ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA"

Transcrição

1 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 8º Data / / Professor: Nota: A INTRODUÇÃO Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0, indicação de que você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você terá a oportunidade de recuperar esses conteúdos por meio de um roteiro de estudo. Leia atentamente este roteiro, pois ele resgata conteúdos essenciais para a finalização do ano. Serão retomados conteúdos do terceiro e do quarto bimestres. 3º bimestre B) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Espera-se que o aluno seja capaz de: 1. Produção de texto e leitura Reconhecer as características do gênero crônica: a)fatos cotidianos como ponto de partida; b) proximidade com o leitor; c) reflexão a partir do fato observado; d) na crônica argumentativa: manifestação de um ponto de vista; apresentação e organização dos argumentos. Relacionar os assuntos tratados nas crônicas ao tema adolescência. Identificar características do texto teatral: a estruturação dos diálogos, a função das rubricas, a importância do discurso direto, a organização e desenvolvimento da ação. Relacionar esses conhecimentos à leitura do O auto da compadecida, de Ariano Suassuna. Perceber os elementos próprios da narrativa popular presentes na obra, relacionando esses aspectos ao termo auto anunciado no título. 2. Gramática Reconhecer e diferenciar sintática e semanticamente apostos e vocativos. Compreender a função do vocativo no texto- particularmente no texto teatral.

2 Identificar termos sintáticos formadores da oração; diferenciar frase; período; e oração; identificar e empregar as diferentes vozes verbais: ativa, passiva, reflexiva. Rever a sintaxe: reconhecer os termos essenciais, responsáveis pela estrutura básica da oração. 4ª bimestre B) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Espera-se que o aluno seja capaz de: 1. Produção de texto e leitura Ler a obra de Dyonelio Machado sob a perspectiva da problemática social da vida na cidade: a) Ampliar a visão crítica a respeito da sociedade urbana. b) Aplicar a seguinte linha de análise: a importância do olhar na história protagonizada por um personagem subjugado e sem voz. c) Exercitar a leitura em prosa: estudar a estrutura narrativa proposta; avaliar a técnica descritiva e o papel do espaço no desenrolar da ação. 2. Gramática Distinguir predicado verbo-nominal de predicado verbal e do nominal. Distinguir o complemento nominal do adjunto adnominal. C) - CONTEÚDOS ESSENCIAIS 3º bimestre 1. Conteúdos relativos a texto: a) características do gênero crônica; b) características da crônica argumentativa; c) interpretação textual.

3 2. Conteúdos relativos a gramática, levando em conta o uso de recursos gramaticais e seus efeitos de sentido no texto. a) sujeito e predicado; b) predicação verbal; c) adjuntos (adnominal e adverbial); d) complemento nominal; 3. Conteúdos relativos à leitura do bimestre: Ana Terra, de Érico Veríssimo: a) evolução da ação na história; contexto regional; personagens; b) conhecimento da simbologia que envolve a natureza e os sentimentos das personagens; c) interpretação de passagens do livro, relacionando-as ao conjunto da obra; 4º BIMESTRE 1. Análise e interpretação de texto: a) O texto teatral: forma e organização do texto. b) Papel dos diálogos e das rubricas. c) Interpretação do texto. 2. Gramática: a) Sujeito: classificação e usos. b) Predicação verbal: uso de verbos e complementos. c) Adjuntos: I. adnominais -- função de especificar e detalhar substantivos; II. adverbiais as diferentes circunstâncias dentro do texto. d) vozes verbais (uso, transformações e efeitos de sentido dessas construções). e) Vocativo. f) Orações coordenadas. 3. Leituras do bimestre:

4 a) Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna: temas principais, personagens, interpretação. b) Os ratos, de Dyonélio Machado: temas principais; cenário, personagens e o modo como se relacionam; interpretação. D ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS Nesse momento, é necessário que você siga com muita responsabilidade as orientações a seguir para que seu desempenho melhore e, assim, você retome os conteúdos que não assimilou e recupere a sua nota. Para isso: Verifique suas anotações de aula no caderno e nas fichas; Faça uma síntese do conteúdo; Reorganize todas as suas fichas; Refaça todos os exercícios; Verifique a qualidade das suas respostas; Destaque aqueles exercícios que geraram dúvidas; Consulte a monitoria; Compartilhe as suas anotações com colegas e faça ajustes, se necessário; Registre dúvidas no caderno e procure esclarecê-las na monitoria. E- ATIVIDADES O trecho a seguir serve de base às questões de 1 a 3. A nuvem - Fico admirado como é que você, morando nesta cidade, consegue escrever uma semana inteira sem reclamar, sem protestar, sem espinafrar! E meu amigo falou da água, telefone, Light em geral, carne, batata, transporte, custo de vida, buracos na rua, etc. etc. etc. Meu amigo está, como dizem as pessoas exageradas, grávido de razões. Mas que posso fazer? Até que tenho reclamado muito isto e aquilo. Mas se eu for ficar rezingando todo dia, estou roubado: quem é que vai aguentar me ler? Acho que o leitor gosta de ver suas queixas no jornal, mas em termos. Além disso, a verdade não está apenas nos buracos das ruas e outras mazelas. Não é verdade que as amendoeiras neste inverno deram um show luxuoso de folhas vermelhas voando no ar? E ficaria demasiado feio eu confessar que há uma jovem gostando de mim? Ah, bem sei que esses encantamentos de moça por um senhor maduro duram pouco. São caprichos de certa fase. Mas que importa? Esse carinho me faz bem; eu o recebo terna e gravemente; sem melancolia, porque sem ilusão. Ele se irá como veio, leve nuvem solta na brisa, que se tinge um instante de púrpura sobre as cinzas de meu crepúsculo.

5 E olhem só que tipo de frase estou escrevendo! Tome tenência, velho Braga. Deixe a nuvem, olhe para o chão - e seus tradicionais buracos. Trecho extraído do livro de Rubem Braga, "Ai de ti, Copacabana", Editora do Autor - Rio de Janeiro, Glossário: Light - Em meados do século XX, nome da Companhia fornecedora de energia elétrica no Rio de Janeiro, onde residia o autor. Renzigar reclamar, resmungar. Mazelas - aborrecimento, adversidade, aflição, afronta. Tomar tenência - significa observar atenta e cautelosamente. 1. É correto afirmar que, a partir da crítica que o amigo lhe dirige, o narrador cronista: a) sente-se obrigado a escrever sobre assuntos exigidos pelo público; b) reflete sobre a oposição entre literatura e realidade; c) reflete sobre diversos aspectos da realidade, sua representação na literatura e o possível interesse dos leitores; d) defende a posição de que a literatura não deve ocupar-se com problemas sociais; e) sente que deve mudar seus temas, pois sua escrita não está acompanhando os novos tempos. 2. Em "E olhem só que tipo de frase estou escrevendo! Tome tenência, velho Braga", o narrador: a) chama a atenção dos leitores para a beleza do estilo que empregou; b) revela ter consciência de que cometeu excessos com a linguagem metafórica; c) exalta o estilo por ele conquistado e convida-se a reverenciá-lo; d) percebe que, por estar velho, seu estilo também envelheceu; e) dá-se conta de que sua linguagem não será entendida pelo leitor comum. 3. Com relação ao gênero do texto, é correto afirmar que a crônica: a) parte do assunto cotidiano e acaba por criar reflexões mais amplas; b) tem como função informar o leitor sobre os problemas cotidianos; c) apresenta uma linguagem distante da coloquial, afastando o público leitor;

6 d) tem um modelo fixo, com um diálogo inicial seguido de argumentação objetiva; e) consiste na apresentação de situações pouco realistas, em linguagem metafórica. Leia o fragmento do "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, O trecho faz parte da cena do julgamento, na qual as personagens, após a morte, aguardam uma decisão quanto a seu futuro. O Encourado, que as recebe, manda o Demônio levá-las para o inferno. As personagens, aos gritos, resistem. Repentinamente, João Grilo, falando bem alto, diz que tem direito a um julgamento. As outras personagens o apoiam. Nesse momento, pancadas de sino começam a soar. O Encourado fica agitado. "JOÃO GRILO - Ah! pancadinhas benditas! Oi, está tremendo? Que vergonha, tão corajoso antes, tão covarde agora! Que agitação é essa? ENCOURADO - Quem está agitado? É somente uma questão de inimizade. Tenho o direito de me sentir mal com aquilo que me desagrada. JOÃO GRILO - Eu, pelo contrário, estou me sentindo muito bem. Sinto-me como se minha alma quisesse cantar. BISPO, estranhamente emocionado. - Eu também. É estranho, nunca tinha experimentado um sentimento como esse. Mas é uma vontade esquisita, pois não sei bem se ela é de cantar ou de chorar. Esconde o rosto entre as mãos. As pancadas do sino continuam e toca uma música de aleluia. De repente, João ajoelha-se, como que levado por uma força irresistível e fica com os olhos fixos fora. Todos vão-se ajoelhando vagarosamente. O Encourado volta rapidamente as costas, para não ver o Cristo que vem entrando. É um preto retinto, com uma bondade simples e digna nos gestos e nos modos. A cena ganha uma intensa suavidade de Iluminura. Todos estão de joelhos, com o rosto entre as mãos. ENCOURADO, de costas, grande grito, com o braço ocultando os olhos - Quem é? É Manuel? MANUEL - Sim, é Manuel, o Leão de Judá, o Filho de Davi. Levantem-se todos, pois vão ser julgados. JOÃO GRILO - Apesar de ser um sertanejo pobre e amarelo, sinto perfeitamente que estou diante de uma grande figura. Não quero faltar com o respeito a uma pessoa tão importante, mas se não me engano aquele sujeito acaba de chamar o senhor de Manuel. MANUEL - Foi isso mesmo, João. Esse é um de meus nomes, mas você pode me chamar também de Jesus, de Senhor, de Deus... Ele gosta de me chamar Manuel ou Emanuel, porque pensa que assim pode se persuadir de que sou somente homem. Mas você, se quiser, pode me chamar de Jesus. JOÃO GRILO - Jesus?

7 MANUEL - Sim. JOÃO GRILO - Mas, espere, o senhor é que é Jesus? MANUEL - Sou. JOÃO GRILO - Aquele Jesus a quem chamavam Cristo? JESUS - A quem chamavam, não, que era Cristo. Sou, por quê? JOÃO GRILO - Porque... não é lhe faltando com o respeito não, mas eu pensava que o senhor era muito menos queimado. BISPO - Cale-se, atrevido. MANUEL - Cale-se você. Com que autoridade está repreendendo os outros? Você foi um bispo indigno de minha Igreja, mundano, autoritário, soberbo. Seu tempo já passou. Muita oportunidade teve de exercer sua autoridade, santificando-se através dela. Sua obrigação era ser humilde porque quanto mais alta é a função, mais generosidade e virtude requer. Que direito tem você de repreender João porque falou comigo com certa intimidade? João foi um pobre em vida e provou sua sinceridade exibindo seu pensamento. Você estava mais espantado do que ele e escondeu essa admiração por prudência mundana. O tempo da mentira já passou. JOÃO GRILO - Muito bem. Falou pouco mas falou bonito. A cor pode não ser das melhores, mas o senhor fala bem que faz gosto. MANUEL - Muito obrigado, João, mas agora é sua vez. Você é cheio de preconceitos de raça. Vim hoje assim de propósito, porque sabia que isso ia despertar comentários. Que vergonha! Eu Jesus, nasci branco e quis nascer judeu, como podia ter nascido preto. Para mim, tanto faz um branco como um preto. Você pensa que eu sou americano para ter preconceito de raça? PADRE - Eu, por mim, nunca soube o que era preconceito de raça. ENCOURADO, sempre de costas para Manuel - É mentira. Só batizava os meninos pretos depois dos brancos. PADRE - Mentira! Eu muitas vezes batizei os pretos na frente. ENCOURADO - Muitas vezes, não, poucas vezes, e mesmo essas poucas quando os pretos eram ricos. PADRE - Prova de que eu não me importava com cor, de que o que me interessava... MANUEL - Era a posição social e o dinheiro, não é, Padre João? Mas deixemos isso, sua vez há de chegar. Pela ordem, cabe a vez ao bispo. (Ao Encourado.) Deixe de preconceitos e fique de frente. ENCOURADO, sombrio - Aqui estou bem. MANUEL - Como queira. Faça seu relatório

8 JOÃO GRILO - Foi gente que eu nunca suportei: promotor, sacristão, cachorro e soldado de polícia. Esse aí é uma mistura disso tudo. MANUEL - Silêncio, João, não perturbe. (Ao Encourado.) Faça a acusação do bispo. (Aqui, por sugestão de Clênio Wanderley, o Demônio traz um grande livro que o Encourado vai lendo.)" Questões: 1. O texto teatral e o texto narrativo apresentam certas semelhanças: tanto um quanto o outro narram fatos vividos por personagens em determinado tempo e lugar. a) Qual é o fato principal narrado nesse texto? b) Em que cenário imaginário ocorrem os fatos? c) Qual seria, aproximadamente, o tempo de duração dessa cena? 2. Nesse texto, o narrador está ausente, ele se manifesta apenas nas poucas rubricas. Mesmo assim, conseguimos ter uma visão acerca das personagens. a) Que ideia você faz de João Grilo e do bispo?

9 b) De que forma as características de cada personagem nos são reveladas, se não há narrador? 3. No texto teatral, as falas das personagens assumem um papel de destaque na construção da história. Como é reproduzida a fala das personagens: pelo discurso direto ou indireto? 4. Identifique o número de orações nos períodos abaixo a) Silêncio, João, não perturbe. b) Esse é um de meus nomes, mas você pode me chamar também de Jesus. c) Eu nasci branco e nasci judeu. 5. Classifique as orações das alternativas a) e b). 6. O texto teatral é escrito para ser representado. Sendo assim, as falas refletem a posição social das personagens e representam determinada variedade lingüística. Nessa cena, predomina a linguagem culta formal, mas aparece também uma outra. Indique qual é essa outra variedade linguística presente na passagem: a) culto formal b) culto informal c) regional d) popular

10 7. Quando se lê um texto teatral, o leitor é o interlocutor do drama vivido pelas personagens. Quem é o interlocutor, quando o texto teatral é representado? 8. Tenho o direito de me sentir mal com aquilo... a) Como se classifica o sujeito da oração destacada? b) Que função sintática desempenha a expressão o direito? 9. Era a posição social e o dinheiro, não é, Padre João? a) Os termos destacados desempenham que função sintática? b) O conectivo e, no período acima, significa adição? Explique. 10.Porque... não é lhe faltando com o respeito não, mas eu pensava que o senhor era muito menos queimado. a) Qual a função sintática de o senhor?

11 b) Que figura de linguagem foi empregada em o senhor era muito menos queimado.? Justifique. 11. Leia a tira e reponda, a) Classifique sintaticamente as palavras abaixo conforme o seguinte código: OI objeto indireto PS predicativo do sujeito ADN adjunto adnominal OD objeto direto ADV adjunto adverbial "está" (2º quadrinho) "tem" (2º quadrinho) "mais cedo" (3º quadrinho) "parece" (3º quadrinho) "gosta" (4º quadrinho)

12 b) Passe a oração Os estranhos me convidaram para jantar para a voz passiva e sublinhe o agente da passiva. Sobre Os ratos de Dionélio Machado, responda: a) Qual é o drama vivido por Naziazeno e sua família? b) Após o episódio do leiteiro, Naziazeno toma o bonde e segue em direção à repartição pública, da qual era funcionário. No caminho, trava conversa com um viajante, sentado ao seu lado. Veja: " - Que horas serão? Sete horas passadas. Vou com atraso. A que horas você entra? Faltando um quarto pras oito." No bonde, perguntam ao viajante, companheiro de viagem de Naziazeno, o que ele levava consigo. O moço responde: " Leite. É o meu almoço". Naziazeno acha estranho e pensa:" Como é que um homem pode se contentar apenas com um vidro de leite ao meio dia?" O que a fala do moço gera no íntimo de Naziazeno?

13 d) - Ainda no bonde, Naziazeno escuta os viajantes conversando sobre os cavalos de corrida. A partir disso, Naziazeno parece sair do momento vivido e, via memória, é transportado para outro momento. Que momento é esse? e ) O narrador em 3ª pessoa parece conhecer Naziazeno a ponto de mencionar, logo após o episódio dos cavalos:" Essa história agora lhe causou um mal-estar". Que malestar é esse? Produção de texto Romaria É de sonho e de pó, o destino de um só Feito eu perdido em pensamentos Sobre o meu cavalo É de laço e de nó, de gibeira o jiló, dessa vida cumprida a só Refrão Sou caipira, Pirapora Nossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura e funda O trem da minha vida O meu pai foi peão, minha mãe solidão Meus irmãos perderam-se na vida Em busca de aventuras Descasei, joguei, investi, desisti Se há sorte eu não sei, nunca vi Renato Teixeira

14 Me disseram porém que eu viesse aqui Pra pedir de romaria e prece Paz nos desaventos Como eu não sei rezar, só queria mostrar Meu olhar, meu olhar, meu olhar. Proposta : Depois de ler a letra da música, crie um texto teatral a partir da história do romeiro da canção de Renato Teixeira. Crie, se achar necessário, outras personagens e dê nome a todas elas. Coloque o nome de cada uma delas antes de suas falas. Insira nas rubricas de movimento e de interpretação informações detalhadas sobre as cenas.

15

16 D2 ATIVIDADE METACOGNITIVAS Agora que você fez todos os exercícios é importante corrigi-los e fazer o seguinte levantamento: Leio o texto com atenção Grifo palavras com sentido que desconheço Quais as principais dificuldades que você percebeu em seus estudos? Nunca Às vezes Muitas vezes Sempre Leio enunciado Releio texto e enunciado sempre que tenho dúvidas Ao escrever, penso que tenho de ser claro com o meu leitor. Ainda apresento falha de correção da escrita ortografia e acentuação Dificuldades na avaliação percepção do aluno Interpretação de textos Interpretação de enunciados Produção de textos e respostas Conteúdo Organização

17 Dificuldades na avaliação percepção do professor (tabela de uso exclusivo do professor) Interpretação de textos Interpretação de enunciados Produção de textos e respostas Conteúdo Organização Não houve dificuldade relevante

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 8º Data / / Professor: Nota: A INTRODUÇÃO Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0, indicação de que você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM Literatura Renata Gonçalves Av. Trimestral 20/05/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos.

Leia mais

PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 25 TEXTO TEATRAL

PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 25 TEXTO TEATRAL PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 25 TEXTO TEATRAL Fixação A respeito da peça teatral O Pagador de Promessas, responda às questões 1 a 6. 1) O texto teatral tem semelhança com o texto narrativo: apresenta fatos,

Leia mais

Leia o cartaz, a seguir, para responder às questões 1,2:

Leia o cartaz, a seguir, para responder às questões 1,2: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: BETINHA- PORTUGUÊS-TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL- 29-11-18 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DIVERSOS; VERBO, TEMPOS E MODOS VERBAIS; ANÁLISE SINTÁTICA EM PRÍODO SIMPLES (FUNÇÃO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leia, atentamente, todos os textos desta atividade e faça o que se pede. A nuvem

LÍNGUA PORTUGUESA. Leia, atentamente, todos os textos desta atividade e faça o que se pede. A nuvem LÍNGUA PORTUGUESA PARALELA NOTA SÉRIE: 8ª TURMAS: ABCDE TIPO: U ETAPA: 1ª PROFESSORES: ADÉLCIO E IRANI VALOR:3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: DATA: /05/2017 ASSINATURA DO RESPONSÁVEL: INSTRUÇÕES: 1. Esta atividade

Leia mais

Eu Quero Apenas. (Marcus) Eu quero apenas olhar os campos. Eu quero apenas cantar meu canto. (Rogério) Eu só não quero cantar sozinho

Eu Quero Apenas. (Marcus) Eu quero apenas olhar os campos. Eu quero apenas cantar meu canto. (Rogério) Eu só não quero cantar sozinho Eu Quero Apenas (Marcus) Eu quero apenas olhar os campos Eu quero apenas cantar meu canto (Rogério) Eu só não quero cantar sozinho Eu quero um coro de passarinhos (Jorge) Eu quero apenas um vento forte

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Série: Data: / /2016 Professor: 3º Bimestre A - Introdução Neste bimestre, você aprendeu novos procedimentos de leitura e fez várias atividades

Leia mais

Simpatia afasta pobreza e miséria

Simpatia afasta pobreza e miséria Simpatia afasta pobreza e miséria Esta é muito forte mas precisa de muita atenção antes de começar a se envolver com esta simpatia. Ela promete resultados rápidos e muita gente garante que funciona rapidinho

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome: Nº 9º Data: / /2015 Professores: Belisa, Natália e Willian Nota: A - Introdução Neste ano, sua média final foi inferior a 6,0, o que revela

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 8ª Ano. Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 8ª Ano. Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 8ª Ano 65 Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. RECUPERAÇÃO Data: / / Nota: PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL Questão 1. Leia o texto e responda a questão:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA:

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TURMAS: ABCDE ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

Ensino Médio 8º ANO Profº: Viviane Marques Disciplina: Literatura Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

Ensino Médio 8º ANO Profº: Viviane Marques Disciplina: Literatura Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Médio 8º ANO Profº: Viviane Marques Disciplina: Literatura Aluno (a):. No. RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Valor: 30 pts Nota: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL O texto a seguir é um fragmento

Leia mais

Teste de aula 5 questões por aula QUIZ. Teste Leitura 2 questões por aula

Teste de aula 5 questões por aula QUIZ. Teste Leitura 2 questões por aula BD_ Língua Portuguesa _7aS Suíte Kadiweu APP Assessoria Pedagógica ao Plano de curso Planejamento anual para BD_ Língua Portuguesa _7aS Considere: 200 dias de aula Tempos semanais 6 alternados, três vezes

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 8º Data / / Professor: Nota: A INTRODUÇÃO Agora, você terá a oportunidade de recuperar os conteúdos do ano por meio de um roteiro de estudo. Leia

Leia mais

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 7º Data: / /2012 Bimestre: 2º Professora: Samanta Disciplina: P1 Orientações para estudo: refaça os exercícios propostos (incluindo as folhas extras) e as

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a):

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a): PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 7º ANO Data: 21/11/2015 Candidato (a): Valor: 10 Obtido: Leia estes quadrinhos de Angeli. Angeli. Ozzy 1, Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professor: Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARCILENE SANTOS FERREIRA DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I 110 a 117. O trecho a seguir foi extraído

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

1ª aula. 2ª e 3ª aulas. 4ª e 5ª aulas. 6ª aula. 1ª aula. 2ª e 3ª aulas. 4ª e 5ª aulas. 6ª aula. 1ª aula

1ª aula. 2ª e 3ª aulas. 4ª e 5ª aulas. 6ª aula. 1ª aula. 2ª e 3ª aulas. 4ª e 5ª aulas. 6ª aula. 1ª aula Semanário de Língua Portuguesa Professor Cláudio Ferreira 7 ano A 3º BIMESTRE Período: 03 a 07/08 Classe: Atividade de boas-vindas; Revisão: Tipos de sujeito e Adjuntos Adnominais; Classe: ATIVIDADE DE

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016 Nome: Nº 7º ano Data: / / Professores: Lucas, Luiza e Marina Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste bimestre, você estudou novos conteúdos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. Professora Stela Garcia CONTEÚDO: Leitura e interpretação de texto. Sujeito e predicado e suas classificações. Predicativo do sujeito

Leia mais

ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018

ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018 ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018 Disciplina: Língua Portuguesa Educador: Karine Grazielle Dias Ano/série/turma: 8º B Valor: Tabalho 30 pontos e avaliação 70,0 pontos Prezado

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:, MÉDIA:

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: (valor 1,0) 1 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª DATA: /05/2017 PROFESSORAS: RAQUEL MARIA VALOR: 3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Sinônimos/Antônimos 138 a 145; Substantivos comum e próprio 146 a 153; Masculino e feminino 154 a 161. Linguagens: Unidade 3 Em busca de tesouros 186

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer palavras ou expressões que exerçam função de aposto.

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 9º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 1,0; 1,0) 4º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0, indicação de que você

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 8º 2º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS ORIENTAÇÕES:

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 4º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Júlio Reis N.: / /17 Conteúdo: Artigo de opinião complemento nominal adjunto adnominal

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE - 2016 Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Joelson / Gilmar Nota: (Valor: 1,0) A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º BIMESTRE / 2012

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º BIMESTRE / 2012 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL II Professor MARIANA Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º BIMESTRE / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Gêneros narrativos:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 Professores: Nelci Regina Pegorer Conteúdos estruturantes: O discurso enquanto prática social PLANO DE TRABALHO Disciplina: Português Série: 7º ano Bimestre: 1º e 2º Justificativa

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professore: Nelson Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professora: Fernanda/Gabriela Nota: (valor: 2,0) FINAL Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 8º ano A 2017 1.1 Narrativas em foco: do mito

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº Ano Data: Professor: Gabriela/ Fernanda Nota: (valor 1,0) 3 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Questões para estudo 4º Bimestre N.: 7 Ano Ensino Fundamental II Seus filhos são o que você come Uma pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo: LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 Aluno (a): Série: 1º BIMESTRE Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2015. Referências para estudo: Capítulos 4 (A construção do sentido) e 5 (Efeitos de Sentido) do Livro

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA Nome: Nº 9º Ano Data: / / 2017 Professor: Alessandro 1º Bimestre Nota: (Valor 1,0) A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho A conta-gotas Ana Carolina Carvalho Agradeço a Regina Gulla pela leitura atenta e pelas sugestões. Para minha mãe, pela presença. Para Marina, minha afilhada, que quis ler o livro desde o começo. 1 A

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS Profª. Raquel Freitas Sampaio PARA QUE SABER Os pronomes relativos exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2º SEMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2º SEMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2º SEMESTRE - 2016 Nome: Nº 9º ano Data: / / Professores: Laís Sartori e Nicolas Winck Nota: (Valor 1,0) A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora. Português

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora. Português Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora Português CONTEÚDOS: Leitura e interpretação de textos: Tipos e gêneros textuais Ficcionais e não ficcionais Híbridos (verbais e não

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Língua Portuguesa: Interpretação de texto. CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/2016 2º ANO Gramática: Unidade 20 Adjetivo: concordância; Unidade 21 Aumentativo e diminutivo (páginas 190 a 209). Linguagens: A letra

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona Por. Professor: Raphael Hormes Eduardo Valladares Monitor: Rodrigo Pamplona Complemento nominal e adjunto adnominal 15/17 mai RESUMO Complemento nominal e Adjunto adnominal O complemento nominal, como

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES. 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO

ROTEIRO DE ATIVIDADES. 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO PALAVRAS-CHAVE: modernismo; Carlos Drummond de Andrade; concordância nominal; manifesto. EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2017 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1 a. Série Data: / / Professores: Fabiana, Adriana, Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2016 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 9 / 2017 LEIA o texto a seguir: OSCAR NIEMEYER:

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 . 3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 1-Leia. Na frase Procuro um dono de raça, como se classifica o sujeito? 2- Leia o texto. Mônica nasceu um mês antes da data oficial de aniversário Bruno Molinero Oficialmente,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

1 Instrução. 3 Instrução

1 Instrução. 3 Instrução Instrução 1 Instrução 2 Primeiro de tudo, leia o texto. Pode ser uma leitura silenciosa, se feita fora do ambiente escolar. Na escola ou sala de leitura própria, recomenda-se leitura em voz alta. Neste

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Língua Portuguesa QUAL DEVE SER NOSSO ANSEIO TODO DIA? PLANEJAR SEMPRE O MELHOR, MAS SEM NUNCA CANSAR DE PLANEJÁ- LO. Sto. Agostinho

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas:

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: 1 o.semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais