Central de Serviços Compartilhada. É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Central de Serviços Compartilhada. É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização?"

Transcrição

1 Central de Serviços Compartilhada É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização?

2 Rapidinho... Quem sou eu? Cláudia Marquesani Casada, dois filhos Bela, recatada e do ar viaja mais do que fica em casa. Analista de Sistemas, administradora, pós graduada em finanças. Instrutora e certificada ITIL, COBIT, HSM e dale teoria anos de experiência em TI Gestão de Serviços (AmBev, IBM, Sodexo). Gerente de TI na Sodexo do Brasil Serviços On Site há 6 anos, responsável pela Central de Serviços Compartilhada, Field Service e Start up de novos sites.

3 Rapidinho... Onde estou... Multinacional Francesa, 50 anos, oferece serviços que visam melhorar a qualidade de vida de seus clientes. Mais de 75 milhões de consumidores por dia. 420 mil colaboradores sites, quase 2000 no Brasil. 19º maior empregador do mundo. No Brasil, divisões de Serviços On site e Benefícios.

4 Vamos ao que interessa... O que é uma Central de Serviços Compartilhada? Resumindo... Não existem modelos e definições exatas! Principal característica: atividades que apoiam os principais processos de negócio são CENTRALIZADAS. Atendimento registrado e gerenciado em uma ferramenta de controle de atendimento. Gestão de processos e indicadores de atendimento (para TI e Negócios). Mas não vim aqui falar de teoria...

5 Central de Serviços Compartilhada Como somos? Atendimento dos Chamados de TI e Negócios Serviço Terceirizado : com SLAs, penalidades, SLA de disponibilidade para a ferramenta de chamados; Portal de Atendimento concentrando todo Atendimento em uma única ferramenta (para os chamados de TI e Negócios), amigável e desenhada para nosso negócio. Chamados de TI: 8500 mensais (abertos por telefone e web). Chamados de outros Processos de Negócio: mensais (apenas via web) 7000 Usuários de TI e outros Processos de Negócios Mais de TI gerencia todo o ciclo de vida dos incidentes e requisições. 5 Mais de Chamados de TI Chamados de Negócios abertos e resolvidos abertos e resolvidos em em TI suporta as unidades de negócio no processo de abertura e gestão da ferramenta de chamados. As áreas de Negócio solucionam os chamados conforme especialização.

6 Em 2011, tínhamos três principais tipos de usuários.. Como surgiu o projeto... OS PERDIDOS OS INSATISFEITOS OS NOCIVOS Momento de Aquisição de outra empresa; Mudança Cultural; Necessidade de comunicação (ponto único de contato); Melhorar custos (telefone apenas seria muito caro); Auto ajuda (simplificar!).

7 O Problema Havia 5% de reabertura dos chamados resolvidos 20% dos chamados geravam reclamações DIFERENÇA CULTURAL ENTRE AS EMPRESAS Mais de 500 chamados em média fechados por mê com falta de informações (retrabalho). DIFERENÇA CULTURAL ENTRE OS SITES ENFRAQUECIMENTO DAS ÁREAS DE SUPORTE NECESSIDADE URGENTE DE COMUNICAÇÃO Modelo de Atendimento desacreditado e ineficiente.

8 A solução SPOCk

9 Premissas Consideradas

10 Por onde começamos...

11 Prioridades, comece pelo que vale a pena... Identifique o que é realmente importante para seu negócio: quais processos farão parte desse modelo? RH, finanças, Logística... Não faça sozinho envolva especialistas em processos de negócio e todos os níveis operacionais, começando pelos líderes...

12 No final, são as pessoas a chave para o sucesso... Seja brutalmente honesto consigo mesmo e com todos: Estamos preparados para isso? Realmente acreditamos que dará certo? Direcione e se não tiver outra solução, retire do projeto aqueles que não jogam junto. Identifique os pontos focais de negócio, aqueles que realmente acreditam e apoiam o sucesso do projeto. Trabalhe com poucos e bons. Se realmente quer investir em algo que dê retorno, invista em bons profissionais!

13 Simplificar a vida do nosso cliente, empatia como você gostaria de ser atendido? Eficiência: o que eu posso fazer para simplificar a vida do cliente? Como eu gostaria de ser atendido? Utilize os pilares: pessoas, processos e ferramentas para auxiliar na busca da eficiência; Redução de custo É DIFERENTE DE otimização de custos; Autoajuda, dê liberdade! Utilize, divulgue e incentive esse recurso.

14 Comunique, Comunique e então comunique novamente... É preciso comunicar o que é o projeto e quais são seus benefícios. Faça isso insistentemente. Quebre em Ondas: é mais fácil entender e aceitar uma mudança do que várias ao mesmo tempo! Comece e termine pela comunicação!

15 Resumo do modelo implementado... Mais de 50 líderes envolvidos e participando ativamente do projeto; Central de Serviços Compartilhada atendendo 28 processos de negócio. Mais de 75 canais de atendimento; Atendimento exclusivo, utilizando ferramenta WEB (Portal de Atendimento) customizada para nosso negócio. Para TI, atendimento WEB e telefônico (hot line para itens urgentes); SLAs diferenciados para cada tipo de atendimento;

16 Exemplo de Processo e Canais de Atendimento de Negócios...

17 Exemplo do Catálogo de Serviços de TI...

18 Auto Ajuda dê liberdade! RESPOSTA MINUTO

19 Comunicação : começo, meio e não tem fim...

20 Gestor de Incidentes Coordenador de Incidentes Responsável pelo Encerramento do Solucionador do Registro do Incidente Incidente Líder do Grupo Solucionador Responsável pelo Responsável pelo Registro do Reporte do Incidente Incidente Acompanhe o dia a dia meça resultados

21 Valeu o esforço? Resultados obtidos... Incidentes Resolvidos no Prazo 95% 6% de TI 1, 8 Média Anual de Backlog 93% de Negócio 94% Satisfação Redução nos custos de/com: Atendimento de chamados remotos Chamados duplicados Chamados com falta de informações Custos de Transportes de Equipamentos Atendimento de chamados de controle de Acesso Saving aproximado de 283K ano (apenas em TI) Redução na # Incidentes em 18%

22 Onde erramos... Não erre você também! Lições aprendidas... TEMPO do Projeto muito longo: quando terminamos, já tínhamos diversas melhorias para implementar porque os processos mudam com o tempo! Defina o ESCOPO de todo o projeto, desenhe os processos, faça a especificação funcional e técnica completa e detalhada da ferramenta! Ou o que acontecerá é: CLIENTE querendo tudo e muito mais ; FORNECEDOR dizendo que não entrega, ou se tentar fazê lo, terá dificuldades. Lembre se : a culpa nunca é só do fornecedor ou só do cliente. Quem compra é você, que também é responsável por entender exatamente o que está sendo vendido. A RELAÇÃO TEM QUE SER DE PARCERIA e A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA!

23 Não pare nunca! Evolua sempre... O quê precisamos melhorar, porquê temos que mudar isso e qual é o melhor momento para mudança. Melhoria contínua sim, mas fazer tudo de uma vez é tiro no pé! Mudanças trazem coisas boas (o final da viagem), mas antes elas trazem turbulências. Prepare se sempre!

24 Resumo didático com o passo a passo da Implementação 1 Entenda realmente quais são os seus problemas. 2 Defina quais são os resultados que você deseja atingir. 3 Ouça outras opiniões: cerque se dos bons. 4 Elabore um plano e modelo detalhado do atendimento da CSC (pessoas, processos, ferramentas). 5 Defina a equipe (combine experiência, motivação e conhecimento técnico). 6 Escolha fornecedores (se for terceirizar) que sejam parceiros. Relacionamento = 70% do sucesso. 7 Defina o projeto, papéis e responsabilidades, ESCOPO. 8 Apresente (Venda!) sua ideia para liderança primeiro, é claro! Eles são os donos do $$$. 9 Acompanhe semanalmente, até mesmo diariamente (se for necessário) o andamento do trabalho. Seja exigente, detalhista busque a excelência. 10 Aliás, falando em excelência, cuidado para não ser excelente demais e não entregar nada (saiba equilibrar). Lembre se dos ganhos rápidos. 11 Se houver algum desvio assuma, comunique e reaja rapidamente. 12 Quando tudo terminar, comemore e divida as conquistas!

25 Dúvidas? Obrigada!

IMPLANTAÇÃO DE ITIL. Fonte:

IMPLANTAÇÃO DE ITIL. Fonte: IMPLANTAÇÃO DE ITIL A fase mais importante do projeto de implantação é a estratégia. É nesta fase, do clico de vida da ITIL, onde você vai entender o portfólio de serviços do seu time, entender a demanda

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis 01 EUS CTIS END USER SUPPORT case eus ctis 01 TELESSERVIÇOS/TELEMARKETING Prestação de telesserviços (telemarketing) no atendimento e suporte operacional e tecnológico aos produtos, serviços e sistemas

Leia mais

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT Controle do documento Preparado por: George de Almeida Menezes Alterações Data Versão Descrição Autor / Revisor 31/03/2018 1 Plano de

Leia mais

Liderança Ágil. Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte.

Liderança Ágil. Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte. Liderança Ágil Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte. Cláudia Marquesani Gerente Executiva de Serviços e Operações

Leia mais

Hi Platform easy to talk

Hi Platform easy to talk Hi Platform easy to talk Somos uma plataforma de relacionamento omnichannel. Acreditamos que as melhores relações têm o poder de mudar o mundo e trazemos isso para a sua marca. Somos a maior plataforma

Leia mais

METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO

METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO 03 Introdução 05 Suporte técnico com base na ITIL 14 Fluxo de trabalho 18 O atendimento ao cliente 21 Conclusão 23 Sobre a Amancay INTRODUÇÃO

Leia mais

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Rodrigo Maia 2011 Apresentação Formado em Comunicação e pós graduado em Gestão e Recursos Humanos, com 12 anos de experiência em treinamento, tendo

Leia mais

Gestão por Resultado de Processos da cadeia Order to Cash, aplicando a metodologia BPM, apoiada pela Suite Aris Toolset versão 9.

Gestão por Resultado de Processos da cadeia Order to Cash, aplicando a metodologia BPM, apoiada pela Suite Aris Toolset versão 9. Gestão por Resultado de Processos da cadeia Order to Cash, aplicando a metodologia BPM, apoiada pela Suite Aris Toolset versão 9.7 e Solman da SAP Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não

Leia mais

Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados. Case Empresas Randon

Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados. Case Empresas Randon Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados Case Empresas Randon Douglas Bortolozzo 15 anos de experiência na área de TI Certificado ITIL V3 e ISO20000 Projetos, Modelos de Governança

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES...

Leia mais

CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO

CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO Palestrante: Apresentação Formado em Comunicação com pós-graduação em Gestão Empresarial e RH pela PUC RJ Mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de

Leia mais

Relacionamento com Cliente. Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013

Relacionamento com Cliente. Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013 Relacionamento com Cliente Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013 Sobre a Unimed VS ÁREA DE AÇÃO: 984,6 KM² HABITANTES: 652.348 Nº CLIENTES: 70.000 (PP) COOPERADOS:

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

Curso Governança de TI Planejamento e Implantação

Curso Governança de TI Planejamento e Implantação Curso Governança de TI Planejamento e Implantação Todos nossos cursos são preparados por profissionais certificados e com larga experiência em Governança de TI. Os cursos são ministrados em português,

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

O Grupo Herval pág. 03 Estrutura de TI pág. 05 Case Qualitor

O Grupo Herval pág. 03 Estrutura de TI pág. 05 Case Qualitor Í N D I C E O Grupo Herval pág. 03 Estrutura de TI pág. 05 Case Qualitor Problemas existentes pág. 08 Desafios do projeto pág. 10 Diferenciais do produto pág. 12 Resultados obtidos pág. 18 Aprendizado

Leia mais

Análise da Contratação de Serviços de Atendimento ao Cliente de TI no Setor Público Utilizando a IN 02 e a IN 04: O Caso da CHESF

Análise da Contratação de Serviços de Atendimento ao Cliente de TI no Setor Público Utilizando a IN 02 e a IN 04: O Caso da CHESF Análise da Contratação de Serviços de Atendimento ao Cliente de TI no Setor Público Utilizando a IN 02 e a IN 04: O Caso da CHESF Daniel Câmara Gadê de Vasconcelos Engenheiro de Computação Especialista

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO

TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO Guia de orientação para organizar e submeter as evidências para a categoria da premiação de Melhor Equipe de Suporte Este Documento tem por objetivo lhe auxiliar

Leia mais

Nós acreditamos que sua empresa pode prover uma experiência verdadeiramente relevante para seus consumidores e nós ajudaremos você a chegar lá.

Nós acreditamos que sua empresa pode prover uma experiência verdadeiramente relevante para seus consumidores e nós ajudaremos você a chegar lá. A Scup Introdução Nós acreditamos que sua empresa pode prover uma experiência verdadeiramente relevante para seus consumidores e nós ajudaremos você a chegar lá. Quem somos? Sprinklr é uma empresa de tecnologia

Leia mais

Otimização de competências através da ITIL e ISO 20000

Otimização de competências através da ITIL e ISO 20000 Otimização de competências através da ITIL e ISO 20000 Palestrante: Prof. Ademar Luccio Albertin Coordenador da Pós-Graduação Gestão de Serviços em TI São Paulo, 7 de abril de 2015 Ademar Luccio Albertin

Leia mais

WEBINAR. Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Prof.

WEBINAR. Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Prof. WEBINAR Pós-graduação Gestão de Serviços em TI Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS Prof. Ademar Albertin Ademar Luccio Albertin Mais de 10 anos de experiência em Governança

Leia mais

VB Vale-Transporte O MELHOR CAMINHO ENTRE O BENEFÍCIO E A PRODUTIVIDADE

VB Vale-Transporte O MELHOR CAMINHO ENTRE O BENEFÍCIO E A PRODUTIVIDADE VB Vale-Transporte O MELHOR CAMINHO ENTRE O BENEFÍCIO E A PRODUTIVIDADE CONTE COM A VB PARA FACILITAR O DIA A DIA E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA Sempre priorizando a qualidade em distribuição

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada? Conheça

Leia mais

Relacionamento com Stakeholders. Francisco Nunes, Junho 2010.

Relacionamento com Stakeholders. Francisco Nunes, Junho 2010. Relacionamento com Stakeholders Francisco Nunes, Junho 2010. A SNC-Lavalin Fundado em 1911, no Canadá Escritórios em 35 países nos 5 continentes Mais de 21.500 colaboradores Líder Global em implantação

Leia mais

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra!

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Valtomir Santos (Kid) Kid@hdibrasil.com.br Infraestrutura Negócio Gestão de Eventos Gestão

Leia mais

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Central IT Tecnologia em Negócios061 3030-4000 Versão 1.1 Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Contrato 274/2013 Relatório mensal referente ao período de 01 a 31 de Agosto de

Leia mais

MANDAMENTOS PARA UM PROFISSIONAL DE. Claudio Nasajon

MANDAMENTOS PARA UM PROFISSIONAL DE. Claudio Nasajon OS10 DEPARTAMENTO MANDAMENTOS PARA UM PROFISSIONAL DE PESSOAL Claudio Nasajon OS10 DEPARTAMENTO MANDAMENTOS PARA UM PROFISSIONAL DE PESSOAL Uma das operações mais críticas de uma empresa é o processo de

Leia mais

WEBINAR. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Tema: A nova visão das necessidades em Tecnologias. Prof. Luiz Gimenez.

WEBINAR. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Tema: A nova visão das necessidades em Tecnologias. Prof. Luiz Gimenez. WEBINAR Pós-graduação Gestão de Serviços em TI Tema: A nova visão das necessidades em Tecnologias. Prof. Luiz Gimenez A nova visão das necessidades em Tecnologias Junto com a evolução das Tecnologias da

Leia mais

Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Atendimento 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Julho 2015 Empresas Participantes Agenda 1. Central de Atendimento 2. Serviços atendidos pela Central de Atendimento 3. Quantidade de colaboradores 4.

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Versão Santos 51 Rildo @rildosan Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Apresentação Processo Seletivo

Apresentação Processo Seletivo Apresentação A SofTeam Empresa Júnior de Computação, uma organização constituída e gerida pelos alunos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, tem a enorme satisfação de anunciar

Leia mais

Nossa proposta de valor: Nosso objetivo é simplificar sua vida oferecendo controle e agilidade nas suas compras!

Nossa proposta de valor: Nosso objetivo é simplificar sua vida oferecendo controle e agilidade nas suas compras! Nossa proposta de valor: Nosso objetivo é simplificar sua vida oferecendo controle e agilidade nas suas compras! Nossos principais valores: - Capilaridade: Entregamos a nível nacional e somos especialistas

Leia mais

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda AULA 3 CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DA TI Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda Descentralizada gerenciamento divisional tem autoridade

Leia mais

Relacionamento que gera Resultado

Relacionamento que gera Resultado Relacionamento que gera Resultado Quem somos 8 08 anos de presença no mercado brasileiro Especialista no segmento educacional e idiomas Colaboradores e parceiros com contrato de confidencialidade Soluções

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

2015 / Estudos de Caso. Randstad Brasil

2015 / Estudos de Caso. Randstad Brasil 2015 / 2016 Estudos de Caso Randstad Brasil Estudos de Caso 2015 / 2016 Sejam bem vindos a alguns estudos de casos da randstad Brasil 2015/2016. Semestralmente, atualizaremos com novos casos, onde o objetivo

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Cumprimento de Requisição

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Cumprimento de Requisição Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário Processo de Cumprimento de Requisição Maio 2016 HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Data Responsável Observações 20/06/2016

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Central IT Tecnologia em Negócios 061 3030-4000 Versão 1.1 Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Contrato 274/2013 Relatório semanal referente ao período de 02 a 31 de março de

Leia mais

Gerenciamento de Incidente

Gerenciamento de Incidente Gerenciamento de Incidente Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Incidente, mostrando como pode ser tratado as requisições dos usuários Durante este módulo iremos: Apresentar o

Leia mais

SERVIÇO CONSULTORIA TELEFÔNICA

SERVIÇO CONSULTORIA TELEFÔNICA SERVIÇO CONSULTORIA TELEFÔNICA HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. INTRODUÇÃO 2. ORGANOGRAMA 3. DIFERENCIAIS 4. BENEFÍCIOS 5. PLANTÕES 24x7 01 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Consultoria Telefônica é um serviço que vem

Leia mais

soluções inteligentes

soluções inteligentes soluções inteligentes Catálogo de soluções NEGÓCIOS INOVADORES Soluções inteligentes, negócios inovadores Empresa Data Center CSC - Centro de Serviços Compartilhados Gestão de Ativos, Licenças e Recursos

Leia mais

SERVIÇO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PRIME

SERVIÇO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PRIME SERVIÇO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PRIME SERVIÇO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PRIME O PRIME é um acordo onde o cliente e a TOTVS que estipulam e se comprometem a um determinado nível de serviço de atendimento

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES. Alexander Perelló de Freitas

GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES. Alexander Perelló de Freitas GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES Alexander Perelló de Freitas O curso Foco Gerencial. Não visa dizer o COMO e sim apresentar conceitos e situações que incitem pensar e discutir o novo. Estruturação: 1º dia

Leia mais

Gestão de Processos. Gestão de Processos na Saúde. Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos

Gestão de Processos. Gestão de Processos na Saúde. Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos Gestão de Processos na Saúde Marcelo.Aidar@fgv.br 1 Gestão de Processos Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos 2 O Ambiente de Negócios e os Stakeholders AMBIENTE DE AÇÃO INDIRETA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO APRESENTAÇÃO DO PROJETO GRUPO BFFC Um dos maiores grupos de alimentação fora do lar no Brasil HOLDING DO VAREJO O PROJETO O QUE É A UC A Universidade BFFC nasceu do entendimento de que investir em educação,

Leia mais

Descubra qual o nível de maturidade do seu Catalogo de Serviço? Valtomir Santos (Kid)

Descubra qual o nível de maturidade do seu Catalogo de Serviço? Valtomir Santos (Kid) Descubra qual o nível de maturidade do seu Catalogo de Serviço? Valtomir Santos (Kid) Kid@hdibrasil.com.br Based on OGC ITIL material. Reproduced under licence from OGC Fig. 4.3 Catálogo de Serviço de

Leia mais

Soluções em Analytics. Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios.

Soluções em Analytics. Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios. Soluções em Analytics Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios. Previsibilidade é a palavra-chave para tomar melhores decisões para sua empresa Uma empresa

Leia mais

Sejam bem-vindos a Secure Service IT.

Sejam bem-vindos a Secure Service IT. Sejam bem-vindos a Secure Service IT. Somos o setor de TI desta empresa, onde atuaremos em conjunto com você para construirmos um ambiente tecnológico eficaz, lhes fornecendo alto desempenho em suas atribuições

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada?

Leia mais

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Tempos de Mudança Mercados Tecnologia Pessoas Papel do Estado Escassez de Recursos Úteis no Longo Prazo Desdobramento dos Recursos 1 Missão Porque é que

Leia mais

Relatório da Pesquisa de Satisfação Setor de T.I.

Relatório da Pesquisa de Satisfação Setor de T.I. Relatório da Pesquisa de Satisfação Setor de T.I. Trabalhe para aperfeiçoar e reter colaboradores. Invista no capital humano e desenvolva o capital intelectual. PESQUISA DE SATISFAÇÃO SOBRE O SERVIÇO DE

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

RESULTADO PREVI FUTURO NOSSO PLANO É REALIZAR OS SEUS.

RESULTADO PREVI FUTURO NOSSO PLANO É REALIZAR OS SEUS. RESULTADO PREVI FUTURO NOSSO PLANO É REALIZAR OS SEUS. Missão Garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável. Visão Ser a melhor administradora de

Leia mais

COMO PREPARAR SEU SAC PARA PÓS-VENDA BLACK FRIDAY

COMO PREPARAR SEU SAC PARA PÓS-VENDA BLACK FRIDAY COMO PREPARAR SEU SAC PARA PÓS-VENDA BLACK FRIDAY POLIANE GOMES COORDENADORA DE ATENDIMENTO Fluxo de Atendimento Atendimento ao cliente Código de Defesa do Consumidor (CDC) Agenda Tratativa no Portal Parceiro

Leia mais

Nosso Trabalho Conhecendo um pouco Sobre o Urbem. Produtos Oferecidos Quais são os módulos oferecidos pela CNM para os Municípios

Nosso Trabalho Conhecendo um pouco Sobre o Urbem. Produtos Oferecidos Quais são os módulos oferecidos pela CNM para os Municípios Nosso Trabalho Conhecendo um pouco Sobre o Urbem 2 Nossa Equipe Saiba um pouco mais do que pensamos e como atuamos Produtos Oferecidos Quais são os módulos oferecidos pela CNM para os Municípios Nossa

Leia mais

Treinamento Presencial: Processos de Compras. Data: 14 de Março de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Processos de Compras. Data: 14 de Março de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Processos de Compras Data: 14 de Março de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

Abertura e Acompanhamento de Chamados

Abertura e Acompanhamento de Chamados Abertura e Acompanhamento de Chamados Embrapa Cerrados Chefia Geral Núcleo de Tecnologia da Informação Planaltina/DF, 25 e 27 de setembro de 2012 Projeto Corporativo Implantar a Central de Serviços baseada

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil técnico 2016 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk ApexBrasil?... 3 O que é o perfil técnico?...

Leia mais

O Valor de Recursos Humanos em Áreas Transacionais

O Valor de Recursos Humanos em Áreas Transacionais O Valor de Recursos Humanos em Áreas Transacionais ANA CRISTINA PIOVAN DUPONT DO BRASIL 10 / Maio / 2018 Agenda Introdução Refletindo sobre uma situação real A mudança O que foi feito Por que fizemos Resultados

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE 2018

RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE 2018 RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE DE 2018 2 SUMÁRIO Apresentação 3 Mensagem da Ouvidoria 4 Missão 5 Canais de Atendimento 6 Nossos números de atendimento e reclamações 7 SAC 7 Atendimento pelo

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo.

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo. Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo www.iapajus.com.br Qual é o ponto em comum entre escritórios que geram resultados lucrativos? Advocacia = Negócio Forma como o escritório cria, entrega e captura

Leia mais

AIG Multinational Insurance. Ciclo de vida de um CMP Controlled Master Program

AIG Multinational Insurance. Ciclo de vida de um CMP Controlled Master Program AIG Multinational Insurance Ciclo de vida de um CMP Controlled Master Program Linha do tempo: do risco à cobertura Através de um CMP - Controlled Master Program, apólices locais emitidas em vários países

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos 2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos 18/08/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Estrutura da Área 2. Processos no Escopo 3. Colaboradores 4. Área de Compras 5. Volumetrias Mensais 6. KPIs

Leia mais

SEJA MAIS UM CONECTADO

SEJA MAIS UM CONECTADO SEJA MAIS UM CONECTADO QUEM SOMOS A RL CONNECT foi criada com objetivo de atender com qualidade e eficiência um público cada vez mais exigente, que procura uma conexão rápida e estável. Possuímos uma infraestrutura

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Fundada em 2015, somos uma Startup que acredita que as experiências, o constante aprendizado, os frequentes ensinamentos, as importantes parcerias firmadas e os cases de sucesso colaboraram

Leia mais

Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos

Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos Uma solução prática p/ a sua realidade Palestrantes: Margarida R. Valente (Johnson&Johnson) Paula M. Oliveira (Colgate Palmolive) Agradecimentos Comitê

Leia mais

Catálogo de Serviços. Qual sua importância, como criar e ajustar de acordo com a necessidade de sua empresa.

Catálogo de Serviços. Qual sua importância, como criar e ajustar de acordo com a necessidade de sua empresa. Catálogo de Serviços Qual sua importância, como criar e ajustar de acordo com a necessidade de sua empresa. O que lhe vem à cabeça quando você ouve falar em Catálogo de Serviços? Burocracia? Paraíso dos

Leia mais

Mecanismos para Implementar a GTI

Mecanismos para Implementar a GTI Governança de TI Mecanismos para Implementar a GTI Um processo que pode ser caótico pois fomenta: o Debates; o Negociações; o Discórdias construtivas; o Educação mútua; o Frustração frequentemente Habilita

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Gerenciamento de Recursos Humanos Introdução

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão s Rildo Versão Santos 51 Rildo @rildosan Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com 1 Segundo

Leia mais

O Fim da Avaliação. Necessidades de Transformação

O Fim da Avaliação. Necessidades de Transformação Porque os atuais sistemas de avaliação estão condenados à extinção Como desenvolver e implantar um sistema de gestão de desempenho alinhado ao negócio A importância da parceria entre lideranças e RH para

Leia mais

Terceirização de TI Gestão de TI 2016/2 Curso de Sistemas de Informação Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre 31 de Outubro de 2016

Terceirização de TI Gestão de TI 2016/2 Curso de Sistemas de Informação Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre 31 de Outubro de 2016 Terceirização de TI Gestão de TI 2016/2 Curso de Sistemas de Informação Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre 31 de Outubro de 2016 Um pouco sobre o Thomas... Thomas Ferrão thomasferrao@gmail.com br.linkedin.com/in/thomasferrao

Leia mais

Bem-vindo ao Circuito de Palestras EXIN 2014 Conheça o novo Portfólio EXIN:

Bem-vindo ao Circuito de Palestras EXIN 2014 Conheça o novo Portfólio EXIN: Bem-vindo ao Circuito de Palestras EXIN 2014 Conheça o novo Portfólio EXIN: Iluminando mentes, capacitando profissionais e protegendo negócios. Segurança da Informação: Práticas de Gestão de Risco da ISO

Leia mais

GESTÃO. Uma mais valia na tranformação dos serviços. Pedro Barbosa, Administrador 26 de Maio de 2017 VENDING LIMPEZA INTEGRADA DE SERVIÇOS

GESTÃO. Uma mais valia na tranformação dos serviços. Pedro Barbosa, Administrador 26 de Maio de 2017 VENDING LIMPEZA INTEGRADA DE SERVIÇOS GESTÃO VENDING LIMPEZA INTEGRADA DE SERVIÇOS ALIMENTAÇÃO MANUTENÇÃO Uma mais valia na tranformação dos serviços GESTÃO DE RESÍDUOS OFFICE SERVICES Pedro Barbosa, Administrador 26 de Maio de 2017 PEST CONTROL

Leia mais

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 Marcio Ferreira A Competição Global Antigamente Custo Operacional Preço da Venda Lucro Hoje Custo Operacional Preço de Mercado Lucro

Leia mais

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos Resultados Gerais 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos O uso da tecnologia de Recursos Humanos nunca foi tão alto na América Latina. Quase 40% das empresas da região contam com uma

Leia mais

Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio. Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores

Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio. Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores Índice INTRODUÇÃO...1 O QUE É O DYNAMICS 365...4 QUAIS OS

Leia mais

A DZOME Consultoria de T.I e Treinamentos, tem hoje clientes ativos, representados por empresas de diversos seguimentos profissionais.

A DZOME Consultoria de T.I e Treinamentos, tem hoje clientes ativos, representados por empresas de diversos seguimentos profissionais. / A DZOME Consultoria de T.I e Treinamentos, tem hoje clientes ativos, representados por empresas de diversos seguimentos profissionais. Isto demonstra nossa capacidade de acompanhar a evolução destes

Leia mais

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO Conheça o ondemand da Lionbridge Todas as empresas usam serviços de tradução Não é apenas a sua organização, a maioria das empresas enfrenta a crescente

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO NO CALL CENTER

TERCEIRIZAÇÃO NO CALL CENTER TERCEIRIZAÇÃO NO CALL CENTER TERCEIRIZAÇÃO DO CALL CENTER Porque terceirizar: vantagens e desvantagens Como garantir a qualidade do serviço terceirizado Economia de custos? A importância da parceria entre

Leia mais

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Desafios e respostas para um ambiente regulatório complexo Atualmente, as empresas enfrentam um cenário de negócios em constante evolução,

Leia mais

Ouvidoria. GDO039.PT Rev. 06

Ouvidoria.  GDO039.PT Rev. 06 Ouvidoria Sumário 1 OBJETIVO... 3 2 ESCOPO... 3 3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS... 3 4 TERMOS E DEFINIÇÕES... 3 4.1 Manifestação... 3 4.2 Ouvidoria... 3 4.3 Ouvidor... 3 5 CONDIÇÕES GERAIS... 3 7 O QUE A OUVIDORIA

Leia mais

PORQUE FAZER UMA PESQUISA DE CLIMA?

PORQUE FAZER UMA PESQUISA DE CLIMA? Introdução PORQUE FAZER UMA PESQUISA DE CLIMA? Algumas pessoas que comandam organizações, ainda são muito resistentes a Pesquisas De Clima Organizacional; acreditam que é perda de tempo, e que esta pesquisa

Leia mais

SIMULADO 01 Governança de TI

SIMULADO 01 Governança de TI SIMULADO 01 Governança de TI 1 - Qual das seguintes é a preocupação mais importante do gerenciamento de TI? a. Manter a TI funcionando b. Fazer com que a tecnologia funcione corretamente c. Manter-se atualizado

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA Como escolher uma boa corretora. Por que fazemos isso? Você já deve ter percebido, por meio de nossos conteúdos, que o incentivamos a investir diretamente

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de Projetos de TI Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementas Carga horária Semestre 1 Business Intelligence Gerência de Qualidade de Software Métodos e Práticas na Engenharia de Requisitos

Leia mais

kaizen.com 19 Abril 2017 Museu do Oriente Entidades Parceiras

kaizen.com 19 Abril 2017 Museu do Oriente Entidades Parceiras kaizen.com Entidades Parceiras 19 Abril 2017 Museu do Oriente kaizen.com EXCELÊNCIA NO SISTEMA DE MELHORIA CONTÍNUA Melhoria Contínua como base do Crescimento da Satisfação Cliente e Vendas PILARES Situação

Leia mais

Guia de Relacionamento com o Suporte Técnico - Escalation List

Guia de Relacionamento com o Suporte Técnico - Escalation List Guia de Relacionamento com o Suporte Técnico - Escalation List Missão, Visão e Contatos Escalation da Linx Microvix Assunto LINX - VISÃO GERAL Melhor Solução A Linx é hoje a maior software house da América

Leia mais