ICMS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS DE TRANSPORTES INTERMUNICIPAL E INTERESTADUAL E DE COMUNICAÇÃO ICMS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ICMS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS DE TRANSPORTES INTERMUNICIPAL E INTERESTADUAL E DE COMUNICAÇÃO ICMS"

Transcrição

1 ICMS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS DE TRANSPORTES INTERMUNICIPAL E INTERESTADUAL E DE COMUNICAÇÃO ICMS 07/04/2016

2 ICMS Aspectos Gerais Descrição O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) é um imposto estadual e somente os governos dos Estados do Brasil e do Distrito Federal têm competência para instituí-lo. Cada estado possui autonomia para estabelecer suas próprias regras de cobrança do imposto, respeitando as regras previstas na Lei. Dispositivo Constitucional O ICMS está presente na Constituição Federal de 1988 (art. 155, II) e regulamentado pela Lei Complementar 87/1996, a chamada "Lei Kandir". Cada Estado institui o tributo por alíquota, a qual é regulamentada através de Decreto, o chamado "regulamento do ICMS" ou "RICMS", que é uma consolidação de toda a legislação sobre o ICMS vigente no Estado, e é aprovada por Decreto do Governador.

3 Constituição Federal 1988 Permite que estados e Distrito Federal instituam o ICMS; Art. 155 dispões sobre o ICMS (capítulo do Sistema Tributário Nacional); 1º - autoriza a cobrança do imposto; 2º - apresenta os desdobramentos para a cobrança do imposto

4 Constituição Federal º - apresenta os desdobramentos para a cobrança do imposto: I. Imposto tem como característica principal a não-cumulatividade: imposto pago nas operações anteriores será passível de compensação com débitos existentes. Sendo compensado em cada operação; II. Isenção ou não-incidência: a) a isenção não implicará em crédito para compensação nas operações ou prestações seguintes; b) a isenção ou não incidência acarretará anulação do crédito relativo às operações anteriores.

5 Quadro: Princípio da Não Cumulatividade Variáveis Circulação da Mercadoria Estágio (n) 1º 2º 3º 4º 5º Contribuinte Alfa Beta Gama Tetra Consumidor Final Transação Compra Venda Compra Venda Compra Venda Compra Venda Compra Valor da Mercadoria 66,67 100,00 100,00 150,00 150,00 225,00 225,00 337,50 337,50 Imposto a Pagar (10%) 10,00 15,00 22,50 33,75 Crédito do Imposto 6,67 10,00 15,00 22,50 Imposto Pago (10,00-6,67) = 3,33 (15,00-10,00) = 5,00 (22,50-15,00) = 7,50 (33,75-22,50) = 11,25 33,75 Imposto pago em toda a cadeia ( 6,67 + 3,33 + 5,00 + 7, ,25 ) = 33,75

6 ICMS - Não incidência Não incidência de ICMS : determinados produtos, serviços ou operações são dispensados do ICMS. Mesmo existindo o fato gerador, o imposto não incidirá sobre: a) Operações que destinem mercadorias, produtos primários, industrializados, semielaborados e serviços ao exterior; b) Saída de peça, ferramenta, máquina, veículo, equipamento e outros utensílios, integrados ao ativo fixo, desde que devam retornar ao estabelecimento de origem ou outro do mesmo titular; c) Operações com livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão; d) Operações de arrendamento mercantil, não compreendida a venda de bem arrendado ao arrendatário, e e) Algumas outras operações não especificadas.

7 ICMS - Não incidência Operação de exportação: a saída de mercadoria realizada com o fim específico de exportação para o exterior, destinado a: Empresa comercial exportadora, inclusive Trading ou outro estabelecimento da mesma empresa; e Armazém alfandegário ou entreposto aduaneiro.

8 ICMS Imposto Indireto: cuja característica é o repasse do seu valor incluído na venda para o consumidor na etapa seguinte. Processo termina com a venda ao consumidor final; Seletivo: poderá ser seletivo, em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços (Art. 155, 2º,III CF/88). Produtos de primeira necessidade podem ser tributados com alíquotas inferiores aos demais produtos.

9 ICMS - Art. 155, 2º, IV, V,VI,CF/88 O Senado Federal é o responsável pela definição das alíquotas aplicadas nas operações interestaduais (Art. 155, 2º, IV, CF/88); Facultado ao Senado Federal estabelecer alíquotas mínimas e máximas internas (Art. 155, 2º, V a e b, CF/88). As alíquotas internas nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços não poderão ser inferiores às previstas para as operações interestaduais (Art. 155, 2º, VI, CF/88).

10 ICMS Art 155, 2º, VII a e b, VIII VII. Em relação às operações que destinem bens e serviços a consumidor final localizados em outro Estados, adotar-se-á: a) alíquota interestadual quando destinatário for contribuinte; b) A alíquota interna, quando o destinatário não for contribuinte do imposto; VIII. Na hipótese a caberá ao Estado da localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual;

11 ICMS Art 155, 2º, VII a e b, VIII Nas vendas para outros estados, somente será aplicada alíquota interestadual no caso de comprados contribuinte do ICMS. Se a venda não for para contribuinte do ICMS, a empresa vendedora utilizará a alíquota interna do seu Estado.

12 ICMS Fato Gerador Incidência: Fato Gerador a) Operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares; b) Prestação de serviços de transportes interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias, e valores; c) Prestação onerosa de serviços de comunicação, por qualquer meio; d) Fornecimento de mercadorias com prestação de serviços não compreendidos na competência tributária dos municípios ou sujeitas ao ISS. Tributação separada do ICMS sobre as mercadorias; e) Entrada de bem ou mercadoria importados do exterior (PF ou PJ); f) Serviços prestados em outros países ou que tenha se iniciado no exterior; g) Sobre a entrada no território do Estado, destinatário, de petróleo, inclusive, lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos derivados de petróleo e de energia elétrica quando destinados à comercialização/industrialização

13 ICMS incidirá também(art. 155, 2º, IX) Neste inciso é destacado que nas importações de produtos do exterior e também nas vendas de mercadorias com serviços não alcançados pelo ISS; ICMS na importação pertence ao Estado onde estiver domiciliada a pessoa física ou jurídica. A empresa que adquirir bens e produtos importados utiliza o ICMS pago na importação como crédito para compensar suas saídas tributadas.

