GUIA SOBRE MÉTRICAS EM TI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA SOBRE MÉTRICAS EM TI"

Transcrição

1 GUIA SOBRE MÉTRICAS EM TI

2 Introdução...3 O que são métricas em TI?...5 Quais são as principais métricas em TI?...8 Como construir métricas específicas?...14 Como alcançar destaque com as métricas de TI?...21 Conclusão...23 Sobre a Sonda...25

3 INTRODUÇÃO

4 INTRODUÇÃO Em uma economia que está cada dia mais voltada para a análise de dados, a Tecnologia da Informação se apresenta como uma área estratégica em qualquer empresa. Segundo um estudo da Dell, o principal motivo de investimento na área tem como propósito o aumento da produtividade e a melhoria da tomada de decisão nos níveis gerenciais da organização. E é claro que decisões baseadas em dados também devem fazer parte das melhores práticas de TI na empresa, afinal, a tecnologia se faz cada dia mais presente, agregando valor por onde passa. Nesse sentido, torna-se fundamental estabelecer objetivos claros e assertivos em relação aos resultados esperados da área e também as métricas que servirão de bússola para avaliar a performance não só da equipe, mas da empresa como um todo. 4 Com este e-book, você vai aprender o que são métricas de TI, quais são as mais importantes para monitorar seu setor com eficiência e, além disso, como determinar os indicadores de performance sempre que tiver novos projetos e objetivos. Curioso para saber se você está monitorando os dados certos? Então siga em frente!

5 O QUE SÃO MÉTRICAS EM TI?

6 O QUE SÃO MÉTRICAS EM TI? É simplesmente indiscutível o fato de que o cenário mercadológico atual exige cada vez mais agilidade, inovação e eficiência nos processos de produção das corporações. Nesse contexto, uma alternativa poderosa para quem quer se manter competitivo em meio à crise econômica consiste em usar informações de qualidade para tomar decisões estratégicas, estabelecer metas tangíveis, reduzir custos e otimizar os processos internos. Mas como fazer isso na prática? 6 Para começar, você precisa entender o que são e como funcionam as métricas em Tecnologia da Informação (TI). Sua principal função é determinar o grau de eficiência dos processos e recursos implementados na área de tecnologia a partir da análise minuciosa de dados quantitativos e objetivos. De modo geral, as métricas em TI consideram 4 aspectos principais. São eles:

7 O QUE SÃO MÉTRICAS EM TI? Desempenho dos sistemas e da infraestrutura; Produtividade das equipes e dos colaboradores; Retorno financeiro dos processos e recursos implementados; Resultado dos processos internos. A lógica é simples: ao interpretar gráficos e informações de qualidade sobre os processos de TI da sua empresa, você passa a entender quais são as reais necessidades do negócio, consegue descobrir exatamente em quais setores precisa investir, bem como identifica com muito mais precisão onde é possível enxugar recursos. 7 Em outras palavras: as métricas são ferramentas de ouro na hora de compreender, analisar, monitorar e aprimorar os processos de TI da sua organização. Então veja, no tópico a seguir, quais são as principais métricas em TI e como aplicá-las na sua empresa!

8 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MÉTRICAS EM TI?

9 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MÉTRICAS EM TI? 9 Existem 2 grupos principais de métricas em TI, formados pelos Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators) e os Indicadores-Chave de Objetivo (Key Goal Indicators). Já ouviu falar sobre KPIs e KGIs? São eles mesmos! Os Indicadores-Chave de Desempenho determinam o nível de eficiência e a taxa de resposta dos processos de TI. Essas métricas podem incluir, por exemplo, o índice de produtividade dos colaboradores e recursos tecnológicos, a capacidade de resposta dos processos, a qualidade da produção e até mesmo alguns parâmetros estratégicos estabelecidos anteriormente pela própria empresa. Os Indicadores-Chave de Objetivo, por sua vez, focam no resultado proporcionado pelos processos e recursos de TI, ajudando a determinar se as metas de desenvolvimento foram devidamente alcançadas. Assim, ao identificar um índice negativo, você já consegue saber de antemão quais recursos precisam ser substituídos ou renovados a curto prazo. Mas o que tudo isso significa, afinal? Em termos práticos, quer dizer que cada área de TI vai contar com objetivos, metas e métricas específicos, por meio das quais será possível identificar se os processos vão bem ou não. Fica muito mais fácil, a partir daí, elaborar soluções para problemas ou replicar o que tem se mostrado bem-sucedido. Para ficar mais claro, que tal conferir agora alguns exemplos?

10 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MÉTRICAS EM TI? QUALIDADE Cabe ao setor de qualidade de TI garantir que um software ou serviço seja lançado com o mínimo de bugs, defeitos críticos ou grandes problemas de usabilidade, por exemplo. Portanto, alguns exemplos de métricas na área da qualidade são: Número de bugs críticos reportados em versões lançadas; Bugs relatados nas versões fechadas e enviadas ao setor de qualidade; Bugs críticos relatados nas versões fechadas e enviadas ao setor de qualidade; 10 Relação entre o número de horas de teste e o número de horas de desenvolvimento.

11 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MÉTRICAS EM TI? DESENVOLVIMENTO Na área de desenvolvimento de software, questões como o cumprimento do prazo de entrega das versões e o índice de bugs críticos reportados em cada uma dessas entregas são centrais. Seguindo essa lógica, você pode definir as seguintes métricas: Número de bugs críticos identificados nas versões lançadas e nas versões enviadas para o setor de qualidade; Horas levadas para a correção desses bugs críticos; Proporção entre versões enviadas para a qualidade e versões lançadas; 11 Número de versões lançadas dentro do prazo estabelecido.

12 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MÉTRICAS EM TI? SERVICE DESK O Service Desk é o único ponto de contato entre as equipes de TI e seus usuários finais. Por isso, cabe a ele centralizar a comunicação da empresa, registrar todos os pedidos de suporte e manutenção e, na medida do possível, minimizar os impactos das falhas no fluxo de trabalho da organização. Um conceito central para o setor de Service Desk é o SLA, sigla para Service Level Agreement ou acordos de nível de serviço, em português. Esses acordos explicitam todas as obrigações e garantias do provedor de serviço de TI junto ao cliente, identificando também as formas como esses serviços serão medidos e relatados. Com isso em mente, podemos citar aqui como exemplos de métricas: Número de chamados encerrados dentro do prazo do SLA; Número de horas por chamado; Número médio de chamados por atendente. 12

13 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MÉTRICAS EM TI? INFRAESTRUTURA Todos os sistemas e recursos computacionais essenciais ao fluxo de trabalho de uma empresa ficam por conta da infraestrutura de TI. É responsabilidade desse setor garantir o funcionamento de computadores, roteadores, centrais telefônicas, bancos de dados e servidores de , por exemplo, antecipando e evitando possíveis falhas nesse processo. Algumas métricas no setor de infraestrutura de TI são: Número de falhas por serviço; Número de usuários por servidor; Uptime dos serviços. 13

14 COMO CONSTRUIR MÉTRICAS ESPECÍFICAS?

15 COMO CONSTRUIR MÉTRICAS ESPECÍFICAS? 15 Até aqui, você já entendeu que as métricas em TI funcionam como um suporte poderoso na hora de definir uma boa estratégia corporativa, ajudando a cumprir objetivos, otimizar o gerenciamento dos processos e alcançar bons resultados. Mas se você quer ter ainda mais controle sobre os processos importantes da sua empresa, é bom começar a construir métricas específicas. Organizamos a seguir um passo a passo para ajudá-lo nessa tarefa. Confira!

16 COMO CONSTRUIR MÉTRICAS ESPECÍFICAS? DEFINA SEU PONTO DE PARTIDA Pense bem: de nada adianta apostar em soluções para medir e monitorar seus processos se você não determinou nem seu ponto de partida nem seus objetivos finais, não concorda? Por isso, antes de partir para a construção em si dos indicadores, você precisará definir com clareza quais são os objetivos, as metas e as necessidades da sua empresa. E isso vale tanto para curto prazo como para longo prazo. Um possível exemplo seria estabelecer que o objetivo é diminuir em 10% o número de bugs por lançamento. Só não se esqueça que, para os resultados serem aferidos com precisão, qualquer meta precisa sempre vir acompanhada de um prazo para sua análise que pode variar de uma semana até um ano inteiro. 16 Enquanto alguns processos (relativos à segurança da informação, por exemplo) demandam um acompanhamento mais frequente, outros podem ser apurados em intervalos maiores (caso de alguns índices de desempenho mais gerais).

17 COMO CONSTRUIR MÉTRICAS ESPECÍFICAS? ANALISE OS PROCESSOS DA EMPRESA A ideia central é que, além de usar indicadores já existentes, você estabeleça suas próprias métricas, orientado pelas particularidades da estratégia corporativa em questão. Nessa missão, tente começar pelos seguintes questionamentos: Que processos você quer acompanhar de perto e por quê? Como eles se alinham com os objetivos da sua empresa? Com que regularidade (mensal, trimestral ou semestralmente, por exemplo) você pretende acompanhar as variações desses processos? Como as informações serão apresentadas? De que forma esses dados serão captados? Será que essa é mesmo a forma mais eficiente? Quem serão os responsáveis por acompanhar e intervir nesses processos? Quais serão as estratégias usadas para alcançar os objetivos estabelecidos? Ao definir esses tópicos com atenção, você provavelmente conseguirá acompanhar com bastante eficiência toda a evolução do processo escolhido para o acompanhamento. 17

18 COMO CONSTRUIR MÉTRICAS ESPECÍFICAS? DETERMINE UMA DATA PARA REVISÃO Depois de construir seus indicadores e estabelecer os métodos para fazer a adequada coleta de dados, o passo seguinte é firmar uma data para a revisão das métricas. O importante é que, além de aplicar ajustes constantes, todas as alterações sejam documentadas e embasadas em dados confiáveis, justificando assim suas revisões. Dessa forma, você terá em mãos um suporte valioso para tomar decisões estratégicas. CONSTRUA MÉTRICAS REALMENTE BOAS 18 Se suas métricas em TI forem muito vagas e imprecisas ou se as formas de coleta de dados escolhidas não forem tão eficientes, pode ser que, ao final do período de acompanhamento, você se depare com um emaranhado de informações e gráficos difíceis de interpretar. Para evitar que isso aconteça, é fundamental desenvolver métodos que o ajudem a compreender como os processos acontecem na organização, providenciando feedbacks claros o suficiente para que saiba exatamente o que deve ser realinhado ou mesmo excluído.

19 COMO CONSTRUIR MÉTRICAS ESPECÍFICAS? Um dos possíveis caminhos para a construção de boas métricas em TI é aplicar a metodologia SMART, que consiste em: Specific (específico): evite metas genéricas a todo custo. Para isso, avalie quais são seus objetivos, seus recursos e suas limitações, bem como quem são os envolvidos no processo e em que lugar essa meta será aplicada. Measurable (mensurável): você só pode gerenciar direito os processos que podem ser medidos, acompanhados e analisados objetivamente. Portanto, agregue números a suas metas e determine como você acompanhará os resultados de seus esforços. Attainable (alcançável): prefira estabelecer metas que sejam possíveis de alcançar, levando em consideração sua realidade e a infraestrutura disponível no momento. Só evite propor parâmetros muito fáceis de atingir, pois isso pode gerar uma falsa ideia de crescimento e sucesso. Relevant (relevante): as metas devem ter ligação direta com os objetivos e propósitos da empresa. Por isso, identifique se elas vão mesmo gerar benefícios para a organização e como isso pode afetar cada departamento ou setor envolvido. 19 Timely (temporizável): nada disso terá resultado se você não definir um prazo para a execução das metas. Então estipule um tempo limite razoável, que permita o cumprimento da meta proposta e que não seja conflitante com a rotina de trabalho dos seus colaboradores.

20 COMO CONSTRUIR MÉTRICAS ESPECÍFICAS? Outras questões que também podem servir como parâmetro para desenvolver métricas realmente boas são: Foque na ação: conhecer esse problema pode ajudar sua organização a melhorar seus resultados? Medir, acompanhar e resolver esse problema está dentro do escopo da empresa? Entenda a relevância: qual é a relevância dessa métrica para os negócios? Ela é uma prioridade a curto ou a longo prazo? Descubra como medir: é possível mensurar efeitos e variações? Como você vai conseguir essas informações? 20 Atenha-se ao simples: os resultados serão claros e simples o suficiente para serem compreendidos por todos os envolvidos? Se nenhuma assistência especializada estiver disponível, você conseguirá essas informações mesmo assim?

21 COMO ALCANÇAR DESTAQUE COM AS MÉTRICAS DE TI?

22 COMO ALCANÇAR DESTAQUE COM AS MÉTRICAS DE TI? 22 Você já entendeu o básico sobre as métricas de TI e tem os recursos necessários para começar a construir suas próprias. Você também já sabe que, para medir os resultados com precisão, é preciso entender claramente quais são as necessidades e os objetivos da empresa. A partir de agora, então, vamos explicar como é possível aplicar essas ferramentas para alcançar destaque no mercado! Para começar, vale lembrar que as métricas afetam diretamente a qualidade da gestão corporativa. Isso quer dizer que, se tiverem como base indicadores bem estabelecidos, todos os seus processos monitorados devem ganhar em transparência e controle, apontando exatamente para onde estão as falhas que precisam ser corrigidas. Em outras palavras: as métricas não só aumentam a eficiência da gestão corporativa como ajudam a identificar quanto (e o que) falta para que os resultados finais sejam alcançados. Além disso, você também vai entender em detalhes como cada processo contribui para os negócios como um todo, localizando com muito mais facilidade as áreas que precisam de investimento. Por fim, como as métricas de TI ajudam a avaliar os riscos, custos, benefícios e prazos para a implementação de novos processos, fica muito mais fácil selecionar aquelas opções que apresentam um potencial de retorno maior, bem como mais chances de impactar positivamente sua empresa.

23 CONCLUSÃO

24 CONCLUSÃO 24 Esperamos que esse guia tenha contribuído ao dar direções e alternativas práticas para agregar competitividade, inovação e produtividade para a sua empresa, tudo por meio de um monitoramento efetivo de métricas de TI. Como você sabe, a cada nova solução tecnológica que surge, maiores são as potencialidades de geração de negócios. E isso é o que faz da Tecnologia da Informação sua maior aliada na busca pelo sucesso!

25 A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, atua em 10 países com mais de 22 mil colaboradores e 5 mil clientes ativos. Em parceria com seus clientes, a SONDA acredita que com o uso de soluções tecnológicas é possível transformar seus negócios, permitindo conquistar eficiência e vantagem competitiva. Entendemos do seu negócio e sabemos fazer acontecer, contando com uma equipe altamente capacitada. Para mais informações, acesse

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE

PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 METAS E OBJETIVOS 5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 10 DEFINIÇÃO DE ORÇAMENTO 15 MONITORAMENTO 22 CONCLUSÃO 24 SOBRE A POLO IT

Leia mais

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria GUIA Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria INTRODUÇÃO A área de tecnologia das organizações vem tendo um aumento de visibilidade significativa nos últimos anos. A TI tem

Leia mais

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade.

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade. OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: um caminho para a transformação digital em sua empresa 1 www.simpress.com.br SUMÁRIO Introdução 3 O panorama atual do outsourcing 4 Vantagens para gestão 6 Confiabilidade e parceria

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

GUIA PARA ESTRUTURAR O PCM DA SUA ORGANIZAÇÃO

GUIA PARA ESTRUTURAR O PCM DA SUA ORGANIZAÇÃO GUIA PARA ESTRUTURAR O PCM DA SUA ORGANIZAÇÃO Introdução...3 A função do PCM... 6 A organização da manutenção...10 A definição de atividades...15 Conclusão...21 Sobre...24 INTRODUÇÃO Introdução Desde os

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

OKR OBJECTIVES & KEY RESULTS

OKR OBJECTIVES & KEY RESULTS OKR OBJECTIVES & KEY RESULTS O que é? Modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados, os OKRs funcionam como uma ferramenta de comunicação interna criador: John Doer, executivo da Intel Como

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

SAIBA COMO REDUZIR CUSTOS DE PRODUÇÃO EM APENAS 4 PASSOS 6. SAIBA COMO REDUZIR CUSTOS DE PRODUÇÃO EM APENAS 4 PASSOS

SAIBA COMO REDUZIR CUSTOS DE PRODUÇÃO EM APENAS 4 PASSOS 6. SAIBA COMO REDUZIR CUSTOS DE PRODUÇÃO EM APENAS 4 PASSOS SAIBA COMO REDUZIR CUSTOS DE PRODUÇÃO EM APENAS 4 PASSOS 6. SAIBA COMO REDUZIR CUSTOS DE PRODUÇÃO EM APENAS 4 PASSOS SUMÁRIO 1. DEFINA SEUS OBJETIVOS E RESULTADOS...04 2. 3. PLANEJAMENTO...05 ELIMINE O

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Atualizado em 22/10/2015 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS As competências não são estáticas, tendo em vista a necessidade de adquirir agregar novas competências individuais

Leia mais

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio GUIA DO PLANEJAMENTO DE METAS COMO CRIAR METAS EFICIENTES E REALIZÁ-LAS ÍNDICE 04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART 10 Planejando suas Metas 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

Leia mais

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra.

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra. INTRODUÇÃO Ter uma comunicação interna eficaz auxilia no desenvolvimento de uma cultura colaborativa e ajuda a alinhar os membros de uma organização às estratégias da empresa. Segundo estudo da Tower Watson,

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA

GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA Introdução...3 Por que minha academia precisa de um plano de Marketing?...6 Como ele deve ser feito?... 11 Conclusão...20 Sobre a RadioAcademia...22

Leia mais

Guia de Apoio Avaliação de Performance. Definição e Cadastro de Objetivos. Página 1 de 19

Guia de Apoio Avaliação de Performance. Definição e Cadastro de Objetivos. Página 1 de 19 Guia de Apoio Avaliação de Performance Definição e Cadastro de Objetivos Página 1 de 19 Sumário 1. Avaliação de Performance... 3 2. Definição de Objetivos... 4 3. Metodologia SMART... 4 3.1 Exemplo de

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas

Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas Ótimos resultados dependem de uma ótima gestão. Saiba como gerenciar melhor sua equipe de vendas com o Agendor. 2 Todo gerente comercial, ou empreendedor,

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

Funções administrativas. Datas. Objetivo da aula. Revisão. Controle 05/08/2016. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Recursos Humanos

Funções administrativas. Datas. Objetivo da aula. Revisão. Controle 05/08/2016. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Recursos Humanos PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Recursos Humanos Datas Gestão do Desempenho Organizacional - Aula 07 fabiocunhar@gmail.com 04 de Junho de 2016; 11 de Junho de 2016; 18 de Junho de 2016; 25 de Junho

Leia mais

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Walfrido Brito Diretor da BI Gestão & TI 2017 Nosso Objetivo! Entender como uma Arquitetura de Indicadores de Desempenho bem estruturado e alinhado

Leia mais

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11

Introdução 03. O que são KPIs 05. A importância dos KPIs na gestão de projetos 08. Como definir os KPIs de um projeto 11 O GUIA COMPLETO Introdução 03 O que são KPIs 05 A importância dos KPIs na gestão de projetos 08 Como definir os KPIs de um projeto 11 Os principais KPIs de um projeto 15 Como monitorar os KPIs de um projeto

Leia mais

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas Business intelligence para instituições de ensino Olhe para as métricas certas Conteúdo Índice Introdução...4 Como olhar para as métricas certas quando...5 temos grandes volumes de dados para analisar?...5

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Versão Santos 51 Rildo @rildosan Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

1) Deixe tudo bem organizado e registrado

1) Deixe tudo bem organizado e registrado Gerenciamento de Projetos pode ser algo bem complicado já que, para ser um bom gerente, você precisa levar em consideração diversas variáveis na hora de planejar o projeto. Prazos, custos, riscos são alguns

Leia mais

Padrões de Avaliação de Abastecimento de Pedidos Comece com as Três Métricas Principais e Melhore seu Desempenho de Abastecimento de Pedidos

Padrões de Avaliação de Abastecimento de Pedidos Comece com as Três Métricas Principais e Melhore seu Desempenho de Abastecimento de Pedidos Padrões de Avaliação de Abastecimento de Pedidos Comece com as Três Métricas Principais e Melhore seu Desempenho de Abastecimento de Pedidos Padrões de Avaliação de Abastecimento de Pedidos www.intelligrated.com

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo.

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. 2.Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedorismo. 2.1 Papel do planejamento no

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim O fluxo de caixa é um dos demonstrativos mais importantes do dia a dia de trabalho de qualquer gestor financeiro. Além de fornecer informações essenciais

Leia mais

E-book: como implementar um checklist para promover a segurança do trabalho

E-book: como implementar um checklist para promover a segurança do trabalho E-book: como implementar um checklist para promover a segurança do trabalho Introdução 3 O que é checklist e qual sua importância na segurança do trabalho? 5 Quais as principais vantagens da sua implementação?

Leia mais

ISO 55000: Saiba como implementar a gestão de ativos na sua empresa

ISO 55000: Saiba como implementar a gestão de ativos na sua empresa ISO 55000: Saiba como implementar a gestão de ativos na sua empresa ISO 55000: Saiba como implementar a gestão de ativos na sua empresa Considerada um divisor de águas na história da gestão de ativos,

Leia mais

METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO

METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO 03 Introdução 05 Suporte técnico com base na ITIL 14 Fluxo de trabalho 18 O atendimento ao cliente 21 Conclusão 23 Sobre a Amancay INTRODUÇÃO

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

Como fazer? O que é CHA? Mapeamento de Competências: O que é e como fazer

Como fazer? O que é CHA? Mapeamento de Competências: O que é e como fazer O que é: Parte essencial de uma boa gestão de Recursos Humanos é definir as competências necessárias para cada cargo dentro da empresa. O Mapeamento de Competências serve para definir essas competências

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO!

COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO! COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO! Ao investir em marketing de varejo, há uma preocupação de todos os gestores e donos de empresa em saber como calcular o retorno sobre investimento de uma campanha. Isso

Leia mais

Processos Mapeamento, Análise e Normatização. Métricas de mensuração dos processos. Métricas de Mensuração. Aula 03. Prof.

Processos Mapeamento, Análise e Normatização. Métricas de mensuração dos processos. Métricas de Mensuração. Aula 03. Prof. Processos Mapeamento, Análise e Normatização Métricas de mensuração dos processos Aula 03 Prof. Frank Pizo Métricas de Mensuração Mensurar: 1. Determinar a medida de; medir. 2. Determinar a extensão ou

Leia mais

7Segredos para uma implantação eficaz

7Segredos para uma implantação eficaz 7Segredos para uma implantação eficaz ÍNDICE 1. Introdução 2. Objetivo do ebook 3. 7 Dicas para Implantação 3.1 Comunique os benefícios do uso, logo no início 3.2 SaaS ou licenciamento: pese os prós e

Leia mais

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios Uma empresa que está começando, ou até algumas mais maduras, sempre possuem dúvidas sobre quais ferramentas de gestão implementar para garantir eficiência no controle e execução de processos. Algumas tentam

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS?

GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS? GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS? INTRODUÇÃO 3 CENTRALIZE O GERENCIAMENTO COM UM SOFTWARE 5 MANTENHA A QUALIDADE EM TODA A SUA REDE 10 ANALISE OS CANAIS DE VENDA DE CADA LOJA

Leia mais

Porque fazer o gerenciamento de riscos em um projeto é importante?

Porque fazer o gerenciamento de riscos em um projeto é importante? Como fazer o gerenciamento em projetos com uma matriz Este conteúdo faz parte da série: Gerenciamento de Projetos Ver 6 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque fazer o gerenciamento em um

Leia mais

O Que São Indicadores de RH? Os Melhores Indicadores para Medir a Eficiência da sua Equipe

O Que São Indicadores de RH? Os Melhores Indicadores para Medir a Eficiência da sua Equipe O que são: Os melhores indicadores para medir a eficiência da sua equipe, normalmente estão ligados à área de recursos humanos (RH) e englobam itens como número de treinamentos, eventos, admissões/demissões,

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

Padrões de avaliação de abastecimento de pedidos

Padrões de avaliação de abastecimento de pedidos Padrões de avaliação de abastecimento de pedidos Comece com as três métricas principais e melhore seu desempenho de abastecimento de pedidos automação 1 Padrões que de avaliação traz resultados de abastecimento

Leia mais

COMO MENSURAR OS RESULTADOS DAS MINHAS CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL?

COMO MENSURAR OS RESULTADOS DAS MINHAS CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL? COMO MENSURAR OS RESULTADOS DAS MINHAS CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL? Introdução... 3 Qual a importância de mensurar os resultados?... 5 Como a análise de métricas ajuda no aumento da conversão de clientes?...

Leia mais

Guia de URA para empresas: Principais ferramentas e vantagens

Guia de URA para empresas: Principais ferramentas e vantagens Guia de URA para empresas: Principais ferramentas e vantagens SUMÁRIO Introdução.... 3 1. Conceito da ura.... 4 2. URA ativa e URA receptiva.... 5 3. Benefícios e funcionalidades da URA.... 6 4. Em que

Leia mais

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Que tal começar a fazer diferente já no começo do ano? Muitos empresários deixam para criar as metas de suas empresas em cima da hora

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE: SAIBA COMO MENSURAR E OTIMIZAR OS SEUS RESULTADOS

ATENDIMENTO AO CLIENTE: SAIBA COMO MENSURAR E OTIMIZAR OS SEUS RESULTADOS ATENDIMENTO AO CLIENTE: SAIBA COMO MENSURAR E OTIMIZAR OS SEUS RESULTADOS Introdução 03 A importância das métricas 05 As 6 métricas fundamentais para o atendimento 09 Como medir a satisfação dos clientes

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Controles Internos Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos - SUCIR Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

Otimização de Processos com Excel

Otimização de Processos com Excel A definição do mapeamento e gerenciamento de quais são os processos chave da sua empresa é um dos momentos mais importantes e complexos pelo qual ela pode passar. É a partir deles que você irá planejar

Leia mais

Guia Prático do Planejamento Estratégico

Guia Prático do Planejamento Estratégico Guia Prático do Planejamento Estratégico Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim,

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 8: Indicadores Conceito Indicadores de Desempenho KPI Como implantar indicadores Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Indicadores Indicadores

Leia mais

POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS

POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS Página 1 / 7 Revisão 00 Elaborado em: 14/03/2017 Válido até: 14/03/2018 1. OBJETIVO O processo de Gestão de Riscos Corporativos tem como objetivo garantir a identificação

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

TERMINEI A FACULDADE, E AGORA?

TERMINEI A FACULDADE, E AGORA? TERMINEI A FACULDADE, E AGORA? INTRODUÇÃO A conclusão do Ensino Superior sempre traz uma mescla de emoções: por um lado, a sensação de dever cumprido ao concluir uma das etapas mais importantes da vida;

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção

Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção Para te ajudar a entender melhor o nosso texto nós vamos começar te explicando o que são os indicadores

Leia mais

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Sumário Introdução... 1 Vantagem competitiva e a dependência sobre os dados... 1 Geração e crescimento de receita... 1 Eficiência operacional...

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE 1 Introdução 03 Por que sua empresa precisa investir em treinamentos 06 Capítulo 1 Quais devem ser as etapas de um treinamento 10 Capítulo

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente.

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Índice Introdução Custo, despesa, perda, desperdício ou investimento? - Classificando os caminhos

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Case de Sucesso DISTRIMED

Case de Sucesso DISTRIMED Case de Sucesso DISTRIMED Monitorando as atividades de negócio e implantando uma cultura de Gestão à Vista De acordo com o Gartner, o Business Activity Monitoring (BAM) descreve os processos e as tecnologias

Leia mais

1 Guia Digital Imprimir

1 Guia Digital Imprimir 1 Guia Digital Imprimir 2 Índice Apresentação...3 Por onde começar?... 4 Como utilizar o Mais CERTO para apurar os meus resultados?... 5 Como utilizar o Mais CERTO para criar um plano de ação e alcançar

Leia mais

Ótimas Dicas Para Você Motivar Suas Equipes Externas Agora Mesmo

Ótimas Dicas Para Você Motivar Suas Equipes Externas Agora Mesmo Ótimas Dicas Para Você Motivar Suas Equipes Externas Agora Mesmo Com o passar do tempo as equipes da sua empresa acabam se desanimando e perdendo o pique, fazendo com que ocorram alguns prejuízos. Mas

Leia mais

APRESENTAÇÃO E PROPOSTA Válida por 10 dias.

APRESENTAÇÃO E PROPOSTA Válida por 10 dias. É com satisfação que apresentamos a você o AVALEXPRESS, com objetivo de levar à sua empresa uma solução Fácil, Rápida e Eficaz, para gestão da Avaliação de Desempenho! www.menvie.com.br São Paulo (11)

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Introdução

Gerenciamento de Redes. Introdução Gerenciamento de Redes Introdução Motivação As redes estão ficando cada vez mais importantes para as empresas não são mais infraestrutura dispensável: são de missão crítica (não podem parar!) As redes

Leia mais

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado 5 sinais de que seus dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas Dados confiáveis e oportunos eles estão no âmago do sucesso de nossa organização - especialmente, quando você tem múltiplas

Leia mais

ROI: O GUIA COMPLETO PARA ENTENDER ESSA MÉTRICA

ROI: O GUIA COMPLETO PARA ENTENDER ESSA MÉTRICA ROI: O GUIA COMPLETO PARA ENTENDER ESSA MÉTRICA Introdução 3 O que é o ROI? 5 Qual a sua importância? 7 Qual a relação do ROI com as métricas ROMI e ROAS? 13 Como calcular o ROI? 16 Conclusão 18 Sobre

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process PSP- Personal Software Process Maria Cláudia F. P. Emer PSP: Personal Software Process z Já foram vistas ISO/IEC 9126 foco no produto ISO 9001 e CMM foco no processo de desenvolvimento z Critica a essas

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL Alinhamento Estratégico é um conceito da Administração que se fundamenta no princípio de que um determinado número de pessoas funciona melhor quando funciona como

Leia mais

Utilizando a técnica PERT em projetos

Utilizando a técnica PERT em projetos 1 de 5 13/04/201 19:45 Produtos Serviços Clientes Blog Contato Utilizando a técnica PERT em projetos Publicado em 11 de abril de 2012 por Kelli Aparecida Bez Batti da Silva Mais Lidos ROI em TI: como aplicar

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

Matrix de Negócios? Como funciona a REVIE. Este é o 2º artigo da série publicada, mensalmente, no portal Meta Análise sobre o Método REVIE, em 2009.

Matrix de Negócios? Como funciona a REVIE. Este é o 2º artigo da série publicada, mensalmente, no portal Meta Análise sobre o Método REVIE, em 2009. Matri de Negócios? Como funciona a REVIE Daniela Ramos Teieira Este é o 2º artigo da série publicada, mensalmente, no portal Meta Análise sobre o Método REVIE, em 2009. No 1º artigo foi apresentado os

Leia mais

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios?

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios? O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE Ainda precisamos de Analistas de Negócios? Camila Capellão Entusiasta em agilidade, participo ativamente da comunidade ágil Tenho mais de 13 anos de experiência

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S Em um mundo repleto de VUCA, os profissionais de RH devem aplicar o DARE em suas mudanças! Mudança passou a ser a norma no dia a dia da maioria

Leia mais

GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE EM PEQUENA E MÉDIA EMPRESA

GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE EM PEQUENA E MÉDIA EMPRESA GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE EM PEQUENA E MÉDIA EMPRESA POR QUE VOCÊ DEVE PROFISSIONALIZAR A GESTÃO DA SUA PEQUENA OU MÉDIA EMPRESA UMA PARTE DE TUDO QUE SABEMOS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 03 2 MAS POR QUE ISSO

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Chegamos ao momento de construir um plano de desenvolvimento para as necessidades identificadas a partir de seu autodiagnóstico e reflexões iniciais.

Leia mais

Gestão de Testes e Defeitos. Malba Jacob Prudente

Gestão de Testes e Defeitos. Malba Jacob Prudente Gestão de Testes e Defeitos Malba Jacob Prudente Objetivos do treinamento 1. Expor os conceitos sobre Gestão de Testes; 2. Gestão de Testes na prática; 3. Expor os conceitos sobre Gestão de Defeitos; 4.

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais