Tatiane Ferreira Oliveira. Capital Intelectual: o bem intangível como diferencial no mercado globalizado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tatiane Ferreira Oliveira. Capital Intelectual: o bem intangível como diferencial no mercado globalizado."

Transcrição

1 111 Capital Intelectual: o bem intangível como diferencial no mercado globalizado. Resumo Tatiane Ferreira Oliveira 1 O objetivo deste trabalho foi identificar e ressaltar a importância do Capital Intelectual, na forma de avaliação do patrimônio empresarial, apresentando algumas formas de avaliação desse bem intangível. A pesquisa foi de caráter bibliográfico, onde demonstrou a importância da evidenciação desse tipo de bem no patrimônio das empresas, como um diferencial de mercado, principalmente no contexto globalizado atual. Existem diversas formas de mensuração desse ativo, não existe uma forma ideal, aceita no meio empresarial. Porém, é necessária a utilização de uma das formas de mensuração, pois a avaliação e demonstração desse ativo tornaram-se um diferencial de mercado para as organizações. Palavras-chaves: Capital Intelectual. Ativo Intangível. Conhecimento. 1 Introdução Houve um período que a avaliação do patrimônio de uma empresa era feito através dos bens tangíveis, daquilo que podia visualizar, era palpável, mas com as constantes mudanças ocorridas no mercado, à globalização, esses bens tangíveis tornaram acessível para qualquer empresa, portanto, voltou-se para descobrir que diferencial as empresas utilizariam para obter vantagem sobre seus concorrentes, o que seria necessário para diferenciar-se no mercado globalizado. A contabilidade ferramenta utilizada para gerar informações econômicas e financeiras para a tomada de decisão evoluiu nas formas de gerar estas informações, dentre estas novas formas, algo que está em questionamento e ainda não há uma forma adequada de ser mensurada, está o Capital Intelectual. O Capital Intelectual é constituído de pessoas que fazem parte de uma organização, que significa talentos mantidos e desenvolvidos. Um capital invisível composto de ativos, onde as contabilidades tradicionais, não visualiza, preocupando unicamente com ativos tangíveis e físicos. Mas deverá demonstrar que o valor de mercado das organizações não será mais apenas de seu valor patrimonial físico, mas deverá acrescentar principalmente o seu capital intelectual. A captação de informações e manipulação destas em prol de uma determinada empresa pode chamar de Capital Intelectual. Não bastam terem informações e não saberem como usa-las, portanto, concluímos que Capital Intelectual nada mais é do que aquilo que 1 Aluna do curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Finanças das FIRB.

2 112 adquirimos durante toda a vida, através de estudos contínuos, inovando a cada dia, criando algo novo sempre, para que o nosso produto seja diferente do concorrente e isso só é adquirido através da simplicidade e de uma análise do que é realmente estrategicamente importante na formação do conhecimento, do saber e do ser através de nossas habilidades. O objetivo principal deste artigo é de conceituar Capital Intelectual, demonstrando sua importância para o contexto empresarial atual, apresentar algumas formas de mensurações desse bem, além de contribuir para divulgação desse novo item que está incorporando as demonstrações contábeis. 2 Capital Intelectual No cenário do mercado atual, o estudo a respeito do Capital Intelectual vem ganhando espaço, visto que o Capital Intelectual está constituído no grupo dos ativos intangíveis que podem agregar valor aos ativos físicos. Surgindo a necessidade de valoração desses bens, ainda que não sejam transcritos nos demonstrativos contábeis, e de enorme significado quanto aos ativos físicos da empresa, como por exemplo: maquinas e equipamento, imóveis, entre outros. Esses valores correspondem ao potencial dos empregados, conhecimento, marcas, patentes. Em outras palavras, estes conjuntos de bens intangíveis correspondem ao Capital Intelectual. Antunes (2000) retrata que a urgência da contabilidade em considerar determinados ativos intangíveis na mensuração do real valor das empresas parece ser algo em comum. Sá (1996) relata que o principal ativo da Microsoft é o Bill Gates. A justificativa dessa afirmação é o fato de a Microsoft valer mais do que a empresa fatura. Alcântara (1995) relata que o custo tangível do Windows 95, produto da Microsoft, representa 10% do valor total, sendo a diferença atribuída a conhecimento, visto que, o conhecimento é um dos fatos que mais agregam valores a Microsoft. As informações bem como a sua transformação em conhecimento e sua aplicação deste conhecimento como diferencial competitivo na obtenção dos resultados que determinam o sucesso e a continuidade das organizações não procedem de outra fonte senão do Capital Humano, o ativo intangível que faz a diferença. Visto que os ativos intangíveis são importantes para as empresas, torna-se necessário relatar uma atenção maior por parte da Contabilidade Gerencial e Financeira, a fim de serem melhores mensurados e integrarem o valor patrimonial da organização, pois a inteligência humana e os recursos intelectuais constituem os ativos mais valiosos de qualquer empresa.

3 113 3 A Importância do Capital Intelectual A grande importância que os ativos intangíveis estão sendo nos últimos tempos é notável perante o mercado mundial. Motivado, pelo fato das organizações e os negócios estarem se redefinindo em termos de formato e em meios de transações comerciais. Pelo fato de passarem a dar importância a itens como marcas, patentes, conhecimentos, tecnologia informacional, carteira de cliente. Fatores que agregam valores para às organizações, proporcionando crescimento econômico, o mercado hoje, tão competitivo devemos estar sempre inovando, potencializando os bens intangíveis. O capital intelectual agrega às empresas a função de interligar os funcionários, clientes, fornecedores e parceiros em prol da empresa para que haja um ótimo ambiente entre os mesmos fazendo com o que estejam satisfeitos e orgulhosos do produto que estão colocando no mercado. Para Johnson e Kaplan (1993) ressalta que os valores econômicos de uma empresa não são limitados à soma dos valores de seus ativos tangíveis, pois inclui o valor de seus ativos intangíveis. O capital das empresas não representa apenas um agregado de elementos autônomos, variáveis por acréscimo ou redução, mas, se manifesta como um complexo econômico determinado em função não somente de seus elementos constitutivos, mas também das relações que são de natureza complementar e que se agregam as funções instrumentais. O patrimônio imaterial das empresas è um resultado de aumento de funções do próprio capital material e dos agentes que sobre o mesmo atuam para dinamizá-lo e aumentar-lhe a capacidade de utilidade e eficácia. Por efeito do funcionamento dos capitais e da influência de seus entorno, elementos imateriais. Possa tais fatores, ser adquiridos intencionalmente constituídos, mas possuirão, habitualmente, como característica o poder de uma utilidade que dimana do que não se espelha fisicamente e cuja expressão, é muitas vezes incerta no sistema demonstrativo contábil tradicional, quase sempre oculta. (Lopes de Sá, 2000) Segundo Booth (1998) confirma tais assertivas mencionadas que, financeiramente, a principal característica da economia de mercado atual é que a soma dos custos de uma companhia (incluindo o custo de capital) não é necessariamente equivalente ao preço de mercado de suas ações, de clientes a motivação e o comprometimento dos empregados, ou, seja constitui-se no capital intelectual da companhia. O Capital Intelectual induz o interesse das pessoas na busca de novos conhecimentos, observa-se que em todos os conceitos descritos, o aspecto de valorização do conhecimento, vem como um fator de distinção das empresas, mas o diferencial de uma empresa em relação à outra. Passou-se então o elemento humano a ser mais valorizado.

4 114 4 Mensuração A mensuração é um dos processos mais difíceis em se tratando do tema Capital Intelectual, pois consiste na mensuração de ativos intangíveis. Góis (2000) diz que o Capital Intelectual pode afetar e ser afetado pela cultura particular de cada organização, bem como pelos distintos processos e relacionamentos a ela associados. Essa complexa relação cria a necessidade de realizar uma análise rigorosa de modo a mensurar, relatar o Capital Intelectual de uma empresa. Sendo o Capital Intelectual um fator importante em qualquer empresa, uma das maiores dificuldades encontradas a cerca do tema é a mensuração. O Capital Intelectual é usado para diferenciar o ativo intangível dos demais ativos da empresa. Dessa maneira, o valor da empresa é o somatório do Capital Intelectual mais o Capital Físico, representados pelos ativos tradicionais da empresa. Atualmente a mensuração do Capital Intelectual vem sendo um dos principais desafios da contabilidade. Padoveze (2000) sugere um modelo de demonstração do Capital Intelectual no balanço patrimonial da seguinte forma: Quadro 1- O Capital Intelectual no Balanço Patrimonial ATIVO Balanço Tradicional Investimentos tangíveis Bens e direitos Balanço Intelectual Propriedade intelectual Goodwill Tecnologia Competência Outros Capital financeiro Capital Intelectual PASSIVO TOTAL DO ATIVO Fonte: Padoveze (2000, p. 20) TOTAL DO PASSIVO A mensuração do Capital Intelectual gera informações úteis para os gestores, possibilitando uma detalhada verificação da competência dos profissionais geradores de receitas da organização, proporcionando auxilio para tomada de decisões a respeito de pessoas e investimentos. Encontramos diversas formas de avaliação de Capital Intelectual, mas não podemos afirmar qual a forma ideal, ou precisa para determinar o valor do bem intangível.

5 115 O Capital Intelectual é imprescindível em qualquer empresa, dentre as formas existentes, destacaremos os modelos de mensuração: a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil, modelo de Edvinsson e Malone modelo Skandia. 4.1 Diferença entre o Valor de Mercado e o Valor Contábil O valor do Capital Intelectual é obtido através da diferença entre valor contábil e o valor de mercado de uma empresa. Conforme Paiva (2000) o Capital Intelectual é calculado utilizando-se a seguinte equação: CI = VM VC, onde CI = Capital Intelectual; VM = Valor de Mercado e VC = Valor Contábil. Um ponto desfavorável a esse modelo seria o fato de que tanto o Valor de Mercado quanto o Valor Contábil podem estar subestimados, uma vez que ambos interferem no resultado. Esse fato prejudica de forma substancial na avaliação da entidade Modelo de Edvinsson & Malone Modelo Skandia A Skandia foi a primeira empresa que desenvolveu o instrumento denominado Navegador Skandia, visto que ela possuía a missão de incentivar o crescimento e desenvolver o Capital Intelectual como um valor visível que complementasse o Balanço Patrimonial. Este modelo mostra como criar valor financeiro através do capital humano combinado com o capital do cliente, a capacidade de inovação e os processos internos da empresa. Sendo usado como modelo de planejamento de negócios, fornecendo uma perspectiva geral do passado da empresa, seu presente e seu futuro. Edvinsson e Malone (1998) determinaram vários índices e indicadores, agrupados nas seguintes áreas: foco financeiro; foco clientes; foco processo; foco renovação e desenvolvimento; e foco humano. Para esses focos foram estabelecidos vários indicadores que permitissem verificar o seu desempenho a fim de que no final se chegue a uma equação na qual se possa medir o Capital Intelectual. Foco financeiro: corresponde ao passado da empresa, o Balanço Patrimonial; Foco no cliente e foco no processo: visualiza-se o presente e as atividades da entidade, destacam-se o Capital Intelectual e o Capital Estrutural;

6 116 Foco na renovação e desenvolvimento: constitui a outra parte do Capital Estrutural, mede como a eficácia da entidade está ocorrendo; Foco humano: corresponde à entidade propriamente dita, nesta área está incluso o conhecimento, a estratégia, o valor humano propriamente dito. Para cada um desses focos foram estabelecidos indicadores que permitem medir o seu desempenho. A fim de estabelecer uma equação que traduzisse em um número o valor do Capital Intelectual, a Skandia estabeleceu os seguintes passos: 1. Identificar um conjunto básico de índices que possa ser aplicada a toda a sociedade com mínimas adaptações. 2. Reconhecer que cada organização possa ter um Capital Intelectual adicional que necessite ser avaliado por outros índices. 3. Estabelecer uma variável que capte a não tão-perfeita previsibilidade do futuro, bem como a dos equipamentos, das organizações e das pessoas que nela trabalham. Assim sendo, chegou à seguinte fórmula (Edvinsson & Malone, 1998, p.166): Capital Intelectual Organizacional = ic Onde: C = Valor monetário do Capital Intelectual i = Coeficiente de Eficiência O valor de C é obtido a partir de uma relação que contém os indicadores mais representativos de cada área de foco, avaliados monetariamente, excluindo os que pertencem mais propriamente ao Balanço Patrimonial. Esses indicadores referem-se ao exercício social: Receitas resultantes da atuação em novos negócios. Investimento no desenvolvimento de novos mercados. Investimento no desenvolvimento do setor industrial. Investimento no desenvolvimento de novos canais. Investimento em Tecnologia da Informação (TI) aplicada a vendas, serviço e suporte. Investimento em TI aplicado à administração. Novos equipamentos de TI. Investimento no suporte aos clientes. Investimento no serviço aos clientes. Investimento no treinamento de clientes. Despesas com clientes não-relacionadas ao produto. Investimento no desenvolvimento da competência dos empregados. Investimento em suporte e treinamento relativo a novos produtos para os empregados.

7 117 Treinamento especialmente direcionado aos empregados que não trabalham nas instalações da empresa. Investimento em treinamento, comunicação e suporte direcionados aos empregados permanentes em período integral. Programas de treinamento e suporte especialmente direcionados aos empregados temporários de período integral. Programas de treinamento e suporte especialmente direcionados aos empregados temporários de tempo parcial. Investimento no desenvolvimento de parcerias / joint-ventures. Upgrades no sistema. Investimentos na identificação da marca (logotipo/ nome). Investimento em novas patentes e direitos autorais. O Índice de Coeficiente de Eficiência do Capital Intelectual é obtido por meio dos indicadores mais representativos de cada área de foco expressos em porcentagens, quocientes e índices, cuja média aritmética dos índices permite colocá-los em uma porcentagem única. Esses parâmetros referem-se ao presente: 1. Participação de mercado (%). 2. Índice de Satisfação dos Clientes (%). 3. Índice de liderança (%). 4. Índice de Motivação (%). 5. Índice de investimento em Pesquisa & Desenvolvimento / Investimento total (%). 6. Índice de horas de treinamento (%). 7. Desempenho / Meta de qualidade (%). 8. Retenção dos empregados (%). 9. Eficiência administrativa / Receitas (%). Verifica-se que a fórmula apresentada pela Skandia mede o Capital Intelectual em função da quantidade de investimentos, medidos em termos monetários, realizados nos elementos que podem ser mensurados objetivamente. Por exemplo: investimentos no suporte aos clientes e investimentos em TI aplicada a vendas, serviço e suporte. Estes investimentos poderão impactar a satisfação do cliente ou não. Entretanto, não consideram como Capital Intelectual o valor total do investimento (valor de custo) realizado, mas apenas a proporção que reverterá para a empresa, a médio ou longo prazos, medida em função do índice percentual de satisfação dos clientes (indicador não-

8 118 financeiro). Assim sendo, pode-se concluir que a medida de Capital Intelectual apresentasse, à primeira vista, como um número, portanto, uma mensuração aparentemente objetiva, mas dada a própria natureza de alguns índices, é composta por certo grau de subjetividade. Conclusão O objetivo principal deste artigo foi de conceituar Capital Intelectual, demonstrando sua importância para o contexto empresarial atual, apresentar algumas formas de mensurações desse bem, além de contribuir para divulgação desse novo item que está incorporando as demonstrações contábeis. O Capital Intelectual, figura como um grande referencial de sucesso no meio empresarial, é o que vai determinar o futuro da companhia. O gerenciamento adequado sobre este requisito, às organizações empresariais terá sucesso com suas metas e objetivos e consequentemente, manterem-se competitiva no mercado. Sendo assim, é inevitável que os empresários que almejam o melhor em suas organizações, deverão desenvolver a satisfação profissional de seus funcionários, potencializando suas capacidades. O Capital Intelectual formado de bens intangíveis, como marcas, patentes além do próprio Capital Humano. Entende que o fato de Capital Intelectual ser relativo ao intelecto, que somente seres humanos possuem. Assim sendo, o Capital Intelectual abrange o elemento possuidor de recurso do conhecimento e tudo mais que é resultante da aplicação do conhecimento. Compreender os benefícios que o individuo pode propiciar para as organizações, deverá ser alvo das organizações, identificando pessoas que poderão aperfeiçoar essa relação de causa e efeito. Existem diversas maneiras de se mensurar o capital intelectual, mas há como afirmar qual delas é a melhor, ou que se aproxima de uma mensuração mais real ao mercado. Portanto, é importante ressaltar a necessidade da mensuração desse bem, mensurando haverá parâmetros de valorização da empresa no mercado. Para a contabilidade, embora com todas as dificuldades encontradas na mudança de paradigmas, os contabilistas deverão utilizar alguma forma de evidenciar o Capital Intelectual, embora não seja uma informação obrigatória, podendo ser gerado a nível gerencial, pois vem demonstrando de grande importância no mercado globalizado.

9 119 Porém, constatou-se que o Capital Intelectual é de grande importância e necessidade no contexto empresarial, pois o mercado atual e competitivo será o diferencial entre as empresas detentora do conhecimento. Portanto, este trabalho não exauriu o tema Capital Intelectual, deixando um grande desafio para futuras pesquisas, principalmente nas formas de mensuração desse bem e nas formas de evidenciação. Referências ALCANTARA, Eurípedes. O homem que ficou rico vendendo idéias. Veja, São Paulo: 12 de Junho de GÓIS, Cristina Gonçalves. Capital Intelectual: o intangível do século XXI. Espanha, PAIVA, S. B. Capital Intelectual: um novo paradigma para a gestão dos negócios. Goiânia, ANTUNES, Maria Tereza Pompa. Capital Intelectual: sociedade baseada no conhecimento; sociedade do conhecimento; contabilidade na sociedade do conhecimento; goodwill e capital intelectual. São Paulo: Atlas, SÁ, M. Thereza Antunes. Capital Intelectual: o ativo que não aparece nas demonstrações financeiras. Boletim do Ibracom. São Paulo, maio de EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital Intelectual: descobrindo o valor real de sua identificação de seus valores internos. São Paulo: Markron Books, LOPES DE SÁ, A. Ativo intangível e potencialidades dos capitais. Revista de Contabilidade do CRC SP, São Paulo, n. 13, set PADOVEZE, C. L. Aspectos da gestão econômica do capital humano. Revista de Contabilidade do CRC SP. São Paulo, dez-2000, p. 20. JHONSON, H. T.; KAPLAN, R. S. Contabilidade gerencial: a restauração da relevância da contabilidade nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, BOOTH, R.The measurement of intellectual capital. Management Accounting. nov-1998, p

COMPOSIÇÃO HISTÓRICA DA FORÇA DE TRABALHO USA

COMPOSIÇÃO HISTÓRICA DA FORÇA DE TRABALHO USA Mario Caixeta 1 100% COMPOSIÇÃO HISTÓRICA DA FORÇA DE TRABALHO USA Autor- Stephen Barley 80% Profissionais Liberais e técnicos Vendas 60% 50% Artesãos e similares 40% 20% Agricultores Operários 1900 1920

Leia mais

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL INTELECTUAL Valor agregado aos produtos da organização por meio de informação e conhecimento. Composto: Habilidades e conhecimentos das pessoas Tecnologia Processos

Leia mais

A MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PELA CONTABILIDADE

A MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PELA CONTABILIDADE A MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PELA CONTABILIDADE Débora Simoni Ramlow Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e-mail: deborasr@celesc.com.br Ilse Maria Beuren, Dra Brasil, Universidade

Leia mais

Avaliação dos Intangíveis: Capital Intelectual na valoração das empresas

Avaliação dos Intangíveis: Capital Intelectual na valoração das empresas Avaliação dos Intangíveis: Capital Intelectual na valoração das empresas Lidiane Delesderrier Gonçalves Setembro de 2010 AGENDA 1. BREVE INTRODUÇÃO 2. AVALIAÇÃO DE INTANGÍVEIS 3. O CASO BNDES AGENDA 1.

Leia mais

AVALIANDO ATIVOS INTANGÍVEIS NA ERA DO CONHECIMENTO

AVALIANDO ATIVOS INTANGÍVEIS NA ERA DO CONHECIMENTO AVALIANDO ATIVOS INTANGÍVEIS NA ERA DO CONHECIMENTO Aline Silva Nogueira Click Renata to enter de presenter Faria Franco name Prof. Orientador: Ivando S. de Faria Junho / 04 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1.

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO A IMPORTÂNCIA DA MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO Camila Caetano Pereira de Carvalho 1 Mariana de Paula e Silva Pitarelo 2 Alessandra Fernandes Bichof 3 RESUMO Este trabalhou

Leia mais

INTANGÍVEIS CPC 04 Larissa SCHWERTZ ¹ Odir Luiz FANK ². Palavras chaves: Ativos Intangíveis, organização, mensuração, evidenciação.

INTANGÍVEIS CPC 04 Larissa SCHWERTZ ¹ Odir Luiz FANK ². Palavras chaves: Ativos Intangíveis, organização, mensuração, evidenciação. INTANGÍVEIS CPC 04 Larissa SCHWERTZ ¹ Odir Luiz FANK ² Palavras chaves: Ativos Intangíveis, organização, mensuração, evidenciação. INTRODUÇÃO Encontram-se na organização vários elementos que possuem um

Leia mais

Ativos Intangíveis e Goodwill

Ativos Intangíveis e Goodwill Ativos Intangíveis e Goodwill O conceito de goodwill ainda é motivo de discussão pela sua subjetividade e dificuldade de mensuração. O goodwill é um ativo intangível, assim como contas a receber, despesas

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS

CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS Douglas Ribeiro Lucas, autor Denilson da Silva Lucas, co-autor Vladas Urbanavicius Júnior, co-autor 1 FACESM/Gpde, Av. Presidente

Leia mais

A Necessidade de Demonstrar o Valor dos Ativos Intangíveis

A Necessidade de Demonstrar o Valor dos Ativos Intangíveis A Necessidade de Demonstrar o Valor dos Ativos Intangíveis Bruno Venezia Barreto* RESUMO O principal objetivo desse artigo é mostrar a necessidade de mensurar e demonstrar o valor do seu Ativo Intangível

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade Contabilidade PARTE 1 G Parte 1 Conceitos Conceito de Contabilidade A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer

Leia mais

MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM DESAFIO IMPORTANTE PARA A CONTABILIDADE

MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM DESAFIO IMPORTANTE PARA A CONTABILIDADE MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM DESAFIO IMPORTANTE PARA A CONTABILIDADE Cristiane Cervi Bassan 1 Rogério Hauschildt 2 RESUMO Este trabalho apresenta alguns modelos de mensuração do capital intelectual.

Leia mais

Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica

Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica Autores Zacarias Mendes Magibire Orientador Dalila Alves Corr a 1. Introdução Este artigo aborda uma questão preocupante e atual para a gestão

Leia mais

Revista Contabilidade & Amazônia. Capital Intelectual: Identificação e Tratamento pelos Contabilistas do Município de Sinop no ano de 2007

Revista Contabilidade & Amazônia. Capital Intelectual: Identificação e Tratamento pelos Contabilistas do Município de Sinop no ano de 2007 Revista Contabilidade & Amazônia Disponível em http://www.contabilidadeamazonia.com.br/ Revista Contabilidade & Amazônia, Sinop, v. 1, n. 1, art. 7, pp. 53-61, Jan./Dez. 2008 Capital Intelectual: Identificação

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil

Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil Um dos grandes fatores limitantes ao crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas é a falta de conhecimento e do uso de informações gerenciais no negócio.

Leia mais

CAPITAL INTELECTUAL UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL

CAPITAL INTELECTUAL UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL CAPITAL INTELECTUAL UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL Ana Paula de Castro 1, Jonas Comin de Campos 2 1 Universidade do Vale do Paraíba - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas e

Leia mais

MINUTA DA NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT SP.

MINUTA DA NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT SP. MINUTA DA NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT SP. 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 2) DEFINIÇÕES GERAIS 3) CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS 4) EVIDENCIAÇÃO NA DEMONSTRAÇÃO

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I.

Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I. Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I. Nessa aula, vamos relembrar os métodos de análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, através da

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA FERRAMENTA DE GESTAO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DE INSUMOS AGRICOLAS 1

CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA FERRAMENTA DE GESTAO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DE INSUMOS AGRICOLAS 1 CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA FERRAMENTA DE GESTAO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DE INSUMOS AGRICOLAS 1 Vandriane Fagundes De Souza 2, Euselia Paveglio Vieira 3. 1 Trabalho De Conclusão Do Curso De Graduação

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL Rodney Wernke Antonio Cezar Bornia Resumo: A mensuração do valor do Capital Intelectual não conta ainda com metodologia consolidada.

Leia mais

Capital Intelectual. Capital Intelectual. Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente. Prof. Luiz Antonio

Capital Intelectual. Capital Intelectual. Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente. Prof. Luiz Antonio Intelectual Prof. Luiz Antonio Disciplina: Gestão do Conhecimento 1 Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente 2 CAPITAL INTELECTUAL Conhecimento da empresa, experiência, especialização e diversos

Leia mais

Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial

Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial Unidade 4 Hebert Sá 63 Sumário Introdução... 65 Objetivos... 66 Estrutura da Unidade... 66 Unidade 4: Tópico 1: Informações que Compõem o Passivo

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

Tais procedimentos permitem, também, que a sociedade possa verificar se os recursos públicos estão sendo bem administrados.

Tais procedimentos permitem, também, que a sociedade possa verificar se os recursos públicos estão sendo bem administrados. As entidades do Setor Público, da mesma forma que as empresas e demais organizações privadas, possuem um patrimônio que é movimentado diariamente, demandando registro e controle para que os administradores

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6 QUESTIONÁRIO 6 (Questões Exame de Suficiência 1 2013) 2. Relacione os grupos do Ativo descritos, na primeira coluna, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE BARRETOS AUTOR(ES):

Leia mais

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Normas

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO.

TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. TÍTULO: ANÁLISE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR RURAL, COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: ESTATÍSTICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944, com

Leia mais

Análise Vertical e Horizontal. Análise Empresarial e Financeira Prof: Fernando Aprato

Análise Vertical e Horizontal. Análise Empresarial e Financeira Prof: Fernando Aprato Análise Vertical e Horizontal Análise Empresarial e Financeira Prof: Fernando Aprato 1. Análise de Estrutura ou Vertical A análise de Estrutura, também referida na doutrina como análise Vertical das Demonstrações

Leia mais

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração. 1 CONTABILIDADE 1.1 CONCEITO É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação

Leia mais

Análise dos Relatórios Financeiros P R O FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z M AGANINI

Análise dos Relatórios Financeiros P R O FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z M AGANINI Análise dos Relatórios Financeiros P R O FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z M AGANINI Agenda O que é Contabilidade? O que estuda a Contabilidade Apresentação do que iremos estudar na disciplina de Análise

Leia mais

Capital intelectual: conhecimento, habilidades e competências que geram receitas

Capital intelectual: conhecimento, habilidades e competências que geram receitas Capital intelectual: conhecimento, habilidades e competências que geram receitas Denilson da Silva Lucas Douglas Ribeiro Lucas Este trabalho apresenta alguns modelos de mensuração do, que têm como objetivo

Leia mais

setembro/outubro 2002 nº 137

setembro/outubro 2002 nº 137 22 > Revista Brasileira de Contabilidade [ Considerações acerca dos métodos de avaliação do capital intelectual Rodney Wernke* ] Introdução. O atual estágio da economia internacional combinado com as novas

Leia mais

Sérgio Adriano CONTABILIDADE. Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços. 3.ª edição revista e atualizada

Sérgio Adriano CONTABILIDADE. Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços. 3.ª edição revista e atualizada Sérgio Adriano CONTABILIDADE Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços DESCOMPLICADA DECIFRADA DESMITIFICADA 3.ª edição revista e atualizada 2016 Capítulo 1 Conceitos Básicos 1. CONCEITO DE CONTABILIDADE

Leia mais

Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial

Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial Unidade I - Planejamento Estratégico Pergunta 1 Assinale a alternativa que melhor descreve o planejamento estratégico: a. Os dados são difíceis

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Capital Intelectual. O Grande Desafio das Organizações. José Renato Sátiro Santiago Jr. José Renato Sátiro Santiago. Novatec

Capital Intelectual. O Grande Desafio das Organizações. José Renato Sátiro Santiago Jr. José Renato Sátiro Santiago. Novatec Capital Intelectual O Grande Desafio das Organizações José Renato Sátiro Santiago Jr. José Renato Sátiro Santiago Novatec Sumário Agradecimentos... 11 Sobre os autores... 12 Prefácio... 13 Capítulo 1 Tudo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO SELETIVO - TRIUNL E JUSTIÇ E GOIS GRITO - GESTÃO E RECURSOS HUMNOS Questão isciplina Nível Pergunta lternativa lternativa lternativa C lternativa lternativa Correta 1 dministração Científica está

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada.

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada. Coleção Resumos para 33 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Alexandre Ogata Contabilidade Geral 3 ª edição revista atualizada 2019 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO 1.

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Mensuração do valor do capital intelectual para a valorização do capital social em empresa de base tecnológica

Mensuração do valor do capital intelectual para a valorização do capital social em empresa de base tecnológica Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Mensuração do valor do capital intelectual para a valorização do capital social em empresa de base tecnológica Aline De Mattos Cardoso (FEEVALE) - nessa.theis@gmail.com

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão Estratégica de Vendas b. Área: Administração, Economia e Ciências Contábeis c. Linha de Pesquisa Relacionada: Recursos e Desenvolvimento Empresarial d.

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA GESTÃO DE PESSOAS DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CONTABILIDADE Os recursos

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Contabilidade

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Contabilidade 1. Qual é a lei que rege contabilmente as Sociedades por Ações e qual a lei que alterou e revogou dispositivos da Lei das S/A, respectivamente: a) Lei 11.638 e Lei 10.303; b) Lei 6.404 e Lei 11.638; c)

Leia mais

Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto

Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto O conhecimento tem sido cada vez mais reconhecido como um tema

Leia mais

As Organizações e a Mensuração do Capital Intelectual

As Organizações e a Mensuração do Capital Intelectual As Organizações e a Mensuração do Capital Intelectual O desenvolvimento e avanço tecnológico e da tecnologia da informação provocaram, nas últimas décadas, significativas mudanças na estrutura e no posicionamento

Leia mais

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida CONTROLADORIA Prof. João Carlos de Almeida jalmeida@ecmcobtabil.com.br 1 João Carlos de Almeida Consultor Financeiro Especialista em Custos, Contabilidade e Planejamento com 30 anos de experiência no mercado

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: TEORIA DA CONTABILIDADE Código: CTB-305 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2016.1 Professora:

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 12/06/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 12/06/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 12/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Orçamento Empresarial Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos Básicos Aula

Leia mais

Teoria da Contabilidade (aula 7) Prof. Dr. Felipe Ramos

Teoria da Contabilidade (aula 7) Prof. Dr. Felipe Ramos Teoria da Contabilidade (aula 7) Prof. Dr. Felipe Ramos Aula 7 Elementos das Demonstrações Contábeis Receita e Despesa Conceitos e reconhecimento Mensuração dos elementos das Demonstrações Contábeis O

Leia mais

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO FNQ Interpretação dos Critérios de Excelência PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2010 OBJETIVOS DESTE ENCONTRO Apresentar e facilitar o entendimento dos Critérios da Modalidade Gestão. Entender como demonstrar

Leia mais

CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE DESCOMPLICADA O objeto contábil Accounting follows economics Captura Qual o papel da Contabilidade? Seria então o contador

Leia mais

Seminário. Relatórios Gerenciais - Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas. Outubro Elaborado por: Walter Luiz Quaglio

Seminário. Relatórios Gerenciais - Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas. Outubro Elaborado por: Walter Luiz Quaglio Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL Para ser líder em seu segmento de mercado e garantir vantagem competitiva, as organizações têm que trabalhar com outros recursos valiosos: o conhecimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

Contabilidade Financeira e IFRS INVESTIMENTOS

Contabilidade Financeira e IFRS INVESTIMENTOS Contabilidade Financeira e IFRS INVESTIMENTOS Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Método de Investimentos Permanentes Investimentos em Coligadas em

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Administradores, Conselheiros e Cooperados da Cooperativa de Crédito e Serviços Financeiros de Curitiba e Região Metropolitana

Leia mais

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Análise crítica do desempenho global da organização Considera a análise do desempenho global da organização e não o acompanhamento das atividades, processos

Leia mais

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Planejamento Estratégico Idalberto Chiaventao Arão Sapiro Editora Campus Manual do Planejamento

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Conteúdo Item DISPOSIÇÕES GERAIS 1-12 BALANÇO PATRIMONIAL

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11 de resultados e desempenho - OBJETIVO Propiciar o entendimento de teorias e métodos de avaliação de desempenho e resultados, identificando as competências essências do colaborador e as oportunidades de

Leia mais

Os índices de Liquidez como orientadores na tomada de decisões.

Os índices de Liquidez como orientadores na tomada de decisões. 1. Resumo Os demonstrativos financeiros elaborados pelas empresas, representam as movimentações financeiras de cada uma em determinado período e fornecem informações de grande utilidade para a administração,

Leia mais

Troféu Transparência Comunicação Visual

Troféu Transparência Comunicação Visual Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual Sobre a ANEFAC Entidade sem fins lucrativos fundada há quase 50 anos Cerca de 1600 associados Executivos de finanças, administração e contabilidade Missão Promover

Leia mais

A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor.

A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor. www.fdc.org.br Centro de Referência em Inovação A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor. Prof. Dr. Fabricio Ziviani 2016 Contexto A competição

Leia mais

BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL

BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL Arthur Elias Orlandin 1 Diana de Almeida e Silva 2 INTRODUÇÃO Esta pesquisa apresenta como tema central o Balanced Scorecard e sua

Leia mais

A CPMF: CUSTO OU DESPESA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS?

A CPMF: CUSTO OU DESPESA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS? A CPMF: CUSTO OU DESPESA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS? BLÊNIO CESAR SEVERO PEIXE Moisés Prates Silveira Resumo: O cenário da globalização tem provocado desafios dos mais variados para o mundo empresarial. A competividade

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Prof. Cláudio Alves DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA A Demonstração dos Fluxos de Caixa visa à análise do desempenho financeiro do setor público, permitindo:

Leia mais

CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS

CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS AREA TEMATICA: FINANÇAS CAPITAL INTELECTUAL: CONHECIMENTO, HABILIDADES E COMPETENCIAS QUE GERAM RECEITAS AUTORES DOUGLAS RIBEIRO LUCAS FACESM - FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS DOUGLASRLUCAS@GMAIL.COM

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Prof. Isidro

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Prof. Isidro ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Isidro TRIPÉ DE DECISÕES DA EMPRESA RENTABILIADE NÍVEIS DE ANÁLISE NÍVEL INTERMEDIÁRIO ALAVANCAGM FINANCEIRA ESTRUTURA DE CAPITAL ANÁLISE DA DOAR ESTRUTURA DE

Leia mais

CAPITAL INTELECTUAL: UMA PESQUISA DE CAMPO RAMOS, José Luis G.¹; GOLDACKER, Fabiano²; MARCHI, Jamur Johnas³

CAPITAL INTELECTUAL: UMA PESQUISA DE CAMPO RAMOS, José Luis G.¹; GOLDACKER, Fabiano²; MARCHI, Jamur Johnas³ 1 INTRODUÇÃO CAPITAL INTELECTUAL: UMA PESQUISA DE CAMPO RAMOS, José Luis G.¹; GOLDACKER, Fabiano²; MARCHI, Jamur Johnas³ ¹Administação; ²FAE Blumenau, ³Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do

Leia mais

O IMPACTO DA MATURIDADE DO CAPITAL INTELECTUAL NO DESEMPENHO GERENCIAL DOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS PRIVADOS

O IMPACTO DA MATURIDADE DO CAPITAL INTELECTUAL NO DESEMPENHO GERENCIAL DOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS PRIVADOS O IMPACTO DA MATURIDADE DO CAPITAL INTELECTUAL NO DESEMPENHO GERENCIAL DOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS PRIVADOS Autor: Tobias Kfoury Orientadora: Dra. Suzete Antonieta Lizote ITAJAÍ 2017 OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 12. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 12. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 12 Valter Ferreira 4.26. As definições de receitas e despesas identificam suas características essenciais, mas não são uma tentativa de especificar

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas CFC CPC Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas CFC CPC Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Prof. Cláudio Alves Dentre as Resoluções editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, temos a 750/93, com suas alterações, como sendo uma das mais importantes. Podemos

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL Profª Divane Silva Objetivos Gerais Desenvolver com os alunos conhecimentos necessários para as seguintes competências: Avaliar os fundamentos teóricos da contabilidade

Leia mais

O IMPACTO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS NOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA

O IMPACTO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS NOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA O IMPACTO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS NOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA Prof.ª Dr.ª Isabel Cristina Gozer Pedro Vinicius Silva Cunha Willer Carlos de Oliveira INTRODUÇÃO

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais

TÍTULO: EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DOS ALUNOS DE PRIMEIRO ANO DA FACULDADE

TÍTULO: EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DOS ALUNOS DE PRIMEIRO ANO DA FACULDADE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DOS ALUNOS DE PRIMEIRO ANO DA FACULDADE

Leia mais

Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários

Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários Curso de Especialização em Gerenciamento da Construção Civil Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários Prof. MSC Miguel Adriano Gonçalves 1- Funções da administração financeira Setor

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ DECRETO Nº 34-A, DE 28 DE AGOSTO DE 2012. Estabelece o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis

Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Observação: Este sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Resultado Abrangente. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Resultado Abrangente. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Resultado Abrangente Prof. Cláudio Alves Demonstração do Resultado do Exercício Parte 2 Demonstração do Resultado Abrangente Esta demonstração

Leia mais

04/10/2010. Fernando Zaidan. Palestra: A Utilização do Capital Intelectual e a sua Retenção

04/10/2010. Fernando Zaidan. Palestra: A Utilização do Capital Intelectual e a sua Retenção Evento: Conhecimento Organizacional para um novo mundo: porque é importante para sua empresa? Palestra: A Utilização do Capital Intelectual e a sua Retenção Fernando Zaidan 2 Ponto de Partida Contar uma

Leia mais

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard A Busca da Eficiência BSC Balanced Scorecard Contexto Histórico Planejamento utilizado inicialmente pela administração pública GOVERNOS Planejamento Orçamentário Setor Privado: gerente financeiro da DuPont

Leia mais

Contabilidade Básica I Seção 2 Definições

Contabilidade Básica I Seção 2 Definições Contabilidade Básica I Seção 2 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade. Capital social Capital social é o montante necessário para se constituir

Leia mais

Caracterização da Contabilidade Gerencial PROFª MILKA MEDEIROS HTTPS://SITES.GOOGLE.COM/SITE/MMEDEIROSACADEMICO

Caracterização da Contabilidade Gerencial PROFª MILKA MEDEIROS HTTPS://SITES.GOOGLE.COM/SITE/MMEDEIROSACADEMICO Caracterização da Contabilidade Gerencial PROFª MILKA MEDEIROS MILKAMEDEIROS.UFPE@GMAIL.COM HTTPS://SITES.GOOGLE.COM/SITE/MMEDEIROSACADEMICO Introdução Caracteriza-se Contabilidade Gerencial o segmento

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público NBC T 16 Parte 1 Prof. Cláudio Alves Tendo em vista o processo de internacionalização que está acontecendo com a Contabilidade

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. Contabilização e Avaliação de Instrumentos Financeiros. Agosto Elaborado por:

Palestra. expert PDF. Trial. Contabilização e Avaliação de Instrumentos Financeiros. Agosto Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell Discipl: Gestão de Pessoas Profa. Silvia Ferreira Mac

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1

Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1 Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1 Objetivos dos Relatórios Financeiros Desem -penho Fluxos de Caixa Posição Financeira e Patrimonial Usuário Externo Propriedade X Gestão Projeção do Futuro Fluxos

Leia mais