14 ICMS Fato Gerador O fato gerador do ICMS diferencial de alíquotas ocorre (art. 4º, 1º, II e VIII do RCTE): Na entrada, no território goiano, de mercadoria ou bem oriundos de outro Estado, ainda que o imposto não tenha sido cobrado na origem, adquiridos por: a) contribuinte e destinados a uso, consumo final ou integração ao ativo imobilizado do estabelecimento; b) não contribuinte; Na utilização de serviço de transporte ou de comunicação, cuja prestação iniciada em outro Estado, ainda que o imposto não tenha sido cobrado na origem, adquiridos por: a) contribuinte, desde que não esteja vinculada à operação ou prestação subsequente; b) não contribuinte;

15 ICMS não-incidirá (Art 155, 2º, X) Sobre as exportações não serão tributadas o ICMS, atendendo ao acordo com a OMC Organização Mundial do Comércio; Na exportação é permitido aproveitar o crédito obtidos na compra de insumos e matéria prima utilizados no produto exportado; Sobre operações que destinem a outros Estados de petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados e energia elétrica (obs.: o petróleo é explorado em áreas da União, ex.: Bacia de Campos); A tributação do ICMS é transferida para o momento do consumo. Sobre o ouro, nas hipóteses definidas no art. 153, 5º (Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros); Nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita.

16 ICMS IPI não integra BC(Art 155, 2º, XI) O IPI não compõe a base de cálculo do ICMS nas operações realizadas entre contribuintes para industrialização ou comercialização. O que não ocorre no caso de aquisição de bens para o ativo imobilizado; EX.: Empresa adquire uma geladeira para revenda R$ 1.000,00, mais R$ 100 de IPI. Totalizando 1.100,00. Cálculo do ICMS (alíquota de 17%) = 170,00 Se a empresa tivesse adquirido a geladeira para utilizar na empresa, o ICMS seria calculado incluindo o IPI.

17 ICMS ( Art 155, 2º, XII) Cabe à Lei Complementar: a) definir seus contribuintes; b) dispor sobre substituição tributária; c) disciplinar o regime de compensação do imposto; d) fixar, para efeito de sua cobrança e definição do estabelecimento responsável, o local das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços; e) excluir da incidência do imposto, nas exportações para o exterior, serviços e outros produtos além dos mencionados no inciso X, a ; f) prever casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias; g) regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados. h) definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará o disposto no inciso X, b ; i) fixar a base de cálculo, de modo que o montante do imposto a integre, também na importação do exterior de bem, mercadoria ou serviço.

18 ICMS Combustíveis e Lubrificantes (Art. 155, 4º) 4o Na hipótese do inciso XII, h, observar-se-á o seguinte: I nas operações com os lubrificantes e combustíveis derivados de petróleo, o imposto caberá ao Estado onde ocorrer o consumo; II nas operações interestaduais, entre contribuintes, com gás natural e seus derivados, e lubrificantes e combustíveis não incluídos no inciso I deste parágrafo, o imposto será repartido entre os Estados de origem e de destino, mantendo-se a mesma proporcionalidade que ocorre nas operações com as demais mercadorias; III nas operações interestaduais com gás natural e seus derivados, e lubrificantes e combustíveis não incluídos no inciso I deste parágrafo, destinadas a não contribuinte, o imposto caberá ao Estado de origem; IV as alíquotas do imposto serão definidas mediante deliberação dos Estados e Distrito Federal, nos termos do 2o, XII, g, observando-se o seguinte: a) serão uniformes em todo o território nacional, podendo ser diferenciadas por produto; b) poderão ser específicas, por unidade de medida adotada, ou ad valorem, incidindo sobre o valor da operação ou sobre o preço que o produto ou seu similar alcançaria em uma venda em condições de livre concorrência; c) poderão ser reduzidas e restabelecidas, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b.

19 ICMS - CONTRIBUINTE Qualquer pessoa física ou jurídica, que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que se iniciem no exterior. A pessoa física ou jurídica que: a) importe mercadorias ou bens do exterior, qualquer que seja a sua finalidade; b) seja destinatária de serviço prestado no exterior ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior; c) adquirida em licitação mercadorias ou bens apreendidos ou abandonados; d) adquira lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos derivados de petróleo e energia elétrica oriundos de outro Estado, quando não destinados à comercialização ou à industrialização.

20 ICMS BASE DE CÁLCULO A base de calculo do ICMS será determinada pela ocorrência dos fatores geradores previstos pela Lei Complementar N 87/96. O 1 o do Art. 13 da Lei Complementar 87/96 dispõe que, Integra a base de cálculo do ICMS.

21 ICMS BASE DE CÁLCULO O 1 o do Art. 13 da Lei Complementar 87/96 dispõe que integra a base de cálculo do ICMS. I - o montante do próprio imposto, constituindo o respectivo destaque mera indicação para fins de controle; II - o valor correspondente a: a) seguros, juros e demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, bem como descontos concedidos sob condição; b) frete, caso o transporte seja efetuado pelo próprio remetente ou por sua conta e ordem e seja cobrado em separado. Não integram a BC o montante do IPI, quando operação realizada entre contribuintes do ICMS.

22 ICMS BASE DE CÁLCULO Exemplos: 1. A Cia Casa 1 recebe sua conta de energia no valor de R$ A base de cálculo para o ICMS será pago pela distribuidora de energia; 2. A Cia Casa 2, indústria de caminhões. Vende para revendera valor R$ = a base de cálculo do ICMS, deduzindo os valores de ICMS pagos nos insumos utilizados para a produção do caminhão.

23 ICMS BASE DE CÁLCULO Exemplos: 4. O Restaurante Casa 3 serviu em uma sexta-feira, 250 pratos, por 20,00 cada. A base de calculo do ICMS será de R$ 5.000, podendo abater o imposto sobre os produtos utilizados no preparo da refeição; 5. A Padaria Casa 4, vendeu 500 pães, por R$ 0,20 cada. A base de cálculo do ICMS será R$ 100,00, podendo abater o imposto pago na entrada dos insumos (trigo, ovos, etc). 6. A linha de ônibus que faz trajeto entre Goiânia e Anápolis, transportou 600 passageiros, com passagem a R$ 4,50. A base de cálculo do ICMS será R$

24 ICMS BASE DE CÁLCULO A base de cálculo do ICMS inclui os valores pagos a título de seguros, juros e demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, além de deduzir os descontos incondicionais concedidos; nas operações de vendas para contribuintes do imposto (PJ) em operações para comercialização e industrialização não integra a base de cálculo do ICMS o IPI (imposto sob produtos industrializados ).

25 ICMS BASE DE CÁLCULO Exemplo: Uma indústria vendeu uma mercadoria para uma loja comercial R$ 1.100, com IPI de R$ 100 (10%) incluído na nota, terá o ICMS calculado sobre R$ 1.000,00 sem considerar o imposto federal. Se o contribuinte for consumidor final a base de cálculo do ICMS será R$ 1.100,00, incluindo o IPI. Para calcular o ICMS a indústria deve saber para qual contribuinte está vendendo e o fim da venda que está realizando.

26 ICMS Base de cálculo ( Exemplo) Exemplo: A Cia Valença (indústria) efetuou a venda para uma empresa comercial de 500 unidades de um produto por R$ 10 cada, com frete de R$ 250,00 e seguro de R$ 50, cobrados na nota fiscal. Além disso, foi dado um desconto comercial de R$ 1,00 por unidade do produto. Para simplificação suponha uma alíquota de 18% de ICMS e 10% de IPI. Considerando que a compra foi para revenda, a base do ICMS é: (+) valor da mercadoria ( sem IPI) (+) Frete cobrado pelo vendedor (+) Seguro cobrado pelo vendedor (-) Descontos incondicionais 500 Base de Calculo = Base do IPI (+) valor da mercadoria (com ICMS) (+) frete cobrado pelo vendedor (+) Seguro cobrado pelo vendedor Base de Cálculo do IPI ICMS destacado na Nota Fiscal ( 18%) = 864 IPI destacado na NF (10%) 530 Assim, o preço final do produto será de R 5.330,00, sendo R$ 530 de IPI e R$ de mercadoria, incluindo frete, seguro e ICMS

27 ICMS Base de cálculo (Importação) Na importação a base de cálculo do ICMS, corresponde a soma dos seguintes fatores:, 1. Valor da mercadoria constantes no documento de importação; 2. II, IPI e IOF; e 3. Quaisquer outros impostos, taxas, contribuições e despesas aduaneiras, valores pagos a repartição alfandegária até o momento do desembaraço; O preço de importação expresso em moeda estrangeira será convertido em moeda nacional pela mesma taxa de câmbio utilizada no cálculo do Imposto Importação. Caso tenha frete, do porto até o estabelecimento do importador, este não integra a base de cálculo do ICMS na importação, pois o transporte ocorre depois do desembaraço aduaneiro.

28 ICMS Base de cálculo (Importação) Exemplo: Uma determinada empresa adquiriu para Ativo imobilizado, uma máquina no valor de R$ 9.000, sendo o preço declarado nos documentos de importação. O valor fixado pela autoridade aduaneira para base do cálculo do imposto de importação foi de US$ Considerando alíquota de 10% para o imposto importação (II), mais IPI de R$ 1.200, R$ 800 de despesas aduaneiras e utilizando uma taxa de câmbio de R$ 2,00, observe como fica a base do ICMS: VALOR FIXADO COM BASE DE CÁLCULO DO II US$ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO ( 10%) US$ SUBTOTAL US$ CÂMBIO UTILIZADO NO CÁLCULO DO II R$ 2,00 SUBTOTAL R$ IPI + DESPESAS ADUANEIRAS R$ BASE DE CÁLCULO DO ICMS R$

29

30 Alíquotas interestaduais Regiões de Destino Regiões de Origens Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, Centro-Oeste e Espírito exceto Espírito Santo Santo Norte 12% 12% Nordeste 12% 12% Centro-Oeste 12% 12% Espírito Santo 12% 12% Sudeste 7% 12% Sul 7% 12%

31 Nas operações e prestações interestaduais - Goiás Em operação ou prestação interestadual que se destine bem ou serviço a consumidor final não contribuinte: 17% Em operação ou prestação interestadual quando o destinatário for contribuinte do imposto localizado : 12% Em operação destinada ao exterior: 4%

32 exemplo PAPELARIA: contribuinte do ICMS Adquire material para uso ou consumo, (Uísque e Vodca) proveniente do Estado de São Paulo, com destino a Goiás, no valor de R$ 5.000,00. Total da Nota Fiscal: R$ 5.000,00 Alíquota do ICMS: 7% ( alíquota interestadual) Valor do ICMS: R$ 350,00 (devido ao Estado de SP) Cálculo do diferencial de alíquota: ICMS devido na Operação Interna: 27% (R$ 5.000,00 x 27% = R$ 1.350,00) Diferencial de Alíquota devido: R$ 1.350,00 R$ 350,00 = R$ 1.000,00 (devido ao Estado de GO)

33 exemplo Exemplo 02: Empresa Não Contribuinte do ICMS ou uma Pessoa Física ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE OU UMA PESSOA FÍSICA: Adquire material para uso ou consumo, (Uísque e Vodca) proveniente do Estado de São Paulo, com destino a Goiás, no valor de R$ 5.000,00. Cálculo do Fundo de Combate a Pobreza - PROTEGE A empresa de SP que está vendo o produto para Goiás, deverá apurar o PROTEGE em guia separa do ICMS diferencial de alíquota, sendo da seguinte forma: Total da Nota Fiscal de Compra do Produto: R$ 5.000,00 Adicional de 2% (PROTEGE) Cálculo = 5.000,00 * 2% = 100,00 Devendo gerar uma guia com o valor de R$ 100,00 e recolher para o Estado de Goiás.

34 ICMS Fato Gerador Observações: 1. Fornecimento de alimentação e Bebidas Apesar desta atividade envolver, também serviços, há a incidência exclusivamente do ICMS sobre o preço total. 2. Prestação de serviço de transporte - Transportes dentro do município cobra-se ISS; - O imposto pertence e é devido ao Estado onde teve início o transporte (fato gerador); - Quando a coleta de pessoas, bens, mercadorias e valores em mais de um Estado, o ICMS é devido em cada um deles com base no preço de cada prestação; - Se o transporte for iniciado no exterior e contratado em etapas, haverá incidência do ICMS no serviço prestado no território brasileiro.

35 ICMS Fato Gerador Observações: 3. Prestação de Serviços de Comunicação O ICMS incide apenas sobre a prestação onerosa de serviços de comunicação, por qualquer meio ( telefone, televisão, satélite, etc.). Não há incidência sobre as TVs abertas, mas há incidência sobre as TVs fechadas (assinaturas). 4. Entrada de mercadoria ou bem importado O ICMS é devido sobre a entrada de bem ou mercadoria para qualquer finalidade ou destinação. Por Pessoa Física ou Jurídica. Fato gerador no momento do desembaraço aduaneiro do produto importado; O ICMS é devido ao Estado de domicílio ou do estabelecimento do adquirente cobrado antes da mercadoria entrar no estabelecimento do adquirente. - Ex.: Mercadoria destinada a empresa importadora domiciliada em Goiás, importação processada no Porto de Vitória-ES, ICMS devido a Goiás.

36 ICMS Fato Gerador Observações: (continuação...) 4. Entrada de mercadoria ou bem importado GUERRA DOS PORTOS Para tentar acabar com a chamada Guerra dos Portos, o Senado Federal edita, em 25 de abril de 2012, para vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013, a Resolução nº 13, estabelecendo a alíquota de 4% nas operações interestaduais com mercadorias importadas. A alíquota de 4% é aplicada nas operações interestaduais com mercadorias ou bens importados que: - Não tenham sido submetidos a processo de industrialização; - Ainda que submetidos a qualquer processo de transformação, beneficiamento, montagem, acondicionamento, recondicionamento, renovação ou recondicionamento, resultem em mercadorias ou bens com Conteúdo de Importação (CI) superior a 40% sendo que, o CI corresponde ao percentual do quociente entre o valor da parcela importada do exterior e o valor total da operação de saída interestadual da mercadoria ou bem.

37 Considerações finais Considerando que o ICMS é um imposto não-cumulativo, ou seja, do imposto devido em cada operação será abatido o valor pago na operação anterior, é assegurado ao contribuinte o direito de creditarse do imposto anteriormente cobrado relativo a mercadoria entrada (real ou simbolicamente) em seu estabelecimento. Desta forma, ressalta-se que só pode gerar crédito a ocorrência das seguintes situações: As entradas de mercadorias destinadas à revenda; As entradas de insumos (matéria-prima, material de embalagem, produtos intermediários etc.) utilizados na elaboração de produto destinado à venda, cujas saídas sejam tributadas; O serviço de transporte vinculado à estas operações, e sendo as mesmas tributadas; As aquisições de bens do Ativo Imobilizado, observado as limitações e condições impostas pela Lei Complementar 87/96, alterada pela Lei Complementar 102/2002; As aquisições de materiais de uso e consumo, a partir de 01/01/2020. (Ver art. 33, inciso I, da Lei Complementar 87/1996.)

38 Benefício Fiscal É o subsídio concedido pelo Estado, na forma de renúncia total ou parcial de sua receita decorrente do imposto, relacionado com incentivo em futuras operações ou prestações nas atividades por ele estimuladas. (Artigo 81 do RCTE-GO). São considerados Benefícios Fiscais: a) Isenção; b) Redução de base de cálculo; c) O crédito outorgado; d) A manutenção de crédito;

39 Crédito outorgado Os créditos outorgados (também conhecidos como presumidos) se refere a um crédito que não necessariamente corresponderiam ao real se fosse seguido o sistema regular de créditos e débitos. Em regra, confere ao contribuinte a opção de se creditar de um valor presumido em substituição ao aproveitamento de quaisquer outros créditos. Normalmente o valor do crédito presumido é calculado pela aplicação de uma determinada alíquota sobre o valor do imposto devido na operação. O benefício do crédito outorgado é apresentado no artigo 62 e no Anexo III do RICMS. Exemplo: Valor da operação: R$ 5.000,00 Alíquota aplicada: 12% ICMS = R$ 5.000,00 x 12% = R$ 600,00 Crédito presumido: 20% sobre o ICMS devido = R$ 120,00 Valor efetivamente recolhido = R$ 480,00

40 Exemplos de calculo ICMS NA COMPRA Exemplo: A Empresa Issê Emiésse Ltda. comprou, à prazo, unidades de mercadorias por R$ 160,00 cada, com ICMS de 12%. O valor total da compra corresponde a R$ ,00. Este valor deve ser creditado a Fornecedores, visto que a compra foi efetuada à prazo. O valor do ICMS que será recuperado é igual a 12% sobre o valor da compra (R$ ); neste caso, R$ , que serão debitados à conta ICMS a Recuperar : D: ICMS a Recuperar R$ D: Estoque (ou Mercadorias) R$ C: Fornecedores (valor bruto da compra) R$

41 Exemplos de calculo ICMS VENDAS DE MERCADORIAS Exemplo: A Empresa Issê Emiésse Ltda. vendeu unidades de mercadorias por R$ 220,00 cada, sendo 30% à prazo e o restante à vista, com ICMS de 17%. O total da venda corresponde a R$ ,00. Deste valor, 30% se deu à prazo e 70% à vista. 30% de R$ é igual a R$ (à prazo), e 70% do mesmo valor equivale a R$ (à vista). A contabilização destes valores se dá em uma conta de resultado, reconhecendo-se a receita, em contrapartida das contas para vendas à vista e à prazo: D: Clientes R$ D: BCM (Banco Conta Movimento) R$ C: Receita de Vendas (conta de resultado) R$

42 Exemplos de calculo ICMS VENDAS DE MERCADORIAS Além disso, deve-se, ainda, lançar o ICMS à alíquota de 17%, conforme informado na questão. 17% de R$ valem R$ ,00: D: ICMS s/ Vendas (conta de resultado/despesa) R$ C: ICMS a Recolher (conta patrimonial/obrigação) R$

43 Diferencial de Alíquota O diferencial de alíquota ou popularmente conhecido como DIFAL, é uma obrigação já conhecida de longa data pelos contabilistas nas operações interestaduais para consumidor final contribuinte. A Emenda Constitucional 87/2015 que altera os incisos VII e VIII do 2º do Artigo 155 da Constituição Federal e o convênio ICMS 93/2015 introduz uma novidade: a aplicação do DIFAL para operações interestaduais para consumidor final não contribuinte.

44 Diferencial de Alíquota é um instrumento usado para proteger a competitividade do estado onde o comprador reside. A entrada, no território goiano, de mercadoria ou bem oriundos de outro Estado, adquiridos por contribuinte e destinados a uso, consumo final ou integração ao ativo imobilizado do estabelecimento, é fato gerador do ICMS, devendo ser recolhido o diferencial de alíquotas. diferença existente entre a alíquota interestadual e a efetivamente aplicada para as operações e prestações internas com a mercadoria em questão.

45 DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA (Impactos Operacionais da EC 87/15): 1) Operação para não contribuinte consumidor final de produtos com alíquotas interna de 17%. a) Empresa, de São Paulo, faz venda de uma televisão de 32 polegadas para consumidor final no Ceará, não contribuinte do ICMS, no valor de R$ 1.000,00. b) Prestação do serviço de transporte no valor de R$ 110,00, a pagar no destino. Frete realizado pela Transalma Log EPP, de São Paulo, optante do Simples Nacional. c) Em vez de aplicar a alíquota interna para o respectivo produto, com a entrada em vigência da EC 87/15, o vendedor irá destacar alíquota interestadual, que no caso será de 7%(oriunda do Sul e Sudeste). Em relação à prestação de serviço de transporte não tem destaque de ICMS por ser do Simples Nacional. d) A operação com televisão e a prestação do serviço de transporte tem alíquotas internas no Ceará de 17%.

46 DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA (Impactos Operacionais da EC 87/15):

47 DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA (Impactos Operacionais da EC 87/15):

48 Fundo de Combate à Pobreza O FCP é um adicional ao ICMS de no máximo 2% nas operações de alguns produtos. Teoricamente, este dinheiro deverá ser utilizado pelo estado para programas públicos voltados à nutrição, habitação, educação e saúde, incluindo ações voltadas à crianças e adolescentes e à agricultura familiar. A lista de produtos cobertos pelo FCP dependerá da legislação de cada estado. Em Goiás este fundo se chama PROTEGE (Proteção Social do Estado de Goiás) e já cobrado a muito tempo sobre as operações com os produtos relacionadas no Anexo XIV do RCTE- GO. Exemplo de mercadorias que deve ser recolhido o adicional de 2% para o PROTEGE Cervejas de malte, inclusive chope Uísques Vodca Perfumes e águas-de-colônia Produtos de beleza ou de maquilagem Revólveres e pistolas

49 Fundo de Combate à Pobreza Exemplo 01: Empresa Contribuinte do ICMS PAPELARIA: Adquire material para uso ou consumo, (Uísque e Vodca) proveniente do Estado de São Paulo, com destino a Goiás, no valor de R$ 5.000,00. Total da Nota Fiscal: R$ 5.000,00 Alíquota do ICMS: 7% Valor do ICMS: R$ 350,00 (devido ao Estado de SP) Cálculo do diferencial de alíquota: ICMS devido na Operação Interna: 27% (25%+2%) (R$ 5.000,00 x 27% = R$ 1.350,00) Diferencial de Alíquota devido: R$ 1.350,00 R$ 350,00 = R$ 1.000,00

50 Fundo de Combate à Pobreza Exemplo 01: Empresa Contribuinte do ICMS PAPELARIA: Adquire material para uso ou consumo, (Uísque e Vodca) proveniente do Estado de São Paulo, com destino a Goiás, no valor de R$ 5.000,00. Total da Nota Fiscal: R$ 5.000,00 Alíquota do ICMS: 7% Valor do ICMS: R$ 350,00 (devido ao Estado de SP) Cálculo do diferencial de alíquota: ICMS devido na Operação Interna: 27% (25%+2%) (R$ 5.000,00 x 27% = R$ 1.350,00) Diferencial de Alíquota devido: R$ 1.350,00 R$ 350,00 = R$ 1.000,00

Como a Constituição trata tal imposto:

Como a Constituição trata tal imposto: Como a Constituição trata tal imposto: Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993) (...) II - operações relativas

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VII. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VII. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte VII Monofásico ou concentrado Circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços O regime monofásico, também conhecido como tributação monofásica

Leia mais

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ICMS Profº André Gomes de Oliveira Imposto sobre a Circulação de Mercadorias

Leia mais

Prof. Fernando Mattos

Prof. Fernando Mattos Prof. Fernando Mattos 1 Apresentação Prof. MSc. Fernando Mattos Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Pós-Graduado em Administração e Contabilidade pela Avec e Especialista em Contabilidade pela Fundação

Leia mais

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2 Índice 1. Impostos incidentes sobre o valor agregado...3 1.1 Fato gerador... 3 1.2 Contribuintes... 4 1.3 Competência... 4 1.4 Princípios constitucionais... 4 1.5 Base

Leia mais

Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS

Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS Prof. Gustavo Gonçalves Vettori BASE DE CÁLCULO 1 Base de Cálculo Nas saídas de mercadorias: Valor da operação Fornecimento de alimentos em restaurantes e bares Valor

Leia mais

Se você planeja ser qualquer coisa menos do que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.

Se você planeja ser qualquer coisa menos do que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida. 1 RCTE GO Legislação Tributária do Estado de Goiás 1 2 Se você planeja ser qualquer coisa menos do que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida." Abraham Maslow professorfantoni@yahoo.com.br

Leia mais

ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15

ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15 ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15 Palestrante: Márcio Schuch Silveira, Contador, Mestre em Ciências Contábeis, Empresário Contábil, Vice Presidente Técnico do CRCRS e professor

Leia mais

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS Competência:Estados e DF Observando a LC 87/96 (Lei Kandir) Observando os convênios entre os Estados (CONFAZ) CONTRIBUINTE E FATO

Leia mais

TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS

TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS Operações amparadas ou beneficiadas com tratamento diferenciado - Roteiro prático Todas as operações que envolvam mercadorias devem estar acobertadas por documento idôneo emitido

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos DIFAL Aquisição de bens por Contribuintes do Estado da Bahia

Orientações Consultoria de Segmentos DIFAL Aquisição de bens por Contribuintes do Estado da Bahia DIFAL Aquisição de bens por Contribuintes do Estado da Bahia 20/03/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Lei 7.014/1996... 3 2.2 Consulta Informal a Colaborador da SEFAZ-BA...

Leia mais

21/03/2017 LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA ESTADUAL

21/03/2017 LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA ESTADUAL LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA ESTADUAL Profs.: AndréFantoni e Eduardo da Rocha "Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela" professorfantoni@yahoo.com.br 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: Constituição Federal/88

Leia mais

Reforma da qualidade do sistema tributário e simplificação de tributos

Reforma da qualidade do sistema tributário e simplificação de tributos Reforma da qualidade do sistema tributário e simplificação de tributos Talk Show: A Reforma Tributária que Queremos Eurico Marcos Diniz de Santi eurico.santi@fgv.br Resumo Executivo: Reflexos do NOVO IMPOSTO

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2017 Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VI. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VI. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte VI Não-cumulatividade manutenção do crédito nas entradas não oneradas RE 174478 SP TRIBUTO. Imposto sobre Circulação de Mercadorias. ICMS. Créditos relativos

Leia mais

Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO

Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO 01) ESAF Auditor-Fiscal da Receita Estadual do CE 2006 - ADAPTADA A indústria náutica A, em janeiro de 2014,, situada no RS, vendeu um jet ski para

Leia mais

Unidade 2 Sistema Tributário Nacional: teoria do tributo e espécies tributárias.

Unidade 2 Sistema Tributário Nacional: teoria do tributo e espécies tributárias. Unidade 2 Sistema Tributário Nacional: teoria do tributo e espécies tributárias. Na aula anterior entendemos o conceito de Tributo, descrito no próprio CTN, em seu artigo 3º: Art. 3 - Tributo é toda prestação

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

Gestão Tributária- Escrituração Fiscal- Prof.Ademir Macedo de Oliveira Senac São Paulo- Unidade 24 de Maio

Gestão Tributária- Escrituração Fiscal- Prof.Ademir Macedo de Oliveira Senac São Paulo- Unidade 24 de Maio 1 CST: ICMS - IPI PIS - COFINS e Quadro sinótico das fiscais e tratamento tributário com base nas Legislações: ICMS- RICMS-SP DECRETO 45.490/2000 IPI- LEGISLAÇÃO FEDERAL Tabelas: I- II III da Instrução

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Altera a Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de novembro de 2002, que dispõe sobre o PIS/Pasep e a Cofins. O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL, no

Leia mais

Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características: Fiscal, Extrafiscal (quando dotado de seletividade), Indireto e Real PROF.

Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características: Fiscal, Extrafiscal (quando dotado de seletividade), Indireto e Real PROF. ICMS IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES RELATIVAS À CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE INTERESTADUAL E INTERMUNICIPAL E DE COMUNICAÇÃO Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características:

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 Para que uma Reforma Tributária ria? simplificação do sistema tributário desoneração

Leia mais

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo 29/06/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1

Leia mais

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo São Paulo, 05 de Fevereiro de 2.004. DE: ASSESSORIA JURÍDICA PARA: ASSOCIADOS> CIRCULAR Nº 011 REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo Em resumo, a Emenda Constitucional nº 42, de 19

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS ST para transportadoras de produtos da Petrobrás

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS ST para transportadoras de produtos da Petrobrás 10/02/2014 Orientações Consultoria Tributária de Segmentos Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Decreto Nº 20.686, De 28

Leia mais

CFOP - Códigos fiscais de operações e prestações

CFOP - Códigos fiscais de operações e prestações CFOP - Códigos fiscais de operações e prestações A presente relação de códigos fiscais é baseada no Convênio SINIEF s/nº, de 15.12.1970, com suas respectivas alterações. A relação encontra-se devidamente

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ Lei Nº 11651 DE 26/12/1991 Institui o Código Tributário do Estado de Goiás. Lei Nº 10721/88 Lei Instituidora do ITCD Artigos 72 a 89 do Código

Leia mais

MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal. Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS. Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira

MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal. Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS. Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira Campina Grande Setembro/2016 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Tributos dos

Leia mais

Fundamentos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços ICMS. Luiz Campos

Fundamentos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços ICMS. Luiz Campos Fundamentos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços ICMS Luiz Campos 1 Tabela TIPI A Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados TIPI atribui uma alíquota

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015

ANO XXVII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015 IPI ANO XXVII - 2016 3ª SEMANA DE JANEIRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015 CÁLCULO DO IPI EM OPERAÇÕES COM BEBIDAS... Pág. 8 ICMS - BA DEFINIÇÃO DE CONTRIBUINTE PARA FINS DE DIFAL EC 87/15... Pág.

Leia mais

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto Pergunte à CPA Transferência de Mercadorias e Bens Apresentação: José A. Fogaça Neto 04/12/2014 Conceito Para efeitos da aplicação da legislação considera-se transferência, a operação que decorra a saída

Leia mais

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON CONCEITOS ANTECIPAÇÃO E DIFERENCIAL DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS: Art. 4 - Nas operações com mercadorias ou bens considera-se

Leia mais

0 Palestrante do CRC/SE e SESCAP/SE; 0 Diretor da DiasRosa Consultoria.

0 Palestrante do CRC/SE e SESCAP/SE; 0 Diretor da DiasRosa Consultoria. 0 Facilitador: Rodrigo Dias Rosa; 0 Pós-graduado em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário; 0 Acadêmico de Direito; 0 Consultor e Instrutor SEBRAE/SE; 0 Instrutor SENAC/SE; 0 Professor de Graduação da

Leia mais

Unidade II $

Unidade II $ CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Unidade II 4 CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES COM MERCADORIAS COM TRIBUTAÇÃO 4.1 Compra de mercadorias com incidência de ICMS / PIS / COFINS recuperáveis Exemplo Vamos considerar uma

Leia mais

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes ICMS NOÇÕES BÁSICAS Coordenação: Alexandre A. Gomes O que é Tributo? - Art. 3º do CTN Toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato

Leia mais

Direito Tributário. Parte VIII Impostos Estaduais

Direito Tributário. Parte VIII Impostos Estaduais Direito Tributário Parte VIII Impostos Estaduais 1. Impostos Estaduais Hipótese de Incidência, Sujeito Passivo, Base de Cálculo e Alíquota Impostos Estaduais São considerados impostos estaduais aqueles

Leia mais

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA Aquisições efetuadas em operação interestadual (compras fora do Estado da Bahia) e-book AQUISIÇÕES PARA REVENDA compra interestadual critérios do ICMS Estou com dúvidas

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ICMS Prof. Thiago Gomes O ICMS E SEUS FUNDAMENTOS LEGAIS Incidente sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de

Leia mais

ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS

ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS 1 1. CONCEITOS - APOSTILA - PÁGINA 3 SUTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA OPERAÇÃO INTERNA É o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido nas operações ou

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL Artigo 1 A Constituição Federal passa a vigorar com os seguintes artigos alterados ou acrescidos: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: XVI estabelecer

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS. Auditor Fiscal da Receita Estadual

LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS. Auditor Fiscal da Receita Estadual LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS Auditor Fiscal da Receita Estadual Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IPI Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IPI Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais IPI Parte 2 Será que o STF manteve o entendimento do STJ? "Conforme bem esclarecido por Marco Aurélio Greco (.) a fabricação das embalagens é "evento que se encontra

Leia mais

Tributos aduaneiros. I- Imposto sobre importação de produtos estrangeiros II (art.

Tributos aduaneiros. I- Imposto sobre importação de produtos estrangeiros II (art. Tributos aduaneiros Os tributos sobre o comércio exterior têm natureza predominantemente extrafiscal, ou seja, de interferência no domínio econômico, com importante papel no desempenho das exportações,

Leia mais

1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%?

1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%? Perguntas frequentes sobre a Resolução 13/2013 do Senado Federal: 1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%? A alíquota de 4%, conforme definida pela Resolução

Leia mais

MÓDULO 01 DIREITO TRIBUTÁRIO IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 04

MÓDULO 01 DIREITO TRIBUTÁRIO IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 04 Questão 01 ESAF/AFRFB/2012 Sobre o imposto de transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos, de competência dos Estados e do Distrito Federal, assinale a opção incorreta. a) Sua incidência

Leia mais

Tributação do e-commerce

Tributação do e-commerce Tributação do e-commerce Alterações realizadas por meio da Emenda Constitucional 87/15 Tatiana Martines SEFAZ/SP EC 87/2015: Características principais O que é? A EC 87/2015 altera a sistemática de cobrança

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ST - considerações iniciais Contribuinte substituto destaca o ICMS de todo o restante da cadeia até consumidor final O substituto deverá calcular o valor do ICMS

Leia mais

Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Tributária I 3ª Fase Professora: Lyss Paula de Oliveira

Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Tributária I 3ª Fase Professora: Lyss Paula de Oliveira Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Tributária I 3ª Fase Professora: Lyss Paula de Oliveira 1 Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativa falsa: (F) O ISS é um tributo

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Prof. Rogério Dias Correia ICMS Imposto sobre a circulação de Mercadorias e prestação de serviços. COMPETÊNCIA: Estadual PREVISÃO: art. 155, II, da CRFB/88; LC n.º 87/96, leis estaduais

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca Zona Franca 16/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil V SIMPÓSIO DE DIREITO ADUANEIRO Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil Dra. Liziane Angelotti Meira Doutora em Direito (PUC/SP) Mestre (Harvard Law School) Auditora Fiscal

Leia mais

Quadros Resumo. Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar

Quadros Resumo. Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar Quadros Resumo Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar Tributo(s) Hipótese(s) CF88 (artigo) Todos Dispor sobre conflitos de competência 146, I Todos Regular as limitações ao Poder de Tributar

Leia mais

MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO

MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO Prof. Maria Augusta Fernandes Justiniano e mail: matributos@gmail.com CV: http://lattes.cnpq.br/6367877223727991 Importante: as imagens/desenhos utilizados nesse material são

Leia mais

O que é isso? Emenda Constitucional nº 87/2015; Convênio ICMS 93/2015; NF-e Nota Técnica 2015/003; Ajuste SINIEF 5/2015; Lei 15.863/2015 SEFAZ/CE Decreto??? Alíquotas do ICMS = 7%, 12%, 4%; Alíquota

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal Crédito de 17/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Parecer do Setor Fiscal do Cliente... 5 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Base de Cálculo - Débito... 6 3.2 Dedução

Leia mais

ATENÇÃO SEGUE ABAIXO A LEI CORRESPONDENE A ESSA COBRANÇA. Dispõe sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças.

ATENÇÃO SEGUE ABAIXO A LEI CORRESPONDENE A ESSA COBRANÇA. Dispõe sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças. ATENÇÃO Senhores clientes pessoa jurídica (REVENDEDORES), informamos que nas operações referente a venda de peças, componentes e acessórios para veículos automotores, o calculo dos impostos é diferenciado.

Leia mais

ICMS - Brindes Pergunte a CPA. Fernanda Silva

ICMS - Brindes Pergunte a CPA. Fernanda Silva ICMS - Brindes Pergunte a CPA Fernanda Silva 1 ICMS ICMS Aquisição e distribuição de brindes Art. 455 Conceito de brinde ; Art. 456 Procedimento na aquisição do brinde para distribuição; Art. 457 Distribuição

Leia mais

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior.

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior. DECRETO Nº 1353/2012 Dispõe sobre o retorno do beneficio do diferimento do diferencial de alíquota, no período citado, nas aquisições de máquinas e equipamentos industriais previstos no Convênio ICMS 52/91.

Leia mais

MATERIAL PARA ESTUDO AULA 4 05/04/2013 RICMS/RS DECRETO 37699/97 BASE DE CÁLCULO. ENFOQUE Descontos Condicionais e Incondicionais

MATERIAL PARA ESTUDO AULA 4 05/04/2013 RICMS/RS DECRETO 37699/97 BASE DE CÁLCULO. ENFOQUE Descontos Condicionais e Incondicionais MATERIAL PARA ESTUDO AULA 4 05/04/2013 RICMS/RS DECRETO 37699/97 BASE DE CÁLCULO ENFOQUE Descontos Condicionais e Incondicionais 1 Título V Do Cálculo do Imposto (Arts. 16 a 35) Capítulo I Da Base de Cálculo

Leia mais

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 Alterações do ICMS: Substituição Tributária nos termos do Decreto n 36.509/2015 Alexandre Henrique Salema Ferreira Maio/2016 DECRETO N 36.509/2015 Fundamento Convênio

Leia mais

superior a 40% (quarenta por cento). Não se aplica a alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais

superior a 40% (quarenta por cento). Não se aplica a alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais 1 COMPARATIVO ENTRE AS CLÁUSULAS DO AJUSTE SINIEF 19/12 E DO CONVÊNIO ICMS 38/13 Cláusula Ajuste SINIEF 19/12 Convênio ICMS 38/13 Primeira A tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre

Leia mais

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS ESTADUAIS - ICMS. Prof. André Gomes

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS ESTADUAIS - ICMS. Prof. André Gomes PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS ESTADUAIS - ICMS Prof. André Gomes Conceito de Imposto Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independentemente de qualquer

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Tributos da União impostos arts. 153 e 154, da CF taxas contribuição de melhoria empréstimo compulsório ordinário extraordinário contribuições especiais sociais intervenção no domínio econômico interesse

Leia mais

Pergunte à CPA. ICMS Alíquota 4% nas operações interestaduais

Pergunte à CPA. ICMS Alíquota 4% nas operações interestaduais 02/08/2013 Pergunte à CPA ICMS Alíquota 4% nas operações interestaduais Apresentação: José A. Fogaça Neto RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL Nº 13/2012 Alíquota de 4% nas operações interestaduais com produtos importados

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte V. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte V. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte V Não-cumulatividade CRFB, Art. 155, 2.º - O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: I - será não-cumulativo, compensando-se o que for devido

Leia mais

AULAS DE 20 e 22/10/15

AULAS DE 20 e 22/10/15 AULAS DE 20 e 22/10/15 8. IMPOSTOS EM ESPÉCIE 8.1. Impostos da União d) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Art. 153, da CF; art. 46 e seguintes do TN. - Também utilizado com finalidade extrafiscal.

Leia mais

DECRETO Nº , DE 31 DE JULHO DE 2002

DECRETO Nº , DE 31 DE JULHO DE 2002 DECRETO Nº 46.966, DE 31 DE JULHO DE 2002 Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços - RICMS e dá outras providências GERALDO ALCKMIN, Governador

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Valor tributável do IPI nas transferências para varejo

Orientações Consultoria De Segmentos Valor tributável do IPI nas transferências para varejo Orientações Consultoria De Segmentos Valor 07/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 IPI... 3 3.2 ICMS... 5 4. Conclusão...

Leia mais

TRIBUTOS EM ESPÉCIE. Tributos estaduais: ICMS, IPVA, ITCMD

TRIBUTOS EM ESPÉCIE. Tributos estaduais: ICMS, IPVA, ITCMD TRIBUTOS EM ESPÉCIE Tributos estaduais: ICMS, IPVA, ITCMD 1 ICMS (155, II, CF + LC 87/96) Nomen juris: Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. É tributo indireto, pois o ônus financeiro do

Leia mais

IPI ICMS - CE/MA/PB/PE/PI/RN LEGISLAÇÃO - CE LEGISLAÇÃO - PB LEGISLAÇÃO - PE LEGISLAÇÃO - RN

IPI ICMS - CE/MA/PB/PE/PI/RN LEGISLAÇÃO - CE LEGISLAÇÃO - PB LEGISLAÇÃO - PE LEGISLAÇÃO - RN ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP 18/06/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 240, DE 9 DE SETEMBRO DE 2008: A substituição de embalagens de produtos, alterando sua apresentação, exceto se destinada unicamente ao transporte

Leia mais

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações.

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2014. Of. Circ. Nº 334/14 Referência: Decreto Estadual-RJ nº 44.989/14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Senhor(a) Presidente, Fazendo referência

Leia mais

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP...

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 1.1 O PIS/PASEP no Sistema Tributário Nacional... 1 1.2 Perspectivas para o futuro do PIS/PASEP... 5 1.3 Arrecadação e relevância de PIS e COFINS

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA. Portaria CAT 174, de

SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA. Portaria CAT 174, de SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Portaria CAT 174, de 28-12-2012 Dispõe sobre os procedimentos que devem ser observados na aplicação da alíquota de 4% nas operações interestaduais

Leia mais

IPI ICMS - RJ LEGISLAÇÃO - RJ ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009

IPI ICMS - RJ LEGISLAÇÃO - RJ ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

1 MÓDULO NORMAS GERAIS

1 MÓDULO NORMAS GERAIS MÓDULO NORMAS GERAIS 1 2 PPROFESSOR: Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduado em Administração e Contabilidade pela Associação Vilhenense de Educação e Cultura.

Leia mais

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006 Cândido Henrique de Campos Cândido Campos é advogado especialista em Direito Tributário, principalmente em Planejamento Tributário, com larga experiência em empresas multinacionais é vários anos de trabalho

Leia mais

TRIBUTOS EM ESPÉCIE. Tributos federais: ITR, IOF, II, IE, IPI, IR

TRIBUTOS EM ESPÉCIE. Tributos federais: ITR, IOF, II, IE, IPI, IR TRIBUTOS EM ESPÉCIE Tributos federais: ITR, IOF, II, IE, IPI, IR 1 ITR (153, VI, CF + 29 e ss., CTN + Decreto nº 4382/02 Nomen juris: Imposto sobre propriedade Territorial Rural Tem função extrafiscal,

Leia mais

Substituição Tributária, Tributação Monofásica

Substituição Tributária, Tributação Monofásica Receitas decorrentes da venda de mercadorias industrializadas NÃO SUJEITAS a substituição tributária, a tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e, com relação ao ICMS, a antecipação tributária

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori SELETIVIDADE 1 ALÍQUOTA Seletividade Como implementar tributação progressiva do consumo? Alíquota deve ser diminuir conforme

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO DF GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 2 1

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO DF GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 2 1 1. IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES RELATIVAS À CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SOBRE PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE INTERESTADUAL E INTERMUNICIPAL E DE COMUNICAÇÃO, AINDA QUE AS OPERAÇÕES E AS PRESTAÇÕES SE

Leia mais

Dos Créditos a Descontar na Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins

Dos Créditos a Descontar na Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins Assunto: Contribuição para PIS/PASEP e COFINS Instrução Normativa SRF nº 594, de 26 de dezembro de 2005 Dispõe sobre a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep, da Cofins, da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação

Leia mais

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: Helen Mattenhauer

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: Helen Mattenhauer Pergunte à CPA Transferência de Mercadorias e Bens Apresentação: Helen Mattenhauer 08/08/2013 Conceito Para efeitos da aplicação da legislação do imposto considera-se transferência, a operação que decorra

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014

ANO XXV ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014 ANO XXV - 2014 1ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014 IPI SAÍDA DE ATIVO FIXO - ASPECTOS TRIBUTÁRIOS QUANTO AO IPI... Pág. 496 ICMS DF/GO/TO ICMS NA IMPORTAÇÃO - BASE DE CÁLCULO E CÁLCULO

Leia mais

EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS

EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS TRIBUTOS: 1) Como são tributadas as operações de exportações de mercadorias? Alguns países adotam o princípio da não tributação

Leia mais

CÓDIGO FISCAL DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES CFOP

CÓDIGO FISCAL DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES CFOP CÓDIGO FISCAL DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES CFOP Neste fascículo, estamos analisando os CFOP Códigos Fiscais de Operações e Prestações, aplicáveis nas entradas e saídas de mercadorias, bem como nas utilizações

Leia mais

IMPOSTOS (SÃO CASAIS) ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais e Intermunicipais)(Comunicação)

IMPOSTOS (SÃO CASAIS) ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais e Intermunicipais)(Comunicação) REVISÃO DA NP2 DE TRIBUTOS EM ESPÉCIES (ORIENTADOR: TIAGO OLIVEIRA) 25/05/2019 IMPOSTOS (SÃO CASAIS) Estaduais e DF ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais

Leia mais

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Substituição Tributária O regime de ST é uma obrigação tributária que transfere ao sujeito passivo a responsabilidade

Leia mais

IPI ICMS - MG LEGISLAÇÃO - MG ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009

IPI ICMS - MG LEGISLAÇÃO - MG ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

DECRETO Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 Página 1 de 5 DECRETO Nº 59.967, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOE 18-12-2013) Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços

Leia mais

Exibição documento completo. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA (Este texto não substitui o publicado no DOE)

Exibição documento completo. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA (Este texto não substitui o publicado no DOE) Page 1 of 5 ATUALIZADO EM: 07/05/2015 ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA (Este texto não substitui o publicado no DOE) DECRETO Nº 40745 DE 29 DE MAIO DE 2015 PUBLICADA NO DOE EM 01 DE JUNHO

Leia mais

IPI ICMS - RS LEGISLAÇÃO - RS ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009

IPI ICMS - RS LEGISLAÇÃO - RS ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais