COMPANIES

Leia mais

Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade.

Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade. Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade a Aucavili Inovação, confiança, qualidade, agilidade e rentabilidade A Aucavili atua nas áreas de automação e controle, elaborando e executando

Leia mais

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES)

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Consumer Goods Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Anticipatingcustomers needs in a changingenvironment Consumer Goods Supply Chain - Efficient Manufacturing (MES) Objetivo / Desafio Os fabricantes

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

Evolução. Sistemas de Gestão de Imagem

Evolução. Sistemas de Gestão de Imagem Sistemas de Gestão de Imagem Conforme a tecnologia se desenvolve, os aparelhos e dispositivos tornam-se cada vez menores, em contrapartida, sua potência e capacidade de armazenamento se expandem. Basta

Leia mais

SAP HANA. A plataforma de mineração de dados e tomada de decisão

SAP HANA. A plataforma de mineração de dados e tomada de decisão SAP HANA A plataforma de mineração de dados e tomada de decisão Qual era a necessidade? SAP HANA, o meio de desenvolvimento da tomada de decisões e a exploração de dados HOTUSA Hotéis é produto da ideia

Leia mais

RESUMO. Palavras-chaves: MaxSystem, sistema, administrador, empresas.

RESUMO. Palavras-chaves: MaxSystem, sistema, administrador, empresas. MAXIMO, William Valdnei da Rocha. MaxSystem. Trabalho de Conclusão de Curso II. Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana. Apucarana - PR. 2014. RESUMO Este trabalho descreve a importância da tecnologia

Leia mais

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli MODELAGEM DE SOFTWARE Sistemas de média e grande complexidade necessitam de uma metodologia destinada a facilitar o seu desenvolvimento; Esta metodologia corresponde a uma visão, uma abstração do sistema

Leia mais

GESTÃO INTEGRADA DE PROCESSOS COM O JIRA SERVICE DESK 2016 GESTÃO INTEGRADA DE PROJETOS COM O JIRA SERVICE DESK

GESTÃO INTEGRADA DE PROCESSOS COM O JIRA SERVICE DESK 2016 GESTÃO INTEGRADA DE PROJETOS COM O JIRA SERVICE DESK GESTÃO INTEGRADA DE PROJETOS COM O JIRA SERVICE DESK 2016 1 A Gestão integrada de processos com o JIRA Service Desk permitiu a Repom adaptar seus processos para melhor atender aos seus clientes e acelerar

Leia mais

CONTINUE A LEITURA E DESCUBRA!

CONTINUE A LEITURA E DESCUBRA! INTRODUÇÃO As inovações tecnológicas e novidades do mundo digital podem ser aliadas de empresas de diversos setores, contribuindo para a redução dos custos e o aumento da produtividade. Na indústria da

Leia mais

MANUAL SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS

MANUAL SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS MANUAL SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS Introdução 3 Por que proteger a sua empresa? 6 Como reconhecer ameaças ao sistema? 10 O que é política de segurança da informação? 13 Por

Leia mais

5 hábitos que a área de RH deve abandonar em Raquel Oliveira Diretora LATAM de Produto e Estratégia de Vendas para Learning, SAP Brasil

5 hábitos que a área de RH deve abandonar em Raquel Oliveira Diretora LATAM de Produto e Estratégia de Vendas para Learning, SAP Brasil 5 hábitos que a área de RH deve abandonar em 2015 Raquel Oliveira Diretora LATAM de Produto e Estratégia de Vendas para Learning, SAP Brasil Um lugar à mesa, mas sem visibilidade Mesmo empresas que dão

Leia mais

Capacitação Organizacional - O Ambiente Empresa 1

Capacitação Organizacional - O Ambiente Empresa 1 Capacitação Organizacional - O Ambiente Empresa 1 O Ambiente - Contextualização Elevada dinâmica Frequentes alterações no status quo Mudanças de paradigmas Ocorrem em vários ambientes Empresarial Político

Leia mais

Cultura DevOps: desenvolvimento e aplicação na prática

Cultura DevOps: desenvolvimento e aplicação na prática Cultura DevOps: desenvolvimento e aplicação na prática Introdução As empresas que dependem de software para entregar novos produtos e serviços devem oferecer soluções inovadoras e com uma boa experiência

Leia mais

Indicadores de Performance

Indicadores de Performance Indicadores de Performance Infelizmente as empresas não tomam muitos cuidados ou não dão a devida importância para os indicadores de performance de desempenho/fornecimento, seja eles internos ou externos.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO

Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO Como uma empresa de cosméticos líder do segmento

Leia mais

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial Prof. Esp. Adriano Rissi ERP ERP, é uma acrônimo em Inglês que significa Enterprise Resource Planning, que em português significa; Planejamento dos Recursos

Leia mais

Arezzo&Co s Investor Day

Arezzo&Co s Investor Day Arezzo&Co s Investor Day Tecnologia da informação aplicada ao varejo Kurt Richter Diretor de TI 1 Plano estratégico O plano estratégico de TI está bastante alinhado com a visão de longo prazo da Companhia

Leia mais

ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES

ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES APRESENTAÇÃO DO ORACLE VALUE CHAIN PLANNING 2 Descubra o que o Oracle Value Chain Planning pode fazer por você Inovar

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

2017 Templum Consultoria

2017 Templum Consultoria 2 Mapeamento de processos para Construtoras Amostragem e explicação dos processos principais de uma construtora: Estratégia, Incorporação, Comercial ou Vendas, Engenharia e Arquitetura, Planejamento de

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio. Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores

Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio. Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores Índice INTRODUÇÃO...1 O QUE É O DYNAMICS 365...4 QUAIS OS

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 4. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 4. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Soluções Emergentes - Parte 4 Prof. Fábio Arruda ***Just In Time é um sistema de administração da produçãoque determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora

Leia mais

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA 10 dicas para em 2019 vender mais A expectativa é de que a mudança de governo e a aprovação de reformas impulsionem a economia brasileira; o varejo precisa estar preparado para aproveitar o bom momento

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

Materiais modernos e tecnologias avançadas de gestão vão revolucionar a Construção Civil no Brasil. Nesse e-book saiba como fazer um orçamento de

Materiais modernos e tecnologias avançadas de gestão vão revolucionar a Construção Civil no Brasil. Nesse e-book saiba como fazer um orçamento de Materiais modernos e tecnologias avançadas de gestão vão revolucionar a Construção Civil no Brasil. Nesse e-book saiba como fazer um orçamento de obra, como este importante recurso ajuda a manter suas

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Desafios e respostas para um ambiente regulatório complexo Atualmente, as empresas enfrentam um cenário de negócios em constante evolução,

Leia mais